Ouso dizer que esse é o maior, quando os alunos veem uma fórmula e incógnitas pela primeira vez têm uma dificuldade enorme de relacionar aquela linguagem com a lógica do dia-a-dia e muitos chegam a se formar na escola sem conseguir resolver esse problema ainda.
Eu acho que não é nenhum problema o estudante aprender assim. Eu, como estudante, acredito que não é útil alguém que tem inclinações para outras áreas que não envolvem matemática avançada aprender as coisas “puras” da matemática. E eu, mesmo tendo inclinação para a área das exatas, acredito que é melhor aprender “receitas de bolo” no início do que aprender a matemática pura e suas demonstrações. Pra alguém que nem sabe como resolver equações simples, aprender a conservar uma igualdade do jeito certo é complicado, ainda mais se a pessoa nem gosta de matemática kkk
@@vitoremanuelpereiradaconce9469 concordo com você, mas acho que na sala de aula quando o assunto tem explicações simples como essa não custa ao professor explicar.
@@vitoremanuelpereiradaconce9469 Mas, no caso do "passa pra lá", é uma receita que deveria deixar mais fácil, mas acaba dificultando mais ainda a vida do estudante. Surgem muito mais dúvidas do que surgiriam se fosse ensinado da maneira correta.
@@pablo_p4144 Olha, acredito que as ''receitas'', de fato, não são as melhores formas de compreender a matemática, porém, são as melhores formas de praticar a mesma. E, se levarmos em consideração que nas escolas são raros os estudantes de matemática, usar ''receitas'' me parece ser mais prático do que demonstrar raciocínios matemáticos. Mas, bom, isso é só especulação minha, uma opinião. Se um professor começasse a demonstrar um teorema (ou algo do gênero) em sala de aula, eu não iria me opor, mas acredito que é mais simples começar mostrando ''como o motor funciona'' ao invés de ''montar o motor'' kk
O engraçado é que os professores geralmente não explicam está parte, então tomamos o efeito como se fosse a regra, e a regra de fato desconhecemos. Esse é o problema de se buscar a eficácia sem alinhá-la a eficiência.
O engraçado é que, quando um professor vai ensinar desta forma, os alunos e até mesmo colegas, fazem um estardalhaço como se fosse a coisa mais complicada do mundo. Mas, continuo fazendo o certo, isto é, raciocinando. Existe uma admiração de muitas pessoas pela "matemágica". Isto, de certa forma, é triste.
Aprendi a resolver equações assim no 8°ano, depois como tínhamos passado um ano resolvendo assim, então mudamos para o "passa o 20 pra lá e ele vai somando", pois já tínhamos decorado esse esquema kk.
Nenhuma aula desse professor é de matemática... A matemática é só a cereja do bolo nessas aulas... Isso é um manual de como ser professor... Esse cara é um gênio do nosso tempo e graças a Deus que temos o UA-cam... Que maravilhoso é estar vivo nessa época da história 👏👏
Certo, esse professor está no topo. Deveria estar no ensino basico. Só que você esqueceu da clientela que ele está ensinando. No ensino básico, o buraco, é mais embaixo. Lá , ele não daria essa aula com tanta paz, igual está aí. Lá, ninguém quer aprender, e ainda atrapalham quem quer. Um verdadeiro inferno. Já passei por isso.
Então, isso nao é Verdade. Ele participou do ProfCast, em que contou de sua trajetória. A maioria foi em educação básica no RJ. Ele até brincou com o caso de uma professora, pesquisadora e doutora, pois ela "não tinha tantas horas em sala de aula". Algo como mais de 10 mil horas em sala. Essa aula dele, inclusive, foi para formar professores de educação básica - o PAPMEM, do IMPA. Sei que vc está sendo bem justo, moderado e certeiro em sua análise. Só que, tenho ctz, só não teve tempo de buscar saber sobre o Ledo. O pior, ele é casado com uma professora de português de alto nível tbm - ambos vivem em área de conflito no RJ, pq , acredito, não recebem tão bem quanto um técnico do MPRJ, por exemplo - quem tiver interesse, busque no portal de transparência. Imagina se professores desse nível estivessem nao somente na base ou msm no topo, como tbm na gerência de nossa educação. O Ledo já fez enormes contribuições - só que uma Andorinha, né, "não faz verão". Só que , sim! Ele nao teria a msm paz. Ele até contou, lá no podcast, em como ele tentava tornar tudo menos difícil. Infelizmente, internet virou um ambiente tao tóxico que, ao final, precisamos explicar o tom da mensagem, para nao pensar que é um ataque gratuito. Só passei a informação a título de curiosidade, sem crítica alguma ao seu posicionamento. Abraço!
Sou professora de biologia e fico encantada com o Ledo. Por conteúdos como esse a gente percebe como plataformas digitais podem ser fonte de muita coisa boa. Nunca tinha ouvido falar no Ledo e provavelmente continuaria sem conhecer o trabalho dele se não fosse o UA-cam. Ele é espetáculo de professor.
No meu ensino médio ( escola estadual) meu prof de Física era formado pela USP, o de bio fazia mestrado lá tbm, o de filosofia era pela PUC além de ser psicanalista ( fui privilegiado com esses mestres) Certa vez a mãe de uma colega entrou na sala, dando show falando que o professor de física "perseguia" a filha dela com as provas difíceis... Como era um pessoa influente na cidade não foi surpresa a direção carcar uma nos professores e a qualidade das provas cair ao nível "For Mula" em Mat e física e as discussões filosóficas se resumirem a trabalhos com consulta , uma pena. A mesma filha uma vez perguntou para mim como eu fazia para decorar as fórmulas de física kk Ou seja, não adianta os professores serem excelentes, o sistema é foda!
