Como é sofrer de burnout, a doença do esgotamento profissional

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 жов 2020
  • A produtora cultural Jenifer Guimarães não completou 30 anos, mas já teve crises sérias de esgotamento profissional. Ela faz parte do grupo das pessoas que sofreram de burnout, uma síndrome que atinge cerca de 30% dos profissionais do Brasil. Difícil de diagnosticar, o transtorno costuma surgir na forma de apagões e crises psicológicas graves. Foi o que aconteceu com Jenifer. Do tipo que leva serviço para casa, ela fazia de tudo para ser considerada uma funcionária exemplar. Sempre exausta, sua condição psicológica piorou até não ter mais forças para sair do sofá. Nesse depoimento, Jenifer diz como enfrentou essa turbulência que parecia não ter hora para acabar.
    *
    Siga a gente no Instagram: / canalmescla

КОМЕНТАРІ • 363

  • @moisessena1307
    @moisessena1307 3 роки тому +244

    O pior tipo de coisa é ler/ouvir: "ah passei pela mesma coisa e to bem" dá vontade de amassar a cara da pessoa

    • @frangolino3325
      @frangolino3325 3 роки тому +1

      Eu tiver uma Crise de ansiedade é to melhorando

    • @luiza7069
      @luiza7069 3 роки тому +31

      Acredito que o problema é quando isso é usado para diminuir a situação de uma pessoa, mas quando é usada como uma palavra de conforto ou de encorajamento é legal.

    • @LygiaCostaPiano
      @LygiaCostaPiano 3 роки тому +7

      É só responder “com todo o respeito, eu quero me tratar pq não quero acabar como você”

    • @geocoryne
      @geocoryne 3 роки тому +3

      Simm, como se todos fossem iguais

    • @lodic6359
      @lodic6359 3 роки тому +2

      Mas cê ta bravo?

  • @jecaetano3424
    @jecaetano3424 3 роки тому +300

    Até onde o ser humano é capaz de ser maldoso por medo, inveja ou raiva dos outros? Conseguimos ver nesse vídeo, mas o que me conforta é saber que ela está se reconstruindo e a obra final vai ficar linda!

    • @pietrolencioni1033
      @pietrolencioni1033 3 роки тому +3

      É isso mesmo, ela ficará mais forte !

    • @chimerarj
      @chimerarj 3 роки тому +11

      Não é só um problema do indivíduo, uma EMPRESA inteira viu isso acontecer e por conveniência e crueldade não fez nada a respeito. Deve até ter gostado de acelerar os livros as custas da saúde alheia.

    • @potteninttent
      @potteninttent 3 роки тому +2

      que tristeza em eu odeio competitividade mas parece que pra arrumar um emprego tem que se competitivo... eu gosto de estar em harmonia com todos eu não quero ter que passar por cima dos outros pra ter o que eu quero, mas parece que é assim, só as pessoas que só se importam consigo mesmas conseguem alguma coisa na vida... eu nunca trabalhei ainda sou de menor mas ver todos esses relatos sobre o mercado de trabalho me faz querer ser um morador de rua..

    • @pietrolencioni1033
      @pietrolencioni1033 3 роки тому +4

      @@potteninttent Calma brother, existem esses problemas, mas há também ambientes e pessoas saudáveis, com bom senso, falo por experiência, procurando você vai encontrar um lugar onde sentirá que se encaixa melhor no seu perfil, não pode desistir, sempre procurar, como tudo na vida ! Abs e boa sorte !

  • @thaymarinhomkt
    @thaymarinhomkt 3 роки тому +246

    Eu tive bournout e foi exatamente como ela disse. Até que juntei minhas economias, saí da empresa que me fazia mal e abri meu próprio negócio.

    • @viniciusoliveira9812
      @viniciusoliveira9812 3 роки тому +5

      Fiz o mesmo
      Sai do trabalho e me tornei autônomo

    • @thaymarinhomkt
      @thaymarinhomkt 3 роки тому +2

      @@viniciusoliveira9812 melhor decisão ♥️

    • @rebecaanastacia3020
      @rebecaanastacia3020 3 роки тому +3

      Que massa, Thayane. Vc trabalha com o que?

