c Comte Branco Parabéns por sua apresentação! sou médico , tenho 65 anos, , cirurgião oncológico, e sua aula pode ser aplicada nos procedimentos que envolvem uma cirurgia programada, rotineira mas que não raramente os cirurgiões experientes perderam a proficiência !
Valeu! Caro Branco, quero deixar meu muito obrigado ao trabalho e dedicação visando a segurança da nossa aviação. Você produz sem duvida o conteúdo mais relevante para esse tema. Sou piloto privado e voo acrobacia aérea, tenho aproximadamente 750hs de voo e seus videos sem duvida contribuem para que eu voe mais seguro. Um abraço,,, Lissandre
Excelente sem palavras pra elogiar o quanto isto e emportante na aviação, e com este tipo de esplicação muda a visão de um profissional basta ter humildade e alto convivência para aceitarmos que uma boa experiência sem proficiência não funciona ambas andam juntas 👏👏👏👏👏👏
Descreveu de forma enxuta, com base no relatório do acidente, o que de fato aconteceu naquele fatídico dia 13/07/2011. Eu voei o Let 410, isso há mais de 10 anos, e muito me impressionou por trazer a informação de desligar o ABC a 200ft AGL. Muito obrigado pelo vídeo e por nos ensinar lições tão valiosas.
Parabéns, Comandante "Poti" Branco, pela sua incansável contribuição à segurança de voo! "Na vida, quanto mais se vive, mais se aprende. Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive".
Boa tarde Cmte! Muito obrigado por seu excelente trabalho e por compartilhar matérias de excelente nível de conhecimento! Gostaria de solicitar matéria mais aprofundada sobre Sistema inercial encontrada principalmente em aeronaves comerciais, Já que até momento só pude observar matéria superficial e somente sobre como operá-lo. Muito Obrigado!
Depende da situação. No caso de evolução tecnológica, às vezes a experiência mais atrapalha do que ajuda, porque muitos princípios consagrados são descartados por mero capricho dos designers. Lembro-me de um caso em terra. Emerson Fittipaldi começou a carreira como piloto de karts. Conquistou Campeonatos em Fórmula Um. Seu estilo de pilotagem era defensivo; ganhava as provas nas curvas e pela quebradeira das máquinas dos pilotos mais afoitos. Mais tarde, voltou (por brincadeira?) a pilotar um super cart numa prova recreativa. Numa barbeiragem imperdoável, perdeu o controle da máquina e teve de abandonar a prova.
Show!!!!! Em relação à não se apoiar apenas na experiência, eu costumo colocar o seguinte: Tenho mais de 50 anos de experiência em caminhar (quase 60, na verdade, mas vamos deixar apenas em mais de 50). E, no entanto, mesmo com toda essa experiência, se eu sair caminhando a esmo, sem atenção ao caminho e aos obstáculos que me rodeiam posso acabar caindo, tropeçando, sendo atropelado, ou sei lá mais o quê.
Comandante Branco. Revisitando sua página, mais uma vez, aquele "bichinho" da aviação que todos nós trazemos dentro de cada um na forma de encantamento, aflora diante da clareza e didática de seus ensinamentos. Eles são claros, sem empáfia e motivacionais para pilotos ou não, como é o meu caso. Parabéns!
Muito bom David, mais um vídeo com sólidos argumentos e elevado padrão de coerência. Um alerta extremamente válido para os que já se consideram "experientes"...Para mim é ainda mais oportuno neste comento de transição de equipamento. Forte Abraço.
Como dizia um colega meu do táxi aéreo, "experiência é uma faca de dois LEgumes". Risos à parte, é realmente desconcertante assistir a determinados acidentes aeronáuticos tripulados por gente muito experiente, mas que, por algum motivo, não tiveram a proficiência e uma atitude ESTÉRIL dentro do cockpit para conseguir isolar fatores "contaminantes" do voo seguro, como brigas, sono, cansaço, dores físicas e emocionais, deterioração de capacidade intelectual (seja lá por que motivo for) que acabaram, em algumas ocasiões, levando ao acidente. Mas também são dignos de nota dois outros fatores contaminantes como: 1) Padronização incorreta do operador (particular, aeroclube/escola, táxi aéreo, linha aérea, etc) para suprir necessidades econômicas ou políticas, e 2) Erro de projeto da aeronave. Infelizmente esses dois últimos itens tem ocorrido com frequência perturbadora! Ligado ao primeiro destes está a prática velada e vexatória de usar sessões de simulador para exercer "expurgo" político de pilotos "indesejados" pelo operador. Isso é bem conhecido no meio aeronáutico e somente os mais experientes tem noção disso. Pilotos mais novos e bem sucedidos costumam dizer que isso é apenas intriga, narrativa ou teoria de conspiração dos mais antigos... Para esses jovens eu apenas digo: Vá viver! Em relação ao segundo item, noto uma atitude conservadora (leia-se preguiçosa) de alguns fabricantes estrangeiros de aeronaves no sentido de desenvolver seu(s) produto(s). Ás vezes, eles preferem jogar o fardo todo sobre o ombro dos pilotos no sentido de suprir deficiências de projeto. E tome memory items! Não sou o dono da razão, mas vivi minha vida aeronáutica por muitos anos, e isso tudo sempre saltou aos meus olhos.
