Faz um vídeo sobre a falência da Viação Itapemirim 2022 que foi considerada uma das maiores empresas do mundo que inclusive fabricava seus próprios ônibus aqui no Brasil. Se não fizer já sabe aguarde processo!
Faz duas semanas que fui para gramado e, como qualquer um, pesquisei pousadas para permanecer uns dias. 1° opção: um chalé apertado de uma rede hoteleira com café da manhã incluso, internet e afins, R$ 680 a diária 2° opção: uma casa de sítio com piscina, 2 quartos, 2 camas de casal, internet e afins, R$ 270 a diária Meu amigo, quem é louco de escolher a 1° opção? Pau no __ dessas redes hoteleiras
Por anos aluguei 2 casas por contrato anual só para ver os inquilinos destruírem os imóveis. Um chegou a plantar maconha. Se puder só alugo temporário agora
Eu vejo um padrão nessas ideias disruptivas: alguma indústria grande e poderosa é incomodada com essas start-ups, e elas fazem de tudo pra destruí-la, em vez de aprimorar seu próprio serviço
@@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 melhorar?? Existe um monte de servicos de streaming, tudo custa dinheiro e no fim tu paga paga e nao eh dono de nada... Sem falar na 'lacracao woke' que o netflix anda.
Já fui host do Airbnb. Eu aluguei minha casa de praia algumas vezes e o caseiro fazia o check in e check out do hóspede. Foi tudo muito bem, até que um pessoal de fora do Brasil (não vou citar o país, mas é América do Sul) alugou minha casa e uma outra dentro do mesmo condomínio. Eu oferecia minha casa para até 6 pessoas, mas como o resto deles estava em outra casa (em que o aquecimento estava quebrado), mais de 10 pessoas acabaram ficando na minha casa tomando banho etc. (soube disso pelos vizinhos) Saíram um dia antes do combinado. Quando fui ver minha casa, ela estava destruída.... Tive que gastar tudo o que eu tinha ganho com os aluguéis para recuperá-la. Tentei reclamar com o Airbnb e, na época (se não me engano foi em 2017 ou 18), disseram que não poderiam fazer nada porque eu não tinha feito a vistoria antes dos hóspedes sairem. Tentei explicar que eles tinham saído antes do prazo e a resposta foi a mesma: "não podemos fazer nada". Pra vcs terem uma ideia: quebraram espelhos, mancharam o sofá com vinho, mancharam os colchões, encardiram o piso da casa inteira, sujaram as paredes e até o lustre do quarto foi quebrado. Fiquei tão triste que vendi a casa.
é por isso que eu nao ofereco muita coisa, nem sofá: só wifi, cama, cadeira e banheiro. Desse jeito só aluga quem realmente precisa de um lugar pra jeitar, nao pra fazer coisa doida.
"A visão do governo sobre economia pode ser resumida em frases curtas: se a coisa se move, taxe-a; se continuar em movimento, regule-a; se ela parar de se mover, subsidie-a." - Ronald Reagan
Realmente cada proprietário, deve poder fazer o que bem entende com sua casa! Lógico que os governos irão querer uma fatia disso. Tudo se resume a dinheiro!
Poxa, pessoal. Vocês não viram todo os argumentos dos problemas que o app trazem? Eu sou usuário do serviço, mas depois do vídeo percebi os problemas que ela traz.
Eu vivo de meu trabalho e de alugueis desde 2005. Quando surgiu o Airbnb fiz logo meu perfil, em 2009 e comecei a receber somente em 2011 porque tive de finalizar os contratos de longo período. Tive altos e baixos, ganhei dinheiro e perdi a paciência e a privacidade porque moro hoje numa casa com 4 quartos de aluguel do Airbnb, mas se não fosse issso teria morrido de fome. Já fiquei desempregado algumas vezes nestes anos e quem me salvou foram as hospedagens. Durante a pandemia fiquei quase 2 anos sem receber ninguém devido aos riscos, mas retornei em 2022 e até hoje estou me mantendo com 60% da minha renda vinda por hospedagem do Airbnb. Tem uma maioria de hóspedes bons e ótimos, mas os ruins que são uns 5% acabam com a paciencia e a vida da gente. Já fui parar em delegacia de polícia algumas vezes porque deram problemas imensos, mas no final, o site acabava sempre dando razão aos porcos estúpidos que desrespeitam as regras e a nossa casa. Desde ano passado comecei a fazer TOLERANCIA ZERO. O hóspede erra um pingo, ligo pro site e cancelo. Não dá pra facilitar. Mas de qualquer forma, ainda é minha salvação porque nessa cidade do Rio de Janeiro, os hoteis cobram fortunas por diárias e eu faço o preço justo. E como tudo na vida, tem um lado bom e um lado ruim, basta aprender a administrar e aguentar os aborrecimentos, que são poucos no final da conta.
Uma pena que tem pessoas sem noção, a plataforma podia tb tratar melhor os donos das casas, nem sempre o cliente tem a razão, tem que ver ambos os lados. Mas bacana que tem conseguido completar a renda desta forma.
Fui para Cascavel Paraná, passei 4 dias com minha fílha em uma casa maravilhosa e saiu bem mais em conta do que um hotel. para mim o Airbnb é um herói!
Hoje em dia nem sempre o airbnb é mais em conta que hotéis. Passei um mês viajando no final do ano passado e muitas vezes hotéis baratos foram a melhor opção.
Concordo, antigamente era viável hoje muitas das vezes custa mais que uma diária de hotel e não oferece nada além de um espaço para dormir. E digo mais, nem sempre o local é como nas fotos. Cito como exemplo uma locação feita por mim na cidade de Trindade Goiânia, quando cheguei lá a casa esta um horror ,não tinha TV nem internet conforme descrito no anuncio, não foi um experiência boa não.
Exato! ja usei muito Airbnb mas hoje em dia fico mais em hotel pq os preços equalizaram( no geral o preco do airbnb subiu ) ..... mas a concorrencia é sempre boa.... o mesmo vale para carros de aplicativo, o taxi ja ta voltando a ficar atrativo
Apesar de eu ser auditor hoteleiro, não vejo o Airbnb como uma ameaça para os hotéis, eu utilizo o serviço desde 2017 com minha esposa e até já reservei um apê na minha cidade para meus pais e irmâ (ficou 20% do valor da diária do hotel de rede na cidade) é uma questão de custo benefício bem claro pra mim, sem contar que os serviços que um hotel pode oferecer são diferenciais, nem todo perfil de pessoa vai se adaptar em ficar em um Airbnb, Exemplo: Pessoas classe A e B acostumados com serviços exclusivos, problemas que são resolvidos prontamente, pessoas mais idosas, grupos grandes de empresa ou excursões e etc...assim como um casal que esta em uma grande cidade e não tá com muita grana e quer se virar sozinho em uma cidade vai conseguir se hospedar sem se sacrificar financeiramente (caso meu e da minha esposa por um tempo) ....sem contar que o Airbnb vai estar onde grandes redes hoteleiras não tem interesse em investir, não faz sentido essa briga hotéis X Airbnb, pras mim faz menos sentido ainda que a briga Uber X táxi.....Essas revoluções transformam qualquer pessoa em um viajante em potencial, isso é ótimo!
Eu alugo a minha casa no Arbnb. Acho o público diferente. 90% são famílias que viajam com mais de 3 ou 4 pessoas. Tive uma hospedagem de uma família que ficou 20 dias. Eles saíram se sentindo “moradores” do local. É uma experiência diferente. Agora para um casal me parece que um hotel seja melhor pelas comodidades. Mas para famílias o Arbnb é sem comparação.
Passei um período grande morando temporariamente no exterior acompanhando minha esposa que estava fazendo um mestrado, neste meio tempo nosso apartamento em São Paulo - Brasil localizado em uma região nobre da cidade ao lado do metro iria ficar vago, todavia eu teria de continuar pagando despesas de condomínio e impostos municipais, os quais são bem caros. Resolvemos contratar uma empresa que administra imóveis via Airbnb e tivemos bons resultados pois conseguimos pagar as despesas do apartamento como m a locação do imóvel via Airbnb. Acho que é uma ideia nova do século XXI assim como o Uber que vieram para dar acesso as pessoas por serviços que antes não podiam usufruir pelo custo alto que tinham. É lógico que tivemos pequenos dissabores como pequenos eletrodomésticos danificados, etc. mas nada que não pudéssemos repor, valeu a pena.
Acho um absurdo o governo dizer o que eu devo ou não devo fazer com o meu imóvel. Ralei muito para compra-lo, inclusive pagando taxas e impostos abusivos e que não me retornam em nenhum benefício.
Acho que isso também se aplica para o aumento dos valores dos carros. Por exemplo a localiza que compra todo um estoque da VW para colocar pra alugar, diminuindo a oferta. Assim eles conseguem encarecer os automóveis que torna o aluguel mais vantajoso. Ou seja eles querem crescer sempre. Compram com desconto por ser empresa, alugam e depois de fazer manutenções simples, colocam no mercado de usados, também inflacionado. Ou seja, lucra na compra, no aluguel, na revenda. Ainda fazem o financiamento e lucram no juros. Brasil , não é para amadores. Só um pensamento galera. Abraços
Exatamente. Estou vendendo meu carro, colocarei a grana em aplicação, e irei fazer um plano de assinatura de automóvel, com opção de compra no final do período. Ficarei nesse ciclo até onde for vantajoso!
Exatamente, os caras tão ai achando que a culpa é do estado e na verdade a culpa é exatamente do "livre mercado" Grandes corporações estão comprando quase todas as casas e transformando elas em airbnbs. Agora tendo monopolio do mercado eles podem cobrar o que quiser.
@@dasilvadev Ainda bem que você colocou livre mercado entre aspas, quando existem poucas empresas em um ramo interessante em um país que tem facilmente o tamanho de um continente que nem o Brasil, não dá para chamar isso de livre mercado. Carro é caro aqui por causa do custo Brasil e do dólar. Não tem como surgir facilmente novas locadoras de carro para aluguel por causa das burocracias brasileiras, o mesmo ocorre com casas. O estado tem sim sua parcela de culpa.
Quando usei o AIRBnB para viajar para o litoral, 7 dias de estadia ficaram no preço de 3 dias no hotel mais barato da cidade. A rede hoteleira é cara e nem sempre oferece um bom serviço, portanto, que segurem a bronca.
Tanto o cliente como o vendedor estão felizes com esse negocio, os únicos que estão insatisfeitos são os milionários donos de hotéis, é igual o caso dos taxistas fazendo de tudo para destruir o uber para manter o monopólio ou como os politicos donos das empresas de transporte de onibus querendo destruir o Buser, sempre aparece alguma "pesquisa" ou "lado negativo" quando esses monopólios são ameaçados
Creio que funcionários de hotéis, motoristas de frota de táxi e ônibus estão preocupadíssimos com seus empregos. Nunca esqueça que por detrás dessas empresas a uma rede de trabalhadores. O Airbnb é bom pra quem quer uma renda extra,mas pode sim acabar com um setor inteiro de vagas de trabalho.
@@rosepereira8020 E quem disse que eles sofrerão? No máximo em 1 ou 2 meses antes mesmo que o seguro acabe eles encontrarão outro emprego na mesma area, afinal a DEMANDA não diminuiu mais sim que o FORNECEDOR aumentou, em vez disso graças a ficar mais barato por ter que pagar menos impostos junto com o fato que o empregado pode ter mais opções para escolher o salario vinculados a esses serviços aumentaram, os únicos que irão perder são os magnatas e seus amigos politicos, nao é atoa que sempre aparece uma lei pra barrar tais alternativas, ou voce realmente acha que os politicos estao realmente preocupados com esses funcionarios?
@@Odorico02 vao conseguir emprego nessa area aonde filho, se o hotel fecha por falta de cliente, qual vai ser o outro hotel que vai contratar a pessoa? se o airBNB nao precisa contratar ninguem da area de hotelaria, pelo amor que logica falha.... sem contar que oque o airbnb faz de mal é hiperinflacionar o valor dos alugueis em areas minimamente turisticas, afetando a populaçao local, ou seja todo mundo que mora de aluguel, ou que quer comprar/financiar uma casa/apartamento vai ter que pagar X vezes mais por causa desse efeito. viaja pra caralho se acha que empresa que fali vai pagar 6 meses de salario pra empregado kkkkkkkkk isso ai sao anos na justiça.