    • @thaymarinhomkt
      @thaymarinhomkt 3 роки тому +5

      @@rebecaanastacia3020 trabalho com marketing gata. Sou jornalista por formação mas me especializei em comunicação para empresas. Daí depois dos meus episódios de burnout, me afastei por 15 dias da empresa que trabalhava e não voltei mais haha.

    • @rorosaria26
      @rorosaria26 3 роки тому +2

      poderia me dar dicas sobre começar um negócio?? pode ser algo simples.

  • @guilhermehoffmann6446
    @guilhermehoffmann6446 3 роки тому +252

    Burnout não é só no trabalho. Muitos vestibulandos sofrem disso de tanto estudar.

    • @foxgirl5497
      @foxgirl5497 3 роки тому +7

      É vdd :( as vezes me sinto muito esgotada, não acredito que tenho Burnout mas o cansaço mental é grande

    • @drogadepc
      @drogadepc 3 роки тому +9

      É que esse termo surgiu por conta de estudos realizados com profissionais atuando no mercado de trabalho como professores e enfermeiros, que são duas das classes que mais sofrem com burnout

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому +4

      Existe também o burnout maternal que é gravíssimo

    • @frank7411
      @frank7411 3 роки тому +5

      @@jeniguimaraes30 verdade!!! Tá aí uma ocupação que é 24 horas por dia 365 dias por ano!!! Tendo que lidar com pessoas imaturas (óbvio né rsrs), sem férias, sem hora extra, sem remuneração, acúmulo de funções, geralmente sem ajuda, responsabilidade lá nas alturas, sono desregulado, e tantas outras coisas. Como dizem por aí, ser mãe é padecer no paraíso...

    • @dalethalves7587
      @dalethalves7587 3 роки тому +18

      Virou aquela coisa de, acorde as 5 da manhã, seja a melhor versão de si, trabalhe 8 horas, faça faculdade, tenha uma vida social e amorosa em dia, se alimente bem, pratique exércicios, se vista bem, seja educado, seja atencioso, não seja desequilibrado, sorria para as " outras pessoas" verem que você está bem!!
      E a sanidade mental socada no c#, porque demonstrar fraqueza é errado, estão nos tratando como máquinas enquanto nós deveríamos apenas sermos humanos.......nunca houve uma sociedade tão ocupada e tão vazia ao mesmo tempo, o excesso de preenchimento também sufoca

  • @irajusta2467
    @irajusta2467 3 роки тому +332

    Não sabia da doença. Mas tenho certeza que eu tive, porquê quando eu me demiti eu já estava em um nível absurdo, cheia de hematomas no corpo. Eu me recusei a trabalhar por meses, deletei e excluí tudo que tinha a ver com o meu serviço e fiquei me sentindo muito perdida, chorava toda noite. Tive que buscar terapia pra me dar suporte.

    • @kalineb.barboza1171
      @kalineb.barboza1171 3 роки тому +9

      Eu tbm. Passei por algo bem parecido. Voltei a trabalhar e estou bem melhor. Mas logico que tenho medo de recaídas. Mas prefiro não comentar com meus colegas de trabalho...

    • @fernandosouza1496
      @fernandosouza1496 3 роки тому +6

      Qual era a atividade de vcs?

    • @leticea3710
      @leticea3710 3 роки тому +2

      Só quem já passou por algo assim sabe como é horrível

    •  3 роки тому +2

      @@kalineb.barboza1171 eu já acho que é uma boa vc comentar, no fim vc é ser humano e várias pessoas passam por isto até seus colegas podem estar passando.

    • @fabianaschwarzwalder7137
      @fabianaschwarzwalder7137 Рік тому

      como assim hematomas? Estou c medo de estar c isso

  • @denisegandara1686
    @denisegandara1686 3 роки тому +137

    Me lembrou da época que eu tive síndrome do pânico, e na época tbm nunca ouviram falar nisso.
    Infelizmente as pessoas diziam que eu estava louca, mas felizmente tive ajuda de um padre que conversou com meu pai. Aí pude fazer psicoterapia.
    Porém fiquei 3 anos sem sair de casa sozinha. Foi muito doloroso pra mim.

