Depressão não é tristeza (e alegria não é a cura) | Saga da Depressão #04
Вставка
- Опубліковано 23 січ 2025
- Um papo sobre alguns mitos a respeito da depressão e um update sobre o meu tratamento.
Quer apoiar o canal? Formas:
Vaquinha anti-depressão: vaka.me/724378
padrim.com.br/primatafalante
patreon.com/primatafalante
primatafalante.com/apoiar
Depressão pra esse povo virou um 13°signo. Colocam a culpa na depressão que nem existe na vida deles. Vão sentar pra estudar e a preguiça fala mais alto, já dizem que tem depressão. Aí quem realmente tem, fica ridicularizado. Outro dia uma parente disse que foi curada da depressão depois de uma noite no parque de diversões. Eu não acreditei que ela disse aquilo. 😑
Quando eu "tinha" depressão, diziam que era falta de Deus ou falta do que fazer...
Dói o peito, mano.
Ou quando comparavam minha vida com a vida de outra pessoa, isso é muito pior ainda de se ouvir quando já se está mal.
depressão é causada por falta de entendimento do mundo....isso é causado pela falta de verdade na sociedade....tudo é feito para manipular e separar as pessoas...e isso gera os problemas de violência corrupção e ETC...levando a pessoa a depressão....a cura é saber as verdades da humanidade e do mundo...remédios não curam, porque a cura é saber a verdade e o porque das coisas....isso gera alivio e automaticamente contentamento..e a pessoa sai da depressão.....
@@mineworldgamesbr6179 Na verdade, saber a verdade sobre as coisas me levou a depressão.
Mas, eu entendo o que você diz.
Como se curou ?
@@TAMPIM não me "curei" mesmo, sabe?
Todo dia eu tenho que lutar pra não alimentar a tristeza.
Eu lembro do pessoal dizendo "sinta sua tristeza, deixa ela fluir" passei quase 3 anos pra conseguir parar ela. Mas, é isso, eu acredito que a pessoa não se cure, como uma doença normal, pelo menos, meu caso, espero que eu esteja enganado. A pessoa apenas controla, já que as recaídas podem ser constantes mesmo depois de meses "bem". (Por isso é importante ir ao psicólogo ou psiquiatra)
@@user-ft3ve7qf3h oque eu disse é...as pessoas aprende mentiras.....e caem em depressão....as coisas ensinadas pela mídia e escolas, são feitas para jogar todos no emburrecimento, é a história de acabar com os sonhos de criança....e por isso vem a depressão....as pessoas levam as mentiras da grande mídia como verdades...por isso a cura é conhecer a verdade....pesquisar fora da grande mídia coisas fora do sistema...o outro lado da história....e assim as pessoas vão ver as verdades escondidas....conhecendo a verdade, elas se libertaram do sistema, e se libertaram das mentiras...e automaticamente, se sentiram leves, e livres, saindo da depressão....mas são poucos os que param para ver o outro lado da história contada pela grande mídia e o sistema de educação, formador de escravos.
Revisitando o canal e me perguntando como você anda, amigo. Espero que esteja bem, e vou aproveitar este comentário para agradecer pelo enriquecimento que você deu no meu entendimento de física. =]
Tamo junto na Física e na luta contra a depressão! Abraço
Eu também acho maravilhoso e nos motiva a maneira que ele vem melhorando e nos ajudando a enfrentar as nossas dificuldades que temos no cotidiano. E só quem passa ou está em tratamento sabe bem o que ele vivenciou.
Lutamos para levar info de qualidade e quebrar mitos sobre esse tema 😉🙂
Adorei ver você compartilhando sua vivência. É muito bom ver alguém que teve/tem depressão falando sobre o assunto e trazendo à discussão sobre como é conviver com a doença, pois realmente há muita desinformação e preconceito.
E boa sorte com sua recuperação e com seus projetos. Avante!
Muito bom seu vídeo! Parabéns! O problema que a maioria das pessoas veem esse tipo de informação, mas não levam em conta! Eu "desenhei" pra minha família o que era depressão e ninguém "entendeu". Paciência!
Muito bom seu vídeo!!!!
Sobre depressão, eu tenho depressão é uma doença que tem que ser tratada com Psiquiatra e também preciso tomar medicamento e terapia que ajuda muito também!!!...
Graças a Deus estou bem ,levando minha vida normal!!!...
Foi descoberto que eu tinha depressão a 20 anos atrás.
Eu mesmo pro procurei o Psiquiatra,porque o problema era eu e não as pessoas.
Quem está ao seu lado não entende quem tem depressão,
Falavam que eu era assim assado porque não tinha fé, que eu era preguiçosa e daí por diante ,eu me culpava porque não queria ver ninguém chorava muito ,não tinha vontade de tomar de nada cara amigo.
Foi muito triste não atendia telefone.
Porque a pessoa ia perceber que vc não estava bem e só me criticava.
Principalmente parentes sabe e daí por diante meu amigo.
Eu sei que é depressão não é fácil.
Desejo sorte seja muito feliz em Belo Horizonte. 😘😘😘❤🤗👏👏👏👏👏
Tenho depressão menor e ansiedade e vou te dar uma dica: parte do problema que você tem só vai se agravar enquanto você não entender que tem pessoas que JAMAIS compreenderão, mesmo em níveis mais simples, isso que você diz.
