Os Caminhônibus

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 567

  • @saviodaniel78
    @saviodaniel78 5 років тому +17

    Não sabia que alguns chassis de ônibus eram iguais aos de caminhão . Aprendo demais nesse canal , parabéns

  • @luanbusologo
    @luanbusologo 5 років тому +11

    A emoção e essa escutar o ronco da máquina principalmente se for um VW 17-230/17-230 , isso e só pra quem gosta

  • @carlosandreminiaturas2292
    @carlosandreminiaturas2292 5 років тому +5

    Estou na Espanha e os ônibus aqui são espetaculares estou só uma semana e estou impressionado com a qualidade dos veículos

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      carlos andre miniaturas Exato! Estive em Barcelona e também em Paris há 4 anos e fiquei impressionado com a modernidade dos ônibus de lá! Vi exatamente o que é o verdadeiro e moderno conceito de ônibus urbano atual. Quando voltei pro Rio, meu choque foi total com os ônibus daqui! Primeiro mundo é outra coisa!

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому +1

      Você acha que um dia o Brasil vai melhorar no quesito transporte ?

  • @MarconiRamos1
    @MarconiRamos1 5 років тому +12

    Oi, Leonardo! Eu também sou busólogo e super fã do seu canal. Eu não costumo muito postar comentários nos vários vídeos que costumo assistir, porém gostaria de expressar minha opinião sobre acessibilidade nos ônibus urbanos: Eu moro aqui em Olinda, juntinho de Recife e acho inviável a implantação de ônibus com piso baixo na cidade, até por causa dos vários obstáculos, como lombadas, buracos, desnível do solo, ladeiras encontrados principalmente nas periferias. Eu sou a favor dos, como você bem os descreveu, CAMINHÔNIBUS. Por ser um veículo pesado e com capacidade para transportar uma grande massa de passageiros e cargas, eles devem ser exatamente assim como são! Para facilitar o acesso dos clientes (detesto a expressão "usuários") ou passageiros ao ônibus, eu sugiro uma ideia (Podem rir de mim se por acaso acharem a mesma absurda!): QUANTO CUSTARIA PARA ALGUM ENGENHEIRO CRIAR E IMPLANTAR NOS ÔNIBUS, UMA MINE ESCADA ROLANTE capaz de elevar o passageiro até o piso do veículo?
    Bem... Essa seria, na minha opinião, uma opção mais barata e super viável, do que adquirir toda uma frota desses veículos com pisos baixos e ainda ter que mudar toda a infra-estrutura das Cidades.

    • @LeonardoAbrantesbrtrj
      @LeonardoAbrantesbrtrj  5 років тому +5

      Eu também já imaginei essa possibilidade, mas pensa comigo: imagine que o assunto aqui fosse sobre os trens, para o trem passar tem que ter os trilhos e da mesma forma para um ônibus de piso baixo passar tem que ter ruas corretamente pavimentadas sem lombadas, com ruas mais largas possibilitando as manobras e etc...Isso tudo depende de interesse político sobre o assunto. Todos serão beneficiados, tanto a população com um transporte melhor e de qualidade, com ruas mais adequadas a passagem de veículos e também preservando a saúde dos condutores desses ônibus!

    • @MarconiRamos1
      @MarconiRamos1 5 років тому +2

      @@LeonardoAbrantesbrtrj Vendo por esse lado, concordo com você... Uma cidade inteiramente planejada com uma infra-estrutura previamente pensada com inteligência, para nós, passageiros e vocês, profissionais do transporte urbano e rodoviário, seria um sonho! Sonho esse, na minha opinião, bem distante de se tornar realidade. Por isso, acho que essa ideia de uma "mine escada rolante" nos ônibus seria uma opção mais fácil de se tornar realidade; só bastaria um real interesse do poder público de melhorar o acesso das pessoas ao transporte público.
      No que diz respeito à saúde e o bem estar de vocês, profissionais que trabalham nos ônibus (em especial, o motorista), concordo plenamente que todos esses veículos deveriam vir com um motor traseiro. Isso também é mais fácil de se conseguir; só que para isso, a população teria que se reunir e sair à luta dessa ou dessas conquistas para a melhoria de um transporte público com mais decência, qualidade e conforto para todos nós. Abraços, Leonardo!

    • @MarconiRamos1
      @MarconiRamos1 5 років тому +2

      Mais um comentário, se me permite: Eu acho que essa tampa de acesso ao motor, que os ônibus com motor dianteiro possuem, não deveria existir. Ou seja, os mecânicos não deveriam ter acesso ao motor por dentro do veículo, e sim, por fora como em alguns caminhões, onde se é necessário levantar toda sua cabine para se ter acesso. Isso, creio eu reduziria o nível de ruído, trepidação e calor gerados pelo motor e é passado para o motorista durante todo o seu expediente de trabalho. Um bom engenheiro encontraria facilmente uma solução para resolver isso... De repente, quem sabe, um sistema hidráulico de elevação da carroceria do ônibus, similar ao mesmo sistema de elevação de um caminhão caçamba; e que fosse usado apenas para fins de manutenção.

    • @MarconiRamos1
      @MarconiRamos1 5 років тому +1

      Amo ônibus! Tudo pelo ônibus! Sou busólogo de carteirinha...
      Eu ainda hei de compor uma música em dedicação ao amor que sinto por esse tão formidável veículo de transporte. Abraços, Leonardo Abrantes! Seu canal é show!!!

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому

      @@MarconiRamos1 Concordo .

  • @denilsoncosta1989
    @denilsoncosta1989 5 років тому +13

    Verdade Leonardo concordo plenamente, faltou citar que o poder público não instala veículos de piso baixo para não ter que readequar as ruas, principalmente na periferia que há muitas lombadas, depressões, buracos e ondulações, muitas delas até sem calçada com meio fio, coisas essenciais para operação deste tipo de veículo. Morei em São Paulo e hoje ônibus com acessibilidade e piso baixo sofrem bastante com a falta de infraestrutura viária, ainda mais quando precisam fazer desvios de rota quando há algum acidente, alguma obra no meio do percurso e dentro dos bairros mais distantes do centro, que embora dotados de suspensão pneumática que possui sistema de levantamento e ajoelhamento de carroceria raspam mesmo no chão, mas claro as melhorias precisam ser pensadas, pois em todo o mundo e em muitas cidades brasileiras já temos esse recurso e as capitais brasileiras têm recursos para tais fins. Aqui um exemplo clássico de ônibus superarticulado com piso baixo em lugar sem infraestrutura viária sendo danificado: ua-cam.com/video/OyDPcHRc0Ek/v-deo.html

    • @deisilva3648
      @deisilva3648 5 років тому

      6235447wttwugghjleghe

    • @Gean...de...Oliveira
      @Gean...de...Oliveira 5 років тому +3

      Esse é um dos motivos de eu achar que os ônibus de motor dianteiro tem seu valor.
      Ônibus de piso baixo é indiscutivelmente uma opção que trás mais qualidade. Mas colocá-los em operação não é simplesmente fazer a aquisição e botar nas ruas.
      Num cenário ideal eles seriam ótimos. Mas estamos bem longe desse cenário.
      Não que eu ache que não devemos desistir de reivindicá-lo. Só digo que não é muito palpável.

    • @brunocoval1840
      @brunocoval1840 5 років тому +1

      A desculpa deles é que piso baixo e muito caro a manutenção se e tão caro assim porque Niterói são Paulo tem???

  • @manutencaobasicaecia.2609
    @manutencaobasicaecia.2609 5 років тому +20

    Motor traseiro é outro conforto. Tanto pra mim que dirijo, tanto para o passageiro.