  • @carolinesaves4327
    @carolinesaves4327 3 роки тому +121

    Na pandemia teve cortes de funcionários e eu acabei ficando com 4 cargos, eu dizia pro meu namorado que eu estava surtando, mas quando ele entrava realmente no assunto eu mudava... até que eu tive sintomas de covid, fiquei alguns dias em casa, fiz o teste deu negativo e quando voltei pra empresa as pessoas falavam pelos cantos que tinha sido mentira minha. Em um domingo eu tive uma crise de pânico em pensar que no dia seguinte eu ia acordar pra trabalhar, acordei na segunda passando muito mal e fui mesmo assim, chegando na empresa eu só queria chorar e ir embora. uma semana depois eu pedi demissão, sem nenhum dinheiro guardado, sem recisao, sem emprego a vista, na cara e na coragem. Fui na psicóloga e tive o diagnóstico da síndrome, descobri que os sintomas de covid eram sintomas da sindrome, meu corpo estava pedindo ajuda. Eu estava sem emprego, sem dinheiro, sem saúde física, sem saúde mental, e meu namorado já não me aguentava mais, logo, estava sem namorado tbm. Meus pais arcaram com o custo da psicóloga, estou em tratamento e no fundo do poço. Todos os dias é uma luta pra acordar, uma luta pra levantar, uma luta pra tomar um banho, crises de ansiedade, choros, é completamente infernal. Eu tenho muita fé em Deus e isso é a única coisa que me mantém viva, mas não sei até quando

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому +9

      Eu sinto muito! Que bom que seus pais estão te ajudando. Continue com o tratamento e se puder, espere estar melhor para voltar a trabalhar. Se não puder, procure algo bem diferente do que você fazia e fique atenta aos sinais.

    • @angcpm3373
      @angcpm3373 3 роки тому +6

      Que pena em vê-la assim, querida! Mas, existem algumas reações causadas pelo stress que simplesmente queimam todas nossas vitaminas do corpo! Dê uma pesquisada em sintomas da falta de vitamina D3 e B12. Acredito que possa te ajudar um pouco, me ajudou bastante!

    • @InaraOliveira
      @InaraOliveira 3 роки тому +6

      Esse seu ex namorado é um babaca, te abandonou na hora que vc mais precisou, ele é um covarde!!! Merece morrer sozinho...

    • @carolinesaves4327
      @carolinesaves4327 3 роки тому +1

      @@jeniguimaraes30 simmm, estou procurando outra área, o indicado mesmo seria não trabalhar até ter alta, mas sem dinheiro não dá né

    • @carolinesaves4327
      @carolinesaves4327 3 роки тому

      @@angcpm3373 vou procurar, obrigada 🙏

  • @raissaferreira1101
    @raissaferreira1101 3 роки тому +30

    Um problema muito foda da nossa sociedade é não cultivar saúde, e sim tentar tratar à doença.
    Depois de desenvolver um burnout, uma depressão ou ansiedade as chances de recaída nos futuro são muito grandes.
    Mas não tem como não falar de saúde mental sem citar a importância de novas práticas profissionais e uma nova ética de trabalho. Entretanto, em uma sociedade em que os valores são financeiros e não humanos pouco ou nada pode ser feito.
    Ainda assim, fico feliz que ela esteja melhorando. Muita força e fé ❤

  • @claricepaixao504
    @claricepaixao504 3 роки тому +16

    As 15 que deram deslike devem ser da turminha do trabalho......pq num tem sentido. Afeeee

  • @mariaeduardafernandes9559
    @mariaeduardafernandes9559 3 роки тому +367

    Que interessante, não conhecia essa doença e nunca tinha ouvido falar dela, legal saber sobre, ótimo vídeo 😁

    • @mateusoliveira1078
      @mateusoliveira1078 3 роки тому +1

      É normal em país mais desenvolvido...

