7x1 foi vexatório, mais o 1x0 da França ficou feio tbm, e não e pelo fato de perder e sim pelo fato de ter sido massacrado os 90 minutos, os caras deram 1 chute no gol o jogo todo, Ronaldinho Gaúcho tropeçando na bola, Kaká morto Fenômeno péssimo, sim as duas derrotas foram feias mais o 7x1 foi bem mais feio claro...
Alisson Clapton Sou comentarista esportivo e meu sonho é um dia trabalhar na TV. Peço a ajuda de vocês para conhecerem meu conteúdo e, se gostar, se increver lá.😬🤙🏻
Além disso, todos comentam: o Felipão tinha q ter levado o Alex em 2002, etc... Mas até hoje eu penso que o Alex teve o auge físico entre 2008-10 e NUNCA teve uma chance com o Dunga. Seria uma ótima peça para um plano B, como disse o Bira
Por incrível que possa ser, me pareceu que o melhor desempenho desta seleção na Copa de 2010 foi no primeiro tempo contra a Holanda. Brasil atropelou naquele momento de 45 minutos e com um pouco mais de sorte, poderia ter ido ao vestiário com 2 ou 3 a 0 de vantagem. Num cenário desses, não seria elimimado ali. Passando, pegaria o Uruguai sem Luisito Suárez na semi e seria favorito, pois tinha um time melhor (vide o 4 a 0 em Montevideo nas Eliminatórias). Na final, a Espanha teria mais possibilidades por ser uma equipe de mais qualidade e com um jogo melhor, mas vai saber, né? Primeira final dos caras, logo contra o Pentacampeão, talvez dessem uma tremida na base e o jogo ficasse muito equilibrado. Resumindo: não fosse os gols perdidos e as falhas individuais clamorosas contra a Laranja Mecânica, Dunga, isso mesmo, o técnico DUNGA teria chances razoáveis pra boas de ser Hexa. Futebol.
Pode parecer loucura, mas o Dunga tem cara de torneio de seleções. Justamente por não ter muito repertório tático. Em seleção não cabe grandes elaborações tática, principalmente de técnicos que pensam jogo a jogo mudando de acordo com o rival. Não concorda? Pois veja a Argentina, sempre com um menu entre os 5 melhores do mundo em bons jogadores e sempre se lascando... a exceção de 2014, quando teve um técnico... simplista e que deu prioridade pra defesa (a Argentina tomou só 1 gol em todo mata mata da copa de 14). A própria espanha de 2010, com 8 de 10 jogadores de linha do barcelona era simplista, dentro do contexto deles: reproduzia o sistema do melhor time do mundo. Tanto que nao houve mudanças ou reelaborações significativas pro ciclo de 14 e eles tomaram 5 da Holanda e ficaram fora na fase de grupos.
O grande problema é que pra esse tipo de jogo dar certo contra times mais fortes os planetas tem que estar alinhados, o ph da agua o ideal...tudo certinho...Espanha acho que ou a gente ganharia apertado ou entraria na roda e tomava um vareio
E foi mesmo. Pra ser sincero acho que o Brasil teria boas chances contra a Espanha porque apesar de inferior tecnicamente tinha um estilo de jogo perfeito pra anulá-la, a Espanha era um time de demasiado toque de bola enquanto o Brasil jogava no contra-ataque. Basicamente igual a final de 2013 da Copa das Confederações. Mas o Brasil teria que fazer uma coisa: sair na frente no placar. Fazer um gol com 2 minutos facilitou muito ganhar aquela final. E concordo com o Vinicius que o estilo do Dunga é bem mais adequado pra seleções (tanto que a passagem dele no Inter foi bem fraca), os torneios são de tiro curto e basicamente muito do resultado é se ajustar ao plano de jogo do seu rival. O Roberto Martinez conseguiu virar o jogo contra o Japão nas oitavas e ganhar do Brasil nas quartas colocando os medianos Chadli e Fellaini em campo e mudando a cara da Bélgica. Em futebol de clubes isso nunca aconteceria, quem decidiria seriam jogadores como De Bruyne, Hazard e Lukaku, não implicando que esses 3 não foram decisivos na capanha da Bélgica, você também precisa dos seus craques mas em termos táticos colocar os medianos foi mais importante dentro daquele contexto.
Lembro que assisti todos os jogos do Brasil naquela Copa, tudo o q o Ubira falou bate com a minha memória de uma criança de 8 anos, incrivelmente. Lembro dos jogos puxados contra Coreia do Norte e Portugal, do passeio contra Costa do Marfim e Chile , e lembro tbm de ter chorado desoladamente com a eliminação, eu amava aquela seleção
A seleção de 2010 foi a última que eu sentia vontade e dava gosto de assistir. Kaká e Robinho jogando muito e Luís Fabiano assumindo a 9 e sendo o matador que sempre foi nos clubes. Sem contar que tinha Nilmar q sempre foi muito bom e mais algumas opções. 2010 foi triste pois tínhamos a melhor zaga do mundo e um ataque muito consistente. Abraço livro, vc é muito fera!
Essa seleção era tão boa, que o Dunga dispensou Neymar e Ganso (que na época tava voando), e ninguém sentiu falta. Eu acho que foi o último momento de brilhantismo da seleção brasileira, dali pra frente foi ladeira abaixo.
@@wgallettoSentimos falta sim, no 2° tempo o Dunga olhou parq o banco e não viu nenhuma opção capaz de tentar empatar o jogo contra a Holanda depois da expulsão do Felipe Melo...
Finalmente uma análise sensata,que esse time de 2010 tinha tudo pra ser campeão. Como você disse ,quem foi o "culpado" por Dunga na seleção foi o papelão de 2006; em uma eliminação patética que nem tocaram na bola.Desta forma pegaram um personagem que com a seleção tinha RAÇA e DISPOSIÇÃO coisa que não se via em 2006.Ah mas Dunga nunca tinha sido técnico? O fator Klinsmann 2006 ajuda na escolha. Dunga teve azar de alguns jogadores ficassem desinteressados tais como: Adriano e Ronaldinho,e não vem me dizer que ele não deu chances ,Dunga deu chances sim, principalmente a Ronaldinho. Adriano meteu o modo biruta no Flamengo,Ronaldo tava uma BOLA de gordo Na convocação foi polêmica ?Foi ! Porém veja ,Ganso não foi o Zidane brasileiro que achávamos que era, e Neymar era muito novo(na copa América ano seguinte provou isso) Durante a Copa perdemos Elano e ficamos sem Ramires (cartão amarelo) indisponíveis frente a Holanda,mesmo assim o primeiro tempo era pra ter sido uns 4x 0. Teve gol mal anulado,teve pênalti em cima do Kaká ,mas aí numa falha de Júlio Cesar o time apagou e qdo o jogo tava indo pro buraco ,o F.Melo (confirmando hoje o que Chiellini disse ) deu uma de louco acabando de vez chance de retomar o placar. Dunga foi perseguido pela Globo, briga com Escobar, a suposta proibição da Fátima Bernardes na concentração da Seleção fizeram Dunga ser odiado.pelos jornalistas. E seríamos campeões sim,e na boa não via nada de mais naquela Espanha. Obs: antes que me xinguem ,a Espanha era pra ter sido eliminada pelo Paraguai Não me recordo o nome do cidadão,mas o maluco perdeu um pênalti e na sequência Espanha ganha com gol do Villa.A seleção que eu temia era a Alemanha,mas justamente a Espanha a eliminou(que foi o melhor jogo deles na copa).
O problema desta seleção não foi nem a falta de vontade ou coisas do tipo pelo contrário raça era o que mais esse time tinha suavam e muito a camisa , mas infelizmente se o Dunga fosse um técnico mais flexível ele poderia ter montado uma seleção mais mesclada com experiência e juventude já pensando até mesmo no trabalho para 2014 dele ou do próximo técnico que assumiria, por exemplo dos jogadores que disputaram as Olimpíadas de 2008 somente 2 jogadores foram para a Copa(Thiago Silva e Ramires) ou seja além dele não ter consigo conquistar aquela Copa na qual se ele tivesse pensado só um pouquinho no selecionado melhor dava para o Brasil levar, ele ainda fez um favor de matar a renovação da seleção brasileira, onde pós essa Copa do Mundo o Brasil no 1° amistoso que faz contra os Estados Unidos já é obrigado a renovar a seleção e vimos o que vimos em 2014 a maioria dos jogadores que foram para aquela Copa principalmente no setor de ataque, muitos estreantes em Copas do Mundo deu no que deu 7x1 contra uma Alemanha que começou a ser montada a partir de 2006 e culminou com esse trabalho em 2014.
A não convocação do Adriano eu até entendo,mas a do Ronaldinho não dá... Ele estava jogando em um bom nível na Itália,tinha que ter chamado pelo menos pra ser reserva,faltou um cara igual a ele pra desequilibrar.
Fagner Brito perfeita a análise sobre a Espanha, as pessoas falam da Espanha tik taka porém se esquecem que 1 ano antes em 2009 era para eles terem feito a final contra o Brasil na Copa das Confederações e foram eliminados para os EUA, e na Copa do Mundo eles estreiam perdendo para a Suíça e aquela seleção horrível de Portugal que tinha Hugo Almeida de atacante eles vencem de 1x0, realmente a Espanha pós essa Copa engrandeceu muito a história deles , porém na Copa do Mundo a Espanha ainda tinha certas desconfianças tanto que um dos principais nomes do comando de ataque do time que era o F.Torres faz uma péssima Copa, chega a perder a vaga de titular com a Copa em andamento e na final a principal bola do jogo foi nos pés do Robben onde o Casillas com o pé faz aquele milagre. A Espanha dominante, tik taka futebol para lá de envolvente é a de 2012 a de 2010 chega a Copa com um olhar ainda sobre desconfiança de muitos por ter a fama de ser amarelona.
@@eduardofernando8350 Eu até entendo que o Ronaldinho Gaucho na seleção brasileira ele nunca fez partidas níveis Barcelona porém eu não poderia deixar ele fora sendo titular e jogando bem nesse período antes de começar a Copa no Milan, para levar Júlio Baptista que naquela época era reserva na Roma e Kleberson que era reserva no meu time que era o Flamengo.
@@brunosilva4519 kkkkkkkkkk pode crê,a verdade é que essa copa era pro Adriano, Kaká e Ronaldinho se redimirem,mas infelizmente não conseguiram se manter no auge até 2010.
Desde 2002 o time de 2010 era a seleção que mais teve chances reais de ganhar a copa. Fez um excelente jogo contra a Holanda e perdeu por causa de circunstâncias adversas. Indo para as semis, pegaria o frágil Uruguai e passaria fácil. Na final pegaria a contestada e cambaleante Espanha e o contra ataque do Dunga acho que encaixaria bem contra o tiki taka espanhol. A chance perdida em 2010 era maior que o desperdício de 2006.
Desde a seleção de 2002, essa foi a seleção que mais passava tranquilidade. Dominava inteiramente os adversários e era mortal nos contra-ataques. Muito bom trabalho do Dunga e com uma safra quase inteiramente sem "medalhões". Nem a Holanda acreditou que venceu aquele jogo. Primeiro tempo era para ter terminado 3 a 0 fácil.
Eu sempre vejo os torcedores holandeses dizendo que o ponto da virada ocorreu quando o goleiro executou aquela bela defesa do chute do Kaká no cantinho do gol no primeiro tempo, era como se isso tivesse dado confiança à Laranja Mecânica.
Em 98 eu nem entendia bem o q acontecia, eu até ri na eliminação de 2006 (tava achando ruim o oba oba), fiquei puto em 2014, fiquei satisfeito em 2018 pq caímos em pé mas em 2010 eu chorei cara! Era pra gente ter sido campeão! Curtia demais aquela seleção! Coisas do futebol.
Esse ano a gente se vinga, embora o Brasil não tenha a melhor seleção do mundo e nem seja favorita ao título, eu sinto que o hexa vem. O Brasil que sempre é eliminado por gol de bola parada, vai se classificar marcando exatamente esse tipo de gol contra as seleções europeias (e geralmente o autor do gol será um zagueiro, T Silva, Marquinhos e Militão marcam muitos gols assim). Vamos eliminar a França nas quartas (eles vão ser o Brasil de 2006) e enfrentar a Inglaterra na final, com Mick Jagger torcendo pros ingleses, o hexa já é realidade.
Cair em pé pra Bélgica e vc ficou satisfeito?🤦♂ E oba oba em cima do time de 2006 é só quem não entendia de futebol na época ou não acompanhou aquele time de perto - um time cheio de jogador velho, bichado, gordo e fora de forma. Foi até longe caindo pra França nas quartas. Aquele time não era nem pra ter classificado pra Copa. Pior seleção brasileira da história, o time de 2006, ao contrário do que o meme das redes sociais sugere.
@@Julio_Cesar_82 depende de cómo se joga, meu caro. Coisa a Bélgica fomos melhores. Um pênalti a nosso favor não foi marcado, o goleiro deles fez um milagre. Renato Augusto jogou demais mas perdeu uma chance de ouro. Fizemos ótima partida.
Eu concordo com vc Bira, o Brasil perdeu uma chance ímpar de ser campeão do mundo. A copa de 2010, foi bem ruim no nível técnico e não tinha nenhuma seleção "sobrando" e campo. Pontuando algumas coisas: Culpa do Dunga: Notoriamente a convocação final. Levou Kleberson q na época nem titular do flamengo era e não levou nenhum meia ou atacante capaz de mudar o jogo. Tanto q no jogo da Holanda tem um momento q ele olha p Banco, o Brasil já tinha pegado a virada e ele não vê opção do q fazer. Na época se fez um lobby p levar Neymar e Ganso, mas eu acho q ñ iria resolver. E nesse ano, Ganso era mt mais jogador q o Neymar, mas a partir de 2011 mudou. E na lateral esquerda improvisou Michel Bastos q só jogou de lateral na seleção segundo ele próprio. Não quis levar o Marcelo. Não culpa do Dunga: perder o Elano que era o melhor jogador da seleção por contusão, Kaká jogando no sacrifício pq estava lesionado, mas com 1 perna quase fez um golaço contra a Holanda. E a falta de comprometimento de Adriano e R10 que se tivessem mantido o profissionalismo poderiam ter ido p Copa. Adriano sacaneou não só com o Dunga, mas com o país todo, depois daquele 2009 onde ele foi o principal jogador do país, dando um brasileiro p Fla e R10, fez uma olimpiada de 2008 vergonhosa.
