Duas coisinhas, pessoal: 1) Esqueci de mencionar, mas um motivo para os jogadores terem ficado tão pistola com a questão da premiação é que todo mundo estava faturando por fora com patrocínios pessoais. O técnico Sebastião Lazaroni, por exemplo, fez um anúncio para a Fiat (ua-cam.com/video/NLSCUUZrfjc/v-deo.html) e já estava acertado para comandar a Fiorentina após a Copa. 2) Acabei errando o corte no final do vídeo e tirei aqueles avisos basicões de sempre: se inscreva no canal, clica no sininho, comenta aqui o que vocês quiserem (mas sem ofender o amiguinho).
A seleção de 1974 foi ruim tecnicamente, apostando em lances violentos, a tal ponto de Cruyff dizer que esperava que uruguaios e argentinos fossem violentos, nunca os brasileiros. Já 1978 foi a melhor seleção. Não ganhou porque foi violentamente roubada.
Claro, com Eurico na CBF foi criada a Copa do Brasil e a seleção voltou a ser campeã depois de 19 anos. Ricardo Teixeira não sabia nada, mas Eurico conhecia de futebol.
Longe de mim defender o Ricardo Teixeira, mas com ele na CBF o Brasil chegou a 3 finais seguidas de copa do mundo e ganhou 2. Amador ele não era, corrupto com certeza.
Corruptos sim, mas amadores e incompetentes é o que não eram. Olha o tanto que perpeturam no poder e nos bastidores e o quanto tornaram rentáveis tanto seleção quanto clubes
Mas o q importa é a ótima campanha, pois foi quarto colocado. Então a seleção 2014 foi uma geração vitoriosa, pois conseguiu o bom quarto lugar na copa e o título da copa das confederações.
2014 taticamente era boa. Foi muito ruim o psicológico do time, que faz diferença sim. Felipão é um técnico das antigas, muito menos tático, porém é boleiro e com times de estrelas cumpre seu papel. O time é que mentalmente era uma bosta.
@@Danilo-vi1ts Tá de sacanagem, cara. Brasil só ficou em quarto pq pegou adversários fracos. Era melhor ter perdido pro Chile nos pênaltis do que passar pelo MAIOR DESASTRE DO ESPORTE DE TODOS OS TEMPOS!
Incrível!! Uma seleção jogando com patrocínio! O jogo Brasil x Chile está na íntegra em um canal com narração chilena. O Chile tinha um jovem de 20 anos chamado Ivan Zamorano.
Nessa copa o Brasil estava recheado de craques, dava para fazer 2 seleções de primeira linha, mais uma copa jogada fora. Tinha Bebeto, Careca, Muller, Branco, Dunga, Jorginho, Mozer, Mauro Galvão, Tafarel, Ricardo Gomes, Ricardo Rocha, Alemão, Valdo, Geovani, Aldair, Mazinho, Tita, Romário (machucado). Perdeu justamente quando fez o seu melhor jogo, contra a Argentina, era para ter goleado a Argentina e acabou perdendo por 1 x 0.
@@JeftePinheiroJr,faltou treinador e as perdas de Bebeto e Romário também pesaram.Muller e Careca não supriam esses dois na mesma altura. Se tivesse o desempenho da Copa América 89 brigaria pelo título.
Os esquema era pra 3-4-3 dava pra fazer. Taffarel Ricardo Gomes Ricardo Rocha Mauro Galvão Jorginho Dunga Valdo Branco Muller Careca Renato Gaúcho Bebeto e Romário no 2° tempo
Fiquei com a impressão que o Bira percebeu que o vídeo tava ficando longo, e meio que apressou a história no final. A maneira que você conta a história prende a atenção, então, se foi o caso, não precisa se preocupar. Mas, se preferir, numa próxima vez, pode dividir o vídeo em duas partes, pra que a história abranja todos os detalhes.
Concordo!!! Queria ouvir em relação aos jogos do Brasil na Copa mesmo. O pré-Copa foi perfeito, mas talvez os jogos da Copa em si ficaram muito resumido.
Otima ideia. Como escrevi no comentario, dos videos da seleçao este é de longe o melhor, muito por conta da contextualizaçao completa do periodo abordando eliminatorias, copa america, olimpiadas, e brasileirao. Muito bom mesmo
esse vídeo é ótimo pois o Ubira conta tudo de forma maravilhosa e com detalhes únicos. foi demais ver ele lembrar desses jogadores. parabéns por esse vídeo.
Boa noite. A pior seleção brasileira de todos os tempos foi aquela que tomou duas goleadas dentro de casa. Uma delas, vergonhosa. A de 90 fez, apenas, uma copa ruim.
Revi os jogos da Copa de 90 há pouco tempo. Sobre o Alemão não ter feito falta no Maradona, tem um pequeno detalhe. Alguns minutos antes deste lance, o Alemão tinha feito uma falta justamente no Maradona em que ele sentiu (ou fingiu) muito. As vezes o Alemão ficou com medo de pegar ele de novo.
Parabéns pelo canal! Conteúdo de muita qualidade! A única coisa que eu discordo é em dizer que essa foi a pior Seleção dos últimos tempos. A de 2014 já bateu essa ultimamente.
O Brasil de 1990 repetiu o mesmo erro da seleção de 1986, que perdeu um caminhão de gols contra a França. O Brasil jogou muito mais que a Argentina, criou muito mais chances reais de gol, mas foi incompetente nas finalizações. É aquele velho ditado: Quem não faz, leva. Falta de sorte combinada com incompetência.
Mas em 1986 foi um jogo lá e cá. Pois a França também perdeu um caminhão de gols, mas o final, porém infelizmente todo mundo ja sabe. E contra Bélgica em 2018 nas quartas-de-finais também o Brasil perdeu um caminhão de gols, principalmente, no segundo tempo.
@@GabrielLima-28 concordo. O Brasil ainda teve um pouco mais de oportunidades de gol que a França, fora as 2 bolas na trave e o pênalti perdido no tempo normal.
Me fez lembrar dos jogos que assisti na copa América de 89, o João Paulo é mais um injustiçado na seleção. Jogava muito, fez um gol em em amistoso que se fosse o Maradona teria sido eternizado.
Me lembro do João Paulo, ponta driblador, extremamente habilidoso, e ainda marcava seus golzinhos, era um craque, mas não teve chances na seleção, também naquela época tinha 3 craques para cada posição.
A pior seleção brasileira em copas do mundo foi a de 2014. Não fez uma única partida boa em toda competição. Já em 90, o Brasil caiu para atual campeã do mundo em um jogo que foi muito superior.
Para falar a verdade a Argentina de 86 a 90 foi um dos únicos casos em que a seleção vai longe mesmo jogando mal foi o próprio ubira que falou,muita gente fala que a Argentina só ganhou da Inglaterra por causa do Maradona mais não foi só nesse jogo o Maradona era como se foce um cheerleader da equipe ele não só era o craque como também era o capitão que mesmo quando estava perdendo falava que ia vencer e vencia tanto e quem em 90 a Argentina só venceu da iuguslavia e a Itália em casa nos pênaltis sendo os dois jogos a 2 seleções jogando muito melhor que a Argentina e algo que reforça minha teoria e que a Argentina em 1994 estava jogando muito muito mesmo mais aí quando o Maradona foi pego no dopping a seleção piorou muito e foi eliminada nas oitavas como eu imagino que teria acontecido se o Maradona não existisse.
@@viniciusmatheus3107 Sim tudo que você relatou eu concordo! A melhor seleção que o Maradona jogou foi aquela de 94 , onde ele faz aquele golaço contra a Nigéria e joga muito a 1° fase da Copa do Mundo, mas ao ser pego no doping meio que o time definha com a ausência dele.
Foi toda aberta contra a alemanha, tomou surra, tava claro que era para jogar no 4-4-2 com 3 volantes e o meia armador, tinha que tirar hulk e liberar fred, com essa escalaçao o brasil poderia perder, mas nao com essa humilhaçao
@@samuelfernandes1865 Ah sim! Eu tava vendo um vídeo bom sobre isso, mas eu acho que seria interessante (além disso que vc bem disse) um histórico desde a copa das confederações, de como muita gente se iludiu e também os resultados fracos nos amistosos, além do ambiente estilo 2006 na concentração.
Ubira leal é um dos melhores analistas de futebol da nova geração,e faz seu trabalho com muito respeito,especialmente em relação a tradição dos grandes clubes.
Gosto demais de suas análises, é muito rica e contextualizada. Existe toda uma retrospectiva do que se chegou até a Copa de 1990. E aquela camisa 7 do Allejo, saudades do Super Nintendo,da infância, do Superstar Soccer...da Copa de 94... Merece mais de 1000 likes, pena que só posso dar 1...
@@paulohocardoso Pelo número é o Bebeto, mas as habilidades são do Romário. Na versão traduzida que a Konami liberou depois de 20 anos, é de fato o Bebeto.
Acho que a montagem da seleção a mais fraca foi a de 2010, mas 2014 é páreo duro, mas ainda fico com a de 2010.kk Michel Bastos e Gilberto laterais esquerdos que já não jogavam mais na lateral na época, Josué, Kleberson reserva no Flamengo , Grafite no lugar de Adriano ou Neymar. Aí vamos para 2014 Dante que conhecia os alemães.kkk Luiz Gustavo, Bernard alegria nas pernas, Jô é páreo duro.kkk
A Seleção Olimpica de 1988, medalha de prata, foi a melhor de todas! Muito melhor do que a que ganhou o ouro em 2016. Foi uma campanha muito boa. Taffarel, Bebeto, Neto, Aloísio, Geovane, João Paulo, Romário, etc. Timaço!
