Sou médico residente de psiquiatria e admiro muito o Gustavo pela coragem de compartilhar sua história na internet. Certamente ajuda muitas famílias e amigos de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia.
@@franciscoferreira-eh1yu nos dias antes do primeiro surto é comum sim os pacientes se acharem estranhos ou doentes. Com a evolução da doença, a maior parte dos pacientes percebem as alucinações e os delírios como coisas reais e podem até achar que não estão doentes já que todos esses sintomas fazem parte da realidade do paciente, como coisas totalmente verdadeiras e sem nenhum tipo de estranhamento. O caso do Gustavo é exceção porque ele consegue perceber todos esses sintomas como parte da doença, mas a maior parte dos esquizofrênicos não são assim.
@@rafaelspace12 Obrigado pela resposta. Outra coisa: A inteligencia do individuo conta algo na percepção dos sintomas ? No filme do John Nash se me lembro bem tem uma cena que ele descobre que ta alucinando por conta do raciocinio logico. Isso é possivel ou foi 100% licença poetica ? Eu sinceramente fiquei com um pé atrás logo no começo do relato do rapaz pois eu nao tinha ideia de que era possivel para o paciente saber que estava doente.
@@franciscoferreira-eh1yu pode acontecer sim. A pessoa ser inteligente antes da abertura do quadro é um fator preditivo de que ela terá um desenvolvimento mais favorável. O problema é que a cada surto psicotico ocorre uma deterioração da cognição e o paciente vai ficando cada vez mais incapacitado cognitivamente. A melhor forma de prevenir essa evolução é tomando os medicamentos de forma correta desde o primeiro surto, aí é possível manter um bom nível cognitivo. Mas, como a maior parte dos pacientes esquizofrênicos têm dificuldades a aderir o tratamento, a evolução deteriorante costuma ser bem comum.
@@GabesGabesgabes-nc9dn o TOC não evolui para transtornos psicoticos. Pensamentos de medo de adoecer fisicamente e mentalmente são comuns em sofre de transtornos ansiosos ou de TOC. Recomendo sempre a combinação de tratamento medicamentoso + terapia cognitivo-comportamental para pacientes com TOC.
Meu filho tinha esquizofrenia. Tinha os mesmos sintomas, mas, infelizmente, apesar de ter sido tão inteligente, bom, honesto, trabalhador, não teve essa força e se suicidou. Já faz vinte anos. Tenho depressão desde aquela época. Muito triste. Deus te abençoe 🙏, Gustavo.
Olá,querida!! Eu sinto muitíssimo, eu lhe entendo muito...Sou mãe atípica de uma filha esquizofrênica e boderline! Eu perdi a conta de quantas vezes ela tentou 😥😥É muito difícil...Sinta meu abraço e muita energia boa e muita luz 🙌🙌🌹🌹
@@lufreitas9372 , obrigada pelo carinho. Deus te abençoe, te proteja e continue te dando força, fé e fortaleza para cumprir a missão que te foi dada. Receba meu abraço! Deus te abençoe poderosamente!
Sou esquizofrênico e já me destrataram muito, mais resisti bastante por muitos anos, e hoje sou um escritor, graças a minha mãe, demorou muito mais finalmente consegui!!!
Graças a Deus! O Espírito Santo o ilumine para escrever sempre mais e melhor! Quantos escritores, pintores, intelectuais eram esquizofrênicos e se tornaram famosos por sua inteligência e produções artísticas! Você é um deles! Continue tomando seus remédios, terapia e ocupação. Deus o abençoe!
Parabéns amigo, também sou esquizofrênica e sonho em ser escritora, entre muitos outros sonhos que tenho também hehe. Manda o link dos seus livros, gostaria muito de conhcer seu trabalho :)
Há 4 anos atrás tive um surto e fui diagnoticada com esquizofrenia, na época tinha 29 anos, minha vida virou de cabeça pra baixo. Comecei escutando vozes, e tendo paranois, pensava estar sendo perseguida. Virava a noite sem dormir, tinha muitas dores de cabeça, não falava coisa com coisa, fui ficando cada vez mais reclusa, pq vivia prestando atenção nas vozes. Depois de diagnoticada fui fazendo acompanhamento médico com psiquiatra, e fui melhorando. Tinha medo das minhas faculdades cognitivas serem atingidas, mas graças a Deus isso não aconteceu. Hoje tenho uma vida normal e tomo somente 1 comprimido, no começo do tratamento cheguei a tomar 5 comprimidos. Que Deus abençoe esse rapaz, e abençoe a saúde dele, pois esta falando dessa doença e ajudando outras pessoas. Eu não gosto muito de falar sobre isso, com medo de ser rotulada por ter uma doença psiquiátrica. Mas acredito que minha vida é um milagre realizado por Deus, e o agradeço todos os dias.
@@igorrocha1845 Olha, pelo que eu ja vi, são desequilíbrios em algumas proteínas, que atingem este input e output do cérebro, onde as informações se misturam. Um neurotípico consegue separar as coisas. Você sabe que um cavalo sentado na cadeira do seu computador e jogando video game enquanto relincha para um jogador, seria loucura e fruto de um trabalho de edição. Mas quando você tem um delírio, seja visual ou auditivo, tudo isto é misturado e você fica incapaz de discernir os dois. Quando eu tomei vacina para covid, no outro dia veio os sintomas do mesmo. Eu fui trabalhar, mas tive que voltar na mesma hora de tão mal que fiquei. Eu deitei e comecei a ouvir um zumbido. Mas eu reparei que não importada o que eu fizesse, este zumbido nao iria embora. Era como se tivesse uma caixinha de som dentro do meu cérebro. Se uma vacina ja fez isso, imagine quem tem esquizofrenia?
@@igorrocha1845Esquizofrenico tem paranóias, se desvirtua do mundo real e com as crises fica ouvindo vozes, com sensações de estar sendo perseguido e etc. É bem triste. O pai do meu irmão (por parte de mãe) tem esquizofrenia.
@@igorrocha1845que eu saiba tem a ver com o sistema dopaminergico, quantidade anormal de dopamina, tanto que usuários de cocaina em overdose tem sintomas iguais os de esquizofrenia
@@igorrocha1845os médicos fazem exames psiquiátricos no cérebro da pessoa aí da o aval de esquizofrenia, não sei explicar exatamente oq tem de diferente mas com certeza o cérebro e as ações neurais são diferentes
exatamente isso q eu pensei. Isso eh algo realmente incrível. Resistir a essas inspirações com essa clareza...de saber o q eh certo e errado. A resistência de vencer as vozes pelo cansaço é algo notavel
O fato dele aceitar a doença e o tratamento e tomar os medicamentos deu uma maior qualidade de vida. A química avançou muito na eficácia dos medicamentos pra vida de quem é diagnosticado com esquizofrenia.
Foi isso que pensei durante toda a entrevista, ele iniciou a conversa dizendo que não tem estudo, mas força e conhecimento ele tem. Ele é mto inteligente! Eu amei ouvir ele 🫶🏻
(43:55 - 44:17) "Eu nunca vou falar, nunca vou querer fazer o que a voz manda, né? Até agora, eu seguro assim, eu não vou fazer o que ela tá mandando. Eu vou... é algo que eu tenho que conviver, né? Eu quero construir família, casar, essas coisas, né? Imagina você estar com um bebê no colo e ficar ouvindo essas coisas assim... dá um medo, né?" Exemplo de empatia, força e sensibilidade genuínas, apesar da dor.
Que dó desse rapaz! Tô emocionada! É a pior doença que existe. Esse negócio de religião com fervorismo, medo do que dirigentes dizem que é pecado, seguir regras ditas pelos outros, de praticar sexo, de tolher as atitudes das pessoas, etc. Eu não aceito isso... *Quem não for forte* não aguenta esses falsos moralistas e adoecem de várias formas.
Esse rapaz está doando um bom serviço a medicina para tratamento mental . É raríssimo o paciente se dispor a falar sobre a doença como ele faz . Parabéns para ele que não tem preconceito em mostrar a vivência dele com a doença.
Precisamos falar sobre profissionais da área da saúde que maltratam pacientes que tentam se suicidar ou estão passando por problemas com drogas. Se não está preparado para tudo, não escolha trabalhar dentro de um hospital. Medicina e enfermagem não é só postar no instagram "med por amor" "enfermagem por amor". Onde se encontra o amor e a empatia pelo próximo? Doenças mentais são extremamente reais e sérias.
Sou da enfermagem e sombavam de mim quando eu tentava entender e tratada bem um paciente psiquiatrico. Diziam ele é louco e vc da atenção. Muitos so o corpo tava ali, outros eram maldade sim, gente ruim existe , mas muitos não aguentava mais a luta dentro de si mesmo
Uma vez dei entrada em um hospital por causa de LSD, foi bem louco, tava bem louco, mas eu lembro q uma das pessoas q estava a minha volta apertava meu braço e me machucava, mesmo amarrado na maca. Foi foda, lembro que isso só me fazia me debater mais. Não sei se era enfermeiro, médico, ou se foi viagem da minha cabeça, como alguns amigos dizem. Mas lembro de olhar meu braço depois de alguns dias e ver marcas além das que a maca haviam deixado.
Falou tudo. Esse povo e muito mal preparados. Cheios de preconceitos. Minha sobrinha tomou remedio pra se suicidar e eles nem atender nessas tal de UPAS queriam. Ficavam tratando mal , olhares de julgamentos. Minha sobrinha nem queria mais ir atras de ajuda.
vou deixar meu relato pessoal aqui: desde de 2020 no inicio da pandemia comecei a conviver diaramente com o meu avô que tem esse diagnostico, ele começou a morar com a gente justamente por conta desse problema, quando morava so ficava pensando que todo mundo da rua queria matar ele, invadir a casa e etc, a todo momento contava essas historias e eu acabava perdendo a cabeça e falava ''para com isso vô, essas coisas nao existem, ta tudo dentro da sua cabeça, voce tem esse tal problema e etc'' na tentativa de mostrar a realidade para ele, ele ficava muito triste e zangado pois para ele ngm acreditava em sua historia, eu no meu egoismo tbm ficava chateado de tanto ouvir a mesma historia e ele nunca acreditar em mim, ate que um dia tudo mudou... Estava praticando meditação e outras praticas espirituais durante a pandemia e nesse periodo algumas coisas me foram mostradas, uma delas foi a situação do meu avô, nessa noite eu fui dormir e antes de me deitar fiz uma oração pedindo para que Deus ou universo me guiasse em algo que eu poderia mudar em minha conduta, nessa noite quando adormeci eu tive um sonho, nesse sonho eu estava dentro da casa do meu avô, estava escondido atras de uma parade e ouvia MUITAS VOZES, vozes horriveis, que me xingavam, diziam que iriam me matar a facadas, que iriam invadir a casa, falavam ''olha ele ta ali escondido, pega a arma, arromba essa porta e mata ele, vai, mata ele agora, ngm vai acreditar nele, so abrir essa porta que ele ta morto'' eu sentia MUITO medo e chorava, implorava no sonho para alguem me salvar, ate que nisso eu acordei, no mesmo instante me levantei da cama veio o pensamento '' meu avô se sente assim'' desde desse dia eu NUNCA mais critiquei meu avô, eu passei pelo oq ele passava, é algo horrivel.
Tenho esquizofrenia há 8 anos e nesse tempo tentei suicídio duas vezes... Mas aprendi a lidar com o problema graças a minha família e uma psiquiatra maravilhosa que foi muito amiga minha. Consegui passar no Enem e me formei como nutricionista em uma faculdade presencial. Agora tô na luta pra entrar no mercado de trabalho. Continuo ouvindo vozes, mas tô dando menos importância a elas e foco naquilo que eu gosto de fazer. E tomo as medicações certinho todos os dias.
Talvez não tenha ficado claro no relato, mas o esquizofrênico REALMENTE ouve as vozes, e não se trata de "um pensamento intrusivo" ou algo nesse sentido. O psiquiatra do meu trabalho fez uma palestra sobre, e disse que em um estudo, fizeram tomografias em um paciente com esquizofrenia e os pontos do cérebro responsáveis pela audição mostraram-se extremamente ativas durante as alucinações auditivas. Além disso, as vozes tem entonações distintas, distâncias distintas, gêneros distintos, o paciente consegue descrever, por exemplo, de onde a voz vem. Então é como se realmente ouvessem pessoas ao redor, falando, gritando, chorando e ofendendo esse paciente. É uma doença muito triste e mal vista.
@@fabianomachado72 como profissional da saúde, eu não posso associar a doença esquizofrenia com religião ou fé, mas sim, com algo orgânico que envolve disfunções cerebrais que ainda não são entendidas claramente pela ciência e medicina. Mas, como uma pessoa que acredita no lado espiritual, e vendo de perto o que a esquizofrenia causa na pessoa, inclusive com coisas que acontecem e que são difíceis de explicar, não descarto esta e outras possibilidades.
@@fabianomachado72 infelizmente o prognóstico do esquizofrênico não é bom, pois a doença acarreta em envelhecimento mais acelerado e no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como a demência. Infelizmente, estudos apontam que o paciente esquizofrênico tem uma estimativa de vida bastante inferior à média. Sobre as medicações, falando de forma bastante simplificada, os antipsicóticos agem nos neurotransmissores de dopamina, que em grande quantidade são os responsáveis pelas alucinações. Contudo, a dopamina também é responsável por outras questões importantes do organismo, como aprendizado, concentração e controle motor. Como o remédio não faz distinção entre os neurotransmissores de dopamina, ela acaba afetando a todos estes fatores também, por isso o paciente costuma ficar mais embotado, letárgico e sonolento, etc. Estou falando de forma muito simples pq não sou formada em saúde mental, mas estou aprendendo aos poucos sobre isso no meu ambiente de trabalho, então as informações podem não estar 100% precisas. Falando, não como profissional de saúde, mas como uma pessoa crente no mundo espiritual, não acho que os esquizofrênicos sejam médiuns, mas (falando também de achismos, que fique muito claro), eu acredito que talvez em vidas passadas tenham sido pessoas cruéis, e que nessa vida foram encontradas pelos espíritos daqueles a quem fizeram maldade e estão sendo perseguidos. Eu tiro essa conclusão por duas situações, a primeira prefiro não dizer por se tratar de algo pessoal, e a segunda por notar que "as vozes" em sua absurdamente grande maioria são vozes algozes, maldosas, que ofendem, colocam a pessoa em estado absoluto de vigília e tensão, maltratam e inclusive estimulam o suicídio. Também notei que muitos dos esquizofrênicos apresentam alucinações associadas demais a questões religiosas (como o rapaz do vídeo, que na primeira psicose se via como um personagem da Bíblia) e o motivo também não é claro para a ciência. Peço perdão caso alguma informação aqui esteja equivocada, ou se minha opinião pessoal esteja ofendendo de alguma forma a opinião de outrem, pois essa não é minha intenção 🙏
@@nicolaschaves4423 se a pergunta foi direcionada a mim, nunca parei pra pensar nessa possibilidade. Se eu entendi bem, essa teoria associa as alucinações esquizofrênicas aos sonhos. Se esse for o caso (me perdoe se compreendi errado), o esquizofrênico em sua grandiosa maioria não apresenta alucinações visuais como é amplamente difundido, e sim alucinações auditivas. Então não sei se essa teoria se encaixa no quadro patológico.
@@nathaliasouza1255engraçado é que eu não ouço vozes... Mas tenho diagnóstico, tive um surto psicotico em julho mas só tive paranoia e ouvi algumas coisas que não.aconteceram no pátio.
Meu esposo tem 11 anos que apareceu com essa doença dai toma os remédios direitinho e vive normalmente,trabalha ;estuda e é um homem de bem e muito inteligente. Esse rapaz é forte pq essa doença não é fácil e tem vários graus.Deus abençoe.
tenho esquizofrenia a 6 anos, graças a Deus tem uns 2 anos que nao escuto nada de vozes NADAAAA até o médico disse que minha esquizofrenia é atipica pois mesmo " curado" sem a mania de perseguição eu ouvia meu pai perguntando se eu tomei banho escovei os dentes coisas bem mais brandas doq eu ouvia no começo, ja tinha aceitado minha doença etc. mas amigo vou te falar, é um INFERNOOOO . vou ter que me medicar pelo resto da vida, mas hoje nao vejo problema nisso, hoje eu trabalho, namoro faço curso profissionalizante e vamos em busca do sucesso pessoal ! espero um dia poder contar minha história pra informar as pessoas e quem tem um familiar ou um amigo nessa situação, existe uma luz no fim do tunel !
@@userhghy44fcd são vozes de "verdade" interna na cabeça, pelo menos comigo nao escutava com ouvido e sim como se fosse outras vozes pensantes além da sua, eram muitas vozes =/ ai fica bem facil surtar
Isso é informação, independente se é cópia ou não. Sempre tem um sem noção pra falar merda… pagando pau pra gringo ainda, famosa síndrome de vira-lata.
