Eu sou uma pessoa que conviveu com um pai com depressão durante 20 anos e agora estou de olhos atentos para alguns sinais que meu filho de 13 anos (também Davi) apresenta. Eu nunca tive depressão e confesso que é muito difícil entender como a pessoa com depressão se sente. Acho que seu vídeo é de extrema importância para os que convivem com a doença, mas do lado de fora. Acho também que essa questão do cérebro ser um órgão físico é extremamente mal trabalhada por todos. Mesmo em situações que não são de transtornos, as pessoas acham que apenas pensar e decidir algo é suficiente para promover transformações reais no comportamento e nos hábitos, o que não acontece, pois o cérebro, como qualquer outro órgão do corpo, precisa ser trabalhado lentamente para promover mudanças físicas. Usando uma analogia tosca, é meio como músculo. Soaria completamente idiota se eu dissesse: hoje eu decidi que vou levantar um carro apenas com um braço, porque o que me impede de fazer isso são crenças limitantes. É óbvio que para que eu consiga fazer isso, precisaria treinar e promover alterações físicas no meu braço e, possivelmente, nem assim conseguiria. Agora se eu falo: hoje eu decidi que vou ser mais proativa, vou entrar menos em redes sociais, mais isso ou aquilo as pessoas acham que basta querer. Sem lembrar que o que nos faz agir de determinadas maneiras está diretamente relacionado com o cérebro e a forma como ele trabalha para economizar energia, a forma como ele cria caminhos e atalhos que nos levam a agir de determinada forma e que para mudar isso, é necessário treino e, muitas vezes, outras mudanças maiores, como alimentação sono, medicamentos dependendo do caso, exatamente como no músculo. E pode ser que eu não consiga mesmo assim. Você vai melhorar, pois está tratando direitinho. Eu apoiei o vídeo 3 da série de física quântica e estou aguardando tranquilamente sua publicação. :-)
@@slimshady4485 Meu pai faleceu em abril de 2014. Ele tinha o coração frágil, com marcapasso, e acabou pegando dengue. Como a saúde dele já era um pouco debilitada, por ser cardíaco, a dengue acabou sendo muito grave. Ele morreu aos 61 anos, tendo vivido os últimos 20 anos de vida com depressão. Era um engenheiro bem-sucedido, mas que em certa altura acabou parando de trabalhar por conta da depressão.
@@slimshady4485 sim, sim... meu pai teve muitos altos e baixos ao longo dos 20 anos de depressão. No entanto, ele não acreditava em terapia, achava que era bobagem. Era uma cabeça de outra geração, né? Isso certamente prejudicou sua melhora. Ele não cometeu suicídio, mas fazia tempo que falava que estava cansado, que já tinha cumprido seu papel e que poderia ir embora. Assim, quando ele adoeceu, não houve nenhuma luta pela vida. Ele simplesmente caiu e não levantou mais. Não tem como a gente saber se seu corpo teria uma reação melhor caso ele fosse uma pessoa muito cheia de vida e energia. Mas foi o que foi, né? Ele teve depressão em uma época em que o estigma era ainda maior. Era pai de família e o provedor da casa. Imagine como se sentia quando não conseguia mais trabalhar... minha mãe demorou a entender o que acontecia com ele. Eu era adolescente e é bem estranho você ver seu pai chorar quando você tem essa idade. Por Isso, fico muito grata ao Davi pelo vídeo e por ter se disponibilizado a ajudar as pessoas que convivem com os que têm depressão a entender melhor isso.
Força, Davi. Também passo por algo parecido devido ao transtorno bipolar. Se quiser conversar, estarei sempre aqui. Precisamos nos ajudar. Grande abraço.
Você sabe que o cara é foda quando, mesmo deprimido, consegue falar sobre seu estado emocional com clareza e honestidade (pelo menos foi o que me pareceu), e ainda te ensinar um pouco de física, química e psicologia.
A depressão é uma condição humana. Todos que perdem um ente querido por exemplo, ficam deprimidos. Reprime o fluxo de energia no corpo, bloqueia os sentimentos concentrando a energia na cabeça. Faz ficar cansado, perder o interesse por tudo e a mente que não para. É uma defesa contra a dor. O problema da depressão patológica, é viver essa sensação continua de perda, culpa e medo, sem que exista razões para isso. Acomete todos indistintamente. A maioria não percebe. Já outros, a intensidade que se manifesta, não permite ser negada.
Já te admiro muito por sua inteligência e por compartilhar conosco seu conhecimento. E agora mais ainda por sua forma de lidar com esse problema. Você é inspirador. Grande abraço.
Força cara ...ja é um começo de reação vc estar fazendo esse vídeo e falar sobre o assunto... MT m.dv/dt e que vc consiga MT m.c^2 pra sair dessa ... abraço, Td de bom.....
Eu não tomo banho tem mais ou menos 1 mês. Tô com 32 anos, desempregado, vivendo com ajuda da família, fico dias sem comer, dias sem sair do quarto. Minha dermatite ficou fora de controle e meu rosto tá...nojento. Junta isso com a ansiedade social e generalizada, ataques de pânico e alcoolismo. Meu problema não é preconceito com terapia ou tratamento, é que eu sou incapaz de chegar lá. (Edit: O pior é que eu nem sei se quero mais, já tentei demais) Engraçado que há uns 10 anos atrás eu era o completo oposto disso tudo. Depressão acaba com sua vida.
Precisamos de você, meu caro! Sua visão cética e científica é um alento em tempos de propagação massiva de pseudociências e balelas místicas e esotéricas. Espero que recupere logo!
Sei muito bem o que vc está passando. Perdi meu doutorado na USP por causa desse mesmo problema. Estou a alguns anos tentando me recuperar disso... Perdi a vontade de fazer absolutamente tudo, tudo mesmo... e eu entendo perfeitamente isso.
É, Davi. Eu nunca tive depressão. Eu, vira e mexe entro em um quadro depressivo que, até agora, não evoluiu para a depressão. E mesmo assim, eu sei o quão profundamente difícil é de fazer qualquer coisa. Sim, mesmo as que nós mais gostamos. Eventualmente consegui, na terapia, racionalizar meus sentimentos, que são bem caóticos e melhorei. Vira e mexe, eu percebo a coisa voltando e é tipo um alerta e trabalho constante na minha vida quanto a isso e vem funcionando. Porém, se por ventura o quadro evoluir para a depressão, eu tenho a sorte de não ter preconceito com psiquiatra e remédios. Enfim. Torcendo bastante aqui por ti, mano!
É muito louco como tem essa confusão no senso comum entre depressão e tristeza... A ultima grande crise que eu tive foi a primeira em que eu fiquei realmente triste, pq finalmente na minha vida eu tinha encontrado algo que eu amava fazer, que eu estava gostando e me saindo bem, daí veio uma incapacidade de me mover, de sair da cama, de fazer o que eu gostava, daí já não estava mais entendendo o minimo que eu entendia, e além de chorar por simples impulso do corpo, também chorei muito por tá me vendo incapaz... Bem, a historia é longa, só que com uma conclusão: precisei pedir ajuda da minha mãe, precisei conseguir tratamento medico, ainda preciso voltar à terapia, que é o mais importante, e estou tomando remédios, foi diagnosticado TDAH, e estou tomando Ritalina (que simplesmente tem me feito finalmente ter um minimo de estabilidade, ainda que não tenha sido um milagre), e tbm tomo o Oxalato de Escitalopram (um ansiolítico que me dá ansiedade, mas estabiliza as coisas)... Bem, não me sinto realmente livre dessas doenças, não me sinto completamente funcional, estou passando por problemas pra regular minha vida, mas sem duvidas estou bem melhor, e não vejo outro caminho que não seja uma ajuda profissional, psicoteriapia e psiquiatria... É realmente triste ver que tudo que eu tinha construído desabou, mas ao menos agora vejo um solo mais solido pra construir algo.
Sou formada em psicologia. Me formei na área pq minha mãe é depressiva. E achei muito bacana a sua explicação, bem lúdica e didática. Sem estigmatizar. Sei como as pessoas enxergam o depressivo, o que leva até o próprio depressivo se enxerga de forma pejorativa. Continue lutando, continue com a terapia e com a medicação. Como vc disse: o uso da medicação é tão necessário quanto qualquer doença crônica. Força, Davi!
Embora minha irmã sofresse com a depressão há vários anos, somente pude dimensionar o problema quando meu filho desenvolveu depressão. Pra mim, com energia"infinita", não havia explicação, era uma certa fraqueza interior. Graças ao meu filho aprendi exatamente o que é isso, e hoje amo também minha irmã incondicionalmente, e aprendi a estender minha mão, quase culpada, pra quem sofre com este diagnóstico, contra o meu "bom senso", minha arrogância de super-homem. Te desejo vida!
Sou médico e física é minha paixão e graças à você, Davi, exerço esta paixão estudando todo dia por estímulo seu. Seu trabalho é fantástico. Força aí, meu velho!! De repente, me deu uma vergonha de contribuir só com 10 reais ( 10 reais!!!) no padrim.
tem dias que minha consciência grita pra mim mesmo : "sai daí! levanta! vai viver!". Só que meu corpo é indiferente à interjeição. As recompensas não são mais recompensadoras. A gente tenta automaticamente continuar com o que ama, mas até isso soa artificial. A gente se pega gastando tempo com coisas inúteis por várias horas só pra ver se passa, ou se a motivação volta. Melhoras pra ti, Davi.
Personalidade introvertida com fundo melancólico. Eu sou assim e aprendi a lidar com isso, mas precisei também de tratamento psiquiátrico e psicológico, pois quase sucumbi à uma crise de burnout agravada pela própria condição. E cometi o mesmo erro de crer que era capaz de superar sozinho. Vai fundo, Davi, investe e cuida de ti mesmo, você deve vir em primeiro lugar na sua própria existência. Não tenha pressa e não se preocupe com o público. Edit: Na aba "comunidade" lá no meu canal, minhas duas últimas postagens foram sobre esse assunto que, na real, é seríssimo.
Já passei por isso, tive depressão por um tempo, para mim, foi a pior coisa do mundo! Mas uma coisa eu digo, tenha força, e principalmente PACIÊNCIA! pois uma coisa eu posso te assegurar, uma hora ela irá passar, torço muitíssimo por você, primata, você é um cara pra lá de Inteligente! Você é um dos maiores divulgadores de ciência do país, Você É Grande! Vá ao médico, tome sua medicação, logo mais você estará ótimo. Tenho uma irmã que tem depressão, mas agora, a depressão dela está mais tênue. Cara, torço por você, você é um incentivo para todos nós, obrigado por existir.
Davi... Estou passando por isso também de uma forma bem intensa, e sua explicação me fez entender muito melhor... Estava fazendo somente terapia e desisti porque não via resultado, porém agora com certeza vou procurar um psiquiatra. Obrigada, te admiro muito :)
Procure um psiquiatra mas não desista da terapia! :) tenho depressão e ansiedade. Os resultados da terapia costumam demorar, mas são mais duradouros e reais. Só a medicação não resolve. Boa sorte!
No meu caso, parei (com acompanhamento) com os remédio pois não faziam efeito. Sem remédio e com remédio continuo na mesma, tomei vários e combinados. Continuo com a terapia e vou vivendo, consigo até cumprir algumas obrigações mas a maior parte das coisas não tem mais graça. Mas sem a terapia eu estaria pior, procure outro terapeuta com viés diferente, pois esse tipo pode não ter dado certo mas outro pode te ajudar.
Eu ja convivi por anos com uma pessoa com depressa, Eu sei o caos que é para a pessoa. Espero que consiga se tratar e melhor a sua qualidade de vida. Saúde Primata.
Você não me conhece, mas eu te considero um amigo de muitos anos e te admiro muito por tudo que vc já me ensinou. Já passei pelo o seu problema e não vou ficar dizendo soluções mágicas para te motivar, mas digo que te entendo e que você não está sozinho. Obrigado pelo grande esforço que você fez para falar conosco nesse vídeo. Obrigado.