Ubira vc falou que na olimpíada de 1988 em Seul, só podia disputar quem não tenha ido a uma copa do mundo. Só que Valdo disputou a copa de 1986 e estava tb na olimpíada de 1988, me explique isso?
livro fala sobre a seleção de 1950, vc sabe mt de futebol brasileiro, acho que seria interessante falar deles. Ou até de uma Hungria de 54 ou outra grande seleção.
Parabéns. Impressionante a quantidade de detalhes com que vc relata os acontecimentos da época. Ou vc tem a minha idade e portanto, era no mínimo jovem nos anos 80 ou então, faz uma pesquisa muito precisa, com excelentes fontes. Parabéns. Vc é um verdadeiro fenômeno. E explica muito bem. Virei seguidor. Só não concordo com relação à Argentina na Copa de 90, que era puro talento e heroísmo jogando sem 7 titulares na final e ainda tendo 2 jogadores expulsos contra a Alemanha completa e juiz inventando um pênalti que mesmo assim, o Goicochea quase pegou.
@@joaopedrolobo2960 O Brasil sempre teve grandes jogadores que praticamente não conseguiram brilhar na seleção, devido a quantidade de craques, posso citar de improviso, ADEMIR DA GUIA, O DIVINO, DO PALMEIRAS, ZÉ CARLOS, MEIA DO CRUZEIRO, ZENON DO GUARANI E DO CORINTHIANS, ALEX DO PALMEIRAS, DO CRUZEIRO, ADILIO E ANDRADE, AMBOS DO FLAMENGO, O BRASIL PRODUZIA CRAQUES COMO PADARIA FAZ PÃO, NÃO ERA ESSA POBREZA DE HOJE, ONDE O CARA CHEGA NA SELEÇÃO E VOCE NEM SABE QUEM É.
Entre 1989 e 1990, quando Lazaroni assumiu e Eurico Miranda foi o homem forte da CBF, entre amistosos, eliminatórias e Copa do Mundo, quase todos os jogadores do Vasco na época foram convocados. Até Zé do Carmo e Vivinho jogaram na seleção. Era uma seleção excessivamente carioca, e entre os cariocas, excessivamente vascaína.
Ubira leal, parabéns pelo trabalho, você conta com muitos detalhes essas histórias, algo que nem sempre é possível fazer em outros lugares, como na TV por exemplo. Fala sobre a copa de 1966, o Brasil fez uma campanha pífia, mesmo com Pelé em campo. É uma história bem interessante sobre a seleção brasileira.
Tinha uma versão da rádio Transamérica de O PULSO dos Titãs chamado de TÔ PUTO em que as doenças citadas por Arnaldo Antunes foi trocada pelo nome dos jogadores. Deu um rolo danado e os Titãs pediram pra tirar a versão da rádio.
Gostei do seu vídeo até o momento em que você menciona a convocação de Neto para a seleção! Esse cara faz uma auto promoção e alguns acompanham as sandices que ele diz. Neto era um jogador que batia falta bem. E só! Nunca me encheu os olhos para jogar na seleção.
@@mcsathd o maior vexame da história dos esportes coletivos de todos os tempos e vc acha pouco? Nono lugar de 90 foi beeeeeeem mais digno. Foi eliminada jogando melhor que a futura vice-campeã. 2014 precisa ser desprezada, assim como 1966 é desprezada pela bagunça.
@@mcsathd e antes disso o Brasil ja estava capengando. Passou na sorte do Chile, e ainda rolou um apito amigo no jogo contra a Colômbia, Brasil na copa inteira foi ruim, não só no 7 a 1. 7 a 1 foi apenas o encerramento de uma copa ruim do Brasil
Andei pensando nisso ultimamente. Se a Colombia nos vencesse num jogo apertado nas quartas, seria uma saida bem mais digna do q o vexame frente a Alemanha e, pra esfregar na cara, perdendo 3x0 pra Holanda no 3o lugar
Pode trazer mais seleção monstro vc é fera🙌 traz a de 50 e todo o contexto daquela época vi um mini documentário antigo da FIFA e muita gnt trata como a maior vitória da história das copas aquela final, e q o Brasil parou literalmente além do próprio governo do Brasil e os uruguaios tem aquela data com um orgulho absurdo, por tudo isso e por ter 200 mil pessoas, por o Brasil só ter goleado Tmj Bira sou fã
Eu lembro bem da participação do Brasil em 90. Foi uma verdadeira zona. Algumas pessoas falam mal da seleção de 2014, mas a de 90 foi a imagem de uma verdadeira desorganização.
Bira, parabéns pelo vídeo, adoro seus comentários, mas com todo respeito devo discordar. O Brasil de 90 nao era ruim não. Deu azar de pegar uma Argentina nas oitavas e perder, no nosso melhor jogo. O Maradona teve apenas um lance e decidiu. Coisas do futebol. A selecao de 90 nao envergonhou ninguém. Nao perdeu de 7 a 1. A selecao de 2014 sim foi a pior de toda nossa história. Saudações.
Parabens pelo video! Desta vez vc contextualizou legal! Abordou todo o periodo pos copa 86, olimpiadas e campenoatos brasileiros! Show!!! Agora que venha a copa de 78. Onde fomos OS CAMPEOES MORAIS!!!!
Tadinho do Charles. Jogava pra caralho, se esforçava, fazia gols e no fim do jogo, sempre com cãibras. Nessa época, a medicina esportiva no Brasil estava começando.
Eu não era nem nascido em 1990, mas a impressão que dá é de uma seleção bem mal treinada. Não pela ideia do 3-5-2, que é um ótimo esquema, mas na seleção você monta o esquema a partir dos jogadores que vc tem. Tafarrel, Jorginho, Branco, Dunga, alemão, Bebeto, Mueller e careca poderiam ser uma base forte pra um 4-3-3. Aliás disso, elenco raxado tbm é culpa do treinador. Enfim, essa copa nossa seleção poderia ser bem mais forte do que foi, não surpreende o desempenho ruim
@Lucio Moura revi a escalação aqui, o time poderia ser: Tafarrel Jorginho Ricardo Gomes(Aldair) Mauro Galvão Branco Dunga Alemão Válber (Silas) Bebeto Mueller Careca (Romário) E ainda teríamos o Renato gaúcho, Ricardo Rocha e Mazinho no banco. Daria pra fazer um time bem melhor
@@chelos5 ele vinha jogando bem desde 87, tanto que fez parte do escrete olímpico em 88. mas é completamente desmesurado dizer que o time da cbf venceria se ele estivesse
Ano passado, conheci o Lazaroni pessoalmente, num Encontro de Treinadores na FERJ (Federação de Futebol daqui do Rio de Janeiro). Não sou Treinador, mas fui como convidado.
Nao conhecia esse canal....Gostei muito da maneira como voce conta a historia com muita riqueza de informacao e analises bastante isentas....Parabens pelo canal
Havia um racha na equipe, com algumas "panelas" e jogadores q ficaram isolados, como o Renato Gaúcho. O "grande líbero" do time era o Mauro Galvão, do Botafogo.
Essa seleção era melhor que a de 94, tinha uma zaga melhor, a melhor de todos os tempos do Brasil com 3 monstros no auge, Joginho, Branco e Dunga tavam voando nos seus auges fisicos, Valdo e Alemão tbm e no ataque o Grande Careca e o craque Muller tbm ainda no auge. Quem fez tudo errado foi a Argentina, que perdeu pra Camarões e passou em segundo. Em um duelo de gigantes tudo pode acontecer, inclusive o Brasil jogar 10 vezes mais, meter quatro bolas na trave e a Argentina não fazer literalmente nada o jogo todo e em uma jogada de gênio o Maradona capitalizar em cima de todo o desperdicio do Brasil. O que importa na copa é o desempenho nos jogos grandes e ess seleção mostrou que ia fazer muito bonito, ela trituou, passou o caminhão o jogo todo na Argentina, vice campeã, e em um desses episodios que de injustiça não tão incomuns no futebol o Brasil foi punido.
Ash Dahora : Alemão foi péssimo para qualquer seleção. O Neto nunca teve noção de coletivo. Nisso era ruim e egoista. Pegava bem na bola. Mas, nunca foi inteligente. É só bravo! A seleção de 94 foi uma das melhores. A de 82 não ganhou e não ganharia nada. Totalmente desequilibrada. A melhor seleção do Brasil e de todo o mundo, de todos os tempos foi a de 70.
O Brasil perdeu encima do Alemão. Era todo duro sem flexibilidade. Mas, batia bem na bola ( só ). Todos esperavam do Valdo --que era um peito de aço-- mas foi um fracasso na copa.Ele tem um defeito físico: não tem o músculo peitoral de um lado.
@@edsondebarros1700 Futebol não ciência exata. A seleçãp de 82 jogou o melhor futebol que da para se jogar, perdeu em um detalhe, a Italia tava com sorte com exceção do primeiro gol os outros dois foram sorte, o Brasil de 82 dava aula. Sabe a vida é feita de sorte, 94 foi uma frande seleção, mas se o Leonardo nao quebra a cara do americano e o reserva Branco entra, o Brasil tinha grande chance de ser eliminado pela holanda, porque naquele momento do jogo o Brasil tava acabado mentalmente, tinha aberto 2 a 0, a holanda empatou com certa facilidade no segundo tempo e o Brasil tava fraco naquele momento do jogo e a Holanda tinha dominado e o Branco simulou uma falta e bateu com perfeiçao. Ou seja nada é exato, tem milhões de historiasde de injustiça no futebol, essa Argentina de 90 pegou pressao o jogo todo, 4 bolas na trave e em uma jogada se classificou, e eliminou umas das melhores geraçoes Italianas jogando em casa e também eliminou na sorte, amarrando o jogo e levando para os penaltis. Enfim futebol tem muitos casos dessas injustiças. Mas essas derrotas nao podem tirar o brilho desses times. Vi poucos times jogarem tao bem uma oitava contra uma seleçao grande como esse Brasil de 90, se impôs do inicio ao fim, jogou muita bola.