@@Odorico02 Opinião pueril, indicando que você não conhece nada. Calado você até parecia inteligente. Em tempo : é a toa. Atoa tem outro significado. Corrige teu comentário.
Fui dos primeiros a utilizar o AIRBNB e sempre me foi muito gratificante, a experiência é muito diferente, a interação com os proprietários e com a vizinhança, os locais inusitados que se acaba conhecendo, bares, passeios, restaurantes, festas, amizades, etc...além de ser muito mais econômico e prazeroso.
Acontece que se você elevar os efeitos do AirBnb ao extremo, o próprio conceito que a plataforma busca vender (de experimentar viver como um local) é autoprejudicado. Ou você acha que iria conseguir viver um experiência local em um bairro ou região onde há mais imóveis alugados por AirBnb que ocupados pela população?
Nossa que video bom. Mes passado eu aluguei um AIRBNB, estava procurando um Hotel pra ficar em SP, ai duas amigas indicaram procurar um AIRBNB, achei um quarto há 2km do evento que vou em Março, com ótimas avaliações e preço bom por 3 noites.
E de quem precisa de viver em Lisboa para trabalhar.... O alojamento local (airbnb) espartilhou a oferta de casas para moradia: é impossível viver em Lisboa , em uma casa so sua, por menos de 1200 euros!
O problema é que logo aparece algum político ligado ao ramo hoteleiro pra dizer que a sociedade não pode fazer esse tipo de negócio e vai querer usar a força do estado pra proibir tudo isso.
Antes do Airbnb já havia o Homelidays, com o mesmo conceito. A primeira vez que o usei foi em 2009, numa estadia de dez dias em Florença. A ideia é muito boa, mas tem um grande inconveniente, que é tornar impossível alguém com uma renda média viver numa cidade turística, pois os inquilinos preferem alugar a turistas do que a residentes.
Totalmente errado. O problema é que na maioria das vezes o dono são grandes corporações que usam do cheat de dinheiro para comprar inumeras casas e ter monopolio do mercado local. Assim podendo cobrar o valor que quiserem.
@@dasilvadev O que não é o caso, na maioria das vezes. E mesmo que seja, as casas continuam sendo das "grandes corporações" e eles deveriam ter o direito de fazer o que quiser com o seu imóvel.
@@gustavorosads É o caso na maioria das vezes sim. Esse que é o problema de se informar com um video e achar que sabe todo o assunto... No canada mesmo estão tentando bloquear empresas estrangeiras de comprar casas, por exemplo, tinham conglomerados chineses comprando quase bairros inteiros. Você é a favor de que um chines compre seu bairro todo e tire sua oportunidade de ter uma casa propria só para encher o bolso do china que no final não vai trazer beneficio nenhum para seu bairro?
Um dos melhores canais do UA-cam Elementar, informações sérias, imparciais sem viés político nenhum e com uma qualidade estratosférica! sensacional na boa.
Só passei a viajar com minha família a partir do momento do surgimento da plataforma. Antes as Pousadas e Hotéis eram inviáveis. Sou adepto principalmente pela forma como podemos escolher a nossa estadia, alimentação, etc.
Eu moro na França desde o fim de 2018 é só estou aqui até hoje graças a o Airbnb foi por essa plataforma que aluguei um quarto e me tornei parte de uma família de franceses que até hoje não me deixam mais sair de perto deles eles compraram uma casa maior e fizerem um quarto exclusivamente pra mim com tudo a minha escolha então minha experiência com o Airbnb é melhor que eu perderia imaginar que seria 😊 obrigado pelos vídeos curto muito seu canal e a forma clara como aborda temas tão importantes pra nossa sociedade e vida cotidiana 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"Se o preço dos imóveis para o locador está ficando muito alto por conta disso é um sinal de que ele não deveria morar ali". Pensamento show de bola (SQN)
Se ele, com "locador", quis dizer locatário, ou seja, inquilino, expôs um pensamento profundamente elitista e justificador da desigualdade social aprofundada pela gentrificação.
@@pontoancora, igualzinho à selva, não é mesmo? Que mundo mais justo o capitalismo liberal está formando, onde dinheiro vem antes da dignidade. Ou paga ou vai morar na rua, como tantos fazem, inclusive nos Estados Unidos.
estive em SP , no mês passado, e fiquei assustada com os preços dos aluguéis dos imóveis. Eu não estava entendendo, afinal os salários baixaram em muitas profissões e tem muita gente desempregada. Mas, realmente faz sentido, este tipo de locação curta em grandes cidades com certeza aumenta o valor do aluguéis, principalmente nos bairros mais boêmios,
Faz um vídeo sobre a falência da Viação Itapemirim 2022 que foi considerada uma das maiores empresas do mundo que inclusive fabricava seus próprios ônibus aqui no Brasil. Se não fizer já sabe aguarde processo!
Eu gosto do canal e da proposta, adoro ficar ouvindo os vídeos, sabendo que trata sobre o básico do básico sobre o assunto. Dado o comentário final do vídeo e alguns comentários aqui embaixo, me sinto na necessidade de escrever, inclusive como alguém que já estudou isso. Quando você compra um imóvel, ou qualquer outra coisa, isso não te torna absoluto sobre essa coisa. Terrenos tem regras, se pode construir tanto, fazer tais coisas, cobrir tal área, tudo isso com propósito técnico, afinal, se muita gente usa mal a própria propriedade, as consequências são terríveis. Ex: Zonas inteiramente impermeabilizadas, sendo que as legislações proíbem impermeabilizar 100% de um terreno na maioria dos casos. Consequência, inundações de vales em momentos de chuvas torrenciais, alta incidência de doenças respiratórias durante tempo seco, estiagem, desabastecimento de água potável, invibilização de problemas de solo que aparecem de surpresa, como rompimento de crateras... isso acontece muito em São Paulo, vide Zona Leste. Tudo isso pela falta de contato do solo, ou seja, parece uma regra boba que qualquer “reizinho” do imóvel se acha no direito de ignorar. Eu trouxe porque é uma, de dezenas de regras que se tem ao adquirir um imóvel, fora que possuir qualquer coisa está sujeito a leis. No caso de locações temporárias, não regulamentar passa por cima de valores culturais de pessoas que moram e tem história familiar num bairro, ou mesmo étnico-racial. Se minimiza o esforço que pode ter sido comprar, e manter, aquele imóvel antes do processo de gentrificação, que não, não se resume ao que o vídeo disse. O problema social do acesso a zonas de qualidade é profundo e parte de uma contradição na lógica do capitalismo: ao invés de investir em zonas com infraestrutura, geralmente colocadas pelo poder público através de arrecadação, investidores procuram áreas além da periferia, nem urbanizadas, as vezes, até ilegais, onde os terrenos são mais baratos. Ou seja, o acesso a infraestrutura que nós pagamos fica inviável, por culpa dos técnicos do governo? não... pela procura por uma margem de lucro maior... Estou colocando isso, não apenas porque discordo de não regulamentar e da ideia de que se é livre em absoluto nas propriedades que se possui, mas porque a afirmação de tais ideias se tornou banal e um apelo superficial, como se fosse uma discussão simples com uma solução simples.
A conclusão do vídeo sintetizou o que eu estava pensando. Para mim o Airbnb é uma opção maravilhosa, quando vou ficar 3 ou mais diss em algum lugar eu escolho essa modalidade, pq geralmente posso ficar melhor localizado em um AP ou um estúdio e com muito mais conforto que um hotel entregaria pelo mesmo preço.
Excelente video. E não só nos EUA isso acontece. Moro num prédio novo aqui no centro de SP capital, o predio tem mais de 40% de inquilinos via Airbnb. No meu andar mesmo, só tem eu e uma vizinha fixa, todos os outros 8 apartamentos sao de pessoas q alugam via Airbnb. O preço do aluguel ja está gigantesco, e só vai piorar.
Normalmente as tecnologias estão destruindo os seus negocios e marfias de negocios lucrativos, um exemplo é o comentario de um amigo acima que fala que apenas 1 politico na cidade dele detinha 20 vagas de taxis no aeroporto... ja da pra imaginar o tanto de falcatrua que esse povo tem ( e todos sabem que tem ) é loucura amigo, e muitos aceitam ser refém do sistema...
Achei o vídeo muito bom pois trata de um tema atual e bastante relevante. Na minha opinião a tentativa de regulamentação do mercado de locação temporária de imóveis é mais uma interferência dos Governos na vida do cidadão, e sempre em defesa dos interesses de grandes corporações econômicas, no caso dos Hoteleiros. O donos de pequenas Pousadas ou Hostels, até se utlizam da Plataforma AirBnB e Booking e outras, como meio de divulgação de seus pequenos negócios. Os proprietários de imóveis que permanecem residindo nos imóveis disponibilizados passam a contar com hóspedes, que lhes ajudam a se manter ativos, aliviando a solidão, e obtêm uma renda extra, movimentam a economia dos bairros mais distantes, enquanto ajudam a criar uma boa relação dos turistas através da imersão na "Real Life" das cidades. Acho que é uma modernidade que veio pra ficar e considero mais positiva do que prejudicial. Obrigado pelo excelente trabalho de abordagem do vídeo.
O pessoal acha que vive numa "democracia e livre mercado". Ilusão ao cubo! A "indústria" hoteleira chamou seu escravo, o Estado, e mandou tomar providências contra esses "proprietários" que estavam (sem saber) acabando com a fonte de dinheiro deles. Ora, onde já se viu uma audácia dessas? Não pode tirar os hóspedes dos meus hotéis! Ai ai ai! Apesar da piada, quando constatamos que não somos donos nem de nosso próprio peido, o medo toma conta de nós! Parabéns por mais um vídeo excelente!
Mais um vídeo top, com informação precisa e uma nova oportunidade de negócios para mim!!! Não conhecia o Air bnb ......e como tenho uns kitnet alugados, me chamou a atenção o negócio!!!! Vou me informar mais sobre o assunto e ver os prós e contras dele!!! Vai que de repente vc me passou uma nova fonte de renda!!! Mais uma vez obrigado pelos vídeos top, com conteúdos refinados!!!
Eu moro pelo Airbnb desde 2018. Não precisa de fiador, e nem contrato. Daí posso ficar mudando de cidade várias vezes no ano. Já morei em umas 50 casas de 2018 pra cá.
Eu não vivo mais sem o Airbnb, sem dúvidas umas das melhores invenções de todos os tempos. Morei em diferentes cidades, visitei outros países vivendo bem, gastando (relativamente) pouco, com conforto de uma casa. O governo não deve decidir o que o proprietário deve fazer ou não com o imóvel dele!!
@@cfbf96 Nem todo mundo compartilha das suas ideologias. Consciência coletiva é meu @#$& de óculos. Nem os líderes dessas ideologias vivem de acordo com elas, mas o gadinho médio repete essas merdas igual papagaio.
Isso é o maravilhoso livre-mercado, onde o airbnb oferece uma oferta melhor,cujo benefício é direcionado ao consumidor, e inovação e atualização na forma dos serviços. Proteger o mercado imobiliário, nesse caso, é prejudicar o consumidor, cartelizar os imoveis, contribuir para os pesados preços de moradia, como se não bastasse os preços caros para comprar um imóvel. Em suma, o mercado cria solução fácil e barata, e o Estado vem atrapalhar e beneficiar o serviço caro e ineficiente do mercado imobiliário
AIRBNB é o meu HERÓI!! Graças a esse pessoal eu pude conhecer Florianópolis a preços acessíveis. Vai catar rede hoteleira, pousadas entre outros mimizentos.