é o que eu sempre digo, a educação é uma merda pois a sociedade brasileira não quer educação... mas todo mundo adora falar de boca cheia que o estado deve privilegiar a educação e não sei que lá... enfim, a demagogia
Agora entendo… por isso nunca consegui entender de fato o que eram as equações e o raciocínio por trás delas, não sei vocês, mas eu apenas APRENDO algo de fato, quando entendo o conceito e raciocínio por trás do assunto. Vou buscar ler e consumir conteúdos especializados como os famosos livros de Euler e Euclides. Creio que, enfim, entenderei o conceito de matemática.
2 роки тому+48
Que bom! Ficamos felizes pelo canal estar ajudando.
concordo, sempre que "aprendo" algo mas não entendo completamente o por que estou fazendo, sempre fico com a sensação que esse fantasma uma hora ou outra vem me assombrar.
você esta fazendo oq eu fiz anos atrás, hj estou estudando matematica a nivel avançado e a cada dia me encanto mais, parece que a matematica estava me esperando esse tempo todo para se relacionar comigo.
O entendimento do conceito de equação e igualdade mudou totalmente o meu entendimento de matemática. Eu sempre fui preso ao conceito de 'passar pro outro lado dividindo, multiplicando, etc' e nunca entendi de fato o motivo e nem os professorem ensinaram. Há um tempo eu fui atrás de entender o motivo de 'passar pro outro lado dividindo' e em fração de segundos comecei a entender de fato tudo que eu estava fazendo quando tentava resolver um problema. O entendimento do que é um termo, uma expressão, uma equação e o conceito de igualdade são essenciais para se entender a matemática
Se esse nível de educação e valorização dos professores fosse regra ao invés de exceção em nosso país, o Brasil seria primeiríssimo mundo. Nós temos material humano, o que falta é priorizar a educação.
A gente só entende o porquê e como se chega a determinado raciocínio na faculdade. E é nesse momento que percebemos a quantidade de buracos que temos na nossa base. Lembro que minha turma de matemática fazia grupos para estudar Cálculo, e felizmente de um grupo de 40, apenas 4 reprovaram.
Imagino que existam pessoas que como eu podem não ter desenvolvido uma afinidade maior com a matemática justamente porque essas etapas são puladas e fica no ar uma ideia de que tem algo faltando, mas o aluno fica com a impressão de que foi ele que deixou de compreender esse salto, para todos os efeitos, óbvio, logo ele se sente burro, ou o pior, que aquilo 'não é pra ele'.
Provávelmente por ter estudado a minha vida toda em escola particular, tive o privilégio de estudar com professores de habilidade parecida com este senhor. Sou muito grato, mesmo ainda estando no fundamental.
Depois de 38 anos é que vou m descobrir isso. Ainda mais que sou oriundo de escola pública. Fica até mais fácil raciocinar com o princípio da equivalência. Obrigado professor.
a khan academy ensina da mesma forma desse professor. aprendi mais sobre matemática em menos de 1 pela khan academy do que em décadas de ensino público. tu sai da khan sem nenhum "gap" no conhecimento, é tudo muito fundamentado
Excepcional. Uma dia me disseram que a matemática é odiada por causa da forma como é ensinada no ensino fundamental e médio. Não necessariamente por culpa do professor. Acho que em parte é verdade. Caso fosse ensinado da forma como esse professor ensina, talvez ficasse mais interessante
Isso que é didática! O problema geralmente nas escolas é não explicar as “mágicas” pra acelerar o cálculo. O que parece óbvio para alguns pode não ser para outros. Geralmente a escola básica não ensina nem explica esses detalhes e parece que certas operações se tornam dogmas.
Eu assisto aos vídeos do professor Ledo e fico maravilhado, imaginando que sonho deve ser estar no ensino básico hoje em dia com acesso a esse conteúdo prontamente na palma da mão.
Quando professor Ledo faz esse alerta sobre a forma de pensar, lembro que aprendi matemática no "automático" durante o ensino médio e fundamental e somente quando cheguei ao ensino superior, para fazer um curso de engenharia -- foi aí, pasmem, que ouvi pela primeira vez "soma zero dos dois lado da equação". Eu fiquei surpreso e entusiasmado ao mesmo. Foi uma sensação legal por ter aprendido "algo novo", sabe? Quer dizer, aquilo aprendi durante a vida toda era, na verdade, o resultado prático dessa "ferramenta" de somar dos dois lados da equação. Somente aí percebi que tinha recebido informação, mas nunca tinha pensando matematicamente.
*Fui aprender MUITO tarde que a base do conhecimento é saber os porques. Depois que aprendi isso, desde matemática até vida profissional mudou muito. Da um pouco mais de trabalho, mas a recompensa é infinitamente maior, pois a aplicabilidade se torna universal dentro do que vc aprendeu.*
lembro quando um colega no 2⁰ ano do ensino médio me ensinou o que acontecia nisso de passar pro lado... me senti traído pelos professores, que nunca tinham dito o que de fato ocorria
Formei no IFTM e nunca me ensinaram dessa forma, mas como sempre tive facilidade com números eu mesmo percebi este padrão depois de fazer pilhas de exercicios e trabalhos. Teve uma época que eu conseguia fazer até bhaskara de cabeça em menos de 10 segundos, mas nunca porque me ensinaram a regra como ela é e sim porque eu mesmo aprendi sozinho
Cara, que professor! meu raciocínio sobre a aula: Ao doar o dinheiro aos pobres ele ficou com 0, ou seja mesmo duplicando o salário ele ofertou 20 aos pobres (-20) a resolução pra mim é: Focar nos gastos e o número que está duplicando 2(2 .Vou ter no final o salário líquido.❤ Não sei se está certo, mas é o meu pensamento.
