Fui diagnosticado na semana passado com autismo aos 29 anos. Desde criança as pessoas me viam como esquisito e eu era bastante recluso. Sempre tentava me encaixar em grupinhos, mas nunca tinha papo para desenvolver, ou seja, zero carisma. A minha vida toda me perguntava o que tinha de errado comigo. Até o final do ensino médio eu era um aluno mediocre, com notas ruins, pois vivia em depressão, dormindo nas aulas, e em crise existencial. As pessoas conseguiam ter relacionamentos, amizades, mas eu não conseguia entender o porquê de ser diferente comigo. Sai do ensino médio, arranjei um emprego. Nessa época tive contato com The Big Bang Theory e comecei a gostar dessa área de exatas, estuda umas 6h por dia fisica e matematica sem ajuda de ninguem. Dessa forma fui me preparando para entrar na faculdade de Engenharia. Pensava que sendo o melhor da turna as pessoas iam me aceitar. Na verdade, a maioria só se aproveitava de mim para conseguir nota. Mas enfim, terminei a faculdade e recebi o merito academico como melhor aluno da turma. Já estava me dedicando ao inglês. Então fui fazer o mestrado, e socialmente as coisas não melhoraram. Estou atualmente no meu doutorado, já com artigos bons publicados. Tenho um inglês avançados, estou aprendendo piano sozinho, e consegui um fisico legal indo para academia. Recentemente passei em diversos concursos, sendo que agora ja sou eng quimico. Posso dizer que a minha vida facilitou muito, pois agora ter uma vida academica e profissional de sucesso já não é um problema. Hoje tenho dinheiro para curtir meus hobbies. Mas minha vida social esta em frangualhos. Tento me convencer que aos 29 anos conquistei muito mais que 95% dos brasileiro. E que não ter amigos foi uma contrapartida. A pergunta que fiz para a neuropsicologa foi, "como alguem com tamanho potencial cognitivo e que tem seus meritos é incapaz de se relacionar?" O diagnóstico nao mudou minha vida social, entretanto trouxe uma pouco de alivio, me exime de culpa por nao conseguir interagir. Enfim tem muito mais detalhe nessa minha historia. Esse é apenas um resumo.
Você é de onde ? Ou melhor dizendo qual o local que vc conseguiu o diagnóstico, estou com suspeita, não aguento mais essa dúvida, mas é difícil conhecer profissional qualificado em adultos
AMÉM parabéns q Deus iluminem e abençoe sempre tua vida parabéns pelas conquistas q avanços excelentes apasar e tantas dificuldades vc foi capaz se lutar muito seguir em frente mesmo quando quase tudo dano errado mas DEUS usou sua inteligência a seu favor parabéns e tudo de bom em sua vida e suas conquistas q Deus iluminem sempre teu caminho amém
Tu falou em curtir hobbies. Acredito que vai ser por aí que encontrarás alguma maneira de socializar pois tanto na profissão como na diversão com certeza haverá pessoas afins contigo. Te desejo o melhor da vida. Obrigado pelo depoimento. De onde tu és???
Legal seu Relato Will. Tenho uma história semelhante. Tenho 40 anos. Fui diagnosticado há 2 anos. Tenho SD tb. Acredito que seja seu caso tbm. Sou engenheiro da computação. Estudei matemática e física sozinho tb pro vestibular. Achava mais legal que assistir aula. Tenho dificuldade de fazer amizade pq sou muito rígido com algumas coisas e não consigo entender coisas como religião e futebol, por exemplo. Tenho sensibilidade a cheiro, barulho e luz forte também. Bem-vindo ao time, kk.
Professor , quero lhe agradecer pelo seu trabalho na internet. Eu trabalho como professora e sinto-me desafiada a ampliar os meus conhecimentos para que eu possa, de alguma forma, auxiliar os meus alunos. Compreender o TEA é fundamental para que possamos fazer um trabalho mais humano e eficiente aos nossos alunos.
Eu gosto dos autistas ,convivo com pelo menos um ou dois a cada ano da minha vida no meu trabalho são especias mesmo e aprendi muito com eles ao longo dos anos e ainda aprendo ,pronto faleiiiiiii! 😊
Cada um tem que procurar se conhecer e fazer o que gosta. Seguir sua vida com leveza. Quanto à socialização, o tempo fará o que for melhor. Evitar medicamentos que muito prejudicam. Cada um é um. Ninguém deve ser igual a ninguém.