Ele erra na convocação porque fechou o grupo 3 anos antes. O meio tinha Kaká, Elano e CINCO volantes convocados. Tanto é que quem é deslocado ao meio é Daniel Alves. Ele esnoba Marcelo, não deu uma chance sequer ao Hernanes depois das Olimpíadas de 2008 (e na época havia assumido o papel de meia no São Paulo nas mãos do Ricardo Gomes)...
Nao tinha nenhuma seleçao sobrando? Cara, a Alemanha chegou nas semis só goleando e a Espanha fez simplesmente o melhor futebol praticado por um time campeao em uma copa
@@joaovictor20101 Kkkkk Pois vai no Footballia.com e la tem todos os jogos desde a copa de 70 completo. Ai vc pega o jogo da Espanha contra a Alemanha nas semis e compara com qualquer seleçao campeã, ou brasileira campeã e faz a comparaçao. Se vc continuar achando que a Espanha de 2010, que simplesmente dominou todos os jogos, não foi isso tudo vc não sabe é de nada
Essa copa de 2018 foi bem fraca também, dava pra ganhar. Revi esse jogo com a Bélgica, Brasil até que lutou bastante no jogo, mas o Fernandinho entregou novamente o ouro.
Caraca, Ubirao, agora fiquei mais triste ainda pela seleção de 2010 kkkkkkkk pela de 2006 e 2014 eu sinto mais vergonha alheia, mas essa de 2010 era ajeitadinha mesmo
@@jpm1800 , a beleza da língua portuguesa, e de qualquer idioma, é seu dinamismo. É a possibilidade de usarmos figuras de linguagem, sem cair na pieguice do sentido literal a todo momento. Essas expressões são muito bem vindas, vide o "descontou" supracitado. Tenho só uma dúvida para você, se possível, me dirimir: o que é "genecologista"?
Eu fico mais chateado com a seleção de 2010 do que o 7-1, o Brasil perdeu nos detalhes e se tivesse passado pela Holanda, certamente teria chegado a final Eu até mesmo acho que o ultmo grande lance do Brasil em copas foi aquele gol do Brasil no começo do jogo
Teria ganho com certeza, e teria as chances MULTIPLICADAS se tivesse mais banco! Tivesse Ronaldinho, Neymar, Ganso e qualquer outro atacante matador no lugar do Grafite (ou Adriano ou Fred). Mas mesmo sem esse banco, teria chance de ganhar.
@Pablo Moreira Mano eu acho que não, sabe porque a Espanha mesmo estréia na Copa do Mundo perdendo para a Suíça, vence uma equipe nas oitavas de final de Portugal na qual não fazia uma grande Copa e era para ter sido eliminada na 1° fase se e tem jogo duríssimo contra o Paraguai, a Espanha tik taka que nos exaltamos muito é a Espanha que saí grande porque vence a Copa do Mundo e muito pelo que eles fazem em 2012 aí sim eles dominam na Eurocopa, porém poucas pessoas se lembram que em 2009 eles perdem na semifinal da Copa das Confederações para os EUA , sendo que todos esperavam na época que seria Brasil x Espanha na final, e em 2010 poucas pessoas se lembram que o principal nome no comando de ataque era o F.Torres que faz uma péssima Copa e chega a ser sacado do time titular com a Copa em andamento e o D.Villa praticamente faz os gols que faz com que a Espanha vá avançando nos jogos e na grande final a bola do jogo caiu no pé do Robben onde o Casillas faz aquele milagre com o pé. A Espanha na Copa do Mundo ela ainda tinha um olhar de desconfiança devido ter a fama de amarelona em Copas e por conta do resultado de um ano anterior na Copa das Confederações.
@Pablo Moreira Espanha jogou um futebol pobre na Copa, tinha a bola como o Barcelona mas era MUITO mais improdutivo no ataque, aquele time não era tão bom quanto parecia... O Brasil tinha um time enjoado demais, não tomava gol e era mortal no contra ataque, jogar contra a Espanha seria perfeito pro estilo de jogo do Brasil... Fora o fato que o Brasil nao eh Holanda, um Brasil na final eh outra coisa, era um time 5x campeão contra uma seleção disputando a primeira final... Holanda cm sempre tremeu na hora decisiva e ficou com outro vice na conta
A Espanha foi o pior campeão que já vi time bosta e ainda ganhou 3 campeonatos seguidos por isso um dos jogos que mais torci vibrei e comemorei da seleção foi a final da copa das confederações de 2013 ali o Brasil matou o futebol chato no mundo por mais que tenha tomado 7 depois aquele time ressuscitou o futebol mundial
A grande reclamação de parte das pessoas sobre o distanciamento da seleção com os torcedores acredito que tenha muito haver com aquela seleção de 2006, o fracasso começou quando aquele time se tornou celebridade, e não jogadores com objetivo de ser campeão, além de terem caras nitidamente sem vontade de jogar, apenas para baterem metas, como você disse. E sobre 2010, era uma seleção com uma defesa fortíssima mas um ataque que dependia muito da inspiração do Kaká.
O Kaká foi muito bem naquela copa, o detalhe que ele foi bastante sacrificado tanto que na época o Real dava poucas chances e quase estourou um dos joelhos, na volta fez até uma cirurgia. A falta que o Helano fez no 2o. tempo do jogo foi gigante porque ele controlava e distribuía a bola e sempre estava perto do lance e o time se perdeu porque foi engolido pelo meio de campo na marcação homem a homem.
O time de 2006 foi uma junção de diversos erros. Aí que o Dunga foi lá e resolveu fazer o mais certo; isolar da imprensa e dos torcedores pra evitar aquela putaria que foi na copa anterior. Isso que Felipão e Tite deveriam ter feito na seleção nessas competições importantes.
O lance da falta de identificação é verdade, a falta de nome de peso e mídia era um fato. Mas faltava bola tbm. Essa seleção era um deserto de criatividade. Dunga nunca foi técnico, colocar esse pra bancar o xerife não adiantou nada. A seleção de 2006 mesmo com toda a preguiça teria rendido muito mais se o técnico não fosse o parreira. A de 2010 nada salvaria. Ah quase passou da Holanda... Realmente. Assim copa mesmo uma merda 2006 perdeu por um gol, aos trancos e barrancos podia chegar na final tranquilo, nem Portugal nem Itália eram melhores. Assim como 2014 mesmo mal treinada foi pra semi. 98 chegou na final mesmo uma bagunça. A real é que a seleção não faz uma copa boa de verdade a MUITO tempo. Sempre dependeu ou de talento individual ou da camisa ou de sorte/juiz.
@@marciobarbosa4763 o Kaká que não se cuidou achando que curaria a lesão no púbis que precisava de cirurgia com reza. Essa lesão mal curada acabou com a carreira dele.
Era um time bem pragmático, mas desde 2002 foi o time mais arrumado que tivemos. Por incrível que pareça foi o mais próximo do título. Ubira dois pontos que vc errou. 1 - Kaká foi melhor do mundo em 2007. 2 - o Brasil abriu 2 a 0 contra a CN que descontou no final.
Também errou ao dizer que o Brasil foi beneficiado contra Costa do Marfim, esqueceram da expulsão mais ridícula da historia das copas do mundo do Kaka? Não só prejudicou na partida contra Costa do Mafim como também contra Portugal em que disputamos a primeira posição do grupo.
Nossa, verdade! Até hoje não deu pra entender essa expulsão. Foi que nem aqueles jogos beneficentes de período de férias que o juiz também quer entrar na zueira e expulsa dois, três jogadores do nada
A seleção de 2010 ganhou tudo antes da copa, goleou a Argentina 2 ou 3 vezes, tinha muita seriedade e comprometimento. Uma pena o melhor do time (Elano) ter sofrido aquela contusão no segundo jogo que o tirou da Copa. No panorama geral o trabalho do Dunga foi muito bom, com aproveitamento muito alto. Perdemos pra uma seleção ótima que viria a ser a vice campeã.
De todas as críticas que fizeram ao Dunga como técnico, na segunda passagem não tiro uma vírgula, mas da primeira ele não foi brilhante, mas com certeza foi bem melhor que todos os que vieram depois, o cara ganhou uma Copa América com um time que era praticamente uma seleção B, tanto que poucos foram aproveitados depois. Mas o cara fez inimizade com a imprensa de um jeito que foi a primeira vez que vi a imprensa torcendo contra a seleção. A segunda vez foi no retorno dele (esse sim péssimo).
@@Diegoczs1 Aquele 3×0 na Copa América foi maravilhoso, talvez ainda melhor que a final da edição de 2004, ninguém pensou que venceríamos aquela Argentina sem um elenco de estrelas como R9, Ronaldinho, Kaká, Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo etc. Lembro da imprensa esportiva argentina contando vitória antes da hora, pois bem, nunca se deve menosprezar o adversário, independente de quem seja.
Essa seleção de 2010 chegou muito mais perto de conquistar a copa do que a de 2006, 2014 e 2018... Faltou detalhes, mas o Dunga apesar de ser limitado, acertou muito em coisas que deram certo na época, jamais vai conseguir acertar tanto "sem querer" outra vez
Era um sofrimento assistir essa seleção jogando, era uma seleção sofrível porque tinha um treinador ruim, só que ela acabou se tornando uma seleção aceitável por causa dos times que vieram depois e principalmente por causa do 7x1
O problema do Dunga é igual ao da maioria dos técnicos do Sul. Não possuem um plano B dentro do jogo, não são capazes de modificar o estilo de jogo de um time de acordo com aquilo que vão enfrentar. Olha o Mano Menezes no cruzeiro, ficou lá um tempão e só sabia fazer a mesma coisa, jogar por uma bola ou contra ataque com jogadores mais de idade. O time tinha um dificuldade enorme de propor e criar jogadas. Teve jogo do Cruzeiro que o time não deu um chute. O Dunga é é muito parecido, não sabe propor jogo. A segunda passagem dele pela seleção foi muito estranha. Acho que é a tendência técnicos do Sul serem teimosos.
Até mesmo técnicos ofensivos gaúchos são teimosos. O Renato mesmo no Grêmio é super teimoso. Ano passado tivemos que aturar o André Balada de titular até queimar o cara de vez por conta do Renato. Os 5x0 do Flamengo aconteceu por uma desorganização e teimosia do treinador, colocando jogadores em má fase técnica como o André que foi escalado no lugar do Tardelli porque o Renato tava de birra com o Tardelli e jogadores fora de posição por conta das lesões de Luan, Jean Pyerre e Léo Gomes, com Maicon armando o time, coisa que ele não sabia fazer pois ele é volante e já tem uma idade avançada e Paulo Miranda de lateral direito, um Zagueiro lento tentando parar o Bruno Henrique. A Teimosia na Escola Gaúcha é normal.
Problema dele que ele levou panelinha e deixou um monte de jogadores ótimos de fora , pra levar Kleberson eu sou flamenguista e ele na época era banco do Flamengo
@@jonathangoulart1999 sem falar no Paulo Victor né, o cara tava entregando todas desde as quartas da libertadores contra o SEP, mas aí tbm não dava pra fazer muita coisa, o reserva do bendito era outro frangueiro horroroso chamado Julio César, ex fluminense, e 3° goleiro era um jovem da base q já havia sido convocado mas não tinha jogado pelo profissional ainda.
Era uma seleção organizada. Poderia até passar pela Holanda, Uruguai, mas dificilmente bateria a Espanha na final, seleção que estava no seu auge. O título ficou em ótimas mãos.
Sim, pelo menos a Holanda não levantou o caneco, o que seria injusto, dado que os holandeses estavam praticando outro esporte nessa final (boxe amador)
Concordo plenamente... Aquela Copa ali era do Brasil, tinha um time cascudíssimo e com gana pra ser campeão... Eu tinha certeza que o Brasil ganharia aquela Copa, foi uma tristeza mto grande quando perdemos...
@@guilhermebahia6050 Sempre perdemos Copas por essas mancadas , se vc parar pra pensar, na copa de 2006 , 2010, 2018 foi tudo por vacilo, sem querer desrespeitar os adversários!
@@usuario-rx1nu sim... Brasil poderia ter mto mais Copas do Mundo se nós fossemos a Alemanha, por exemplo... Temos 5 Copas mas deveríamos ter mto mais dado o nível de talento que sempre tivemos... Infelizmente sempre sofremos com problemas de comportamento e jogadores jogando o talento no lixo...
11:06 Uma correção: o técnico do Chile no amistoso de 2007 e na Copa América daquele ano não era o Marcelo Bielsa, mas o Nélson Acosta. Muitos chilenos, inclusive, dizem que aquela goleada sonora nas quartas sacramentou o fim da era fracassada da seleção da _La Roja._
Foi amargo o desempenho do Brasil nessa Copa de 2010. Meu irmão... eu sei que o canal aborda o basebol também, mas na história do futebol você é um gênio! FALA SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1950, AQUI NO BRASIL!
Seleção de 78 era boa também, empatou com a Argentina que foi campeã em um confronto muito equilibrado, e só foi eliminada porque era um torneio de pontos corridos e o critério de classificação era por saldo de gols (e isso é até controverso, lembrando que a Argentina goleou o Peru), Brasil terminou em terceiro após derrotar a Itália na disputa pelo bronze.
Apesar de ser muito contestada por muitos, eu particularmente gostava da Seleção de 2010. O jogo coletivo prevalecia, não havia uma grande estrela de destaque no time, no máximo Kaká.
