Estou trabalhando com o Big Linux há 2 anos. Top D+. Alguns motivos: Se de curioso quero testar alguma coisa nova direto na minha máquina física, e dá ruim, os snapshots me salvam, (basta dois cliques e tá tudo novo). Se preciso de algum pacote que só acho em .deb ou .rpm ele converte e instala de boa. Adoro o fato dele já suportar nativamente instalações em flatpaks e até snaps. Como trabalho com uma pilha de arquivos de formatos diferentes, o recurso de conversão de formatos simplesmente clicando com o botão direito do mouse me economiza um tempo precioso. Visualmente falando, gosto muito do tema de desktop chamado "modern", e acho os temas de ícones do Big bem mais bonitos do que o do KDE, mas pra quem não curte e gosta mais do KDE puro, nada impede de deixá-lo "sequinho". E claro, por ser uma distro brasileira. Recursos que eu gostaria que fossem mais lapidados: a parte de impressão (inclusive em PDF), compartilhamento de recursos de rede e uma interação mais fácil para aplicações via wine (para o caso de aplicações específicas que não existem alternativas para Linux). Por mais que o lutris, bottles ou playonlinux ajudem bastante, um usuário iniciante não vai conseguir configurá-los.
Também testei mas pra mim ele dava uns bugs e travadas malucas , o opensuse tumbleweed é muito mais estável mesmo sendo roling release mas eu estou procurando algo mais lts no momento . Esse é um motivo pra eu estar deixando o suse.
Tentei contribuir com o big Linux, mas o desenvolvedor falou que a distro era comunitária sendo que eu tinha mostrado o problema e mostrei as possíveis soluções que poderia fazer.
Tb vou de Mint ! Ele já me salvou 3 vezes. Ele é versátil, estável, fluido, seguro e rápido. E o Big Linux me decepcionou. Instalei ele do zero em um SSD de 480 GB. E ele travou duas vezes. E o meu Setup é de primeira. Ele até reconheceu o Mint no outro SSD de 240 GB. Mas, travou 2 vezes do nada ! Aí, coloquei o Zorin OS 17.1 q está rodando REDONDO ! Concordo com o Edson. O Zorin se mostrou mais estável, rápido, seguro e fluido do q o BigLInux.
Imagino que a palavra fosse "sóbrio"; essa questão de perfil de usuário (iniciante / intermediário / avançado) tem que ser mesclada com o perfil pessoal, e até mesmo com o tipo do hardware. Acho o Zorin perfeito para notebook de estudante, já num desktop com tela grande percebo ele como um tanto simplório. Com o BigLinux é o inverso, sua customização visual e recursos instigam na tela grande, mas dão essa sensação de sobrecarga em telas de notebook, principalmente para o pessoal mais velho, que tende à sobriedade.
O Dio foi cirúrgico quando tirou o ZorinOS da conversa kkk. Legal a reação dele quando o Edd fala do Debian no finalzinho do vídeo kk. Belo corte 👏 Atualmente usando Ubuntu no Pc e Manjaro no Notebook.
O Linux Mint pode até ter um visual rústico, mas disparado é o melhor, principalmente para usuários Windows. Já vem com muitas ferramentas e praticidades para quem não quer ter um trabalho de um Debian ou Ubuntu. O visual rústico você acerta trocando os ícones, as janelas, e se quiser ir mais a fundo tem vários vídeos que ensinam mudar completamente o visual do Cinnamon, Xfce e deixa-lo com cara de mais moderno como o Zorin.
Se a experiência para você tá assim é isso o que vale e importa. Essa é a riquesa do mundo linux. Quando eu fui testar o EndeavourOS já no próprio boot-live os ícones da barra de tarefa em determinada altura quebravam e se aglutinavam sobrepostos. Dentre as distros "famosas" era a que eu mais tentei e queria deseperadamente que funcionasse, porque preciso do HDR+nvidia, mas até esse momento eu não sabia que linux com nvídia não da suporte nem ao Wayland, nem HDR, continuei minha busca e nem sei como cheguei nessas duas pérolas: RebornOS e cachyOS. Como a sua minha experiência está sendo maravilhosa. Só para se ter ideia, eu achei perdido num hdd velho uma .iso Windows11 de 2020, bem antes do Pilot ser implantado no Windows11, tem um dia isso, se eu tivesse usando qualquer outra distro linux que não o cachyOS eu me sentiria tentado vojtar pro Windows.
@@franklinEditor , o certo é você saber o que quer e o que melhor te atende. Por ter 2 notebooks, eu não abro mão do Windows para ter Linux e nem o contrário. A curva de aprendizado em ambos os sistemas operacionais faz com que eu tenha confiança para trabalhar e ter familiaridade com eles. Sem contar que o WSL que vem com o Windows dá uma "pincelada" no ambiente Linux (mesmo que seja via terminal), para que o usuário não se sinta completamente perdido.
@@eduardogomes6012 não há mais essa curva pro linux em boa parte das distro. O problema são os usuários que não possuem o mínimo de conhecimento. Já faz um bom tempo que nem lembro que Windows exite. Mas um gringo me falou uma coisa interessante que o único sistema que existe é a própria internet e dominará tudo como SO.