    • @lekalibo
      @lekalibo Рік тому

      Só vejo os motoristas segurando o freio e é acelerador ao mesmo tempo.
      Isso acaba com um equipamento que custa o dobro dos ônibus comums

  • @Pedrogodsil
    @Pedrogodsil 5 років тому +3

    Parabéns pelo vídeo sobre chassis de caminhões para uso de ônibus. Um fato. São de difícil acesso. Dificultoso para pessoa com dificuldade de mobilidade. O correto seria a obrigatoriedade de ônibus de piso baixo. Em paralelo daria uma melhor condição de trabalho para os motoristas.

  • @sergiorodrigues-ursao
    @sergiorodrigues-ursao 5 років тому +25

    Leonardo, a título de informação devo acrescentar um detalhe. Em alguns municípios da Região Metropolitana do RJ, a Baixada Fluminense (Totalmente) e o Interior do Estado do RJ, as estradas NÃO oferecem condições técnicas (de asfaltamento, lombadas e buracos) para se implantar coletivos de "Piso Baixo". Não há vontade política sobre esse assunto.
    Na verdade, teria que se implantar Ônibus movidos a bateria e/ou trólebus!!!

  • @DiaryofCycling-Adventurous
    @DiaryofCycling-Adventurous 4 роки тому +3

    Obrigado amigo, detentor deste canal. Eu vivo neste país ha muitos anos, e sou crítico ferrenho da "realidade brasileira". E sou sempre, repudiado pela maioria dos brasileiros por minha postura crítica. Mas, felizmente encontrei seu vídeo, absolutamente crítico, no sentido exato do termo. Super técnico, político, no sentido humano. Que ótimo, que no meio dessa grande massa de ignorante existe pessoas como você. Espero que você publique más vídeos com conteúdos, tão pedagógicos, elucidantes quanto este. Obrigado, verdadeiro cidadão brasileiro. Agora sim, patriota, cidadão, sem demagogia.

  • @Gean...de...Oliveira
    @Gean...de...Oliveira 5 років тому +7

    Bom, eu sou um grande entusiasta de ônibus de motor dianteiro. Eu acho eles muito legais, mais bonitos e, dentre todos, são provavelmente meus favoritos. Parecem carros de corrida hahaha.
    E eu acho que é inegável o valor dessa configuração.
    Pelo custo e facilidade de operação (agilidade em curvas, subidas e descidas, distribuição de peso etc).
    E isso com certeza é um fator que faz parte do cálculo.
    PORÉM, concordo plenamente que para um transporte de qualidade eles não são a melhor opção.
    Eu considero uma solução interessante ter frotas mistas, com ônibus de piso baixo e alto intercalados ou mesmo embarque em nível ao menos nas portas centrais. De modo a proporcionar a possibilidade de um veículo bem mais acessível à quem precisa, mas cortando custos com parte da frota.
    Não é o ideal. Mas é mais que nada. Traria melhoria no transporte mas ainda agradaria os empresários.

  • @onibusurbano6074
    @onibusurbano6074 4 роки тому +5

    Mais tem que saber o seguinte depende do lugar não tem como ter disponibilidade de ônibus piso baixo e motor traseiro! Pois existem morros e vários outros fatores que impossibilita o acesso!

  •  5 років тому +7

    Aqui em Natal tinha muitos na década de 90...mas hoje não se vê mas nem um.. Vlw ótimo vídeo

  • @ricardoeugenioperez4627
    @ricardoeugenioperez4627 5 років тому +6

    Bom dia, Leonardo. Nota 10 p/ vc. Há alguns anos, aqui em BH, já tivemos ônibus com motor traseiro (0371 MB), com câmbio automático (Volvo). Atualmente não temos mais. Legal o caminhonibus mostrado na abertura.

  • @RogerioOliveira-sl9if
    @RogerioOliveira-sl9if 5 років тому +1

    Muito bom o vídeo parabéns. Leonardo. De caminhão a ônibus só que nos caminhões sem conforto. E muito risco e pouca proteção mas agora evoluiu muito mas os princípios são os mesmos parabéns pela evolução. Estamos em 2019.e a tendência é melhorar mais. Muito obrigado por mostrar esta evolução. De caminhão a ônibus belo video. E mais um conhecimento. Valeu.

  • @brunybuspg-porbrunynhoprad2259
    @brunybuspg-porbrunynhoprad2259 5 років тому +7

    Show
    Ônibus mais novos com motor traseiro com câmbio automático é muito mais melhor,confortável, sem sofrência por causa do calor, ao motorista que sempre está conduzindo os ônibus e sem precisar trocar de marcha e também tem uma boa economia de combustível.......
    Like.

    • @JPBusologia1068
      @JPBusologia1068 2 роки тому

      Também existem ônibus de motor traseiro, com câmbio manual

  • @tjfzs
    @tjfzs 5 років тому +1

    Até nesse ponto, Niterói tá dando uma aula no Rio. Quase toda a frota climatizada e com algumas linhas atendidas por carros de piso baixo. Só falta acabarem com a padronização rs

  • @rafaelfernandes9214
    @rafaelfernandes9214 7 місяців тому

    Leonardo sou motorista de caminhão e vc falou tudo cara🤝

  • @evertonsilva7999
    @evertonsilva7999 5 років тому +6

    A volvo com o Caminhão 270 e que derivou o chassi de ônibus Volvo B270F, pra mim um ótimo motor dianteiro que a volvo fez.

  • @AlexandreGomes-eg2wo
    @AlexandreGomes-eg2wo 5 років тому +13

    Não é só o para os que nasceram com problemas de locomoção, temos hoje uma população que estar vivendo mais ,por consequência, envelhecendo,existem também as pessoas jovens que ficam com problemas de locomoção, por causa de acidentes e doenças.
    E também por causa do estilo de vida atual,algumas pessoas estão tendo doenças mais cedo.Afinal é comum pessoas com menos de 50 anos ,que já tiveram um AVC!

  • @joaobezerra8448
    @joaobezerra8448 5 років тому +10

    É verdade.
    Sou motorista de ônibus e sofro com esses problemas de calor, barulho, trepidação excessivos e mais o trânsito intenso...
    Triste país de ambiciosos.

    • @LeonardoAbrantesbrtrj
      @LeonardoAbrantesbrtrj  5 років тому +4

      Só sabe e conhece quem vive de fato essa realidade, quem questiona o que falo aqui nesse vídeo nunca dirigiu um ônibus com motor dianteiro!

    • @microartgames7480
      @microartgames7480 4 роки тому +1

      Acho que São Paulo, está em outro patamar. Os ônibus de chassi de caminhão, está em locais, em que os ônibus de piso baixo não conseguir entrar em alguns lugares das periferias, devido a sua suspensão ser baixa e ar. Lembrando que ainda tem alguns ônibus antigo de piso baixo que não tem ar-condicionado.

    • @microartgames7480
      @microartgames7480 4 роки тому

      muda para São Paulo vc dirigir ônibus com suspensão a ar, trolebus, bi-articulados, articulados e super-articulados. coisas rara na cidade do Rio de Janeiro. A única coisa legal no transporte do Rio, é o VLT, porem é muito lento e ineficiente e nao atenderia a São Paulo.

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому

      @@microartgames7480 Curitiba e Porto Alegre também.

