Até porque normalmente o std ou L depois normalmente eram de frotas. Mesmo as versões básicas eram bem caras e quem ia pegar um zero normalmente ia pro Comodoro ou Diplomata.
Temos na família um Santana 87 CL, todo original em sua "pobreza". Atualmente ser pelado se tornou o charme dele, porque boa parte dos que atualmente existem já foram ganhando acessórios.
Meu avô possuiu muitos Opalas, dentre eles Comodoros e Diplomatas automáticos, que foram os que cheguei a ver, os com câmbio no volante, conhecido como marcha royal, só sei que ele teve porque o meu pai me contou, foi de antes do meu nascimento, não tive o prazer de vê-los. Opala é um carro que marcou muito a minha vida.
Eu tinha um tio avô que era médico do exército e tinha um Opala igual a esse, ano 1980, com banco inteiriço e marcha na coluna. Era um marrom cobre com o interior marrom, muito lindo o carro. Me lembro dele dirigindo e trocando as marchas na coluna, era muito legal.
Meu pai teve um Opala Standard de 1970 até 1991 e o câmbio no volante, freio de mão e o barulho do motor remeteram-me à minha infância dos anos 70. Que maravilha ter visto esse vídeo (tudo bem que era um modelo mais antigo, mas Opala é Opala).
Meu pai teve um 70 tbem, verde quatro portas com câmbio na coluna... dirigi bastante ele dos 16 aos 17 anos, antes de tirar a carta. Quando ia ficar bom, poder viajar com o carro legalmente, resolveu vender... oh tristeza...
Em 2004 nos meus 18 anos de idade meu pai me deu um desse ano 1982 preto, foi meu primeiro carro, se não me engano era a versão L que era simples de tudo também, a diferença para esse fora a cor é que ele tinha câmbio 4M já no assoalho e rodas repolho, de resto era a mesma coisa básico de tudo mas era lindo, obs. Eu não era rico não viu gente, é que nessa época um carro desse não valia nada, era coisa de 3 mil reais kkkk , saudades do opalao e dessa época kkk
Não valia nada mesmo, no fim dos anos 90 um amigo trocou um bezerro que ele ganhou da avó dele num Chevette 80 e poucos. Depois ele trocou esse Chevette num opala dos anos 70. Cada coisa kkkkkkkkk
Fiz faculdade no interior de São Paulo e eles tinham na faculdade um Opala desses standard dessa mesma cor (ou muito parecida) que era usado para buscar alguns professores que moravam em São Paulo ou Campinas e quase toda segunda feira quando eu e outros alunos íamos para lá (Espírito Santo do Pinhal-SP) cruzávamos com ele na estrada, daí tínhamos certeza que chegaríamos em tempo da primeira aula 😅😅. Valeu Bellote!
Simplesmente maravilhoso o exemplar do vídeo ! Câmbio na coluna, freio de mão sob o painel, e calotas cromadas dão o "ar" de sobriedade desse clássico da GM
Estou vendo depois de 1 ano que lançou esse vídeo , gostei muito da simplicidade e funcional desse modelo básico do Opala 4 cilindros com câmbio 3 marchas na coluna varetado. Achei muito legal Bellote.
Meu Pai tirou uma Caravan 80 zero km nesta mesma concessionária, Zona Sul, e o engraçado, uma Standard tbm e com rodas de ferro e calotas e os frisos do Comodoro iguais este modelo sedan... Me deu saudades agora... Bellote, me ocorreu agora que estes detalhes iguais poderiam ser uma característica desta concessionária.
Veja que a nota fiscal apresentada mostra tais acessórios como adquiridos na CSS. Possivelmente você matou a charada. Era algo comumente ofertado por essa agência aos que compravam carros pelados por lá.
@@henriquebierrenbach8051 pode ser que sim, pois o diplomata pode ter saido de fabrica no final de 1979 sendo modelo 1980 mas não existe Diplomata de ano e modelo 1979 só a versão Comodoro.
Olá Bellote. Em 1980 veio o Diplomata. Já tinha vínil tmb inclusive. Alem do interior ser antigo, no opala 80 não haviam os frisos nas lanternas., eles vieram em 1981. Os parochoques cromados foram até 82. Em 83 já vem o de plástico, com filete cromado
É engraçado como os carros mais simples nos cativam. De tantos carros que já dirigi, muitos deles modernos, o Gol G3 1.0 16v é o que me faz ter aquela sensação de saudade, e era "peladinho", só tinha desembaçador traseiro. Esse Opala representa isso, e está lindo. Parabéns ao dono que manteve os traços originais.