@@franklinEditor , faz sentido. Ainda mais com a evolução da inteligência artificial, que pode ajudar muito algumas pessoas e ao mesmo tempo pode "emburrecer" outras (que são preguiçosas ou acomodadas). Não sou de abandonar um sistema em detrimento de outro. Mesmo porque, querendo ou não, o mercado de trabalho te dá inúmeras opções. Fico indignado que muitos usuários do Windows usam o Linux em seus celulares (o Android é um Linux, mas o leigo não sabe - ou não se informa). E, não tiro a razão desse gringo: o mundo sem internet, hoje em dia, parece estar fadado ao ostracismo. Para negócios, lazer, ou o que você quiser pensar, a internet tem o dedinho na vida de alguém.
Eu uso Mx-linux 23 e acho muito bom...o legal sao as ferramentas... tem tudo ... Gerenciamento de Dicos, formata Usb, Configura rede... Perfeito com o Xfce 4,18 , e instala Flat-pack, se quiser... Não falha nem a Pau... Com Gnome, fica melhor ainda, Mas precisa conhecer...pois no Gnome, novato nao acha nada... KDE , é mais bonito.. Porém Xfce é mais funcional... Nvidia, instala mais perfeito no Xfce... É um Debian , sem precisar usar Terminal...
Eu acho no mínimo intrigante a galera dizer que a customização do Big Linux "não é sã" (sabe-se lá o que isso quer dizer), "KDE padrão tem menos coisas acontecendo é menos Tio e parecido com Windows" "eu gosto de ambientes com menos coisas, por isso prefiro o KDE e Gnome padrão" Mas acontece que um dos trabalhos que o pessoal do Big faz é justamente "limpar" o KDE e a base Manjaro mega poluída! O Dolphin no Big já vem super clean. E ainda tem os preset pronto pra deixar o desktop idêntico ao Windows (só que melhor hehe) e idêntico ao Mac/Gnome porém com muito mais recursos, bonitão e leve. E a parte mais irônica é que enquanto a característica "parecer um Windows mais familiar pro tio" é uma vantagem, no entanto ninguém indica uma distro em que experiência que não seja um Mac-like como primeira opção hehe Abraço galera. E ah eu penso que seria mais legal, uma crítica ou apontamento menos superficial e genérico tipo: "É um desktop mais são" o que isso significa? "gosto de menos coisas acontecendo ali na minha frente" O que são essas coisas que o Big Linux KDE tem ali na frente acontecendo? Quais são as coisas que tem demais no Big tal qual o Manjaro? (esse tem mesmo). Obs uso Big KDE é tem muita coisa que não me agrada 100%, mas aí do mesmo jeito que eu posto colocar eu simplesmente, mudo ou desativo uma coisa ou outra, mas o trampo deles é excelente e vai além da interface Plasma ou do Ambiente Gráfico KDE. Como por exemplo as modificações para diminuir o consumo de recursos doa hardware como memória RAM, swap, CPU e até espaço no SSD.
Opa! Tudo bem contigo? Só reforçando porque sempre parece necessário: gostar de algo não implica que as outras coisas são ruins. Sobre diferenças entre o Big e o Plasma padrão? Basta olhar o menu de contexto no gerenciador de arquivos, tem dezenas de funções muito úteis no BigLinux, das quais eu usaria uma ou outra. Ao invés de desligar tudo o que eu não uso, prefiro apenas adicionar o que eu necessito. Considero o BigLinux tão bacana, que sempre que possível eu indico ele exatamente dessa forma que fiz neste vídeo. 🖖
O Big Linux é realmente bem fácil, mas mais fácil ainda é o Linux Mint! O Zorin também é fácil para iniciantes ou para quem quer tudo bem mastigado! Eu prefiro o OpenSuse Tumbleweed com KDE, que é bom para quem já tem algum conhecimento, para quem já testou várias distribuições linux, mas não é um sistema difícil, eu só comecei a usar o Tumbleweed depois de usar Ubuntu, Mint, Fedora, Zorin, etc, observei e estudei e quando entendi algumas coisas, instalei o OpenSuse Leap com KDE, depois de usar durante alguns meses, comecei com o Tumbleweed, que voltei a usar após uma temporada usando o Archcraft, o Mabox e o Manjaro com I3. MX Linux também é uma escolha interessante para iniciantes.
eu uso windows 10 por causa do league of legends mas num hd secundario tenho o big linux, depois de testar varias eu cheguei a conclusao que o big é o melhor pra mim
estava usando o biglinux porém essa atualização do kde 6.0 simplesmente quebrou o sistema com força. além disso eu baixei ontem e tentei usar novamente porém está muito bugado mesmo. estou no debian não sei se pretendo voltar pro biglinux dps dessa quebra me atrapalha muito ter que ficar formatando é baixando arquivos.
Eu conheço o universo Linux dês de meados de 2003, conheci muitas distros e gosto muito de várias, mas o campo gravitacional do Linux Mint sempre me puxa devolta kkk. Seja isso uma bênção ou uma maldição meu sistema preferido é p Mint já há uns 6 ou 7 anos.
O meu único problema com o Ubuntu é eles usarem snaps ao invés de flatpak no desktop, dá pra instalar, mas aí já envolve alguns comandinhos no terminal, nada demais, mas já é o suficiente para eu não recomendar para um usuário completamente leigo. Hoje em dia meu requisito Nº 1 para uma distro para iniciantes é vir com acesso ao flathub por padrão.
Eu usei o Mint por quase um ano alternando entre as três interfaces principais (passei mais tempo no XFCE e no Cinamon, mate eu achei meio meme. Não entendi o porquê dela existir se não pra tirar o foco dessas duas opções que fazem mais sentido, diga-se de passagem). Mas o Zorin OS com o Zorin Shell me conquistou. Além de que: ter a opção de usar tanto Flatpaks e Snaps já nativamente sem que eu precisasse fazer nada foi um grande ponto positivo.