Sou estudante de psicologia e estou fazendo um curso de extensão com crianças autistas e com os pais dessas crianças e este canal está me ajudando muito ❤obrigada
A risperidona me fez tão mal, fiquei sem reflexo e engordei. Já tomei muitos remédios e nada adiantou. Agora estou fazendo o teste neuropsicologico pra saber que caminho seguir. Junta todas as demandas do autismo, ainda tenho que lidar com o tratamento de câncer.
@BotafogoeliminadodoMundial pois é... hj ele tem 24 anos e sofria bulling na escola. O Nerd esquisito ,teve uma época que não queira mais ir na escola ... Mas ele tem uma sinceridade absurda ,raciocínio lógico e memória fotográfica
Muito bom o video, obrigada! Lucelmo, vi que você ja fez alguns videos sobre ABA, faz um sobre terapia cognitiva comportamental em adolescente e adultos (dignostico tardio) Adoro o canal, me ajudou muito com meu diagnóstico, recebi ele ontem. Muito obrigada pela ajuda ❤ Gratidão
SOU DA PSICANÁLISE, MAS CONHECIMENTO É OURO, TENHO PACIENTES QUE SE COLOCAM COMO AUTISTA COM CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, E TODO SOFRIEMENTO SÁO ESSE SINAIS E SINTOMAS, VIM AQUI APERFEIÇOAR PARA SABER SOBRE QUANDO É OU NÃO INDICIOS A SE PREOCUPARAR. MAS VEJO QUE SÃO UMA MANEIRA DE ENCONTRAR UM LUGAR.
Infelizmente, apesar de todo esse esforço, ainda enfrentamos desafios significativos. Mesmo após tantas terapias, ainda não conquistou a independência desejada, especialmente em tarefas básicas como usar o banheiro e escovar os dentes. Essa situação tem sido desanimadora para mim , pois eu tinha expectativas de progresso mais expressivas. São anos de terapias e desafios com ótimos profissionais. Na procura de respostas existem várias de diversas formas porém até mesmo na internet se encontra desafios de compreender uma direção.
Meus filhos gêmeos foram diagnosticados só agora, aos 16 anos, com autismo leve e TDAH. O neurologista acha que eles não tem TDAH mas o laudo da neuropsicóloga disse que sim. Estou bem perdida. Um deles está tomando Ritalina. Estou preocupada já que se ele não tiver TDAH não precisaria dessa medicação. O outro está com depressão e está tomando Daforin porém não percebi melhora até agora.
Se seu filho fez avaliação Neuropsicológica com o psicólogo pode confiar! Na avaliação Neuropsicológica é feita um estudo dos aspectos cognitivos da pessoa através da queixa apresentada pelo responsável ou da própria pessoa. São aplicados testes específicos para que se chegue em um resultado . É complexo e exige conhecimento técnico específico. O profissional adequado para fazer avaliação é o psicólogo . Nenhum outro profissional está apto para esse tipo de avaliação. Os Conselhos de Psicologia estão de olho nisso! E essa avaliação é importante para o tratamento e acompanhamento que colabora bastante na equipe multidisciplinar! Espero que seus filhos estejam bem!
Oi, gostaria muito que vc fizesse um vídeo explicando sobre a encefalite e autismo. Um parente chegou me dizendo que a minha filha é autista por conta das inflamação causada pelas comidas que eu dou pra ela. Tenho pesquisado, mas só encontro pessoas que não confio explicando sobre o assunto.
Só um relato pessoal, p/ adiantar a sua curiosidade: sou autista e só como carne, verdura e alguns legumes e frutas. Tenho nojo de qualquer coisa industrializada/processada/química desde quando nasci (alimentos, remédios, cosméticos...). Já até tentei ingerir, mas não consigo sequer engolir ou mastigar. Acredito que alimentos inflamatórios podem piorar a qualidade de vida das pessoas (sono, dores etc), mas sou uma, entre tantas provas, de que alimentação não causa autismo. Não se culpe pela alimentação do seu filho e não retire dele os alimentos que gosta (se preocupe/tente incluir alimentos saudáveis e não retirar os que ele já come).