E era um Kaká fora do auge já devido àquela maldita pubalgia, isso fez ele perder as principais características que o tornaram o melhor do mundo: verticalidade, precisão de passes e gols, velocidade e explosão, mas ainda mantinha a excelente leitura de jogo.
muito lúcido...tanto é verdade o que vc fala...que em 2013 pela copa das confederações o Brasil passou por Uruguai e Espanha com relativa tranquilidade...parabéns pelo vídeo
Após a primeira fase e vendo os cruzamentos até a final tive certeza que o Brasil tinha um caminho fácil até a final pois as seleções mais temidas não cruzariam com o Brasil antes da final. Espanha, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Portugal estavam tudo do outro lado da chave. Tirando a Holanda, as outras seleções do lado do Brasil não eram tradicionais, até mesmo o Uruguai ninguém dava nada por eles e se não fosse a mão do Suarez não teria chegado na semi. Se o Brasil passa da Holanda era certeza que estaria na final.
O grande mérito da Holanda foi não dar o contra ataque para o Brasil no segundo tempo que era a grande arma daquela Seleção do Duga ,teve calma para esperar o momento certo pra aproveitar os erros do Brasil e virar o jogo
A pior parte foi que eu acreditei que ganharia da Holanda. Robinho estava comendo a bola naquele jogo. Não consigo olhar o Felipe Melo sem lembrar daquele jogo.
Bira boa noite o elenco do Brasil em 2006 foi a melhor que eu vi reunida e concordo plenamente com vc. Fiquei irado pela forma como encarou o mundial do que o 7x1 pois em 2014 o time era o mais fraco que vi em um mundial. Abraços
frança tbm não teve esse dominio todo diferente do que foi em 98. alias o time frances só fez UM jogo espetacular naquela copa que foi contra a Espanha que vinha voando e era franca favorita pra classificar (há quem comemorou a eliminação dos espanhois na epoca). Ja era dito como o jogo da aposentadoria do Zidane
Lucro? Aquele jogo nem teve lance direito, só o do gol e dois da seleção brasileira, Robinho e Ronaldo. Joguinho ruim, Lances de chapéu do Zidane, Caneta do Ronaldinho. Foi apenas no meio Campo, Jogo travado e feio, se o Brasil empatasse poderia ter vencido nos pênaltis, mas a seleção não teve vontade.
@@fernandaroberta9301 Sim,sim. Saímos no lucro,se aquele jogo fosse contra Portugal ou até mesmo a Alemanha,o placar poderia ser mais elástico. Vale lembrar que o Zidane naquela copa literalmente colocou a bola de baixo do braço e disse "deixa que eu resolvo".
Ubira, sobre essa seleção faltou um detalhe no contexto. O "sucesso" do Jurgen Klinsmann como treinador da Alemanha na Copa de 2006 contribuiu tbm para a escolha do Dunga. A Alemanha vinha mto mal no período 2003-2005 e foi mto criticada por escolher um ex-atleta que na época não tinha experiência como treinador e acabou dando certo pois não se esperava que a Alemanha chegasse em 3° naquela Copa. Aqui como sempre os dirigentes e políticos não sabem diferenciar cultura e variáveis, apenas dão ctrl-c e ctrl-v no que se faz na Europa.
@@Diegoczs1 diferentemente do Brasil, souberam aproveitar o fator casa e tiveram uma sequência no trabalho mesmo com a derrota. Até hoje não sei como o Tite ficou 6 anos no comando da Seleção.
Achei que faltou você falar das opções do Dunga. Dunga olhava pro banco e só tinha volantes, nenhum meia mais criativo, isso foi o que pegou. Poderia ter levado Ronaldinho e levou o Kleberson.
Bira, concordo contigo quando vc disse que esse Brasil de 2010, apesar de ser bem limitado e sofrer com um elenco mal escalado pelo Dunga poderia ter vencido a Copa da África do Sul, se não fosse a eliminação até hj inexplicável para a Holanda, num jogo que nem eles sabem como ganharam. Das Copas que eu assisti, essa foi disparada a de pior nível técnico, e até hj não entendo quem critica o time do tetra de 1994 ficar se derretendo pela Espanha de 2010, que jogou da mesma forma chocha, e só ganhou pq o nível do torneio foi horrível e por ter um time arrumadinho, mas só isso, e uma das piores seleções holandesas de todos os tempos quase foi campeã do mundo, não fosse os gols perdidos pelo Robben, para ver o nível da coisa em 2010, abraços!
Lembro mto bem dessa seleção, foi a mais bem estruturada pra chegar numa Copa do mundo, lembrando q o auxiliar era o Jorginho, e ele comandava os treinos de campo, formando uma equipe super interessante. Mas eu já na época mesmo achava q tinha alguns problemas q podiam ser resolvidos. 1- achava q o Gilberto Silva não devia ser o 1o volante, já estava em fase final de carreira, era lento pra compor o sistema defensivo, achava q devia ser o Josué o titular, ele vinha mto bem no Wolfsburg, era mais lépido e mais pronto pro esquema do Dunga. E já tinha grandes receios do Felipe Melo comprometer num momento decisivo, ele vinha super mal na Juventus, alguns jogos dele na seleção já estavam num nível mais baixo. Eu defendia o Ramires q voava no Benfica como titular ao lado do Josué. E como opções de banco o Gilberto Silva q era experiente, e o Arouca, q estava voando no Santos do Dorival. 2- realmente faltava um plano B para o Dunga, q poderia ser resolvido com a convocação de alguns jogadores q estavam mto bem na época, como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, PH Ganso, Diego (voando no Werder Bremen mas apenas regular na Juventus e substituto natural do Kaká). Não defendi a convocação do Neymar, pois não o achava pronto, ao contrário do Ganso. E com esses jogadores pensar em algo diferente. 3- a insistência do Dunga em não usar o Marcelo como lateral-esquerdo, q apesar de não ser titular absoluto do Real era o melhor q tínhamos. Ele levou 2 atletas q não estavam jogando de lateral, o Michel Bastos, ponta no Lyon, e o Gilberto, meia no Tottenham.
O Dunga pode ter muitos defeitos, mas tá longe de ser o principal culpado da derrota nesse jogo específico contra a Holanda. Em primeiro lugar o Brasil jogou desfalcado para esse jogo. Elano e Ramires eram muito importantes (especialmente o primeiro), e estavam fora por lesão e cartão. Além disso, o Kaká, melhor jogador tecnicamente do time, jogou machucado. Segundo, o Brasil fez um ótimo primeiro tempo, um dos melhores tempos na Copa e da era Dunga. O Brasil poderia ter feito 2x0 no primeiro tempo, ou até mais. Terceiro, o Brasil toma um gol logo de cara no segundo tempo. Sendo esse gol uma falha clara de um dos jogadores mais incontestáveis daquela seleção (Júlio César), um dos melhores do mundo na posição naquela época inclusive. Depois do segundo gol da Holanda, se passam 5 minutos e o Felipe Melo é expulso. Ou seja, o Bira crítica a falta de um "Plano B" por parte do Dunga uma partida que o Brasil jogou meio tempo mal, sem alguns dos principais jogadores, com o principal jogador machucado, com falhas individuais completamente inesperadas e por fim com um jogador a menos durante metade deste tempo ruim. Volto a dizer, o Dunga era um técnico com muitos defeitos, mas esse jogo é um péssimo exemplo.
Luiz Henrique Sousa errou em convocar mal, quando precisou mudar o estilo de jogo não tinha peças para isso. Deixou Neymar, Ganso, Ronaldinho, Adriano e Marcelo de fora por pura birra. Júlio Batista, Kleberson, Gilberto, Grafite, Michel Bastos sem condições de jogar pela seleção. E ainda digo que alguns jogadores tinham vaga na época como Fred, Alexandre Pato, Anderson, Felipe Luis entre outros. Elano por incrível que pareça era o ponto de equilíbrio daquele meio campo, quando ele se machucou e Ramires foi suspenso não tinha outro armador para seleção, tanto que entrou Dani Alves para o meio, se você tiver curiosidade e ver a leitura labial do jogo da eliminação vê que ele percebeu que não tinha quem colocar para mudar o jogo.
@@user-jh3mh8jc6k Sim, você pode questionar a convocação. Porém, as situações incontroláveis que ele foi exposto no segundo tempo daquele jogo são muito mais determinantes para derrota. Não tem como ele prever que um dos melhores goleiros do mundo vai falhar daquele jeito. Não tem como ele saber que um dos seus atletas vai ter um lapso de consciência e ser expulso de maneira boba logo após você tomar o gol da virada. Vou dar um exemplo atual, o Liverpool tinha chances reais de ganhar a Champions em 2018 contra o Real Madrid. Entretanto, a má atuação de seu goleiro foi determinante para derrota, assim como a lesão no primeiro tempo de seu melhor jogador na época (Salah). Não lembro de ninguém colocar a culpar no Klopp pela derrota, pois ficou evidente que existiam fatores mais relevantes. São raros os exemplos no futebol de alto nível em que um time é exposto a uma série de eventos imprevisíveis negativos e se recupera na mesma partida.
Quando precisou do banco pra tentar ganhar não tinha ninguém Essa seleção era indefensável. Vejo hj gente com nostalgia, citando os títulos, recorde nas eliminatórias... Parece piada. Acho q é efeito 7 a 1. Dunga nunca foi técnico, literalmente. Convocou pessimamente. O time não tinha padrão. A jogada era passe longo pro Robinho e vamos ver no q da. Era segura defensivamente? Nem tanto, quase deu vexame na copa das confederações, mas foi bem mesmo, mas a defesa era o mais fácil de convocar ali. Kaká jogou bocado a copa toda. Robinho ao contrário do q dize, saiu devendo sim daquela copa. Elano por mais q tenha feito uma boa copa, não tinha bola pra ser titular do Brasil numa copa. Foi ridículo. Enfim, era uma tragédia anunciada.
Concordo que ele convocou mal, mas aí dizer que Neymar e Ganso mereciam estar lá é forçar a barra, os caras nem tinham 6 meses jogando em alto nível. Aliás, dez anos depois nenhum dos dois disse a que veio com a camisa amarela.
Diego Animes Neymar e Ganso eram jovens, uma aposta na época, mas considerando que Júlio Baptista e Grafite foram convocados eu preferia apostar nos dois, não para serem titulares, mas tinham que ir. Sobre o jogo concordo que foi uma série de eventos que atrapalharam a seleção, mas se tivesse banco e alguém pra mudar o esquema tático poderíamos ter empatado tranquilamente, Kaká quase fez o gol, com uma defesa incrível do goleiro deles. Na minha opinião fez uma boa copa, mas dunga foi vítima das suas próprias escolhas. Da mesma maneira que considero que 2002 foi mal convocado também, mas como ganhou isso pouco importa.
É legal lembrar que o Dunga dirigiu esse time por um longo tempo e tinha um aproveitamento fantástico... acho que foi de longe o trabalho mais sólido já feito com a seleção em muito tempo... em 2002 foi campeão é verdade, mas o Felipão assumiu não fazia muito tempo e nas eliminatórias foi um sufoco só... em termos de projeto, continuidade e resultado, esse time do Dunga foi muito bem... infelizmente pesou também o fato de o Kaká ter chegado meio baleado na copa e o Elano que apesar das limitações estava jogando muito bem na construção de jogadas também se machucou durante a copa
O Brasil não mereceu perder pra Holanda de jeito nenhum. Infelizmente, o Júlio César (melhor goleiro do mundo então) falhou e o Felipe Melo foi Felipe Melo.
Melhor goleiro era o Casillas Em 2008 e 2009 já tinha sido eleito e em 2010 fez uma copa muito melhor e só não ficou tão visado na Europa por que o Real Madrid ainda não era organizado
Não previ que o brasil iria perder, mas eu havia dito no dia "quem ganhasse desse jogo vai pra final", que sina! Desde 2006 eu acerto todas as vezes que o brasil perde na copa, ganhei uns mirréis porque apostei na França em 2006. Quando vi os jogos seguintes da Holanda na copa tive razao do quanto o time esteve perto de conquistar aquela taça. Aquela falha do Júlio eu digo que ele não contava com o choque no Felipe. Porque se olhar bem ele iria tocar na bola e como o Felipe bateu no braço ele não pôde terminar o movimento do soco.
O Brasil jogou muito bem aquele primeiro tempo contra a Holanda. Fomos ao intervalo tranquilos. Eu tinha quase certeza da classificação. Infelizmente como você disse o Brasil não tinha um plano B. Quando algo acontecia fora do esperado, Dunga não sabia o que fazer pra reverter a situação e a Holanda a partir daí engoliu o Brasil que não consegui mostrar reação alguma.
O time do Dunga não jogava bonito, mas a estratégia de contra ataque era muito boa e estava funcionando,diferente da seleção do Tite que na copa nunca funcionou. Pra mim essa geração teve 2 problemas, a perseguição sem motivo por parte da imprensa (principalmente globo), e a "familia" Dunga, que levava jogadores como Julio Batista pra copa por agradecimento, resultou em um banco de reservas ridículo que não serviu de nada
Essa seleção foi uma das melhores organizadas mas faltou um especial nesse banco pelo menos,nem digo pra ser titular,mas um Neymar cabia pelo menos pra banco
Concordo plenamente. Convocações esdrúxulas e ainda deixou de fora Neymar e Ganso que na época surgiam muito bem. Mas o jogo contra Holanda 2010 e Bélgica 2018 eu não condeno a seleção, jogamos bem e perdemos faz parte do futebol...
@@filipesilva688 As chances seriam MULTIPLICADAS se tivesse mais banco! Tivesse Ronaldinho, Neymar, Ganso e qualquer outro atacante matador no lugar do Grafite (ou Adriano ou Fred). Mas mesmo sem esse banco, teria chance de ganhar se passasse da Holanda!
Temos no vídeo duas personalidades importantes do futebol brasileiro: um é conhecido por sua humildade, seriedade, competência, por dar orgulho a nação e possuir conhecimento do futebol a níveis universais e o outro é o Allejo
Eu sou novo, e na época tinha 10 anos e sempre achei essa seleção boa e até melhor do que a de 2014 e 2006, porém não sabia dizer o porquê, você agora me esclareceu tudo.
Para mim, a eliminação ocorreu devido a dois fatores: - a contusão do Elano, que estava jogando muito bem e era o melhor da seleção na copa. - Felipe Melo ser convocado, esse cara era/é/e sempre será muito ruim de bola, só sabe fazer falta e tomar cartão. Era óbvio que ele ia fazer alguma coisa errada. Também discordo de outros nomes convocados, mas não interferiram tanto no resultado.