No mundo Linux, o legal é o usuário ter o poder de escolha e decidir por si qual a que melhor satisfaz seus gostos e necessidades. O respeito pelas comunidades e por outras distros sempre é válido. Se você gosta do Ubuntu, vá de Ubuntu. Se gosta do Zorin, que o use à vontade. Se gosta do Debian ou do OpenSUSE, seja feliz. Mas lembre-se que sempre haverá uma distro que atenda seus gostos e também o seu bolso. Afinal, não é todo computador que é top de linha que vai fazer tudo funcionar perfeitamente. Até mesmo aquele PC mais antigo pode se beneficiar de sua escolha se você não exigir muito da máquina.
Certificado é facil de puxar no Linux. Através do navegador vc consegue adicionar. Só se o certificado vier em .msi que dá uma rateada, mas na maioria das vezes é zero dor de cabeça.
Eu tenho um teclado da Microsoft, o Bluetooth keyboard, e só funciona no Linux mint. Minha máquina é um Galaxy Book 2, mas quando testei outras distros Linux, o teclado não conecta... Alguém sabe o que é preciso fazer para funcionar?
O BigLinux com GNOME é um projeto comunitário e creio que por esse motivo não está listado como "oficial". O projeto fornece mais informações sobre isso no fórum deles, depois dá uma conferida. 🖖
Eu cheguei a instalar a versão Gnome do Big, realmente ficou muito boa e eles colocaram de fábricas as coisas que faltam no Gnome. Mas eu instalei no final do ano passado, imagino que agora esteja até melhor
Se eu não pudesse indicar Debian, Zorin, Mint ou Fedora como o pessoal do vídeo, eu recomendaria o Ubuntu, especialmente suas versões como o Kubuntu. Na verdade, eu indico mais essas duas do que Fedora e Debian. No entanto, os melhores sistemas para iniciantes hoje são Mint e Zorin.
Pra mim Big Linux é a que melhor atendeu minhas necessidades. Não tenho problema algum com ele, desde parte de produtividade, workload pesado, games, mídia, tudo funciona como deveria.
ate o wine está funcionando melhor testei hoje o Subtitle Edit que uso para converter legendas ele instalou normalmente, sem ter que fazer o procedimento para rodar no linux descrito no site
Instalei o Mageia e achei muito completo para iniciantes. Tentei o Big Linux mas me senti usando windows com tanta interferência que ele faz no sistema... copiar e colar por exemplo: que coisa chata!!
O meu pc principal é um i7, e como designer uso windows nele. Mas todos os meus outris notebooks sao anteriores a 2012, tenho um pentium, um celeron e um amd de 2011. Ou seja, como sao "fracos" e para serem como servidores e para ver anime, tenho lubuntu neles todos. Leve e extremamente funcional
É isso aí, cara. Cada máquina seu sistema para cumprir bem cada função a que lhe é destinada. Não sou designer nem outro profissional exigente, mas faço o mesmo. Máquina principal em Windows para não perder garantia. Máquinas velhas em Mint Cinnamon ou Manjaro Cinnamon para tarefas específicas, dependendo da necessidade. Rola 5* sem stress nenhum em todas elas para sua função!
Pra notebooks velhos tem distros mais leves sem sacrificar funcionalidade, como o Bodhi Linux e o antiX, este último na iso base é muito leve apesar de vir com muito bloat.
porque não recomendam o Ubuntu mais? era uma distro tão indicada pela maioria, estou longe do mundo linux há um tempo e estou por fora das novidades, alguma mudança relevante que eu como alguém que estou retornando deveria saber e por ventura evitar?
acho que entre o zorin e o mint, a questão é só design, por trás do capô é a mesma coisa, gosto mais do design do zorin e a uso por isso, mint não perde em nada, só o design que me parece ultrapassado
Já testei o Zorin Os, eu acho que o Linux Mint dá de 10 à 0 no Zorin Os, apesar de concordar com o Dio à respeito dos ícones, o Linux Mint é completo, é só instalar e usar.
Acho distro mais "pelada" conheço tanto depois instalaçao da ate para confundir com KDE neon. No caso debian ultima vez instalei notei discover estava modificado para usar repositorios da distro em vez da flatpak portante vai precisar fazer alguns ajustes.
O Linux Mint tem cara de velho, de fato. Aquelas janelas meio cinzas, tudo quadradão... mas eu gostei bastante de usar com o Cinamon. O Zorin é bonito, mas a MINHA experiência com ele não foi das melhores. Enfim, cada um é cada um, e no final eu acabei voltando ao Windows 11, que tem uma skin nova em um sistema dos anos 2000😂, rodando com WSL
Só gostaria de saber quem dos três usaram por um ano as "recomendações"? Aqui no meu trabalho usamos Linux mint a mais de 3 anos, desde a versão 19.3, e sim, é uma distro para iniciantes, estável e com bom suporte dos desenvolvedores e tem o Lmde, caso a base Ubuntu seja comprometida. Com 4 gigabyte de ram e processador dual core ele roda, e nos computadores mais recentes recomendo a instalação do kernel 6.5 e fica show. Quanto ao Zorin, acabou com a lite, em determinados hardware trava tudo enquanto o mint não, fora que ele grava seu boot em BIOS, precisando resetar a mesma para instalar outro SO, lamentável.
