Pqp man, é um vídeo foda atrás do outro Esse teu processo de racionalizar e explicar processos tão naturais é inspirador, mano "o miserável é um gênio" Vegeta, DBZ
Tenho 24 anos e toco desde os meus 12, tem uns 4 anos que eu comecei a me desapegar desse lance de querer dominar todas as técnicas possiveis e focar nas coisas que eu tenho mais facilidade e desenvolver uma identidade com isso. É muito mais prazeroso tocar guitarrra desse jeito. Também acho importante mencionar que eu só descobri minhas facilidades e difulcades depois de meses focando em um tipo de técnica. Sem esse periodo que todo mundo passa de 5 á 8 horas de estudos por dia, dificilmente teriamos essa percepção. Uma dica que eu do para que tá tocando a menos de 4 anos é: vai aprender tecnicas diferentes sim, o máximo que conseguir. Depois tu pode ir focando nas suas facilidades
Tenho dedos gordos e curtos e sei que certas técnicas não funcionam comigo, mas isso me incentivou a buscar outras soluções que acabam suprindo a "deficiência" e transmitindo minhas ideias através da guitarra.
@@leonardoschwarz9907 procuro executar escalas mais na vertical ou as que faco na horizontal, sempre com duas notas por corda. Além dos dedos curtos tive um acidente e quebrei os dois pulsos e cotovelos, coisa que limitou o movimento das munhecas, aí acabei ficando limitado. Não tenho abertura nos dedos e aí o jeito é procurar harmonizar solos dentro desses shapes na vertical.
Kurt Cobain é um grande exemplo disso muita gente acha ele fraco mas ele adptava suas limitações no som e era fantástico até meio único o jeito que ele fazia música
@@Lipe-mlconcordo total, o Layne tem uma técnica única de vocal. O próprio Jerry Cantrell ja admitiu que não sabe nada de teoria musical, mas mesmo assim ele não fazia merda igual o Kurt fazia. Respeito os outros membros da banda, mas o Kurt de relevante só tinha o nome.
Pedro, esse vídeo foi absolutamente fantástico. Eu não tenho costume de comentar em vídeos, mas fiz questão de parar pra comentar isso. Tenho exatos 20 anos e uma mão bastante "esquisita", não consigo tocar com a técnica dita apropriada pelos professores de alta performance. Esse vídeo me ajudou muito na minha aceitação. A qualidade do seu conteúdo é fantástica, e ele ser gratuito é uma benção pra qualquer guitarrista. Obrigado por isso.
Pedro, você é fantástico com as palavras. Você consegue explicar coisas inexplicáveis e encorajar nos guitarristas a sermos melhores! Você é um psicólogo da guitarra!
👏🏻👏🏻👏🏻 realmente é uma jornada pessoal de descobertas no play, em instrumentos, equipamentos, timbres. O importante no final das contas é essa jornada, esse caminho que vai lapidando o guitarrista. 🤜🏻🤛🏻 Excelente conteúdo Pedro!!! 🎸🔥🎶
Sempre tive um grau de curvatura do punho muito pequeno, isso sempre me gerou muita dificuldade de tocar a guitarra do jeito que eu queria, que é com ela pouco abaixo da cintura. Tendo 1,80 achava que colocar a guitarra estilo Tom Morello não "combinava" comigo. Essa curvatura reduzida do punho me dificulta acordes como F, por exemplo, e até alcance nas ultimas casas da escala. Hoje já admito que preciso posicionar a guitarra mais alta para ter mais conforto em tocá-la. Pena não terem me explicado isso há 20 anos. Vídeo muito necessário, parabéns, Pedro!
Essas redações são o que muito guitarrista queria ouvir todas às vezes em que nos cobramos além da conta! Obrigado por esse vídeo! De tudo que aprendemos até hoje, usamos uma lógica na nossa cabeça pra que tudo fizesse sentido pra nós, e acho que devemos aproveitar isso para aprender outras coisas mais rápido, é o famoso "aprender a aprender". Usar esse jeitinho de pensar que existe só na sua cabeça e adaptar tudo ao seu redor praquele modelo, afim de facilitar as coisas PARA VOCÊ!
Parabéns!! Demorei, mas também aprendi essa lição... Isso vai de encontro ao que Bill Frisell disse sobre suas técnicas, na Guitar Player em que figura na capa com título "How to be Bill Frisell...",e como é um dos mais procurados. Ele fala de como adaptou sua abordagem pegando exemplos de Thelonious Monk (ocultar intervalos dos acordes), ao invés de tentar copiar ídolos como Joe Pass ou Wes Montgomery. Esta e outras coisas (como o silêncio) contribuíram para ampliar os horizontes, ao oposto de esquadreja-los, delimita-los. Talvez, por isso seja muitas vezes surpreendente, mesmo com tudo o que já fora criado. Diz ele "Todos nós temos que lidar com nossas limitações. Para mim, não posso tocar fisicamente tudo o que gostaria, então vou apenas insinuar ou tentar fazer algo que chegue perto de casa."... Vale a pena conferir na íntegra. Bom trabalho aí!
Tenho comentado pouco nos vídeos... Mas obrigado pela "Terapia"! Provavelmente se tivessem me explicado isso aos 20 anos de idade, eu teria deixado passar, mas hoje foi terapeutico. Sempre com clareza, objetividade, e excelente didática, a abordagem é fenomenal, parabéns pelo texto! E mais uma vez Obrigado! Sinto-me aliviado!