Se o Dunga tivesse levado o Ronaldinho, Ganso e o Neymar a história poderia ser outra, não tínhamos um banco qualificado,contra a Holanda pesou,sem contar o nosso principal jogador ( Kaká) tava jogando visivelmente no sacrifício, outro erro foi o Felipe Melo ser titular, não vinha de boa temporada na Juventus,tinha esse temperamento explosivo, Ramires seria titular ideal,tava em grande ascensão na Europa, inclusive tinha ido bem na Copa das Confederações,sem contar que demos azar com lesão do Elano,que era peça fundamental no time. Nas Eliminatórias empatou 4 jogos 0x0 ( Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela) explica falta de repertório do Dunga. Ainda teve chocolate que levou da Argentina na Olimpíada,e o vexame histórico pra Venezuela. Mas balanço daquela ERA foi positivo.
pra um cara que NUNCA foi técnico, nem ao menos almejava isso, ganhar o que ganhou e chegar na copa onde chegou, o Dunga fez um trabalho espetacular, o jogo Brasil x Holanda me lembrou (dadas as proporções) o jogo Milan x Liverpoll o lendário milagre de stambul
O maior problema da seleção de 2010 foi os reversas escolhidos pelo Dunga,os titulares até que formavam uma equipe razoável com algumas exceções, porém praticamente não podia contar com nenhum reserva quando fosse preciso, só para lembrar o Dunga tinha que por o Daniel Alves no meio campo por não confiar nos reversas convocados, então não sei porque convocou jogadores como Júlio Batista e Klebersson, resumindo a história ainda bem que não passou nem das quartas de final o Dunga não merecia mais do que isso mesmo
a seleção de 2010 não era tão brilhante mesmo assim tinha grandes jogadores como kaka, robinho e luis fabiano foi a melhor das últimas três copas que o Brasil teve... se comportava como um time bem equilibrado e competitivo e tinha tudo pra chegar a final, porém falhas individuais e a expulsão de felipe melo foram decisivas na eliminação, infelizmente copa é assim em jogos eliminatórios não pode haver erros e foi o que aconteceu...
A safra de jogadores da época não era das melhores e Dunga, um treinador em início de carreira, fez o que se esperava dele, pro bem e pro mal. O grupo havia sido fechado um ano antes, e vários jogadores caíram de rendimento entre 2009 e 2010. Grafite e Josué brilharam no Wolfsburg campeão alemão em 2009, mas não mantiveram a boa fase na temporada seguinte e não justificaram a convocação. Todos os nomes testados por Dunga pra lateral esquerda sofreram problemas pouco antes da convocação e Michel Bastos teve que jogar improvisado na posição (apesar de já ter regularidade no Real Madrid, Marcelo nunca teve a confiança do treinador. A 2ª passagem de Dunga pelo Brasil, entre 2014 e 2016, deixou isso claro). Kaká não conseguiu ter boa sequência no Real Madrid, se lesiona no fim da temporada e joga a Copa no sacrifício. Nomes como Ronaldinho, Neymar e Ganso, que poderiam dar recursos ao time quando a proposta de jogo inicial não funcionasse, como no 2º tempo contra a Holanda, ficaram de fora. Vale lembrar também o fator psicológico daquele time, que era péssimo. Além de fazerem muitas faltas, os jogadores não tinham cabeça pra aguentar a pressão de um jogo grande onde as coisas não dão certo. Contra a Holanda, Felipe Melo explodiu contra o Robben, Robinho ficava enraivecido a cada intervenção do árbitro e Kaká gritava palavrões a cada chance perdida. Levando em conta o trabalho ruim de Dunga - que nunca fez nada que justificasse sua entrada como técnico da seleção -, a qualidade dos jogadores que tínhamos disponível entre 2007-2010 e os contratempos, ter vencido a Copa América, a Copa das Confederações e chegado nas quartas já foi bom demais pra aquele time.
rede globo, como sempre, já tinha feito a caveira dele só pq ele n deixava o luciano hulk gravar o caldeirão na concetração, não deixava o galvão chegar no mei oda concentração e levar algum jogador pra dar entrevista etc.. mas tbm acho que o dunga não faria a renovação tão mal como foi feita. jogaram toda responsabilidade nas costas dos meninos do santos, sao paulo, inter que tava surgindo e não deixou nenhum costas-larga (robinho, kaká, r10) pra segurar a bronca
Não vejo como polêmico, mas como verdadeiro. Se a seleção de 2018 tivesse a mesma pegada que foi nas eliminatórias e com Tite dando uma comida de rabo no Neymar (já que ele não tolerava indisciplina no elenco dele) por conta do teatro dele, era no mínimo pra ter chegado na final.
Unica vez que chorei pela seleção. Era um negócio que tava pensando até recentemente, essa questão do perfil de jogadores que o Dunga tinha, principalmente os meias quase todos de alto nível eram pra jogar em transição, Josué, Ramires, Elano, Kleberson, Hernanes, além dos zagueiros não terem tanto controle de profundidade e jogarem melhor em bloco baixo. Ótimo vídeo Bira!
@@gameplayfreeza6951 Eita bro, continuo discordando de você. Os jogadores não estavam na melhor forma. Ronaldinho tinha sumido da seleção. O time titular da Copa do Mundo tinha Michel Bastos de lateral esquerdo, Felipe Melo de titular absoluto, e um Elano que só sabia bater na bola. O centroavante incontestável foi o Luís Fabiano que é um bom atacante, por falta de opções. O Dunga tentou até o fraco Afonso Alves. Pato viva se machucando. Sinceramente, comparando jogador a jogador, só o Kaká era superior ao Philippe Coutinho, e o Maicon daquela época ao Daniel Alves de hoje. Os jogadores da seleção de hoje são em grande maioria, jogadores importantes em suas equipes, e com reposição. Tem um Douglas Costa no banco, tem um Firmino no banco, só pra citar jogadores de ataque.
A última seleção brasileira competitiva e candidato ao título,, que incutiu respeito em seus rivais! Desde 2011, o Brasil se tornou um time medíocre. A equipe não é apenas uma coleção de talentos.Esses jogadores venceram tudo - a Copa América, as eliminatórias, a Copa das Confederações.Cada um deles havia conquistado seu lugar no time. A equipe estava preparada, motivada, mas pagou um preço alto por um erro!
A Seleção brasileira de 2010, tinha limitação clara começando com o técnico que era muito fraco, aliás nunca foi técnico de futebol, o Dunga é um ex-jogador de futebol e só,nunca foi técnico de futebol, e até hoje nunca treinou um time de futebol.
Foi a seleção em copa que melhor eu vi representar a amarelinha. 2006 pra mim manchou muitos jogadores, seleção de 2010 eu respeito muito. Fiquei muito triste na derrota. Alemanha golear a Argentina aliviou muito kkkk
A seleção de 2010, em termos técnicos e táticos, foi melhor que essa última da copa de 2018... o maior erro do Dunga foi justamente não ter repertório tático e não ter convocado o Ronaldinho Gaúcho, até dava pra se dizer que tinha chance de chegar a final e até mesmo levar o caneco. Já essa seleção de 2018, primeiro pq tinha muito estrelismo, a habilidade individual dos jogadores era mais utilizada que a tática, segundo, pq no segundo jogo (contra a Costa Rica), já deu pra ver que não ia muito longe, principalmente se jogasse com um time que soubesse se defender e contra atacar.
Ele poderia ter levado na epoca, Ronaldinho, Adriano, Neymar e Ganso (não seria absurdo nenhum olhando o contexto de 2010). Poderia até deixar os quatro no banco e fechado os titulares e tudo, mas essa falta de opções que fez o Dunga ser eliminado de uma copa com uma substituição por fazer. Faltou material humano na hora que os desfalques vieram e uma criatividade diferenciada na hora que a coisa ficasse difícil.
@@TheGabvalerio Neymar não tem maturidade pra jogar na seleção ainda hoje. Agora Ronaldinho e Adriano podia ter levado pra ficar no banco e num jogo como o da Holanda ver no que ia dar. Não seria garantia de nada, mas ambos tiveram bons momentos com a seleção no passado, podiam ser úteis.
Sem contar que o Brasil perdeu o Elano na fase de grupos, que vinha sendo o melhor jogador. Ele voltaria na semifinal se o Brasil passasse
Elano marcou um gol por jogo até machucar. Tava voando
O elano era o melhor do Brasil durante a copa.
E o Kaká estava machucado . Problema no púbis. Lembram da treta com o Juca Kfouri? Logo depois da copa , fez operação.
@@Mreneboss1 vdd
Elano era muito importante pra esse time realmente.
Copa de 2010 é a minha preferida. Eu comecei a acompanhar futebol por causa dela. A eliminação do Brasil doeu em mim muito mais do que em 2014 e 2018.
Perder de 1x0 p/à França é papelão já perder de 7x1 p/Alemanha já é uma indústria de celulose! slk! Kkkkkk!
7x1 foi vexatório, mais o 1x0 da França ficou feio tbm, e não e pelo fato de perder e sim pelo fato de ter sido massacrado os 90 minutos, os caras deram 1 chute no gol o jogo todo, Ronaldinho Gaúcho tropeçando na bola, Kaká morto Fenômeno péssimo, sim as duas derrotas foram feias mais o 7x1 foi bem mais feio claro...
@@brunoaraujo8125 1x0 foi muito barato pelo que foi o jogo.
Kkkkkkkkkkkkk
Alisson Clapton Sou comentarista esportivo e meu sonho é um dia trabalhar na TV. Peço a ajuda de vocês para conhecerem meu conteúdo e, se gostar, se increver lá.😬🤙🏻
Indústria universal da celulose
Além disso, todos comentam: o Felipão tinha q ter levado o Alex em 2002, etc... Mas até hoje eu penso que o Alex teve o auge físico entre 2008-10 e NUNCA teve uma chance com o Dunga. Seria uma ótima peça para um plano B, como disse o Bira
Por incrível que possa ser, me pareceu que o melhor desempenho desta seleção na Copa de 2010 foi no primeiro tempo contra a Holanda. Brasil atropelou naquele momento de 45 minutos e com um pouco mais de sorte, poderia ter ido ao vestiário com 2 ou 3 a 0 de vantagem. Num cenário desses, não seria elimimado ali. Passando, pegaria o Uruguai sem Luisito Suárez na semi e seria favorito, pois tinha um time melhor (vide o 4 a 0 em Montevideo nas Eliminatórias). Na final, a Espanha teria mais possibilidades por ser uma equipe de mais qualidade e com um jogo melhor, mas vai saber, né? Primeira final dos caras, logo contra o Pentacampeão, talvez dessem uma tremida na base e o jogo ficasse muito equilibrado. Resumindo: não fosse os gols perdidos e as falhas individuais clamorosas contra a Laranja Mecânica, Dunga, isso mesmo, o técnico DUNGA teria chances razoáveis pra boas de ser Hexa. Futebol.
Imagina cara? Dunga traz o hexa sendo chamado de burro! Hahahahaha ia ser um "cala boca" nacional
Pode parecer loucura, mas o Dunga tem cara de torneio de seleções. Justamente por não ter muito repertório tático. Em seleção não cabe grandes elaborações tática, principalmente de técnicos que pensam jogo a jogo mudando de acordo com o rival. Não concorda? Pois veja a Argentina, sempre com um menu entre os 5 melhores do mundo em bons jogadores e sempre se lascando... a exceção de 2014, quando teve um técnico... simplista e que deu prioridade pra defesa (a Argentina tomou só 1 gol em todo mata mata da copa de 14).
A própria espanha de 2010, com 8 de 10 jogadores de linha do barcelona era simplista, dentro do contexto deles: reproduzia o sistema do melhor time do mundo. Tanto que nao houve mudanças ou reelaborações significativas pro ciclo de 14 e eles tomaram 5 da Holanda e ficaram fora na fase de grupos.
O grande problema é que pra esse tipo de jogo dar certo contra times mais fortes os planetas tem que estar alinhados, o ph da agua o ideal...tudo certinho...Espanha acho que ou a gente ganharia apertado ou entraria na roda e tomava um vareio
Verdade, não entendo porque o Dunga goi crucificado tanto? Os dois gols foi de falhas individuais ok forte abraço
E foi mesmo. Pra ser sincero acho que o Brasil teria boas chances contra a Espanha porque apesar de inferior tecnicamente tinha um estilo de jogo perfeito pra anulá-la, a Espanha era um time de demasiado toque de bola enquanto o Brasil jogava no contra-ataque. Basicamente igual a final de 2013 da Copa das Confederações. Mas o Brasil teria que fazer uma coisa: sair na frente no placar. Fazer um gol com 2 minutos facilitou muito ganhar aquela final. E concordo com o Vinicius que o estilo do Dunga é bem mais adequado pra seleções (tanto que a passagem dele no Inter foi bem fraca), os torneios são de tiro curto e basicamente muito do resultado é se ajustar ao plano de jogo do seu rival. O Roberto Martinez conseguiu virar o jogo contra o Japão nas oitavas e ganhar do Brasil nas quartas colocando os medianos Chadli e Fellaini em campo e mudando a cara da Bélgica. Em futebol de clubes isso nunca aconteceria, quem decidiria seriam jogadores como De Bruyne, Hazard e Lukaku, não implicando que esses 3 não foram decisivos na capanha da Bélgica, você também precisa dos seus craques mas em termos táticos colocar os medianos foi mais importante dentro daquele contexto.
Essa seleção foi a que chegou mais perto do Hexa...
A última seleção que eu realmente senti vontade de torcer.