Mais um vídeo de excelente qualidade. Obrigado Branco pela sua contribuição a aviação. Estou no início da vida como aviador e de olho na segurança sempre
Esse vídeo é um ensino não somente na aviação mas também em todos os aspectos da vida profissional A experiência às vezes atrapalha a proficiência se a pessoa se tornar muito autoconfiante Obrigado por mais essa aula, Deus te abençoe. Abraços
Muito obrigado CT. Branco. Se possível gostaria que fizesse um vídeo explicando os impactos de falha de motor na decolagem caso se aborte depois da V1. Levando em conta que ocorra com aviões como King Air, outros MLTE, Baron, ou jatos pequenos como Phenom, etc no caso de rejeição de decolagem após a V1 quando decolando de pistas grandes como SBRF, SBGL, SBCF, etc. Pois nesses aviões em que as velocidades de decolagem são baixas e as pistas são extensas não parece ser muito vantajoso decolar mono e executar todos os procedimentos e retornar devido a alta carga de trabalho e fatores humanos envolvidos. Sabemos que o correto é, falha após a V1, tem que decolar, mas nesses casos citados é bem possivel que os aviões pararão ainda na pista.
Disciplina , resiliência,conhecimento, proficiência e experiência , todas elas tem que fazer parte do caráter e da responsabilidade de um aviador ou de qualquer outro profissional distinto da aviação...Amar e respeitar os limites da máquina bem como o nosso próprio limite!
Não sou piloto mas tenho uma dúvida, de não piloto, não é!? Pq em determinada aeronave os comandos estão travados? O cara, citado no início do video voou F4, teoricamente bastante complexo, as regras são tão distintas mesmo?
José, algumas aeronaves possuem disposivos de travamento físico dos comandos de voo, de modo a evitar que, quando a aeronave está no solo, as superfícies se movimentem com a ação de ventos fortes e danifiquem os controles. Porém, nestes aviões existem procedimentos para (1) remover a trava e (2) verificar se os comandos estão livres. No cao do acidente em questão, o piloto não realizou nenhuma das duas ações.
Prezado David, obrigado por mais esta excelente palestra! Extremamente relevante e importante essa questao de que experiencia nao eh a mesma coisa que proficiencia. Aqui na aviacao executiva, muitos proprietarios de aeronave costumam confundir isso. Obrigado por disponibilizar esta e outras palestras excelentes, de forma gratuita, aqui no utube. Abs Gus.
Valeu!
Video FUNDAMENTAL para qualquer piloto de avião.
Muito obrigado, Nuno! 👍😉
Este conceito é basilar em atividades complexas e críticas, em qualquer área da ciência, técnica aplicada à industria etc.
Excelente.
@@andrecampos2466 - muito obrigado, Andre! 😉👍
Sensacional…vc é fera demais!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🛩🛩
Muito obrigado, Alexsander! 👍😉
Bem como você disse em vídeos anteriores ,Branco:
" O piloto não é bom, ele está bom".
Na verdade o piloto deveria ser bom pra estar bom. Só que na vida real não é bem assim...
Maravilha
Essa aula de excelência, se aplica em toda nossa vida….muito obrigado!!!!!
Muito obrigado, Marcos! 🙏🏻😊👍
c
Comte Branco
Parabéns por sua apresentação!
sou médico , tenho 65 anos, , cirurgião oncológico, e sua aula pode ser aplicada nos procedimentos que envolvem uma cirurgia programada, rotineira mas que não raramente os cirurgiões experientes perderam a proficiência !
