Pessoal, claro que muita coisa pode ser melhorada. Fiz muita plaquinha usando papel milimetrado, canetinha, hidrocor... depois, usei muito esse método da impressora a laser e o ferro de passar roupas. Por fim, gastei uma grana alta pra montar o set para confecção de placas usando tinta foto-sensível. Todos esses métodos têm falhas e se você quer algo perfeito, o melhor mesmo é mandar fazer na China. Creio que o objetivo do Iberê é estimular a molecada a estudar e colocar a mão na massa. Quisera eu ter um canal como esse quando era criança... O canal faz um imenso favor à sociedade, pois temos visto o desmanche da educação no Brasil. Parabéns pelo lindo trabalho, Iberê!
só uma observação sobre montagem de layout de placa. Sempre que a gente tenta criar um layout de placa a gente evita as trilhas que formam 90° pois elas formam o que a gente chama de ilha de calor, que pode inclusive consumir mais energia do que o necessário. Por isso as trilhas de placa eletrônica é meio chanfrada. Valeeu Iberê, amo seu canal
Não só isso como também pode acabar servindo como antena e acabar introduzindo sinais ruidosos nas trilhas! Circuitos mais sensíveis podem acabar apresentando problemas por causa disso.
O único canal que faço questão de assistir o anúncio antes do vídeo é o Manual do Mundo. Faço questão que ganhem dinheiro. Eles sempre estão passando conteúdos de qualidade!!!
Isso me lembra as placas que meu pai fazia quando ele tinha o hobby de eletrônica. Ele transferia tudo em silk-screen. Os desenhos eram feitos no acetato, com caneta Nankin, que eram gravados em pequenos quadros de madeira com nylon, que depois de transferidos com tinta mesmo para o fenolite, e aí eram "dissolvidos" pelo percloreto de ferro para finalmente serem furados e terem seus componentes instalados. ^ Valeu Iberê! Me lembrou um pouquinho a infância esse vídeo ^_^
Muito bom Iberê. Gostaria de deixar umas dicas: 1º Na primeira tentativa de rotear o circuito, provavelmente deu erro porque as trilhas eram muito grossas, você só precisa de trilhas grossas nas linhas de voltagem (quando o consumo do circuito for alto) Do contrário, as trilhas podem ter 0.5, 0.6 ou 0.8mm que são bem mais fáceis de rotear, em qualquer software. 2º Quanto mais fina a trilha, mais chances dela ficar corrompida na corrosão com percloreto de ferro, quanto mais grossa pior fica para rotear. 3º O processo de corrosão pode ser acelerado com calor, colocar a solução de percloreto de ferro numa pequena vasilha e por em banho Maria, acelera absurdamente o tempo de corrosão (deixar morno e nunca muito quente, pois a tinta que protege as trilhas podem não suportar o calor) 4º Você pode deixar os componentes mais próximos, economiza ainda mais espaço, e como não é um circuito de alta frequência, não terá problemas com interferências. 5º Eu costumo furar o PCB antes de ir para corrosão (Placas pequenas), se a placa de fenolite não for boa, na hora de furar pós corrosão, a broca pode arrancar a trilha da PCB e te dar um certo retrabalho. 6º Tome cuidado com o desenho do transístor, quando os transístores são junção PN como os que você usou (PNP ou NPN) o desenho do emissor varia conforme o transístor, tem que estar bem atento ao desenho do emissor (perna do transistor que tem um triângulo apontando para dentro ou fora do transistor). 7º A caneta que geralmente se usa em PCB é caneta para retroprojetor ou transparências (caneta que usava para escrever em CD), vende em qualquer papelaria, preferencialmente preta. Novamente, que bom trabalho, simples e didático.
Só uma lembrança: JAMAIS coloque o percloreto de ferro em qualquer recipiente metálico, pois não é só o cobre que ele corroe! Apenas recipientes de vidro ou de plastico são bons para guardar o percloreto!
Lembrando TAMBÉM quando for jogar fora Não jogar no ralo da pia ou no vaso sanitário, porque se o encanamento for metálico você pode ter problemas sérios de corrosão.
Helder, normalmente as estações de tratamento aceitam o percloreto, pois o mesmo é usado no tratamento da água. Não é bom jogar no ralo pois o mesmo pode contaminar rios e lençóis freáticos.
Fiz algumas plaquinhas com esse mesmo método na faculdade de engenharia. Muita nostalgia vendo esse vídeo, parabéns Iberê!. Tem softwares que vc faz a modelagem dos circuitos para impressão e pode simular tal circuito e visualizar seu funcionamento antes da impressão, tais como Proteus e Orcad.
Bom vídeo Iberê, parabéns! Eeiitaaa saudade deste método das antigas... já fiz muita plaquinha assim, tinha que esconder os vidros e garrafas cheias de percloreto da minha mãe, kkk, bom meus amigos, duas dicas: 1-deixem para fazer os furos das ilhas somente após a corrosão com percloreto, quando furamos antes pode ocorrer alguma infiltração de percloreto e danificar a trilha e a ilha de cobre. 2-vale a pena "bater" um spray isolante após a corrosão, a placa fica mais bonita e protegida, depois e só limpar as ilhas e soldar. Abraços
Top 10. Estou construindo minha bancada de trabalho para marcenaria, eletrônica, fotografia e manutenção de computadores. Graças ao canal Manual do Mundo tive que adaptar minha bancada multe uso e copiei vários detalhes que facilitaram o projeto, muito obrigado pelos vídeos inspiradores para por a "mão na massa". Realmente é uma terapia, não perco mais meu tempo com filmes e outras porcarias na internet, sou fã deste canal. Continuem assim, meus parabéns a toda equipe e um forte abraço a todos.
Dica pra quem vai fazer: as "ilhas"(que e o nome que se dá às "bolinhas" onde vai a solda)...as ilhas dos transistores, vc pode redesenhar e fazer 1 ou 2mm mais afastadas uma da outra. Depois basta afastar as "pernas"(terminais) do transistor para acertas nos buracos das ilhas. Ou, melhor ainda, ao definir no software e dimensão da "ilha" definir 3mm para a ilha e 1mm para o furo da ilha.
5 років тому+69
Só uma observação, essas trilhas de cobre que ficaram expostas vão oxidar com o tempo (coisa de algumas semanas), é necessário protegê-las com algum tipo de verniz, tinta ou pelo menos passar uma fina camada de solda. Ótimo vídeo, padrão Manual do Mundo! ♥
Pode usar breu diluído em álcool (acha pra vender fácil) ou verniz Implastec (caro, em spray). Ultimamente tenho preferido o breu pq é mais amigo da ressoldagem (melhor que o Implastec, que por ter resina meio que plastifica a placa mas também permite solda). Se tiver certeza de que não será necessária nenhuma intervenção, o Implastec é melhor, fica mais bonito apenas. Breu precisa aplicar a secar bem, passando camada fina, senão fica grudento.