Pessoal quer praticidade e algo já pronto, usei BigLinux e tive alguns problemas como Pc não desligar(parar na tela preta) e alguns apps não funcionam direito. Como minha máquina se trata de uma Intel e NVidia li que é mais compatível com gnome então optei pelo manjaro,onde o BigLinux pega as repo,caiu como uma luva,mais com alguns contras: *um pouco mais chato de personalizar *alguns atalhos não são iguais ao do windows ou não funcionam, precisando ser configurado manual * teve um dia que demorou para desligar mais que o normal
Apesar de não comentarem muito por aqui, manjaro continua forte e uma distro popular mundo a fora. Uso há 2 anos e é a ÚNICA distro que NUNCA tive problemas.
Nasceu morto, um Gnome que que copia ainda mais mais o Mac só que muito maaais fechado e não traz nada de novo a não ser ainda mais limitações num Gnome ainda mais pesado e na minha humilde opinião com uma aparência já ultrapassada dos Macs cinza e meio blasé.
Ubuntu 24.04 feacassou outra vez.. caraca listra de video no boot de inicialização falta de drivers de USB 3.0, processador Intel 4, 5 e 6 geração IRQ ta faltando esse driver drivers Nvidia geforce 200 até 7** e GT1030 ta faltando drivers CHIPset intel e amd placas de wifi realtek ta faltando drivers N boa tem que melhorar pq em desktop fracassou! E mais uma vez windows 11 venceu
Se não pudesse o zorin o deepin, o mint foi a pior experiência que tive com Linux já tinha usado no passado e aí fui voltar a usar Linux nossa que horror além de feio todo quebrado e buga do parece remix de fundo de quintal mau feito não sei como alguém em să consciência pode sugerir mint pra alguém
Estou trabalhando com o Big Linux há 2 anos. Top D+. Alguns motivos: Se de curioso quero testar alguma coisa nova direto na minha máquina física, e dá ruim, os snapshots me salvam, (basta dois cliques e tá tudo novo). Se preciso de algum pacote que só acho em .deb ou .rpm ele converte e instala de boa. Adoro o fato dele já suportar nativamente instalações em flatpaks e até snaps. Como trabalho com uma pilha de arquivos de formatos diferentes, o recurso de conversão de formatos simplesmente clicando com o botão direito do mouse me economiza um tempo precioso. Visualmente falando, gosto muito do tema de desktop chamado "modern", e acho os temas de ícones do Big bem mais bonitos do que o do KDE, mas pra quem não curte e gosta mais do KDE puro, nada impede de deixá-lo "sequinho". E claro, por ser uma distro brasileira. Recursos que eu gostaria que fossem mais lapidados: a parte de impressão (inclusive em PDF), compartilhamento de recursos de rede e uma interação mais fácil para aplicações via wine (para o caso de aplicações específicas que não existem alternativas para Linux). Por mais que o lutris, bottles ou playonlinux ajudem bastante, um usuário iniciante não vai conseguir configurá-los.
Também testei mas pra mim ele dava uns bugs e travadas malucas , o opensuse tumbleweed é muito mais estável mesmo sendo roling release mas eu estou procurando algo mais lts no momento . Esse é um motivo pra eu estar deixando o suse.
Tentei contribuir com o big Linux, mas o desenvolvedor falou que a distro era comunitária sendo que eu tinha mostrado o problema e mostrei as possíveis soluções que poderia fazer.
Tb vou de Mint ! Ele já me salvou 3 vezes. Ele é versátil, estável, fluido, seguro e rápido. E o Big Linux me decepcionou. Instalei ele do zero em um SSD de 480 GB. E ele travou duas vezes. E o meu Setup é de primeira. Ele até reconheceu o Mint no outro SSD de 240 GB. Mas, travou 2 vezes do nada ! Aí, coloquei o Zorin OS 17.1 q está rodando REDONDO ! Concordo com o Edson. O Zorin se mostrou mais estável, rápido, seguro e fluido do q o BigLInux.
Eu não disse isso aí não. Não vem me complicar. 😀🖖
Imagino que a palavra fosse "sóbrio"; essa questão de perfil de usuário (iniciante / intermediário / avançado) tem que ser mesclada com o perfil pessoal, e até mesmo com o tipo do hardware. Acho o Zorin perfeito para notebook de estudante, já num desktop com tela grande percebo ele como um tanto simplório. Com o BigLinux é o inverso, sua customização visual e recursos instigam na tela grande, mas dão essa sensação de sobrecarga em telas de notebook, principalmente para o pessoal mais velho, que tende à sobriedade.
O Dio foi cirúrgico quando tirou o ZorinOS da conversa kkk.
Legal a reação dele quando o Edd fala do Debian no finalzinho do vídeo kk.
Belo corte 👏
Atualmente usando Ubuntu no Pc e Manjaro no Notebook.
O Linux Mint pode até ter um visual rústico, mas disparado é o melhor, principalmente para usuários Windows. Já vem com muitas ferramentas e praticidades para quem não quer ter um trabalho de um Debian ou Ubuntu. O visual rústico você acerta trocando os ícones, as janelas, e se quiser ir mais a fundo tem vários vídeos que ensinam mudar completamente o visual do Cinnamon, Xfce e deixa-lo com cara de mais moderno como o Zorin.
tô usando o big linux e pra minha surpresa está me atendendo muito bem.
Com pouco tempo de linux pulei para o EndeavourOS e é simplesmente maravilhosa a experiencia.
