Para quem gostou da aplicação e quer mais informação sobre as conexões, eu montei um pequeno diagrama simplificado para ilustrar.. Aqui está o link: goo.gl/D3zq98
Me identifiquei muito com essa apresentação especificamente, tenho um pequeno projeto em meu canal, o qual utiliza ambos os sensores, "indutivo npn" e "encoder incremental" obrigado por compartilhar suas ricas informações !
Muuito show Deus te ilumine e te de energia para continuar com esse trabalho que deveria estar dentro de todas as universidades formando os profissionais mais bem capacitados e especializados para o progresso necessário desse nosso pais
Olá Ismael! Obrigado por seu comentário, obrigado msm! Concordo contigo, também acredito que o conhecimento e a qualificação tem a força necessária para mudar todo o cenário deste país! Forte Abraço!
Luiz Roberto Martins muitíssimo obrigado pelo comentário! Isso me dá uma energia muito boa p continuar com esse trabalho! Gratidão de te-lo por aqui e logo mais teremos novos conteúdos incríveis ;) Forte Abraço!
@@carlosjohnson4178 temos um curso completo de Automação Industrial. Se quiser saber mais, me envie um e-mail para joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br
Muito boa explicação, a parte interessante na qual sempre tive dúvidas era sobre a resolução transformar pulsos em mm ,tem algo mais sobre este assunto
Muito boa tua explicação. Temos uma pequena fabriqueta familiar de fundo de quintal e temos o processo de corte de corda na produção, teria como fazer esse mesmo sistema de controle com contactoras, sensores, reles acopladores? Ou de alguma outra forma a baratear o custo com eletronicos?
Muito obrigado André! Aproveitando que o assunto é automação, amanhã farei uma aula ao vivo sobre programação de CLP, se quiser participar, entre aqui: www.aula.aplicandoautomacao.com/aulao_clp
Olá Eletromotores! Obrigado pelo comentário! Numa aplicação como esta utilizamos tempos de desaceleração muito curtos, a parada é praticamente instantânea. Para isso, utilizo da frenagem dinâmica e injeção por corrente contínua do próprio inversor de frequência. Fazendo isto, você garante mais precisão das peças.. Espero ter ajudado... qualquer coisa me avise ;)
Muito bom o vídeo Joney, parabéns! Gostaria de deixar uma sugestão: faça um vídeo sobre Controle PID. Com certeza é um tipo de aplicação pouco conhecido pelos profissionais do ramo de automação. Abrç!
Joney quero rodar na bancada servo com encoder incremental 1000pulsos com sensor haal no servodrive Weg dá pra testar na bancada ou um outro drive de outra marca.
Olá Junio Souza! Cara, minha meta é fazer um vídeo por semana sim, mas por enquanto ainda estou finalizando a criação de um treinamento de equipamentos. Assim que estiver 100% concluído haverá mais conteúdos como este em nosso canal! Muito obrigado por me acompanhar e por sua mensagem Junio! ;)
Muito boa explicação, parabéns cara! Tenho uma duvida com relação a uma aplicação que estou fazendo. Se ao invés de eu medir a distância que o eixo do enconder percorre fosse a polia do motor eu teria que pegar como referência a polia ou o eixo do encoder mesmo. Desde já agradeço, pois sanou boa parte das minhas duvidas com relação a medição de distancias.
Olá Luis! Obrigado pelo comentário! Fazendo a leitura com encoder acoplado diretamente no motor ou na polia, vc deixa de ter precisão no deslocamento da peça, principalmente se o material desta sofrer deformação no deslocamento (seja por atrito, seja por ter escorregado em algum ponto) e com isso vc vai presenciar o aumento do erro de corte. Por isso o mais recomendado é fazer a leitura diretamente no material.
@@JoneyCanuto teria como me falar um exemplo de qual ponto seria ideal fixar o encoder? no caso de uma esteria como essa da aplicação que mostrou em qual ponto na planta você colocaria para maior precisão, no rolo da esteira do ponto do corte? Obrigado pela atenção.
boa tarde! otima explicaçáo.me tira uma duvida, sabe me dizer se existe possibilidade de controlar um motor trifasico com inversor e encoder? tipo assim: o movimentoque eu fizer no encoder o motor repetir o mesmo passo? desde te agradeço!!
Fala joney td bem?? Muito top as suas aulas !! Me ajuda numa coisa to em duvida com esse contador da autonics posso usar uma saida pra acionar uma válvula solenoide ou vou precisar de um contator?
