Poxa josealves, muitissimo obrigado! Cara, isso realmente me dá uma energia boa para continuar com este trabalho.. Espero por ajudar cada vez mais ;) Forte abraço, Joney
É um dispositivo externo, que pode ser conectado ao inversor. Porém não é só conectá-lo, precisa estar com os parâmetros corretos para o funcionamento da frenagem reostatica @@luthiao
Parabéns campeão, aqui temos uma ponte rolante de dez toneladas, quando colocamos uma carga acima de 8t, o inversor está desarmando, iremos refazer os cálculos do resistor de calor.
Olá! Alguns modelos de inversores possui a capacidade de injetar corrente contínua, que é a frenagem dinâmica. Você pode programar a quantidade de tempo desta frenagem.
Tenho um formação técnica em mecatrônica ,estou trabalhando com manutenção automação,curti dms esse vídeo estava precisando ver um vídeo assim,acabou de ganhar mais um escrito.
Olá @wenzorprimal usando inversor de frequência com módulo de frenagem e o resistor de frenagem adequado, sim, é possível fazer este tipo de movimento. É importante garantir que os parâmetros certos estejam habilitados no drive.
Obrigado Antonio Marcos! Todos os conteúdos do canal é enfatizado através de demonstrações práticas... Acredito que dessa forma fica muito mais fácil entender e absorver os conhecimentos.. Abraço!
Preciso freiar um motor de 0.25 cv que ja está montando numa máquina, pra não ter que colocar um motofreio quero colocar um resistor, consegues me indicar um resistor e ohms, amperagem e o que mais vou precisar pra fazer tudo funcionar?
Muito bom o vídeo, conciliar a teoria com a pratica é o caminho para se tornar um bom profissional, impossível ser um bom profissional sem saber a teoria, e a reciproca é verdadeira. Só uma observação, na minha opinião o vídeo ficaria, completo de informações se tivesse aferido a tensão no resistor de frenagem, só faltou isso. Parabéns continue publicando um bom vídeo como este.
Tenho 3 refletores que acendem ao por do sol. Quando falta internet, eles não ligam por não ter referência de horário. No caso com esse ihost eles conseguiram ligar normalmente, no horário?
Boa tarde interessante a demonstração de conhecimento de causa, muito obrigado por compartilhar. Já passados 4 anos quando na divulgação do vídeo, mas é assunto atual é atemporal. Tenho uma dúvida gentilmente, se o resistor de frenagem queima qual o fator que pode está ocasionando a falha?
Ola Cleber! Obrigado por comentar. O resistor de frenagem se comporta como uma carga nesta etapa do circuito. Uma sobretensão com uma sobrecorrente pode ocasionar a queima do resistor. Isto é muito perigoso para o inversor, pode até mesmo chegar a queimar o próprio drive. Muitos manuais recomendam usar um relé de sobrecarga em série ao resistor de frenagem para, em uma eventual sobrecarregada neste, desligar o comando do próprio inversor.
Olá Nilson! Sempre que você necessita parar um motor que trabalha com alta inércia (alta carga) em um curto período, é necessário usar o resistor de frenagem, pq neste momento ocorre uma sobretensão no barramento intermediário do inversor, e caso não tenha como aliviar esta sobretensão, o mesmo irá desarmar ou pior, queimar os capacitores.
Estou usando uma chave 3 posicao para avancar e desligar e retorno jumpeando dl1 e 9 24v , ligando a chave que sai sinal para avanco e retorno dl3 e dl4 p265 avanco e p266 retorno conf o manual do inversor porem o p232 nao me da a opcao 1 parada por inercia.
Professor me tira uma dúvida nessa saída de frenagem do inversor qual valor de tensão que sair aí ? Como funciona essa saída do inversor que vai pro inversor de frenagem?
No caso do meu cfw09 24A to testando aqui em casa em uma fresadora que tem freio mecanico na polia algo que ajuda muito ao fazer rosca com macho , porem nao estpu conseguindo usar p232 parada por inercia so aparece gira e para e outra opcao des. Geral . nao es ta aparecendo parada por rampa 1 e 2 parada por inercia e 3 parada rapida,como eu uso freio preciso desta opcao na pagina 149 nao entendi direito , as opcao que aparece estas 3 opcao so entendi que parada rapida nao aparece se o controle for V/f . Deram a opcao de por 0,2 segundo de desaceleracao e por um contator na saida do inversor isto pode ?