Não concordo: o Falcão abria precariamente o meio. Além de não ter noção de deter o adversário, não sabia marcar, roubar a bola. Náo usou à direita, que era um corredor, não fez tabela com o Eder. Queria, queria mesmo, entrar pelo meio-- afunilando e telegrafando a jogada --justamente com a experiente defesa italiana, que não abria buracos, não ! As 3 bolas foram nas costas dele. Digo: foram 4 gols legítimos. Ele que orientou o Telê sobre a Itália. Só -- e somente só -- que a Itália o conhecia muito. Não foi sorte, não!
Eu preferiria mil vezes o Brasil cair na primeira fase perdendo normal do que tomar de 7 a 1 da Alemanha, aquilo sim foi uma vergonha total, os jogadores daquele dia deveriam perder a nacionalidade brasileira e serem presos.
Ubira , fala tbm das seleções brasileiras das copas de 98 e a de 2010 . Essas duas copas darão bons vídeos e você pode esclarecer muitas coisas que podem ter tido influenciado no resultado.
Passava campeonato carioca na TV manchete em SP, tinha grandes narradores, Januário de Oliveira, Paulo Stain e até o Doutor Osmar, eu lembro que o Botafogo saiu da fila em 1989.
Ubira, com o intuito de enriquecer ainda mais seu vídeo; Romário pegou 3 jogos oficiais FIFA de gancho por causa da expulsão em Santiago. Por isso ele não jogou contra a Venezuela no Morumbi e nem contra o Chile no Maracanã (Careca então voltou pra Seleção) e ficou de fora do primeiro jogo na Copa da Itália, contra a Suécia. Pra piorar, Romário ficou afastado dos campos por causa de contusão pelo PSV por muito tempo, e por causa disso só jogou meio tempo contra a Escócia, segundo jogo da Copa, perdendo de vez a vaga pro Muller - que entrou em seu lugar e fez o gol da vitória e também marcou no jogo seguinte contra a Costa Rica. Muller e Careca formaram a dupla de ataque do primeiro jogo justamente pq o baixinho além de estar suspenso, estava se recuperando de lesão. Quando pode, Lazaroni usou os seus titulares favoritos: Careca e Romário. Esse papo que Romário era pra ser reserva é lenda urbana da cabeça do Bebeto. Tanto que o cara que mais ficou famoso no Brasil na época foi um tal de Filé, fisioterapeuta particular do Romário. Que recuperou o baixinho a tempo de disputar o segundo jogo. A gente não ia dar tanta mídia pra um jogador reserva e nem tampouco para seu preparador. E o Lazaroni achava que Muller com Careca dava mais química do que uma dupla Bebeto e Careca (que já tinham jogado juntos e jogado bem!). Resumindo: Romário entrou de titular, no "sacrifício", contra os escoceses, foi substituído e perdeu a posição pro Muller. Bebeto chora até hoje.
Grande vídeo...o conteúdo l relatado ensina muito sobre a história do futebol e não só sobre a selecção brasileira..as várias mudanças ao longo do tempo no desporto rei, tudo graças à forma como explanas e interrelacionas os vários dados expostos. Tenho a certeza que toda a gente que assistiu, aprendeu algo e/ou começou a dar importância a certos factores, decisivos para o que aconteceu com essa seleção do Brasil....sem querer desmerecer o nome que lhe foi dado pelo @desimpedidos(canal que adoro)...mas vou passar a tratar-te por Enciclopédia em vez de livro. Abr. Continua!!!!
Copa de 1990.... Lembro-me muito bem! Uma convocação "cariocada", com alguns nomes que nem em times da série B seriam titulares absolutos... Um esquema tático copiado da Europa, um 3-5-2 muito mal treinado.... 3 jogos medonhos na fase de grupos!!! Equilibrado contra a Escócia (minha nossa!!! Escócia!!!), tomou um sufoco da Costa Rica e da Suécia... Mesmo assim, saiu em Primeiro no grupo, e nas oitavas pegava uma Argentina "cambaleante", que havia perdido para Camarões no jogo de abertura... Curiosamente, foi o melhor jogo da seleção brasileira na Copa. Desde o primeiro minuto dominando a Argentina.... Perdeu um caminhão de gols!!! Primeiro tempo poderia ter virado ganhando de uns 4 a zero que não seria absurdo... Mas... Clássico é clássico. Numa única bola que Maradonna dominou e girou, colocou o Canniggia na cara do gol, e fim de Copa para o Brasil.... A Argentina mesmo cambaleando chegou na final e perdeu para a Alemanha....
Tomar sufoco da Costa Rica foi um pouco demais tb. kkk Nao fez jogo brilhante, perdeu várias chances, mas Costa Rica nunca chegou nem perto de ameaçar.
O único jogo que o Brasil jogou algo aceitável na fase de grupos foi contra a Suécia na estréia, única partida também que Careca jogou bem nessa Copa. Contra a Costa Rica jogo fraco mas sufoco não tomou não.
Obrigado pelo vídeo , Ubira !! Pedido acatado !! Em 90, foi a primeira Copa que eu vi , com 6 anos de idade . A primeira e única vez que chorei por causa de futebol . Rs
Seleção de 90 é a mais injustiçada da história. Deu o azar de cair diante da grande seleção da Argentina comandada por Maradona. O Brasil jogou muito bem!
E culparam o Dunga, quanto a incompetência foi toda do Muller e do Careca, isso foi igual em 2010, quando culparam o Felipe Mello quando quem acabou com o jogo foi o Júlio César, o amado goleiro do 7x1!!
Então ou voce não viu os jogos da 1 fase, ou não entende de futebol....esse timinho foi o pior que eu vi jogar em copas desde 1974, se arrastou na primeira fase contra costa rica e outras perebas , tenha dó, lazzarone era horrível, pior que o silvinho estagiário do timão!
Excelente analise e ótima pesquisa. Perfeito os relatos. Lembro perfeitamente. Parei de acompanhar com paixão a seleção brasileira quando demitiram injustamente Carlos Alberto Silva que fez um excelente trabalho em Seul 1988. Se não me engano quem fraturou a fíbula de Romário foi Claudio Gentile. Lazaroni fez um bom trabalho na Copa América de 1989 titulo que o Brasil não ganhava até então desde 1949. Obs: 1 - O melhor médio volante disparado do Brasil, muito melhor que Dunga e Alemão era Paulo Rodrigues do Bahia. Nunca foi convocado. 2- Neto e Joao Paulo do Guarani deveriam estar no grupo.
O Brasil de 2014, mesmo tendo chegado mais longe, foi infinitamente pior que o Brasil de 1990. Aquela goleada de 7x1 pra Alemanha foi pior que perder a final pro Uruguai no Maracanã em 1950. Aquelas imagens daqueles torcedores chorando na arquibancada é motivo de vergonha mundial, nada supera o vexame de 2014, sediar a copa de 2014 foi motivo de vergonha, esse vexame não se apagará jamais!!!!!
Legal. Bacana todo relato. O final dos anos 80 e começo dos anos 90, foram ruins para o futebol brasileiro. O 3 5 2 do Lazaroni não deu certo. Obrigado.
Time de 90 era mais forte que o de 94. Mauro Galvão e Ricardo Rocha na defesa, absurdo! O que pegou foi o Romário operado. Ele já tinha destruído a Argentina em 89, e faria com toda certeza de novo. Voltou em 94 e nos deu a Copa.
Bira, tinha um detalhe importante que o Carlos Alberto Silva, ainda em 87, foi campeão nos Jogos Pan Americanos com a seleção e foi quase o mesmo elenco que foi para os Jogos Olímpicos de Seul
A pior foi a de 2014,oh seleção ruim. Ganhou da Croácia no apito amigo, e se empata.. provavelmente se classificaria em segundo e pegava a Holanda.Como foi a primeira pegou Chile e era pra ter sido eliminado ali. No fim todo mundo já sabe,7x1...!!!!!
Sinceramente eu até hoje não vi esse " massacre " do Brasil até o 01 gol da Alemanha no 7 x 1 não. Vi a Alemanha calma, fria, estudando o jogo e o Brasil nervoso, sem criatividade nenhuma e dando chutões, fazendo ligação direta o tempo todo
@@marceloluna4798 já vi várias goleadas time grande x time pequeno,mas nunca vi uma goleada de dois times fortes assim e daquela maneira.Se fosse uma goleada de um time martelando martelando e tomando contra golpe é uma coisa,mas daquela forma? E outra como disse o jornalista Tim Vickery que nunca viu uma apresentacao tão bizarra de um jogador de alto nível (David Luiz) ,ele errou tudo, queria dar uma de herói com 20 min de jogo ,foi irresponsável. Aí qdo aparece um Mourinho que saca ele na época do Chelsea a gente custa a não entender.E a Alemanha teve pena ,nem comemorou os gols direito.Ate o Júlio Cesar falou que eles tiraram o pé.Pessima seleção!!!!
Uns dos motivos das retrancas no time , talvez fosse 82 , 86 jogava Bonito e não Ganhava , Alemanha não jogava Bonito e sempre chegava em FINAIS tanto k símbolo da seleção era ( DUNGA ) o ladrão de Bolas em 94 a Seleção também jogava na retranca só k tinha ( Bebeto , Romário ) . O futebol ARTE não dava bons resultados .