Olá Bruno, tudo bem? Obrigado por comentar. Este contador possui uma saída a relé. Desta forma você não necessita de um contator externo, caso a carga a ser acionada não tenha corrente superior a 2A
@@JoneyCanuto Olá, dá uma olhada na minha página, da Dypertec , lá tem uma máquina de pigmentação de luvas, preciso fazer aquele movimento de giro com precisão.
olá Fernando, tudo bem? O encoder utilizado foi um open-collector comum, incremental 5 à 30VDC. Vc consegue encontrar este tipo de encoder em diferentes marcas. Inclusive o da Autonics.
Olá Jeferson Oliveira! Para este modelo de contador você só consegui efetuar uma única contagem nesta situação. Porque tanto o canal um, quanto o canal dois estão sendo utilizados pelo encoder para realizar a leitura do deslocamento de material..
Olá Diandorin, tudo bem? Obrigado por comentar.. Essa formula é relativa. Se o valor do diâmetro for em mm, o resultado será em mm. Se o valor for em cm o resultado será em cm. Pois o valor de pi é constante e não em função da escala e o valor do ppr tbm. Entendeu? Qualquer coisa avisa aqui ;)
Ola Joney, achei sua aula muito interessante, e estou com uma necessidade de fazer uma maquina de corte de barbante, tenho que bobinar 15 metros num carretel e cortar, preciso dos dois inversores? Pensei e por so um motor e um encoder.
Olá Nilson Santos, tudo bem? Obrigado por comentar.. No exemplo que mostro, utilizo dois inversores para representação. O primeiro inversor (que é o principal) é o mais importante devido movimentar o material. O segundo inversor é dispensável, podendo ser utilizado outro tipo de acionamento. Ou seja, é possível sim utilizar somente um motor com inversor apenas.
Olá professor preciso de uma ajuda para que este contador da autonics faça a contagem das peças que estão sendo cortadas, e que o operador possa enxergar e acompanhar a contagem. Este modelo CT6S-2P tem essa configuração
Olá Juliano! Com CLP vc terá muito mais liberdade para programar. Poderá criar várias situações diferentes, ou seja, terá a possibilidade de fazer uma Automação mais rica. Com o contador, a grande vantagem é que é mais barato. Porém vc fica limitado às funções deste
Muto bom, esta de parabens e bem explicado. Me digas como lidar com tolerancia, digo, vc usa um encoder de 500ppr, bem preciso, mas como garantir, por exemplo cortes de 100,0mm +/-0,5mm, para automatizar uma prensa de corte de chapas
Olá Leandro Rebello! Obrigado pelo comentário! Para garantir uma boa precisão você pode trabalhar com encoder de maior resolução (maior PPR) em conjunto com um disco de leitura menor possível. No exemplo citado no vídeo, o disco que faz a leitura do material é de 6mm e meu encoder é de 500PPR, então o valor mínimo de leitura estava na ordem de 0.037 mm ( pois segundo a formula: [(Diâmetro x p )/PPR] para cada pulso do encoder há um deslocamento de 0.037 mm.). Como neste exemplo não precisei de precisão da ordem de 0.5 mm, decidi deixar apenas visível os valores inteiros, mas no entanto seria apenas necessário inserir um pondo na primeira casa, no parâmetro dP. Abraço!
Ola, obrigado por responder, mas me referia a como garantir que a chapa a ser cortada, por exempo, mantenha essa precisao de +/-0.5mm, minha duvida como garantir que a esteira vai parar quando chegar nesse valor, meus pensamentos e de como lidar com desaceleracao, tipos de freios, etc, saber como garantir que vai parar na posicao programada dentro da tolerancia. Eu entendi que vc programou milimetros inteiros no contador, mas mesmo assim, temos que garantir que por exemplo nao corte com 100,9mm ou com 99.1mmm, entende?
Olá Leandro! Acredito que aumentando a resolução do seu sistema e trabalhando com sequencia de frenagens no seu inversor de frequência, essa tolerância será respeitada pelo controlador. Muito importante para este tipo de aplicação, garantir que o encoder esteja posicionado o mais próximo possível do corte, para não ter o acumulo de erros que são gerados ao longo da máquina. Como este controlador possui apenas duas saídas digitais, não conseguimos dispor de uma saída para comutação de velocidade da esteira (velocidade alta e velocidade baixa) então recomendo que utilize uma velocidade relativamente baixa, para não haver um escorregamento da peça, gerando o erro no corte. Faz sentido?
Olá Marcos! Obrigado por comentar.. Este controlador é o CT6-2P da Autonics. Eu fiz um vídeo mostrando como ele funciona, segue o link: ua-cam.com/video/A1oJKNKQ3uI/v-deo.html&lc=Ugz5NOsbukMDEV9b8EB4AaABAg
Bom dia Joney, gostaria muito da sua ajuda! Existe um grande problema, como ja citado, todo motor dc e ac possui um escorregamento. Preciso realizar a medida de um fio de polieretano para depois executar um corte a quente. Necessito de parada exata, sem escorregamento. Ai pensei em utilizar motor de passo, onde o drive, recebera o sinal do controlador, fazendo com que o motor se desloque até o comprimento desejado. o que acha?