    • @fibonacci__1
      @fibonacci__1 3 роки тому

      É uma síndrome que vc pode ter um AVC por causa dela

    • @sarar.araujo1592
      @sarar.araujo1592 3 роки тому

      Eu tive é mó zuadoooo ;-;

    • @fibonacci__1
      @fibonacci__1 3 роки тому +2

      @@rodrigoseumestre8266 síndrome de Burnout vc n consegue dormir, sente cansaço o dia todo, não sente fome, e ainda pode ter um AVC bem cedo

    • @carolinesaves4327
      @carolinesaves4327 3 роки тому +4

      @@rodrigoseumestre8266 desenvolve quem tem um cargo que exige mais responsabilidade e pressão. As doenças psicológicas não olham moradia muito menos conta bancária

  • @wraminelli
    @wraminelli 3 роки тому +58

    Que testemunho trágico. Na torcida pela pronta recuperação. Eu cheguei perto disso, mas longe de um surto ou algo semelhante. Pedi demissão, fiquei 6 meses desempregado. Mesmo com o sufoco financeiro, tenho certeza que tomei a melhor decisão.

  • @pietrolencioni1033
    @pietrolencioni1033 3 роки тому +48

    Essa menina parece que é bem legal ! Boa sorte e recuperação !

  • @himatslimapereira8593
    @himatslimapereira8593 3 роки тому +7

    Hoje em dia isso é muito comum, as empresas espremem os funcionários no limite até que eles não aguentam mais.

  • @brazils2303
    @brazils2303 3 роки тому +55

    Eu acho que tive burnout na faculdade. Me dedicava 7- 8 horas estudando, sempre fui ansiosa e sempre achava que podia fazer mais. Depois de algum tempo o próprio curso deixou de fazer sentido em minha vida, eu não conseguia me concentrar em nada (logo eu que podia realizar a mesma atividade por horas) o que me dava sentimentos de incapacidade, ânsia de vômito e um cansaço que não passava, podia dormir bem mas continuava com sono. Concluir a faculdade tem sido complicado, uma grande luta mental. Tenho tentado ser mais flexível e amorosa comigo mesmo e inserido alguma atividade física (natação é otimo). No último mês entrei numa rotina matinal de oração e devocional e tem dado muito resultado. Já me sinto mais leve e minha concentração melhorou em relação a antes (e estou fazendo o TCC). Espero voltar a ser como antes mas melhor, mais consciente em relação a dor das pessoas (pq agora sei como é estar desse lado) e mais consciente do que realmente é importante na vida.

    • @drogadepc
      @drogadepc 3 роки тому

      É bom procurar ajuda de um psiquiatra para saber o que é exatamente. Não necessariamente o que você tem é burnout e poderia ser algum outro problema.

    • @emanuelbrito9129
      @emanuelbrito9129 3 роки тому +5

      Mano, eu senti exatamente a mesma coisa na faculdade! Eu tremia, tinha ânsias de vômito e insônia tb. E agora no final da faculdade, meio que a gente não pode parar, né? É TCC, estágio e conseguir um emprego. Tudo isso é muito difícil. Por isso que eu sempre faço pra galera que entra com muito gás na faculdade pra ir com calma porque senão a conta chega

    • @Clinton270
      @Clinton270 3 роки тому +4

      Eu tive durante o curso também, foi diagnosticado por profissionais e isso me ajudou muito a lutar pra sair dessa. No meu caso a "bateria estava baixa" e não tinha resultados pelo tanto que estudava e só estudava mais para suprir esse retorno que não tinha, deixando de fazer tudo que mais gostava para só estudar. O mais tenso é que você não percebe que está dentro disso até alguém lhe tirar de lá. Por favor, quem estiver assim também procure ajuda, você pode sair dessa sozinho, mas as marcas vão deixar inúmeros problemas para depois!

  • @bela1995100
    @bela1995100 3 роки тому +41

    Se a gente quer superar burn out como comunidade, nós precisamos urgentemente repensar as relações de trabalho.