A igreja é um apoio para a família ! Quando pastoreamos jovens no Rio de Janeiro cuidamos de um rapaz que ele é o pai são esquizofrênicos, as vezes o pai é o filho ficavam internados e nós íamos visitar os dois. Uma vez ele sumiu por 3 dias e nos demos falta dele na igreja e ligamos pra mãe e ela nos relatou que ele estava desaparecido a três dias mas ela não tinha como ir atrás dele pq o pai estava internado e ela não conseguiu dispensa no trabalho, imediatamente saímos a procura dele e o encontramos na rua machucado e totalmente desorientado. Levamos pro upa e todos saíram de perto dele com medo e nojo, neste dia eu chorei muito por ver o descaso e preconceito, o abraçamos e ele não largava a nossa mão pq estava com muito medo. Nesta hora não importava se ele estava fedido ou desorientado , ele é um ser humano ! Esse rapaz nunca teve surto de agressividade mas o pai dele sim, enquanto moramos no Rio é o pastoreamos,cuidamos dele com muito amor e carinho ,até hoje eles estão na igreja e são uma benção !
Sorte dele pq o meu esposo era da igreja eu também e ninguém mim ajudo com o meu esposo quando ele ficou esquisofrenico sofre muito sem ajuda d ninguém e ainda sofro pq e muito difícil viver com alguém assim
Minha mãe desencadeou esquizofrenia quando eu tinha 2 anos de idade, hoje tenho 28. Mas diferente do Gustavo, a minha mãe entrou em um estado que perdeu completamente a sua identidade, não se lembra de nada, tudo se apagou da mente dela. E É assim desde quando sou criança, não conheço ela, a vida dela de fato. Mas tudo o que ele falou, acontece com ela tbm. É uma doença muita triste, no meu caso, eu cresci sem uma mãe, só com a presença física. Muitos surtos, eu apanhava muito, ela fugia de casa.. É um sofrimento que não tem nem como explicar.
Oi Beatriz... passei e passo pelo mesmo que você. nós como filhos nos sentimos de mãos atadas né. É dificil a convivência, é dificil e as vezes impossível ainda mais sendo criança fazer a pessoa aceitar tratamento... fora o que a gente sofre nas mãos do mundo, quando todo mundo sabe que você não tem uma mãe, no meu caso nem um pai para te defender... até hoje, mesmo eu e minhas irmas adultas, não conseguimos tratar nossa mae. E assim nossa saúde mental vai pro buraco.
@@evelinsoares2378 Verdade. Isso fez eu me tornar uma pessoa dependente afetiva de amizades e principalmente de relacionamentos. Eu tinha vergonha quando era criança de dizer que a minha mãe era minha mãe, questiona Deus, perguntava porque aquilo com a minha família.. Só quem passa mesmo pra saber. Tanto meu pai, quanto meus irmãos.. cada um com uma história e um trauma pessoal para contar a respeito. O certo é fazer terapia para ter o auto conhecimento necessário para não se deixar afundar na própria mente.
Muito foda. Vou assistir com toda a minha família por perto. Sofremos muito com o meu irmão, ele também sofre de esquizofrenia, mas hoje já está bem melhor.
Plágio descarado de um outro canal chamado Soft White Underbelly, quem quiser ver um conteúdo de qualidade e original. Deixei um link nos comentários! Espero que não apaguem meu comentário de novo. São uns coitados sugando conteúdo da gringa achando que não tem expectador qualificado por aí. Well, surprise motrf*ckrs
Esse moço é um estudo vivo, lúcido, ajudaria muito os profissionais de saúde mental na condução dessa sofrida doença. Espero quw o canal dele esteja monetizado, é um verdadeiro serviço pra sociedade.
Tenho um ex namorado que desencadeou após um problema traumático e uma cirurgia. Após a cirurgia ele me dizia que havia visto nos dois andando nas ruas da Alemanha na 2 Guerra e todos aclamavam por nós. Durante o processo de recuperação da cirurgia ele tinha várias e várias alucinações e eu alertei a família que poderia ser esse o diagnóstico e ninguém acreditou, nos separamos por outros problemas. Não o via ou falava a 3 anos, mas ele descobriu onde era a minha faculdade, meu trabalho, meu horário de almoço, me perseguiu por meses e invadiu a minha casa 2 vezes, eu e minha mãe fizemos tudo o que era possível para não ter que recorrer a polícia, mas eu estava tendo crises de pânico com medo do que ele poderia fazer. Por fim, contatamos a família e eles falaram que a pouco ele havia sido internado porque tinha tido o diagnóstico. É um rapaz super inteligente, habilidoso, fala muito bem e enquanto está com os remédios tem uma vida normal, mas enquanto tentou reconhecer a maconh@ e álcool para fugir dos pensamentos, fazia coisas absurdas e chegou até a ser preso por roubar uma bicicleta em um parque (ele não precisa, a família tem dinheiro. A vida da pessoa que convive com alguém nessa situação NÃO É FÁCIL! Mas não desistam, não deixem de cuidar e buscar um tratamento
Pior que tem gente ruim, até dentro da igreja mesmo, que não acolhem, não buscam ajudar, só julgam, dizem que a pessoa cometeu algum pecado e está sofrendo as consequencias e por ai vai... Lembro que quando meu marido teve as primeiras crises, eu o levava para a igreja, na qual ele era membro desde muito jovem, e os "irmãos" o ingnoravam, muitos riam quando ele estava agitado, eu ficava com tanta raiva! Passei bastante tempo sem ir a igreja, até entender que em todo lugar tem gente ruim, e que a minha fé não podia acabar por causa dessas pessoas frequentadoras de banco de igreja... Hoje só não vamos à igreja quando ele não quer, e se eu perceber algum comportamento inadequado das pessoas ele falo e faço a pessoa pensar, e se fosse você?
Tenho esquizofrenia paranóide e mais algumas coisas. O que eu tenho a dizer depois de anos me tratando é: você consegue irmão. Você consegue ficar bem seguindo o tratamento correto.
Isso sa demônios não é doença não é remédio nem um da geito o Que dá jeito nisso é só o Senhor jesus cristo ele liberta e salva pos eu também estou passando por isso mas corri pra igreja e aceitei jesus como senhor e Salvador de minha vida agora estou passando por uma batalha espiritual vejo muitas luzes azus e brancas que sai de dentro dos meus olhos e refletem nas paredes são muitos lindas mas os inimigos mim perseguem e ouço vozes também mas mesmo assim eu não desisto eu vou pro joelhos as vezes fico desesperada e começo a chorar de tristeza desânimo medo mas não desisto de orar
Vou fazer um comentário sobre o nosso idioma, a palavra "certo"é com c, e "assertiva" é com SS, esse é um exemplo de que a nossa língua portuguesa é bem complicada, e ainda tem a crase e os 4 porquês, a as "aspirações".
Aqui na minha cidade, ano passado um rapaz em surto entrou numa unidade de saúde e matou uma médica e uma auxiliar de limpeza. Semana passada o juíz determinou que ele cumprirá pena em um hospital psiquiátrico e as pessoas ficaram revoltadas pois segundo elas não houve justiça, não entendem que se trata de uma doença, muito triste! Detalhe que a mãe dele estava desesperada pedindo pra internarem ele antes dessa tragedia mas não conseguiu.
Cresci acreditando em tudo que minha irmã contava. Ela era muito inteligente e passava em todos os concursos. Ela ouvia muitas vozes desde a infância e na época só existia o remédio Aldol. Os anos passaram e minha ficou muito bem. Faleceu aos 74 anos de CA de Pâncreas. Só após muitos anos apareceu o Respiridona.Você vai ficar bem. Hoje tem dia tem controle. Deus abençoe você e sua família ❤
Foi uma coisa que pensei, alguém com alto grau de auto consciência conseguiria diminuir os sintomas? aparentemente sim, lembrando que em primeiro lugar, medicamentos obviamente.
O cara conseguiu pegar o Achismos (do Mauricio Meireles), que era uma ideia genial e virou uma palhaçada, e transformou em um programa realmente informativo e útil pra sociedade. Parabéns
Petry conduz melhor, o Mauricio interrompe muito raciocínio, acredito que ele corta os convidados e pensa o programa todo baseado para fazer cortes nele, isso é péssimo.
@@edwycarlos8789 O Maurício infelizmente se tornou o cara que quer só fazer corte e criar bait na internet pras pessoas reagirem. Não tem mais conteúdo próprio, o único programa que ele de fato trouxe algo relevante foi esse, e agora virou programa de tretinha
Meu sobrinho de 25 anos perdeu a vida pra essa doença, em surto ele subiu em uma torre de alta tensão e foi eletrocutado e caiu lá de cima ,foi a maior tristeza na família, ele era um menino lindo com a vida inteira pela frente se chamava Felipe
Me deparei com esse vídeo por acaso. Vou enviar para todos os meus 4 irmãos, afinal nosso M. é esquizofrênico. Era tão inteligente, criativo, engraçado, maravilhoso. O pesadelo começou aos 18 anos, quando largou o cursinho e passou a se trancar no quarto, não queria contato com ninguém. Via câmeras em tudo, até em escremento de passarinho. Ria muito, ouvia vozes. Quando quebrou uma garrafa de vinho na parede e foi pra cima de meu pai, teve que ser internado. Foi muito sofrido para nós aquele ano de 1990. No retorno, depois da primeira internação, certa tarde começou a bater forte no peito, dizendo que era o Rei dos Macacos e jogou uma banana no rosto de um senhor espírita que foi orar por ele. Com a evolução da medicação, o M. leva uma vida com qualidade razoável, nunca mais foi internado. Te amo, mano querido! Deus te proteja!❤
Minha mãe tá ouvindo vozes, ela briga com a voz, ela vai tomar banho completamente de roupa pq fala que a pessoa tá filmando , saúde pública eh horrível ela n tá sendo acompanhada, a gente vai no caps n tem vaga , aí passa um remédio que n funciona , só deixa ela grogue
OLHA ESSE MENINO É MUITO ESPECIAL, É DIFÍCIL UMA PESSOA COM ESSE PROBLEMA CONSEGUIR SE CUIDAR SE TRATAR E AINDA ENTENDER E SABER LIDAR COM A DOENÇA....DEUS ABENÇOE
Sou psicóloga e tenho um irmão mais velho diagnosticado com esquizofrenia quando ele tinha 23anos. Eu tinha uns 8 anos na época e passei parte da minha infância presenciando as crises (que até então não tinha diagnóstico). Ele tentou su1c1d10 três vezes. Também tentou contra a vida do meu pai. Receber o diagnóstico trouxe alívio aos meus pais, que nunca imaginaram o que eram os surtos psicóticos (meus pais são pessoas simples e com pouca instrução). Vi meu irmão tbm ir para o Cândido Ferreira, vi ele ser colocado em uma ambulância com camisa de forças, vi ele vivendo anos dopado, sob efeito dos medicamentos. Este foi um dos motivos para eu estudar psicologia (sou formada há 10 anos e também sou neuropsicóloga). A esquizofrenia é uma doença com o diagnóstico muito dificil...e a causa dela ainda não é clara. Existem diferentes tipos e diferentes níveis em cada tipo, existem tbm fases (as crises podem ocorrer em todas as fases, mas as crises mais dificeis/perigosas tendem a acontecem no início da jornada. Hoje, após quase 25 anos do diagnóstico do meu irmão, as crises não são mais presentes, realiza psicoterapia em grupo e está seguindo a vida com ajuda do CAPS e de toda família, que aprendeu como lidar com ele e como ajuda-lo no dia a dia...Aliás, para os familiares, é dificil compreender o que se passa, principalmente pelo fato do diag. ser tão moroso e tão complexo, mas é muito importante a presença e o apoio ao longo de todo tratamento, de toda a vida, desenvolver a paciência, buscar entender o que é essa doença e ter tbm acompanhamento psicológico é essencial para o familiar. Veja, não existe culpa ou claros porquês que desencadeiam a esquizofrenia (sim, desencadeamento, pois o que se sabe é que existe uma pré disposição de alguns indivíduos (genéticas ou não) e que ela poderá ser ou não desencadeada ao longo da vida, à depender de possíveis gatilhos internos e externos). Você e a sua família não estão sozinhos, existe vida para todos após o diagnóstico, procure apoio e ajuda profissional. 😉
Que alguém ajude o Gustavo a monetizar o canal e assim poder ter uma renda e conseguir seguir a vida. O vídeo dele me emocionou profundamente, porque vi duas pessoas queridas conviverem com a esquizofrenia e tanto elas quanto as famílias sofreram anos. Parabéns Gustavo!
Triste né, ter alguém na família. Sei como é. Tb fiquei mt sensibilizada ouvindo o relato dele. A pessoa q tenho na familia nunca se abriu assim. Família toda sofre. Não ficamos tranquilos, nunca. Tem crianças na casa, filhos dela.
Ouço vozes e vejo coisas todos os dias, várias vezes por dia. Às vezes é bem difícil, não consigo dormir com as vozes falando ou cantando. Que bom que ele explicou que as vozes não são pensamentos, eu OUÇO, não é imaginação, pensamentos intrusivos, não é isso, eu OUÇO!! As pessoas não entendem isso, sempre acham que pensamos, mas nós ouvimos! É ruim que tenho alucinações visuais também, vejo criaturas, como ratos, vejo letras se mexendo, vejo coisas que não estão de verdade na tela ou no papel, inclusive na minha agenda, e isso me atrapalha bastante. Às vezes é difícil saber que estou alucinando, acho que é real, como anotações e detalhes de compromissos na agenda, que não estão realmente lá, são alucinações. Mesmo assim, me atrapalha muito pouco no meu trabalho e no meu ministério. As dores que sinto da Espondilite Anquilosante me atrapalham muito mais de trabalhar, mas trabalho normalmente, com algumas limitações físicas pela espondilite anquilosante, mas absolutamente nenhuma limitação mental, graças a Deus. Já tenho técnicas para ignorar as alucinações e, de novo, eu não deliro mais há muitos anos, os medicamentos evitam que eu surte ou delire. Meu último surto foi em 2017, nunca mais tive. Quando era criança e adolescente eu delirava, achava que vampiros e lobisomens me perseguiam, e um delírio bizarro que tive por muitos anos, achava que o PSDB (partido político) queria me matar e mandava agentes para me matar.. Hoje dou risada disso. Esquizofrenia é muito ruim, mas tem tratamento. Graças a Deus parei de delirar e passei a trabalhar normalmente a partir de 2007, tinha 24 anos quando as coisas melhoraram, hoje tenho 41 e já sei lidar com a doença que tenho desde criança. Desde então, trabalho normalmente e poucas pessoas sabem que sou esquizofrênico. O preconceito é muito grande, tem gente que fica muito assustada com a palavra "esquizofrenia" e até chama a polícia, melhor evitar. E, como teólogo e pastor luterano, posso dizer que isso é uma doença, não é possessão demoníaca, não é o diabo colocando vozes, dando visões, nada disso, é o cérebro que não funciona direito. O esquizofrênico NÃO PRECISA DE EXORCISMO, precisa de remédio e tratamento. O pastor, padre ou orientador religioso pode sim ajudar, eu recebi ajuda de pastores queridos, mas de forma multidisciplinar, atuando junto com os profissionais de saúde, não substituindo tratamento médico e psicológico. Ainda não terminei de assistir, mas já vi videos do Gustavo e é um jovem de ouro que ajuda a trazer informações relevantes sobre nosso mundo. Deus abençoe o Gustavo e o Vilela espaço dado à nossa realidade.
O à deriva é maior do que as criticas dos desocupados que falam mal gratuitamente. Petry é o melhor host da atualidade. E cara... Que relato desse Gustavo... Só desejo melhoras e força pra ele!
Fiquei chocadíssima quando me disseram que poderia acabar. Um dos três melhores podcasts do Brasil não pode acabar e nos deixar órfãos. Adoro a seriedade dos termas e a abordagem do Petry. 👏👏👏👏👏🎉
Eu discordo. Perguntas muito pretensiosas sobre a igreja de maneira gratuita, demonstrando desinteresse até por parte do entrevistado para falar sobre esse assunto. Perguntas repetitivas que fez com que a entrevista andasse em círculos. Ele bate papo mas não entrevista; mata a curiosidade. Por outro lado o convidado com 10 anos de experiência de vida para compartilhar sendo pouco explorado. Este é o primeiro vídeo que vejo deste canal. Não conhecia. E precisei entrar na página de vídeos para ter certeza que não era algum tipo de canal religioso, pois só isso justificaria um entrevistador perguntar para uma pessoa com esquizofrenia se ela havia entendido o significado oculto por trás de uma alucinação e se aquilo se assemelhava a Deus 😂. Entrevistador despreparado e insensível. Espero que esse rapaz seja convidado para outros podcast pois ele tem muito conteúdo!
Conheci o Gustavo em um vídeo que ele fez falando sobre esquizofrenia. Achei incrível a coragem e a forma como ele lida com a doença.Durante meus estágios em psiquiatra clínica, acompanhei muitos casos e me dedicava a entender como funcionava a mente em repouso e em crise.