5 років тому+2
Força, irmão. Eu passei por tudo isso e entendo completamente. Você explicou muitíssimo bem. Eu, inclusive, tentei suicídio mais de uma vez. Não achava que seria capaz de melhorar, mas busquei ajuda profissional com psiquiatra e psicólogo; tomo medicamento diariamente até hoje e ainda faço terapia. Mas estou muito melhor. E é isso que eu quero te dizer: É possível melhorar! E você vai conseguir. Forte abraço!
Só posso tentar imaginar pelo que está passando, Davi. Mas, veja só: mesmo não estando bem, vc fez um baita de um conteúdo de utilidade pública, cara! 😄 No mais, desejo sinceras melhoras a você. Um abraço! 💪😊
Eu também estou passando por isso neste momento. Sinto muito falta de motivação, sinto falta do meu antigo "eu", entendo o que está passando agora. Então espero que essa sua "fase" passe logo. Você é foda pra caralho ✨
Conheci o seu canal recentemente pelas recomendações do Science Vlogs e achei alguns vídeos interessantes, me inscrevi e ativei o sininnho e este é o primeiro vídeo seu que assisto. Só queria dize que, mesmo não te conhecendo, esse é provavelmente um dos vídeos com que mais me identifiquei na vida e pareci um boneco de cabeça grande balançando a cabeça concordando com tudo o que você falava. Também tenho depressão e tenho feito tratamento medicamentoso e é basicamente um inferno passar por isso, uma doença tão incapacitante que já não sei direito onde ela começa e eu termino nessa simbiose, que é especialmente pior pra quem tinha vários planos, energia e potencial, mas agora mal consegue fazer atividades básicas de um humano minimamente funcional em sociedade). Enfim, parabéns e obrigado pelo vídeo, que apesar de simples, conseguiu superar a muralha da anedonia e me permitiu sentir prazer por alguns instantes e foi de longe um dos melhores das centenas sobre o tema que já vi e tem ótimos exemplos básicos fáceis de leigos entenderem, melhor do (que muita gente da área mesmo tendo bastante conhecimento, mas não sabe tão bem como demonstrá-lo de maneira didática, principalmente para pessoas com esses preconceitos e crenças enraizadas), talvez até baixe e mande pro grupo da família haha - que pasme, tem gente da área de saúde e mesmo assim não leva tão a sério... Tenho certeza que teve mais gente aqui que assistiu e passou pela mesma coisa, não estamos tão sozinhos assim. Melhoras pra gente e forças para ti ao continuar o canal, não é fácil ter tantos inscritos no Brasil falando sobre ciência e precisamos de gente competente mais do que nunca. Obrigado novamente, abraços.
Puts, agora eu entendo depressão de uma forma muito melhor. Admito que eu era o tipo de pessoa que aconselhava a mudança de rotina. Enfim, forca aí. Espero que saia dessa.
Mudar a rotina não é um conselho de todo ruim na verdade, mas isso não resolve tudo. É preciso ter muita força pra mudar a rotina, e quem sofre de depressão se cobra muito por não encontrar essa força.
A rotina é realmente algo importante, além de outras coisas. Uma não exclui a outra. Uma rotina ruim sem exercícios, sem alimentação correta, com stress e ansiedades podem ao longo do tempo ti levar a depressão, não é atoa que é a "doença do século" junto com a ansiedade.
Mesmo sendo o irmão mais chato do mundo😂, vc é incrivel. Sempre determinado e nunca ligou mto pra opiniões alheias, continue assim! Driblar o próprio preconceito já é um sinal de que seu corpo tá reagindo! Estamos aqui, e o convite ainda tá de pé se vc animar viu. Te amo irmãozinho!😘
brother eu passei por isso e paço até hoje porque quem tem depressão sabe que ela vai e Volta na vida eu sei que nao existe oque dizer nestas horas! mais voce ja deu o primeiro passo saber que vc tem um problema ja o principio da busca pela soloçao força ai Davi estamos com vc !
PRIMATÊ TENÓRIO ri alto demais aqui kkkkk Força, Davi, espero que consiga superar esse momento logo, e parabéns por trazer a público essas coisas e ajudar outras pessoas, admiro muito todo o seu trabalho 👏👏👏
A forma com que voce fala sobre o assunto é genial. Completamente esclarecedora, me fez ter uma maior "aceitação" do meu estado mental. Cara, obrigada.
Força, bicho... De verdade. Eu tenho essa merda, mas depois de anos e anos de convivência com ela e alguns tratamentos com psicólogo eu aprendi a lidar melhor com meus monstros e hoje faz um bom tempo que não sei o que é uma crise depressiva. O que me ajudou bastante foi entender o comportamento de meus gatilhos + começar a fazer atividade física pra ajudar no desiquilibrio químico... A gente nunca tá sozinho, por mais que as vezes pareça
acho engraçado que eu não precisei de nenhum tratamento ou psicólogos pra aprender a lidar com meus problemas eu incetivo cada mal que destrói o ser humano em mim. Afinal, a melhor forma de combater algo ruim, é criando algo ainda pior até se criar um verdadeiro vazio interno, uma ausência total de emoções.
O mais difícil vc já está fazendo, que é de se tratar e SABER a gênese do problema. Tendo essa serenidade, não há muito o que fazer...apenas não interrompa o tratamento pela metade e saia repetindo a mesma rotina (a que te leva para esse feed back positivo). Fazer seus exercícios físicos também te ajudam a equilibrar seus hormônios, de forma natural. E assim, vc vai reduzindo qualquer fármaco que esteja utilizando para sair da depressão. Agora, não fique cobrando performance...o mais importante é sua mente estar ok e ficar sereno, dentro do possível:) Sei que seu $ vem de seu trabalho, mas seja se consegue fazer o mínimo necessário para manter as contas e a cabeça ok. Desculpe tantas dicas🙈 mas já acompanhei e acompanho muita gente com problemas semelhantes! Força, estamos na torcida☺️
meu Jesus maravilhoso és, minha inspiração a prosseguir, mesmo quando tudo não vai bem eu continuo olhando para ti, sei que tu tens o melhor pra mim, ha um segredo no teu coração, hó dai-me forças pra continuar levando a promessa em oração
@@monikjung Não, atualmente estamos lidando com situações mais estressantes, e por essas e algumas outras coisas os casos de depressão estão aumentando, dados apontam que em 2020 a depressão vai ser uma das doenças mais incapacitantes do mundo. Obs: Claro que o transtorno sempre existiu, porém com o estresse que passamos no século 21 a doença é muito mais presente e crescente.
@@regiseduardoaielo9355 mas parte disso é porque as pessoas vêm procurando mais ajuda e aí mais pessoas são diagnosticadas com depressão. é difícil comparar com épocas passadas quando a depressão era ainda mais estigmatizada e poucas pessoas procuravam ajuda e logo menos pessoas eram diagnosticadas, fora que os problemas de cada geração são diferentes.
Caramba mano, te compreendo perfeitamente, principalmente a parte de achar que eu por mim mesma iria me curar, até hoje tento melhorar... Espero de coração que você melhore, você é certamente um dos youtubers mais importantes para mim, um dos poucos que posta assuntos relevantes e faz divulgação científica, da minha futura área inclusive ❤️ te admiro muito cara, tanto como profissional, como ser humano, por mais que eu não te conheça intimamente kkk Seria uma pena enorme perder alguém tão incrível e inspirador como você para essa doença, então tudo que eu mais te desejo agora é força, sei que não é nada fácil, só peço que por favor não desista! Melhoras e uma ótima noite 😊
Força, primata! Tô nessa faz uns anos, esse ano deu uma piorada também (tem dia que não consigo ir pra faculdade) então, entendo...é o momento de se cuidar, não muito de pensar em produtividade! Continue se cuidando! (E use coachs pra dar risada, costuma ajudar)
Grande Macaquinho: força aí meu Amigo. Eu não sei o que é lidar com depressão, pelo menos essa de longo prazo. Comigo dura dois dias, três no máximo. Nesses curtos períodos (que provavelmente devem ser até saudáveis nessa medida) fico imaginando como deve ser difícil encarar isso por dias a fio. Mas você tem um diferencial: sua lucidez e a qualidade da sua postura diante do desafio. Isso já te faz vencedor de antemão, por ser capaz de enfrentar o problema de forma racional e lúcida. E tens ainda um diferencial, vai: nós estamos aqui na torcida e desejando felicidade para você. Mais: você está prestando um grande serviço com este vídeo ajudando a conscientizar as pessoas sobre o problema. Estamos contigo, mesmo que não acredite nisso. Abraço!
Obrigado por ter decidido postar o vídeo. Espero que o tratamento funcione para melhorar seus receptores e neurotransmissores :) Esse é um vídeo de serviço público. É inestimável seu valor.
Melhor vídeo que já vi sobre depressão. Como alguém muito racional, mas que (até agora) não tem depressão, sempre tive bastante dificuldade de entender as pessoas que passam por isso. E a analogia da lâmpada foi perfeita, muito obrigado e força David!
Davi, sou formado em Engenharia Elétrica e adoro seus vídeos, eu cresci no esporte e garanto pra você que a rotina em algum esporte, qualquer esporte, pode mudar sua vida, o seu corpo terá mudanças físicas e consequentemente as reações químicas também, melhorando assim, o seu dia a dia. Eu quando fico longe dos exercícios, noto a mudança drástica em meu corpo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Não pode negligenciar a alimentação, ela realmente pode desencadear depressões, por esse motivo além de participar de algum esporte semanalmente (rotineiro, disciplinarmente) , é muito importante paralelamente ter um acompanhamento nutricional (específico para depressão). Aconselho que somente, e realmente somente depois de tentar honestamente por meses uma rotina dessas mencionadas conjuntas de forma disciplinada caso não venha dar resultado, ai sim, eu procuraria alternativas mais drásticas como "psiquiatria, remédios e afins". Olhe para sua rotina diária dos últimos anos e reflita ok? e pense de forma calculista e honesta: "Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Espero que melhore, abraços.
O Primata na bad explica a questão da falta de serotonina (e associados) melhor que muitos na good. Sucesso Davi! E por favor, não pare de buscar solucões! Meu pai teve síndrome do pânico por quase 15 anos. Não conseguia sair de casa para comprar pão na esquina sozinho que lhe dava ataque agudo de medo. Depois de mais de uma década tentando vários medicamentos com vários profissionais, encontrou um que lhe permite até pilotar monomotores (micro aviões) sozinho. Forte abraco e melhoras!
Garoto... Maravilhoso vídeo, luto contra depressão metade da minha vida, depois de nove anos de universidade e 3 cursos, perdi a batalha e nunca mais consegui voltar, até hoje escuto "por que não se esforçou mais?". Piorou muito quando sofri uma agressão física e agreguei uma agorafobia ao meu quadro depressivo, nem sequer na padaria, que fica a uma quadra de distância eu conseguia ir. É uma luta diária. Sua didática, mesmo ao descrever um problema seu é apaixonante. Melhore logo, egoisticamente, eu sinto falta dos seus vídeos de física (nossa paixão comum). Um grande abraço e estou na torcida por você como pessoa e por ser um grande e caprichoso divulgador científico.
você é uma pessoa incrível, não só pela forma que se expressa, pelos traços de personalidade que manifesta, pela forma clara que consegue transmitir o conteúdo, como em todos os vídeos mesmo com todas as dificuldades, mas pela força que você personifica mesmo quando se trata de um dos vértices mais difíceis do complexo humano. você ta fazendo o melhor, e vai conseguir tudo que ainda deseja conseguir, você ta caminhando pra isso
Davi, eu acompanho seu canal há algum tempo e sigo tratando minha depressão há quase cinco anos. O que eu poderia desejar a você nesse momento é que encontre, de alguma maneira, um cadinho de felicidade e força motriz nos comentários de carinho que seu público tem deixado aqui. Agradeço pela sua sinceridade e pelo seu conteúdo, que é extraordinário e já influenciou positivamente a todos nós, a mim até nos momentos mais difíceis. Como já disseram aqui, gostaria de endossar: você nos trás inspiração independente da fase. Grande abraço!