O percloreto de ferro também é usado na cutelaria,em uma das etapas finais de acabamento da facas 🔪 entre outros antes de fazer a afiação das mesmas !! 👍🏻
Só um cuidado, quando for resenhas as trilhas, sempre evite curvas de 90°, elas tendem a se quebrar com facilidade, e tbm é um padrão estético, então, é sempre ensinado tanto em cursos técnicos, como meu caso, e creio que em faculdades, que nunca se deve desenhar e projetar com curvas de 90°. Abraço Iberê ;)
Sou um amante e entusiasta de eletrônica e pela 1a vez fui desafiado a montar uma PCI mas precisava de algo profissional. Consegui montar os circuitos na plataforma EasyEDA indicada nesse video e consegui enviar para produçao em um fornecedor especializado o o resultado final foi espetacular! Parabens pelos videos que são muito esclarecedores e com uma otima didática. abs
Rapaz, eu comecei a dar aulas de arduino e queria muito aprender fazer uma pci. Só que nunca foi tão direto e simples pra ensinar. Sensacional! Nao sei vc conhece, mas também tem as ferramentas tinkercad e fritzing. Cara, você esta de parabéns! Obrigado!
Alguns cuidados extras: Quando colocar o percloreto na água, procurar usar um recipente que aguente temperatura. Essa reação esquenta bastante. Procurar fazer em local aberto. O percloreto mancha roupas, estraga roupas, etc. Usar luva e óculos como o Iberê é recomendado. NUNCA, NUNCA, NUNCA coloque a água no pó do percloreto!!! Sempre coloque o pó na água. O calor gerado quando põe-se a água no pó é muito grande e pode causar acidente. Use sempre em local ventilado. Duplicado pois é muito importante O percloreto aquecido corroi o cobre muito mais rápido que na temperatura amabiente. Cuidado com o tempo ao usar o percloreto logo após diluir em água. Parabéns Iberê.
@@carlosteixeira9106 não tem um local exato. Mas se você não quiser prejudicar o meio ambiente, você neutraliza o percloreto com bicarbonato de sódio. Depois pode descartar na sua pia.
Pow Iberê, fui criado vendo " O mundo de Beakman", nunca imaginei que adulto teria esse fascínio novamente... criei muita coisa legal por aqui vêm do seus vídeos... obrigado!
O Manual do Mundo, está cada vez melhor. Muito inspirador. Sabe Ibere, quem quiser produzir produtos em massa, enviar para a fabrica chinesa é o canal. Dá para fazer muitos produtos e sem precisar investir em maquinas complexas e caras. E algumas fabricas o circuito vem totalmente montado com todos componentes, ai é só finalizar o produto, e vender. Valeu, mesmo!
Muito bom o vídeo me fez lembrar das aulas de eletrotécnica onde eu tenho um sensor de presença que posso montar em lâmpada incandescente. Mas Iberê recomendo que nos explique como é feito o descarte dessa solução ou quimicamente nos dizer se é perigosa para descarte em esgoto domestico ou natureza. visto que pode ser perigoso a saúde das pessoas. mas de resto um excelente vídeo nostálgico sobre como fazer as placas. podia descrever como é feito o acabamento , pois deixando assim ela fica com outra aparência, como disseram nos comentários usam um verniz ou uma tinta para cobrir as partes que não foram utilizadas ou não entraram no desenho do circuito. Mais uma vez parabéns pelo vídeo.
Cara tem um canal se não me engano se chama Xprojetos ele fez esse projeto mais explicado impossível, é bem fácil fazer eu fiz uma dessa algum tempo atrás da uma olhada como ficou no meu perfil.
Eu aprendi no Senai a fazer uma PCI do mesmo jeito que no vídeo, muito legal. Fiz vários cursos no Senai e tomei tanto gosto com a elétrica que hoje faço Engenharia Elétrica.
Seus vídeos são espetaculares, traz conhecimento, familiarização e acesso de forma rápida e simples além de fornecer sites de informações para quem deseja saber mais. Obrigado por ser útil para toda família.
Fiz esse trabalho do Flip flop ano passado num curso técnico, pior q eu não sabia nada de eletrônica e minha placa foi uma das mais bonitas kkkk tenho a plaquinha até hoje aqui guardada
Em tempos passados fiz muitas placas usando caneta, e utilizei muito Decadry ou Letraset para circuito impresso. Ficavam com ótimo acabamento. Para finalizar e após soldagem dos componentes, passava esmalte para evitar oxidação das trilhas.
Iberê, faz um vídeo com o Wagner Rambo do canal WR Kits. O cara é engenheiro e é fera e manja muito de eletrônica e Arduíno. O pessoal do canal All Eletronics também.
Faz o desenho no Ares Proteus. E o transistor é ruim de soldar dessa forma. Vc pode entortar o terminal do meio dele pra frente pra criar mais espaço e criar um ponto a mais pra ser o novo ponto de solda.
isso e o que eu chamo ter experiencia das coisas ,basta olhar num PCB ja montado de fabrica e ves como eles fazem , voce talvez ja nao nasceu ontem e tambem nao foi denoite, eu tambem nao nasci ontem mas sim ha 70 anos atraz e foi de madrugada ,,,,,assim diz minha mae ,,,,,
Cara uma vez eu fiz do mesmo jeito q vc mas ao invez de desenhar eu mprimi numa transferencia e com ferro de passar passei pra placa,da uma protecao melhor até! eu fiz um pedal q custava 850 reais na epoca por apenas 40reais,e quando vc passa horas construindo e vc liga e da certo, a sensação é inigualável!
Bah mano eu vi isso ano passado em química e bem fácil naquela época eu não pensava que iria utilizar isso na minha vida e hj eu tô aí.... Kkkkkk como as coisas são
Já fiz uma placa nesse mesmo método em 2010, na época imprimi em uma folha diferente (nem lembro o nome), era um papel liso e meio brilhante, diferente do papel A4 convencional, (mas acho que não era papel fotográfico), pois ficou muito mais fácil para o toner da impressora passar para a placa de cobre! Depois de corroer a placa eu passei algodão com acetona (de limpar esmalte de unha) para limpar o toner da impressora. Outra diferença é que na época eu usei um programa instalado no PC e já construí as trilhas tudo manualmente, foi bem mais fácil, já que não precisei dessa etapa de converter o desenho do circuito para a PCB.
Ibere se vc clicar na tecla X ele espelha o componente. Você estava com dificuldade em girar o transistor, experimenta a tecla X ele gira em torno do eixo X. Parabéns pelo vídeo
Iberê...👏🏾👏🏾👏🏾esse me deixou boquiaberto. Alucinei, vlw mesmo. Vc acabou d provar que o ser humano, não importa a idade, basta criatividade e dedicação. Além de que os recursos são super acessíveis.