Os professores de matemática que tive durante o ensino fundamental foram exatamente como o ledo alertou para os professores aí no PAPMEM não serem, do tipo "joga o 20 para o outro lado". Resultado: cheguei no ensino médio sem saber o que era uma demonstração, ou o que era um axioma, isto é, sem ter a mínima ideia de que a matemática é construída sobre o método axiomático-dedutivo, o que, obviamente, comprometeu e muito a minha formação. Felizmente, consegui me recuperar, mas é triste saber que muitas pessoas saem do ensino básico realmente acreditando no "passar pro outro lado trocando o sinal".
Eu descobri que o Professor nem precisa ser bom. Se ele planejar suas aulas, apresentar o conteúdo, até mesmo retirando de um caderno amarelado, faz bem. Meu Professor de Cálculo I, II e III era bem organizado, embora não fosse didático ou show man. Resultado: nossa geração se saiu melhor que as outras duas turmas cujos Professores eram estrelas de Cursinho. O cabra fazia uma circunferência perfeita, tinha presença de quadro incrível, letra invejável, mas a aula não tinha substância. Faltava algo para as turmas destes. Já a nossa, aos trancos e barrancos, aprendeu mais. Só pra ter uma ideia, fui ser ouvinte de uma aula de Cálculo II de um show man que deu Cálculo I para aquela turma. Um aluno dele perguntou se "derivada era a mesma coisa que intervalo".
Praticar e aprender todo dia, sem criticar e julgar ninguém.Porque os professores fizeram o que puderam com o que lhes foi possível diante das situações materias. Portanto cabe a mim fazer melhor daquilo que foi feito de mim.
Eu estava ensinando minha sobrinha esses dias equações! E eu achei q era muito desnecessário fazer a conta toda , porém com esse vídeo eu entendi q pra ela a compreensão do q é uma equação vai ser completa . Oq pra mim foi só as partes “mágicas “ como o professor falou ✌🏻
Na época de escola essa parada de "pega daqui e joga pra lá" sempre me confundiu pra krl e atrasou meu desenvolvimento matemático, agr estou correndo atrás do prejuízo causado pelo ensino público.
tava vendo umas coisas básicas de matemática pelo Khan Academy, e eles ensinaram isso muito bem lá. e realmente, como o professor falou, na minha experiência na escola isso parecia algo "mágico" que deveria ser feito mesmo ninguém sabendo o porquê
3:06 Isso é o que eu chamo de matemágica, que é quando o professor te dá um monte de regrinhas e macetes sem te explicar como se chegou nos mesmos ou ao menos como funcionam.
É impressionante a forma simples que explica. Estou iniciando na Matemática por causa da minha namorada. Obrigado Professor. Ela e eu agradecemos muito.
Matemática utilitária é a morte da matemática. A essência da matemática é a demonstração. A lógica por trás da coisa é mais importante do que a coisa em si, do que as fórmulas.
Incrivel que ele explicou de um jeito, resolvi de outro e deu o mesmo resultado> depois desse video relembrei o quanto que gosto de matemática e cálculos.
Interessantíssimo. Há uns meses tenho acompanhado um professor turco que resolve uns problemas em inglês diariamente. Sempre quando ele vai fazer esses movimentos, costuma usar essa forma de dizer: "soma tanto dos dois lados", "aplica o logaritmo dos dois lados", mesmo que na prática ele pule a etapa e já apresente a etapa seguinte...
Por isso explico tudo mastigado!!! Sou muito P da vida com pessoas que passaram por mim e se diziam professores. Apenas poucos foram Professores de verdade na minha vida. Para Aos cortes de matemática!!! Parabéns!!!
Mano do céu, eu vou chorar... "joga pra lá" sempre foi a parte da explicação que me tirava da matéria. Sinto que agora, aos 42, finalmente, entendi o ensino fundamental.
Também quero, ano passado quando eu terminei o ensino médio eu descobri que eu não sei de nada de matemática, esse ano ja melhorou mas esrudar por conta propria é complicado.
Parece bobo, mas em uma sala com 40 alunos, 5 entendem na hora, 10 precisam de dias para entender e o restante simplesmente não entende . Uma explicação dessa é muito importante !!
Eu já terminei faculdade q tinha cadeiras de cálculo e coisas avançadas da matemática. Mas tô nesse vídeo pq o cara é foda explicando e da gosto de rever, apesar de já saber
Tenho 18 anos. Concluí meu ensino médio ano passado e hoje estou numa faculdade que conseguir através do Enem. Posso afirmar que nunca nenhum professor falou da explicação de passar um número para o outro lado da igualdade e ele ficar com sinal oposto, sempre era o "passa esse pra lá..."
Grande professor, assisto seus vídeos. São muito interessantes. Se me permite, gostaria de pedir que ensinasse num vídeo sobre a ajuda da heurística na solução de problemas.