Muito bom essa matéria e faz muito sentido absolutamente tudo. Eu moro na Austrália e não tem mais casas disponíveis pra todo mundo e uma boa parte dos imóveis são alugados pelo Airbnb. O resultado: famílias que não conseguem alugar casas e alugam pelo aplicativo e acabam pagando mais que o dobro pela ospedagem e ficam pulando de um lugar pra outro. Os que não podem pagar o valor absurdo acaba indo morar dentro do carro com a família. E eu não estou falando de pessoas pobres sem dinheiro não, são pessoas que tem trabalho e condições de pagar aluguel, mas não tem casas para alugar. Eu mesma antes de conseguir comprar minha casa tive que passar dois meses procurando casa para alugar e fui obrigada a oferecer 6 meses de aluguel adiantado e ainda oferecido um valor mais alto, tudo isso pra tentar alugar uma casa e não ficar dentro do carro ou pagamento Airbnb por só Deus sabe quanto tempo.
E incrível como a administração pública atrapalha tudo, e vemos que nas maiores cidades turísticas é notório a aliança hoteleira/prefeitura, porque se a oferta e menor que a procura, quem lucra???? Lógico que sempre são os maiores. Devemos fazer a pergunta que em locais fora do.polo turístico, veja se os proprietários de chalés, sítios e demais reclamam? Assim como andar 2km num táxi e pagar 25 reais aqui cabe o mesmo.
Tudo que novo assusta com o tempo essas normas não vao fazer o menor sentido..pois só tende a crescer a procura por acomodações práticas e sem a regras dos hotéis.
já utilizei Airbnb e foi muito boa experiência, concordo que o setor hoteleiro é muito exigido em questão de custos de pessoal, segurança e impostos entre outros que o hospedeiro residencial não tem. Os hostels são outro tipo de hospedagem semelhante e que tem atraído muito o turista jovem onde encontram preço conveniente com todos os serviços em local central da cidade. O mundo viu que o turismo é uma fonte inesgotável de recursos, então bora viajar!
Eu adorei o tema. Excelente!Contudo acho que precisamos avaliar as características sócio-culturais de cada pais e região antes de julgar as regulamentações impostas pelos governos. Tenho formação e trabalho com planejamento turístico e moro em uma região com muito aluguel de temporada e gostaria de colocar os dois lados. Hoje no condado onde moro há falta de imóveis residenciais acessíveis principalmente a baixa renda. Fato esse causado pelos aluguéis de curto prazo. Já tive vizinhos que tinham aluguel de curto prazo e era sempre um inferno quando você tem gente desrespeitando os vizinhos que precisam trabalhar no dia seguinte e querem descansar. Do ponto de vista profissional eu diria que há um impacto econômico muito positivo sim. Mas o turismo não pode ser fundamentado só em economia, precisa ser sócio-econômico para ter sustentabilidade duradoura e ser benéfico ao longo prazo. Se analisarmos que tudo na vida precisa estar planejado e organizado para saber de onde sair e onde queremos chegar, eu acho que há necessidade sim de regulamentação. Centros históricos, áreas destinadas a exclusividade residencial e propriedades privadas tem que ter autonomia de ditar se é possível ou não fazer short term. Uma regulamentação bem feita pode trazer benefícios para todos. Mas isso depende muito da autonomia cada cidade, região ou pais. O que não dá é para pegar a realidade do Brasil, por ex, e achar que funciona nos EUA ou na Itália porque não vai funcionar mesmo.
A plataforma está transferindo os ganhos da rede hoteleira e do mercado imobiliário para as pessoas comuns. Tanto para o proprietário quanto para o inquilino temporário. Há outras razões, mas as principais são essas. Follow the money. Saúde e paz👍🏼🇧🇷
@@sergionass3244 E o pessoal esquece que plataformas centralizadas acabam moldando a criatividade do criador de conteúdo, sem contar com prazos e/ou formato. Tem uns 2 bilhões de exemplos de freelances de crianção conteúdo que quando foram parar nesses streams pagos acabaram por perder completamente a essência que os fez serem reconhecidos.
Não gostei da conclusão liberalóide mal explicada e muito apressada no final do vídeo. Mas não estou com tempo nem paciência para teclar uma resposta na telinha de celular.
Aqui em Brasília, lá pros anos 90, tinha algo semelhante ao AIRBNB. Os hotéis aqui são muito caros, devido ao público ser empresários e políticos. Muitas pessoas anunciavam no jornal quartos pra curtas hospedagens ao modo de pousada, quando começou a bombar, o Governo proibiu tudo. Aquele Índio Galdino, que ficou famoso pelo trágico incidente, foi vítima disso, pq o dono do imóvel estava dormindo e não ouviu ele chamar, então ele dormiu na rua e aconteceu o que aconteceu.
@@ArturVarejao mas a diferença é q nesses casos são cartéis q pagam políticos para fazer as leis de acordo com os interesses de cada um q pagar mais ou tiver mais poder
@@iguinjapa652 vc acha que airbnb não tem poder? Airbnb já vale mais que Hilton, Hyatt e Marriot juntos. O que existe aí é uma demanda popular em diversos países, principalmente na Europa indicando que o custo de vida aumentou muito nesses lugares por causa do Airbnb.
em Ilhabela/SP teve essa choradeira por parte das pousadas/hotéis da cidade e pra variar a prefeitura quis encher dos proprietários que colocam suas casas no AirBnB!!!
Deveria ter mais Airbnb em Ilhabela. Pois os hotéis são de pessima qualidade. Não somente os hotéis, os Airbnb também, muitas casas de Airbnb são invadidas por bandidos enquanto há turistas nas casas. Ilhabela lugar lindo, porém muito fraco em urbanização e cuidados básicos para uma ilha
Eu fui síndico de um prédio, essas locações temporárias são péssimas, pros condomínios. Os locatários não tem o menor comprometimento com o uso das áreas comuns, a água é rateada, nesse condomínio e os locatários desperdiçam água direto, outro fator muito importante é o comprometimento da segurança do prédio, pois um desses locatários temporários, pode ser um criminoso, que está lá, pra ver o que tem de valor, quem tem uma situação financeira melhor e depois "passar o serviço" pros seus cúmplices. Tivemos um problema sério, com um aluguel pra uma empresa, tinham dias, que vinham umas 15 pessoas, numa Kombi e nosso consumo de água disparava. Esse tipo de aluguel temporário deveria ser restrito à casas, fora de condomínios fechados, imóveis totalmente independentes.
Muito obrigado pelo seu comentário. Não sabia desse outro lado da história. Nos EUA teve casos de roubarem os apartamentos que eram locados e outros casos de vândalos em alguns prédios. Li um caso de uma pessoa que teve todo o imóvel vandalizado com essas locações.
@@sulricardo1983 Nos prédios novos, sim, mas esse prédio tem 60 anos, o consumo de água é rateado pelos moradores. Na época, fiz um orçamento, pra colocar medidores independentes e ficou um valor absurdamente alto. Apresentei o valor, numa Assembleia e os moradores rejeitaram.
Uma maneira de evitar esses problemas em condomínios, é o locatário assinar um contrato se comprometendo a seguir as regras do condomínio, e se descumpri-las pagará uma multa. Pra tudo há uma solução, não precisa de estado pra tentar resolver tudo
@@violaoxyz bom se já havia regras explícitas contra sublocação, aí é outra história. Além disso, gente estranha em condomínio sempre haverá, ou as pessoas não podem receber visitas tbm? Inclusive, gente estranha é um conceito muito genérico, oq seria gente estranha pra vc? Se eu te encontrasse no meu condomínio visitando algum vizinho meu, e por um motivo qualquer eu não fosse com a sua cara, eu teria o direito de te expulsar?
06:48 esse é um dos maiores problemas que afeta a população local, o preço dos aluguéis, isso piora quando você faz uma busca em cidades que tem maior visitação turística
Amei o conteúdo. Já usei essa modalidade de hospedagem em Brasília e São José do Rio preto. Participo de um grupo de viagem e tô vendo relatos de muitos problemas. De proprietários desonestos a usuários pilantras. Não sei se em algum país já existe Leis que protejam as duas partes. Aqui no Brasil é complicado. Recorrer ao Direito do consumidor é temerário pq é uma relação de consumo informal. E outro ponto que já percebi é que não só o governo/Estado atrapalha, mas o momento político atual tbm. E muito. O que os proprietários tem percebido é que com a falência das LEIS QUE PUNEM a maioria dos crimes hoje no país, os MALAS já estão se valendo disso pra cometer crimes e ficarem ILESOS. Exemplo, um proprietário foi vítima de furto e baderna e até ameaça física feitos no seu imóvel. Qdo foi pra delegacia fazer um BO, saiu de lá acusado de CRIME DE RACISMO e XENOFOBIA. Os inquilinos era um casal de negros do nordeste.
O airbnb simplesmente aumenta a demanda pra uma oferta x, como imóveis se torna um investimento muito mais atrativo a tendência é que se aumente o investimento em construções de novos imóveis para suprir essa demanda ao longo do tempo,isso é extremamente bom pq enriquece a cidade e os moradores dela,tirando que também ajuda o turista/pessoa que só procura uma casa por curto período.Nenhum político/burocrata tem habilidade de conseguir controlar a oferta x demanda com uma canetada,isso com certeza é o lobby da indústria de hotéis e motéis querendo voltar a ser como era antes.
Para todo mundo menos o povo é bom, pois o proprietário pode escolher como alugar, o governo elevar os impostos, o turista abastado ficar só uns 2 dias, já quando chega o pobre para ficar anual, esse leva o prejuízo pela redução de opções e aumento do preço.
Em vez desses negócios mais tradicionais se atualizarem e acompanharem o avanço da tecnologia e sociedade, eles preferem sufocar qualquer nova ideia que atrapalhe seus lucros.
Já usei muitas vezes! Adoro! Agora estou preparando um quarto com banheira e uma vista maravilhosa para locação! Vou virar fornecedora e usuária hahaha
Já houve notícias de alguns motéis e hotéis fazendo isso também. Felizmente, tanto para casas de temporada quanto para hotéis, essas histórias de terror são uma pequena minoria.
eu fiquei várias e várias vezes em airbnb, a primeira vez que fiquei, foi num quarto compartilhado com uma morada, eu digo que foi uma experiência muito boa e toda vez que vou fazer um concurso numa cidade, dou preferencia para airbnb, por questão de preço... agora estou construindo na praia e vou colocar no airbnb para ganhar uns trocados...
Absurdo, o cidadão compra um imóvel, paga todos os impostos e depois não pode fazer o que quer com ele? Ora, esse AIRBNB é um sinal da evolução humana e essas autoridades que são contrárias à esse modelo de negócio são completamente retrógrados e nocivos ao progresso da humanidade.
por incrível de pareça, o setor hoteleiro foi o menos afetado pela airbnb, quem mais sofreu foram os pequenos hoteis. A grandes redes até estão ganhando mais com o airbnb pois se adaptaram ao modelo
Nao curto Airbnb…. Já ouvi casos estranhos, mas em minha última viagem, em um dos países (Escocia - em Edimburgo) aluguei um apartamento e posso dizer que foi uma uma experiência incrível… sistema organizado, sem chave.. tudo com código, bem mobiliado, bonito, janelas, boa localização, com vista, lugar próximo para deixar bagagem antes do check in e pós checkout. Valeu muito e ainda saiu mais barato que ficar em hotel. Amei e pretendo fazer esse esquema novamente, mas dessa forma que fiz e não utilizando Airbnb.
Claro que tem que haver regularização e fiscalização. Até pq, existem muitas partes envolvidas além do proprietário e do locatário. Por exemplo, moro em um bairro turístico na cidade do Rio de janeiro. Alguns proprietários em feriados e eventos alocam seu imóvel,, todavia esses imóveis geralmente estão dentro de um condomínio e esse tipo de locação muitas vezes causam problemas para os outros moradores. Então a questão se torna muito mais abrangente.
A conclusão foi cirurgica! Eu minha namorada entramos pro ramo de airbnb no ano passado, alugando nosso quarto. Hoje, estamos com 8 apartamentos, com reservas todo santo dia. É super trabalhoso, mas é um ramo novo que tá crescendo.
