Já tive minha época de mais jovem onde o tempo livre não era um problema, e customizava isto e aquilo o tempo todo. Hoje o mais importante é fazer o que tenho que fazer no computador, por isso eu não saiu de Pop ou Zorin, preciso o sistema mais pronto para ser utilizado possível.
2:15 foi exatamente o meu caso... eu simplesmente escolhi o ubuntu e to aqui. peguei a versão LTS 24.04.1 pro e planejo ficar ate 34 por ai com essa mesma. gostei, layout bonito, rapida e estavel pra mim. ta otimo!
Fiz a minha migração para o Linux de vez ,Faz quase 3 meses, ja havia instalado e tentado usar ,mas como eu jogo e alguns progamas que eu uso estavam no Windows, acabei regressando para o OS da Microsoft ,mas durante esses 3 meses tenho aprendido bastante de Linux e uso atualmente o Linux Mint , Mas estou buscando algo a mais em outras distros quem sabe não migre pro Arch Futuramente. Abraços Pinguins!
Oi boa tarde nos ultimos 2 meses foi uma luta pra escolher uma distro a que eu gostei e fiquei mais tempo foi o zorin por 15 dias mais depois de tanto ouvir o Ed falar do dinossauro Debian entem instalei oontem gostei muito do kde E como estou a 2 meses sem conseguir usar o windows instalei como meu sistema principal e esta dodando muito bem
Meu primeiro linux veio no meu primeiro pc CCE e na época troquei pelo Windows XP, mas depois de alguns anos eu tentei o Ubuntu, achei bonito, achei interessante, mas para aquele computador não funcionava. Hoje no mundo moderno eu tentei novamente e dessa vez decidi optar pelo Fedora, usei, gostei de cara e achei muito rápido e bonito, mas me faltava alguns apps do Windows. Depois de me decepcionar demais com as políticas da Microsoft resolvi tentar ir para o linux de verdade, sem voltar atrás, e fui para o Ubuntu novamente e usei e gostei, mas faltava a "pureza" do Fedora e agora estou no Fedora e sinto que essa é a minha distro, é a que eu me acostumei, gostei e estou disposto e encontrar qualquer solução que seja para ela, caso precise, mas até agora não precisei. Rápido, grátis, eficiente e estável. Bom demais! Viva ao Linux!
Tenho usado o Big Linux esse ano e sinceramente tem se mostrado um sistema muito versátil e a equipe de desenvolvimento tem junto com a comunidade do BL um ótimo trabalho. Não testei as novas versões com interfaces gráficas diferentes do KDE ( por ser minha favorita com o Plasma ) Mas tenho acompanhado nos fóruns e no UA-cam e acredito estarem no caminho certo. Anteriormente ao BL usava Ubuntu.
Na minha concepção, todas as distros funcionam bem e todas tem seu calcanhar de aquiles, o que depende muito do propósito do uso. Acho que mais importante para o usuário, leigo principalmente, é o ambiente desktop, esse faz uma diferença muito grande para cada um. As distros mesmo, o usuário comum vai sentir a diferença mais no gerenciador de pacotes. Eu me sito muito confortável com dnf e KDE. Fedora, me satisfaz. Como ubuntu já me satisfez por muito tempo. Como disse o Dio, não é algo que se escolha pra ficar preso a vida toda, são experiênias onde a opinião vai mudando com o tempo e com o aumento de conhecimento. Isso faz do Linux uma jornada incrível para que curte tecnologia.
Fala Dio eu tenho uma sugestão de vídeo, "Os sistemas linux dos portáteis", não sei tem percebido, mas o mercado dos portáteis chineses (diferente de pcs portáteis) que rodam linux está muito ativo, marcas como ANBERNIC, RETROID,POWKIDDY, MIYOO MINI PLUS, R36S, Trimui Smart Pro, possuem "distros" como muOS, OnionOS, Knuli, CrossmixOS, ArkOS, Stock Mod, AmberELEC, GarlicOS. Comprei um ANBERNIC RG40XXV nessa Black Fraiday, só esperando chegar. PS1: Pessoal preciso da ajuda de vocês, curte para o Dio conseguir ver minha sugestão. PS2: Vou continuar nessa saga de pedido por 1 semana, se não tiver qualquer retorno, não irei prolongar mais que esse tempo, pois vou entender que estou sendo incomodo.
