Desculpe o palavrão mas este video e do caralh.... maravilhos ha como eu queria que o youtube fosso todo assim simples pratico e direto e acima de tudo util ganho um escrito e um fã
Dica de ouro muito obrigado por compartilhar. Sua qualidade deixa os meus vídeos técnicos no chinelo. Parabéns novamente . Ganhou mais um inscrito e fã de seu trabalho.
Muito bem explicado não sou da área . também não tenho interesse de aprender .mais quando o vídeo é bem feito e esclarecedor .eu também gosto de ver e ouvir . segue o meu joinha.
Muito bom !!!! Estava precisando justamente disso !!!! Estou recuperando uns cartuchos de video games antigos e reestanhando os contatos !!!! Valeu por compartilhar o conhecimento !!! Parabéns !!!
Excelentes os seus vídeos! Uma sugestão/pergunta: Seria possível utilizar uma placa de circuito impresso recoberta com muito estanho sem chumbo recobrindo o cobre, para servir de anodo do galvanizador ao invés do zigue-zague com o fio de estanho? Parece que vai ajudar a manter uma distância bem mais regular do que com os fios, além de facilitar a instalação. Talvez fazer trilhas nessa placa, para poder aderir uma quantidade boa de estanho na placa, sem ficar um bolhao de estanho no meio. Outra dúvida: No tempo 3:39 você fala que é importante controlar a corrente do processo, mas você não informou a tensão da fonte (pra conseguirmos estimar a corrente) ou a corrente ideal deste processo. Ou você falou que é importante controlar apenas no sentido de limitar a corrente pra não queimar a fonte ou o diodo (que ocorreria sem o resistor), e o importante apenas é manter a tensão entre 0,3 e 0,8 V entre os elementos da célula de galvanização? Mais uma vez, parabéns!
@@AltanaTubesBrasil para poder recobrir várias placas de cobre ao invés de uma só, mantendo uma boa qualidade e uniformidade na deposição. A idéia seria manualmente adicionar bastante estanho em uma placa para fazer a eletrodeposicao em várias posteriormente.
Se sua ideia for fazer recobrimento em escala industrial, concordo. Da forma como eu fiz, posso depois usar o fio de solda para soldar os componentes na mesma placa.
Boa tarde, tenho um disco com trilhas e este disco sofre desgaste nos contatos das trilhas, o que devo fazer pra aumentar a vida útil destas trilhas? Obrigado, excelente vídeo.
Muito obrigado!!! Muito bem explicado!!! Eu poço utilizar esse método para estanhar diretamente sobre o aço, ou teria que cobrear antes, a superfície do aço? Desde já muito obrigado. Ganhou mais um inscrito!!!
solda com chumbo faz tao mal assim pra saude? eu utilizo uma da best - Liga (Estanho / Chumbo) 63 / 37, mas depois que vi esse video me preocupei.. o chumbo sai do organismo com o tempo? Esse video foi muito importante pra mim, muito obrigado pelas informacoes
Sim, chumbo é muito tóxico. Manusear chumbo metálico é seguro, mas ingestão de sais de chumbo ou inalação de vapor ou pó do metal pode levar a dano neurológico. Se você usa solda com chumbo para seu hoby, não vai inalar níveis preocupantes de chumbo, mas se trabalha com isso diariamente, convêm tomar cuidado. Pesquise sobre "saturnismo" para saber mais sobre intoxicação por chumbo. pt.wikipedia.org/wiki/Saturnismo
Boa tarde! Gostei muito do seu video... poderia me ajudar com algumas duvidas... estou trabalhando com mecanico de moto de baixa cilindrada e preciso de reformar partes da motos com parafuso e raios de motos...posso utlizar o mesmo processo e produto?
Em mecânica, as peças são normalmente recobertas com cromo. O processo que eu mostrei é para recobrimento com estanho. Não sei dizer se funcionaria mas, se funcionar, a cor do metal vai ficar bem diferente.
qual é a vantagem de forma técnica o estanhamento de placas além da não corrosão e estética ? e porque utilizar o vinagre como solução ? e se a tensão for maior que 6v terá algum problema ?
O recobrimento com estanho facilita a soldagem e protege a placa contra corrosão. Ele usa vinagre porque todo mundo tem em casa. A alternativa seria solução de bateria (ácido sulfúrico) com água destilada. Sobre a fone não sei responder :-(
Gostei de mais do vídeo e do cabelo \o/ Quando menino sonhava em ter um cablo assim e passar meu tempo em um laboratório \o/ Agora estou ficando calvo x...x
Olá gostaria de fazer duas perguntas, observei que vc fez o processo em uma placa inteira. E no caso de circuito impresso onde os contatos já estão todos separados não é possível ligar todos para realizar galvanização ou estou errado? E sobre a validade desse produto de estanho? Tem que armazenar na geladeira ou fora depois de criar o acetato de estanho?