Vídeos muitos didáticos, e extremamente úteis, visto que, muitos desistem de aprender a tocar um instrumento acreditando que precisam executar técnicas complexas para serem considerados músicos. Meu irmão mais novo me ensinou a tocar violão, algumas posições de acordes precisei adaptar às minhas mãos. Sempre gostei de fazer base ( acompanhar os solos de meu irmão). Infelizmente há um equívoco de achar que todos precisam fazer escalas super rápidas e solos ultra rápidos. Há gosto e música para todos. Parabéns por este excelente trabalho!
tipo me espelho muito no david gilmour, acho que minha condição fisica é compatível com a dele e estou feliz por isso, parabéns pelos seus videos, são inspiradores
@@PedroBernardiGuitarra essa semana usei o que você falou no vídeo kkkkkk estava aprendendo uma música a partir de um vídeo e não estava conseguindo fazer as notas da forma que o cara fazia, adaptei e consegui kkkkk....rapaz, como nunca tinha pensado nisso kkkk...valeu abração!
Рік тому
Uma coisa nova estou achando nos seus vídeos que não vi em nenhum canal até agora: Sabedoria no que fala. Parabéns.
Muito bacana essa sua fala, Pedro! Mais que inspiradora, ela acolhe as diferenças e abre para cada diferente inventar seu jeito de tocar, melhor, de aprender a tocar. Obrigado! Abraço!
Sou guitarrista a 1 ano, ainda estou em aprendizado mas o q eu notei é q teoricamente a forma certa de tocar é com o polegar atrás do braço do instrumento, porém no meu caso se eu quiser deixar os dedos na posição correta para tocar eu preciso sempre deixar o polegar na parte de cima do braço (aí eu aproveito pra abafar a Mizona quando não to tocando ela 😅) se eu deixar o polegar na parte de tras como deve ser meus dedos ficam deitados e eu perco +/- 80% da mobilidade dos meus dedos, me deixando muito limitado
Étão incrível a forma que o nosso mestre Pedro reflete sobre os assuntos e filosofa ao ponto que nos fazer pensar sobre o motivo e objetivo que temos com as artes. É simplesmente uma aula a cada vídeo postado!
Que vídeo foda, dei play e vi até o final cara, e isso é raro eu fazer, os seus vídeos são muito bacana além da clareza ao explicar, eu poderia ser leigo na música que ainda sim entenderia.
Acho que eu precisava ouvir isto. Especialmente da sua maneira eruditamente articulada. Eu toco há 33 anos até hoje me cobro de não ser capaz de tocar algumas coisas. Ironicamente, a maioria "dessas coisas" eu tenho ouvido cada vez menos, embora ainda tenham a capacidade de ter uma regressão psicológica positiva para uma época de mais esperança e entusiasmo na minha vida. Recentemente mandei consertar meu velho Peavey Bandit 112 e voltei a me divertir como um adolescente. Parabéns pelos vídeos e pela maneira leve de encarar a vida e a carreira e obrigado pelo compartilhamento!
Achei muito legal essa ideia de explorar pontos fortes do ponto de vista anatomico. E isso não seria dizer que uma pessoa não conseguiria realizar uma tarefa ou que não o faria tão bem. Mas que poderia encontrar tanto uma facilidade quanto uma dificuldade natural que com dedicação e aprimoramento poderia ser amenizada ou aperfeiçoada. Os guitarristas mais famosos todos eles tem seus trejeitos e formas caracteristicas de tocar. E é algo que vc percebe nitidamente na forma que eles utilizam fraseados, coisas características e típicas, etc. Que tem uma essencia ali, do que é confortavel pro individuo e o que ele conseguiu aperfeiçoar ao máximo, e que quando vc ouve vc sabe que é fulano tocando. No início do vídeo fiquei com a impressão de que era um vídeo "limitador" , mas entendendo a ideia transmitida faz total sentido e é super legal ver dessa forma. Na vdd pra quase tudo na vida, considerando nossos pontos fortes e fracos.
E tudo isso que você explicou nos leva à interpretação, coisa que está morrendo, devagarinho, mas está. Mas senti um sopro divino neste teu vídeo........ espero que este vídeo chegue a 4 bilhões de views.
Nunca parei pra pensar no quanto isso tudo q o Pedro falou era de fato importante e real, cada um tem suas limitações e vantagens e exploram isso, quanto a mim, tenho uma altura aproximada do Angus Young, e pra piorar ainda sou bem magro, mas tenho muita flexibilidade nos meus dedos e uma coordenação motora muito apurada pra ritmos, comecei tocando red hot chili peppers e descobri q eu dominava o groove do funk rock da mesma forma q o Frusciante, hoje depois de 4 anos estudando guitarra sozinho também consigo tocar coisas mais técnicas como Oficina G3, Van Halen, etc, coisa q eu nunca imaginei que iria tocar um dia. As vezes acontece também d q em um determinado momento os nossos limites físicos possam ser desafiados e superados com persistência e dedicação, mas claro o mais importante é ressaltar o que conseguimos fazer de melhor e temos mais facilidade para fazer
Maluco, tu parece um psicólogo do guitarrista. Tu fala de maneira bem filosófica, técnica e compreensiva ao mesmo tempo. Video bem reflexivo. Parabéns!