@@lukinha.anotai Oi mongolinho da administração, se for tão claro e coeso como escreveu no seu comentário deve ser uma excelente administrador a pessoa pergunta um valor e vc diz que vai chover kkkk , "comecei alugando quarto hoje estamos com 8 ap" só comprovou o que disse assalariado que pensa que é patrão e defende milionários só falta dizer agora que empreendedor no uber, motorista parceiro o pobre gosta de ser explorado né kk caio na mosca cara kkkk
@@maxx7934 caraio mano, não consegui entender bulhufas do que vc disse kkkkkkkkkkk mas se o que tentou dizer foi desmerecer algo que eu falei, tá perdendo o tempo, pq o que eu disse foi só o que o Thales falou no vídeo. atualmente o airbnb tá dominando e muitas pessoas estão ingressando nesse ramo e eu comecei com pouco e hoje estou crescendo bastante. só isso! não precisa de confusão.
Esse vídeo se aplica muito bem no exterior, q os imóveis são Imobiliádos na maioria das vezes, ai afeta o mercado de aluguel. Mas no Brasil só uma pequena parte é mobiliado e esses ficariam no Airbnb, ou seja, tem mercado para tudo aqui. Os impactos são menores...
Vídeo excelente... Mas fiquei com uma dúvida no final. Você falou que se os aluguéis estão ficando muito caros, talvez signifique que a pessoa não deveria morar ali... Me questionei sobre "morar aonde então"? Pensando na quantidade de pessoas que se encontram nesses locais
exato, porque nesses locais existem trabalhadores, se os trabalhadores sairem por causa de menos moradias, a cidade irá parar de funcionar, afugentando os próprios turistas
Eu acho esse aluguel de curto prazo excelente!!! Vamos supor que você quer mudar de cidade, de estado, vai entrar num aluguel de longo prazo, com um monte de burocracia para conseguir e no final a cidade não era o que imaginava e teve que ficar preso por um contrato longo de dois anos. Um aluguel de seis meses é o suficiente para você sentir como funciona a cidade, se vale a pena ficar, alugar por um longo prazo ou até mesmo comprar um imóvel na região!
Parabéns pelo conteúdo. Suponho que os apartamentos NR (não-residenciais) - tornados obrigatórios em empreendimentos de determinados bairros de São Paulo - tenha a ver com regulamentação municipal para estadia curta. Sugiro uma investigação desse fenômeno aqui da minha cidade como um tema de minidoc. Sucesso!
mas se o aluguel aumenta por conta do airbnb, como ficam os trabalhadores dessas cidades turísticas? o airbnb é bom para quem quer viajar, mas para quem mora é uma opção mais cara que um aluguel. então acaba restando duas opções para essas pessoas: pagar um absurdo num aluguel ou sair, mas se os trabalhadores saírem, a cidade para. onde esses turistas vão comer, comprar etc se os trabalhadores dessas áreas forem embora? isso acabará afugentando os próprios turistas da cidade.
@@rober7620 se auto regula como? todos q tem moradias disponíveis em cidades turísticas vão preferir alugar no airbnb, pois sempre haverá demanda para o mesmo. airbnb é mais barato q hotel mas mais caro q um aluguel comum, então ninguém mais vai querer alugar da forma comum sabendo disso, afetando assim o preço dos imóveis
@@raposacarol3614 Livre mercado. Se o preço está alto é porque alguem quer pagar por ele, todo mundo quer ir a NY por exemplo, até o ponto em que o preço é tão alto que a procura vai diminuindo naturalmente pois não se torna tão atrativo visto que podem ter outros lugares interessantes também a um preço muito menor. E sobre os moradores locais, seus imóveis iriam valorizar muito, podem vender e ir morar com muito mais conforto em cidades com preços menores. Ah, mas e os trabalhadores locais pra atender os turistas...Bom, se os turistas ricos quiserem ser atendidos, vão ter que pagar bem pelos serviços locais, visto que o custo de vida lá é alto. Caso a conta não fechar, reverte-se o processo e o custo dos alugueis começam a baixar porque o atendimento local não é muito bom. A oferta e a demanda vão se ajeitando naturalmente, esse é o livre mercado. A visão é bem maior que enxergar o primeiro problema e querer criar uma lei pra resolver.
O que eu sempre faço é reservar hotéis pelo booking sem pagamento adiantado e na hora da chegada na rua do hotel eu ligo perguntando o preço. Já tive a oportunidade de economizar 35reais pagando por fora do booking e as vezes o booking compensa mais
Muito errado usar a plataforma e fazer por fora. Primeiro que o Airbnb faz por merecer a comissão que cobra. Segundo que reserva de balcão vc não tem como reclamar. Os chineses se valem destas reservas para entrar no país e nunca aparecem. Isto é má fé.
Moras no Brasil e alugas um quarto de hotel em Londres, para 3 dias. Quando chegas, vês que a hospedagem não é o que pensavas, mas já pagaste! E agora, quem te ajuda? Se apresentares queixa nas autoridades, acabam as férias e ainda nada está resolvido e depois terás que fazer chamadas telefónicas internacionais, o que é caríssimo ou perdes o dinheiro. Por esse motivo, é muito bom alugar com a Booking. Se houver um problema, eles resolvem o problema e dependendo do caso, ainda expulsam o profissional da plataforma.
Gosto da plataforma, acho a idéia interessante, e acho a restrição por parte dos governos muito autoritária! Os proprietários é que devem decidir o que fazer com seus imóveis, se tem demanda, é livre mercado!!!
Cada lugar tem sua economia. Já me hospedei pelo AirBnB 2x em estadias prolongadas porque precisava de acesso à uma cozinha. Mas acho que é nocivo sim. Turistas em bairros residenciais muitas vezes causam problemas. Onde moro tem um bocado de gente indo morar em trailer porque o dono da casa transformou em AirBnB e os aluguéis quadruplicaram de preço. Muita gente com empregos normais precisando morar na rua. E por causa disso hoje AirBnBs estão mais caros que hotéis. Parece muito lindo para proprietários, mas não adianta forçar uma demanda que não existe.
O Tribunal INTERVEIO, Tales, que é como se conjuga esse verbo. Seus vídeos são maravilhosos e bem-redigidos, e o bom português vai agregar muito valor a eles.
👁️🗨️ Aula Grátis - O Mecanismo Oculto: site.canalelementar.com.br/mecanismo-oculto?src=yt-efeito-airbnb&
Excelente vídeo!
Fale sobre o fim das grandes livrarias.
Faz um vídeo sobre a falência da Viação Itapemirim 2022 que foi considerada uma das maiores empresas do mundo que inclusive fabricava seus próprios ônibus aqui no Brasil.
Se não fizer já sabe aguarde processo!
@@Peter_de_sunguinha tá em produção, fica ligado aí e já ativa o sininho😆
Quando clico em "Acessar aula", nada acontece. Nenhuma mensagem é enviada ao meu email, o link do botão está quebrado.
@@Elementar Obrigado!
Faz duas semanas que fui para gramado e, como qualquer um, pesquisei pousadas para permanecer uns dias.
1° opção: um chalé apertado de uma rede hoteleira com café da manhã incluso, internet e afins, R$ 680 a diária
2° opção: uma casa de sítio com piscina, 2 quartos, 2 camas de casal, internet e afins, R$ 270 a diária
Meu amigo, quem é louco de escolher a 1° opção? Pau no __ dessas redes hoteleiras
Coloca o link, pois só vejo casas absurdamente mais caras que os hotéis
Por anos aluguei 2 casas por contrato anual só para ver os inquilinos destruírem os imóveis. Um chegou a plantar maconha. Se puder só alugo temporário agora
Nao confio mais em hotel e nem em lugar nenhum.. clientes encontrando cameras ocultas...
Exato sempre 2 . Pagar caro as vezes tratar maus
tem várias pessoas q não tão nem ai pro custo, vão na primeira opção, tem público para tudo
Eu vejo um padrão nessas ideias disruptivas: alguma indústria grande e poderosa é incomodada com essas start-ups, e elas fazem de tudo pra destruí-la, em vez de aprimorar seu próprio serviço
Vide Taxi, Hotel, TV a cabo, dentre outros
A única indústria que vi se melhorar (mesmo que persiga as outras opções) são o streaming de filmes e música
@@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 melhorar?? Existe um monte de servicos de streaming, tudo custa dinheiro e no fim tu paga paga e nao eh dono de nada... Sem falar na 'lacracao woke' que o netflix anda.
Sempre foi assim e será assim. É o mundo dos negócios.
exato
Já fui host do Airbnb. Eu aluguei minha casa de praia algumas vezes e o caseiro fazia o check in e check out do hóspede. Foi tudo muito bem, até que um pessoal de fora do Brasil (não vou citar o país, mas é América do Sul) alugou minha casa e uma outra dentro do mesmo condomínio. Eu oferecia minha casa para até 6 pessoas, mas como o resto deles estava em outra casa (em que o aquecimento estava quebrado), mais de 10 pessoas acabaram ficando na minha casa tomando banho etc. (soube disso pelos vizinhos) Saíram um dia antes do combinado. Quando fui ver minha casa, ela estava destruída.... Tive que gastar tudo o que eu tinha ganho com os aluguéis para recuperá-la. Tentei reclamar com o Airbnb e, na época (se não me engano foi em 2017 ou 18), disseram que não poderiam fazer nada porque eu não tinha feito a vistoria antes dos hóspedes sairem. Tentei explicar que eles tinham saído antes do prazo e a resposta foi a mesma: "não podemos fazer nada". Pra vcs terem uma ideia: quebraram espelhos, mancharam o sofá com vinho, mancharam os colchões, encardiram o piso da casa inteira, sujaram as paredes e até o lustre do quarto foi quebrado. Fiquei tão triste que vendi a casa.
é por isso que eu nao ofereco muita coisa, nem sofá: só wifi, cama, cadeira e banheiro. Desse jeito só aluga quem realmente precisa de um lugar pra jeitar, nao pra fazer coisa doida.
Mesmo se não tivesse nada so as paredes eles ainda destruiriam ... Gente com o cão no couro é fd
Os famosos cupim de ferro.
O Airbnb mudou muito. Está ótimo em 2023.
Não é mais assim. Se o hóspede quebrar algo, ele paga.
"A visão do governo sobre economia pode ser resumida em frases curtas: se a coisa se move, taxe-a; se continuar em movimento, regule-a; se ela parar de se mover, subsidie-a." - Ronald Reagan
Realmente cada proprietário, deve poder fazer o que bem entende com sua casa! Lógico que os governos irão querer uma fatia disso. Tudo se resume a dinheiro!
Comentário perfeito.
Visão foda.
sabe muito
Poxa, pessoal. Vocês não viram todo os argumentos dos problemas que o app trazem? Eu sou usuário do serviço, mas depois do vídeo percebi os problemas que ela traz.
Eu vivo de meu trabalho e de alugueis desde 2005. Quando surgiu o Airbnb fiz logo meu perfil, em 2009 e comecei a receber somente em 2011 porque tive de finalizar os contratos de longo período. Tive altos e baixos, ganhei dinheiro e perdi a paciência e a privacidade porque moro hoje numa casa com 4 quartos de aluguel do Airbnb, mas se não fosse issso teria morrido de fome. Já fiquei desempregado algumas vezes nestes anos e quem me salvou foram as hospedagens. Durante a pandemia fiquei quase 2 anos sem receber ninguém devido aos riscos, mas retornei em 2022 e até hoje estou me mantendo com 60% da minha renda vinda por hospedagem do Airbnb. Tem uma maioria de hóspedes bons e ótimos, mas os ruins que são uns 5% acabam com a paciencia e a vida da gente. Já fui parar em delegacia de polícia algumas vezes porque deram problemas imensos, mas no final, o site acabava sempre dando razão aos porcos estúpidos que desrespeitam as regras e a nossa casa. Desde ano passado comecei a fazer TOLERANCIA ZERO. O hóspede erra um pingo, ligo pro site e cancelo. Não dá pra facilitar. Mas de qualquer forma, ainda é minha salvação porque nessa cidade do Rio de Janeiro, os hoteis cobram fortunas por diárias e eu faço o preço justo. E como tudo na vida, tem um lado bom e um lado ruim, basta aprender a administrar e aguentar os aborrecimentos, que são poucos no final da conta.