Este processo só serve para placas virgens. Existem outros processos que depositam estanho em placas já corroídas, mas não são seguros o bastante para ser divulgados para o grande público. Você pode tratar o acetato de estanho com o mesmo cuidado que trata o vinagre. Vinagre não estraga e nem precisa ser conservado em geladeira.
Pode. O que você precisa é controlar a corrente que passa pela solução. A tensão pode ser qualquer uma, mas a corrente precisa ser controlada ou a camada de estanho fica ruim.
Olá não dá para derreter o estanho na placa de cobre com um maçarico bem fraco e ir espalhado com uma estopa? este e o método usado antigamente para galvanizado as panelas de cobre.
consigo ao invés de depositar remover o estanho? usando um anodo de estanho puro e no catodo solda impura que contenha chumbo fazendo assim a purificação do estanho?
@@AltanaTubesBrasil agradeço pela resposta! então posso usar HCL ou h2so4 em qual proporção? saberia me dizer qual o melhor dos 2 e qual ph indicado? acho muita coisa sobre metais nobres, porem estanho e chumbo bem pouca informação, basicamente estou fazendo um projeto para faculdade para recuperar estanho e chumbo das soldas de circuitos impressos. grato pela atenção!
outro problema é que existe vários metais nesses circuitos um deles é o alumínio dos capacitores, quando coloco na cuba eletrolítica começa uma reação, com acido sulfúrico percebi que ao invés do estanho foi cobre para o catodo, que sinuca de bico... meu catodo é sn 99,99% de pureza
Você teria alguma solução para auxiliar na dessoldagem de componentes. Antigamente, eu usava mercúrio liquido, que deixa a solda parecendo uma pasta além de limpar bem as ilhas de solda.
Após este processo, colocando a máscara das trilhas por método fotográfico a corrosão poderia ser feita com uma solução de HCL e H2o2, ácido clorídrico ou muriático com água oxigenada?
Em tese, sim, você pode usar a placa como eletrodo. Entretanto as bolhas de hidrogênio vão se acumular sob a placa reduzindo a eficiência do processo de formação do acetato de estanho.
@@AltanaTubesBrasil obrigado por responder. Estou fazendo do seu jeito mesmo. Comprei solda sem chumbo e vinagre de álcool. Apareceram as bolhinhas como falou e em cerca de 20 minutos o liquido no fundo do pote já começou a ficar opaco. Daqui 5h conto o resultado :-) (...) Se passaram pouco mais de 6h e ainda tem um pouquinho do eletrodo de cobre sem mudar para cor prata. O liquido está igualzinho ao do video mas não estou vendo bolhas no eletrodo. Será que terminou? (...) Pronto. Em 9h o eletrodo de cobre ficou fosco. Quando fui transferir do becker e para a garrafa devidamente identificada, notei que 2 pedaços do eletrodo de estanho quebraram e ficaram no fundo do pote. Isso é normal ou minha solda é ruim? Outra questão: Descobri no fim do processo que o meu fio de cobre na verdade era aluminio revestido de cobre. Tem problema ou perdi o material e devo começar de novo com o fio correto? Neste caso descarto (como?) essa solução ou refaço o processo com o fio correto usando ela mesma? (...) Terminei o processo e funcionou como planejado. Fiz em 2 plaquinhas. Na que usei meu agitador mecânico (baseado no seu projeto inclusive) ficaram umas listras paralelas ao fio de estanho. Na que agitei manualmente, como no vídeo, ficou perfeita! Falta comprar polidor de metais mas estou satisfeito com o resultado. Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
O estanho vai depositar nas trilhas que estiverem conectadas ao polo negativo. O problema de galvanizar uma placa pronta é que cada trilha precisará ser tratada separadamente.
Boas mas já tenho a solução e consigo estanhar mas ganha muita " porcaria" a volta do parafuso no meu caso e tenho de estar a tirar muitas vezes pra tirar isso e tornar a colocar na eletrolise !??? Ou será que mesmo com aquele bocados negros a volta do parafuso não interfere na estanhagem ???
tenho uma duvida ( no vídeo vc recomenda o não uso de solda com chumbo) porem o carretel da solda q vc usa nesse video e verde... nas pesquisas q eu fiz aqui, carretel de cor verde e o que menos tem chumbo, mas ... ainda tem. (40%) azul , e laranja . tem outras proporções, mas todas as marcas ( ate onde minha pesquisa foi) sempre tem alguma porcentagem de chumbo... então, onde, ou que tipo ( modelo, código, fabricante ... etc.. ) eu devo procurar , para achar essa solda que vc menciona no video sem chumbo ? ???
