@@LilChucky_96 você é "normal" todas as pessoas pensam parecido com oq você disse e agem assim também... claro, talvez em níveis diferentes de forma menos complexa oq vejo basicamente é que vc não tem personalidade você não sabe quem você é diga seu nome e quem e você pra você mesmo bom minha recomendação é procurar um especialista em terapia ocupacional ele vai ajudar no seu caso para que você se indentifique e descubra quem é para que possa parar de imitar os outros e como você disse vc pensa nos diálogos completos antes de eles acontecerem e etc... bom isso pode ser causado também por ansiedade e desconfiança pessoal vc talvez tenha medo de agir como quer falar oq quer e pensar como quer algo que a terapia também vai te ajudar é claro que difícil dar um diagnóstico com poucas informações mas o melhor é procurar ajuda apesar de ser cara uma consulta está entre os seus 150$ mas você pode procurar um plano mais em conta não tem problema nenhum nisso e todas as pessoas precisam de ajuda com algo não se preocupe em procura-la
Meu pai tinha esquizofrenia. Era um músico, pintor, escritor e instrumentista. O diagnóstico veio quando ele tinha já mais de 50 anos de idade, mas o relato é de que ele sempre foi "diferente", "era estranho" "cismava com coisas e pessoas", "tinha manias", porém a inteligência do meu pai, era uma coisa excepcional que todos reconheciam, diziam q era coisa de artista ser assim... Até que ele teve um surto psicótico dentro de casa durante a madrugada, quase matou minha mãe. Eu tinha 7 anos de idade na época, e meus irmãos tinham, 11, 09, 02 e 11 meses. A pessoa que ele mais amava era a minha mãe, pela doença, ele passou a achar q ela o queria matar. Sofremos muito durante a internação do nosso pai, ficou por alguns meses no Galba Veloso em BH. Ele voltou muito diferente, sofria efeitos colaterais das medicações como o ganho de peso, parecia estar sempre com a coluna travada e babava e tremia demais. Porém, com o passar do tempo, as medicações foram sendo ajustadas e esses efeitos foram sendo amenizados. Vivemos anos incríveis nesta época, minha mãe sempre cuidando dele com muito amor, estava constantemente vigilante pq quando ele começava a dizer q não precisava dos medicamentos, utilizava intervenção profissional e adotava métodos para fazer ele tomar. Se não tomasse, os sintomas da doença voltavam. Nos fechava em casa, colocava escoras nas portas e janelas, todos tinham q dormir cedo e ele falava "sozinho" e andava pela casa à noite; porém como minha mãe estava sempre se esforçando, não houveram mais surtos violentos. Apesar destes problemas, éramos uma família feliz. Meu pai faleceu anos depois por um AVC hemorrágico que o colocou por um ano na cama, ele foi amado e cuidado até o último momento. A minha maior saudade é o sorriso dele.
Oii muito forte sua história. Espero que você fique bem. Seu pai venceu a doença do jeito dele. Também babo muito quando durmo por conta do medicamento. Quando antes descobrir a doença, mais fácil se estabilizar.
Tenho um amigo maravilhoso que está passando por isso nesse, quase matou a esposa do nada achando que ela estava traindo e ia matá-lo. Os vizinhos chamaram a polícia que o levou e lá ele surtou de vez. Foi levado ao hospital e diagnosticado e está em tratamento. Sua história me fez lembrar dele. Ele é a terceira pessoa que conheço com esquizofrenia e todos tem algo em comum: uma inteligência superior.
Meu pai foi dianosticado com a doença por volta dos 40 anos de idade. Realmente histórias muito parecidas. Vivi quase o mesmo que vc. Estranho que parecia que vc estava contando a minha história, mudando alguns pontos.
Como uma futura psiquiatra, eu fico admirada com a sua coragem de relatar o seu dia a dia com uma condição que é vista com maus olhos pela atual sociedade, mas você mostrou que uma pessoa com esquizofrenia pode viver e é um ser humano como todos. Eu fico feliz pela sua coragem e eu tenho orgulho de você. Desejo muito sucesso para você! ❤
Tenho um filho om esquizofrenia também Você realmente é uma pessoa muito corajosa e especial Luta e aceita sua condição Abraço e continue com suas vitórias
Curioso como esses vídeos, as vezes antigos, aparecem no feed e chamam a nossa atenção. Nunca parei para pensar no relato de alguém com esquizofrenia. Tive dois casos na família no passado, ambos foram extremamente subjulgados e excluídos. Difícil imaginar o sofrimento de alguém "consciente" do problema. A nossa sorte é que hoje em dia há informação e pessoas dispostas a ouvir e ajudar. Como diria aquela frase do Sócrates "conheça a ti mesmo e conhecerás o universo". Força amigo, você é um herói.
Cara acabei de passar pelo mesmo sentimento que você nesse momento, vídeo foi recomendado e parei para assistir, e tenho um caso na minha família também, hoje está bem controlado.
Gustavo, vim aqui depois te conhecer no À Deriva. Seu relato é tão honesto e vulnerável, que me emocionou profundamente. Que Deus te abençoe imensamente!
Meu marido tem esquizoftenia, inteligentíssimo, doce, companheiro, fiel, amigo, melhor que muitos tidos como plenos e saudaveis.A doenca traz sim limitações, transtornos, mas isso nao faz de vcs pessoas inferiores, embora tem familia e pessoas que desprezam . Meu marido é um pai dedicado de 3 filhos...qdo casamos nao sabíamos nada sobre isso, sao 22anos de casados, os nossos filhos estao na faculdade hj. ele esta aqui e é muito amado.Obrigado por compartilhar sua experiência, desejo lhe sucesso na sua vida realizaçoes e muita energia boa❤.
Meu pai faleceu de COVID e também tinha.. militar do exército, a doença começou a se manifestar lá dentro. Ele reformou cedo, era o amor da minha vida. Tenho muitas saudades.
Me emocionei com seu comentário. Tenho transtorno bipolar, só tenho meu marido, mais ninguém. Ele não sabe lidar. Hoje falei q se eu tiver mais uma crise igual tive fim de semana, vou na upa pedir pra ser internada (em janeiro fiquei uns dias na emergência psiquiátrica). Ele disse q se eu for ele não vai me visitar. Tô chorando a horas.
Seu video foi postado há 2 anos e hoje apareceu como recomendação aqui para mim. Espero que você esteja bem, que seu transtorno esteja mais ameno ou controlado (assim como vc aparece no vídeo) e torço para que você invista em algum curso de faculdade (ou que já tenha investido), pois me parece que é uma grande vontade sua. Parabéns pelo vídeo e pela coragem! Esteja bem :)
Sim..temos visto criminosos infiltrados na internet causando distracoes..e disfocando as PESSOAs no rumo que eles querem..para interesses proprios deles. Sao intoxicados guiando intoxicados
Alias.. Vale lembrar que a cultura recentemente adicionada na nossa engenharia civil.. Da PAREDE DE GESSO. QUE o Mano mostra no video Com TODA certeza do Mundo eh OQUE o faz ter ataque de esquizofrenia. Mas ae os ladroes do Brasil jamais aceitarao a verdade
Eu tive um namorado com 15 anos e ele tinha 16 anos. Ele comecou a me fakar coisas absurdas, de pessoas q o perseguiam e um abuso que o irmao dele tinha feito a ele. Eu, com 15 anos, fiquei em choque. Nunca tinha falado na doenca. Foi so piorando e o relacionamento ficando dificil. Ate que reaolvi contar para a mae dele! Ele nao gostou e terminou comigo!! Mas ele foi tratado, diagnósticado. Hoje tenho 33 anos e sempre nos amamos. Nos encontramos na faculdade e sempre eu quis voltar e cuidar dele. Mas ele nunca mais conseguiu se relacionar comigo e nem com ngm. Mesmo me amando!!!! Nunca vou esquece-lo..... lindo, inteligente, pasosu em 5 favuldades federais, mas infelizmente ele tinha tendencia a usar drogas, fumar.... e ai os pais tiveram que tirar ele da faculdade e se mudar. Ate hoje choro quando lembro dele.... me doi o coração demais. Vou sempre ama-lo!!!!!!!!! Que Deus abençoe a todos que sofrem com esta doença
Tive dois surtos no ano de 2018, foi muito difícil, depois que me reciperei fiquei muito desmotivada, tranquei a faculdade e abandonei um estágio que eu tinha conseguido. Com o passar do tempo e com os tratamentos com os remédios ,com as terapias e com a ajuda de Deus voltei a estudar e voltei a trabalhar. Não fique desanimado pelo tempo que passou veja isso como um fortalecimento pessoal, nunca é tarde.
@@wagneralbuquerque3029 estou muito bem graças a Deus, tem quatro anos que faço tratamento com medicamentos, psicoterapia e graças a Deus não tive recaída. Creia em Deus que a sua irmã vai se recuperar também é uma fase muito difícim mas irá passar.
Amigo, eu imagino o quanto é passar por isso… olha o clozapina vai te estabilizar e você pode ter uma vida normal. Fazer faculdade, trabalhar, casar. Sua doença não te define. Você é muito corajoso por compartilhar sobre essa doença que é tão estigmatizada. Você tem o meu respeito e a minha admiração. Não é fácil o peso desse diagnóstico, mas você não é a sua doença e como eu falei em alguns casos há remissão dos sintomas. Não desista dos seus sonhos. Deus te abençoe.
Você não perdeu 07 anos, voce ganhou 07 anos de cuidados e amor por você mesmo!! Enquantos muitos estavam jogando o tempo saudavel fora, e até perderam a vida, voce estava la lutando pra vencer. Vocêmé um vencedor, e acredito que voce deve continuar compartilhando videos do seu dia a dia, vlogando, e com certeza voce vai ajudar e impactar muita gente com sua historia! Quanto a sua aparencia, voce e lindo! Quanto ao namoro, voce e novo ainda, e quanto a faculdade, na nossa sala de Engenharia tem um senhor de 60 anos! Você é um vencedor, camarada. Que orgulho da sua coragem!!!
@@Julio-cx2fh Acho que esses problemas não definem para religião alguma, acho que a maioria das pessoas tem algumas coisas... Não necessariamente algo crônico ou severo, mas acredito que a maioria de nós se formos em um psicólogo pode ter alguma coisa. Pois a maioria de nós passamos por situações complicadas que podem moldar nossa mente com alguma coisa ou algum comportamento negativo...
@@Julio-cx2fhVc está certíssimo! Frequentei várias igrejas e o que mais presenciei forão surtos de todas as espécies. Creio que a colocação de que tudo é pecado e que, aquele ou aquilo vai te levar para o inferno, faz vc viver o inferno aqui! É como se fossemos presas fáceis e que o tempo todo, poderíamos ser abduzido ou capturado por alguém muito ruim. Assim surge a mania de perseguição.
Você está completamente consciente de sua situação clínica e contou tudo de maneira leve e técnica. Está de parabéns mesmo. Continue assim, administrando tudo isso com essa tranquilidade e lucidez e sua vida é saúde vão fluir cada vez em ti. Abraços de quem teve um pai com este problema também.
Não se preocupa com a suas bases comparativas, como por exemplo, "ah, era para eu estar na faculdade, perdi essa fase, era pra ter namorado", isso você sabe melhor do que eu que são coisas que os OUTROS dizem, meu pai nunca fez faculdade por opção, minha tia só foi namorar com 58 por OPÇÃO. Você não perdeu nada!! Você apenas se cuidou e ainda se cuida, algo que muitas pessoas que não tem transtornos mentais sequer fazem. Viva a sua vida, não se compara com as pessoas, trilhe seu próprio caminho ❤
Fala irmão. Tenho depressão crônica, desde os 14 anos tenho pensamentos suicidas me acompanhando. Fiz faculdade de engenharia, foi super dificil e não serviu pra nada. Mas nunca é tarde pra ser feliz. Obrigado pelo relato, minha mãe teve surto psicótico da fase maniaca de bipolaridade.
@isisDarkGothAs pessoas têm casos diferentes de depressão, fora que algumas pessoas têm mais problemas pessoais que as outras, o mundo não se trata só de você, você tem sintomas e uma personalidade diferente que a dele
Sou psicóloga e parabenizo você por sua coragem de falar sobre a sua experiência. Te desejo força que continue com essa clareza desmistificando sobre como é viver com a esquizofrenia. Sua coragem pode ajudar outras pessoas que precisam de força para saber que não estão sozinhas.❤️
@@Regina-xl2in a espiritualidade é importante, mas viver com a esquizofrênia não dispensa o acompanhamento multidisciplinar, principalmente psicoterapia com psicólogo e tratamento medicamentoso.