O pior é o sistema fazer com que professores lecionem matérias de fora da sua área de formação apenas por serem próximas. Professores de Biologia dando Física e Química; professores de Física dando Matemática; professores de Química dando Física... Enfim, não é que o graduado não tenha propriedade nos conhecimentos adjacentes, mas com certeza ele não terá propriedade didática nessas matérias. Isso desestimula os estudantes de ensino básico. Esse é o ponto extremamente negativo da Educação no Brasil. OBS.: a grande maioria dos casos não é por conta da falta de profissionais qualificados nas áreas.
Eu cursei Ciências Biológicas em uma faculdade privada e meu professor das disciplinas de Matemática Aplicada, Bioestatística, Biofísica e Física era um engenheiro da Eletronorte. Ele foi ainda professor de minha irmã no ensino médio. No 1°. ano do ensino, meu professor de física era um bacharel em direito. O professor de biologi era um bioquímico. Na 8a. série do antigo 1°. grau, meu professor de desenho geométrico era um aspirante a oficial da PM e o professor de matemática era um sargento da PM e por aí vai.
@@minka866 não é sobre domínio de conteúdo. É sobre didática, metodologia, o processo de ensino-aprendizagem como um todo. E cada área do conhecimento tem o seu processo. Não é sobre apenas domínio ou apenas didática, mas sim o equilíbrio dos dois.
@@minka866 é só você pegar o cara mais crânio de um curso de bacharelado em, por exemplo, Física e o mais crânio de um curso de licenciatura em Física. Coloque os dois para dar uma aula e a diferença será notória. O bacharel conseguirá ajudar os estudantes, sim, mas não terá as ferramentas que o licenciado tem para fazer com que a construção do conhecimento dos estudantes seja maximizada diante das circunstâncias
Eu saí do ensino médio e escolhi um curso que não tinha matemática pq nunca me achei capaz de dominá-la. Entrei na federal e tinha dois períodos de matemática, em um deles eu fui um dos melhores da sala simplesmente pq o professor sabia ensinar e extrair o potencial do aluno.
Como professor eu falo sempre. Isso e ensinado nos livros atualmente. Principio aditivo das equacoes. Agora muito se critica a educacao quando na verdade tem - se que fazer uma auto analise e pensar: como é que eu entro e saiobda escola? Muitos levam a educacao como brincadeira e depois criticam ensino médio
Esse é um dos grandes entraves que tem no ensino de matemática.
Ouso dizer que esse é o maior, quando os alunos veem uma fórmula e incógnitas pela primeira vez têm uma dificuldade enorme de relacionar aquela linguagem com a lógica do dia-a-dia e muitos chegam a se formar na escola sem conseguir resolver esse problema ainda.
Eu acho que não é nenhum problema o estudante aprender assim. Eu, como estudante, acredito que não é útil alguém que tem inclinações para outras áreas que não envolvem matemática avançada aprender as coisas “puras” da matemática.
E eu, mesmo tendo inclinação para a área das exatas, acredito que é melhor aprender “receitas de bolo” no início do que aprender a matemática pura e suas demonstrações. Pra alguém que nem sabe como resolver equações simples, aprender a conservar uma igualdade do jeito certo é complicado, ainda mais se a pessoa nem gosta de matemática kkk
@@vitoremanuelpereiradaconce9469 concordo com você, mas acho que na sala de aula quando o assunto tem explicações simples como essa não custa ao professor explicar.
@@vitoremanuelpereiradaconce9469 Mas, no caso do "passa pra lá", é uma receita que deveria deixar mais fácil, mas acaba dificultando mais ainda a vida do estudante. Surgem muito mais dúvidas do que surgiriam se fosse ensinado da maneira correta.
@@pablo_p4144 Olha, acredito que as ''receitas'', de fato, não são as melhores formas de compreender a matemática, porém, são as melhores formas de praticar a mesma. E, se levarmos em consideração que nas escolas são raros os estudantes de matemática, usar ''receitas'' me parece ser mais prático do que demonstrar raciocínios matemáticos.
Mas, bom, isso é só especulação minha, uma opinião. Se um professor começasse a demonstrar um teorema (ou algo do gênero) em sala de aula, eu não iria me opor, mas acredito que é mais simples começar mostrando ''como o motor funciona'' ao invés de ''montar o motor'' kk
50 anos quebrando minha cabeça - é a primeira vez que vejo alguém trazer uma explicação genuína!
@Luiz Gonçalves kkkkkkk ...nem parece né? Em agosto fiz 17 (vezes 3)
50?? duvido
O engraçado é que os professores geralmente não explicam está parte, então tomamos o efeito como se fosse a regra, e a regra de fato desconhecemos. Esse é o problema de se buscar a eficácia sem alinhá-la a eficiência.
👏👏👏
O engraçado é que, quando um professor vai ensinar desta forma, os alunos e até mesmo colegas, fazem um estardalhaço como se fosse a coisa mais complicada do mundo. Mas, continuo fazendo o certo, isto é, raciocinando.
Existe uma admiração de muitas pessoas pela "matemágica". Isto, de certa forma, é triste.
Aprendi a resolver equações assim no 8°ano, depois como tínhamos passado um ano resolvendo assim, então mudamos para o "passa o 20 pra lá e ele vai somando", pois já tínhamos decorado esse esquema kk.
@@JesseBasilio Falou tudo!
Eu ensino meus alunos assim, mas, realmente, são poucos que se preocupam.