A cor do carretel não tem relação com o teor de chumbo da solda, mas com o tipo de fluxo e isso varia de um fabricante para outro. O que você tem que fazer é ler a etiqueta da solda. A informação de quanto chumbo a solda contem está escrita nela.
Nas garras jacare de entrada o fio vermelho vem do positivo da fonte e o fio preto do negativo. Aos 4:19 está o esquema, aparecendo as duas garras jacaré (de saida) que ele vai ligar no que mostra aos 4:44
Esclarece uma dúvida amigo depois desse processo pode fazer a pintura fotossensível normalmente que manter o estanho? Todo o processo de corrosão ... A tintura fotossensível aderi no estanho
Não tenho experiência com tinta fotossensível, mas nos meus vídeos mais novos tenho usado placas recobertas por este processo com transferência de toner. Funciona muito bem.
Altana Tubes obrigado minha dúvida era fazer esse processo e depois de tentar fazer o processo de pintura fotossensível a tinta não aderir .. ou aderi do depois não corroer
Você deve ter lido sobre chumbo-tetra-etila, que era um aditivo para combustíveis largamente usado até meados da década de 1970. Este composto é lipossolúvel e a manipulação sem luvas leva ao envenenamento. Manipular chumbo metálico não é perigoso. Há pessoas vivas e bem com projéteis de chumbo alojados no corpo. O problema é a ingestão de chumbo solúvel, como em sais e compostos, ou inalação de vapor de chumbo.
Altana Tubes funcionou!! graças as informações desse video!!! E sabe o que mais? usei também um pedaço daquelas fitas de níquel usadas para soldar celulas 18065. ouvi dizer q elas são de níquel.. ficou muito bom mesmo!!!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 👍😆 muito obrigado.
Uma pergunta, Eduardo, Posso utilizar este processo numa placa já com as trilhas corroídas? Se positivo, o processo de galvanização atende o mesmo padrão de espaçadores com 5 mm? Um forte abraço do Xandeguarah!
Pode, mas não é prático. Para que o estanho deposite na trilha, ela precisa estar conectada na fonte. Se a trilha estiver desconectada, nada acontece. Então você teria que recobrir uma trilha por vez ou achar uma forma de interligar todas.
Nas garras jacare de entrada o fio vermelho vem do positivo da fonte e o fio preto do negativo. Aos 4:19 está o esquema, aparecendo as duas garras jacaré (de saida) que ele vai ligar no que mostra aos 4:44
Com este método consigo uma camada de no mínimo 2mm de estanho sobre a pci, eu queria estanhar as trilhas para aumentar o valor da corrente q circula pela placa este método é válido para meu objetivo?
2mm?!?! Definitivamente não. Este método não é viável para criar chapas de metal. Para chegar nessa espessura, é mais fácil soldar um fio de cobre grosso sobre a trilha.
He hecho lo mismo más sencillo. Solo soldé en una esquina de la placa de cobre, la punta de un alambre (cobre), y al polo positivo una tira de soldadura de plomo (para electrónica)... y queda ok. Se puede en hacer en un plato para no gastar tanto vinagre al que se le debe agregar una cantidad generosa de sal.
@@AltanaTubesBrasil pior que não, positivo no estanho, negativo no cobre, fiz duas vezes a unica coisa que meu estanho tem chumbo, e ele pelo visto se deposita no fundo do pote, este eu separei da solução e guardei, pra destinar a alguma empresa que faça destino correto disso, mas quanto ao cobre e ao estanho, to na tentativa e erro aqui, pra ver como fica kkk, por hora obrigado pelo retorno
Ficou médio confuso o esquema da ligação pois não deu pra ver no total sobre vi garras de jacaré mas os fios não de onde veio e para onde vai gás um esqueminha ok
Nas garras jacare de entrada o fio vermelho vem do positivo da fonte e o fio preto do negativo. Aos 4:19 está o esquema, aparecendo as duas garras jacaré (de saida) que ele vai ligar no que mostra aos 4:44
O like foi por conta da cabeleira e a inscrição, por conta da explicação.
:o))
faço das suas palavras as minhas kkk
;p
Esse é o video mais instrutivo de td youtube.
