Estou com duvida para a realização de um projeto com CLP. De que forma posso realizar o controle do nível de sementes em um silo, indicando nível mínimo, médio e máximo?
Fala Willian, primeiro passo você precisa dominar lógica de programação, e isso nós temos um curso de programação completo que vai ajudar você, lá temos o que voce deve fazer no inicio que é o descritivo de funcionamento, onde mostro de forma simples como você deve construir o seu para facilitar a construção de seu programa. Com estas aulas você vai ver como definir as entradas necessárias para sua aplicação de controle de nível e o que você vai precisar fazer. Vou deixar o link aqui abaixo de nosso site para você conhecer melhor nosso Curso: www.clpfacilcursos.com/
tem algum vídeo mostrando a instalação física ? nao vejo ngm mostrar as ligações das IA e OA... Gostaria de ver a ligação do clp a um inversor de frequência, caso tenha ... deixa o link por gentileza... Grato desde já! parabéns, mto didata !!
Parabéns pela aula top, professor tenho taq que matéria prima seria óleo e melaço poderia me indicar qual sensor poderia utilizar para monitoramento do nível?
Como faco para colocar um filtro na leitura da entrada analógica ? Pois dependendo do processo é necessario uma atualização mais demorada do valor da variavel. Em alguns clps é possível colocar uma média de 500 leituras por exemplo para assim atualizar a variável.
Boa noite, poderia me ajudar pfv, preciso de uma programacao de diagrama no clp da siemens de uma esteira que detecta materias ferrosos e nao ferrosos, estou usando o programa tia portal v7, obrigado
Olá Felippe, o que vai fazer você conseguir identificar materiais ferrosos de não ferrosos, não vai ser o programa, vai ser o tipo de sensor que você escolher para sua aplicação. E ai o que este sensor vai fazer será enviar um sinal para o CLP se ele foi acionado ou não, ai sim dentro do programa do CLP que irão conter as regras de o que o CLP deve fazer se receber este sinal do seu sensor. Tá certo. Muito obrigado por acompanhar nosso canal.
Eu gostaria de criar uma tela com controle semanal de um queimador, onde em dias alternados eu consiga criar variáveis de temperatura para controle do queimador.
ao inves de tudo isso, da pra ser feito somente com bloco de controle PID ? preciso controlar 22 resistencias com termopares tipo k. Quais portas preciso ? precisarei de 22 analogicas pra leitura e 22 digitais pra PWM ?
Dá para ser feito com PID sim, mas existem muitas aplicações onde não se tem válvulas proporcionais ou sensores analógicos, ou mesmo controles simples que não necessitam de um Controle PID.
Parabéns pelo canal!!! Estou comum dúvida! Num projeto utilizo o sensor ultrassônico HCSR-04 alimentado com 5V. Mas o clp que uso é S7 1200 (211-1AE40-0XB0) DC/DC/DC alimentado com 24v. O sensor Trigger espetei na porta analógica (A0) e o Echho(A1). Gostaria de saber se a ligação está correta? E também, se essa tensão do sensor vou obter resultado? Caso esteja errado pode me orientar? Grato
Ola Charles, primeiramente muito obrigado por acompanhar os vídeos! A ligação que vc fez esta errada, pois estes pinos destes sensor são digitais e nao analógicos. Baixe o datasheet deste sensor que vc vai ver isso. Você vai ter que utilizar uma saida digital para o trig e uma entrada digital para o eco. E ainda tem os cálculos para interpretar os sinais, nao sei dizer se vai dar certo no CLP.
Muito obrigado André. Já havia visto o datasheet do HCSR04! O trigger dar um pulso de 10 micro segundo, e o eccho manda um nivel de sinal. Então o tigger espeto numa porta digital( a tensão HCSR04 é 5v!) e o eccho A0? E o utilizo IN RANGE?
@@charlescerqueira3893, não é isso nao. O retorno do sinal até onde entendi é um sinal PWM nao é analógico, onde voce precisa medir o tempo entre o disparo do trigger e o retorno do eco, ai então este tempo tem uma relação da distância medida, o datasheet deve explicar isto
Obrigado André. Olhei aqui... Você é o cara! É isso mesmo que você falou! O trigger tem que numa porta digital, utilizo oPWM, e o Eccho na porta A0, utilizo NORM-X e o SCALE-X. Vou testar e te falo.