Cara que papo foda! Ninguém fala disso no mundo da guitarra mesmo. Parabéns pelo vídeo. Me inscrevi pq quero continuar ouvindo o que você tem pra dizer. Um abraço.
Extremamente importante sua abordagem, demorei muito tempo pra entender que a música não se resume a saber todas as técnicas e que é bem melhor seguir uma linha e se dedicar a ela...
Ótimo video. Parabéns pela sensibilidade e visão macro do instrumento. São inúmeras variáveis. Nossa anatomia não muda, somente nossa adaptação. O instrumento deveria ser adaptado a nós. Sou baixista e começando a brincar com guitarra. Tive inúmeros baixos, mas hoje o que uso é um contrabaixo estilo Fanned. Talvez busque alguma guitarra assim também.
Tua explicação é um esbanje do conhecimento do "como ensinar" com o olhar mais contemporâneo possível da atualidade. Reconhecer profissionais como você faz parte do processo de evolução humana. Já disse em outros vídeos teus mas vou repetir. Muito obrigado! Continue sempre!
Essa dica é muito boa mesmo. Eu, por exemplo, tenho mão grande, dedos longos, e no começo os professores sempre implicavam com o jeito que eu segurava o braço. A forma como eles sugeriam era extremamente desconfortável, eu não conseguia tocar mais de dez minutos sem ter dor no pulso. No fim, acabei desistindo de "segurar da forma certa" o braço da guitarra e consegui evoluir segurando do jeito que me era confortável.
Cara, isso é fantástico! Muito obrigado por esse vídeo, isso agrega absurdamente a comunidade. A guitarra é um instrumento que especialmente no meio rock e suas vertentes, tende a cair muito numa coisa um pouco egóica, de suprir questões pessoais do instrumentista através de uma abordagem totalmente voltada pra coisas como tocar mais rápido, tocar as técnicas x y e z, tocar 100% limpo livre de erros etc etc quando, na verdade, é muito mais proveitoso tu fazer a tua busca dentro do instrumento. Um instrumento musical serve pra QUALQUER COISA que TU queira fazer em relação a MÚSICA COMO UM TODO. Parece óbvio, mas muitos esquecem disso ou demora a cair a ficha. Se descubram! Toquem com prazer! Não deixem o egocentrismo escravizar vocês em uma abordagem que talvez vocês nem gostem tanto só pra poderem se sentir superiores aos demais por poder fazer isso ou aquilo na guitarra. Não é com orgulho que eu falo que já pensei assim, especialmente quando mais novo e hoje tenho a maturidade pra perceber que esse é um péssimo alimento pra mente e pro processo musical de um ser humano. Nem todo mundo nasceu pra ser Eddie Van Halen e não é por isso que você não pode construir algo maravilhoso como guitarrista. Sejam vocês mesmos!
muito bom! é preciso se sentir como pessoa, com corpo, alma e personalidade. o motivo pelo qual não ouvimos um robô tocando perfeitamente e sim uma pessoa, com suas qualidades e pontos a melhorar!
Ótimo vídeo! Pedro, muito obrigado! Suas visões e dicas sobre guitarra e música têm me ajudado a moldar minha forma de encarar o instrumento e também a caracterizar meu timbre de uma maneira interessante e agradável! Ainda tenho meus 20 anos hahaha!
De facto muito positivo, inconscientemente acabei por adopta-la para tocar, sem nunca ter pensado dessa forma que maravilhosamente explicou. Mais convicto fiquei de saber que estou no bom caminho. Muito obrigado,
Ótimo tema para estimular reflexão, parabéns, precisamos de mais conteúdo assim. Embora eu goste de tocar vários estilos em casa e com bandas, pra se testar como tu falou, faz anos que já aceitei que minha referência na guitarra é o Robert Smith do Cure. Pós-punk/gótico dos 80's é o estilo de som que mais gosto de ouvir, na guitarra é o que me sinto confortável ao tocar, acho que é o que toco melhor também. Poucas notas, dedilhados com cordas soltas, muita nona e sétima aumentada, trítonos em acordes e licks, extremamente melódico, melancólico e minimalista, muito Chorus, flanger, delay e reverb. Meus dedos são finos e grandes e nunca fiz aula ,talvez isso contribua e seja o suficiente pra tocar isso e tá tudo certo.
cara vou dar um reusmo de como sou eu na guitarra... Passei anos praticando um solo que é pura palhetada, ali o tempo todo, palhetada alternada... Eu geralmente pego solos em 1 dia (hoje em dia), pego o solo inteiro, mas, esse solo em especifico que estou falando, eu praticava ele a 4 meses já kkk e até hoje, eu não consigo nem a pau executar o solo com perfeição usando palhetada alternada. Mas do nada eu tive uma ideia parecida, eu pensei: poxa, acho que palhetada alternada não é o meu forte, eu tenho absoluta certeza, que droga 4 meses no mesmo solo, não dá tem 10s e eu já começo a desordenar a sincronia das duas mãos... Daí cheguei a conclusão de que eu sou horrível pra palhetada, MAS, eu sou MUUUUITO BOM com ligatos, tipo muito bom mesmo, só que eu acho muito feio alguém tocar solos sem usar palhetada alternada, mas cara, não dá kkkk tive que apelar para aquilo que eu mais sei fazer, ligatos e bater o dedo naquela nota e tocar ela, ou seja, hoje eu toco esse solo full ligatos, tapping, sai perfeitinho, liso, rapido... E é dessa forma que toco guitarra hoje em dia, não posso apelar pra algo que eu por algum motivo mental, fisico, não consigo... Não tenho essa cincronia uma palhetada perfeita na mão direita, ela até fica em sincornia com a mão esquerda mas é que quando fico ali alternando a palhetada, cima baixo cima baixo cima baixo... Uma hora começo a desordenar tudo kkk e já tentei segurar a palheta de mil formas, fiz exercicios, comecei de vagar, fui aumentando... Simplismente palhetada alternada pra mim é péssimo de executar.