@@rodrigoaxel8408 pois é. Por mais modernidade que tenhamos, e que é bom, não substitui a coisa de sentir o carro como se fosse parte da gente. E que massa que você tem um G3 :D
Acho que a empresa automobilística e os próprios brasileiros de tanto fazer críticas fizeram as montadoras para de fazer os carros pé de Boi os canelas secas os modelos mais básicos até os populares sumiram do mercado mais e desses carros que os trabalhadores mais precisa e tem condição para compra e não tem mais
Extremamente curioso e charmoso, esse modelo! A simplicidade dele atrai muito. Como sempre, a linha Chevrolet dessa epoca, tinha muita coisa curiosa! O Pai teve uma Caravan Stantard, 1981, que veio com ar condicionado adaptado (Springer, se nao me engano!). Me lembro que o comando do ar ficava no lugar do relogio digital, das versões mais caras. E me lembro também que os emblemas do carro, como por exemplo, "Chevrolet" fixado na grade dianteira, era de metal 😅. Alem disso, o Pai colocou ignição eletrônica e um novo carburador - o motor era 4 cilindros e carburação simples. O ano dessa história era 1989, eu tinha 19 anos! Que saudades dessa época e que Saudades do meu Grande Pai 🙏. Esses vídeos me emocionam, principalmente quando são carros que tivemos nessa época. Belíssimo exemplar. Parabéns ao Proprietário! Grande Abraço!
Meu Pai teve uma Caravan, 76, 2.5 gasolina Azul também 3 marchas de volante, foi com ela que andei com meu Pai a primeira vez na rua, trouxe pra casa, carregada de telhas de barro, a traseira rebaixada que ficou, na chegada quando fui entrar, uns caras que viviam fazendo racha com um Fiat Oggy turbo, quase bateu em nós, quiseram podar em lugar indevido, no que fui entrar na guia da casa, foi por pouco, ela tinha manual, carro lindo, que saudade do meu Pai e daqueles carros, puxa que nostalgia!!
Depois do Passat L o Opala Standard. Muito boa a combinação. Na minha garagem tem um Passat L 75 mesmo modelo do vídeo e um Comodoro Coupê 83. Vou aderir a modificação no Passat do hidrovacuo. Achei interessante, mas serão várias modificações para colocar o disco dianteiro. E o reservatório de expansão no Opala também. Boas soluções.
Nossa viajei no tempo lembrando do meu primeiro carro ( o carro que aprendi a dirigir) era um opala standart 4 portas ano 1980 (ainda veio com o painel dos primeiros opalas), 4 cilindros a gasolina com câmbio na coluna, e a cor era Marrom canela, com interior monocromático marrom, de diferença desse tinha as rodas "repolho" e os borrachões dos para-choque eram lisos, veio com os frisos laterais do Comodoro (e o emblema também) e os emblemas eram menores e de metal cromado, fui o segundo dono (o primeiro foi o falecido senador Raimundo Parente) aliás estranho um senador ter comprado um carro desse na versão standart, uma curiosidade, apanhei muito pra aprender a engatar a segunda marcha, ela tem um "jeitinho" na passagem de primeira pra segunda se vc n souber ela arranha e faz um barulho ensurdecedor
Realmente é um sonho poder andar em um opala deste!! Amo opalas meu pai era um entusiasta dos opalas . Sonho em ter um assim 1979 câmbio na coluna acho incrível este veículo.... Parabéns mais uma vz pelo trabalho bellote.
Muito interessante, patrão do meu pai comprou um em 91, verde claro, tinha as rodas estilizadas, frisos, ar não integrado e vidros verdes, placa de Brasília. Muito bonito. Eu só achava apertado atrás. Acabou roubado em 93 no Rio.
Bellote, adoro esta configuração: banco dianteiro inteiriço com alavanca de câmbio na coluna de direção. Sempre achei isto chique no "úrltimo", he, he! Em tempo: este é um standard mas está com a faixa lateral que vinha de série nos Comodoro. Abraço. (2023: BRASIL SOB PLENA DITADURA!)
Olá amigo! O friso (assim como as calotas e hodometro parcial) foi instalado quando okm no css. Tente ampliar a nota fiscal que o Renato mostra rapidamente. Abs
A única coisa que sinto falta nos carros "pelados" antigos é a direção assistida. Já coloquei DH em Opala e C10 por que faz muita falta. Fora isso a experiência é outra, muito legal dirigir um exemplar dos anos 70 e 80. Você sente o carro.
Boa noite Renato Bellote e família, Deus abençoe todos vós. Parabéns por este vídeo, opala realmente fez história no Brasil e merece todo o nosso respeito.
Eu particularmente gosto muito dessa configuração, carroceria remodelada e motor 4 cil. Sem falar no silencio que é dirigi-lo, não gosto desses escapamentos barulhentos kkk.