  • @anaclaudia5725
    @anaclaudia5725 3 роки тому +11

    Depois que pedi conta minha vida é outra, as vezes ficamos sofrendo em um trabalho achando que a vida é eterna. Viva feliz o hoje e nunca aceite menos do que você merece. Acredito que pessoas tóxicas podem fazer aflorar ainda mais as doenças mentais.

    • @falecomigo
      @falecomigo 2 роки тому +1

      Fico feliz por você mas nem todos tem o privilégio de poder dizer "chega", é difícil falar em pedir as contas pra quem tem filho e sustenta família pagando aluguel, eu mesmo não me alimento há dois dias de estresse e ansiedade, tenho medo de minha família ser despejada se eu sair do emprego. Aí você diz "e se você morrer"? Bem se eu morrer a empresa paga seguro para eles, ou seja tenho mais valor morto do que vivo.

  • @lodic6359
    @lodic6359 3 роки тому +10

    Minha ex sogra passou por isso.
    Ela trabalhava com festas e eventos, ja estava amontoada de afazeres e resolveu pegar uma festa grande de natal, jantar para 65 pessoas. Na situação ela "explodiu" largou tudo de lado começou a chorar e foi embora, por sorte os funcionários seguraram a barra.
    Ela tava cuidando da família praticamente sozinha, marido só vivia em bar e minha ex não ajudava em nada no serviço da mãe mesmo quando podia (motivo da separação).

  • @thelmagalindo9013
    @thelmagalindo9013 3 роки тому +16

    Sofri Burnout, no ano passado foi o estopim. Comecei a ter surtos, virar outra pessoa. Sorte que eu já fazia terapia... A terapeuta nunca me disse o nome, mas me ajudou a sair dessa. Entrei nessa por um perfeccionismo absurdo. Sofri de ansiedade intensa. Estou me recuperando ainda... Mas bem melhor! Fiquei parada 5 meses, gastei todas as minhas economias pra me manter. Eu simplesmente não conseguia mais voltar a trabalhar, tinha pânico. Tô voltando agora aos pouquinhos. Parabéns por falarem disso. Eu sofri demais.

  • @niviamarialourencogomes184
    @niviamarialourencogomes184 3 роки тому +18

    Devido à necessidade de se ter um trabalho, muita gente nem se dá conta, mas a carga horária semanal de trabalho no Brasil é exaustiva demais ! 44 horas ! Isso sem contar o tempo gasto no transporte para aqueles que moram longe do trabalho. Para muitos, ao afirmarmos isso, somos taxados de preguiçosos. No entanto, com o passar dos anos é que vamos nos dando conta que de uma semana de 7 dias, doamos 5 ou 6 dias para o trabalho e sobra apenas 1 dia para a gente, para o tão essencial autocuidado que é tão falado hoje em dia. Muitos países europeus já alteraram a carga horária semanal de trabalho, visando justamente melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Aqui no Brasil parece que estamos a anos luz de vermos uma mudança neste sentido. Sorte de quem tem um trabalho com carga horária reduzida !

    • @mardybum74
      @mardybum74 3 роки тому +1

      concordo demais.

    • @albers420
      @albers420 2 роки тому +3

      Infelizmente isso vai piorar e muito. Vamos trabalhar mais, por menos dinheiro, com menos tempo pra nós e ainda seremos taxados de tudo de negativo que possa existir quando procurarmos o que ainda restar de direitos. Estamos fadados a ser uma sociedade de pessoas doentes, que sofrem sozinhas sem que os causadores desses males sejam responsabilizados.

    • @francinieisis9636
      @francinieisis9636 2 роки тому

      O presidente aumentou pra 48 semanais.

  • @Muneo
    @Muneo 3 роки тому +10

    Nesse periodo de pandemia, tenho notado que as pessoas estão mais propensas a ter essa síndrome. Aqueles que tem emprego estão se empenhando mais no trabalho para não perderem o emprego (sem notar que estão passando do limite). Aqueles que fazem home office acabam extrapolando o horário de trabalho, invadindo horário que deveria ser de descanso e por ai vai! Se cuidem!