Tive por muito tempo a depressão. E antes dela vir, meu pai teve uma em um nível muito mais profundo. Não que tenha sido bom ver ele assim, mas aprendi coisas básicas pra poder sair da minha. A terapia que ele negava, entrei de cabeça. Fui a fundo nela, aceitando e cumprindo ao máximo as regras, e mesmo assim ela me levou para o que eu chamo de ''vazio''. Parece até física quântica, você fica em um estado que vc é nada e é algo ao mesmo tempo. Sei lá, sentimento de ser só carne, não sei descrever, acho que nem dá pra descrever. E depois de continuar com outros tratamentos e refletir muito sobre as atitudes dos meus dias, só assim consegui mudar. Mas esse esforço todo me custou 5 anos da minha vida. Aprendi muito, e procuro sempre ajudar as pessoas que precisam. Você, com este vídeo, fez um exemplo tão bobo e óbvio, mas que provou muito mais que qualquer outra pessoa tentando explicar o que é. Ficou bem visível para o pessoal que não entende/tem preconceito/acha que é só mental. Quanto mais ele for compartilhado pela internet, tenho certeza que ajudará bastante contra essa falta de noção do povo sobre a depressão, e também na recuperação de muitas pessoas. Obrigado por compartilhar todo esse conhecimento durante todo esse tempo. Melhoras para ti meu amigo, e desculpe pelo o texto mal estruturado. Abraços!
Faz um tempo que não acompanho seu canal, não sabia que você estava passando por isso. Peço desculpas pela minha ausência e melhoras, seu canal é não só muito legal como também necessário
Eu nunca consegui descrever, explicar como me sinto, como a depressão age (sinto preguiça, cansa falar sobre isso, tentar descrever como me sinto). Vc conseguiu descrever de forma bem compreensivel, e inclusive me inspirou a voltar a procurar ajuda. Obrigado por ambos!!!
Davi, eu entendo bem da situação.. desejo força pra sair de casa e ir ao psicólogo e psiquiatra! (E não faça como eu, quando sentir melhor, não pare de ir!)
Te entendo perfeitamente. Demorei para aceitar minha depressão, só fui aceita-la depois de uma tentativa de suicídio, foi quando percebi que estava no fundo do poço. Já estou afastado do trabalho a seis meses e só agora estou começando a reagir. Mas é uma doença muito cruel, ela te esmaga. Parece que nunca vai melhorar, mas com paciência e tratamento adequado melhora, David. Força pra você!
Davi. Descobri teu canal há alguns dias porque estava procurando algo que desmitificasse a pilantragem quântica e você abriu minha mente sobre o assunto. Você é muito bom e grande profissional. Por favor, dá um sinal de vida pra nós, teus inscritos. Força amigo. Você é indispensável para a comunidade científica.
Melhoras. Você é um cara sensacional e gosto muito do teu canal no YT! Take your time e, quando voltar, estaremos aqui pra assistir teus vídeos e te dar suporte. Abraço!
Cara, esse vídeo é muito importante tanto pra quem convive quanto pra quem tem depressão também. Muitas pessoas ainda hoje não conseguem entender e identificar que estão depressivos. E isso é muito importante, informação das duas partes pra a pessoa procurar ajuda, sabe? Eu sofro de transtorno bipolar e passaram ANOS pra eu conseguir entender que era algo que precisava de tratamento, eu sofria DEMAIS com isso porque era de maior incidência depressiva. E é muito louco porque quanto mais tempo você passa sem tratamento, mais você afunda sabe? Eu me negava muito à tomar remédios, porque a informação passada acerca é muito pouca, e SIM existe muito preconceito em relação à isso. E hoje eu posso dizer que foi a melhor coisa que eu pude fazer,o hoje eu consigo tocar minha vida, quando antes eu estava PARALISADA. Ficou muito bem explicado Davi, espero que as várias pessoas consigam chegar nesse vídeo. Não canso de dizer que você é FODA, e espero que você fique bem logo
Todo mundo deveria ver esse vídeo, tudo que a sociedade precisa saber sobre o que é ser/estar deprimido, saber que não é uma coisa simples, não existe e nunca irá existir uma explicação, as diversidades para levar a isso são muitas, por quê de 100 pessoas todos terão uma versão diferente do que levou a se sentir para baixo. Para uns o problema seria nada de mais, mas só quem passa sabe como dói, o pior de tudo é que não é só um probleminha e sim um compilado de vários "probleminhas'' que acumula e não sabemos de qual devemos cuidar primeiro. Uma bagunça no cérebro quase impossível de organizar sozinho, aliás "O pior lugar para se estar as sós é dentro de nossa própria mente". As pessoa deveria se informar antes de dizer qualquer coisa para quem está deprimido pq as vezes uma única palavra pode acabar com meu dia. As pessoas olham o psiquiatra com um olhar negativo demais, dependendo das causas tomar remédios faz parte do tratamento como em qualquer outra doença. Vídeo ficou foda! Parabéns!
Sou artista visual e a romantização da imagem do artista depressivo só cresce. Já vieram me dizer que essa fase (depressiva) pode ser muito produtiva e que eu posso "aproveitar isso"...sério?! Rsrs Tenho bloqueios criativos enormes. Também achei um dia que pensar positivo resolveria. Tentei "ajeitar os fios" pra ver se ligava a luz novamente, as vezes pegava um ônibus e cruzava o Recife todo só pra circular...isso não faz mais efeito. Hoje foi um dia complicado, mas amanhã é dia de retomar o tratamento e sei como é difícil mantê-lo certinho. Obrigada pelo vídeo. Desejo que tudo flua bem na retomada da tua saúde. Aguardo ansiosa os próximos vídeos. Abraço de uma artista tentando entender alguma coisa sobre física, e sobre o mundo hehe
Davi, força, cara! O UA-cam precisa de pessoas inteligentes como vc. Acompanhava muito o seu canal na minha época de vestibular e vc foi um dos grandes incentivos à amar a área de física e ciência em geral. Desejo de todo o melhor para vc! Grande abraço!
Eu entendo bem oque você está passando porque até umas semanas atrás eu estava afundada nesse estado, e sua analogia ao osso quebrada é oque eu vivo tentando usar para as pessoas entenderem que não se muda o estado psicopatológico com a força do pensamento assim como não sara um braço quebrado com as próprias mãos: não vai resolver NADA e até tem uma chance enorme de dar merda. Sua analogia da lâmpada foi genial, parabéns! Espero que você melhore logo, se energia fosse magia eu já estaria curando sua mana pra você recuperar as skills
Esse vídeo, pelo menos para mim, veio em ótima hora. Nunca entendi muito bem a depressão, mas há 2 meses venho apresentando ausência quase que completa por prazer, de regozijar das coisas que mais me fazem feliz. Meu desempenho acadêmico caiu drasticamente; para sair de casa, reluto na cama por mais de meia hora pensando ''pra quê?''; meu isolamento, se colocarmos em um gráfico, subiu tão drasticamente que fez um ângulo de 90º de tão agudo. Todas as noites eu rezo para dormir logo pois tenho medo de afundar comigo mesmo até a morte.
Eu já passei por depressão e transtorno de ansiedade e tomei medicação por muitos anos ( uma década para ser mais exato). O mais difícil desta condição realmente é o julgamento alheio. Várias vezes entrei nos seus canais e ficava muito triste por não ter um vídeo novo, mas agora, gentilmente você vem aqui - apesar de saber o quão difícil é - e se explica. Estamos apenas esperando esta fase passar e estamos contigo Davi. Minha única preocupação é com a indústria farmacêutica por trás de algumas prescrições, minha experiência é que se estiver nos recapturadores de serotonina tricíclicos tenha cuidado no momento da retirada da medicação e usar os diazepínicos pelo menor tempo possível. Grande abraço!
massa vezes aceleração primata! minha mãe já teve depressão...sei que é algo realmente mais complicado do que cálculo integral... desejo melhoras e agradeço a sua coragem por ter feito esse vídeo, acredito que ira ajustar muitas pessoas. Esse tema precisa parar de ser um tabu, já é algo difícil com tratamento, sem então... não existe nenhuma cura quântica milagrosa
Enfrento a depressão faz 10 anos, hoje em dia ainda to aprendendo a lidar com ela, a me animar com as coisas e a viver em sociedade. Você é meu youtuber de ciência preferido e fico triste por saber que está passando por isso, eu me perguntava porquê vc não estar mais fazendo vídeos e agora tudo faz sentido, mas tenho certeza que vc vai melhorar. Infelizmente não tem palavras motivacionais que façam a gente sair do estado depressivo, só o tratamento certo pode ajudar.
É assim mesmo Davi, a depressão vem, pega a gente de surpresa e derruba. É chato, é difícil explicar para os outros, é um sobe-e-desce. Força nessa fase, uma hora passa. Se quiser, trocamos ideias, só escrever. Abraço.
Espero que fique bem. Depressão é algo sério e fico feliz em saber que está se cuidando da forma correta. Tenho amigos que têm depressão e sempre aconselho que busquem ajuda profissional porque não é vergonha nenhuma buscar ajuda, afinal é uma enfermidade que tem que ser tratada como qualquer outra. Parabéns pelo vídeo! Foi um dos mais didáticos que já vi hoje sobre depressão.
Quando vc esta no estado de ansiedade e depressão e mesmo assim vc ainda consegue falar sobre sua situação emocional ainda tem salvação, o pior é quando vc nem vontade tem de contar nada pra ninguém. Nem mascara a gente quer mais colocar, a gente só quer ficar em lugar nenhum com seu ninguém. Eu sei o que vc ta passando. Tô do mesmo jeito
Desejo melhoras pra vc, cara. Estou aqui torcendo pra que vc fique bem e saudável logo. É bom saber que vc está buscando tratamento. Sinta-se abraçado.
Essa notícia me deixa triste mestre. Te admiro não só pelo seu trabalho, mas como pessoa também! Sua atitude em buscar ajuda e discorrer sobre a questão da depressão é admirável! Torço pra você se sentir melhor em breve, eu tenho certeza que você ainda tem muito a ensinar aqui no UA-cam! Você sempre foi uma pessoa que me impulsionou a ser melhor, a mim e mais de 100 mil pessoas ! Stay strong!
Muito obrigada por este vídeo! Infelizmente também estou passando pela depressão, em tratamento com remédios e terapia. Estou afastada do trabalho pelo INSS desde março. O mais doloroso, além da depressão, é a falta de empatia de pessoas que amamos! Força! Paz e Bem 🙏😘
Perfeita explicação. Existe muito preconceito e mal informação a respeito da depressão. A depressão é doença séria e é preciso falar sobre isso. É um dos males do século, mas é perfeitamente tratável a ponto de se levar uma vida normal, hoje em dia a ciência dos fármacos psiquiátricos anda a passos largos e cada dia surge uma nova terapia que ameniza o problema. O apoio e compreensão da família, um bom psiquiatra e um bom psicólogo ajudam muitíssimo. É importante também os hábitos : praticar meditação mindfulness ajuda muito, tanto quanto aos anti depressivos, segundo pesquisas médicas recentes. Enfim, lhe desejo melhoras e com certeza uma mente baseada na razão ilumina mais a questão a ser resolvida
Querido Primata, somos muitos sofrendo desse mal. Você vai melhorar! Acredite! Eu melhorei, várias vezes (tenho essa tendência). Além do tratamento, sabe o que me ajudou? Assistir filmes/canais de humor que eu gosto (sorrir é um ótimo remédio). Tô aqui torcendo por você. 🤗😘💕
Força Davi. Tive depressão há alguns anos. Consegui superar com cuidado do sono, alimentação, atividade física e remédio, foi difícil. Hj é cuidar pra não voltar. Não quero divulgar medicação (não é) e o que deu certo pra mim pode não dar pra outra pessoa, mas creio que boa parte de minha melhora se deu pelo omega 3, passar a tomar ele marcou um período de mudança drástica no humor. Seu vídeo é muito importante. quando eu tive não havia pessoas com quem me identificasse falando sobre, seu vídeo vai conversar com muitos jovens durante muito tempo. Devia fazer parte de uma playlist pra pessoa encontrar apoio em quem se identifica
Parabéns, Davi! Conseguir gravar esse vídeo estando deprimido é um feito heroico. Por sorte, você é inteligente e procurou o tratamento adequado. Agora é ter paciência enquanto seu médico ajusta os remédios e eles fazem efeito. Você vai melhorar antes do que imagina. Abraço!