Eu sei que é chato ficar aproveitando de graça profissionais que devem ser pagos, mas eu só quero um conselho seu mesmo, não uma consulta pq sei a inconveniência kk. É que minha mãe possui esquizofrenia, fala sozinha, é infantilizada em algumas coisas.. Desde que temos conhecimento da doença dela, acho que tem mais de 20 anos. E foram VINTE ANOS que meu pai, que é supostamente o responsável por ela, jamais fez um tratamento psicológico adequado. Ele sempre apoiava naquela velha história da espiritualidade, em que EU NAO DÚVIDO! Já tive experiências claramente sobrenaturais com minha mãe, só que isso é outro papo. Mas diferente do meu pai, eu reconheço a essencialidade de um acompanhamento psicológico sério! Enfim, para ser sincero, nossa família (eu, meu pai e minha irmã) já perdeu completamente as forças com ela. Hoje ela fala sozinha, se repreendemos ela acha ruim. E ela não para, Larissa! Ela não cansa, não cansa mesmo. A mente dela não para de conversar o inexistente. Um adendo importante é que ela ---> deveria
@@EduardoAlvs1Olá Eduardo, primeiro obrigada por sua confiança. Primeiro quero te dizer que me sensibilizo muito pela sua luta com a sua família pelo bem-estar de sua mãe. Primeira coisa, a questão da Esquizofrenia não tem cura infelizmente, o que se tem reconhecido entre psiquiatras e psicólogos é a psicoterapia e a questão do tratamento com antipsicóticos que ajuda o paciente e a família a ter uma vida com menos surtos psicóticos, além disso, embora tenha efeitos colateriais significativos os medicamentos auxiliam no equilíbrio dos neurotransmissores (dopamina e serotonina) e a diminuir mais as alucinações, delírios e sintomas ansiosos, quando só é administrado vez sim e vez não, você tem um equilíbrio momentâneo desses neurotransmissores e quando é cessado o tratamento volta a exacerbar os comportamentos psicóticos e inadequados. É muito importante a continuidade desse tratamento e acompanhamento do psiquiatra para ajuste das doses, para troca do medicamento se houver necessidade, além disso a terapia pode ajudar ela no entendimento da condição que possui, na organização da fala, dos pensamentos, mas principalmente a psicoeducar vocês que são a família dela sobre todos os detalhes da condição, sobre a importância das medicações e acompanhamento contínuo. E por favor, não esqueça de cuidar de você... Você é muito jovem e quando desde cedo nos vemos cuidando de alguém, podemos esquecer de nós mesmos, ou até deixar de viver partes importantes da nossa vida. É conhecido também os impactos que existem na saúde de cuidadores que se dedicam incessantemente. Espero que possa ter ajudado! Um grande abraço.
Sou psicólogo e do nada me apareceu seu vídeo nos recomendados. Fico feliz pela coragem que você teve de falar disso e espero que atualmente você esteja bem melhor do que nessa época. Um abraço e fica bem!
Há duas semanas perdi minha irmã mais velha para a depressão. Sou Borderline e tenho ansiedade, meu sofrimento nem se compara ao que ela passou ou à luta que você enfrenta. Mas como dói! Com os casos de transtornos mentais só aumentando no mundo todo, o assunto ainda é tratado como tabu. Parabéns pela coragem em se abrir, você é luz! Desejo uma vida longa feliz para todos!
Nossa SENHORa GENTE Ela se matou? Sao os quimicos A PESSOA se mata SEM querer se matat! O componente quimico aciona sinapses opostas e faz a pessoa agir contra a propria vontade. Pessoal. Sem pensar muito Seria possivel que voces ajudem a repassar ISTO adiante? Os criminosos donos de televisao e de canais famosos estao se recusando a repassar ISTO adiante. Governos pior ainda Se interessar em cooperar me avisem que lhes passo algo super interessante..que todos precisamos conversar Cuidado 97.5% da Humanidade vem sofrendo de dementia.. Eles se dao conta que sofrendo de dementia..mas semanas depois eles voltam a cometer exatamente do mesmo erro humano.. Aconteceu isto varias vezes..e Ira' ocorrer de novo e de novo
Sei que você é uma pessoa com uma carga de sofrimento muito grande, porém me emocionei com seu depoimento. Você é incrivelmente forte e humilde. Você tem mais juízo do que muitas pessoas que não têm esquizofrenia. Sua luta é árdua e diária, nunca desista, você tem o potencial de ajudar pessoas com problemas semelhantes ao seu.
E Fundamental este Trabalho de Concientizaçao Pacientes de Qualquer natureza de Tratamento Mental Sofrem muito Preconceito por pura ignorância Meu irmão + velho Hj tem 50 anos de idade Confesso que em meus 42 anos de idade Foi o 1° vídeo Que vi um paciente descrever com riqueza de detalhes A realidade de quem Sofre com Esquizofrenia..
Você não perdeu nada, até porque a única coisa "quase" certa que a faculdade proporciona é conhecimento, e conhecimento nunca é tarde para adquirir. Siga em frente, seja forte, fique com Deus e realize seus sonhos.
E eu que na fase de monografia larguei de mão 😂 Mas sei que um dia vou me formar em algo melhor é que vou usar. Um conselho: nunca curse uma faculdade que vc não ama de paixão, tem que ser uma área que vc sonhe, eu cursei qualquer coisa que eu não admirava tanto pra ter o ensino superior e me arrependi😢
Cara, que bom ver você assim bem orientado, tendo assistência adequada. Mas tem falo uma coisa... não existe "época da faculdade"... Estudo é para qualquer momento. Se é um sonho seu estudar... ter novas experiências... busque por essa realização também. Você se mostra muito esclarecido e muito corajoso ao passar sua experiência para outras pessoas que também precisam. Parabéns. Que sua jornada seja de mais e mais sucesso.
Vou orar por você, meu irmão 🙏 Estou me formando em medicina, pretendo seguir pela área da psiquiatria e desejo servir nessa causa... Já tive surtos psicóticos, mas bem mais leves (por bipolaridade), e estou admirado com a sua coragem em falar sobre de forma tão aberta e elucidativa. Agradecido, Deus o abençoe
Que legal encontrar mais uma pessoa diagnosticada com bipolaridade por aqui!! Hj trabalho e vivo normalmente, porém ainda pretendo fazer uma faculdade ou curso técnico tbm!!
Eu perdi 7 ou 8 anos da minha vida nesse processo, estou voltando agora ao mundo tanto estudar e agora estou buscando um trabalho. Demorei a entender que tudo tem o seu tempo que eu tenho meu tempo e agora estou indo a luta aos poucos.
Você é uma pessoa extraordinária. Fez da sua doença um modo de mostrar a todos nós, os que estamos do lado de cá, que “está tudo bem, não estar bem.” E devemos normalizar estes casos para poder ajudar a que pessoas como você não se sentirem sozinhas. Você e todos os outros seres humanos que passam por surtos devem e merecem amor, respeito e amizade de todos nós. Você é um exemplo incrível. Continue partilhando ❤
Depois de 2 anos,agora que o youtube me recomendou seu vídeo! seu depoimento é muito importante para entendermos esse transtorno, por isso obrigada por compartilha sua trajetoria! Você ja é um vencedor!
Preciso emagrecer, estou ganhando peso por conra dos medicamentos e tambem por ter largado o cigarro. Poderia me ajudar? Tenho sentido necessidade de açúcar, médico me disse que é um dos remédios que causa isso. Desde ja, muito obrigado.
Sou professora de um aluno pré adolescente com laudo de esquizofrenia, e agradeço muito seu relato. Grata pela coragem de compartilhar o que muitos querem esconder. 💖
Eu também fui diagnosticada com esquizofrenia por um surto que tive fiquei em uma clínica e posteriormente foi confirmado como transtorno bipolar. Acredito que hoje em dia se falarmos que temos ansiedade ou depressão as pessoas tem muito mais empatia mas quando falamos em transtornos é como se nos dessem culpa sobre isso. Nos tratam de forma que ao invés de nós ajudar nos deixam muito mais mal ainda. Temos muito oque melhorar como ser humano na forma de empatia e compreensão desses transtornos e lembrar sempre que não escolhemos ser assim e que somos sim um ser humano como os demais apenas preciso de mais um auxílio apoio e afeto. Admito que sua coragem vai além da de muitos, se expor nunca é fácil mais tenha certeza que vai nos ajudar muito.
Tenho transtorno de bipolaridade tipo II e ja sofri muito com as crises. Só quem tem problemas mentais sabe a agonia. Força!!! Vamos conseguir passar por essa
tenho o mesmo man 😭 mas graças a Deus to bem, so Deus sabe! minha namorada me deixou e 1 ano depois perdi minha mãe mas vou me recuperar em nome de Jesus. Nós todos ❤
Meu irmão tem esquizofrenia, sempre foi diferente e tratavámos apenas como se ele quisesse chamar atenção, sempre foi muito amoroso, quando chegava nos lugares ele corria pra abraçar e encher as pessoas de beijos. Meu arrependimento foi não ter dado a atenção, carinho e amor que precisava! Depois que descobrimos ele iniciou tratamento e hoje temos uma relação ótima! Te amo Juan Guilherme! Conte comigo sempre! Seu vídeo é necessário a doença ainda tem muitos estigmas e preconceitos! Que Deus ajude todos vocês! ❤
Minha nossa, você me emocionou demais, e me ensinou muito! Sou Enfermeira faz mais de 20 anos, e as questões psiquiátricas sempre foram um desafio para mim. A dificuldade de manejo, a necessidade de por vezes se utilizar da "força" para lidar com os pacientes, medicamentos que somente realizam a "contenção", e não de fato tratamento. Para mim enquanto profissional não especialista no assunto, é um desafio enorme. Parabéns garoto! Desejo que consiga ter uma vida produtiva, que retorne à sua vida social, que tenha PAZ e seja muito feliz🙏🙏🙏
Eu não tenho esquizofrenia, porém gostei de ouvir o seu relato. Fico imaginando como é difícil ter este tipo de sentimento, ouvindo vozes etc. Deve ser muito desgastante! Espero que você viva sua vida na normalidade, que consiga seguir 100% do seu tratamento e que você seja feliz! Sucesso pra você!
Eu tive 1 episódio que escutei uma voz… uma voz de algo maligno… foi na minha experiência de paralisia do sono… nem sei o que essas pessoas que ouvem essas vozes como conseguem só Deus pra dar forças ❤
Caramba mano. Eu tenho ansiedade e as vezes tenho crise de pânico. Da um medo do nada. Mas nunca escutei vozes falando. Nunca tomei remédio. Eu comecei a fazer academia fazem 7 anos e diminuiu drasticamente minha ansiedade. Vc é fera. Parabéns por expor sua luta diária. Tmj mano
Ae ja tem que ter diploma de fisioterapia para poder te explicar isto.. Se voce faz academia... E diploma de Ciencias Naturais.. Entao deveria antes.. Fazer limpeza total do sangue.
Meu pai sofreu muito com a doença e nós também como familia. Que Senhor possa te proporcionar forças, resiliência e acima de tudo, cura sobre sua vida ❤
Parabéns pela iniciativa do relato. Meu tio tem esquizofrenia grave, ele não tem lucidez sobre o quadro dele. Ele tem crises de violência, é horrível. Mas ouvindo você falar, consigo ter uma perspectiva do que que ele sente. Já sabia que ele sofre muito, mas você contando o que acontece, a gente humaniza a pessoa com esquizofrenia. Obrigada.
Você, não perdeu nadas meu cara. Ainda pode fazer faculdade,pode se encontra a profissão dos sonhos. Não pense "dentro da bolha". Se inspire em outras pessoas que passaram por isso ou outros casos e, que deram à volta por cima, assim como você também dará!
O UA-cam me recomendou seu vídeo e eu quero te agradecer por ter compartilhado esse relato e te parabenizar pela coragem e pela sua força. Tenho uma pessoa na minha família que foi diagnosticada agora pouco e tenho tentado entender mais para poder ajuda-la. Obrigada!
Obrigado amigo. Tenho transtorno Bipolar, me trato na muitos anos. Por fazer um bom tratamento tive poucos episódios, embora muito intensos. Hoje sou servidor público e trabalho. Nunca largue o tratamento e siga em frente.