Aprendi aqui a reciclar o percloreto de ferro.
Ha anos não o compro mais.
Gratidão.
Gostei muito, você ganhou mais uma inscrição e compartilhei. Obrigado por seu ótimo vídeo!
Desculpe o palavrão mas este video e do caralh.... maravilhos ha como eu queria que o youtube fosso todo assim simples pratico e direto e acima de tudo util ganho um escrito e um fã
Dica de ouro muito obrigado por compartilhar. Sua qualidade deixa os meus vídeos técnicos no chinelo.
Parabéns novamente . Ganhou mais um inscrito e fã de seu trabalho.
Muito bem explicado não sou da área . também não tenho interesse de aprender .mais quando o vídeo é bem feito e esclarecedor .eu também gosto de ver e ouvir . segue o meu joinha.
Explicação simples e sem enrolação. Obrigado por compartilhar, vou testar!
Que video incrivel...vai ter mais??? 😊
Muito bom !!!!
Estava precisando justamente disso !!!!
Estou recuperando uns cartuchos de video games antigos e reestanhando os contatos !!!!
Valeu por compartilhar o conhecimento !!!
Parabéns !!!
Muito bom a informação bem útil
Excelente. Parabéns.
Bastante didático. Parabéns! Gostaria de saber se há algum processo simples assim para se fazer "prateamento" de cobre.
Sais de prata são difíceis de se lidar. Não vai ter nenhuma forma "fácil" de mexer com isso.
parabéns pelo vídeo , acabou de ganhar mais um escrito, pela didática e pelo conteúdo,
Excelentes os seus vídeos!
Uma sugestão/pergunta:
Seria possível utilizar uma placa de circuito impresso recoberta com muito estanho sem chumbo recobrindo o cobre, para servir de anodo do galvanizador ao invés do zigue-zague com o fio de estanho? Parece que vai ajudar a manter uma distância bem mais regular do que com os fios, além de facilitar a instalação. Talvez fazer trilhas nessa placa, para poder aderir uma quantidade boa de estanho na placa, sem ficar um bolhao de estanho no meio.
Outra dúvida: No tempo 3:39 você fala que é importante controlar a corrente do processo, mas você não informou a tensão da fonte (pra conseguirmos estimar a corrente) ou a corrente ideal deste processo. Ou você falou que é importante controlar apenas no sentido de limitar a corrente pra não queimar a fonte ou o diodo (que ocorreria sem o resistor), e o importante apenas é manter a tensão entre 0,3 e 0,8 V entre os elementos da célula de galvanização?
Mais uma vez, parabéns!
Bom, se você já tiver uma placa de cobre recoberta, pra que vai querer recobrir uma placa de cobre?
@@AltanaTubesBrasil para poder recobrir várias placas de cobre ao invés de uma só, mantendo uma boa qualidade e uniformidade na deposição.
A idéia seria manualmente adicionar bastante estanho em uma placa para fazer a eletrodeposicao em várias posteriormente.
Se sua ideia for fazer recobrimento em escala industrial, concordo. Da forma como eu fiz, posso depois usar o fio de solda para soldar os componentes na mesma placa.
Fantástico. Obrigado pelo compartilhamento de seu conhecimento.
A melhor explicação q ja vi
Muito bem explicado! Conteúdo classe A.
Boa tarde, tenho um disco com trilhas e este disco sofre desgaste nos contatos das trilhas, o que devo fazer pra aumentar a vida útil destas trilhas?
Obrigado, excelente vídeo.
Estanho não vai resolver, porque é um metal macio. Se me passar mais informações, posso te ajudar a pensar em algo.
genio ,, rapaz , boa , vai me quebrar um galhao parabens
Muito obrigado!!!
Muito bem explicado!!!
Eu poço utilizar esse método para estanhar diretamente sobre o aço, ou teria que cobrear antes, a superfície do aço?
Desde já muito obrigado.
Ganhou mais um inscrito!!!
solda com chumbo faz tao mal assim pra saude? eu utilizo uma da best - Liga (Estanho / Chumbo) 63 / 37, mas depois que vi esse video me preocupei.. o chumbo sai do organismo com o tempo? Esse video foi muito importante pra mim, muito obrigado pelas informacoes
Sim, chumbo é muito tóxico. Manusear chumbo metálico é seguro, mas ingestão de sais de chumbo ou inalação de vapor ou pó do metal pode levar a dano neurológico. Se você usa solda com chumbo para seu hoby, não vai inalar níveis preocupantes de chumbo, mas se trabalha com isso diariamente, convêm tomar cuidado. Pesquise sobre "saturnismo" para saber mais sobre intoxicação por chumbo.
pt.wikipedia.org/wiki/Saturnismo
Boa tarde! Gostei muito do seu video... poderia me ajudar com algumas duvidas... estou trabalhando com mecanico de moto de baixa cilindrada e preciso de reformar partes da motos com parafuso e raios de motos...posso utlizar o mesmo processo e produto?
