Muito legal Linux crescer e se tornar realidade desde o início. Conectiva aqui na República de Curitiba, lugar que sempre teve pessoas pensando fora da caixa (leia-se windows). 🎉❤
Vejo o video até o final. Não pulo anúncios, clico nos links .... além de apoiar esse excedente canal. Dio & Cia já fazem parte da minha vida na informatividade. Viva Pinguinsmaniacs! Abraços ao Dio e equipe. Muito obrigado sempre!
Eu tenho um CD desse, na época eu pedi pelo site, nem sabia que realmente iria chegar em casa... foi muito legal na época receber algo internacional...
Meu primeiro contato com Linux foi com o Brasileiro Kurumin do Carlos Morimoto, isso em 2005, na época em que o sistema vinha em cds com revistas. Mas para uso continuo e profissional com certeza foi o Ubuntu em 2006/2007 e permanece na minha vida até hoje.
Minha primeira distro e segue sendo uma das minhas principais escolhas hoje em dia. Em 2014 tive um computador que o HD queimou e eu não conseguia reutilizar a chave do windows, nesse dia eu conheci o ubuntu e nos tornamos grandes amigos 😂
Meu primeiro Ubuntu foi 6.04, tenho mídias em dvd do 9,10,11, 14 guardadas aqui, cheguei a defender o uso do linux em especial do Ubuntu em um projeto de TCC de curso técnico de informática. É muito bom saber que o projeto segue adiante.
Ah, que saudade de receber os CD's do Ubuntu/Kubuntu. Após o fim do Kurumin, optei pelo Kubuntu, pela preferência pelo KDE. Usei o Ubuntu por um razoável período (na fase conturbada da implementação do Plasma), e com certeza foi uma experiência incrível acompanhar o crescimento da distro. O vídeo ficou sensacional, parabéns!!! Abraço!
Mandrake Linux já tinha instalador e interface em português bem antes da existência do Ubuntu. E tinha a Conectiva que era uma distribuição brasileira. Muito boa naquela época. Era uma época que o sistema era mais simples. A começar pelo gerenciador de boot. Tínhamos o Grub e o Lilo. Eu perferia o Lilo pois era muito mais simples e fácil de configurar.
@@raf.nogueira Rlx, só estou zoando que a primeira coisa que apareceu foi que deu um erro no app, o meu sistema sempre da isso quando o discord tava pra iniciar com o sistema
Só mais um comentário... Eu nem uso Linux, mas acho os vídeos muito bem produzidos e sempre tiro algum proveito assistindo, nem que sejam alguns minutos de diversão e informação. Parabéns!
O Ubuntu foi por onde eu comecei a migrar do Windows 10 para o linux, foi uma experiência um pouco difícil pois queria fazer tudo pela loja de apps sem uso do terminal, mas a loja era cheia de bugs, então comecei a procurar outras distros e percebi que podia instalar outras lojas de apps como a gnome store e o sinaptic. Hoje se eu fosse começar faria diferente escolhendo o Linux Mint, Linux Lite entre outros bem mais amigáveis. Depois de um tempo encontrei o Ubuntu DDE que é mais amigável, ainda em fase beta usei ele por muito tempo. Mesmo com a dificuldade da loja do ubuntu ainda tentei usar o Debian que é mais díficil apartir do Debian conheci a Gnome Store e instalei no ubuntu. Hoje faço tudo via terminal.
Esses dias instalei o Ubuntu 9.04 e me deu uma nostalgia poder lembrar que foi a primeira versão do sistema que usei, depois a 10.04 e por aí por diante. Quero agradecer ao Dio, porque se não fosse pelo seu canal, jamais estaria usando Linux. Seu trabalho a cada dia fica cada melhor. Ubuntu realmente foi minha porta de entrada pro mundo Linux e hoje mais de uma década depois decidi fazer a migração do windows pro Ubunto 24.04. Sucesso pra você! Tudo de bom!
Agora foi a nostalgia de verdade, esse vídeo que recomendou no final foi o primeiro vídeo que assisti quando estava levando a migração para Linux a sério!
23 дні тому+2
Eu uso linux desde 2008. Comecei com o Kurumim e migrei para o xubuntu alguns meses depois (meu PC era fraco), passei por algumas distros até vir para no Solus OS (que uso faz uns dois anos). Quando tive meus primeiros problemas (lá no comecinho) achei um blog com dicas chamado Diolinux. Parabéns pela persistência, Dionatan!
Eu tenho um cd do Ubuntu!! Foi em 2009, eu entrei no site e fiz o pedido do CD, nao achava que iria chegar, mas depois de um tempo, para minha surpresa chegou mesmo e veio de fora do Brasil, da Inglaterra e não me engano, tenho ele até hoje, Ubuntu 9.10 Karmic Koala, uma relíquia!!
Minha distro principal desde a versão 8.04. Ubuntu tem um lugar reservado em meu coração. “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”
24 дні тому+6
Saí do Kurumin 6, 7 para essa versão do Ubuntu 8.04.
Acabei de me dar conta que uso Ubuntu a mais de 12 anos. A primeira versão foi a 12.04 LTS, codinome "Precise Pangolin". Acho que se eu tiver alzheimer algum dia, ainda vou lembrar desse codinome
Me lembro vagamente do Kurumin, mas abracei a causa mesmo no 12.04. Já se vão 12 anos longe do win, sem saudades ou rixas, porém com um grande esquecimento de quase tudo. Vou ficando com as LTS, me dei bem com elas. Abraço e obrigado pelo vídeo. 🤘🏻🐧
Nostalgia demais o Ubuntu! sempre gostei do sistema, vez ou outra instalo pra darr uma fuçada e tentar ficar um tempo, mas sempre acabo me rendendo ao windows de volta por ser mais prático pra mim. Tenho vários CD's originais guardados, esses que eles enviavam, da versão 8.04 e da 10.04, com as caixinhas deles e tudo!