Nenhuma aula desse professor é de matemática... A matemática é só a cereja do bolo nessas aulas... Isso é um manual de como ser professor... Esse cara é um gênio do nosso tempo e graças a Deus que temos o UA-cam... Que maravilhoso é estar vivo nessa época da história 👏👏
Certo, esse professor está no topo. Deveria estar no ensino basico. Só que você esqueceu da clientela que ele está ensinando. No ensino básico, o buraco, é mais embaixo. Lá , ele não daria essa aula com tanta paz, igual está aí. Lá, ninguém quer aprender, e ainda atrapalham quem quer. Um verdadeiro inferno. Já passei por isso.
Então, isso nao é Verdade.
Ele participou do ProfCast, em que contou de sua trajetória. A maioria foi em educação básica no RJ. Ele até brincou com o caso de uma professora, pesquisadora e doutora, pois ela "não tinha tantas horas em sala de aula". Algo como mais de 10 mil horas em sala.
Essa aula dele, inclusive, foi para formar professores de educação básica - o PAPMEM, do IMPA.
Sei que vc está sendo bem justo, moderado e certeiro em sua análise. Só que, tenho ctz, só não teve tempo de buscar saber sobre o Ledo.
O pior, ele é casado com uma professora de português de alto nível tbm - ambos vivem em área de conflito no RJ, pq , acredito, não recebem tão bem quanto um técnico do MPRJ, por exemplo - quem tiver interesse, busque no portal de transparência.
Imagina se professores desse nível estivessem nao somente na base ou msm no topo, como tbm na gerência de nossa educação.
O Ledo já fez enormes contribuições - só que uma Andorinha, né, "não faz verão".
Só que , sim! Ele nao teria a msm paz. Ele até contou, lá no podcast, em como ele tentava tornar tudo menos difícil.
Infelizmente, internet virou um ambiente tao tóxico que, ao final, precisamos explicar o tom da mensagem, para nao pensar que é um ataque gratuito. Só passei a informação a título de curiosidade, sem crítica alguma ao seu posicionamento. Abraço!
Sou professora de biologia e fico encantada com o Ledo. Por conteúdos como esse a gente percebe como plataformas digitais podem ser fonte de muita coisa boa. Nunca tinha ouvido falar no Ledo e provavelmente continuaria sem conhecer o trabalho dele se não fosse o UA-cam. Ele é espetáculo de professor.
Sempre fui um cara bom em matemática, mas eu nunca tinha pensado desta forma, parece que TD faz mais sentido agora
No meu ensino médio ( escola estadual) meu prof de Física era formado pela USP, o de bio fazia mestrado lá tbm, o de filosofia era pela PUC além de ser psicanalista ( fui privilegiado com esses mestres)
Certa vez a mãe de uma colega entrou na sala, dando show falando que o professor de física "perseguia" a filha dela com as provas difíceis... Como era um pessoa influente na cidade não foi surpresa a direção carcar uma nos professores e a qualidade das provas cair ao nível "For Mula" em Mat e física e as discussões filosóficas se resumirem a trabalhos com consulta , uma pena.
A mesma filha uma vez perguntou para mim como eu fazia para decorar as fórmulas de física kk
Ou seja, não adianta os professores serem excelentes, o sistema é foda!
Faltou culhões pra direção. É tenso.
não sei se te contaram mas psicanalise é pseudociencia
@@iwnl_vale direção não quer se indispor com pais ou dirigente regional de ensino.
é o que eu sempre digo, a educação é uma merda pois a sociedade brasileira não quer educação... mas todo mundo adora falar de boca cheia que o estado deve privilegiar a educação e não sei que lá... enfim, a demagogia
Minha cidade é bem assim, eu tive a sorte de fazer o ensino médio em um IF, graças a minha mãe eu não sou mais um com o ensino deficitário
Agora entendo… por isso nunca consegui entender de fato o que eram as equações e o raciocínio por trás delas, não sei vocês, mas eu apenas APRENDO algo de fato, quando entendo o conceito e raciocínio por trás do assunto. Vou buscar ler e consumir conteúdos especializados como os famosos livros de Euler e Euclides. Creio que, enfim, entenderei o conceito de matemática.
Que bom! Ficamos felizes pelo canal estar ajudando.
concordo, sempre que "aprendo" algo mas não entendo completamente o por que estou fazendo, sempre fico com a sensação que esse fantasma uma hora ou outra vem me assombrar.
Isso aí, falou tudo! 👏👏👏
você esta fazendo oq eu fiz anos atrás, hj estou estudando matematica a nivel avançado e a cada dia me encanto mais, parece que a matematica estava me esperando esse tempo todo para se relacionar comigo.
Eu sempre fui péssimo em matemática pq tentava entender as fórmulas e ninguém sabia explicar
O problema do Brasil é que esse professor está no topo do ensino ao invés de estar na base da educação.
pois é...a qualidade dos que estão na base é que complica
Ele está dando aula a professores.
@@luiseduardosilvaaraujo7362 garai o maluco é brabo memo
@@luiseduardosilvaaraujo7362 ou seja. Na base
Exato, é investido na linha de chegada e na saída nada
O entendimento do conceito de equação e igualdade mudou totalmente o meu entendimento de matemática. Eu sempre fui preso ao conceito de 'passar pro outro lado dividindo, multiplicando, etc' e nunca entendi de fato o motivo e nem os professorem ensinaram. Há um tempo eu fui atrás de entender o motivo de 'passar pro outro lado dividindo' e em fração de segundos comecei a entender de fato tudo que eu estava fazendo quando tentava resolver um problema. O entendimento do que é um termo, uma expressão, uma equação e o conceito de igualdade são essenciais para se entender a matemática
KKK PASSA PRA LÁ DIVIDINDO...MEU DEUS ...É EU OUVIR ISSO DE UM PROFESSOR Q VOU PRA ESTACA ZERO, JÁ N CONSIGO MAIS ENTENDER NADA
Se esse nível de educação e valorização dos professores fosse regra ao invés de exceção em nosso país, o Brasil seria primeiríssimo mundo. Nós temos material humano, o que falta é priorizar a educação.