Bom dia Eu fiquei muito interessado no conteúdo do seu vídeo e gostaria de aprender e estudas mais sobre eletrônica e programação!☺ Mais infelizmente sou deficiente físico e não posso sair para trabalhar… e por isso não tenho condições de fazer cursos pela internet, pois tem q pagar…😔 Por isso eu te agradeço por você estar ensinando a todos nós através de seus vídeos👏🎆🙏 Parabéns! Muito sucesso pela frente🏆
No EasyEDA tem um botão em cima com 2 triângulos que flipam os componentes, daria pra deixar igualzinho ao circuito do desenho ;-) E outra dica e usar o multímetro na escala de continuidade pra testar as trilhas da placa, da pra verificar tanto se as trilhas estão ok quanto se estão em curto circuito. =D
Iberê, na faculdade eu usava muito Folha De Acetato de retroprojetor para "desenhar" o circuito para a a placa de fenolite, era mais eficiente e só ficava falha quando a trilha era muito fina, mas precisava de uma espécie de borracha para esquentar a folha pq com o ferro direto derretia hahahahha. Fica de sugestão ai para o pessoal que está começando. Faltou falar também que o circuito impresso tem q ser espelhado, principalmente quando se usa CI`s. Excelente video, bateu até uma nostalgia dos tempos de faculdade! Abraço!!!
Na escola vc aprende toda a base disso, logica, teoria, e a pratica vem quando vc for para a faculdade, aqui, você só aprende a REPETIR oq ele faz, a intenção dele é boa, ele é MUITO inteligente, mas n adianta se a sua intenção é pular a teoria e ir direto para a pratica
Eu uso placas de fibra, e uma impressora laser, imprimindo em um papel tipo fotográfico de gramatura bem fina, utilizo um ferro de passar roupas que aquece bem. O percloreto eu faço a diluição em água, mais ponho menor quantidade de água, assim corrói mais rápido. Fica perfeita!, nunca mais usei outros métodos ;)
Existe um método ainda mais rápido, leva no máximo 5 minutos para corroer tudo. Use luvas, um pedaço pequeno de espuma. Molhe no percloreto (usa super pouco, 50ml no máximo talvez) e com a placa na outra mão, vai esfregando-a com a espuma, movimentos retos, circulares. Carregue a espuma no percloreto de tempos em tempos. Pode marcar no relógio: em 5 minutos estará corroída. Volte o percloreto para a garrafa e jogue fora a espuma. Minha garrafa de percloreto tem quase 10 anos e continua ótimo.
Conheci percloreto de ferro com seis anos quando meu pai fazia essas placas de circuito impresso com o kit do Instituto Universal Brasileiro ahahaha. Valeu pela nostalgia!
Iberê, faz um vídeo com o canal All-Eletronics e com o WR Kits. Eles fizeram uma live juntos e citaram seu canal falando do seu Submarino, eles adorariam fazer a eletrônica dele..
Caramba Iberê! Show de bola. Trabalho em uma empresa de circuito impresso com processo bem evoluído. Mas, não esqueço da época em que fazíamos manual. Adorei o vídeo, parabéns!
Parabéns, é disto mesmo que precisamos estimular a mente desta mulecada a construirem coisas complexas, eu desde muito pequeno gosto de eletronica e da engenhosidade das coisas antigamente era muito dificil conseguir comhecimento através da leitura de revistas e livros hoje em dia está tudo tão facil e didático com a multimidia.
Bom dia Iberê seria massa se você pudesse mostrar como é feito todo o processo de fabricação de uma faca tanto de corte convencional e a de Serra , fico imaginando como eles fazem a faca de Serra , será que faz e já amola ou faz e amola depois, como deve ser o processo de amolação de uma faca de Serra. obrigado por trazer tanto conteúdo bom para alegrar nossos dias , continue assim jovem que Deus te abençoe muito e toda sua família obrigado.
Se você considerar Cu zero (cobre metal) ele "sumiria", o João Cervi fez o balanceamento da equação, o Cobre metal se "transformaria" em Cloreto Cúprico. Na natureza não existe cobre "puro" (eletrolítico) ele é obtido por ustulação e depois eletrólise.
No meu tempo de faculdade, em algumas cadeiras fazíamos placas de circuito impresso usando papel de serigrafia, uma impressora laser, placas de fenolite e uma prensa térmica, de forma similar à que é mostrada no vídeo. Estávamos corroendo uma placa e uma das trilhas descascou em uma parte. Tiramos a placa da solução de percloreto de ferro antes que a corrosão estivesse completa e usei uma caneta de CD para cobrir a parte descascada (maneira mostrada como amadora aqui no vídeo) e, no fim, consegui salvar aquela placa. Só que o programa que usávamos para projetar o circuito não era esse EasyEDA, mas um bem caro, chamado OrCAD. Daí, fora da faculdade, o único jeito era usar uma versão pirata. Enfim, nunca imaginei que fosse aparecer essa forma de produzir PCIs aqui no Manual do Mundo. Valeu Iberê!
Tava quase digitando isso e me deparei com o seu comentário. Para ser um Flip flop, deveria ser um biestável para assim servir como memória de 1 bit (estado 0 ou 1).
Se tirar os capacitores e colocar dois resistores no lugar, o circuito se transforma em um flip flop. Concordo que são coisas diferentes, mas usam a mesma base
Sempre fiz minhas placas para montar potência de caixa de som ativas assim, ou melhor ainda, imprimir o circuito em papel transfer e passa o ferro sobre a placa rss 😁 parabéns Iberê, esse incentivo de ensinar eletrônica para quem não tem noção de como funciona e massa.
Parabéns pelo canal!! Quem não entende nada do assunto se encontra facilmente nos seus videos! Me ajuda MUITO a melhorar meus projetos! Muito obrigado!
Se desse poderia fazer um circuito ussando uma memória flash tipo um mini computador, difícil de achar alguém no UA-cam explicando como fazer, obrigado pelo vídeo, um dos melhores do Brasil.
Boa tarde Ibere, vc falou que o álcool não tira direito a tinta de impressora na plaquinha depois de revelada, experimenta água sanitaria ou cloro, deixando de molho um pouquinho, descobri isso enchendo cartuchos em casa e os dedos ficavam todos sujos e não saiam lavando só com água e sabão comum. Vou me inscrever neste canal ele show.
ibere tem o percloreto liquido tbm que ja vem pronto. alem disso da pra vc reutilizar o percloreto varias vezes, so que com tempo ele vai perdendo a eficiencia. mas provavelmente vc ja sabe kkkk
Eu já fiz muito dessas placas, comprava a revista, copiava as placas da revista e deixava de molho no ácido pra derreter o cobre. Bons tempos, boas lembranças!