Gostaria de deixar meu comentário também porque esse ano faz 10 anos que conheci linux através do seu canal. Meu primeiro linux também foi o Ubuntu na edição 14.04. Engraçado olhar para aquela época e ver como eu evolui no linux. 😅 Normalmente não sou nostálgico mas esse conteúdo me fez lembrar hahahaha
Quando saiu o Ubuntu, em 2004, eu lecionava aulas de sistemas operacionais em curso técnico de processamento de dados, tinha turmas de até 32 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. Solicitei 100 cópias do live CD do Ubuntu para a Canonical, quando recebi, distribui para todos os meus alunos e lecionei o curso praticamente todo ele usando Ubuntu. Fiz isso por uns 3 anos seguidos.
Dio, seria muito útil pra gente se você realizasse alguns testes com uma placa nvidia no wayland, e trouxesse as suas impressões após usar por alguns dias. Sinto que falta alguém trazer isso de forma clara no momento.
Creio que o meu primeiro contato com o Ubuntu foi a versão 8.04. De lá, permanece até hoje como a minha distro do coração, mesmo tendo que brigar recentemente com a 24.04.0 LTS, para uma instalação em dual boot com o Windows 11 em um G15 da Dell. Hoje está tudo perfeito. Muito obrigado pelo vídeo carregado de nostalgia!
O Ubuntu foi de fato a primeira distro que tive contato a partir do momento que passei a saber o que é linux, antes eu já tinha utilizado o KDE em uma lan-house mas a única coisa que eu sabia era que aquele sistema não era Windows, pois foi a primeira distro que instalei no meu pc
Recebi um CD do 7.10 Gutsy Gibbon em 2008, nem botava fé quando pedi no site, mas chegou depois de algumas semanas. Deveria ter guardado como relíquia.
Muito bom vídeo Dio com várias informações sobre o Ubuntu. Eu usava o Ubuntu em Cd desde a versão 9, para salvar arquivos da partição do Windows quando ele não entrava mais.A partir da versão 16 comecei a instalar em dual boot com Windows. Porém quando saiu a versão 18 com Gnome, procurei outras distros mais leves como Linux Lite, Ubuntu Mate e Zorin. Há quase 2 anos o Linux Mint tem sido a minha distro principal. E como é uma distro robusta para o uso do dia a dia, e que dificilmente dá algum problema, o Mint será minha distro principal pelos próximos anos.
Eu estou sempre mostrando minha "coleção" de CDs que recebi em casa , todos ainda estão com as embalagens originais, e o legal é que algumas versões vem com CDs duplo e cores diferentes nas caixinhas e nos discos. Hoje já não uso o Ubunto como meu Linux do dia a dia, mas ainda tenho uma maquina onde sempre instalo novar versões para testar e quem sabe aderir como principal.
Nunca vou esquecer da sensação de receber o CD da 9.04 em casa, eu tendo uns 14 anos, jovem da periferia de São Paulo, em Guaianazes. Me senti importante demais, nunca tinha recebido nada de ninguém antes, foi demais
Conheci o Linux através do Ubuntu, também pedindo o CD para a Canonical. Eu me lembro que vídeos e músicas podiam ser reproduzidos direto no gerenciador de arquivos, só passando o mouse em cima do ícone/thumbnail do arquivo. Na verdade, fui fã do Ubuntu por muitos anos, até tirarem a barra do Unity e, posteriormente, migrarem para o Gnome. Obrigado pelo vídeo.
Conheci o Ubuntu na sua versão 9.04, Juanty Jackalope, com Gnome 2 e o tema de cores marrom cocô como a comunidade brasileira chamava. Tenho alguns CDs que a Canonical enviava: 9.04, 9.10, 10.04 e 10.10, sendo que uma delas tenho é o Kubuntu
Minha Paixão é o Linux MInt ! Mas, ele é derivado do amado, espetacular, estável, rápido e seguro, Ubuntu ! Que carinho, amor e respeito ao Ubuntu. O Pai do Mint, do Zorin OS, do Pop_Os e outras maravilhosas Distros Linux ! HAPPY Aniversário UBUNTU ! 🤔👍⏱❤🐧🙏🔥 Vc merece !!!
Na época em que fiz um curso de rede de computadores no SENAI, a maioria fez em uma distro chamada Zential, derivada do Ubuntu, eu... O único diferentão fiz no Debian, mas hj meu coração pertence ao Arch Linux!
Só era ruim de instalar em PC's com processadores AMD. Eu tinha um famigerado K6II e sempre parava de instalar na metade. Sem razão alguma. Quando usei em um Intel o mesmo disco que tentava usar no AMD instalou de boa
E dizer que meu primeiro contato com o Ubuntu foi com a versão 9, de 2009. Ou seja, faz muito tempo. Antes disso, eu tive contato com o Linux através do Mandrake 7.1 e, como não tinha muito conhecimento, sempre dava "quebra" no sistema. Enfim, por mais que eu consiga testar outras distros (tal qual o Dio), o carinho pelo Ubuntu sempre permanece, tanto que é minha distro favorita.
Eu o Ubuntu temos a mesma idade kkkk eu nasci em outubro de 2004 assim como esse projeto lindo da Canonical, com 19 dias de diferença, e ainda assim posso gritar orgulhoso dizendo que esse S.O. já fez diferença na minha vida kkk
Primeira distroLinux que usei e me encantei foi o Ubuntu, na época era o 12.04 precise pangolim, como o tempo passa, uso Ubuntu como sistema principal, windows nunca mais usei, e agora tou testando outras distros como Arch Linux, manjaro, zorin e deepin via máquina virtual. Que nostalgia esse vídeo, eu atualizava para todas a novas versões, de vez em quando quebrava o sistema aí eu ia lá e instalava do zero novamente
Saudades da época que enviavam o cd pelos Correios, me lembro a satisfação que era chegar em casa e ver que o meu cd tinha chegado. Quando eu instalava no meu notebook nenhum hardware era reconhecido, eu basicamente só tinha um shell pra instalar tudo, e isso sem a internet funcionar. Essa fase me fez aprender bastante de Linux. Bons tempos
Boa tarde Diolinux, deixa te falar se puder depois faz um vídeo sobre o sistema Br Os, sistema operacional brasileiro não conhecia até encontra ele no DistroWhatch.