O problema também que o Brasil teve um momento ruim de meias ofensivos. Em 1986 já tínhamos problemas, e nossos meias já eram todos mais velhos. Zico, Sócrates e Júnior (já não mais lateral) todos com 30+ anos. Só o Silas era novinho, com 20. Durante esse ciclo de Copas não houve uma grande renovação. Sem nenhum desrespeito ao Silas, que fez história no SPFC, mas deveríamos ter mais jogadores na posição. Aliás, por que o Geovani não foi para essa Copa?
Falei exatamente isso no meu comentário. Tinhamos ótimos atacantes,ótimos zagueiros e laterais mas na criação estavamos pobres.A ponto do Neto ser aclamado para a Copa.
Geovani no Vasco era craque, o melhor do time. Acredito que a ausência dele tenha sido o fato de ter ido pra Itália, jogou no Genoa e depois no Bologna dois times fracos de lá. Em 89 e 90 ele ficou meio que esquecido lá. Se continuasse no Vasco era titular fácil na seleção.
A seleção de 1990 não tem absolutamente nenhuma diferença da de 1994 a não ser pelo Romário. Mas tinha Careca, Muller.. O negócio é que o Brasileiro tem sempre que arrumar uma desculpa, uma cortina de fumaça pra justificar o fracasso, como se fôssemos sempre os melhores, e o adversário não tivesse mérito. Essa seleção de 1990 ficou eternamente estigmatizada pela saída ainda nas oitavas, mas quem fez isso foi a imprensa. A mesma imprensa que diz que a selação de 1982 "é a melhor seleção brasileira que não venceu a copa" , numa insistência sem fim em enaltecer jogadores do eixo como Zico, Junior e Sócrates.. "ah mas a culpa em 1990 foi da água batizada..." Fomos eliminados pela Argentina pela categoria do Maradona, mas perdemos 200 chances e a bola não entrou. Só isso.. o Brasil dominou o jogo. Pra mim sua análise está errada, a pior seleção de todos os tempos embora tenha ido até a semi final é a de 2014 .. por circunstâncias bastante obvias.. Dentro de casa, "Favorito", apesar de ter jogadores inacreditavelmente fracos pra um copa do mundo como Fred, Rulck, Oscar , Fernandinho, Paulinho.. e que culminou com a eliminação vergonhosa por 7x1. Isso sim é Fracasso com "F" maiúsculo. . Mas enfim, cada tem sua opinião. Isso é democrático.
Dominamos a Argentina com 3 bolas na trave...concordo com vc a pior foi a de 2014 uma vergonha o pior vexame da história...que fiasco....só não tomai de 7 da Holanda porque o juiz ajudou em não expulsar Tiago Silva com 2 minutos de jogo...
Concordo sobre a análise estar errada. A seleção de 90 saiu nas oitavas mas para a atual campeã do mundo de 86 e com o melhor jogador do mundo no momento. Clássico. Qualquer resultado, desde que não seja um 7x1 é normal.
@@leonardodavicastro205 e se escapamos de um vexame histórico contra a Holanda. Porque o juiz não expulsou o Tiago Silva com 2 minutos de jogo teríamos tomado uns 6 facinho...assim tomamos só 3 kkkkk
Bira, mais uam sugestão de um admirador aqui do caal. Faz uma dos cinco jogadores que você acha que tem muito mais MARRA do que propriamente futebol. Ex: Carlos Alberto, na minha opinião.
Ótimo vídeo. Sobre o absurdo do amistoso de 87 o uniforme da seleção estava com o patrocínio VERMELHO da coca cola. O que deixa tudo ainda mais bizarro
Duas coisinhas, pessoal:
1) Esqueci de mencionar, mas um motivo para os jogadores terem ficado tão pistola com a questão da premiação é que todo mundo estava faturando por fora com patrocínios pessoais. O técnico Sebastião Lazaroni, por exemplo, fez um anúncio para a Fiat (ua-cam.com/video/NLSCUUZrfjc/v-deo.html) e já estava acertado para comandar a Fiorentina após a Copa.
2) Acabei errando o corte no final do vídeo e tirei aqueles avisos basicões de sempre: se inscreva no canal, clica no sininho, comenta aqui o que vocês quiserem (mas sem ofender o amiguinho).
Excelente , vídeo
Pesquisei a camisa com Patrocínio, estava uma imagem vermelha com a escrita branca . Será que é essa ?
Tava escrito em vermelho e branco
E o losango flutuante?
Bira, pesquisei o jogo, e o patrocínio foi igual rótulo da coca cola.... Vermelho....kkk
@@MarceloNoveline pior ainda!!!
Esse vídeo é de uma qualidade ímpar. A contextualização histórica feita é sensacional, Bira. Uma verdadeira aula! Parabéns pelo conteúdo!
Com certeza! Sensacional!
Ubira Leal é um absurdo, que trabalho incrível!
Ubira Leal contando e eu aqui relembrando o noticiário da época. Conseguiu me teletransportar para aqueles tempos... Parabéns de verdade!
Queria a análise do time que perdeu para o Carrossel de 74 e da seleção que sofreu o garfo da Argentina em 78.
Muito boa sugestão. 66 e 98 também seriam uma boa
@Lucio Moura já tem os vídeos
A seleção de 1974 foi ruim tecnicamente, apostando em lances violentos, a tal ponto de Cruyff dizer que esperava que uruguaios e argentinos fossem violentos, nunca os brasileiros.
Já 1978 foi a melhor seleção. Não ganhou porque foi violentamente roubada.
@@candidato252002 sem dúvidas a copa de 1978 foi a com maior interferência política na história
Telê gênio teimoso !!!!!!
Meu Deus, Eurico Miranda e Ricardo Teixeira no comando da Seleção. Sinônimo de amadorismo e incompetência.
Claro, com Eurico na CBF foi criada a Copa do Brasil e a seleção voltou a ser campeã depois de 19 anos. Ricardo Teixeira não sabia nada, mas Eurico conhecia de futebol.
Deve ter sido uma guerra de egos foda entre eles .
Longe de mim defender o Ricardo Teixeira, mas com ele na CBF o Brasil chegou a 3 finais seguidas de copa do mundo e ganhou 2. Amador ele não era, corrupto com certeza.
E corrupção
Corruptos sim, mas amadores e incompetentes é o que não eram. Olha o tanto que perpeturam no poder e nos bastidores e o quanto tornaram rentáveis tanto seleção quanto clubes
Ah o pior Brasil é o de 2014, jogou um mata-mata de copa América sem vergonha e tomou 7x1 e 3x0, terminando com a pior defesa brasileira das copas.
Mas o q importa é a ótima campanha, pois foi quarto colocado. Então a seleção 2014 foi uma geração vitoriosa, pois conseguiu o bom quarto lugar na copa e o título da copa das confederações.
2014 taticamente era boa. Foi muito ruim o psicológico do time, que faz diferença sim. Felipão é um técnico das antigas, muito menos tático, porém é boleiro e com times de estrelas cumpre seu papel. O time é que mentalmente era uma bosta.
@@Danilo-vi1ts Tá de sacanagem, cara. Brasil só ficou em quarto pq pegou adversários fracos. Era melhor ter perdido pro Chile nos pênaltis do que passar pelo MAIOR DESASTRE DO ESPORTE DE TODOS OS TEMPOS!
@@edimarjake Só pegou seleções da América do Sul e do segundo escalão: Colombia e Chile
@@marceloluna4798 Foi oq eu quis dizer, dois times medianos que não jogaram pra ganhar a copa
Incrível!! Uma seleção jogando com patrocínio! O jogo Brasil x Chile está na íntegra em um canal com narração chilena. O Chile tinha um jovem de 20 anos chamado Ivan Zamorano.
Nessa copa o Brasil estava recheado de craques, dava para fazer 2 seleções de primeira linha, mais uma copa jogada fora. Tinha Bebeto, Careca, Muller, Branco, Dunga, Jorginho, Mozer, Mauro Galvão, Tafarel, Ricardo Gomes, Ricardo Rocha, Alemão, Valdo, Geovani, Aldair, Mazinho, Tita, Romário (machucado). Perdeu justamente quando fez o seu melhor jogo, contra a Argentina, era para ter goleado a Argentina e acabou perdendo por 1 x 0.
Tinha mais gente boa disponível em 90 que em 94.
Faltou treinador...
@@JeftePinheiroJr,faltou treinador e as perdas de Bebeto e Romário também pesaram.Muller e Careca não supriam esses dois na mesma altura. Se tivesse o desempenho da Copa América 89 brigaria pelo título.
@@JeftePinheiroJr no jogo contra a Argentina não foi culpa dele . Time perdeu vários Gols .
Os esquema era pra 3-4-3 dava pra fazer.
Taffarel
Ricardo Gomes
Ricardo Rocha
Mauro Galvão
Jorginho
Dunga
Valdo
Branco
Muller
Careca
Renato Gaúcho
Bebeto e Romário no 2° tempo
Fiquei com a impressão que o Bira percebeu que o vídeo tava ficando longo, e meio que apressou a história no final. A maneira que você conta a história prende a atenção, então, se foi o caso, não precisa se preocupar. Mas, se preferir, numa próxima vez, pode dividir o vídeo em duas partes, pra que a história abranja todos os detalhes.
Concordo!!! Queria ouvir em relação aos jogos do Brasil na Copa mesmo. O pré-Copa foi perfeito, mas talvez os jogos da Copa em si ficaram muito resumido.