Bom dia! Tem como fazer esse projeto? Neste Projeto Prático o aluno assimilará um Escopo de serviços executados por profissionais de Eletrotécnica no mercado. Neste projeto iremos implementar a automação de alguns sistemas residenciais, tais quais: - Irrigação de gramado todos os dias das 18 às 19 horas. - Iluminação da garagem via sensor de movimento (com possibilidade de controle manual). - Acionamento de persianas com abertura às 06 hrs e fechamento às 18 hrs (com a possibilidade de controle manual). Obs.: O sistema deve reconhecer caso a persiana já estiver aberta no horário da abertura e não atuar (idem fechamento), evitando assim problemas no sistema. O projeto consistirá em 2 partes: Parte 1 - Escrita da programação em Ladder do CLP responsável pela automação. Parte 2 - Texto explicativo demonstrando o funcionamento de cada um dos sistemas. Obs.: Você pode escrever o programa no programa que achar mais confortável. Recomendamos o CadeSimu ou o Clic02 que são de mais fácil acesso.
Professor Excelente Aula!!! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento, muito obrigado mesmo!!! Uma duvida, o CLP converte automaticamente o valor analógico (exemplo 0 a 10V) para o digital (pontos 0 a 27648), ouuuu eu preciso passar em algum conversor AD ??
Fala Leandro, está conversão é automática, e o valor de fundo de escala que no exemplo passei este da Siemens que é 27648, isso vai ser conforme o fabricante e modelo utilizado. Esta informação vem sempre no manual da CPU ou do cartão analógico que você vai utilizar. Valeu por acompanhar nossos vídeos.
@clpfacil tudo bem?! Primeiro, parabéns pelo canal!!! Usando o simulador plcsim+factory i/o, realizei um controle de nivel somente com Bloco "IN_RANGE", nao sendo necessário usar o NORM_X e o SCALE_X. Gostaria de saber, quais casos necessita ou não essa configuração??? Atenciosamente
Olá Rodrigo, os blocos NORM_X e SCALE_X, são blocos prontos da SIEMENS para facilitar os cálculos de escala, mas você pode utilizar outros sim, para você ter uma ideia dá até para você utilizar o bloco de calculo CALCULATE, pois o ajuste de escala é simplesmente um calculo matemático para o ajuste de Escala. Estes cálculos nós utilizamos quando você for querer LER uma entrada analógica por exemplo e transformar este valor lido em alguma outra grandeza como Temperatura, Pressão, Milimetro, e por ai vai, para facilitar a utilização deste valor dentro de seu programa e ficar de fácil compreensão no caso destes valores forem visualizado em uma tela por exemplo.
Bom dia amigo Muito boa sua video aula eu estava precisando automatiza um tanque de 6 metros de altura e queria fazer um monitoramento como este ,qual sensor q vc conhece q pode esta me atendendo ? Desde ja agradeço
Boa explicação professor parabéns, me tira uma dúvida vi em uma lógica da máquina um cálculo analógico dessa forma: transdutor de pressão de 4a20mA com um range de -1 a 30bar, e o cálculo era bem assim= 31/16000=0.00193750 fator de conversão, não entendi professor porque dos 16.000 pra achar esse fator de conversão, poderia me explicar? Desde já agradeço
O PLCSim é apenas para simular o CLP, mas a própria plataforma do TIA PORTAL tem o Simulador de IHM também, é bem legal, e dá para deixar ligado o Simulador PLC e o Simulador da IHM, e conectar um no outro como se tivesse com um CLP e IHM fisica trocando dados. Muito bom para testar as lógicas e suas telas desenvolvidas.
Fala Andre, excelente vídeo porem fico com uma duvida, como é feito o registro dos valores por ex. como que eu configuro o sensor de acordo com o nível da caixa , não sei se ficou claro mais como ter a certeza que ele vai me informar que 20% realmente é 20% ou aproximado ..