Oi Fábio, tudo bem ? Também tenho transtorno bipolar, fui diagnosticado há alguns meses. Antes disso estava sendo medicado com antidepressivo, o que piorou dms meu quadro.. Tive uma melhora desde que comecei a fazer o tratamento correto, mas mesmo assim ainda não me sinto pleno sabe ? Só o que eu gostaria de sentir era uma felicidade genuína, as vezes sinto falta de episódios de hipomania como que eu tive em dezembro do ano passado, mas agora parece que eu nunca estou completamente bem, eu diria como se eu não sentisse nd sabe ? isso é normal? já passou por isso em algum período do seu tratamento ? Essa falta de plenitude me deixa frustrado, eu não consigo explicar de outra forma, mesmo minha mente gritando . Algum conselho ? Eu agradeceria muito em ter alguém que compartilhe da msm experiência que eu para me dar uma luz
Mano seu relato é a coisa mais linda - GRATIDÃO - Esse ano de 2022/2023 um aluno meu, tocava trombone na orquestra - surtou na pandemia - Estamos lutando para ajudar-lo a superar a esquizofrenia. As pessoas - TODAS - se afastam e julgam da pior forma. ADOREI SABER SOBRE VOCÊ e SUA LUTA PARA VIVER MELHOR - Deus está no comando de tudo - Muita luz e muita paz na sua vida.
acredito que está relacionado com os sentimentos de culpa e auto crítica excessivos. Os primeiros sintomas ocorrem quando tomamos sustos contínuos por achar que estamos ficando "loucos". E para piorar, muita gente que não entende o que está ocorrendo, por medo ou ignorância, passam a julgar a pessoa taxando-as de loucas e desequilibradas. Então, sanidade e equilíbrio é tudo que a pessoa que está com os sintomas iniciais precisa, mas nossa sociedade é o principal fator para adoecimento por conta dos "Super-estímulos", e nessas fases, a mente da pessoa com sintomas psíquicos fica mais sensível aos estímulos exteriores. Depois dessa fase de acumulo de estresse, sentimento e emoções que não foram devidamente processados, a mente "implode", e começa a comprometer os processos cognitivos, estágio mais grave para o surgimento de neuroses, psicoses, síndromes do pânico, fobia social, entre outros fenômenos psíquicos. @@rosbentt3533 Então, n a minha humilde opinião, os fatores que causam a esquizofrenia são a ignorância, e a falta de empatia. Então se temos um ambiente doente, suas partes, ou melhor, os seres sociais que são membros dessa sociedade, serão doentes também. Parece que Rousseau tinha razão quando disse que a sociedade corrompe a natureza humana em todas as suas dimensões.
@@rosbentt3533Não existe um diagnóstico de causas específicas, dizem ser hereditária, fatores externos, vai saber. Vai que seja um parasita 🪱 na cabeça e estão descartando essa possibilidade.
Parabéns por ser tão forte e corajoso em se expor. Sei que muita gente vai aproveitar. Eu tenho transtorno bipolar. Eu só descobri quando comecei assistir profissionais falando sobre. Fiz uma retrospectiva em minha vida em relação ao meu comportamento. Casei com 16/ tive s primeira filha com 17. Tinha uma vida corrida,: cuidar de BB, casa trabalhava fora, estudava... Cheguei a lecionar. Mas não fiquei por muito tempo lidando com crianças. Tentando resumir comentei com minha médica e fui bem taxativa; doutora sou bipolar! Ela me questionou como eu sabia! Eu expliquei. Ela fez o exame de sangue e comecei a usar o carbolitio. Porém achei errado ela não ter me informado que poderia interferir nos hormônios da tireóide. Engordei 30 quilos em menos de 2 meses. Acredito que os médicos precisam ser bem claros em relação a o que os remédios podem causar como efeitos colaterais. Mudei de médica.
Cai nesse vídeo sem querer, mas que relato especial!! Você ainda tem muitas vida pela frente!! Mesmo que não tenha saido muito de casa entre os 19 e os 26 (e depois tenha havido pandemia), ainda há muito o que conhecer! Terapia você já faz, e adora, né? Quando não estiver em crise, as vezes uma meditação guiada pode ajudar! E também exercício físico, que ajuda em tudo! E ajudará você a manter o corpo forte pra quando voltar a trabalhar! Boa sorte! Te desejo tudo de bom e paz mental também! Que os remédios façam efeito e você tenha cads vez menos e menos surtos!! Boas energias!!!
Esse vídeo tem 2 anos e só apareceu pra mim agora. Talvez tenha alguma ligação pelo episódio que vi da série Dr. House sobre esquizofrenia. Eu tenho uma tia com essa doença. Na época que começou, eu fui um dos principais envolvidos em tentar ajudá-la sem saber ao certo do que se tratava. Infelizmente ela não consegue levar o tratamento a sério como você e sempre tem alguma recaída. A luta que tive com ela na busca por uma solução, me tornou uma pessoa muito mais empática com todos que sofrem de algum problema psicológico. As lágrimas no seu olhar nesse vídeo conseguiram transferir pra mim a dor que vc sentiu enquanto lutava contra essa doença. Eu fico muito feliz por vc estar lutando e se saindo tão bem contra isso. Por favor, não desista! Fique em paz!
Chorei só de ver o titulo. Meu falecido irmao tinha esse mesmo problema, e mudou drasticamente como pessoa, mas para melhor. Virou como se fosse uma criança num corpo de adulto. Muito amoroso e bondoso. Sinto muita falta dele. Obrigado pelo relato e fica com Deus, meu amigo!
Boa tarde, tive três surtos e tentei suicídio, devido as vozes me ameaçar e me xingar. Atualmente, estou bem, faço tratamento com uso de Risperidona. Tenho lutado a cada dia contra a doença. Afinal, creio na cura espiritual, emocional e física. Voltei a fazer o curso de Bacharelado em Serviço Social, estou terminando o curso de Terapia Holística, o qual me ajudou muito. Espero que todos que sofrem deste transtorno fiquem bem. Gratidão, Paz e Luz. ❤
Tenho esquizofrenia, descobri com 12 deixei os remédios com 16 e me sinto bem aos 19, normalmente tenho um "surto" no mínimo uma vez por dia. Graças a um excelente trabalho da minha antiga psicóloga e minha família. Eu consigo separar da realidade, eu sinto que comparado a o início, ele ficou algo mais caricato e previsível. Eu me sinto privilegiado por superar isso, te desejo uma boa sorte, se quiser trocar uma ideia, responde o comentário
@@luannycardoso2712 sim, ouvia vozes conhecidas me chamando, e as vezes via personagens de filmes de terror de forma muito realista, isso me privou do sono por alguns meses.
Parabéns meu jovem. Quanta coragem de expor suas lutas e estar ajudando a muitos outros que estejam te assistindo. Sou TO e se fosse tua mãe sentiria muito orgulho de você. Cuide-se, viva um dia de cada vez e fique em paz. Deus te abençoe.
Passei muitos problemas familiares com relação à saúde mental e afirmo com toda certeza: esse depoimento é de máxima relevância! É importantíssimo para quebrar os estereótipos e introduzir debates realmente relevantes sobre o que é a sanidade e a falta dela. Afinal, quem é realmente “são”? Você traz visibilidade para o tema mais difícil da Medicina e da vida social e familiar de quem passa por qualquer episódio que envolva a mente. Parabéns pela força. Espero que continue forte!
Olá, Como esse vídeo fala sobre esse problema que alguns chamam de esquizofrenia, eu gostaria de convidar a lerem o meu Livro (relato real), que aborda esse problema de "ouvir vozes" pelo que ele REALMENTE É. SENDO QUE É FUNDAMENTAL QUE TODAS AS PESSOAS SAIBAM DESSAS INFORMAÇÕES. O livro contém explicações importantes e aconselhamentos sobre esse assunto e também sobre outros de grande importância. O intuito desse livro (relato) é informar e ajudar as pessoas, sendo assim, quem quiser ler o livro esteja à vontade, ele está postado no endereço logo abaixo: watt(x)pad.(x)com/(x)user/(x)20informar (ATENÇÃO: CORRIJA O ENDEREÇO PARA IR ATÉ ELE, RETIRE OS X's E OS PARÊNTESES). Nesse livro existem informações FUNDAMENTAIS que toda pessoa deveria saber, e é por isso que eu estou divulgando elas, pois já fazem mais de 4 anos que eu também passo por esse problema, sendo assim, posso expor essas importantes informações.
Cara meu irmao teve esse surto so que misturou com a personalidade que ja nao era boa simceramente hoje em dia leu acho que era melhor se ele morrece logo as vezes da vontade de matar seila parece que ele e outra pessoa eu olho pra ele parece que ele ja morreu faiz tempo tlg
Tenho epilepsia, acredito que essas dissociações sejam a pior sensação que um ser humano pode sofrer. Quando ocorrem, a realidade se mistura, surgem certezas tenebrosas, não sabe-se diferenciar o que é real e o que não é. O seu caso é muito pior que o meu, tenho calafrios só de imaginar. Desejo a você tudo de bom! Sobre a idade e a perda neuronal, sugiro que não foque nisso. O que entendemos por inteligência não é puramente neuronal, a vontade de aprender e a paixão por fazer as coisas que gostamos é o que nos diferenciam dos outros. Durante a faculdade ensinei assuntos complexos tanto a pessoas "lerdas" quanto às mais "inteligentes", a vontade de aprender sempre foi o que as diferenciou. Força!
Meu irmão, você é um guerreiro! Não veja este vídeo como uma exposição mas sim uma forma de gradualmente você conhecer novos mundos, pessoas, espaços, conhecimentos! Deus abençoe tua caminhada, teu tratamento, sua vida em si! Que você tenha ou encontre uma pessoa bacana e que possa partilhar uma vida incrível contigo! Muita luz, prosperidade e paz em tua vida!
Que precioso você meu irmão. De estar compartilhando algo tão sensível! Você está vencendo e vencerá cada dia mais. Um fraterno abraço e muita luz querido!
Tive meu primeiro e último surto aos 14 anos. Durou com transtorno e tratamento 6 meses. Graças a Deus! Fui diagnosticada com esquizofrenia. Mas Deus é fiel! Me curou 😊 e vai curar vc tbm. Só ter fé
Esquizofrenia não tem cura. Você deve ser a primeira pessoa no mundo que se curou então 😂 Vc foi diagnosticada por algum médico bem ruim. Seis meses durou a esquizofrenia?? Ah, me poupe!
@@coisasaleatorias5582biblia é o crl p0rra, por causa de ret4rdado como vcs que pessoas em pleno s2023 ainda sofrem dessas coisas. Nao da pra crer que na era da informaçao tem ret4rdado que ainda acredita em biblia
@@coisasaleatorias5582 É leviano e de um mau caratismo extremo ligar fé com doenças. Eu tenho um irmão com esquizofrenia e outros problemas físicos. Certamente por falta de ler a Bíblia ele não pode ser uma pessoa normal né? Se liga!
O UA-cam me recomendou esse vídeo bem quando eu tô passando por uma fase muito ruim com a minha mãe que tem depressão profunda e bipolaridade… É muito legal ver esse vídeo e a forma natural como tu tratou do assunto, que é tão pouco falado entre as pessoas. Adorei esse vídeo, obrigada por isso!
Parabéns pela coragem de postar um relato tão pessoal assim na internet! Me dá muita felicidade ver o tanto de gente comentando coisas positivas aqui, ainda mais com a quantidade exorbitante de tabus, dogmas e estereótipos sobre essa doença. Imagino que seja algo extremamente difícil de lidar por si só, e ainda mais difícil com o julgamento alheio de pessoas ignorantes sobre isso tudo. Recomendo assistir um vídeo chamado "I Am Not A Monster: Schizophrenia | Cecilia McGough | TEDxPSU" é uma palestra em inglês de uma mulher com esquizofrenia, mas tem legendas em português! Talvez ajude você a se sentir menos sozinho, já que não é só você que lida com isso.
Minha mãe tem surtos psicóticos as vezes e nós, a família, só fomos descobrir o que era mais tarde. Nunca entendemos antes o que tinha de errado com ela e até achávamos que era da personalidade ruim dela, quando consultamos um profissional tudo ficou mais claro, fomos pesquisar sobre o assunto e vimos que ela sofria mais que a gente e que não fazia por mal. Que as vezes precisaríamos ter paciência com ela e que ela também estava tentando, nem sempre é fácil, mesmo hoje em dia, mas gosto de pensar que a nossa relação melhorou uns 90% depois que ela foi diagnosticada, eu amo a minha mãe e nunca vou deixar de amar ela, mesmo com todos os problemas ela sempre foi uma ótima mãe e deu tudo de si pra me criar. Oq me dói hj em dia é ver uns idiotas preconceituosos que desprezam e banalizam o assunto.
Já tive transtorno bipolar. Me curei aprendendo mais sobre como funcionam os hormônios da felicidade: dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina. Tem formas de regular por meios de habitos comportamentais. Tambem fazia, principalmente pela manha, monitoramento das minhas emoções: ansiedade, tristeza, euforia, etc. Cada uma delas exige uma atitude ou resposta psicoquimica diferente. Isso vai te fazer também crescer muito teu autoconhecimento. Não posso esquecer que a comunhão com Deus foi fundamental também. Boa sorte e muita paz e saúde para você.
Minha mãe já teve surtos psicóticos, tomava vários remédios controlados, eu ajudava ela com os remédios. É difícil, cada dia é uma batalha e cada pequeno avanço é uma vitória, parabéns por falar sobre um assunto delicado envolvendo sua saúde e por estar se esforçando para melhorar a cada dia, você vai conseguir realizar seu objetivos.
