Essa seleção de 2006 se resume a muita farra e pouca vontade de vencer. Ronaldo pesando 15 arrobas, Adriano completamente displicente, Ronaldinho idem... Fora alguns reservas que estavam em melhor forma e mereciam a titularidade (Robinho, Cicinho, Gilberto). Um oba oba total no pré-copa, que nem dá pra chamar de preparação. Um técnico obsoleto e ultrapassado... Enfim, um enorme desperdício de talento, era uma geração fantástica.
Disse tudo mano seu comentário foi perfeito, merece toda crítica era pra ser lendária e foi horrível, fora q msm errando, ainda se acontece oq vc falou, de Robinho, Gilberto e Cicinho serem titulares ainda dava pra ganhar a copa, esses estavam bem demais em seus clubes, voando, Cicinho e Robinho no real então era uma seleção pra bater records, Ronaldo, Cafu, e não tinha técnico, parreira foi peidão
Eu lembro até hoje que eu jogava no Fifa 07 no emulador de Gameboy Advance pra Celular e fiz a Copa do Mundo com o Brasil, só saia correndo com o Robinho e tocava pro Fenomeno sem goleiro
Recentemente o Zé Roberto falou sobre isso. Disse que a preparação em 2006 era mais oba-oba regado a samba e pagode do que disciplinada e com treinamento.
Eu ja sabendo a merda que ia dar, eu torci pra caralho pra espanha em 2013, quando o Brasil ganhou, primeira coisa que falei foi ``Um concorrente a menos pra taça´´´, deu no que deu...
Uma coisa que lembro da eliminação foi uma manchete que dizia: "Cheia de recordes, seleção é eliminada" coisa assim, não lembro onde vi. Essa seleção era uma bagunça, dava pra ver claramente que os reservas mostravam mais empenho do que os titulares. Outra coisa também, tanto time quanto torcida antes da copa já comemoravam como campeões, era só festa.
Aquela seleção de 2006 era mais famosa que os artistas de Hollywood. A Nike trabalhou muito o marketing desse time, e os caras eram endeusados demais. O Ronaldo fenômeno jogou muito pouco as eliminatórias, e ainda assim foi convocado. O Ronaldinho, Adriano, Dida e Kaká estavam no auge, mas os outros já estavam muito ruim.
@@adrianovideos9838 Nunca gostei do Lucio, porém sim ele estava bem nessa época, tanto que o Brasil nesta Copa do Mundo somente sofreu 2 gosl, tamanho era o entrosamento da dupla Lucio e Juan.
Lúcio e Juan foram bem também. A farra mesmo foi com as estrelas. Tinha muito reserva ali que era bom e tava até em melhor momento mas a preferência eram as estrelas
Hoje durante o intervalo da transmição da Globo, eles falaram com o Kaká, e ele fala novamente sobre a seleção ter deixado a desejar na preparação, que eles poderiam ter chegado melhor e tal.
Os próprios Ronaldo e RC reclamaram da reparação. CBF obrigava todo dia os caras a fazer exibição depois dos treinos, fazer transmissão 24h, evento, caridade samba e o caralho.
Inacreditável que a moçada romantize aquele time. Foi um vexame, o oba oba antes da Copa tava insuportável já e a frustração nos jogos foi geral. Contra a França poderia ter tomado mais se os franceses fossem melhores de pontaria (Thierry Henry também decepcionou nessa Copa, era um dos grandes atacantes do mundo).
O Brasil de 2006 faltou coragem para tirar os grandes nomes que não tinha o melhor futebol, mas nos tinham dado o penta. Todas as seleções campeãs de 1998 até hoje sofreram com a ressaca do título e decepcionaram na Copa seguinte. França em 2002, Brasil em 2006, Itália em 2010, Espanha em 2014 e Alemanha em 2018.
@Thiago Oliveira Falei que de 2002 pra cá que isso ocorre, a seleção de 1998 não está inclusa. E a ressaca do título, é pelo fato de alguns jogadores campeões chegarem a outra copa só pelo nome, e isso não ocorreu só com a nossa seleção.
@@joaovinicius1791 Verdade. seus comentários são bem lúcidos. e digo mais: no terceiro jogo da primeira fase contra o Japão, quando a seleção já está classificada, Parreira colocou time misto para poupar jogadores lesionados e com cartões para as oitavas e o time com as mudanças jogou muito bem, ganhando de 4 a 1 dando um chocolate no Japão! e ficou claro que o time ficou mais leve, rápido e envolvente. Cicinho e Gilberto estavam jogando melhor nas laterais do que os consagrados Cafu e Roberto Carlos, que estavam em fim de carreira e não vinham bem. e outra: o time ficou melhor com Robinho e Ronaldo no ataque do que Ronaldo e Adriano, dois centroavantes se chocando no mesmo espaço. se tivesse mantido o time que ganhou do Japão a partir das oitavas não digo que o Hexa teria vindo, mas teria jogado melhor e ido mais longe eu acho! faltou peito para o Parreira manter o time que ganhou do Japão. inclusive muita gente da mídia esportiva e torcida falou isso na época!
Me lembro que contra o Japão jogaram Cicinho, Gilberto e Juninho Pernambucano e o time voou. Era muito melhor do que o time titular. Me lembro também que o Adriano tava tão gordo que quando o Fred entrou com a Austrália parecia que tinha uma a mais em campo.
O time que jogou contra o Japão foi o mais próximo do ideal que teve naquela Copa. O Cicinho tava voando naquela época, mas o Parreira insistiu no Cafu já em fim de carreira.
Além de Cicinho, Gilberto e Juninho, também entrou o Robinho. Esses quatro jogaram bem e ajudaram a melhorar o time. Os reservas fizeram 2 gols e participaram dos outros 2. Depois desse jogo contra o Japão, eu pensei: agora não é possível o Parreira não manter esse time pros próximos jogos! Ingenuidade minha... O Parreira não tinha essa coragem.
Na copa de 2006, Ronaldo e Adriano estavam fora de forma, Ronaldinho nunca foi aquilo tudo na seleção e Robinho, que fazia aquele quadrado funcionar, era reserva. Para piorar, Parreira com sua frouxidão habitual não soube dar time para aquela constelação.
injustiça com o gaucho , eu ja cheguei a pensa assim tbm , mais em 2006 ele era ex jogador ja tava gordo , tanto é que depois dessa copa nunca mais foi genio , em 2002 se vc pega a final do meiopra frente ele foi o melhor deixou ronaldo duas vezes na cara do gol , buscou mais o jogo , alem de decidir contra ingaterra e teve outro jogo tbm que jogou muito acho que contra turquia, em 99 fez gol magico chapelando ganhou copa confederaçoes duas jogando muito
Cara concordo sobre Ronaldo e Adriano, mas não acho que Ronaldinho no geral foi mal na seleção, concordo que ele não foi o que se esperava quando teve que assumir o protagonismo, mas quando ele era apenas mais um na seleção foi brilhante e na copa de 2002 onde não era um dos principais foi muito bem
Ronaldinho jogava na posição errada na seleção, na época sempre tinha esse debate, pois no Barcelona jogava aberto e na seleção jogava centralizado. Isso sem contar que ele chegou morto fisicamente na copa, pois veio de uma temporada muito puxada no Barcelona tendo ganho Liga e Champions.
@@Matheus-yi4yu na copa ele tava gordo ja , auge dele foi como meia no barcelona , o poblema que na seleção ele nao ia ter motivação de jogar amistoso eliminatoria, quando ele ficava mais na esquerda no barsa ja tava se movimentando pouco , o auge mesmo foi 2004 e 2005 que fazia tudu no basa meia campo ia pa esquerda fazia tudu, messi na argentina tbm nao rende tanto , seleção é diferente poucos jogos e muito jogo sem valer nada
Havia uma grande diferença do "time pronto" de 2006, com a "família Scolari" de 2002: um anos antes do penta, Scolari sequer era o técnico. O elenco de 2002 foi montado, claro, sobre uma base bem definida, (embora na ocasião Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo fossem questionados pelo futebol pálido da Seleção), mas com várias peças que foram se destacando na série de amistosos realizados com jogadores atuantes apenas no Brasil no primeiro semestre de 2002. Gilberto Silva, Anderson Polga, Kaká, Ricardinho, e Rogério Ceni garantiram vaga nesses jogos. Kleberson do CAP ser um jogador de destaque na final da Copa era inimaginável em janeiro de 2002. A família Scolari foi formada mais em cima do Mundial mesmo. Esse monte de amistosos-teste antes da Copa, por sinal, foi algo que nunca mais se repetiu. Como seria pro exemplo se Dunga pudesse testar Neymar e Ganso em 2010?
O Brasil nas eliminatórias pra copa de 2002 era um Deus nos acuda... O Scolari conseguiu equilibrar o time quando passou a jogar com 3 zagueiros e deu liberdade pro Cafu e Roberto Carlos jogarem mais livres
A última copa que eu torci feito louco pra seleção foi a de 1998, depois eu vi que era só bagunça e nunca mais foi a mesma coisa, em 98 eu tinha 12 anos. O quadrado mágico era contestado até pelo Falcão nos comentários dos jogos, ele dizia que preferia triangulações do que eu quadrado e o Galvão falava que futebol virou geometria e ficava babando o tal quadrado.
Perfeito! O Falcão na globo e o Dr Osmar na band sempre disse que o time era desequilibrado e que a defesa ficava exposta porque ninguém ajudava a marcar!
`´E bom lembrar que em 2005 a seleção Brasileira levou tbm um vareio da propria Argentina por 3 a 0 nas eliminatorias dessa mesma copa de 2006. Essa geração estava longe de ser imbativel como a memória afetiva de muitos acham.
Mas é complexo, vc tem q tem q deixar seu esquema funcionando e isso n dá com time fluido, aí c tem q manter bastante peças fundamentais e fazer o plano de jogos funcionar com possíveis substitos tbm, ir testando caras q estão bem, mas não melhor q o titular. E é isso q me irrita em Tite, ele chama gente e não testa, não passa o esquema aí quando n poder contar com os de confiança o time fica ruim
Foi o que a França fez, cortou os medalhões e onde chegou? Até mesmo a Inglaterra, deixou os medalhões de fora (houve muita reclamação pelo Rooney ficar de fora, a despeito da péssima temporada no Everton) e chegaram na melhor colocação em mais de 40 anos. Suécia não foi longe, mas apresentou um futebol interessante mesmo sem Ibra.
@@emfraridades7261 Tu queria o queh? que a suécia partia pra cima de tudo e qualquer time? kkkkkkkk A suécia era um bom time, apesar de não ser tão forte na técnica, porém, compensava na tática e dedicação dos jogadores. E sinceramente, dava gosto de ver a suécia jogando.