Rpz, eu adoro esse professor. Ninguém nunca me ensinou essa parada, vendo isso agr, clareou o me cérebro e eu disse ''é verdade, faz todo o sentido''.
A gente só entende o porquê e como se chega a determinado raciocínio na faculdade. E é nesse momento que percebemos a quantidade de buracos que temos na nossa base. Lembro que minha turma de matemática fazia grupos para estudar Cálculo, e felizmente de um grupo de 40, apenas 4 reprovaram.
Imagino que existam pessoas que como eu podem não ter desenvolvido uma afinidade maior com a matemática justamente porque essas etapas são puladas e fica no ar uma ideia de que tem algo faltando, mas o aluno fica com a impressão de que foi ele que deixou de compreender esse salto, para todos os efeitos, óbvio, logo ele se sente burro, ou o pior, que aquilo 'não é pra ele'.
É incrível saber que aprendi a resolver equações no yt e não na escola
Eu também
Pse, aprendo muito mais no youtube slk
Né, a base que tive pra entender o que entendo hoje sobre matemática (que não é muito) aprendi aqui no UA-cam, no canal Marcos Aba
Isso pq durante as aulas vc conversava o tempo inteiro. Sejamos honestos kkkk
na escola você não procurava saber kkkkk quem busca aprende. (Você buscou no yt e aprendeu kk)
Provávelmente por ter estudado a minha vida toda em escola particular, tive o privilégio de estudar com professores de habilidade parecida com este senhor. Sou muito grato, mesmo ainda estando no fundamental.
Depois de 38 anos é que vou m descobrir isso. Ainda mais que sou oriundo de escola pública. Fica até mais fácil raciocinar com o princípio da equivalência. Obrigado professor.
a khan academy ensina da mesma forma desse professor. aprendi mais sobre matemática em menos de 1 pela khan academy do que em décadas de ensino público. tu sai da khan sem nenhum "gap" no conhecimento, é tudo muito fundamentado
Excepcional.
Uma dia me disseram que a matemática é odiada por causa da forma como é ensinada no ensino fundamental e médio. Não necessariamente por culpa do professor.
Acho que em parte é verdade.
Caso fosse ensinado da forma como esse professor ensina, talvez ficasse mais interessante
Isso que é didática! O problema geralmente nas escolas é não explicar as “mágicas” pra acelerar o cálculo. O que parece óbvio
para alguns pode não ser para outros. Geralmente a escola básica não ensina nem explica esses detalhes e parece que certas operações se tornam dogmas.
Eu assisto aos vídeos do professor Ledo e fico maravilhado, imaginando que sonho deve ser estar no ensino básico hoje em dia com acesso a esse conteúdo prontamente na palma da mão.
Imagina vc estudando lá nos anos 80, 90, com esse conteúdo no UA-cam! Que top
Eu vi o professor Procópio falando disso esses dias, aí o YT recomendou esse vídeo.
Vlw algoritmo, vlw professores!
Isso me esclareceu uma dúvida que eu já tinha faz um tempo, já que eu só sabia jogar pro lado, mas nunca entendendo o que acontecia na realidade.
Passei pelo ensino básico e médio e nunca um professor explicou dessa forma parabéns.
Show de bola isso sim é ensinar. Parabéns como está faltando professores desse nível em nosso país
Eu ensino dessa forma, pelos princípios de equivalência, e sou muito criticado por meus colegas por isso.
Ual, tive uma das melhores aulas de matemática com esse vídeo, tirou uma das minhas muitas dúvidas.
Que fala atual... Vídeo obrigatório para todo licenciando/professor
Quando professor Ledo faz esse alerta sobre a forma de pensar, lembro que aprendi matemática no "automático" durante o ensino médio e fundamental e somente quando cheguei ao ensino superior, para fazer um curso de engenharia -- foi aí, pasmem, que ouvi pela primeira vez "soma zero dos dois lado da equação". Eu fiquei surpreso e entusiasmado ao mesmo. Foi uma sensação legal por ter aprendido "algo novo", sabe? Quer dizer, aquilo aprendi durante a vida toda era, na verdade, o resultado prático dessa "ferramenta" de somar dos dois lados da equação. Somente aí percebi que tinha recebido informação, mas nunca tinha pensando matematicamente.
*Fui aprender MUITO tarde que a base do conhecimento é saber os porques. Depois que aprendi isso, desde matemática até vida profissional mudou muito. Da um pouco mais de trabalho, mas a recompensa é infinitamente maior, pois a aplicabilidade se torna universal dentro do que vc aprendeu.*
Massa demais!! Assim a pessoa aprende matemática entendendo de fato o que está acontecendo.