é verdade.
Uma pena que tem pessoas sem noção, a plataforma podia tb tratar melhor os donos das casas, nem sempre o cliente tem a razão, tem que ver ambos os lados. Mas bacana que tem conseguido completar a renda desta forma.
O que seria um pingo?
@@jabrazil416 qualquer coisa que fuja ou descumpra as regras que temos no nosso anúncio.
Quais eram os tipos de coisas que os hóspedes faziam?
Fui para Cascavel Paraná, passei 4 dias com minha fílha em uma casa maravilhosa e saiu bem mais em conta do que um hotel. para mim o Airbnb é um herói!
Hoje em dia nem sempre o airbnb é mais em conta que hotéis. Passei um mês viajando no final do ano passado e muitas vezes hotéis baratos foram a melhor opção.
Esse é a essência do livre mercado, concorrência competindo preços
Tiveram que baixar os preços pra poder competir
Concordo, antigamente era viável hoje muitas das vezes custa mais que uma diária de hotel e não oferece nada além de um espaço para dormir. E digo mais, nem sempre o local é como nas fotos. Cito como exemplo uma locação feita por mim na cidade de Trindade Goiânia, quando cheguei lá a casa esta um horror ,não tinha TV nem internet conforme descrito no anuncio, não foi um experiência boa não.
Exato! ja usei muito Airbnb mas hoje em dia fico mais em hotel pq os preços equalizaram( no geral o preco do airbnb subiu ) ..... mas a concorrencia é sempre boa.... o mesmo vale para carros de aplicativo, o taxi ja ta voltando a ficar atrativo
Pra ir sozinho ok, mas ora dois ou mais é airbnb e já era.
Apesar de eu ser auditor hoteleiro, não vejo o Airbnb como uma ameaça para os hotéis, eu utilizo o serviço desde 2017 com minha esposa e até já reservei um apê na minha cidade para meus pais e irmâ (ficou 20% do valor da diária do hotel de rede na cidade) é uma questão de custo benefício bem claro pra mim, sem contar que os serviços que um hotel pode oferecer são diferenciais, nem todo perfil de pessoa vai se adaptar em ficar em um Airbnb, Exemplo: Pessoas classe A e B acostumados com serviços exclusivos, problemas que são resolvidos prontamente, pessoas mais idosas, grupos grandes de empresa ou excursões e etc...assim como um casal que esta em uma grande cidade e não tá com muita grana e quer se virar sozinho em uma cidade vai conseguir se hospedar sem se sacrificar financeiramente (caso meu e da minha esposa por um tempo) ....sem contar que o Airbnb vai estar onde grandes redes hoteleiras não tem interesse em investir, não faz sentido essa briga hotéis X Airbnb, pras mim faz menos sentido ainda que a briga Uber X táxi.....Essas revoluções transformam qualquer pessoa em um viajante em potencial, isso é ótimo!
Comentário mais coerente de todos!
Eu alugo a minha casa no Arbnb. Acho o público diferente. 90% são famílias que viajam com mais de 3 ou 4 pessoas. Tive uma hospedagem de uma família que ficou 20 dias. Eles saíram se sentindo “moradores” do local. É uma experiência diferente. Agora para um casal me parece que um hotel seja melhor pelas comodidades. Mas para famílias o Arbnb é sem comparação.
Passei um período grande morando temporariamente no exterior acompanhando minha esposa que estava fazendo um mestrado, neste meio tempo nosso apartamento em São Paulo - Brasil localizado em uma região nobre da cidade ao lado do metro iria ficar vago, todavia eu teria de continuar pagando despesas de condomínio e impostos municipais, os quais são bem caros. Resolvemos contratar uma empresa que administra imóveis via Airbnb e tivemos bons resultados pois conseguimos pagar as despesas do apartamento como m a locação do imóvel via Airbnb. Acho que é uma ideia nova do século XXI assim como o Uber que vieram para dar acesso as pessoas por serviços que antes não podiam usufruir pelo custo alto que tinham. É lógico que tivemos pequenos dissabores como pequenos eletrodomésticos danificados, etc. mas nada que não pudéssemos repor, valeu a pena.
Acho um absurdo o governo dizer o que eu devo ou não devo fazer com o meu imóvel. Ralei muito para compra-lo, inclusive pagando taxas e impostos abusivos e que não me retornam em nenhum benefício.
Lobby hoteleiro e imobiliário sobre os governadores simples assim
Welcome to comunism
O estado é um câncer.
Continue pagando seus impostos, muuu 🐂🐂🐂
@@saulo1791 profundo!
Acho que isso também se aplica para o aumento dos valores dos carros. Por exemplo a localiza que compra todo um estoque da VW para colocar pra alugar, diminuindo a oferta. Assim eles conseguem encarecer os automóveis que torna o aluguel mais vantajoso. Ou seja eles querem crescer sempre. Compram com desconto por ser empresa, alugam e depois de fazer manutenções simples, colocam no mercado de usados, também inflacionado. Ou seja, lucra na compra, no aluguel, na revenda. Ainda fazem o financiamento e lucram no juros. Brasil , não é para amadores. Só um pensamento galera. Abraços
Exatamente. Estou vendendo meu carro, colocarei a grana em aplicação, e irei fazer um plano de assinatura de automóvel, com opção de compra no final do período. Ficarei nesse ciclo até onde for vantajoso!
Excelente reflexão!
Exatamente, os caras tão ai achando que a culpa é do estado e na verdade a culpa é exatamente do "livre mercado"
Grandes corporações estão comprando quase todas as casas e transformando elas em airbnbs.
Agora tendo monopolio do mercado eles podem cobrar o que quiser.
@@dasilvadev Ainda bem que você colocou livre mercado entre aspas, quando existem poucas empresas em um ramo interessante em um país que tem facilmente o tamanho de um continente que nem o Brasil, não dá para chamar isso de livre mercado. Carro é caro aqui por causa do custo Brasil e do dólar. Não tem como surgir facilmente novas locadoras de carro para aluguel por causa das burocracias brasileiras, o mesmo ocorre com casas.
O estado tem sim sua parcela de culpa.
@@dasilvadev 🤦♂️
Quando usei o AIRBnB para viajar para o litoral, 7 dias de estadia ficaram no preço de 3 dias no hotel mais barato da cidade. A rede hoteleira é cara e nem sempre oferece um bom serviço, portanto, que segurem a bronca.
Ruim que n tem café da manhã!
@@tantofaz2456 A economia relacionada aos demais dias garante dinheiro suficiente para o restante dos gastos!
@@tantofaz2456 mas em compensação, a economia da pra tomar café numa panificadora, almoçar, e de quebra, jantar próximo ao mar.
Tanto o cliente como o vendedor estão felizes com esse negocio, os únicos que estão insatisfeitos são os milionários donos de hotéis, é igual o caso dos taxistas fazendo de tudo para destruir o uber para manter o monopólio ou como os politicos donos das empresas de transporte de onibus querendo destruir o Buser, sempre aparece alguma "pesquisa" ou "lado negativo" quando esses monopólios são ameaçados
Creio que funcionários de hotéis, motoristas de frota de táxi e ônibus estão preocupadíssimos com seus empregos. Nunca esqueça que por detrás dessas empresas a uma rede de trabalhadores. O Airbnb é bom pra quem quer uma renda extra,mas pode sim acabar com um setor inteiro de vagas de trabalho.
queria muito que o buser chegasse a belem, mas devido as burrocracias regionais é muito dificil
@@rosepereira8020 E quem disse que eles sofrerão? No máximo em 1 ou 2 meses antes mesmo que o seguro acabe eles encontrarão outro emprego na mesma area, afinal a DEMANDA não diminuiu mais sim que o FORNECEDOR aumentou, em vez disso graças a ficar mais barato por ter que pagar menos impostos junto com o fato que o empregado pode ter mais opções para escolher o salario vinculados a esses serviços aumentaram, os únicos que irão perder são os magnatas e seus amigos politicos, nao é atoa que sempre aparece uma lei pra barrar tais alternativas, ou voce realmente acha que os politicos estao realmente preocupados com esses funcionarios?
@@Odorico02 vao conseguir emprego nessa area aonde filho, se o hotel fecha por falta de cliente, qual vai ser o outro hotel que vai contratar a pessoa? se o airBNB nao precisa contratar ninguem da area de hotelaria, pelo amor que logica falha.... sem contar que oque o airbnb faz de mal é hiperinflacionar o valor dos alugueis em areas minimamente turisticas, afetando a populaçao local, ou seja todo mundo que mora de aluguel, ou que quer comprar/financiar uma casa/apartamento vai ter que pagar X vezes mais por causa desse efeito. viaja pra caralho se acha que empresa que fali vai pagar 6 meses de salario pra empregado kkkkkkkkk isso ai sao anos na justiça.
@@Odorico02 Opinião pueril, indicando que você não conhece nada. Calado você até parecia inteligente.
Em tempo : é a toa. Atoa tem outro significado. Corrige teu comentário.
Fui dos primeiros a utilizar o AIRBNB e sempre me foi muito gratificante, a experiência é muito diferente, a interação com os proprietários e com a vizinhança, os locais inusitados que se acaba conhecendo, bares, passeios, restaurantes, festas, amizades, etc...além de ser muito mais econômico e prazeroso.
Acontece que se você elevar os efeitos do AirBnb ao extremo, o próprio conceito que a plataforma busca vender (de experimentar viver como um local) é autoprejudicado. Ou você acha que iria conseguir viver um experiência local em um bairro ou região onde há mais imóveis alugados por AirBnb que ocupados pela população?
Nossa que video bom. Mes passado eu aluguei um AIRBNB, estava procurando um Hotel pra ficar em SP, ai duas amigas indicaram procurar um AIRBNB, achei um quarto há 2km do evento que vou em Março, com ótimas avaliações e preço bom por 3 noites.
Parabéns pelo conteúdo, não perco um vídeo hehe
Matéria mais que necessária e que nos faz ver e pensar o quanto o monopólio se incomoda com as mudanças. Sucesso a todos 😉
É claro que grandes corporações e políticos sempre vão odiar quando as pessoas negociam umas com as outras
Fiquei em um AIRBNB em Lisboa a anos atrás e nem tinha ideia que ele ia virar uma pedra no sapato dos hotéis
E de quem precisa de viver em Lisboa para trabalhar.... O alojamento local (airbnb) espartilhou a oferta de casas para moradia: é impossível viver em Lisboa , em uma casa so sua, por menos de 1200 euros!
O problema é que logo aparece algum político ligado ao ramo hoteleiro pra dizer que a sociedade não pode fazer esse tipo de negócio e vai querer usar a força do estado pra proibir tudo isso.
Ja apareceu...
sim se estiver prejudicando a sociedade sim
@@maxx7934 Sabe o que "prejudicava a sociedade" na Alemanha de 1939?
@@maxx7934 o bigodinho alemão dizia a mesma coisa, só q contra os judeus
@@iguinjapa652 tá sabendo legal.. nazismo é de esquerda tbm né .............. o gado não toma vergonha kkk
Antes do Airbnb já havia o Homelidays, com o mesmo conceito. A primeira vez que o usei foi em 2009, numa estadia de dez dias em Florença. A ideia é muito boa, mas tem um grande inconveniente, que é tornar impossível alguém com uma renda média viver numa cidade turística, pois os inquilinos preferem alugar a turistas do que a residentes.
Tua conclusão foi a mais certeira! O dono é quem decide o que fazer com aquilo que é seu por direito.
Isto APENAS em verdadeiras Democracias... Em DITADURAS e Estados Mafiosos quem manda é o Estado Fascista e o cidadão não é dono de NADA!!
Claro nos fazemos o que quiser com minha casa
Totalmente errado.
O problema é que na maioria das vezes o dono são grandes corporações que usam do cheat de dinheiro para comprar inumeras casas e ter monopolio do mercado local.
Assim podendo cobrar o valor que quiserem.