Em mecânica, as peças são normalmente recobertas com cromo. O processo que eu mostrei é para recobrimento com estanho. Não sei dizer se funcionaria mas, se funcionar, a cor do metal vai ficar bem diferente.
qual é a vantagem de forma técnica o estanhamento de placas além da não corrosão e estética ? e porque utilizar o vinagre como solução ? e se a tensão for maior que 6v terá algum problema ?
O recobrimento com estanho facilita a soldagem e protege a placa contra corrosão. Ele usa vinagre porque todo mundo tem em casa. A alternativa seria solução de bateria (ácido sulfúrico) com água destilada. Sobre a fone não sei responder :-(
boa tarde! amigo você por acaso sabe fazer metalização de furos? nas pcis?
Queria saber fazer!
@@AltanaTubesBrasil rsrs ja ia perguntar se vc tinha dicas kkkk vi vários videos mas tem produtos que ainda não sei oq é
Tente este método ua-cam.com/video/fY0AjzKLA-8/v-deo.html
tirando a cabeleira, a dica foi ótima!!!! Será que com este processo é possível metalizar furos de uma face para outra??? valeu, mas um escrito
Para metalizar furos, primeiro é preciso torna-los condutores. Estou trabalhando nisso.
Opa.. muito legal o video! Conseguiu finalizar a metalização dos furos? Abraço
@@AltanaTubesBrasil Conseguiu? Achei este método ua-cam.com/video/fY0AjzKLA-8/v-deo.html
Muchas gracias por compartir, saludos desde Argentina
Eu caí de paraquedas , achei interessante o vídeo e muito bem explicado. Mas me surge a dúvida, qual a função disso ? (eu realmente não sei)
eu também.. hehehe
Estanhar a placa pra proteger as trilhas né... fica bem mais resistente
@@eletronika2 ah sim, interessante
Gostei de mais do vídeo e do cabelo \o/
Quando menino sonhava em ter um cablo assim e passar meu tempo em um laboratório \o/
Agora estou ficando calvo x...x
Olá gostaria de fazer duas perguntas, observei que vc fez o processo em uma placa inteira. E no caso de circuito impresso onde os contatos já estão todos separados não é possível ligar todos para realizar galvanização ou estou errado? E sobre a validade desse produto de estanho? Tem que armazenar na geladeira ou fora depois de criar o acetato de estanho?
Este processo só serve para placas virgens. Existem outros processos que depositam estanho em placas já corroídas, mas não são seguros o bastante para ser divulgados para o grande público.
Você pode tratar o acetato de estanho com o mesmo cuidado que trata o vinagre. Vinagre não estraga e nem precisa ser conservado em geladeira.
Esse processo funciona para interligar as placas dupla face? por exemplo eu faço um furo e interligar os 2 lados?
O que você quer fazer chama-se metalização dos furos. É um processo mais complicado, normalmente é feito usando cobre e tem mais etapas que este.
Achei este metodo aqui ua-cam.com/video/fY0AjzKLA-8/v-deo.html
Fonte de 6v 1a... pode ser de 5v ou 12v que sao mais faceis de encontrar? A fonte da celula de galvanização é a mesma?
Pode. O que você precisa é controlar a corrente que passa pela solução. A tensão pode ser qualquer uma, mas a corrente precisa ser controlada ou a camada de estanho fica ruim.
O PERCLORETO CORROI BEM O ESTANHO?
Amigo eu posso fazer esse processo em um bloco de motor de alumínio? Posso utilizar como condutor solução de água e sal?
Acho que não vai funcionar com alumínio e tenho certeza que não funciona com água salgada.
Olá não dá para derreter o estanho na placa de cobre com um maçarico bem fraco e ir espalhado com uma estopa? este e o método usado antigamente para galvanizado as panelas de cobre.
Sim, pode ser feito desta forma, mas a camada será muito espessa e o calor do maçarico pode empenar a fenolite.
ESPETACULAR!!!
consigo ao invés de depositar remover o estanho? usando um anodo de estanho puro e no catodo solda impura que contenha chumbo fazendo assim a purificação do estanho?