*Ubuntu 24.10 me trouxe de volta a esta distro, porque finamente está gerenciando perfeitamente a temperatura da CPU e o modo de suspensão totalmente no meu laptop Intel 11ªgeracao. Antes, eu só conseguia isso no Fedora 40. A performancde é excelente! Os snaps não me atrapalham em nada! Eu não uso, simplesmente deixo quieto lá.*
Fui apresentado ao Ubuntu ali pouco antes do 10... Eu estava frustrado com um bug no meu windows que não gerenciava a energia corretamente e meus HDs estragavam, daí fui para o Ubuntu e não entendi nada, mas na força do ódio que eu estava do windows eu fui aprendendo e personalizando o sistema ao meu gosto e o melhor, aprendendo a usar o wine pois na época eu jogava lol (que erro juvenil que me livrei hj) e foi uma exp muito bacana época
Me lembro em 2014 quando tive problemas em usar o XP, sim em 14 eu ainda usava o Windows XP em um PC antigo que minha mãe ganhou da patroa dela em 2007, graças a Deus deu tela azul um vizinho me deu um cd com o Ubuntu 10.04, quando rodou eu fiquei louco kkk parecia mágica lembro que desenvolvi mais de 20 sites usando aquele velho PC e me apaixonei pelo Ubuntu que uso até hoje no momento o 24.10.
Saudades. Tempos das revistas com CD. Do MS-DOS, PC-DOS, DR-DOS, WordStar, DBASE II e logo DBASE 3, LOTUS 123... Tropecei com um Conectiva Server montando um servidor de arquivos e de impressão emulando um NETWARE 2.2 com o MARS-NWE para superar a limitação de 25 usuários do Novell 2.2 que executava o WS via rede. Migrei pro Ubuntu e SAMBA com a adoção do MS Windows for work groups. Até hoje customizo o pinguim roxo e seus sabores. Foi uma verdadeira escola e hoje ninguém usa a internet sem passar por perto de um UBUNTU SERVER, mesmo sem saber. Viva os 20 anos de Ubuntu Linux.
A uns anos comprei uma Genio Desk com o cupom Diolinux, a mesa é ótima, tanto que a minha eaposa roubou pra ela! Tava eaperando um novo cupom pra comprar outra, se pá vai ser agora!
Comecei a usar o ubuntu em 2008 e tenho um cd original da canonical. Mas, quando mudaram do gnome para a unify (ou algo parecido) eu migrei para o mint e virei fã dele. Acho-o melhor aue o udunto, apesar de ser derivado.
Comecei usando o slackware há mais de vinte anos. Mudei para o ubuntu assim que lançaram, e desde então é o único sistema operacional que eu uso. É um sistema operacional intuitivo e fácil de usar. Poucas vezes preciso realmente usar o terminal, como acontecia com o slackware.
Recebi cds 4.10, foi curiosidade no começo, fui gostando...Passei anos usando e recebendo novos versões em CD, ate que larguei de mão o Ubuntu! (Mais pra mim é o inovador, o 1º a incluir drivers propietarios e que venho em opções DELL)
Simplesmente apaixonado nessa versão. Principalmente pelo tema clássico branco com marrom. Mas infelizmente não consegui, o instalador da um erro e depois nem abre mais. O jeito é aguardar a resolução do problema nas próximas atualizações.
Usava o Ubuntu 24.04.1 LTS e fiz a Atualização para o 24.10. Ele me avisou q perderia o RECURSO de Pro. Ou seja, eu usava o Ubuntu 24.04.1 LTS Pro, com recursos de Segurança ao nível Empresarial. Mas, como me certifiquei em CISM em 2012. Optei por fazer isto. E não me arrependo ! Realmente como bem colocou o Dionatan, essa versão está mais, fluida, bonita, rápida e com recursos novos e muito interessantes. Como uso: Firewall - AV - IPS. Bem configurados e atualizados. E ainda, DNS com Antimalware e Firewall, além do Firewall e proteções de filtragem no meu roteador. Dispensei o Ubuntu Pro. E estou usando em uma CPU. O Oricular Oriole e não em arrependo mesmo !
Uso o Ubuntu desde a 8.04 e foi minha entrada no Linux após Windows, em meu notebook sempre tenho a última versão LTS, Linux Mint e o Debian. E não me arrependo de cultuar essa distro.
Quando o mundo Linux ainda era "mato", me aventurei com distros como a Kalango (baseada na versão instável do Debian) e o Kurumim. Porém, tudo mudou quando conheci as versões em CD/DVD do Ubuntu!
A primeira vez que tive contacto com o Ubuntu foi na versão 14.04, num centro de atividades que frequentava depois da escola, tinha entre 8 a 10 anos, desde essa altura que acho o Linux e suas derivações muito interessantes, atualmente tenho 22 anos, utilizo Arch Linux (ainda a aprender sobre), já faz mais de 3 anos que o windows não me faz falta.
Te acompanho a muito tempo, antes do UA-cam, e também o Ubuntu. Já fui usuário para fugir do windows pirata. Hoje acompanho, mas não uso no desktop mais o Ubuntu.