Estou observando o meu cérebro pela manhã, muito parado, preciso de desafios para que ele possa buscar , assim ele trabalha e se exercita e chega num ponto bem interessante de quebrar sua própria barreira, se isso não acontece por um certo tempo como agora, fica tudo estranho
Oi Lucelmo, tudo bem com você? Gosto muito dos seus vídeos, por acaso você viajou para Portugal? Percebi um sotaque diferente em você, eu também tenho a habilidade de mudar o sotaque com pouco tempo com outras pessoas
Mestre, só agradeço seu compartilhamento, tenho melhorado muito meu conhecimento, sou professora da educação infantil. E após acompanhar seus vídeos facilitou demais nos desenvolvimento de minhas crianças.
Singer, A., Lutz, A., Escher, J., & Halladay, A. (2023). A full semantic toolbox is essential for autism research and practice to thrive. Autism Research, 16(3), 497-501.
Atualmente temos e teremos muitos seres humanos se comunicando através de telepatia. Difícil l a comunicação verbal e até escrita. Telepatia para eles é mais rápida.
Bom eu queria uma resposta pra uma duvida minha, se talvez tenha autismo leve, eu tenho um apego muito grande por um objeto específico, sempre fico aborrecimento quando algo simples nao dar certo, nao consigo manter contato visual quando alguem conversa serio comigo, quando alguem aumenta o tom de voz comigo eu nao consigo responder, tenho muita dificuldade em fazer amizades e geralmente mudo de comportamento
Qual a situação dos autistas do Zimbábue? De Serra Leoa... Nesses países do fundo do poço do capitalismo... Existem dados sobre essas populações? Tem uma população africana que tem uma genética diferente de todo o resto do mundo. Como é neles? E culturalmente... Como são tratadas pessoas "isoladas" nessas culturas? E nos povos indígenas do Brasil?
Tem estudos em várias dessas culturas, já interpretações religiosas mais comuns, mas em uma interpretação científica, is números são similares aos encontrados nos EUA, ao que tudo indica. A questão é que não tem nenhum tratamento. Entre os indígenas eu estou escrevendo alguns artigos com uma amiga pesquisadora, tem muita variedade interpretativa também, mas estamos ainda nos primeiros estudos.
Meu neto de 7 anos foi diagnosticado com autismo e TDAH. Para o TDAH foi indicado o medicamento ritalina. Não sou muito adepta a medicamentos. É mesmo necessário fazer uso desse medicamento? Tem outra alternativa homeopática para o TDAH?
Homeopatia não funciona pra nada. Não tem comprovação científica. Não gaste dinheiro com isso. Remédios testados e com eficácia comprovada são a melhor opção.
Agradeço, eu estava preocupada em dar esse medicamento. Sou professora aposentada e ajudo nas tarefas da escola. Ele está indo bem, sem dificuldades , o problema a falta de concentração.
@@drjoseleandro1 mas ele mesmo fala que comunicação não é só literalmente falar, tem a comunicação não verbal, que na verdade é a maior parte da comunicação na verdade
Verdade. Meu filho até hj não tem diagnóstico fechado de autismo pois a neuro falou que ele não tem sinais o suficiente para fechar diagnóstico, ele se comunicar super bem. Mas ele fala com as pessoas se ele estiver afim. E a pessoa puxar assunto aí ele ele fala. Sou se vc falar de manicreft kkkk eita ele passa o dia todo falando. Mas ele tem dificuldade na escrita, em cálculos. Ela me deu o laudo de recado mental 😂 e nem me falou o que estava escrito. Eu inocente não olhei , quando cheguei em casa e vi o Cid 79 foi que vim entender o que ela colocou 😢 mas ele não tem Id baixo. Ao contrário, acho que uma criança que apre de a falar aos 12 meses com 2 anos fala em inglês, sem eu ter ensinado a ele , dentre outras coisas não tem a intelectualidade baixa
Fui diagnosticado na semana passado com autismo aos 29 anos.
Desde criança as pessoas me viam como esquisito e eu era bastante recluso. Sempre tentava me encaixar em grupinhos, mas nunca tinha papo para desenvolver, ou seja, zero carisma.
A minha vida toda me perguntava o que tinha de errado comigo. Até o final do ensino médio eu era um aluno mediocre, com notas ruins, pois vivia em depressão, dormindo nas aulas, e em crise existencial. As pessoas conseguiam ter relacionamentos, amizades, mas eu não conseguia entender o porquê de ser diferente comigo.