Creio q escolhi bem ! E estou muito satisfeito. Em 1 SSD, uso o Linux Mint 22. Estável, rápido, fluido e seguro, e altamente personalizável. E no outro SSD. O Linux Fedora 41 Workstation KDE. Extraordinário, seguro, ATUALIZADO e cheio de recursos, além de lindo ! Na CPU Nova, q terá também 2 SSDS, Nvme. Um será o Pop_OS 24.04.1 Com Desktop Cosmic. E no outro o Ubuntu 24.04.1 LTS Cinnamon que será também, Pro. Aí, será só ALEGRIA ! ! ! 🤔👍🐧
Pra mim o mundo linux seria perfeito se tivesse poucas distros para serem escolhidas. Umas 2 no máximo! O motivo disto é que quanto mais opções temos, mais difícil é a escolha. E o sistema operacional em si deveria ser de fácil escolha para não perdermos tempo com algo besta como isso.... E no processo de instalação, com o sistema extremamente enxuto, sem nada, escolheríamos 2 opções: Instalação automática, onde o sistema seria instalado da maneira mais enxuta possível, de preferencia sem nenhum aplicativo, onde iriamos escolhendo o que queremos instalar no sistema. E a instalação manual, onde seria focado mais para quem quer realmente mexer no sistema operacional para realizar todas as customizações necessárias para que funcione em servidores por exemplo, ou outras finalidades... Isto facilitaria e muito as coisas onde o foco seria no que realmente importa que é realizar suas tarefas (seja ela programando, editando textos, etc) e não mais no sistema em si... E para quem quisesse mexer no sistema de fato, seja para customizar para implantar em servidores, etc, na opção "manual" estaria lá para que ele faça isso do jeito que ele quiser....
Sou usuario casual , testei bodhi,zorin os, elementary os, ubuntu, fedora, debian 12 , manjaro, big, mint, garuda,pop os e lubuntu. Não consigo abandonar o mint , alem de ter sido a minha primeira distro. Tudo que preciso fazer é simples e sólido com mint . Mas tenho ressalvas , meu pc secundário é fraquinho e lubuntu deu uma sobrevida no pc sem duvida , debian mt leve tb e big linux vc praticamente n precisa nem olhar pro terminal .
Eu entendi a referência do Fusca, mas como um apaixonado por Fusca preciso corrigir. Na verdade não é sempre que você dá partida nele e você sabe que ele vai pegar, na verdade você nunca sabe...kkkk... Porém ele tem um diferencial, se você souber dar tranco, pode dar quantas vezes quiser ou for necessário que o motor dele não vai dar perda total. Ou seja, parecido com o Debian...rsss.
Para quem quer sair do Windows 10/11 ! Recomendo o : 1 = Linux Mint Cinnamon 2: Linux Lite 7 .2, Em terceiro lugar o 3 : = Zorin OS 17.2 e quem quer sair do Mac OS. Sem dúvida o: Pop_OS LTS 22.04. Que já irá a versão: 24.04.1 com Desktop Cosmic. 🤔👍🐧
Eu sou dev c mais de 30 anos de experiência, ja passei por diversas distros, tenho até o Tails em um pen drive, mas para o dia a dia, não adianta, sempre retorno ao kubuntu.