Silas Gardin de Toledo obrigado pelo comentário! Cara, cada aplicação tem suas características.. eu acredito que vc pode alcançar uma maior precisão quando faz a leitura diretamente no material, pois mesmo utilizando servo acionamento ou motor de passo, a leitura da peça é feita de forma indireta e pode haver escorregamento não somente pelo motor, mas pelas engrenagens, dilatação do material, ferramentas da maquina etc..
Iai Wanderson Neves, tudo bem? Este controlador é um contador e temporizador digital. E como esta aplicação consiste principalmente por contagens de pulsos do Encoder, ele atende muito bem sim! Você já viu alguma aplicação semelhante?
Olá Francisco, tudo bem? Eu menciono no vídeo os fabricantes, mas segue a lista: - Encoder: Autonics - Inversores: Toshiba e Weg - Contador: Autonics - Sensor: este não sei, é apenas um sensor genérico indutivo.
Boa noite joney.estou montando uma máquina com servo driver.quando eu dou um comando de valor 1 o servo da uma volta de 360 graus.tem alguma fórmula onde eu transforme esse grau para metros? Seria essa mesma fórmula que vc usou? Detalhe o servo tem um resolver 7 V/10khz 1:0.5
O sensor da guilhotina está ligado na entrada de Reset do controlador, pois toda vez que este sensor for ativado ele desligará a guilhotina e resetará o valor da contagem... Obrigado pelo comentário Jeferson! Qualquer dúvida manda ae..
ola amigo consigo usar o clic edit weg em vez de comprar o contador digital? qual tipo de encoder voçe utilizou tem o link dele para comprar? muito obrigado
Olá Guto! O Clic02 da Weg pode ser utilizado, desde que a máquina não possua velocidade alta de produção e seu encoder também não poderá possuir alta resolução, pois as entradas rápidas do Clic suporta até 1kHz, diferentemente deste contador que lê até 10kHz. Neste exemplo, utilizei um encoder HTR-W da empresa Honkto de 500PPR.
Boa noite Joney! Estou com a mesma dúvida do Guto. Essa entrada de 1KHz do click, seria de quantas voltas por segundo por exemplo? Considerando que preciso de um pulso por volta no eixo que o encoder estara acoplado.
Olá Matheus Nascimento! Obrigado pelo comentário! Fico feliz em ter gostado ;) Pode entrar em contato através de meu email: aplicandoautomacao@gmail.com ou no meu perfil ou pagina do Facebook: Joney Canuto ou Aplicando Automação
Olá Joney. Sua idéia é boa, porém a maioria dos processos de corte exigem precisão no momento de parada. Antes do encoder chegar no 100% do setpoint é preciso desacelerar o motor para que ele pare totalmente na medida correta para se efetuar o corte.
Bom dia Gilvan! Eu criei um diagrama simplificado desta aplicação e nele contem todas as ligações que fiz para este projetinho, vou colocar o link no primeiro comentário da lista aqui. Eu realizei a ligação da seguinte maneira: Utilizei a fonte do próprio controlador, através dos terminais 8 (12Vcc) e 9 (0Vcc) para alimentar o sensor e o encoder. Liguei o retorno do sensor na entrada Reset (terminal 10)
Olá Wallerson! Tudo bem? A precisão vai ser em função: - Posição do encoder em relação à leitura do material - Quantidade de PPR do encoder - Velocidade do material Por isso, acredito que dependerá muito de cada máquina
Olá Eletro Fagner, obrigado por comentar.. Este controlador possui dois canais para contagem. No nosso caso estamos usando para cortar o material. Caso seja mais conveniente para você, pode substituir esta função por contagem de produção.
Olá Gilvan Gomes! Todo encoder vem com um valor de PPR (Pulso Por Revolução) esse é o valor do pulso que tanto falo no vídeo, ou seja, a cada volta do encoder é gerado um valor x. Entendeu?
Desculpa Joney, eu vi o seu comentário depois que já tinha postado.Suas aulas são bastante interessante, você teria algum material sobre inversores de media tensão?
professor porque o senhor faz os videos de um jeito que a passoa so vai intender se assistir todos os outros videos.porque nunca é um video que começa e termina com o intendimento 100 por cento
Para quem gostou da aplicação e quer mais informação sobre as conexões, eu montei um pequeno diagrama simplificado para ilustrar.. Aqui está o link:
goo.gl/D3zq98
Boa tarde amigo vc tem manual cts4 -1p
Bom dia
Gostei muito da automação
Agora uma pergunta o encoder pode ficar no eixo do motor de avanço
Muito obrigada
Me identifiquei muito com essa apresentação especificamente, tenho um pequeno projeto em meu canal, o qual utiliza ambos os sensores, "indutivo npn" e "encoder incremental" obrigado por compartilhar suas ricas informações !