  • @vicenteabrantes6695
    @vicenteabrantes6695 5 років тому

    Leonardo Abrantes, parabéns pela matéria e texto.Concordo com cada citação! Lamentável realmente essa situação, vamos convir que infelizmente sistema de transporte coletivo é um conjunto, as empresas concessionárias são somente uma ponta dele. Conheço grande parte do Brasil e como citado em comentário abaixo, é impossível na maioria dos municípios haver trafegabilidade de um "ônibus de verdade". Muito pouco se evoluiu em nosso país em relação a mobilidade urbana, é uma verdadeira piada. Sou fã respeitoso de seu canal, atualmente sou gerente de uma empresa de transporte coletivo no RS, seria um sonho podermos trabalhar com mais qualidade e transparência aos usuários, mas infelizmente como citado acima todo o sistema de mobilidade trabalha contra a eficiência, incluindo poder concedente e usuários. A prioridade de investimento no Brasil é ao transporte individual e não ao coletivo. Lamentamos por nossos usuários utilizarem o serviço por necessidade e não por opção.

  • @andersonsantos6422
    @andersonsantos6422 5 років тому +3

    Ótimo vídeo parabéns like
    Realmente não é facil a nossa rotina, trabalho em uma empresa aqui em Santo André SP onde 70% da frota é frontal não tem ar condicionado e nos dias de calor é quase que insuportável ficar dentro do carro.

  • @geraldocunhadasilva6311
    @geraldocunhadasilva6311 5 років тому +4

    Sou motorista a 23 anos ,comecei na categoria D e passei para categoria AE quando surgiu a nova categoria hoje posso trabalhar em qualquer veiculo algumas coisas eu concordo com o Leo e outras não ,porque tudo depende de localidades ,circulações e infraestruturas ex um motor traseiro nunca irá resistir a muitas cidades onde não são pavimentadas que se observarmos são muitas cidades eu sou pratico grandes metrópoles o motor traseiros e melhor mais nos interiores e o dianteiro minha opinião de motorista e do usuário aqui no Mato Grosso

    • @locomovego4997
      @locomovego4997 5 років тому

      Acho perfeitamente possível um carro de motor traseiro com suspensão adaptada a esses locais

  • @israelsucesso1225
    @israelsucesso1225 5 років тому +6

    Só que o motor traseiro escurega mais do que o dianteiro, mais perigoso. O ar frio do ar condicionado sempre se desloca pro fundo do ônibus, pois ele é mais denso. As carrocerias tb influenciam na estabilidade do veiculo. Quando eu pilotava ônibus eu não gostava de motor traseiro, principalmente em dias de chuva, MUITO perigoso.

    • @frances20i
      @frances20i 5 років тому +3

      Deve depender muito da configuração... Os novos Caio Indicar com Ar, que usam na área da Periferia de SP, tem motor dianteiro e tão fraco de motor, que não sobe a rua da minha mãe..e são de 2017 e 2018

  • @Ni_Lopes
    @Ni_Lopes 5 років тому +49

    O barulho é muito forte.
    Às vezes entro nesses ônibus com motor dianteiro escutando música no fone de ouvido e tenho que aumentar para poder ouvir, quando desço tenho que abaixar, ou seja um barulho muito acima do suportável à saúde auditiva. Sinto pena só dos motoristas, pois os passageiros estão apenas de passagem.

    • @marcelozanatta5153
      @marcelozanatta5153 5 років тому

      Aqui em Campinas - SP é a mesma porcaria tb. E Da-lhe Uber.

    • @Josesims2
      @Josesims2 5 років тому +1

      os passageiros tb sofrem, eu ja tive q fazer um tratamento medico 1h dentro dum Scorpion OF q a Lourdres usava no 623.... Depois dum dia de trampo aturar rangido e calor, sempre que posso venho de uber do trampo...

    • @Josesims2
      @Josesims2 5 років тому

      @Osm B 4 REAIS.... pra esses empresarios passearem em seus BMW de 2 lugares com tetos que descem ou BMW blindado de 4 portas, ambos lindos e confortáveis...

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      Isso em se tratando dos Mercedinhos, imagine então na época daqueles Scania de motor dianteiro (os F113) barulhentões pra caramba? Aqui no Rio foram usados entre 1990 e 2003 por diversas empresas, imagine o sofrimento dos motoras ! ! ! . . .

  • @hadockshow694
    @hadockshow694 5 років тому +1

    Bonita a reportagem e principalmente as músicas parabéns! Like

  • @canalgeipotmobilidade1163
    @canalgeipotmobilidade1163 5 років тому +4

    Em um onibus do modelo apache vip percebi que por conta do chassi ser de caminhao no caso do chassi mercedes of 1721 o painel fica localizado proximo ao parabrisa enquanto no volksbus 17210 o painel fica localizado nais recuado do parabrisa por isso o volksbus possui um espaco maior entre o parabrisa e o painel
    Tambem nao vou deixar de mencionar aqui o chassi da ford ou seja de um caminhao ford cargo que tinha parceria com a volkswagem na epoca da autolatina
    Apenas a empresa paratodos utilizou esse tipo de chassi encarrocado pelas carrocerias thamco dinamus e neobus mega 2001

  • @jssrj1852
    @jssrj1852 5 років тому +36

    Ônibus de verdade tem motor traseiro. E se for urbano, piso baixo. Gosto das carrocerias, não dos chassis.
    Esse vídeo tem toda razão.

    • @felipecarvalho4206
      @felipecarvalho4206 5 років тому +3

      Fato! Os ônibus americanos e europeus são assim...

    • @jssrj1852
      @jssrj1852 5 років тому +1

      @@felipecarvalho4206 como nos EUA as ruas são largas os ônibus podem ter largura maior, o que garante espaço pros passageiros.

    • @TiagoCardoso1987
      @TiagoCardoso1987 5 років тому +9

      E ainda tem gente que fala mal dos ônibus dos Estados Unidos e do Canadá (um disparate só porque são mais conservadores visualmente, o que aliás eu gosto), dizendo que os ônibus que rodam por aqui são os melhores do mundo, ledo engano. O povo daqui em sua maioria pode até gostar do design da carroceria, mas, em termos de tecnologia e conforto, em linhas gerais estamos há anos-luz de Ásia, Europa e América do Norte. Até temos bons chassis e carrocerias, mas, são pouquíssimos que compõem nossas frotas. O maior absurdo para mim, é o fato de algumas encarroçadoras brasileiras terem alguns modelos voltados apenas para exportação, dai, você já vê o nível do absurdo que é o mercado brasileiro...

    • @presidente4340
      @presidente4340 5 років тому +2

      São os o500

    • @nacional.tv.brasil
      @nacional.tv.brasil 5 років тому +3

      Tudo isso é graças ao Grupo Guanabara a maior responsável pelo atraso do transporte público.

  • @claytonpiresdearaujo6791
    @claytonpiresdearaujo6791 5 років тому +21

    Até entendo o uso dos Cabritos em algumas cidades ou em algumas linhas por terem ruas com pavimento péssimo ou de difícil manobra! Agora em cidades onde se tem ótima pavimentação, deveria ser obrigatório o ônibus de Piso baixo com motor traseiro (né Santos e praia grande?)! Agora se tem a real necessidade de usar o ônibus de motor dianteiro, que façam um negócio descente! Com isolamento térmico de qualidade, suspensão a ar e sem essa desgraça de piso de alumínio, que aliás deveria ser PROIBIDO qualquer ônibus ser fabricado com piso ou paredes internas de alumínio!

    • @Josesims2
      @Josesims2 5 років тому

      Piso de alumino ta sendo abolido graças a DEUS no RIO(so carros mais antigos tem) parede aluminio vejo ainda na TRES AMIGOS em carros recentes de 2 anos mais ou menos...