Estou escutando a banda ''garagem bluseira '' a música do opalão depois de assistir esse vídeo kkkkk Agora, esse volante é clássico... Olha o equalizador Tojo que maneiro! Eu sei duma Caravan 1976 com banco inteiriço e caixa na coluna, o dono não vende nem restaura ela🥲 eu mesmo sou doido p comprar!
Meu pai possuiu vários opalas e eu ia com ele em algumas viagens. O ronco desse motor me é bem familiar. Parabéns pelo trabalho no canal. Durante um tempo o Diplomata foi o carro oficial do prefeito de minha cidade. Deus vos abençoe 🙏
Ao ver este vídeo me veio a memória o meu Opala de Luxo 77/78 que foi do meu pai e depois ficou comigo. Muitas lembranças de passeios a casa da minha avó, de buscar minha esposa na escola ao volante deste carro, a volta da maternidade com o meu primeiro filho, a partida do meus pais e tantas outras lembranças. Realmente esse não é um carro e sim uma máquina do tempo.
Meu falecido pai trabalhou na Zona Sul veículos ele era funileiro lá, no final dos anos 70, em meados dos anos 80 ela mudou o nome para Duarte Chaves, onde meu pai ficou lá até os anos 2000
Realmente os Opalas 2.5 sao bem equilibrados e entregam um desempenho honesto pra proposta. Em que pese os pouco mais de 90 CV nao permitirem muitos arroubos na estrada, esses motores tinham um bom torque, que, aliado a esses cambios de 3 marchas na coluna, proporcionavam uma condução bem prazerosa no ciclo urbano. meu saudoso pai foi dono de um modelo de luxo 1970, ainda com o motor 153, também de 2.5 litros, mas que por conta de ser um projeto mais antigo era mais ruidoso e áspero que o 151, que, aliás tem as mesmas medidas de diâmetro e curso dos pistões do famoso 302 V8 da Ford. Parabéns pelo video Bellote
Top! São muito raros os Opalas a partir de 1980 com banco dianteiro inteiriço; a partir de 81 com o painel “novo”, ficaram mais raros ainda! O último com a opção de câmbio na coluna e banco inteiriço na frente saiu em 85
Bellote, parabéns pelo conteúdo, mas gostaria de fazer 2 observações: o Diplomata foi lançado em 1980, ainda com o painel antigo, e os frisos de comodoro que estão neste standard seriam um acessório, provavelmente instalado na concessionária. Grande abraço!
O meu saudoso pai, teve uma Caravan Comodoro, tb com banco interisso, nessa mesma cor, ano 82/82, comprou O KM na extinta Chevrolet Gatão, q pertencia ao Grupo de Supermercados Casas da Banha..... acho q a placa era xp 5213.... Aqui no Rio de Janeiro
Boa noite. Aprendi a dirigir, em uma Caravan std, 1982, bege, 4 cilindros a álcool, com 3 marchas, como esse lindo exemplar, aqui demonstrado. Eu tinha 15 anos. Saudades de uma época maravilhosa. Obrigado Renato.
Só vi um desses até hoje! Raríssimo. Meu finado pai teve uma Caravan Comodoro 1980, ainda com o "painel antigo". Depois, ele teve um Diplomata 1981, já com o belíssimo painel moderno e monocromático, com direto a conta-giros. Saudades dessa época...
Caramba😮 Show de bola esse opala, ele é muito a cara de viatura da PM ou até mesmo carro de prefeitura ou de empresas, interessante como o simples pode desabrochar e se tornar algo espetacular com o tempo
A Polícia usava mais os modelos 85 em diante. Os mais comuns são os 88/92 na versão SL. Só que entre safras de 80-88, existiam os modelos 85/87, que por sua vez a gente só vê Comodoro e Diplomata, mas existia a versão básica denominada "L", extremamente difícil de encontrar. E haviam possibilidades de configurações impressionantes, a Polícia Civil da Bahia possuía alguns Opala's L 1986 equipados com motor 4.1 250s, uma raridade de achar, visto que os pouquíssimos Opala's L que existem ainda, são a esmagadora maioria 4cil.
Boa noite, Bellote. Primeira vez que vejo um video de um Opala Std exatamente igual ao meu! Comprei do 1° dono no ano passado e é meu carro de uso diário. Impressionante como é econômico, confortável e não me dá dor de cabeça nenhuma. Achei interessante a expansão do radiador. Vou fazer no meu também. Abraços!
Fala Renato, lindo Opala. Adoraria que você gravasse com o do meu Pai. Ele tem um modelo igual a este porém sendo 1980/ 1981 Comodoro câmbio em cima, painel quadrado, marrom com interior monocromático.