@@dasilvadev O que não é o caso, na maioria das vezes. E mesmo que seja, as casas continuam sendo das "grandes corporações" e eles deveriam ter o direito de fazer o que quiser com o seu imóvel.
@@gustavorosads É o caso na maioria das vezes sim.
Esse que é o problema de se informar com um video e achar que sabe todo o assunto...
No canada mesmo estão tentando bloquear empresas estrangeiras de comprar casas, por exemplo, tinham conglomerados chineses comprando quase bairros inteiros.
Você é a favor de que um chines compre seu bairro todo e tire sua oportunidade de ter uma casa propria só para encher o bolso do china que no final não vai trazer beneficio nenhum para seu bairro?
Um dos melhores canais do UA-cam Elementar, informações sérias, imparciais sem viés político nenhum e com uma qualidade estratosférica! sensacional na boa.
Só passei a viajar com minha família a partir do momento do surgimento da plataforma. Antes as Pousadas e Hotéis eram inviáveis. Sou adepto principalmente pela forma como podemos escolher a nossa estadia, alimentação, etc.
Eu moro na França desde o fim de 2018 é só estou aqui até hoje graças a o Airbnb foi por essa plataforma que aluguei um quarto e me tornei parte de uma família de franceses que até hoje não me deixam mais sair de perto deles eles compraram uma casa maior e fizerem um quarto exclusivamente pra mim com tudo a minha escolha então minha experiência com o Airbnb é melhor que eu perderia imaginar que seria 😊 obrigado pelos vídeos curto muito seu canal e a forma clara como aborda temas tão importantes pra nossa sociedade e vida cotidiana 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mas sua história é uma exceção. Você os conheceu e se tornou amigo, mas nesse caso o Airbnb foi só uma coincidência pela qual os conheceu.
Caramba, puta sorte !
Já falava francês ?
Resumindo: O AirBnb é a "Uberização" da hospedagem.
Bem colocado
Ambos muito bem vindos
Acho que é ao contrario rsrs
Mas quem aluga ganha bem viu
Eu alugo no Arbnb. Comprei a casa só para isso. Estou podendo pagar o financiamento só com a hospedagem.
É incrível como o estado é tão bom em fazer tanta besteira
Impressionante não é? Não aguento mais tanta merda
e o detalhe é que falam que é para o seu bem, mas no final querem mai$
Não é besteira, é maldade mesmo. O Estado só existe pra ferrar as pessoas
@@tuliothales81 somos dois tá cada dia mais complicado até aqui na Europa tá Foda o custo de um aluguel
O nome certo é Ditadura Comunista!
"Se o preço dos imóveis para o locador está ficando muito alto por conta disso é um sinal de que ele não deveria morar ali". Pensamento show de bola (SQN)
Se ele, com "locador", quis dizer locatário, ou seja, inquilino, expôs um pensamento profundamente elitista e justificador da desigualdade social aprofundada pela gentrificação.
Que o poder público construa mais pontes e viadutos para as pessoas morarem
é um pensamento bem triste mesmo. o vídeo estava indo tao bem e acaba péssimo.
Ou paga eu se muda. Quando a realidade muda, eh preciso se adequar a nova realidade.
@@pontoancora, igualzinho à selva, não é mesmo? Que mundo mais justo o capitalismo liberal está formando, onde dinheiro vem antes da dignidade. Ou paga ou vai morar na rua, como tantos fazem, inclusive nos Estados Unidos.
estive em SP , no mês passado, e fiquei assustada com os preços dos aluguéis dos imóveis. Eu não estava entendendo, afinal os salários baixaram em muitas profissões e tem muita gente desempregada. Mas, realmente faz sentido, este tipo de locação curta em grandes cidades com certeza aumenta o valor do aluguéis, principalmente nos bairros mais boêmios,
São Paulo e outras grandes cidades são realidades paralelas que ninguém entende muito bem o que se passa nelas 😂
Faz um vídeo sobre a falência da Viação Itapemirim 2022 que foi considerada uma das maiores empresas do mundo que inclusive fabricava seus próprios ônibus aqui no Brasil.
Se não fizer já sabe aguarde processo!
Spoiler: o dono ficou velho e os filhos n souberam administrar
Pois é, o mito da competência da iniciativa privada. Se fosse um país tinha entrado em colapso
Realmente é surreal vc ser dono do imóvel e o estado dizer oq vc pode fazer ou não com oq é seu. Pior é alguém defender essa mão pesada do estado.
Eu gosto do canal e da proposta, adoro ficar ouvindo os vídeos, sabendo que trata sobre o básico do básico sobre o assunto.
Dado o comentário final do vídeo e alguns comentários aqui embaixo, me sinto na necessidade de escrever, inclusive como alguém que já estudou isso.
Quando você compra um imóvel, ou qualquer outra coisa, isso não te torna absoluto sobre essa coisa. Terrenos tem regras, se pode construir tanto, fazer tais coisas, cobrir tal área, tudo isso com propósito técnico, afinal, se muita gente usa mal a própria propriedade, as consequências são terríveis. Ex:
Zonas inteiramente impermeabilizadas, sendo que as legislações proíbem impermeabilizar 100% de um terreno na maioria dos casos. Consequência, inundações de vales em momentos de chuvas torrenciais, alta incidência de doenças respiratórias durante tempo seco, estiagem, desabastecimento de água potável, invibilização de problemas de solo que aparecem de surpresa, como rompimento de crateras... isso acontece muito em São Paulo, vide Zona Leste.
Tudo isso pela falta de contato do solo, ou seja, parece uma regra boba que qualquer “reizinho” do imóvel se acha no direito de ignorar. Eu trouxe porque é uma, de dezenas de regras que se tem ao adquirir um imóvel, fora que possuir qualquer coisa está sujeito a leis.
No caso de locações temporárias, não regulamentar passa por cima de valores culturais de pessoas que moram e tem história familiar num bairro, ou mesmo étnico-racial. Se minimiza o esforço que pode ter sido comprar, e manter, aquele imóvel antes do processo de gentrificação, que não, não se resume ao que o vídeo disse.
O problema social do acesso a zonas de qualidade é profundo e parte de uma contradição na lógica do capitalismo: ao invés de investir em zonas com infraestrutura, geralmente colocadas pelo poder público através de arrecadação, investidores procuram áreas além da periferia, nem urbanizadas, as vezes, até ilegais, onde os terrenos são mais baratos. Ou seja, o acesso a infraestrutura que nós pagamos fica inviável, por culpa dos técnicos do governo? não... pela procura por uma margem de lucro maior...
Estou colocando isso, não apenas porque discordo de não regulamentar e da ideia de que se é livre em absoluto nas propriedades que se possui, mas porque a afirmação de tais ideias se tornou banal e um apelo superficial, como se fosse uma discussão simples com uma solução simples.
A conclusão do vídeo sintetizou o que eu estava pensando. Para mim o Airbnb é uma opção maravilhosa, quando vou ficar 3 ou mais diss em algum lugar eu escolho essa modalidade, pq geralmente posso ficar melhor localizado em um AP ou um estúdio e com muito mais conforto que um hotel entregaria pelo mesmo preço.
Excelente video. E não só nos EUA isso acontece. Moro num prédio novo aqui no centro de SP capital, o predio tem mais de 40% de inquilinos via Airbnb. No meu andar mesmo, só tem eu e uma vizinha fixa, todos os outros 8 apartamentos sao de pessoas q alugam via Airbnb.
O preço do aluguel ja está gigantesco, e só vai piorar.
O governo sempre intervindo negativamente em tecnologias sendo que é inevitável tais mudanças
Normalmente as tecnologias estão destruindo os seus negocios e marfias de negocios lucrativos, um exemplo é o comentario de um amigo acima que fala que apenas 1 politico na cidade dele detinha 20 vagas de taxis no aeroporto... ja da pra imaginar o tanto de falcatrua que esse povo tem ( e todos sabem que tem ) é loucura amigo, e muitos aceitam ser refém do sistema...
No governo comunista, nada do que vc tem é mais seu.
Uma das maiores brigas que o ser humano terá que superar para evoluir como espécie. Humano vs o Estado
@@rickdmitri1108 Estado e governado por pessoas.
Os vídeos desse canal deveriam ser apresentados em escolas.. JÁ ESMAGUEI O LIKE e parabéns pelos 860 mil inscritos, rumo ao MILHÃO!!
Se souber navegar, o youtube é melhor que qualquer escola, pois voce aprende o que lhe ascende
As escolas vão está ocupadas ensinando ideologia de gênero e pronome neutro todes
@@markedsaint4224 Com certeza, o problema é que grande parte dos jovens não querem navegar na net para procurar vídeos como este.. infelizmente!!
@@WandersonAlves556 Pois é Wanderson, infelizmente!!
Achei o vídeo muito bom pois trata de um tema atual e bastante relevante. Na minha opinião a tentativa de regulamentação do mercado de locação temporária de imóveis é mais uma interferência dos Governos na vida do cidadão, e sempre em defesa dos interesses de grandes corporações econômicas, no caso dos Hoteleiros. O donos de pequenas Pousadas ou Hostels, até se utlizam da Plataforma AirBnB e Booking e outras, como meio de divulgação de seus pequenos negócios. Os proprietários de imóveis que permanecem residindo nos imóveis disponibilizados passam a contar com hóspedes, que lhes ajudam a se manter ativos, aliviando a solidão, e obtêm uma renda extra, movimentam a economia dos bairros mais distantes, enquanto ajudam a criar uma boa relação dos turistas através da imersão na "Real Life" das cidades. Acho que é uma modernidade que veio pra ficar e considero mais positiva do que prejudicial. Obrigado pelo excelente trabalho de abordagem do vídeo.
O pessoal acha que vive numa "democracia e livre mercado". Ilusão ao cubo! A "indústria" hoteleira chamou seu escravo, o Estado, e mandou tomar providências contra esses "proprietários" que estavam (sem saber) acabando com a fonte de dinheiro deles.
Ora, onde já se viu uma audácia dessas? Não pode tirar os hóspedes dos meus hotéis! Ai ai ai!
Apesar da piada, quando constatamos que não somos donos nem de nosso próprio peido, o medo toma conta de nós!
Parabéns por mais um vídeo excelente!
Mais um vídeo top, com informação precisa e uma nova oportunidade de negócios para mim!!! Não conhecia o Air bnb ......e como tenho uns kitnet alugados, me chamou a atenção o negócio!!!! Vou me informar mais sobre o assunto e ver os prós e contras dele!!! Vai que de repente vc me passou uma nova fonte de renda!!! Mais uma vez obrigado pelos vídeos top, com conteúdos refinados!!!
Eu moro pelo Airbnb desde 2018. Não precisa de fiador, e nem contrato. Daí posso ficar mudando de cidade várias vezes no ano. Já morei em umas 50 casas de 2018 pra cá.
isso no brasil ou mundo a fora?
Muito legal isso... liberdade
Eu não vivo mais sem o Airbnb, sem dúvidas umas das melhores invenções de todos os tempos. Morei em diferentes cidades, visitei outros países vivendo bem, gastando (relativamente) pouco, com conforto de uma casa. O governo não deve decidir o que o proprietário deve fazer ou não com o imóvel dele!!
No comunismo é assim. Vc nao terá nada mesmo que seja seu, agora é do governo.
Isso 👏🏼
O governo não. Mas os proprietários do condomínio sim podem banir o airbnb em convenções e regimentos internos.
Vc fez isso as custas do trabalhador local ter que pagar um aluguel mais caro.
Conciencia coletiva kd?
@@cfbf96 Nem todo mundo compartilha das suas ideologias.
Consciência coletiva é meu @#$& de óculos.
Nem os líderes dessas ideologias vivem de acordo com elas, mas o gadinho médio repete essas merdas igual papagaio.
Isso é o maravilhoso livre-mercado, onde o airbnb oferece uma oferta melhor,cujo benefício é direcionado ao consumidor, e inovação e atualização na forma dos serviços. Proteger o mercado imobiliário, nesse caso, é prejudicar o consumidor, cartelizar os imoveis, contribuir para os pesados preços de moradia, como se não bastasse os preços caros para comprar um imóvel. Em suma, o mercado cria solução fácil e barata, e o Estado vem atrapalhar e beneficiar o serviço caro e ineficiente do mercado imobiliário
AIRBNB é o meu HERÓI!!