Ola como omeu cfw 08 estou usando e ele e pra 10A só estou fazendo um teste com 0 cfw09 mesmo 24A ,por enquanto que estava parado porem para frear o inversor teria de estar desabilitado sem rampa coloquei o parametro 232 e nao aparece o modo de parada por enercia so gira e para e outro la que esquecia agora o modo por rampa e por enercia e o parada rapida nao aparece , se teria alguma dica , a rampa atrapalha demais tem hora e usar resistor freia muito brusco e pra fazer rosca com macho com rampa e melhor freio gradativamente, me derao a opcao de por rampa de desaceleracao parametro 101 em 0 ou 1 segundo e por um contactor conf o motor na saida do inversor porque dai eu freio aciona um sensor que corta o sinal desabilitando o inversor dai como o contator corta a corrente de saida dai em teoria o inversor aceita rampa 0 ou 1 s . Na pagina 159 no manual fala sore este parametro mas nao entendi direito to usando o modo de ligacao coforme o manual usando 1 e 9 jampeado e dele sai um sinal para alimentar 1 chave de 3 posicao e dela dai 2 fios para alimentar Dl3 avanca e Dl4 retorno se nao me engano p265 funcao 8 e p266 funcao 8 tambem .
tive un iversor marco ativar,quando tinha carga belesa,mas quando a caga aliviava na inercia desarmava,quanto abaixava resitencia ohmica não resolvia o representate colocou um equipameto na saida e resolveu o poblema.nãocosegui mais falar com o representante,você sabe o que foi instalado para resolver esse poblama de inercia.?obrigado,sou do curso de aulão.
@@JoneyCanuto Estava procurando um conteúdo desse tipo para a minha aplicação aqui, professor, mas me surgiu uma dúvida: é melhor deixar sem a frenagem reostatica se não encontrar um resistor de valor ohmico e potência adequado? Ou mesmo um resistor de resistência baixa, tipo 10 ohm, 100w, ainda pode ser utilizado pra uma parada rápida a cada meia hora? Motor de 1,5kw acoplado a uma caixa redutora enorme
Olá Roger! Se sua aplicação apresenta características regenerativas, sim é muito importante que você instale o resistor de frenagem. Nos manuais dos drives, você encontrará uma faixa de resistência e potência recomendada. Procure usar o resistor dentro dessa especificação, isso fará com que a corrente que circula no barramento DC, no momento da regeneração, esteja dentro das especificações do equipamento. Que tipo de aplicação este inversor está instalado?
@@JoneyCanuto a nossa aplicação aqui é um carro de cestos no final de um laminador, que fábrica vergalhão, formando um jumbo de vergalhão de alumínio que precisa se deslocar pro cesto vazio assim que conclui a carga de um dos cestos. É um motor pequeno de 1,5kw, mas com uma caixa redutora monstra. O inversor queimou, perdemos os parâmetros e então o substitui por outro inversor, que apresenta falha E01 Sobretensão no link CC com a rampa de desaceleração mais curta. O gozado é que não tinha resistor de frenagem, mas sempre funcionou no inversor antigo
Porém o que vemos mais é em situações de paradas de emergencia, o motor é desconectado do inversor para garantir torque zero e desta forma, para haver a paráda rápida será necessário utilizar um freio mecanico para segurar o rotor..
uai fikei esperando o sr falar como o resistor trabalha fazendo a frenagem no inversor e qual tipo de resistor usar ,,e em que tipo de situaçao usar ,,,e como instalar a resistençia...o sr vai fazer algum video explicando .porque agora ficamos muito mias confusos doke ja estavamos.obrigao
Alessandro, obrigado por comentar. Sobre a sua dúvida. As características dos resistores é tabelado para cada modelo de inversor de frequencia. De forma geral, o valor ohmico do resistor é tabelado e o valor da potência do resistor é em função do tipo de carga. Quanto mais pesada a carga e maior for o ciclo de regeneração, mais potente será o resistor de frenagem, porque o motor estará enviando um alto valor de tensão regenerativa para o inversor e também em um longo tempo. Por exe. em uma ponte rolante de 10 cv o fator de regeneração é de pelo menos 50%, neste caso o valor de potencia do resistor deve ser pelo menos 3,7kW. Entendeu?