Olá Eric, tudo bem com você!? Sempre quando instalamos um SENSOR em um tanque por exemplo nós precisamos configurar no CLP a faixa de escala que vamos ter, por exemplo se vamos ter um sensor que vai medir a altura do tanque normalmente vem escrito no corpo do sensor qual a faixa que ele atende, vamos imaginar que a faixa dele seja 10 metros, então eu sei que minha escala máxima analógica de entrada de 20mA ou 10V será quando estiver na altura máxima do sensor que será de 10 metros. Assim dá para você fazer os cálculos no CLP e mostrar através da leitura deste sensor a porcentagem em que este tanque esta ou mesmo a o valor em litros através da área do tanque x altura, logico que ai vai conforme o formato do tanque também, mas em resumo é mais ou menos assim. Dentro do CURSO que temos da CLP FACIL tem uma aula muito legal que dou um exemplo mais ou menos igual a este que você esta com duvida, só que eu utilizo uma régua potenciométrica que fica bem legal para explicar e entender toda esta lógica de faixa de trabalho e ajustes de escala analógica, é bem legal. Fica o convite para você vir participar com a gente no CURSO, tá bom. Valeu e um abraço.
@@clpfacil obrigado pela atenção, eu assisti um vídeo seu que passou depois desse e por acaso era +- relativo a minha pergunta e me esclareceu bastante a dúvida rs, estou terminando um curso de CLP Delta e o seu do tia é o próximo hehe logo logo serei seu aluno de fato RS muito obrigado!
Como eu Faço o curso? Outra pergunta: Eu tenho que configurar algum parâmetro no s71200 para fazer a leitura analógica de 4 a 20mA? Estou usando um gerador de sinais comprado no Mercado livre e não estou conseguindo usar no s71200.
Ola Cristian, para fazer o Curso acesse nosso site www.clpfacil.com.br , Agora sobre a entrada analógica que tem na própria CPU, como por exemplo a CPU 1214C, ela não é configurável é apenas de 0 à 10VDC. Apenas os cartões de entradas analógicas que são configuráveis e não esta entrada analógica da CPU. Voce pode, para fazer um teste, colocar um resistor de 500ohms em paralelo com a entrada analógica da CPU que ai você consegue transformar o sinal de 0 a 20mA para 0 à 10VDC. Mas faça isso apenas para você testar, OK!
@@clpfacil show, bem que eu notei que os campos não estavam habilitados.kkk Vou fazer o curso com certeza, seus vídeos são muito bons. Nota 10, like toda hora. Parabéns
Olá João Vitor, conforme voce perguntou, como os campos na IHM do Nivel Liga e Nivel Desliga eram campos de edição eu entrei com os valores através da própria tela da IHM antes de iniciar a gravação do vídeo, mas como são campos de edição você poderia mudar estes valores a qualquer momento, foi assim.
Será que você esta chamando o FC1 no OB1? Preciso de mais informações para poder te ajudar melhor. Me passe um e-mail em contato@clpfacil.com.br explicando melhor esta sua dificuldade que eu te ajudo. Valeu.
Marlon, faça um contador de 0 a 100 utilizando um acumulador (ADD) e quando chegar, a 100 ai voce faz ele decrementar, e para isso ocorrer automaticamente utilize o clock da CPU de 1 segundo, assim ele ficara pulsando sozinho e vai dar o efeito que voce quer. Depois regule seu bargraphic para que fique de 0 a 100 tambem.
Pode sim, no site da SIEMENS tem a versão de teste de 21 dias que você pode baixar e utiliza-la. Veja o link direto do site da Siemens da versão V14 AQUI: snip.ly/hvxbz
@@clpfacil o amigo legal sou seu assinante. Acompanho seus vidio Manda pr mim o endereço ou link.para me escrever no curso de clp.presiso muito aprender linguagem lader e programaçáo. Obr .pl atenção.
Bom dia amigo Muito boa sua video aula eu estava precisando automatiza um tanque de 6 metros de altura e queria fazer um monitoramento como este ,qual sensor q vc conhece q pode esta me atendendo ? Desde ja agradeço
Bom dia amigo Muito boa sua video aula eu estava precisando automatiza um tanque de 6 metros de altura e queria fazer um monitoramento como este ,qual sensor q vc conhece q pode esta me atendendo ? Desde ja agradeço
Bom dia professor, muito boa essa logica, vc poderia fazer um vídeo dessa simulação da IHM de nivel de tanque valvula e valores de porcentagem
Parabéns gostei muito de suas explicações!!!! Parabéns
Valeu Álvaro!
Que explicação show de bola, muito obrigado.