Isso é muito comun no meio dos crentes criasse um mundo fechado onde de um lado é Deus com um chicote punindo um ser perverso de outro o diabo querendo te pegar e levar para o fogo eterno de outro um pastor que destorcer tudo para causar medo terror assim te manter no cabresto pagando se não vc é ladrão etc sei disso PK já estive lá fui batizado mais nunca me enquadrei no meio porque era rebelde . De uma coisa é certa Deus é bom não te cobra nada e enquanto esses neuróticos estiverem no comando de sua vida a tendência é só piorar ainda te culpan como se não bastasse . Te levra o quanto antes dessa gente doente pois vc é livre Deus te criou para a Liberdade sabes que com moderação sem uso de drogas ou substâncias .eu graças a Deus completando meus 60 sou livre não caio mais nessas armadilhas metais e não quero mais perto de mim gente desse tipo que de bom só tem aparência mais são pobres por dentro igual a um sepulcros cariado que Jesus Cristo te abençoe 🙏
Fui voluntária no caps e participei de um grupo "ouvidores de vozes" e é uma experiência muito interessante, indescritível. Legal essa oportunidade para o Gustavo, viva a luta antimanicomial.
Teve uma coisa q ele falou q é muito importante que na primeira crise ele já pediu para o pai levar no hospital psiquiátrico e o pai negou. Eu tenho bipolaridade e na minhas primeiras crises de Depressão eu sabia q nao eram depressoes normais e eu falava com a minha ficante q era enfermeira sobre o assunto e ela dizia pra eu nao procurar médico pq ia me viciar em remédios. Parece que a gente sempre sabe que tem algo de diferente e precisa de ajuda, mas existe um estigma tão grande em procurar um psiquiatra que precisa dar uma merda muito grande pra poder ir atrás
Eu também tenho transtorno bipolar e tb tive um crise severa, no meu caso eu relutei bastante em procurar ajuda e tentei esconder ao máximo de todo mundo até que eu finalmente tentei me ma... e ai a familia descobriu e eu iniciei meu tratamento, hoje convivo bem mellhor com a doença, espero que você também tenha tido melhora.
@@kgjdafggadfg To melhor sim, mas pra dizer q estabilizei mesmo coisa de uns 5 anos depois de começar o tratamento. Foi só depois de largar "tudo" e levar totalmente a sério pras coisas começarem a andar na minha vida. Hoje eu não bebo, eu curtia f1, hj é raríssimo de dar um 2, terapia.... e mesmo assim, não dá pra dizer que as coisas são nem perto do que eram antes do diagnóstico. A vida é totalmente diferente, é mto mais dificil de se aproximar das pessoas...
Vc falou que trata a mais de 5 anos, né? Quando ce descobriu? Eu tive o diagnóstico no meio do ano passado, só consegui me estabilizar há uns 2 meses (as vezes tenho uns picos de depressão, mas bem leves). Eu gostava bastante de beber, hoje parei tb. E eu tb sinto que não sou como antes, e isso me deixa triste, antes eu era alegre, conversava muito com as pessoas, hoje parece que fiquei embotado/apatico e prefiro na maioria das vezes me isolar. Meu sonho voltar a ser como antes, mas ao mesmo tempo agradeço a Deus por ter desenvolvido bipolaridade ao invés de esquizofrenia ou algo de mais difícil controle
@@kgjdafggadfg eu acho q as memorias das crises somado com o litio me deixou mto apatico, e a minha forma de ser mais alegre mais vivido nao vou retomar, mas isso nao significa q minha vida perdeu o sentido, só vou ter q aprender a encarar ela com outros olhos
Acho que o maior medo dele e perde o pai e a mãe, dai as vozes dizem que estão preparando ele, com certeza ouvir isso deve ser terrível pra ele. Força Gustavo, você e um rapaz de muita garra e luz. Parabéns pela ousadia e coragem na entrevista.
Parabéns pela entrevista, Petry! Sou médico residente em Psiquiatria e essa conversa foi muito rica para as pessoas entenderem como funciona uma pessoa com esse diagnóstico e para desmistificar muita coisa. Entrevista rica em esclarecimento, em psicopatologia. Gustavo é muito corajoso em se expor e conseguir, do seu modo, ajudar outras pessoas.
Exato, coragem admirável e tocante. Tenho fobia social e já sofro horrivelmente com isso... Estou com 22 anos e tá sendo uma luta pra lidar com questões como tirar a habilitação, ter coragem de fazer um curso superior... Justamente por isso, estava refletindo sobre como os transtornos mentais afetam, além de muitas áreas, essas áreas da vida das pessoas que sofrem desses transtornos, por exemplo, qual a estatística de pessoas com esquizofrenia que chegam a entrar e concluir um ensino superior? Sei que essa é só a ponta de um iceberg enorme dos transtornos mentais, mas fica a reflexão... Hoje em dia esse olhar para a saúde mental tem crescido cada vez mais mas ainda sim é muito rotulado principalmente para transtornos que não são; ansiedade, depressão e TDAH por exemplo. O Gustavo é um símbolo de esperança, coragem e ousadia. Nós que sofremos com transtornos necessitamos de muita audácia para arriscar ser algo além do que o "destino" e as circunstâncias nos impulsionam a ser.
Assim como o "video cast" é uma cópia de formato americano trazido p Brasil, esse exato formato de entrevista já é feito no canal americano soft white underbelly
Eu fiquei assim depois que sofri violência e fiquei doente da coluna e desenvolvi ARC eu tomo remédio psiquiátrico porque entrei em depressão. Hoje todos me abandonam em casa porque fiquei inválida 😢. As vozes que eu escutan foram as que eu ouvi mesmo elas ficam remoendo meu cérebro as frases que vivi até dar crise de choro. E realmente o que passa é deitar e conversar com as vozes e chorar até dormir.... É torturante a gente procura acabar com a dor querendo acabar com a gente entende..... Meu trabalho acabou com minha vida eu era feliz e ajudava tudo mundo ....
Esse rapaz é de uma honestidade sobre si mesmo tão grande, foi muito bom vê-lo. Desejo muita saúde, que seja feliz e encontre a sua paz sempre que precisar.
Tenho um irmão de 32 anos com esquizofrenia desde os 17. Escutar o Gustavo me faz entender ele melhor. Obrigada por sua coragem! Saiba que estás em minhas orações 🙏🏻🥹
Meu irmão também desencadeou escrisofenia, vi uma psicóloga falando que a baixa b12 é a principal causadora da escrisofenia, meu irmão está em 70 super baixa o mínimo é 500 acima talvez seja isso que desencadeou isso nele
Tô passado por algo triste meu filho com 22 anos é 16:18 esquizofrênico ,é muito triste ,não consegue trabalha, tem mania de perseguição,..as vezes esta bem, é como se tivesse um botao ,que dependente é acionado, ele muda ,chora,,fica apavorado ...😢a gente precisa conversar bastante ,e mostrar que seus pensamentos nao são reais....não desejo essa doença para ninguém,,,sofro muito ,e tenho medo de algo pior acontecer em casa ou na rua!!...😢😢
Querida também passei por isso🌹❤️, meu filho 15 anos , agora está muito muito melhor, olha um conselho, alia-se a Deus de vdd. Faça um jejum e oração por ele, veja de quantas horas e dias. Leia o Salmo 27, 24, 91 - Leia Malaquias 3:18, João 8:36...Leia a Bíblia todos os dias e vá na igreja e se puder leve ele, senão leve roupas dele pra orar...água ungida põe no suco pra ele tomar ...Deus abençoe vcs grandemente 🙏🏻🌹❤️
Рік тому+77
Só quem vive e quem convive com alguém que tenha esquizofrenia, que entende cada palavra que esse moço fala. Até me emocionei aqui. Minha mãe foi diagnosticada esse ano. Está em tratamento, mas foi pesado ver as crises dela antes disso. Eu chorava dia e noite...
Tenho dois filhos uma tava trabalhando de segurança deu a primeira crise no hospital das crinica hoje tem medo de tudo so andar comigo têm trita e três anos e difícil essa vida so remédio mais está melhor graças a deus ❤q deus abençoe vc rapaz muito legal sua entrevista
Crl mano, eu comecei a acompanhar o canal do Gustavo tem um tempo e ele não tinha muita audiência. Foda que eu pensei que massa seria ver ele falando pra mais gente, e agora ele está no à deriva. Foda!
Рік тому+37
Parabéns Gustavo. Sou bipolar. É uma pena que essa sociedade podre, e mesmo após o seu relato, ainda continuarão agindo com preconceito e falta de sensibilidade. Força, siga em frente!
Tenho esquizofrenia diagnóstico há 10. Anos já história dele é muito parecida com a minha até a entrega de currículo tbm ... hoje tá controlado estou em tratamento... existe muito tabu a sociedade não sabe como lidar ..o apóio da minha família 🙏 foi muito importante.parabens saúde
Meu Deus meu coração ficou tocado com a história deste rapaz que por sinal muito inteligente, meu tio tbm tem esquizofrenia paranoide há mais de 40 anos e é exatamente os mesmos relatos. É uma doença muito dificil, mas ele gosta muito de mim porque trato ele bem e a sociedade só o maltrata.
Minha mãe tinha esquizofrenia e só quem convive ou já conviveu diretamente com quem sofre dessa doença sabe que é exatamente como o Gustavo descreve. Obrigada por darem espaço para um assunto que precisa ser muito mais falado.
O Gustavo tem uma grande missao pra ajudar todos que sofrem dessa doença. Ja começou se abrindo nos canais que atinge um numero incalculavel de seguidores. Gratidão ao UA-cam pela contribuição.❤❤❤❤❤❤
Registro aqui todo o meu respeito a este jovem tão íntegro, honrado e de uma dignidade ímpar! Também faço menção ao modo respeitoso em que a entrevista foi conduzida. Um serviço de extrema utilidade pública, no sentido, de esclarecer à sociedade quanto a esse fenômeno, para que passem a ter empatia e respeito para com o outro. Parabéns!
Sou psicóloga e psicoterapeuta. Gostei muito do depoimento sincero do Gustavo até para as pessoas entenderem um pouco mais dessa doenca, a mais grave e complexa em Psiquiatria. Percebo que ele tem uma autocritica bem lúcida sobre a doença e seu quadro.
Meu pai teve esquizofrenia, tive pouco contato com ele, mas sim, quando não estava em surto ele era maravilhoso. Com ele aprendi a importância de cuidar da saúde mental 🎈
Estudante de medicina aqui, a ideia do podcast é maravilhosa, mas como “Crítica”, é bom estudar antes o que não se deve perguntar ou falar. Muita pergunta/afirmação feita poderia facilmente ter mandando o Gustavo pra Marte. Claro, a intenção do Petry é excelente e sinceramente eu tô feliz que ele tenha feito e nada acontecido com o Gustavo porque até valor médico essa entrevista teve. E pra quem não tem contato com a doença, o insight (capacidade de separar o que é doença) do Gustavo é ABSURDO. Não é tão comum esse nível de insight, mesmo entre os bem manejados, por isso minha preocupação. Parabéns Petry e parabéns Gustavo! 🖤
Que canal maravilhoso! Este rapaz que conduz a entrevista além de inteligente é muito cordial. Fica nítido o respeito e empatia pelo entrevistado. Com perguntas inteligentes e ricas, dá voz e vez, sem atropelar ou humilhar. Parabéns a este nobre rapaz. A esquizofrenia é um transtorno mental carregado de estigmas. Precisamos falar mais sobre o assunto.
Nasci em 79, tenho uma irmã mais velha, morei em SP capital até um ano de idade, eu, minha irmã, pai e mãe, meu pai começou a ganhar bastante dinheiro, noitada e bebida, minha mãe sofrendo, diz que via algum espírito dizendo oque ela estava ocupando o lugar deste espírito e que iria acabar com ela, casamento.... minha mãe fugiu para o interior Itararé SP, começou a trabalhar, sofrendo muito porque meu pai não ajudava, ela foi morar com minha avó. Aqui começa minhas lembranças com 5 anos, sempre acompanhava minha mãe, até no trabalho dela que era no caixa de um restaurante, vi ela chorando, quebrando prato com comida de repente, não conseguia ir na igreja, no centro porque as vozes não deixavam, meu pai não era presente, continuava em sp mas também não dava o divórcio, minha mãe querendo recomeçar a vida, tempo depois começou um relacionamento com o dono do restaurante, ele tinha muitas armas, fazenda, me ensinou a atirar com 6 anos de idade, claro sem minha mãe ver. Me lembro de ouvir na casa da minha vó, uma espécie de enxada de madrugada, raspando na calçada, isso até hoje não sei o que era. Minha mãe sofrendo, preocupada, alguns diziam que ela era médium, ela teve uma crise, discutiu com o namorado, pegou um revolver e atirou no peito dela. Minha vó virou minha companhia principal, ficou muito triste com a morte da minha mãe, me ensinou a rezar ajoelhada, ela estava muito triste e foi adoecendo, seis meses depois ela morreu, me lembro da ambulância e todos preocupados com ela, eu peguei um carrinho com corda e foi num sábado de manhã, fiquei andando pelo quarteirão com o carrinho, me lembro de ficar refletindo sobre como seriam as coisas, sem minha mãe e agora minha vó, uma voz me confortava, dizendo que tudo daria certo, estaria comigo, me lembro muito bem, passei a manhã toda olhando o horizonte, conversando, pensando, refletindo, isso com 6 anos. Na infância, essa voz me ajudava, um dia um homem derrubou uma careteira próximo de mim, ele não viu, peguei a carteira, curioso fui ver se tinha dinheiro para comprar doce, no momento que fui olhar, ouvi, "devolva, isso não te pertence!" olhei assustado como se fosse alguém mesmo do meu lado, mas ao olhar, olhei para cima e vi a cruz no topo da igreja, essa voz sempre me confortou, me avisou quando um boneco do homem aranha havia caído do telhado, me ajudou a fazer com galho de árvore um indicador para encontrar figurinhas de chiclete, assoprava e falava palavras mágicas, foram tantas coisas e digo, coisas que engrandecem a esperança em Deus. Na adolescência, claro que a vida me pressionou, me sentia sozinho, triste, nesse período sofri com muito toque, pressentimento, dejavu, ouvir vozes negativas me dizendo "ninguém te quer, ninguém te ama, acabe com sua vida".... Sofri, sofri, sofri... quase enlouqueci.... são muitas experiências paranormais... Estou de pé porque minha vó antes de morrer me passou o que poderia de melhor, o exemplo de sua fé, o PAI NOSSO e me fez decorar a PRECE DE CÁRITAS, isso só fortificou minha fé em Deus e Jesus, hoje não sinto necessidade de buscar mais por ai, pois sinto a presença Dele em mim, busco cuidar do meu templo, meu corpo, mente e espírito. Na vida nunca me senti injustiçado, deprimido, no máximo triste, além da fé, meu escudo sempre foi a GRATIDÃO, ser grato pela minha vida do jeito que ela é e quem eu sou e me tornei através do caminho que Deus me ajudou a trilhar. Desejo muita força e luz para o Gustavo, que Deus o proteja sempre.
Renato que bom que sabes que Deus te ama. Nós somos prova viva disso. Já estive nesse quarteirao. Nosso anjo da guarda nos sopra sim. Com o tempo entendemos o valor que tem a fé. Abç
@@mudarparamelhor3828 Olá, sim, meu comentário foi me colocando na mesma situação do Gustavo, comparando algumas dificuldades, a diferença, que eu moro sozinho desde os 16 anos, os momentos mais complexos da minha vida, passei apenas eu e Deus, hoje tenho uma namorada, gosto muito de conversar, ela sabe muito do meu passado e vice versa, ela sabe que poderá me alertar de qualquer comportamento que ela venha a achar estranho, dei essa liberdade a ela, várias vezes, mas hoje estou muito bem, faço o máximo para me manter bem, alimentação, sol, caminhada, acredito que a maioria dos sintomas de problemas físicos e mentais, disse "maioria", venham da desnutrição ou doenças que não foram diagnosticadas que levam ao colaterais, certas vitaminas são essenciais para nosso bom funcionamento físico e mental, pense comigo, já passou fome? Eu já, imaginando que passei isso por pouco tempo e tive efeitos no cérebro, como visões e pensamentos turvos, imagine quem passa fome todos os dias??? São muitas as origens, mas o tratamento na minha opinião é o que coloquei no primeiro comentário, muita fé, cuidar da saúde, alimentação, sol, sentimento de gratidão e se chegar "próximo" do inicio ou de perder o controle, procurar ajuda de um profissional.
Estou impressionada çom a semelhança dos fatos que aconteceu com ele ao que aconteceu ao meu filho😢 Ele tbm prestou concurso pra expessex (escola militar) Ele ouvia minha filha ou minhas amigas pedindo pra ele se matar Serviu o CTA no ano obrigatório e queria muito seguir carreira, mas não conseguiu Eu até perguntei pro meu filho se ele ainda ouvia vozes pq o Gustavo ainda escuta, mesmo depois de tomar medicação Meu filho não ouve mais (ao menos ele diz que não ouve mais) Que Deus continue abençoando esse rapaz ❤
Esquizofrenia é muito negligenciada no Brasil. Esse menino mesmo teve uma canseira infernal pra receber alguma ajuda no INSS. Como uma pessoa que sofre tanto com isso, vai conseguir por comida em casa? Não dão aposentadoria nem ajuda pro meu padrasto a anos, é uma máfia os médicos do INSS.