Verdade mano, em 2006 foi um peidão escalou pelo nome e pelos records, os reservas principalmente Robinho, Cicinho, Gilberto tinham q jogar, técnico fraco dms
Sem contar que a Itália foi prejudicada nas marcações dos jogos, teve um dia a menos que o Brasil, e teve que jogar no sol de meio dia nos EUA no verão com direito a prorrogar, a Itália estava morta na final de 94
Pensa em um retranqueiro era esse Parreira, o cara queimou o Raí para fazer o esquema dele com 4 volantes, sendo 2 que seriam meias mais para marcar do que criarem, e ai o time ficou dependente de Romário e Bebeto, ah se não fossem eles... sem falar que o cara me deixa de fora o Evair e Edmundo que estavam voando naquela época, e me leva Viola e Paulo Sérgio. O Parreira deve muito ao Romário e Bebeto viu.
Lembro bem de 2006 q o melhor jogo disparado do Brasil foi contra o Japão... nem levando em conta o placar q soh refletiu mto do futebol jogado naquele dia... Jogo q o Cicinho e Gilberto foram laterais titulares e q o Juninho pernambucano tbm... E q entrou o zé Roberto pelo meio tbm... Jogo bonito do Brasil com gente querendo mostrar serviço... seria uma grande sombra e com certeza daria mais disputa entre tds no elenco ver reservas tão fortes... Mas qndo c garante a posição mesmo sem jogar tanto o relaxamento natural acabou atrapalhando... aquele Brasil c tivesse sido levado como 23 jogadores e naum soh como 11 ganharia a copa pq era disparado o melhor elenco ainda q naquele ano específico naum tinha nenhuma seleção com tanta gente boa nem mostrando mto futebol... era Brasil mto acima e outras seleções numa prateleira inferior
Na verdade aliou todas as situações em uma só. Brasil classificado, chance do Parreira testar outras opções táticas, Japão em frangalhos no desespero tentando se classificar (outra seleção que enganou) e aí foi o elo perfeito para classificar. Foram 4 jogos vencidos, mas apenas 1 convenceu. Os outros....
@@raiderbelacasa sim, e foi o jogo q o Brasil mostrou gente com mais fome q podia vir do banco e q tbm podia variar... Mas o parreira morreu abraçado no q acreditava... Igual o Tite 2018 (com uma seleção mto inferior, mas nem tentou algo)
@@amitayfukuhara8930 Parreira morreu abraçado com um elenco de estrelas que já era bem contestável e com o esquema já superado. Não atoa ele não durou no Fluminense em 2009. Só começando dos goleiros. Rogério foi convocado apenas por pressão da imprensa paulista; por ele nunca seria chamado. Júlio César foi porque era o preferido dele, mas nunca foi isso tudo. Zé Roberto, Juninho Pernambucano (sumariamente criticado por Luxemburgo na época), Émerson, Gilberto...
Revoltante técnico ficar priorizando recorde pessoal de jogador. Com Cicinho e Robinho voando, mas no banco, Cafu e Ronaldo bateram seus recordes e o Brasil não ganhou. 8 anos depois, o Klose desbanca o Ronaldo e ninguém lembra qual o tal recorde do Cafu. E aí? De que isso valeu?
Também quero saber. Projetos como LBM são antigos e apenas na Índia vi dando certo, até "roubando" o público da Liga oficial do país. Bons temas. Tem meu like. 👍
Toda vez que o brasil chegou como muito favorito numa copa perdeu já quando nós ganhamos em 1970,1994,2002 chegamos como zebra, Zidane nasceu para ser carrasco do brasil 1998,2006
@@felixsilva973 o Brasil saiu vaiado pela própria torcida antes de viajar pra copa de 70 por resultados ruins e acabou trocando de técnico, todo mundo achava que o futebol brasileiro tinha acabado depois da copa de 66
@@italoliduares7389 eu achava que a troca de técnico tinha a ver com a pressão política da ditadura na época por ser o Saldanha. E também sempre achei que a seleção vinha como favorita. Tanto que esse time tinha o apelido de AS FERAS DE SALDANHA
Se eu pudesse escolher uma seleção de 2002 pra cá para ter ganho a copa, eu escolheria a de 2010. Aquela seleção não tinha craque, não tinha tática, mas tinha vontade de ganhar.
Quando o pessoal diz que tem saudade dessa seleção, tenho certeza que não é por causa do futebol jogado e sim pelo time em si e pelo respeito que o time botava. A gente tinha os melhores jogadores de cada um dos melhores times da Europa. A maior estrela do Milan, a maior estrela do Barcelona, a maior estrela da Inter de Milão, duas das grandes estrelas do Real Madrid e por ai vai. Geralmente os jornalistas vem querer desconstruir um "pensamento coletivo" que não é real e só eles enxergaram isso.
Muito bem ver alguém lembrar que além da farra do boi que foi Weggis, o salto alto, o descaso, teve um problema de ordem tática ali. Kaká e Ronaldinho eram os melhores brasileiros no momento, mas pra acomodar o Ronaldo, os dois foram tirados das funções que faziam em seus clubes e isso matou o futebol dos dois. Kaká não tinha a liberdade de pisar na área como no Milan, de ser aquele 10 de força, de chegada, assim como Ronaldinho foi tirado do setor esquerdo do campo, que é de onde ele partia, do canto pra dentro, em velocidade, pra fugir da marcação que ele sofria jogando centralizado. Há de se pesar realmente a questão de acomodação, de falta de empenho, mas não foi só isso. E o pior é ver que 14 anos depois, não aprendemos nada.
É isso, Kaká no Milan era um segundo atacante, principalmente depois que schevchenko saiu (depois da copa). Eram 3 volantes, ele e Seerdorf e um atacante (Inzaghi ou Gilardino). Na seleção, ele jogava lá atrás
A preparação da seleção parecia um carnaval. Até o Caldeirão do Huck entrava ao vivo falando com jogador na beira do campo. Tinha a história das festas lá em Weggis com DJs dos jogadores. Foi o auge do boleirismo.
As vitórias contra a Argentina e da Copa de 2002 deram muita soberba aquele time. Ao ponto que achavam que não precisava focar e se preparar. Para o bem do futebol e do trabalho duro, aquele time perdeu a copa, pois seria uma má influência.
Eu acho que essa ideia de "quando chegar na hora o talento decide" pode ter sido reforçado pela Copa América de 2004 também. Um jogo que parecia perdido, mas num lampejo do Adriano ele salva o título do Brasil
Eu me lembro que na época o pessoal falava, p* da vida: "Pronto, perdemos, mas batemos os recordes. O importante num era bater os recordes? Pronto. Batemos." Irritados com a insistência nesse assunto de recordes.
Ubira, complementando o que você disse no vídeo, sobre essa seleção de 2006 reunir tudo que existe de condenável em um time, lembro da edição da revista Placar logo após a copa (fui pesquisar aqui: Edição 1296 de Julho de 2006, página 30) que tem uma ótima reportagem sobre o fato de tudo que o Brasil fez ser exatamente o oposto de tudo que a Itália fez, é como se o Brasil tivesse seguido toda a receita sobre o que fazer para não ser campeão.
Também nunca entendi porque tem gente que posta essa seleção como se fosse o auge do Brasil. Essa pra mim foi uma das maiores decepções. Tinha tudo para dar certo. Um monte de craques, mas poucos ali queriam algo sério. O resto tava de sacanagem.
São dois delírios coletivos que eu tive a oportunidade de ver nascer: é o da seleção de 2006 e que Brasil vs Inglaterra em 2002 foi um jogão e o mais difícil daquela trajetória.
@@marryouveg2225 discordo....assistir a todos....a Bélgica por ser o primeiro mata a mata (oitavas para os animais ) foi longe a mais dificil.....isso é quase unânime nas entrevistas dos jogadores q estiveram lá. ...ai, vem um monte de pau no cu da Internet ficar com teoria de achometros....esses bunda moles nem se quer jogaram bola de gude....se acha em condição de achar algo em uma competição como a COPA DO MUNDO por favor menos....só assistam e gastem dinheiro só isso, se não vcs atrapalham inúteis
A verdade é q se aquela seleção.chega aos trancos e barrancos a.final igual em 98 e por acaso ganha, seria lembrada como fenomenal mesmo sem jogar.bonito. Ninguém lamenta a bolinha e sim o resultado
Vi seus programas a respeito de várias copas e gostei muito. Um bom levantamento histórico , a devida contextualização e inteligentes análises táticas ! Você teve o mérito de criticar fortemente a seleção de 2006 que , diante do material humano que tinha , passou um vexame mesmo ! De igual modo, sua ponderação sobre a copa de 2010 foi mais leve que a usual : o pessoal detestava o Dunga que, cometeu muitos erros sim, mas que teve bons momentos. Parabéns pelos episódios !
A copa de 2006 foi a última que a seleção brasileira teve chances reais de ser a campeã,nas copas seguintes não era nem favorita,a não ser para sonhadores.
O Parreira sacrificou alguns jogadores, tirando-os de posição, em nome da formação (4-4-2), coisa que ele fez em 1994 (trocou o Raí pelo Mazinho) e deu certo, porém os tempos eram outros.
Como alguém pode ter alguma boa memória da seleção da Copa de 2006? Essa seleção foi a maior decepção da minha vida, e eu pensava que tivesse sido a maior de todos também. Eu já contava como certo que o Brasil seria Hexa (claro eu tinha 15 anos na época e estava deslumbrada; bom a final da Copa das Confederações deslumbraria qualquer adolescente mesmo). Enquanto eu assistia a final hoje, estava mesmo me perguntando o que deu errado nessa seleção. Obrigada por responder Bira!
A Copa de 2006 foi a primeira que eu tenho uma lembrança mais completa. E olhando pra trás, a primeira coisa que eu faria se estivesse no lugar do Parreira seria fazer uma preparação mais decente, com treinos FECHADOS. Outra mudança seria na convocação: Renato na vaga do Mineiro, Diego ou Alex na vaga do Ricardinho, e uma aposta que eu faria seria o Rafael Sóbis na vaga do Fred. E a principal mudança que eu faria é colocar o Ronaldo no BANCO DE RESERVAS! Não importa se ele é um dos maiores de todos os tempos, é INADMISSÍVEL o centroavante da maior seleção do mundo estar acima do peso. Mas eu levaria para a Copa sim, pois com uma preparação adequada ele poderia entrar em condições para pelo menos entrar durante os jogos.
A Copa 2006 foi meio que um ponto de declínio de 3 dos 4 do quadrado mágico. Ronaldo, Adriano e Ronaldinho depois da copa não jogaram mais como antes. Ronaldinho já não havia jogado bem na final da Champions contra o Arsenal. A fase já não era tão boa quanto no início da temporada. Cafú e Roberto Carlos já não estavam bem, como a Placar mostrou. Acho que Emerson e Foda também não voltaram a jogar em alto nível depois, mas não tenho certeza. Foi o fim de vários jogadores. Sobrou quase nada para 2010.