Meu primeiro Linux foi Ubuntu 8. Veio no notebook que comprei, curti de imediato e saí do Windows. Curtia o cubo e as janelas líquidas. Os botões da janela na esquerda eram show! Gostava mais da versão Unity. Usei até o 18. Usei o Mint por 6 meses, não gostei, tentei o Ubuntu 20, não gostei, Migrei pro Debian e estou curtindo demais. Viva o Linux 🎉
Creio que o grande diferencial das distribuições Linux da ÉPOCA (e de hoje) era a possibilidade de rodar em Live CD, permitindo testar o SO sem a necessidade instala-lo. Este lance permitiu que eu usa-se um PC por quase um ano sem HDD, na época, pois o HDD havia queimado e estava sem recursos em comprar um substituto na época e fui usando o Live CD por quase 8 meses para consultar internet e fazer trabalhos pra faculdade, mas sempre salvando em disquetes a cada cinco minutos kkkk com o OpenOffice que vinham nativos nestas distribuições
Iniciei no mundo linux pelo Kurumin, que usava basicamente para recuperar arquivos quando o Windows estava corrompido. Depois passei a usar o Mandriva por live cd, basicamente usava na faculdade para burlar algumas regras do laboratório de informática, até que descobriam e bloquearam o boot pela BIOS. Acredito que dei um pouco de trabalho para o setor de TI da área de humanas na PUC-PR. Mas o Ubuntu foi meu sistema principal de 2010 a 2013 num netbook Asus, com interface Unity. Fiz toda a faculdade de teologia com ele.
Dio comenta sobre o HSI:0 que o Ubuntu 24.04 aponta como "hardware não passou nas verificações de segurança". Lá em Configurações>Privacidade e Segurança>Dispositivos.
Ubuntu foi a primeira distro linux que realmente me chamou a atenção pra utilizar. Mas meu primeiro contato com alguma disto foi o lendário Kurumin. Foi uma impressão negativa e ao mesmo tempo positiva por conta de alguns jogos muito interessantes que tinha na época para aquele sistema (como o joguinho do golf que me marcou tanto que nunca esqueci dele). Mas nao foi o sistema que me fez apegar ao mundo linux. Quem fez isso mesmo foi o ubuntu 9.04 que foi o primeiro ubuntu que tive contato
Que legal que existe o Ubuntu, tenho um carinho absurdo pelo o que representa e como foi marcante na minha vida. Que siga pra sempre!
Muito legal Linux crescer e se tornar realidade desde o início. Conectiva aqui na República de Curitiba, lugar que sempre teve pessoas pensando fora da caixa (leia-se windows). 🎉❤
O Ubuntu está muito bonito e limpo.
Sem sombras de dúvidas é uma das melhores distribuições que existe.
Fui la no vídeo do Ubuntu 13.04, reassistir (não sei se existe esta palavra)...de volta ao passado! Muito legal!! 🎉🎉
Vejo o video até o final. Não pulo anúncios, clico nos links .... além de apoiar esse excedente canal. Dio & Cia já fazem parte da minha vida na informatividade. Viva Pinguinsmaniacs! Abraços ao Dio e equipe. Muito obrigado sempre!
Eu tenho um CD desse, na época eu pedi pelo site, nem sabia que realmente iria chegar em casa... foi muito legal na época receber algo internacional...
Eu também. A cara do meu pai estranhando foi impagável.
Não só cds, mas adesivos também. Um dia cheguei em casa e tinha um pacote com uns 10 cds e muitos adesivos.
Meu primeiro contato com Linux foi com o Brasileiro Kurumin do Carlos Morimoto, isso em 2005, na época em que o sistema vinha em cds com revistas. Mas para uso continuo e profissional com certeza foi o Ubuntu em 2006/2007 e permanece na minha vida até hoje.
O meu também! Nostalgia demais lembrar do Kurumin.
Saudoso Kurimim. O pessoal usava para formatar pc.
Atualmente procuro alguma distro que seja bem estável
o meu primeiro tambem foi o kurumin, eu tinha um cd com ele, instalei e nao troquei pro windows de volta hahahah
Eu também, bem nostálgico, podia voltar o kurumin
Não chorar porque acabou, mas sorrir por que vivemos.
Kurumin e Conectiva mudou a vida de muita gente!
O Ubuntu me introduziu ao Linux, e é um prazer usá-lo novamente tantos anos depois. Deus abençoe a Canonical!
Nostalgia minha foi quando o canal chegou a 100.000 inscritos. Como disse o Elfo: " Eu estava lá".😊
Minha primeira distro e segue sendo uma das minhas principais escolhas hoje em dia. Em 2014 tive um computador que o HD queimou e eu não conseguia reutilizar a chave do windows, nesse dia eu conheci o ubuntu e nos tornamos grandes amigos 😂
Esse riff de entrada é nostálgico, te acompanho desde o início de seu canal. Desejo que tenha sempre sucesso.
Meu primeiro Ubuntu foi 6.04, tenho mídias em dvd do 9,10,11, 14 guardadas aqui, cheguei a defender o uso do linux em especial do Ubuntu em um projeto de TCC de curso técnico de informática. É muito bom saber que o projeto segue adiante.
Ah, que saudade de receber os CD's do Ubuntu/Kubuntu.
Após o fim do Kurumin, optei pelo Kubuntu, pela preferência pelo KDE. Usei o Ubuntu por um razoável período (na fase conturbada da implementação do Plasma), e com certeza foi uma experiência incrível acompanhar o crescimento da distro.
O vídeo ficou sensacional, parabéns!!!
Abraço!
Lembro demais quando surgiu o Ubuntu. Ele ser em português e ter um instalador fácil mudou a forma como usamos Linux.
Mandrake Linux já tinha instalador e interface em português bem antes da existência do Ubuntu.
E tinha a Conectiva que era uma distribuição brasileira. Muito boa naquela época.