É possível, mas não com vinagre. Você precisa usar um ácido que dissolva o estanho mas não dissolva chumbo.
@@AltanaTubesBrasil agradeço pela resposta! então posso usar HCL ou h2so4 em qual proporção? saberia me dizer qual o melhor dos 2 e qual ph indicado? acho muita coisa sobre metais nobres, porem estanho e chumbo bem pouca informação, basicamente estou fazendo um projeto para faculdade para recuperar estanho e chumbo das soldas de circuitos impressos. grato pela atenção!
outro problema é que existe vários metais nesses circuitos um deles é o alumínio dos capacitores, quando coloco na cuba eletrolítica começa uma reação, com acido sulfúrico percebi que ao invés do estanho foi cobre para o catodo, que sinuca de bico... meu catodo é sn 99,99% de pureza
Muito bom seu vídeo. Parabéns! ganhou mais um inscrito!!!!
Inscrição feita com gosto
Sabe como é feito o cobreamento / laminação do fenolite?
Você teria alguma solução para auxiliar na dessoldagem de componentes. Antigamente, eu usava mercúrio liquido, que deixa a solda parecendo uma pasta além de limpar bem as ilhas de solda.
Muito bom.Parabéns
Obrigado!
Após este processo, colocando a máscara das trilhas por método fotográfico a corrosão poderia ser feita com uma solução de HCL e H2o2, ácido clorídrico ou muriático com água oxigenada?
Sim. Vai demorar um pouco no começo, mas assim que a camada de estanho for removida pelo ácido, o cobre será atacado.
Desculpa perguntar mas eu nao podia usar ja a placa de fenolite com cobre na 1a etapa no lugar do eletrodo com fio de cobre?
Em tese, sim, você pode usar a placa como eletrodo. Entretanto as bolhas de hidrogênio vão se acumular sob a placa reduzindo a eficiência do processo de formação do acetato de estanho.
@@AltanaTubesBrasil obrigado por responder. Estou fazendo do seu jeito mesmo. Comprei solda sem chumbo e vinagre de álcool. Apareceram as bolhinhas como falou e em cerca de 20 minutos o liquido no fundo do pote já começou a ficar opaco. Daqui 5h conto o resultado :-)
(...)
Se passaram pouco mais de 6h e ainda tem um pouquinho do eletrodo de cobre sem mudar para cor prata. O liquido está igualzinho ao do video mas não estou vendo bolhas no eletrodo. Será que terminou?
(...)
Pronto. Em 9h o eletrodo de cobre ficou fosco. Quando fui transferir do becker e para a garrafa devidamente identificada, notei que 2 pedaços do eletrodo de estanho quebraram e ficaram no fundo do pote. Isso é normal ou minha solda é ruim?
Outra questão: Descobri no fim do processo que o meu fio de cobre na verdade era aluminio revestido de cobre. Tem problema ou perdi o material e devo começar de novo com o fio correto? Neste caso descarto (como?) essa solução ou refaço o processo com o fio correto usando ela mesma?
(...)
Terminei o processo e funcionou como planejado. Fiz em 2 plaquinhas. Na que usei meu agitador mecânico (baseado no seu projeto inclusive) ficaram umas listras paralelas ao fio de estanho. Na que agitei manualmente, como no vídeo, ficou perfeita! Falta comprar polidor de metais mas estou satisfeito com o resultado. Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Uma dúvida... Numa placa já com o circuito corroído... Essa proteção grudaria TB nas partes onde não tivesses cobre... Ou seja nas trilhas?
O estanho vai depositar nas trilhas que estiverem conectadas ao polo negativo. O problema de galvanizar uma placa pronta é que cada trilha precisará ser tratada separadamente.
aqui um jeito diferente de fazer em placas já prontas ua-cam.com/video/Hsw3lOnHaas/v-deo.html
Esse procedimento faz em peça de Ferro com mesmo material
Posso fazer este processo em tubo de aluminio? Pretendo soldar eles com estanho um no outro, da certo?
Você vai ter que testar. Alumínio é um material complicado de revestir.
Boas mas já tenho a solução e consigo estanhar mas ganha muita " porcaria" a volta do parafuso no meu caso e tenho de estar a tirar muitas vezes pra tirar isso e tornar a colocar na eletrolise !???
Ou será que mesmo com aquele bocados negros a volta do parafuso não interfere na estanhagem ???
Ótimo vídeo. Mas, para que serve esse processo ? É para garantir uma proteção extra para as trilhas ? Abraços, ganhou mais um inscrito :)
Exato! O recobrimento com estanho facilita a soldagem e protege a placa contra corrosão.