Lembro no dia que o Brasil foi eliminado em 2010 eu tinha 9 anos tinha ficado triste, mal sabia eu oq estava por vir em 2014 kkkkk
KKKKKK caralho eu tbm
Lembro até hj de comemorar pra caralho o gol do Robinho
Foi a minha primeira copa eu tinha um daqueles negócios que bota na geladeira com a foto de todos os jogadores do Brasil
Seria bom que a bola do Pinilla entrasse kkkkk
Em 2010 eu chorei , chegou 2014 eu comecei a rir , a seleção de 2010 fez o Brasileiro que era possível ganhar mesmo sem ser o melhor
Eu tinha 19, foi a última seleção br digna de se torcer, 2014 e 2018 foi bom pra dar risada
Lembro que assisti todos os jogos do Brasil naquela Copa, tudo o q o Ubira falou bate com a minha memória de uma criança de 8 anos, incrivelmente. Lembro dos jogos puxados contra Coreia do Norte e Portugal, do passeio contra Costa do Marfim e Chile , e lembro tbm de ter chorado desoladamente com a eliminação, eu amava aquela seleção
Mesma coisa cmg hahahaha tinha 10!
@@michelmegid9678 eu tinha 19 e chorei hahahaha
Quando começou a copa eu tinha 10 anos e quando terminou eu tinha 11 anos
Essa foi a minha primeira copa
Foi a primeira vez que eu realmente fiquei puto por causa de um jogo de futebol.
A seleção de 2010 foi a última que eu sentia vontade e dava gosto de assistir. Kaká e Robinho jogando muito e Luís Fabiano assumindo a 9 e sendo o matador que sempre foi nos clubes. Sem contar que tinha Nilmar q sempre foi muito bom e mais algumas opções. 2010 foi triste pois tínhamos a melhor zaga do mundo e um ataque muito consistente. Abraço livro, vc é muito fera!
Essa seleção era tão boa, que o Dunga dispensou Neymar e Ganso (que na época tava voando), e ninguém sentiu falta. Eu acho que foi o último momento de brilhantismo da seleção brasileira, dali pra frente foi ladeira abaixo.
@@wgalletto na copa América 2011 a resposta com fracasso tendo os 2
@@wgallettoSentimos falta sim, no 2° tempo o Dunga olhou parq o banco e não viu nenhuma opção capaz de tentar empatar o jogo contra a Holanda depois da expulsão do Felipe Melo...
O ruim do brasileiro é achar que sair nas quartas de finais é humilhação, futebol é assim, nem sempre é pra ser. Vide 2010 e 2018.
Finalmente uma análise sensata,que esse time de 2010 tinha tudo pra ser campeão.
Como você disse ,quem foi o "culpado" por Dunga na seleção foi o papelão de 2006; em uma eliminação patética que nem tocaram na bola.Desta forma pegaram um personagem que com a seleção tinha RAÇA e DISPOSIÇÃO coisa que não se via em 2006.Ah mas Dunga nunca tinha sido técnico? O fator Klinsmann 2006 ajuda na escolha.
Dunga teve azar de alguns jogadores ficassem desinteressados tais como: Adriano e Ronaldinho,e não vem me dizer que ele não deu chances ,Dunga deu chances sim, principalmente a Ronaldinho. Adriano meteu o modo biruta no Flamengo,Ronaldo tava uma BOLA de gordo
Na convocação foi polêmica ?Foi ! Porém veja ,Ganso não foi o Zidane brasileiro que achávamos que era, e Neymar era muito novo(na copa América ano seguinte provou isso)
Durante a Copa perdemos Elano e ficamos sem Ramires (cartão amarelo) indisponíveis frente a Holanda,mesmo assim o primeiro tempo era pra ter sido uns 4x 0.
Teve gol mal anulado,teve pênalti em cima do Kaká ,mas aí numa falha de Júlio Cesar o time apagou e qdo o jogo tava indo pro buraco ,o F.Melo (confirmando hoje o que Chiellini disse ) deu uma de louco acabando de vez chance de retomar o placar.
Dunga foi perseguido pela Globo, briga com Escobar, a suposta proibição da Fátima Bernardes na concentração da Seleção fizeram Dunga ser odiado.pelos jornalistas.
E seríamos campeões sim,e na boa não via nada de mais naquela Espanha.
Obs: antes que me xinguem ,a Espanha era pra ter sido eliminada pelo Paraguai
Não me recordo o nome do cidadão,mas o maluco perdeu um pênalti e na sequência Espanha ganha com gol do Villa.A seleção que eu temia era a Alemanha,mas justamente a Espanha a eliminou(que foi o melhor jogo deles na copa).
O problema desta seleção não foi nem a falta de vontade ou coisas do tipo pelo contrário raça era o que mais esse time tinha suavam e muito a camisa , mas infelizmente se o Dunga fosse um técnico mais flexível ele poderia ter montado uma seleção mais mesclada com experiência e juventude já pensando até mesmo no trabalho para 2014 dele ou do próximo técnico que assumiria, por exemplo dos jogadores que disputaram as Olimpíadas de 2008 somente 2 jogadores foram para a Copa(Thiago Silva e Ramires) ou seja além dele não ter consigo conquistar aquela Copa na qual se ele tivesse pensado só um pouquinho no selecionado melhor dava para o Brasil levar, ele ainda fez um favor de matar a renovação da seleção brasileira, onde pós essa Copa do Mundo o Brasil no 1° amistoso que faz contra os Estados Unidos já é obrigado a renovar a seleção e vimos o que vimos em 2014 a maioria dos jogadores que foram para aquela Copa principalmente no setor de ataque, muitos estreantes em Copas do Mundo deu no que deu 7x1 contra uma Alemanha que começou a ser montada a partir de 2006 e culminou com esse trabalho em 2014.
A não convocação do Adriano eu até entendo,mas a do Ronaldinho não dá...
Ele estava jogando em um bom nível na Itália,tinha que ter chamado pelo menos pra ser reserva,faltou um cara igual a ele pra desequilibrar.
Fagner Brito perfeita a análise sobre a Espanha, as pessoas falam da Espanha tik taka porém se esquecem que 1 ano antes em 2009 era para eles terem feito a final contra o Brasil na Copa das Confederações e foram eliminados para os EUA, e na Copa do Mundo eles estreiam perdendo para a Suíça e aquela seleção horrível de Portugal que tinha Hugo Almeida de atacante eles vencem de 1x0, realmente a Espanha pós essa Copa engrandeceu muito a história deles , porém na Copa do Mundo a Espanha ainda tinha certas desconfianças tanto que um dos principais nomes do comando de ataque do time que era o F.Torres faz uma péssima Copa, chega a perder a vaga de titular com a Copa em andamento e na final a principal bola do jogo foi nos pés do Robben onde o Casillas com o pé faz aquele milagre.
A Espanha dominante, tik taka futebol para lá de envolvente é a de 2012 a de 2010 chega a Copa com um olhar ainda sobre desconfiança de muitos por ter a fama de ser amarelona.
@@eduardofernando8350 Eu até entendo que o Ronaldinho Gaucho na seleção brasileira ele nunca fez partidas níveis Barcelona porém eu não poderia deixar ele fora sendo titular e jogando bem nesse período antes de começar a Copa no Milan, para levar Júlio Baptista que naquela época era reserva na Roma e Kleberson que era reserva no meu time que era o Flamengo.
@@brunosilva4519 kkkkkkkkkk pode crê,a verdade é que essa copa era pro Adriano, Kaká e Ronaldinho se redimirem,mas infelizmente não conseguiram se manter no auge até 2010.
Esta foi a última seleção brasileira pela qual eu torci.
Desde 2002 o time de 2010 era a seleção que mais teve chances reais de ganhar a copa. Fez um excelente jogo contra a Holanda e perdeu por causa de circunstâncias adversas. Indo para as semis, pegaria o frágil Uruguai e passaria fácil. Na final pegaria a contestada e cambaleante Espanha e o contra ataque do Dunga acho que encaixaria bem contra o tiki taka espanhol.
A chance perdida em 2010 era maior que o desperdício de 2006.
Passou a visão em mano?Brasil em 2010 foi o último time de verdade
PERDEMOS 3 COPAS POR VACILOS.
Frágil Uruguai ? Kkkkkkkk cara eles chegaram na semifinal jogando um futebol acima da média como era fracil
2018 foi o melhor time pós penta foi a única seleção que dominou todos os jogos apesar da derrota pra Bélgica
@@brunoseveriano5307 Pior que eu tenho que concordar com vc , aquela seleção era pra ter chegado pelo menos na final.
quartas de 2010: primeira vez que sofri por futebol. eu amava aquela seleção!
2010 Brasil caiu nas quartas
@@viniciuspassos6973 verdade! acabei me confundindo...
Eu fiquei triste, triste mesmo...
Mais um vídeo muito legal sério, eu gostaria que fizesse um vídeo da seleção de 98
Assino em baixo! 👍
Também assino em baixo!
Desde a seleção de 2002, essa foi a seleção que mais passava tranquilidade. Dominava inteiramente os adversários e era mortal nos contra-ataques. Muito bom trabalho do Dunga e com uma safra quase inteiramente sem "medalhões". Nem a Holanda acreditou que venceu aquele jogo. Primeiro tempo era para ter terminado 3 a 0 fácil.
Eu sempre vejo os torcedores holandeses dizendo que o ponto da virada ocorreu quando o goleiro executou aquela bela defesa do chute do Kaká no cantinho do gol no primeiro tempo, era como se isso tivesse dado confiança à Laranja Mecânica.
Mata mata nao permite erros. Falha grostesca do Julio Cesar afundou a seleção
Em 98 eu nem entendia bem o q acontecia, eu até ri na eliminação de 2006 (tava achando ruim o oba oba), fiquei puto em 2014, fiquei satisfeito em 2018 pq caímos em pé mas em 2010 eu chorei cara! Era pra gente ter sido campeão! Curtia demais aquela seleção! Coisas do futebol.
Esse ano a gente se vinga, embora o Brasil não tenha a melhor seleção do mundo e nem seja favorita ao título, eu sinto que o hexa vem. O Brasil que sempre é eliminado por gol de bola parada, vai se classificar marcando exatamente esse tipo de gol contra as seleções europeias (e geralmente o autor do gol será um zagueiro, T Silva, Marquinhos e Militão marcam muitos gols assim). Vamos eliminar a França nas quartas (eles vão ser o Brasil de 2006) e enfrentar a Inglaterra na final, com Mick Jagger torcendo pros ingleses, o hexa já é realidade.
Cair em pé pra Bélgica e vc ficou satisfeito?🤦♂ E oba oba em cima do time de 2006 é só quem não entendia de futebol na época ou não acompanhou aquele time de perto - um time cheio de jogador velho, bichado, gordo e fora de forma. Foi até longe caindo pra França nas quartas. Aquele time não era nem pra ter classificado pra Copa. Pior seleção brasileira da história, o time de 2006, ao contrário do que o meme das redes sociais sugere.
Satisfeito sim. Futebol é assim amigo.
@@lucasjao91 Se o Brasil caisse de pé pra Colombia você ficaria satisfeito? Bélgica é nível Colombia, e olhe lá.
@@Julio_Cesar_82 depende de cómo se joga, meu caro. Coisa a Bélgica fomos melhores. Um pênalti a nosso favor não foi marcado, o goleiro deles fez um milagre. Renato Augusto jogou demais mas perdeu uma chance de ouro. Fizemos ótima partida.
Quatro anos depois a seleção toma uma surra histórica, todo mundo fala em renovação, em mudança... e a CBF chama o Dunga novamente.
Eu concordo com vc Bira, o Brasil perdeu uma chance ímpar de ser campeão do mundo. A copa de 2010, foi bem ruim no nível técnico e não tinha nenhuma seleção "sobrando" e campo.
Pontuando algumas coisas:
Culpa do Dunga: Notoriamente a convocação final. Levou Kleberson q na época nem titular do flamengo era e não levou nenhum meia ou atacante capaz de mudar o jogo. Tanto q no jogo da Holanda tem um momento q ele olha p Banco, o Brasil já tinha pegado a virada e ele não vê opção do q fazer. Na época se fez um lobby p levar Neymar e Ganso, mas eu acho q ñ iria resolver. E nesse ano, Ganso era mt mais jogador q o Neymar, mas a partir de 2011 mudou. E na lateral esquerda improvisou Michel Bastos q só jogou de lateral na seleção segundo ele próprio. Não quis levar o Marcelo.
Não culpa do Dunga: perder o Elano que era o melhor jogador da seleção por contusão, Kaká jogando no sacrifício pq estava lesionado, mas com 1 perna quase fez um golaço contra a Holanda. E a falta de comprometimento de Adriano e R10 que se tivessem mantido o profissionalismo poderiam ter ido p Copa. Adriano sacaneou não só com o Dunga, mas com o país todo, depois daquele 2009 onde ele foi o principal jogador do país, dando um brasileiro p Fla e R10, fez uma olimpiada de 2008 vergonhosa.
Ele erra na convocação porque fechou o grupo 3 anos antes. O meio tinha Kaká, Elano e CINCO volantes convocados. Tanto é que quem é deslocado ao meio é Daniel Alves. Ele esnoba Marcelo, não deu uma chance sequer ao Hernanes depois das Olimpíadas de 2008 (e na época havia assumido o papel de meia no São Paulo nas mãos do Ricardo Gomes)...
Nao tinha nenhuma seleçao sobrando? Cara, a Alemanha chegou nas semis só goleando e a Espanha fez simplesmente o melhor futebol praticado por um time campeao em uma copa
Musashi 7000 de todas as copas é exagero puro...todos os times do Brasil q ganharam jogaram mais que a Espanha
@@joaovictor20101 Kkkkk Pois vai no Footballia.com e la tem todos os jogos desde a copa de 70 completo. Ai vc pega o jogo da Espanha contra a Alemanha nas semis e compara com qualquer seleçao campeã, ou brasileira campeã e faz a comparaçao. Se vc continuar achando que a Espanha de 2010, que simplesmente dominou todos os jogos, não foi isso tudo vc não sabe é de nada
Essa copa de 2018 foi bem fraca também, dava pra ganhar. Revi esse jogo com a Bélgica, Brasil até que lutou bastante no jogo, mas o Fernandinho entregou novamente o ouro.