Valeu Gustavo, obrigado por acompanhar!
Explicação muito boa, mas poderia ter mostrado também como fez na IHM, seria bom pra absorver mais conhecimento
Estou com duvida para a realização de um projeto com CLP.
De que forma posso realizar o controle do nível de sementes em um silo, indicando nível mínimo, médio e máximo?
Fala Willian, primeiro passo você precisa dominar lógica de programação, e isso nós temos um curso de programação completo que vai ajudar você, lá temos o que voce deve fazer no inicio que é o descritivo de funcionamento, onde mostro de forma simples como você deve construir o seu para facilitar a construção de seu programa. Com estas aulas você vai ver como definir as entradas necessárias para sua aplicação de controle de nível e o que você vai precisar fazer.
Vou deixar o link aqui abaixo de nosso site para você conhecer melhor nosso Curso:
www.clpfacilcursos.com/
tem algum vídeo mostrando a instalação física ? nao vejo ngm mostrar as ligações das IA e OA...
Gostaria de ver a ligação do clp a um inversor de frequência, caso tenha ... deixa o link por gentileza...
Grato desde já! parabéns, mto didata !!
Perfeito cara! Ganhou um inscrito.
Muito obrigado Cleyton.
Parabéns!
Parabéns pela aula top, professor tenho taq que matéria prima seria óleo e melaço poderia me indicar qual sensor poderia utilizar para monitoramento do nível?
Como faco para colocar um filtro na leitura da entrada analógica ? Pois dependendo do processo é necessario uma atualização mais demorada do valor da variavel. Em alguns clps é possível colocar uma média de 500 leituras por exemplo para assim atualizar a variável.
Boas, Como é que declarou as variáveis ? e de que tipo declarou as variáveis ?
Excelente !!!
muito boa informação clpfacil
Muito show, parabéns.
Bom dia amigo
Muito boa sua video aula , qual sensor analogico q vc conhece q pode me atende para monitorar um tanque de 6 metros de altura de agua ?
Boa noite, poderia me ajudar pfv, preciso de uma programacao de diagrama no clp da siemens de uma esteira que detecta materias ferrosos e nao ferrosos, estou usando o programa tia portal v7, obrigado
Olá Felippe, o que vai fazer você conseguir identificar materiais ferrosos de não ferrosos, não vai ser o programa, vai ser o tipo de sensor que você escolher para sua aplicação. E ai o que este sensor vai fazer será enviar um sinal para o CLP se ele foi acionado ou não, ai sim dentro do programa do CLP que irão conter as regras de o que o CLP deve fazer se receber este sinal do seu sensor. Tá certo. Muito obrigado por acompanhar nosso canal.
@@clpfacil teria como vc mostrar no simulador funcionando, fazer um video e postar pfv
Eu gostaria de criar uma tela com controle semanal de um queimador, onde em dias alternados eu consiga criar variáveis de temperatura para controle do queimador.
olá, poderia me ajudar? O click no simulador tia v14 não gera pulso.
ao inves de tudo isso, da pra ser feito somente com bloco de controle PID ? preciso controlar 22 resistencias com termopares tipo k. Quais portas preciso ? precisarei de 22 analogicas pra leitura e 22 digitais pra PWM ?
Dá para ser feito com PID sim, mas existem muitas aplicações onde não se tem válvulas proporcionais ou sensores analógicos, ou mesmo controles simples que não necessitam de um Controle PID.
Muito bom obg professor
Parabéns pelo canal!!!
Estou comum dúvida! Num projeto utilizo o sensor ultrassônico HCSR-04 alimentado com 5V. Mas o clp que uso é S7 1200 (211-1AE40-0XB0) DC/DC/DC alimentado com 24v.
O sensor Trigger espetei na porta analógica (A0) e o Echho(A1). Gostaria de saber se a ligação está correta? E também, se essa tensão do sensor vou obter resultado? Caso esteja errado pode me orientar? Grato
Ola Charles, primeiramente muito obrigado por acompanhar os vídeos! A ligação que vc fez esta errada, pois estes pinos destes sensor são digitais e nao analógicos. Baixe o datasheet deste sensor que vc vai ver isso. Você vai ter que utilizar uma saida digital para o trig e uma entrada digital para o eco. E ainda tem os cálculos para interpretar os sinais, nao sei dizer se vai dar certo no CLP.