Tinha percebido que estava demorando pra sair os vídeos, mas imaginei que era excesso de trabalho, mestrado/doutorado etc. Que bom que você já está em tratamento. Tô torcendo que seu tratamento te traga uma melhora considerável e que você consiga sentir prazer no seu trabalho, nos seus estudos e nos seus relacionamentos. Beijo pro Pingo!
Davi, força nessa luta. É difícil pra caramba. Eu entendo um pouco do que você tá passando, eu tenho distimia. Meus episódios de depressão são mais rasos e não afetam tanto o dia a dia. Mas sei como é sentir o corpo pesar uma tonelada e você passar horas buscando algo que traga aquele prazer auto-suficiente (video game, por exemplo), sem encontrar nada. Não tem pensamento positivo que tire a gente dessa, tem que tratar e resolver. Só uma coisa sobre racionalização: Ela já me ajudou nos piores momentos quando achei que era um inútil e que nada mais tinha graça. Uma vez que você olha a situação de fora e analisa friamente, entende que aquilo é passageiro e toda aquela angustia é química, mas não é real. Não é sua avaliação correta da vida. Além de dar um útil impulso pra manter a vida andando na medida do possível. Porque o mundo não para pra te esperar. E diferente de outras doenças, as pessoas não aceitam bem a ideia de você "parar a vida pra tratar depressão". As vezes a racionalização é a energia que nos sustenta ao fazer as coisas sem prazer nenhum.
5 років тому
Querido Davi, Sofro do mesmo mal que te atormenta, e sobretudo da incompreensão por parte de pessoas próximas... Fiz tratamentos com sucesso e fiquei anos sem ter crises, mas quando ela volta é terrível, às vezes vem ainda mais forte que antes... Ainda estou em tratamento após a maior crise que tive há dois anos, que quase me levou à morte após algumas tentativas de suicídio... A Depressão é um problema extremamente sério e delicado, que pode ser agravado e ter conseqüências terríveis em função dos eventos pessoais que a pessoa enfrenta ao mesmo tempo da crise. A longo prazo, se não for tratada, pode gerar perdas cognitivas e até levar à demência! O tratamento é essencial, tanto químico quanto psicológico, porém o apoio familiar, a empatia de pessoas próximas é fundamental, senão o problema pode se tornar crônico, gerar tolerância e dependência dos medicamentos! Outro fator importante é a alimentação, pessoas deprimidas sofrem em geral de falta de vitaminas D e B... Quando somos vegetarianos, é preciso nos cuidar ainda mais, sobretudo se o hábito alimentar é recente (últimos cinco anos). Os efeitos colaterais dos anti-depressivos são um problema à parte a ser tratado. Cuidado, pois nos homens, muitos medicamentos podem causar uma queda total ou parcial da libido e mesmo a incapacidade de ter orgasmos... É importante procurar uma medicação que se adapte a teu organismo em particular... Há novas gerações de anti-depressivos, como o Cylbalta por exemplo, que não têm esse tipo de inconveniente, além de não perder a eficácia no efeito clínico com a interação com o álcool (apesar de aumentar o efeito desse último... eba! brincadeira). Muitas vezes, a ansiedade agrava o quadro de um depressivo, isso deve ser levado em conta também. A última dica, é bom conversar com pessoas que também sofrem de depressão, até mesmo para conhecer melhor os diferentes tipos dessa doença, o exercício da empatia gera estímulos de prazer profundos e mais eficazes que a busca de prazeres efêmeros. Enfim, a amizade com pessoas capazes de te entender sem julgamentos nem conselhos mágicos de auto ajuda faz parte do tratamento a longo prazo... Se quiser entrar em contato comigo, fique à vontade em me escrever um e-mail, não tenho nenhum interesse ao te propor esse contato, além da empatia e da ajuda que posso te dar, o que me ajuda também... sobretudo por eu viver tão longe e isolada (Ransart-Bélgica), sem ter muita oportunidade de falar português... Um abraço apertado! Penélope
Excelente vídeo, Davi! É muito difícil explicar para quem nunca teve depressão como esse estado é incapacitante, mas vc conseguiu fazer isso do melhor jeito possível. É importante alertar as pessoas para não caírem na mesma armadilha que caímos, de acreditar q é bobagem, fraqueza e q a gente resolve sozinho. Às vezes nem nós mesmos, quando saímos da depressão, não compreendemos como era possível estar daquele jeito. Quando a pessoa é perfeccionista, a chance de cair nessa cilada é ainda maior! Minha teimosia e desinformação fez com que eu demorasse muitos anos para procurar ajuda e só fiz isso quando os prejuízos já eram enormes. Esse foi um erro fatal pois, quanto mais tempo se demora para iniciar o tratamento, mais difícil e demorado fica sair dessa. Sabemos que a depressão leva a alterações até mesmo físicas no cérebro. Infelizmente, minha depressão é crônica, grave e refratária a medicamentos. Já fiz usa da maioria dos antidepressivos & afins (além de terapia e outros tratamentos) sem ter tido nenhuma melhora significativa. Pelo contrário, minha vida foi pro buraco e há muitos anos o q eu vivo é uma batalha diária para não desistir. Eu gosto de conversar sobre o assunto, minha experiência pessoal é vasta (mais de 15 anos) e costumo comentar nas redes mas, no fim das contas, sou um péssimo exemplo de como a psiquiatria e psicologia podem tratar e ajudar as pessoas a retomarem sua vida. É foda pq raramente os médicos e psicólogos mencionam esses casos nas matérias e entrevistas. Ninguém quer falar sobre esse “detalhe” incômodo. Os motivos pra isso são óbvios mas isso acaba reforçando a sensação de ser invisível, de ser um caso perdido. Enfim... Apesar da minha experiência pessoal mal sucedida, é importante que as pessoas saibam que os casos como o meu - que não respondem a medicamentos - não são a maioria e que a chance de melhorar sem nenhum tratamento é mínima. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo e pela coragem de se expor. Acho muito positivo que pessoas inteligentes e sensatas como vc tratem desse assunto publicamente.
Uma vez eu passei por um período bem complicado, foi o que considero realmente um quadro depressivo; hoje, tenho apenas um desanimo e outros problemas que não vem ao caso. Na época eu não queria saber de nada, nada, nada, passava mal, não comia, o que comia vomitava, chorava, cheguei a tentar procurar um deus (sou ateia) porque eu queria uma força, estava sensível e fragilizada. Estava com psicologia, psiquiatria, um início de um casinho (crush) e comecei meu primeiro emprego como vendedora numa loja, junto com minhas melhores amigas da faculdade. Foi o melhor período, em contrapartida. Não sei ao certo o que me deixou tão bem, mas eu diria que talvez o trabalho. Foi um conjunto de coisas. O trabalho me fazia rir e falar sempre com pessoas, distrair a cabeça, comprar coisas pra me sentir melhor (comidaaaa), etc. Naquele momento eu olhava pra trás e pensava: ainda bem que eu levantei da cama pra fazer alguma coisa, procurei terapia, aceitei a oportunidade que minha amiga insistiu muito pra eu aceitar. Quando penso em depressão eu sempre penso em ocupar minha mente, distrair, sair, fazer qualquer coisa. Quando passei por uns ataques loucos de ansiedade eu comecei a acordar cedo pra caminhar na praia e depois sempre parava pra beber um suco. Em casa, procurava sempre ficar perto de alguém e procurava sempre ficar no sol, na claridade. Madrugar? Jamais, a noite me traz uma sensação de solidão, por isso procurava dormir pra aproveitar o máximo a luz. Bom, essas são as dicas que eu dou a mim mesma, quem sabe possa ajudar outra pessoa!!
Amei essa ilustração que você fez com a água para explicar as ligações químicas e físicas que acontecem em nós mesmos também. Depressão é coisa séria! Porém a pessoa aprende a conviver com isso e a lutar contra ela sim! É muito importante se informar, procurar tratamentos, especialistas, e algumas vezes até fazer uso de medicamentos. Porém, a pessoa que sofre de depressão precisa aprender a conviver com o problema, e principalmente saber identificar o problema e lutar contra ele. Existem técnicas e ações que a pessoa pode e deve praticar para evitar o problema. É uma aprendizagem diária. É uma luta! É preciso aprender isso. E leva um bom tempo, mais é possível! O mais importante é não deixar que o quadro depressivo evolua, pois fica cada vez mais difícil sair desta depressão se deixar evoluir. Eu desejo muita saúde e paz para você, e que tenha boas ajudas para tudo o que precisar para sair desta depressão. Grande Abraço! Valeu.
Mesmo com depressão vc arranjou forças para ensinar. Nunca imaginaria que vc sendo inteligente e amar o que faz passaria por isso. Mas acontece e vc se percebeu e está tomando as medidas para se recuperar. Força, vc é pessoa incrível que já realizou muito feitos e realizará muito ainda ! Espero que se recupere o mais rápido!! Vendo seus vídeos tive maior interesse e compreensão sobre a física! Abraço fera!
É desolador estar nessa situação e sentir todo o prazer se esvair do corpo , uma das situações mais destrutivas da vida. Espero que recupere seu ânimo , Davi. Torço por você.
Parabéns pela coragem de se colocar pro publico dessa forma tão sincera! Entendo sua situaçao (do meu jeito), e posso dizer que, uma das poucas coisas que me fazem levantar (na maioria dos dias em que eu levanto), eh estudar a partir dos seus videos. Descobrir algumas coisas do mundo pela sua didatica, do seu jeito, eh realmente muito instigante, muito especial pelo menos pra mim! Se cuida
É realmente difícil de acreditar que alguém que já me proporcionou muita motivação, hoje sofra dessa falta de motivação. Queria fazer por você o que um dia você fez por mim.
Eu sou uma pessoa que conviveu com um pai com depressão durante 20 anos e agora estou de olhos atentos para alguns sinais que meu filho de 13 anos (também Davi) apresenta. Eu nunca tive depressão e confesso que é muito difícil entender como a pessoa com depressão se sente.
Acho que seu vídeo é de extrema importância para os que convivem com a doença, mas do lado de fora. Acho também que essa questão do cérebro ser um órgão físico é extremamente mal trabalhada por todos. Mesmo em situações que não são de transtornos, as pessoas acham que apenas pensar e decidir algo é suficiente para promover transformações reais no comportamento e nos hábitos, o que não acontece, pois o cérebro, como qualquer outro órgão do corpo, precisa ser trabalhado lentamente para promover mudanças físicas. Usando uma analogia tosca, é meio como músculo.
Soaria completamente idiota se eu dissesse: hoje eu decidi que vou levantar um carro apenas com um braço, porque o que me impede de fazer isso são crenças limitantes. É óbvio que para que eu consiga fazer isso, precisaria treinar e promover alterações físicas no meu braço e, possivelmente, nem assim conseguiria.
Agora se eu falo: hoje eu decidi que vou ser mais proativa, vou entrar menos em redes sociais, mais isso ou aquilo as pessoas acham que basta querer. Sem lembrar que o que nos faz agir de determinadas maneiras está diretamente relacionado com o cérebro e a forma como ele trabalha para economizar energia, a forma como ele cria caminhos e atalhos que nos levam a agir de determinada forma e que para mudar isso, é necessário treino e, muitas vezes, outras mudanças maiores, como alimentação sono, medicamentos dependendo do caso, exatamente como no músculo. E pode ser que eu não consiga mesmo assim.