Salve irmão, como você enfrentou isso? eu to passando a mesma coisa com a minha rainha, ela infelizmente não aceita ajuda, ela tem leves surtos de perseguição e ira com essas "Pessoas da imaginação dela", a 3 anos isso vem persistindo e ela tem 63 agora
Parabéns pela coragem de lutar contra uma doença psiquatrica tão difícil como a esquizofrenia. E mostrar para o mundo como é possível! Que a força divina esteja sempre com você ✨🙏✨💖
Tenho um irmão com esquizofrenia e te agradeço mto por relatar me ajudou mto a entender mtas coisas...Deus te ajude e te cure em nome de Jesus. Vou continuar te acompanhando. Força vc já eh mais que vencedor por enfrentar tudo isso.
Muito interessante, minha mãe tem esquizofrenia e não tem crises faz mais de 7 anos, gostei muito do vídeo para ajudar pessoas que passam pela mesma situação :)
Irmão em Cristo, que bênção de testemunho! Obrigado por compartilhar sua experiência e parabéns pela coragem de fazer isso. Meu filho que me passou seu vídeo e disse que se sentiu motivado com seu depoimento. Continue firme em sua luta pessoal, sempre se colocando diante do Senhor Deus e pedindo por sua cura. Você estará em nossas orações. Fiquem na paz! 🙌
Meu irmão está assim e realmente é muito dificil pq ele nao aceita que está doente e que precisa de tratamento, parabéns pelo video, pela coragem de tentar motivar outras pessoas à procurar ajuda. Que Deus abençoe vc e todos que passam por isso
Tenho uma pessoa na família com bipolaridade. Muitas vezes quem está de fora não consegue enxergar as dificuldades realmente como elas são. Obrigado por abrir um pouco mais a minha mente sobre esses transtornos. Boa sorte no seu precesso!
Eu sou bipolar e tenho uma filha bipolar. Só com terapia e medicação a gente consegue viver bem. Não é fácil achar a dosagem e o remédio corretos então a gente sofre um bocado. Geralmente acham que é só depressão. E então sofremos muito até acharem o diagnóstico correto.
Eu tenho TOC desde criança, o que sempre me causou muitos problemas mas, sempre tive uma família maravilhosa, conforto e a proteção de Deus. Hoje, sou formado, tenho vários cursos e atuo no mercado financeiro. Todo mundo tem problemas mas, todos tem privilégios.
Não desista dos seus sonhos, não existe idade para se cursar uma faculdade, meu tio de quase 60 só teve condições financeiras para fazer agora, eu com 33 acabei de me formar. Entao siga em frente com um propósito de estudar e voltar a trabalhar, seja dentro de uma empresa ou se isso for lhe gerar ansiedades e desencadear crises que você seja seu proprio patrão com a profissão que você escolher. Tenho uma amiga que criou sozinha a filha e agora esta ajudando a criar os netos e ela também tem esquizofrenia, e sei que você também sera capaz de realizar todos os seus sonhos e mais alguns! Nao se esqueca, medicamento, terapia e esporte ajudam bastante a lidar com essa doença. Edit: esqueci de falar q uma boa opção também é fazer um curso técnico em uma área que você gosta, assim estudará em menos tempo, se estressará menos e entrará mais rápido no mercado. Felicidades.
Consigo ver muita luz e bondade no seu olhar fiquei com muita vontade de ti abraçar ❤️❤️ Eu tenho muito medo de desenvolver essa doença, eu tenho muito familiares com problemas psicológicos tenho 2 tias que se suicidaram. Eu tenho síndrome do pânico ansiedade e bipolaridade . Por isso o meu medo e por conhecer e por conviver eu sei que não é uma doença fácil só Deus para nós ajudar.
Verdade, todo dia é uma luta. Vem pensamento ruim, mas não posso desistir. Na minha família só tem eu com esquizofrenia, mas é uma doença terrível. Tenho medo que se eu tiver filhos eles desenvolvam esquizofrenia. Obrigado por ter assistido o vídeo. Espero ter ajudando 😀
Também tenho esquizofrenia e não está sendo fácil para mim pois estou escutando vozes e vendo coisas que não estava vendo. Eu só ficava nos delírios. Graças a deus o delírios desaram. Força pra vc e todos que tem essa doença ingrata .
Caí de paraquedas nesse vídeo, mas que relato necessário. Parabéns, pela coragem de se expor e compartilhar sua vivência com pessoas que podem estar na mesma situação que você está, e compartilhar principalmente para as pessoas que nao tem esse problema, como forma de conscientização de que vocês são pessoas como todos nós, mas que as vezes precisam de alguns cuidados extras para estarem equilibrados. Tive um tio que tinha esse problema, mas ele sempre achava que nao precisava de ajuda, não teve um final feliz por mais que a família ajudasse. Que Deus te abençoe na sua jornada e obrigada pelo video!
Uau! Sou estudante de psicologia e seu depoimento foi muito importante e esclarecedor. Que Deus te abençoe na sua busca por melhorias em todas as áreas da sua vida.
Meu primo tem 22 anos e tem esquizofrenia, estamos vivendo um momento muito difícil não vejo a hora que ele melhore, estamos todos quase enlouquecendo, pois não sabemos mais o que fazer
Infelizmente a única solução é a internação para que ele seja medicado corretamente......Meu filho também tem esquizofrenia e esta foi a alternativa que o salvou ..... que Deus encaminhe o MELHOR para vocês!!!
Que bom compartilhar sua esperiencia e mostrar que ninguem é o transtorno, não é a esquizofrenia e sim um portador enguanto nao descobrimos a cura, e que apesar de ainda ser complicado controlar as disfuncões cogniticas e emocionais, e possivel mostrar que é possivel administrar os surtos e procurar ter qualidade de vida com medicamento e terapia cognitiva comportamental. força ai amigo e parabens pela coragem e claresa em seu compartilhamento.
Você não perdeu 7 anos, pode crer. Eu tive depressão toda adolescência até os 22 anos e também fiquei em casa, não vivi nada que todos costumam viver, não namorei, não fui a festas... Quando melhorei em 2020, resolvi "correr atrás do tempo perdido", e foi tão decepcionante que hoje eu penso que aquele tempo reservado foi um tempo de qualidade. Nossa sociedade, nossa cultura, é simplesmente doentia. Não tem valor "lá fora". Abraço pra você, obrigado pelo vídeo.
Boa Noite Tio! Muitas vezes me chamaram de esquizofrenica, porque eu falo demais sozinha, já escutei vozes e eu fico sorrindo sozinha também, vim aqui pra entender um pouco mais como essa doença é. Acho muito sem noção julgar uma pessoa que é distraída como eu como esquizofrenica, afinal é uma doença bem séria e deveriam levar mais a sério pessoas que portam essa condição, e pararem de tratar elas como loucas, até porque vocês que passam por tudo isso são muito fortes! forte abraço. ❤
Tu és muito inteligente e compreende teu problema de saúde, já é meio caminho andado, seguindo teu tratamento certinho e participando de terapias de grupo tu vais ficar cada vez melhor. Tenho várias pessoas na familia q têm esquizofrenia. Sucesso pra vc e saúde!
Eu tenho autismo e descobri agora aos 23 anos , no começo acham que era esquizofrenia porém depois de ir em vários médicos e especialistas e eles confirmaram que era autismo, hoje aos 25 anos estou aprendendo a me adaptar com isso
Como descobriu que tinha autismo? Quais eram os sintomas? Me preocupei pois meu filho tem 27 anos e tem alguns sintomas e falaram que é TDAH, mas as vezes acho que não é…
Sou médico psiquiatra e quero te parabenizar pela coragem e sensibilidade em falar sobre você e seus desafios. Todo sucesso em seu cuidado.
Faz consulta online? Perícia judicial?
Desejo otima recuperacao felicidade saude paz prosperidade
Dr tem níveis mais baixo de esquisofrenia?
@@Noma-depode-se dizer que sim... existe diferenças alguns vem e ouvem coisas, outros apenas vem outros apenas ouvem
@@LilChucky_96 você é "normal" todas as pessoas pensam parecido com oq você disse e agem assim também... claro, talvez em níveis diferentes de forma menos complexa oq vejo basicamente é que vc não tem personalidade você não sabe quem você é diga seu nome e quem e você pra você mesmo bom minha recomendação é procurar um especialista em terapia ocupacional ele vai ajudar no seu caso para que você se indentifique e descubra quem é para que possa parar de imitar os outros e como você disse vc pensa nos diálogos completos antes de eles acontecerem e etc... bom isso pode ser causado também por ansiedade e desconfiança pessoal vc talvez tenha medo de agir como quer falar oq quer e pensar como quer algo que a terapia também vai te ajudar é claro que difícil dar um diagnóstico com poucas informações mas o melhor é procurar ajuda apesar de ser cara uma consulta está entre os seus 150$ mas você pode procurar um plano mais em conta não tem problema nenhum nisso e todas as pessoas precisam de ajuda com algo não se preocupe em procura-la
Meu pai tinha esquizofrenia. Era um músico, pintor, escritor e instrumentista. O diagnóstico veio quando ele tinha já mais de 50 anos de idade, mas o relato é de que ele sempre foi "diferente", "era estranho" "cismava com coisas e pessoas", "tinha manias", porém a inteligência do meu pai, era uma coisa excepcional que todos reconheciam, diziam q era coisa de artista ser assim... Até que ele teve um surto psicótico dentro de casa durante a madrugada, quase matou minha mãe. Eu tinha 7 anos de idade na época, e meus irmãos tinham, 11, 09, 02 e 11 meses. A pessoa que ele mais amava era a minha mãe, pela doença, ele passou a achar q ela o queria matar. Sofremos muito durante a internação do nosso pai, ficou por alguns meses no Galba Veloso em BH. Ele voltou muito diferente, sofria efeitos colaterais das medicações como o ganho de peso, parecia estar sempre com a coluna travada e babava e tremia demais. Porém, com o passar do tempo, as medicações foram sendo ajustadas e esses efeitos foram sendo amenizados. Vivemos anos incríveis nesta época, minha mãe sempre cuidando dele com muito amor, estava constantemente vigilante pq quando ele começava a dizer q não precisava dos medicamentos, utilizava intervenção profissional e adotava métodos para fazer ele tomar. Se não tomasse, os sintomas da doença voltavam. Nos fechava em casa, colocava escoras nas portas e janelas, todos tinham q dormir cedo e ele falava "sozinho" e andava pela casa à noite; porém como minha mãe estava sempre se esforçando, não houveram mais surtos violentos. Apesar destes problemas, éramos uma família feliz. Meu pai faleceu anos depois por um AVC hemorrágico que o colocou por um ano na cama, ele foi amado e cuidado até o último momento. A minha maior saudade é o sorriso dele.
Oii muito forte sua história. Espero que você fique bem. Seu pai venceu a doença do jeito dele. Também babo muito quando durmo por conta do medicamento. Quando antes descobrir a doença, mais fácil se estabilizar.
Parabéns pela sua sabedoria!! Domina uma condição muito difícil!! Melhoras para você
Histórias bonitas podem ter episódios ou fato dramáticos. Parabéns à sua família.
Tenho um amigo maravilhoso que está passando por isso nesse, quase matou a esposa do nada achando que ela estava traindo e ia matá-lo. Os vizinhos chamaram a polícia que o levou e lá ele surtou de vez. Foi levado ao hospital e diagnosticado e está em tratamento. Sua história me fez lembrar dele. Ele é a terceira pessoa que conheço com esquizofrenia e todos tem algo em comum: uma inteligência superior.
Meu pai foi dianosticado com a doença por volta dos 40 anos de idade. Realmente histórias muito parecidas. Vivi quase o mesmo que vc. Estranho que parecia que vc estava contando a minha história, mudando alguns pontos.
Fui diagnosticado com 19 anos tbm esse vídeo salvou meu dia hj irmão❤️🙌🏾 espero que todos que sente isso na pele vençam na vida
Melhoras pra vc!
Melhoras
Que Deus te abençoe,ilumine nesta caminhada 😊
Deus te abençoe nesta caminhada!
melhoras Bro!! Procure o espiritismo!
Como uma futura psiquiatra, eu fico admirada com a sua coragem de relatar o seu dia a dia com uma condição que é vista com maus olhos pela atual sociedade, mas você mostrou que uma pessoa com esquizofrenia pode viver e é um ser humano como todos. Eu fico feliz pela sua coragem e eu tenho orgulho de você. Desejo muito sucesso para você! ❤
As pessoas são muito preconceituosas porisso ninguem quer partilha
Incrível, pra mim também apareceu hoje 29/10/2023 , desejo a você cura completa e que D'us te saúde, paz e.muita alegria ❤
Parabéns pelo informação!! Vídeo excelente!! Show
Deus é contigo. Você já é um vencedor❤
Tenho um filho om esquizofrenia também
Você realmente é uma pessoa muito corajosa e especial
Luta e aceita sua condição
Abraço e continue com suas vitórias
Curioso como esses vídeos, as vezes antigos, aparecem no feed e chamam a nossa atenção. Nunca parei para pensar no relato de alguém com esquizofrenia. Tive dois casos na família no passado, ambos foram extremamente subjulgados e excluídos. Difícil imaginar o sofrimento de alguém "consciente" do problema. A nossa sorte é que hoje em dia há informação e pessoas dispostas a ouvir e ajudar. Como diria aquela frase do Sócrates "conheça a ti mesmo e conhecerás o universo". Força amigo, você é um herói.