A placa não ficaria em curto? Ou essa “película” sai quando for corroer com o desenho do esquema?
@@AltanaTubesBrasil Qual a vantagem comparado a passar pasta de solda apos corroer a placa e esquentar as trilhas?
tenho uma duvida ( no vídeo vc recomenda o não uso de solda com chumbo) porem o carretel da solda q vc usa nesse video e verde... nas pesquisas q eu fiz aqui, carretel de cor verde e o que menos tem chumbo, mas ... ainda tem. (40%) azul , e laranja . tem outras proporções, mas todas as marcas ( ate onde minha pesquisa foi) sempre tem alguma porcentagem de chumbo... então, onde, ou que tipo ( modelo, código, fabricante ... etc.. ) eu devo procurar , para achar essa solda que vc menciona no video sem chumbo ? ???
A cor do carretel não tem relação com o teor de chumbo da solda, mas com o tipo de fluxo e isso varia de um fabricante para outro. O que você tem que fazer é ler a etiqueta da solda. A informação de quanto chumbo a solda contem está escrita nela.
Altana Tubes blz valeu. Obrigado
Verdade te cabelo é muito doido. Me diga que finalidade se usa este processo em circuito impresso?
O recobrimento com estanho facilita a soldagem e protege a placa contra corrosão.
Muito bacana. Top.
Parabéns ganhou mais um inscrito e um joinha
Ótimo tutorial, obrigado.
No caso, é possível corroer essa placa normalmente com percloreto?
Sim. Pode corroer como você sempre fez.
O percloreto corrói o bronze e a prata que colocamos?
Essa placa eu posso corroer em percloreto de ferro depois?
Ou perde a galvanização?
@@domicianoeng.7411 pode corroer normal. Vai demorar mais um pouco pra comer o estanho mas vai
Um ótimo vídeo, só ficou um pouco complicado entender o esquema elétrico do resisto e capacitor, porém um vídeo muito bem produzido e interessante! !
Aonde vc viu capacitor?
@@d.favelafavelinha3813 Acho que ele quis dizer diodo
Nas garras jacare de entrada o fio vermelho vem do positivo da fonte e o fio preto do negativo. Aos 4:19 está o esquema, aparecendo as duas garras jacaré (de saida) que ele vai ligar no que mostra aos 4:44
Esclarece uma dúvida amigo depois desse processo pode fazer a pintura fotossensível normalmente que manter o estanho? Todo o processo de corrosão ... A tintura fotossensível aderi no estanho
Não tenho experiência com tinta fotossensível, mas nos meus vídeos mais novos tenho usado placas recobertas por este processo com transferência de toner. Funciona muito bem.
Altana Tubes obrigado minha dúvida era fazer esse processo e depois de tentar fazer o processo de pintura fotossensível a tinta não aderir .. ou aderi do depois não corroer
Pode usar tinta fotossensível que funciona. Já fiz várias placas estanhadas com esse método.
Eu li que o chumbo é um metal lipossolúvel, daí podemos ser intoxicados pela manipulação do fio de solda para circuito impresso?
Você deve ter lido sobre chumbo-tetra-etila, que era um aditivo para combustíveis largamente usado até meados da década de 1970. Este composto é lipossolúvel e a manipulação sem luvas leva ao envenenamento. Manipular chumbo metálico não é perigoso. Há pessoas vivas e bem com projéteis de chumbo alojados no corpo. O problema é a ingestão de chumbo solúvel, como em sais e compostos, ou inalação de vapor de chumbo.
Valeu! Obrigado pelo esclarecimento!
A fumaça da solda vulgo estanho 60/40 é perigosa ?
A fumaça é o núcleo de resina que vem no meio do fio de solda.
Ganhou mais um inscrito.
Eu agito com uma escova elétrica descartável de cerdas vibratórias que tem por 17 pila lá no Ali.
ola tem como vc mim passar seu cotato queria apreder a estanhar umas peças aqui em casa
Olá.
Ao invez de estanho eu posso usar um pedaço de zinco?
Em tese deve funcionar com zinco, mas você vai precisar testar primeiro.
Altana Tubes
funcionou!!
graças as informações desse video!!!
E sabe o que mais?
usei também um pedaço daquelas fitas de níquel usadas para soldar celulas 18065. ouvi dizer q elas são de níquel..
ficou muito bom mesmo!!!!!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
👍😆
muito obrigado.
Excelente!
o termo que você utilizou "eletrodo de cobre" é um fio de cobre comum ?