Você vai melhorar, pois está tratando direitinho. Eu apoiei o vídeo 3 da série de física quântica e estou aguardando tranquilamente sua publicação. :-)
trabalhou bem a analogia
o que houve com seu pai: ;-;
@@slimshady4485 Meu pai faleceu em abril de 2014. Ele tinha o coração frágil, com marcapasso, e acabou pegando dengue. Como a saúde dele já era um pouco debilitada, por ser cardíaco, a dengue acabou sendo muito grave. Ele morreu aos 61 anos, tendo vivido os últimos 20 anos de vida com depressão. Era um engenheiro bem-sucedido, mas que em certa altura acabou parando de trabalhar por conta da depressão.
@@julianasantin5521 menos mal né, poderia ter um destino de muitos que tem depressão que é o suicídio
@@slimshady4485 sim, sim... meu pai teve muitos altos e baixos ao longo dos 20 anos de depressão. No entanto, ele não acreditava em terapia, achava que era bobagem. Era uma cabeça de outra geração, né? Isso certamente prejudicou sua melhora. Ele não cometeu suicídio, mas fazia tempo que falava que estava cansado, que já tinha cumprido seu papel e que poderia ir embora. Assim, quando ele adoeceu, não houve nenhuma luta pela vida. Ele simplesmente caiu e não levantou mais. Não tem como a gente saber se seu corpo teria uma reação melhor caso ele fosse uma pessoa muito cheia de vida e energia. Mas foi o que foi, né? Ele teve depressão em uma época em que o estigma era ainda maior. Era pai de família e o provedor da casa. Imagine como se sentia quando não conseguia mais trabalhar... minha mãe demorou a entender o que acontecia com ele. Eu era adolescente e é bem estranho você ver seu pai chorar quando você tem essa idade. Por Isso, fico muito grata ao Davi pelo vídeo e por ter se disponibilizado a ajudar as pessoas que convivem com os que têm depressão a entender melhor isso.
Força, Davi. Também passo por algo parecido devido ao transtorno bipolar. Se quiser conversar, estarei sempre aqui. Precisamos nos ajudar. Grande abraço.
Melhoras. Vc faz falta no yt.
Demais, ainda mais em tempos como esse.
Você sabe que o cara é foda quando, mesmo deprimido, consegue falar sobre seu estado emocional com clareza e honestidade (pelo menos foi o que me pareceu), e ainda te ensinar um pouco de física, química e psicologia.
A depressão é uma condição humana. Todos que perdem um ente querido por exemplo, ficam deprimidos. Reprime o fluxo de energia no corpo, bloqueia os sentimentos concentrando a energia na cabeça. Faz ficar cansado, perder o interesse por tudo e a mente que não para. É uma defesa contra a dor. O problema da depressão patológica, é viver essa sensação continua de perda, culpa e medo, sem que exista razões para isso. Acomete todos indistintamente. A maioria não percebe. Já outros, a intensidade que se manifesta, não permite ser negada.
Já te admiro muito por sua inteligência e por compartilhar conosco seu conhecimento.
E agora mais ainda por sua forma de lidar com esse problema.
Você é inspirador.
Grande abraço.
Força cara ...ja é um começo de reação vc estar fazendo esse vídeo e falar sobre o assunto...
MT m.dv/dt e que vc consiga MT m.c^2 pra sair dessa ... abraço, Td de bom.....
ñ é questão de força, cara. tu assistiu p vídeo completo?
Eu não tomo banho tem mais ou menos 1 mês. Tô com 32 anos, desempregado, vivendo com ajuda da família, fico dias sem comer, dias sem sair do quarto. Minha dermatite ficou fora de controle e meu rosto tá...nojento. Junta isso com a ansiedade social e generalizada, ataques de pânico e alcoolismo. Meu problema não é preconceito com terapia ou tratamento, é que eu sou incapaz de chegar lá. (Edit: O pior é que eu nem sei se quero mais, já tentei demais)
Engraçado que há uns 10 anos atrás eu era o completo oposto disso tudo. Depressão acaba com sua vida.
@@larissaalmeida1208 Valeu, Larissa. =)
@@mysterydrinks7741 espero que esteja melhor
Poxa, cara nem imagino o que você tá passando, mas espero que melhore.
Fernando, fico na torcida por você, melhoras e boas vibrações!
Força, olha pra cima tem um Deus lá que olha por ti... só quem tem essa doença entende e eu te entendo perfeitamente. Não desista, sua vida importa!
Precisamos de você, meu caro! Sua visão cética e científica é um alento em tempos de propagação massiva de pseudociências e balelas místicas e esotéricas. Espero que recupere logo!
Sei muito bem o que vc está passando. Perdi meu doutorado na USP por causa desse mesmo problema. Estou a alguns anos tentando me recuperar disso... Perdi a vontade de fazer absolutamente tudo, tudo mesmo... e eu entendo perfeitamente isso.
Força amigo. Já procurou ajuda? Existem vários métodos médicos e psicológicos para amenizar o transtorno
@@marciosilva8582 Faço tratamento a alguns anos. Mas é difícil.
@@xicoalencar compreendo amigo. o importante é continuar na luta. Melhoras para você
É triste :( Já perdi várias oportunidades legais na vida por causa disso e tenho a sensação de que to perdendo a todo momento
É, Davi. Eu nunca tive depressão. Eu, vira e mexe entro em um quadro depressivo que, até agora, não evoluiu para a depressão. E mesmo assim, eu sei o quão profundamente difícil é de fazer qualquer coisa. Sim, mesmo as que nós mais gostamos.
Eventualmente consegui, na terapia, racionalizar meus sentimentos, que são bem caóticos e melhorei. Vira e mexe, eu percebo a coisa voltando e é tipo um alerta e trabalho constante na minha vida quanto a isso e vem funcionando. Porém, se por ventura o quadro evoluir para a depressão, eu tenho a sorte de não ter preconceito com psiquiatra e remédios.
Enfim. Torcendo bastante aqui por ti, mano!
É muito louco como tem essa confusão no senso comum entre depressão e tristeza... A ultima grande crise que eu tive foi a primeira em que eu fiquei realmente triste, pq finalmente na minha vida eu tinha encontrado algo que eu amava fazer, que eu estava gostando e me saindo bem, daí veio uma incapacidade de me mover, de sair da cama, de fazer o que eu gostava, daí já não estava mais entendendo o minimo que eu entendia, e além de chorar por simples impulso do corpo, também chorei muito por tá me vendo incapaz...
Bem, a historia é longa, só que com uma conclusão: precisei pedir ajuda da minha mãe, precisei conseguir tratamento medico, ainda preciso voltar à terapia, que é o mais importante, e estou tomando remédios, foi diagnosticado TDAH, e estou tomando Ritalina (que simplesmente tem me feito finalmente ter um minimo de estabilidade, ainda que não tenha sido um milagre), e tbm tomo o Oxalato de Escitalopram (um ansiolítico que me dá ansiedade, mas estabiliza as coisas)... Bem, não me sinto realmente livre dessas doenças, não me sinto completamente funcional, estou passando por problemas pra regular minha vida, mas sem duvidas estou bem melhor, e não vejo outro caminho que não seja uma ajuda profissional, psicoteriapia e psiquiatria...
É realmente triste ver que tudo que eu tinha construído desabou, mas ao menos agora vejo um solo mais solido pra construir algo.
Sou formada em psicologia. Me formei na área pq minha mãe é depressiva. E achei muito bacana a sua explicação, bem lúdica e didática. Sem estigmatizar. Sei como as pessoas enxergam o depressivo, o que leva até o próprio depressivo se enxerga de forma pejorativa. Continue lutando, continue com a terapia e com a medicação. Como vc disse: o uso da medicação é tão necessário quanto qualquer doença crônica. Força, Davi!
Embora minha irmã sofresse com a depressão há vários anos, somente pude dimensionar o problema quando meu filho desenvolveu depressão. Pra mim, com energia"infinita", não havia explicação, era uma certa fraqueza interior. Graças ao meu filho aprendi exatamente o que é isso, e hoje amo também minha irmã incondicionalmente, e aprendi a estender minha mão, quase culpada, pra quem sofre com este diagnóstico, contra o meu "bom senso", minha arrogância de super-homem. Te desejo vida!
Sou médico e física é minha paixão e graças à você, Davi, exerço esta paixão estudando todo dia por estímulo seu. Seu trabalho é fantástico. Força aí, meu velho!! De repente, me deu uma vergonha de contribuir só com 10 reais ( 10 reais!!!) no padrim.
Volta logo, cara. Você faz muita falta.
tem dias que minha consciência grita pra mim mesmo : "sai daí! levanta! vai viver!". Só que meu corpo é indiferente à interjeição. As recompensas não são mais recompensadoras. A gente tenta automaticamente continuar com o que ama, mas até isso soa artificial. A gente se pega gastando tempo com coisas inúteis por várias horas só pra ver se passa, ou se a motivação volta. Melhoras pra ti, Davi.
Personalidade introvertida com fundo melancólico. Eu sou assim e aprendi a lidar com isso, mas precisei também de tratamento psiquiátrico e psicológico, pois quase sucumbi à uma crise de burnout agravada pela própria condição. E cometi o mesmo erro de crer que era capaz de superar sozinho. Vai fundo, Davi, investe e cuida de ti mesmo, você deve vir em primeiro lugar na sua própria existência. Não tenha pressa e não se preocupe com o público.
Edit: Na aba "comunidade" lá no meu canal, minhas duas últimas postagens foram sobre esse assunto que, na real, é seríssimo.
Já passei por isso, tive depressão por um tempo, para mim, foi a pior coisa do mundo! Mas uma coisa eu digo, tenha força, e principalmente PACIÊNCIA! pois uma coisa eu posso te assegurar, uma hora ela irá passar, torço muitíssimo por você, primata, você é um cara pra lá de Inteligente! Você é um dos maiores divulgadores de ciência do país, Você É Grande! Vá ao médico, tome sua medicação, logo mais você estará ótimo. Tenho uma irmã que tem depressão, mas agora, a depressão dela está mais tênue.
Cara, torço por você, você é um incentivo para todos nós, obrigado por existir.
Davi... Estou passando por isso também de uma forma bem intensa, e sua explicação me fez entender muito melhor... Estava fazendo somente terapia e desisti porque não via resultado, porém agora com certeza vou procurar um psiquiatra. Obrigada, te admiro muito :)
Procure um psiquiatra mas não desista da terapia! :) tenho depressão e ansiedade. Os resultados da terapia costumam demorar, mas são mais duradouros e reais. Só a medicação não resolve. Boa sorte!
No meu caso, parei (com acompanhamento) com os remédio pois não faziam efeito. Sem remédio e com remédio continuo na mesma, tomei vários e combinados. Continuo com a terapia e vou vivendo, consigo até cumprir algumas obrigações mas a maior parte das coisas não tem mais graça. Mas sem a terapia eu estaria pior, procure outro terapeuta com viés diferente, pois esse tipo pode não ter dado certo mas outro pode te ajudar.
estou passando pelo mesmo...
Eu ja convivi por anos com uma pessoa com depressa, Eu sei o caos que é para a pessoa. Espero que consiga se tratar e melhor a sua qualidade de vida. Saúde Primata.
Será que o resto de primatas sofre de depressão?
Força David! saudades de vc e seu vídeo maravilhoso
Você não me conhece, mas eu te considero um amigo de muitos anos e te admiro muito por tudo que vc já me ensinou. Já passei pelo o seu problema e não vou ficar dizendo soluções mágicas para te motivar, mas digo que te entendo e que você não está sozinho. Obrigado pelo grande esforço que você fez para falar conosco nesse vídeo. Obrigado.
Força, irmão. Eu passei por tudo isso e entendo completamente. Você explicou muitíssimo bem. Eu, inclusive, tentei suicídio mais de uma vez. Não achava que seria capaz de melhorar, mas busquei ajuda profissional com psiquiatra e psicólogo; tomo medicamento diariamente até hoje e ainda faço terapia. Mas estou muito melhor. E é isso que eu quero te dizer: É possível melhorar!
E você vai conseguir.
Forte abraço!
Você convenceu meu marido a se medicar. Obrigada e boa sorte no tratamento.