Pensei o mesmo, amigo.
Também admiro isso:
Tem coisas de até 10 anos atrás,que o UA-cam,faz questão de recomendar para mim e creio para muitos também!?
Aconteceu CMG tbm apareceu dunada
Cara acabei de passar pelo mesmo sentimento que você nesse momento, vídeo foi recomendado e parei para assistir, e tenho um caso na minha família também, hoje está bem controlado.
To na mesma, fiz uma simples pesquisa sobre o resumo do filme psicopata americano e logo ja apareceu esse vídeo no meu feed.
Gustavo, vim aqui depois te conhecer no À Deriva. Seu relato é tão honesto e vulnerável, que me emocionou profundamente. Que Deus te abençoe imensamente!
Tbm vi lá hj a entrevista.
Também, desejo a você muita luz no seu autoconhecimento 🙏🏻.
Meu marido tem esquizoftenia, inteligentíssimo, doce, companheiro, fiel, amigo, melhor que muitos tidos como plenos e saudaveis.A doenca traz sim limitações, transtornos, mas isso nao faz de vcs pessoas inferiores, embora tem familia e pessoas que desprezam . Meu marido é um pai dedicado de 3 filhos...qdo casamos nao sabíamos nada sobre isso, sao 22anos de casados, os nossos filhos estao na faculdade hj. ele esta aqui e é muito amado.Obrigado por compartilhar sua experiência, desejo lhe sucesso na sua vida realizaçoes e muita energia boa❤.
ele conssegur trabalhar luciana? meu irmão tem também.
Meu pai faleceu de COVID e também tinha.. militar do exército, a doença começou a se manifestar lá dentro. Ele reformou cedo, era o amor da minha vida. Tenho muitas saudades.
@@fernandamafer8217Será que está relacionado a stress?
Me emocionei com seu comentário. Tenho transtorno bipolar, só tenho meu marido, mais ninguém. Ele não sabe lidar. Hoje falei q se eu tiver mais uma crise igual tive fim de semana, vou na upa pedir pra ser internada (em janeiro fiquei uns dias na emergência psiquiátrica). Ele disse q se eu for ele não vai me visitar. Tô chorando a horas.
@@lisanabarra Fique calma, qual sintomas você tem?
Controlar nossa cabeça não é facil.Mesmo pra quem não tem doença mental. FORÇA PRA VOCÊ🎉🎉🎉🎉
Bem isso...numa sociedade cada vez mais individualista e antropofágica manter a saúde mental é uma conquista diária
😢
Seu video foi postado há 2 anos e hoje apareceu como recomendação aqui para mim. Espero que você esteja bem, que seu transtorno esteja mais ameno ou controlado (assim como vc aparece no vídeo) e torço para que você invista em algum curso de faculdade (ou que já tenha investido), pois me parece que é uma grande vontade sua. Parabéns pelo vídeo e pela coragem! Esteja bem :)
Sim..temos visto criminosos infiltrados na internet causando distracoes..e disfocando as PESSOAs no rumo que eles querem..para interesses proprios deles.
Sao intoxicados guiando intoxicados
Apareceu p mim hj tbm. Depois q vi a entrevista no Cortes à deriva.
Pra mim tbm!
Alias..
Vale lembrar que a cultura recentemente adicionada na nossa engenharia civil..
Da PAREDE DE GESSO.
QUE o Mano mostra no video
Com TODA certeza do Mundo eh OQUE o faz ter ataque de esquizofrenia.
Mas ae os ladroes do Brasil jamais aceitarao a verdade
@@aracelyferreira5054 Essa entrevista dele foi maravilhosa, mais explicativa e completa sobre o caso dele
Eu tive um namorado com 15 anos e ele tinha 16 anos. Ele comecou a me fakar coisas absurdas, de pessoas q o perseguiam e um abuso que o irmao dele tinha feito a ele. Eu, com 15 anos, fiquei em choque. Nunca tinha falado na doenca. Foi so piorando e o relacionamento ficando dificil. Ate que reaolvi contar para a mae dele! Ele nao gostou e terminou comigo!! Mas ele foi tratado, diagnósticado. Hoje tenho 33 anos e sempre nos amamos. Nos encontramos na faculdade e sempre eu quis voltar e cuidar dele. Mas ele nunca mais conseguiu se relacionar comigo e nem com ngm. Mesmo me amando!!!! Nunca vou esquece-lo..... lindo, inteligente, pasosu em 5 favuldades federais, mas infelizmente ele tinha tendencia a usar drogas, fumar.... e ai os pais tiveram que tirar ele da faculdade e se mudar. Ate hoje choro quando lembro dele.... me doi o coração demais. Vou sempre ama-lo!!!!!!!!! Que Deus abençoe a todos que sofrem com esta doença
Tive dois surtos no ano de 2018, foi muito difícil, depois que me reciperei fiquei muito desmotivada, tranquei a faculdade e abandonei um estágio que eu tinha conseguido. Com o passar do tempo e com os tratamentos com os remédios ,com as terapias e com a ajuda de Deus voltei a estudar e voltei a trabalhar. Não fique desanimado pelo tempo que passou veja isso como um fortalecimento pessoal, nunca é tarde.
Sua história me motiva, Obrigado. Quero muito voltar a ativa🙏
@@naofizfaculdade9035 ❤❤
@G Batista obrigado 😃😃
Olá, você está melhor? minha irmã está passando por isso tmb.
@@wagneralbuquerque3029 estou muito bem graças a Deus, tem quatro anos que faço tratamento com medicamentos, psicoterapia e graças a Deus não tive recaída. Creia em Deus que a sua irmã vai se recuperar também é uma fase muito difícim mas irá passar.
Amigo, eu imagino o quanto é passar por isso… olha o clozapina vai te estabilizar e você pode ter uma vida normal. Fazer faculdade, trabalhar, casar. Sua doença não te define. Você é muito corajoso por compartilhar sobre essa doença que é tão estigmatizada. Você tem o meu respeito e a minha admiração. Não é fácil o peso desse diagnóstico, mas você não é a sua doença e como eu falei em alguns casos há remissão dos sintomas. Não desista dos seus sonhos. Deus te abençoe.
Você não perdeu 07 anos, voce ganhou 07 anos de cuidados e amor por você mesmo!! Enquantos muitos estavam jogando o tempo saudavel fora, e até perderam a vida, voce estava la lutando pra vencer. Vocêmé um vencedor, e acredito que voce deve continuar compartilhando videos do seu dia a dia, vlogando, e com certeza voce vai ajudar e impactar muita gente com sua historia! Quanto a sua aparencia, voce e lindo! Quanto ao namoro, voce e novo ainda, e quanto a faculdade, na nossa sala de Engenharia tem um senhor de 60 anos! Você é um vencedor, camarada. Que orgulho da sua coragem!!!
Bem isso!!!🥰
É incrível que você tenha a doença tão severa e ao mesmo tempo uma compreensão total dos sintomas.
O povo crente tem muitos
@@Julio-cx2fh Acho que esses problemas não definem para religião alguma, acho que a maioria das pessoas tem algumas coisas... Não necessariamente algo crônico ou severo, mas acredito que a maioria de nós se formos em um psicólogo pode ter alguma coisa. Pois a maioria de nós passamos por situações complicadas que podem moldar nossa mente com alguma coisa ou algum comportamento negativo...
@@Julio-cx2fhVc está certíssimo!
Frequentei várias igrejas e o que mais presenciei forão surtos de todas as espécies. Creio que a colocação de que tudo é pecado e que, aquele ou aquilo vai te levar para o inferno, faz vc viver o inferno aqui!
É como se fossemos presas fáceis e que o tempo todo, poderíamos ser abduzido ou capturado por alguém muito ruim. Assim surge a mania de perseguição.
Isso se chama terapia
@@gaabykkj tenho pena do povo crente. O povo que sofre.
Você está completamente consciente de sua situação clínica e contou tudo de maneira leve e técnica. Está de parabéns mesmo. Continue assim, administrando tudo isso com essa tranquilidade e lucidez e sua vida é saúde vão fluir cada vez em ti. Abraços de quem teve um pai com este problema também.
Não se preocupa com a suas bases comparativas, como por exemplo, "ah, era para eu estar na faculdade, perdi essa fase, era pra ter namorado", isso você sabe melhor do que eu que são coisas que os OUTROS dizem, meu pai nunca fez faculdade por opção, minha tia só foi namorar com 58 por OPÇÃO. Você não perdeu nada!! Você apenas se cuidou e ainda se cuida, algo que muitas pessoas que não tem transtornos mentais sequer fazem. Viva a sua vida, não se compara com as pessoas, trilhe seu próprio caminho ❤
Obrigado.
que mensagem linda 🫶🏼
obg
Uau 🙌
Adorei sei comentário!
Fala irmão. Tenho depressão crônica, desde os 14 anos tenho pensamentos suicidas me acompanhando. Fiz faculdade de engenharia, foi super dificil e não serviu pra nada. Mas nunca é tarde pra ser feliz. Obrigado pelo relato, minha mãe teve surto psicótico da fase maniaca de bipolaridade.
Oii depressão é coisa séria espero que você fique bem. Toma os remédios certinho e fazer terapia ajuda abraços
@isisDarkGoth no caso discordamos pois eu nao considero uma vida normal pensar em suicidio constantemente 😞
@@Lucasfenrir Procure sobre mindfulness amigo, me ajuda bastante
@isisDarkGothAs pessoas têm casos diferentes de depressão, fora que algumas pessoas têm mais problemas pessoais que as outras, o mundo não se trata só de você, você tem sintomas e uma personalidade diferente que a dele
Querido, busque Jesus ele o ajudará com seus pensamentos de suicídio e tudo mais estarei orando por você. Confia.
Sou psicóloga e parabenizo você por sua coragem de falar sobre a sua experiência. Te desejo força que continue com essa clareza desmistificando sobre como é viver com a esquizofrenia. Sua coragem pode ajudar outras pessoas que precisam de força para saber que não estão sozinhas.❤️
E o lado espiritual, tu ja procurou ajuda.
@@Regina-xl2in a espiritualidade é importante, mas viver com a esquizofrênia não dispensa o acompanhamento multidisciplinar, principalmente psicoterapia com psicólogo e tratamento medicamentoso.
Concordo.
Eu sei que é chato ficar aproveitando de graça profissionais que devem ser pagos, mas eu só quero um conselho seu mesmo, não uma consulta pq sei a inconveniência kk. É que minha mãe possui esquizofrenia, fala sozinha, é infantilizada em algumas coisas.. Desde que temos conhecimento da doença dela, acho que tem mais de 20 anos. E foram VINTE ANOS que meu pai, que é supostamente o responsável por ela, jamais fez um tratamento psicológico adequado. Ele sempre apoiava naquela velha história da espiritualidade, em que EU NAO DÚVIDO! Já tive experiências claramente sobrenaturais com minha mãe, só que isso é outro papo. Mas diferente do meu pai, eu reconheço a essencialidade de um acompanhamento psicológico sério! Enfim, para ser sincero, nossa família (eu, meu pai e minha irmã) já perdeu completamente as forças com ela. Hoje ela fala sozinha, se repreendemos ela acha ruim. E ela não para, Larissa! Ela não cansa, não cansa mesmo. A mente dela não para de conversar o inexistente. Um adendo importante é que ela ---> deveria
@@EduardoAlvs1Olá Eduardo, primeiro obrigada por sua confiança. Primeiro quero te dizer que me sensibilizo muito pela sua luta com a sua família pelo bem-estar de sua mãe. Primeira coisa, a questão da Esquizofrenia não tem cura infelizmente, o que se tem reconhecido entre psiquiatras e psicólogos é a psicoterapia e a questão do tratamento com antipsicóticos que ajuda o paciente e a família a ter uma vida com menos surtos psicóticos, além disso, embora tenha efeitos colateriais significativos os medicamentos auxiliam no equilíbrio dos neurotransmissores (dopamina e serotonina) e a diminuir mais as alucinações, delírios e sintomas ansiosos, quando só é administrado vez sim e vez não, você tem um equilíbrio momentâneo desses neurotransmissores e quando é cessado o tratamento volta a exacerbar os comportamentos psicóticos e inadequados. É muito importante a continuidade desse tratamento e acompanhamento do psiquiatra para ajuste das doses, para troca do medicamento se houver necessidade, além disso a terapia pode ajudar ela no entendimento da condição que possui, na organização da fala, dos pensamentos, mas principalmente a psicoeducar vocês que são a família dela sobre todos os detalhes da condição, sobre a importância das medicações e acompanhamento contínuo. E por favor, não esqueça de cuidar de você... Você é muito jovem e quando desde cedo nos vemos cuidando de alguém, podemos esquecer de nós mesmos, ou até deixar de viver partes importantes da nossa vida. É conhecido também os impactos que existem na saúde de cuidadores que se dedicam incessantemente. Espero que possa ter ajudado! Um grande abraço.