Otima ideia. Como escrevi no comentario, dos videos da seleçao este é de longe o melhor, muito por conta da contextualizaçao completa do periodo abordando eliminatorias, copa america, olimpiadas, e brasileirao. Muito bom mesmo
Vc já deu uma idéia de vídeo novo , uma parte 2 falando dos jogos da faze de grupo
esse vídeo é ótimo pois o Ubira conta tudo de forma maravilhosa e com detalhes únicos. foi demais ver ele lembrar desses jogadores. parabéns por esse vídeo.
Boa noite. A pior seleção brasileira de todos os tempos foi aquela que tomou duas goleadas dentro de casa. Uma delas, vergonhosa. A de 90 fez, apenas, uma copa ruim.
ALLEJO! O MAIOR CRAQUE BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS!
Eu não vi Pelé, mas vi Allejo.
Tem mais gol que o pelé
Quem é?
@@fernandofernandes2202 foi o maior jogador da seleçao brasileira no super nintendo
Quem é allejo???
Revi os jogos da Copa de 90 há pouco tempo.
Sobre o Alemão não ter feito falta no Maradona, tem um pequeno detalhe. Alguns minutos antes deste lance, o Alemão tinha feito uma falta justamente no Maradona em que ele sentiu (ou fingiu) muito. As vezes o Alemão ficou com medo de pegar ele de novo.
Olha o efeito borboleta aí
A jogada foi no meio de campo. Tinham 5 jogadores brasileiros atrás, que não destruíram a jogada.
@@chombus2602O que é efeito borboleta?
@@Zeelemesmo quando uma coisa que parece insignificante no momento acaba gerando uma grande consequência depois
@@chombus2602 Muito obrigado! Aprendi mais essa. Abraço.
10:34- O Brasil nas olimpíadas de 88 perdeu uma grande chance de ganhar a medalha de ouro. Perdeu de bobeira! O time era muito fera.
Parabéns pelo canal! Conteúdo de muita qualidade! A única coisa que eu discordo é em dizer que essa foi a pior Seleção dos últimos tempos. A de 2014 já bateu essa ultimamente.
O Brasil de 1990 repetiu o mesmo erro da seleção de 1986, que perdeu um caminhão de gols contra a França. O Brasil jogou muito mais que a Argentina, criou muito mais chances reais de gol, mas foi incompetente nas finalizações. É aquele velho ditado: Quem não faz, leva. Falta de sorte combinada com incompetência.
Mas em 1986 foi um jogo lá e cá. Pois a França também perdeu um caminhão de gols, mas o final, porém infelizmente todo mundo ja sabe. E contra Bélgica em 2018 nas quartas-de-finais também o Brasil perdeu um caminhão de gols, principalmente, no segundo tempo.
@@marcalpires1
Foi um jogo lá e cá, mas o Brasil jogou melhor que a França
@@GabrielLima-28 concordo. O Brasil ainda teve um pouco mais de oportunidades de gol que a França, fora as 2 bolas na trave e o pênalti perdido no tempo normal.
Contra a Bélgica 2018
Aquela bola perdida por Muller no minuto final foi traumático.
Me fez lembrar dos jogos que assisti na copa América de 89, o João Paulo é mais um injustiçado na seleção. Jogava muito, fez um gol em em amistoso que se fosse o Maradona teria sido eternizado.
Ele era um craque. ⚽
Me lembro do João Paulo, ponta driblador, extremamente habilidoso, e ainda marcava seus golzinhos, era um craque, mas não teve chances na seleção, também naquela época tinha 3 craques para cada posição.
A pior seleção brasileira em copas do mundo foi a de 2014. Não fez uma única partida boa em toda competição. Já em 90, o Brasil caiu para atual campeã do mundo em um jogo que foi muito superior.
E a de 82 que perdeu para uma Itália que foi superior, babam ovo de uma forma brutalmente exagerada.
Para falar a verdade a Argentina de 86 a 90 foi um dos únicos casos em que a seleção vai longe mesmo jogando mal foi o próprio ubira que falou,muita gente fala que a Argentina só ganhou da Inglaterra por causa do Maradona mais não foi só nesse jogo o Maradona era como se foce um cheerleader da equipe ele não só era o craque como também era o capitão que mesmo quando estava perdendo falava que ia vencer e vencia tanto e quem em 90 a Argentina só venceu da iuguslavia e a Itália em casa nos pênaltis sendo os dois jogos a 2 seleções jogando muito melhor que a Argentina e algo que reforça minha teoria e que a Argentina em 1994 estava jogando muito muito mesmo mais aí quando o Maradona foi pego no dopping a seleção piorou muito e foi eliminada nas oitavas como eu imagino que teria acontecido se o Maradona não existisse.
Sem conta que aquela Argentina enfrentasse a Alemanha de 2014 eles perderiam do mesmo jeito como foi em 90.
@@viniciusmatheus3107 Sim tudo que você relatou eu concordo!
A melhor seleção que o Maradona jogou foi aquela de 94 , onde ele faz aquele golaço contra a Nigéria e joga muito a 1° fase da Copa do Mundo, mas ao ser pego no doping meio que o time definha com a ausência dele.
É muito conteúdo. É o tipo de video que nao da pra fazer enquanto esta trabalhando, ou fazendo outra coisa. Excelente!
Conta a história do roubo que foi a copa de 78 na Argentina.
Da copa de 90 eu lembro da propaganda do carro: "Se você é o técnico, eu sou o Papa".
Eu lembro da vinheta "Quem tem bola vai a Roma "
io sono l'alenatore della squadra Brasilliana
ed io sono il papa kkkk
Precisa fazer um vídeo sobre o desastre de 2014.
Foi toda aberta contra a alemanha, tomou surra, tava claro que era para jogar no 4-4-2 com 3 volantes e o meia armador, tinha que tirar hulk e liberar fred, com essa escalaçao o brasil poderia perder, mas nao com essa humilhaçao
@@samuelfernandes1865 sim!
Acho que ele vai fazer de todas as edições, uma hora chega na Copa de 2014
@@samuelfernandes1865 Ah sim! Eu tava vendo um vídeo bom sobre isso, mas eu acho que seria interessante (além disso que vc bem disse) um histórico desde a copa das confederações, de como muita gente se iludiu e também os resultados fracos nos amistosos, além do ambiente estilo 2006 na concentração.
Brother. Aquela vergonha monumental. O número 7 era o glorioso usado por Garrincha. Hoje esse número causa arrepio.
Além de tudo , tinha o Renato Gaúcho reclamando de ficar no banco de reservas
Ubira, faça vídeos nesse estilo sobre todas as participações do Brasil em Copa. Estão realmente muito bons e esclarecedores!!
Ubira leal é um dos melhores analistas de futebol da nova geração,e faz seu trabalho com muito respeito,especialmente em relação a tradição dos grandes clubes.
Gosto demais de suas análises, é muito rica e contextualizada. Existe toda uma retrospectiva do que se chegou até a Copa de 1990. E aquela camisa 7 do Allejo, saudades do Super Nintendo,da infância, do Superstar Soccer...da Copa de 94... Merece mais de 1000 likes, pena que só posso dar 1...
Allejo seria o Bebeto?
@@paulohocardoso Pelo número é o Bebeto, mas as habilidades são do Romário. Na versão traduzida que a Konami liberou depois de 20 anos, é de fato o Bebeto.
pra mim a seleção mais fraca do brasil em copas do mundo foi em 2014, o time de 1990 era melhor que 2014
Acho que a montagem da seleção a mais fraca foi a de 2010, mas 2014 é páreo duro, mas ainda fico com a de 2010.kk
Michel Bastos e Gilberto laterais esquerdos que já não jogavam mais na lateral na época, Josué, Kleberson reserva no Flamengo , Grafite no lugar de Adriano ou Neymar.
Aí vamos para 2014 Dante que conhecia os alemães.kkk Luiz Gustavo, Bernard alegria nas pernas, Jô é páreo duro.kkk
PRA MIM MAIOR SELEÇÃO E DE 1970,1978,1998
A Seleção Olimpica de 1988, medalha de prata, foi a melhor de todas! Muito melhor do que a que ganhou o ouro em 2016. Foi uma campanha muito boa. Taffarel, Bebeto, Neto, Aloísio, Geovane, João Paulo, Romário, etc. Timaço!
Ubira vc falou que na olimpíada de 1988 em Seul, só podia disputar quem não tenha ido a uma copa do mundo. Só que Valdo disputou a copa de 1986 e estava tb na olimpíada de 1988, me explique isso?
Cheguei atrasado no serviço pra ver a final e os pipoqueiros perderam da URSS....não era tão boa assim não.
Em 84 também foi uma ótima seleção
A Meu, vai a merda, você é MUITO BOM, te admiro muito, excelente profissional.
livro fala sobre a seleção de 1950, vc sabe mt de futebol brasileiro, acho que seria interessante falar deles. Ou até de uma Hungria de 54 ou outra grande seleção.
Parabéns. Impressionante a quantidade de detalhes com que vc relata os acontecimentos da época. Ou vc tem a minha idade e portanto, era no mínimo jovem nos anos 80 ou então, faz uma pesquisa muito precisa, com excelentes fontes. Parabéns. Vc é um verdadeiro fenômeno. E explica muito bem. Virei seguidor. Só não concordo com relação à Argentina na Copa de 90, que era puro talento e heroísmo jogando sem 7 titulares na final e ainda tendo 2 jogadores expulsos contra a Alemanha completa e juiz inventando um pênalti que mesmo assim, o Goicochea quase pegou.
Legal, faz da Copa de 1998 estou aguardando . Abraço!!
O futebol muito mesmo,lembro que em 93 o LA Coruña Clube do Bebeto não o queria liberar para um jogo das eliminatórias e decisivo contra o Uruguai.
Injustiça com o João Paulo jogou muito no Bari, acredito que rolou uma certa descriminação por causa da equipe dele
Acho que tem isso até hoje
Nossa,ele jogava demais!