Obrigado jovem estava tentando justamente encontrar algo assim para uma maquina cortar papel gratidão
Parabéns como é bom a internet! sempre tem pessoas bacanas como você que ajuda muito o progresso e o conhecimento.
Obrigado Somagraf! 😉
Essa área muito promissora
Maravilha muito boa essa apresentação
parabém
Legal estou fazendo uma perfiladeira será muito útil está informação
Aula sensacional parabéns.
Obrigado Carlos! TMJ
MUITO BOM JONEY CANUTO, BEM SIMPLES E EXPLICATIVA. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado Pedro!
show de bola , parabéns pelo conteúdo que Deus Abençoe sempre !!
Muuito show Deus te ilumine e te de energia para continuar com esse trabalho que deveria estar dentro de todas as universidades formando os profissionais mais bem capacitados e especializados para o progresso necessário desse nosso pais
Olá Ismael! Obrigado por seu comentário, obrigado msm!
Concordo contigo, também acredito que o conhecimento e a qualificação tem a força necessária para mudar todo o cenário deste país! Forte Abraço!
Parabéns Joney....vc é uma perola da internet....obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Luiz Roberto Martins muitíssimo obrigado pelo comentário!
Isso me dá uma energia muito boa p continuar com esse trabalho!
Gratidão de te-lo por aqui e logo mais teremos novos conteúdos incríveis ;)
Forte Abraço!
Show de bola. Exatamente o precisamos fazer na empresa onde trabalho. Top. Parabéns pelo vídeo. Abraço
Parabéns Joney, muito boa sua explicação , bem objetivo e didático!
Obrigado Elder!
uma excelente aula...não tinha visto este tipo de acionamento sem CLP!!!!
Muito obrigado Almeida!
Suas aulas são muito boas, eu estou precisando fazer na empresa um sistema muito parecido, e só de ver o vídeo já me abriu a mente. Obrigado
Obrigado Carlos!
@@JoneyCanuto Você tem cursos pra vender?
@@carlosjohnson4178 temos um curso completo de Automação Industrial.
Se quiser saber mais, me envie um e-mail para joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br
Simplesmente incrível...Muito bom mesmo.
Muito obrigado Francisco! 😃
Projeto muito bom cara...sempre quis entender como usar encoder em alguma aplucaçao....excelente! !!
Olá Ailton! Obrigado pelo seu comentário... Estou preparando mais conteúdos de aplicações para o canal! Forte Abraço!
Muito bom , gostei muito de suas aulas , com certeza vai me ajudar nas intervenções no chão de fabrica ,
Opa! Maravilha Eduardo Assis!
Qualquer dúvida mande ai! ;)
Abs!
Grande Joney! Muito boa explicação!
Parabéns,ótima aula,o encoder e o sensor utilizados foram pnp
Obrigado Clebson Bruno! Isso msm, são sinais PNP
Joney top 10 os vídeos. Tem como montar este sistema no PLC SIEMENS, sem usar o controlador autonics valeu.
ola boa noite gostei do videio me escrevi hoje
Olá João! Obrigado pelo comentário ;)
Logo mais publicarei mais conteúdos relevantes!
Parabéns pelo seu trabalho!
Opa! Muito obrigado Francisco Silva!
Obrigado pelo comentário!
Top Dms, Ótima explicação 👏
Valeu Allison! 😀
Muito boa explicação, a parte interessante na qual sempre tive dúvidas era sobre a resolução transformar pulsos em mm ,tem algo mais sobre este assunto
Excelente aula.
Obrigado Lauro!
Muito boa tua explicação. Temos uma pequena fabriqueta familiar de fundo de quintal e temos o processo de corte de corda na produção, teria como fazer esse mesmo sistema de controle com contactoras, sensores, reles acopladores? Ou de alguma outra forma a baratear o custo com eletronicos?
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado por comentar Flavio!
Qual tipo de cálculo e feito depois da fórmula da circunferência, gostaria de tentar fazer eu um clp??!! Obrigado
Ótima Aula!!!!
Muito obrigado André!
Aproveitando que o assunto é automação, amanhã farei uma aula ao vivo sobre programação de CLP, se quiser participar, entre aqui: www.aula.aplicandoautomacao.com/aulao_clp
virei seu fã, parabéns.
Show! Muito obrigado Marcio! :)
Obrigado pela ajuda!
Bom dia, ótima explicação, gostaria de saber como lidar com o tempo de desaceleracao e inércia após os 100 pulsos contados, obrigado.