@@JoneyCanuto boa noite ,entendi. Sim ainda mas como exemplo de ponte rolante que não poderia ter exemplo melhor para mim que faço manutenção em cinco ponte rolante todas com inversor ,muito obrigado por responder ,só mas uma pergunta , onde posso encontrar essa tabela para dimensionar o resistor ?
@@Alsas1980 opa que bom o exemplo caiu igual luva hehe! Você encontrará a tabela no manual do inversor que você está usando. Geralmente você também encontra no catálogo do inversor. Qual é o modelo de inversor que você usa?
@@JoneyCanuto bom dia amigo eu tbm tenho muitas dúvidas de calcular o resistor mesmo com o catálogo por causa dos ciclos eu trabalho com manutenção de pontes tbm e minha dúvidas e que tem que calcular ciclos e peso tbm e os inversores da ABB vem com manuais muitos diferentes de entender vc poderia fazer um vídeo esplicando como fazer essas contas obrigado desde ja
Olá Lincoln Antonio, tudo bem? Muito obrigado pela sugestão de conteúdo.. irei inserir nos assuntos que trarei para o canal! Muito obrigado por me acompanhar!
Olá Vilton! Obrigado pelo comentário! Sobre o dimensionamento do resistor funciona dessa forma: O valor de resistência vai depender muito do modelo do inversor de frequência e é um item que deve ser consultado no manual do equipamento, pois lá vc vai obter os valores mín. e máx. de resistência ohmica. Sobre os valores de potência são definidos em função da potência nominal do motor e do ciclo de operação regenerativa da carga. Se você possui um motor trabalhando em um processo 100% regenerativo (ex. uma escada rolante que só desce ou um transportador de cargas que só faz movimentos de descidas) vc deve especificar a potência do resistor considerando 100% de ED , ou seja considerando 100% do valor da potência utilizada pelo motor. Vilton, ficou claro dessa forma?
No caso é PA+ e PB a saída desse inversor, nesse caso na hora da frenagem o que acontece aí nessa saída, sai um nível de tensão ou corrente, como funciona?
Olá, trabalho com manutenção on shore, muito com modo de elevação, isso é muito complicado... elevação de cargas de 1 a 100 tons... utilizamos o ATV 930 e ATV 71... posta algo aí sobre parametrização e proteção dos atvs 930
Olá amigo. Preciso construir um guincho e gostaria de saber se é possível utilizar com um inversor de frequência um sensor de tração, tipo dinamometro, para que o motor mantenha sempre a mesma tração no cabo, por exemplo: setar 50kg de tração no sensor e o motor traciona até este ponto.. se aumentar a tração ele reduz a velocidade, se diminuir ele aumenta automaticamente... sempre em rampa de subida e descida... obrigado.
Boa noite irmão instalei um inversor de frequência cfw500 de 3cv em 380v foi instalado um motor de 1cv nele ele está funcionando perfeitamente só q quando damos um stop nele,ele apaga o visor mais continua normalmente isso acontece só quando paramos ele aí ele apaga o visor o que pode ser a parada dele e rápida pois é uma esteira e preciso parar rápido o que pode ser?
Olá Antônio, tudo bem? Obrigado por comentar... Este sistema que demonstro é para uso de motor trifásico. Estamos usando inversor de frequência para isso. Estes equipamentos são de uso exclusivo para motores trifásicos.
ola .eu tenho um inversos cfw 300 3 cv que funciona em um touro mecanico com um resistor de frenagem..porem quando a carga e alta no motor ele desarma dando erro22. vc sabe se teria algum parametro onde eu resolveria esse problema? pois quando eu uso uma chave simples nele funciona normal .mas com o inverso sempre desarma ...ele ta mo modo vetorial ...se puder me ajudar ..obrigado
Muito bom seu video um dos melhores nessa aréa se não o melhor!!!...
Poxa josealves, muitissimo obrigado! Cara, isso realmente me dá uma energia boa para continuar com este trabalho..