Depois de 26 anos vivendo com depressão, eu nem sei mais quais são minhas coisas ou atividades favoritas....
Só posso tentar imaginar pelo que está passando, Davi. Mas, veja só: mesmo não estando bem, vc fez um baita de um conteúdo de utilidade pública, cara! 😄 No mais, desejo sinceras melhoras a você. Um abraço! 💪😊
Eu também estou passando por isso neste momento. Sinto muito falta de motivação, sinto falta do meu antigo "eu", entendo o que está passando agora. Então espero que essa sua "fase" passe logo. Você é foda pra caralho ✨
Conheci o seu canal recentemente pelas recomendações do Science Vlogs e achei alguns vídeos interessantes, me inscrevi e ativei o sininnho e este é o primeiro vídeo seu que assisto.
Só queria dize que, mesmo não te conhecendo, esse é provavelmente um dos vídeos com que mais me identifiquei na vida e pareci um boneco de cabeça grande balançando a cabeça concordando com tudo o que você falava. Também tenho depressão e tenho feito tratamento medicamentoso e é basicamente um inferno passar por isso, uma doença tão incapacitante que já não sei direito onde ela começa e eu termino nessa simbiose, que é especialmente pior pra quem tinha vários planos, energia e potencial, mas agora mal consegue fazer atividades básicas de um humano minimamente funcional em sociedade).
Enfim, parabéns e obrigado pelo vídeo, que apesar de simples, conseguiu superar a muralha da anedonia e me permitiu sentir prazer por alguns instantes e foi de longe um dos melhores das centenas sobre o tema que já vi e tem ótimos exemplos básicos fáceis de leigos entenderem, melhor do (que muita gente da área mesmo tendo bastante conhecimento, mas não sabe tão bem como demonstrá-lo de maneira didática, principalmente para pessoas com esses preconceitos e crenças enraizadas), talvez até baixe e mande pro grupo da família haha - que pasme, tem gente da área de saúde e mesmo assim não leva tão a sério... Tenho certeza que teve mais gente aqui que assistiu e passou pela mesma coisa, não estamos tão sozinhos assim.
Melhoras pra gente e forças para ti ao continuar o canal, não é fácil ter tantos inscritos no Brasil falando sobre ciência e precisamos de gente competente mais do que nunca. Obrigado novamente, abraços.
Puts, agora eu entendo depressão de uma forma muito melhor. Admito que eu era o tipo de pessoa que aconselhava a mudança de rotina. Enfim, forca aí. Espero que saia dessa.
Mudar a rotina não é um conselho de todo ruim na verdade, mas isso não resolve tudo. É preciso ter muita força pra mudar a rotina, e quem sofre de depressão se cobra muito por não encontrar essa força.
A rotina é realmente algo importante, além de outras coisas. Uma não exclui a outra. Uma rotina ruim sem exercícios, sem alimentação correta, com stress e ansiedades podem ao longo do tempo ti levar a depressão, não é atoa que é a "doença do século" junto com a ansiedade.
A felicidade absurda em ver um video novo e a tristeza profunda por ver o sofrimento do melgor divulgador da física do yt. Melhoras, Davi.
Esse vídeo é a explicação mais didática que eu encontrei sobre o assunto, sem sombra de dúvidas.
Mesmo sendo o irmão mais chato do mundo😂, vc é incrivel. Sempre determinado e nunca ligou mto pra opiniões alheias, continue assim! Driblar o próprio preconceito já é um sinal de que seu corpo tá reagindo!
Estamos aqui, e o convite ainda tá de pé se vc animar viu.
Te amo irmãozinho!😘
brother eu passei por isso e paço até hoje porque quem tem depressão sabe que ela vai e Volta na vida eu sei que nao existe oque dizer nestas horas! mais voce ja deu o primeiro passo saber que vc tem um problema ja o principio da busca pela soloçao
força ai Davi estamos com vc !
Obrigado por esse vídeo e parabéns pela coragem de falar sobre esse momento complicado na sua vida, Primata!
PRIMATÊ TENÓRIO ri alto demais aqui kkkkk
Força, Davi, espero que consiga superar esse momento logo, e parabéns por trazer a público essas coisas e ajudar outras pessoas, admiro muito todo o seu trabalho 👏👏👏
A forma com que voce fala sobre o assunto é genial. Completamente esclarecedora, me fez ter uma maior "aceitação" do meu estado mental. Cara, obrigada.
Força, bicho... De verdade.
Eu tenho essa merda, mas depois de anos e anos de convivência com ela e alguns tratamentos com psicólogo eu aprendi a lidar melhor com meus monstros e hoje faz um bom tempo que não sei o que é uma crise depressiva. O que me ajudou bastante foi entender o comportamento de meus gatilhos + começar a fazer atividade física pra ajudar no desiquilibrio químico... A gente nunca tá sozinho, por mais que as vezes pareça
acho engraçado que eu não precisei de nenhum tratamento ou psicólogos pra aprender a lidar com meus problemas
eu incetivo cada mal que destrói o ser humano em mim. Afinal, a melhor forma de combater algo ruim, é criando algo ainda pior até se criar um verdadeiro vazio interno, uma ausência total de emoções.
@@garudadrakon4728 isso é um péssimo conselho
O mais difícil vc já está fazendo, que é de se tratar e SABER a gênese do problema. Tendo essa serenidade, não há muito o que fazer...apenas não interrompa o tratamento pela metade e saia repetindo a mesma rotina (a que te leva para esse feed back positivo). Fazer seus exercícios físicos também te ajudam a equilibrar seus hormônios, de forma natural. E assim, vc vai reduzindo qualquer fármaco que esteja utilizando para sair da depressão. Agora, não fique cobrando performance...o mais importante é sua mente estar ok e ficar sereno, dentro do possível:) Sei que seu $ vem de seu trabalho, mas seja se consegue fazer o mínimo necessário para manter as contas e a cabeça ok. Desculpe tantas dicas🙈 mas já acompanhei e acompanho muita gente com problemas semelhantes! Força, estamos na torcida☺️
meu Jesus maravilhoso és, minha inspiração a prosseguir, mesmo quando tudo não vai bem eu continuo olhando para ti, sei que tu tens o melhor pra mim, ha um segredo no teu coração, hó dai-me forças pra continuar levando a promessa em oração
Força Primata! Espero que esteja melhor logo.
Cara vc é um gênio em qualquer situação. Incrivel. Boa sorte.
É o mal do nosso século, eu me identifiquei muito com você, tem dias que eu fico muito deprimido, vou procurar tratamento tbm.
E o mal do século porque foi estudada neste século, não porque é mais comum
@@monikjung Não, atualmente estamos lidando com situações mais estressantes, e por essas e algumas outras coisas os casos de depressão estão aumentando, dados apontam que em 2020 a depressão vai ser uma das doenças mais incapacitantes do mundo.
Obs: Claro que o transtorno sempre existiu, porém com o estresse que passamos no século 21 a doença é muito mais presente e crescente.
@@regiseduardoaielo9355 mas parte disso é porque as pessoas vêm procurando mais ajuda e aí mais pessoas são diagnosticadas com depressão. é difícil comparar com épocas passadas quando a depressão era ainda mais estigmatizada e poucas pessoas procuravam ajuda e logo menos pessoas eram diagnosticadas, fora que os problemas de cada geração são diferentes.
Força ai! Infelizmente depressão é nosso cérebro jogando contra nós. Vai além de nossa vontade. 🤜🤛
Caramba mano, te compreendo perfeitamente, principalmente a parte de achar que eu por mim mesma iria me curar, até hoje tento melhorar... Espero de coração que você melhore, você é certamente um dos youtubers mais importantes para mim, um dos poucos que posta assuntos relevantes e faz divulgação científica, da minha futura área inclusive ❤️ te admiro muito cara, tanto como profissional, como ser humano, por mais que eu não te conheça intimamente kkk
Seria uma pena enorme perder alguém tão incrível e inspirador como você para essa doença, então tudo que eu mais te desejo agora é força, sei que não é nada fácil, só peço que por favor não desista!
Melhoras e uma ótima noite 😊
Força cara, vou orar por você!
Amém , irmão vamos ora por todos que estão cansados , triste . esse é nosso chamado .
@@manuelacruz5177 tamo junto
Força, primata! Tô nessa faz uns anos, esse ano deu uma piorada também (tem dia que não consigo ir pra faculdade) então, entendo...é o momento de se cuidar, não muito de pensar em produtividade! Continue se cuidando! (E use coachs pra dar risada, costuma ajudar)
Tem uns coachs que é melhor não chegar nem perto porque eles podem ser horríveis e servir de gatilhos mentais
Grande Macaquinho: força aí meu Amigo.
Eu não sei o que é lidar com depressão, pelo menos essa de longo prazo. Comigo dura dois dias, três no máximo. Nesses curtos períodos (que provavelmente devem ser até saudáveis nessa medida) fico imaginando como deve ser difícil encarar isso por dias a fio. Mas você tem um diferencial: sua lucidez e a qualidade da sua postura diante do desafio. Isso já te faz vencedor de antemão, por ser capaz de enfrentar o problema de forma racional e lúcida.
E tens ainda um diferencial, vai: nós estamos aqui na torcida e desejando felicidade para você.
Mais: você está prestando um grande serviço com este vídeo ajudando a conscientizar as pessoas sobre o problema. Estamos contigo, mesmo que não acredite nisso. Abraço!
Obrigado por ter decidido postar o vídeo. Espero que o tratamento funcione para melhorar seus receptores e neurotransmissores :)
Esse é um vídeo de serviço público. É inestimável seu valor.
Melhor vídeo que já vi sobre depressão. Como alguém muito racional, mas que (até agora) não tem depressão, sempre tive bastante dificuldade de entender as pessoas que passam por isso.
E a analogia da lâmpada foi perfeita, muito obrigado e força David!
Davi, sou formado em Engenharia Elétrica e adoro seus vídeos, eu cresci no esporte e garanto pra você que a rotina em algum esporte, qualquer esporte, pode mudar sua vida, o seu corpo terá mudanças físicas e consequentemente as reações químicas também, melhorando assim, o seu dia a dia. Eu quando fico longe dos exercícios, noto a mudança drástica em meu corpo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Não pode negligenciar a alimentação, ela realmente pode desencadear depressões, por esse motivo além de participar de algum esporte semanalmente (rotineiro, disciplinarmente) , é muito importante paralelamente ter um acompanhamento nutricional (específico para depressão). Aconselho que somente, e realmente somente depois de tentar honestamente por meses uma rotina dessas mencionadas conjuntas de forma disciplinada caso não venha dar resultado, ai sim, eu procuraria alternativas mais drásticas como "psiquiatria, remédios e afins". Olhe para sua rotina diária dos últimos anos e reflita ok? e pense de forma calculista e honesta: "Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Espero que melhore, abraços.
O Primata na bad explica a questão da falta de serotonina (e associados) melhor que muitos na good.
Sucesso Davi! E por favor, não pare de buscar solucões! Meu pai teve síndrome do pânico por quase 15 anos. Não conseguia sair de casa para comprar pão na esquina sozinho que lhe dava ataque agudo de medo. Depois de mais de uma década tentando vários medicamentos com vários profissionais, encontrou um que lhe permite até pilotar monomotores (micro aviões) sozinho.
Forte abraco e melhoras!