Prezado Dr Wagner, fico feliz que este conteúdo possa ser estendido para outras esferas profissionais. Muito obrigado pelo seu gentil feedback! 👍🏻😉
Pilotos! Leiam relatorios finais de acidentes! Super recomendo!!
Isso realmente é um estudo muito importante!
Show de video
Valeu! Caro Branco, quero deixar meu muito obrigado ao trabalho e dedicação visando a segurança da nossa aviação. Você produz sem duvida o conteúdo mais relevante para esse tema. Sou piloto privado e voo acrobacia aérea, tenho aproximadamente 750hs de voo e seus videos sem duvida contribuem para que eu voe mais seguro. Um abraço,,, Lissandre
Professor valeu!
Excelente sem palavras pra elogiar o quanto isto e emportante na aviação, e com este tipo de esplicação muda a visão de um profissional basta ter humildade e alto convivência para aceitarmos que uma boa experiência sem proficiência não funciona ambas andam juntas 👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado pela sua contribuição! 👍🏻😉
Obrigado pela aula Cmte!!
A frase mais impactante: “Proficiência é perecível”. Excelente isso!!
Descreveu de forma enxuta, com base no relatório do acidente, o que de fato aconteceu naquele fatídico dia 13/07/2011. Eu voei o Let 410, isso há mais de 10 anos, e muito me impressionou por trazer a informação de desligar o ABC a 200ft AGL. Muito obrigado pelo vídeo e por nos ensinar lições tão valiosas.
Muito obrigado pelo feedback, amigo!
Excelente!
"Proficiência é perecível." Excelente afirmação. Um vídeo importante mesmo para que não é aviador.
Que canal extraordinário!!! Parabéns!
Muito obrigado, Igor! 👍😉
Parabéns David, por sua excelente explicação.
Muito obrigado, Jorge Luiz! 👍😉
Perfeito!👏🏾👏🏾
Perfeito!!! explicação totalmente intelegivel...
O piloto era Dale Snodgrass, uma lenda da aviação de caça da Marinha americana. Um Top Gun real.
show, uma tremenda aula.
Bela análise e estudo. Obrigado por dividir com nós seus estudos!
Excelente! Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco
Excelente. Aplicável a diversas áreas profissionais. Crucial para Aviação. Meus cumprimentos 👏🏻👏🏻👏🏻🤝🏻
Parabéns, Comandante "Poti" Branco, pela sua incansável contribuição à segurança de voo! "Na vida, quanto mais se vive, mais se aprende. Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive".
Conselhos para qualquer profissional e muito bons.
Parabéns pela orientação inteligente e objetiva.
Perfeito! Nota 1000.
Mais uma excelente aula.
Interessante e necessário tema!!
Abordagem do tema feita sempre com competência inigualável e generosidade de dividi-la com o meio aeronáutico nacional.
Excelente!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
👏👏👏
Melhor canal de assuntos aeronáuticos do UA-cam.
Parabéns pela sua dedicação em nos passar esse conteúdo que sempre ajudará milhares comandantes
Assistindo em 15.04.24 mais uma aula. Parabéns Cmte pela excelência na produção dos vídeos.
Muitíssimo obrigado por mais estas aula Branco.
Que bela e boa instrução
EXTRAORDINÁRIO!!! Concordo 110% com tudo que falou, meu amigo!! Parabéns por mais este belíssimo material! Grande abraço!
Valeu, meu amigo! Muito honrado em contar com teu apoio e incentivo! 👍🏻😉
Esse canal é simplesmente espetacular!
Parabéns Branco. Sensacional.
Muito bom !! Vários aprendizados
Inúmeros aprendizados nos seus vídeos, parabéns!
Muito bom, parabéns
Cirúrgico; muito bem explanado! Vídeo salvo na minha biblioteca.
Como sempre grande trabalho. Digo maravilhoso. Sempre com excelência e responsabilidade. Parabéns pelo vídeo. De conteúdo magnífico.
excelente canal, interessante video.
Muito obrigado, amigo! 😊👍
Estou prestes a iniciar na aviação, seu conteúdo não tem igual e com certeza vai ajudar a salvar muitas vidas, muito obrigado!
Sei Canal, é muito Legal!! Parabéns!!
Sempre bons conteúdos. Didático.
Another great video! Thanks Captain! 👍
Parabéns e obrigado por mais um vídeo Cmte.
Segurança é simples e genial.
Cmdt Branco tá fazendo História kkkkkk tá atingindo grupos ... de aviadores por todo mundo kkkkkk owww coisa boa !