Sai do ensino médio, arranjei um emprego. Nessa época tive contato com The Big Bang Theory e comecei a gostar dessa área de exatas, estuda umas 6h por dia fisica e matematica sem ajuda de ninguem. Dessa forma fui me preparando para entrar na faculdade de Engenharia. Pensava que sendo o melhor da turna as pessoas iam me aceitar. Na verdade, a maioria só se aproveitava de mim para conseguir nota.
Mas enfim, terminei a faculdade e recebi o merito academico como melhor aluno da turma. Já estava me dedicando ao inglês.
Então fui fazer o mestrado, e socialmente as coisas não melhoraram. Estou atualmente no meu doutorado, já com artigos bons publicados. Tenho um inglês avançados, estou aprendendo piano sozinho, e consegui um fisico legal indo para academia. Recentemente passei em diversos concursos, sendo que agora ja sou eng quimico.
Posso dizer que a minha vida facilitou muito, pois agora ter uma vida academica e profissional de sucesso já não é um problema. Hoje tenho dinheiro para curtir meus hobbies. Mas minha vida social esta em frangualhos.
Tento me convencer que aos 29 anos conquistei muito mais que 95% dos brasileiro. E que não ter amigos foi uma contrapartida.
A pergunta que fiz para a neuropsicologa foi, "como alguem com tamanho potencial cognitivo e que tem seus meritos é incapaz de se relacionar?"
O diagnóstico nao mudou minha vida social, entretanto trouxe uma pouco de alivio, me exime de culpa por nao conseguir interagir.
Enfim tem muito mais detalhe nessa minha historia. Esse é apenas um resumo.
Você é de onde ? Ou melhor dizendo qual o local que vc conseguiu o diagnóstico, estou com suspeita, não aguento mais essa dúvida, mas é difícil conhecer profissional qualificado em adultos
Obrigado pelo depoimento!
AMÉM parabéns q Deus iluminem e abençoe sempre tua vida parabéns pelas conquistas q avanços excelentes apasar e tantas dificuldades vc foi capaz se lutar muito seguir em frente mesmo quando quase tudo dano errado mas DEUS usou sua inteligência a seu favor parabéns e tudo de bom em sua vida e suas conquistas q Deus iluminem sempre teu caminho amém
Tu falou em curtir hobbies. Acredito que vai ser por aí que encontrarás alguma maneira de socializar pois tanto na profissão como na diversão com certeza haverá pessoas afins contigo. Te desejo o melhor da vida. Obrigado pelo depoimento. De onde tu és???
Legal seu Relato Will. Tenho uma história semelhante. Tenho 40 anos. Fui diagnosticado há 2 anos. Tenho SD tb. Acredito que seja seu caso tbm. Sou engenheiro da computação. Estudei matemática e física sozinho tb pro vestibular. Achava mais legal que assistir aula. Tenho dificuldade de fazer amizade pq sou muito rígido com algumas coisas e não consigo entender coisas como religião e futebol, por exemplo. Tenho sensibilidade a cheiro, barulho e luz forte também. Bem-vindo ao time, kk.
Professor , quero lhe agradecer pelo seu trabalho na internet. Eu trabalho como professora e sinto-me desafiada a ampliar os meus conhecimentos para que eu possa, de alguma forma, auxiliar os meus alunos. Compreender o TEA é fundamental para que possamos fazer um trabalho mais humano e eficiente aos nossos alunos.
Eu gosto dos autistas ,convivo com pelo menos um ou dois a cada ano da minha vida no meu trabalho são especias mesmo e aprendi muito com eles ao longo dos anos e ainda aprendo ,pronto faleiiiiiii! 😊
Cada um tem que procurar se conhecer e fazer o que gosta. Seguir sua vida com leveza. Quanto à socialização, o tempo fará o que for melhor. Evitar medicamentos que muito prejudicam. Cada um é um. Ninguém deve ser igual a ninguém.
Obrigada professor Lucelmo Lacerda por nos agregar tanto conhecimento. Só gratidão.👏👏🙏
Sou estudante de psicologia e estou fazendo um curso de extensão com crianças autistas e com os pais dessas crianças e este canal está me ajudando muito ❤obrigada
A risperidona me fez tão mal, fiquei sem reflexo e engordei. Já tomei muitos remédios e nada adiantou. Agora estou fazendo o teste neuropsicologico pra saber que caminho seguir. Junta todas as demandas do autismo, ainda tenho que lidar com o tratamento de câncer.