Melhorei bastante e a terapia começou a dar outros níveis de resultado quando eu aceitei isso e parei de tentar fazer pessoas sem capacidade psíquica para tal, entenderem. Sabemos que é verdade, quem nos trata sabe que é verdade, assim como sabemos exatamente do que se trata e isso precisa bastar.
convivo com os mesmos problemas, cada vez me afundei em uma solitude , o mais difícil é que só quem passa sabe como é . aprendi a viver assim , sinceramente não sei como é viver de outra forma .
Boa viagem , esperamos noticias o mais breve
O melhor vídeo sobre depressao que eu já assisti! Vou até deixar salvo 👍🏻
Força aí primata! Queremos ouvir você falante , com TDAH e tudo mais.
Já passei por depressão e pânico. Entendo perfeitamente, achei ótimo o que você falou, importante e esclarecedor, não só pra quem tem depressão, mas pra família e amigos, que muitas vezes não entendem o que de fato está acontecendo. Continue o excelente trabalho, sou muito fã do seu canal, parabéns!
Davi, que bom que está melhorando!!! Abração!!!
Que bom primata! Fico muito feliz pela sua melhora! 👏👏👏👏 Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e depressão, faço tratamento psiquiátrico há quase 1 ano e fiquei muito melhor, mais produtiva e vivendo com mais prazer pela vida. As psíquicas são muito mau compreendidas.
Menino , que alegria ver você fazer vídeos ! Você é muito fera ! Precisamos de você ! O Brasil precisa de você ! Beijo grande ! Fique bem
Fico muito feliz de ver você bem Davi, excelente vídeo!
Estou no mesmo caso que voce. É clichê essa frase mas se aceitem! Saibam oque vocês tenham e lidem com isso. A vida é linda! Teremos momentos que estaremos lá embaixo mas o mundo gira e momentos melhores virão! Podem ter certeza disso.
O maior problema acho que é a galera quer ficar deixando a mente no mundo espiritual e o corpo no físico, aí essa galera não consegue imaginar como a mente pode ter uma doença
Sei exatamente como é. Tenho depressão desde os treze anos de idade, e só comentei a primeira vez quando eu tinha 30 anos pois não aguentava mais, e crescer assim me prejudicou muito, cresci evitando a sociedade o máximo que podia, ou seja cresci meio isolado, nisso não sei lidar com as pessoas, me sinto estranho, as vezes sinto um pequeno alívio, mas a maioria das vezes não dá vontade de fazer nada, não importa o que eu faço, não alívia em nada, fico procurando alguma coisa pra aliviar, não resolve, não importa o que faço assistir um filme, ler livros, ir em algum lugar, conversar, com as poucas pessoas que eu falo, pra ser exato umas quatro pessoas, fico a maior parte do tempo isolado, não tenho amigos, e basicamente quase ninguém me procura, mas eu entendo eles não é fácil ter um amigo sem graça. Muitas vezes penso que nem sei mais o quanto vou aguentar, aí começo a pensar fortemente em suicídio mas agora tomo remédio mas não é o suficiente, tenho muitas recaídas, mesmo com remédios, aguentei até agora, porque quero muito me recuperar, mas pra ser sincero, nem sei até quando vou aguentar. Mas não digo isso pra terem pena de mim, e nem gosto disso. Escrevo isso só pra compartilhar um pouquinho, o que é uma depressão. Aprendi desde cedo que a maioria não tem a mínima noção do que é uma depressão, e como você disse não é uma questão de opinião, ainda mais pra quem nunca sentiu isso.
@@matheuslima5492, sinto muito por sua dor. Eu também sofro de depressão e outras doenças relacionadas e sei como é difícil sentir-se e estar sozinho porque as pessoas não compreendem o que você está sentindo e te julgam porque acham que você está de "frescura" (como dizem pra mim)...
Espero que você tenha coragem pra lutar por seus sonhos, por sua vida e que tenha pensamentos de paz e que os pensamentos e sentimentos que possam te fazer mal ou te trazer mal se afastem de ti.
Entendo que depressão de fato é algo fisiológico mas não dá pra negar que o contexto afeta e muito a condição, e a estrutura atual da nossa sociedade favorece o agravamento do transtorno.
Antigamente era pior ahahahah
@@xsalamandersonx403 era pior poe outros motivos
É o que se conhece como EPIgenética. O ambiente atuando nos genes. Por exemplo: uma pessoa que tenha genes para esquizofrenia e vive em um ambiente saudável, com poucos estressores, bons vínculos sociais... Pode nunca desenvolver o problema. Se, ao contrário, essa pessoa vive em um ambiente familiar conturbado, etc, etc, a esquisofrenia se desenvolve.
@@suzanalima4722 Afora que pode mudar estruturas e passar a futuras gerações. Não como Lamarck dizia, mas acontece.
Tenho TAG e TDAH, com episódios depressivos, falo sempre muito abertamente sobre isso, sobre tratamento, sobre a importância de falarmos mais de saúde mental. MUITO OBRIGADA pelos teus vídeos sobre o assunto. Força e melhoras.
Quando eu vi essa coisa de hiper foco me tocou um sininho na cabeça sobre isso. Mas é foda que eu to sem dinheiro e é muito difícil encontrar psicólogos e psiquiatras pelo SUS. Infelizmente esse descaso com a saúde mental se reflete no sistema público e uma dificuldade pras pessoas terem um diagnostico e se tratarem.
Em universidades alguns alunos atendem gratuitamente, vale a pena procurar ai na sua cidade se há alguma ação parecida :)
@@juliabristot9023 vou dar uma olhada nas universidades daqui. Valeu pela dica.