Meu marido foi diagnosticado a cinco anos e até hj conseguiu receber 5 meses pelo inss, ele não consegue trabalhar é bem difícil conviver com essa doença 😞
Tem que ser com um advogado bom, eles sempre ganham a causa. A pessoa recebe um salário por alguns meses , depois cortam, aí busca o advogado outra vez que voltam a pagar por mais algum tempo, e começa tudo denovo. Tenho uma afilhada que é bipolar grave, ela mesma corre atrás e sempre voltam a pagar, não pode desistir, ela tem 42 anos desde os trinta nessa luta. Ela diz que qdo tiver mais velha , ou seja , com cinquenta e poucos passará a ser definitivo, segundo a advogada dela. Alguém na família tem que correr atrás disso para o seu padastro. Já ajudei algumas pessoas a conseguirem , não só com doenças mentais. .
Olá,até concordo em partes com você, mas, num país de gente falsas e sem vergonhas que fazem de tudo para se “ encostar” no INSS é complicado ficar dando aposentadoria facilmente. Conheço uma moça que disse que o tio dela se fez de louco, foi no INSS e conseguiu se aposentar com pouquíssima idade. Hoje vive tomando cerveja na beira da praia em Florianópolis e não tem nada de louco ela disse. É safado mesmo, enganou o INSS. Quantos pilantras já fizeram, fazem e vão fazer isso??? Muitos, infelizmente, e quem precisa de fato, fica abandonado.
Exatamente. Recebi auxílio doença de setembro de 2012 a julho de 2017. Cortaram, por sacanagem, por receberem bônus por indeferimentos. Estou pagando INSS facultativo e em 8 meses, passarei por perícia e tentarei aposentar pelo F.20 e F.90. O Universo está conosco Gustavo.
Que vídeo importante! Sou psicóloga e na maior parte do casos, quando um paciente recebe um diagnóstico de transtornos mental, por mais difícil que seja, a reação costuma ser de alívio, porque o paciente passa a ter uma explicação para seus sintomas e um caminho possível de seguir com o tratamento. A maior dificuldade do processo não é o diagnóstico, mas sim, o preconceito e não acolhimento das pessoas com quem o paciente convive. Por isso, parabéns pelo vídeo, para desmistificar sobre os transtornos mentais e a importância de buscar e seguir o tratamento adequado! 🤍
Sei não, hein. A sequência de perguntas é muito rápida e com pouca conexão. Parece até apenas um questionário, além do fato de não deixar o convidado dissertar muito sobre a pergunta feita
Tenho TOC (na parte do Transtorno Obssessivo) = pensamentos perturbadores, que ficam recorrente e sofridos. Sintomas muito parecidos, porém, os pensamentos do TOC são sempre na primeira pessoa (como se EU estivesse pensando algo), nunca escutamos nenhuma voz diferente, são apenas pensamentos de possbilidades mesmo. A esquizofrênia já tem outro nível, muito mais pesado e perturbador, porque é OUTRA voz, como se fossem pessoas.
Minha mãe tem. Hoje ela esta bem melhor, infelizmente passamos a nossa infância vendo os surdos dela. E com isso hoje afetou o nosso psicológico. Não consigo sentir aquele amor de mãe vindo da parte dela. Eu e o meus irmãos ajudamos ela, mais cada vive em sua casas. Não somos unidos 😢 Cada um faz suas partes. Minha mãe tem toda assistência medica, tem aponsentadoria. Infelizmente amor dos filhos não tem, por causa da doença se tornou fria 😢 Sei que ela não tem culpa.
Falei pro meu namorado que iria assistir Netflix, mas aí entrei no UA-cam de bobeira e encontrei esse canal, falei pra ele que era mais inteligente assistir algo real do que ficção. Obrigada, é muito interessante ver as outras formas e visões de vida
O pior é quando o doente não aceita que está com a doença e consequentemente não aceita tratamento e muito menos o tratamento. Aí é um caminho sem volta, infelizmente. Passei por isso durante 15 anos quando tive que me afastar da pessoa, mas a saga continua.
Parabéns Gustavo pela coragem de falar e assumir essa doença tão difícil, meu irmão tem esquizofrenia, tudo que vc falou é igualzinho com ele, as vozes, televisão, musica, religião, ansiedade. Espero que o Brasil melhore o atendimento a saude mental 🙏🏻
Eu acompanhei meu cunhado com escrisofenia durante muitos anos ,acho que conheci todos os hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro, infelizmente ele morreu na rua e foi enterrado como indigente ,quando vinha as crises ele não queria tomar os remédios e sumia numa dessas idas ele não voltou mais ,é muito triste ,abala toda uma família, eu sabia lidar com ele mas tinham pessoas que não tinha paciência e batia muito nele na rua ,é muito sofrimento
Nossa me emocionei! Já tive surto psicotico, tive depressão pós parto e evoluiu para psicose puerperal, eu ouvia a voz falando para eu sair de casa sem rumo, pular da janela, me cortar com a faca, horrível. Só melhorei depois da medicação e psicoterapia. Depois descobri que na verdade tinha TOC, hoje faço tratamento e nunca mais tive. Força Gustavo, parabéns por dividir suas lutas conosco! Deus te abençoe mais.
Que gracinha e educado ,no final do vídeo ele perguntou o entrevistador si deu certo 😅 fiquei apaixonada por ele,pq eu tbem tenho um irmão na mesma situação dele❤🥰
Gustavo é um guerreiro, mesmo com todas essas adversidades psicológicas, ainda se dispõe a abrir mão de sua privacidade para se expor ao mundo. Parabéns Gustavo 👏🏼👏🏼👏🏼
Esse podcast tem um valor inestimável, eu nunca ouvi nenhum com tanta qualidade e complexidade como esse. O impacto que esse trabalho causa na vida de que ouve e participa, é incrível.
Meu filho nasceu com esquizofrenia, ele faleceu aos 21 anos. Eu nunca tive apoio, não recebi ajuda nenhuma, nem o Pai me ajudou. Ele sofreu demais, foi muito criticado, desprezado. Humilhado. Muito da minha vida foi embora com ele.😢
Minha filha foi diagnosticada com esquizofrenia paranóide semana passada estou sem chão. Ele teve um surto psicótico depois de três dias sem dormir não falava coisa com coisa. Está tomando medicação. Tô estudando muito sobre o assunto pra poder ajuda lá da melhor forma possível.
@@patriciabrito4832moça, desejo toda força do mundo para vc!!!! Que tudo dê certo, os remédios vão ajudar muito. Meu pai é esquizofrênico, desde pequeno eu conheço ele assim, hj é medicado e "normal", mas passa a maior parte do tempo deitado na cama dormindo. O começo é muito difícil devido as crises, mas vc vai ver, vai melhorar!!! Deus abençoe.
conduziu a entrevista muito melhor que a maioria dos médicos psiquiatras, tenho transtorno mental grave há 25 anos, e o Gustavo se sentiu a vontade sendo entrevistado.
Boa entrevista do Gustavo eu estou passando com o meu filho que fez 27 anos teve perda da memória e alucinações tive que enternar a força com polícia e ambulância ficou 15 dias internado agora tá melhor com as medicações graças o capis.da minha cidade eu como mãe e muito triste tudo isso isso foi 2022 que começou escondia tudo faca tentou matar eu e o pai.sofri de mais.nao deixo sozinho nem um minuto parece que a vida parou gratidao gustavo
Força irmã. Acompanhe ele nos tratamentos e procure descobrir tudo o que faz bem pra ele. E estimule ele a fazer tudo que faz bem. Isso ajuda muitoooo. Que o ambiente seja sempre de amor, segurança e paz. Isso também ajuda muito. ❤
Ja fui diagnosticada quando tinha 20 anos com Esquizofrenia eu via leão , pessoas com as costas abertas saindo osso,ouvia vozes , ligava a Tv via meu ,era como fosse uma conspiração contra mim,fui internada em hospital psiquiatrico, depois fui pro caps fiz tratamento fiquei boa , durou 2 mês , na época ,hoje tenho 36 anos vida normal Jesus me curou pra honra e Glória louvado seja Deus.
Via pessoas vestida com roupa de exército querendo me pegar , tentei me matar, terrível essa doença misericórdia sentia cheiros via bichos tentei tirar minha vida.
Eu achava que tinha câmeras me vigiando via pessoas com dente de vampiro ,me comunica com pensamentos ,ouvia pessoas quando fui na ambulância pra se internada gritando cabelo podre.Quando ia comer via lavras na comida por isso não Foi muita oração também pela minha vida .Hoje só quando vou adormecer vejo rabiscos na parede.
Minha mãe tinha esquizofrenia e dois irmãos desenvolveram...são exatamente os mesmos relatos dele...perseguição, vozes e até visões. A família toda sofre...😢. Não é todo mundo que consegue conversar sobre o assunto pois o mergulho nas alucinações é profundo. Deus abençoe todos os doentes mentais pois existe um sofrimento intenso durante a luta para retomar a realidade, tanto do doente quanto da família. Minha mãe se suicidou 😢, chegou um momento em que falava que não servia para mais nada. Oro para que alguém descubra um medicamento eficaz pois essa doença é terrível 😢...tem muito de hereditariedade também. Força Gustavo. Achar que é espiritual só atrapalha o tratamento. Quando acabaram os leitos psiquiátricos fiquei bastante apreensiva com a desassistencia, pois nos surtos eram muito importantes.
Tive diagnóstico de esquizofrenia nos anos setenta. Mas dê lá para cá já recebi vários diagnósticos,já tomei inúmeros medicamentos, me machuquei muito na adolescência, arrancava os cabelos, Fasso tratamento até hoje, consegui ter uma filha que já tem trinta e quatro anos, ela ficou na creche até os sete anos, depois estudou no Rotary dá quinta à oitava série estudou como seme_interna em escola agrícola e estudou o ensino médio em uma escola agrtecnica em sistema dê inter nato .Conseguiu estudar em uma faculdade com bolsa. Começou a trabalhar aos dezoito anos, trabalhou quinze anos, durante todo este tempo cuidou de mim nos momentos de Cruz e despois que minha mãe morreu. Hoje estou aposentada e ela faz intercâmbio na Austrália. Nunca tive religião e só saía de casa para o trabalho atualmente só para ir ao médico. Não suporto sair de casa .A família do meu pai é muito doente mental.
Sou médico residente de psiquiatria e admiro muito o Gustavo pela coragem de compartilhar sua história na internet.
Certamente ajuda muitas famílias e amigos de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia.
Irmão como residente em psiquiatria é comum pacientes saberem que estão doentes especialmente dias antes de surtar ?
@@franciscoferreira-eh1yu nos dias antes do primeiro surto é comum sim os pacientes se acharem estranhos ou doentes.
Com a evolução da doença, a maior parte dos pacientes percebem as alucinações e os delírios como coisas reais e podem até achar que não estão doentes já que todos esses sintomas fazem parte da realidade do paciente, como coisas totalmente verdadeiras e sem nenhum tipo de estranhamento.
O caso do Gustavo é exceção porque ele consegue perceber todos esses sintomas como parte da doença, mas a maior parte dos esquizofrênicos não são assim.
@@rafaelspace12 Obrigado pela resposta. Outra coisa: A inteligencia do individuo conta algo na percepção dos sintomas ? No filme do John Nash se me lembro bem tem uma cena que ele descobre que ta alucinando por conta do raciocinio logico. Isso é possivel ou foi 100% licença poetica ? Eu sinceramente fiquei com um pé atrás logo no começo do relato do rapaz pois eu nao tinha ideia de que era possivel para o paciente saber que estava doente.
@@franciscoferreira-eh1yu pode acontecer sim. A pessoa ser inteligente antes da abertura do quadro é um fator preditivo de que ela terá um desenvolvimento mais favorável. O problema é que a cada surto psicotico ocorre uma deterioração da cognição e o paciente vai ficando cada vez mais incapacitado cognitivamente.
A melhor forma de prevenir essa evolução é tomando os medicamentos de forma correta desde o primeiro surto, aí é possível manter um bom nível cognitivo. Mas, como a maior parte dos pacientes esquizofrênicos têm dificuldades a aderir o tratamento, a evolução deteriorante costuma ser bem comum.
@@GabesGabesgabes-nc9dn o TOC não evolui para transtornos psicoticos. Pensamentos de medo de adoecer fisicamente e mentalmente são comuns em sofre de transtornos ansiosos ou de TOC.
Recomendo sempre a combinação de tratamento medicamentoso + terapia cognitivo-comportamental para pacientes com TOC.
Meu filho tinha esquizofrenia. Tinha os mesmos sintomas, mas, infelizmente, apesar de ter sido tão inteligente, bom, honesto, trabalhador, não teve essa força e se suicidou. Já faz vinte anos. Tenho depressão desde aquela época. Muito triste. Deus te abençoe 🙏, Gustavo.
Sinto muito
Meus pêsames, infelizmente isso é algo que não escolhemos. Tenho um tio de segundo grau e ele fez a mesma coisa 😔
Sinto muito.
Olá,querida!! Eu sinto muitíssimo, eu lhe entendo muito...Sou mãe atípica de uma filha esquizofrênica e boderline! Eu perdi a conta de quantas vezes ela tentou 😥😥É muito difícil...Sinta meu abraço e muita energia boa e muita luz 🙌🙌🌹🌹
@@lufreitas9372 , obrigada pelo carinho. Deus te abençoe, te proteja e continue te dando força, fé e fortaleza para cumprir a missão que te foi dada. Receba meu abraço! Deus te abençoe poderosamente!
Sou esquizofrênico e já me destrataram muito, mais resisti bastante por muitos anos, e hoje sou um escritor, graças a minha mãe, demorou muito mais finalmente consegui!!!
como que a sua esquizofrenia irmão? se não for de incomodo perguntar.
Graças a Deus! O Espírito Santo o ilumine para escrever sempre mais e melhor! Quantos escritores, pintores, intelectuais eram esquizofrênicos e se tornaram famosos por sua inteligência e produções artísticas! Você é um deles! Continue tomando seus remédios, terapia e ocupação. Deus o abençoe!
Deus te abençoe
Mt Saúde pra vc
Parabéns amigo, também sou esquizofrênica e sonho em ser escritora, entre muitos outros sonhos que tenho também hehe. Manda o link dos seus livros, gostaria muito de conhcer seu trabalho :)
@@laricmoserr parabéns
Deus abençoe
Com muita saúde
Há 4 anos atrás tive um surto e fui diagnoticada com esquizofrenia, na época tinha 29 anos, minha vida virou de cabeça pra baixo. Comecei escutando vozes, e tendo paranois, pensava estar sendo perseguida. Virava a noite sem dormir, tinha muitas dores de cabeça, não falava coisa com coisa, fui ficando cada vez mais reclusa, pq vivia prestando atenção nas vozes.
Depois de diagnoticada fui fazendo acompanhamento médico com psiquiatra, e fui melhorando. Tinha medo das minhas faculdades cognitivas serem atingidas, mas graças a Deus isso não aconteceu. Hoje tenho uma vida normal e tomo somente 1 comprimido, no começo do tratamento cheguei a tomar 5 comprimidos.
Que Deus abençoe esse rapaz, e abençoe a saúde dele, pois esta falando dessa doença e ajudando outras pessoas. Eu não gosto muito de falar sobre isso, com medo de ser rotulada por ter uma doença psiquiátrica.
Mas acredito que minha vida é um milagre realizado por Deus, e o agradeço todos os dias.
São pessoas que vem ao mundo para castigar seu entorno, é terrível, castigo severo!
Você parece muito lúcida! Que sua vida seja abençoada
@@emiliacamposdasilveira4208 como assim?
hoje a doença ainda te afeta? voce ainda tem surtos/ouve vozes ou o acompanhamento e remédio resolveu tudo isso?
@@031nathan Não, tenho uma vida normal.
Minha mãe tinha esquizofrenia, cresci vendo as crises dela. Obrigado por dar voz para pessoas como este rapaz. Força Gustavo.
Qual a definição formal de esquizofrênia? O que exatamente separa um indivíduo médio de um esquizofrênico?
@@igorrocha1845 Olha, pelo que eu ja vi, são desequilíbrios em algumas proteínas, que atingem este input e output do cérebro, onde as informações se misturam. Um neurotípico consegue separar as coisas. Você sabe que um cavalo sentado na cadeira do seu computador e jogando video game enquanto relincha para um jogador, seria loucura e fruto de um trabalho de edição. Mas quando você tem um delírio, seja visual ou auditivo, tudo isto é misturado e você fica incapaz de discernir os dois.
Quando eu tomei vacina para covid, no outro dia veio os sintomas do mesmo. Eu fui trabalhar, mas tive que voltar na mesma hora de tão mal que fiquei. Eu deitei e comecei a ouvir um zumbido. Mas eu reparei que não importada o que eu fizesse, este zumbido nao iria embora. Era como se tivesse uma caixinha de som dentro do meu cérebro. Se uma vacina ja fez isso, imagine quem tem esquizofrenia?
@@igorrocha1845Esquizofrenico tem paranóias, se desvirtua do mundo real e com as crises fica ouvindo vozes, com sensações de estar sendo perseguido e etc. É bem triste. O pai do meu irmão (por parte de mãe) tem esquizofrenia.