    • @louissciffer5297
      @louissciffer5297 5 років тому

      Santos teve o melhor e mais confortável ônibus na gestão da Telma, eles eram de piso rebaixado, motor turbo traseiro, estabilidade tão absurda que praticamente não balançava nada, assentos de couro extremamente macios, muito silencioso por dentro, e por fora aquele ronco gostoso do motor turbo...esse ônibus rodou mais ou menos de 89 até 96, eles sumiram assim que o Mansur entrou, não me lembro o nome dele, eu moleque na época, só me lembro que ele era branco, quadradão e bem largo, tenho muitas saudades desse ônibus, até hj acho que foi o melhor ônibus municipal que andei. Bons tempos da CSTC...o transporte era nosso e de ótima qualidade para época, Santos tinha o que existia de mais moderno no momento, o preço era justo, e ainda o último domingo do mês a passagem era grátis hehe já agora estamos todos reféns da Piracicabana, BR Mobilidade, etc, e tendo que pagar um valor absurdo por um serviço ridículo

    • @PauloRodrigues-tn1fi
      @PauloRodrigues-tn1fi 4 роки тому

      Em Mogi Guaçu interior de São Paulo os pisos de alumínio começaram a ser abolidos em 2001. A frota é 100% com piso emborrachado.

    • @vitordossantos9842
      @vitordossantos9842 4 роки тому

      Mano nenhuma cidade pode exigir onibus de piso alto,e caso ela exija ela terá que pagar subsídio as empresas pra que elas comprem onibus de piso baixo e motor traseiro, onibus de motor traseiro tem a manutenção mais difícil além do consumo de diesel de ser mais frágil,como o motor está na parte de trás ele vai esquentar muito mais que um dianteiro por não ter uma entrada de ar 100% do tempo, é o maior problema é a revenda desse ônibus pq depois que eles passam anos transportando passageiros e chega a hora da renovação da frota esses ônibus não tem comprador,e a falar de comprador aliado a manutenção complicada e mais "custosa" do motor traseiro fazem os preços caírem D+,por exemplo:
      Um apache vip II 2012 OF-1721 custa em média 150-200 mil Reais,isso usado,
      Agora um Millennium O500U do mesmo ano custa em torno de 40mil-50mil reias,não vale a Pena

  • @ValneiConceicao
    @ValneiConceicao 5 років тому +11

    Caraca a capa do video me deu um susto kkkk video top like

  • @ricardolins6991
    @ricardolins6991 5 років тому +2

    Muito bacana a matéria !!!

  • @patrickmouzer
    @patrickmouzer 5 років тому +8

    Só lembro daqueles ônibus que tinham som de caminhão mesmo, na hora de troca de marcha, via bastante na Rio Ita e na Auto Viação Fagundes.

    • @locomovego4997
      @locomovego4997 5 років тому +1

      Aqui tinha Thamco Scorpion com chassi Ford q na garagem eles colocavam pente na turbina pra fazer isso

    • @manoferpa4780
      @manoferpa4780 5 років тому +1

      Sim motor 1620.

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      Patrick Mouzer Esse ruído era mais explícito antigamente, quando a Rio Ita e a Expresso Rio de Janeiro tinam Ciferal Urbano, Condor, Paulista e Caios Gabriela com chassis MB LPO 1113 nos anos 80! Digo pois ia muito de Niterói à Porto das Caixas nesses modelinhos da Exp Rio de Janeiro, e o ronco ficou na memória.

  • @mateuspimentelHA
    @mateuspimentelHA 5 років тому +3

    Agradeço por ser de SP, motor traseiro e piso baixo são ótimos, agilizam no embarque do pessoal com mobilidade reduzida, não precisa de elevador defeituoso para embarcar cadeirante... O operador não precisa ficar passando marcha e nem ficar no calor e com o barulho do motor.. Motor traseiro é bom para todos

  • @waltermoreno2312
    @waltermoreno2312 5 років тому +2

    infelizmente , a realidade da grande maioria de nossas ruas e avenidas , impede as empresas de usar onibus de piso baixo , buracos , lombadas , irregularidade do asfalto quando tem , a culpa nao e totalmente das empresas e montadoras , mas sim dos governantes que deixaram as cidades crescerem de maneira desordenada , sem planejamento e manutençao das vias .

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому +1

      Concordo . Mas no caso das montadoras ai a historia é um pouco diferente .

  • @mineiraobello5830
    @mineiraobello5830 5 років тому +3

    Legal gosto muito desses carros❤

  • @eugimaralmeidapereira7540
    @eugimaralmeidapereira7540 4 роки тому +1

    Boa noite boa a reportagem sobre chassis de ônibus e caminhão mais queria ver mais sobre o caminhão com cabina de ônibus pq gostei muitos

  • @canaldotiojardel4705
    @canaldotiojardel4705 5 років тому +5

    Se o Brasil tivesse todas rodovias asfaltadas nunca precisaria de caminhonibus rodoviarios

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 5 років тому

      Na verdade os ônibus de motor dianteiro deveriam ficar restritos para áreas 4x4 e de difícil acesso

    • @marcosbarbosa9403
      @marcosbarbosa9403 4 роки тому

      de uma olhada no nosso caminho baúua-cam.com/video/m8Y8WX3PdAY/v-deo.html

  • @Jguilhermecmeira91
    @Jguilhermecmeira91 5 років тому +2

    Boa Leo gostei muito video bem explicativo. Bem elaborado

    • @Jguilhermecmeira91
      @Jguilhermecmeira91 5 років тому +1

      Leo se desses coletivos que Vc mostrou é assim imagina a montagem dos ônibus 🚍 Articulados é mesmo que ser uma carreta falo pela motorização faz um vídeos fazendo essas comparações. Obrigado

  • @FilipeAnacleto
    @FilipeAnacleto 5 років тому +15

    Eu já desisti da cidade do Rio. É um lugar que está destinado a sempre ficar dependente desses paus-de-arara modernos. A prefeitura pouco se importa e as empresas menos ainda. Vou morrer e os paus-de-arara não vão ter evoluído para ônibus (piso baixo). Por isso já me planejo para ir morar em São Paulo, é um lugar muito superior nesse aspecto.

  • @emersondos8383
    @emersondos8383 5 років тому +3

    Boa reportagem!

  • @gleysemendoca5650
    @gleysemendoca5650 3 роки тому

    Muito legal o Vídeo Parabéns

  • @telmoryoiti9646
    @telmoryoiti9646 5 років тому +13

    O ideal é que os ônibus sejam de motor traseiro, mas o problema é que boa parte das grandes cidades estão em locais de topografia ruim. Ônibus com motor traseiro exigem balanços traseiros compridos e o problema disso é que isso pode acarretar fortes raspoes, danos no cárter do motor e perda de tração em razão da extemidade traseira apoiar nos desniveis existentes nas ruas. Já que não é possível mudar a posição dos motores, que pelo menos se coloque suspensão a ar, transmissão automática, reforço no isolamento termoacustico e direcionamento do ar condicionado no posto de condução do motorista

    • @marcelodt
      @marcelodt 5 років тому +1

      Pelo contrário. O chassi de motorização traseira não se permite balanço traseiro alongado. Por exemplo, o BRT da minha cidade optou por "padrons" com motorização dianteira e balanço traseiro monstro. Isso sim restringe a manobrabilidade nas ruas com inclinação nem muito elevada. O que ocorre é o entre eixos maior. Enquanto o OF tem 6,33 m para uma carroceria de 13,20 m, um O-500 vai ter no mínimo 6,95 m para a mesma carroceria. Nesse caso o chassi de motor traseiro tem o ângulo de saída mais favorável que o de motor dianteiro.
      Sendo assim o principal motivo da opção pelo motor dianteiro é o seu custo mais baixo. Voltando a minha cidade, o regulamento inicial do BRT previa caixa automática e freios ABS para os padrons. Aí o órgão gestor vetou esses dois itens alegando que se o motor dianteiro tivesse que ter tudo isso custaria o mesmo que um motor traseiro.