Espero por ajudar cada vez mais ;)
Forte abraço,
Joney
Moito bom
Resostor de frenagem é algo físico ou é um parâmetro da IHM?
É um dispositivo externo, que pode ser conectado ao inversor. Porém não é só conectá-lo, precisa estar com os parâmetros corretos para o funcionamento da frenagem reostatica @@luthiao
Top cara parabéns . Tava doido pra achar um vídeo assim . Na minha empresa temos uma centrífuga que precisa de parada por inércia . Vlw msm
Obrigado por comentar!
Parabéns campeão, aqui temos uma ponte rolante de dez toneladas, quando colocamos uma carga acima de 8t, o inversor está desarmando, iremos refazer os cálculos do resistor de calor.
Muito top professor
Abraço Thiago!
top
Melhor vídeo sobre frenagem por resistor sem dúvidas,
Muito objetivo e possue teoria e prática que é o mais importante pro aprendizado.
Parabéns
Obrigado por comentar Tiago! TMJ
Meus parabéns !! Quem trabalha com inversor sabe que a desaceleração é muito delicada ! Ficou ótima sua explicação! 🙏
Muito obrigado por comentar Alfredo!
Tem uma forma de manter o motor com o freio por um minuto após a parada total?
Olá! Alguns modelos de inversores possui a capacidade de injetar corrente contínua, que é a frenagem dinâmica.
Você pode programar a quantidade de tempo desta frenagem.
Muito bom precisava ver isso acontecendo, pra poder configurar o do meu trabalho
Obrigado por comentar Valdir!
Show de bola.
Tenho um formação técnica em mecatrônica ,estou trabalhando com manutenção automação,curti dms esse vídeo estava precisando ver um vídeo assim,acabou de ganhar mais um escrito.
Valeu Sandro! Seja bem vindo 😉
Muito bom, todo o conteúdo!
Muito obrigado Edison! 😁
Espetacular ! Parabéns meu amigo.
Cara,vc é fera !
Muito obrigado por comentar Alex!!
Muito bem explicado com bastante didática.
Muito obrigado por comentar Claudio!
Essa ideia do resistor posso aplicar numa situação onde eu preciso inverter o sentido de giro com menor tempo possível?
Olá @wenzorprimal usando inversor de frequência com módulo de frenagem e o resistor de frenagem adequado, sim, é possível fazer este tipo de movimento. É importante garantir que os parâmetros certos estejam habilitados no drive.
Que vídeo top os outros vídeos sobre inversor dos outros canais é sempre a mesma coisa parabéns mais um inscrito
Só por esse vídeo ganhou um inscrito. Parabéns, eu estava tomando os cursos da WEG e pesquisei mais sobre o assunto e o seu vídeo é sensacional.
Valeu Vinicius!! Tmj ;)
Aliás, amanhã começa um intensivão.. se quiser , só chegar junto ;) vou deixar o link: aplicandoautomacao.com.br
Excelente explicação, Parabéns!
Obrigado 😃
Parabens meu amigo...
Sua didatica é muito boa...
Muito obrigado Fernando! obrigado por comentar!
Muito bom vídeo
muito bom apresentação pratica
Parabéns pela aula, bem explicativa
Muito obrigado por comentar Marcos! Valeu ;)
Excelente trabalho
Muito obrigado Luiz!
Aula top
Obrigado Saulo! Fico feliz que tenha gostado ;)
muito bom seus videos parabéns... um dos melhores do youtube...
Muitíssimo obrigado Wilian Almeida dos Santos!
Comentários como o seu me motiva sempre a continuar esse trabalho!
Gratidão ;)
Bom dia ótima aula
Obrigado Batista!
Bom muito bom
Obrigado Felipe 🤜🤛
Muito legal sua explicação é o tema também com aula prática ficou dahora
Obrigado Antonio Marcos!
Todos os conteúdos do canal é enfatizado através de demonstrações práticas...
Acredito que dessa forma fica muito mais fácil entender e absorver os conhecimentos..
Abraço!
Ótimas informações.
Que bom que gostou! TMJ
Preciso freiar um motor de 0.25 cv que ja está montando numa máquina, pra não ter que colocar um motofreio quero colocar um resistor, consegues me indicar um resistor e ohms, amperagem e o que mais vou precisar pra fazer tudo funcionar?
