Cilindro de GNV tem validade máxima de 20 anos, como não podemos confiar nessa marcações feitas ou cravadas no cilindros ( sabemos que estamos no brasil . tudo é possível ) o lugar mais adequado de se verificar número de série , fabricação / validade , normas do Inmetro é no documento expedido pelo reteste , essas informações eles puxam de orgãos ligados ao fabricante do cilindro e fazem uma atualização deste documento. Não existe essa possibilidade de passar de 20 anos , o cilindro já passou por fadigas , além de pequenas corrosões internas , não vale a pena ficar empurrando com a barriga ...compre um zero ( de procedência ) ou sua familia vale menos que isso ? fazer as contas pela data de fabricação impresso no documento, ajusta em quanto tempo o cilindro pode ser descartado. Essas marcações como no inicio do vídeo deve ser de quando o cilindro fez o reteste , o que acho totalmente fora do padrão , pois deveria vir somente a data de fabricação do cilindro ,pois Fica uma zona de marcações , confundido tanto o proprietário do carro e ou em outro reteste.( minha opnião ) , no documentos ( tanto CSV tanto no amarelinho já fica bem claro de qual data foi feita a ultimo reteste ..cravar no cilindro ...sem necessidade ... O que não pode acontecer é deixar de fazer o reteste dentro do estipulado , na verdade há uma variação de 3 a 5 anos , vai depender da ultima avaliação do reteste em que o Engenheiro responsável julgar , pois pode haver cilindros já no final de vida útil e não dará tempo de chegar nos 5 anos e então é reduzido a 3 , 2 , 1 ano ... Cuidado : Ao neglegenciar o período de reteste e você não o fez e acontecer alguma fatalidade , a culpa é totalmente SUA , Arrume bons advogados , vai precisar !!!
Me tira uma dúvida, meu cilindro é do ano de 2003, no caso vai fazer 20 anos, quando chega nesse tempo o cilindro é descartável ou faz uma requalificação?
Boa tarde o meu cilindro tem validade até nov.2024 ou seja; desse ano se eu for para a vistoria, eu ainda consigo fazer para depois efetuar a troca do cilindro?
Estão sim pois existe um ciclo des da fabricação ex. Cilindro fabricado 2005 próximo 2010-2015-2020 o último vencendo 2025 isso tbm conta caso deixe de fazer o reteste na data certa ai o próximo reteste alinha o ciclo por isso a validade pode ser diferente ok.
Pode sim vc pode trocar qualquer componente do kit se for no caso o Redutor de Pressão e Cilindro (que possuem número de série e marca que estão cadastrados no CSV) tem que ter Nota fiscal, atestado de qualidade do instalador registrado no Inmetro e certificado ou laudo do cilindro . Com esse documento vc leva na inspeção para cadastro dessas novas peças ( se tiver em dia o CSV e só andar com esses documentos até a próxima inspeção.
Cilindro de GNV tem validade máxima de 20 anos, como não podemos confiar nessa marcações feitas ou cravadas no cilindros ( sabemos que estamos no brasil . tudo é possível ) o lugar mais adequado de se verificar número de série , fabricação / validade , normas do Inmetro é no documento expedido pelo reteste , essas informações eles puxam de orgãos ligados ao fabricante do cilindro e fazem uma atualização deste documento.
Não existe essa possibilidade de passar de 20 anos , o cilindro já passou por fadigas , além de pequenas corrosões internas , não vale a pena ficar empurrando com a barriga ...compre um zero ( de procedência ) ou sua familia vale menos que isso ?
fazer as contas pela data de fabricação impresso no documento, ajusta em quanto tempo o cilindro pode ser descartado.
Essas marcações como no inicio do vídeo deve ser de quando o cilindro fez o reteste , o que acho totalmente fora do padrão , pois deveria vir somente a data de fabricação do cilindro ,pois Fica uma zona de marcações , confundido tanto o proprietário do carro e ou em outro reteste.( minha opnião ) , no documentos ( tanto CSV tanto no amarelinho já fica bem claro de qual data foi feita a ultimo reteste ..cravar no cilindro ...sem necessidade ...
O que não pode acontecer é deixar de fazer o reteste dentro do estipulado , na verdade há uma variação de 3 a 5 anos , vai depender da ultima avaliação do reteste em que o Engenheiro responsável julgar , pois pode haver cilindros já no final de vida útil e não dará tempo de chegar nos 5 anos e então é reduzido a 3 , 2 , 1 ano ...
Cuidado : Ao neglegenciar o período de reteste e você não o fez e acontecer alguma fatalidade , a culpa é totalmente SUA , Arrume bons advogados , vai precisar !!!
Gnv vai acabar em pouco tempo com todas essa normas hoje em dia...muita gente desempregada com isso...
Me tira uma dúvida, meu cilindro é do ano de 2003, no caso vai fazer 20 anos, quando chega nesse tempo o cilindro é descartável ou faz uma requalificação?
Se passar no reteste perfeitamente, dependendo da marca e iso, consegue mais 3 anos. O meu fez 20 anos. Julho de 2025 será desqualificado para uso!
Boa tarde o meu cilindro tem validade até nov.2024 ou seja; desse ano se eu for para a vistoria, eu ainda consigo fazer para depois efetuar a troca do cilindro?
Se perder esse selo do cilindro tem como obter uma segunda via ?
Uma dúvida ? Existe a vistoria anual, reteste a cada 5 anos e a validade do cilindro 20 anos.
As datas no documento estão corretas ?
Estão sim pois existe um ciclo des da fabricação ex. Cilindro fabricado 2005 próximo 2010-2015-2020 o último vencendo 2025 isso tbm conta caso deixe de fazer o reteste na data certa ai o próximo reteste alinha o ciclo por isso a validade pode ser diferente ok.
Minha vistoria anual foi em marco2024 e a requalificação em julho2024 não fiz ainda, posso tomar multa etc..?
Posso trocar o meu cilindro GNV que ainda está na validade, por um cilindro novo?
Se posso, qual trâmite devo seguir para trocá-lo?
Pode sim vc pode trocar qualquer componente do kit se for no caso o Redutor de Pressão e Cilindro (que possuem número de série e marca que estão cadastrados no CSV) tem que ter Nota fiscal, atestado de qualidade do instalador registrado no Inmetro e certificado ou laudo do cilindro .
Com esse documento vc leva na inspeção para cadastro dessas novas peças ( se tiver em dia o CSV e só andar com esses documentos até a próxima inspeção.