@@igorrocha1845que eu saiba tem a ver com o sistema dopaminergico, quantidade anormal de dopamina, tanto que usuários de cocaina em overdose tem sintomas iguais os de esquizofrenia
@@igorrocha1845os médicos fazem exames psiquiátricos no cérebro da pessoa aí da o aval de esquizofrenia, não sei explicar exatamente oq tem de diferente mas com certeza o cérebro e as ações neurais são diferentes
Esse rapaz é incrível, ele de certa forma conseguiu dominar sua doença ...
Gustavo não tem noção do quão forte ele é mentalmente.
exatamente isso q eu pensei. Isso eh algo realmente incrível. Resistir a essas inspirações com essa clareza...de saber o q eh certo e errado. A resistência de vencer as vozes pelo cansaço é algo notavel
O fato dele aceitar a doença e o tratamento e tomar os medicamentos deu uma maior qualidade de vida. A química avançou muito na eficácia dos medicamentos pra vida de quem é diagnosticado com esquizofrenia.
Foi isso que pensei durante toda a entrevista, ele iniciou a conversa dizendo que não tem estudo, mas força e conhecimento ele tem. Ele é mto inteligente! Eu amei ouvir ele 🫶🏻
Super concordo! Sou filha de esquizofrênico e o quanto é difícil conviver com essa doença e principalmente o quanto é estigmatizante.
Mto lutador!!! É mta capacidade numa pessoa!
(43:55 - 44:17) "Eu nunca vou falar, nunca vou querer fazer o que a voz manda, né? Até agora, eu seguro assim, eu não vou fazer o que ela tá mandando. Eu vou... é algo que eu tenho que conviver, né? Eu quero construir família, casar, essas coisas, né? Imagina você estar com um bebê no colo e ficar ouvindo essas coisas assim... dá um medo, né?" Exemplo de empatia, força e sensibilidade genuínas, apesar da dor.
❤Muito obrigada Gustavo! Deus lhe abençoe!
Que dó desse rapaz!
Tô emocionada!
É a pior doença que existe.
Esse negócio de religião com fervorismo, medo do que dirigentes dizem que é pecado, seguir regras ditas pelos outros, de praticar sexo, de tolher as atitudes das pessoas, etc.
Eu não aceito isso...
*Quem não for forte* não aguenta esses falsos moralistas e adoecem de várias formas.
@@Virginia1994quer viver no mundo vadiando ?
Ele é um amor 🥺
@@Virginia1994muié...
Esse rapaz está doando um bom serviço a medicina para tratamento mental . É raríssimo o paciente se dispor a falar sobre a doença como ele faz . Parabéns para ele que não tem preconceito em mostrar a vivência dele com a doença.
Que Deus te abençoe ❤
Precisamos falar sobre profissionais da área da saúde que maltratam pacientes que tentam se suicidar ou estão passando por problemas com drogas. Se não está preparado para tudo, não escolha trabalhar dentro de um hospital. Medicina e enfermagem não é só postar no instagram "med por amor" "enfermagem por amor". Onde se encontra o amor e a empatia pelo próximo? Doenças mentais são extremamente reais e sérias.
Verdade
Sou da enfermagem e sombavam de mim quando eu tentava entender e tratada bem um paciente psiquiatrico. Diziam ele é louco e vc da atenção. Muitos so o corpo tava ali, outros eram maldade sim, gente ruim existe , mas muitos não aguentava mais a luta dentro de si mesmo
Uma vez dei entrada em um hospital por causa de LSD, foi bem louco, tava bem louco, mas eu lembro q uma das pessoas q estava a minha volta apertava meu braço e me machucava, mesmo amarrado na maca. Foi foda, lembro que isso só me fazia me debater mais. Não sei se era enfermeiro, médico, ou se foi viagem da minha cabeça, como alguns amigos dizem. Mas lembro de olhar meu braço depois de alguns dias e ver marcas além das que a maca haviam deixado.
Verdade me chamou atenção o relato dele sobre isso
Falou tudo. Esse povo e muito mal preparados. Cheios de preconceitos. Minha sobrinha tomou remedio pra se suicidar e eles nem atender nessas tal de UPAS queriam. Ficavam tratando mal , olhares de julgamentos. Minha sobrinha nem queria mais ir atras de ajuda.
vou deixar meu relato pessoal aqui: desde de 2020 no inicio da pandemia comecei a conviver diaramente com o meu avô que tem esse diagnostico, ele começou a morar com a gente justamente por conta desse problema, quando morava so ficava pensando que todo mundo da rua queria matar ele, invadir a casa e etc, a todo momento contava essas historias e eu acabava perdendo a cabeça e falava ''para com isso vô, essas coisas nao existem, ta tudo dentro da sua cabeça, voce tem esse tal problema e etc'' na tentativa de mostrar a realidade para ele, ele ficava muito triste e zangado pois para ele ngm acreditava em sua historia, eu no meu egoismo tbm ficava chateado de tanto ouvir a mesma historia e ele nunca acreditar em mim, ate que um dia tudo mudou...
Estava praticando meditação e outras praticas espirituais durante a pandemia e nesse periodo algumas coisas me foram mostradas, uma delas foi a situação do meu avô, nessa noite eu fui dormir e antes de me deitar fiz uma oração pedindo para que Deus ou universo me guiasse em algo que eu poderia mudar em minha conduta, nessa noite quando adormeci eu tive um sonho, nesse sonho eu estava dentro da casa do meu avô, estava escondido atras de uma parade e ouvia MUITAS VOZES, vozes horriveis, que me xingavam, diziam que iriam me matar a facadas, que iriam invadir a casa, falavam ''olha ele ta ali escondido, pega a arma, arromba essa porta e mata ele, vai, mata ele agora, ngm vai acreditar nele, so abrir essa porta que ele ta morto'' eu sentia MUITO medo e chorava, implorava no sonho para alguem me salvar, ate que nisso eu acordei, no mesmo instante me levantei da cama veio o pensamento '' meu avô se sente assim'' desde desse dia eu NUNCA mais critiquei meu avô, eu passei pelo oq ele passava, é algo horrivel.
Para os familiares é bem difícil entender sem se colocar no lugar, ter paciência, não confrontar e amar incondicionalmente.
Nossa.. que relato forte.
É foda! Graças a Deus eu não tenho nenhum parente assim, mas com certeza deve ser muito difícil.
Nossa
Ele tem que fazer o tratamento com o psiquiatra. E não vai mais ouvir as vozes.
Tenho esquizofrenia há 8 anos e nesse tempo tentei suicídio duas vezes... Mas aprendi a lidar com o problema graças a minha família e uma psiquiatra maravilhosa que foi muito amiga minha. Consegui passar no Enem e me formei como nutricionista em uma faculdade presencial. Agora tô na luta pra entrar no mercado de trabalho. Continuo ouvindo vozes, mas tô dando menos importância a elas e foco naquilo que eu gosto de fazer. E tomo as medicações certinho todos os dias.
Qual sua médica?
Gustavo ter aceitado a doença fez toda a diferença! Ele se cuida , segue o tratamento e sabe que ele não é a doença.
Verdade
Difícil é eles aceitarem que são doentes😢
Incrível como este rapaz tem noção da doença pq geralmente eles não aceitam e nem admitem que tem doença! É a parte mais difícil!
Realmente, me pergunto se o ego é um fator relevante para piora da doença, imagino que sim @@gisceldaferraz7839
Verdade
Talvez não tenha ficado claro no relato, mas o esquizofrênico REALMENTE ouve as vozes, e não se trata de "um pensamento intrusivo" ou algo nesse sentido. O psiquiatra do meu trabalho fez uma palestra sobre, e disse que em um estudo, fizeram tomografias em um paciente com esquizofrenia e os pontos do cérebro responsáveis pela audição mostraram-se extremamente ativas durante as alucinações auditivas. Além disso, as vozes tem entonações distintas, distâncias distintas, gêneros distintos, o paciente consegue descrever, por exemplo, de onde a voz vem. Então é como se realmente ouvessem pessoas ao redor, falando, gritando, chorando e ofendendo esse paciente. É uma doença muito triste e mal vista.
@@fabianomachado72 como profissional da saúde, eu não posso associar a doença esquizofrenia com religião ou fé, mas sim, com algo orgânico que envolve disfunções cerebrais que ainda não são entendidas claramente pela ciência e medicina. Mas, como uma pessoa que acredita no lado espiritual, e vendo de perto o que a esquizofrenia causa na pessoa, inclusive com coisas que acontecem e que são difíceis de explicar, não descarto esta e outras possibilidades.
O que você acha da hipótese que a esquizofrenia seja uma sonho acordado? Tipo uma fase ram que se estende ao estado de vigilia
@@fabianomachado72 infelizmente o prognóstico do esquizofrênico não é bom, pois a doença acarreta em envelhecimento mais acelerado e no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como a demência. Infelizmente, estudos apontam que o paciente esquizofrênico tem uma estimativa de vida bastante inferior à média.
Sobre as medicações, falando de forma bastante simplificada, os antipsicóticos agem nos neurotransmissores de dopamina, que em grande quantidade são os responsáveis pelas alucinações. Contudo, a dopamina também é responsável por outras questões importantes do organismo, como aprendizado, concentração e controle motor. Como o remédio não faz distinção entre os neurotransmissores de dopamina, ela acaba afetando a todos estes fatores também, por isso o paciente costuma ficar mais embotado, letárgico e sonolento, etc. Estou falando de forma muito simples pq não sou formada em saúde mental, mas estou aprendendo aos poucos sobre isso no meu ambiente de trabalho, então as informações podem não estar 100% precisas.
Falando, não como profissional de saúde, mas como uma pessoa crente no mundo espiritual, não acho que os esquizofrênicos sejam médiuns, mas (falando também de achismos, que fique muito claro), eu acredito que talvez em vidas passadas tenham sido pessoas cruéis, e que nessa vida foram encontradas pelos espíritos daqueles a quem fizeram maldade e estão sendo perseguidos. Eu tiro essa conclusão por duas situações, a primeira prefiro não dizer por se tratar de algo pessoal, e a segunda por notar que "as vozes" em sua absurdamente grande maioria são vozes algozes, maldosas, que ofendem, colocam a pessoa em estado absoluto de vigília e tensão, maltratam e inclusive estimulam o suicídio. Também notei que muitos dos esquizofrênicos apresentam alucinações associadas demais a questões religiosas (como o rapaz do vídeo, que na primeira psicose se via como um personagem da Bíblia) e o motivo também não é claro para a ciência.
Peço perdão caso alguma informação aqui esteja equivocada, ou se minha opinião pessoal esteja ofendendo de alguma forma a opinião de outrem, pois essa não é minha intenção 🙏
@@nicolaschaves4423 se a pergunta foi direcionada a mim, nunca parei pra pensar nessa possibilidade. Se eu entendi bem, essa teoria associa as alucinações esquizofrênicas aos sonhos. Se esse for o caso (me perdoe se compreendi errado), o esquizofrênico em sua grandiosa maioria não apresenta alucinações visuais como é amplamente difundido, e sim alucinações auditivas. Então não sei se essa teoria se encaixa no quadro patológico.
@@nathaliasouza1255engraçado é que eu não ouço vozes...
Mas tenho diagnóstico, tive um surto psicotico em julho mas só tive paranoia e ouvi algumas coisas que não.aconteceram no pátio.
Meu esposo tem 11 anos que apareceu com essa doença dai toma os remédios direitinho e vive normalmente,trabalha ;estuda e é um homem de bem e muito inteligente. Esse rapaz é forte pq essa doença não é fácil e tem vários graus.Deus abençoe.
Ele conseguiu se aposentar?
@@xxxxxxxxxxxxxxxxcridículo seu deboche. Psicopatas riem do sofrimento dos outros
@@xxxxxxxxxxxxxxxxcridículo
@@xxxxxxxxxxxxxxxxcseu diagnóstico e psicopatia
Graças a Deus que ele não nega tratamento. Tenho um familiar que não reconhece a doença e já passou por 2 internações.
tenho esquizofrenia a 6 anos, graças a Deus tem uns 2 anos que nao escuto nada de vozes NADAAAA até o médico disse que minha esquizofrenia é atipica pois mesmo " curado" sem a mania de perseguição eu ouvia meu pai perguntando se eu tomei banho escovei os dentes coisas bem mais brandas doq eu ouvia no começo, ja tinha aceitado minha doença etc. mas amigo vou te falar, é um INFERNOOOO . vou ter que me medicar pelo resto da vida, mas hoje nao vejo problema nisso, hoje eu trabalho, namoro faço curso profissionalizante e vamos em busca do sucesso pessoal ! espero um dia poder contar minha história pra informar as pessoas e quem tem um familiar ou um amigo nessa situação, existe uma luz no fim do tunel !
Deus te abençoe 🙏 🙌
Vc ouvia vozes de fato ou eram vozes internas na sua mente?
@@userhghy44fcd são vozes de "verdade" interna na cabeça, pelo menos comigo nao escutava com ouvido e sim como se fosse outras vozes pensantes além da sua, eram muitas vozes =/ ai fica bem facil surtar
@@Kurono1996 Ahh sim entendi
👏🏽👏🏽😊
Na moral esse sim é o tipo de video digno de viralizar no Brasil.
@@Distinto-NPMR ficou foda do mesmo jeito
@@Distinto-NPMR sempre tem o vira lata
@@Distinto-NPMR boto fé
Isso é informação, independente se é cópia ou não.
Sempre tem um sem noção pra falar merda… pagando pau pra gringo ainda, famosa síndrome de vira-lata.
Concordo!
A igreja é um apoio para a família !
Quando pastoreamos jovens no Rio de Janeiro cuidamos de um rapaz que ele é o pai são esquizofrênicos, as vezes o pai é o filho ficavam internados e nós íamos visitar os dois. Uma vez ele sumiu por 3 dias e nos demos falta dele na igreja e ligamos pra mãe e ela nos relatou que ele estava desaparecido a três dias mas ela não tinha como ir atrás dele pq o pai estava internado e ela não conseguiu dispensa no trabalho, imediatamente saímos a procura dele e o encontramos na rua machucado e totalmente desorientado. Levamos pro upa e todos saíram de perto dele com medo e nojo, neste dia eu chorei muito por ver o descaso e preconceito, o abraçamos e ele não largava a nossa mão pq estava com muito medo. Nesta hora não importava se ele estava fedido ou desorientado , ele é um ser humano !
Esse rapaz nunca teve surto de agressividade mas o pai dele sim, enquanto moramos no Rio é o pastoreamos,cuidamos dele com muito amor e carinho ,até hoje eles estão na igreja e são uma benção !
Sorte dele pq o meu esposo era da igreja eu também e ninguém mim ajudo com o meu esposo quando ele ficou esquisofrenico sofre muito sem ajuda d ninguém e ainda sofro pq e muito difícil viver com alguém assim
igreja nao é cura pra esse tipo de coisa, a intenção é otima mas nao cura nada
Que lindo
Nossa me emocionei, Deus seja louvado pela conduta Cristã de vocês e os abençoe grandemente.
❤ Deus abençoe
Minha mãe desencadeou esquizofrenia quando eu tinha 2 anos de idade, hoje tenho 28. Mas diferente do Gustavo, a minha mãe entrou em um estado que perdeu completamente a sua identidade, não se lembra de nada, tudo se apagou da mente dela. E É assim desde quando sou criança, não conheço ela, a vida dela de fato. Mas tudo o que ele falou, acontece com ela tbm. É uma doença muita triste, no meu caso, eu cresci sem uma mãe, só com a presença física. Muitos surtos, eu apanhava muito, ela fugia de casa.. É um sofrimento que não tem nem como explicar.
Oi Beatriz... passei e passo pelo mesmo que você. nós como filhos nos sentimos de mãos atadas né. É dificil a convivência, é dificil e as vezes impossível ainda mais sendo criança fazer a pessoa aceitar tratamento... fora o que a gente sofre nas mãos do mundo, quando todo mundo sabe que você não tem uma mãe, no meu caso nem um pai para te defender... até hoje, mesmo eu e minhas irmas adultas, não conseguimos tratar nossa mae. E assim nossa saúde mental vai pro buraco.
@@evelinsoares2378 Verdade. Isso fez eu me tornar uma pessoa dependente afetiva de amizades e principalmente de relacionamentos. Eu tinha vergonha quando era criança de dizer que a minha mãe era minha mãe, questiona Deus, perguntava porque aquilo com a minha família.. Só quem passa mesmo pra saber. Tanto meu pai, quanto meus irmãos.. cada um com uma história e um trauma pessoal para contar a respeito. O certo é fazer terapia para ter o auto conhecimento necessário para não se deixar afundar na própria mente.
@@evelinsoares2378Minha mãe também tem, sofro muito
Vivi algo parecido ! Crescer sem essa referência dói! Faça terapia como vc falou e busque sarar as feridas na infância em Deus 😢me ajudou .
Sinto muito pelo que vc passou...mas Deus tem grandes planos na sua vida...sua maior vergonha será seu maior testemunho!
Muito foda. Vou assistir com toda a minha família por perto. Sofremos muito com o meu irmão, ele também sofre de esquizofrenia, mas hoje já está bem melhor.
ele tem um canal no youtube, não fiz faculdade o nome
Plágio descarado de um outro canal chamado Soft White Underbelly, quem quiser ver um conteúdo de qualidade e original. Deixei um link nos comentários! Espero que não apaguem meu comentário de novo.