Olá Eletromotores! Obrigado pelo comentário!
Numa aplicação como esta utilizamos tempos de desaceleração muito curtos, a parada é praticamente instantânea.
Para isso, utilizo da frenagem dinâmica e injeção por corrente contínua do próprio inversor de frequência.
Fazendo isto, você garante mais precisão das peças..
Espero ter ajudado... qualquer coisa me avise ;)
Muito bom o vídeo Joney, parabéns! Gostaria de deixar uma sugestão: faça um vídeo sobre Controle PID. Com certeza é um tipo de aplicação pouco conhecido pelos profissionais do ramo de automação. Abrç!
Obrigado pelo comentário Thiago!
Verdade, gostei de sua sugestão. Irei fazer este vídeo sim e logo mais publicarei aqui! Obrigado ;)
Muito show
Show professor muito bom
Obrigado Helio!
Joney quero rodar na bancada servo com encoder incremental 1000pulsos com sensor haal no servodrive Weg dá pra testar na bancada ou um outro drive de outra marca.
Boa tarde Joney, tem algum controlador que controla o sinal do encoder e a quantidade de peças produzidas?
No caso do retorno da guilhotina, com seria o retorno? Por mola, repuxo, contra peso ou reverso no inversor.
ola joney muito bom teus tutoriais cara tais de parabéns,faz um tutorial ai de uma maquina de embalar com plastico film .
Muito obrigado Paulo! obrigado pela sugestão tbm!
Cara muito bom, pena que você faz poucos vídeos , poderia fazer um por semana nesse mesmo conteúdo , ex o encoder no PLC.
Olá Junio Souza!
Cara, minha meta é fazer um vídeo por semana sim, mas por enquanto ainda estou finalizando a criação de um treinamento de equipamentos. Assim que estiver 100% concluído haverá mais conteúdos como este em nosso canal!
Muito obrigado por me acompanhar e por sua mensagem Junio! ;)
É possível fazer esse processo com dois inversores allen bradley powerflex4?
Muito boa explicação, parabéns cara!
Tenho uma duvida com relação a uma aplicação que estou fazendo. Se ao invés de eu medir a distância que o eixo do enconder percorre fosse a polia do motor eu teria que pegar como referência a polia ou o eixo do encoder mesmo.
Desde já agradeço, pois sanou boa parte das minhas duvidas com relação a medição de distancias.
Olá Luis! Obrigado pelo comentário!
Fazendo a leitura com encoder acoplado diretamente no motor ou na polia, vc deixa de ter precisão no deslocamento da peça, principalmente se o material desta sofrer deformação no deslocamento (seja por atrito, seja por ter escorregado em algum ponto) e com isso vc vai presenciar o aumento do erro de corte. Por isso o mais recomendado é fazer a leitura diretamente no material.
@@JoneyCanuto teria como me falar um exemplo de qual ponto seria ideal fixar o encoder? no caso de uma esteria como essa da aplicação que mostrou em qual ponto na planta você colocaria para maior precisão, no rolo da esteira do ponto do corte? Obrigado pela atenção.
boa tarde! otima explicaçáo.me tira uma duvida, sabe me dizer se existe possibilidade de controlar um motor trifasico com inversor e encoder?
tipo assim: o movimentoque eu fizer no encoder o motor repetir o mesmo passo? desde te agradeço!!
Olá Joney,
Eu poderia usar esse controlador para medir a dosagem de um envase. O encoder medindo o o volume por número de voltas e desligando a saída?
Boa noite Joney,
Tudo bem?
Há possibilidade de todo o controle do encoder ser feito por um CLP? Qual a sua opinião / sugestão para essa solução?
Fala joney td bem?? Muito top as suas aulas !! Me ajuda numa coisa to em duvida com esse contador da autonics posso usar uma saida pra acionar uma válvula solenoide ou vou precisar de um contator?
Olá Bruno, tudo bem?
Obrigado por comentar. Este contador possui uma saída a relé. Desta forma você não necessita de um contator externo, caso a carga a ser acionada não tenha corrente superior a 2A
Olá! Preciso de um esquema desse para automatizar o sistema de corte na produção de estopas de retalhos de tecidos. Vamos conversar Joney??
Olá amigo! Legal!
Nos acione por whatsapp, lá conseguimos conversar sobre isso.
11 94219-3470
muito bom
Gilvan Gomes muito obrigado!
como saber pulso
Uma pergunta mestre. dá para fazer a configuração com outro inversor no lugar do Toshiba? valeu!
Olá Marcio! Dá sim, vc consegue este mesmo funcionamento com qualquer outro inversor
Olá, eu consigo ligar o encoder no Weg? Por exemplo dividir em partes iguais um círculo, tipo carrocel?