Que tema bacana Pedro!!! Pura vdd, observar a questão anatômica do corpo/guitarra, Incluo uma particularidade a questão da palheta "perfeita" nunca imaginei na vida que eu trocasse a famosa JAZZIII, por uma simples Dunlop MaxGrip 1.14 nylon, total adaptação. Parabéns, sempre com ótimos vídeos. 👏🏻👏🏻👏🏻🏆
Tony Iommi é o maior exemplo disso pra mim. A forma com que ele se adaptou à perda da ponta dos dedos e passou a focar em power chords. Deu no que deu.
Pqp man, é um vídeo foda atrás do outro
Esse teu processo de racionalizar e explicar processos tão naturais é inspirador, mano
"o miserável é um gênio" Vegeta, DBZ
Hahaha obrigado demais, Lucas!! 😁😁😁
Saca?
Dois monstros do conteúdo guitarristico!
Tenho 24 anos e toco desde os meus 12, tem uns 4 anos que eu comecei a me desapegar desse lance de querer dominar todas as técnicas possiveis e focar nas coisas que eu tenho mais facilidade e desenvolver uma identidade com isso.
É muito mais prazeroso tocar guitarrra desse jeito.
Também acho importante mencionar que eu só descobri minhas facilidades e difulcades depois de meses focando em um tipo de técnica. Sem esse periodo que todo mundo passa de 5 á 8 horas de estudos por dia, dificilmente teriamos essa percepção.
Uma dica que eu do para que tá tocando a menos de 4 anos é: vai aprender tecnicas diferentes sim, o máximo que conseguir. Depois tu pode ir focando nas suas facilidades
Caralho! Você leva a guitarra a sério e está em outro nível. Esse conteúdo valeu ouro literalmente.
Tenho dedos gordos e curtos e sei que certas técnicas não funcionam comigo, mas isso me incentivou a buscar outras soluções que acabam suprindo a "deficiência" e transmitindo minhas ideias através da guitarra.
Quais soluções você chegou? Minhas mãos são iguais as suas, e tenho muita dificuldade de melhorar na guitarra
Qual a técnica?
Tô contigo e não abro... tenho essas mesmas dificuldades
Tô contigo e não abro... tenho essas mesmas dificuldades
@@leonardoschwarz9907 procuro executar escalas mais na vertical ou as que faco na horizontal, sempre com duas notas por corda. Além dos dedos curtos tive um acidente e quebrei os dois pulsos e cotovelos, coisa que limitou o movimento das munhecas, aí acabei ficando limitado. Não tenho abertura nos dedos e aí o jeito é procurar harmonizar solos dentro desses shapes na vertical.
Pra quem entendeu, é praticamente uma "Carta de Alforria Guitarrística" rsrsr.
Ótimo abordagem do conteúdo Pedro, obrigado!
Hahah! 😁
Kurt Cobain é um grande exemplo disso muita gente acha ele fraco mas ele adptava suas limitações no som e era fantástico até meio único o jeito que ele fazia música
@@Lipe-mlno entanto, foi o Kurt Cobain, do nirvana: uma das maiores bandas de todos os tempos, o que corrobora o que o amigo ai em cima falou
@@Lipe-mltop é vc irmão, qual seu nome mesmo?
@@Lipe-ml desmerecer não é crítica, vai la famoso ninguém.
@@Lipe-mlconcordo total, o Layne tem uma técnica única de vocal. O próprio Jerry Cantrell ja admitiu que não sabe nada de teoria musical, mas mesmo assim ele não fazia merda igual o Kurt fazia.
Respeito os outros membros da banda, mas o Kurt de relevante só tinha o nome.
@@Lipe-ml a diferença é que o Skylab é engraçado hahahahaha, mas 0 técnica também.
Pedro, esse vídeo foi absolutamente fantástico. Eu não tenho costume de comentar em vídeos, mas fiz questão de parar pra comentar isso.
Tenho exatos 20 anos e uma mão bastante "esquisita", não consigo tocar com a técnica dita apropriada pelos professores de alta performance. Esse vídeo me ajudou muito na minha aceitação. A qualidade do seu conteúdo é fantástica, e ele ser gratuito é uma benção pra qualquer guitarrista. Obrigado por isso.
Muito obrigado! Fico mto feliz! 🙂
Rapaz vc já reparou como o Martin Friedman segura a palheta e toca a milhão? Não tem como tocar daquele jeito, mas pra ele funciona então tá valendo.
@@jogalson Exatamente! É perceber esse tipo de coisa que motiva a gente.
Impecável, como sempre. Não dá para abraçar o mundo de uma vez, e isso, às vezes, é um alívio.
Muito obrigado!
Muito obrigado por este vídeo
Pedro, você é fantástico com as palavras. Você consegue explicar coisas inexplicáveis e encorajar nos guitarristas a sermos melhores! Você é um psicólogo da guitarra!