O melhor sistema é aquele que te supre mas infelizmente tanto o Windows quanto o Linux (e provavelmente Mac OS e Chrome OS também rs) tem algumas limitações o do Windows é a segurança, privacidade e desempenho já no Linux enfrento problema de compatibilidade de alguns jogos então preciso manter o dualboot mas quando todos os meus games rodarem 100% no Linux (talvez quando eu trocar a placa de AMD para Nvidia) eu mude de ideia :)
sigo vosso canal algum tempo e confesso que estava com receio de entrar no mundo linux por ser um leigo na materia, graças ao vosso canal, estou conseguindo dar os primeiros passos, e estou a gostar, minha maior preocupação é que trabalho com design e uso muito softwares em exe , a minha questão é a seguinte, para os softwares que necessitam de crack ou inserir serial number ou o patch que nem o davinci resolve, como faço para poder instalar a versão mais recente e poder inserir o patch permitindo que ele possa rodar sem problemas e com todas funcionalidades? infelizmente não tenho condições ainda para poder pagar o software completo então as vezes tenho que usar versões disponibilizadas por outras pessoas e que me permitem trabalhar, não levem a mal pessoal preciso de ajuda, pois quero muito poder usar esses softwares assim como conseguia fazer no windows, se conseguir abandono o windows para sempre. alguém me ajude? quando eu conseguir clientes com os meus trabalhos vou poder comprar softwares em vez de ter que caçar com gatos, de Angola para o mundo, ajudem aí pessoal , infelizmente grande parte do povo angolano vive na miseria então a gente faz o que pode para tentar se virar nos 30. desde já agradeço e peço desculpas
Distro perfeita é como falaram, todas vão chegar no mesmo lugar, mas em caminhos diferentes. Para usuário iniciante considero o Mint, Zorin e o Big Linux, o caminho ideal pois, vem com uma interface muito semelhante ao que é encontrado no Windows 10 e 7, e vem tudo já pronto, é só vc instalar o que quer, e geralmente acha nas "lojinhas de app" da própria distro. PopOS é uma distro amigável, mas para quem ta acostumado com o estilo do Windows 7 e 10, vai se adaptar melhor a essas 3 que citei, do que com o PopOS ou o Ubuntu. Tirando essas distros, as demais ai vai é do gosto e do conhecimento de cada um, pois existi Linux de todo o tipo possível, mas pra começar acho essas 3 que citei inicialmente como ideais.
Sou ex-usuario de Windows 10, minha primeira distro foi o Mint 21.3 rodando no virtualbox, depois testei o Debian 12 também na maquina virtual, mas acabei ficando com o Ubuntu 24.04.1 em definitivo no meu notebook as outras duas distros que citei só ficaram 1 dia na maquina rsrsrs
@@SergioNogueira93 Minha 1ª distro foi o Kurumim lá em 2006, mas usei poucos dias, mais de curiosidade, eu era muito novo na época também, mas depois só fui voltar com Linux em 2020, dessa vez foi com o Mint. Usei ele em um PC secundário que tenho, por uns meses, gostei muito mas ai eu quis me aprofundar mais no mundo Linux, quis conhecer outras distros, ai rodei por várias como o Big Linux, PopOS, Debian, Fedora e EndeavourOS. Atualmente uso o Debian Testing no meu Notebook, já tem alguns meses e pretendo ficar nele por mais um tempo, no meu PC secundário uso o Fedora, mas uso apenas pra estudos, principalmente questão de servidores, pois esse PC é mais pra testes. Já meu PC principal que uso pra jogos e tudo mais tenho dual boot do W11 com o EndeavourOS, só não migrei 100% pq preciso do windows pro meu trabalho, pois se não já tinha migrado faz tempo
Fedora né... comunidade grande e eu sempre fui vanilla team...nunca fui de ficar perdendo tempo customizando nada... o Gnome 47 é o que é sem mais nada., clean com a concepção do uso que é exatamente o que preciso. Eu ja fui emocionado na distro hopping e a gente sempre quer dar aquela testada né... eu sempre ficava entre o Pop e o Fedora, mas o Gnome 42 to achando tão quadrado... apesar de muito estável e funcional no Pop. Uma coisa q eu to penando são algumas incompatibilidades no Wayland e o Gnome 47 com a Nvidia.
Um dos principais critério para usuário iniciantes é a instalação do chrome. Quando agente entra no site pra baixar o pacote de instalação do navegador temos versões deb e rpm. Qualquer outra versão é mais complicado para usuário iniciantes.
Acho que isso nem é um problema porque é só entrar na loja de aplicativos e baixar o Chrome. Além de que, o Chrome de longe não é a melhor opção. Brave e Firefox são excelentes.
quando comecei a usar o linux o .tar foi bem fácil pra mim, mas o flatpak e o deb sempre foram os mais fáceis realmente, tem o appimage mas dependendo do sistema operacional e alguns apps fica muito chato de se resolver.