Se a experiência para você tá assim é isso o que vale e importa. Essa é a riquesa do mundo linux. Quando eu fui testar o EndeavourOS já no próprio boot-live os ícones da barra de tarefa em determinada altura quebravam e se aglutinavam sobrepostos. Dentre as distros "famosas" era a que eu mais tentei e queria deseperadamente que funcionasse, porque preciso do HDR+nvidia, mas até esse momento eu não sabia que linux com nvídia não da suporte nem ao Wayland, nem HDR, continuei minha busca e nem sei como cheguei nessas duas pérolas: RebornOS e cachyOS. Como a sua minha experiência está sendo maravilhosa. Só para se ter ideia, eu achei perdido num hdd velho uma .iso Windows11 de 2020, bem antes do Pilot ser implantado no Windows11, tem um dia isso, se eu tivesse usando qualquer outra distro linux que não o cachyOS eu me sentiria tentado vojtar pro Windows.
@@franklinEditor , o certo é você saber o que quer e o que melhor te atende. Por ter 2 notebooks, eu não abro mão do Windows para ter Linux e nem o contrário. A curva de aprendizado em ambos os sistemas operacionais faz com que eu tenha confiança para trabalhar e ter familiaridade com eles. Sem contar que o WSL que vem com o Windows dá uma "pincelada" no ambiente Linux (mesmo que seja via terminal), para que o usuário não se sinta completamente perdido.
@@eduardogomes6012 não há mais essa curva pro linux em boa parte das distro. O problema são os usuários que não possuem o mínimo de conhecimento. Já faz um bom tempo que nem lembro que Windows exite. Mas um gringo me falou uma coisa interessante que o único sistema que existe é a própria internet e dominará tudo como SO.
@@franklinEditor , faz sentido. Ainda mais com a evolução da inteligência artificial, que pode ajudar muito algumas pessoas e ao mesmo tempo pode "emburrecer" outras (que são preguiçosas ou acomodadas).
Não sou de abandonar um sistema em detrimento de outro. Mesmo porque, querendo ou não, o mercado de trabalho te dá inúmeras opções. Fico indignado que muitos usuários do Windows usam o Linux em seus celulares (o Android é um Linux, mas o leigo não sabe - ou não se informa). E, não tiro a razão desse gringo: o mundo sem internet, hoje em dia, parece estar fadado ao ostracismo. Para negócios, lazer, ou o que você quiser pensar, a internet tem o dedinho na vida de alguém.
Eu uso Mx-linux 23 e acho muito bom...o legal sao as ferramentas...
tem tudo ...
Gerenciamento de Dicos, formata Usb, Configura rede...
Perfeito com o Xfce 4,18 , e instala Flat-pack, se quiser...
Não falha nem a Pau...
Com Gnome, fica melhor ainda,
Mas precisa conhecer...pois no Gnome, novato nao acha nada...
KDE , é mais bonito..
Porém Xfce é mais funcional...
Nvidia, instala mais perfeito no Xfce...
É um Debian , sem precisar usar Terminal...
Eu acho no mínimo intrigante a galera dizer que a customização do Big Linux "não é sã" (sabe-se lá o que isso quer dizer), "KDE padrão tem menos coisas acontecendo é menos Tio e parecido com Windows" "eu gosto de ambientes com menos coisas, por isso prefiro o KDE e Gnome padrão"
Mas acontece que um dos trabalhos que o pessoal do Big faz é justamente "limpar" o KDE e a base Manjaro mega poluída! O Dolphin no Big já vem super clean.
E ainda tem os preset pronto pra deixar o desktop idêntico ao Windows (só que melhor hehe) e idêntico ao Mac/Gnome porém com muito mais recursos, bonitão e leve.
E a parte mais irônica é que enquanto a característica "parecer um Windows mais familiar pro tio" é uma vantagem, no entanto ninguém indica uma distro em que experiência que não seja um Mac-like como primeira opção hehe
Abraço galera.
E ah eu penso que seria mais legal, uma crítica ou apontamento menos superficial e genérico tipo:
"É um desktop mais são" o que isso significa?
"gosto de menos coisas acontecendo ali na minha frente"
O que são essas coisas que o Big Linux KDE tem ali na frente acontecendo?
Quais são as coisas que tem demais no Big tal qual o Manjaro? (esse tem mesmo).
Obs uso Big KDE é tem muita coisa que não me agrada 100%, mas aí do mesmo jeito que eu posto colocar eu simplesmente, mudo ou desativo uma coisa ou outra, mas o trampo deles é excelente e vai além da interface Plasma ou do Ambiente Gráfico KDE. Como por exemplo as modificações para diminuir o consumo de recursos doa hardware como memória RAM, swap, CPU e até espaço no SSD.
Opa! Tudo bem contigo? Só reforçando porque sempre parece necessário: gostar de algo não implica que as outras coisas são ruins.
Sobre diferenças entre o Big e o Plasma padrão? Basta olhar o menu de contexto no gerenciador de arquivos, tem dezenas de funções muito úteis no BigLinux, das quais eu usaria uma ou outra. Ao invés de desligar tudo o que eu não uso, prefiro apenas adicionar o que eu necessito.
Considero o BigLinux tão bacana, que sempre que possível eu indico ele exatamente dessa forma que fiz neste vídeo. 🖖
E só um complemento... o Dio falou "chill" que é um termo em inglês para "calmo/frio". 🖖
Estou usando o Zorin OS e estou gostando muito da experiência. Vou testar o Bodhi em uma segunda máquina para ver como é.