@@joaopedrolobo2960 O Brasil sempre teve grandes jogadores que praticamente não conseguiram brilhar na seleção, devido a quantidade de craques, posso citar de improviso, ADEMIR DA GUIA, O DIVINO, DO PALMEIRAS, ZÉ CARLOS, MEIA DO CRUZEIRO, ZENON DO GUARANI E DO CORINTHIANS, ALEX DO PALMEIRAS, DO CRUZEIRO, ADILIO E ANDRADE, AMBOS DO FLAMENGO, O BRASIL PRODUZIA CRAQUES COMO PADARIA FAZ PÃO, NÃO ERA ESSA POBREZA DE HOJE, ONDE O CARA CHEGA NA SELEÇÃO E VOCE NEM SABE QUEM É.
Muito boa a descrição. João Paulo perdeu a vaga p Renato Gaúcho, que estava mordendo a bola. Detalhou pouco o episódio do patrocínio
Entre 1989 e 1990, quando Lazaroni assumiu e Eurico Miranda foi o homem forte da CBF, entre amistosos, eliminatórias e Copa do Mundo, quase todos os jogadores do Vasco na época foram convocados. Até Zé do Carmo e Vivinho jogaram na seleção. Era uma seleção excessivamente carioca, e entre os cariocas, excessivamente vascaína.
Realmente nessa seleção tinha um monte de jogadores do Vasco,'
Na copa de 1982, o Brasil mudou o escudo para fazer propaganda do Instituto Brasileiro do Café. Confira lá, Ubira.
Infelizmente perdi a vontade de ver seleção brasileira faz muito tempo.
Eu perdi depois da Copa de 2010.
@@shidouitsuka1393 eu tbm, 2010 tinha uma boa seleção, fez um 1 tempo quase impecável e no 2 tempo teve um apagão contra Holanda, 2014 foi um circo
Só em brigar por premiação isso mostra a personalidade dos jogadores brasileiro em geral todos mercenários
Apesar das discordâncias foi uma belíssima análise você está de parabéns! 👍
Ubira leal, parabéns pelo trabalho, você conta com muitos detalhes essas histórias, algo que nem sempre é possível fazer em outros lugares, como na TV por exemplo.
Fala sobre a copa de 1966, o Brasil fez uma campanha pífia, mesmo com Pelé em campo. É uma história bem interessante sobre a seleção brasileira.
Tinha uma versão da rádio Transamérica de O PULSO dos Titãs chamado de TÔ PUTO em que as doenças citadas por Arnaldo Antunes foi trocada pelo nome dos jogadores. Deu um rolo danado e os Titãs pediram pra tirar a versão da rádio.
Sabe muito de futebol.... Parabéns
Ubirata, faça de todas as participações do Brasil nas copas. 21 vídeos só. Viro até membro do seu canal.
Gostei do seu vídeo até o momento em que você menciona a convocação de Neto para a seleção! Esse cara faz uma auto promoção e alguns acompanham as sandices que ele diz. Neto era um jogador que batia falta bem. E só! Nunca me encheu os olhos para jogar na seleção.
Cara, é difícil ter sido pior que 2014...
Prefiro o nono lugar de 1990 do que o quarto lugar de 2014.
2014 vai ser eternamente a pior, sem mais.
Você só fica na ideia do 7x1.
@@mcsathd o maior vexame da história dos esportes coletivos de todos os tempos e vc acha pouco?
Nono lugar de 90 foi beeeeeeem mais digno. Foi eliminada jogando melhor que a futura vice-campeã.
2014 precisa ser desprezada, assim como 1966 é desprezada pela bagunça.
@@mcsathd e antes disso o Brasil ja estava capengando. Passou na sorte do Chile, e ainda rolou um apito amigo no jogo contra a Colômbia, Brasil na copa inteira foi ruim, não só no 7 a 1. 7 a 1 foi apenas o encerramento de uma copa ruim do Brasil
Andei pensando nisso ultimamente. Se a Colombia nos vencesse num jogo apertado nas quartas, seria uma saida bem mais digna do q o vexame frente a Alemanha e, pra esfregar na cara, perdendo 3x0 pra Holanda no 3o lugar
Vídeo ótimo 👍
Gostei muito do resumo.
Carlos Alberto Silva merecia um vídeo
Pode trazer mais seleção monstro vc é fera🙌 traz a de 50 e todo o contexto daquela época vi um mini documentário antigo da FIFA e muita gnt trata como a maior vitória da história das copas aquela final, e q o Brasil parou literalmente além do próprio governo do Brasil e os uruguaios tem aquela data com um orgulho absurdo, por tudo isso e por ter 200 mil pessoas, por o Brasil só ter goleado Tmj Bira sou fã
Eu lembro bem da participação do Brasil em 90. Foi uma verdadeira zona. Algumas pessoas falam mal da seleção de 2014, mas a de 90 foi a imagem de uma verdadeira desorganização.
As duas piores seleções.
Excelente vídeo, lembro desse jogo em Uberlândia. Parabéns !!
Bira, parabéns pelo vídeo, adoro seus comentários, mas com todo respeito devo discordar. O Brasil de 90 nao era ruim não. Deu azar de pegar uma Argentina nas oitavas e perder, no nosso melhor jogo. O Maradona teve apenas um lance e decidiu. Coisas do futebol. A selecao de 90 nao envergonhou ninguém. Nao perdeu de 7 a 1. A selecao de 2014 sim foi a pior de toda nossa história. Saudações.
Parabens pelo video! Desta vez vc contextualizou legal! Abordou todo o periodo pos copa 86, olimpiadas e campenoatos brasileiros! Show!!! Agora que venha a copa de 78. Onde fomos OS CAMPEOES MORAIS!!!!
Taffarel era muito bom, mas dava para convocar o Carlos também em 1990
Ubira, o próprio Neto acha isso. Ele demonstra claramente que não gosta do Lazaroni
Tadinho do Charles. Jogava pra caralho, se esforçava, fazia gols e no fim do jogo, sempre com cãibras. Nessa época, a medicina esportiva no Brasil estava começando.
Bira, se possível faça algum dia um vídeo para falar de livros de futebol, bons livros para compreender táticas e livros de história do futebol.
Eu não era nem nascido em 1990, mas a impressão que dá é de uma seleção bem mal treinada.
Não pela ideia do 3-5-2, que é um ótimo esquema, mas na seleção você monta o esquema a partir dos jogadores que vc tem.
Tafarrel, Jorginho, Branco, Dunga, alemão, Bebeto, Mueller e careca poderiam ser uma base forte pra um 4-3-3. Aliás disso, elenco raxado tbm é culpa do treinador. Enfim, essa copa nossa seleção poderia ser bem mais forte do que foi, não surpreende o desempenho ruim
@Lucio Moura revi a escalação aqui, o time poderia ser:
Tafarrel
Jorginho
Ricardo Gomes(Aldair)
Mauro Galvão
Branco
Dunga
Alemão
Válber (Silas)
Bebeto
Mueller
Careca (Romário)
E ainda teríamos o Renato gaúcho, Ricardo Rocha e Mazinho no banco.
Daria pra fazer um time bem melhor
Acho que cabia até o João Paulo nessa seleção! Seria uma saída bem interessante de contra ataque!
@@RafaelAndreatta27 como é que vc vai armar um 433 com 2 dos 3 atacantes sendo mais de area, cara?
@@diegosandinsramosdealmeida7164 Bebeto ponta esquerda
Mueller ponta direita
Careca centrovante
@@RafaelAndreatta27 muller não compunha como um ponta e nem tinha posicionamento e velocidade pra tanto
Oi Leal ! Não te conhecia, gostei muito da forma como descreve os fatos
Valeu!
Abs
Craque Neto: "Se o oreiudo do Lazaroni tivesse me levado para a copa de 90, a gente era Tetra campeão!"
Neto estourou no segundo semestre portanto depois da Copa. Ele não era badalado antes da Copa.
@@chelos5 ele vinha jogando bem desde 87, tanto que fez parte do escrete olímpico em 88. mas é completamente desmesurado dizer que o time da cbf venceria se ele estivesse
@@chelos5 Era sim, houve um certo clamor principalmente da imprensa paulista.
@@marceloluna4798 por ele e pelo João Paulo, craque do Guarani e do Bari
No segundo semestre. Neto aí sim jogou demais. Principalmente na reta final da primeira fase e no mata mata do brasileirao.
Ano passado, conheci o Lazaroni pessoalmente, num Encontro de Treinadores na FERJ (Federação de Futebol daqui do Rio de Janeiro).
Não sou Treinador, mas fui como convidado.
L'AZAR'one além de inexperiente era azarado...
Nao conhecia esse canal....Gostei muito da maneira como voce conta a historia com muita riqueza de informacao e analises bastante isentas....Parabens pelo canal
5:12 Nessa derrota para o Chile, os gols foram marcador pelo atacante Juan Carlos Letelier
Bom dia meu querido , muito legais seus vídeos .
Havia um racha na equipe, com algumas "panelas" e jogadores q ficaram isolados, como o Renato Gaúcho.
O "grande líbero" do time era o Mauro Galvão, do Botafogo.
Mauro Galvão jogava demais.