Tenho 37 anos e essa foi a melhor seleção que eu já vi jogar. Melhor plantel, disparado. Não havia sequer um perna de pau. Pessoal falando que o Gilberto deveria entrar no lugar do Roberto Carlos... kkkkkkkkk, piada. Nem na posição de lateral esquerdo o Gilberto jogava mais na época. O problema todo dessa seleção foi o Parreira que deixou a preparação solta. O time da França jogou demais aquele jogo e soube fazer o anti jogo do Brasil. Tanto que o Brasil naquele jogo era tido como favorito por todos as mídias. A França não vinha bem. Aquela seleção faltou vontade. Havia jogadores acima do peso sim mas era uma minoria. A falta de vontade dos jogadores foi confundida com o excesso de talento. Daquela seleção pra 2010 foi a maior lacuna de talento do Brasil, não pq não havia grandes jogadores mas pq a mídia começou a valorizar apenas a raça, a vontade, esquecendo o talento e a qualidade. A seleção de 2010 foi a pior de todas as seleções. Excesso de vontade sem talento algum, coletividade pra provar que o talento era supérfluo no futebol. Dunga abraçou essa idéia e deixou uma geração inteira órfã de futebol. Brasil só voltou a buscar o talento quando o Felipão voltou em 2013. Ou seja, 2006 a 2013.
2010 pior de todas? Pior foi a de 2014 que tomou de 7x1 da Alemanha dentro de casa com Felipão e Parreira no comando técnico. 2010 apesar dos equívocos foi a única seleção brasileira que jogou um futebol decente pós penta 2002, bem diferente da seleção de 2006 que foi uma decepção total.
Não tinha como dá certo, 4 jogadores que não marcarvam ninguém ( Kaka, Ronaldinho, Adriano e o Fenômeno) Dois laterais em final de carreira. ( Cafu e Roberto Carlos).
Cicinho, Robinho, Juninho Pernambucano, Alex... Caras que ficaram no banco ou nem foram convocados e estavam em melhor fase do que alguns medalhões que jogaram essa copa...
Quando membros da imprensa dizem que não devemos sentir saudades da seleção pós-copa das confederações/Copa 2006, na verdade eles estão rechaçando exclusivamente porque a aquela constelação, sendo a maior favorita, não levantou a taça do mundo. Todavia mesmo na derrota, aquela seleção era muito mais identificada com o histórico do futebol arte do que as suas sucessoras.
@@joaovinicius1791 Havia uma grande reunião de craques, ganhavamos de Chile, Argentina, Venezuela etc com larga vantagem e bom futebol. O que se viu posteriormente, nos remete a saudades do quadrado.
@@brunnoferreira Assim, acho que naquela época, apenas a Argentina era um bom adversário no continente, o resto jogava um futebol básico, então não um bom parâmetro para comparação.
Não, não é apenas porque não levantou a Copa. A performance em alguns jogos já foram bem abaixo, mesmo nas eliminatórias. Essa seleção expôs o velho problema do futebol brasileiro em se escorar na individualidade: o sistema tático era inexistente, Parreira super criticado, medalhões em má forma guardando posição por nome e um time que, salvo algumas partidas realmente notáveis (como as citadas pelo Bira), não tinha no geral nada de identificação com um suposto "futebol-arte" jogado anteriormente pelo Brasil. Para refrescar, basta lembrarmos que o ultra fracasso desse time - explicitado em 2006 - foi o que alimentou aquele mal do modo "generalíssimo" de Dunga em contraposição ao Parreira letárgico.
Depois da copa de 2006, já deveria um técnico estrangeiro assumir a seleção. Ao longo do tempo, em clubes especialmente, a baixa qualidades dos técnicos brasileiros tornou-se muito visível...
O que eu me lembro era que o Juninho Pernambucano era reserva daquela seleção e estava em ótima fase, era a época que o Lyon dominava a França e o Juninho era o craque do time. Mas pra ele ser titular daquela seleção tinha que sair Ronaldinho Gaúcho ou Kaká, o que era impossível. Muita gente discutia se era possível tirar um volante pro Juninho entrar no time. Aquela seleção parecia uma máquina com tantos craques e dava impressão que ia ganhar aquela copa brincando. Se tinha um quadrado mágico com Ronaldinho, Kaká, Ronaldo e Adriano e no banco jogadores como Robinho e Juninho Pernambucano, não tinha como perder aquela copa. Mas a preparação realmente foi uma bagunça. E quem levou a culpa foi o Roberto Carlos por estar ajeitando o meião na hora do gol da França.
Melhor análise sobre o Brasil na Copa de 2006 que eu já vi. Parabéns Ubira! Vídeo fantástico. Um breve comentário apenas: A despedida contra os franceses foi uma partida lamentável de Roberto Carlos (não falo pelo episódio da meia) e, principalmente de Cafu (horroroso). Nunca esqueci de um lance de ataque em que o Cafu apareceu na ponta esquerda (como assim?) e destruiu toda jogada do Ronaldinho Gaúcho, se não me engano. Perfeita a sua análise sobre a evolução dos esquemas táticos do futebol na época. Impressionante como ficamos para trás ao longo dos últimos 14 anos. E também me chama atenção como a nossa impressa, de forma geral, é incapaz de fazer um "mea culpa", preferindo usar cortinas de fumaça e atentanto apenas para outros fatos, ignorando completamente a nossa defasagem tática que persiste até os dias atuais.
Bira aproveitando o assunto Dunga, vc poderia fazer um vídeo falando sobre o primeiro trabalho dele na seleção, um pouco sobre a trajetória e a campanha de 2010.
Trabalho esse que não era ruim, inclusive. No jogo contra a o Holanda o primeiro tempo nosso foi muito bom, o Dunga é bem massacrado porque batia de frente com a Globo e foi pego pra Cristo, mas o trabalho não era tão ruim assim, na primeira passagem.
Foi a maior seleção em potencial. Tanto os titulares quanto reservas poderiam montar um time campeão mundial. Lembro que naquela época a discussão era sobre como ficou de fora da convocação tantos bons nomes. Hoje os bons nomes no time títular da pra contar nos dedos.
A seleção de 2010 individualmente estava muito abaixo daquela de 2006 , mas talvez tenha sido a última seleção , depois de 2002 , a ser eliminada DIGNAMENTE.
@@Slorknick O segundo tempo do Brasil em 2018 foi muito bom, o time atacou o tempo todo, finalizou, teve volume de jogo, mas infelizmente acabou perdendo.
Ubira se tivesse mantindo o time q ganhou do Japão de goleada, talvez chegaria na final bem. Mas o Parreira não tinha peito pra fazer isso, e acabou morrendo com o quadrado trágico. Rsr
É impressionante como a seleção brasileira chega bem pra copa e no próprio torneio o time não desenvolve.
3 роки тому+2
Olá Ubira! Gostei muito de seus vídeos analisando as Seleções Brasileiras nas Copas do Mundo, admiro e muito as histórias dos Mundiais e esses desempenhos serve como reflexão para quem sabe o Brasil possa reencontrar o caminho para a vitória. Sua visão é bem detalhada e impressionante. Eu lembro dessa Seleção de 2006, uma das poucas equipes em que eu sei a escalação de cor, mas envergonhou todos nós. Os tais problemas começaram as Eliminatórias, mas foram mascarados como o Ronaldo Fenômeno estar acima do peso desde a estreia contra a Colômbia. Tínhamos jogadores talentosos, muitos craques de sobra (dava pra montar 3 ou 4 seleções), mas não deram liga por conta desse esquema preestabelecido do Parreira (querendo repetir a dose de 94, mas o futebol evolui a cada ano). Esse termo "quadrado mágico" vi pela primeira vez num fascículo sobre a história do Brasil nas Copas do Mundo ainda em 98 e se referia ao time de 82 (Zico, Falcão, Sócrates e Cerezo) e talvez por conta disso o Galvão Bueno resolveu ressuscitar tal termo. Se alguém tiver a coragem de comprar essa Seleção de 2006 com a de 82, só porque teve um grande time e "perdeu injustamente", esse alguém precisa de tratar, é maluquice demais. Jogou na base do sufoco e não conseguia convencer ninguém. Desde a conquista do Penta, nosso futebol deitou na fama e se acomodou com a "máscara". Lembro também de uma coletiva de imprensa com o Parreira quando os repórteres o questionaram pelos "critérios" que adotara em deixar um ou outro de fora. Roque Júnior e Júlio Baptista por exemplo estavam numa boa fase e tinham condições de integrar o grupo, isso denúncia muitos fatores externos que desde então exercem mais poder de influência na CBF que o técnico da Seleção desde a convocação até a escalação. E a bola de cristal da Placar não falhou, previu que o time fracassaria na Alemanha e deu no que deu. O Roberto Carlos deu uma entrevista após a Copa explicando que tentou formar uma linha de impedimento desde a estreia contra a Croácia que acabou não dando certo e tornou-se o "bode expiatório" na derrota para a França por "ajeitar o meião" na formação da tal linha.
As 2 tiveram o mesmo problema, priorizaram o talento por assim dizer e deixaram a tática de lado acreditando q o talento individual ia vencer tudo, oq vimos q n é vdd, exemplo a Itália de 2006 q todo mundo corria pra marcar, pra fechar, pra atacar e etc.
Brasil na Copa do Mundo de 2006: Fase de grupos: 🇧🇷 1x0 🇭🇷 🇧🇷 2x0 🇦🇺 🇯🇵 1x4 🇧🇷 Oitavas-de-final: 🇧🇷 3x0 🇬🇭 Quartas-de-final: 🇧🇷 0x1 🇫🇷 Em 5 jogos, conseguiram: 4 vitórias, 1 derrota. 10 gols pró, 2 gols contra, 8 de saldo de gols. Tinha um excelente time para ganhar aquela Copa do Mundo, no entanto, a acomodação do Parreira e a falta de pulso firme incentivaram a estagnação técnica da seleção.
Parreira tem mentalidade antiga de jogo... Teve os seus méritos. Mas futebol tem gerações e cada técnico se molda com o atual momento. Onde já se viu fazer treino aberto da seleção? Parecia jogos de despedida de jogador de seu clube, só faltava o balde de cerveja ao lado deles!!!!
Zé Roberto era Titular na copa a mudança no meio ocorreu com a saida do Emerson e a entrada do Gilberto Silva, e no jogo da França sim o Juninho no lugar do Adriano
Juninho foi a grande desgraça nawquele jogo....mesmo Adriano estando fora de forma. ...iria dar mais trabalho a defesa da França q aquele oau no cu do Juninho. ...fraquíssimo
O Zé Roberto não jogou tão bem assim inclusive ele foi um dos volantes q não marcou o Zidane,falam q ele jogou bem pq fez gol contra Gana e salvou um gol contra Austrália,mas foi sócorria mto com a bola.