Muito bom gostei parabéns.
Show de bola Marcos!
Obrigado por comentar!
Excelente vídeo. Ganhou um inscrito!
TMJ brow! Seja bem vindo
Muito bom o vídeo, conciliar a teoria com a pratica é o caminho para se tornar um bom profissional, impossível ser um bom profissional sem saber a teoria, e a reciproca é verdadeira.
Só uma observação, na minha opinião o vídeo ficaria, completo de informações se tivesse aferido a tensão no resistor de frenagem, só faltou isso.
Parabéns continue publicando um bom vídeo como este.
Valeu amigo...clareou bem o entendimento
Muito obrigado por comentar!
Fico feliz que tenha ajudado 😉
Parabéns pelo vídeo continue postando esses tipo de aulas,é muito útil para quem trabalha em indústria.
Obrigado pela mensagem Anderson!
Isso serve como combustível para a continuidade deste trabalho..
Logo terá mais conteúdos... ;)
Parabéns pela explicação. Já tinha visto um desses em um elevador de carga.
Muito obrigado Fabio! :)
Muito bom parabéns
Muito obrigado!
Excelente aula ganhou mais um inscrito!
Opa! Conte comigo Carlos!
Seja muito bem-vindo no Canal, grande abraço
Muito bom!
Obrigadao Oziel!
Estou estudando frenagem dinâmica de locomotivas, mossa esse vídeo me deu uma boa clareada de como funciona 😃
Maravilha! Já tendi empresas que fazem testes de frenagens em locomotivas tbm. Muito legal!
Cfw 500 precisa configurar o avisando ele que tem tem o resistor?
parabéns joney , muito boa sua explicação vou continuar acompanhando mano
Massa! Muito obrigado Willian!!
muito boa a explicação
Obrigado Ricardo!
Tenho 3 refletores que acendem ao por do sol. Quando falta internet, eles não ligam por não ter referência de horário. No caso com esse ihost eles conseguiram ligar normalmente, no horário?
Como parametrizar inversores para ponte rolante duas velocidade com reversão????
Boa tarde interessante a demonstração de conhecimento de causa, muito obrigado por compartilhar. Já passados 4 anos quando na divulgação do vídeo, mas é assunto atual é atemporal. Tenho uma dúvida gentilmente, se o resistor de frenagem queima qual o fator que pode está ocasionando a falha?
Ola Cleber! Obrigado por comentar.
O resistor de frenagem se comporta como uma carga nesta etapa do circuito.
Uma sobretensão com uma sobrecorrente pode ocasionar a queima do resistor. Isto é muito perigoso para o inversor, pode até mesmo chegar a queimar o próprio drive.
Muitos manuais recomendam usar um relé de sobrecarga em série ao resistor de frenagem para, em uma eventual sobrecarregada neste, desligar o comando do próprio inversor.
Parabéns professor muito bom.esse tipo de parada por resistência qual tipo de máquina usar.parada brusca é complicada.
Olá Nilson! Sempre que você necessita parar um motor que trabalha com alta inércia (alta carga) em um curto período, é necessário usar o resistor de frenagem, pq neste momento ocorre uma sobretensão no barramento intermediário do inversor, e caso não tenha como aliviar esta sobretensão, o mesmo irá desarmar ou pior, queimar os capacitores.
Dom preciso montar um oaramim você consegui o calor ou o oreheto oara vender o esquema elétrico frato
Muito bom video Parabéns
Obrigado Alessandro Mario pelo feedback! ;)
Aula top 👏👏👏
Obrigado!
bom dia Sabe me informar se eu posso usar um modulo externo de frenagem em todos os inversores
Muito bom, bem explicado.
Obrigado Vagner! Fico feliz q tenha gostado!
Excelente explicação! Obrigado.
Obrigado André Machado!
Estou usando uma chave 3 posicao para avancar e desligar e retorno jumpeando dl1 e 9 24v , ligando a chave que sai sinal para avanco e retorno dl3 e dl4 p265 avanco e p266 retorno conf o manual do inversor porem o p232 nao me da a opcao 1 parada por inercia.