Muito obrigado!! :)
👏🏻👏🏻👏🏻 realmente é uma jornada pessoal de descobertas no play, em instrumentos, equipamentos, timbres. O importante no final das contas é essa jornada, esse caminho que vai lapidando o guitarrista. 🤜🏻🤛🏻 Excelente conteúdo Pedro!!! 🎸🔥🎶
Muito obrigado!
Muito bom. Penso da mesma forma.
Toque o que você sente e utilize a técnica que lhe facilitar a expressão. Cada ser é único.
Cara, que ótimo vídeo. Muito bom. Parabéns pelo tema e pela iniciativa em compartilhar essas idéias.
É muito bom ouvir/ver seus conteúdos/pensamentos sobre a música e seu ensino-aprendizado. 👋
Maluco! Teu canal é muito bom. Descobri ele hoje e tô viciado, assistindo tudo
Massa demais! Valeeeu!'
Sempre tive um grau de curvatura do punho muito pequeno, isso sempre me gerou muita dificuldade de tocar a guitarra do jeito que eu queria, que é com ela pouco abaixo da cintura. Tendo 1,80 achava que colocar a guitarra estilo Tom Morello não "combinava" comigo. Essa curvatura reduzida do punho me dificulta acordes como F, por exemplo, e até alcance nas ultimas casas da escala. Hoje já admito que preciso posicionar a guitarra mais alta para ter mais conforto em tocá-la. Pena não terem me explicado isso há 20 anos. Vídeo muito necessário, parabéns, Pedro!
Colocação de inicoante: mas pra que se preocupar com o acorde em F se Fa nem faz parte do Caged?
Essas redações são o que muito guitarrista queria ouvir todas às vezes em que nos cobramos além da conta! Obrigado por esse vídeo! De tudo que aprendemos até hoje, usamos uma lógica na nossa cabeça pra que tudo fizesse sentido pra nós, e acho que devemos aproveitar isso para aprender outras coisas mais rápido, é o famoso "aprender a aprender". Usar esse jeitinho de pensar que existe só na sua cabeça e adaptar tudo ao seu redor praquele modelo, afim de facilitar as coisas PARA VOCÊ!
Parabéns!!
Demorei, mas também aprendi essa lição...
Isso vai de encontro ao que Bill Frisell disse sobre suas técnicas, na Guitar Player em que figura na capa com título "How to be Bill Frisell...",e como é um dos mais procurados.
Ele fala de como adaptou sua abordagem pegando exemplos de Thelonious Monk (ocultar intervalos dos acordes), ao invés de tentar copiar ídolos como Joe Pass ou Wes Montgomery.
Esta e outras coisas (como o silêncio) contribuíram para ampliar os horizontes, ao oposto de esquadreja-los, delimita-los. Talvez, por isso seja muitas vezes surpreendente, mesmo com tudo o que já fora criado.
Diz ele "Todos nós temos que lidar com nossas limitações. Para mim, não posso tocar fisicamente tudo o que gostaria, então vou apenas insinuar ou tentar fazer algo que chegue perto de casa."...
Vale a pena conferir na íntegra.
Bom trabalho aí!
Muito interessante! Obrigado!
@@PedroBernardiGuitarraprocura lá, Pedro, e traz algo pra nós, até mesmo pra quem não conhece, ficar conhecendo esse grande mestre.
Abraço
Que texto. Fenomenal. Poesia e realidade pura. Isso daria uma teses de doutorado.
Que conteúdo massa! Que abordagem leve sobre questões tão complexas e exigentes. Muito obrigado!
Tenho comentado pouco nos vídeos... Mas obrigado pela "Terapia"! Provavelmente se tivessem me explicado isso aos 20 anos de idade, eu teria deixado passar, mas hoje foi terapeutico. Sempre com clareza, objetividade, e excelente didática, a abordagem é fenomenal, parabéns pelo texto! E mais uma vez Obrigado! Sinto-me aliviado!
Que bom saber! Obrigado!
Brother que vídeo foda, não tem outra palavra, ótima reflexão.
Obrigado!!
Muito bom esse papo. Um banho de incentivo e estímulo ao cultivo da nossa autoestima. Valeu.
Vídeos muitos didáticos, e extremamente úteis, visto que, muitos desistem de aprender a tocar um instrumento acreditando que precisam executar técnicas complexas para serem considerados músicos. Meu irmão mais novo me ensinou a tocar violão, algumas posições de acordes precisei adaptar às minhas mãos. Sempre gostei de fazer base ( acompanhar os solos de meu irmão). Infelizmente há um equívoco de achar que todos precisam fazer escalas super rápidas e solos ultra rápidos. Há gosto e música para todos. Parabéns por este excelente trabalho!
Cara, você é um filósofo da música! Seus vídeos são ótimos e me ajudam muito no meu desenvolvimento musical. Obrigado!
Fico feliz em saber! 🤍
tipo me espelho muito no david gilmour, acho que minha condição fisica é compatível com a dele e estou feliz por isso, parabéns pelos seus videos, são inspiradores
Você tem um carisma e uma habilidade discursiva incrível amigo...esse poderia ser um bom exemplo para esse vídeo...parabéns pelo excelente trabalho!
Muito obrigado!!
@@PedroBernardiGuitarra essa semana usei o que você falou no vídeo kkkkkk estava aprendendo uma música a partir de um vídeo e não estava conseguindo fazer as notas da forma que o cara fazia, adaptei e consegui kkkkk....rapaz, como nunca tinha pensado nisso kkkk...valeu abração!