Obrigada pelo seu relato. Sou estudante de medicina e queria ouvir alguém que convive com a doença para entender melhor. Te desejo melhoras!
Oii fico feliz q viu os vídeos. Brigadao 🙂🙏
Sou psicólogo e do nada me apareceu seu vídeo nos recomendados. Fico feliz pela coragem que você teve de falar disso e espero que atualmente você esteja bem melhor do que nessa época. Um abraço e fica bem!
Há duas semanas perdi minha irmã mais velha para a depressão. Sou Borderline e tenho ansiedade, meu sofrimento nem se compara ao que ela passou ou à luta que você enfrenta. Mas como dói! Com os casos de transtornos mentais só aumentando no mundo todo, o assunto ainda é tratado como tabu.
Parabéns pela coragem em se abrir, você é luz! Desejo uma vida longa feliz para todos!
Acho que a grande exposição ao celular contribui muito pra causar transtorno mentais.
Voc~e conseguiu trabalhar, estudar, socializar etc?
@@alex90909 Eu trabalho, estudo, faço academia, danço, namoro... Não tenho do que reclamar graças a Deus. Mas faço terapia há quase dez anos
Nossa SENHORa GENTE
Ela se matou?
Sao os quimicos
A PESSOA se mata SEM querer se matat!
O componente quimico aciona sinapses opostas e faz a pessoa agir contra a propria vontade.
Pessoal.
Sem pensar muito
Seria possivel que voces ajudem a repassar ISTO adiante?
Os criminosos donos de televisao e de canais famosos estao se recusando a repassar ISTO adiante.
Governos pior ainda
Se interessar em cooperar me avisem que lhes passo algo super interessante..que todos precisamos conversar
Cuidado
97.5% da Humanidade vem sofrendo de dementia..
Eles se dao conta que sofrendo de dementia..mas semanas depois eles voltam a cometer exatamente do mesmo erro humano..
Aconteceu isto varias vezes..e Ira' ocorrer de novo e de novo
Que Deus conforte seu coração 🙏❤️
Sei que você é uma pessoa com uma carga de sofrimento muito grande, porém me emocionei com seu depoimento. Você é incrivelmente forte e humilde.
Você tem mais juízo do que muitas pessoas que não têm esquizofrenia.
Sua luta é árdua e diária, nunca desista, você tem o potencial de ajudar pessoas com problemas semelhantes ao seu.
Obrigado 😃🙏
Muita força, desejo toda a paz e felicidade a você irmão.
Concordo totalmente!
E Fundamental este Trabalho de Concientizaçao
Pacientes de Qualquer natureza de Tratamento Mental
Sofrem muito Preconceito por pura ignorância
Meu irmão + velho
Hj tem 50 anos de idade
Confesso que em meus
42 anos de idade
Foi o 1° vídeo
Que vi um paciente descrever com riqueza de detalhes
A realidade de quem Sofre com Esquizofrenia..
Você não perdeu nada, até porque a única coisa "quase" certa que a faculdade proporciona é conhecimento, e conhecimento nunca é tarde para adquirir. Siga em frente, seja forte, fique com Deus e realize seus sonhos.
E eu que na fase de monografia larguei de mão 😂
Mas sei que um dia vou me formar em algo melhor é que vou usar. Um conselho: nunca curse uma faculdade que vc não ama de paixão, tem que ser uma área que vc sonhe, eu cursei qualquer coisa que eu não admirava tanto pra ter o ensino superior e me arrependi😢
Cara, que bom ver você assim bem orientado, tendo assistência adequada. Mas tem falo uma coisa... não existe "época da faculdade"... Estudo é para qualquer momento. Se é um sonho seu estudar... ter novas experiências... busque por essa realização também. Você se mostra muito esclarecido e muito corajoso ao passar sua experiência para outras pessoas que também precisam. Parabéns. Que sua jornada seja de mais e mais sucesso.
Bem mencionado..
OQUE mais tem sao tabus
Vou orar por você, meu irmão 🙏
Estou me formando em medicina, pretendo seguir pela área da psiquiatria e desejo servir nessa causa...
Já tive surtos psicóticos, mas bem mais leves (por bipolaridade), e estou admirado com a sua coragem em falar sobre de forma tão aberta e elucidativa.
Agradecido,
Deus o abençoe
Olá amigo. Eu luto contra o TOC e admiro sua resistência e vontade de vencer.
Parabéns e desejo força para vc seguir em frente
Que legal encontrar mais uma pessoa diagnosticada com bipolaridade por aqui!! Hj trabalho e vivo normalmente, porém ainda pretendo fazer uma faculdade ou curso técnico tbm!!
@@rafaelottoni2473eu tbm luto contra o toc, e é bizarro como isso mexe com a gente! Melhoras pra nós!
Eu perdi 7 ou 8 anos da minha vida nesse processo, estou voltando agora ao mundo tanto estudar e agora estou buscando um trabalho. Demorei a entender que tudo tem o seu tempo que eu tenho meu tempo e agora estou indo a luta aos poucos.
Sucesso pra ti
Você é uma pessoa extraordinária. Fez da sua doença um modo de mostrar a todos nós, os que estamos do lado de cá, que “está tudo bem, não estar bem.” E devemos normalizar estes casos para poder ajudar a que pessoas como você não se sentirem sozinhas. Você e todos os outros seres humanos que passam por surtos devem e merecem amor, respeito e amizade de todos nós. Você é um exemplo incrível. Continue partilhando ❤
Depois de 2 anos,agora que o youtube me recomendou seu vídeo! seu depoimento é muito importante para entendermos esse transtorno, por isso obrigada por compartilha sua trajetoria!
Você ja é um vencedor!
para mim também!
pois é
Preciso emagrecer, estou ganhando peso por conra dos medicamentos e tambem por ter largado o cigarro. Poderia me ajudar?
Tenho sentido necessidade de açúcar, médico me disse que é um dos remédios que causa isso.
Desde ja, muito obrigado.
OXE PRA MIM TBM, DPS 2 ANO.
Pra mim tbm apareceu agora!!! Conteúdo importantíssimo ❤
Sou professora de um aluno pré adolescente com laudo de esquizofrenia, e agradeço muito seu relato. Grata pela coragem de compartilhar o que muitos querem esconder. 💖
Eu também fui diagnosticada com esquizofrenia por um surto que tive fiquei em uma clínica e posteriormente foi confirmado como transtorno bipolar. Acredito que hoje em dia se falarmos que temos ansiedade ou depressão as pessoas tem muito mais empatia mas quando falamos em transtornos é como se nos dessem culpa sobre isso. Nos tratam de forma que ao invés de nós ajudar nos deixam muito mais mal ainda. Temos muito oque melhorar como ser humano na forma de empatia e compreensão desses transtornos e lembrar sempre que não escolhemos ser assim e que somos sim um ser humano como os demais apenas preciso de mais um auxílio apoio e afeto. Admito que sua coragem vai além da de muitos, se expor nunca é fácil mais tenha certeza que vai nos ajudar muito.
depois do 1 primeiro surto teve mais algum ou não?
Tenho transtorno de bipolaridade tipo II e ja sofri muito com as crises. Só quem tem problemas mentais sabe a agonia. Força!!! Vamos conseguir passar por essa
Eu tenho transtorno de personalidade borderline, e me identifiquei com o seu comentário
tenho o mesmo man 😭 mas graças a Deus to bem, so Deus sabe! minha namorada me deixou e 1 ano depois perdi minha mãe mas vou me recuperar em nome de Jesus. Nós todos ❤
@@Lyapoisonpoderia me falar mais sobre?
Eu tenho bipolaridade e faço uso do Lítio.
@@jorgeluizlimapinheiro824eu também, tomo lítio, depakene e quetiapina
Meu irmão tem esquizofrenia, sempre foi diferente e tratavámos apenas como se ele quisesse chamar atenção, sempre foi muito amoroso, quando chegava nos lugares ele corria pra abraçar e encher as pessoas de beijos. Meu arrependimento foi não ter dado a atenção, carinho e amor que precisava! Depois que descobrimos ele iniciou tratamento e hoje temos uma relação ótima! Te amo Juan Guilherme! Conte comigo sempre! Seu vídeo é necessário a doença ainda tem muitos estigmas e preconceitos! Que Deus ajude todos vocês! ❤
Minha nossa, você me emocionou demais, e me ensinou muito! Sou Enfermeira faz mais de 20 anos, e as questões psiquiátricas sempre foram um desafio para mim. A dificuldade de manejo, a necessidade de por vezes se utilizar da "força" para lidar com os pacientes, medicamentos que somente realizam a "contenção", e não de fato tratamento. Para mim enquanto profissional não especialista no assunto, é um desafio enorme. Parabéns garoto! Desejo que consiga ter uma vida produtiva, que retorne à sua vida social, que tenha PAZ e seja muito feliz🙏🙏🙏
Eu não tenho esquizofrenia, porém gostei de ouvir o seu relato. Fico imaginando como é difícil ter este tipo de sentimento, ouvindo vozes etc. Deve ser muito desgastante! Espero que você viva sua vida na normalidade, que consiga seguir 100% do seu tratamento e que você seja feliz! Sucesso pra você!
Eu tive 1 episódio que escutei uma voz… uma voz de algo maligno… foi na minha experiência de paralisia do sono… nem sei o que essas pessoas que ouvem essas vozes como conseguem só Deus pra dar forças ❤
Eu também tenho esquizofrenia faz 8 anos ... você nem parece que tem a doença.. você tá muito bem aparentemente..
Caramba mano. Eu tenho ansiedade e as vezes tenho crise de pânico. Da um medo do nada. Mas nunca escutei vozes falando. Nunca tomei remédio. Eu comecei a fazer academia fazem 7 anos e diminuiu drasticamente minha ansiedade. Vc é fera. Parabéns por expor sua luta diária. Tmj mano
How!! Que bom!! Muita saúde pra vc!!!
Ae ja tem que ter diploma de fisioterapia para poder te explicar isto..
Se voce faz academia...
E diploma de Ciencias Naturais..
Entao deveria antes..
Fazer limpeza total do sangue.
Meu pai sofreu muito com a doença e nós também como familia. Que Senhor possa te proporcionar forças, resiliência e acima de tudo, cura sobre sua vida ❤
Parabéns pela iniciativa do relato. Meu tio tem esquizofrenia grave, ele não tem lucidez sobre o quadro dele. Ele tem crises de violência, é horrível. Mas ouvindo você falar, consigo ter uma perspectiva do que que ele sente. Já sabia que ele sofre muito, mas você contando o que acontece, a gente humaniza a pessoa com esquizofrenia. Obrigada.
Violência contra ele mesmo ou com os outros?
Cara, sou farmacêutico e gostei muito do seu depoimento. Admiro sua coragem e sua força. Desejo a você SUCESSO.
Você, não perdeu nadas meu cara. Ainda pode fazer faculdade,pode se encontra a profissão dos sonhos. Não pense "dentro da bolha". Se inspire em outras pessoas que passaram por isso ou outros casos e, que deram à volta por cima, assim como você também dará!
Só tenho a agradecer, ouvir uma pessoa que tem o problema é tão importante quanto ouvir de um especialista. Muito obrigada.
Eu q agradeço por assistir 🙂
@@naofizfaculdade9035 manda suas redes sociais
@@reijanemaria2178 oii meu instagram é gu_santosp
O UA-cam me recomendou seu vídeo e eu quero te agradecer por ter compartilhado esse relato e te parabenizar pela coragem e pela sua força.
Tenho uma pessoa na minha família que foi diagnosticada agora pouco e tenho tentado entender mais para poder ajuda-la.
Obrigada!
Obrigado amigo. Tenho transtorno Bipolar, me trato na muitos anos. Por fazer um bom tratamento tive poucos episódios, embora muito intensos. Hoje sou servidor público e trabalho. Nunca largue o tratamento e siga em frente.