Tenho uma palavra: excelente....
Esse canal é muito bom !
Boa tarde Cmte! Muito obrigado por seu excelente trabalho e por compartilhar matérias de excelente nível de conhecimento! Gostaria de solicitar matéria mais aprofundada sobre Sistema inercial encontrada principalmente em aeronaves comerciais, Já que até momento só pude observar matéria superficial e somente sobre como operá-lo. Muito Obrigado!
Vídeo top
Depende da situação. No caso de evolução tecnológica, às vezes a experiência mais atrapalha do que ajuda, porque muitos princípios consagrados são descartados por mero capricho dos designers.
Lembro-me de um caso em terra. Emerson Fittipaldi começou a carreira como piloto de karts.
Conquistou Campeonatos em Fórmula Um. Seu estilo de pilotagem era defensivo; ganhava as provas nas curvas e pela quebradeira das máquinas dos pilotos mais afoitos.
Mais tarde, voltou (por brincadeira?) a pilotar um super cart numa prova recreativa.
Numa barbeiragem imperdoável, perdeu o controle da máquina e teve de abandonar a prova.
Excelente Vídeo!!!Like
Mais um vídeo perfeito. Parabéns
Show!!!!!
Em relação à não se apoiar apenas na experiência, eu costumo colocar o seguinte: Tenho mais de 50 anos de experiência em caminhar (quase 60, na verdade, mas vamos deixar apenas em mais de 50). E, no entanto, mesmo com toda essa experiência, se eu sair caminhando a esmo, sem atenção ao caminho e aos obstáculos que me rodeiam posso acabar caindo, tropeçando, sendo atropelado, ou sei lá mais o quê.
Excelente David! Abraço!
Comandante Branco. Revisitando sua página, mais uma vez, aquele "bichinho" da aviação que todos nós trazemos dentro de cada um na forma de encantamento, aflora diante da clareza e didática de seus ensinamentos. Eles são claros, sem empáfia e motivacionais para pilotos ou não, como é o meu caso. Parabéns!
Muito bom David, mais um vídeo com sólidos argumentos e elevado padrão de coerência. Um alerta extremamente válido para os que já se consideram "experientes"...Para mim é ainda mais oportuno neste comento de transição de equipamento. Forte Abraço.
Muito bom, obrigado por partilhar sua experiência e estudos! 👏👏👏
Como dizia um colega meu do táxi aéreo, "experiência é uma faca de dois LEgumes". Risos à parte, é realmente desconcertante assistir a determinados acidentes aeronáuticos tripulados por gente muito experiente, mas que, por algum motivo, não tiveram a proficiência e uma atitude ESTÉRIL dentro do cockpit para conseguir isolar fatores "contaminantes" do voo seguro, como brigas, sono, cansaço, dores físicas e emocionais, deterioração de capacidade intelectual (seja lá por que motivo for) que acabaram, em algumas ocasiões, levando ao acidente.
Mas também são dignos de nota dois outros fatores contaminantes como:
1) Padronização incorreta do operador (particular, aeroclube/escola, táxi aéreo, linha aérea, etc) para suprir necessidades econômicas ou políticas, e
2) Erro de projeto da aeronave.
Infelizmente esses dois últimos itens tem ocorrido com frequência perturbadora! Ligado ao primeiro destes está a prática velada e vexatória de usar sessões de simulador para exercer "expurgo" político de pilotos "indesejados" pelo operador. Isso é bem conhecido no meio aeronáutico e somente os mais experientes tem noção disso. Pilotos mais novos e bem sucedidos costumam dizer que isso é apenas intriga, narrativa ou teoria de conspiração dos mais antigos... Para esses jovens eu apenas digo: Vá viver!
Em relação ao segundo item, noto uma atitude conservadora (leia-se preguiçosa) de alguns fabricantes estrangeiros de aeronaves no sentido de desenvolver seu(s) produto(s). Ás vezes, eles preferem jogar o fardo todo sobre o ombro dos pilotos no sentido de suprir deficiências de projeto. E tome memory items!
Não sou o dono da razão, mas vivi minha vida aeronáutica por muitos anos, e isso tudo sempre saltou aos meus olhos.