Video excelente, parabéns Bira. Nunca vi um conteúdo sobre a copa de 90 com essa qualidade
Essa seleção era melhor que a de 94, tinha uma zaga melhor, a melhor de todos os tempos do Brasil com 3 monstros no auge, Joginho, Branco e Dunga tavam voando nos seus auges fisicos, Valdo e Alemão tbm e no ataque o Grande Careca e o craque Muller tbm ainda no auge. Quem fez tudo errado foi a Argentina, que perdeu pra Camarões e passou em segundo. Em um duelo de gigantes tudo pode acontecer, inclusive o Brasil jogar 10 vezes mais, meter quatro bolas na trave e a Argentina não fazer literalmente nada o jogo todo e em uma jogada de gênio o Maradona capitalizar em cima de todo o desperdicio do Brasil. O que importa na copa é o desempenho nos jogos grandes e ess seleção mostrou que ia fazer muito bonito, ela trituou, passou o caminhão o jogo todo na Argentina, vice campeã, e em um desses episodios que de injustiça não tão incomuns no futebol o Brasil foi punido.
Ash Dahora : Alemão foi péssimo para qualquer seleção. O Neto nunca teve noção de coletivo. Nisso era ruim e egoista. Pegava bem na bola. Mas, nunca foi inteligente. É só bravo!
A seleção de 94 foi uma das melhores. A de 82 não ganhou e não ganharia nada. Totalmente desequilibrada.
A melhor seleção do Brasil e de todo o mundo, de todos os tempos foi a de 70.
O Brasil perdeu encima do Alemão. Era todo duro sem flexibilidade. Mas, batia bem na bola ( só ). Todos esperavam do Valdo --que era um peito de aço-- mas foi um fracasso na copa.Ele tem um defeito físico: não tem o músculo peitoral de um lado.
Faz vídeo de jogadores com defeito físico: exemplo: Castilho, Valdo, Garrincha, Tostão...
@@edsondebarros1700 Futebol não ciência exata. A seleçãp de 82 jogou o melhor futebol que da para se jogar, perdeu em um detalhe, a Italia tava com sorte com exceção do primeiro gol os outros dois foram sorte, o Brasil de 82 dava aula. Sabe a vida é feita de sorte, 94 foi uma frande seleção, mas se o Leonardo nao quebra a cara do americano e o reserva Branco entra, o Brasil tinha grande chance de ser eliminado pela holanda, porque naquele momento do jogo o Brasil tava acabado mentalmente, tinha aberto 2 a 0, a holanda empatou com certa facilidade no segundo tempo e o Brasil tava fraco naquele momento do jogo e a Holanda tinha dominado e o Branco simulou uma falta e bateu com perfeiçao. Ou seja nada é exato, tem milhões de historiasde de injustiça no futebol, essa Argentina de 90 pegou pressao o jogo todo, 4 bolas na trave e em uma jogada se classificou, e eliminou umas das melhores geraçoes Italianas jogando em casa e também eliminou na sorte, amarrando o jogo e levando para os penaltis. Enfim futebol tem muitos casos dessas injustiças. Mas essas derrotas nao podem tirar o brilho desses times. Vi poucos times jogarem tao bem uma oitava contra uma seleçao grande como esse Brasil de 90, se impôs do inicio ao fim, jogou muita bola.
Não concordo: o Falcão abria precariamente o meio. Além de não ter noção de deter o adversário, não sabia marcar, roubar a bola. Náo usou à direita, que era um corredor, não fez tabela com o Eder. Queria, queria mesmo, entrar pelo meio-- afunilando e telegrafando a jogada --justamente com a experiente defesa italiana, que não abria buracos, não ! As 3 bolas foram nas costas dele. Digo: foram 4 gols legítimos. Ele que orientou o Telê sobre a Itália. Só -- e somente só -- que a Itália o conhecia muito. Não foi sorte, não!
1990 eu tinha 7 anos, mas já tinha muito amor pelo futebol e pela seleção brasileira, bom vídeo.
Eu preferiria mil vezes o Brasil cair na primeira fase perdendo normal do que tomar de 7 a 1 da Alemanha, aquilo sim foi uma vergonha total, os jogadores daquele dia deveriam perder a nacionalidade brasileira e serem presos.
Tem o episódio do Renato Gaúcho ameaçando ir embora porque não era escalado.
Se o Carlos Alberto Silva fosse técnico da seleção na copa de 90 acredito que teria ido mais longe. Poderia até ter ganho aquela copa.
Ubira , fala tbm das seleções brasileiras das copas de 98 e a de 2010 .
Essas duas copas darão bons vídeos e você pode esclarecer muitas coisas que podem ter tido influenciado no resultado.
Lembro até hoje, eu tinha 8 anos, e dei muita risada da ovada que o Renato Gaúcho levou da torcida baiana na copa América
Passava campeonato carioca na TV manchete em SP, tinha grandes narradores, Januário de Oliveira, Paulo Stain e até o Doutor Osmar, eu lembro que o Botafogo saiu da fila em 1989.
Allejo, o artilheiro do Super Star Soccer!!!
Um dos melhores canais de futebol do youtube! Parabéns amigo!
Ubira, com o intuito de enriquecer ainda mais seu vídeo; Romário pegou 3 jogos oficiais FIFA de gancho por causa da expulsão em Santiago. Por isso ele não jogou contra a Venezuela no Morumbi e nem contra o Chile no Maracanã (Careca então voltou pra Seleção) e ficou de fora do primeiro jogo na Copa da Itália, contra a Suécia.
Pra piorar, Romário ficou afastado dos campos por causa de contusão pelo PSV por muito tempo, e por causa disso só jogou meio tempo contra a Escócia, segundo jogo da Copa, perdendo de vez a vaga pro Muller - que entrou em seu lugar e fez o gol da vitória e também marcou no jogo seguinte contra a Costa Rica.
Muller e Careca formaram a dupla de ataque do primeiro jogo justamente pq o baixinho além de estar suspenso, estava se recuperando de lesão. Quando pode, Lazaroni usou os seus titulares favoritos: Careca e Romário.
Esse papo que Romário era pra ser reserva é lenda urbana da cabeça do Bebeto. Tanto que o cara que mais ficou famoso no Brasil na época foi um tal de Filé, fisioterapeuta particular do Romário. Que recuperou o baixinho a tempo de disputar o segundo jogo. A gente não ia dar tanta mídia pra um jogador reserva e nem tampouco para seu preparador. E o Lazaroni achava que Muller com Careca dava mais química do que uma dupla Bebeto e Careca (que já tinham jogado juntos e jogado bem!).
Resumindo: Romário entrou de titular, no "sacrifício", contra os escoceses, foi substituído e perdeu a posição pro Muller. Bebeto chora até hoje.
Grande vídeo...o conteúdo l relatado ensina muito sobre a história do futebol e não só sobre a selecção brasileira..as várias mudanças ao longo do tempo no desporto rei, tudo graças à forma como explanas e interrelacionas os vários dados expostos. Tenho a certeza que toda a gente que assistiu, aprendeu algo e/ou começou a dar importância a certos factores, decisivos para o que aconteceu com essa seleção do Brasil....sem querer desmerecer o nome que lhe foi dado pelo @desimpedidos(canal que adoro)...mas vou passar a tratar-te por Enciclopédia em vez de livro. Abr. Continua!!!!
Copa de 1990....
Lembro-me muito bem!
Uma convocação "cariocada", com alguns nomes que nem em times da série B seriam titulares absolutos...
Um esquema tático copiado da Europa, um 3-5-2 muito mal treinado....
3 jogos medonhos na fase de grupos!!! Equilibrado contra a Escócia (minha nossa!!! Escócia!!!), tomou um sufoco da Costa Rica e da Suécia...
Mesmo assim, saiu em Primeiro no grupo, e nas oitavas pegava uma Argentina "cambaleante", que havia perdido para Camarões no jogo de abertura...
Curiosamente, foi o melhor jogo da seleção brasileira na Copa. Desde o primeiro minuto dominando a Argentina....
Perdeu um caminhão de gols!!! Primeiro tempo poderia ter virado ganhando de uns 4 a zero que não seria absurdo...
Mas... Clássico é clássico.
Numa única bola que Maradonna dominou e girou, colocou o Canniggia na cara do gol, e fim de Copa para o Brasil....
A Argentina mesmo cambaleando chegou na final e perdeu para a Alemanha....
Tomar sufoco da Costa Rica foi um pouco demais tb. kkk
Nao fez jogo brilhante, perdeu várias chances, mas Costa Rica nunca chegou nem perto de ameaçar.
O que vc tem a dizer sobre o lance do alemão com o Maradona?
O único jogo que o Brasil jogou algo aceitável na fase de grupos foi contra a Suécia na estréia, única partida também que Careca jogou bem nessa Copa. Contra a Costa Rica jogo fraco mas sufoco não tomou não.
O lance q ele comentou do Alemão foi fato
Obrigado pelo vídeo , Ubira !! Pedido acatado !! Em 90, foi a primeira Copa que eu vi , com 6 anos de idade . A primeira e única vez que chorei por causa de futebol . Rs
E eu tinha 11 anos e tb foi a primeira e única vez que chorei pela seleção brasileira!
Seleção de 90 é a mais injustiçada da história. Deu o azar de cair diante da grande seleção da Argentina comandada por Maradona. O Brasil jogou muito bem!
E culparam o Dunga, quanto a incompetência foi toda do Muller e do Careca, isso foi igual em 2010, quando culparam o Felipe Mello quando quem acabou com o jogo foi o Júlio César, o amado goleiro do 7x1!!
Então ou voce não viu os jogos da 1 fase, ou não entende de futebol....esse timinho foi o pior que eu vi jogar em copas desde 1974, se arrastou na primeira fase contra costa rica e outras perebas , tenha dó, lazzarone era horrível, pior que o silvinho estagiário do timão!
Excelente analise e ótima pesquisa. Perfeito os relatos. Lembro perfeitamente. Parei de acompanhar com paixão a seleção brasileira quando demitiram injustamente Carlos Alberto Silva que fez um excelente trabalho em Seul 1988.