Desejo, de coração, que vc consiga se livrar dessa doença terrível. Tenho na família 2 pessoas que foram acometidas dessa doença. Vamos em frente, sempre. Abraço!
Que alegria assistir esse vídeo. Tanto por ver o progresso no seu tratamento quanto pela clareza com que você explicou.
Talvez outro mito comum (não sei se é ou não pq faço parte dessa estatística) é o de que se você for ao psiquiatra, certamente sairá de lá medicado.
Como eu ouvi isso de pessoas que fazem tratamento, entrou na minha cabeça e nunca consegui (embora tenha chegado perto) ir de fato ao psiquiatra.
É como se fosse uma roleta russa pra mim: por um lado, se eu não tiver depressão e isso for verdade, posso desenvolver problemas maiores *por causa* do medicamento; mas por outro, se eu tiver e não for, eu fico nessa vida que não é nada saudável (no sentido psiquiátrico de saudável).
O que você diria? É uma preocupação razoável de se ter? Claro que sempre existem bons e maus profissionais, mas você diria que na média os psiquiatras tendem a passar medicamentos "na via das dúvidas?".
Enfim, como nunca fui, fico só nos questionamentos e nesse ciclo sem sentido.
P.s.: Bem-vindo a BH, essa terra é maravilhosa!
A ignorância sobre o que é depressão e outras condições psiquiátricas dificulta muito que as pessoas procurem ajuda.
Existe um estigma social sobre essas questões que prejudica a saúde mental de todos.
dificulta tb qdo a gente procura ajuda. As merdas e violencias que a gente ouve e sofre de terapeutas e psiquiatras não tá no gibi
@@whitefang238 Psiquiatra é a pior raça que existe. Se as pessoas soubessem o estrago que as medicações que eles receitam causam, como PSSD, teriam asco eterno.
Remédios não são a solução. Mudanças no mindset e no estilo de vida, sim.
@@lindawomann8132 Seu comentário é um desserviço as pessoas com problemas emocionais.
Vamos lá, primata! Vamos enfrentar o mundo, um comprimido de cada vez. Sabemos bem disso... Sucesso.
Tamo aí na mesma luta! Bora com tudo que vai dar boa 👌👊
Que bom que você está tratando. Esse vídeo ajuda muito.
Tu é foda, primata!
Deus te abençoe.
Boa sorte nessa nova etapa de sua vida, Davi, você merece tudo de bom 😊 obrigada por compartilhar conosco suas experiências e seu progresso no tratamento da depressão e do TDAH; que você se sinta cada vez melhor!
Continue falando sobre depressão.
É um assunto bastante interessante.
Opa Primata, admirador do seu conteúdo, depressivo e estudante da área falando aqui.
Bem, é visível que você se informou bastante com um psiquiatra sobre a depressão. E com isso você tenha uma visão levemente reducionista sobre o tema. Um banho de psicologia, e uns goles de psicanálise iriam te abrir um pouco ao assunto. E talvez até reinterpretar o que eu acho que o rapaz da tirinha quis dizer. Recomendo o último livro da Maria Rita Kehl, o tempo e o cão. A depressão, como você bem disse é algo bastante multifatorial, mas quase sempre tem mais a ver com o seu entorno, seu tempo histórico, do que sua genética somente. Não apenas a doença em si, mas o próprio diagnóstico. Abraço
Só não some.
Eu não tenho muito a que me apegar e é importante pra mim seus vídeos falando sobre
As sindromes psiquiatricas são complexas e extremamente diversas, isso dificulta muito o diagnostico. A depressão é uma sindrome e não uma doença, a diferença está na quantidade de sinais e sintomas, a doença é identificada mais facilmente, enquanto que a sindrome possui um conjunto de sinais e sintomas de diversas causas. Nas sindromes psiquiatricas temos uma prevalência do sintoma, ou seja, o que o paciente sente, e não o que o psiquiatra/psicologo/psicopatologo consegue enxergar, a maior evidencia disso é a ausencia de exames. Geralmente conseguimos ter um norte para diagnostico da depressão tanto na medicina quanto psicologia, que é a anedonia (ausencia de prazer), o sintoma mais fundamental na depressão, que se altera pouco, mesmo em casos de mania, os outros sintomas são super variaveis: sono, alimentação, alterações volitivas, ideações e etc. Outra coisa importante é quando se coloca a questão do adoecimento psiquico, que nunca se dá por uma alteração em apenas uma função psiquica. Temos diversas funções psiquicas: Humor, afetividade, psicomotricidade, linguagem, pensamento, juizo e por ai vai. Cada transtorno psiquiatrico tende a ser identificado quando uma ocorre uma alteração em uma dessas funções psiquicas, porém, "o paciente sempre adoece na totalidade" (DALGALARRONDO - SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS), ou seja, apesar da depressão ser um transtorno de humor, pode se manifestar alterações através de sinais e sintomas na linguagem, pensamento, psicomotricidade, consciencia e etc. A medicação é super importante, porém o funcionamento psiquico é complexo e é processado por linguagem, por isso a terapia tambem ajuda a reestruturar muitas questões, o ideal é acolher o maximo de possibilidades que ajudem no tratamento e profilaxia. Ainda nao sabemos completamente como tratar bem as grandes sindromes psiquiatricas, mas a psicologia e psiquiatria possuem otimos recursos para tal, por fim, procurem especialistas.