Olá Dypertec, não entendi ao certo sua dúvida. Pode reenviar?
@@JoneyCanuto Olá, dá uma olhada na minha página, da Dypertec , lá tem uma máquina de pigmentação de luvas, preciso fazer aquele movimento de giro com precisão.
Exelente video , mesmo o que eu andava a procura mas vou tentar usar com motores 24v.
Pode-me dizer que enconder esta a usar?
olá Fernando, tudo bem? O encoder utilizado foi um open-collector comum, incremental 5 à 30VDC.
Vc consegue encontrar este tipo de encoder em diferentes marcas. Inclusive o da Autonics.
@@JoneyCanuto muito obrigado pela dica..
Boa noite tem como colocar junto este controladora a contagem que vem que a guilhotina é acionada
Olá Jeferson Oliveira!
Para este modelo de contador você só consegui efetuar uma única contagem nesta situação. Porque tanto o canal um, quanto o canal dois estão sendo utilizados pelo encoder para realizar a leitura do deslocamento de material..
Grande... dava para fazer esse sistema com dois inversores da WEG iguais?
SIm é possivel Wanderson!
Basta se atentar às funções das entradas digitais dos inversores WEG
muito boa !
;)
Joney Boa tarde essa formula de diâmetro x pi/ numero de pulso
E pra transformar em milímetro ou centímetro
Olá Diandorin, tudo bem?
Obrigado por comentar.. Essa formula é relativa. Se o valor do diâmetro for em mm, o resultado será em mm. Se o valor for em cm o resultado será em cm. Pois o valor de pi é constante e não em função da escala e o valor do ppr tbm.
Entendeu? Qualquer coisa avisa aqui ;)
Joney obrigado entendir sin
Ola Joney, achei sua aula muito interessante, e estou com uma necessidade de fazer uma maquina de corte de barbante, tenho que bobinar 15 metros num carretel e cortar, preciso dos dois inversores? Pensei e por so um motor e um encoder.
Olá Nilson Santos, tudo bem?
Obrigado por comentar..
No exemplo que mostro, utilizo dois inversores para representação. O primeiro inversor (que é o principal) é o mais importante devido movimentar o material.
O segundo inversor é dispensável, podendo ser utilizado outro tipo de acionamento.
Ou seja, é possível sim utilizar somente um motor com inversor apenas.
Olá professor preciso de uma ajuda para que este contador da autonics faça a contagem das peças que estão sendo cortadas, e que o operador possa enxergar e acompanhar a contagem. Este modelo CT6S-2P tem essa configuração
Nós já estamos com este contador cortando as placas, gostaríamos que este msm contador também contasse o número de placas cortadas
Muito bom, qual a referencia do encoder?
Parabéns continuie assim .amigo preciso faser controle p i d inversor cfw09 Com sinal de 4a 20 mm vc pode me ajudar
Olá Edemir, tdo bem?
Mandae a sua dúvida.. Vou deixar este link tbm para te ajudar:
drive.google.com/open?id=1eXUZX25C9c1r7g7-crtf-xefPYXu9T1x
@@JoneyCanuto Obrigado amigo
Qual a diferença eu fizer comando em um CLP ou nesse contador ? vlw
Olá Juliano!
Com CLP vc terá muito mais liberdade para programar. Poderá criar várias situações diferentes, ou seja, terá a possibilidade de fazer uma Automação mais rica.
Com o contador, a grande vantagem é que é mais barato. Porém vc fica limitado às funções deste
Obrigado.
@@JoneyCanuto já que vc demonstrou o funcionamento no contador poderia demostrar e um PLC rsrs.
Muto bom, esta de parabens e bem explicado. Me digas como lidar com tolerancia, digo, vc usa um encoder de 500ppr, bem preciso, mas como garantir, por exemplo cortes de 100,0mm +/-0,5mm, para automatizar uma prensa de corte de chapas
Olá Leandro Rebello! Obrigado pelo comentário!
Para garantir uma boa precisão você pode trabalhar com encoder de maior resolução (maior PPR) em conjunto com um disco de leitura menor possível.
No exemplo citado no vídeo, o disco que faz a leitura do material é de 6mm e meu encoder é de 500PPR, então o valor mínimo de leitura estava na ordem de 0.037 mm ( pois segundo a formula: [(Diâmetro x p )/PPR] para cada pulso do encoder há um deslocamento de 0.037 mm.).
Como neste exemplo não precisei de precisão da ordem de 0.5 mm, decidi deixar apenas visível os valores inteiros, mas no entanto seria apenas necessário inserir um pondo na primeira casa, no parâmetro dP.
Abraço!