Concordo totalmente q é fácil e tem melhor opção. Por isso, ressaltei que para usuário iniciante, os quais muitas vezes vão até o site do programa baixar o pacote pra instalar. Atualmente até o windows tem loja e gerenciador pra instalar programa, mas vários usuários ainda vão baixar e instalar no site. Esse tipo de comportamento é comum permanecer.
@@JoãoVicenteStefanelli Infelizmente é um pensamento que fora enraizado por conta das pessoas passarem suas vidas fazendo isso. As pessoas cresceram achando que o normal era ir ao site do fabricante pra baixar o aplicativo, e não que isso esteja errado, mas nada mais fácil do que dar um um "sudo apt install Brave" e ter o meu software instalado em questões de segundos sendo que eu não precisei perder tempo indo ao site do fabricante, baixando, instalando e configurando a instalação.
Linux Mint melhor distro Linux ever . Em 2025 vão fazer 10 anos que só uso o Linux Mint. Vamos lá galerinha doar para o Linux Mint , eu já fiz minha doação de 10 dol desse mês.
Já tive minha época de mais jovem onde o tempo livre não era um problema, e customizava isto e aquilo o tempo todo. Hoje o mais importante é fazer o que tenho que fazer no computador, por isso eu não saiu de Pop ou Zorin, preciso o sistema mais pronto para ser utilizado possível.
2:15 foi exatamente o meu caso... eu simplesmente escolhi o ubuntu e to aqui. peguei a versão LTS 24.04.1 pro e planejo ficar ate 34 por ai com essa mesma. gostei, layout bonito, rapida e estavel pra mim. ta otimo!
é bem isso. Se for procurar todas as opções vai até 34 testando e não sai do lugar.
Fiz a minha migração para o Linux de vez ,Faz quase 3 meses, ja havia instalado e tentado usar ,mas como eu jogo e alguns progamas que eu uso estavam no Windows, acabei regressando para o OS da Microsoft ,mas durante esses 3 meses tenho aprendido bastante de Linux e uso atualmente o Linux Mint , Mas estou buscando algo a mais em outras distros quem sabe não migre pro Arch Futuramente. Abraços Pinguins!
Arch melhor distro sem dúvidas mas o Mint é bem mais amigável
Oi boa tarde nos ultimos 2 meses foi uma luta pra escolher uma distro a que eu gostei e fiquei mais tempo foi o zorin por 15 dias mais depois de tanto ouvir o Ed falar do dinossauro Debian entem instalei oontem gostei muito do kde E como estou a 2 meses sem conseguir usar o windows instalei como meu sistema principal e esta dodando muito bem
Meu primeiro linux veio no meu primeiro pc CCE e na época troquei pelo Windows XP, mas depois de alguns anos eu tentei o Ubuntu, achei bonito, achei interessante, mas para aquele computador não funcionava. Hoje no mundo moderno eu tentei novamente e dessa vez decidi optar pelo Fedora, usei, gostei de cara e achei muito rápido e bonito, mas me faltava alguns apps do Windows. Depois de me decepcionar demais com as políticas da Microsoft resolvi tentar ir para o linux de verdade, sem voltar atrás, e fui para o Ubuntu novamente e usei e gostei, mas faltava a "pureza" do Fedora e agora estou no Fedora e sinto que essa é a minha distro, é a que eu me acostumei, gostei e estou disposto e encontrar qualquer solução que seja para ela, caso precise, mas até agora não precisei. Rápido, grátis, eficiente e estável. Bom demais! Viva ao Linux!
Fedora é top mesmo um viva por mais um "Fedorento" kkkkkkkk
Tenho usado o Big Linux esse ano e sinceramente tem se mostrado um sistema muito versátil e a equipe de desenvolvimento tem junto com a comunidade do BL um ótimo trabalho. Não testei as novas versões com interfaces gráficas diferentes do KDE ( por ser minha favorita com o Plasma ) Mas tenho acompanhado nos fóruns e no UA-cam e acredito estarem no caminho certo. Anteriormente ao BL usava Ubuntu.