O Big Linux é realmente bem fácil, mas mais fácil ainda é o Linux Mint! O Zorin também é fácil para iniciantes ou para quem quer tudo bem mastigado! Eu prefiro o OpenSuse Tumbleweed com KDE, que é bom para quem já tem algum conhecimento, para quem já testou várias distribuições linux, mas não é um sistema difícil, eu só comecei a usar o Tumbleweed depois de usar Ubuntu, Mint, Fedora, Zorin, etc, observei e estudei e quando entendi algumas coisas, instalei o OpenSuse Leap com KDE, depois de usar durante alguns meses, comecei com o Tumbleweed, que voltei a usar após uma temporada usando o Archcraft, o Mabox e o Manjaro com I3. MX Linux também é uma escolha interessante para iniciantes.
No big linux foi onde encontrei o nosync-browser, coisinha boa é esse nosync-browser
big linux é uma das melhores distros que já usei. Inclusive to comentando por ele kkkkk
eu uso windows 10 por causa do league of legends mas num hd secundario tenho o big linux, depois de testar varias eu cheguei a conclusao que o big é o melhor pra mim
Vou instalar
estava usando o biglinux porém essa atualização do kde 6.0 simplesmente quebrou o sistema com força. além disso eu baixei ontem e tentei usar novamente porém está muito bugado mesmo. estou no debian não sei se pretendo voltar pro biglinux dps dessa quebra me atrapalha muito ter que ficar formatando é baixando arquivos.
Um manjaro abrasileirado
Arch linux, não disse, mas é mais pelado q manjaro, big linux e garuda
Eu conheço o universo Linux dês de meados de 2003, conheci muitas distros e gosto muito de várias, mas o campo gravitacional do Linux Mint sempre me puxa devolta kkk. Seja isso uma bênção ou uma maldição meu sistema preferido é p Mint já há uns 6 ou 7 anos.
Ainda Prefiro o Linux Mint Cinnamon !
Tumbleweed é excelente, o snapper é uma não na roda pra quem assim como eu, gosta de mexer em tudo e acaba quebrando o sistema sem querer akshqihdkwj
Ubuntu: "Ninguém gosta de mim!"
Eu gosto muito hehe ❤
Só gostam no servidor kkk
Fica dificil desde que colocaram um spyware nele pra coletar dados dos usuários. Se for pra ser assim uso windows mesmo.
@@islacsilva854 telemetria não é spyware
@@islacsilva854 sério isso? que decepção.
O meu único problema com o Ubuntu é eles usarem snaps ao invés de flatpak no desktop, dá pra instalar, mas aí já envolve alguns comandinhos no terminal, nada demais, mas já é o suficiente para eu não recomendar para um usuário completamente leigo. Hoje em dia meu requisito Nº 1 para uma distro para iniciantes é vir com acesso ao flathub por padrão.
Linux mint cumpre esse requisito
@@kevinyoliveira68 não gosto do design, mas definitivamente é uma distro que eu recomendo
Eu usei o Mint por quase um ano alternando entre as três interfaces principais (passei mais tempo no XFCE e no Cinamon, mate eu achei meio meme. Não entendi o porquê dela existir se não pra tirar o foco dessas duas opções que fazem mais sentido, diga-se de passagem).
Mas o Zorin OS com o Zorin Shell me conquistou. Além de que: ter a opção de usar tanto Flatpaks e Snaps já nativamente sem que eu precisasse fazer nada foi um grande ponto positivo.
No mundo Linux, o legal é o usuário ter o poder de escolha e decidir por si qual a que melhor satisfaz seus gostos e necessidades. O respeito pelas comunidades e por outras distros sempre é válido. Se você gosta do Ubuntu, vá de Ubuntu. Se gosta do Zorin, que o use à vontade. Se gosta do Debian ou do OpenSUSE, seja feliz. Mas lembre-se que sempre haverá uma distro que atenda seus gostos e também o seu bolso. Afinal, não é todo computador que é top de linha que vai fazer tudo funcionar perfeitamente. Até mesmo aquele PC mais antigo pode se beneficiar de sua escolha se você não exigir muito da máquina.
2:51 Claro que seria o Elementary OS.
Certificado é facil de puxar no Linux. Através do navegador vc consegue adicionar. Só se o certificado vier em .msi que dá uma rateada, mas na maioria das vezes é zero dor de cabeça.
Mx21 o que acham?
Eu tenho um teclado da Microsoft, o Bluetooth keyboard, e só funciona no Linux mint. Minha máquina é um Galaxy Book 2, mas quando testei outras distros Linux, o teclado não conecta... Alguém sabe o que é preciso fazer para funcionar?
Tenho o mesmo PC, no Arch eu precisava ficar reiniciando o bluetooth pelo terminal para funcionar, nunca encontrei a solução
@@falajose3080 no Linux mint apenas que funcionou de maneira nativa por enquanto
Eu estou testando o fedora 40 com KDE
Gnome do Big Linux ainda não foi lançado, pelo menos não consta no site deles como forma oficial.
a única versão que consta é somente o KDE.
O BigLinux com GNOME é um projeto comunitário e creio que por esse motivo não está listado como "oficial". O projeto fornece mais informações sobre isso no fórum deles, depois dá uma conferida. 🖖
Realmente não curto o KDE, Gnome seria uma adição muito boa para o Big Linux e provavelmente me faria cogitar migrar.
Eu cheguei a instalar a versão Gnome do Big, realmente ficou muito boa e eles colocaram de fábricas as coisas que faltam no Gnome. Mas eu instalei no final do ano passado, imagino que agora esteja até melhor
Sou iniciante...e optei por LINUX MINT! Sai do windows e fui para o Mint. Nao tenho do que reclamar.