Graças a esse pessoal eu pude conhecer Florianópolis a preços acessíveis. Vai catar rede hoteleira, pousadas entre outros mimizentos.
Muito bom essa matéria e faz muito sentido absolutamente tudo. Eu moro na Austrália e não tem mais casas disponíveis pra todo mundo e uma boa parte dos imóveis são alugados pelo Airbnb. O resultado: famílias que não conseguem alugar casas e alugam pelo aplicativo e acabam pagando mais que o dobro pela ospedagem e ficam pulando de um lugar pra outro. Os que não podem pagar o valor absurdo acaba indo morar dentro do carro com a família. E eu não estou falando de pessoas pobres sem dinheiro não, são pessoas que tem trabalho e condições de pagar aluguel, mas não tem casas para alugar. Eu mesma antes de conseguir comprar minha casa tive que passar dois meses procurando casa para alugar e fui obrigada a oferecer 6 meses de aluguel adiantado e ainda oferecido um valor mais alto, tudo isso pra tentar alugar uma casa e não ficar dentro do carro ou pagamento Airbnb por só Deus sabe quanto tempo.
E incrível como a administração pública atrapalha tudo, e vemos que nas maiores cidades turísticas é notório a aliança hoteleira/prefeitura, porque se a oferta e menor que a procura, quem lucra???? Lógico que sempre são os maiores.
Devemos fazer a pergunta que em locais fora do.polo turístico, veja se os proprietários de chalés, sítios e demais reclamam?
Assim como andar 2km num táxi e pagar 25 reais aqui cabe o mesmo.
Tudo que novo assusta com o tempo essas normas não vao fazer o menor sentido..pois só tende a crescer a procura por acomodações práticas e sem a regras dos hotéis.
já utilizei Airbnb e foi muito boa experiência, concordo que o setor hoteleiro é muito exigido em questão de custos de pessoal, segurança e impostos entre outros que o hospedeiro residencial não tem. Os hostels são outro tipo de hospedagem semelhante e que tem atraído muito o turista jovem onde encontram preço conveniente com todos os serviços em local central da cidade. O mundo viu que o turismo é uma fonte inesgotável de recursos, então bora viajar!
Valeu!
Eu adorei o tema. Excelente!Contudo acho que precisamos avaliar as características sócio-culturais de cada pais e região antes de julgar as regulamentações impostas pelos governos. Tenho formação e trabalho com planejamento turístico e moro em uma região com muito aluguel de temporada e gostaria de colocar os dois lados.
Hoje no condado onde moro há falta de imóveis residenciais acessíveis principalmente a baixa renda. Fato esse causado pelos aluguéis de curto prazo. Já tive vizinhos que tinham aluguel de curto prazo e era sempre um inferno quando você tem gente desrespeitando os vizinhos que precisam trabalhar no dia seguinte e querem descansar.
Do ponto de vista profissional eu diria que há um impacto econômico muito positivo sim. Mas o turismo não pode ser fundamentado só em economia, precisa ser sócio-econômico para ter sustentabilidade duradoura e ser benéfico ao longo prazo. Se analisarmos que tudo na vida precisa estar planejado e organizado para saber de onde sair e onde queremos chegar, eu acho que há necessidade sim de regulamentação. Centros históricos, áreas destinadas a exclusividade residencial e propriedades privadas tem que ter autonomia de ditar se é possível ou não fazer short term.
Uma regulamentação bem feita pode trazer benefícios para todos. Mas isso depende muito da autonomia cada cidade, região ou pais. O que não dá é para pegar a realidade do Brasil, por ex, e achar que funciona nos EUA ou na Itália porque não vai funcionar mesmo.
Nessas grandes cidades onde a concentração de imóveis na mãos de poucos é absurda o Airbnb se torna um grande problema mesmo
Convenhamos q o problema aí não é o Airbnb
@@Maldonnys sim, o problema é a concentração de renda mesmo. Em zonas turististicas e centrais a concentraçao de imoveis se acentua mais.
A plataforma está transferindo os ganhos da rede hoteleira e do mercado imobiliário para as pessoas comuns. Tanto para o proprietário quanto para o inquilino temporário.
Há outras razões, mas as principais são essas.
Follow the money.
Saúde e paz👍🏼🇧🇷
Documentário incrível como sempre Tales, parabéns!!
🎎🎎 Boa noite! Criatividade é fundamental no mercado de trabalho.🏍️🏍️🏍️🏍️🏍️🏍️
Gratidão! Prosperidade Sempre!💐🍇☀️🏍️
Ah sempre que se poe a mão no sistema padrão dos grandes, dá esse tipo de discussão! Acredito que o modelo do air b é sensacional!
Conhecimento bom, estou estudando para o BB! muito útil. ❤️🤙🏻
Seu canal deveria está em um serviço de streaming, a qualidade é muito boa
Mas.há esta no UA-cam...mania desse povo que só pensa em pagar a merda de um streaming ....pqp
@@sergionass3244 verdade o povo esquece que UA-cam é streaming
@@sergionass3244 E o pessoal esquece que plataformas centralizadas acabam moldando a criatividade do criador de conteúdo, sem contar com prazos e/ou formato.
Tem uns 2 bilhões de exemplos de freelances de crianção conteúdo que quando foram parar nesses streams pagos acabaram por perder completamente a essência que os fez serem reconhecidos.
Não! Basta de streaming
Não gostei da conclusão liberalóide mal explicada e muito apressada no final do vídeo. Mas não estou com tempo nem paciência para teclar uma resposta na telinha de celular.
Aqui em Brasília, lá pros anos 90, tinha algo semelhante ao AIRBNB. Os hotéis aqui são muito caros, devido ao público ser empresários e políticos.
Muitas pessoas anunciavam no jornal quartos pra curtas hospedagens ao modo de pousada, quando começou a bombar, o Governo proibiu tudo.
Aquele Índio Galdino, que ficou famoso pelo trágico incidente, foi vítima disso, pq o dono do imóvel estava dormindo e não ouviu ele chamar, então ele dormiu na rua e aconteceu o que aconteceu.
Que triste
🔴. Para Mim Que tenho Alergia e não Gosto de muita gente
Ao meu Redor .. AMEI ESSA IDEIA AIRBNB ..temos mais privacidade!!
este canal esta de parabéns, conteúdo de boa qualidade. 👏👏👏👏👏👏👏
É o mesmo caso do Uber Moto em São Paulo e Rio de Janeiro! Saia do SISTEMA!
Eles não podem estar acima das leis municipais.
@@ArturVarejao mas a diferença é q nesses casos são cartéis q pagam políticos para fazer as leis de acordo com os interesses de cada um q pagar mais ou tiver mais poder
@@iguinjapa652 vc acha que airbnb não tem poder? Airbnb já vale mais que Hilton, Hyatt e Marriot juntos. O que existe aí é uma demanda popular em diversos países, principalmente na Europa indicando que o custo de vida aumentou muito nesses lugares por causa do Airbnb.
@@kr97045 ah não ? Como é então?
@@ArturVarejao o estado não pode interferir no livre mercado também
em Ilhabela/SP teve essa choradeira por parte das pousadas/hotéis da cidade e pra variar a prefeitura quis encher dos proprietários que colocam suas casas no AirBnB!!!
E como terminou o caso de Ilhabela ? Quem venceu a "queda-de-braço" ??
Deveria ter mais Airbnb em Ilhabela. Pois os hotéis são de pessima qualidade. Não somente os hotéis, os Airbnb também, muitas casas de Airbnb são invadidas por bandidos enquanto há turistas nas casas. Ilhabela lugar lindo, porém muito fraco em urbanização e cuidados básicos para uma ilha
Eu fui síndico de um prédio, essas locações temporárias são péssimas, pros condomínios.
Os locatários não tem o menor comprometimento com o uso das áreas comuns, a água é rateada, nesse condomínio e os locatários desperdiçam água direto, outro fator muito importante é o comprometimento da segurança do prédio, pois um desses locatários temporários, pode ser um criminoso, que está lá, pra ver o que tem de valor, quem tem uma situação financeira melhor e depois "passar o serviço" pros seus cúmplices.
Tivemos um problema sério, com um aluguel pra uma empresa, tinham dias, que vinham umas 15 pessoas, numa Kombi e nosso consumo de água disparava.
Esse tipo de aluguel temporário deveria ser restrito à casas, fora de condomínios fechados, imóveis totalmente independentes.
Muito obrigado pelo seu comentário. Não sabia desse outro lado da história. Nos EUA teve casos de roubarem os apartamentos que eram locados e outros casos de vândalos em alguns prédios. Li um caso de uma pessoa que teve todo o imóvel vandalizado com essas locações.
Existe medidor de consumo de água.
@@sulricardo1983 Nos prédios novos, sim, mas esse prédio tem 60 anos, o consumo de água é rateado pelos moradores.
Na época, fiz um orçamento, pra colocar medidores independentes e ficou um valor absurdamente alto. Apresentei o valor, numa Assembleia e os moradores rejeitaram.
Uma maneira de evitar esses problemas em condomínios, é o locatário assinar um contrato se comprometendo a seguir as regras do condomínio, e se descumpri-las pagará uma multa. Pra tudo há uma solução, não precisa de estado pra tentar resolver tudo
@@violaoxyz bom se já havia regras explícitas contra sublocação, aí é outra história. Além disso, gente estranha em condomínio sempre haverá, ou as pessoas não podem receber visitas tbm? Inclusive, gente estranha é um conceito muito genérico, oq seria gente estranha pra vc? Se eu te encontrasse no meu condomínio visitando algum vizinho meu, e por um motivo qualquer eu não fosse com a sua cara, eu teria o direito de te expulsar?
06:48 esse é um dos maiores problemas que afeta a população local, o preço dos aluguéis, isso piora quando você faz uma busca em cidades que tem maior visitação turística
Amei o conteúdo. Já usei essa modalidade de hospedagem em Brasília e São José do Rio preto.
Participo de um grupo de viagem e tô vendo relatos de muitos problemas. De proprietários desonestos a usuários pilantras.
Não sei se em algum país já existe Leis que protejam as duas partes. Aqui no Brasil é complicado. Recorrer ao Direito do consumidor é temerário pq é uma relação de consumo informal.
E outro ponto que já percebi é que não só o governo/Estado atrapalha, mas o momento político atual tbm. E muito. O que os proprietários tem percebido é que com a falência das LEIS QUE PUNEM a maioria dos crimes hoje no país, os MALAS já estão se valendo disso pra cometer crimes e ficarem ILESOS.
Exemplo, um proprietário foi vítima de furto e baderna e até ameaça física feitos no seu imóvel. Qdo foi pra delegacia fazer um BO, saiu de lá acusado de CRIME DE RACISMO e XENOFOBIA. Os inquilinos era um casal de negros do nordeste.
Parabéns pelo conteúdo. Vídeos diferentes e com muita informação para se pensar fora da caixa.
O airbnb simplesmente aumenta a demanda pra uma oferta x, como imóveis se torna um investimento muito mais atrativo a tendência é que se aumente o investimento em construções de novos imóveis para suprir essa demanda ao longo do tempo,isso é extremamente bom pq enriquece a cidade e os moradores dela,tirando que também ajuda o turista/pessoa que só procura uma casa por curto período.Nenhum político/burocrata tem habilidade de conseguir controlar a oferta x demanda com uma canetada,isso com certeza é o lobby da indústria de hotéis e motéis querendo voltar a ser como era antes.
Para todo mundo menos o povo é bom, pois o proprietário pode escolher como alugar, o governo elevar os impostos, o turista abastado ficar só uns 2 dias, já quando chega o pobre para ficar anual, esse leva o prejuízo pela redução de opções e aumento do preço.
Em vez desses negócios mais tradicionais se atualizarem e acompanharem o avanço da tecnologia e sociedade, eles preferem sufocar qualquer nova ideia que atrapalhe seus lucros.