O que da pra lembrar com nostalgia são os grandes jogadores e belas opções no banco, mas time? Não tínhamos, muito menos técnico! Uma pena, o Brasil tinha potencial mais do que suficiente para o Bi mundial...
Que vídeo sensacional. Eu tenho 27 anos, mas nunca fui muito interessado em futebol na infância. Minha "primeira copa" foi a de 2010. Bom saber que a equipe de 2006 era essa confusão toda. Nunca mais eu digo "nossa, mas como não ganhou?!" rsrs
excelente vídeo, Bira! A eliminação pra França foi a minha primeira dor no futebol e muito do tombo foi por todo esse endeusamento dos caras. Parreira vacilou demais, uma pena. Que fique o aprendizado
O momento chave foi, no 4x1 no Japão, onde ele entrou com Cicinho, Gilberto e Juninho Pernambucano. Ali era o time, mas a Vitória contra Gana contribui para a derrota
É só ver os vídeos dos jogos daquela seleção no UA-cam ou em publicações no Facebook, lê os comentários. Acho que quem endeusa são os adolescentes mesmo
Pior que em 2014 o Felipao tentou mandar uma "Família Scolari 2.0", acabou fazendo parecido com o Parreira em 2006, fechou o grupo depois de ganhar a Copa das Confederações e levou muitos jogadores em baixa para a copa com a ideia de que eles iam arrebentar em campo pq estavam "fechados com a família". Com o agravante de que o grupo de 2014 era muito inferior ao de 2006....
Fora que em 2014 Felipão e sua comissão técnica estavam ultrapassados taticamente, Felipão vinha de péssimos trabalhos no Palmeiras que acabou sendo rebaixado em 2012 e Parreira estava aposentado do futebol desde 2009 e que 2006 já se mostrou técnico obsoleto naquela época.
Eu acredito que o que nos deixa saudade daquela seleção, não é exatamente o que ela jogava, mas sim olhar pra dentro do campo e ver que existia jogadores com capacidade de resolver o jogo e que colocava medo nos adversários. Hoje vivemos do mesmo futebol medíocre porém sem a esperança de que em qualquer momento poderá sair uma jogada que muda completamente o jogo. Ou seja, se com o quadrado... Ruim com eles, muito pior sem eles...
Erros. 1- Cafu e Roberto Carlos não deveriam estar 2- Ronaldinho não jogou nada. 3- Ronaldo era para ser banco para o Robinho. Time totalmente desfocado.
Antes de começar a copa o ideal era 4-3-3 com Gilberto Silva, Juninho e Kaká no meio e Robinho, Adriano e Ronaldinho no ataque, lembrando: pela fase q tava (ou Kaká no ataque tira Robinho e bota Zé Roberto no meio). Os laterais nem preciso falar q já tá batido
@@Alyssonborges ué, e como vc ia saber do futuro pra montar o time? Ronaldo seria banco e Adriano titular aparentemente por caisa de como chegaram a copa
@@link_zark ainda na fase de grupos era pra ter feito as mudanças. As mudanças só foram feitas no jogo contra a França. Ronaldo tava acima do peso mas vinha fazendo gols. Adriano no jogo contra a Austrália já tava mostrando que deveria ser banco.
Essa história das marcas quem batia muito nessa tecla era a Globo. Depois da eliminação o Galvão Bueno falou que a seleção focava muito em records, sendo que ele não parava de falar nisso.
Esse Brasil de 2006 caiu em um grupo baba , Croácia, Japão Austrália,,aí no mata mata pegou outra carne assada. Gana meteu 3 a 0,,quando pegou um time forte aí vimos no que deu.
1 a 0 o brasil começou melhor esse jogo o Ronaldo teve a chance de empata jogo a França não humilhou o brasil e que aquelas firulas de Zidane deu a impressão que o brasil foi massacrado
Lembro dessa copa direitinho. Lembro até que essa questão do erro de manter certos medalhões como titulares ficou evidente no jogo contra o Japão, onde o Brasil atropelou o Japão com os reservas, com destaque para Gilberto e Cicinho voando em campo e um time todo com vontade de vencer, ao contrário dos titulares.
Eu me lembro de não carregar muitas expectativas nessa copa, principalmente devido ao festivo ambiente durante a preparação na Alemanha, com Ronaldo e outros em uma balada a dias da estreia, farra de torcedores e concentração aberta. Durante a copa, era visível que havia objetivos individuais que se colocavam acima do título em si.
Houve uma época entre 2004 e 2005 que era difícil o Brasil perder algum jogo, tanto que esse jogo contra a Argentina, o dos 3x1 em Buenos Aires, os próprios argentinos falavam que o Brasil estava "um patamar acima" deles. Na copa de 2006, é muito nítido que a seleção entrou achando que era só cumprir protocolo, pois o hexa já estava garantido. De lá pra cá, nunca mais recuperamos nosso status.
Ubira, o Arsenal de Wenger de 2004, 2006 jogavam como você citou ai. 442 com Gilberto Silva ficando e Viera(Fabregas) saindo mais pra fazer frente com Pires e Ljungberg e no ataque Henry e Reyes(Bergkamp) voltando pra fazer a bola rodar e preencher espaço.
O jogo que o Brasil jogou muito bem e firme nessa copa foi contra o Japão, quando o Parreira descansou os laterais velhinhos e deu jovialidade ao time. Se ele não fosse tão teimoso, teria mantido esse time até o final e copa. Time muito mais veloz, preparado fisicamente e com certeza daria mais alegrias ao torcedor, mesmo que não fosse campeão.
Essa seleção de 2006 se resume a muita farra e pouca vontade de vencer. Ronaldo pesando 15 arrobas, Adriano completamente displicente, Ronaldinho idem... Fora alguns reservas que estavam em melhor forma e mereciam a titularidade (Robinho, Cicinho, Gilberto). Um oba oba total no pré-copa, que nem dá pra chamar de preparação. Um técnico obsoleto e ultrapassado... Enfim, um enorme desperdício de talento, era uma geração fantástica.
Serginho era o melhor lateral esquerdo do mundo na rpoca
Disse tudo mano seu comentário foi perfeito, merece toda crítica era pra ser lendária e foi horrível, fora q msm errando, ainda se acontece oq vc falou, de Robinho, Gilberto e Cicinho serem titulares ainda dava pra ganhar a copa, esses estavam bem demais em seus clubes, voando, Cicinho e Robinho no real então era uma seleção pra bater records, Ronaldo, Cafu, e não tinha técnico, parreira foi peidão
Eu lembro até hoje que eu jogava no Fifa 07 no emulador de Gameboy Advance pra Celular e fiz a Copa do Mundo com o Brasil, só saia correndo com o Robinho e tocava pro Fenomeno sem goleiro
Recentemente o Zé Roberto falou sobre isso. Disse que a preparação em 2006 era mais oba-oba regado a samba e pagode do que disciplinada e com treinamento.
Juninho PE .Gilberto,cicinho ,Robinho e.ze.roberto tinham q ter entrado naquela seleção .
A copa das confederações só serve para enganar a seleção kkkkk.
Eu ja sabendo a merda que ia dar, eu torci pra caralho pra espanha em 2013, quando o Brasil ganhou, primeira coisa que falei foi ``Um concorrente a menos pra taça´´´, deu no que deu...
@@MouraPHQ time fraco
Tomaz Shimizu kkkkkkkkk
Copa das confederações é uma maldição rsrs
@@lucasdiego5028 Alguém realmente acreditava que o Brasil ganharia aquela Copa?
" O time tá pronto", até o Bira deu uma risadinha...
Isso sempre dá merda e os técnicos não aprendem
É para rir mesmo.
Uma coisa que lembro da eliminação foi uma manchete que dizia: "Cheia de recordes, seleção é eliminada" coisa assim, não lembro onde vi. Essa seleção era uma bagunça, dava pra ver claramente que os reservas mostravam mais empenho do que os titulares.
Outra coisa também, tanto time quanto torcida antes da copa já comemoravam como campeões, era só festa.
Lembro de muita gente falando que essa seleção só serviu pro Ronaldo e pro Cafu baterem recordes
@@demtricolor os 2 foram pra copa só por causa disso msm
Único que tem o direito de sentir saudades daquela zona era o Zizou.
A cena de Roberto Carlos deitado ao lado do banco em pleno jogo contra o Japão foi o retrato da displicência e salto alto daquela seleção.
Aquela seleção de 2006 era mais famosa que os artistas de Hollywood. A Nike trabalhou muito o marketing desse time, e os caras eram endeusados demais. O Ronaldo fenômeno jogou muito pouco as eliminatórias, e ainda assim foi convocado. O Ronaldinho, Adriano, Dida e Kaká estavam no auge, mas os outros já estavam muito ruim.
Não tinha como do deixar o fenômeno de fora, e se deixa no banco o titular joga com pressao e queima o técnico
Acho que o Lúcio estava em plena forma também, não tenho certeza porque não acompanhava
Patriotismo é doença
@@adrianovideos9838 Nunca gostei do Lucio, porém sim ele estava bem nessa época, tanto que o Brasil nesta Copa do Mundo somente sofreu 2 gosl, tamanho era o entrosamento da dupla Lucio e Juan.
Na verdade o Ronaldinho Gaúcho já estava com a curva de desempenho para baixo ali na copa.
Essa seleção de 2006 foi daquelas de dar ranço
Zé Roberto foi o melhor jogador do Brasil naquela copa
Sim, disparado o melhor.
Concordo
Seguido da dupla de zaga e do Kaká. Tanto é que Dunga seguiu os convocando.
Lúcio e Juan foram bem também. A farra mesmo foi com as estrelas. Tinha muito reserva ali que era bom e tava até em melhor momento mas a preferência eram as estrelas
Único que honrou, o resto foi resto, RC, Cicinho, Fred, Robinho, Juninho e Gilberto deveriam ser titulares
Hoje durante o intervalo da transmição da Globo, eles falaram com o Kaká, e ele fala novamente sobre a seleção ter deixado a desejar na preparação, que eles poderiam ter chegado melhor e tal.
Os próprios Ronaldo e RC reclamaram da reparação. CBF obrigava todo dia os caras a fazer exibição depois dos treinos, fazer transmissão 24h, evento, caridade samba e o caralho.
Inacreditável que a moçada romantize aquele time. Foi um vexame, o oba oba antes da Copa tava insuportável já e a frustração nos jogos foi geral. Contra a França poderia ter tomado mais se os franceses fossem melhores de pontaria (Thierry Henry também decepcionou nessa Copa, era um dos grandes atacantes do mundo).