É um ótimo sistema!
meu problema hoje com o openSUSE Tumbleweed foi que quebrou minha Steam com atualização do sistema hehehe
Quebrou nessa atualização de hoje??
Se eu não pudesse indicar Debian, Zorin, Mint ou Fedora como o pessoal do vídeo, eu recomendaria o Ubuntu, especialmente suas versões como o Kubuntu. Na verdade, eu indico mais essas duas do que Fedora e Debian. No entanto, os melhores sistemas para iniciantes hoje são Mint e Zorin.
Meu problema com Fedora usando a mais de 1 ano. Bootloader lento 25s. Enquanto no arch, demora 5s
Zorin OS! Redondo, pronto pra usar e muito bonito.
Pra mim Big Linux é a que melhor atendeu minhas necessidades. Não tenho problema algum com ele, desde parte de produtividade, workload pesado, games, mídia, tudo funciona como deveria.
ate o wine está funcionando melhor
testei hoje o Subtitle Edit que uso para converter legendas ele instalou normalmente, sem ter que fazer o procedimento para rodar no linux descrito no site
@@marcelobrrj2 sim, eu tinha muito problema com Linux na parte de games e aplicações do Windows. No Big Linux eu não tenho esses problemas
Instalei o Mageia e achei muito completo para iniciantes. Tentei o Big Linux mas me senti usando windows com tanta interferência que ele faz no sistema... copiar e colar por exemplo: que coisa chata!!
Uma distro excelente com KDE bem enxuto é o Q4os, rápida, estável você escolhe o que quer instalar.
O meu pc principal é um i7, e como designer uso windows nele. Mas todos os meus outris notebooks sao anteriores a 2012, tenho um pentium, um celeron e um amd de 2011.
Ou seja, como sao "fracos" e para serem como servidores e para ver anime, tenho lubuntu neles todos. Leve e extremamente funcional
É isso aí, cara. Cada máquina seu sistema para cumprir bem cada função a que lhe é destinada. Não sou designer nem outro profissional exigente, mas faço o mesmo. Máquina principal em Windows para não perder garantia. Máquinas velhas em Mint Cinnamon ou Manjaro Cinnamon para tarefas específicas, dependendo da necessidade. Rola 5* sem stress nenhum em todas elas para sua função!
O mint tem cara de velho sim. E não é só o ícones. É a distro como um todo
Do ponto de vista estético realmente é antiquado. Do ponto de vista funcional,é muito bom e fácil para o dia-a-dia.
@@jogosnamemoria90 Poderia ser os 2
Uso lubuntu. Se era pra sair de wibdows, eu queria o mais leve de todos para meu Notebook velho de guerra. Funciona muito bem.
Lubuntu para notebooks fracos e antigos, é uma maravilha. Não tem um visual moderno, mas serve muito bem para tarefas do dia a dia.
Pra notebooks velhos tem distros mais leves sem sacrificar funcionalidade, como o Bodhi Linux e o antiX, este último na iso base é muito leve apesar de vir com muito bloat.
EU já recomendo Deping 23 super produtivo
Não fosse a tradução falha (não sei mandarin) e a falta de integração com o Google Drive e Google Agenda, votaria no Deepin, por conta do visual.
porque não recomendam o Ubuntu mais? era uma distro tão indicada pela maioria, estou longe do mundo linux há um tempo e estou por fora das novidades, alguma mudança relevante que eu como alguém que estou retornando deveria saber e por ventura evitar?
Um usuário teve toda sua carteira de cripto moedas roubada depois de instalar um gerenciador de cripto direto do repositório oficial do Ubuntu.
Também têm o bunsenlab linux
Jurei que o Dio tava careca 😂
Sem dúvidas mantenho meu Arch Linux no desktop.
Arco linux te prepara para tudo
E uma distro para um notebook de 32 bits? Ou é melhor tentar mudar para 64bits....
Ainda existem opções (MX Linux, Q4OS, anTIX), mas está cada vez mais limitado. Realmente vale a pena considerar um hardware novo. 🖖
Até o 64 bits tá indo de vala jaja....
@@amumu2760 Realmente. Daqui a pouco será tudo ARM
@@lucolesco exatamente
Se não me engano, o Debian provê ISOs com suporte a 32 bits.
acho que entre o zorin e o mint, a questão é só design, por trás do capô é a mesma coisa, gosto mais do design do zorin e a uso por isso, mint não perde em nada, só o design que me parece ultrapassado
Já testei o Zorin Os, eu acho que o Linux Mint dá de 10 à 0 no Zorin Os, apesar de concordar com o Dio à respeito dos ícones, o Linux Mint é completo, é só instalar e usar.
Instalei o mint ontem e o bluetooth não funcionou, voltei pro PopOS.
Big Linux,Tiger Os, vale a menção
OpenSUSE é meio chatinho pra configurar eu não recomendaria, mas da pra aprender.
Concordo que o Mint tem esse aspecto antiquado. Eu uso e gosto muito, entretanto.
Eles mudam os ícones para ficarem quadrados com cantos arredondados, isso irrita um pouco.
eu acho bonito, sla não curto o extremo minimalismo do design hoje em dia TT
O zori os , tem que instalar tudo. O mint ja vem varias app instaladas
Experimentei o Zorin 17.1 mas prefiro mesmo o Ubuntu, pois iniciei no mundo linux com o ubuntu 14.04 gnome!!!!!