Porém se tratarmos a depressão como doença as pessoas podem se atentar mais e se preocupar mais, buscar ajuda e tratamento.
Se falarmos que depressão é uma síndrome o público geral e não-técnico (vulgo leigo) não vai entender o que é isso e porque é sério e tratável.
@@drogadepc entendo o ponto, o mesmo acontece com a diabetes.
Excelente vídeo cara , bastante esclarecedor parabéns
Não existe gênio perfeito.
Obrigado pelos videos Davi.
Eu fazia tratamento pra enxaqueca, mas os efeitos colaterais era uma apatia que me fazia não ligar pra mais nada. As dores de cabeça diminuiu uns 90%, mas as mudanças de humor foi triste, só queria ficar sozinho e nem dava vontade de ler ou assistir as coisas que eu gosto.
Largando o tratamento, tive que fazer dieta pra não dar crises de dores de cabeça e procurei um psicólogo pra conversar, pq nem queria mais tomar remédios pra voltar o que eu era antes e as conversas estão me ajudando bastante.
''Ai, mas vc tem que ter força de vontade''
Moro em BH, passa aqui pra almoçar
O pior são alguns profissionais da saúde que não dão a devida atenção aos pacientes. Tem que insistir até encontrar o profissional adequado.
Sim. Eu acho que inclusive muitos profissionais de saúde adeptos à "humanização" mais atrapalham que ajudam. Não estou falando que todos são assim, mas muitos têm condutas que na verdade são completamente desumanas como negar medicamentos para pacientes que necessitam de medicamentos e recomendar apenas as "terapias alternativas". E isso não é só na questão de saúde mental não. Agora mesmo nessa epidemia do Coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19 tem profissional de saúde falando pras pessoas que elas estarão protegidas tomando água com limão e curcuma.
problema é que pra insistir tem que ter uma combinação de ter dinheiro/estrutura /suporte de alguém, família, enfim, alguém. Muito difícil alguém que já não tá conseguindo às vezes sair da cama ou falar direito ter que ficar se expondo repetidamente a situações de violência e sozinho, gastando com transporte, consultas, remédios sem nem conseguir trabalhar. Se for pelo sus então...
Não acredito que ta vindo pra BH aaaaaaaaaaaaa que massa!!!
ótimo video eu tenho e não acho que ''vou me curar'' não acho que um dia vou acordar e pro resto da minha vida eu nunca mais vou ter isso, acho que ter depressão é muito sobre manter a calma, saber que você precisa viver assim, aprender a viver desse jeito, sair de casa pra fazer qualquer coisa até ir no mercado sempre vai ser uma merda, foda.
Outra coisa muito confundida: temperamento ansioso e transtorno de ansiedade. Eu não tenho temperamento ansiosos, sou calma e paciente, gosto de fazer as coisas mais lentamente, até para manter o foco e não errar. Mas tenho transtorno de ansiedade, já tive crise de pânico, então coração acelerado, respiração difícil, dor no peito, sensação de medo irracional, vontade de morder os dedos. Agora depressão eu nunca tive diagnóstico, somente humor depressivo. A psicóloga disse que por eu ter uma vida normal, trabalhar, estudar, namorar eu não teria o diagnóstico. Eu desconfiei disso e comentei com ela, mas ela descartou. Acho que eu também não comentei de forma aberta meus pensamentos suicidas. Sei lá. Tinha certo medo de cogitarem internação. Sei que não iam. Mas tinha medo.
Parabéns, ótimo vídeo.
Exato.
Eu não sabia que tenho depressão e até comentei com a psicóloga que não me achava depressiva. Quando fui ao psiquiatra e psicóloga fui diagnosticada com TAG e Depressão. Faz 5 meses que faço tratamento medicamentoso e realmente acalmou a quantidade de informações e pensamentos que chegavam ao mesmo tempo.
Desculpa perguntar, mas o que é TAG?
Parabéns pela iniciativa! Tem muito preconceito ainda com as doenças mentais. Precisamos conversar mais sobre isso! Abraço
Força💪🏻 Seu trabalho é demais!
Nas crises que tive,foi bem como você descreveu, parecia que eu simplesmente não estava lá, parecia que eu estava preso dentro de mim e era desesperador tentar sair e não conseguir
Fala, Primata! Moro em BH, vamos tomar uma breja depois lá no Maletta! Kkk Abraço e parabéns pelo canal!
Eu também gostaria de te apoiar financeiramente, mas infelizmente não posso no momento. Embora, conte comigo pra assistir seus vídeos.
Um abraço meu querido!
Por causa desse tipo de pensamento, só fui diagnosticado com autismo aos 35 anos. Todo mundo achava que era só meu jeito diferente de ser...
Davi, tem um vídeo que assisti recentemente, gostei muito e queria te recomendar. É de um canal que chama Philosophy Tube, chama Suicide and Mental Health. Dá uma olhada quando estiver com tempo!
Quadro foda!
Tenho passado por isso. Não é fácil.
Vc disse algo mto parecido com oq pensei hoje. Estou tratando e melhorando da depressão e reparei que voltei a rezar e trabalhar mais minha espiritualidade. Com depressão, eu não conseguia me conectar, não tinha fé, simplesmente não descia. Então agora que melhorei é que voltei a conseguir me conectar e não o contrário, que muita gente diz: procure a Deus pra curar a depressão. No meu caso, conseguir exercer minha fé já é sinal de que estou melhorando, sabe? Como q a gente vai forçar o contrário?? Kkkk olha, acho q só quem viveu entende.