Garoto... Maravilhoso vídeo, luto contra depressão metade da minha vida, depois de nove anos de universidade e 3 cursos, perdi a batalha e nunca mais consegui voltar, até hoje escuto "por que não se esforçou mais?". Piorou muito quando sofri uma agressão física e agreguei uma agorafobia ao meu quadro depressivo, nem sequer na padaria, que fica a uma quadra de distância eu conseguia ir. É uma luta diária. Sua didática, mesmo ao descrever um problema seu é apaixonante. Melhore logo, egoisticamente, eu sinto falta dos seus vídeos de física (nossa paixão comum). Um grande abraço e estou na torcida por você como pessoa e por ser um grande e caprichoso divulgador científico.
você é uma pessoa incrível, não só pela forma que se expressa, pelos traços de personalidade que manifesta, pela forma clara que consegue transmitir o conteúdo, como em todos os vídeos mesmo com todas as dificuldades, mas pela força que você personifica mesmo quando se trata de um dos vértices mais difíceis do complexo humano.
você ta fazendo o melhor, e vai conseguir tudo que ainda deseja conseguir, você ta caminhando pra isso
Davi, eu acompanho seu canal há algum tempo e sigo tratando minha depressão há quase cinco anos. O que eu poderia desejar a você nesse momento é que encontre, de alguma maneira, um cadinho de felicidade e força motriz nos comentários de carinho que seu público tem deixado aqui. Agradeço pela sua sinceridade e pelo seu conteúdo, que é extraordinário e já influenciou positivamente a todos nós, a mim até nos momentos mais difíceis. Como já disseram aqui, gostaria de endossar: você nos trás inspiração independente da fase. Grande abraço!
Tive por muito tempo a depressão. E antes dela vir, meu pai teve uma em um nível muito mais profundo. Não que tenha sido bom ver ele assim, mas aprendi coisas básicas pra poder sair da minha. A terapia que ele negava, entrei de cabeça. Fui a fundo nela, aceitando e cumprindo ao máximo as regras, e mesmo assim ela me levou para o que eu chamo de ''vazio''. Parece até física quântica, você fica em um estado que vc é nada e é algo ao mesmo tempo. Sei lá, sentimento de ser só carne, não sei descrever, acho que nem dá pra descrever. E depois de continuar com outros tratamentos e refletir muito sobre as atitudes dos meus dias, só assim consegui mudar. Mas esse esforço todo me custou 5 anos da minha vida. Aprendi muito, e procuro sempre ajudar as pessoas que precisam. Você, com este vídeo, fez um exemplo tão bobo e óbvio, mas que provou muito mais que qualquer outra pessoa tentando explicar o que é. Ficou bem visível para o pessoal que não entende/tem preconceito/acha que é só mental. Quanto mais ele for compartilhado pela internet, tenho certeza que ajudará bastante contra essa falta de noção do povo sobre a depressão, e também na recuperação de muitas pessoas. Obrigado por compartilhar todo esse conhecimento durante todo esse tempo. Melhoras para ti meu amigo, e desculpe pelo o texto mal estruturado. Abraços!
Força Primata, nós precisamos de Você.
Faz um tempo que não acompanho seu canal, não sabia que você estava passando por isso. Peço desculpas pela minha ausência e melhoras, seu canal é não só muito legal como também necessário
Eu nunca consegui descrever, explicar como me sinto, como a depressão age (sinto preguiça, cansa falar sobre isso, tentar descrever como me sinto). Vc conseguiu descrever de forma bem compreensivel, e inclusive me inspirou a voltar a procurar ajuda. Obrigado por ambos!!!
Davi, eu entendo bem da situação.. desejo força pra sair de casa e ir ao psicólogo e psiquiatra!
(E não faça como eu, quando sentir melhor, não pare de ir!)
Falar sobre isso não é fácil, expor sua ferida publicamente exige coragem! Força meu aglomerado de sub partículas!
Te entendo perfeitamente. Demorei para aceitar minha depressão, só fui aceita-la depois de uma tentativa de suicídio, foi quando percebi que estava no fundo do poço. Já estou afastado do trabalho a seis meses e só agora estou começando a reagir. Mas é uma doença muito cruel, ela te esmaga.
Parece que nunca vai melhorar, mas com paciência e tratamento adequado melhora, David. Força pra você!
Davi. Descobri teu canal há alguns dias porque estava procurando algo que desmitificasse a pilantragem quântica e você abriu minha mente sobre o assunto. Você é muito bom e grande profissional. Por favor, dá um sinal de vida pra nós, teus inscritos. Força amigo. Você é indispensável para a comunidade científica.
Desejo força e quero dizer que há caminhos de volta. Não desista das ajudas possíveis
Melhoras. Você é um cara sensacional e gosto muito do teu canal no YT! Take your time e, quando voltar, estaremos aqui pra assistir teus vídeos e te dar suporte. Abraço!
Cara, esse vídeo é muito importante tanto pra quem convive quanto pra quem tem depressão também. Muitas pessoas ainda hoje não conseguem entender e identificar que estão depressivos. E isso é muito importante, informação das duas partes pra a pessoa procurar ajuda, sabe? Eu sofro de transtorno bipolar e passaram ANOS pra eu conseguir entender que era algo que precisava de tratamento, eu sofria DEMAIS com isso porque era de maior incidência depressiva. E é muito louco porque quanto mais tempo você passa sem tratamento, mais você afunda sabe? Eu me negava muito à tomar remédios, porque a informação passada acerca é muito pouca, e SIM existe muito preconceito em relação à isso. E hoje eu posso dizer que foi a melhor coisa que eu pude fazer,o hoje eu consigo tocar minha vida, quando antes eu estava PARALISADA. Ficou muito bem explicado Davi, espero que as várias pessoas consigam chegar nesse vídeo. Não canso de dizer que você é FODA, e espero que você fique bem logo
Todo mundo deveria ver esse vídeo, tudo que a sociedade precisa saber sobre o que é ser/estar deprimido, saber que não é uma coisa simples, não existe e nunca irá existir uma explicação, as diversidades para levar a isso são muitas, por quê de 100 pessoas todos terão uma versão diferente do que levou a se sentir para baixo. Para uns o problema seria nada de mais, mas só quem passa sabe como dói, o pior de tudo é que não é só um probleminha e sim um compilado de vários "probleminhas'' que acumula e não sabemos de qual devemos cuidar primeiro. Uma bagunça no cérebro quase impossível de organizar sozinho, aliás "O pior lugar para se estar as sós é dentro de nossa própria mente".
As pessoa deveria se informar antes de dizer qualquer coisa para quem está deprimido pq as vezes uma única palavra pode acabar com meu dia.
As pessoas olham o psiquiatra com um olhar negativo demais, dependendo das causas tomar remédios faz parte do tratamento como em qualquer outra doença. Vídeo ficou foda! Parabéns!
Sou artista visual e a romantização da imagem do artista depressivo só cresce. Já vieram me dizer que essa fase (depressiva) pode ser muito produtiva e que eu posso "aproveitar isso"...sério?! Rsrs Tenho bloqueios criativos enormes. Também achei um dia que pensar positivo resolveria. Tentei "ajeitar os fios" pra ver se ligava a luz novamente, as vezes pegava um ônibus e cruzava o Recife todo só pra circular...isso não faz mais efeito. Hoje foi um dia complicado, mas amanhã é dia de retomar o tratamento e sei como é difícil mantê-lo certinho. Obrigada pelo vídeo. Desejo que tudo flua bem na retomada da tua saúde. Aguardo ansiosa os próximos vídeos. Abraço de uma artista tentando entender alguma coisa sobre física, e sobre o mundo hehe
Davi, força, cara! O UA-cam precisa de pessoas inteligentes como vc. Acompanhava muito o seu canal na minha época de vestibular e vc foi um dos grandes incentivos à amar a área de física e ciência em geral. Desejo de todo o melhor para vc! Grande abraço!
Eu entendo bem oque você está passando porque até umas semanas atrás eu estava afundada nesse estado, e sua analogia ao osso quebrada é oque eu vivo tentando usar para as pessoas entenderem que não se muda o estado psicopatológico com a força do pensamento assim como não sara um braço quebrado com as próprias mãos: não vai resolver NADA e até tem uma chance enorme de dar merda.
Sua analogia da lâmpada foi genial, parabéns! Espero que você melhore logo, se energia fosse magia eu já estaria curando sua mana pra você recuperar as skills
Esse vídeo, pelo menos para mim, veio em ótima hora. Nunca entendi muito bem a depressão, mas há 2 meses venho apresentando ausência quase que completa por prazer, de regozijar das coisas que mais me fazem feliz. Meu desempenho acadêmico caiu drasticamente; para sair de casa, reluto na cama por mais de meia hora pensando ''pra quê?''; meu isolamento, se colocarmos em um gráfico, subiu tão drasticamente que fez um ângulo de 90º de tão agudo. Todas as noites eu rezo para dormir logo pois tenho medo de afundar comigo mesmo até a morte.
Obrigado pelo vídeo!
Descreveu a minha vida como nem os médicos conseguiram descrever.
Força cara, te desejo toda a melhora do mundo!
Gratidão pela confiança em nós e também obrigada por sua sinceridade. Muitas vezes me sinto assim também... Receba nossas energias positivas!!!
Eu já passei por depressão e transtorno de ansiedade e tomei medicação por muitos anos ( uma década para ser mais exato). O mais difícil desta condição realmente é o julgamento alheio. Várias vezes entrei nos seus canais e ficava muito triste por não ter um vídeo novo, mas agora, gentilmente você vem aqui - apesar de saber o quão difícil é - e se explica. Estamos apenas esperando esta fase passar e estamos contigo Davi. Minha única preocupação é com a indústria farmacêutica por trás de algumas prescrições, minha experiência é que se estiver nos recapturadores de serotonina tricíclicos tenha cuidado no momento da retirada da medicação e usar os diazepínicos pelo menor tempo possível. Grande abraço!
massa vezes aceleração primata! minha mãe já teve depressão...sei que é algo realmente mais complicado do que cálculo integral... desejo melhoras e agradeço a sua coragem por ter feito esse vídeo, acredito que ira ajustar muitas pessoas. Esse tema precisa parar de ser um tabu, já é algo difícil com tratamento, sem então... não existe nenhuma cura quântica milagrosa
Enfrento a depressão faz 10 anos, hoje em dia ainda to aprendendo a lidar com ela, a me animar com as coisas e a viver em sociedade. Você é meu youtuber de ciência preferido e fico triste por saber que está passando por isso, eu me perguntava porquê vc não estar mais fazendo vídeos e agora tudo faz sentido, mas tenho certeza que vc vai melhorar. Infelizmente não tem palavras motivacionais que façam a gente sair do estado depressivo, só o tratamento certo pode ajudar.
É assim mesmo Davi, a depressão vem, pega a gente de surpresa e derruba. É chato, é difícil explicar para os outros, é um sobe-e-desce. Força nessa fase, uma hora passa. Se quiser, trocamos ideias, só escrever. Abraço.
Espero que fique bem. Depressão é algo sério e fico feliz em saber que está se cuidando da forma correta. Tenho amigos que têm depressão e sempre aconselho que busquem ajuda profissional porque não é vergonha nenhuma buscar ajuda, afinal é uma enfermidade que tem que ser tratada como qualquer outra.
Parabéns pelo vídeo! Foi um dos mais didáticos que já vi hoje sobre depressão.
Quando vc esta no estado de ansiedade e depressão e mesmo assim vc ainda consegue falar sobre sua situação emocional ainda tem salvação, o pior é quando vc nem vontade tem de contar nada pra ninguém. Nem mascara a gente quer mais colocar, a gente só quer ficar em lugar nenhum com seu ninguém. Eu sei o que vc ta passando. Tô do mesmo jeito
Desejo melhoras pra vc, cara. Estou aqui torcendo pra que vc fique bem e saudável logo. É bom saber que vc está buscando tratamento. Sinta-se abraçado.
Essa notícia me deixa triste mestre.
Te admiro não só pelo seu trabalho, mas como pessoa também! Sua atitude em buscar ajuda e discorrer sobre a questão da depressão é admirável! Torço pra você se sentir melhor em breve, eu tenho certeza que você ainda tem muito a ensinar aqui no UA-cam!
Você sempre foi uma pessoa que me impulsionou a ser melhor, a mim e mais de 100 mil pessoas !
Stay strong!
Muito obrigada por este vídeo! Infelizmente também estou passando pela depressão, em tratamento com remédios e terapia. Estou afastada do trabalho pelo INSS desde março. O mais doloroso, além da depressão, é a falta de empatia de pessoas que amamos! Força!