Na minha concepção, todas as distros funcionam bem e todas tem seu calcanhar de aquiles, o que depende muito do propósito do uso. Acho que mais importante para o usuário, leigo principalmente, é o ambiente desktop, esse faz uma diferença muito grande para cada um. As distros mesmo, o usuário comum vai sentir a diferença mais no gerenciador de pacotes. Eu me sito muito confortável com dnf e KDE. Fedora, me satisfaz. Como ubuntu já me satisfez por muito tempo. Como disse o Dio, não é algo que se escolha pra ficar preso a vida toda, são experiênias onde a opinião vai mudando com o tempo e com o aumento de conhecimento. Isso faz do Linux uma jornada incrível para que curte tecnologia.
Hoje uso o Zorin, pra mim foi o melhor até agora. Já usei Ubuntu e o Mint.
Temas excelentes e gostaria de saber se o raspberry pi 5 eu poderia instalar a distribuição Fedora Linux?
Já havia acertado com o Debian e agora para multimedia uso o Pop!_OS
Minhas distros preferidas: Arch e Fedora
Compartilho da mesma opinião mas com a adição do NixOS.
Arch é uma parada doida é basicamente o Linux que eu gosto mas não consigo instalar ele infelizmente dá um erro estranho
@@kevinyoliveira68 Já tentou usar o Big Linux??
Fala Dio eu tenho uma sugestão de vídeo, "Os sistemas linux dos portáteis", não sei tem percebido, mas o mercado dos portáteis chineses (diferente de pcs portáteis) que rodam linux está muito ativo, marcas como ANBERNIC, RETROID,POWKIDDY, MIYOO MINI PLUS, R36S, Trimui Smart Pro, possuem "distros" como muOS, OnionOS, Knuli, CrossmixOS, ArkOS, Stock Mod, AmberELEC, GarlicOS.
Comprei um ANBERNIC RG40XXV nessa Black Fraiday, só esperando chegar.
PS1: Pessoal preciso da ajuda de vocês, curte para o Dio conseguir ver minha sugestão.
PS2: Vou continuar nessa saga de pedido por 1 semana, se não tiver qualquer retorno, não irei prolongar mais que esse tempo, pois vou entender que estou sendo incomodo.
Creio q escolhi bem ! E estou muito satisfeito. Em 1 SSD, uso o Linux Mint 22. Estável, rápido, fluido e seguro, e altamente personalizável. E no outro SSD. O Linux Fedora 41 Workstation KDE. Extraordinário, seguro, ATUALIZADO e cheio de recursos, além de lindo !
Na CPU Nova, q terá também 2 SSDS, Nvme. Um será o Pop_OS 24.04.1 Com Desktop Cosmic. E no outro o Ubuntu 24.04.1 LTS Cinnamon que será também, Pro. Aí, será só ALEGRIA ! ! ! 🤔👍🐧
Fala do Opensuse Slowroll, que é o meio termo entre o Leap e o Tumbleweed.
Já testei várias mas acabo voltando pra uma versão LTS do ubuntu.
Pra mim o mundo linux seria perfeito se tivesse poucas distros para serem escolhidas. Umas 2 no máximo! O motivo disto é que quanto mais opções temos, mais difícil é a escolha. E o sistema operacional em si deveria ser de fácil escolha para não perdermos tempo com algo besta como isso....
E no processo de instalação, com o sistema extremamente enxuto, sem nada, escolheríamos 2 opções: Instalação automática, onde o sistema seria instalado da maneira mais enxuta possível, de preferencia sem nenhum aplicativo, onde iriamos escolhendo o que queremos instalar no sistema. E a instalação manual, onde seria focado mais para quem quer realmente mexer no sistema operacional para realizar todas as customizações necessárias para que funcione em servidores por exemplo, ou outras finalidades... Isto facilitaria e muito as coisas onde o foco seria no que realmente importa que é realizar suas tarefas (seja ela programando, editando textos, etc) e não mais no sistema em si...
E para quem quisesse mexer no sistema de fato, seja para customizar para implantar em servidores, etc, na opção "manual" estaria lá para que ele faça isso do jeito que ele quiser....
Sou usuario casual , testei bodhi,zorin os, elementary os, ubuntu, fedora, debian 12 , manjaro, big, mint, garuda,pop os e lubuntu. Não consigo abandonar o mint , alem de ter sido a minha primeira distro. Tudo que preciso fazer é simples e sólido com mint . Mas tenho ressalvas , meu pc secundário é fraquinho e lubuntu deu uma sobrevida no pc sem duvida , debian mt leve tb e big linux vc praticamente n precisa nem olhar pro terminal .