Cicinho e Robinho em 2006 estavam demais, mereciam muito serem titulares.
Cara, a despeito de sua vida pessoal, o Robinho SEMPRE jogou muito na seleção. Um cara subestimado.
Aquela seleção que só era boa pra jogar no PES.
O Brasil de 2006 faltou coragem para tirar os grandes nomes que não tinha o melhor futebol, mas nos tinham dado o penta. Todas as seleções campeãs de 1998 até hoje sofreram com a ressaca do título e decepcionaram na Copa seguinte. França em 2002, Brasil em 2006, Itália em 2010, Espanha em 2014 e Alemanha em 2018.
@Thiago Oliveira Falei que de 2002 pra cá que isso ocorre, a seleção de 1998 não está inclusa. E a ressaca do título, é pelo fato de alguns jogadores campeões chegarem a outra copa só pelo nome, e isso não ocorreu só com a nossa seleção.
Grande reflexão
O Mbappe conseguiu quebrar essa maldição, embora tenha sido vice pelo Messi
Parteira não tem coragem de fazer o que fez em 94
@@joaovinicius1791 Verdade. seus comentários são bem lúcidos. e digo mais: no terceiro jogo da primeira fase contra o Japão, quando a seleção já está classificada, Parreira colocou time misto para poupar jogadores lesionados e com cartões para as oitavas e o time com as mudanças jogou muito bem, ganhando de 4 a 1 dando um chocolate no Japão! e ficou claro que o time ficou mais leve, rápido e envolvente. Cicinho e Gilberto estavam jogando melhor nas laterais do que os consagrados Cafu e Roberto Carlos, que estavam em fim de carreira e não vinham bem. e outra: o time ficou melhor com Robinho e Ronaldo no ataque do que Ronaldo e Adriano, dois centroavantes se chocando no mesmo espaço. se tivesse mantido o time que ganhou do Japão a partir das oitavas não digo que o Hexa teria vindo, mas teria jogado melhor e ido mais longe eu acho! faltou peito para o Parreira manter o time que ganhou do Japão. inclusive muita gente da mídia esportiva e torcida falou isso na época!
Me lembro que contra o Japão jogaram Cicinho, Gilberto e Juninho Pernambucano e o time voou. Era muito melhor do que o time titular. Me lembro também que o Adriano tava tão gordo que quando o Fred entrou com a Austrália parecia que tinha uma a mais em campo.
O melhor jogo do Brasil nessa Copa foi esse contra o Japão, com os reservas
Zé Roberto tambem não jogou contra o Japão?
O time que jogou contra o Japão foi o mais próximo do ideal que teve naquela Copa. O Cicinho tava voando naquela época, mas o Parreira insistiu no Cafu já em fim de carreira.
Além de Cicinho, Gilberto e Juninho, também entrou o Robinho. Esses quatro jogaram bem e ajudaram a melhorar o time. Os reservas fizeram 2 gols e participaram dos outros 2. Depois desse jogo contra o Japão, eu pensei: agora não é possível o Parreira não manter esse time pros próximos jogos! Ingenuidade minha... O Parreira não tinha essa coragem.
Ronaldo supergordo, Adriano gordo, cafu e roberto carlos velhos não há time que aguente
Na copa de 2006, Ronaldo e Adriano estavam fora de forma, Ronaldinho nunca foi aquilo tudo na seleção e Robinho, que fazia aquele quadrado funcionar, era reserva. Para piorar, Parreira com sua frouxidão habitual não soube dar time para aquela constelação.
injustiça com o gaucho , eu ja cheguei a pensa assim tbm , mais em 2006 ele era ex jogador ja tava gordo , tanto é que depois dessa copa nunca mais foi genio , em 2002 se vc pega a final do meiopra frente ele foi o melhor deixou ronaldo duas vezes na cara do gol , buscou mais o jogo , alem de decidir contra ingaterra e teve outro jogo tbm que jogou muito acho que contra turquia, em 99 fez gol magico chapelando ganhou copa confederaçoes duas jogando muito
Cara concordo sobre Ronaldo e Adriano, mas não acho que Ronaldinho no geral foi mal na seleção, concordo que ele não foi o que se esperava quando teve que assumir o protagonismo, mas quando ele era apenas mais um na seleção foi brilhante e na copa de 2002 onde não era um dos principais foi muito bem
Ronaldinho jogava na posição errada na seleção, na época sempre tinha esse debate, pois no Barcelona jogava aberto e na seleção jogava centralizado. Isso sem contar que ele chegou morto fisicamente na copa, pois veio de uma temporada muito puxada no Barcelona tendo ganho Liga e Champions.
@@Matheus-yi4yu na copa ele tava gordo ja , auge dele foi como meia no barcelona , o poblema que na seleção ele nao ia ter motivação de jogar amistoso eliminatoria, quando ele ficava mais na esquerda no barsa ja tava se movimentando pouco , o auge mesmo foi 2004 e 2005 que fazia tudu no basa meia campo ia pa esquerda fazia tudu, messi na argentina tbm nao rende tanto , seleção é diferente poucos jogos e muito jogo sem valer nada
@@clubesbrasileirossaoomaior7672 Ex jogador? Tinha sido eleito O Melhor do mundo 6 meses antes dessa copa.
Acho que é tão lembrada por conta do talento e potencial individual que cada jogador tinha. O problema foi a gerência do planejamento
Havia uma grande diferença do "time pronto" de 2006, com a "família Scolari" de 2002: um anos antes do penta, Scolari sequer era o técnico. O elenco de 2002 foi montado, claro, sobre uma base bem definida, (embora na ocasião Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo fossem questionados pelo futebol pálido da Seleção), mas com várias peças que foram se destacando na série de amistosos realizados com jogadores atuantes apenas no Brasil no primeiro semestre de 2002. Gilberto Silva, Anderson Polga, Kaká, Ricardinho, e Rogério Ceni garantiram vaga nesses jogos. Kleberson do CAP ser um jogador de destaque na final da Copa era inimaginável em janeiro de 2002. A família Scolari foi formada mais em cima do Mundial mesmo.
Esse monte de amistosos-teste antes da Copa, por sinal, foi algo que nunca mais se repetiu. Como seria pro exemplo se Dunga pudesse testar Neymar e Ganso em 2010?
Na real ninguém contestava a base de 2006 antes da copa, só o Cafu pela bola que o Cicinho jogou na copa das confederações.
O Brasil nas eliminatórias pra copa de 2002 era um Deus nos acuda... O Scolari conseguiu equilibrar o time quando passou a jogar com 3 zagueiros e deu liberdade pro Cafu e Roberto Carlos jogarem mais livres
@@filipevasconcelossacca1621E tb colocando o Ronaldinho Gaucho na ponta esquerda
A última copa que eu torci feito louco pra seleção foi a de 1998, depois eu vi que era só bagunça e nunca mais foi a mesma coisa, em 98 eu tinha 12 anos.
O quadrado mágico era contestado até pelo Falcão nos comentários dos jogos, ele dizia que preferia triangulações do que eu quadrado e o Galvão falava que futebol virou geometria e ficava babando o tal quadrado.
2006 foi a única vez que eu chorei por causa de futebol
Perfeito! O Falcão na globo e o Dr Osmar na band sempre disse que o time era desequilibrado e que a defesa ficava exposta porque ninguém ajudava a marcar!
`´E bom lembrar que em 2005 a seleção Brasileira levou tbm um vareio da propria Argentina por 3 a 0 nas eliminatorias dessa mesma copa de 2006. Essa geração estava longe de ser imbativel como a memória afetiva de muitos acham.
@Lucho É bom frisar
Por isso copa é momento, vc tem que chamar os caras que estão jogando bem na hora da copa.
Mas é complexo, vc tem q tem q deixar seu esquema funcionando e isso n dá com time fluido, aí c tem q manter bastante peças fundamentais e fazer o plano de jogos funcionar com possíveis substitos tbm, ir testando caras q estão bem, mas não melhor q o titular.
E é isso q me irrita em Tite, ele chama gente e não testa, não passa o esquema aí quando n poder contar com os de confiança o time fica ruim
Foi o que a França fez, cortou os medalhões e onde chegou? Até mesmo a Inglaterra, deixou os medalhões de fora (houve muita reclamação pelo Rooney ficar de fora, a despeito da péssima temporada no Everton) e chegaram na melhor colocação em mais de 40 anos. Suécia não foi longe, mas apresentou um futebol interessante mesmo sem Ibra.
@@Diegoczs1 Futebol interessante? Suécia de 2018 era horrível, pura retranca. Viveu de gols de pênalti
Zidane, Makelele e Thuram voltaram da aposentadoria da seleção pra jogar a copa.. Não é bem assim
@@emfraridades7261 Tu queria o queh? que a suécia partia pra cima de tudo e qualquer time? kkkkkkkk A suécia era um bom time, apesar de não ser tão forte na técnica, porém, compensava na tática e dedicação dos jogadores. E sinceramente, dava gosto de ver a suécia jogando.
Parreira sempre foi péssimo. Romário, Bebeto e Taffarel salvaram a pele dele em 1994. Sempre foi um burocrata do futebol.
Verdade mano, em 2006 foi um peidão escalou pelo nome e pelos records, os reservas principalmente Robinho, Cicinho, Gilberto tinham q jogar, técnico fraco dms
Corinthians 2002
exatamente fracote demais que se acha rinus michel
Sem contar que a Itália foi prejudicada nas marcações dos jogos, teve um dia a menos que o Brasil, e teve que jogar no sol de meio dia nos EUA no verão com direito a prorrogar, a Itália estava morta na final de 94
Pensa em um retranqueiro era esse Parreira, o cara queimou o Raí para fazer o esquema dele com 4 volantes, sendo 2 que seriam meias mais para marcar do que criarem, e ai o time ficou dependente de Romário e Bebeto, ah se não fossem eles... sem falar que o cara me deixa de fora o Evair e Edmundo que estavam voando naquela época, e me leva Viola e Paulo Sérgio. O Parreira deve muito ao Romário e Bebeto viu.
Foi o tema do meu TCC de jornalismo. "Quadrado mágico! Ou trágico?"
Tem como mandar o link?