    • @telmoryoiti9646
      @telmoryoiti9646 5 років тому +1

      @@marcelodt Grande parte dos ônibus de motor traseiro que eu já tem balanços traseiros compridos. E dependendo de onde eles rodarem, raspam mesmo a parte traseira por conta do peso elevado do conjunto (O motor e câmbio ficam bem na extremidade traseira e ainda há o agravante de ter o radiador e agregados montados, contribuindo para mais peso). Em alguns casos, caso não tenha um protetor de cárter, o motor raspa mesmo. Quanto a adoção maciça dos ônibus de motor dianteiro, o custo de aquisição é o fator preponderante para a escolha (Ônibus de motor traseiro exigem complexos sistemas de trambuladores de câmbio e mais fios e mangueiras). Mas isso não é empecilho para a instalação de ar condicionado, suspensão a ar e transmissão automática, que são itens que já melhorariam o conforto do motorista. Se ainda hoje não ha isso na maioria dos ônibus, significa que os donos das empresas de ônibus estão pouco se lixando para o motorista e passageiros

  • @RonaldoMoraesrsdemoraes
    @RonaldoMoraesrsdemoraes 4 роки тому +1

    Isso é o total desrespeito com a população e pouca gente tem consciência disso.

  • @jandidesouzacassiano
    @jandidesouzacassiano 5 років тому

    Parabéns, eu não esperava esse tipo de vídeo em seu canal! Vale lembrar que muitas vezes os políticos são os donos das empresas!

  • @gabrielneves430
    @gabrielneves430 5 років тому +2

    Parabéns pelo vídeo Léo!

  • @gabrielsaantos1859
    @gabrielsaantos1859 5 років тому +1

    Video muito bem explicado
    Parabéns 👏👏👏👌

  • @matheusleall8752
    @matheusleall8752 5 років тому +1

    Toop o vídeo irmão, além de dirigir muito, ali de vila Isabel até a candelaria, valeu irmao!!

  • @liuf1243
    @liuf1243 5 років тому +13

    As empresas poderia continuar comprando onibus com motor dianteiro e onibus motor traseiro

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому +1

      Sim. Mas os ônibus de motor dianteiro só deveriam rodar em bairros e linhas nas quais os ônibus de motor traseiro não aguentariam.

  • @riquelme223
    @riquelme223 5 років тому

    Dá até tristeza pensar que Salvador já teve uma época de ouro com ônibus de motor traseiro. As empresas Praia Grande e Barramar eram referência nisso, apesar que somente algumas linhas eram atendidas com esses ônibus. A cidade também tinha alguns ônibus articulados, sem falar dos chassis Scania e Volvo (a Praia Grande tinha bastante). Hoje, com a padronização, a grande maioria dos ônibus das únicas três empresas que atendem toda a cidade (Plataforma, Salvador Norte e OT Trans) só têm Mercedes Benz e Volkswagen. Só motor dianteiro. Wifi, ar condicionado e piso baixo nem nos sonhos mais delirantes dos soteropolitanos.

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      Riquelme Olha, meu caro, aqui no Rio tivemos algumas épocas de excelência, exemplo: desde os anos 70 a extinta CTC-RJ tinha uma frota inteirinha de ônibus motor traseiro MB O 355 (includive os monoblocos), passando depois por Volvo B58 e B10M articulados. Tempos depois uma ou outra empresa sempre tinha um lote de monoblocos MB, Volvo e até Scania motor traseiro, mas não duraram muito e não vingaram. A maioria da frota infelizmente era dominada pelos caminhônibus! Até mesmo entre os ônibus executivos, que antes em sua totalidade tinham rodoviários padrão (motor traseiro e ar-condicionado), citando exemplos como Real, Pégaso e Redentor, agora até eles tem tudo chassis de caminhão! Uma lástima!

  • @franciscobahia465
    @franciscobahia465 5 років тому +172

    E eu achando que era um video de gnt que corta onibus velho e transforma em caminhao 😂😂😂

  • @marceloromualdorosa6289
    @marceloromualdorosa6289 5 років тому +21

    Na cidade de SP a grande maioria dos ônibus são do tipo piso baixo

  • @gabrielgx2
    @gabrielgx2 5 років тому +7

    As condições das ruas no Brasil, impossibilita a locomoção de ônibus piso-baixo!!

  • @mineiraobello5830
    @mineiraobello5830 5 років тому

    Eu já troquei chassis caminhão pelo do onibus ficou bom mesmo bem alinhadinho tmb

  • @silvioborgesdasilva5729
    @silvioborgesdasilva5729 3 роки тому

    Muito bom esse vídeo!

  • @lenosilva6984
    @lenosilva6984 5 років тому

    É verdade, pois a evolução da acessibilidade do transporte público com a sua modernidade esbarrou de cara com a falta da infraestrutura das Rua nas cidades , vou dá um exemplo em 2013 aqui na Cidade de Fortaleza foi testado dois ônibus articulados um CAIO Mondego piso baixo e um comil Doppio . O ônibus da comil foi o primeiro a sair e o CAIO saiu em seguida foi dito que quando lotado a carroceria arrastava pelo asfalto e travava nós cruzamentos.

  • @iranardodasilvawakedpontes1362
    @iranardodasilvawakedpontes1362 5 років тому +3

    Amo os caminhônibus! Amo caminhões e amo ônibus. Fico pensando num Caio Vitória alongado de piso baixo, como seria! Gabriela e Amélia MB também.

  • @rolfgoll
    @rolfgoll 5 років тому +3

    Florianópolis e região só tem os caminhões mesmo... Raramente se vê um carro com motor traseiro. Piso baixo então.... Nem se fala.
    No ônibus, sempre fui só passageiro, mas até para os passageiros, considero bem mais confortável o motor traseiro.

  • @marciolucena7780
    @marciolucena7780 4 роки тому +1

    É engraçado que aqui no RJ parece que os ônibus estão piorando, pelo menos em Jacarepaguá tínhamos os chassis volvo B10M que eram muito confortáveis e motor silencioso, hoje em dia até mesmo os executivos adotam essa configuração de motor dianteiro. Que são altamente barulhentos. Alguns vem com suspensão pneumática, mas na minha opinião essa configuração não casa bem com esse tipo de chassi porque ele é muito alto e dá a impressão de ter uma estabilidade ruim.

  • @LeonardoGarcia-kn1hx
    @LeonardoGarcia-kn1hx 4 роки тому

    Aqui em Bagé RS a partir de fevereiro de 2020 todos os ônibus da cidade tem a rampa de acesso do cadeirante, 100% da frota com veículos adaptados

  • @JPBusologia1068
    @JPBusologia1068 3 роки тому

    Eu acho que hoje conseguiram reduzir a altura dos degraus dos ônibus de motor dianteiro, porque hoje, os ônibus mesmo os de motor dianteiro, estão mais modernos. Os ônibus de motor dianteiro também contam com suspensão pneumática, câmbio automático e até os micrões receberam suspensão pneumática e câmbio automático
    Exemplos: Volksbus 15-190 OD/ODS/V-Tronic

  • @JPBusologia1068
    @JPBusologia1068 2 роки тому

    Aqui em Vitória da Conquista, há alguns ônibus de motor dianteiro com suspensão a ar

  • @samlima9427
    @samlima9427 5 років тому +7

    Em Manaus se quer os Ônibus tem ar condicionado, (quem conhece Manaus sabe que aqui é super quente) a frota daqui é bastante envelhecida tendo ônibus datados dos anos de 2005 e 2006 ainda rodando no sistema e muitas empresas se quer dão as devidas manutenção, somos transportados em verdadeiras carroças caindo aos pedaços literalmente, imaginem o quanto sofre os passageiros e motoristas.