Salvando pra ver depois
Melhoras a você
Massa, esclarecedor...eu tenho um amigo e uma ex que tiveram depressão...e sei como é! Esclarecimento é sempre muito bem vindo, ainda mais em era de picaretas que oferecem uma seçãozinha de meia hora, sei lá de que, e sua depressão está resolvida; só que não! Valeu!
Muito bom o vídeo
Vamo cunversar um cadin!!!! Melhoras .
Eu ando com medo de cair numa depressão mas estou lutando contra. Espero que dê certo
MUITO BOM! Personalidade é uma coisa, depressão e outros transtornos mentais não são características das pessoas, e não é algo que você consegue controlar. Eu tinha esse tipo de pensamento, mas agora tô realmente encarando o tratamento medicamentoso. Tenho transtorno afetivo bipolar (l) do tipo ciclagem rápida, TOC e Tdah, e percebi que é impossível ter uma vida digna de aplicar meus objetivos e sonhos com transtornos tão incapacitantes como estes. Se você têm suspeita de algum transtorno, por favor, não seja tolo igual eu que durante um período da minha vida, parei com medicamentos. Eu literalmente enlouqueci e já tentei o suicídio. Transtornos mentais é uma coisa séria e que têm que ser tratada com medicamentos e psicoterapia.
Eu tenho Transtorno Bipolar e muitas pessoas acham que é besteira e outros acham que tenho duas personalidades distintas como num filme de ficção científica.
Mesmo que as pessoas não dissessem algo para tentar ajudar alguém com esse mal, quem neste estado gostaria de não ouvir nada. Ajudaria?
Cara, não falar NADA dá de mil a zero em falar bosta, pode acreditar. Inclusive, ouvir merda é muitas vezes o diferencial entre uma auto mutilação, uma tentativa de suicídio.
@@whitefang238 concordo, se e para falar bosta nem abre a boca... Mas, imagina tal cenário hipotético. Um velhinho(...) manda uma frase do tipo cara melhora, depende de você é se quiser terá gente em alguma parte do mundo que irá lhe apoiar direta ou indiretamente.
E ruim pra caralho ou é, bom entendi que aquele homem quis me ajudar mesmo sem ter a noção do gigante que "eu" enfrento...
Também achei muito sem noção os comentários acharem que tua namorada curou tua depressão
Isso mostra como a ignorância ainda é enorme.
Boa
Eu quero indicação de psiquiatra em JF, o problema é que quase nunca eles atendem por plano de saúde. Mas passa mesmo assim ; )
ta mas kd o canal de videoaulas
zoas
Me desculpa o comentário off-topic, mas esse quadro é muito interessante
CACETADA eu passei EXATAMENTE pelo mesmo. Depois da 5ª consulta com o 4º psiquiatra, a médica disse abruptamente "você tem TDAH". Interessante como ela mesma demorou para ligar os pontos e, como eu também assim como você, nunca nem desconfiei justamente por:
1 - ter sido quieto quando criança (porém sempre no "mundo da lua")
2 - por ter hiperfoco em muitos momentos, embora nunca conseguisse manter por vários meses a mesma atividade sem me aborrecer a ponto de transformá-las num inferno
Infelizmente, como as outras doenças psíquicas, o TDAH vem travestido de defeitos como preguiça, falta de talento, "não levar jeito pra isso", burrice, incapacidade e etc. Ao ponto de enganar até mesmo o próprio portador, a ponto dele nem conseguir explicar isso direito pra um especialista e precisar de várias consultas para diagnosticar (ainda mais essas de convênio que duram 10 minutos). É muito mais fácil diagnosticar o TDAH do tipo hiperativo porque ele gera uma criança "chata", cujos pais vão procurar ajuda médica. Do tipo mais desatento e menos hiperativo, passa como alguém "desligado", burro ou preguiçoso e que ainda por cima leva bronca por ter ido mal numa matéria que ele mesmo ama.
A diferença é que, no meu caso, a falta de tratamento para TDAH ao longo da vida me tornou ansioso crônico (pela constante sensação de perda de controle de tudo), o que em alguns momentos extrapola pra crises de depressão também.
Quem tem problemas de depressão e outros emocionais similares, procurem cuidar do bom funcionamento do intestino, foi realizado um estudo científico na Alemanha, q obtém resultados eficazes com uso de probioticos naturais e prebioticos, cortar glúten laticínios e principalmente industrializados
?
@@raulymyamada2855 é verdade isso. O intestino tem papel importante em regular neurotransmissores e boa parte das pessoas tem algum grau de intolerancia à lactose que contribui para o quadro, mas muitos não sabem.
Primata,
Eu sei que que sua intenção não era esgotar o assunto e que vc fala de um ponto de vista da sua vivência e conhecimento como não especialista e também como é difícil ter cabeça pra fazer as coisas com depressão, o que inclui por vezes uma pesquisa mais aprofundada ou uma reflexão profunda, mas creio que um de seus intuitos com este vídeo é derrubar mitos e preconceitos acerca da depressão que aumentam o sofrimento de quem já tem que lidar com uma doença muito difícil e, como é um assunto muito importante pra mim tb, gostaria de fazer algumas observações, a maioria apenas adendos e um alerta sobre pontos que achei que podem ser problemáticos em reforçar mitos e preconceitos sem a devida perspectiva. Eu tb não estou bem e foi um esforço escrever isso e não vou me revisar, espero que não fique mto confuso.