Quando você faz essas operações com matrizes, esses pequenos detalhes fazem todo o sentido.
lembro quando um colega no 2⁰ ano do ensino médio me ensinou o que acontecia nisso de passar pro lado... me senti traído pelos professores, que nunca tinham dito o que de fato ocorria
Formei no IFTM e nunca me ensinaram dessa forma, mas como sempre tive facilidade com números eu mesmo percebi este padrão depois de fazer pilhas de exercicios e trabalhos. Teve uma época que eu conseguia fazer até bhaskara de cabeça em menos de 10 segundos, mas nunca porque me ensinaram a regra como ela é e sim porque eu mesmo aprendi sozinho
Cara, que professor! meu raciocínio sobre a aula: Ao doar o dinheiro aos pobres ele ficou com 0, ou seja mesmo duplicando o salário ele ofertou 20 aos pobres (-20) a resolução pra mim é: Focar nos gastos e o número que está duplicando 2(2 .Vou ter no final o salário líquido.❤ Não sei se está certo, mas é o meu pensamento.
Os professores de matemática que tive durante o ensino fundamental foram exatamente como o ledo alertou para os professores aí no PAPMEM não serem, do tipo "joga o 20 para o outro lado".
Resultado: cheguei no ensino médio sem saber o que era uma demonstração, ou o que era um axioma, isto é, sem ter a mínima ideia de que a matemática é construída sobre o método axiomático-dedutivo, o que, obviamente, comprometeu e muito a minha formação.
Felizmente, consegui me recuperar, mas é triste saber que muitas pessoas saem do ensino básico realmente acreditando no "passar pro outro lado trocando o sinal".
eu nem disso sei, teria como indicar bons livros? Podem ser em inglês, espanhou ou português, grato!
Eu descobri que o Professor nem precisa ser bom. Se ele planejar suas aulas, apresentar o conteúdo, até mesmo retirando de um caderno amarelado, faz bem. Meu Professor de Cálculo I, II e III era bem organizado, embora não fosse didático ou show man. Resultado: nossa geração se saiu melhor que as outras duas turmas cujos Professores eram estrelas de Cursinho. O cabra fazia uma circunferência perfeita, tinha presença de quadro incrível, letra invejável, mas a aula não tinha substância. Faltava algo para as turmas destes. Já a nossa, aos trancos e barrancos, aprendeu mais. Só pra ter uma ideia, fui ser ouvinte de uma aula de Cálculo II de um show man que deu Cálculo I para aquela turma. Um aluno dele perguntou se "derivada era a mesma coisa que intervalo".
Eu tô no segundo ano do ensino médio e não faço ideia do que são essas coisas daí que tu falouKKK
Deus abençoe os professores que se dedicam a ensinar seus alunos da melhor maneira! 💗
Praticar e aprender todo dia, sem criticar e julgar ninguém.Porque os professores fizeram o que puderam com o que lhes foi possível diante das situações materias. Portanto cabe a mim fazer melhor daquilo que foi feito de mim.
mano... que aula fenomenal. queria muito esta nessa sala =(
Eu estava ensinando minha sobrinha esses dias equações! E eu achei q era muito desnecessário fazer a conta toda , porém com esse vídeo eu entendi q pra ela a compreensão do q é uma equação vai ser completa . Oq pra mim foi só as partes “mágicas “ como o professor falou ✌🏻
Na época de escola essa parada de "pega daqui e joga pra lá" sempre me confundiu pra krl e atrasou meu desenvolvimento matemático, agr estou correndo atrás do prejuízo causado pelo ensino público.
tava vendo umas coisas básicas de matemática pelo Khan Academy, e eles ensinaram isso muito bem lá. e realmente, como o professor falou, na minha experiência na escola isso parecia algo "mágico" que deveria ser feito mesmo ninguém sabendo o porquê
Professor nós te amamos! Vida longa ao senhor e muito obrigado pelos ensinamentos! ❤🙏😊😃🙏
3:06 Isso é o que eu chamo de matemágica, que é quando o professor te dá um monte de regrinhas e macetes sem te explicar como se chegou nos mesmos ou ao menos como funcionam.
Esse professor é formidável.
Esse raciocínio abriu minha mente 😮
Ótima aula professor! Muito obrigado! 🎉
É impressionante a forma simples que explica.
Estou iniciando na Matemática por causa da minha namorada.
Obrigado Professor.
Ela e eu agradecemos muito.
Melhor aula que já vi na minha vida
Esse Professor leu muitas leituras de com Cordel de Pedro Malazarte, Cação de Fogo, Bocage, e muitos outros.
Gostei dessa explicação.
Incrivel entender a base da matemática!
Mudou minha vida... 🥰
Matemática utilitária é a morte da matemática. A essência da matemática é a demonstração. A lógica por trás da coisa é mais importante do que a coisa em si, do que as fórmulas.
Incrivel que ele explicou de um jeito, resolvi de outro e deu o mesmo resultado> depois desse video relembrei o quanto que gosto de matemática e cálculos.
Interessantíssimo. Há uns meses tenho acompanhado um professor turco que resolve uns problemas em inglês diariamente. Sempre quando ele vai fazer esses movimentos, costuma usar essa forma de dizer: "soma tanto dos dois lados", "aplica o logaritmo dos dois lados", mesmo que na prática ele pule a etapa e já apresente a etapa seguinte...
muito interessante, poderia me dizer como encontro esse professor?
Grande vídeo 😮
Esse professor é excepcional pprt, muito bom
Meu vídeo preferido dele até agr
Eu falo isso direto para meus alunos.. gostaria de ter aprendido isso na escola antes
Explicação bonita !
Por isso explico tudo mastigado!!! Sou muito P da vida com pessoas que passaram por mim e se diziam professores. Apenas poucos foram Professores de verdade na minha vida. Para Aos cortes de matemática!!! Parabéns!!!