Boa noite!!! Meu tio de Birigui tinha um do mesmo ano mas era cupê, boas lembranças daquele Opala kkkkk mas esse é lindo demais abraço e até o próximo vídeo valeu
Meu pai teve um Opala De Luxo 2500 1972 4 portas com câmbio de 4 marchas tipo : facão e a ré ! A diferença é o estilo clássico de uma década ! Tanto no externo e no interno ! No modelo standard de 3 marchas acho na minha opinião legal mas perde a 3a marcha e faz falta e deveria ser como a do Maverick que vinha de 4 marchas na coluna daqueles e deve ser Maverick 4 portas ! No mais um clássico bem raro ! Legal ! Tmj ! É nois !
Na época a gente apreciava o Comodoro e Diplomata mas hoje ver um opala standart é muito raro e cobiçado. Parabéns pela exemplar e ótima matéria.
Até porque normalmente o std ou L depois normalmente eram de frotas. Mesmo as versões básicas eram bem caras e quem ia pegar um zero normalmente ia pro Comodoro ou Diplomata.
Temos na família um Santana 87 CL, todo original em sua "pobreza". Atualmente ser pelado se tornou o charme dele, porque boa parte dos que atualmente existem já foram ganhando acessórios.
Não só opala mas todo carro "básico" hoje é bem raro de se achar justamente pq os donos acabavam colocando os itens das versões mais top
@@daviaribeirobr O Opala L e std sempre foram carros de frotas, inclusive de empresas, táxis e órgãos governamentais
Tenho um Opala L desse. Saber da sua exclusividade traz mais felicidade!!!
Meu avô possuiu muitos Opalas, dentre eles Comodoros e Diplomatas automáticos, que foram os que cheguei a ver, os com câmbio no volante, conhecido como marcha royal, só sei que ele teve porque o meu pai me contou, foi de antes do meu nascimento, não tive o prazer de vê-los. Opala é um carro que marcou muito a minha vida.
Eu tinha um tio avô que era médico do exército e tinha um Opala igual a esse, ano 1980, com banco inteiriço e marcha na coluna. Era um marrom cobre com o interior marrom, muito lindo o carro. Me lembro dele dirigindo e trocando as marchas na coluna, era muito legal.
OPALA...esse é meu sonho até hoje. Lindo exemplar!!
Meu pai teve um Opala Standard de 1970 até 1991 e o câmbio no volante, freio de mão e o barulho do motor remeteram-me à minha infância dos anos 70. Que maravilha ter visto esse vídeo (tudo bem que era um modelo mais antigo, mas Opala é Opala).
Meu pai teve um 70 tbem, verde quatro portas com câmbio na coluna... dirigi bastante ele dos 16 aos 17 anos, antes de tirar a carta. Quando ia ficar bom, poder viajar com o carro legalmente, resolveu vender... oh tristeza...
@@Daniel-vd6lu que coincidência - o do meu pai era verde mas ele mandou pintar de azul claro
A parte ruim do vídeo é que ele acaba. Opala é uma paixão que eu nutro desde a infância, que carro maravilhoso.
Em 2004 nos meus 18 anos de idade meu pai me deu um desse ano 1982 preto, foi meu primeiro carro, se não me engano era a versão L que era simples de tudo também, a diferença para esse fora a cor é que ele tinha câmbio 4M já no assoalho e rodas repolho, de resto era a mesma coisa básico de tudo mas era lindo, obs. Eu não era rico não viu gente, é que nessa época um carro desse não valia nada, era coisa de 3 mil reais kkkk , saudades do opalao e dessa época kkk
Não valia nada mesmo, no fim dos anos 90 um amigo trocou um bezerro que ele ganhou da avó dele num Chevette 80 e poucos. Depois ele trocou esse Chevette num opala dos anos 70. Cada coisa kkkkkkkkk
@@Acesar2012 vai entender né kkk
Tive o Comodoro e o Diplomata carros incríveis e muito resistentes.
Fiz faculdade no interior de São Paulo e eles tinham na faculdade um Opala desses standard dessa mesma cor (ou muito parecida) que era usado para buscar alguns professores que moravam em São Paulo ou Campinas e quase toda segunda feira quando eu e outros alunos íamos para lá (Espírito Santo do Pinhal-SP) cruzávamos com ele na estrada, daí tínhamos certeza que chegaríamos em tempo da primeira aula 😅😅. Valeu Bellote!