@alemarior procure um medico q lhe prescreva canabidiol tanto p autismo como p câncer e ótimo
Conhecer para respeitar,amar,lutar por verdadeira inclusão. Cidadão para além do papel
Meu filho autista tem TOC ,tem baixa autoestima, mas um QI de 120 admirável
120 de qi e superdotação
@BotafogoeliminadodoMundial pois é... hj ele tem 24 anos e sofria bulling na escola. O Nerd esquisito ,teve uma época que não queira mais ir na escola ... Mas ele tem uma sinceridade absurda ,raciocínio lógico e memória fotográfica
eu tenho 48 anos e psicopedagoga e tenho certeza que sou autista,
Os primeiros que convivi foi quando trabalhei na APAE ,sempre gostei 👍🏻 .
Muito bom o video, obrigada!
Lucelmo, vi que você ja fez alguns videos sobre ABA, faz um sobre terapia cognitiva comportamental em adolescente e adultos (dignostico tardio)
Adoro o canal, me ajudou muito com meu diagnóstico, recebi ele ontem. Muito obrigada pela ajuda ❤ Gratidão
Acontece que não domino esse assunto. O que tem no canal é uma live com a Dra. Tatiana Pontrelli Mecca sobre TCC.
SOU DA PSICANÁLISE, MAS CONHECIMENTO É OURO, TENHO PACIENTES QUE SE COLOCAM COMO AUTISTA COM CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, E TODO SOFRIEMENTO SÁO ESSE SINAIS E SINTOMAS, VIM AQUI APERFEIÇOAR PARA SABER SOBRE QUANDO É OU NÃO INDICIOS A SE PREOCUPARAR. MAS VEJO QUE SÃO UMA MANEIRA DE ENCONTRAR UM LUGAR.
Obrigado pela aula prof. Pena que o artigo ainda não está disponível gratuitamente pela revista.
Prof, entendo tudo com você , excelenteeee
Revisitando, porque aqui é o canal seguro para aprender e fortalecer o conhecimento. Obrigada sempre, professor! ❤
Perfeito 👍🏻
Obrigado 🙏🙏💙
Admiro e aprendo a cada dia. Mente brilhante.
Lucelmo grave um vídeo falando sobre a cloridina pro TEA, por favor
Infelizmente, apesar de todo esse esforço, ainda enfrentamos desafios significativos. Mesmo após tantas terapias, ainda não conquistou a independência desejada, especialmente em tarefas básicas como usar o banheiro e escovar os dentes. Essa situação tem sido desanimadora para mim , pois eu tinha expectativas de progresso mais expressivas. São anos de terapias e desafios com ótimos profissionais. Na procura de respostas existem várias de diversas formas porém até mesmo na internet se encontra desafios de compreender uma direção.
Alguém pode ter autismo e não ter dificuldades de comunicação e interação social no trabalho,apesar de na vida particular ter essa dificuldade?
Sempre muito bom te ouvir, Lucílio.
Aprendo muito com você
Corretor, desculpe, Lucelmo
Meus filhos gêmeos foram diagnosticados só agora, aos 16 anos, com autismo leve e TDAH. O neurologista acha que eles não tem TDAH mas o laudo da neuropsicóloga disse que sim. Estou bem perdida. Um deles está tomando Ritalina. Estou preocupada já que se ele não tiver TDAH não precisaria dessa medicação. O outro está com depressão e está tomando Daforin porém não percebi melhora até agora.
Querida pesquise sobre os 4 temperamentos. Provavelmente um dos seus filhos só é sanguíneo e o outro melancólico.
@@familiaxos quatro temperamentos, mbti, tudo pseudociência.
Se seu filho fez avaliação Neuropsicológica com o psicólogo pode confiar! Na avaliação Neuropsicológica é feita um estudo dos aspectos cognitivos da pessoa através da queixa apresentada pelo responsável ou da própria pessoa. São aplicados testes específicos para que se chegue em um resultado . É complexo e exige conhecimento técnico específico. O profissional adequado para fazer avaliação é o psicólogo . Nenhum outro profissional está apto para esse tipo de avaliação. Os Conselhos de Psicologia estão de olho nisso!