Existe um método ainda mais rápido, leva no máximo 5 minutos para corroer tudo. Use luvas, um pedaço pequeno de espuma. Molhe no percloreto (usa super pouco, 50ml no máximo talvez) e com a placa na outra mão, vai esfregando-a com a espuma, movimentos retos, circulares. Carregue a espuma no percloreto de tempos em tempos. Pode marcar no relógio: em 5 minutos estará corroída. Volte o percloreto para a garrafa e jogue fora a espuma. Minha garrafa de percloreto tem quase 10 anos e continua ótimo.
kkkk pode parecer difícil, mas indo em uma loja de eletrônica você acha facilmente as duas baratinho, ou na internet mesmo. Na minha cidade comprei 250g de percloreto de ferro por uns 15 reais e esse negócio pode ser usado infinitamente
Excelente vídeo, de verdade. Acho que o único ponto que faltou foi referente ao descarte do percloreto, que por ser uma solução pesada depois do uso, seu descarte é bem delicidado e, até onde eu sei, não se tem muito o que fazer. Todas as soluções que eu usei até hoje ainda guardo dentro de garrafas pets para não as descartar de qualquer forma. Inclusive, aceitando sugestões para o descarte correto, caso alguém saiba
Uma coisa legal desse circuito é que si você aumentar o tamanho dos capacitores (uF) o tempo pra acender e apagar os ledes tbem aumenta, ou colocar um capacitor maior e outro menor você consegue ver a diferença de tempo entre os 2 leds! Tem um ótimo ensinamento por traz disso! Espero que faça e fale mais sobre.
Uma dica pro pessoal siga as trilhas preenchendo com solda todo o caminho dela pelo circuito isso melhora e muito a qualidade da trilha principalmente se o seu projeto for ter alguma leitura de dados
Obrigado por compartilhar conosco essa inteligência foda que vc tem Iberê! Com esse passo a passo de como fazer uma pequena placa de circuito,vou poder melhorar 1000 % meu projeto! Obrigado! Sucesso pra vc... abraço!
Ótima dica! Concluir esse mini projeto do Flip flop , Porém so corrindo a posição desses capacitores ta investido, o positivos tem que ir na Base dos transistores e não negativo com estar ai no quadro branco. Abraço!
Pessoal, claro que muita coisa pode ser melhorada. Fiz muita plaquinha usando papel milimetrado, canetinha, hidrocor... depois, usei muito esse método da impressora a laser e o ferro de passar roupas. Por fim, gastei uma grana alta pra montar o set para confecção de placas usando tinta foto-sensível. Todos esses métodos têm falhas e se você quer algo perfeito, o melhor mesmo é mandar fazer na China.
Creio que o objetivo do Iberê é estimular a molecada a estudar e colocar a mão na massa. Quisera eu ter um canal como esse quando era criança... O canal faz um imenso favor à sociedade, pois temos visto o desmanche da educação no Brasil.
Parabéns pelo lindo trabalho, Iberê!
Amém
E mesmo mandando fazer na China, também corre o risco de não ficar 100%!
@@fatorx25
Exatamente! Ainda não tive esse problema, mas até agora, foram apenas 4 projetos que mandei fazer. Tudo pode acontecer...
Onde posso mandar fazer?
JLC PCB faça já a sua placa eletrônica!
só uma observação sobre montagem de layout de placa.
Sempre que a gente tenta criar um layout de placa a gente evita as trilhas que formam 90° pois elas formam o que a gente chama de ilha de calor, que pode inclusive consumir mais energia do que o necessário. Por isso as trilhas de placa eletrônica é meio chanfrada. Valeeu Iberê, amo seu canal
Não só isso como também pode acabar servindo como antena e acabar introduzindo sinais ruidosos nas trilhas! Circuitos mais sensíveis podem acabar apresentando problemas por causa disso.
obrigado pela dica..to desenhando minha placa agora..
@@yuukishin242 vlw a dica
Vlw mano Dica de ouro
@@yuukishin242 mais uma dica de ouro, vlw cara
O único canal que faço questão de assistir o anúncio antes do vídeo é o Manual do Mundo.
Faço questão que ganhem dinheiro.
Eles sempre estão passando conteúdos de qualidade!!!
a verdade eles não ganhão mais dinheiro por vc assisti intero, ganha mais se vc clicar no anuncio
@@obertobr Ganham pelos dois. Tanto a exibição do anúncio como o clique geram receita para o canal.
@@luanwmatos1 a verdade nao, pelo menos na época que eu tinha adense eu fiz o teste e ganhava mais só por clique
Isso me lembra as placas que meu pai fazia quando ele tinha o hobby de eletrônica. Ele transferia tudo em silk-screen. Os desenhos eram feitos no acetato, com caneta Nankin, que eram gravados em pequenos quadros de madeira com nylon, que depois de transferidos com tinta mesmo para o fenolite, e aí eram "dissolvidos" pelo percloreto de ferro para finalmente serem furados e terem seus componentes instalados. ^
Valeu Iberê! Me lembrou um pouquinho a infância esse vídeo ^_^
sou dessa época
Meu pai também fazia isso
Hoje eu faço com a caneta, nunca consigui fazer com a impressora
Fiz muitas dessas plaquinhas na faculdade. Quem dera tivesse o Manual Maker para explicar na época. 😊
fez qual faculdade?
Eu passava várias noites tendo dor de cabeça com o Protheus fazendo os esquemáticos, e na hora que ia fazer a placa não dava certo kkkkkkk bons tempos
Já fiz várias tbm, mas n foi em faculdades, n era difícil de fazer..
@@mateusmartinslus eu tenho ódio do Proteus kkkkkkk
Passei muita raiva no Protheus (ares) tbm kkkkk
Muito bom Iberê.
Gostaria de deixar umas dicas:
1º Na primeira tentativa de rotear o circuito, provavelmente deu erro porque as trilhas eram muito grossas, você só precisa de trilhas grossas nas linhas de voltagem (quando o consumo do circuito for alto) Do contrário, as trilhas podem ter 0.5, 0.6 ou 0.8mm que são bem mais fáceis de rotear, em qualquer software.
2º Quanto mais fina a trilha, mais chances dela ficar corrompida na corrosão com percloreto de ferro, quanto mais grossa pior fica para rotear.
3º O processo de corrosão pode ser acelerado com calor, colocar a solução de percloreto de ferro numa pequena vasilha e por em banho Maria, acelera absurdamente o tempo de corrosão (deixar morno e nunca muito quente, pois a tinta que protege as trilhas podem não suportar o calor)
4º Você pode deixar os componentes mais próximos, economiza ainda mais espaço, e como não é um circuito de alta frequência, não terá problemas com interferências.
5º Eu costumo furar o PCB antes de ir para corrosão (Placas pequenas), se a placa de fenolite não for boa, na hora de furar pós corrosão, a broca pode arrancar a trilha da PCB e te dar um certo retrabalho.
6º Tome cuidado com o desenho do transístor, quando os transístores são junção PN como os que você usou (PNP ou NPN) o desenho do emissor varia conforme o transístor, tem que estar bem atento ao desenho do emissor (perna do transistor que tem um triângulo apontando para dentro ou fora do transistor).