Simplesmente maravilhoso o exemplar do vídeo ! Câmbio na coluna, freio de mão sob o painel, e calotas cromadas dão o "ar" de sobriedade desse clássico da GM
Estou vendo depois de 1 ano que lançou esse vídeo , gostei muito da simplicidade e funcional desse modelo básico do Opala 4 cilindros com câmbio 3 marchas na coluna varetado. Achei muito legal Bellote.
O fato de ser simples tornou-o muito bonito!
Meu Pai tirou uma Caravan 80 zero km nesta mesma concessionária, Zona Sul, e o engraçado, uma Standard tbm e com rodas de ferro e calotas e os frisos do Comodoro iguais este modelo sedan... Me deu saudades agora... Bellote, me ocorreu agora que estes detalhes iguais poderiam ser uma característica desta concessionária.
Veja que a nota fiscal apresentada mostra tais acessórios como adquiridos na CSS. Possivelmente você matou a charada. Era algo comumente ofertado por essa agência aos que compravam carros pelados por lá.
O que achei interessante foi a ausência de frisos ao redor dos faróis e lanternas. Deu um ar bem mais 'clean' ao carro.
verdade
O mais simples dos Opalas ainda é muito mais carro do que muito "completão" por aí...Que Belo Carro!!!
No que ele é "mais carro"? Comparado ao que?
Tive um 79 nessa configuração. Deixou boas lembranças e nunca me largou na mão. Um belo carro.
Lindo exemplar ...mais um like garantido 👍
Opala. Fez. Istoria. Na. Familia. Brasileira. Vai. Pasar o. Tempo. E. Ele. Vai. Ficar. Na. Memoria.
Quem tem um Opala íntegro como esse, pra passear nos finais de semana ,não precisa mais do que isso , parabéns ao dono !
Garagem do Bellote.
A garagem das raridades.
Garagem de quem entende realmente de carros.
Deve ser uma experiência muito interessante usar esse carro no dia a dia
Mais um belo clássico, excelente matéria.
Essa seletora do câmbio na coluna é muito legal, eu gosto muito de dirigir esses carros. Adorei. Parabéns ao proprietário.
Esse carro é a perfeita definição da expressão: "Menos é mais"
Sensacional!!
Belo carro, parabéns ao proprietárii pelo carro e a vc pelo vídeo.
Aqui na cidade que eu moro era usado para carro de Frota taxista
Eu tive o prazer de dirigir um 88 quando estava no quartel que era do trasporte do subcomandante, carro maravilhoso 👍
Esse Opala é apaixonante. Parabéns pela matéria.
A versão diplomata chegou em 1980 e esse exemplar está em excelente estado. Parabéns ao dono. A cor original dele é o Prata Azulado 1982.
Há controversas pois parece que saíram alguns 1979,e a versao foi abandonada para integrar a linha 80
@@henriquebierrenbach8051 pode ser que sim, pois o diplomata pode ter saido de fabrica no final de 1979 sendo modelo 1980 mas não existe Diplomata de ano e modelo 1979 só a versão Comodoro.
Excelente eu nunca tinha visto desse ano com câmbio na coluna, lindo exemplar 👍
Olá Bellote. Em 1980 veio o Diplomata. Já tinha vínil tmb inclusive. Alem do interior ser antigo, no opala 80 não haviam os frisos nas lanternas., eles vieram em 1981. Os parochoques cromados foram até 82. Em 83 já vem o de plástico, com filete cromado
Lindo carro. Parabéns ao proprietário e obrigado por compartilhar.
É engraçado como os carros mais simples nos cativam. De tantos carros que já dirigi, muitos deles modernos, o Gol G3 1.0 16v é o que me faz ter aquela sensação de saudade, e era "peladinho", só tinha desembaçador traseiro. Esse Opala representa isso, e está lindo.
Parabéns ao dono que manteve os traços originais.
Concordo plenamente contigo. Tenho um Gol G3 16V e um misto da antiguidade com a modernidade, muito bacana.
@@rodrigoaxel8408 pois é. Por mais modernidade que tenhamos, e que é bom, não substitui a coisa de sentir o carro como se fosse parte da gente. E que massa que você tem um G3 :D
Acho que a empresa automobilística e os próprios brasileiros de tanto fazer críticas fizeram as montadoras para de fazer os carros pé de Boi os canelas secas os modelos mais básicos até os populares sumiram do mercado mais e desses carros que os trabalhadores mais precisa e tem condição para compra e não tem mais
Extremamente curioso e charmoso, esse modelo! A simplicidade dele atrai muito. Como sempre, a linha Chevrolet dessa epoca, tinha muita coisa curiosa! O Pai teve uma Caravan Stantard, 1981, que veio com ar condicionado adaptado (Springer, se nao me engano!). Me lembro que o comando do ar ficava no lugar do relogio digital, das versões mais caras. E me lembro também que os emblemas do carro, como por exemplo, "Chevrolet" fixado na grade dianteira, era de metal 😅. Alem disso, o Pai colocou ignição eletrônica e um novo carburador - o motor era 4 cilindros e carburação simples. O ano dessa história era 1989, eu tinha 19 anos! Que saudades dessa época e que Saudades do meu Grande Pai 🙏. Esses vídeos me emocionam, principalmente quando são carros que tivemos nessa época. Belíssimo exemplar. Parabéns ao Proprietário! Grande Abraço!