Uma coisa nova estou achando nos seus vídeos que não vi em nenhum canal até agora: Sabedoria no que fala.
Parabéns.
Muito obrigado!
Muito bacana essa sua fala, Pedro! Mais que inspiradora, ela acolhe as diferenças e abre para cada diferente inventar seu jeito de tocar, melhor, de aprender a tocar. Obrigado! Abraço!
Top demais com certeza faz muito sentido tudo isso... encontre o seu caminho, faço o som e seja feliz 🙌👏🙏
Sou guitarrista a 1 ano, ainda estou em aprendizado mas o q eu notei é q teoricamente a forma certa de tocar é com o polegar atrás do braço do instrumento, porém no meu caso se eu quiser deixar os dedos na posição correta para tocar eu preciso sempre deixar o polegar na parte de cima do braço (aí eu aproveito pra abafar a Mizona quando não to tocando ela 😅) se eu deixar o polegar na parte de tras como deve ser meus dedos ficam deitados e eu perco +/- 80% da mobilidade dos meus dedos, me deixando muito limitado
Étão incrível a forma que o nosso mestre Pedro reflete sobre os assuntos e filosofa ao ponto que nos fazer pensar sobre o motivo e objetivo que temos com as artes.
É simplesmente uma aula a cada vídeo postado!
Muito obrigado!! :)
Muito bom Pedro!! Parabéns
Que vídeo foda, dei play e vi até o final cara, e isso é raro eu fazer, os seus vídeos são muito bacana além da clareza ao explicar, eu poderia ser leigo na música que ainda sim entenderia.
Que vídeo incrível! Nunca tinha parado pra pensar dessa forma, faz todo o sentido!
Excelente conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns!
Obrigado por compartilhar 🙏🏻
Esse Pedro é de outro mundo! Que abordagem fantástica!
Ah, muito obrigado!
Mano acho que a achei o canal perfeito.todos os conteúdos são ótimos .!!!
Seus vídeo são muito bons...obrigado pelo conhecimento passado🙏
Acho que eu precisava ouvir isto. Especialmente da sua maneira eruditamente articulada. Eu toco há 33 anos até hoje me cobro de não ser capaz de tocar algumas coisas. Ironicamente, a maioria "dessas coisas" eu tenho ouvido cada vez menos, embora ainda tenham a capacidade de ter uma regressão psicológica positiva para uma época de mais esperança e entusiasmo na minha vida. Recentemente mandei consertar meu velho Peavey Bandit 112 e voltei a me divertir como um adolescente. Parabéns pelos vídeos e pela maneira leve de encarar a vida e a carreira e obrigado pelo compartilhamento!
Fico feliz que o vídeo tenha tido um efeito positivo! Valeu por me contar!
Achei muito legal essa ideia de explorar pontos fortes do ponto de vista anatomico. E isso não seria dizer que uma pessoa não conseguiria realizar uma tarefa ou que não o faria tão bem. Mas que poderia encontrar tanto uma facilidade quanto uma dificuldade natural que com dedicação e aprimoramento poderia ser amenizada ou aperfeiçoada.
Os guitarristas mais famosos todos eles tem seus trejeitos e formas caracteristicas de tocar. E é algo que vc percebe nitidamente na forma que eles utilizam fraseados, coisas características e típicas, etc. Que tem uma essencia ali, do que é confortavel pro individuo e o que ele conseguiu aperfeiçoar ao máximo, e que quando vc ouve vc sabe que é fulano tocando.
No início do vídeo fiquei com a impressão de que era um vídeo "limitador" , mas entendendo a ideia transmitida faz total sentido e é super legal ver dessa forma. Na vdd pra quase tudo na vida, considerando nossos pontos fortes e fracos.
E tudo isso que você explicou nos leva à interpretação, coisa que está morrendo, devagarinho, mas está.
Mas senti um sopro divino neste teu vídeo........ espero que este vídeo chegue a 4 bilhões de views.
Hahah tomara! E obrigado!!
Que conteúdo fantástico, Parabéns pelo canal 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigado!
Maravilhosa explicação e ponto.
Vídeo foda, e totalmente necessário. Principalmente para quem está em busca da sua identidade musical.
Parabéns pela abordagem!
Cara, é o segundo vídeo seu que vejo, e em ambos percebi que seu texto é formidável, bem argumentado e de fácil compreensão, parabéns!
Obrigado pelo elogio!!
Um dos melhores vídeos que eu vi essa semana, bom aprendizado para quem quer começar a dar aula, eu me incluo nisso
Muito obrigado!
Nunca parei pra pensar no quanto isso tudo q o Pedro falou era de fato importante e real, cada um tem suas limitações e vantagens e exploram isso, quanto a mim, tenho uma altura aproximada do Angus Young, e pra piorar ainda sou bem magro, mas tenho muita flexibilidade nos meus dedos e uma coordenação motora muito apurada pra ritmos, comecei tocando red hot chili peppers e descobri q eu dominava o groove do funk rock da mesma forma q o Frusciante, hoje depois de 4 anos estudando guitarra sozinho também consigo tocar coisas mais técnicas como Oficina G3, Van Halen, etc, coisa q eu nunca imaginei que iria tocar um dia. As vezes acontece também d q em um determinado momento os nossos limites físicos possam ser desafiados e superados com persistência e dedicação, mas claro o mais importante é ressaltar o que conseguimos fazer de melhor e temos mais facilidade para fazer
Valeu! Desejo toda a sorte no canal que é dos melhores do ramo. Parabéns e vida longa.