Muito obrigado André.
Já havia visto o datasheet do HCSR04! O trigger dar um pulso de 10 micro segundo, e o eccho manda um nivel de sinal.
Então o tigger espeto numa porta digital( a tensão HCSR04 é 5v!) e o eccho A0? E o utilizo IN RANGE?
@@charlescerqueira3893, não é isso nao. O retorno do sinal até onde entendi é um sinal PWM nao é analógico, onde voce precisa medir o tempo entre o disparo do trigger e o retorno do eco, ai então este tempo tem uma relação da distância medida, o datasheet deve explicar isto
Obrigado André. Olhei aqui...
Você é o cara! É isso mesmo que você falou! O trigger tem que numa porta digital, utilizo oPWM, e o Eccho na porta A0, utilizo NORM-X e o SCALE-X. Vou testar e te falo.
Charles, não é isso que voce escreveu não. É o seguinte, o Trigger ligado em uma saída digital e o Eco fica ligado em uma Entrada Digital.
Top!!!
Valeu mesmo por acompanhar nossos vídeos!
@@clpfacil tá muito bom os conteúdos, parabéns!!!!
Já comprei a máquina. Assim que chegar vou adquirir o treinamento!!!!
Bom dia! Tem como fazer esse projeto?
Neste Projeto Prático o aluno assimilará um Escopo de serviços executados por profissionais de Eletrotécnica no mercado.
Neste projeto iremos implementar a automação de alguns sistemas residenciais, tais quais:
- Irrigação de gramado todos os dias das 18 às 19 horas.
- Iluminação da garagem via sensor de movimento (com possibilidade de controle manual).
- Acionamento de persianas com abertura às 06 hrs e fechamento às 18 hrs (com a possibilidade de controle manual). Obs.: O sistema deve reconhecer caso a persiana já estiver aberta no horário da abertura e não atuar (idem fechamento), evitando assim problemas no sistema.
O projeto consistirá em 2 partes:
Parte 1 - Escrita da programação em Ladder do CLP responsável pela automação.
Parte 2 - Texto explicativo demonstrando o funcionamento de cada um dos sistemas.
Obs.: Você pode escrever o programa no programa que achar mais confortável. Recomendamos o CadeSimu ou o Clic02 que são de mais fácil acesso.
Professor Excelente Aula!!! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento, muito obrigado mesmo!!! Uma duvida, o CLP converte automaticamente o valor analógico (exemplo 0 a 10V) para o digital (pontos 0 a 27648), ouuuu eu preciso passar em algum conversor AD ??
Fala Leandro, está conversão é automática, e o valor de fundo de escala que no exemplo passei este da Siemens que é 27648, isso vai ser conforme o fabricante e modelo utilizado. Esta informação vem sempre no manual da CPU ou do cartão analógico que você vai utilizar. Valeu por acompanhar nossos vídeos.
Oi muito boa a explicação, por acaso você tem algum vídeo ensinando a fazer essa programação no clp da WEG.
@clpfacil tudo bem?!
Primeiro, parabéns pelo canal!!!
Usando o simulador plcsim+factory i/o, realizei um controle de nivel somente com Bloco "IN_RANGE", nao sendo necessário usar o NORM_X e o SCALE_X.
Gostaria de saber, quais casos necessita ou não essa configuração???
Atenciosamente
Olá Rodrigo, os blocos NORM_X e SCALE_X, são blocos prontos da SIEMENS para facilitar os cálculos de escala, mas você pode utilizar outros sim, para você ter uma ideia dá até para você utilizar o bloco de calculo CALCULATE, pois o ajuste de escala é simplesmente um calculo matemático para o ajuste de Escala. Estes cálculos nós utilizamos quando você for querer LER uma entrada analógica por exemplo e transformar este valor lido em alguma outra grandeza como Temperatura, Pressão, Milimetro, e por ai vai, para facilitar a utilização deste valor dentro de seu programa e ficar de fácil compreensão no caso destes valores forem visualizado em uma tela por exemplo.
show André..
Bom dia amigo
Muito boa sua video aula eu estava precisando automatiza um tanque de 6 metros de altura e queria fazer um monitoramento como este ,qual sensor q vc conhece q pode esta me atendendo ? Desde ja agradeço
Vc disponibiliza o programa para treinar?
parabens
Valeu Marcelo por acompanhar nossos videos.