    • @brunoguilherme9006
      @brunoguilherme9006 5 років тому

      Mano Não é Melhor Vc Ficar de Bike ????.

    • @harleybusleiro2447
      @harleybusleiro2447 5 років тому

      Verdade ,usar o transporte público em Manaus é uma odisséia e sem contar que agora as empresas estão comprando onibus usados de outros estados.

    • @rolfgoll
      @rolfgoll 5 років тому

      Nossa, 2005 e 2006?? Ultramodernos, se comparados com os 98/99 que rodam na região metropolitana de Florianópolis... Talvez quando seus ônibus daí forem aposentados, a empresa daqui os compre, uma vez que nós já temos aqui ônibus usados de Recife, Curitiba e outras cidades.

    • @harleybusleiro2447
      @harleybusleiro2447 5 років тому

      @@rolfgoll queria que ainda rodassem esses 98/99 por aqui...dá uma saudade.

    • @deisilva3648
      @deisilva3648 5 років тому

      0i2428w3oj90ugrjgdih.cl

  • @WellBorba
    @WellBorba 5 років тому

    Nos velhos tempos aqui em Goiânia até que tinha na HP, na Rápido Araguaia e na Transurb (Metrobus) alguns Scanias, Volvos e Mercedes com motor traseiro. Hoje é tudo VW, Mercedes e uns raros Iveco e Agrales, todos com motor dianteiro e piso alto. Ar condicionado, WiFi e suspensão a ar? Nem em sonho.

    • @riquelme223
      @riquelme223 5 років тому

      Exatamente a mesma situação de Salvador!

  • @herculesmatheusderwisz7486
    @herculesmatheusderwisz7486 5 років тому +7

    Na minha opinião, deveria ser proibido onibus com motor dianteiro , salvo em lugares de difícil assesso. Esse veículos causam doenças em seus motoristas, pela trepidacao e pelo calor. Os empresários preferem esse modelo por ser mais barato.

    • @MarconiRamos1
      @MarconiRamos1 5 років тому +2

      Eu acho que essa tampa de acesso ao motor dianteiro desses ônibus não deveria existir. Ou seja, os mecânicos não deveriam ter acesso ao motor por dentro do veículo, e sim, por fora como em alguns caminhões, onde se é necessário levantar toda sua cabine para se ter acesso. Isso, creio eu reduziria o nível de ruído, trepidação e calor gerados pelo motor e é passado para o motorista durante todo o seu expediente de trabalho. Um bom engenheiro encontraria facilmente uma solução para resolver isso... De repente, quem sabe, um sistema hidráulico de elevação da carroceria do ônibus, similar ao mesmo sistema de elevação de um caminhão caçamba; e que fosse usado apenas para fins de manutenção.

    • @herculesmatheusderwisz7486
      @herculesmatheusderwisz7486 5 років тому +1

      @@MarconiRamos1 Enquanto não houver uma legislação que mude esse quadro, tudo continuará como está. As montadoras produzem o caminhonibus pela demanda das empresas, que preferem esse modelo por ser mais barato. Os políticos nada fazem , pois os empresários pressionariam. O fato é ; Que em todos os países civilizados os onibus possuem motores trazidos ou centrais.

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому

      @@herculesmatheusderwisz7486 O outro problema são os impostos altos .

  • @danilonascimento9961
    @danilonascimento9961 5 років тому +2

    Não sei como esses motoristas aguenta o barulho desses motores dianteiros faz um barulho infernal

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому +1

      Danilo Nascimento Isso em se falando dos MBB, imagine então os Scania F113 dos anos 90 (motor dianteiro) que rugiam alto feito elefante bravo, e pior, os FNM D 11k dos anos 60! Lesão auditiva certa!

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому +1

      Talvez estejam acostumados .

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому +1

      @@cougar365 É serio ?

    • @danilonascimento9961
      @danilonascimento9961 4 роки тому

      @@cougar365 sim... e sem contar que esses busao antigos nao deve sair do lugar com aqueles motores barulhentos e mancos

  • @marciolucena7780
    @marciolucena7780 5 років тому

    Aqui no RJ infelizmente os ônibus com motor traseiro estão em extinção. Todas frotas que estão sendo renovadas todos com motor dianteiro só é bom para o empresário , simplesmente porque é mais barato de manter e comprar. Agora para o motorista ao longo do tempo um grande desconforto devido ao barulho do motor sem isolamento adequado e a falta de acessibilidade para o cadeirante (esse elevadores são demorados e raramente funcionam) sem contar que são veículos desconfortáveis devido e tem menos espaço do que os ônibus de motor traseiro.

  • @voyagebrazil8577
    @voyagebrazil8577 5 років тому +20

    Momento exato do "Caminhonibus" 16:51

  • @felipecorreia9
    @felipecorreia9 5 років тому +1

    Aqui em Guarulhos o que mais tem é caminhônibus. Agora da uma olhada no preço da passagem... 4,45 (bilhete unico), 4,70 (dinheiro) e 4,94 (Vale Transporte). E aqui nenhum deles tem ar condicionado, nem os articulados.

  • @JhonyS2
    @JhonyS2 2 роки тому

    Motor central acredito q seria uma boa opção.
    Em Curitiba os famosos ônibus da linha q chamamos de ligeirinhos muitos tem motor central a parte legal e q não perde espaço na frente nem atrás e o motorista e os passageiros tem mais conforto.
    Parece q é tudo Volvo esses de motor central e são muito potentes mesmo com câmbio automático andam bem pra caramba.

  • @davimiqueiasrangel197
    @davimiqueiasrangel197 5 років тому +2

    Gostei do video e isso ai era bom contar dos b58 m e scanias 112 e 113 antigos pra intendermos dos primeiros passos

  • @B071OFF
    @B071OFF 4 роки тому

    Leonardo, Esse seu vídeo é fantástico!

  • @alandamasceno5387
    @alandamasceno5387 5 років тому +3

    Não era o que eu pensei!

  • @thegamerbr6205
    @thegamerbr6205 5 років тому +1

    Bom dia Meu Amigo já vi vários até de reboquebus levando outro .. é uma boa ideia mesmo e diferente.. . Abraços ao Amigo

  • @mateuzximenes9270
    @mateuzximenes9270 5 років тому +1

    A mais pura verdade.

  • @jefersonaraujo917
    @jefersonaraujo917 5 років тому +6

    O problema para os empresarios que onibus de piso baixo, depois são de pessima revenda acabou a vida útil ninguem mais compra.

    • @LeonardoAbrantesbrtrj
      @LeonardoAbrantesbrtrj  5 років тому +6

      Eu acho que deveria existir um contrato de recompra por parte dos fabricantes. Dessa forma quem vendeu teria a obrigação de comprar de volta vendendo as peças para a indústria de reciclagem!