São uns coitados sugando conteúdo da gringa achando que não tem expectador qualificado por aí. Well, surprise motrf*ckrs
Como ele melhorou?
ele mesmo diz... tratamento cara, infelizmente ou felizmente é na base do tratamento, medicação.
@@andersonmonteiro154
@@dreneas1263 por isso que eu tava reconhecendo ele, eu vi um vídeo dele um tempo atrás...
Esse moço é um estudo vivo, lúcido, ajudaria muito os profissionais de saúde mental na condução dessa sofrida doença. Espero quw o canal dele esteja monetizado, é um verdadeiro serviço pra sociedade.
Tenho um ex namorado que desencadeou após um problema traumático e uma cirurgia. Após a cirurgia ele me dizia que havia visto nos dois andando nas ruas da Alemanha na 2 Guerra e todos aclamavam por nós. Durante o processo de recuperação da cirurgia ele tinha várias e várias alucinações e eu alertei a família que poderia ser esse o diagnóstico e ninguém acreditou, nos separamos por outros problemas. Não o via ou falava a 3 anos, mas ele descobriu onde era a minha faculdade, meu trabalho, meu horário de almoço, me perseguiu por meses e invadiu a minha casa 2 vezes, eu e minha mãe fizemos tudo o que era possível para não ter que recorrer a polícia, mas eu estava tendo crises de pânico com medo do que ele poderia fazer. Por fim, contatamos a família e eles falaram que a pouco ele havia sido internado porque tinha tido o diagnóstico. É um rapaz super inteligente, habilidoso, fala muito bem e enquanto está com os remédios tem uma vida normal, mas enquanto tentou reconhecer a maconh@ e álcool para fugir dos pensamentos, fazia coisas absurdas e chegou até a ser preso por roubar uma bicicleta em um parque (ele não precisa, a família tem dinheiro. A vida da pessoa que convive com alguém nessa situação NÃO É FÁCIL! Mas não desistam, não deixem de cuidar e buscar um tratamento
Nunca brinque com alguem o chamando de esquizofrênico, é tão triste isso gente..
Ah, uma pena essas pessoas ainda conseguirem brincar com uma situação assim. Já é tão terrível e sempre tem alguém pra piorar. 😢
Pior que tem gente ruim, até dentro da igreja mesmo, que não acolhem, não buscam ajudar, só julgam, dizem que a pessoa cometeu algum pecado e está sofrendo as consequencias e por ai vai...
Lembro que quando meu marido teve as primeiras crises, eu o levava para a igreja, na qual ele era membro desde muito jovem, e os "irmãos" o ingnoravam, muitos riam quando ele estava agitado, eu ficava com tanta raiva! Passei bastante tempo sem ir a igreja, até entender que em todo lugar tem gente ruim, e que a minha fé não podia acabar por causa dessas pessoas frequentadoras de banco de igreja...
Hoje só não vamos à igreja quando ele não quer, e se eu perceber algum comportamento inadequado das pessoas ele falo e faço a pessoa pensar, e se fosse você?
Tao pensando nisso, não sabia que a esquizofrenia era tão triste assim
Eu brinco assim com meus amigos kk
Não brinque com ninguém na verdade, não sabemos o que essa pessoa pode fazer..
Tenho esquizofrenia paranóide e mais algumas coisas. O que eu tenho a dizer depois de anos me tratando é: você consegue irmão. Você consegue ficar bem seguindo o tratamento correto.
Isso sa demônios não é doença não é remédio nem um da geito o Que dá jeito nisso é só o Senhor jesus cristo ele liberta e salva pos eu também estou passando por isso mas corri pra igreja e aceitei jesus como senhor e Salvador de minha vida agora estou passando por uma batalha espiritual vejo muitas luzes azus e brancas que sai de dentro dos meus olhos e refletem nas paredes são muitos lindas mas os inimigos mim perseguem e ouço vozes também mas mesmo assim eu não desisto eu vou pro joelhos as vezes fico desesperada e começo a chorar de tristeza desânimo medo mas não desisto de orar
@@BelMonteiro-ps6gv também.
to achando q to q nem vc mn, tdo e mais um pouco, é mt azar
O rapaz que conduziu a entrevista com perguntas acertivas, as perguntas certas, desenvolveu muito bem o raciocínio. Obrigada
* assertivas
Foi o Petry
o Petry de fato é muito bom entrevistador, ele perdia tempo com o podcast dele como era da forma antiga, o cara tem potencial muito além disso
Vou fazer um comentário sobre o nosso idioma, a palavra "certo"é com c, e "assertiva" é com SS, esse é um exemplo de que a nossa língua portuguesa é bem complicada, e ainda tem a crase e os 4 porquês, a as "aspirações".
Realmente muito inteligente, deu oportunidade pra ele,falar,descrever bem, sobre o assunto, fez as abordagens corretas.
Aqui na minha cidade, ano passado um rapaz em surto entrou numa unidade de saúde e matou uma médica e uma auxiliar de limpeza. Semana passada o juíz determinou que ele cumprirá pena em um hospital psiquiátrico e as pessoas ficaram revoltadas pois segundo elas não houve justiça, não entendem que se trata de uma doença, muito triste! Detalhe que a mãe dele estava desesperada pedindo pra internarem ele antes dessa tragedia mas não conseguiu.
A saúde mental no sistema do SUS, tem muito a melhorar....
Em primavera do leste MT?
As pessoas são muito ignorantes, principalmente no Brasil, infelizmente!
Não entendem a diferença.
Sim @@carlensantana9176
😮 meu Deus....
Cresci acreditando em tudo que minha irmã contava. Ela era muito inteligente e passava em todos os concursos. Ela ouvia muitas vozes desde a infância e na época só existia o remédio Aldol. Os anos passaram e minha ficou muito bem. Faleceu aos 74 anos de CA de Pâncreas. Só após muitos anos apareceu o Respiridona.Você vai ficar bem. Hoje tem dia tem controle. Deus abençoe você e sua família ❤
Ele tem um nível de insight sobre a própria doença bem alto. Ele pode ser voz para aqueles que sofrem com esquizofrenia. Que melhore cada vez mais.
Foi uma coisa que pensei, alguém com alto grau de auto consciência conseguiria diminuir os sintomas? aparentemente sim, lembrando que em primeiro lugar, medicamentos obviamente.
Pensamento repetitivo. Já tive. Síndrome do Pânico.
Eu tenho um filho c toc..é igual os pensamente q ele diz aí eu ñ vou falar oq o meu fala mais é igual
O cara conseguiu pegar o Achismos (do Mauricio Meireles), que era uma ideia genial e virou uma palhaçada, e transformou em um programa realmente informativo e útil pra sociedade. Parabéns
Petry conduz melhor, o Mauricio interrompe muito raciocínio, acredito que ele corta os convidados e pensa o programa todo baseado para fazer cortes nele, isso é péssimo.
@@edwycarlos8789 O Maurício infelizmente se tornou o cara que quer só fazer corte e criar bait na internet pras pessoas reagirem. Não tem mais conteúdo próprio, o único programa que ele de fato trouxe algo relevante foi esse, e agora virou programa de tretinha
@@edwycarlos8789 O Mauricio tem um tique ele precisa contar uma piada a cada duas frases, pra quem quer ver o negócio sério acaba ficando puto com ele
Na verdade ele copiou um formato de um canal americano chamado soft white underbelly, que por sinal é muito bom
@@Lucas-fh5gmisso
me deu um nó na garganta de ouvir esse bravo homem falando.
Deus é contigo, meu amigo!
todas as bênçãos do mundo pra ti!
❤️❤️❤️❤️❤️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"Deus"porra nenhuma. Acha, que se existisse algum "deus" esse pobre rapaz teria essa maldita doença?
Que Deus te abençoe
Meu sobrinho de 25 anos perdeu a vida pra essa doença, em surto ele subiu em uma torre de alta tensão e foi eletrocutado e caiu lá de cima ,foi a maior tristeza na família, ele era um menino lindo com a vida inteira pela frente se chamava Felipe
😢😢😢😢
❤❤❤q❤❤z
😢😢😢😢😢
foi o caso ocorrido em cruzeiro?meus pesames
@@jmmesquita2108 não, foi aqui em Curitiba
Me deparei com esse vídeo por acaso. Vou enviar para todos os meus 4 irmãos, afinal nosso M. é esquizofrênico. Era tão inteligente, criativo, engraçado, maravilhoso. O pesadelo começou aos 18 anos, quando largou o cursinho e passou a se trancar no quarto, não queria contato com ninguém. Via câmeras em tudo, até em escremento de passarinho. Ria muito, ouvia vozes. Quando quebrou uma garrafa de vinho na parede e foi pra cima de meu pai, teve que ser internado. Foi muito sofrido para nós aquele ano de 1990. No retorno, depois da primeira internação, certa tarde começou a bater forte no peito, dizendo que era o Rei dos Macacos e jogou uma banana no rosto de um senhor espírita que foi orar por ele. Com a evolução da medicação, o M. leva uma vida com qualidade razoável, nunca mais foi internado. Te amo, mano querido! Deus te proteja!❤
Hoje minha filha toma medicação injetável.
Que Deus derrame bênçãos sobre a vida de vocês.
@@Sandra-x1xq meditação é essa?
Minha mãe tá ouvindo vozes, ela briga com a voz, ela vai tomar banho completamente de roupa pq fala que a pessoa tá filmando , saúde pública eh horrível ela n tá sendo acompanhada, a gente vai no caps n tem vaga , aí passa um remédio que n funciona , só deixa ela grogue
Só quem passa por isso para avaliar o quanto é sofrido conviver com essa doença!
OLHA ESSE MENINO É MUITO ESPECIAL, É DIFÍCIL UMA PESSOA COM ESSE PROBLEMA CONSEGUIR SE CUIDAR SE TRATAR E AINDA ENTENDER E SABER LIDAR COM A DOENÇA....DEUS ABENÇOE
Saúde mental nunca deve ser negligenciada, procure ajuda sempre
Engraçado que ele aprendeu deixar o pensamento passar sem se identificar com ele. Terapia em dia é outra coisa né, parabéns Gustavo.
Assistiu? “Uma mente brilhante?” Filme retrata de forma brilhante essa capacidade de ouvir as vozes e saber que só passa na cabeça, que não é real!
Muito esclarecedor. Meu filho tem esquizofrenia, mas nunca conta o que passa pela cabeça dele.
Sou psicóloga e tenho um irmão mais velho diagnosticado com esquizofrenia quando ele tinha 23anos. Eu tinha uns 8 anos na época e passei parte da minha infância presenciando as crises (que até então não tinha diagnóstico). Ele tentou su1c1d10 três vezes. Também tentou contra a vida do meu pai. Receber o diagnóstico trouxe alívio aos meus pais, que nunca imaginaram o que eram os surtos psicóticos (meus pais são pessoas simples e com pouca instrução). Vi meu irmão tbm ir para o Cândido Ferreira, vi ele ser colocado em uma ambulância com camisa de forças, vi ele vivendo anos dopado, sob efeito dos medicamentos. Este foi um dos motivos para eu estudar psicologia (sou formada há 10 anos e também sou neuropsicóloga). A esquizofrenia é uma doença com o diagnóstico muito dificil...e a causa dela ainda não é clara. Existem diferentes tipos e diferentes níveis em cada tipo, existem tbm fases (as crises podem ocorrer em todas as fases, mas as crises mais dificeis/perigosas tendem a acontecem no início da jornada. Hoje, após quase 25 anos do diagnóstico do meu irmão, as crises não são mais presentes, realiza psicoterapia em grupo e está seguindo a vida com ajuda do CAPS e de toda família, que aprendeu como lidar com ele e como ajuda-lo no dia a dia...Aliás, para os familiares, é dificil compreender o que se passa, principalmente pelo fato do diag. ser tão moroso e tão complexo, mas é muito importante a presença e o apoio ao longo de todo tratamento, de toda a vida, desenvolver a paciência, buscar entender o que é essa doença e ter tbm acompanhamento psicológico é essencial para o familiar. Veja, não existe culpa ou claros porquês que desencadeiam a esquizofrenia (sim, desencadeamento, pois o que se sabe é que existe uma pré disposição de alguns indivíduos (genéticas ou não) e que ela poderá ser ou não desencadeada ao longo da vida, à depender de possíveis gatilhos internos e externos). Você e a sua família não estão sozinhos, existe vida para todos após o diagnóstico, procure apoio e ajuda profissional. 😉
Jessica sou estudante de Psicologia. Tenho um primo que tem Esquizofrenia Paranóide. Como fazer ele aceitar?
Que sofrimento meu Deus tem o tratamento e seguir direito e ir tentando viver sempre Deus te ajude
@@anasoares1901😢🙏🏻🙏🏻
Seu irmão é abençoado por ter uma irmã e família tão iluminados. Espero que estejam bem e com saúde. Abs.
Que alguém ajude o Gustavo a monetizar o canal e assim poder ter uma renda e conseguir seguir a vida. O vídeo dele me emocionou profundamente, porque vi duas pessoas queridas conviverem com a esquizofrenia e tanto elas quanto as famílias sofreram anos. Parabéns Gustavo!
eu fiquei pensando nisso, será que não é monetizado? poxa, ele merece demais!
Triste né, ter alguém na família. Sei como é. Tb fiquei mt sensibilizada ouvindo o relato dele. A pessoa q tenho na familia nunca se abriu assim. Família toda sofre. Não ficamos tranquilos, nunca. Tem crianças na casa, filhos dela.
Pensei isso quando comecei a assistir e Já fiz minha inscrição no canal dele.
Meu Deus,um homem lutador,todas as pessoas que tem problemas mentais sofrem e a discriminação é grande.
Qual canal dele por favor
Ouço vozes e vejo coisas todos os dias, várias vezes por dia. Às vezes é bem difícil, não consigo dormir com as vozes falando ou cantando. Que bom que ele explicou que as vozes não são pensamentos, eu OUÇO, não é imaginação, pensamentos intrusivos, não é isso, eu OUÇO!! As pessoas não entendem isso, sempre acham que pensamos, mas nós ouvimos! É ruim que tenho alucinações visuais também, vejo criaturas, como ratos, vejo letras se mexendo, vejo coisas que não estão de verdade na tela ou no papel, inclusive na minha agenda, e isso me atrapalha bastante. Às vezes é difícil saber que estou alucinando, acho que é real, como anotações e detalhes de compromissos na agenda, que não estão realmente lá, são alucinações.
Mesmo assim, me atrapalha muito pouco no meu trabalho e no meu ministério. As dores que sinto da Espondilite Anquilosante me atrapalham muito mais de trabalhar, mas trabalho normalmente, com algumas limitações físicas pela espondilite anquilosante, mas absolutamente nenhuma limitação mental, graças a Deus. Já tenho técnicas para ignorar as alucinações e, de novo, eu não deliro mais há muitos anos, os medicamentos evitam que eu surte ou delire. Meu último surto foi em 2017, nunca mais tive. Quando era criança e adolescente eu delirava, achava que vampiros e lobisomens me perseguiam, e um delírio bizarro que tive por muitos anos, achava que o PSDB (partido político) queria me matar e mandava agentes para me matar.. Hoje dou risada disso.
Esquizofrenia é muito ruim, mas tem tratamento. Graças a Deus parei de delirar e passei a trabalhar normalmente a partir de 2007, tinha 24 anos quando as coisas melhoraram, hoje tenho 41 e já sei lidar com a doença que tenho desde criança. Desde então, trabalho normalmente e poucas pessoas sabem que sou esquizofrênico. O preconceito é muito grande, tem gente que fica muito assustada com a palavra "esquizofrenia" e até chama a polícia, melhor evitar.
E, como teólogo e pastor luterano, posso dizer que isso é uma doença, não é possessão demoníaca, não é o diabo colocando vozes, dando visões, nada disso, é o cérebro que não funciona direito. O esquizofrênico NÃO PRECISA DE EXORCISMO, precisa de remédio e tratamento. O pastor, padre ou orientador religioso pode sim ajudar, eu recebi ajuda de pastores queridos, mas de forma multidisciplinar, atuando junto com os profissionais de saúde, não substituindo tratamento médico e psicológico.
Ainda não terminei de assistir, mas já vi videos do Gustavo e é um jovem de ouro que ajuda a trazer informações relevantes sobre nosso mundo. Deus abençoe o Gustavo e o Vilela espaço dado à nossa realidade.
O à deriva é maior do que as criticas dos desocupados que falam mal gratuitamente. Petry é o melhor host da atualidade. E cara... Que relato desse Gustavo... Só desejo melhoras e força pra ele!
Ja pssou dessa fase, caga sangue. Fale do conteudo em si. Precisa bajular desse jeito não, o Petry não vai comer teu rabo.
Petry ouve com muito interesse genuíno
ele faz ótimas perguntas conduz muito bem a conversa e ainda trás situações que muitas pessoas tem dúvidas...acho que é um quadro novo, muito bom!