Professor me tira uma dúvida nessa saída de frenagem do inversor qual valor de tensão que sair aí ? Como funciona essa saída do inversor que vai pro inversor de frenagem?
Faz um vídeo onde o IF. Para por limite fim de curso como segurança
No caso do meu cfw09 24A to testando aqui em casa em uma fresadora que tem freio mecanico na polia algo que ajuda muito ao fazer rosca com macho , porem nao estpu conseguindo usar p232 parada por inercia so aparece gira e para e outra opcao des. Geral . nao es ta aparecendo parada por rampa 1 e 2 parada por inercia e 3 parada rapida,como eu uso freio preciso desta opcao na pagina 149 nao entendi direito , as opcao que aparece estas 3 opcao so entendi que parada rapida nao aparece se o controle for V/f . Deram a opcao de por 0,2 segundo de desaceleracao e por um contator na saida do inversor isto pode ?
Ola como omeu cfw 08 estou usando e ele e pra 10A só estou fazendo um teste com 0 cfw09 mesmo 24A ,por enquanto que estava parado porem para frear o inversor teria de estar desabilitado sem rampa coloquei o parametro 232 e nao aparece o modo de parada por enercia so gira e para e outro la que esquecia agora o modo por rampa e por enercia e o parada rapida nao aparece , se teria alguma dica , a rampa atrapalha demais tem hora e usar resistor freia muito brusco e pra fazer rosca com macho com rampa e melhor freio gradativamente, me derao a opcao de por rampa de desaceleracao parametro 101 em 0 ou 1 segundo e por um contactor conf o motor na saida do inversor porque dai eu freio aciona um sensor que corta o sinal desabilitando o inversor dai como o contator corta a corrente de saida dai em teoria o inversor aceita rampa 0 ou 1 s . Na pagina 159 no manual fala sore este parametro mas nao entendi direito to usando o modo de ligacao coforme o manual usando 1 e 9 jampeado e dele sai um sinal para alimentar 1 chave de 3 posicao e dela dai 2 fios para alimentar Dl3 avanca e Dl4 retorno se nao me engano p265 funcao 8 e p266 funcao 8 tambem .
Show. Cadê o Ebook?
PORRRRRRA!!!!!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO, CONTINUE ASSIM, PARABÉNS
Faala Paulo! Valeu pelo comentário brother!
😂ww
tive un iversor marco ativar,quando tinha carga belesa,mas quando a caga aliviava na inercia desarmava,quanto abaixava resitencia ohmica não resolvia o representate colocou um equipameto na saida e resolveu o poblema.nãocosegui mais falar com o representante,você sabe o que foi instalado para resolver esse poblama de inercia.?obrigado,sou do curso de aulão.
Valeu, muito bom. Só gostaria de saber se basta ligar os dois terminais do resistor direto na saída do inversor?
Grato.
Olá Ricardo! Não é na saída propriamente dita..
Existed terminais específicos para a ligação do resistor de frenagem. Geralmente são PA e PB
Ótimo conteúdo!
Obrigado Roger!
@@JoneyCanuto Estava procurando um conteúdo desse tipo para a minha aplicação aqui, professor, mas me surgiu uma dúvida: é melhor deixar sem a frenagem reostatica se não encontrar um resistor de valor ohmico e potência adequado? Ou mesmo um resistor de resistência baixa, tipo 10 ohm, 100w, ainda pode ser utilizado pra uma parada rápida a cada meia hora? Motor de 1,5kw acoplado a uma caixa redutora enorme
Olá Roger! Se sua aplicação apresenta características regenerativas, sim é muito importante que você instale o resistor de frenagem. Nos manuais dos drives, você encontrará uma faixa de resistência e potência recomendada. Procure usar o resistor dentro dessa especificação, isso fará com que a corrente que circula no barramento DC, no momento da regeneração, esteja dentro das especificações do equipamento. Que tipo de aplicação este inversor está instalado?