Oi Fábio, tudo bem ? Também tenho transtorno bipolar, fui diagnosticado há alguns meses. Antes disso estava sendo medicado com antidepressivo, o que piorou dms meu quadro.. Tive uma melhora desde que comecei a fazer o tratamento correto, mas mesmo assim ainda não me sinto pleno sabe ? Só o que eu gostaria de sentir era uma felicidade genuína, as vezes sinto falta de episódios de hipomania como que eu tive em dezembro do ano passado, mas agora parece que eu nunca estou completamente bem, eu diria como se eu não sentisse nd sabe ? isso é normal? já passou por isso em algum período do seu tratamento ? Essa falta de plenitude me deixa frustrado, eu não consigo explicar de outra forma, mesmo minha mente gritando . Algum conselho ? Eu agradeceria muito em ter alguém que compartilhe da msm experiência que eu para me dar uma luz
Mano seu relato é a coisa mais linda - GRATIDÃO - Esse ano de 2022/2023 um aluno meu, tocava trombone na orquestra - surtou na pandemia - Estamos lutando para ajudar-lo a superar a esquizofrenia. As pessoas - TODAS - se afastam e julgam da pior forma. ADOREI SABER SOBRE VOCÊ e SUA LUTA PARA VIVER MELHOR - Deus está no comando de tudo - Muita luz e muita paz na sua vida.
O que causa a esquizofrenia?
ngm sabe@@rosbentt3533
@@rosbentt3533 acredito que seja a combinação de fatores genéticos, hereditários, e da situação de cada pessoa.
acredito que está relacionado com os sentimentos de culpa e auto crítica excessivos. Os primeiros sintomas ocorrem quando tomamos sustos contínuos por achar que estamos ficando "loucos". E para piorar, muita gente que não entende o que está ocorrendo, por medo ou ignorância, passam a julgar a pessoa taxando-as de loucas e desequilibradas. Então, sanidade e equilíbrio é tudo que a pessoa que está com os sintomas iniciais precisa, mas nossa sociedade é o principal fator para adoecimento por conta dos "Super-estímulos", e nessas fases, a mente da pessoa com sintomas psíquicos fica mais sensível aos estímulos exteriores. Depois dessa fase de acumulo de estresse, sentimento e emoções que não foram devidamente processados, a mente "implode", e começa a comprometer os processos cognitivos, estágio mais grave para o surgimento de neuroses, psicoses, síndromes do pânico, fobia social, entre outros fenômenos psíquicos. @@rosbentt3533 Então, n a minha humilde opinião, os fatores que causam a esquizofrenia são a ignorância, e a falta de empatia. Então se temos um ambiente doente, suas partes, ou melhor, os seres sociais que são membros dessa sociedade, serão doentes também. Parece que Rousseau tinha razão quando disse que a sociedade corrompe a natureza humana em todas as suas dimensões.
@@rosbentt3533Não existe um diagnóstico de causas específicas, dizem ser hereditária, fatores externos, vai saber.
Vai que seja um parasita 🪱 na cabeça e estão descartando essa possibilidade.
Parabéns por ser tão forte e corajoso em se expor. Sei que muita gente vai aproveitar.
Eu tenho transtorno bipolar.
Eu só descobri quando comecei assistir profissionais falando sobre.
Fiz uma retrospectiva em minha vida em relação ao meu comportamento.
Casei com 16/ tive s primeira filha com 17. Tinha uma vida corrida,: cuidar de BB, casa trabalhava fora, estudava...
Cheguei a lecionar. Mas não fiquei por muito tempo lidando com crianças.
Tentando resumir comentei com minha médica e fui bem taxativa; doutora sou bipolar!
Ela me questionou como eu sabia! Eu expliquei. Ela fez o exame de sangue e comecei a usar o carbolitio. Porém achei errado ela não ter me informado que poderia interferir nos hormônios da tireóide.
Engordei 30 quilos em menos de 2 meses. Acredito que os médicos precisam ser bem claros em relação a o que os remédios podem causar como efeitos colaterais. Mudei de médica.
Se é corticoide, tds engordam.
Cai nesse vídeo sem querer, mas que relato especial!! Você ainda tem muitas vida pela frente!! Mesmo que não tenha saido muito de casa entre os 19 e os 26 (e depois tenha havido pandemia), ainda há muito o que conhecer!
Terapia você já faz, e adora, né? Quando não estiver em crise, as vezes uma meditação guiada pode ajudar! E também exercício físico, que ajuda em tudo! E ajudará você a manter o corpo forte pra quando voltar a trabalhar! Boa sorte!
Te desejo tudo de bom e paz mental também! Que os remédios façam efeito e você tenha cads vez menos e menos surtos!! Boas energias!!!
Você possui tanta clareza nas palavras. Tens resistido até aqui. És um vencedor e eu desejo que sua vida seja resataurada por Deus, meu amigo!❤
Deus vai te curar! O que os médicos e psiquiatras não conseguem explicar Deus vai e faz! Basta ter fé.
Deus cuida.
Deixa de falar abobrinha. Vá lavar uma roupa. Preguiça de gente religiosa.
Esse vídeo tem 2 anos e só apareceu pra mim agora. Talvez tenha alguma ligação pelo episódio que vi da série Dr. House sobre esquizofrenia. Eu tenho uma tia com essa doença. Na época que começou, eu fui um dos principais envolvidos em tentar ajudá-la sem saber ao certo do que se tratava. Infelizmente ela não consegue levar o tratamento a sério como você e sempre tem alguma recaída. A luta que tive com ela na busca por uma solução, me tornou uma pessoa muito mais empática com todos que sofrem de algum problema psicológico. As lágrimas no seu olhar nesse vídeo conseguiram transferir pra mim a dor que vc sentiu enquanto lutava contra essa doença. Eu fico muito feliz por vc estar lutando e se saindo tão bem contra isso. Por favor, não desista! Fique em paz!
Apareceu aqui tbm agora, ele tem uma abordagem dos relatos lúcida e bem construída 😊
Pra mim tbm só apareceu agora.
Chorei só de ver o titulo. Meu falecido irmao tinha esse mesmo problema, e mudou drasticamente como pessoa, mas para melhor. Virou como se fosse uma criança num corpo de adulto. Muito amoroso e bondoso. Sinto muita falta dele. Obrigado pelo relato e fica com Deus, meu amigo!
meu avô tinha, passei boa parte da infância com ele, ele não falava coisa com coisa e mas nos davam muito bem!
@@aiquesono?
@@matheusribeiro2347ele não falou nada de errado
Só muda o termo aí parceiro "problema" é fd..
@@MatheusGuerra01 meio que é um problema
Sou estudante de medicina e escutar seu relato sobre a doença foi enriquecedor. Obrigado por compartilhar sua experiência!!
Boa tarde, tive três surtos e tentei suicídio, devido as vozes me ameaçar e me xingar. Atualmente, estou bem, faço tratamento com uso de Risperidona. Tenho lutado a cada dia contra a doença. Afinal, creio na cura espiritual, emocional e física. Voltei a fazer o curso de Bacharelado em Serviço Social, estou terminando o curso de Terapia Holística, o qual me ajudou muito. Espero que todos que sofrem deste transtorno fiquem bem. Gratidão, Paz e Luz. ❤
Fico feliz que vc esteja melhor, espero que meu video tenha ajudado. Obrigado 🙏🙏
@@naofizfaculdade9035 Gratidão, continue fazendo vídeos, você irá ajudar várias vidas. Deus continue te abençoando, tenho orado por você. ❤
@@Mari-nu5yh amém 🙏🙏
Voce tem alguma opiniao sobre o que leva as vozes a te tratarem tao mal assim? Voce acredita que elas tem intencoes punitivas contra voce?
@@rodineiavion1734todos q possuem esquizofrenia ouvem vozes ruins
Minha sogra é esquizofrênica, alucinava muito, melhorou com oa remedioa... sei como é... vc tá bem demais ! Parabens mano, continue firme !
Impressionante a lucidez e inteligência deste moço, um exemplo para todos nós 😊 Que Deus te abençoe meu irmão.
Tenho esquizofrenia, descobri com 12 deixei os remédios com 16 e me sinto bem aos 19, normalmente tenho um "surto" no mínimo uma vez por dia. Graças a um excelente trabalho da minha antiga psicóloga e minha família. Eu consigo separar da realidade, eu sinto que comparado a o início, ele ficou algo mais caricato e previsível.
Eu me sinto privilegiado por superar isso, te desejo uma boa sorte, se quiser trocar uma ideia, responde o comentário
Vc já desconfiava q tinha mesmo antes de ter um surto?
@@luannycardoso2712 sim, ouvia vozes conhecidas me chamando, e as vezes via personagens de filmes de terror de forma muito realista, isso me privou do sono por alguns meses.
Parabéns meu jovem. Quanta coragem de expor suas lutas e estar ajudando a muitos outros que estejam te assistindo.
Sou TO e se fosse tua mãe sentiria muito orgulho de você.
Cuide-se, viva um dia de cada vez e fique em paz. Deus te abençoe.
Parabéns pela coragem Gustavo, você está contornando muito bem essa adversidade... e rumo a 1.000.000 de views!!
Passei muitos problemas familiares com relação à saúde mental e afirmo com toda certeza: esse depoimento é de máxima relevância! É importantíssimo para quebrar os estereótipos e introduzir debates realmente relevantes sobre o que é a sanidade e a falta dela. Afinal, quem é realmente “são”? Você traz visibilidade para o tema mais difícil da Medicina e da vida social e familiar de quem passa por qualquer episódio que envolva a mente. Parabéns pela força. Espero que continue forte!
Olá,
Como esse vídeo fala sobre esse problema que alguns chamam de esquizofrenia, eu gostaria de convidar a lerem o meu Livro (relato real), que aborda esse problema de "ouvir vozes" pelo que ele REALMENTE É.
SENDO QUE É FUNDAMENTAL QUE TODAS AS PESSOAS SAIBAM DESSAS INFORMAÇÕES.
O livro contém explicações importantes e aconselhamentos sobre esse assunto e também sobre outros de grande importância.
O intuito desse livro (relato) é informar e ajudar as pessoas, sendo assim, quem quiser ler o livro esteja à vontade, ele está postado no endereço logo abaixo:
watt(x)pad.(x)com/(x)user/(x)20informar (ATENÇÃO: CORRIJA O ENDEREÇO PARA IR ATÉ ELE, RETIRE OS X's E OS PARÊNTESES).
Nesse livro existem informações FUNDAMENTAIS que toda pessoa deveria saber, e é por isso que eu estou divulgando elas, pois já fazem mais de 4 anos que eu também passo por esse problema, sendo assim, posso expor essas importantes informações.
Cara meu irmao teve esse surto so que misturou com a personalidade que ja nao era boa simceramente hoje em dia leu acho que era melhor se ele morrece logo as vezes da vontade de matar seila parece que ele e outra pessoa eu olho pra ele parece que ele ja morreu faiz tempo tlg
Tenho epilepsia, acredito que essas dissociações sejam a pior sensação que um ser humano pode sofrer. Quando ocorrem, a realidade se mistura, surgem certezas tenebrosas, não sabe-se diferenciar o que é real e o que não é. O seu caso é muito pior que o meu, tenho calafrios só de imaginar. Desejo a você tudo de bom! Sobre a idade e a perda neuronal, sugiro que não foque nisso. O que entendemos por inteligência não é puramente neuronal, a vontade de aprender e a paixão por fazer as coisas que gostamos é o que nos diferenciam dos outros. Durante a faculdade ensinei assuntos complexos tanto a pessoas "lerdas" quanto às mais "inteligentes", a vontade de aprender sempre foi o que as diferenciou. Força!
Meu irmão, você é um guerreiro! Não veja este vídeo como uma exposição mas sim uma forma de gradualmente você conhecer novos mundos, pessoas, espaços, conhecimentos! Deus abençoe tua caminhada, teu tratamento, sua vida em si! Que você tenha ou encontre uma pessoa bacana e que possa partilhar uma vida incrível contigo! Muita luz, prosperidade e paz em tua vida!
Meu pai foi policial no Rj durante 24 anos (hoje aposentado). E ele tem tudo isso que voce descreveu no inicio do vídeo.
Que precioso você meu irmão. De estar compartilhando algo tão sensível! Você está vencendo e vencerá cada dia mais. Um fraterno abraço e muita luz querido!
Tive meu primeiro e último surto aos 14 anos. Durou com transtorno e tratamento 6 meses. Graças a Deus! Fui diagnosticada com esquizofrenia. Mas Deus é fiel! Me curou 😊 e vai curar vc tbm. Só ter fé
Esquizofrenia não tem cura. Você deve ser a primeira pessoa no mundo que se curou então 😂
Vc foi diagnosticada por algum médico bem ruim. Seis meses durou a esquizofrenia?? Ah, me poupe!
@@JS-dc1sxvai ler a bíblia rapaz
Amém 🙏❤
@@coisasaleatorias5582biblia é o crl p0rra, por causa de ret4rdado como vcs que pessoas em pleno s2023 ainda sofrem dessas coisas. Nao da pra crer que na era da informaçao tem ret4rdado que ainda acredita em biblia
@@coisasaleatorias5582 É leviano e de um mau caratismo extremo ligar fé com doenças. Eu tenho um irmão com esquizofrenia e outros problemas físicos. Certamente por falta de ler a Bíblia ele não pode ser uma pessoa normal né? Se liga!