Sobre o aspecto procurar ajuda, existem dois problemas: 1) a incompreensão das pessoas sobre as complexidades do tratamento 2) a indisponibilidade do tratamento.
Sobre o primeiro aspecto, é muito comum as pessoas não entenderem que um remédio psiquiátrico vai levar dentre um mês a 6 meses para começar a mostrar resultados e isso sem contar ajustes de dose, substituições de remédio, tentativas de combinações, o fato de que algumas pessoas pioram com alguns remédios, não podem tomar os remédios por limitações de saúde e podem estar na porcentagem de pessoas que não melhoram/”curam” com nenhum dos remédios conhecidos. A melhora pode te deixar plenamente funcional de novo ou só fora de risco, com um mínimo de qualidade de vida e tudo isso depende de inúmeros fatores tanto ambientais. De histórico de vida como genéticos. Mas o comum é passar uma semana, 3 meses e cobrarem cura total ou melhora onde se fica funcional. Se a pessoa não melhora, duvida-se de que está mesmo sob tratamento ou tomando remédios ou acham que não melhora pq não quer. “Como assim, ainda não tá bem? Mas já não tá tomando remédio?
Sobre o segundo problema, os remédios são caros e geralmente é preciso combinar psicólogo e psiquiatra, quando não alimentação e atividades, tudo muito caro. O fato de que se pode ter que abandonar ou trocar medicações, tomar coqueteis muitas vezes com outros remédios ou enzimas para combater efeitos colaterias ou ajustar dose, usar farmácia de manipulação encare muito. A psiquiatria é uma das especialidades mais precarizadas o SUS. É difícil poder escolher com quem vai se tratar, algo importante em tratamento psicólogico e muitas trocas ou substituições de remédio ficam inviáveis, dentre várias barreiras que existem e não caberiam aqui num comentário de youtube já extenso.
Fora isso, infelizmente, existe muito preconceito e comportamento anti ético dos próprios profissionais de saúde e violência psiquiátrica is still a thing. Buscar ajuda e ter força de vontade já é super difícil com transtornos psiquiátricos. Num contexto como este, muitas vezes, o tratamento fica inviabilizado, e, especial se a pessoa não tem ajuda de mais ninguém como um acompanhante ou familiar quando está incapacitada. No entanto, é muito comum ouvir coisas como: “ ah, mas a pessoa tb tem que querer se tratar, tem que se responsabilizar pelo tratamento”. Embora não estejam de todo errados e você tenha toda razão quando aponta as pessoas que “usam diagnóstico falso como desculpa”, o problema é que o preconceito e incomprensão e desconhecimento dessa realidade faz com que as pessoas não estejam dizendo isso de forma positiva onde se estimula um paciente a ser responsável pelos seus atos e própria saúde e se dá um chega pra lá nos fakes folgados, mas é usado de forma generalizada para culpar ainda mais o doente por estar doente e encontrar uma desculpa para abandoná-lo, como se ele merecesse.
E a gente jpa se sente um lixo ao “dar uma mancada”, por exemplo, marcando algo e depois não cumprindo ou explodindo descontroladamente e é importante que que a gente ama entenda como foi um sintoma fora de controle, muitas vezes mesmo com anos de tratamento e medicação e todo esforço sincero do mundo e já é muito comum que essas coisas sejam vistas como falta de força de vontade, falta de carácter e que disgnóstico é desculpa, quando não é. É como espirrar e pedir desculpas avisando que é porque está resfriado e te responderem com hostilidade que vc tá usando a doença de muleta. Eu concordo com tudo que vc disse, mas acho que é preciso sempre que se trata dos fakes ou mesmo dos reais porém acomodados pq ambos são tb um problema social e existem, que isso que eu falei agora seja sempre mencionado pra se colocar as coisas sob perspectiva e não reforçar esse preconceito.
Sobre o não estar triste, também é importante explicar que igual qualquer doença você tem sintomas diferentes de outras pessoas, em intensidades diferentes e que há dias de melhora e dias de piora. Logo, você pode ter depressão e não ficar propriamente triste, ou ter moemntos de felicidade. E é importante distinguir a tristexa da depressão e o porque dela ser tão incapacitante e patológica e porque ela não é a tristeza comum, que pode até ser saudável e necessária, mesmo quando há tristeza na depressão, pois muita gente te vê bem num dia e acha que vc se curou. Isso é tão sério que teve o caso de uma pessoa que teve o auxilio doença cancelado no inss pq postou foto sorrindo no fb, como se estivesse fraudando. E ainda que este caso tenha sido fraude, fato é que isso por si só não era base para bater esse martelo. E se a pessoa está incapacitada e sem rede de suporte, fica em situação de rua.