Caraca, Ubirao, agora fiquei mais triste ainda pela seleção de 2010 kkkkkkkk pela de 2006 e 2014 eu sinto mais vergonha alheia, mas essa de 2010 era ajeitadinha mesmo
Livro, contra o Coreia do Norte não foi de virada, a Coreia descontou no finalzinho do jogo
@@jpm1800 calma, jovem. Vai tomar um cafezinho. Relaxa!
@@jpm1800 O cara é gramática de futebol kkkk.
@@jpm1800 Ue po eu to vendo você simplesmente vim e dizer que determinada expressão nao existe no futebol mas todo mundo usa
Se não existente, ninguém falaria.
@@jpm1800 , a beleza da língua portuguesa, e de qualquer idioma, é seu dinamismo. É a possibilidade de usarmos figuras de linguagem, sem cair na pieguice do sentido literal a todo momento. Essas expressões são muito bem vindas, vide o "descontou" supracitado.
Tenho só uma dúvida para você, se possível, me dirimir: o que é "genecologista"?
Eu fico mais chateado com a seleção de 2010 do que o 7-1, o Brasil perdeu nos detalhes e se tivesse passado pela Holanda, certamente teria chegado a final
Eu até mesmo acho que o ultmo grande lance do Brasil em copas foi aquele gol do Brasil no começo do jogo
Teria ganho com certeza, e teria as chances MULTIPLICADAS se tivesse mais banco! Tivesse Ronaldinho, Neymar, Ganso e qualquer outro atacante matador no lugar do Grafite (ou Adriano ou Fred). Mas mesmo sem esse banco, teria chance de ganhar.
Sim, aquele gol do Robinho foi muito legal de se ver, foi um dos últimos gols que deu orgulho de ser Brasileiro.
@Pablo Moreira Mano eu acho que não, sabe porque a Espanha mesmo estréia na Copa do Mundo perdendo para a Suíça, vence uma equipe nas oitavas de final de Portugal na qual não fazia uma grande Copa e era para ter sido eliminada na 1° fase se e tem jogo duríssimo contra o Paraguai, a Espanha tik taka que nos exaltamos muito é a Espanha que saí grande porque vence a Copa do Mundo e muito pelo que eles fazem em 2012 aí sim eles dominam na Eurocopa, porém poucas pessoas se lembram que em 2009 eles perdem na semifinal da Copa das Confederações para os EUA , sendo que todos esperavam na época que seria Brasil x Espanha na final, e em 2010 poucas pessoas se lembram que o principal nome no comando de ataque era o F.Torres que faz uma péssima Copa e chega a ser sacado do time titular com a Copa em andamento e o D.Villa praticamente faz os gols que faz com que a Espanha vá avançando nos jogos e na grande final a bola do jogo caiu no pé do Robben onde o Casillas faz aquele milagre com o pé.
A Espanha na Copa do Mundo ela ainda tinha um olhar de desconfiança devido ter a fama de amarelona em Copas e por conta do resultado de um ano anterior na Copa das Confederações.
@Pablo Moreira Espanha jogou um futebol pobre na Copa, tinha a bola como o Barcelona mas era MUITO mais improdutivo no ataque, aquele time não era tão bom quanto parecia...
O Brasil tinha um time enjoado demais, não tomava gol e era mortal no contra ataque, jogar contra a Espanha seria perfeito pro estilo de jogo do Brasil...
Fora o fato que o Brasil nao eh Holanda, um Brasil na final eh outra coisa, era um time 5x campeão contra uma seleção disputando a primeira final...
Holanda cm sempre tremeu na hora decisiva e ficou com outro vice na conta
A Espanha foi o pior campeão que já vi time bosta e ainda ganhou 3 campeonatos seguidos por isso um dos jogos que mais torci vibrei e comemorei da seleção foi a final da copa das confederações de 2013 ali o Brasil matou o futebol chato no mundo por mais que tenha tomado 7 depois aquele time ressuscitou o futebol mundial
Julio Cesar de 2010 era um Monstro!
Na minha opinião eu acho Julio Cesar uns dos melhores goleiros da história da seleção brasileira junto com Gilmar dos Neves
Felix Taffarel
A grande reclamação de parte das pessoas sobre o distanciamento da seleção com os torcedores acredito que tenha muito haver com aquela seleção de 2006, o fracasso começou quando aquele time se tornou celebridade, e não jogadores com objetivo de ser campeão, além de terem caras nitidamente sem vontade de jogar, apenas para baterem metas, como você disse. E sobre 2010, era uma seleção com uma defesa fortíssima mas um ataque que dependia muito da inspiração do Kaká.
O Kaká foi muito bem naquela copa, o detalhe que ele foi bastante sacrificado tanto que na época o Real dava poucas chances e quase estourou um dos joelhos, na volta fez até uma cirurgia.
A falta que o Helano fez no 2o. tempo do jogo foi gigante porque ele controlava e distribuía a bola e sempre estava perto do lance e o time se perdeu porque foi engolido pelo meio de campo na marcação homem a homem.
O time de 2006 foi uma junção de diversos erros. Aí que o Dunga foi lá e resolveu fazer o mais certo; isolar da imprensa e dos torcedores pra evitar aquela putaria que foi na copa anterior. Isso que Felipão e Tite deveriam ter feito na seleção nessas competições importantes.
O lance da falta de identificação é verdade, a falta de nome de peso e mídia era um fato. Mas faltava bola tbm. Essa seleção era um deserto de criatividade. Dunga nunca foi técnico, colocar esse pra bancar o xerife não adiantou nada. A seleção de 2006 mesmo com toda a preguiça teria rendido muito mais se o técnico não fosse o parreira. A de 2010 nada salvaria. Ah quase passou da Holanda... Realmente. Assim copa mesmo uma merda 2006 perdeu por um gol, aos trancos e barrancos podia chegar na final tranquilo, nem Portugal nem Itália eram melhores. Assim como 2014 mesmo mal treinada foi pra semi. 98 chegou na final mesmo uma bagunça. A real é que a seleção não faz uma copa boa de verdade a MUITO tempo. Sempre dependeu ou de talento individual ou da camisa ou de sorte/juiz.
@@marciobarbosa4763 o Kaká que não se cuidou achando que curaria a lesão no púbis que precisava de cirurgia com reza.
Essa lesão mal curada acabou com a carreira dele.
@@wagnerscaglione Verdade, irmão. Se não fosse essa doença no púbis, o Kaká jogaria futebol por mais tempo em alto nível.
Allejo eterno! Se tivesse na Copa de 2010 o hexa era realidade.
@@TheVinix8 quem?
@@TheVinix8 ahhhh, sei quem é, lembro de ver um vídeo sobre ele e o Allejo
Allejo foi inspirado no Bebeto
Era um time bem pragmático, mas desde 2002 foi o time mais arrumado que tivemos. Por incrível que pareça foi o mais próximo do título.
Ubira dois pontos que vc errou.
1 - Kaká foi melhor do mundo em 2007.
2 - o Brasil abriu 2 a 0 contra a CN que descontou no final.
Concordo!
Também errou ao dizer que o Brasil foi beneficiado contra Costa do Marfim, esqueceram da expulsão mais ridícula da historia das copas do mundo do Kaka? Não só prejudicou na partida contra Costa do Mafim como também contra Portugal em que disputamos a primeira posição do grupo.
@@papazama DEve ter esquecido. A Copa de 2010 é bem esquecível.
Nossa, verdade! Até hoje não deu pra entender essa expulsão. Foi que nem aqueles jogos beneficentes de período de férias que o juiz também quer entrar na zueira e expulsa dois, três jogadores do nada
Eu diria que 2018 foi o mais arrumado e o mais próximo de título desde 2002.
A seleção de 2010 ganhou tudo antes da copa, goleou a Argentina 2 ou 3 vezes, tinha muita seriedade e comprometimento. Uma pena o melhor do time (Elano) ter sofrido aquela contusão no segundo jogo que o tirou da Copa. No panorama geral o trabalho do Dunga foi muito bom, com aproveitamento muito alto. Perdemos pra uma seleção ótima que viria a ser a vice campeã.
fora o Kaká que ainda era o craque do time mas jogou a copa inteira com uma lesão
Aquela espanha do toque de bola ia ter dificuldade contra a correria do Brasil em.
Ia ser pegado
De todas as críticas que fizeram ao Dunga como técnico, na segunda passagem não tiro uma vírgula, mas da primeira ele não foi brilhante, mas com certeza foi bem melhor que todos os que vieram depois, o cara ganhou uma Copa América com um time que era praticamente uma seleção B, tanto que poucos foram aproveitados depois. Mas o cara fez inimizade com a imprensa de um jeito que foi a primeira vez que vi a imprensa torcendo contra a seleção. A segunda vez foi no retorno dele (esse sim péssimo).
@@Diegoczs1 Aquele 3×0 na Copa América foi maravilhoso, talvez ainda melhor que a final da edição de 2004, ninguém pensou que venceríamos aquela Argentina sem um elenco de estrelas como R9, Ronaldinho, Kaká, Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo etc. Lembro da imprensa esportiva argentina contando vitória antes da hora, pois bem, nunca se deve menosprezar o adversário, independente de quem seja.
Essa seleção de 2010 chegou muito mais perto de conquistar a copa do que a de 2006, 2014 e 2018... Faltou detalhes, mas o Dunga apesar de ser limitado, acertou muito em coisas que deram certo na época, jamais vai conseguir acertar tanto "sem querer" outra vez
Desde 2002, 2010 foi a Copa que o Brasil teve mais chance de ganhar!
Era um sofrimento assistir essa seleção jogando, era uma seleção sofrível porque tinha um treinador ruim, só que ela acabou se tornando uma seleção aceitável por causa dos times que vieram depois e principalmente por causa do 7x1
Concordo plenamente com a avaliação
O problema do Dunga é igual ao da maioria dos técnicos do Sul. Não possuem um plano B dentro do jogo, não são capazes de modificar o estilo de jogo de um time de acordo com aquilo que vão enfrentar. Olha o Mano Menezes no cruzeiro, ficou lá um tempão e só sabia fazer a mesma coisa, jogar por uma bola ou contra ataque com jogadores mais de idade. O time tinha um dificuldade enorme de propor e criar jogadas. Teve jogo do Cruzeiro que o time não deu um chute. O Dunga é é muito parecido, não sabe propor jogo. A segunda passagem dele pela seleção foi muito estranha. Acho que é a tendência técnicos do Sul serem teimosos.
É o que se chama de "Escola Gaúcha"
Até mesmo técnicos ofensivos gaúchos são teimosos. O Renato mesmo no Grêmio é super teimoso. Ano passado tivemos que aturar o André Balada de titular até queimar o cara de vez por conta do Renato. Os 5x0 do Flamengo aconteceu por uma desorganização e teimosia do treinador, colocando jogadores em má fase técnica como o André que foi escalado no lugar do Tardelli porque o Renato tava de birra com o Tardelli e jogadores fora de posição por conta das lesões de Luan, Jean Pyerre e Léo Gomes, com Maicon armando o time, coisa que ele não sabia fazer pois ele é volante e já tem uma idade avançada e Paulo Miranda de lateral direito, um Zagueiro lento tentando parar o Bruno Henrique. A Teimosia na Escola Gaúcha é normal.
O próprio Tite não abandona nunca o 4-1-4-1 manjadaço já dele.
Problema dele que ele levou panelinha e deixou um monte de jogadores ótimos de fora , pra levar Kleberson eu sou flamenguista e ele na época era banco do Flamengo
@@jonathangoulart1999 sem falar no Paulo Victor né, o cara tava entregando todas desde as quartas da libertadores contra o SEP, mas aí tbm não dava pra fazer muita coisa, o reserva do bendito era outro frangueiro horroroso chamado Julio César, ex fluminense, e 3° goleiro era um jovem da base q já havia sido convocado mas não tinha jogado pelo profissional ainda.
Um vídeo do livro com o Bruno Formiga seria show de bola
Era uma seleção organizada. Poderia até passar pela Holanda, Uruguai, mas dificilmente bateria a Espanha na final, seleção que estava no seu auge. O título ficou em ótimas mãos.
Sim, pelo menos a Holanda não levantou o caneco, o que seria injusto, dado que os holandeses estavam praticando outro esporte nessa final (boxe amador)
O auge da Espanha veio com o auge do Barcelona, ou seja, nas duas temporadas seguintes do futebol europeu.
Essa série sobre as trajetórias da seleção é muito boa.
Pós o penta... essa seleção do Dunga de 2010 foi a que ficou mais perto de garantir o hexa... perdeu no detalhe.
Concordo plenamente...
Aquela Copa ali era do Brasil, tinha um time cascudíssimo e com gana pra ser campeão...
Eu tinha certeza que o Brasil ganharia aquela Copa, foi uma tristeza mto grande quando perdemos...
@@guilhermebahia6050 Sim irmão concordo com vc , perdemos aquela edição por Burrice mesmo.
@@guilhermebahia6050 Sempre perdemos Copas por essas mancadas , se vc parar pra pensar, na copa de 2006 , 2010, 2018 foi tudo por vacilo, sem querer desrespeitar os adversários!
@@usuario-rx1nu nossa, não! Hahahahah 2006 foi vacilo nenhum. Foi pouco futebol mesmo. 2018 também, com os jogadores muuuito mal
@@usuario-rx1nu sim...
Brasil poderia ter mto mais Copas do Mundo se nós fossemos a Alemanha, por exemplo...
Temos 5 Copas mas deveríamos ter mto mais dado o nível de talento que sempre tivemos...
Infelizmente sempre sofremos com problemas de comportamento e jogadores jogando o talento no lixo...
11:06 Uma correção: o técnico do Chile no amistoso de 2007 e na Copa América daquele ano não era o Marcelo Bielsa, mas o Nélson Acosta. Muitos chilenos, inclusive, dizem que aquela goleada sonora nas quartas sacramentou o fim da era fracassada da seleção da _La Roja._
O FUTEBOL MARAVILHOSO DO BRASIL JÁ TINHA FICADO NO PASSADO NESSA COPA.
Foi amargo o desempenho do Brasil nessa Copa de 2010. Meu irmão... eu sei que o canal aborda o basebol também, mas na história do futebol você é um gênio! FALA SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1950, AQUI NO BRASIL!