@@clpfacil sim sao muitos bons
Muito bom! Como você fez o incremento desta memoria MW206 sem a entrada física?
Olá Francisco, eu fiz um contador que ia incrementando e decrementando o valor da MW206 para simular como se fosse um valor de nivel.
Como eu faria está simulação com um gerador de funcao de 4 a 20mA?
Boa explicação professor parabéns, me tira uma dúvida vi em uma lógica da máquina um cálculo analógico dessa forma: transdutor de pressão de 4a20mA com um range de -1 a 30bar, e o cálculo era bem assim= 31/16000=0.00193750 fator de conversão, não entendi professor porque dos 16.000 pra achar esse fator de conversão, poderia me explicar? Desde já agradeço
Fala Cristiano! Provavelmente este numero 16000 possa ser o fundo de escala em pontos da entrada analógica que esta sendo utilizada.
@@clpfacil entendi obrigado professor
Opa , essa lógica não poderia jogar o sinal analógico direto no bloco norm x e depois no scale x , vai funcionar a mesma coisa
Boa noite !
Andre queria saber qual versão do tial portal contempla a CPU 314-6CF01-0AB0 ?
todas as versões do tia portal contemplam a família s7 300 de controladores
Parabéns!!
muito bom parabéns..... e obrigado
O PLC sim simula a IHM também?
O PLCSim é apenas para simular o CLP, mas a própria plataforma do TIA PORTAL tem o Simulador de IHM também, é bem legal, e dá para deixar ligado o Simulador PLC e o Simulador da IHM, e conectar um no outro como se tivesse com um CLP e IHM fisica trocando dados. Muito bom para testar as lógicas e suas telas desenvolvidas.
Fala Andre, excelente vídeo porem fico com uma duvida, como é feito o registro dos valores por ex. como que eu configuro o sensor de acordo com o nível da caixa , não sei se ficou claro mais como ter a certeza que ele vai me informar que 20% realmente é 20% ou aproximado ..
Olá Eric, tudo bem com você!? Sempre quando instalamos um SENSOR em um tanque por exemplo nós precisamos configurar no CLP a faixa de escala que vamos ter, por exemplo se vamos ter um sensor que vai medir a altura do tanque normalmente vem escrito no corpo do sensor qual a faixa que ele atende, vamos imaginar que a faixa dele seja 10 metros, então eu sei que minha escala máxima analógica de entrada de 20mA ou 10V será quando estiver na altura máxima do sensor que será de 10 metros. Assim dá para você fazer os cálculos no CLP e mostrar através da leitura deste sensor a porcentagem em que este tanque esta ou mesmo a o valor em litros através da área do tanque x altura, logico que ai vai conforme o formato do tanque também, mas em resumo é mais ou menos assim.
Dentro do CURSO que temos da CLP FACIL tem uma aula muito legal que dou um exemplo mais ou menos igual a este que você esta com duvida, só que eu utilizo uma régua potenciométrica que fica bem legal para explicar e entender toda esta lógica de faixa de trabalho e ajustes de escala analógica, é bem legal. Fica o convite para você vir participar com a gente no CURSO, tá bom.
Valeu e um abraço.
@@clpfacil obrigado pela atenção, eu assisti um vídeo seu que passou depois desse e por acaso era +- relativo a minha pergunta e me esclareceu bastante a dúvida rs, estou terminando um curso de CLP Delta e o seu do tia é o próximo hehe logo logo serei seu aluno de fato RS muito obrigado!
Valeu @@Fanta0504 !
Optimo video , que simulador vc esta usando?
Estou utilizando o Simulador da propriá Siemens o PLCSim do TIA Portal
qual o valor do curso?
Como eu Faço o curso?
Outra pergunta:
Eu tenho que configurar algum parâmetro no s71200 para fazer a leitura analógica de 4 a 20mA?
Estou usando um gerador de sinais comprado no Mercado livre e não estou conseguindo usar no s71200.