É também importante pontuar que os gatilhos para uma depressão são multifatoriais e diversos e que uma pessoa que passou a ter menos sol e mudar a alimentação não é igual a alguém que teve um luto ou um rompimento amoroso e teve infância abusiva e que qualquer estímulo de dopamina e serotonina ou de reforços sociais positivos pode ajudar ou ser catalisador de uma piora ou de uma melhora, o que não exclui o que você falou sobre relacionamento, animais não serem cura ou causa. Mas é importante pontuar esses aspectos e como eles podem(ou não) ajudar ou piorar um quadro. Isso porque muita gente ridiculariza quem entrou em depressão por um luto (a morte de um animal, de um ente querido, um divorcio) e a ideia de que é só pensar positivo aí fica ainda mais presente. Mas as pesoas precisam entender que esses eventos podem desestabilizar equilibrios bioquimicos no seu corpo e se há predisposição genetica e/ou historico de traumas, pode ser tão gatilho para a doença se instaurar qto exposição a algo cancerigeno te leva a desenvolver cancer e, igualmente, ter estimulos que dao injeção de dopamina e serotonina como jogar videogame, praticar esportes, interagir com animais, ter um relacionamento podem ajudar. De novo, não muda o que vc falou que tb está certíssimo, é só importante complementar para contextualizar as coisas, pois é uma doenla complexa e multifacetada.Acabei ficando esgotada e vou voltar para terminar o video depois, mas vou deixar essas obsevações aqui. Abraços, melhoras e forças para tds nós. E obrigada pelos vídeos, mto socialmente úteis 😊
Eu enchi o saco com relação aos julgamentos, já basta o sofrimento (sofro de transtorno bipolar). E decidi que não falo mais pra qualquer pessoa, pra me preservar, porque já ouvi besteira demais!
Força Davi!!
Agora que percebi que a pintura no quadro é uma cabeça e não uma mulher de costas haha. Minha vida foi uma mentira, primata.
Nossa, quando você falou do TDAH, que você pensava que não tinha pois você tem hiperfoco e na verdade descobriu que isto é um sintoma do TDAH, foi exatamente assim comigo.
Mas eu nunca de fato fui à uma consulta para saber de verdade, eu só acho pois pesquisando eu vi que tenho quase todos os sintomas, e inclusive isto explicou muita coisa da minha vida. Inclusive o meu pai também parece ter.
Quem pensa que não pode ter TDAH devido à X coisa, pesquise mais e vá à uma consulta, por exemplo eu não sou hiperativo, pelo contrário, e pesquisando eu vi que o TDA (sem H) inclui justamente o contrário da hiperatividade. Ainda não pensei em ir à um psiquiatra, principalmente pois me sinto ok, pelo menos por enquanto.
Acho que posso ter TDAH, já até falei com a minha mãe sobre isso mas ela riu de mim e disse que eu não tinha. Eu não sei muito bem o que fazer ou onde me consultar, até pq falta money.
Qual o médico que pode te dá o diagnóstico?
Psiquiatra
Existem as duas formas... O questão "psico"ssomática (onde formas mentais influência os mecanismos fisiológico), e tem a parte fisiológica que molda a expressão como um todo! Resumindo... Por motivos fisiológico (diversos) a pessoa acaba se expressando com base nas reações que o corpo permite (não é uma escolha quando é fisiológico). Quando é psicossomático (inicial), uma mudança na psique pode corrigir uma condição fisiológica... ENTÃO ISSO É MUITO COMPLEXO E VAI DE CASO PARA CASO!
essa ideia de psicossomatico com depressão é mto simplificada e superestimada pelos profissionais de psiquiatria e psicologia. Vc tem razão, mas meu ponto é ser superestimado em seu papel, peso e recorrência. Inclusive, vi pesquisas recentes apontando indicadores de que nossos pensamentos são mais moldados pelas reações bioquímicas do que o oposto, é muito preliminar ainda e de fato é muito complexo e varia muito de caso para caso, mas o problema que eu enxergo na sociedade e na psicologia hoje é atribuir demais alguns sintomas a estruturas de pensamento e personalidade do que a respostas bioquímicas do corpo a certos estimulos mto mais automaticas e que causam os pensamentos negativos ou repetitivos
Hoje em dia todo mundo tem diploma de medicina e saem diagnosticando a torto e a direito. 😢
@Primata Falante O tratamento medicamentoso para depressão ajuda também com efeitos na diretos auto estima da pessoa (sabe se tem pesquisa sobre isso? Ou quem vai fazer esse papel de melhora é a psicoterapia?
Remédio nenhum pode dar autoestima pra alguém
Se vc tomou a ritalina e/ou similares, vc sabe MT bem os sintomas de pressão alta e baixa.
No meu caso n deu, mas me deixou meio apático e mais ansioso
@@jadersoncamargo29 sim... Se não se ater de que está numa das fases do efeito do remédio essas sensações evoluem numa coisa bem incomoda.
Mas é o que temos ne.
@@Victor504. é complicado mesmo, usei por um ano e meio. Atualmente substitui por café e exercícios de concentração, tipo pintura a óleo e xadrez.
(Adendo: ouçam seus psiquiatras e n parem a medicação por conta própria)
Queria saber como se sabe que tem depressão..? Não queria ir em um psicólogo pra confirmar ou dizer q ñ tenho.
Minha psicóloga falou que depressao não é tristeza é ter um peso na vida, te falta vontade de viver msm, vc se arrasta pra viver. Mas recomendo q vc procure um psicanalista ou psicólogo, pois msm q vc não tenha depressão um tratamento pode ajudar muito, mas muito mesmo
Só quem pode diagnosticar se você tem ou não depressão é um médico psiquiatra, não um psicólogo.
Se você conhece os sintomas, acredita ter esses sintomas já por um tempo (mais de 2 meses) pode procurar um psiquiatra pra tratar do assunto. Você pode buscar ajuda de outras pessoas, mas elas não poderão te dizer com certeza se você tem ou não.