A seleção de 2010 lembra muito a seleção de 1978. Básica, sem plano b.
Seleção de 78 era boa também, empatou com a Argentina que foi campeã em um confronto muito equilibrado, e só foi eliminada porque era um torneio de pontos corridos e o critério de classificação era por saldo de gols (e isso é até controverso, lembrando que a Argentina goleou o Peru), Brasil terminou em terceiro após derrotar a Itália na disputa pelo bronze.
Desde 2006, corremos atrás do nosso futebol.
Apesar de ser muito contestada por muitos, eu particularmente gostava da Seleção de 2010. O jogo coletivo prevalecia, não havia uma grande estrela de destaque no time, no máximo Kaká.
E era um Kaká fora do auge já devido àquela maldita pubalgia, isso fez ele perder as principais características que o tornaram o melhor do mundo: verticalidade, precisão de passes e gols, velocidade e explosão, mas ainda mantinha a excelente leitura de jogo.
muito lúcido...tanto é verdade o que vc fala...que em 2013 pela copa das confederações o Brasil passou por Uruguai e Espanha com relativa tranquilidade...parabéns pelo vídeo
Após a primeira fase e vendo os cruzamentos até a final tive certeza que o Brasil tinha um caminho fácil até a final pois as seleções mais temidas não cruzariam com o Brasil antes da final. Espanha, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Portugal estavam tudo do outro lado da chave. Tirando a Holanda, as outras seleções do lado do Brasil não eram tradicionais, até mesmo o Uruguai ninguém dava nada por eles e se não fosse a mão do Suarez não teria chegado na semi. Se o Brasil passa da Holanda era certeza que estaria na final.
O grande mérito da Holanda foi não dar o contra ataque para o Brasil no segundo tempo que era a grande arma daquela Seleção do Duga ,teve calma para esperar o momento certo pra aproveitar os erros do Brasil e virar o jogo
A pior parte foi que eu acreditei que ganharia da Holanda. Robinho estava comendo a bola naquele jogo. Não consigo olhar o Felipe Melo sem lembrar daquele jogo.
Acho que o Bira bateu o recorde mundial de falar a palavra papelão em 1 minuto
Papelão é quando vc termina de ver o jogo e fica puto com o time e não com o resultado/eliminação, quem não ficou puto em 2006 viu aquele jogo errado
This
Exatamente. Aquele time parecia uma Ferrari presa na segunda marcha. Irritava sempre. Tomou baile pra França apesar do 1x0
Ronaldo tomou chapéu do Zidane, Ronaldinho tropeçou na bola
Melhor jogo naquela copa foi quando os reservas jogaram, isso já diz muita coisa
Bira boa noite o elenco do Brasil em 2006 foi a melhor que eu vi reunida e concordo plenamente com vc. Fiquei irado pela forma como encarou o mundial do que o 7x1 pois em 2014 o time era o mais fraco que vi em um mundial. Abraços
1x0 pra França foi lucro.
Se não me engano o barthez fez uma defesa no jogo todo que poderia até um cone estar lá que defendia
@@hemo84 Foi um chute do Ronaldo no final do 2° tempo 🤣🤣🤣
frança tbm não teve esse dominio todo diferente do que foi em 98. alias o time frances só fez UM jogo espetacular naquela copa que foi contra a Espanha que vinha voando e era franca favorita pra classificar (há quem comemorou a eliminação dos espanhois na epoca). Ja era dito como o jogo da aposentadoria do Zidane
Lucro? Aquele jogo nem teve lance direito, só o do gol e dois da seleção brasileira, Robinho e Ronaldo. Joguinho ruim, Lances de chapéu do Zidane, Caneta do Ronaldinho. Foi apenas no meio Campo, Jogo travado e feio, se o Brasil empatasse poderia ter vencido nos pênaltis, mas a seleção não teve vontade.
@@fernandaroberta9301 Sim,sim.
Saímos no lucro,se aquele jogo fosse contra Portugal ou até mesmo a Alemanha,o placar poderia ser mais elástico.
Vale lembrar que o Zidane naquela copa literalmente colocou a bola de baixo do braço e disse "deixa que eu resolvo".
Esse ubira só me dá orgulho rpz
Ubira, sobre essa seleção faltou um detalhe no contexto. O "sucesso" do Jurgen Klinsmann como treinador da Alemanha na Copa de 2006 contribuiu tbm para a escolha do Dunga. A Alemanha vinha mto mal no período 2003-2005 e foi mto criticada por escolher um ex-atleta que na época não tinha experiência como treinador e acabou dando certo pois não se esperava que a Alemanha chegasse em 3° naquela Copa. Aqui como sempre os dirigentes e políticos não sabem diferenciar cultura e variáveis, apenas dão ctrl-c e ctrl-v no que se faz na Europa.
E o Klinsmann na Alemanha foi uma coisa de momento, pois nunca mais fez um bom trabalho.
@@Diegoczs1 diferentemente do Brasil, souberam aproveitar o fator casa e tiveram uma sequência no trabalho mesmo com a derrota. Até hoje não sei como o Tite ficou 6 anos no comando da Seleção.
Achei que faltou você falar das opções do Dunga. Dunga olhava pro banco e só tinha volantes, nenhum meia mais criativo, isso foi o que pegou. Poderia ter levado Ronaldinho e levou o Kleberson.
Bira, concordo contigo quando vc disse que esse Brasil de 2010, apesar de ser bem limitado e sofrer com um elenco mal escalado pelo Dunga poderia ter vencido a Copa da África do Sul, se não fosse a eliminação até hj inexplicável para a Holanda, num jogo que nem eles sabem como ganharam.
Das Copas que eu assisti, essa foi disparada a de pior nível técnico, e até hj não entendo quem critica o time do tetra de 1994 ficar se derretendo pela Espanha de 2010, que jogou da mesma forma chocha, e só ganhou pq o nível do torneio foi horrível e por ter um time arrumadinho, mas só isso, e uma das piores seleções holandesas de todos os tempos quase foi campeã do mundo, não fosse os gols perdidos pelo Robben, para ver o nível da coisa em 2010, abraços!
Lembro mto bem dessa seleção, foi a mais bem estruturada pra chegar numa Copa do mundo, lembrando q o auxiliar era o Jorginho, e ele comandava os treinos de campo, formando uma equipe super interessante. Mas eu já na época mesmo achava q tinha alguns problemas q podiam ser resolvidos.
1- achava q o Gilberto Silva não devia ser o 1o volante, já estava em fase final de carreira, era lento pra compor o sistema defensivo, achava q devia ser o Josué o titular, ele vinha mto bem no Wolfsburg, era mais lépido e mais pronto pro esquema do Dunga. E já tinha grandes receios do Felipe Melo comprometer num momento decisivo, ele vinha super mal na Juventus, alguns jogos dele na seleção já estavam num nível mais baixo. Eu defendia o Ramires q voava no Benfica como titular ao lado do Josué. E como opções de banco o Gilberto Silva q era experiente, e o Arouca, q estava voando no Santos do Dorival.
2- realmente faltava um plano B para o Dunga, q poderia ser resolvido com a convocação de alguns jogadores q estavam mto bem na época, como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, PH Ganso, Diego (voando no Werder Bremen mas apenas regular na Juventus e substituto natural do Kaká). Não defendi a convocação do Neymar, pois não o achava pronto, ao contrário do Ganso. E com esses jogadores pensar em algo diferente.
3- a insistência do Dunga em não usar o Marcelo como lateral-esquerdo, q apesar de não ser titular absoluto do Real era o melhor q tínhamos. Ele levou 2 atletas q não estavam jogando de lateral, o Michel Bastos, ponta no Lyon, e o Gilberto, meia no Tottenham.
Lembro que o Brasil vinha jogando bem em 2010. Mas tem outros times bons também, não é só o Brasil
Saudades desses vídeos
Excelente Bira. Esse derrota não me doeu mais que a de 2006 por conta disso. a seleção de 2010 era boa, dava gosto de ver os contra ataques
Lembro da lesão do Elano no jogo contra a Costa do Marfim na fase de grupos. Elano vinha fazendo um bom início de copa.
O Dunga pode ter muitos defeitos, mas tá longe de ser o principal culpado da derrota nesse jogo específico contra a Holanda.
Em primeiro lugar o Brasil jogou desfalcado para esse jogo. Elano e Ramires eram muito importantes (especialmente o primeiro), e estavam fora por lesão e cartão. Além disso, o Kaká, melhor jogador tecnicamente do time, jogou machucado.
Segundo, o Brasil fez um ótimo primeiro tempo, um dos melhores tempos na Copa e da era Dunga. O Brasil poderia ter feito 2x0 no primeiro tempo, ou até mais.
Terceiro, o Brasil toma um gol logo de cara no segundo tempo. Sendo esse gol uma falha clara de um dos jogadores mais incontestáveis daquela seleção (Júlio César), um dos melhores do mundo na posição naquela época inclusive. Depois do segundo gol da Holanda, se passam 5 minutos e o Felipe Melo é expulso.
Ou seja, o Bira crítica a falta de um "Plano B" por parte do Dunga uma partida que o Brasil jogou meio tempo mal, sem alguns dos principais jogadores, com o principal jogador machucado, com falhas individuais completamente inesperadas e por fim com um jogador a menos durante metade deste tempo ruim.
Volto a dizer, o Dunga era um técnico com muitos defeitos, mas esse jogo é um péssimo exemplo.
Luiz Henrique Sousa errou em convocar mal, quando precisou mudar o estilo de jogo não tinha peças para isso. Deixou Neymar, Ganso, Ronaldinho, Adriano e Marcelo de fora por pura birra. Júlio Batista, Kleberson, Gilberto, Grafite, Michel Bastos sem condições de jogar pela seleção. E ainda digo que alguns jogadores tinham vaga na época como Fred, Alexandre Pato, Anderson, Felipe Luis entre outros. Elano por incrível que pareça era o ponto de equilíbrio daquele meio campo, quando ele se machucou e Ramires foi suspenso não tinha outro armador para seleção, tanto que entrou Dani Alves para o meio, se você tiver curiosidade e ver a leitura labial do jogo da eliminação vê que ele percebeu que não tinha quem colocar para mudar o jogo.
@@user-jh3mh8jc6k Sim, você pode questionar a convocação. Porém, as situações incontroláveis que ele foi exposto no segundo tempo daquele jogo são muito mais determinantes para derrota.
Não tem como ele prever que um dos melhores goleiros do mundo vai falhar daquele jeito. Não tem como ele saber que um dos seus atletas vai ter um lapso de consciência e ser expulso de maneira boba logo após você tomar o gol da virada.
Vou dar um exemplo atual, o Liverpool tinha chances reais de ganhar a Champions em 2018 contra o Real Madrid. Entretanto, a má atuação de seu goleiro foi determinante para derrota, assim como a lesão no primeiro tempo de seu melhor jogador na época (Salah). Não lembro de ninguém colocar a culpar no Klopp pela derrota, pois ficou evidente que existiam fatores mais relevantes.
São raros os exemplos no futebol de alto nível em que um time é exposto a uma série de eventos imprevisíveis negativos e se recupera na mesma partida.
Quando precisou do banco pra tentar ganhar não tinha ninguém Essa seleção era indefensável. Vejo hj gente com nostalgia, citando os títulos, recorde nas eliminatórias... Parece piada. Acho q é efeito 7 a 1. Dunga nunca foi técnico, literalmente. Convocou pessimamente. O time não tinha padrão. A jogada era passe longo pro Robinho e vamos ver no q da. Era segura defensivamente? Nem tanto, quase deu vexame na copa das confederações, mas foi bem mesmo, mas a defesa era o mais fácil de convocar ali. Kaká jogou bocado a copa toda. Robinho ao contrário do q dize, saiu devendo sim daquela copa. Elano por mais q tenha feito uma boa copa, não tinha bola pra ser titular do Brasil numa copa. Foi ridículo. Enfim, era uma tragédia anunciada.
Concordo que ele convocou mal, mas aí dizer que Neymar e Ganso mereciam estar lá é forçar a barra, os caras nem tinham 6 meses jogando em alto nível. Aliás, dez anos depois nenhum dos dois disse a que veio com a camisa amarela.
Diego Animes Neymar e Ganso eram jovens, uma aposta na época, mas considerando que Júlio Baptista e Grafite foram convocados eu preferia apostar nos dois, não para serem titulares, mas tinham que ir. Sobre o jogo concordo que foi uma série de eventos que atrapalharam a seleção, mas se tivesse banco e alguém pra mudar o esquema tático poderíamos ter empatado tranquilamente, Kaká quase fez o gol, com uma defesa incrível do goleiro deles. Na minha opinião fez uma boa copa, mas dunga foi vítima das suas próprias escolhas. Da mesma maneira que considero que 2002 foi mal convocado também, mas como ganhou isso pouco importa.
É legal lembrar que o Dunga dirigiu esse time por um longo tempo e tinha um aproveitamento fantástico... acho que foi de longe o trabalho mais sólido já feito com a seleção em muito tempo... em 2002 foi campeão é verdade, mas o Felipão assumiu não fazia muito tempo e nas eliminatórias foi um sufoco só... em termos de projeto, continuidade e resultado, esse time do Dunga foi muito bem... infelizmente pesou também o fato de o Kaká ter chegado meio baleado na copa e o Elano que apesar das limitações estava jogando muito bem na construção de jogadas também se machucou durante a copa
O Brasil não mereceu perder pra Holanda de jeito nenhum.
Infelizmente, o Júlio César (melhor goleiro do mundo então) falhou e o Felipe Melo foi Felipe Melo.
Melhor goleiro era o Casillas
Em 2008 e 2009 já tinha sido eleito e em 2010 fez uma copa muito melhor e só não ficou tão visado na Europa por que o Real Madrid ainda não era organizado
Não previ que o brasil iria perder, mas eu havia dito no dia "quem ganhasse desse jogo vai pra final", que sina! Desde 2006 eu acerto todas as vezes que o brasil perde na copa, ganhei uns mirréis porque apostei na França em 2006.
Quando vi os jogos seguintes da Holanda na copa tive razao do quanto o time esteve perto de conquistar aquela taça.