7º A caneta que geralmente se usa em PCB é caneta para retroprojetor ou transparências (caneta que usava para escrever em CD), vende em qualquer papelaria, preferencialmente preta.
Novamente, que bom trabalho, simples e didático.
Só uma lembrança: JAMAIS coloque o percloreto de ferro em qualquer recipiente metálico, pois não é só o cobre que ele corroe! Apenas recipientes de vidro ou de plastico são bons para guardar o percloreto!
Up
Lembrando também pra tomar cuidado com roupas e sapatos, pois ele mancha pra valer, se cair no tecido raramente vai sair.
Lembrando TAMBÉM quando for jogar fora Não jogar no ralo da pia ou no vaso sanitário, porque se o encanamento for metálico você pode ter problemas sérios de corrosão.
Helder, normalmente as estações de tratamento aceitam o percloreto, pois o mesmo é usado no tratamento da água. Não é bom jogar no ralo pois o mesmo pode contaminar rios e lençóis freáticos.
@@diegocosta9715 concordo!
Fiz algumas plaquinhas com esse mesmo método na faculdade de engenharia. Muita nostalgia vendo esse vídeo, parabéns Iberê!. Tem softwares que vc faz a modelagem dos circuitos para impressão e pode simular tal circuito e visualizar seu funcionamento antes da impressão, tais como Proteus e Orcad.
como faço para baixar proteus, consegue me ajudar?
Aê Iberê! Se aprofundando cada vez mais na eletrônica! Tem muita gente que quer ver isso no MM, pfv não pare!
@Mr. Lucca Melhor começar do básico do que não começar. Já viu um prédio ser construido do ultimo andar para o de baixo?
Bom vídeo Iberê, parabéns! Eeiitaaa saudade deste método das antigas... já fiz muita plaquinha assim, tinha que esconder os vidros e garrafas cheias de percloreto da minha mãe, kkk, bom meus amigos, duas dicas: 1-deixem para fazer os furos das ilhas somente após a corrosão com percloreto, quando furamos antes pode ocorrer alguma infiltração de percloreto e danificar a trilha e a ilha de cobre. 2-vale a pena "bater" um spray isolante após a corrosão, a placa fica mais bonita e protegida, depois e só limpar as ilhas e soldar. Abraços
Nem acredito que sou membro melhor canal do mundo
Bom,ate eu posso ser menbro ne!!!!!
O vídeo saiu antes pra vc (Membro/assinante) ? Pq seu comentário foi feito 20 horas atrás
@@xxxjonesxx os vídeos aparecem primeiro para menbros
@@gabrieldepaulo3142 antes das letras P e B vem sempre M
@@xxxjonesxx foi sim
estou cursando engenharia da computação e estou aprendendo muito com esses seus vídeo, vc fera.... ótima didática.
Se eu tivesse esse video há 7 anos atras na Faculdade, teria me poupado muita dor de cabeça! kkkkkk Vlw, Iberê
Top 10. Estou construindo minha bancada de trabalho para marcenaria, eletrônica, fotografia e manutenção de computadores. Graças ao canal Manual do Mundo tive que adaptar minha bancada multe uso e copiei vários detalhes que facilitaram o projeto, muito obrigado pelos vídeos inspiradores para por a "mão na massa". Realmente é uma terapia, não perco mais meu tempo com filmes e outras porcarias na internet, sou fã deste canal. Continuem assim, meus parabéns a toda equipe e um forte abraço a todos.
Me lembrou meus tempos de curso de eletrônica esse vídeo
Dica pra quem vai fazer: as "ilhas"(que e o nome que se dá às "bolinhas" onde vai a solda)...as ilhas dos transistores, vc pode redesenhar e fazer 1 ou 2mm mais afastadas uma da outra. Depois basta afastar as "pernas"(terminais) do transistor para acertas nos buracos das ilhas. Ou, melhor ainda, ao definir no software e dimensão da "ilha" definir 3mm para a ilha e 1mm para o furo da ilha.
Só uma observação, essas trilhas de cobre que ficaram expostas vão oxidar com o tempo (coisa de algumas semanas), é necessário protegê-las com algum tipo de verniz, tinta ou pelo menos passar uma fina camada de solda.
Ótimo vídeo, padrão Manual do Mundo! ♥
cara, sabe dizer algum verniz específico?
@@matheusdealmeidasales6591 breu, base de unha
Que nada lionel richie
Não interfere tanto, a camada de óxido é apenas uma camada, não oxida internamente o metal
Pode usar breu diluído em álcool (acha pra vender fácil) ou verniz Implastec (caro, em spray). Ultimamente tenho preferido o breu pq é mais amigo da ressoldagem (melhor que o Implastec, que por ter resina meio que plastifica a placa mas também permite solda). Se tiver certeza de que não será necessária nenhuma intervenção, o Implastec é melhor, fica mais bonito apenas. Breu precisa aplicar a secar bem, passando camada fina, senão fica grudento.
O percloreto de ferro também é usado na cutelaria,em uma das etapas finais de acabamento da facas 🔪 entre outros antes de fazer a afiação das mesmas !! 👍🏻
Só um cuidado, quando for resenhas as trilhas, sempre evite curvas de 90°, elas tendem a se quebrar com facilidade, e tbm é um padrão estético, então, é sempre ensinado tanto em cursos técnicos, como meu caso, e creio que em faculdades, que nunca se deve desenhar e projetar com curvas de 90°. Abraço Iberê ;)
Sou um amante e entusiasta de eletrônica e pela 1a vez fui desafiado a montar uma PCI mas precisava de algo profissional. Consegui montar os circuitos na plataforma EasyEDA indicada nesse video e consegui enviar para produçao em um fornecedor especializado o o resultado final foi espetacular! Parabens pelos videos que são muito esclarecedores e com uma otima didática. abs
Poderia indicar esse local onde você fez e dizer se o custo é muito alto?
Faz um Review do Rasbery Pi, o mini computador. Quem apoia Like. Iberê, por favor veja isso!!!!
Praia
Rapaz, eu comecei a dar aulas de arduino e queria muito aprender fazer uma pci. Só que nunca foi tão direto e simples pra ensinar. Sensacional! Nao sei vc conhece, mas também tem as ferramentas tinkercad e fritzing. Cara, você esta de parabéns! Obrigado!
Alguns cuidados extras:
Quando colocar o percloreto na água, procurar usar um recipente que aguente temperatura. Essa reação esquenta bastante. Procurar fazer em local aberto.
O percloreto mancha roupas, estraga roupas, etc. Usar luva e óculos como o Iberê é recomendado.
NUNCA, NUNCA, NUNCA coloque a água no pó do percloreto!!! Sempre coloque o pó na água. O calor gerado quando põe-se a água no pó é muito grande e pode causar acidente.
Use sempre em local ventilado. Duplicado pois é muito importante
O percloreto aquecido corroi o cobre muito mais rápido que na temperatura amabiente. Cuidado com o tempo ao usar o percloreto logo após diluir em água.