Era uma época que o sistema era mais simples. A começar pelo gerenciador de boot. Tínhamos o Grub e o Lilo. Eu perferia o Lilo pois era muito mais simples e fácil de configurar.
Em 2005 recebi vários CDs do Ubuntu e distribui para os amigos, ate hoje guardo um.em casa é Ubuntu para filha e esposa e Fedora pra mim😂👍
Uso uma distro baseada na fedora o ultramarino e é muito bom...
@Mateus.77 muito bom,o Fedora 41 já saiu recheado de novidades logo vou atualizar🤝
7:21 o que me quebrou foi o sistema ja abrindo com um problema em algum programa
já procurei por esse comentário 🤣🤣
Eis você uns linux fácil
Linux problems 😂😂😂
Um errinho daquele não quer dizer absolutamente nada, para de ser fresco.
@@raf.nogueira Rlx, só estou zoando que a primeira coisa que apareceu foi que deu um erro no app, o meu sistema sempre da isso quando o discord tava pra iniciar com o sistema
Só mais um comentário... Eu nem uso Linux, mas acho os vídeos muito bem produzidos e sempre tiro algum proveito assistindo, nem que sejam alguns minutos de diversão e informação. Parabéns!
Ubuntu me marcou demais!!!
É meu porto seguro!
Sempre fico nas LTSs, mas esse app vai ganhar uma VM para me deleitar com a nostalgia!
O Ubuntu foi por onde eu comecei a migrar do Windows 10 para o linux, foi uma experiência um pouco difícil pois queria fazer tudo pela loja de apps sem uso do terminal, mas a loja era cheia de bugs, então comecei a procurar outras distros e percebi que podia instalar outras lojas de apps como a gnome store e o sinaptic. Hoje se eu fosse começar faria diferente escolhendo o Linux Mint, Linux Lite entre outros bem mais amigáveis. Depois de um tempo encontrei o Ubuntu DDE que é mais amigável, ainda em fase beta usei ele por muito tempo. Mesmo com a dificuldade da loja do ubuntu ainda tentei usar o Debian que é mais díficil apartir do Debian conheci a Gnome Store e instalei no ubuntu. Hoje faço tudo via terminal.
Esses dias instalei o Ubuntu 9.04 e me deu uma nostalgia poder lembrar que foi a primeira versão do sistema que usei, depois a 10.04 e por aí por diante.
Quero agradecer ao Dio, porque se não fosse pelo seu canal, jamais estaria usando Linux. Seu trabalho a cada dia fica cada melhor. Ubuntu realmente foi minha porta de entrada pro mundo Linux e hoje mais de uma década depois decidi fazer a migração do windows pro Ubunto 24.04.
Sucesso pra você! Tudo de bom!
Agora foi a nostalgia de verdade, esse vídeo que recomendou no final foi o primeiro vídeo que assisti quando estava levando a migração para Linux a sério!
Eu uso linux desde 2008.
Comecei com o Kurumim e migrei para o xubuntu alguns meses depois (meu PC era fraco), passei por algumas distros até vir para no Solus OS (que uso faz uns dois anos). Quando tive meus primeiros problemas (lá no comecinho) achei um blog com dicas chamado Diolinux.
Parabéns pela persistência, Dionatan!
Eu tenho um cd do Ubuntu!! Foi em 2009, eu entrei no site e fiz o pedido do CD, nao achava que iria chegar, mas depois de um tempo, para minha surpresa chegou mesmo e veio de fora do Brasil, da Inglaterra e não me engano, tenho ele até hoje, Ubuntu 9.10 Karmic Koala, uma relíquia!!
Estou voltando do Fedora para o Ubuntu. Andei testando a última LTS e esta muito boa.
Fedora e Show minha distro de todos os dias,a segunda é o Debian🤝
Foi minha porta de entrada para o linux desktop e foi uma ótima experiência...
Minha distro principal desde a versão 8.04. Ubuntu tem um lugar reservado em meu coração. “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”
Saí do Kurumin 6, 7 para essa versão do Ubuntu 8.04.
Bem vindos ao ano 2001 rapazes. Ubuntu é realmente o melhor hoje em dia
@@alex-cd1vqArch mandou lembranças...
É ótimo o Arch mas ele não é bem "para humanos" @@victorjvs2000
Acabei de me dar conta que uso Ubuntu a mais de 12 anos. A primeira versão foi a 12.04 LTS, codinome "Precise Pangolin". Acho que se eu tiver alzheimer algum dia, ainda vou lembrar desse codinome
Me lembro vagamente do Kurumin, mas abracei a causa mesmo no 12.04. Já se vão 12 anos longe do win, sem saudades ou rixas, porém com um grande esquecimento de quase tudo. Vou ficando com as LTS, me dei bem com elas. Abraço e obrigado pelo vídeo. 🤘🏻🐧
Ubuntu também foi minha primeira experiência com linux, e realmente é especial! Ótimo vídeo, Dio!
Ahhh este som de inicialização! 😊
Tá velho hein
@@kevinyoliveira68 kkkk
@@kevinyoliveira68 po nem me lembra que to ficando velho. Mas valeu a pena fazer parte disto haha.
Repeti umas 3 a 4 vezes
Nossa, eu tinha os CDs do Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu 4.10. Obrigado por esse vídeo, Diolinux!
utilizo como sistema principal desde 2013, no trabalho, em casa e também recomendo sempre que possível
Dio parabéns você também que esta trazendo informações a tantos anos :) Merece uma festa e me manda a grana pra ir ,to quebrado :(
Sou usuário desde o começo. Tinha todos os cd’s que eles enviavam. Só preciso achar…
Sempre gostei muito dele.😊
Nostalgia demais o Ubuntu! sempre gostei do sistema, vez ou outra instalo pra darr uma fuçada e tentar ficar um tempo, mas sempre acabo me rendendo ao windows de volta por ser mais prático pra mim. Tenho vários CD's originais guardados, esses que eles enviavam, da versão 8.04 e da 10.04, com as caixinhas deles e tudo!