E essa avaliação é importante para o tratamento e acompanhamento que colabora bastante na equipe multidisciplinar! Espero que seus filhos estejam bem!
Cara, traduz no chatgpt. Ele muda de forma mais comum, como se fosse uma dublagem.
Muito importante seus vídeos
Você é Féra de mais, eu gosto muito de você
Obrigado pelo vídeo muito bom! 👍
Querido professor, estou estudando lentamente ,no curso, pois, é muito delicado mesmo esse assunto, e temos que ter calma,num é?
Oi, gostaria muito que vc fizesse um vídeo explicando sobre a encefalite e autismo.
Um parente chegou me dizendo que a minha filha é autista por conta das inflamação causada pelas comidas que eu dou pra ela.
Tenho pesquisado, mas só encontro pessoas que não confio explicando sobre o assunto.
Explico um dia sim, vou preparar. Isso é bobagem de picaretagem
@@lunaaba muito obrigada. Todos os vídeos são maravilhosos e me tira muitas dúvidas. Sei um pouco mais da minha filha graças aos vídeos de vcs.
Só um relato pessoal, p/ adiantar a sua curiosidade: sou autista e só como carne, verdura e alguns legumes e frutas. Tenho nojo de qualquer coisa industrializada/processada/química desde quando nasci (alimentos, remédios, cosméticos...). Já até tentei ingerir, mas não consigo sequer engolir ou mastigar. Acredito que alimentos inflamatórios podem piorar a qualidade de vida das pessoas (sono, dores etc), mas sou uma, entre tantas provas, de que alimentação não causa autismo. Não se culpe pela alimentação do seu filho e não retire dele os alimentos que gosta (se preocupe/tente incluir alimentos saudáveis e não retirar os que ele já come).
Lucelmo, por que você não considera (?) a neuropsicopedagogia no Brasil?
Estou observando o meu cérebro pela manhã, muito parado, preciso de desafios para que ele possa buscar , assim ele trabalha e se exercita e chega num ponto bem interessante de quebrar sua própria barreira, se isso não acontece por um certo tempo como agora, fica tudo estranho
Queria vídeo de exercícios para ajudar o autista a falar
Oi Lucelmo, tudo bem com você? Gosto muito dos seus vídeos, por acaso você viajou para Portugal? Percebi um sotaque diferente em você, eu também tenho a habilidade de mudar o sotaque com pouco tempo com outras pessoas
Infelizmente não fui a Portugal, talvez tenha outros motivos de alguma mudança.
Que vídeo incrível dr.
Obrigada!
Que vídeo incrível!! ❤
Lucelmo poderia disponibilizar o artigo?
Mestre, só agradeço seu compartilhamento, tenho melhorado muito meu conhecimento, sou professora da educação infantil. E após acompanhar seus vídeos facilitou demais nos desenvolvimento de minhas crianças.
Bom dia
Muito obrigada pela partilha.
Ok!
Onde consigo ler sobre essa discussão de comobridade ou coocorrencia no autismo?
Singer, A., Lutz, A., Escher, J., & Halladay, A. (2023). A full semantic toolbox is essential for autism research and practice to thrive. Autism Research, 16(3), 497-501.
Gratidão 🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Atualmente temos e teremos muitos seres humanos se comunicando através de telepatia. Difícil l a comunicação verbal e até escrita. Telepatia para eles é mais rápida.
Resumão mesmo. Transformou um assunto que ja é complexo e complexializou mais ainda com esse "resumo"
Fui tentar ler o artigo, mas ele não está disponível gratuitamente, muito menos pelo navegador da minha universidade.
Que aula! ❤
alguém conseguiu acessa o conteúdo completo? poderia me enviar o PDF?
Bom eu queria uma resposta pra uma duvida minha, se talvez tenha autismo leve, eu tenho um apego muito grande por um objeto específico, sempre fico aborrecimento quando algo simples nao dar certo, nao consigo manter contato visual quando alguem conversa serio comigo, quando alguem aumenta o tom de voz comigo eu nao consigo responder, tenho muita dificuldade em fazer amizades e geralmente mudo de comportamento
É só uma de muitas características, não é suficiente. Mas recomendo uma avaliação profissional.
@@lunaaba entendi, muito obrigado
Lucelmo, como acesso o artigo na íntegra? Não consigo baixar.