Muito obrigado!!
Geralmente entendemos melhor tudo isso quando amadurecemos. Por isso os professores são tão importantes em nossas vidas .
Espetacular, meu caro! Esse foi o primeiro vídeo teu que assisti. Já me inscrevi. 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Muito obrigado!
Muito massa, me fez refletir pra caraaaaaaaaalho. Vlw muito vei, obrigado Pedro
Maluco, tu parece um psicólogo do guitarrista. Tu fala de maneira bem filosófica, técnica e compreensiva ao mesmo tempo. Video bem reflexivo. Parabéns!
Sensacional. Maravilhoso esse vídeo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pedro Bernardi tem uns papos muito bons mesmo! Excelente vídeo, parabéns!
Que vídeo! Fantástico!
Cara, que vídeo incrível! Foi um achado e uma felicidade ter descoberto seu canal
Muito obrigado!
cara, esse video vai ajudar mt gente
🙂
Video muito muito bom mano! Parabéns. Me trouxe boas ideias demais.
Cara que papo foda! Ninguém fala disso no mundo da guitarra mesmo. Parabéns pelo vídeo. Me inscrevi pq quero continuar ouvindo o que você tem pra dizer. Um abraço.
Amém meu amigo.
Muito bom.
Parabéns pelo vídeo
Obrigado!
Pedro, seus conteúdos são incríveis! Após acompanhar por alguns dias, acabei me inscrevendo.
Obrigado!!
Mano acabei de conhecer vc através desse vídeo e já quero acompanhar vc
Gostei do conteúdo
Obrigado!❤
Eu que agradeço!
Extremamente importante sua abordagem, demorei muito tempo pra entender que a música não se resume a saber todas as técnicas e que é bem melhor seguir uma linha e se dedicar a ela...
Ótimo video. Parabéns pela sensibilidade e visão macro do instrumento. São inúmeras variáveis. Nossa anatomia não muda, somente nossa adaptação. O instrumento deveria ser adaptado a nós. Sou baixista e começando a brincar com guitarra. Tive inúmeros baixos, mas hoje o que uso é um contrabaixo estilo Fanned. Talvez busque alguma guitarra assim também.
Ótima abordagem do tema, em 20 anos nunca tinha parado para pensar nisso. Vlw man
Muito Bom. Uma abordagem bem incomum e que faz todo o sentido. !!!
Como expandir mesmo que dolorosamente? Difícil responder
Cabe um video permeando essa motivação. Parabéns, smp top os videos
Tua explicação é um esbanje do conhecimento do "como ensinar" com o olhar mais contemporâneo possível da atualidade. Reconhecer profissionais como você faz parte do processo de evolução humana. Já disse em outros vídeos teus mas vou repetir. Muito obrigado! Continue sempre!
Muitíssimo obrigado!! :)
Excelente. Simples e contundente 🎶👍
Uma abordagem não tão obvia, mas de um profundidade analítica surpreendente.
Essa dica é muito boa mesmo. Eu, por exemplo, tenho mão grande, dedos longos, e no começo os professores sempre implicavam com o jeito que eu segurava o braço. A forma como eles sugeriam era extremamente desconfortável, eu não conseguia tocar mais de dez minutos sem ter dor no pulso. No fim, acabei desistindo de "segurar da forma certa" o braço da guitarra e consegui evoluir segurando do jeito que me era confortável.
Cara, isso é fantástico! Muito obrigado por esse vídeo, isso agrega absurdamente a comunidade.
A guitarra é um instrumento que especialmente no meio rock e suas vertentes, tende a cair muito numa coisa um pouco egóica, de suprir questões pessoais do instrumentista através de uma abordagem totalmente voltada pra coisas como tocar mais rápido, tocar as técnicas x y e z, tocar 100% limpo livre de erros etc etc quando, na verdade, é muito mais proveitoso tu fazer a tua busca dentro do instrumento. Um instrumento musical serve pra QUALQUER COISA que TU queira fazer em relação a MÚSICA COMO UM TODO. Parece óbvio, mas muitos esquecem disso ou demora a cair a ficha.
Se descubram! Toquem com prazer! Não deixem o egocentrismo escravizar vocês em uma abordagem que talvez vocês nem gostem tanto só pra poderem se sentir superiores aos demais por poder fazer isso ou aquilo na guitarra.
Não é com orgulho que eu falo que já pensei assim, especialmente quando mais novo e hoje tenho a maturidade pra perceber que esse é um péssimo alimento pra mente e pro processo musical de um ser humano.
Nem todo mundo nasceu pra ser Eddie Van Halen e não é por isso que você não pode construir algo maravilhoso como guitarrista.
Sejam vocês mesmos!
Sempre que me frustro com tocar guitarra eu venho aqui no seu canal para ouvir uma palavra amiga que ajuda e muito. Muito obrigado por existir kkkk
Que bom saber! Obrigado!
aula top demais!!! ansioso para a próxima aula
Que vídeo libertador. Thanks.
muito bom! é preciso se sentir como pessoa, com corpo, alma e personalidade. o motivo pelo qual não ouvimos um robô tocando perfeitamente e sim uma pessoa, com suas qualidades e pontos a melhorar!