Dio é suspeito pra falar de Ubuntu, mas é interessante ver os pequenos grandes avanços da outrora distro referência, hoje nem tanto rs
Eu também tenho um precioso guardado em alguma caixa. Chegou pelo correio de graça. Era muito top isso.
Gostaria de deixar meu comentário também porque esse ano faz 10 anos que conheci linux através do seu canal. Meu primeiro linux também foi o Ubuntu na edição 14.04.
Engraçado olhar para aquela época e ver como eu evolui no linux. 😅
Normalmente não sou nostálgico mas esse conteúdo me fez lembrar hahahaha
Tenho meu CD do Ubuntu 9.04 que guardo com carinho também. Hoje, uso o Ubuntu Unity.
Quando saiu o Ubuntu, em 2004, eu lecionava aulas de sistemas operacionais em curso técnico de processamento de dados, tinha turmas de até 32 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. Solicitei 100 cópias do live CD do Ubuntu para a Canonical, quando recebi, distribui para todos os meus alunos e lecionei o curso praticamente todo ele usando Ubuntu. Fiz isso por uns 3 anos seguidos.
Dio, seria muito útil pra gente se você realizasse alguns testes com uma placa nvidia no wayland, e trouxesse as suas impressões após usar por alguns dias. Sinto que falta alguém trazer isso de forma clara no momento.
Eu usei a maioria destas versões do Ubunto. Todos foram muito boas. Ubunto era mais facil de usar do que o Windos XP. Viva o Ubunto !
Windows XP já era
Se diz Ubuntu com U no final.
Creio que o meu primeiro contato com o Ubuntu foi a versão 8.04. De lá, permanece até hoje como a minha distro do coração, mesmo tendo que brigar recentemente com a 24.04.0 LTS, para uma instalação em dual boot com o Windows 11 em um G15 da Dell. Hoje está tudo perfeito. Muito obrigado pelo vídeo carregado de nostalgia!
O Ubuntu foi de fato a primeira distro que tive contato a partir do momento que passei a saber o que é linux, antes eu já tinha utilizado o KDE em uma lan-house mas a única coisa que eu sabia era que aquele sistema não era Windows, pois foi a primeira distro que instalei no meu pc
Eu recebi vários destes CDs da Ubuntu. Achava ótimo!
Recebi um CD do 7.10 Gutsy Gibbon em 2008, nem botava fé quando pedi no site, mas chegou depois de algumas semanas. Deveria ter guardado como relíquia.
03:43 O editor mandando o Dio pra ISS verificar a versão do kernel Linux deles! 😂
Muito bom vídeo Dio com várias informações sobre o Ubuntu. Eu usava o Ubuntu em Cd desde a versão 9, para salvar arquivos da partição do Windows quando ele não entrava mais.A partir da versão 16 comecei a instalar em dual boot com Windows. Porém quando saiu a versão 18 com Gnome, procurei outras distros mais leves como Linux Lite, Ubuntu Mate e Zorin. Há quase 2 anos o Linux Mint tem sido a minha distro principal. E como é uma distro robusta para o uso do dia a dia, e que dificilmente dá algum problema, o Mint será minha distro principal pelos próximos anos.
sou seu fã, obrigado por existir
@@eliaslima1883 Olá Elias. Fico lisonjeado com seu gentil comentário. Deus abençoe meu irmão. Um abraço.
Perfeito, uso Ubuntu em alguns projetos e em todos meus servidores e recomento.
Top, não sei se eu mudo do 20.04... vou pensar nisso. Desde 2020 uso direto no meu notebook, não me arrependo.
Eu estou sempre mostrando minha "coleção" de CDs que recebi em casa , todos ainda estão com as embalagens originais, e o legal é que algumas versões vem com CDs duplo e cores diferentes nas caixinhas e nos discos. Hoje já não uso o Ubunto como meu Linux do dia a dia, mas ainda tenho uma maquina onde sempre instalo novar versões para testar e quem sabe aderir como principal.
Ontem tinha acabado de lembrar que o Dio não tinha postado a tão esperada Review do Ubuntu.
muito bom o video, vai falar de antix quando ?
O que é antix? Esse bicho morde? Brincadeira aí.. bom dia.
Nunca vou esquecer da sensação de receber o CD da 9.04 em casa, eu tendo uns 14 anos, jovem da periferia de São Paulo, em Guaianazes. Me senti importante demais, nunca tinha recebido nada de ninguém antes, foi demais
Eu lembro que em 2010 eu pedi um CD no site. Quando chegou vieram 4. Fiquei todo feliz testando.
Conheci o Linux através do Ubuntu, também pedindo o CD para a Canonical.
Eu me lembro que vídeos e músicas podiam ser reproduzidos direto no gerenciador de arquivos, só passando o mouse em cima do ícone/thumbnail do arquivo.
Na verdade, fui fã do Ubuntu por muitos anos, até tirarem a barra do Unity e, posteriormente, migrarem para o Gnome.
Obrigado pelo vídeo.
Conheci o Ubuntu na sua versão 9.04, Juanty Jackalope, com Gnome 2 e o tema de cores marrom cocô como a comunidade brasileira chamava.
Tenho alguns CDs que a Canonical enviava: 9.04, 9.10, 10.04 e 10.10, sendo que uma delas tenho é o Kubuntu
Bateu uma saudade do Ubuntu 10.04, uma das melhores versões que já existiram.
Minha Paixão é o Linux MInt ! Mas, ele é derivado do amado, espetacular, estável, rápido e seguro, Ubuntu ! Que carinho, amor e respeito ao Ubuntu. O Pai do Mint, do Zorin OS, do Pop_Os e outras maravilhosas Distros Linux ! HAPPY Aniversário UBUNTU ! 🤔👍⏱❤🐧🙏🔥 Vc merece !!!