Mano do céu, eu vou chorar... "joga pra lá" sempre foi a parte da explicação que me tirava da matéria. Sinto que agora, aos 42, finalmente, entendi o ensino fundamental.
Nunca aprendi dessa forma, muito obrigado, agora faz sentido!
Consegui entender equação em menos de 10min. Obrigado professor! Tu é 1mill
😮 olha isso! Que interessante.
Eu com vinte anos, segunda ano da faculdade de engenharia mecânica, descobri isso hoje.
Sensacional ❤
Muito boa a sua aula. Tem boa didática. Nem todos os professores falam isso.
Que maluco brabo que isso
Alguém faz o Ledo fazer um curso de matemática básica até o nível ime ita por favor
Apoio
Bora fazer um abaixo assinado
Eu nem da area sou e ja tenho um doutorado, mas faria alegre
Também quero, ano passado quando eu terminei o ensino médio eu descobri que eu não sei de nada de matemática, esse ano ja melhorou mas esrudar por conta propria é complicado.
Mané imita
Ah se todo professor realmente gostasse de ensinar como este professor ensina!
não estudo mais matemática dessa forma, mas eu amo assistir os videos do Ledo!
Obrigado professor Ledo por divulgar amplamente esse conceito.
Sem palavras.
Professor show
Parece bobo, mas em uma sala com 40 alunos, 5 entendem na hora, 10 precisam de dias para entender e o restante simplesmente não entende . Uma explicação dessa é muito importante !!
Eu já terminei faculdade q tinha cadeiras de cálculo e coisas avançadas da matemática. Mas tô nesse vídeo pq o cara é foda explicando e da gosto de rever, apesar de já saber
Esse tal mestre Vaccaro é muito fera!!!!
Fantástica explicação!
Você é o cara!!!
Parabéns Ledo!!! BRILHANTE COMO SEMPRE!
Muito bom
Em toda minha vida, nunca vi uma explicação tão boa quanto essa.😓
Isso foi incrível
Estou fazendo licenciatura em matemática, e recentemente o professor ensinou isso para a turma.
Tenho 18 anos. Concluí meu ensino médio ano passado e hoje estou numa faculdade que conseguir através do Enem. Posso afirmar que nunca nenhum professor falou da explicação de passar um número para o outro lado da igualdade e ele ficar com sinal oposto, sempre era o "passa esse pra lá..."
Parabéns professor. 👏
Basicamente, fazer alterações sem alterar o valor, respeitar as regras do jogo.
Sensacional
Esse cara é o Pe. Leo da matemática!
Esse problema é clássico. Já fiz muitas vezes e já ensinei meus alunos
Grande professor, assisto seus vídeos. São muito interessantes. Se me permite, gostaria de pedir que ensinasse num vídeo sobre a ajuda da heurística na solução de problemas.
perfeita explicação
O pior é o sistema fazer com que professores lecionem matérias de fora da sua área de formação apenas por serem próximas. Professores de Biologia dando Física e Química; professores de Física dando Matemática; professores de Química dando Física... Enfim, não é que o graduado não tenha propriedade nos conhecimentos adjacentes, mas com certeza ele não terá propriedade didática nessas matérias. Isso desestimula os estudantes de ensino básico. Esse é o ponto extremamente negativo da Educação no Brasil. OBS.: a grande maioria dos casos não é por conta da falta de profissionais qualificados nas áreas.
Eu cursei Ciências Biológicas em uma faculdade privada e meu professor das disciplinas de Matemática Aplicada, Bioestatística, Biofísica e Física era um engenheiro da Eletronorte. Ele foi ainda professor de minha irmã no ensino médio. No 1°. ano do ensino, meu professor de física era um bacharel em direito. O professor de biologi era um bioquímico. Na 8a. série do antigo 1°. grau, meu professor de desenho geométrico era um aspirante a oficial da PM e o professor de matemática era um sargento da PM e por aí vai.
@@mauriciofreitas2010 pois é... Isso é uma descaracterização do ensino.
Não é bem assim não. O cara pode não ser formado, mas de entender os conceitos e praticá-lo consegue ensinar sim. Tem colega que ensina outro.
@@minka866 não é sobre domínio de conteúdo. É sobre didática, metodologia, o processo de ensino-aprendizagem como um todo. E cada área do conhecimento tem o seu processo. Não é sobre apenas domínio ou apenas didática, mas sim o equilíbrio dos dois.
@@minka866 é só você pegar o cara mais crânio de um curso de bacharelado em, por exemplo, Física e o mais crânio de um curso de licenciatura em Física. Coloque os dois para dar uma aula e a diferença será notória. O bacharel conseguirá ajudar os estudantes, sim, mas não terá as ferramentas que o licenciado tem para fazer com que a construção do conhecimento dos estudantes seja maximizada diante das circunstâncias
Como entender a beleza da matemática.
Eu saí do ensino médio e escolhi um curso que não tinha matemática pq nunca me achei capaz de dominá-la. Entrei na federal e tinha dois períodos de matemática, em um deles eu fui um dos melhores da sala simplesmente pq o professor sabia ensinar e extrair o potencial do aluno.
Professor ótimo!!!
Como professor eu falo sempre. Isso e ensinado nos livros atualmente. Principio aditivo das equacoes. Agora muito se critica a educacao quando na verdade tem - se que fazer uma auto analise e pensar: como é que eu entro e saiobda escola? Muitos levam a educacao como brincadeira e depois criticam ensino médio