@@CarlosEduardo-sv5ot me envia um email, que eu te passo o link. dulyalves@gmail.com
Nestormedeiros1999@gmail.com manda lá mano gostaria muito de ler
sousapitaya@gmail.com se puder me envie também, te agradeço
@@pitayasir9650 mandei lá. Valeu
Lembro bem de 2006 q o melhor jogo disparado do Brasil foi contra o Japão... nem levando em conta o placar q soh refletiu mto do futebol jogado naquele dia... Jogo q o Cicinho e Gilberto foram laterais titulares e q o Juninho pernambucano tbm... E q entrou o zé Roberto pelo meio tbm... Jogo bonito do Brasil com gente querendo mostrar serviço... seria uma grande sombra e com certeza daria mais disputa entre tds no elenco ver reservas tão fortes... Mas qndo c garante a posição mesmo sem jogar tanto o relaxamento natural acabou atrapalhando... aquele Brasil c tivesse sido levado como 23 jogadores e naum soh como 11 ganharia a copa pq era disparado o melhor elenco ainda q naquele ano específico naum tinha nenhuma seleção com tanta gente boa nem mostrando mto futebol... era Brasil mto acima e outras seleções numa prateleira inferior
Na verdade aliou todas as situações em uma só. Brasil classificado, chance do Parreira testar outras opções táticas, Japão em frangalhos no desespero tentando se classificar (outra seleção que enganou) e aí foi o elo perfeito para classificar. Foram 4 jogos vencidos, mas apenas 1 convenceu. Os outros....
@@raiderbelacasa sim, e foi o jogo q o Brasil mostrou gente com mais fome q podia vir do banco e q tbm podia variar... Mas o parreira morreu abraçado no q acreditava... Igual o Tite 2018 (com uma seleção mto inferior, mas nem tentou algo)
@@amitayfukuhara8930 Parreira morreu abraçado com um elenco de estrelas que já era bem contestável e com o esquema já superado. Não atoa ele não durou no Fluminense em 2009.
Só começando dos goleiros. Rogério foi convocado apenas por pressão da imprensa paulista; por ele nunca seria chamado. Júlio César foi porque era o preferido dele, mas nunca foi isso tudo. Zé Roberto, Juninho Pernambucano (sumariamente criticado por Luxemburgo na época), Émerson, Gilberto...
Relaxamento ok, mas peso em tonelada, fora de forma, e festa demais tbm os titulares estavam podres
Quem matava o time era o Adriano. Nesse jogo contra o Japão o ataque foi Ronaldo Robinho e Kaká.
Revoltante técnico ficar priorizando recorde pessoal de jogador. Com Cicinho e Robinho voando, mas no banco, Cafu e Ronaldo bateram seus recordes e o Brasil não ganhou. 8 anos depois, o Klose desbanca o Ronaldo e ninguém lembra qual o tal recorde do Cafu. E aí? De que isso valeu?
Ubira fala sobre a Beneliga ou sobre a Liga de Balompié Mexicano pfvr. Galera dá like pro Livro ver.
Também quero saber. Projetos como LBM são antigos e apenas na Índia vi dando certo, até "roubando" o público da Liga oficial do país. Bons temas. Tem meu like. 👍
Que bosta
Toda vez que o brasil chegou como muito favorito numa copa perdeu já quando nós ganhamos em 1970,1994,2002 chegamos como zebra, Zidane nasceu para ser carrasco do brasil 1998,2006
De 70 já discordo
@@felixsilva973 o Brasil saiu vaiado pela própria torcida antes de viajar pra copa de 70 por resultados ruins e acabou trocando de técnico, todo mundo achava que o futebol brasileiro tinha acabado depois da copa de 66
@@italoliduares7389 eu achava que a troca de técnico tinha a ver com a pressão política da ditadura na época por ser o Saldanha. E também sempre achei que a seleção vinha como favorita. Tanto que esse time tinha o apelido de AS FERAS DE SALDANHA
70 eramos favoritos e ganhamos, nas outras concordo.
@@italoliduares7389 e mentira essa informaçao
Se eu pudesse escolher uma seleção de 2002 pra cá para ter ganho a copa, eu escolheria a de 2010. Aquela seleção não tinha craque, não tinha tática, mas tinha vontade de ganhar.
Quando o pessoal diz que tem saudade dessa seleção, tenho certeza que não é por causa do futebol jogado e sim pelo time em si e pelo respeito que o time botava. A gente tinha os melhores jogadores de cada um dos melhores times da Europa. A maior estrela do Milan, a maior estrela do Barcelona, a maior estrela da Inter de Milão, duas das grandes estrelas do Real Madrid e por ai vai. Geralmente os jornalistas vem querer desconstruir um "pensamento coletivo" que não é real e só eles enxergaram isso.
Bom post
Muito bem ver alguém lembrar que além da farra do boi que foi Weggis, o salto alto, o descaso, teve um problema de ordem tática ali. Kaká e Ronaldinho eram os melhores brasileiros no momento, mas pra acomodar o Ronaldo, os dois foram tirados das funções que faziam em seus clubes e isso matou o futebol dos dois. Kaká não tinha a liberdade de pisar na área como no Milan, de ser aquele 10 de força, de chegada, assim como Ronaldinho foi tirado do setor esquerdo do campo, que é de onde ele partia, do canto pra dentro, em velocidade, pra fugir da marcação que ele sofria jogando centralizado. Há de se pesar realmente a questão de acomodação, de falta de empenho, mas não foi só isso. E o pior é ver que 14 anos depois, não aprendemos nada.
É isso, Kaká no Milan era um segundo atacante, principalmente depois que schevchenko saiu (depois da copa). Eram 3 volantes, ele e Seerdorf e um atacante (Inzaghi ou Gilardino). Na seleção, ele jogava lá atrás
A preparação da seleção parecia um carnaval. Até o Caldeirão do Huck entrava ao vivo falando com jogador na beira do campo. Tinha a história das festas lá em Weggis com DJs dos jogadores. Foi o auge do boleirismo.
Até mulher invadia o campo kkkk na verdade essa copa não foi levada a sério, infelizmente.
As vitórias contra a Argentina e da Copa de 2002 deram muita soberba aquele time. Ao ponto que achavam que não precisava focar e se preparar. Para o bem do futebol e do trabalho duro, aquele time perdeu a copa, pois seria uma má influência.
Eu acho que essa ideia de "quando chegar na hora o talento decide" pode ter sido reforçado pela Copa América de 2004 também. Um jogo que parecia perdido, mas num lampejo do Adriano ele salva o título do Brasil
Eu me lembro que na época o pessoal falava, p* da vida: "Pronto, perdemos, mas batemos os recordes. O importante num era bater os recordes? Pronto. Batemos." Irritados com a insistência nesse assunto de recordes.
Na real essa seleção mesmo jogando nada poderia ter levado a copa com um pouco mais de esforço. Bateria Portugal e Itália facil.
Ubira, complementando o que você disse no vídeo, sobre essa seleção de 2006 reunir tudo que existe de condenável em um time, lembro da edição da revista Placar logo após a copa (fui pesquisar aqui: Edição 1296 de Julho de 2006, página 30) que tem uma ótima reportagem sobre o fato de tudo que o Brasil fez ser exatamente o oposto de tudo que a Itália fez, é como se o Brasil tivesse seguido toda a receita sobre o que fazer para não ser campeão.
Eu lembro. E olha que aquela Itália apesar de desacreditada e pouco badalada era cheia.de craques tbm. Mesma coisa a frança de 2018
Também nunca entendi porque tem gente que posta essa seleção como se fosse o auge do Brasil. Essa pra mim foi uma das maiores decepções. Tinha tudo para dar certo. Um monte de craques, mas poucos ali queriam algo sério. O resto tava de sacanagem.
O Serginho do Milan tinha lugar nesse time na época.
São dois delírios coletivos que eu tive a oportunidade de ver nascer: é o da seleção de 2006 e que Brasil vs Inglaterra em 2002 foi um jogão e o mais difícil daquela trajetória.
Jogão em 2002 foi a semi contra a Turquia
@@marryouveg2225 como assim, jogão? Só deu Brasil, Ronaldo perdeu um caminhão de gols, podia fácil ser uns 4x0 pro Brasil
@@rede4348 o Ronaldo perdia gol em todo jogo, foi sim um jogão filho, aliás foi o jogo mais difícil do Brasil naquela copa
@@marryouveg2225 discordo....assistir a todos....a Bélgica por ser o primeiro mata a mata (oitavas para os animais ) foi longe a mais dificil.....isso é quase unânime nas entrevistas dos jogadores q estiveram lá. ...ai, vem um monte de pau no cu da Internet ficar com teoria de achometros....esses bunda moles nem se quer jogaram bola de gude....se acha em condição de achar algo em uma competição como a COPA DO MUNDO por favor menos....só assistam e gastem dinheiro só isso, se não vcs atrapalham inúteis
@@brianconceicaooliveira6811 me diz uma entrevista?
A verdade é q se aquela seleção.chega aos trancos e barrancos a.final igual em 98 e por acaso ganha, seria lembrada como fenomenal mesmo sem jogar.bonito. Ninguém lamenta a bolinha e sim o resultado
Vi seus programas a respeito de várias copas e gostei muito. Um bom levantamento histórico , a devida contextualização e inteligentes análises táticas ! Você teve o mérito de criticar fortemente a seleção de 2006 que , diante do material humano que tinha , passou um vexame mesmo ! De igual modo, sua ponderação sobre a copa de 2010 foi mais leve que a usual : o pessoal detestava o Dunga que, cometeu muitos erros sim, mas que teve bons momentos. Parabéns pelos episódios !
A copa de 2006 foi a última que a seleção brasileira teve chances reais de ser a campeã,nas copas seguintes não era nem favorita,a não ser para sonhadores.
Só se for a de 2010 qual teve mais chances e a que mais jogou um futebol decente, 2006 apesar do elenco recheado de craques foi uma decepção total.
O Parreira sacrificou alguns jogadores, tirando-os de posição, em nome da formação (4-4-2), coisa que ele fez em 1994 (trocou o Raí pelo Mazinho) e deu certo, porém os tempos eram outros.
Como alguém pode ter alguma boa memória da seleção da Copa de 2006? Essa seleção foi a maior decepção da minha vida, e eu pensava que tivesse sido a maior de todos também. Eu já contava como certo que o Brasil seria Hexa (claro eu tinha 15 anos na época e estava deslumbrada; bom a final da Copa das Confederações deslumbraria qualquer adolescente mesmo).
Enquanto eu assistia a final hoje, estava mesmo me perguntando o que deu errado nessa seleção. Obrigada por responder Bira!
Menino prodígio! Uma enciclopédia do futebol.
A Copa de 2006 foi a primeira que eu tenho uma lembrança mais completa. E olhando pra trás, a primeira coisa que eu faria se estivesse no lugar do Parreira seria fazer uma preparação mais decente, com treinos FECHADOS. Outra mudança seria na convocação: Renato na vaga do Mineiro, Diego ou Alex na vaga do Ricardinho, e uma aposta que eu faria seria o Rafael Sóbis na vaga do Fred. E a principal mudança que eu faria é colocar o Ronaldo no BANCO DE RESERVAS! Não importa se ele é um dos maiores de todos os tempos, é INADMISSÍVEL o centroavante da maior seleção do mundo estar acima do peso. Mas eu levaria para a Copa sim, pois com uma preparação adequada ele poderia entrar em condições para pelo menos entrar durante os jogos.