Meu Pai teve uma Caravan, 76, 2.5 gasolina Azul também 3 marchas de volante, foi com ela que andei com meu Pai a primeira vez na rua, trouxe pra casa, carregada de telhas de barro, a traseira rebaixada que ficou, na chegada quando fui entrar, uns caras que viviam fazendo racha com um Fiat Oggy turbo, quase bateu em nós, quiseram podar em lugar indevido, no que fui entrar na guia da casa, foi por pouco, ela tinha manual, carro lindo, que saudade do meu Pai e daqueles carros, puxa que nostalgia!!
Tive um Comodoro desse ano e cor, fiquei quase 10 anos, com ele! Deixou saudades.
Depois do Passat L o Opala Standard. Muito boa a combinação. Na minha garagem tem um Passat L 75 mesmo modelo do vídeo e um Comodoro Coupê 83. Vou aderir a modificação no Passat do hidrovacuo. Achei interessante, mas serão várias modificações para colocar o disco dianteiro. E o reservatório de expansão no Opala também. Boas soluções.
Tenho lembranças destes Opalas Standard sendo usados como taxi. Básico ou completo o Opala é show.
Muito bom show de bola
Nossa viajei no tempo lembrando do meu primeiro carro ( o carro que aprendi a dirigir) era um opala standart 4 portas ano 1980 (ainda veio com o painel dos primeiros opalas), 4 cilindros a gasolina com câmbio na coluna, e a cor era Marrom canela, com interior monocromático marrom, de diferença desse tinha as rodas "repolho" e os borrachões dos para-choque eram lisos, veio com os frisos laterais do Comodoro (e o emblema também) e os emblemas eram menores e de metal cromado, fui o segundo dono (o primeiro foi o falecido senador Raimundo Parente) aliás estranho um senador ter comprado um carro desse na versão standart, uma curiosidade, apanhei muito pra aprender a engatar a segunda marcha, ela tem um "jeitinho" na passagem de primeira pra segunda se vc n souber ela arranha e faz um barulho ensurdecedor
Bateu saudade do Opala... meu pai teve ano 1982 Comodoro.
Realmente é um sonho poder andar em um opala deste!! Amo opalas meu pai era um entusiasta dos opalas .
Sonho em ter um assim 1979 câmbio na coluna acho incrível este veículo.... Parabéns mais uma vz pelo trabalho bellote.
Muito interessante, patrão do meu pai comprou um em 91, verde claro, tinha as rodas estilizadas, frisos, ar não integrado e vidros verdes, placa de Brasília. Muito bonito. Eu só achava apertado atrás. Acabou roubado em 93 no Rio.
Que opala top!! Esse cambio na coluna 3 marchas e banco inteiriço é um charme à parte...lembra muito os filmes policiais americanos dos anos 80 ❤
Eu tive um 83, da mesma cor, duas portas, o câmbio não era na coluna e ele era a álcool. Era lindo! Saudades
Bellote, adoro esta configuração: banco dianteiro inteiriço com alavanca de câmbio na coluna de direção. Sempre achei isto chique no "úrltimo", he, he! Em tempo: este é um standard mas está com a faixa lateral que vinha de série nos Comodoro. Abraço. (2023: BRASIL SOB PLENA DITADURA!)
Olá amigo! O friso (assim como as calotas e hodometro parcial) foi instalado quando okm no css. Tente ampliar a nota fiscal que o Renato mostra rapidamente. Abs
@@joaovictorpinheiro606 Sim, eram acessórios instalados, não vinham de fábrica no standard. Abraço. (2023: BRASIL SOB PLENA DITADURA!)
Gostei muito show de bola priorizar os standart valeu 👍 Tmj sempre sou proprietário de um opala standart turquesa metálico 76 só alegria
Valeu pelo video pensava que em 82 o comodoro era o basico, mas bem legal essa versão teria facil pela simplicidade e mesmo sendo standart é lindo.
Desde o lançamento do DIplomata em 1980, o Comodoro seguiu como intermediário até o fim do Opala. Abaixo dele era o Standard, depois renomeado SL/E
Belíssimo exemplar. Maravilhosa cor. ❤❤❤
Excelente veículo e pode transportar seis passageiros.