@@JoneyCanuto a nossa aplicação aqui é um carro de cestos no final de um laminador, que fábrica vergalhão, formando um jumbo de vergalhão de alumínio que precisa se deslocar pro cesto vazio assim que conclui a carga de um dos cestos. É um motor pequeno de 1,5kw, mas com uma caixa redutora monstra. O inversor queimou, perdemos os parâmetros e então o substitui por outro inversor, que apresenta falha E01 Sobretensão no link CC com a rampa de desaceleração mais curta. O gozado é que não tinha resistor de frenagem, mas sempre funcionou no inversor antigo
Caso queira discutir mais detalhes, pode me chamar no WhatsApp 11996964017
Parabens muito util
Olá boa noite como parametrizar esse inversor por completo
Teria como programar para qdo desligar (normal) ele desacelerar naturalmente e qdo vc adiciona uma chave de emergencia, ele parar na frenagem?
fantástico.. podemos então dizer que a parada por frenagem / regenerativa, pode ser aplicada numa situação eventual parada de emergência ?
Obrigado por comentar Roger! Sim, pode ser aplicado desde que esteja previsto nesta situação.
Porém o que vemos mais é em situações de paradas de emergencia, o motor é desconectado do inversor para garantir torque zero e desta forma, para haver a paráda rápida será necessário utilizar um freio mecanico para segurar o rotor..
Muito bom.
Muito Obrigado Henrique Lacerda! ;)
Oiã bom dia gostaria de saber como parametrizar injecao de corrente continua na frenagem por inércia
Olá André! Tudo bem?
Rapaz, parada por inércia n é aplicado injeção de corrente contínua
top de mais !
Obrigado Emerson
Muito bom professor
Excelente vídeo...novo escrito.....
Boa noite irmão me inscrevi no seu canal
Como consigo baixar o e book?
Aqui está João: drive.google.com/file/d/0B8FJr6waHS8QZVMxZlVBUzdKZzg/view?usp=sharing&resourcekey=0-S83gAogB_2Gj_hkvQSuzdw
@@JoneyCanuto muito obrigado
@@JoaoVictor-fh4on Tmj
uai fikei esperando o sr falar como o resistor trabalha fazendo a frenagem no inversor e qual tipo de resistor usar ,,e em que tipo de situaçao usar ,,,e como instalar a resistençia...o sr vai fazer algum video explicando .porque agora ficamos muito mias confusos doke ja estavamos.obrigao
Parabéns muito bom !!!
Obrigado amigo!
Melhor explicação!!
Obrigado Alvaro Ribeiro!
Fico feliz em ter gostado!
Muito bom vídeo , como faço para dimensionar o resistor ?
Alessandro, obrigado por comentar.
Sobre a sua dúvida. As características dos resistores é tabelado para cada modelo de inversor de frequencia.
De forma geral, o valor ohmico do resistor é tabelado e o valor da potência do resistor é em função do tipo de carga.
Quanto mais pesada a carga e maior for o ciclo de regeneração, mais potente será o resistor de frenagem, porque o motor estará enviando um alto valor de tensão regenerativa para o inversor e também em um longo tempo.
Por exe. em uma ponte rolante de 10 cv o fator de regeneração é de pelo menos 50%, neste caso o valor de potencia do resistor deve ser pelo menos 3,7kW. Entendeu?
@@JoneyCanuto boa noite ,entendi. Sim ainda mas como exemplo de ponte rolante que não poderia ter exemplo melhor para mim que faço manutenção em cinco ponte rolante todas com inversor ,muito obrigado por responder ,só mas uma pergunta , onde posso encontrar essa tabela para dimensionar o resistor ?
@@Alsas1980 opa que bom o exemplo caiu igual luva hehe!
Você encontrará a tabela no manual do inversor que você está usando. Geralmente você também encontra no catálogo do inversor. Qual é o modelo de inversor que você usa?
@@JoneyCanuto bom dia amigo eu tbm tenho muitas dúvidas de calcular o resistor mesmo com o catálogo por causa dos ciclos eu trabalho com manutenção de pontes tbm e minha dúvidas e que tem que calcular ciclos e peso tbm e os inversores da ABB vem com manuais muitos diferentes de entender vc poderia fazer um vídeo esplicando como fazer essas contas obrigado desde ja
Muito bom, obrigado!
Boa noite,
Parabéns pelo vídeo , vc poderia falar sobre a regeneração!
Olá Lincoln Antonio, tudo bem?
Muito obrigado pela sugestão de conteúdo.. irei inserir nos assuntos que trarei para o canal!