Incrível como o espírito otimista e o oba oba destrói a seleção brasileira, sem contar que 80% do elenco atual é convocado pela mídia praticamente.
É que no papel o time era um dos melhores que o Brasil já teve. Ronaldinho, Kaká, Zé Roberto, Juninho Pernambuco, Ronaldo e Adriano.
A Copa 2006 foi meio que um ponto de declínio de 3 dos 4 do quadrado mágico. Ronaldo, Adriano e Ronaldinho depois da copa não jogaram mais como antes.
Ronaldinho já não havia jogado bem na final da Champions contra o Arsenal. A fase já não era tão boa quanto no início da temporada.
Cafú e Roberto Carlos já não estavam bem, como a Placar mostrou.
Acho que Emerson e Foda também não voltaram a jogar em alto nível depois, mas não tenho certeza.
Foi o fim de vários jogadores.
Sobrou quase nada para 2010.
Foi fim de ciclo. Mas Ronaldo e Ronaldinho podiam ter jogado 2010 se tivessem se cuidado.
Tenho 37 anos e essa foi a melhor seleção que eu já vi jogar. Melhor plantel, disparado. Não havia sequer um perna de pau.
Pessoal falando que o Gilberto deveria entrar no lugar do Roberto Carlos... kkkkkkkkk, piada. Nem na posição de lateral esquerdo o Gilberto jogava mais na época.
O problema todo dessa seleção foi o Parreira que deixou a preparação solta.
O time da França jogou demais aquele jogo e soube fazer o anti jogo do Brasil. Tanto que o Brasil naquele jogo era tido como favorito por todos as mídias. A França não vinha bem.
Aquela seleção faltou vontade. Havia jogadores acima do peso sim mas era uma minoria.
A falta de vontade dos jogadores foi confundida com o excesso de talento.
Daquela seleção pra 2010 foi a maior lacuna de talento do Brasil, não pq não havia grandes jogadores mas pq a mídia começou a valorizar apenas a raça, a vontade, esquecendo o talento e a qualidade.
A seleção de 2010 foi a pior de todas as seleções. Excesso de vontade sem talento algum, coletividade pra provar que o talento era supérfluo no futebol. Dunga abraçou essa idéia e deixou uma geração inteira órfã de futebol. Brasil só voltou a buscar o talento quando o Felipão voltou em 2013. Ou seja, 2006 a 2013.
2010 pior de todas? Pior foi a de 2014 que tomou de 7x1 da Alemanha dentro de casa com Felipão e Parreira no comando técnico. 2010 apesar dos equívocos foi a única seleção brasileira que jogou um futebol decente pós penta 2002, bem diferente da seleção de 2006 que foi uma decepção total.
Não tinha como dá certo, 4 jogadores que não marcarvam ninguém ( Kaka, Ronaldinho, Adriano e o Fenômeno)
Dois laterais em final de carreira. ( Cafu e Roberto Carlos).
Cicinho, Robinho, Juninho Pernambucano, Alex... Caras que ficaram no banco ou nem foram convocados e estavam em melhor fase do que alguns medalhões que jogaram essa copa...
Quando membros da imprensa dizem que não devemos sentir saudades da seleção pós-copa das confederações/Copa 2006, na verdade eles estão rechaçando exclusivamente porque a aquela constelação, sendo a maior favorita, não levantou a taça do mundo. Todavia mesmo na derrota, aquela seleção era muito mais identificada com o histórico do futebol arte do que as suas sucessoras.
Esse seleção tinha o potencial de aliar futebol arte mais título de copa do mundo, coisa que só fizemos em 1970.
@@joaovinicius1791 Havia uma grande reunião de craques, ganhavamos de Chile, Argentina, Venezuela etc com larga vantagem e bom futebol. O que se viu posteriormente, nos remete a saudades do quadrado.
@@brunnoferreira Assim, acho que naquela época, apenas a Argentina era um bom adversário no continente, o resto jogava um futebol básico, então não um bom parâmetro para comparação.
Não, não é apenas porque não levantou a Copa. A performance em alguns jogos já foram bem abaixo, mesmo nas eliminatórias. Essa seleção expôs o velho problema do futebol brasileiro em se escorar na individualidade: o sistema tático era inexistente, Parreira super criticado, medalhões em má forma guardando posição por nome e um time que, salvo algumas partidas realmente notáveis (como as citadas pelo Bira), não tinha no geral nada de identificação com um suposto "futebol-arte" jogado anteriormente pelo Brasil.
Para refrescar, basta lembrarmos que o ultra fracasso desse time - explicitado em 2006 - foi o que alimentou aquele mal do modo "generalíssimo" de Dunga em contraposição ao Parreira letárgico.
perfeitamente
Depois da copa de 2006, já deveria um técnico estrangeiro assumir a seleção. Ao longo do tempo, em clubes especialmente, a baixa qualidades dos técnicos brasileiros tornou-se muito visível...
Grande vídeo ubira! Pode até virar uma série, comentando cada fracasso em copas desde 2006 até 2018.
O que eu me lembro era que o Juninho Pernambucano era reserva daquela seleção e estava em ótima fase, era a época que o Lyon dominava a França e o Juninho era o craque do time. Mas pra ele ser titular daquela seleção tinha que sair Ronaldinho Gaúcho ou Kaká, o que era impossível. Muita gente discutia se era possível tirar um volante pro Juninho entrar no time. Aquela seleção parecia uma máquina com tantos craques e dava impressão que ia ganhar aquela copa brincando. Se tinha um quadrado mágico com Ronaldinho, Kaká, Ronaldo e Adriano e no banco jogadores como Robinho e Juninho Pernambucano, não tinha como perder aquela copa. Mas a preparação realmente foi uma bagunça. E quem levou a culpa foi o Roberto Carlos por estar ajeitando o meião na hora do gol da França.
Melhor análise sobre o Brasil na Copa de 2006 que eu já vi. Parabéns Ubira! Vídeo fantástico.
Um breve comentário apenas:
A despedida contra os franceses foi uma partida lamentável de Roberto Carlos (não falo pelo episódio da meia) e, principalmente de Cafu (horroroso). Nunca esqueci de um lance de ataque em que o Cafu apareceu na ponta esquerda (como assim?) e destruiu toda jogada do Ronaldinho Gaúcho, se não me engano. Perfeita a sua análise sobre a evolução dos esquemas táticos do futebol na época. Impressionante como ficamos para trás ao longo dos últimos 14 anos. E também me chama atenção como a nossa impressa, de forma geral, é incapaz de fazer um "mea culpa", preferindo usar cortinas de fumaça e atentanto apenas para outros fatos, ignorando completamente a nossa defasagem tática que persiste até os dias atuais.
Bira aproveitando o assunto Dunga, vc poderia fazer um vídeo falando sobre o primeiro trabalho dele na seleção, um pouco sobre a trajetória e a campanha de 2010.
Trabalho esse que não era ruim, inclusive.
No jogo contra a o Holanda o primeiro tempo nosso foi muito bom, o Dunga é bem massacrado porque batia de frente com a Globo e foi pego pra Cristo, mas o trabalho não era tão ruim assim, na primeira passagem.
A grande questão era a do Juninho Pernambucano entrando no time de 2006, na verdade... O maior debate era em cima dele.
Juninho Pernambucano e Zé Roberto nunca eram bem vistos pela torcida. Zé Roberto só ganhou respeito do torcedor quando veio para o Santos após a Copa.
Zé Roberto, Robinho, Cicinho e Gilberto deveriam ter jogado mais também, estavam em uma fase muito boa..
Foi a maior seleção em potencial. Tanto os titulares quanto reservas poderiam montar um time campeão mundial. Lembro que naquela época a discussão era sobre como ficou de fora da convocação tantos bons nomes. Hoje os bons nomes no time títular da pra contar nos dedos.
Não estou dizendo que a seleção de hoje é boa, mas não é só bons nomes que fazem bons times.
Puta timão. 2005 voando, 2006 pousando, pesaaaaaaaada.
Um jogador com o talento e a capacidade de Adriano disputar apenas uma Copa do Mundo, e ainda pesado, foi um enorme desperdício.
A seleção de 2010 individualmente estava muito abaixo daquela de 2006 , mas talvez tenha sido a última seleção , depois de 2002 , a ser eliminada DIGNAMENTE.
2018 também foi digno, até porque o brasil não se desesperou depois de tomar gols igual as copas anteriores
@@Slorknick O segundo tempo do Brasil em 2018 foi muito bom, o time atacou o tempo todo, finalizou, teve volume de jogo, mas infelizmente acabou perdendo.
@@richard7719 por causa de um primeiro tempo muito ruim e por um erro do Tite de botar o Fernandinho naquele jogo
@@Slorknick2018 não jogou nada durante a Copa inteira e a eliminação já era esperada pelo futebol apresentado.
Ubira se tivesse mantindo o time q ganhou do Japão de goleada, talvez chegaria na final bem. Mas o Parreira não tinha peito pra fazer isso, e acabou morrendo com o quadrado trágico. Rsr
Zizu deu-lhe um chapéu bonito no "Fofômeno", em uma jogada que ele dribla geral no meio campo e pra finalizar um passe de cabeça.
É impressionante como a seleção brasileira chega bem pra copa e no próprio torneio o time não desenvolve.
Olá Ubira! Gostei muito de seus vídeos analisando as Seleções Brasileiras nas Copas do Mundo, admiro e muito as histórias dos Mundiais e esses desempenhos serve como reflexão para quem sabe o Brasil possa reencontrar o caminho para a vitória. Sua visão é bem detalhada e impressionante. Eu lembro dessa Seleção de 2006, uma das poucas equipes em que eu sei a escalação de cor, mas envergonhou todos nós. Os tais problemas começaram as Eliminatórias, mas foram mascarados como o Ronaldo Fenômeno estar acima do peso desde a estreia contra a Colômbia. Tínhamos jogadores talentosos, muitos craques de sobra (dava pra montar 3 ou 4 seleções), mas não deram liga por conta desse esquema preestabelecido do Parreira (querendo repetir a dose de 94, mas o futebol evolui a cada ano). Esse termo "quadrado mágico" vi pela primeira vez num fascículo sobre a história do Brasil nas Copas do Mundo ainda em 98 e se referia ao time de 82 (Zico, Falcão, Sócrates e Cerezo) e talvez por conta disso o Galvão Bueno resolveu ressuscitar tal termo. Se alguém tiver a coragem de comprar essa Seleção de 2006 com a de 82, só porque teve um grande time e "perdeu injustamente", esse alguém precisa de tratar, é maluquice demais. Jogou na base do sufoco e não conseguia convencer ninguém. Desde a conquista do Penta, nosso futebol deitou na fama e se acomodou com a "máscara". Lembro também de uma coletiva de imprensa com o Parreira quando os repórteres o questionaram pelos "critérios" que adotara em deixar um ou outro de fora. Roque Júnior e Júlio Baptista por exemplo estavam numa boa fase e tinham condições de integrar o grupo, isso denúncia muitos fatores externos que desde então exercem mais poder de influência na CBF que o técnico da Seleção desde a convocação até a escalação. E a bola de cristal da Placar não falhou, previu que o time fracassaria na Alemanha e deu no que deu. O Roberto Carlos deu uma entrevista após a Copa explicando que tentou formar uma linha de impedimento desde a estreia contra a Croácia que acabou não dando certo e tornou-se o "bode expiatório" na derrota para a França por "ajeitar o meião" na formação da tal linha.