Parabéns pela matéria.
O pai de um colega, à época, teve um Contour mas não era SVT. Tinha exatamente esse motor Duratec 2.5 V6 automático. Baita carrão!
A única coisa que sinto falta nos carros "pelados" antigos é a direção assistida. Já coloquei DH em Opala e C10 por que faz muita falta. Fora isso a experiência é outra, muito legal dirigir um exemplar dos anos 70 e 80. Você sente o carro.
Boa noite Renato Bellote e família, Deus abençoe todos vós. Parabéns por este vídeo, opala realmente fez história no Brasil e merece todo o nosso respeito.
Muito bacana o vídeo. Para mim os três maiores clássicos no Brasil. O Fusca, a Kombi e o Opala.
meu sonho, um dia ainda compro um no precinho
Eu particularmente gosto muito dessa configuração, carroceria remodelada e motor 4 cil. Sem falar no silencio que é dirigi-lo, não gosto desses escapamentos barulhentos kkk.
O silêncio do escapamento original é formidável de se [não] ouvir
@@MatheusPSjimmi Com certeza
Muito legal, tove o prazer de ter um Comodoro 82 duas portas, muito bom👏👏👍👍😄😄
lindo demais...mto legal toda essa simplicidade
Estou escutando a banda ''garagem bluseira '' a música do opalão depois de assistir esse vídeo kkkkk Agora, esse volante é clássico... Olha o equalizador Tojo que maneiro! Eu sei duma Caravan 1976 com banco inteiriço e caixa na coluna, o dono não vende nem restaura ela🥲 eu mesmo sou doido p comprar!
Meu pai possuiu vários opalas e eu ia com ele em algumas viagens. O ronco desse motor me é bem familiar. Parabéns pelo trabalho no canal. Durante um tempo o Diplomata foi o carro oficial do prefeito de minha cidade. Deus vos abençoe 🙏
Muito lindo esse opala sonho de consumo
Ao ver este vídeo me veio a memória o meu Opala de Luxo 77/78 que foi do meu pai e depois ficou comigo. Muitas lembranças de passeios a casa da minha avó, de buscar minha esposa na escola ao volante deste carro, a volta da maternidade com o meu primeiro filho, a partida do meus pais e tantas outras lembranças. Realmente esse não é um carro e sim uma máquina do tempo.
Ubirajara esse ta uma nave meu tio teve um desse modelo só que na cor verde um belo Chevrolet valeu meu amigo Bellote
Que saudades do meu tempo de criamca meu tinha um desse identico so que era marron glace tudo igual QUE SAUDADES MEU
Meu falecido pai trabalhou na Zona Sul veículos ele era funileiro lá, no final dos anos 70, em meados dos anos 80 ela mudou o nome para Duarte Chaves, onde meu pai ficou lá até os anos 2000
Realmente os Opalas 2.5 sao bem equilibrados e entregam um desempenho honesto pra proposta. Em que pese os pouco mais de 90 CV nao permitirem muitos arroubos na estrada, esses motores tinham um bom torque, que, aliado a esses cambios de 3 marchas na coluna, proporcionavam uma condução bem prazerosa no ciclo urbano. meu saudoso pai foi dono de um modelo de luxo 1970, ainda com o motor 153, também de 2.5 litros, mas que por conta de ser um projeto mais antigo era mais ruidoso e áspero que o 151, que, aliás tem as mesmas medidas de diâmetro e curso dos pistões do famoso 302 V8 da Ford. Parabéns pelo video Bellote
Um verdadeiro classico!!!!! top demais
Excelente vídeo obrigado
Mais um vídeo excelente e viajando ao passado.👏🏼👏🏼👏🏼
Top! São muito raros os Opalas a partir de 1980 com banco dianteiro inteiriço; a partir de 81 com o painel “novo”, ficaram mais raros ainda! O último com a opção de câmbio na coluna e banco inteiriço na frente saiu em 85
Pro consumidor normal foi até 85; pra frotista até 87, quando encerraram de vez essa opção.
Mais uma matéria top, forte abraço meu amigo
Ema 2001 eu tinha apenas 3 anos mas lembro do diplomata do meu pai ano 89 verde escuro que carro fascinante
Excelente vídeo!
Nossa nunca tinha visto isso, 3 marchas em um 82 , não fazia ideia muito bacana
Bellote, parabéns pelo conteúdo, mas gostaria de fazer 2 observações: o Diplomata foi lançado em 1980, ainda com o painel antigo, e os frisos de comodoro que estão neste standard seriam um acessório, provavelmente instalado na concessionária. Grande abraço!