Um psicólogo, no entanto, pode ser de muita ajuda até conseguir consultas com um(a) psiquiatra.
Caro primata, eu também não sou médico e também fui/sou vítima desse mal. Muito possívelmente o quadrinista que você cita se chama André e sim, eu acho muito válido questionar o quanto de sal pomos na comida atualmente e o quanto somos sedentários tal como o mundo se apresenta em termos de sucesso e desafios. Eu me mediquei por 2 anos e meio e se eu soubesse pelo que ia passar, talvez não me medicasse. Ou seja, eu valido as críticas do Dahmler. A sociedade é doentia e algo, além de tomar remédios, deve ser estimulado.
Só resolveu com remédio ?, já troquei várias vezes e ela não vai embora alguma dica ?
Você faz psicoterapia? Se só se consulta com psiquiatra é bom perguntar para ele ou ela o que fazer.
O que você quer?
Na verdade as pessoas que são místicas ou religioso fanáticos sempre aconselhem a gente a ler livros de auto ajuda, ir pra igreja porque a fé está passando a prova e outras coisas mais esdrúxulas que dizem.
Sabe que eu prefiro.os.videos sem edição
Ah detalhe, me curei assim
Like
Doença dos fracos!!! Aaaafff....
Nutella!!!
Quem aí acha que o Davi e o Icles são a mesma pessoa? ✋🏻
Davi mano, que cor é essa do teu olho esquerdo 😳
Se cuida!
TDAH é foda...vc não consegue fazer como se deve e ainda fica com depressão pior isso ou aquilo.
Verdade, mano
Muitas pessoas querem banalizar o termo TDAH e também Dislexia.
A pessoa fica com ansiedade, depressão, fobia social...
Eu acho que sou depressivo, mas talvez eu não seja. Eu nao acredito em psicologia e em psiquiatria é minha limitação mesmo. É importante o esclarecimento seu.
Boa mudança cara, tudo de bom na sua vida! :)
P.S - Não uso a doença como desculpa, só me abri aqui que eu suspeito de tal condição. Como não acredito nestes ramos da medicina não vou procurar me diagnosticar, porque não acredito em depressão como doença também.
No fim, talvez eu só seja um tanto melancólico e triste e não depressivo, necessariamente. Minha mãe já foi diagnosticada com depressão e apesar da empatia por ela, fiquei chateado porque angústia e tristeza sempre fizeram parte da minha vida e eu lidava com isso sozinho.
bem possível que vc nao tenha depressao coisa nenhuma mesmo pq, acredite, se vc tem, vc nao consegue "lidar sozinho" pq é como fazer operação no coração sozinho. Não tem essa de "acreditar". não é opinião, não é religião.
@@whitefang238 Okay ... mano. *olhos revirando*
Outra que gente que se dá diagnóstico de TDAH já quer correr atrás do remédio e tal....
A Rita não é nada de mais... Parece no inicio...mas não dá nem um mês e nunca mais é mais igual.
O perigo da tolerância provocada na automedicacao....
Já experimentou a ritalina LA?
@@jadersoncamargo29 ja! E.... É uma bosta.
Mentem o tempo de efeito e me deixou um bom tanto mais tolerante.
Na segunda semana já não passava mais de exatos 4 horas...
MAs é o que me/resta...
@@Victor504. compreendo, de td modo estou torcendo pra q td dê certo pra vc
@@jadersoncamargo29 e eu para vc.
De certo modo, algo me faz ver todos os legítimos TDAHs...um ser fragmentado por aí , ali, acula, por ali e etc.
Se viver é difícil... Imagina p um TDAH que anda tomando noção de si e começando a se comparar com tudo que seja possível e, por fim, se pondo em menosprezo nos momentos de "sobriedade/senso de si no mundo( pior ainda nos robotes de estimulantes...onde ainda há o poder da permanência do foco porém em um mar pessimista.
Boa sorte p mim!
Pra nós !
@@Victor504. obrigado, isso faz parte. Tem mts desvantagens msm, mas tb tem algumas vantagens.
O cérebro é muito complexo. Pets, amigos, pensamento positivo etc. não curam mas tb não são 100% inócuos. Esta visão binária não se aplica a questões complexas. Boa sorte. Abs.
Eu nunca vi gente com depressão sentir alegria, então sim, depressão é uma tristeza crônica
Não é. Pessoas depressivas são sim capazes de sentir alegria. Você diz isso porque nunca deve ter convivido com uma pessoa com depressão.
@@drogadepc vc nunca teve depressão, eu tive, vivi na pele isso muitos anos, e aliás meu curei sozinho. Materialistas são loucos para jogar toda a culpa num pedaço de carne(cérebro), e se isentar de se esforçar para sair dessa situação, aí ficam inventado mil coisas pra essa condição mental.
@@quinhavieri2178 "Incluindo depressão de auto rendimento.", o que é isso?
Tenho diagnóstico de depressão e consigo ter vários momentos de risada. Seja na aula, seja ao brincar no computador, ao conversar com minha mãe. Não é sempre, naturalmente, porque há ciclos. Dentro de um mesmo dia sorrindo eu posso ter uma queda(sem nenhum gatilho, necessariamente).
migo, eu tenho depressão desde criança e vivo sendo feliz. Se não sabe do que tá falando pq se porta assim, falando com propriedade? Vc sabia q uma pessoa perdeu o auxilio doença podendo ficar em situação de rua pq pensavam igual a vc? Isso se chama ignorancia e preconceito. E mata.