Todos filhotes do Debian. Esse sim é o todo poderoso.
Na época em que fiz um curso de rede de computadores no SENAI, a maioria fez em uma distro chamada Zential, derivada do Ubuntu, eu... O único diferentão fiz no Debian, mas hj meu coração pertence ao Arch Linux!
Também amo o mint 😂😂😂
Primeira distro Linux que usei em 2008.
Até hoje tem um cd "original" que a canonical mandava de graça
O primeiro contato do Linux foi Conectiva Linux, num curso de rede que fiz e achei o
sistema operacional legal da hora.
Só era ruim de instalar em PC's com processadores AMD. Eu tinha um famigerado K6II e sempre parava de instalar na metade. Sem razão alguma. Quando usei em um Intel o mesmo disco que tentava usar no AMD instalou de boa
@@divisaoporzero_ Sim, bem isso mesmo.
E dizer que meu primeiro contato com o Ubuntu foi com a versão 9, de 2009. Ou seja, faz muito tempo. Antes disso, eu tive contato com o Linux através do Mandrake 7.1 e, como não tinha muito conhecimento, sempre dava "quebra" no sistema. Enfim, por mais que eu consiga testar outras distros (tal qual o Dio), o carinho pelo Ubuntu sempre permanece, tanto que é minha distro favorita.
Eu o Ubuntu temos a mesma idade kkkk eu nasci em outubro de 2004 assim como esse projeto lindo da Canonical, com 19 dias de diferença, e ainda assim posso gritar orgulhoso dizendo que esse S.O. já fez diferença na minha vida kkk
Primeira distroLinux que usei e me encantei foi o Ubuntu, na época era o 12.04 precise pangolim, como o tempo passa, uso Ubuntu como sistema principal, windows nunca mais usei, e agora tou testando outras distros como Arch Linux, manjaro, zorin e deepin via máquina virtual. Que nostalgia esse vídeo, eu atualizava para todas a novas versões, de vez em quando quebrava o sistema aí eu ia lá e instalava do zero novamente
Saudades da época que enviavam o cd pelos Correios, me lembro a satisfação que era chegar em casa e ver que o meu cd tinha chegado. Quando eu instalava no meu notebook nenhum hardware era reconhecido, eu basicamente só tinha um shell pra instalar tudo, e isso sem a internet funcionar. Essa fase me fez aprender bastante de Linux. Bons tempos
Eu tenho um pacote de mídias com vários distros Linux, sempre que lançava eu baixava e guardava, vou dar uma olhada nas relíquias, rsrs.
É a distro que tinha nos computadores da minha escola em 2006, assim foi meu primeiro contato com computadores.
Boa tarde Diolinux, deixa te falar se puder depois faz um vídeo sobre o sistema Br Os, sistema operacional brasileiro não conhecia até encontra ele no DistroWhatch.
*Ubuntu 24.10 me trouxe de volta a esta distro, porque finamente está gerenciando perfeitamente a temperatura da CPU e o modo de suspensão totalmente no meu laptop Intel 11ªgeracao. Antes, eu só conseguia isso no Fedora 40. A performancde é excelente! Os snaps não me atrapalham em nada! Eu não uso, simplesmente deixo quieto lá.*
O Ubuntu Netbook Edition v12.10 foi o que me marcou mais, usava ele no meu falecido netbook mobo da positivo.
Excelente vídeo. Vai fazer review do AntiX ?
Show Dio!
Fui apresentado ao Ubuntu ali pouco antes do 10... Eu estava frustrado com um bug no meu windows que não gerenciava a energia corretamente e meus HDs estragavam, daí fui para o Ubuntu e não entendi nada, mas na força do ódio que eu estava do windows eu fui aprendendo e personalizando o sistema ao meu gosto e o melhor, aprendendo a usar o wine pois na época eu jogava lol (que erro juvenil que me livrei hj) e foi uma exp muito bacana época
Me lembro em 2014 quando tive problemas em usar o XP, sim em 14 eu ainda usava o Windows XP em um PC antigo que minha mãe ganhou da patroa dela em 2007, graças a Deus deu tela azul um vizinho me deu um cd com o Ubuntu 10.04, quando rodou eu fiquei louco kkk parecia mágica lembro que desenvolvi mais de 20 sites usando aquele velho PC e me apaixonei pelo Ubuntu que uso até hoje no momento o 24.10.
Ótimo conteúdo
Saudades. Tempos das revistas com CD. Do MS-DOS, PC-DOS, DR-DOS, WordStar, DBASE II e logo DBASE 3, LOTUS 123... Tropecei com um Conectiva Server montando um servidor de arquivos e de impressão emulando um NETWARE 2.2 com o MARS-NWE para superar a limitação de 25 usuários do Novell 2.2 que executava o WS via rede. Migrei pro Ubuntu e SAMBA com a adoção do MS Windows for work groups. Até hoje customizo o pinguim roxo e seus sabores. Foi uma verdadeira escola e hoje ninguém usa a internet sem passar por perto de um UBUNTU SERVER, mesmo sem saber. Viva os 20 anos de Ubuntu Linux.
A uns anos comprei uma Genio Desk com o cupom Diolinux, a mesa é ótima, tanto que a minha eaposa roubou pra ela! Tava eaperando um novo cupom pra comprar outra, se pá vai ser agora!
Comecei a usar o ubuntu em 2008 e tenho um cd original da canonical. Mas, quando mudaram do gnome para a unify (ou algo parecido) eu migrei para o mint e virei fã dele. Acho-o melhor aue o udunto, apesar de ser derivado.
Eu começei usar Ubuntu 2005 ou 2006. Me sentia muito feliz de receber os CDs da ilha de Man!!! E ainda é meu SO principal!!!