OpenSUSE tá me servindo por hora.
e tem o fato de usar containers ... essa diferença de distro fica quase que "inexistente"... video muito massa
Eu entendi a referência do Fusca, mas como um apaixonado por Fusca preciso corrigir. Na verdade não é sempre que você dá partida nele e você sabe que ele vai pegar, na verdade você nunca sabe...kkkk... Porém ele tem um diferencial, se você souber dar tranco, pode dar quantas vezes quiser ou for necessário que o motor dele não vai dar perda total. Ou seja, parecido com o Debian...rsss.
Pô mas o Debian sempre funciona
Para quem quer sair do Windows 10/11 ! Recomendo o : 1 = Linux Mint Cinnamon 2: Linux Lite 7 .2, Em terceiro lugar o 3 : = Zorin OS 17.2 e quem quer sair do Mac OS. Sem dúvida o: Pop_OS LTS 22.04. Que já irá a versão: 24.04.1 com Desktop Cosmic. 🤔👍🐧
Senhor Luiz, eu concordo com o senhor, porém, eu acredito que o Zorin OS é ainda mais fácil para usuários vindos do Windows é uma opção mais acertada.
Eu sou dev c mais de 30 anos de experiência, ja passei por diversas distros, tenho até o Tails em um pen drive, mas para o dia a dia, não adianta, sempre retorno ao kubuntu.
O melhor sistema é aquele que te supre mas infelizmente tanto o Windows quanto o Linux (e provavelmente Mac OS e Chrome OS também rs) tem algumas limitações o do Windows é a segurança, privacidade e desempenho já no Linux enfrento problema de compatibilidade de alguns jogos então preciso manter o dualboot mas quando todos os meus games rodarem 100% no Linux (talvez quando eu trocar a placa de AMD para Nvidia) eu mude de ideia :)
sigo vosso canal algum tempo e confesso que estava com receio de entrar no mundo linux por ser um leigo na materia, graças ao vosso canal, estou conseguindo dar os primeiros passos, e estou a gostar, minha maior preocupação é que trabalho com design e uso muito softwares em exe , a minha questão é a seguinte, para os softwares que necessitam de crack ou inserir serial number ou o patch que nem o davinci resolve, como faço para poder instalar a versão mais recente e poder inserir o patch permitindo que ele possa rodar sem problemas e com todas funcionalidades? infelizmente não tenho condições ainda para poder pagar o software completo então as vezes tenho que usar versões disponibilizadas por outras pessoas e que me permitem trabalhar, não levem a mal pessoal preciso de ajuda, pois quero muito poder usar esses softwares assim como conseguia fazer no windows, se conseguir abandono o windows para sempre. alguém me ajude? quando eu conseguir clientes com os meus trabalhos vou poder comprar softwares em vez de ter que caçar com gatos, de Angola para o mundo, ajudem aí pessoal , infelizmente grande parte do povo angolano vive na miseria então a gente faz o que pode para tentar se virar nos 30. desde já agradeço e peço desculpas
Distro perfeita é como falaram, todas vão chegar no mesmo lugar, mas em caminhos diferentes. Para usuário iniciante considero o Mint, Zorin e o Big Linux, o caminho ideal pois, vem com uma interface muito semelhante ao que é encontrado no Windows 10 e 7, e vem tudo já pronto, é só vc instalar o que quer, e geralmente acha nas "lojinhas de app" da própria distro. PopOS é uma distro amigável, mas para quem ta acostumado com o estilo do Windows 7 e 10, vai se adaptar melhor a essas 3 que citei, do que com o PopOS ou o Ubuntu. Tirando essas distros, as demais ai vai é do gosto e do conhecimento de cada um, pois existi Linux de todo o tipo possível, mas pra começar acho essas 3 que citei inicialmente como ideais.
Sou ex-usuario de Windows 10, minha primeira distro foi o Mint 21.3 rodando no virtualbox, depois testei o Debian 12 também na maquina virtual, mas acabei ficando com o Ubuntu 24.04.1 em definitivo no meu notebook as outras duas distros que citei só ficaram 1 dia na maquina rsrsrs
@@SergioNogueira93 Minha 1ª distro foi o Kurumim lá em 2006, mas usei poucos dias, mais de curiosidade, eu era muito novo na época também, mas depois só fui voltar com Linux em 2020, dessa vez foi com o Mint.