Aquela falha do Júlio eu digo que ele não contava com o choque no Felipe. Porque se olhar bem ele iria tocar na bola e como o Felipe bateu no braço ele não pôde terminar o movimento do soco.
O Michel Bastos e o Kaká foram mal aproveitados pelo Dunga. Dava uma tristeza ver os caras cumprindo funções, fora de suas características.
O Brasil jogou muito bem aquele primeiro tempo contra a Holanda. Fomos ao intervalo tranquilos. Eu tinha quase certeza da classificação. Infelizmente como você disse o Brasil não tinha um plano B. Quando algo acontecia fora do esperado, Dunga não sabia o que fazer pra reverter a situação e a Holanda a partir daí engoliu o Brasil que não consegui mostrar reação alguma.
O time do Dunga não jogava bonito, mas a estratégia de contra ataque era muito boa e estava funcionando,diferente da seleção do Tite que na copa nunca funcionou.
Pra mim essa geração teve 2 problemas, a perseguição sem motivo por parte da imprensa (principalmente globo), e a "familia" Dunga, que levava jogadores como Julio Batista pra copa por agradecimento, resultou em um banco de reservas ridículo que não serviu de nada
Essa seleção foi uma das melhores organizadas mas faltou um especial nesse banco pelo menos,nem digo pra ser titular,mas um Neymar cabia pelo menos pra banco
Concordo plenamente. Convocações esdrúxulas e ainda deixou de fora Neymar e Ganso que na época surgiam muito bem. Mas o jogo contra Holanda 2010 e Bélgica 2018 eu não condeno a seleção, jogamos bem e perdemos faz parte do futebol...
@@filipesilva688 As chances seriam MULTIPLICADAS se tivesse mais banco! Tivesse Ronaldinho, Neymar, Ganso e qualquer outro atacante matador no lugar do Grafite (ou Adriano ou Fred). Mas mesmo sem esse banco, teria chance de ganhar se passasse da Holanda!
Concordo ! Foram várias convocações completamente inúteis , além da do Julia Baptista foram convocados Kleberson , Grafite e Nilmar ( já em má fase )
Deixando de fora nomes como Neymar , Ganso , Ronaldinho Gaúcho , Pato e Adriano que estavam muito bem na época ...
Essa seleção merecia um reconhecimento melhor foi a última copa Boa que o Brasil fez
Temos no vídeo duas personalidades importantes do futebol brasileiro: um é conhecido por sua humildade, seriedade, competência, por dar orgulho a nação e possuir conhecimento do futebol a níveis universais e o outro é o Allejo
Eu sou novo, e na época tinha 10 anos e sempre achei essa seleção boa e até melhor do que a de 2014 e 2006, porém não sabia dizer o porquê, você agora me esclareceu tudo.
Para mim, a eliminação ocorreu devido a dois fatores:
- a contusão do Elano, que estava jogando muito bem e era o melhor da seleção na copa.
- Felipe Melo ser convocado, esse cara era/é/e sempre será muito ruim de bola, só sabe fazer falta e tomar cartão. Era óbvio que ele ia fazer alguma coisa errada.
Também discordo de outros nomes convocados, mas não interferiram tanto no resultado.
Elano tava voando cara se ficace ate final sei nao em O Hexa viria
@@desativado64 o Elano ajudava muito
Mas o pior é que o energúmeno do Felipe Melo jogava bem, mas não tinha "cabeça". Tanto que foi o autor da assistência do gol do Robinho.
Vídeo perfeito. Foi a melhor seleção pós penta.
Se o Dunga tivesse levado o Ronaldinho, Ganso e o Neymar a história poderia ser outra, não tínhamos um banco qualificado,contra a Holanda pesou,sem contar o nosso principal jogador ( Kaká) tava jogando visivelmente no sacrifício, outro erro foi o Felipe Melo ser titular, não vinha de boa temporada na Juventus,tinha esse temperamento explosivo, Ramires seria titular ideal,tava em grande ascensão na Europa, inclusive tinha ido bem na Copa das Confederações,sem contar que demos azar com lesão do Elano,que era peça fundamental no time.
Nas Eliminatórias empatou 4 jogos 0x0 ( Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela) explica falta de repertório do Dunga. Ainda teve chocolate que levou da Argentina na Olimpíada,e o vexame histórico pra Venezuela. Mas balanço daquela ERA foi positivo.
pra um cara que NUNCA foi técnico, nem ao menos almejava isso, ganhar o que ganhou e chegar na copa onde chegou, o Dunga fez um trabalho espetacular, o jogo Brasil x Holanda me lembrou (dadas as proporções) o jogo Milan x Liverpoll o lendário milagre de stambul
O maior problema da seleção de 2010 foi os reversas escolhidos pelo Dunga,os titulares até que formavam uma equipe razoável com algumas exceções, porém praticamente não podia contar com nenhum reserva quando fosse preciso, só para lembrar o Dunga tinha que por o Daniel Alves no meio campo por não confiar nos reversas convocados, então não sei porque convocou jogadores como Júlio Batista e Klebersson, resumindo a história ainda bem que não passou nem das quartas de final o Dunga não merecia mais do que isso mesmo
Na verdade, o Brasil não virou o jogo contra a Coreia do Norte, ele abriu 2x0 e a Coreia diminuiu. Adoro seus vídeos
a seleção de 2010 não era tão brilhante mesmo assim tinha grandes jogadores como kaka, robinho e luis fabiano foi a melhor das últimas três copas que o Brasil teve... se comportava como um time bem equilibrado e competitivo e tinha tudo pra chegar a final, porém falhas individuais e a expulsão de felipe melo foram decisivas na eliminação, infelizmente copa é assim em jogos eliminatórios não pode haver erros e foi o que aconteceu...
Como diria Romulo Mendonça, esse Ubiratan leal é uma enciclopédia
Buriram United - Melhor time da Tailândia.
😲 cê é o bixão mesmo, ein? 😲
O conhecimento e explicações do Bira são ótimas,muito bom rever esras copas.
A safra de jogadores da época não era das melhores e Dunga, um treinador em início de carreira, fez o que se esperava dele, pro bem e pro mal.
O grupo havia sido fechado um ano antes, e vários jogadores caíram de rendimento entre 2009 e 2010. Grafite e Josué brilharam no Wolfsburg campeão alemão em 2009, mas não mantiveram a boa fase na temporada seguinte e não justificaram a convocação.
Todos os nomes testados por Dunga pra lateral esquerda sofreram problemas pouco antes da convocação e Michel Bastos teve que jogar improvisado na posição (apesar de já ter regularidade no Real Madrid, Marcelo nunca teve a confiança do treinador. A 2ª passagem de Dunga pelo Brasil, entre 2014 e 2016, deixou isso claro).
Kaká não conseguiu ter boa sequência no Real Madrid, se lesiona no fim da temporada e joga a Copa no sacrifício.
Nomes como Ronaldinho, Neymar e Ganso, que poderiam dar recursos ao time quando a proposta de jogo inicial não funcionasse, como no 2º tempo contra a Holanda, ficaram de fora.
Vale lembrar também o fator psicológico daquele time, que era péssimo. Além de fazerem muitas faltas, os jogadores não tinham cabeça pra aguentar a pressão de um jogo grande onde as coisas não dão certo. Contra a Holanda, Felipe Melo explodiu contra o Robben, Robinho ficava enraivecido a cada intervenção do árbitro e Kaká gritava palavrões a cada chance perdida.
Levando em conta o trabalho ruim de Dunga - que nunca fez nada que justificasse sua entrada como técnico da seleção -, a qualidade dos jogadores que tínhamos disponível entre 2007-2010 e os contratempos, ter vencido a Copa América, a Copa das Confederações e chegado nas quartas já foi bom demais pra aquele time.
Pouca gente fala dessa seleção,q é a que eu mais gosto,ótimo vídeo!
Dunga devia ter continuado até 2014
rede globo, como sempre, já tinha feito a caveira dele só pq ele n deixava o luciano hulk gravar o caldeirão na concetração, não deixava o galvão chegar no mei oda concentração e levar algum jogador pra dar entrevista etc..
mas tbm acho que o dunga não faria a renovação tão mal como foi feita. jogaram toda responsabilidade nas costas dos meninos do santos, sao paulo, inter que tava surgindo e não deixou nenhum costas-larga (robinho, kaká, r10) pra segurar a bronca
Brasil e Holanda o jogo que mais sofri como torcedor
E Bira arrasou nos comentários, concordo com tudo.
Vou fazer um comentário polêmico: de 2002 para cá a unica seleção que foi meramente competitivo em copas foi a de 2010!
Não vejo como polêmico, mas como verdadeiro. Se a seleção de 2018 tivesse a mesma pegada que foi nas eliminatórias e com Tite dando uma comida de rabo no Neymar (já que ele não tolerava indisciplina no elenco dele) por conta do teatro dele, era no mínimo pra ter chegado na final.
Não é um comentário polêmico.
Não é nada polêmico. Até porque 2014 e 2006 foram duas vergonhas...
Concordo com vc
Eu sempre achei a seleção de 2010 a melhor desde o penta. Nunca entendi porque ela não é tão comentada.
ubira com camisa do maior jogador da historia
Não foi falha do Júlio César. Ele saiu pra socar a bola e o Felipe Melo esbarrou nele e tirou o Júlio da trajetória da bola.
Unica vez que chorei pela seleção. Era um negócio que tava pensando até recentemente, essa questão do perfil de jogadores que o Dunga tinha, principalmente os meias quase todos de alto nível eram pra jogar em transição, Josué, Ramires, Elano, Kleberson, Hernanes, além dos zagueiros não terem tanto controle de profundidade e jogarem melhor em bloco baixo. Ótimo vídeo Bira!
2010 era infinitamente melhor que a de hoje.
Quando o Brasil perde amistoso contra o Peru é porque a fase tá braba.
ce ta maluco, 2010 foi a seleção dos jogadores mais limitados que já vi, retranqueira e de resultados
@@UBEnforces Digo em questão das opções para convocação era muito melhor em 2010. A culpa foi do grande técnico que tinha na época.
@@gameplayfreeza6951 Eita bro, continuo discordando de você. Os jogadores não estavam na melhor forma. Ronaldinho tinha sumido da seleção.
O time titular da Copa do Mundo tinha Michel Bastos de lateral esquerdo, Felipe Melo de titular absoluto, e um Elano que só sabia bater na bola.
O centroavante incontestável foi o Luís Fabiano que é um bom atacante, por falta de opções. O Dunga tentou até o fraco Afonso Alves. Pato viva se machucando.
Sinceramente, comparando jogador a jogador, só o Kaká era superior ao Philippe Coutinho, e o Maicon daquela época ao Daniel Alves de hoje.
Os jogadores da seleção de hoje são em grande maioria, jogadores importantes em suas equipes, e com reposição.
Tem um Douglas Costa no banco, tem um Firmino no banco, só pra citar jogadores de ataque.
Tenho essa mesma sensação
Foi a última copa que eu acreditei de verdade na seleção. Tanto que eu chorei quando perdemos para a Holanda
Depois de 2002 , foi a última seleção a perder dignamente.
A de 2018 também... O primeiro tempo foi péssimo, mas o Brasil merecia pelo menos o empate.
A última seleção brasileira competitiva e candidato ao título,, que incutiu respeito em seus rivais!
Desde 2011, o Brasil se tornou um time medíocre.
A equipe não é apenas uma coleção de talentos.Esses jogadores venceram tudo - a Copa América, as eliminatórias, a Copa das Confederações.Cada um deles havia conquistado seu lugar no time.
A equipe estava preparada, motivada, mas pagou um preço alto por um erro!
A Seleção brasileira de 2010, tinha limitação clara começando com o técnico que era muito fraco, aliás nunca foi técnico de futebol, o Dunga é um ex-jogador de futebol e só,nunca foi técnico de futebol, e até hoje nunca treinou um time de futebol.
Bira... na moral, toda vez q vejo vc da vonta de te dar um abraço! Qdo vc fala: "e aí, tudo bem!"... vontade de ser seu amigo!!!
Errata: Kaká foi melhor do mundo em 2007.
Foi a seleção em copa que melhor eu vi representar a amarelinha. 2006 pra mim manchou muitos jogadores, seleção de 2010 eu respeito muito. Fiquei muito triste na derrota. Alemanha golear a Argentina aliviou muito kkkk
Bira putaço com a seleção de 2006 kkkkkkkkkk
Concordo plenamente com seus comentários. Foi isso mesmo.
A seleção de 2010, em termos técnicos e táticos, foi melhor que essa última da copa de 2018... o maior erro do Dunga foi justamente não ter repertório tático e não ter convocado o Ronaldinho Gaúcho, até dava pra se dizer que tinha chance de chegar a final e até mesmo levar o caneco. Já essa seleção de 2018, primeiro pq tinha muito estrelismo, a habilidade individual dos jogadores era mais utilizada que a tática, segundo, pq no segundo jogo (contra a Costa Rica), já deu pra ver que não ia muito longe, principalmente se jogasse com um time que soubesse se defender e contra atacar.
Ele poderia ter levado na epoca, Ronaldinho, Adriano, Neymar e Ganso (não seria absurdo nenhum olhando o contexto de 2010). Poderia até deixar os quatro no banco e fechado os titulares e tudo, mas essa falta de opções que fez o Dunga ser eliminado de uma copa com uma substituição por fazer. Faltou material humano na hora que os desfalques vieram e uma criatividade diferenciada na hora que a coisa ficasse difícil.
@@edgardmoncorvo sim, mas o Neymar não tinha maturidade na época e nem porte pra jogar uma copa... Se fosse chamado seria como reserva
@@TheGabvalerio Neymar não tem maturidade pra jogar na seleção ainda hoje. Agora Ronaldinho e Adriano podia ter levado pra ficar no banco e num jogo como o da Holanda ver no que ia dar. Não seria garantia de nada, mas ambos tiveram bons momentos com a seleção no passado, podiam ser úteis.
A cena que fica de 2010 é dunga ao final do jogo. Se vira de costas para seus jogadores e vai ao túnel
gesticulando e dizendo palavras interessantes.