Como faço para fechar um laudo de um adulto de 33 anos (meu filho). E como faço para saber de seus direitos?
É muito difícil que respondam a gente, vai precisar fazer testagem em consultório para elaboração de um laudo neuropsicológico. 😢
Tem que procurar um profissional especialista e experiente, um neurologista ou psiquiatra.
Ele tem que ser consultado por especialistas na área de TEA,uma investigação TEA. Sugiro que procure um Neurologista.
Avaliação neuropsicologica. Foi através disso que tive o diagnóstico.
@@willpm31 esse laudo demorou ou em uma consulta o neuropsiquiatra já te dá?
🧩 sou mãe de uma menina autista de 13 anos
Não estou conseguindo acessar esse resumão completo...
Qual a situação dos autistas do Zimbábue? De Serra Leoa... Nesses países do fundo do poço do capitalismo... Existem dados sobre essas populações? Tem uma população africana que tem uma genética diferente de todo o resto do mundo. Como é neles? E culturalmente... Como são tratadas pessoas "isoladas" nessas culturas? E nos povos indígenas do Brasil?
Tem estudos em várias dessas culturas, já interpretações religiosas mais comuns, mas em uma interpretação científica, is números são similares aos encontrados nos EUA, ao que tudo indica. A questão é que não tem nenhum tratamento. Entre os indígenas eu estou escrevendo alguns artigos com uma amiga pesquisadora, tem muita variedade interpretativa também, mas estamos ainda nos primeiros estudos.
@@lunaaba Poderia fazer um vídeo falando sobre os isolados pelo autismo em culturas isoladas pelo capitalismo?
"Fundo do poço do capitalismo."😂😂😂😂
Meu neto de 7 anos foi diagnosticado com autismo e TDAH. Para o TDAH foi indicado o medicamento ritalina. Não sou muito adepta a medicamentos. É mesmo necessário fazer uso desse medicamento? Tem outra alternativa homeopática para o TDAH?
Homeopatia não funciona pra nada. Não tem comprovação científica. Não gaste dinheiro com isso. Remédios testados e com eficácia comprovada são a melhor opção.
Não tem, precisa ser esse, até pra ele ir bem na escola. Bj!
Agradeço, eu estava preocupada em dar esse medicamento. Sou professora aposentada e ajudo nas tarefas da escola. Ele está indo bem, sem dificuldades , o problema a falta de concentração.
@
Olá a todos!! Qual profissional devo procurar para uma avaliação?
ua-cam.com/video/8GuVcW-bnXM/v-deo.htmlsi=rB7m-IPC2EZP79Un
@@lunaaba Assistindo agora!!!
Amo demais todos os seus vídeos.
A Rispiridon ajuda no tratamento?
Pode ajudar, expliquei aqui: ua-cam.com/video/jGW-yarBR88/v-deo.htmlsi=hi4rSWA0X8jAkerc
Como faço para ter acesso ao resumão?
O link está na descrição do vídeo.
Autismo= se comunicar mal + ter um monte de cacoete
Meu novo cacoete é bater palmas. Kkkkk
“Se comunicar”, daí o vídeo é com o Lucelmo que é autista e fala super bem. Para ver como é relativo.
@@drjoseleandro1 mas ele mesmo fala que comunicação não é só literalmente falar, tem a comunicação não verbal, que na verdade é a maior parte da comunicação na verdade
Verdade. Meu filho até hj não tem diagnóstico fechado de autismo pois a neuro falou que ele não tem sinais o suficiente para fechar diagnóstico, ele se comunicar super bem. Mas ele fala com as pessoas se ele estiver afim. E a pessoa puxar assunto aí ele ele fala. Sou se vc falar de manicreft kkkk eita ele passa o dia todo falando.
Mas ele tem dificuldade na escrita, em cálculos. Ela me deu o laudo de recado mental 😂 e nem me falou o que estava escrito. Eu inocente não olhei , quando cheguei em casa e vi o Cid 79 foi que vim entender o que ela colocou 😢 mas ele não tem Id baixo. Ao contrário, acho que uma criança que apre de a falar aos 12 meses com 2 anos fala em inglês, sem eu ter ensinado a ele , dentre outras coisas não tem a intelectualidade baixa
@@elainemaededois ele chegou a fazer algum teste neuropsicologico para terem dado esse laudo?