Parabéns Iberê.
Pode colocar em um pote de vidro?
@Gustavo Marucci Tá aí Gustavo, quando estudei eletrônica em 83 não havia a preocupação com o meio ambiente. Onde se descarta o Percloreto?
@Gustavo Marucci Joga no mato
@@carlosteixeira9106 não tem um local exato. Mas se você não quiser prejudicar o meio ambiente, você neutraliza o percloreto com bicarbonato de sódio. Depois pode descartar na sua pia.
Pow Iberê, fui criado vendo " O mundo de Beakman", nunca imaginei que adulto teria esse fascínio novamente... criei muita coisa legal por aqui vêm do seus vídeos... obrigado!
Daqui uns 10 anos Iberê: Como fazer um processador core i20 caseiro kkkk
Kkkkk mais corante azul
Kkk verdade
Vdd
kkkkkkkkkkkk
Nunca, porque ele sempre vai fazer algo caseiro sem maquinário.
O Manual do Mundo, está cada vez melhor. Muito inspirador. Sabe Ibere, quem quiser produzir produtos em massa, enviar para a fabrica chinesa é o canal. Dá para fazer muitos produtos e sem precisar investir em maquinas complexas e caras. E algumas fabricas o circuito vem totalmente montado com todos componentes, ai é só finalizar o produto, e vender. Valeu, mesmo!
Muito bom o vídeo me fez lembrar das aulas de eletrotécnica onde eu tenho um sensor de presença que posso montar em lâmpada incandescente.
Mas Iberê recomendo que nos explique como é feito o descarte dessa solução ou quimicamente nos dizer se é perigosa para descarte em esgoto domestico ou natureza. visto que pode ser perigoso a saúde das pessoas. mas de resto um excelente vídeo nostálgico sobre como fazer as placas. podia descrever como é feito o acabamento , pois deixando assim ela fica com outra aparência, como disseram nos comentários usam um verniz ou uma tinta para cobrir as partes que não foram utilizadas ou não entraram no desenho do circuito. Mais uma vez parabéns pelo vídeo.
Ótima aula. Qualquer leigo vai entender e fazer uma placa. A melhorias o indivíduo aprende com a prática. Parabéns
Poderia fazer uma CNC com drivers de DVD, e Arduino.
Up
Cara tem um canal se não me engano se chama Xprojetos ele fez esse projeto mais explicado impossível, é bem fácil fazer eu fiz uma dessa algum tempo atrás da uma olhada como ficou no meu perfil.
Upp
Meu sonho é fazer uma cnc
Infelizmente essa de driver de DVD é só pra brincar, mas o canal do Marlon nardi ensina a fazer uma de verdade
Eu aprendi no Senai a fazer uma PCI do mesmo jeito que no vídeo, muito legal.
Fiz vários cursos no Senai e tomei tanto gosto com a elétrica que hoje faço Engenharia Elétrica.
Seus vídeos são espetaculares, traz conhecimento, familiarização e acesso de forma rápida e simples além de fornecer sites de informações para quem deseja saber mais. Obrigado por ser útil para toda família.
Que bom o Ibere postar esses vídeos sobre eletrônica, isso faz com que mais pessoas se interessem pela nossa área.
Melhor conteúdo que conheço! Parabéns manual do mundo
Fiz esse trabalho do Flip flop ano passado num curso técnico, pior q eu não sabia nada de eletrônica e minha placa foi uma das mais bonitas kkkk tenho a plaquinha até hoje aqui guardada
O ano é 2060 ibere idoso ensinando a fazer um clone com corante azul e transferindo a sua consciência para ele
Hur dur
É isso
Iberê é o MacGyver brasileiro.
kkkkkkkk
E um carro voador com um arduino, buzzer e hélice de papelão.
Em tempos passados fiz muitas placas usando caneta, e utilizei muito Decadry ou Letraset para circuito impresso. Ficavam com ótimo acabamento. Para finalizar e após soldagem dos componentes, passava esmalte para evitar oxidação das trilhas.
Iberê, faz um vídeo com o Wagner Rambo do canal WR Kits. O cara é engenheiro e é fera e manja muito de eletrônica e Arduíno. O pessoal do canal All Eletronics também.
Etrabalho numa fabrica de PCI aqui em BH à 7 anos já... Imprimo dessas aí e também face dupla todo dia! Legal demais de ver aqui
Faz o desenho no Ares Proteus. E o transistor é ruim de soldar dessa forma. Vc pode entortar o terminal do meio dele pra frente pra criar mais espaço e criar um ponto a mais pra ser o novo ponto de solda.
isso e o que eu chamo ter experiencia das coisas ,basta olhar num PCB ja montado de fabrica e ves como eles fazem , voce talvez ja nao nasceu ontem e tambem nao foi denoite, eu tambem nao nasci ontem mas sim ha 70 anos atraz e foi de madrugada ,,,,,assim diz minha mae ,,,,,
Cara uma vez eu fiz do mesmo jeito q vc mas ao invez de desenhar eu mprimi numa transferencia e com ferro de passar passei pra placa,da uma protecao melhor até! eu fiz um pedal q custava 850 reais na epoca por apenas 40reais,e quando vc passa horas construindo e vc liga e da certo, a sensação é inigualável!
Oloko iberê, nem para balancear a equação!!!! 6:42 hahahahahhahahaha
P.S. 2 FeCl(3) + Cu ----> 2FeCl(2) + CuCl(2)
Muito bom o vídeo Parabéns!
Quando o vestibulando já chega naquele nível de sangue nos zóio kkkkkkk
@@viniciuslima1311 Hahahahahahahaahha
Bah mano eu vi isso ano passado em química e bem fácil naquela época eu não pensava que iria utilizar isso na minha vida e hj eu tô aí.... Kkkkkk como as coisas são
Mesmo eu sendo de humanas me deu agonía não ver balanceamento hahaha
Essa equação foi a Mari que fez. Kkkk
Já fiz uma placa nesse mesmo método em 2010, na época imprimi em uma folha diferente (nem lembro o nome), era um papel liso e meio brilhante, diferente do papel A4 convencional, (mas acho que não era papel fotográfico), pois ficou muito mais fácil para o toner da impressora passar para a placa de cobre! Depois de corroer a placa eu passei algodão com acetona (de limpar esmalte de unha) para limpar o toner da impressora.
Outra diferença é que na época eu usei um programa instalado no PC e já construí as trilhas tudo manualmente, foi bem mais fácil, já que não precisei dessa etapa de converter o desenho do circuito para a PCB.
Ibere se vc clicar na tecla X ele espelha o componente. Você estava com dificuldade em girar o transistor, experimenta a tecla X ele gira em torno do eixo X. Parabéns pelo vídeo
Iberê...👏🏾👏🏾👏🏾esse me deixou boquiaberto. Alucinei, vlw mesmo. Vc acabou d provar que o ser humano, não importa a idade, basta criatividade e dedicação. Além de que os recursos são super acessíveis.