Já usei muitas vezes! Adoro! Agora estou preparando um quarto com banheira e uma vista maravilhosa para locação! Vou virar fornecedora e usuária hahaha
O vídeo é excelente, ELEMENTAR, já é sinônimo de boa informação, Parabéns, mais esperado que show do Roberto Carlos.
Meu medo de pegar um AirBnB é por causa dos casos revelados onde os donos das casas colocavam câmeras escondidas.
Já houve notícias de alguns motéis e hotéis fazendo isso também. Felizmente, tanto para casas de temporada quanto para hotéis, essas histórias de terror são uma pequena minoria.
eu fiquei várias e várias vezes em airbnb, a primeira vez que fiquei, foi num quarto compartilhado com uma morada, eu digo que foi uma experiência muito boa e toda vez que vou fazer um concurso numa cidade, dou preferencia para airbnb, por questão de preço... agora estou construindo na praia e vou colocar no airbnb para ganhar uns trocados...
Claro! Concordo totalmente com suas considerações finais! 👍
Só video bom, esse canal é criatividade da boa, e de graça pra quem consome o conteúdo.
Absurdo, o cidadão compra um imóvel, paga todos os impostos e depois não pode fazer o que quer com ele? Ora, esse AIRBNB é um sinal da evolução humana e essas autoridades que são contrárias à esse modelo de negócio são completamente retrógrados e nocivos ao progresso da humanidade.
Cria um vídeo explicando sobre o caso da Americanas, por favor!
Faltou só abordar a pressão que a rede hoteleira deve estar colocando nos governos
Sim, dos parentescos...
Pensei exatamente nisso... contraria os interesses das grandes redes hoteleiras.
por incrível de pareça, o setor hoteleiro foi o menos afetado pela airbnb, quem mais sofreu foram os pequenos hoteis. A grandes redes até estão ganhando mais com o airbnb pois se adaptaram ao modelo
Exato!!!!! Quem controla são as grandes e tradicionais corporações.
Isso ficou subentendido no vídeo. Só quem quer enganar a si mesmo entendeu do vídeo que o mau é o serviço.
Nao curto Airbnb…. Já ouvi casos estranhos, mas em minha última viagem, em um dos países (Escocia - em Edimburgo) aluguei um apartamento e posso dizer que foi uma uma experiência incrível… sistema organizado, sem chave.. tudo com código, bem mobiliado, bonito, janelas, boa localização, com vista, lugar próximo para deixar bagagem antes do check in e pós checkout. Valeu muito e ainda saiu mais barato que ficar em hotel. Amei e pretendo fazer esse esquema novamente, mas dessa forma que fiz e não utilizando Airbnb.
Claro que tem que haver regularização e fiscalização. Até pq, existem muitas partes envolvidas além do proprietário e do locatário. Por exemplo, moro em um bairro turístico na cidade do Rio de janeiro. Alguns proprietários em feriados e eventos alocam seu imóvel,, todavia esses imóveis geralmente estão dentro de um condomínio e esse tipo de locação muitas vezes causam problemas para os outros moradores. Então a questão se torna muito mais abrangente.
*(**6:44**)* Aquela trilha futurística de _startup_ que o canal coloca. É por isso que esse canal é bem acima do padrão.
Esse canal é fantástico parabensss
A conclusão foi cirurgica! Eu minha namorada entramos pro ramo de airbnb no ano passado, alugando nosso quarto. Hoje, estamos com 8 apartamentos, com reservas todo santo dia. É super trabalhoso, mas é um ramo novo que tá crescendo.
kkk o cara tem 8 apt e acha que foi por causa do airb anb ,
@@maxx7934 ô mongolão, eu administro 8 apartamentos pelo airbnb. não tô falando que é meu.
@@violaoxyz olha o outro pegando o bonde andando kkkkkk. eu administro 8 apartamentos, não tenho nada não kkkkkk
@@lukinha.anotai Oi mongolinho da administração, se for tão claro e coeso como escreveu no seu comentário deve ser uma excelente administrador a pessoa pergunta um valor e vc diz que vai chover kkkk , "comecei alugando quarto hoje estamos com 8 ap" só comprovou o que disse assalariado que pensa que é patrão e defende milionários só falta dizer agora que empreendedor no uber, motorista parceiro o pobre gosta de ser explorado né kk caio na mosca cara kkkk
@@maxx7934 caraio mano, não consegui entender bulhufas do que vc disse kkkkkkkkkkk mas se o que tentou dizer foi desmerecer algo que eu falei, tá perdendo o tempo, pq o que eu disse foi só o que o Thales falou no vídeo. atualmente o airbnb tá dominando e muitas pessoas estão ingressando nesse ramo e eu comecei com pouco e hoje estou crescendo bastante. só isso! não precisa de confusão.
🇳🇱 Eu uso essa plataforma desde 2010, é incrível para novas experiências. Na Ásia eu estou aproveitando mais neste últimos 2 anos .
Esse vídeo se aplica muito bem no exterior, q os imóveis são Imobiliádos na maioria das vezes, ai afeta o mercado de aluguel. Mas no Brasil só uma pequena parte é mobiliado e esses ficariam no Airbnb, ou seja, tem mercado para tudo aqui. Os impactos são menores...
Vídeo excelente... Mas fiquei com uma dúvida no final. Você falou que se os aluguéis estão ficando muito caros, talvez signifique que a pessoa não deveria morar ali... Me questionei sobre "morar aonde então"? Pensando na quantidade de pessoas que se encontram nesses locais
exato, porque nesses locais existem trabalhadores, se os trabalhadores sairem por causa de menos moradias, a cidade irá parar de funcionar, afugentando os próprios turistas
Né...Essa fala dele ficou bem estranha. Imagine que você nasceu, cresceu, fez família e construiu seu negócio naquele lugar. Agora terá que sair?
é justamente isso que está acontecendo: as pessoas estão sendo expulsas de onde sempre viveram. é muito triste.
@@isaelbrito1241 se não puder pagar, sim.
@@pontoancora Muito fácil falar quando não foi você que morou naquele local por anos e décadas ajudando a desenvolver o bairro e a cidade.
Recebi um anúncio do Elementar antes de um vídeo do Elementar, simplesmente perfeito KSGSKSGSKSBSKSB
Eu acho esse aluguel de curto prazo excelente!!! Vamos supor que você quer mudar de cidade, de estado, vai entrar num aluguel de longo prazo, com um monte de burocracia para conseguir e no final a cidade não era o que imaginava e teve que ficar preso por um contrato longo de dois anos. Um aluguel de seis meses é o suficiente para você sentir como funciona a cidade, se vale a pena ficar, alugar por um longo prazo ou até mesmo comprar um imóvel na região!
Só pra avisar... acabei de me inscrever nesse canal fantástico que descobri há alguns meses
Abraço de Gravataí RS.
Parabéns pelo conteúdo. Suponho que os apartamentos NR (não-residenciais) - tornados obrigatórios em empreendimentos de determinados bairros de São Paulo - tenha a ver com regulamentação municipal para estadia curta. Sugiro uma investigação desse fenômeno aqui da minha cidade como um tema de minidoc. Sucesso!
Se aumenta o aluguel de uma região, é porque muita gente quer ficar lá. Lei da oferta e da procura. Governo ajuda muito quando não atrapalha.
mas se o aluguel aumenta por conta do airbnb, como ficam os trabalhadores dessas cidades turísticas? o airbnb é bom para quem quer viajar, mas para quem mora é uma opção mais cara que um aluguel. então acaba restando duas opções para essas pessoas: pagar um absurdo num aluguel ou sair, mas se os trabalhadores saírem, a cidade para. onde esses turistas vão comer, comprar etc se os trabalhadores dessas áreas forem embora? isso acabará afugentando os próprios turistas da cidade.
@@raposacarol3614 bingo! O mercado se auto regula sem a intervenção do governo.
@@rober7620 se auto regula como? todos q tem moradias disponíveis em cidades turísticas vão preferir alugar no airbnb, pois sempre haverá demanda para o mesmo. airbnb é mais barato q hotel mas mais caro q um aluguel comum, então ninguém mais vai querer alugar da forma comum sabendo disso, afetando assim o preço dos imóveis
@@raposacarol3614 Livre mercado. Se o preço está alto é porque alguem quer pagar por ele, todo mundo quer ir a NY por exemplo, até o ponto em que o preço é tão alto que a procura vai diminuindo naturalmente pois não se torna tão atrativo visto que podem ter outros lugares interessantes também a um preço muito menor. E sobre os moradores locais, seus imóveis iriam valorizar muito, podem vender e ir morar com muito mais conforto em cidades com preços menores. Ah, mas e os trabalhadores locais pra atender os turistas...Bom, se os turistas ricos quiserem ser atendidos, vão ter que pagar bem pelos serviços locais, visto que o custo de vida lá é alto. Caso a conta não fechar, reverte-se o processo e o custo dos alugueis começam a baixar porque o atendimento local não é muito bom. A oferta e a demanda vão se ajeitando naturalmente, esse é o livre mercado. A visão é bem maior que enxergar o primeiro problema e querer criar uma lei pra resolver.
O que eu sempre faço é reservar hotéis pelo booking sem pagamento adiantado e na hora da chegada na rua do hotel eu ligo perguntando o preço. Já tive a oportunidade de economizar 35reais pagando por fora do booking e as vezes o booking compensa mais
Muito errado usar a plataforma e fazer por fora. Primeiro que o Airbnb faz por merecer a comissão que cobra.
Segundo que reserva de balcão vc não tem como reclamar. Os chineses se valem destas reservas para entrar no país e nunca aparecem. Isto é má fé.
@@reginasoaresandradealmeida7624 Nada a ver, se ambos oferecem o mesmo produto você pode simplesmente escolher de quem comprar.
Moras no Brasil e alugas um quarto de hotel em Londres, para 3 dias.
Quando chegas, vês que a hospedagem não é o que pensavas, mas já pagaste!
E agora, quem te ajuda?
Se apresentares queixa nas autoridades, acabam as férias e ainda nada está resolvido e depois terás que fazer chamadas telefónicas internacionais, o que é caríssimo ou perdes o dinheiro.
Por esse motivo, é muito bom alugar com a Booking.
Se houver um problema, eles resolvem o problema e dependendo do caso, ainda expulsam o profissional da plataforma.
Hummm... Sempre tem um espertinho que gosta de lutar pelos seus direitos mas se esquece de primeiramente cumprir os seus deveres...
Por fora pra economizar 35 reais.... Gzuis amado. A plataforma merece o valor amigão.
Mais um excelente vídeo como de praxe 👍
Gosto da plataforma, acho a idéia interessante, e acho a restrição por parte dos governos muito autoritária! Os proprietários é que devem decidir o que fazer com seus imóveis, se tem demanda, é livre mercado!!!
Parabéns pelo vídeo, muito bem elaborado e com informação muito relevante!
Coisa de políticos desesperados para roubar seu dinheiro e sua boa iniciativa, tem os olhos maior do que a barriga. Já não basta o IPTU?
Airbnb salvou minhas férias! Já programei até outra viagem pela plataforma
Cada lugar tem sua economia. Já me hospedei pelo AirBnB 2x em estadias prolongadas porque precisava de acesso à uma cozinha. Mas acho que é nocivo sim. Turistas em bairros residenciais muitas vezes causam problemas. Onde moro tem um bocado de gente indo morar em trailer porque o dono da casa transformou em AirBnB e os aluguéis quadruplicaram de preço. Muita gente com empregos normais precisando morar na rua. E por causa disso hoje AirBnBs estão mais caros que hotéis. Parece muito lindo para proprietários, mas não adianta forçar uma demanda que não existe.
Ora, se não existe demanda, vai ficar vazio e não vai afetar ninguém.
Forçar uma demanda que não existe? Caso não exista demanda, ou o valor diminui ou o negócio acaba.
O Tribunal INTERVEIO, Tales, que é como se conjuga esse verbo. Seus vídeos são maravilhosos e bem-redigidos, e o bom português vai agregar muito valor a eles.
Interessante. Parabéns pelo conteúdo de nível elevado.