Usei ele em um PC secundário que tenho, por uns meses, gostei muito mas ai eu quis me aprofundar mais no mundo Linux, quis conhecer outras distros, ai rodei por várias como o Big Linux, PopOS, Debian, Fedora e EndeavourOS.
Atualmente uso o Debian Testing no meu Notebook, já tem alguns meses e pretendo ficar nele por mais um tempo, no meu PC secundário uso o Fedora, mas uso apenas pra estudos, principalmente questão de servidores, pois esse PC é mais pra testes.
Já meu PC principal que uso pra jogos e tudo mais tenho dual boot do W11 com o EndeavourOS, só não migrei 100% pq preciso do windows pro meu trabalho, pois se não já tinha migrado faz tempo
@@GameTecAnime Top
@@GameTecAnime Top demais
A melhor eu não sei...
O Tumbleweed me fez fazer do Linux minha casa, mas a que me fez sentir empolgado dnv com o pinguim world foi o NixOS...
Instalei o Leap
Fedora né... comunidade grande e eu sempre fui vanilla team...nunca fui de ficar perdendo tempo customizando nada... o Gnome 47 é o que é sem mais nada., clean com a concepção do uso que é exatamente o que preciso. Eu ja fui emocionado na distro hopping e a gente sempre quer dar aquela testada né... eu sempre ficava entre o Pop e o Fedora, mas o Gnome 42 to achando tão quadrado... apesar de muito estável e funcional no Pop. Uma coisa q eu to penando são algumas incompatibilidades no Wayland e o Gnome 47 com a Nvidia.
OpenSUSE, i like it
SparkyLinux
Estou no mint e não pretendo sair tao cedo
Em muitas distros, maior dificuldade: como faço acentos e o @?
No teclado? Só configurar o layout correto ABNT. Ou é em algum lugar especifico do sistema?
Um dos principais critério para usuário iniciantes é a instalação do chrome. Quando agente entra no site pra baixar o pacote de instalação do navegador temos versões deb e rpm. Qualquer outra versão é mais complicado para usuário iniciantes.
Acho que isso nem é um problema porque é só entrar na loja de aplicativos e baixar o Chrome. Além de que, o Chrome de longe não é a melhor opção. Brave e Firefox são excelentes.
quando comecei a usar o linux o .tar foi bem fácil pra mim, mas o flatpak e o deb sempre foram os mais fáceis realmente, tem o appimage mas dependendo do sistema operacional e alguns apps fica muito chato de se resolver.
Concordo totalmente q é fácil e tem melhor opção. Por isso, ressaltei que para usuário iniciante, os quais muitas vezes vão até o site do programa baixar o pacote pra instalar. Atualmente até o windows tem loja e gerenciador pra instalar programa, mas vários usuários ainda vão baixar e instalar no site. Esse tipo de comportamento é comum permanecer.
@@JoãoVicenteStefanelli Infelizmente é um pensamento que fora enraizado por conta das pessoas passarem suas vidas fazendo isso. As pessoas cresceram achando que o normal era ir ao site do fabricante pra baixar o aplicativo, e não que isso esteja errado, mas nada mais fácil do que dar um um "sudo apt install Brave" e ter o meu software instalado em questões de segundos sendo que eu não precisei perder tempo indo ao site do fabricante, baixando, instalando e configurando a instalação.
Linux Mint melhor distro Linux ever .
Em 2025 vão fazer 10 anos que só uso o Linux Mint.
Vamos lá galerinha doar para o Linux Mint , eu já fiz minha doação de 10 dol desse mês.
Vocês só não vão errar de primeira se escolherem Arch não tem drama sobre isso 🤙
kkkkkkkk
"desbostifiquei" o pop os e estou lá, por enquanto...
É porque Ubuntu é o melhor rsrsrs tirando Chrome OS e Android
Eu todo burrão a primeira coisa que fiz foi pesquisar no google onde baixava esse "DependeOS"
kkkkkkkkkkkkkkkk não julgo
kkkkkkkk
A melhor distro do mundo é...
É, desse jeito.