As 2 tiveram o mesmo problema, priorizaram o talento por assim dizer e deixaram a tática de lado acreditando q o talento individual ia vencer tudo, oq vimos q n é vdd, exemplo a Itália de 2006 q todo mundo corria pra marcar, pra fechar, pra atacar e etc.
Brasil na Copa do Mundo de 2006:
Fase de grupos:
🇧🇷 1x0 🇭🇷
🇧🇷 2x0 🇦🇺
🇯🇵 1x4 🇧🇷
Oitavas-de-final:
🇧🇷 3x0 🇬🇭
Quartas-de-final:
🇧🇷 0x1 🇫🇷
Em 5 jogos, conseguiram:
4 vitórias, 1 derrota.
10 gols pró, 2 gols contra, 8 de saldo de gols.
Tinha um excelente time para ganhar aquela Copa do Mundo, no entanto, a acomodação do Parreira e a falta de pulso firme incentivaram a estagnação técnica da seleção.
Parreira tem mentalidade antiga de jogo... Teve os seus méritos. Mas futebol tem gerações e cada técnico se molda com o atual momento. Onde já se viu fazer treino aberto da seleção? Parecia jogos de despedida de jogador de seu clube, só faltava o balde de cerveja ao lado deles!!!!
Dessas capas da placar eu lembro.
Moleque ainda, pensava que os repórteres estavam era ficando doidos. Kkkkkkkkk
Zé Roberto era Titular na copa a mudança no meio ocorreu com a saida do Emerson e a entrada do Gilberto Silva, e no jogo da França sim o Juninho no lugar do Adriano
Juninho foi a grande desgraça nawquele jogo....mesmo Adriano estando fora de forma. ...iria dar mais trabalho a defesa da França q aquele oau no cu do Juninho. ...fraquíssimo
@@brianconceicaooliveira6811 Adriano tava mal e fez uma copa bem fraca
O Zé Roberto não jogou tão bem assim inclusive ele foi um dos volantes q não marcou o Zidane,falam q ele jogou bem pq fez gol contra Gana e salvou um gol contra Austrália,mas foi sócorria mto com a bola.
O que da pra lembrar com nostalgia são os grandes jogadores e belas opções no banco, mas time? Não tínhamos, muito menos técnico! Uma pena, o Brasil tinha potencial mais do que suficiente para o Bi mundial...
Que vídeo sensacional. Eu tenho 27 anos, mas nunca fui muito interessado em futebol na infância. Minha "primeira copa" foi a de 2010. Bom saber que a equipe de 2006 era essa confusão toda. Nunca mais eu digo "nossa, mas como não ganhou?!" rsrs
excelente vídeo, Bira! A eliminação pra França foi a minha primeira dor no futebol e muito do tombo foi por todo esse endeusamento dos caras. Parreira vacilou demais, uma pena. Que fique o aprendizado
O momento chave foi, no 4x1 no Japão, onde ele entrou com Cicinho, Gilberto e Juninho Pernambucano. Ali era o time, mas a Vitória contra Gana contribui para a derrota
Esse rapaz é um ótimo comentarista. Parabéns.
Isso que você está falando é uma novidade para mim, nunca tinha visto um entusiasta do time de 2006 e fico impressionado que existam.
@Lucho Felizmente não.
É só ver os vídeos dos jogos daquela seleção no UA-cam ou em publicações no Facebook, lê os comentários. Acho que quem endeusa são os adolescentes mesmo
Pior que em 2014 o Felipao tentou mandar uma "Família Scolari 2.0", acabou fazendo parecido com o Parreira em 2006, fechou o grupo depois de ganhar a Copa das Confederações e levou muitos jogadores em baixa para a copa com a ideia de que eles iam arrebentar em campo pq estavam "fechados com a família". Com o agravante de que o grupo de 2014 era muito inferior ao de 2006....
Fora que em 2014 Felipão e sua comissão técnica estavam ultrapassados taticamente, Felipão vinha de péssimos trabalhos no Palmeiras que acabou sendo rebaixado em 2012 e Parreira estava aposentado do futebol desde 2009 e que 2006 já se mostrou técnico obsoleto naquela época.
Eu acredito que o que nos deixa saudade daquela seleção, não é exatamente o que ela jogava, mas sim olhar pra dentro do campo e ver que existia jogadores com capacidade de resolver o jogo e que colocava medo nos adversários.
Hoje vivemos do mesmo futebol medíocre porém sem a esperança de que em qualquer momento poderá sair uma jogada que muda completamente o jogo. Ou seja, se com o quadrado... Ruim com eles, muito pior sem eles...
Erros.
1- Cafu e Roberto Carlos não deveriam estar
2- Ronaldinho não jogou nada.
3- Ronaldo era para ser banco para o Robinho.
Time totalmente desfocado.
Quem deveria ser banco era o Adriano. Deu 3 chutes pro gol a copa toda
Antes de começar a copa o ideal era 4-3-3 com Gilberto Silva, Juninho e Kaká no meio e Robinho, Adriano e Ronaldinho no ataque, lembrando: pela fase q tava (ou Kaká no ataque tira Robinho e bota Zé Roberto no meio).
Os laterais nem preciso falar q já tá batido
Ronaldo banco? Adriano jogou nada. Só quem fez gol foi o Ronaldo
@@Alyssonborges ué, e como vc ia saber do futuro pra montar o time? Ronaldo seria banco e Adriano titular aparentemente por caisa de como chegaram a copa
@@link_zark ainda na fase de grupos era pra ter feito as mudanças. As mudanças só foram feitas no jogo contra a França. Ronaldo tava acima do peso mas vinha fazendo gols. Adriano no jogo contra a Austrália já tava mostrando que deveria ser banco.
Essa história das marcas quem batia muito nessa tecla era a Globo. Depois da eliminação o Galvão Bueno falou que a seleção focava muito em records, sendo que ele não parava de falar nisso.
O Brasil jogou muito contra o Japão, o time era misto, tinha Cicinho, Gilberto, Gilberto Silva e Juninho Pernambucano no time titular.
A melhor seleção no papel que já vi, até 2005 foi perfeito
Bira, faz um vídeo analisando o Brasil de 2010, que era tecnicamente pior que o de 2006 mas jogou bem a copa até o jogo com a Holanda.
Principalmente pq o Kaka em 2010 estava jogando com uma perna só.... Hehehehe
Esse Brasil de 2006 caiu em um grupo baba , Croácia, Japão Austrália,,aí no mata mata pegou outra carne assada. Gana meteu 3 a 0,,quando pegou um time forte aí vimos no que deu.
1 a 0 o brasil começou melhor esse jogo o Ronaldo teve a chance de empata jogo a França não humilhou o brasil e que aquelas firulas de Zidane deu a impressão que o brasil foi massacrado
Era baba, mas mesmo ali o time demonstrou suas fragilidades, mas o ego do Parreira falava mais alto e não teve peito pra mudar o time.
@@alessandrodonizete4757 massacre não foi, mas a França jogou melhor.
Bah, lembro até hoje desta capa da Placar.
Saudade do que poderíamos ter vivido.
Lembro dessa copa direitinho. Lembro até que essa questão do erro de manter certos medalhões como titulares ficou evidente no jogo contra o Japão, onde o Brasil atropelou o Japão com os reservas, com destaque para Gilberto e Cicinho voando em campo e um time todo com vontade de vencer, ao contrário dos titulares.
Parreira não teve culhão de barrar Cafu e Ronaldo, deixando Cicinho e Robinho no banco principalmente contra a França!!
Comentários muito precisos, parabéns
Eu me lembro de não carregar muitas expectativas nessa copa, principalmente devido ao festivo ambiente durante a preparação na Alemanha, com Ronaldo e outros em uma balada a dias da estreia, farra de torcedores e concentração aberta. Durante a copa, era visível que havia objetivos individuais que se colocavam acima do título em si.
O problema maior é dar muita atenção a futebol,quanto comentario bosta,,vão lavar louça,cuidar da familia,mas teu canal é show Bira!👍
Seria muito bacana um vídeo desse sobre a seleção do Dunga tbm!
Fico impressionado como muitas pessoas tem a memória curta.
Houve uma época entre 2004 e 2005 que era difícil o Brasil perder algum jogo, tanto que esse jogo contra a Argentina, o dos 3x1 em Buenos Aires, os próprios argentinos falavam que o Brasil estava "um patamar acima" deles. Na copa de 2006, é muito nítido que a seleção entrou achando que era só cumprir protocolo, pois o hexa já estava garantido. De lá pra cá, nunca mais recuperamos nosso status.
O erro foi totalmente do Parreira que sacou o Robinho, pra jogar com Ronaldo e Adriano ( dois centroavantes ) e cagou no quadrado mágico !
Ubira, o Arsenal de Wenger de 2004, 2006 jogavam como você citou ai. 442 com Gilberto Silva ficando e Viera(Fabregas) saindo mais pra fazer frente com Pires e Ljungberg e no ataque Henry e Reyes(Bergkamp) voltando pra fazer a bola rodar e preencher espaço.
Dissecou aquela seleção... mais um excelente vídeo com muitas informações precisas. Parabéns pelo vídeo!
Faz um das seleções de 2010 e 2014, Bira! 🙏🏽
A mídia acabou embarcando no oba oba tbm. Não me lembro uma Copa com tantas propagandas como aquela de 2006. Na TV era só comerciais falando de Copa.
Ubira, faz um vídeo sobre o Brasil de 1998.
O jogo que o Brasil jogou muito bem e firme nessa copa foi contra o Japão, quando o Parreira descansou os laterais velhinhos e deu jovialidade ao time.
Se ele não fosse tão teimoso, teria mantido esse time até o final e copa. Time muito mais veloz, preparado fisicamente e com certeza daria mais alegrias ao torcedor, mesmo que não fosse campeão.