Comecei usando o slackware há mais de vinte anos. Mudei para o ubuntu assim que lançaram, e desde então é o único sistema operacional que eu uso. É um sistema operacional intuitivo e fácil de usar. Poucas vezes preciso realmente usar o terminal, como acontecia com o slackware.
Recebi cds 4.10, foi curiosidade no começo, fui gostando...Passei anos usando e recebendo novos versões em CD, ate que larguei de mão o Ubuntu! (Mais pra mim é o inovador, o 1º a incluir drivers propietarios e que venho em opções DELL)
Simplesmente apaixonado nessa versão. Principalmente pelo tema clássico branco com marrom. Mas infelizmente não consegui, o instalador da um erro e depois nem abre mais. O jeito é aguardar a resolução do problema nas próximas atualizações.
Usava o Ubuntu 24.04.1 LTS e fiz a Atualização para o 24.10. Ele me avisou q perderia o RECURSO de Pro. Ou seja, eu usava o Ubuntu 24.04.1 LTS Pro, com recursos de Segurança ao nível Empresarial. Mas, como me certifiquei em CISM em 2012. Optei por fazer isto.
E não me arrependo ! Realmente como bem colocou o Dionatan, essa versão está mais, fluida, bonita, rápida e com recursos novos e muito interessantes. Como uso: Firewall - AV - IPS. Bem configurados e atualizados. E ainda, DNS com Antimalware e Firewall, além do Firewall e proteções de filtragem no meu roteador. Dispensei o Ubuntu Pro. E estou usando em uma CPU. O Oricular Oriole e não em arrependo mesmo !
Eu recebi os cds da versão 9, do Ubuntu e do Kubunto ... Guardados até hoje!
Foi meu primeiro recebido de pack online, e internacional. Fico triste por não ter mas meu CDs físicos. Parabéns a todos do Ubuntu e do Linux.
Uso o Ubuntu desde a 8.04 e foi minha entrada no Linux após Windows, em meu notebook sempre tenho a última versão LTS, Linux Mint e o Debian. E não me arrependo de cultuar essa distro.
Caramba
Quando o mundo Linux ainda era "mato", me aventurei com distros como a Kalango (baseada na versão instável do Debian) e o Kurumim. Porém, tudo mudou quando conheci as versões em CD/DVD do Ubuntu!
A primeira vez que tive contacto com o Ubuntu foi na versão 14.04, num centro de atividades que frequentava depois da escola, tinha entre 8 a 10 anos, desde essa altura que acho o Linux e suas derivações muito interessantes, atualmente tenho 22 anos, utilizo Arch Linux (ainda a aprender sobre), já faz mais de 3 anos que o windows não me faz falta.
Te acompanho a muito tempo, antes do UA-cam, e também o Ubuntu. Já fui usuário para fugir do windows pirata. Hoje acompanho, mas não uso no desktop mais o Ubuntu.
Meu primeiro Linux foi Ubuntu 8. Veio no notebook que comprei, curti de imediato e saí do Windows. Curtia o cubo e as janelas líquidas. Os botões da janela na esquerda eram show! Gostava mais da versão Unity. Usei até o 18. Usei o Mint por 6 meses, não gostei, tentei o Ubuntu 20, não gostei, Migrei pro Debian e estou curtindo demais. Viva o Linux 🎉
Ah, o Unity... eu nunca usava o Ubuntu (sempre outras distros), mas quando testei o Unity, foi amor a primeira vista (global menu, HUD, etc).
Eu sou da epoca do ubuntu hardy heron, que veio num CD numa revista, bons tempos, bons tempos....
Minha entrada no mundo Linux foi com a versão 10.04 que a Canonical me enviou no CD. 😁
Creio que o grande diferencial das distribuições Linux da ÉPOCA (e de hoje) era a possibilidade de rodar em Live CD, permitindo testar o SO sem a necessidade instala-lo. Este lance permitiu que eu usa-se um PC por quase um ano sem HDD, na época, pois o HDD havia queimado e estava sem recursos em comprar um substituto na época e fui usando o Live CD por quase 8 meses para consultar internet e fazer trabalhos pra faculdade, mas sempre salvando em disquetes a cada cinco minutos kkkk com o OpenOffice que vinham nativos nestas distribuições
Iniciei no mundo linux pelo Kurumin, que usava basicamente para recuperar arquivos quando o Windows estava corrompido. Depois passei a usar o Mandriva por live cd, basicamente usava na faculdade para burlar algumas regras do laboratório de informática, até que descobriam e bloquearam o boot pela BIOS. Acredito que dei um pouco de trabalho para o setor de TI da área de humanas na PUC-PR. Mas o Ubuntu foi meu sistema principal de 2010 a 2013 num netbook Asus, com interface Unity. Fiz toda a faculdade de teologia com ele.
minha primeira distro, na versão 14.10. Amor eterno para com ela
Dio comenta sobre o HSI:0 que o Ubuntu 24.04 aponta como "hardware não passou nas verificações de segurança". Lá em Configurações>Privacidade e Segurança>Dispositivos.
Ubuntu foi a primeira distro linux que realmente me chamou a atenção pra utilizar. Mas meu primeiro contato com alguma disto foi o lendário Kurumin. Foi uma impressão negativa e ao mesmo tempo positiva por conta de alguns jogos muito interessantes que tinha na época para aquele sistema (como o joguinho do golf que me marcou tanto que nunca esqueci dele). Mas nao foi o sistema que me fez apegar ao mundo linux. Quem fez isso mesmo foi o ubuntu 9.04 que foi o primeiro ubuntu que tive contato
Estava agora presencialmente na sua palestra
Minha primeiro experiência com o Ubuntu foi a versão 6.10 na época eu fiz o pedido do CD da versão 7.04