Bom dia
Eu fiquei muito interessado no conteúdo do seu vídeo e gostaria de aprender e estudas mais sobre eletrônica e programação!☺
Mais infelizmente sou deficiente físico e não posso sair para trabalhar… e por isso não tenho condições de fazer cursos pela internet, pois tem q pagar…😔
Por isso eu te agradeço por você estar ensinando a todos nós através de seus vídeos👏🎆🙏
Parabéns! Muito sucesso pela frente🏆
Voce NAO precisa de cursos para aprender, tem um monte de informação gratis na internet, mas o mais importante é a pratica
Eu cada vez mais fico fascinado pelo canal, sou formado em mecânica e estou no caminho em voltar a estudar e fazer eletrônica, vlw Iberê!
No EasyEDA tem um botão em cima com 2 triângulos que flipam os componentes, daria pra deixar igualzinho ao circuito do desenho ;-) E outra dica e usar o multímetro na escala de continuidade pra testar as trilhas da placa, da pra verificar tanto se as trilhas estão ok quanto se estão em curto circuito. =D
Iberê, na faculdade eu usava muito Folha De Acetato de retroprojetor para "desenhar" o circuito para a a placa de fenolite, era mais eficiente e só ficava falha quando a trilha era muito fina, mas precisava de uma espécie de borracha para esquentar a folha pq com o ferro direto derretia hahahahha. Fica de sugestão ai para o pessoal que está começando. Faltou falar também que o circuito impresso tem q ser espelhado, principalmente quando se usa CI`s. Excelente video, bateu até uma nostalgia dos tempos de faculdade! Abraço!!!
Melhor professor do mundo aprendo aprendo mais que na escola vlw
Na escola vc aprende toda a base disso, logica, teoria, e a pratica vem quando vc for para a faculdade, aqui, você só aprende a REPETIR oq ele faz, a intenção dele é boa, ele é MUITO inteligente, mas n adianta se a sua intenção é pular a teoria e ir direto para a pratica
Eu uso placas de fibra, e uma impressora laser, imprimindo em um papel tipo fotográfico de gramatura bem fina, utilizo um ferro de passar roupas que aquece bem. O percloreto eu faço a diluição em água, mais ponho menor quantidade de água, assim corrói mais rápido.
Fica perfeita!, nunca mais usei outros métodos ;)
Vale lembrar que é muito bom e mais rápido corroer com o percloreto mais quente, eu uso uma lampada incandescente perto do percloreto pra aquecer ele
Existe um método ainda mais rápido, leva no máximo 5 minutos para corroer tudo. Use luvas, um pedaço pequeno de espuma. Molhe no percloreto (usa super pouco, 50ml no máximo talvez) e com a placa na outra mão, vai esfregando-a com a espuma, movimentos retos, circulares. Carregue a espuma no percloreto de tempos em tempos. Pode marcar no relógio: em 5 minutos estará corroída. Volte o percloreto para a garrafa e jogue fora a espuma. Minha garrafa de percloreto tem quase 10 anos e continua ótimo.
Conheci percloreto de ferro com seis anos quando meu pai fazia essas placas de circuito impresso com o kit do Instituto Universal Brasileiro ahahaha. Valeu pela nostalgia!
Iberê, faz um vídeo com o canal All-Eletronics e com o WR Kits. Eles fizeram uma live juntos e citaram seu canal falando do seu Submarino, eles adorariam fazer a eletrônica dele..
Caramba Iberê!
Show de bola.
Trabalho em uma empresa de circuito impresso com processo bem evoluído.
Mas, não esqueço da época em que fazíamos manual. Adorei o vídeo, parabéns!
Manual do mundo deveria ter 50 milhões d inscritos slc muito top✌
Parabéns, é disto mesmo que precisamos estimular a mente desta mulecada a construirem coisas complexas, eu desde muito pequeno gosto de eletronica e da engenhosidade das coisas antigamente era muito dificil conseguir comhecimento através da leitura de revistas e livros hoje em dia está tudo tão facil e didático com a multimidia.
Usa papel de revista (de preferência uma parte branca), bem mais fácil de fazer o transfer.
Eu já fiz muitas placas dessas, já conheço o processo.
Mas ver o ibere explicando é da hora!
Muito Obrigado iberé, eu sempre quis saber isso.
Bom dia Iberê seria massa se você pudesse mostrar como é feito todo o processo de fabricação de uma faca tanto de corte convencional e a de Serra , fico imaginando como eles fazem a faca de Serra , será que faz e já amola ou faz e amola depois, como deve ser o processo de amolação de uma faca de Serra. obrigado por trazer tanto conteúdo bom para alegrar nossos dias , continue assim jovem que Deus te abençoe muito e toda sua família obrigado.
Para saber se é possível gerar as trilhas sem cruzar você deve descobrir se o grafo equivalente ao circuito é planar.
Esse canal só melhora cada dia mais, e eu não me arrependi de ter me inscrito nele lá atrás, muito bom Iberê e equipe, o trabalho de vocês é incrível.
4:15 imagina um estudante de química ouvir o Iberê falando que vai SUMIR o COBRE da placa quando adicionar uma solução de percloreto de ferro...
Se você considerar Cu zero (cobre metal) ele "sumiria", o João Cervi fez o balanceamento da equação, o Cobre metal se "transformaria" em Cloreto Cúprico. Na natureza não existe cobre "puro" (eletrolítico) ele é obtido por ustulação e depois eletrólise.
@@UA-camFebruary cu kkkkkk
@@honorato7922 é o nome certo creio eu
@@honorato7922 seu cu
Pascal se revirando no tumulo
No meu tempo de faculdade, em algumas cadeiras fazíamos placas de circuito impresso usando papel de serigrafia, uma impressora laser, placas de fenolite e uma prensa térmica, de forma similar à que é mostrada no vídeo. Estávamos corroendo uma placa e uma das trilhas descascou em uma parte. Tiramos a placa da solução de percloreto de ferro antes que a corrosão estivesse completa e usei uma caneta de CD para cobrir a parte descascada (maneira mostrada como amadora aqui no vídeo) e, no fim, consegui salvar aquela placa. Só que o programa que usávamos para projetar o circuito não era esse EasyEDA, mas um bem caro, chamado OrCAD. Daí, fora da faculdade, o único jeito era usar uma versão pirata.
Enfim, nunca imaginei que fosse aparecer essa forma de produzir PCIs aqui no Manual do Mundo. Valeu Iberê!
Tenho muito respeito pelo seu canal, porém não é circuito Flip-flop e sim um mult-vibrador astavel, eu gosto muito do seu canal.
Tava quase digitando isso e me deparei com o seu comentário. Para ser um Flip flop, deveria ser um biestável para assim servir como memória de 1 bit (estado 0 ou 1).
Se tirar os capacitores e colocar dois resistores no lugar, o circuito se transforma em um flip flop.