Ola, obrigado por responder, mas me referia a como garantir que a chapa a ser cortada, por exempo, mantenha essa precisao de +/-0.5mm, minha duvida como garantir que a esteira vai parar quando chegar nesse valor, meus pensamentos e de como lidar com desaceleracao, tipos de freios, etc, saber como garantir que vai parar na posicao programada dentro da tolerancia. Eu entendi que vc programou milimetros inteiros no contador, mas mesmo assim, temos que garantir que por exemplo nao corte com 100,9mm ou com 99.1mmm, entende?
Olá Leandro! Acredito que aumentando a resolução do seu sistema e trabalhando com sequencia de frenagens no seu inversor de frequência, essa tolerância será respeitada pelo controlador.
Muito importante para este tipo de aplicação, garantir que o encoder esteja posicionado o mais próximo possível do corte, para não ter o acumulo de erros que são gerados ao longo da máquina.
Como este controlador possui apenas duas saídas digitais, não conseguimos dispor de uma saída para comutação de velocidade da esteira (velocidade alta e velocidade baixa) então recomendo que utilize uma velocidade relativamente baixa, para não haver um escorregamento da peça, gerando o erro no corte.
Faz sentido?
Otimas dicas, tentar trabalhar em cima disso.
Boa noite. Muito bom seu vídeo. Vc tem o código desse contador?
Olá Marcos!
Obrigado por comentar.. Este controlador é o CT6-2P da Autonics.
Eu fiz um vídeo mostrando como ele funciona, segue o link:
ua-cam.com/video/A1oJKNKQ3uI/v-deo.html&lc=Ugz5NOsbukMDEV9b8EB4AaABAg
Bom dia Joney, gostaria muito da sua ajuda! Existe um grande problema, como ja citado, todo motor dc e ac possui um escorregamento. Preciso realizar a medida de um fio de polieretano para depois executar um corte a quente. Necessito de parada exata, sem escorregamento. Ai pensei em utilizar motor de passo, onde o drive, recebera o sinal do controlador, fazendo com que o motor se desloque até o comprimento desejado. o que acha?
Silas Gardin de Toledo obrigado pelo comentário!
Cara, cada aplicação tem suas características.. eu acredito que vc pode alcançar uma maior precisão quando faz a leitura diretamente no material, pois mesmo utilizando servo acionamento ou motor de passo, a leitura da peça é feita de forma indireta e pode haver escorregamento não somente pelo motor, mas pelas engrenagens, dilatação do material, ferramentas da maquina etc..
bom dia !este controlador e especifico para esta aplicação !
Iai Wanderson Neves, tudo bem?
Este controlador é um contador e temporizador digital. E como esta aplicação consiste principalmente por contagens de pulsos do Encoder, ele atende muito bem sim!
Você já viu alguma aplicação semelhante?
Não
Qual o modelo desse contador ?
🙌top
gostei é tenho uma automação desse tipo pra fazer em uma empresa. tem como me passar o fabricante do encoder, do contador e do sensor?
Olá Francisco, tudo bem? Eu menciono no vídeo os fabricantes, mas segue a lista:
- Encoder: Autonics
- Inversores: Toshiba e Weg
- Contador: Autonics
- Sensor: este não sei, é apenas um sensor genérico indutivo.
O da Toshiba é igual o da Schneider !
vc tem o diagrama de ligação destes componentes, parabéns pelo vidi
o muito bom
Olá kadkal! Eu fiz uns diagramas bem simples para inserir no vídeo, mas vou fazer um mais completo sim!
Assim que tiver pronto coloco o link aq, ok?
Boa noite joney.estou montando uma máquina com servo driver.quando eu dou um comando de valor 1 o servo da uma volta de 360 graus.tem alguma fórmula onde eu transforme esse grau para metros? Seria essa mesma fórmula que vc usou? Detalhe o servo tem um resolver 7 V/10khz 1:0.5
Preciso para bobinas películas de poliéster. Que ela pare a cada 15 ou 30m
Respondi seu email ;)
E o sensor da guilhotina este ligado aonde na controladora
O sensor da guilhotina está ligado na entrada de Reset do controlador, pois toda vez que este sensor for ativado ele desligará a guilhotina e resetará o valor da contagem...
Obrigado pelo comentário Jeferson!
Qualquer dúvida manda ae..
ola amigo consigo usar o clic edit weg em vez de comprar o contador digital?
qual tipo de encoder voçe utilizou tem o link dele para comprar?
muito obrigado
Olá Guto!
O Clic02 da Weg pode ser utilizado, desde que a máquina não possua velocidade alta de produção e seu encoder também não poderá possuir alta resolução, pois as entradas rápidas do Clic suporta até 1kHz, diferentemente deste contador que lê até 10kHz.
Neste exemplo, utilizei um encoder HTR-W da empresa Honkto de 500PPR.
Boa noite Joney!