Ola Cristian, para fazer o Curso acesse nosso site www.clpfacil.com.br , Agora sobre a entrada analógica que tem na própria CPU, como por exemplo a CPU 1214C, ela não é configurável é apenas de 0 à 10VDC. Apenas os cartões de entradas analógicas que são configuráveis e não esta entrada analógica da CPU. Voce pode, para fazer um teste, colocar um resistor de 500ohms em paralelo com a entrada analógica da CPU que ai você consegue transformar o sinal de 0 a 20mA para 0 à 10VDC. Mas faça isso apenas para você testar, OK!
@@clpfacil show, bem que eu notei que os campos não estavam habilitados.kkk
Vou fazer o curso com certeza, seus vídeos são muito bons.
Nota 10, like toda hora.
Parabéns
Valeu Cristian
Cara, me tira uma duvida por favor. Como você atribuio valores 20 e 80 às tags Nivel_liga e Nivel_desliga?
Olá João Vitor, conforme voce perguntou, como os campos na IHM do Nivel Liga e Nivel Desliga eram campos de edição eu entrei com os valores através da própria tela da IHM antes de iniciar a gravação do vídeo, mas como são campos de edição você poderia mudar estes valores a qualquer momento, foi assim.
Tem teu roda no PLC sim e não consegui usando uma FC1
Será que você esta chamando o FC1 no OB1? Preciso de mais informações para poder te ajudar melhor. Me passe um e-mail em contato@clpfacil.com.br explicando melhor esta sua dificuldade que eu te ajudo. Valeu.
@@clpfacil meu nome é Douglas Reis meu Gmail e eletrica2kof13@gmail.com eu chamei o FC1 no OB1
O que você fez pra esse nível do tanque ficar variando aleatoriamente ?
Olá Marlon, eu fiz uma lógica para simular a variação de uma entrada analógica, para representar a leitura de um sensor de nivel.
Poderia dizer como foi feita essa simulação de variação automática e qual instrução usada ?
Marlon, faça um contador de 0 a 100 utilizando um acumulador (ADD) e quando chegar, a 100 ai voce faz ele decrementar, e para isso ocorrer automaticamente utilize o clock da CPU de 1 segundo, assim ele ficara pulsando sozinho e vai dar o efeito que voce quer. Depois regule seu bargraphic para que fique de 0 a 100 tambem.
clpfacil olá, poderia me ajudar? O click no simulador tia v14 não gera pulso.
Posso baixar o tia portal para praticar as aulas?
Pode sim, no site da SIEMENS tem a versão de teste de 21 dias que você pode baixar e utiliza-la. Veja o link direto do site da Siemens da versão V14 AQUI: snip.ly/hvxbz
boa tarde Andre, não estou conseguindo ter acesso ao link para fazer o curso, o que devo fazer?
Olá, passe um e-mail em contato@clpfacil.com.br que lhe encaminho o link para participar do curso e mais informações. Obrigado.
Faz um controle PID nisso amigo
Olá Pedro, temos alguns exemplo do PID lá dentro de nosso Curso de Programação de CLP, veja em www.clpfacil.com.br/curso
@@clpfacil opa
Tudo bom?
Vamos ver
Parabéns aula muito Boa.
Mas não consigo copiar o projeto para treinamento.no caderno.muito minúsculo.
Que legal que você gostou Nilson. Temos um Curso de CLP onde tem um projeto semelhante disponível para download.
@@clpfacil o amigo legal sou seu assinante. Acompanho seus vidio
Manda pr mim o endereço ou link.para me escrever no curso de clp.presiso muito aprender linguagem lader e programaçáo.
Obr .pl atenção.
@@nilsondias3498 , ai vai o link da inscrição para o Curso de CLP:
pay.hotmart.com/A3104133A?checkoutMode=10&src=whatsapp
Boa ...muito bom
Bom dia amigo
Muito boa sua video aula eu estava precisando automatiza um tanque de 6 metros de altura e queria fazer um monitoramento como este ,qual sensor q vc conhece q pode esta me atendendo ? Desde ja agradeço
Bom dia amigo
Muito boa sua video aula , qual sensor analogico q vc conhece q pode me atende para monitorar um tanque de 6 metros de altura de agua ?
sensor ultrasonico..
Pode ser um diferencial tbm
Bom dia amigo
Muito boa sua video aula eu estava precisando automatiza um tanque de 6 metros de altura e queria fazer um monitoramento como este ,qual sensor q vc conhece q pode esta me atendendo ? Desde ja agradeço