Paz e Bem 🙏😘
Perfeita explicação. Existe muito preconceito e mal informação a respeito da depressão. A depressão é doença séria e é preciso falar sobre isso. É um dos males do século, mas é perfeitamente tratável a ponto de se levar uma vida normal, hoje em dia a ciência dos fármacos psiquiátricos anda a passos largos e cada dia surge uma nova terapia que ameniza o problema. O apoio e compreensão da família, um bom psiquiatra e um bom psicólogo ajudam muitíssimo. É importante também os hábitos : praticar meditação mindfulness ajuda muito, tanto quanto aos anti depressivos, segundo pesquisas médicas recentes. Enfim, lhe desejo melhoras e com certeza uma mente baseada na razão ilumina mais a questão a ser resolvida
Querido Primata, somos muitos sofrendo desse mal. Você vai melhorar! Acredite! Eu melhorei, várias vezes (tenho essa tendência). Além do tratamento, sabe o que me ajudou? Assistir filmes/canais de humor que eu gosto (sorrir é um ótimo remédio). Tô aqui torcendo por você. 🤗😘💕
Força Davi. Tive depressão há alguns anos. Consegui superar com cuidado do sono, alimentação, atividade física e remédio, foi difícil. Hj é cuidar pra não voltar. Não quero divulgar medicação (não é) e o que deu certo pra mim pode não dar pra outra pessoa, mas creio que boa parte de minha melhora se deu pelo omega 3, passar a tomar ele marcou um período de mudança drástica no humor. Seu vídeo é muito importante. quando eu tive não havia pessoas com quem me identificasse falando sobre, seu vídeo vai conversar com muitos jovens durante muito tempo. Devia fazer parte de uma playlist pra pessoa encontrar apoio em quem se identifica
Parabéns, Davi! Conseguir gravar esse vídeo estando deprimido é um feito heroico. Por sorte, você é inteligente e procurou o tratamento adequado. Agora é ter paciência enquanto seu médico ajusta os remédios e eles fazem efeito. Você vai melhorar antes do que imagina. Abraço!
Tinha percebido que estava demorando pra sair os vídeos, mas imaginei que era excesso de trabalho, mestrado/doutorado etc.
Que bom que você já está em tratamento.
Tô torcendo que seu tratamento te traga uma melhora considerável e que você consiga sentir prazer no seu trabalho, nos seus estudos e nos seus relacionamentos. Beijo pro Pingo!
Davi, força nessa luta. É difícil pra caramba.
Eu entendo um pouco do que você tá passando, eu tenho distimia. Meus episódios de depressão são mais rasos e não afetam tanto o dia a dia. Mas sei como é sentir o corpo pesar uma tonelada e você passar horas buscando algo que traga aquele prazer auto-suficiente (video game, por exemplo), sem encontrar nada. Não tem pensamento positivo que tire a gente dessa, tem que tratar e resolver.
Só uma coisa sobre racionalização: Ela já me ajudou nos piores momentos quando achei que era um inútil e que nada mais tinha graça. Uma vez que você olha a situação de fora e analisa friamente, entende que aquilo é passageiro e toda aquela angustia é química, mas não é real. Não é sua avaliação correta da vida.
Além de dar um útil impulso pra manter a vida andando na medida do possível. Porque o mundo não para pra te esperar. E diferente de outras doenças, as pessoas não aceitam bem a ideia de você "parar a vida pra tratar depressão".
As vezes a racionalização é a energia que nos sustenta ao fazer as coisas sem prazer nenhum.
Querido Davi,
Sofro do mesmo mal que te atormenta, e sobretudo da incompreensão por parte de pessoas próximas... Fiz tratamentos com sucesso e fiquei anos sem ter crises, mas quando ela volta é terrível, às vezes vem ainda mais forte que antes... Ainda estou em tratamento após a maior crise que tive há dois anos, que quase me levou à morte após algumas tentativas de suicídio... A Depressão é um problema extremamente sério e delicado, que pode ser agravado e ter conseqüências terríveis em função dos eventos pessoais que a pessoa enfrenta ao mesmo tempo da crise. A longo prazo, se não for tratada, pode gerar perdas cognitivas e até levar à demência!
O tratamento é essencial, tanto químico quanto psicológico, porém o apoio familiar, a empatia de pessoas próximas é fundamental, senão o problema pode se tornar crônico, gerar tolerância e dependência dos medicamentos! Outro fator importante é a alimentação, pessoas deprimidas sofrem em geral de falta de vitaminas D e B... Quando somos vegetarianos, é preciso nos cuidar ainda mais, sobretudo se o hábito alimentar é recente (últimos cinco anos). Os efeitos colaterais dos anti-depressivos são um problema à parte a ser tratado. Cuidado, pois nos homens, muitos medicamentos podem causar uma queda total ou parcial da libido e mesmo a incapacidade de ter orgasmos... É importante procurar uma medicação que se adapte a teu organismo em particular... Há novas gerações de anti-depressivos, como o Cylbalta por exemplo, que não têm esse tipo de inconveniente, além de não perder a eficácia no efeito clínico com a interação com o álcool (apesar de aumentar o efeito desse último... eba! brincadeira).
Muitas vezes, a ansiedade agrava o quadro de um depressivo, isso deve ser levado em conta também. A última dica, é bom conversar com pessoas que também sofrem de depressão, até mesmo para conhecer melhor os diferentes tipos dessa doença, o exercício da empatia gera estímulos de prazer profundos e mais eficazes que a busca de prazeres efêmeros.
Enfim, a amizade com pessoas capazes de te entender sem julgamentos nem conselhos mágicos de auto ajuda faz parte do tratamento a longo prazo... Se quiser entrar em contato comigo, fique à vontade em me escrever um e-mail, não tenho nenhum interesse ao te propor esse contato, além da empatia e da ajuda que posso te dar, o que me ajuda também... sobretudo por eu viver tão longe e isolada (Ransart-Bélgica), sem ter muita oportunidade de falar português...
Um abraço apertado!
Penélope
Excelente vídeo, Davi! É muito difícil explicar para quem nunca teve depressão como esse estado é incapacitante, mas vc conseguiu fazer isso do melhor jeito possível. É importante alertar as pessoas para não caírem na mesma armadilha que caímos, de acreditar q é bobagem, fraqueza e q a gente resolve sozinho. Às vezes nem nós mesmos, quando saímos da depressão, não compreendemos como era possível estar daquele jeito. Quando a pessoa é perfeccionista, a chance de cair nessa cilada é ainda maior!
Minha teimosia e desinformação fez com que eu demorasse muitos anos para procurar ajuda e só fiz isso quando os prejuízos já eram enormes. Esse foi um erro fatal pois, quanto mais tempo se demora para iniciar o tratamento, mais difícil e demorado fica sair dessa. Sabemos que a depressão leva a alterações até mesmo físicas no cérebro.
Infelizmente, minha depressão é crônica, grave e refratária a medicamentos. Já fiz usa da maioria dos antidepressivos & afins (além de terapia e outros tratamentos) sem ter tido nenhuma melhora significativa. Pelo contrário, minha vida foi pro buraco e há muitos anos o q eu vivo é uma batalha diária para não desistir.
Eu gosto de conversar sobre o assunto, minha experiência pessoal é vasta (mais de 15 anos) e costumo comentar nas redes mas, no fim das contas, sou um péssimo exemplo de como a psiquiatria e psicologia podem tratar e ajudar as pessoas a retomarem sua vida. É foda pq raramente os médicos e psicólogos mencionam esses casos nas matérias e entrevistas. Ninguém quer falar sobre esse “detalhe” incômodo. Os motivos pra isso são óbvios mas isso acaba reforçando a sensação de ser invisível, de ser um caso perdido.
Enfim... Apesar da minha experiência pessoal mal sucedida, é importante que as pessoas saibam que os casos como o meu - que não respondem a medicamentos - não são a maioria e que a chance de melhorar sem nenhum tratamento é mínima.
Mais uma vez, parabéns pelo vídeo e pela coragem de se expor. Acho muito positivo que pessoas inteligentes e sensatas como vc tratem desse assunto publicamente.
Uma vez eu passei por um período bem complicado, foi o que considero realmente um quadro depressivo; hoje, tenho apenas um desanimo e outros problemas que não vem ao caso. Na época eu não queria saber de nada, nada, nada, passava mal, não comia, o que comia vomitava, chorava, cheguei a tentar procurar um deus (sou ateia) porque eu queria uma força, estava sensível e fragilizada. Estava com psicologia, psiquiatria, um início de um casinho (crush) e comecei meu primeiro emprego como vendedora numa loja, junto com minhas melhores amigas da faculdade. Foi o melhor período, em contrapartida. Não sei ao certo o que me deixou tão bem, mas eu diria que talvez o trabalho. Foi um conjunto de coisas. O trabalho me fazia rir e falar sempre com pessoas, distrair a cabeça, comprar coisas pra me sentir melhor (comidaaaa), etc. Naquele momento eu olhava pra trás e pensava: ainda bem que eu levantei da cama pra fazer alguma coisa, procurei terapia, aceitei a oportunidade que minha amiga insistiu muito pra eu aceitar. Quando penso em depressão eu sempre penso em ocupar minha mente, distrair, sair, fazer qualquer coisa. Quando passei por uns ataques loucos de ansiedade eu comecei a acordar cedo pra caminhar na praia e depois sempre parava pra beber um suco. Em casa, procurava sempre ficar perto de alguém e procurava sempre ficar no sol, na claridade. Madrugar? Jamais, a noite me traz uma sensação de solidão, por isso procurava dormir pra aproveitar o máximo a luz. Bom, essas são as dicas que eu dou a mim mesma, quem sabe possa ajudar outra pessoa!!
Amei essa ilustração que você fez com a água para explicar as ligações químicas e físicas que acontecem em nós mesmos também.
Depressão é coisa séria!
Porém a pessoa aprende a conviver com isso e a lutar contra ela sim!
É muito importante se informar, procurar tratamentos, especialistas, e algumas vezes até fazer uso de medicamentos.
Porém, a pessoa que sofre de depressão precisa aprender a conviver com o problema, e principalmente saber identificar o problema e lutar contra ele.
Existem técnicas e ações que a pessoa pode e deve praticar para evitar o problema.
É uma aprendizagem diária. É uma luta! É preciso aprender isso. E leva um bom tempo, mais é possível!
O mais importante é não deixar que o quadro depressivo evolua, pois fica cada vez mais difícil sair desta depressão se deixar evoluir.
Eu desejo muita saúde e paz para você, e que tenha boas ajudas para tudo o que precisar para sair desta depressão.
Grande Abraço!
Valeu.
Mesmo com depressão vc arranjou forças para ensinar. Nunca imaginaria que vc sendo inteligente e amar o que faz passaria por isso. Mas acontece e vc se percebeu e está tomando as medidas para se recuperar. Força, vc é pessoa incrível que já realizou muito feitos e realizará muito ainda ! Espero que se recupere o mais rápido!! Vendo seus vídeos tive maior interesse e compreensão sobre a física! Abraço fera!
Oie cremoso, que bom que você voltou. Você foi um dos canais que me inspiraram a criar o meu
Sensacional o conteúdo, amei a analogia e a explicação
Boiei no fubá. xD
É desolador estar nessa situação e sentir todo o prazer se esvair do corpo , uma das situações mais destrutivas da vida. Espero que recupere seu ânimo , Davi. Torço por você.
Espero, de coração, que vc esteja melhor. Vc é muito especial, sinta-se abraçado e acolhido ❤️
Parabéns pela coragem de se colocar pro publico dessa forma tão sincera! Entendo sua situaçao (do meu jeito), e posso dizer que, uma das poucas coisas que me fazem levantar (na maioria dos dias em que eu levanto), eh estudar a partir dos seus videos. Descobrir algumas coisas do mundo pela sua didatica, do seu jeito, eh realmente muito instigante, muito especial pelo menos pra mim! Se cuida
Esse foi o vídeo explicativo mais espetacular que já vi sobre a depressão. Davi, você está no caminho certo para vencer esse problema.
É realmente difícil de acreditar que alguém que já me proporcionou muita motivação, hoje sofra dessa falta de motivação. Queria fazer por você o que um dia você fez por mim.