Pedro, teu canal se tornou necessário pra mim. Suas reflexões são sempre pertinentes e permanecem comigo mesmo após o fim do vídeo. Muito obrigado!
Pô, que bom saber! Muito obrigado!
Maravilha de reflexão, parabéns por esse conteúdo de qualidade !!!
Cara adorei o vídeo . Muito obrigado pelo excelente vídeo e por compartilhar um pouco da sua experiência. D++++++++++++++++
Disponha! :)
Ótimo vídeo! Pedro, muito obrigado! Suas visões e dicas sobre guitarra e música têm me ajudado a moldar minha forma de encarar o instrumento e também a caracterizar meu timbre de uma maneira interessante e agradável!
Ainda tenho meus 20 anos hahaha!
Que bom saber disso! 🙂
Baita vídeo. Vale para os violeiros também. :)
De facto muito positivo, inconscientemente acabei por adopta-la para tocar, sem nunca ter pensado dessa forma que maravilhosamente explicou. Mais convicto fiquei de saber que estou no bom caminho.
Muito obrigado,
Bah. Vejo teus vídeos e com esse chego a conclusão que tu és inteligente "pacas". Bela sacada e obrigado por compartilhar.
Muito obrigado!
Excelênte conteúdo ! 🙌🏾🙌🏾
Ótimo tema para estimular reflexão, parabéns, precisamos de mais conteúdo assim.
Embora eu goste de tocar vários estilos em casa e com bandas, pra se testar como tu falou, faz anos que já aceitei que minha referência na guitarra é o Robert Smith do Cure. Pós-punk/gótico dos 80's é o estilo de som que mais gosto de ouvir, na guitarra é o que me sinto confortável ao tocar, acho que é o que toco melhor também.
Poucas notas, dedilhados com cordas soltas, muita nona e sétima aumentada, trítonos em acordes e licks, extremamente melódico, melancólico e minimalista, muito Chorus, flanger, delay e reverb.
Meus dedos são finos e grandes e nunca fiz aula ,talvez isso contribua e seja o suficiente pra tocar isso e tá tudo certo.
Obrigado! E legal de mais que vc tem uma ideia clara de que direção seguir com a guitarra! Nem todo mundo tem isso!
Que legal, parabéns , importantes observações!
conteúdo incrível. obrigado!
Fantástico, ótimo assunto...
Isso com certeza remete a busca de autenticidade do músico.
cara vou dar um reusmo de como sou eu na guitarra... Passei anos praticando um solo que é pura palhetada, ali o tempo todo, palhetada alternada... Eu geralmente pego solos em 1 dia (hoje em dia), pego o solo inteiro, mas, esse solo em especifico que estou falando, eu praticava ele a 4 meses já kkk e até hoje, eu não consigo nem a pau executar o solo com perfeição usando palhetada alternada. Mas do nada eu tive uma ideia parecida, eu pensei: poxa, acho que palhetada alternada não é o meu forte, eu tenho absoluta certeza, que droga 4 meses no mesmo solo, não dá tem 10s e eu já começo a desordenar a sincronia das duas mãos... Daí cheguei a conclusão de que eu sou horrível pra palhetada, MAS, eu sou MUUUUITO BOM com ligatos, tipo muito bom mesmo, só que eu acho muito feio alguém tocar solos sem usar palhetada alternada, mas cara, não dá kkkk tive que apelar para aquilo que eu mais sei fazer, ligatos e bater o dedo naquela nota e tocar ela, ou seja, hoje eu toco esse solo full ligatos, tapping, sai perfeitinho, liso, rapido... E é dessa forma que toco guitarra hoje em dia, não posso apelar pra algo que eu por algum motivo mental, fisico, não consigo... Não tenho essa cincronia uma palhetada perfeita na mão direita, ela até fica em sincornia com a mão esquerda mas é que quando fico ali alternando a palhetada, cima baixo cima baixo cima baixo... Uma hora começo a desordenar tudo kkk e já tentei segurar a palheta de mil formas, fiz exercicios, comecei de vagar, fui aumentando... Simplismente palhetada alternada pra mim é péssimo de executar.
Mas ainda tem como aprender...
Nesse jogo da comunicação aqui no mundo digital, você, Pedro Bernardi, é sem dúvidas, um dos jogadores mais fortes. Parabéns.
Muito obrigado!
Melhor canal sobre guitarra do nosso país!
Ah, gentileza sua! Muito obrigado!
SENSACIONAL,, PURA MUSICALIDADE!!
cara que vídeo maravilhoso! obrigado, Pedro!
Que bom que vc gostou! Eu que agradeço!
Excelente vídeo e abordagem!
FANTÁSTICO, SEM MAIS PARA DIZER. GRANDE ABRAÇO IRMÃO!
Sempre bom ouvir as tuas reflexões,Pedro!!
Que tema bacana Pedro!!! Pura vdd, observar a questão anatômica do corpo/guitarra,
Incluo uma particularidade a questão da palheta "perfeita" nunca imaginei na vida que eu trocasse a famosa JAZZIII, por uma simples Dunlop MaxGrip 1.14 nylon, total adaptação. Parabéns, sempre com ótimos vídeos. 👏🏻👏🏻👏🏻🏆
Tony Iommi é o maior exemplo disso pra mim. A forma com que ele se adaptou à perda da ponta dos dedos e passou a focar em power chords. Deu no que deu.
Video muito relaxante, obrigado.