Sim. Pode ser um pedaço de fio de cobre ou qualquer outra coisa feita de cobre. O importante é ser de cobre e ter uma área superficial grande.
Muito show!
Posso usar bicarbonato sódio para estanhar em vez de vinagre ???
Pode usar qualquer ácido que produza sais solúveis de estanho.
Uma pergunta, Eduardo, Posso utilizar este processo numa placa já com as trilhas corroídas? Se positivo, o processo de galvanização atende o mesmo padrão de espaçadores com 5 mm? Um forte abraço do Xandeguarah!
Pode, mas não é prático. Para que o estanho deposite na trilha, ela precisa estar conectada na fonte. Se a trilha estiver desconectada, nada acontece. Então você teria que recobrir uma trilha por vez ou achar uma forma de interligar todas.
aqui um jeito diferente de fazer em placas já prontas ua-cam.com/video/Hsw3lOnHaas/v-deo.html
Gostaria de saber se vc teria como me passar o esquematico do esquema de ligação da fonte para a placa pois para min ficou confuso
Nas garras jacare de entrada o fio vermelho vem do positivo da fonte e o fio preto do negativo. Aos 4:19 está o esquema, aparecendo as duas garras jacaré (de saida) que ele vai ligar no que mostra aos 4:44
Com este método consigo uma camada de no mínimo 2mm de estanho sobre a pci, eu queria estanhar as trilhas para aumentar o valor da corrente q circula pela placa este método é válido para meu objetivo?
2mm?!?! Definitivamente não. Este método não é viável para criar chapas de metal. Para chegar nessa espessura, é mais fácil soldar um fio de cobre grosso sobre a trilha.
Como posso fazer para metalizar ilhas em uma placa dupla face?
Ainda estou procurando uma forma de fazer isso em casa.
@@AltanaTubesBrasil vou te acompanhar, vai que consegue antes de mim...kkkk
@@AltanaTubesBrasil tenta assim ua-cam.com/video/fY0AjzKLA-8/v-deo.html
@@brunocabral1578 achei esse método legal porém perigoso pelos produtos usados.
@@joaopaulomachado7681 dos furos metalizado? Tem um ainda mais complexo que esse...
muito bom valeu
se eu substituir o estanho por prata tenho um banho de prata ?
Em tese sim, mas é preciso verificar se acetato de prata é solúvel.
Amigo fazer a solução de estanho não e estanho com estanho " ânodo e cátodo" ???
O cátodo pode ser feito com qualquer condutor, mas o ânodo tem de ser de estanho, pois é o eletrodo que irá ceder ions de estanho.
bom dia, qual seria a vantagem de galvanizar uma placa??
Protege contra corrosão e facilita a soldagem.
He hecho lo mismo más sencillo. Solo soldé en una esquina de la placa de cobre, la punta de un alambre (cobre), y al polo positivo una tira de soldadura de plomo (para electrónica)... y queda ok. Se puede en hacer en un plato para no gastar tanto vinagre al que se le debe agregar una cantidad generosa de sal.
tentei fazer com a ponta do meu estanhador, e ao inves de o estanho grudar na ponta, simplesmente corroeu ela, o que eu fiz errado /?
Você deve ter ligado os fios invertidos.
@@AltanaTubesBrasil pior que não, positivo no estanho, negativo no cobre, fiz duas vezes a unica coisa que meu estanho tem chumbo, e ele pelo visto se deposita no fundo do pote, este eu separei da solução e guardei, pra destinar a alguma empresa que faça destino correto disso, mas quanto ao cobre e ao estanho, to na tentativa e erro aqui, pra ver como fica kkk, por hora obrigado pelo retorno
like pelo cabelão....kkkkk
Top Top
Se eu nao tivesse visto o manual do mundo, não saberia pra q uma ´placa dessa serve xD
O recobrimento com estanho facilita a soldagem e protege a placa contra corrosão.
Ficou médio confuso o esquema da ligação pois não deu pra ver no total sobre vi garras de jacaré mas os fios não de onde veio e para onde vai gás um esqueminha ok
Nas garras jacare de entrada o fio vermelho vem do positivo da fonte e o fio preto do negativo. Aos 4:19 está o esquema, aparecendo as duas garras jacaré (de saida) que ele vai ligar no que mostra aos 4:44
Gostei e vou te dar R$ 30,00 para cortar o cabelo e comprar um pente
*Doidão seu cabelo mas gostei*
Que cabelo kkkkkkk
Mano show de bola mais esse seu cabelo fala serio