Fiquei chocadíssima quando me disseram que poderia acabar. Um dos três melhores podcasts do Brasil não pode acabar e nos deixar órfãos. Adoro a seriedade dos termas e a abordagem do Petry. 👏👏👏👏👏🎉
Eu discordo. Perguntas muito pretensiosas sobre a igreja de maneira gratuita, demonstrando desinteresse até por parte do entrevistado para falar sobre esse assunto. Perguntas repetitivas que fez com que a entrevista andasse em círculos. Ele bate papo mas não entrevista; mata a curiosidade. Por outro lado o convidado com 10 anos de experiência de vida para compartilhar sendo pouco explorado.
Este é o primeiro vídeo que vejo deste canal. Não conhecia. E precisei entrar na página de vídeos para ter certeza que não era algum tipo de canal religioso, pois só isso justificaria um entrevistador perguntar para uma pessoa com esquizofrenia se ela havia entendido o significado oculto por trás de uma alucinação e se aquilo se assemelhava a Deus 😂.
Entrevistador despreparado e insensível. Espero que esse rapaz seja convidado para outros podcast pois ele tem muito conteúdo!
Conheci o Gustavo em um vídeo que ele fez falando sobre esquizofrenia. Achei incrível a coragem e a forma como ele lida com a doença.Durante meus estágios em psiquiatra clínica, acompanhei muitos casos e me dedicava a entender como funcionava a mente em repouso e em crise.
ambos são parecidos ou tem graus menores e maiores?
Que família comprometida com o Gustavo. Muito legal! Ajudando muita gente. Conhecimento é muito importante para essa doença.
Eu também.
Isso é muito comun no meio dos crentes criasse um mundo fechado onde de um lado é Deus com um chicote punindo um ser perverso de outro o diabo querendo te pegar e levar para o fogo eterno de outro um pastor que destorcer tudo para causar medo terror assim te manter no cabresto pagando se não vc é ladrão etc sei disso PK já estive lá fui batizado mais nunca me enquadrei no meio porque era rebelde . De uma coisa é certa Deus é bom não te cobra nada e enquanto esses neuróticos estiverem no comando de sua vida a tendência é só piorar ainda te culpan como se não bastasse . Te levra o quanto antes dessa gente doente pois vc é livre Deus te criou para a Liberdade sabes que com moderação sem uso de drogas ou substâncias .eu graças a Deus completando meus 60 sou livre não caio mais nessas armadilhas metais e não quero mais perto de mim gente desse tipo que de bom só tem aparência mais são pobres por dentro igual a um sepulcros cariado que Jesus Cristo te abençoe 🙏
❤
Fui voluntária no caps e participei de um grupo "ouvidores de vozes" e é uma experiência muito interessante, indescritível. Legal essa oportunidade para o Gustavo, viva a luta antimanicomial.
Como funciona pra se tratar la?
@@NataliaAlves-jb5du tens que ir encaminhada do seu posto de saúde, daí você começa o tratamento lá e tem diversas atividades em grupo.
Teve uma coisa q ele falou q é muito importante que na primeira crise ele já pediu para o pai levar no hospital psiquiátrico e o pai negou. Eu tenho bipolaridade e na minhas primeiras crises de Depressão eu sabia q nao eram depressoes normais e eu falava com a minha ficante q era enfermeira sobre o assunto e ela dizia pra eu nao procurar médico pq ia me viciar em remédios. Parece que a gente sempre sabe que tem algo de diferente e precisa de ajuda, mas existe um estigma tão grande em procurar um psiquiatra que precisa dar uma merda muito grande pra poder ir atrás
Eu também tenho transtorno bipolar e tb tive um crise severa, no meu caso eu relutei bastante em procurar ajuda e tentei esconder ao máximo de todo mundo até que eu finalmente tentei me ma... e ai a familia descobriu e eu iniciei meu tratamento, hoje convivo bem mellhor com a doença, espero que você também tenha tido melhora.
@@kgjdafggadfg To melhor sim, mas pra dizer q estabilizei mesmo coisa de uns 5 anos depois de começar o tratamento. Foi só depois de largar "tudo" e levar totalmente a sério pras coisas começarem a andar na minha vida. Hoje eu não bebo, eu curtia f1, hj é raríssimo de dar um 2, terapia.... e mesmo assim, não dá pra dizer que as coisas são nem perto do que eram antes do diagnóstico. A vida é totalmente diferente, é mto mais dificil de se aproximar das pessoas...
Vc falou que trata a mais de 5 anos, né? Quando ce descobriu? Eu tive o diagnóstico no meio do ano passado, só consegui me estabilizar há uns 2 meses (as vezes tenho uns picos de depressão, mas bem leves). Eu gostava bastante de beber, hoje parei tb. E eu tb sinto que não sou como antes, e isso me deixa triste, antes eu era alegre, conversava muito com as pessoas, hoje parece que fiquei embotado/apatico e prefiro na maioria das vezes me isolar. Meu sonho voltar a ser como antes, mas ao mesmo tempo agradeço a Deus por ter desenvolvido bipolaridade ao invés de esquizofrenia ou algo de mais difícil controle
@@kgjdafggadfg eu acho q as memorias das crises somado com o litio me deixou mto apatico, e a minha forma de ser mais alegre mais vivido nao vou retomar, mas isso nao significa q minha vida perdeu o sentido, só vou ter q aprender a encarar ela com outros olhos
@@kgjdafggadfg descobri depois de uma crise maniaca em 2017
Força, Gustavo! Você é muito maior que seu transtorno!
ele tem um canal no youtube, não fiz faculdade o nome
@@dreneas1263ele é mto especial! Vamos apoiá-lo; dar fôrça lá no canal dele!
Acho que o maior medo dele e perde o pai e a mãe, dai as vozes dizem que estão preparando ele, com certeza ouvir isso deve ser terrível pra ele. Força Gustavo, você e um rapaz de muita garra e luz.
Parabéns pela ousadia e coragem na entrevista.
Parabéns pela entrevista, Petry! Sou médico residente em Psiquiatria e essa conversa foi muito rica para as pessoas entenderem como funciona uma pessoa com esse diagnóstico e para desmistificar muita coisa.
Entrevista rica em esclarecimento, em psicopatologia.
Gustavo é muito corajoso em se expor e conseguir, do seu modo, ajudar outras pessoas.
parabens pelo seu trabalho
Concordo, concordo e concordo 🫶🏻
Exato, coragem admirável e tocante. Tenho fobia social e já sofro horrivelmente com isso... Estou com 22 anos e tá sendo uma luta pra lidar com questões como tirar a habilitação, ter coragem de fazer um curso superior... Justamente por isso, estava refletindo sobre como os transtornos mentais afetam, além de muitas áreas, essas áreas da vida das pessoas que sofrem desses transtornos, por exemplo, qual a estatística de pessoas com esquizofrenia que chegam a entrar e concluir um ensino superior? Sei que essa é só a ponta de um iceberg enorme dos transtornos mentais, mas fica a reflexão... Hoje em dia esse olhar para a saúde mental tem crescido cada vez mais mas ainda sim é muito rotulado principalmente para transtornos que não são; ansiedade, depressão e TDAH por exemplo.
O Gustavo é um símbolo de esperança, coragem e ousadia. Nós que sofremos com transtornos necessitamos de muita audácia para arriscar ser algo além do que o "destino" e as circunstâncias nos impulsionam a ser.
Então fique sabendo o melhor tratamento é respiridona 3 mg se tomassem só esse medicamento sarava das vozes e perseguição
Essa foi a melhor reinvenção de podcast BR que já vi, Petry acertou muito nesse formato! Sucesso sempre a toda a equipe! ❤
ele tem um canal no youtube, não fiz faculdade o nome
Essa foi a única reinvencão de podcast, o resto... Tem tudo formato sem grandes inovações.
Ja pssou dessa fase, caga sangue. Fale do conteudo em si. Precisa bajular desse jeito não, o Petry não vai comer teu rabo.
Assim como o "video cast" é uma cópia de formato americano trazido p Brasil, esse exato formato de entrevista já é feito no canal americano soft white underbelly
Mérito do cara por ser o primeiro a trazer esse formato para o Brasil, pelo menos que eu conheço @@Lucas-fh5gm
Eu fiquei assim depois que sofri violência e fiquei doente da coluna e desenvolvi ARC eu tomo remédio psiquiátrico porque entrei em depressão. Hoje todos me abandonam em casa porque fiquei inválida 😢. As vozes que eu escutan foram as que eu ouvi mesmo elas ficam remoendo meu cérebro as frases que vivi até dar crise de choro. E realmente o que passa é deitar e conversar com as vozes e chorar até dormir.... É torturante a gente procura acabar com a dor querendo acabar com a gente entende..... Meu trabalho acabou com minha vida eu era feliz e ajudava tudo mundo ....
Parabéns, Petry.
O Brasil estava carente de conteúdo decente.
Acertou em cheio o novo formato.
Melhor podcast, não interrompe o convidado e não fica fazendo perguntas estupidas, muito bom.
Essa doença é muito triste. Meu irmão tinha essa doença maldita. Ele fazia tratamento certinho,mas mesmo assim, no meio de uma crise ele se suicidou.
😢
Que Deus conforte você e família 🙏
Esse rapaz é de uma honestidade sobre si mesmo tão grande, foi muito bom vê-lo. Desejo muita saúde, que seja feliz e encontre a sua paz sempre que precisar.
Tenho um irmão de 32 anos com esquizofrenia desde os 17. Escutar o Gustavo me faz entender ele melhor. Obrigada por sua coragem! Saiba que estás em minhas orações 🙏🏻🥹
Meu irmão também desencadeou escrisofenia, vi uma psicóloga falando que a baixa b12 é a principal causadora da escrisofenia, meu irmão está em 70 super baixa o mínimo é 500 acima talvez seja isso que desencadeou isso nele
❤😊 linda bb
Tô passado por algo triste meu filho com 22 anos é 16:18 esquizofrênico ,é muito triste ,não consegue trabalha, tem mania de perseguição,..as vezes esta bem, é como se tivesse um botao ,que dependente é acionado, ele muda ,chora,,fica apavorado ...😢a gente precisa conversar bastante ,e mostrar que seus pensamentos nao são reais....não desejo essa doença para ninguém,,,sofro muito ,e tenho medo de algo pior acontecer em casa ou na rua!!...😢😢
Querida também passei por isso🌹❤️, meu filho 15 anos , agora está muito muito melhor, olha um conselho, alia-se a Deus de vdd. Faça um jejum e oração por ele, veja de quantas horas e dias. Leia o Salmo 27, 24, 91 - Leia Malaquias 3:18, João 8:36...Leia a Bíblia todos os dias e vá na igreja e se puder leve ele, senão leve roupas dele pra orar...água ungida põe no suco pra ele tomar ...Deus abençoe vcs grandemente 🙏🏻🌹❤️
Só quem vive e quem convive com alguém que tenha esquizofrenia, que entende cada palavra que esse moço fala. Até me emocionei aqui. Minha mãe foi diagnosticada esse ano. Está em tratamento, mas foi pesado ver as crises dela antes disso. Eu chorava dia e noite...
Que Deus fortaleça você e família 🙏
Tenho dois filhos uma tava trabalhando de segurança deu a primeira crise no hospital das crinica hoje tem medo de tudo so andar comigo têm trita e três anos e difícil essa vida so remédio mais está melhor graças a deus ❤q deus abençoe vc rapaz muito legal sua entrevista
Muito eloquente. Ele tem consciência de tudo que acontece com ele, me lembrou o filme "Uma Mente Brilhante".
Empatia e respeito total as pessoas com trantornos mentais. O combate a psicofobia deve ser implementado com mais rigor pelo Estado.
Crl mano, eu comecei a acompanhar o canal do Gustavo tem um tempo e ele não tinha muita audiência. Foda que eu pensei que massa seria ver ele falando pra mais gente, e agora ele está no à deriva. Foda!
Parabéns Gustavo. Sou bipolar. É uma pena que essa sociedade podre, e mesmo após o seu relato, ainda continuarão agindo com preconceito e falta de sensibilidade.
Força, siga em frente!
Tenho esquizofrenia diagnóstico há 10. Anos já história dele é muito parecida com a minha até a entrega de currículo tbm ... hoje tá controlado estou em tratamento... existe muito tabu a sociedade não sabe como lidar ..o apóio da minha família 🙏 foi muito importante.parabens saúde
Boa tarde, você recebe algum benefício do governo?
Meu Deus meu coração ficou tocado com a história deste rapaz que por sinal muito inteligente, meu tio tbm tem esquizofrenia paranoide há mais de 40 anos e é exatamente os mesmos relatos. É uma doença muito dificil, mas ele gosta muito de mim porque trato ele bem e a sociedade só o maltrata.
Minha mãe tinha esquizofrenia e só quem convive ou já conviveu diretamente com quem sofre dessa doença sabe que é exatamente como o Gustavo descreve.
Obrigada por darem espaço para um assunto que precisa ser muito mais falado.
Sei como é...
O Gustavo tem uma grande missao pra ajudar todos que sofrem dessa doença. Ja começou se abrindo nos canais que atinge um numero incalculavel de seguidores. Gratidão ao UA-cam pela contribuição.❤❤❤❤❤❤
Tadinho do Gustavo, não é fácil viver assim, um moço tão bonito e saudável fisicamente, que Deus o proteja!
O cara é maluco kkkk
@@Relaxx034só podia ser um petista. Gente nojenta.
@@Relaxx034 comentario futil e desnecessario.
otario voce hein parceiro pqp que triste@@Relaxx034
@@Relaxx034 desrespeitoso pra krl tu ein
Petry é revolucionario, esses registros vão se tornar ouro futuramente, muito foda. Forças pra esse mano, a dor dele é incompreensível.
Exatamente
O convidado é brabo demais, consegue retratar a parada.
Registro aqui todo o meu respeito a este jovem tão íntegro, honrado e de uma dignidade ímpar! Também faço menção ao modo respeitoso em que a entrevista foi conduzida. Um serviço de extrema utilidade pública, no sentido, de esclarecer à sociedade quanto a esse fenômeno, para que passem a ter empatia e respeito para com o outro. Parabéns!
Sou psicóloga e psicoterapeuta. Gostei muito do depoimento sincero do Gustavo até para as pessoas entenderem um pouco mais dessa doenca, a mais grave e complexa em Psiquiatria. Percebo que ele tem uma autocritica bem lúcida sobre a doença e seu quadro.
Meu pai teve esquizofrenia, tive pouco contato com ele, mas sim, quando não estava em surto ele era maravilhoso. Com ele aprendi a importância de cuidar da saúde mental 🎈
Gustavo muito consciente da sua condição. Qhe rqpaz incrível e forte.
Estudante de medicina aqui, a ideia do podcast é maravilhosa, mas como “Crítica”, é bom estudar antes o que não se deve perguntar ou falar. Muita pergunta/afirmação feita poderia facilmente ter mandando o Gustavo pra Marte. Claro, a intenção do Petry é excelente e sinceramente eu tô feliz que ele tenha feito e nada acontecido com o Gustavo porque até valor médico essa entrevista teve.
E pra quem não tem contato com a doença, o insight (capacidade de separar o que é doença) do Gustavo é ABSURDO. Não é tão comum esse nível de insight, mesmo entre os bem manejados, por isso minha preocupação.
Parabéns Petry e parabéns Gustavo! 🖤
Que canal maravilhoso! Este rapaz que conduz a entrevista além de inteligente é muito cordial. Fica nítido o respeito e empatia pelo entrevistado. Com perguntas inteligentes e ricas, dá voz e vez, sem atropelar ou humilhar. Parabéns a este nobre rapaz.
A esquizofrenia é um transtorno mental carregado de estigmas. Precisamos falar mais sobre o assunto.