O UA-cam me recomendou esse vídeo bem quando eu tô passando por uma fase muito ruim com a minha mãe que tem depressão profunda e bipolaridade… É muito legal ver esse vídeo e a forma natural como tu tratou do assunto, que é tão pouco falado entre as pessoas. Adorei esse vídeo, obrigada por isso!
Meu pai tinha esquizofrenia, foi anos mto dificieis para a minha mãe, realmente as vozes são uma parte delicada! Força campeão!!
Parabéns pela coragem de postar um relato tão pessoal assim na internet! Me dá muita felicidade ver o tanto de gente comentando coisas positivas aqui, ainda mais com a quantidade exorbitante de tabus, dogmas e estereótipos sobre essa doença. Imagino que seja algo extremamente difícil de lidar por si só, e ainda mais difícil com o julgamento alheio de pessoas ignorantes sobre isso tudo.
Recomendo assistir um vídeo chamado "I Am Not A Monster: Schizophrenia | Cecilia McGough | TEDxPSU" é uma palestra em inglês de uma mulher com esquizofrenia, mas tem legendas em português! Talvez ajude você a se sentir menos sozinho, já que não é só você que lida com isso.
Minha mãe tem surtos psicóticos as vezes e nós, a família, só fomos descobrir o que era mais tarde. Nunca entendemos antes o que tinha de errado com ela e até achávamos que era da personalidade ruim dela, quando consultamos um profissional tudo ficou mais claro, fomos pesquisar sobre o assunto e vimos que ela sofria mais que a gente e que não fazia por mal. Que as vezes precisaríamos ter paciência com ela e que ela também estava tentando, nem sempre é fácil, mesmo hoje em dia, mas gosto de pensar que a nossa relação melhorou uns 90% depois que ela foi diagnosticada, eu amo a minha mãe e nunca vou deixar de amar ela, mesmo com todos os problemas ela sempre foi uma ótima mãe e deu tudo de si pra me criar. Oq me dói hj em dia é ver uns idiotas preconceituosos que desprezam e banalizam o assunto.
Estou no mesmo barco
Meu sobrinho tá internado há mais de um mês, está com 30 anos. Muito bom seu vídeo, me deu esperanças, vou enviar pra mãe dele❤
Rapaz, deve ser muito difícil lidar com isso. Só mostra como você é forte. Que Deus te proteja.
O bom é q vc aceita ser tratado, tem consciência da sua doença e busca melhoras. Deus o abençoe
Tenho transtorno bipolar e tb não é fácil. Um desafio diário para sobreviver. Obrigada pelo relato! Tmj
Já tive transtorno bipolar. Me curei aprendendo mais sobre como funcionam os hormônios da felicidade: dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina. Tem formas de regular por meios de habitos comportamentais.
Tambem fazia, principalmente pela manha, monitoramento das minhas emoções: ansiedade, tristeza, euforia, etc. Cada uma delas exige uma atitude ou resposta psicoquimica diferente. Isso vai te fazer também crescer muito teu autoconhecimento.
Não posso esquecer que a comunhão com Deus foi fundamental também.
Boa sorte e muita paz e saúde para você.
Aqui vemos um cara forte! Tú é foda parceiro não é qualquer pessoa com culhões para fazer um vídeo contando a própria realidade.
Minha mãe já teve surtos psicóticos, tomava vários remédios controlados, eu ajudava ela com os remédios. É difícil, cada dia é uma batalha e cada pequeno avanço é uma vitória, parabéns por falar sobre um assunto delicado envolvendo sua saúde e por estar se esforçando para melhorar a cada dia, você vai conseguir realizar seu objetivos.
Salve irmão, como você enfrentou isso? eu to passando a mesma coisa com a minha rainha, ela infelizmente não aceita ajuda, ela tem leves surtos de perseguição e ira com essas "Pessoas da imaginação dela", a 3 anos isso vem persistindo e ela tem 63 agora
Parabéns pela coragem de lutar contra uma doença psiquatrica tão difícil como a esquizofrenia. E mostrar para o mundo como é possível! Que a força divina esteja sempre com você ✨🙏✨💖
Nossa, eu sinto tanto amor por esse vídeo gente ❤
Vontade de te abraçar e dizer que tudo vai certo! Força meu amigo 🫠
Tenho um irmão com esquizofrenia e te agradeço mto por relatar me ajudou mto a entender mtas coisas...Deus te ajude e te cure em nome de Jesus. Vou continuar te acompanhando. Força vc já eh mais que vencedor por enfrentar tudo isso.
😃🙏
Eu tb tenho irmão com esquizofrenia. Não é fácil. Difícil mesmo. Um doença não muito abordado nas mídias. Hj só se fala em tdha, autismo.
Parabes pela sua coragem! Vc vai sair dessa em nome de Jesus e vai poder ajudar muita pessoa 🙏
Muito interessante, minha mãe tem esquizofrenia e não tem crises faz mais de 7 anos, gostei muito do vídeo para ajudar pessoas que passam pela mesma situação :)
Irmão em Cristo, que bênção de testemunho! Obrigado por compartilhar sua experiência e parabéns pela coragem de fazer isso.
Meu filho que me passou seu vídeo e disse que se sentiu motivado com seu depoimento.
Continue firme em sua luta pessoal, sempre se colocando diante do Senhor Deus e pedindo por sua cura.
Você estará em nossas orações.
Fiquem na paz! 🙌
Meu irmão está assim e realmente é muito dificil pq ele nao aceita que está doente e que precisa de tratamento, parabéns pelo video, pela coragem de tentar motivar outras pessoas à procurar ajuda. Que Deus abençoe vc e todos que passam por isso
Fiquei admirado com a sua força e a sua coragem! O vídeo tem 2 anos, espero que atualmente esteja melhor ainda.
Tenho uma pessoa na família com bipolaridade. Muitas vezes quem está de fora não consegue enxergar as dificuldades realmente como elas são. Obrigado por abrir um pouco mais a minha mente sobre esses transtornos. Boa sorte no seu precesso!
Minha irmã tem bipolaridade também, é bem complicado.
Eu sou bipolar e tenho uma filha bipolar. Só com terapia e medicação a gente consegue viver bem. Não é fácil achar a dosagem e o remédio corretos então a gente sofre um bocado. Geralmente acham que é só depressão. E então sofremos muito até acharem o diagnóstico correto.
Testemunho corajoso e sincero..Que Deus o abençoe rumo a total recuperação.
Parabens meu amigo por sua coragem, vc não perdeu nada, vc cuidou de vocÊ mesmo e isso é o mais importante.
Bom dia
Querido vc e muito inteligente, e lindo, como mãe quero muito q vc esteja bem.🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Obrigado 😃🙏
Eu tenho TOC desde criança, o que sempre me causou muitos problemas mas, sempre tive uma família maravilhosa, conforto e a proteção de Deus. Hoje, sou formado, tenho vários cursos e atuo no mercado financeiro. Todo mundo tem problemas mas, todos tem privilégios.
Não desista dos seus sonhos, não existe idade para se cursar uma faculdade, meu tio de quase 60 só teve condições financeiras para fazer agora, eu com 33 acabei de me formar. Entao siga em frente com um propósito de estudar e voltar a trabalhar, seja dentro de uma empresa ou se isso for lhe gerar ansiedades e desencadear crises que você seja seu proprio patrão com a profissão que você escolher. Tenho uma amiga que criou sozinha a filha e agora esta ajudando a criar os netos e ela também tem esquizofrenia, e sei que você também sera capaz de realizar todos os seus sonhos e mais alguns! Nao se esqueca, medicamento, terapia e esporte ajudam bastante a lidar com essa doença.
Edit: esqueci de falar q uma boa opção também é fazer um curso técnico em uma área que você gosta, assim estudará em menos tempo, se estressará menos e entrará mais rápido no mercado. Felicidades.
Consigo ver muita luz e bondade no seu olhar fiquei com muita vontade de ti abraçar ❤️❤️
Eu tenho muito medo de desenvolver essa doença, eu tenho muito familiares com problemas psicológicos tenho 2 tias que se suicidaram.
Eu tenho síndrome do pânico ansiedade e bipolaridade .
Por isso o meu medo e por conhecer e por conviver eu sei que não é uma doença fácil só Deus para nós ajudar.
Verdade, todo dia é uma luta. Vem pensamento ruim, mas não posso desistir. Na minha família só tem eu com esquizofrenia, mas é uma doença terrível. Tenho medo que se eu tiver filhos eles desenvolvam esquizofrenia. Obrigado por ter assistido o vídeo. Espero ter ajudando 😀
Também tenho esquizofrenia e não está sendo fácil para mim pois estou escutando vozes e vendo coisas que não estava vendo. Eu só ficava nos delírios. Graças a deus o delírios desaram. Força pra vc e todos que tem essa doença ingrata .
Que vídeo importante para descriminalizar a condição! Parabéns pela coragem e siga forte na tua luta!
Caí de paraquedas nesse vídeo, mas que relato necessário. Parabéns, pela coragem de se expor e compartilhar sua vivência com pessoas que podem estar na mesma situação que você está, e compartilhar principalmente para as pessoas que nao tem esse problema, como forma de conscientização de que vocês são pessoas como todos nós, mas que as vezes precisam de alguns cuidados extras para estarem equilibrados. Tive um tio que tinha esse problema, mas ele sempre achava que nao precisava de ajuda, não teve um final feliz por mais que a família ajudasse. Que Deus te abençoe na sua jornada e obrigada pelo video!
Uau! Sou estudante de psicologia e seu depoimento foi muito importante e esclarecedor. Que Deus te abençoe na sua busca por melhorias em todas as áreas da sua vida.
Meu primo tem 22 anos e tem esquizofrenia, estamos vivendo um momento muito difícil não vejo a hora que ele melhore, estamos todos quase enlouquecendo, pois não sabemos mais o que fazer
Vai dá tudo certo🙏🙂
Como está seu primo?
Infelizmente a única solução é a internação para que ele seja medicado corretamente......Meu filho também tem esquizofrenia e esta foi a alternativa que o salvou ..... que Deus encaminhe o MELHOR para vocês!!!
Como ele está?
Minha mãe já teve crises fortíssimas de tentar contra a nossa vida. Psicólogo psiquiatra medicação hoje em dia não tem mais alucinações igual tinha
Que bom compartilhar sua esperiencia e mostrar que ninguem é o transtorno, não é a esquizofrenia e sim um portador enguanto nao descobrimos a cura, e que apesar de ainda ser complicado controlar as disfuncões cogniticas e emocionais, e possivel mostrar que é possivel administrar os surtos e procurar ter qualidade de vida com medicamento e terapia cognitiva comportamental. força ai amigo e parabens pela coragem e claresa em seu compartilhamento.
😃🙏🙏
Você não perdeu 7 anos, pode crer. Eu tive depressão toda adolescência até os 22 anos e também fiquei em casa, não vivi nada que todos costumam viver, não namorei, não fui a festas...
Quando melhorei em 2020, resolvi "correr atrás do tempo perdido", e foi tão decepcionante que hoje eu penso que aquele tempo reservado foi um tempo de qualidade. Nossa sociedade, nossa cultura, é simplesmente doentia. Não tem valor "lá fora".
Abraço pra você, obrigado pelo vídeo.
Boa Noite Tio! Muitas vezes me chamaram de esquizofrenica, porque eu falo demais sozinha, já escutei vozes e eu fico sorrindo sozinha também, vim aqui pra entender um pouco mais como essa doença é. Acho muito sem noção julgar uma pessoa que é distraída como eu como esquizofrenica, afinal é uma doença bem séria e deveriam levar mais a sério pessoas que portam essa condição, e pararem de tratar elas como loucas, até porque vocês que passam por tudo isso são muito fortes! forte abraço. ❤
Se você já escutou vozes isso não é normal não
@@strangebrain563 ela deve conversar sozinha, a mente não para de processar informações. Deve ser TDHA, pois sofro do mesmo.
we live we love we lie
@@innerkarma8720 indo ali
@@icaropirazza Sim, sim! isso mesmo.
Só depois de 2 anos esse vídeo apareceu para mim... Muitos me falam que confundo a realidade com a ficção. Vc é forte amigo!!
Tu és muito inteligente e compreende teu problema de saúde, já é meio caminho andado, seguindo teu tratamento certinho e participando de terapias de grupo tu vais ficar cada vez melhor. Tenho várias pessoas na familia q têm esquizofrenia. Sucesso pra vc e saúde!
Eu tenho autismo e descobri agora aos 23 anos , no começo acham que era esquizofrenia porém depois de ir em vários médicos e especialistas e eles confirmaram que era autismo, hoje aos 25 anos estou aprendendo a me adaptar com isso
Como descobriu que tinha autismo? Quais eram os sintomas? Me preocupei pois meu filho tem 27 anos e tem alguns sintomas e falaram que é TDAH, mas as vezes acho que não é…
CONTINUE se expressando sobre sua realidade, é um serviço enorme para outras pessoas que talvez sofram e não saibam como age essa doença. ❤