Mais um vídeo de excelente qualidade. Obrigado Branco pela sua contribuição a aviação. Estou no início da vida como aviador e de olho na segurança sempre
👏👏👏👏👏
Esse vídeo é um ensino não somente na aviação mas também em todos os aspectos da vida profissional
A experiência às vezes atrapalha a proficiência se a pessoa se tornar muito autoconfiante
Obrigado por mais essa aula, Deus te abençoe. Abraços
Parabéns pelo conteúdo que serve de maneira geral. Segurança deveria ser matéria obrigatória.
Que canal toppppp
Ainda vou entrar para a aviação 😍 hoje sou porteiro em um condomínio mas com muito esforço vou conseguir.
Muito obrigado CT. Branco. Se possível gostaria que fizesse um vídeo explicando os impactos de falha de motor na decolagem caso se aborte depois da V1. Levando em conta que ocorra com aviões como King Air, outros MLTE, Baron, ou jatos pequenos como Phenom, etc no caso de rejeição de decolagem após a V1 quando decolando de pistas grandes como SBRF, SBGL, SBCF, etc. Pois nesses aviões em que as velocidades de decolagem são baixas e as pistas são extensas não parece ser muito vantajoso decolar mono e executar todos os procedimentos e retornar devido a alta carga de trabalho e fatores humanos envolvidos. Sabemos que o correto é, falha após a V1, tem que decolar, mas nesses casos citados é bem possivel que os aviões pararão ainda na pista.
Perfeito 👏👏👏👏🇧🇷
Proficiência é perecível 🤝
Disciplina , resiliência,conhecimento, proficiência e experiência , todas elas tem que fazer parte do caráter e da responsabilidade de um aviador ou de qualquer outro profissional distinto da aviação...Amar e respeitar os limites da máquina bem como o nosso próprio limite!
Como sempre: sensacional! Todos deveriam apoiar o canal, este conteúdo salva vidas!
Bom dia!
Obrigado por mais uma aula Cmte. 👏
Forte abraço!
Há pilotos que não "consomem" absolutamente nenhum conteúdo aeronáutico, seja técnico ou não, em sua vida "fora dos comandos".
Excelente alerta. Temos realmente essa tendência de confiar mais na experiência e relegar a segundo plano o estudo. Obrigado pelo conteúdo
Não sou piloto mas tenho uma dúvida, de não piloto, não é!? Pq em determinada aeronave os comandos estão travados? O cara, citado no início do video voou F4, teoricamente bastante complexo, as regras são tão distintas mesmo?
José, algumas aeronaves possuem disposivos de travamento físico dos comandos de voo, de modo a evitar que, quando a aeronave está no solo, as superfícies se movimentem com a ação de ventos fortes e danifiquem os controles. Porém, nestes aviões existem procedimentos para (1) remover a trava e (2) verificar se os comandos estão livres. No cao do acidente em questão, o piloto não realizou nenhuma das duas ações.
Grato, Mestre, aprendo muito aqui.
Principalmente nas aeronaves automatizadas onde leva os pilotos erroneamente acreditar que é só apertar botão e pronto.
Parabéns por mais vídeo trazendo conteúdo de qualidade. Informações que podem salvar vidas se aplicadas com a devida *proficiência* 😉👏
Parabéns Branco! Mais um vídeo excelente! Bons voos!
Mais uma excelente contribuição para a comunidade aeronáuticas Mestre! Conteúdo muito convidativos para uma reflexão sobre o assunto. 👏🏼👏🏼
👏🏾👏🏾👏🏾
Parabéns David! Mais um importante alerta, especialmente para nós “águias velhas”. Experiência não deve rimar com negligência! Abraço!!
Show de video, obrigado pela dedicação em fazê-lo!!!
Que aula excepcional… canal de extrema qualidade. Já vou virar membro.
Parabéns comando top cada dia conteúdo de grande qualidade.....ajuda muito na nossa aviação brasileira forte abraço
Gratidão por todos estes ensinamentos, Branco!!!
Levo isso pra minha profissão mecânico de moto
Excelente!!! Aula cirurgicamente precisa!! Parabéns Branco! Transformando a aviação em um ambiente mais seguro 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Branco, seus conteúdos são excepcionais!
Prezado David, obrigado por mais esta excelente palestra! Extremamente relevante e importante essa questao de que experiencia nao eh a mesma coisa que proficiencia. Aqui na aviacao executiva, muitos proprietarios de aeronave costumam confundir isso. Obrigado por disponibilizar esta e outras palestras excelentes, de forma gratuita, aqui no utube. Abs Gus.
Ou seja, a experiência não pode nos tornar complacentes, ao ponto de perdermos a proficiência na atividade que exercemos.