    • @joselopes9610
      @joselopes9610 3 роки тому

      @@LeonardoAbrantesbrtrj inviável essa proposta

    • @LeonardoAbrantesbrtrj
      @LeonardoAbrantesbrtrj  3 роки тому

      @@joselopes9610 inviável porque? O BRT aqui do Rio de Janeiro desde o início mostrou-se totalmente inviável no entanto foi implantado assim mesmo 🤨 Só estou te mostrando que quando há interesse político, tudo torna-se viável! Abraços!

    • @joselopes9610
      @joselopes9610 3 роки тому

      @@LeonardoAbrantesbrtrj quando me referir a ser inviável foi a questão das empresas comprar os ônibus de volta.

    • @joselopes9610
      @joselopes9610 3 роки тому

      @@LeonardoAbrantesbrtrj quanto aos BRT eu concordo, na minha cidade só tem uma empresa operando e é em serviço intermunicipal.

  • @glauciomusic
    @glauciomusic 5 років тому +3

    A verdade é essa a maioria dos ônibus urbanos foram encarroçados sob o chassi de caminhão .

  • @gejaimedeaquinosouzasouza7407
    @gejaimedeaquinosouzasouza7407 5 років тому +1

    ENQUANTO EXISTIR PROPINA, NÃO VAI EXISTIR ÔNIBUS DE PISO BAIXO PARA O MOTORISTA TRABALHAR TRANQUILO E PASSAGEIRO VIAJAR MAIS SOSSEGADO.

  • @manoeldeoliveira550
    @manoeldeoliveira550 5 років тому +14

    Pois é Leonardo ainda teremos muito assim
    O 1721 bluetc 5 é na verdade o mb 1719. E por aí vai

    • @brunobga9148
      @brunobga9148 4 роки тому

      Carro fraco quando tem ar condicionado o 1519 e um pouquinho melhor pelo chassis ser curto

  • @marcosca32
    @marcosca32 4 роки тому +1

    Ônibus de motor dianteiro foi bom mesmo para o século 20, época em que as áreas urbanas das cidades brasileiras cresceram rápido demais. E aguentavam tudo, ruas de terra, ladeiras, pavimentação ruim, tudo. Hoje em esses ônibus são cafonas, bem bregas. Mas ainda assim ganham adaptações tecnológicas e futuristas, justamente para os frotistas não comprarem ônibus de motor traseiro ou elétricos.
    Se no RJ os dianteirinhos ainda dominam, em BH a situação é ainda pior: ônibus em BH além do motor dianteiro é muito pequeno. As últimas renovações de frota dentro de BH tem sido só assim. Pior na RMBH onde o busão além do motor dianteiro ainda é velho demais. Diferente do sistema municipal de BH, nenhuma empresa metropolitana da RMBH gosta de renovar frota.

  • @ubirajaramartins3095
    @ubirajaramartins3095 5 років тому +1

    Legal ai gosto muito de ônibus

  • @jssrj1852
    @jssrj1852 5 років тому +13

    A CAIO, que não é boba, "abocanhou" parte do mercado lançando um modelo sem opção de motor traseiro.

    • @claytonpiresdearaujo6791
      @claytonpiresdearaujo6791 5 років тому +4

      A Caio resolveu organizar seu portfólio de produtos depois do sucesso que a Marcopolo teve com o Torino 2007! O Torino, pelo menos aqui no Brasil era oferecido apenas com o motor dianteiro! Quem quisesse ônibus de motor traseiro, tinha o Viale e Gran Viale! Ai quando a Caio lançou o Apache vip 2, resolveu posiciona-lo apenas para motor dianteiro, e pra quem quisesse o motor traseiro tinha o Millennium e o modengo!

    • @luizclaudiomartns8987
      @luizclaudiomartns8987 5 років тому +1

      @@claytonpiresdearaujo6791 eu já vi o Apache com motor traseiro

    • @claytonpiresdearaujo6791
      @claytonpiresdearaujo6791 5 років тому

      @@luizclaudiomartns8987 Apache VIP 1 era encarroçado em qualquer chassi urbano, ja o Apache VIP 2 só tem um de motor traseiro que pertence a APAE (aquele do lata velha), Apache VIP 3 só teve motor traseiro para exportação! Agora o VIP 4 eu nunca vi ....

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому +1

      Se o Caio Apache Vip 4 tivesse versão motor traseira e motor central disponível ele estaria competindo contra o Caio Millennium ?

  • @JailsonMendes-wk2et
    @JailsonMendes-wk2et 5 років тому +7

    Eu nem ligo pra isso se tiver ar-condiconado dirijo de boas

  • @ricardoeugenioperez4627
    @ricardoeugenioperez4627 4 роки тому

    Pois é, Leonardo. Bancos para ALGUNS SENTAREM. Pois com isso de três portas de um lado, mais duas do outro por conta das estações de ônibus, são 20 passageiros sentados a menos, que desconforto, não?

  • @dutra2100
    @dutra2100 5 років тому +15

    Discordo de seu ponto de vista em alguns pontos.
    1 ônibus urbano de piso baixo, foi desenvolvido para uso de corredores de ônibus sistema BRT. É inviável circular com um ônibus piso baixo em centros urbanos que possuem lombadas, passagem de pedestres elevadas, ruas desniveladas.
    2. Onibus urbano com chassi inteiro, fornece maior segurança a passageiros devido a altura. Toda colisão que houver em um ônibus piso baixo o passageiro esta em altura compatível a altura do veículo que vier a colidir na lateral do ônibus.
    3. Se fosse motorista de ônibus tbem iria preferir um ônibus de chassis do que estar conduzindo o veiculo a mesma altura de um veiculo normal e ter minhas pernas como para choque do ônibus.
    4. Concordo com o fato que ja é tempo de usarem câmbio automatizado mesmo no motor dianteiro.
    5. Ar condicionado hoje deve ser padrão. Tambem concordo.
    6. A aplicação do modelo de carroceria tem de ser compatível com o terreno que a empresa presta serviço. E o Brasil nao tem infraestrutura para uso somente de piso baixo com motor trazeiro.

    • @MarconiRamos1
      @MarconiRamos1 5 років тому +2

      Concordo com você, Renato Dutra!

    • @odairbatista2539
      @odairbatista2539 5 років тому +1

      Disse tudo

    • @claytonpiresdearaujo6791
      @claytonpiresdearaujo6791 5 років тому +3

      Engraçado que na maior parte do mundo os ônibus urbanos são de Piso baixo total (nunca vi ninguém morrer numa colisão lateral quando estava a bordo de um CITARO ) Somente os ônibus rodoviários e intermunicipais são de piso alto! Um ônibus de piso baixo tem a estrutura da carroceria reforçada justamente para isso!

    • @dutra2100
      @dutra2100 5 років тому +2

      Engraçado vc comprar a infraestrutura de países de desenvolvidos, com os centros urbanos do brasil, como mencionei a cima, onibis piso baixo no Brasil foi desenvolvido para andar em corredores exclusivos para ônibus, corredores que existem somente em alguns trechos de capitais, tente rodar com um piso baixo dentro das favelas,ruas esburacadas,cheia de lombadas, aclivez e declives que possuem nas cidades super bem planejadas do brasil, e vera em quantos lugares esses mesmo ônibus ficarão enroscado e trancados.