O meu saudoso pai, teve uma Caravan Comodoro, tb com banco interisso, nessa mesma cor, ano 82/82, comprou O KM na extinta Chevrolet Gatão, q pertencia ao Grupo de Supermercados Casas da Banha..... acho q a placa era xp 5213.... Aqui no Rio de Janeiro
Freio de mão igual de Kombi! Show demais!
Boa noite.
Aprendi a dirigir, em uma Caravan std, 1982, bege, 4 cilindros a álcool, com 3 marchas, como esse lindo exemplar, aqui demonstrado.
Eu tinha 15 anos.
Saudades de uma época maravilhosa.
Obrigado Renato.
Só vi um desses até hoje! Raríssimo. Meu finado pai teve uma Caravan Comodoro 1980, ainda com o "painel antigo". Depois, ele teve um Diplomata 1981, já com o belíssimo painel moderno e monocromático, com direto a conta-giros. Saudades dessa época...
Que saudade do meu Opalão. Era como esse, só que era Comodoro.
Pessoalmente, Opala quando mais simples mais atraente. Essa versão (1980-84) Standard me enchem os olhos!
Estava ansioso para assistir esse !!!
Show, 82 com mecânica dos anos 70. Parabéns pela matéria
Meu tio teve um 79/80 painel era do antigo mas já era frente nova , 3 marchas na coluna , dirigi muito esse carro branco com rodas do Dart .....
Caramba😮
Show de bola esse opala, ele é muito a cara de viatura da PM ou até mesmo carro de prefeitura ou de empresas, interessante como o simples pode desabrochar e se tornar algo espetacular com o tempo
A Polícia usava mais os modelos 85 em diante. Os mais comuns são os 88/92 na versão SL. Só que entre safras de 80-88, existiam os modelos 85/87, que por sua vez a gente só vê Comodoro e Diplomata, mas existia a versão básica denominada "L", extremamente difícil de encontrar. E haviam possibilidades de configurações impressionantes, a Polícia Civil da Bahia possuía alguns Opala's L 1986 equipados com motor 4.1 250s, uma raridade de achar, visto que os pouquíssimos Opala's L que existem ainda, são a esmagadora maioria 4cil.
Que bacana, tenho um igual a esse, bege com interior marrom. Já comigo desde 2015.
Tive um um desse nessa mesma configuração, 1981, vendi o ano passado, muito bom de andar. Inclusive tem um vídeo aqui no meu canal. 😅
como diz o Pedro Bial (existe uma complexidade para se chegar a simplicidade) Nao tem nada de simples nesse Opala, parabens @Renato Bellote.
como esta difícil encontrar um dessa safra em bom estado,hoje é o modelo que mais me chama a atenção
Boa noite, Bellote. Primeira vez que vejo um video de um Opala Std exatamente igual ao meu! Comprei do 1° dono no ano passado e é meu carro de uso diário. Impressionante como é econômico, confortável e não me dá dor de cabeça nenhuma. Achei interessante a expansão do radiador. Vou fazer no meu também. Abraços!
Fala Renato, lindo Opala.
Adoraria que você gravasse com o do meu Pai.
Ele tem um modelo igual a este porém sendo 1980/ 1981 Comodoro câmbio em cima, painel quadrado, marrom com interior monocromático.
Bacana. Por favor envie fotos no e-mail: renatobellote@hotmail.com 👍🏻
Parabéns Bellote, por ser incrivelmente didático, de forma simples e resumida. E de quebra, nos mostrar essas máquinas sensacionais!
Show Bellote meu tio teve um parecido com esse muito top mesmo valeu ótima reportagem
Meu Pai teve um Diplomata.
Pena que na época eu ainda não alcançava os pedais.
Estudei num Colégio onde tinha um desse azul escuro, exatamente nesta configuração.
Maravilhoso esse modelo, para Renato pela matéria
Do mais simples ao mais completo, Opala é um carro excepcional.
Aprendi a dirigir numa fazenda em uma caravan 1976 com esse câmbio...
Boa noite!!! Meu tio de Birigui tinha um do mesmo ano mas era cupê, boas lembranças daquele Opala kkkkk mas esse é lindo demais abraço e até o próximo vídeo valeu
Meu pai teve um Opala De Luxo 2500 1972 4 portas com câmbio de 4 marchas tipo : facão e a ré ! A diferença é o estilo clássico de uma década ! Tanto no externo e no interno ! No modelo standard de 3 marchas acho na minha opinião legal mas perde a 3a marcha e faz falta e deveria ser como a do Maverick que vinha de 4 marchas na coluna daqueles e deve ser Maverick 4 portas ! No mais um clássico bem raro ! Legal ! Tmj ! É nois !