Muito obrigado por me acompanhar!
Beleza de vídeo! Gostaria de saber, quais os cálculos que você usou para dimensionar os resistores para esse motor.?
Olá Vilton! Obrigado pelo comentário!
Sobre o dimensionamento do resistor funciona dessa forma:
O valor de resistência vai depender muito do modelo do inversor de frequência e é um item que deve ser consultado no manual do equipamento, pois lá vc vai obter os valores mín. e máx. de resistência ohmica.
Sobre os valores de potência são definidos em função da potência nominal do motor e do ciclo de operação regenerativa da carga.
Se você possui um motor trabalhando em um processo 100% regenerativo (ex. uma escada rolante que só desce ou um transportador de cargas que só faz movimentos de descidas) vc deve especificar a potência do resistor considerando 100% de ED , ou seja considerando 100% do valor da potência utilizada pelo motor.
Vilton, ficou claro dessa forma?
+Joney Canuto Sim, ficou claro.
Valeu pela informação.
Sim, ficou claro. Valeu pela informação.
Se eu uso apenas para deixar o motor parado mas com a desaceleraçao em uma rampa de 5 seg, preciso do resistor?
Excelente aula 👍👍👍👍
Obrigado Márcio
No caso é PA+ e PB a saída desse inversor, nesse caso na hora da frenagem o que acontece aí nessa saída, sai um nível de tensão ou corrente, como funciona?
em que escala vc usa para medir a tenção de saída CA OU CC
Olá, trabalho com manutenção on shore, muito com modo de elevação, isso é muito complicado... elevação de cargas de 1 a 100 tons... utilizamos o ATV 930 e ATV 71... posta algo aí sobre parametrização e proteção dos atvs 930
Parabéns amigo! Mas como corregir erro de frenagem no inversor?😅
Bom vídeo camarada.
Na parte de frenagem com resistores, você poderia medir as tensões e corretes que surgem no link DC do inversor... por favor?
cara muito top seu vídeo, parabéns ganhou mais um inscrito
Massa! Bem vindo Christian Bueno, obrigado por comentar ;)
Boa noite blz
Cara não consegui baixar o e-book que você comentou ao vídeo. Poderia me enviar por e-mail?
Olá amigo. Preciso construir um guincho e gostaria de saber se é possível utilizar com um inversor de frequência um sensor de tração, tipo dinamometro, para que o motor mantenha sempre a mesma tração no cabo, por exemplo: setar 50kg de tração no sensor e o motor traciona até este ponto.. se aumentar a tração ele reduz a velocidade, se diminuir ele aumenta automaticamente... sempre em rampa de subida e descida... obrigado.
show
TMJ
Top
Obrigado 😉
Show...
Boa noite irmão instalei um inversor de frequência cfw500 de 3cv em 380v foi instalado um motor de 1cv nele ele está funcionando perfeitamente só q quando damos um stop nele,ele apaga o visor mais continua normalmente isso acontece só quando paramos ele aí ele apaga o visor o que pode ser a parada dele e rápida pois é uma esteira e preciso parar rápido o que pode ser?
Gostaria de tirar uma dúvida..
Uma sugestão seria fazer um vídeo de como ligar um sensor de nível com 3 eletrodos num inversor se frequência.
Boaa.. Obrigado pela sugestão Fabrício!
Irei providenciar os equipamentos para poder realizar esse ensaio ;)
Abraço
Boa tarde gostei do seu vídeo mais gostaria de saber se é possível fazer uma frenagem em um motor monofazico 1/4 de CV
Olá Antônio, tudo bem?
Obrigado por comentar... Este sistema que demonstro é para uso de motor trifásico. Estamos usando inversor de frequência para isso. Estes equipamentos são de uso exclusivo para motores trifásicos.
ola .eu tenho um inversos cfw 300 3 cv que funciona em um touro mecanico com um resistor de frenagem..porem quando a carga e alta no motor ele desarma dando erro22. vc sabe se teria algum parametro onde eu resolveria esse problema? pois quando eu uso uma chave simples nele funciona normal .mas com o inverso sempre desarma ...ele ta mo modo vetorial ...se puder me ajudar ..obrigado