Estou com a mesma dúvida do Guto. Essa entrada de 1KHz do click, seria de quantas voltas por segundo por exemplo? Considerando que preciso de um pulso por volta no eixo que o encoder estara acoplado.
Para substituir o encoder por sensor de pulso, quais parâmetros teria que alterar?
Top
Muito bom o vídeo Joney, estou com algumas dúvidas referente a um processo parecido, você pode me ajudar? Como entro em contato com você?
Olá Matheus Nascimento! Obrigado pelo comentário!
Fico feliz em ter gostado ;)
Pode entrar em contato através de meu email: aplicandoautomacao@gmail.com ou no meu perfil ou pagina do Facebook: Joney Canuto ou Aplicando Automação
Joney Canuto obrigado entrei em contato via e-mail.
Vídeo top ! Qual seria a marca do contador?
Muito obrigado Fábio Rocha!
Estou utilizando o Contador da Marca Autonics
Boas...qual a resolução do Encoder??
Olá Carlos! tudo bem?
Desculpe-me a demora da resposta.. Este encoder é de 1024PPR
@@JoneyCanuto Muito obrigado. ..mas tenho um problema..O meu contador entrou em erro. .e não consigo desarmar..achas que tem solução? ? Um abraço
Olá Joney. Sua idéia é boa, porém a maioria dos processos de corte exigem precisão no momento de parada. Antes do encoder chegar no 100% do setpoint é preciso desacelerar o motor para que ele pare totalmente na medida correta para se efetuar o corte.
Correto Giovanni! Este exemplo é apenas para ilustrar uma pequena automação de baixo custo, onde a velocidade de trabalha já é baixa
bom dia ,
como ligar o sensor para zerar
Bom dia Gilvan!
Eu criei um diagrama simplificado desta aplicação e nele contem todas as ligações que fiz para este projetinho, vou colocar o link no primeiro comentário da lista aqui.
Eu realizei a ligação da seguinte maneira: Utilizei a fonte do próprio controlador, através dos terminais 8 (12Vcc) e 9 (0Vcc) para alimentar o sensor e o encoder. Liguei o retorno do sensor na entrada Reset (terminal 10)
Qual seu fone?
qual a saida
Você se refere a saída do controlador? Eu utilizo as saídas Out1 e Out2.
como poderia ser feito para cortar 10 peças e parar
👏👏👏
So que nao tem precisao ne?
Olá Wallerson! Tudo bem?
A precisão vai ser em função:
- Posição do encoder em relação à leitura do material
- Quantidade de PPR do encoder
- Velocidade do material
Por isso, acredito que dependerá muito de cada máquina
boa noite. esse sistema tem como colocar a quantidade de peças a serem cortadas???
por gentileza, tens um telefone para contato ou email???
Olá Eletro Fagner, obrigado por comentar..
Este controlador possui dois canais para contagem. No nosso caso estamos usando para cortar o material.
Caso seja mais conveniente para você, pode substituir esta função por contagem de produção.
@@JoneyCanuto preciso de mais informações , tem um numero pra contato????
@@JoneyCanuto por gentileza se puder me mandar um diagrama e uma programação pra isso q preciso..... Estou tentando fazer e não esta funcionando
Olá Eletro Fagner! Vc pode entrar em contato através do meu email: joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br
Conseguiremos conversar melhor por lá..
Acesse este link: goo.gl/S2SD51
Lá você poderá assistir um mini treinamento que fiz sobre como usar este controlador.
como saber o pulso de encoder eu sei que o eixo do meu encoder e 6mm x 3,14159 =1884954 vou dividi po pulso como saber o pulso
Olá Gilvan Gomes! Todo encoder vem com um valor de PPR (Pulso Por Revolução) esse é o valor do pulso que tanto falo no vídeo, ou seja, a cada volta do encoder é gerado um valor x.
Entendeu?
Joney, só falto o diagrama elétrico para um melhor entendimento.
Francisco Filho obrigado por comentar!
O diagrama está no primeiro comentário do video.. lá eu deixei o link p download..
Me diz se conseguiu acessa?
Desculpa Joney, eu vi o seu comentário depois que já tinha postado.Suas aulas são bastante interessante, você teria algum material sobre inversores de media tensão?
Francisco Filho infelizmente não tenho
Um diagrama de ligação séria mais melhor pra intender as ligações
professor porque o senhor faz os videos de um jeito que a passoa so vai intender se assistir todos os outros videos.porque nunca é um video que começa e termina com o intendimento 100 por cento
!!
Muito bom
Olá Joney,
Eu poderia usar esse controlador para medir a dosagem de um envase. O encoder medindo o o volume por número de voltas e desligando a saída?
Olá Samuel! Sim é possível! O processo de programação é semelhante a este do vídeo!