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому +1

      Renato Dutra Apesar de ser adepto dos piso baixo, tenho que concordar contigo. Na maioria das cidades do Brasil realmente seria inviável o uso dos piso baixo em algumas localidades com pisos irregulares, aclives acentuados e estradas de terra bem acidentados, onde realmente os ônibus chassis alto levam alguma vantagem (imagine uma rua de terra em dias chuvosos onde o caminho vira um lamaçal, um caminhônibus venceria sem dificuldades ao passo que um piso baixo correria o risco de encalhar). Mas em outras circunstâncias, em centros urbanos e bairros onde o calçamento é mais plano e melhor conservado, não há obstáculos para o uso maciço dos piso baixo.

  • @RaulMachado86
    @RaulMachado86 8 місяців тому

    Importante levar em consideração que o Brasil culturalmente vê o transporte público (ônibus) como transporte do trabalhador e assim automaticamente é o transporte do pobre, isso já influi na postura do estado e nas cobranças já que a classe média tende a não se importar com a questão do transporte público

  • @ronaldooliveira7381
    @ronaldooliveira7381 5 років тому

    PARABÉNS Leonardo! Excelente informe, muito bom video é interessantíssima reportagem. tai.., grande parte da população, e coloco-me incluso. não sabem. percebem somente a altura exagerada do veículo,mas , não nos importamos em saber o porquê de o veículo ser tão dificultoso para o embarque e desembarque devido aos degraus não serem compativeis as necessidades dos passageiros principalmente para pessoas com deficiência de locomoção! PARABÉNS! Pelo Vídeo,ganhou um novo inscrito!🙂👍

  • @frances20i
    @frances20i 5 років тому +1

    Quase 60% da nova frota de São Paulo é piso baixo, só não entendo porque permitem o Caio Induscar com motor dianteiro, é a única excessão

  • @danielcampos3908
    @danielcampos3908 5 років тому +6

    e complicado of e uma sauna deveria rodar so ne estrada de terra ja que são mais indicados para rodar na estrada de terra e dureza alem de grandes problemas decausa o motorista pode deixar ate surdo mais não tem como proibir os of nas grandes cidades e capitais leo

  • @canaldotiojardel4705
    @canaldotiojardel4705 Рік тому

    Aqui em São Paulo boa parte da frota de ônibus estruturais são de piso baixo e motor traseiro

  • @montanhabrasil2470
    @montanhabrasil2470 5 років тому +14

    Tá na cara que são caminhões!!🤨

    • @DJMarlonMaia
      @DJMarlonMaia 5 років тому +3

      Verdade neh

    • @nizamadhipramana676
      @nizamadhipramana676 5 років тому +2

      O montanha brasil no comentaria no modelo comil invictus DD, campione invictus, e caminhomarcopolotorino

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 5 років тому +2

      @@nizamadhipramana676O que você disse ?

  • @LaudenirRamos
    @LaudenirRamos 5 років тому

    A MAIORIA DAS CIDADES NÃO COMPORTA ÔNIBUS REBAIXADO.
    Muitos modelos de ônibus não conseguem circular na zona norte de Sampa obrigando as empresas selecionarem criteriosamente os carros mais altos para fazerem certas linhas.
    O Rio eu conheço pouco, mas duvido que um ônibus com chassi baixo não tivesse problemas em Santa Teresa e nos outros morros por aí.

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      Laudenir Ramos Se tratando de Sta Teresa, certamente são inviáveis! O mais adequado ao bairro são os micros ou mesmo os micrões (chassis encurtado).

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 5 років тому

      @@cougar365 Concordo .

  • @paulocesardacostarodrigues9127
    @paulocesardacostarodrigues9127 5 років тому +8

    Esse Leonardo É ( É FODA SABE ) SABETUDO. Dê ÔNIBUS.

    • @gabrielgx2
      @gabrielgx2 5 років тому +2

      ele é rodoviário.

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      Além disso manja muito de Photoshop!

  • @Carlosaoferr
    @Carlosaoferr 4 роки тому +1

    O que ocorre é o que o governo local define. O transporte público é concessão do governo municipal ou estadual e são eles que definem que tipo e configuração de veículo deve ser servido à população no serviço de transportes públicos, municipal ou estadual. Como sabemos que o custo do veículo interfere no valor da passagem e que muitas vezes há mal logrado entre concessão e empresa, o que dá para entender é que a empresa manda no serviço, põe qualquer veículo, órgão fiscalizador faz vista cega, igual a da justiça nos tempos atuais no Brasil e que DANE-SE a população. Posso acrescentar ainda, que se uma empresa for colocar veículos melhores, inclusive baixos para acessibilidade, por exemplo, o orgão municipal ou estadual deverá cuidar das vias, de maneira que esses veículos possam circular e eu acredito que só num Brasil das maravilhas isso poderia acontecer.

  • @fernandogomespinheiro5557
    @fernandogomespinheiro5557 5 років тому +7

    O poder público fecha os olhos e os grandes empresários se fazem de desentendidos, visando apenas o lucro!
    Enquanto isso a população é prejudicada ano após ano.

  • @ledmaster7551
    @ledmaster7551 5 років тому +1

    Muito bom.

  • @leonardomuccillo2385
    @leonardomuccillo2385 5 років тому +1

    Na minha humilde opinião, os cabritos poderiam ser substituídos por outros com motor traseiro porém piso alto estilo VW 17.260 EOT

  • @AlexandreGomes-eg2wo
    @AlexandreGomes-eg2wo 5 років тому +3

    Com a crise que o transporte publico ,vai ser difícil mudar.
    As fabricas não querem mudar as plantas.
    Ônibus com motor na frente poderia ser bicudo,mas ai estádios voltando ao passado.
    Outros possíveis problemas de motor traseiro seria a diferença entre puxar e empurrar.Talvez puxar use menos força que empurrar,talvez!?
    Assim como pra algumas áreas o motor traseiro seja inadequado.
    Então fica assim,não arrumam as vias para não poder usar ônibus com motor traseiro.

    • @LeonardoAbrantesbrtrj
      @LeonardoAbrantesbrtrj  5 років тому +2

      Falou tudo, não fazem uma coisa para não dar motivo para trazer outra! Empresários e políticos estão se ajudando e só quem perde é a população!

  • @Josesims2
    @Josesims2 5 років тому +4

    Ja vi gente DEFENDENDO OS CABRITOS com paixao como se fossem namoradas em grupos do Face, Orkut....
    Cheguei a conclusao que nao adiianta discurtir, Aqui é o BRAZIL país onde bandido tem colher de chá, onde pessoas boas agonizam nos corredores dos hospitais, onde o salario minimo nao é compativel com o básico que um cidadão merece, comer, morar, estudo,lazer...

    • @guga.-.1432
      @guga.-.1432 5 років тому

      Brasil* com z apenas no inglês kkkk

  • @Josesims2
    @Josesims2 5 років тому

    LA eu concordo contigo... Por mais que tentem melhorar o OF como esses que a BARRA usa no 926 pneumaticos e gelados.... Eles sempre ficam a dever dum carretao do BRT ou de um convencional de primeiro mundo como aquele que a Breda Rio pintou de prata e botou na 483

    • @cougar365
      @cougar365 5 років тому

      José Magalhães Karai! Essa foi a época de ouro da Breda Rio, com aqueles Scania na linha 483 Penha-Copacabana! Era o melhor ônibus que o Rio tinha! Tudo o que um ônibus de concepção moderna tinha de ter, além do câmbio semi-automático. Pra completar, um excelente desempenho: No Aterro, era um avião! Duraram 10 anos (2006-2016) mas sem dúvida fizeram história!

    • @thiagonascimento5210
      @thiagonascimento5210 4 роки тому

      Melhorar mesmo é fazer eles serem bicudos .

  • @DJMarlonMaia
    @DJMarlonMaia 5 років тому +3

    Top