Se não me engano quem fraturou a fíbula de Romário foi Claudio Gentile.
Lazaroni fez um bom trabalho na Copa América de 1989 titulo que o Brasil não ganhava até então desde 1949.
Obs: 1 - O melhor médio volante disparado do Brasil, muito melhor que Dunga e Alemão era Paulo Rodrigues do Bahia. Nunca foi convocado.
2- Neto e Joao Paulo do Guarani deveriam estar no grupo.
O Brasil de 2014, mesmo tendo chegado mais longe, foi infinitamente pior que o Brasil de 1990. Aquela goleada de 7x1 pra Alemanha foi pior que perder a final pro Uruguai no Maracanã em 1950. Aquelas imagens daqueles torcedores chorando na arquibancada é motivo de vergonha mundial, nada supera o vexame de 2014, sediar a copa de 2014 foi motivo de vergonha, esse vexame não se apagará jamais!!!!!
Só lembrando que em 1989 o Brasil pegou um chocolate da Dinamarca, 4 a 0.
Bira. A coca era em vermelho contra o Chile em 87. Não em verde como tu falou
Sim! Fui procurar e achei isso: www.google.com/search?q=sele%C3%A7%C3%A3o+brasil+coca+cola+&tbm=isch&ved=2ahUKEwiSwNDF0ezpAhVhJrkGHYv3CBwQ2-cCegQIABAA&oq=sele%C3%A7%C3%A3o+brasil+coca+cola+&gs_lcp=CgNpbWcQA1CDFliDFmDkF2gAcAB4AIABc4gBc5IBAzAuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ei=y0HbXtKuIeHM5OUPi--j4AE&bih=625&biw=1280#imgrc=rJHpyRrvwfWfQM
Legal. Bacana todo relato. O final dos anos 80 e começo dos anos 90, foram ruins para o futebol brasileiro. O 3 5 2 do Lazaroni não deu certo. Obrigado.
Correção rápida: o Coca-Cola na camisa do Brasil foi aplicado em branco no fundo vermelho, e não em verde. Excelente vídeo.
Será que descobrimos que o Ubira é daltônico? (Verde/Vermelho)
Inclusive tem o jogo na integra aqui no UA-cam, ua-cam.com/video/56sX_8NxMCc/v-deo.html
Lembro desse dia.
Excelente vídeo. Poderia ter falado da possibilidade de Renato Gaúcho ter sido um dos atacantes de 90.
Time de 90 era mais forte que o de 94. Mauro Galvão e Ricardo Rocha na defesa, absurdo! O que pegou foi o Romário operado. Ele já tinha destruído a Argentina em 89, e faria com toda certeza de novo. Voltou em 94 e nos deu a Copa.
Mauro Galvão e Ricardo Rocha eram bons , mas Mozer era melhor que eles . Não entendi porque o Mozer perdeu a titularidade pro Ricardo Rocha !!!
@@Maurício_Rosan . Condição física mas zaga não era o problema . Tinha ainda Aldair e Ricardo Gomes
Bira, tinha um detalhe importante que o Carlos Alberto Silva, ainda em 87, foi campeão nos Jogos Pan Americanos com a seleção e foi quase o mesmo elenco que foi para os Jogos Olímpicos de Seul
A pior foi a de 2014,oh seleção ruim.
Ganhou da Croácia no apito amigo, e se empata.. provavelmente se classificaria em segundo e pegava a Holanda.Como foi a primeira pegou Chile e era pra ter sido eliminado ali.
No fim todo mundo já sabe,7x1...!!!!!
Sinceramente eu até hoje não vi esse " massacre " do Brasil até o 01 gol da Alemanha no 7 x 1 não. Vi a Alemanha calma, fria, estudando o jogo e o Brasil nervoso, sem criatividade nenhuma e dando chutões, fazendo ligação direta o tempo todo
@@marceloluna4798 já vi várias goleadas time grande x time pequeno,mas nunca vi uma goleada de dois times fortes assim e daquela maneira.Se fosse uma goleada de um time martelando martelando e tomando contra golpe é uma coisa,mas daquela forma?
E outra como disse o jornalista Tim Vickery que nunca viu uma apresentacao tão bizarra de um jogador de alto nível (David Luiz) ,ele errou tudo, queria dar uma de herói com 20 min de jogo ,foi irresponsável.
Aí qdo aparece um Mourinho que saca ele na época do Chelsea a gente custa a não entender.E a Alemanha teve pena ,nem comemorou os gols direito.Ate o Júlio Cesar falou que eles tiraram o pé.Pessima seleção!!!!
Excelente vídeo, garantiu o like
Uns dos motivos das retrancas no time , talvez fosse 82 , 86 jogava Bonito e não Ganhava , Alemanha não jogava Bonito e sempre chegava em FINAIS tanto k símbolo da seleção era ( DUNGA ) o ladrão de Bolas em 94 a Seleção também jogava na retranca só k tinha ( Bebeto , Romário ) . O futebol ARTE não dava bons resultados .
Foi o que eu citei nomeu comentário, a primeira copa da mudança de cultura do nosso futebol.
E tbm seleções de outros países q jogavam bonito e perderam como a Holanda e Hungria.
@@reidodibre3958 vdd.
A longo prazo isso foi péssimo para o futebol brasileiro, o Brasil perdeu sua identidade e o nível técnico foi ladeira abaixo.
@@pedroferreira03 Os melhores vão cedo pra Europa tem k JOGAR do jeito deles.
O problema também que o Brasil teve um momento ruim de meias ofensivos.
Em 1986 já tínhamos problemas, e nossos meias já eram todos mais velhos. Zico, Sócrates e Júnior (já não mais lateral) todos com 30+ anos. Só o Silas era novinho, com 20.
Durante esse ciclo de Copas não houve uma grande renovação. Sem nenhum desrespeito ao Silas, que fez história no SPFC, mas deveríamos ter mais jogadores na posição.
Aliás, por que o Geovani não foi para essa Copa?
Falei exatamente isso no meu comentário. Tinhamos ótimos atacantes,ótimos zagueiros e laterais mas na criação estavamos pobres.A ponto do Neto ser aclamado para a Copa.
Os meias craques ofensivos voltaram a aparecer só depois da Copa de 94: Djalminha, Rivaldo, os dois Juninhos, mais tarde o Ronaldinho Gaúcho
Geovani no Vasco era craque, o melhor do time. Acredito que a ausência dele tenha sido o fato de ter ido pra Itália, jogou no Genoa e depois no Bologna dois times fracos de lá. Em 89 e 90 ele ficou meio que esquecido lá. Se continuasse no Vasco era titular fácil na seleção.
A seleção de 1990 não tem absolutamente nenhuma diferença da de 1994 a não ser pelo Romário. Mas tinha Careca, Muller.. O negócio é que o Brasileiro tem sempre que arrumar uma desculpa, uma cortina de fumaça pra justificar o fracasso, como se fôssemos sempre os melhores, e o adversário não tivesse mérito. Essa seleção de 1990 ficou eternamente estigmatizada pela saída ainda nas oitavas, mas quem fez isso foi a imprensa. A mesma imprensa que diz que a selação de 1982 "é a melhor seleção brasileira que não venceu a copa" , numa insistência sem fim em enaltecer jogadores do eixo como Zico, Junior e Sócrates.. "ah mas a culpa em 1990 foi da água batizada..." Fomos eliminados pela Argentina pela categoria do Maradona, mas perdemos 200 chances e a bola não entrou. Só isso.. o Brasil dominou o jogo. Pra mim sua análise está errada, a pior seleção de todos os tempos embora tenha ido até a semi final é a de 2014 .. por circunstâncias bastante obvias.. Dentro de casa, "Favorito", apesar de ter jogadores inacreditavelmente fracos pra um copa do mundo como Fred, Rulck, Oscar , Fernandinho, Paulinho.. e que culminou com a eliminação vergonhosa por 7x1. Isso sim é Fracasso com "F" maiúsculo. . Mas enfim, cada tem sua opinião. Isso é democrático.
Dominamos a Argentina com 3 bolas na trave...concordo com vc a pior foi a de 2014 uma vergonha o pior vexame da história...que fiasco....só não tomai de 7 da Holanda porque o juiz ajudou em não expulsar Tiago Silva com 2 minutos de jogo...
Concordo sobre a análise estar errada. A seleção de 90 saiu nas oitavas mas para a atual campeã do mundo de 86 e com o melhor jogador do mundo no momento. Clássico. Qualquer resultado, desde que não seja um 7x1 é normal.
@@leonardodavicastro205 e se escapamos de um vexame histórico contra a Holanda. Porque o juiz não expulsou o Tiago Silva com 2 minutos de jogo teríamos tomado uns 6 facinho...assim tomamos só 3 kkkkk
Bom comentário, mas eu entendi a pior em termos de classificação final de um Copa, apesar da Copa 1966, que até agora não foi abordada
Ah, como ele colocou a pior nos últimos 50 anos, fica claro que se referiu à classificação final, já que caiu nas oitavas.
Continue com essa série "sem querer" hahahaha Muito boooa
Bira, mais uam sugestão de um admirador aqui do caal. Faz uma dos cinco jogadores que você acha que tem muito mais MARRA do que propriamente futebol. Ex: Carlos Alberto, na minha opinião.
Muito bacana, Ubira esse vídeo eu sou de Uberlândia, e não sabia que teve essa curiosidade histórica no estádio da minha cidade.
Tá enganado. o pior Brasil dos últimos 50 anos foi o de 2014.
Ótimo vídeo. Sobre o absurdo do amistoso de 87 o uniforme da seleção estava com o patrocínio VERMELHO da coca cola. O que deixa tudo ainda mais bizarro