Meu pai morreu por causa dessa doença quando tinha apenas 34 anos e eu apenas 15. Perdi meu chão aquele dia. :(
Queria ter o poder de tirar isso dele. Parece ser um homem maravilhoso e querido ❤
Nasci em 79, tenho uma irmã mais velha, morei em SP capital até um ano de idade, eu, minha irmã, pai e mãe, meu pai começou a ganhar bastante dinheiro, noitada e bebida, minha mãe sofrendo, diz que via algum espírito dizendo oque ela estava ocupando o lugar deste espírito e que iria acabar com ela, casamento.... minha mãe fugiu para o interior Itararé SP, começou a trabalhar, sofrendo muito porque meu pai não ajudava, ela foi morar com minha avó. Aqui começa minhas lembranças com 5 anos, sempre acompanhava minha mãe, até no trabalho dela que era no caixa de um restaurante, vi ela chorando, quebrando prato com comida de repente, não conseguia ir na igreja, no centro porque as vozes não deixavam, meu pai não era presente, continuava em sp mas também não dava o divórcio, minha mãe querendo recomeçar a vida, tempo depois começou um relacionamento com o dono do restaurante, ele tinha muitas armas, fazenda, me ensinou a atirar com 6 anos de idade, claro sem minha mãe ver. Me lembro de ouvir na casa da minha vó, uma espécie de enxada de madrugada, raspando na calçada, isso até hoje não sei o que era. Minha mãe sofrendo, preocupada, alguns diziam que ela era médium, ela teve uma crise, discutiu com o namorado, pegou um revolver e atirou no peito dela. Minha vó virou minha companhia principal, ficou muito triste com a morte da minha mãe, me ensinou a rezar ajoelhada, ela estava muito triste e foi adoecendo, seis meses depois ela morreu, me lembro da ambulância e todos preocupados com ela, eu peguei um carrinho com corda e foi num sábado de manhã, fiquei andando pelo quarteirão com o carrinho, me lembro de ficar refletindo sobre como seriam as coisas, sem minha mãe e agora minha vó, uma voz me confortava, dizendo que tudo daria certo, estaria comigo, me lembro muito bem, passei a manhã toda olhando o horizonte, conversando, pensando, refletindo, isso com 6 anos. Na infância, essa voz me ajudava, um dia um homem derrubou uma careteira próximo de mim, ele não viu, peguei a carteira, curioso fui ver se tinha dinheiro para comprar doce, no momento que fui olhar, ouvi, "devolva, isso não te pertence!" olhei assustado como se fosse alguém mesmo do meu lado, mas ao olhar, olhei para cima e vi a cruz no topo da igreja, essa voz sempre me confortou, me avisou quando um boneco do homem aranha havia caído do telhado, me ajudou a fazer com galho de árvore um indicador para encontrar figurinhas de chiclete, assoprava e falava palavras mágicas, foram tantas coisas e digo, coisas que engrandecem a esperança em Deus. Na adolescência, claro que a vida me pressionou, me sentia sozinho, triste, nesse período sofri com muito toque, pressentimento, dejavu, ouvir vozes negativas me dizendo "ninguém te quer, ninguém te ama, acabe com sua vida".... Sofri, sofri, sofri... quase enlouqueci.... são muitas experiências paranormais... Estou de pé porque minha vó antes de morrer me passou o que poderia de melhor, o exemplo de sua fé, o PAI NOSSO e me fez decorar a PRECE DE CÁRITAS, isso só fortificou minha fé em Deus e Jesus, hoje não sinto necessidade de buscar mais por ai, pois sinto a presença Dele em mim, busco cuidar do meu templo, meu corpo, mente e espírito. Na vida nunca me senti injustiçado, deprimido, no máximo triste, além da fé, meu escudo sempre foi a GRATIDÃO, ser grato pela minha vida do jeito que ela é e quem eu sou e me tornei através do caminho que Deus me ajudou a trilhar. Desejo muita força e luz para o Gustavo, que Deus o proteja sempre.
Renato que bom que sabes que Deus te ama. Nós somos prova viva disso. Já estive nesse quarteirao. Nosso anjo da guarda nos sopra sim. Com o tempo entendemos o valor que tem a fé. Abç
E se for esquizofrenia o teu caso? Com todo respeito.
@@mudarparamelhor3828 Olá, sim, meu comentário foi me colocando na mesma situação do Gustavo, comparando algumas dificuldades, a diferença, que eu moro sozinho desde os 16 anos, os momentos mais complexos da minha vida, passei apenas eu e Deus, hoje tenho uma namorada, gosto muito de conversar, ela sabe muito do meu passado e vice versa, ela sabe que poderá me alertar de qualquer comportamento que ela venha a achar estranho, dei essa liberdade a ela, várias vezes, mas hoje estou muito bem, faço o máximo para me manter bem, alimentação, sol, caminhada, acredito que a maioria dos sintomas de problemas físicos e mentais, disse "maioria", venham da desnutrição ou doenças que não foram diagnosticadas que levam ao colaterais, certas vitaminas são essenciais para nosso bom funcionamento físico e mental, pense comigo, já passou fome? Eu já, imaginando que passei isso por pouco tempo e tive efeitos no cérebro, como visões e pensamentos turvos, imagine quem passa fome todos os dias??? São muitas as origens, mas o tratamento na minha opinião é o que coloquei no primeiro comentário, muita fé, cuidar da saúde, alimentação, sol, sentimento de gratidão e se chegar "próximo" do inicio ou de perder o controle, procurar ajuda de um profissional.
E todos que precisarem falar sobre o assunto, estarei disponível para conversar, que Deus nos proteja sempre.
Por que o yt não deixa nós vermos certos comentários? Que drog@! Antes de abrir está 4(comentários) e só aparecem 3. Que porr@ é essa?
Estou impressionada çom a semelhança dos fatos que aconteceu com ele ao que aconteceu ao meu filho😢
Ele tbm prestou concurso pra expessex (escola militar)
Ele ouvia minha filha ou minhas amigas pedindo pra ele se matar
Serviu o CTA no ano obrigatório e queria muito seguir carreira, mas não conseguiu
Eu até perguntei pro meu filho se ele ainda ouvia vozes pq o Gustavo ainda escuta, mesmo depois de tomar medicação
Meu filho não ouve mais (ao menos ele diz que não ouve mais)
Que Deus continue abençoando esse rapaz ❤
Assisti isso com muita dor no coração...muito lamentável,ver um cara jovem, saudável e inteligente passar por tudo isso !
Esquizofrenia é muito negligenciada no Brasil. Esse menino mesmo teve uma canseira infernal pra receber alguma ajuda no INSS. Como uma pessoa que sofre tanto com isso, vai conseguir por comida em casa? Não dão aposentadoria nem ajuda pro meu padrasto a anos, é uma máfia os médicos do INSS.
Meu marido foi diagnosticado a cinco anos e até hj conseguiu receber 5 meses pelo inss, ele não consegue trabalhar é bem difícil conviver com essa doença 😞
Tem que ser com um advogado bom, eles sempre ganham a causa. A pessoa recebe um salário por alguns meses , depois cortam, aí busca o advogado outra vez que voltam a pagar por mais algum tempo, e começa tudo denovo. Tenho uma afilhada que é bipolar grave, ela mesma corre atrás e sempre voltam a pagar, não pode desistir, ela tem 42 anos desde os trinta nessa luta. Ela diz que qdo tiver mais velha , ou seja , com cinquenta e poucos passará a ser definitivo, segundo a advogada dela. Alguém na família tem que correr atrás disso para o seu padastro. Já ajudei algumas pessoas a conseguirem , não só com doenças mentais.
.
Olá,até concordo em partes com você, mas, num país de gente falsas e sem vergonhas que fazem de tudo para se “ encostar” no INSS é complicado ficar dando aposentadoria facilmente. Conheço uma moça que disse que o tio dela se fez de louco, foi no INSS e conseguiu se aposentar com pouquíssima idade. Hoje vive tomando cerveja na beira da praia em Florianópolis e não tem nada de louco ela disse. É safado mesmo, enganou o INSS. Quantos pilantras já fizeram, fazem e vão fazer isso??? Muitos, infelizmente, e quem precisa de fato, fica abandonado.
Exatamente. Recebi auxílio doença de setembro de 2012 a julho de 2017. Cortaram, por sacanagem, por receberem bônus por indeferimentos. Estou pagando INSS facultativo e em 8 meses, passarei por perícia e tentarei aposentar pelo F.20 e F.90. O Universo está conosco Gustavo.
@@mararelmabarrosamaral3513Na verdade, tem que pegar um perito com humanidade, mas é raro.
Que vídeo importante! Sou psicóloga e na maior parte do casos, quando um paciente recebe um diagnóstico de transtornos mental, por mais difícil que seja, a reação costuma ser de alívio, porque o paciente passa a ter uma explicação para seus sintomas e um caminho possível de seguir com o tratamento.
A maior dificuldade do processo não é o diagnóstico, mas sim, o preconceito e não acolhimento das pessoas com quem o paciente convive. Por isso, parabéns pelo vídeo, para desmistificar sobre os transtornos mentais e a importância de buscar e seguir o tratamento adequado! 🤍
Que condução INCRIVEL Petry, o jeito que tu conversa extrai ao maximo o convidado.
Ja pssou dessa fase, caga sangue. Fale do conteudo em si. Precisa bajular desse jeito não, o Petry não vai comer teu rabo.
Sei não, hein.
A sequência de perguntas é muito rápida e com pouca conexão.
Parece até apenas um questionário, além do fato de não deixar o convidado dissertar muito sobre a pergunta feita
Eu achei ótimo também
@@higorandrade1236Tá doido? Ele conduziu super bem.
Tenho TOC (na parte do Transtorno Obssessivo) = pensamentos perturbadores, que ficam recorrente e sofridos. Sintomas muito parecidos, porém, os pensamentos do TOC são sempre na primeira pessoa (como se EU estivesse pensando algo), nunca escutamos nenhuma voz diferente, são apenas pensamentos de possbilidades mesmo. A esquizofrênia já tem outro nível, muito mais pesado e perturbador, porque é OUTRA voz, como se fossem pessoas.
Tenho esse mesmo tipo de TOC. É absolutamente horrível. Antes, tinha essa questão desses pensamentos recorrentes. Agora, se tornou hipocondria.
Que vontade de dar um abraço nesse cara!! Desejo tudo o de melhor pra ele!!
Que cara incrível! Muita coragem falar disso abertamente. Você é gigante, Gustavo.
Minha mãe tem. Hoje ela esta bem melhor, infelizmente passamos a nossa infância vendo os surdos dela. E com isso hoje afetou o nosso psicológico. Não consigo sentir aquele amor de mãe vindo da parte dela. Eu e o meus irmãos ajudamos ela, mais cada vive em sua casas. Não somos unidos 😢 Cada um faz suas partes.
Minha mãe tem toda assistência medica, tem aponsentadoria. Infelizmente amor dos filhos não tem, por causa da doença se tornou fria 😢
Sei que ela não tem culpa.
PARABÉNS AO À DERIVA por este excelente registo tão informativo como esclarecedor.
Falei pro meu namorado que iria assistir Netflix, mas aí entrei no UA-cam de bobeira e encontrei esse canal, falei pra ele que era mais inteligente assistir algo real do que ficção. Obrigada, é muito interessante ver as outras formas e visões de vida
Eu penso como você! E no caso meu avô era esquizofrênico.
O pior é quando o doente não aceita que está com a doença e consequentemente não aceita tratamento e muito menos o tratamento. Aí é um caminho sem volta, infelizmente. Passei por isso durante 15 anos quando tive que me afastar da pessoa, mas a saga continua.
Parabéns Gustavo pela coragem de falar e assumir essa doença tão difícil, meu irmão tem esquizofrenia, tudo que vc falou é igualzinho com ele, as vozes, televisão, musica, religião, ansiedade.
Espero que o Brasil melhore o atendimento a saude mental 🙏🏻
Eu acompanhei meu cunhado com escrisofenia durante muitos anos ,acho que conheci todos os hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro, infelizmente ele morreu na rua e foi enterrado como indigente ,quando vinha as crises ele não queria tomar os remédios e sumia numa dessas idas ele não voltou mais ,é muito triste ,abala toda uma família, eu sabia lidar com ele mas tinham pessoas que não tinha paciência e batia muito nele na rua ,é muito sofrimento
Nossa me emocionei! Já tive surto psicotico, tive depressão pós parto e evoluiu para psicose puerperal, eu ouvia a voz falando para eu sair de casa sem rumo, pular da janela, me cortar com a faca, horrível. Só melhorei depois da medicação e psicoterapia. Depois descobri que na verdade tinha TOC, hoje faço tratamento e nunca mais tive. Força Gustavo, parabéns por dividir suas lutas conosco! Deus te abençoe mais.
Que gracinha e educado ,no final do vídeo ele perguntou o entrevistador si deu certo 😅 fiquei apaixonada por ele,pq eu tbem tenho um irmão na mesma situação dele❤🥰
Gente, chorei ouvindo o Gustavo! Que ele consiga realizar todos os seus sonhos.😢
Gustavo é um guerreiro, mesmo com todas essas adversidades psicológicas, ainda se dispõe a abrir mão de sua privacidade para se expor ao mundo.
Parabéns Gustavo 👏🏼👏🏼👏🏼
Misericórdia!😢 que sofrimento desses pais, de ver um filho saudável, mudar o comportamento de uma hora pra outra.
Esse podcast tem um valor inestimável, eu nunca ouvi nenhum com tanta qualidade e complexidade como esse. O impacto que esse trabalho causa na vida de que ouve e participa, é incrível.
Meu filho nasceu com esquizofrenia, ele faleceu aos 21 anos. Eu nunca tive apoio, não recebi ajuda nenhuma, nem o Pai me ajudou. Ele sofreu demais, foi muito criticado, desprezado. Humilhado. Muito da minha vida foi embora com ele.😢
Meus sentimentos 😢
Força minha irmã❤ meus sentimentos🥺
Minha filha foi diagnosticada com esquizofrenia paranóide semana passada estou sem chão.
Ele teve um surto psicótico depois de três dias sem dormir não falava coisa com coisa.
Está tomando medicação.
Tô estudando muito sobre o assunto pra poder ajuda lá da melhor forma possível.
@@patriciabrito4832moça, desejo toda força do mundo para vc!!!! Que tudo dê certo, os remédios vão ajudar muito. Meu pai é esquizofrênico, desde pequeno eu conheço ele assim, hj é medicado e "normal", mas passa a maior parte do tempo deitado na cama dormindo. O começo é muito difícil devido as crises, mas vc vai ver, vai melhorar!!! Deus abençoe.
Nasceu com esquizofrenia? Não sabia que isso poderia acontecer! Deus lhe abençoe, mãe!
conduziu a entrevista muito melhor que a maioria dos médicos psiquiatras, tenho transtorno mental grave há 25 anos, e o Gustavo se sentiu a vontade sendo entrevistado.
Boa entrevista do Gustavo eu estou passando com o meu filho que fez 27 anos teve perda da memória e alucinações tive que enternar a força com polícia e ambulância ficou 15 dias internado agora tá melhor com as medicações graças o capis.da minha cidade eu como mãe e muito triste tudo isso isso foi 2022 que começou escondia tudo faca tentou matar eu e o pai.sofri de mais.nao deixo sozinho nem um minuto parece que a vida parou gratidao gustavo
Força irmã. Acompanhe ele nos tratamentos e procure descobrir tudo o que faz bem pra ele. E estimule ele a fazer tudo que faz bem. Isso ajuda muitoooo. Que o ambiente seja sempre de amor, segurança e paz. Isso também ajuda muito. ❤
Ja fui diagnosticada quando tinha 20 anos com Esquizofrenia eu via leão , pessoas com as costas abertas saindo osso,ouvia vozes , ligava a Tv via meu ,era como fosse uma conspiração contra mim,fui internada em hospital psiquiatrico, depois fui pro caps fiz tratamento fiquei boa , durou 2 mês , na época ,hoje tenho 36 anos vida normal Jesus me curou pra honra e Glória louvado seja Deus.
Via pessoas vestida com roupa de exército querendo me pegar , tentei me matar, terrível essa doença misericórdia sentia cheiros via bichos tentei tirar minha vida.
Eu achava que tinha câmeras me vigiando via pessoas com dente de vampiro ,me comunica com pensamentos ,ouvia pessoas quando fui na ambulância pra se internada gritando cabelo podre.Quando ia comer via lavras na comida por isso não Foi muita oração também pela minha vida .Hoje só quando vou adormecer vejo rabiscos na parede.
Queria só ficar andando , fugindo de casa e tentando me matar
Minha mãe tinha esquizofrenia e dois irmãos desenvolveram...são exatamente os mesmos relatos dele...perseguição, vozes e até visões. A família toda sofre...😢. Não é todo mundo que consegue conversar sobre o assunto pois o mergulho nas alucinações é profundo. Deus abençoe todos os doentes mentais pois existe um sofrimento intenso durante a luta para retomar a realidade, tanto do doente quanto da família. Minha mãe se suicidou 😢, chegou um momento em que falava que não servia para mais nada. Oro para que alguém descubra um medicamento eficaz pois essa doença é terrível 😢...tem muito de hereditariedade também. Força Gustavo. Achar que é espiritual só atrapalha o tratamento. Quando acabaram os leitos psiquiátricos fiquei bastante apreensiva com a desassistencia, pois nos surtos eram muito importantes.
Tive diagnóstico de esquizofrenia nos anos setenta. Mas dê lá para cá já recebi vários diagnósticos,já tomei inúmeros medicamentos, me machuquei muito na adolescência, arrancava os cabelos, Fasso tratamento até hoje, consegui ter uma filha que já tem trinta e quatro anos, ela ficou na creche até os sete anos, depois estudou no Rotary dá quinta à oitava série estudou como seme_interna em escola agrícola e estudou o ensino médio em uma escola agrtecnica em sistema dê inter nato .Conseguiu estudar em uma faculdade com bolsa. Começou a trabalhar aos dezoito anos, trabalhou quinze anos, durante todo este tempo cuidou de mim nos momentos de Cruz e despois que minha mãe morreu. Hoje estou aposentada e ela faz intercâmbio na Austrália. Nunca tive religião e só saía de casa para o trabalho atualmente só para ir ao médico. Não suporto sair de casa .A família do meu pai é muito doente mental.
Amada para Deus não é impossível.Va em uma igreja assembleia de Deus ou Deus é amor
Boa noite! Mas é bom sair de casa para esparecer.... Jesus te Ama, se puder leia a biblia, vai te ajuadar muito!
Caraca, vc ja viveu mais que eu que nao tenho isso rsrs parabens