Ih, ó u cara do V de Vingança! 😂
Kkkk sempre tive a impressão de reconhecer o rosto dele de algum lugar...vc esclareceu agora...É isso mesmo. Parece muito!
@@frksilva 🤣🤣🤣
Acho distro mais "pelada" conheço tanto depois instalaçao da ate para confundir com KDE neon. No caso debian ultima vez instalei notei discover estava modificado para usar repositorios da distro em vez da flatpak portante vai precisar fazer alguns ajustes.
O Linux Mint tem cara de velho, de fato. Aquelas janelas meio cinzas, tudo quadradão... mas eu gostei bastante de usar com o Cinamon. O Zorin é bonito, mas a MINHA experiência com ele não foi das melhores. Enfim, cada um é cada um, e no final eu acabei voltando ao Windows 11, que tem uma skin nova em um sistema dos anos 2000😂, rodando com WSL
Uwuntu com certeza, só pra começar é claro
Eu uso Debian, mas se fosse necessário indicar outra distribuição, seria Ubuntu.
Destruição? 😳😳
Zoeira ksksksk
@@kevinyoliveira68, 😀 arrumei.
Só gostaria de saber quem dos três usaram por um ano as "recomendações"? Aqui no meu trabalho usamos Linux mint a mais de 3 anos, desde a versão 19.3, e sim, é uma distro para iniciantes, estável e com bom suporte dos desenvolvedores e tem o Lmde, caso a base Ubuntu seja comprometida. Com 4 gigabyte de ram e processador dual core ele roda, e nos computadores mais recentes recomendo a instalação do kernel 6.5 e fica show. Quanto ao Zorin, acabou com a lite, em determinados hardware trava tudo enquanto o mint não, fora que ele grava seu boot em BIOS, precisando resetar a mesma para instalar outro SO, lamentável.
O Big Linux é um sistema bem funcional, mas aqueles aplicativos com cara de apresentação de powerpoint não me agrada nem um pouco
BigLinux XFCE, Gnome ou KDE. ;)
1.OpenSuse Tumbleweed e 2.BigLinux! Imbatíveis!
la vamos nós...
big linux sola todas as distros
Ótima distro, porém atualmente está inviável por conta da recente atualização do plasma 6
Eu gostei muito do Salix. Vem bem enxuto e Consegui instalar todos os aplicativos com muta facilidade.
Manjaro? Ninguém mais quer? Big Linux tomou o lugar?
Pessoal quer praticidade e algo já pronto, usei BigLinux e tive alguns problemas como Pc não desligar(parar na tela preta) e alguns apps não funcionam direito.
Como minha máquina se trata de uma Intel e NVidia li que é mais compatível com gnome então optei pelo manjaro,onde o BigLinux pega as repo,caiu como uma luva,mais com alguns contras:
*um pouco mais chato de personalizar
*alguns atalhos não são iguais ao do windows ou não funcionam, precisando ser configurado manual * teve um dia que demorou para desligar mais que o normal
Apesar de não comentarem muito por aqui, manjaro continua forte e uma distro popular mundo a fora. Uso há 2 anos e é a ÚNICA distro que NUNCA tive problemas.
Linux Mint
O cara recomenda o openSUSE mas não recomenda o Ubuntu kkk e olha que eu sou usuário do openSUSE mas reconheço que não é uma distro para iniciantes.
open SUSE estavel?
Na primeira hora mexendo nele os icones do sistema ja desapareceram. Nem da pra diferenciar as aplicações. Além disso ele é feio.
elementary os morreu mesmo, está de escanteio
Nasceu morto, um Gnome que que copia ainda mais mais o Mac só que muito maaais fechado e não traz nada de novo a não ser ainda mais limitações num Gnome ainda mais pesado e na minha humilde opinião com uma aparência já ultrapassada dos Macs cinza e meio blasé.
BigLinux sempre
big linux
Deepin
Esse vídeo confundi mais do que ajudou 🤯 #confuso #oqueéisso
Prefiro o Mint que feio, mas funciona e é fácil de usar.
jamais indicaria ubuntu kkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E isso ai opensuse
MX Linux
Mxlinux é líder na distrowatch
Alpine, Void, Arch, ALT e Devuan para iniciantes...😷😷😷😷😷
Kakakaka tá doido mano,meter um arch logo pra um iniciante é 😵💀☠️
Só distro "terminal-based"
@@encantadorflautas-xu8fc Quer aprender Linux ou não quer?
A que mais equilibra estabilidade com pacotes atuais, e mais importante: vanilas - Slackware.
kkkkkkkkkkk
Ubuntu 24.04 feacassou outra vez..
caraca listra de video no boot de inicialização
falta de drivers de USB 3.0, processador Intel 4, 5 e 6 geração
IRQ ta faltando esse driver
drivers Nvidia geforce 200 até 7** e GT1030 ta faltando drivers
CHIPset intel e amd
placas de wifi realtek ta faltando drivers
N boa tem que melhorar pq em desktop fracassou!
E mais uma vez windows 11 venceu
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bebeu? Tudo isso funciona cara talvez as GT 200 por ser GPUs muito antigas mas isso aí é culpa da Nvidia que não compatibilizou
Se não pudesse o zorin o deepin, o mint foi a pior experiência que tive com Linux já tinha usado no passado e aí fui voltar a usar Linux nossa que horror além de feio todo quebrado e buga do parece remix de fundo de quintal mau feito não sei como alguém em să consciência pode sugerir mint pra alguém
Meu nunca bugou rodando liso aqui