Concordo que são coisas diferentes, mas usam a mesma base
Mais conhecido como pisca-pisca. Hahaha!
Mas seria a mesma base so com um propósito diferente
Sempre fiz minhas placas para montar potência de caixa de som ativas assim, ou melhor ainda, imprimir o circuito em papel transfer e passa o ferro sobre a placa rss 😁 parabéns Iberê, esse incentivo de ensinar eletrônica para quem não tem noção de como funciona e massa.
Faz um esqueleto com a impressora 3D!
ᎢᎻᎥᎪᎶᎧ pronu
Acabou com a curiosidade eterna de mil anos desse que vos escreve, vc e fantástico!!!
Iberé! ensina a fazer um mini
radio transmissor.
Parabéns pelo canal!! Quem não entende nada do assunto se encontra facilmente nos seus videos! Me ajuda MUITO a melhorar meus projetos! Muito obrigado!
20:57 olha o redmi 6 do Iberê
Se desse poderia fazer um circuito ussando uma memória flash tipo um mini computador, difícil de achar alguém no UA-cam explicando como fazer, obrigado pelo vídeo, um dos melhores do Brasil.
Amo eletrônica
Quem gosta tbm da like
Boa tarde Ibere, vc falou que o álcool não tira direito a tinta de impressora na plaquinha depois de revelada, experimenta água sanitaria ou cloro, deixando de molho um pouquinho, descobri isso enchendo cartuchos em casa e os dedos ficavam todos sujos e não saiam lavando só com água e sabão comum. Vou me inscrever neste canal ele show.
revi um pouquinho das aulas de "Flip Flop D" do meu prof Rangel na faculdade kkkkkkkkkkkkk
cara vale muito a pena se inscrever no manual do mundo. Sério onde vc vai conseguir achar alguém que te ensina a fazer tantas coisas legais assim
Chama o Wagner Rambo do canal WRkits para fazer um vídeo!
Aí já é humilhação... Kkkkk
Ficou show, eu faço com adesivo, uso uma máquina CNC pra cortar o projeto....Uso o KiCad pra elaborar as PCB ....
blz daqui a poco vai ensinar a fazer um reator nuclear
Bem q poderia,energia ta caro kkk
@@henriqueminenascimento9094 tratamento de câncer tá mais kkkk
@@Srta.Meia-noite vdd kkkk pelo menos morre com mt energia kkk
Usando corante azul como combustível
@@alfredovitor8491 vdd
muito bom.
aprendi isso qdo eu tinha 6 anos e até hoje faço.
parabéns Iberê
ibere tem o percloreto liquido tbm que ja vem pronto.
alem disso da pra vc reutilizar o percloreto varias vezes, so que com tempo ele vai perdendo a eficiencia.
mas provavelmente vc ja sabe kkkk
Sim, ele disse no vídeo
Pensei que fosse mais difícil, mas da maneira que explicou, ficou top.
*Sabe o q o comercial da Oral-B e vídeos bons tem em comum??*
*-É q os dois vc só vê no Manual do mundo...*
*Kkkkkkkk*
quando eu escovo os meus dentes,a gengiva sangra,isso é normal? kkkkkkkkkkk
A Cif me convidou...
Pois é. Sempre tem aquela gata das gengivas sangrentas kkkkk
Eu já fiz muito dessas placas, comprava a revista, copiava as placas da revista e deixava de molho no ácido pra derreter o cobre.
Bons tempos, boas lembranças!
Vc consegue remover o cobre mais rápido se ao invés de deixar parado dentro da solução você ficar mexendo, coisa de 5 a 10 minutos.
Existe um método ainda mais rápido, leva no máximo 5 minutos para corroer tudo. Use luvas, um pedaço pequeno de espuma. Molhe no percloreto (usa super pouco, 50ml no máximo talvez) e com a placa na outra mão, vai esfregando-a com a espuma, movimentos retos, circulares. Carregue a espuma no percloreto de tempos em tempos. Pode marcar no relógio: em 5 minutos estará corroída. Volte o percloreto para a garrafa e jogue fora a espuma. Minha garrafa de percloreto tem quase 10 anos e continua ótimo.
Estou a 3 dias assistindo esse cara e já virei fã, muito inteligente
2:58 só 2 coisas: 1° Grama do Hawaii 2° Neve do Alaska. Muito fácil kkkkk
kkkk pode parecer difícil, mas indo em uma loja de eletrônica você acha facilmente as duas baratinho, ou na internet mesmo. Na minha cidade comprei 250g de percloreto de ferro por uns 15 reais e esse negócio pode ser usado infinitamente
Excelente vídeo, de verdade. Acho que o único ponto que faltou foi referente ao descarte do percloreto, que por ser uma solução pesada depois do uso, seu descarte é bem delicidado e, até onde eu sei, não se tem muito o que fazer. Todas as soluções que eu usei até hoje ainda guardo dentro de garrafas pets para não as descartar de qualquer forma. Inclusive, aceitando sugestões para o descarte correto, caso alguém saiba
Muito boa sua questão!
Duvido vc fazer uma cerca elétrica
Uma coisa legal desse circuito é que si você aumentar o tamanho dos capacitores (uF) o tempo pra acender e apagar os ledes tbem aumenta, ou colocar um capacitor maior e outro menor você consegue ver a diferença de tempo entre os 2 leds!
Tem um ótimo ensinamento por traz disso! Espero que faça e fale mais sobre.
kkkkk eu peguei e copiei a placa e fiz, e falei para o meu pai que foi eu que criei, ele acreditou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@catrastophi-829 parabens espertao.
Parabéns pelo conteúdo! Fazer montagens eletrônicas foi um hobby popular nos anos 70 e 80 dos jovens adolescentes.
cheguei agora. quem chegou depois de 1:53 da like
Poxa véi cheguei 13:54
Aaaaaa
Cara! Melhor canal do mundo!!!!!!!!!!!!!
o manual do mundo é tipo um mini curso pra crianças chinesas kkkk
Uma dica pro pessoal siga as trilhas preenchendo com solda todo o caminho dela pelo circuito isso melhora e muito a qualidade da trilha principalmente se o seu projeto for ter alguma leitura de dados
Quando eu olho pro ibere eu lembro do rogerio ceni😅😂
Obrigado por compartilhar conosco essa inteligência foda que vc tem Iberê! Com esse passo a passo de como fazer uma pequena placa de circuito,vou poder melhorar 1000 % meu projeto!
Obrigado! Sucesso pra vc... abraço!
Como fazer microfones (boravê)
Quem apoia curte!!!
Ele ja fez
@@gustavoaraujo5407 ele fez um video fazendo um, não em uma fabrica no estilo boravê
@@jamesbaxter1878 ah s, vdd. Boa
Ótima dica! Concluir esse mini projeto do Flip flop , Porém so corrindo a posição desses capacitores ta investido, o positivos tem que ir na Base dos transistores e não negativo com estar ai no quadro branco. Abraço!