  • @PaulaCarolina94
    @PaulaCarolina94 3 роки тому +15

    Eu não cheguei a ser diagnosticado, mas tenho certeza que tive burnout no meu último emprego :/ a sensação de esgotamento, sem vontade de fazer nada, chorava sempre e vivia tendo insônia.
    Esse sentimento de “não é nada, vai passar” é muito real! O problema é que não passa. No final, eu acabei saindo do emprego porque não aguentava mais.

  • @andressacspp
    @andressacspp 3 роки тому +29

    Eu tive em 2015 o estresse foi tão grande que quase tive um infarto e tive paralisia facial. Eu tive um blackout dirigindo e depois disso não pude mais dirigir o que aumentou ainda mais o meu estresse. Eu tinha 23 anos.

    • @frank7411
      @frank7411 3 роки тому

      Você trabalhava com o quê? Depois disso saiu do emprego e procurou ajuda?

  • @CuriosidadesEdy
    @CuriosidadesEdy 3 роки тому +10

    Gente, não tem nada sendo criado. Estão apenas dando nome ao que acontece com muitas pessoas. Com nome, termo, fica mais evidenciado.

  • @pe.matheuss.bernardes4969
    @pe.matheuss.bernardes4969 3 роки тому +32

    Parabéns, Jenifer! Grande coragem de reconhecer, quando você teve o apagão, que estava doente e de continuar reconhecendo hoje a seriedade do tema.
    Parabéns à Mescla! Vídeo essencial nos dias de hoje. Já sofri com o burn out; estou muito bem hoje, graças a tratamento médico e psicoterapêutico. O tema é muito sério!

  • @computerslasagnas
    @computerslasagnas 3 роки тому +13

    Um dos maiores problemas é sensação de que você está "perdendo uma oportunidade" se dando um tempo. Já quase tive algumas vezes, mas soube dar um tempo. Tenho medo de alguma hora acabar passando do ponto.

  • @maherocha
    @maherocha 3 роки тому +5

    Essa empresa merecia ser processada. Que abuso psicológico essa moça sofreu. E quantos outros casos similares a esses acontecem diariamente? Espero de coração que essa garota consiga recomeçar...

  • @janainalima267
    @janainalima267 Рік тому +1

    Obrigada pelo depoimento! Me identifiquei em tudo tive/tenho black-outs como atravessar a rua e a partir daí uma sucessão de traumas, pânico, isolamento social, TAB, TAG e depressão com todos os medos potencializados. Isso tudo é o máximo que consigo escrever aqui. Me solidarizo a todos que sofrem burnout porque é uma dor que atinge muitos a volta e não é um diagnóstico fácil. Viver é mais que trabalho, fiquemos atentos aos sinais. Ajuda psicológica é fundamental para legitimar nossos sentimentos, nossas dores e saber que VIVER é mais, bem mais e a gente pode VIVER com menos.

  • @CuriosidadesEdy
    @CuriosidadesEdy 3 роки тому +9

    Eu vivi um trabalho extremamente abusivo, assédio moral...
    Eu trabalhava numa microempresa, era apenas eu, o chefe e uma colega. Ele falava muitas atrocidades... Xingava o nome da ingrata o tempo todo, falava que eu não valia o salário e ainda por cima me pagava atrasado. Foi um terror na minha vida pq todo vez que eu ia trabalhar minha cabeça começava a doer, eu passei semanas com dores constantes na cabeça, era horrível demais eu não me sentia bem até q eu tomei a decisão de ir embora.
    Melhor decisão q tomei, uma semana depois as portas foram se abrindo para mim...

    • @Gabi-so7wt
      @Gabi-so7wt 3 роки тому

      que maravilha q a sua coragem lhe abriu os caminhos

  • @rosemeiresantos5711
    @rosemeiresantos5711 28 днів тому +1

    O que eu achava que era frescura me atingiu.
    Hoje o Burnout me parou após conquistaram o trabalho que pagava bem.
    Na realidade descobri que vou no meu terceiro e se eu não parar ✋ a vida ia cessar.
    Eu estava a me sentir culpada pois, realmente o primeiro mês não é produtivo.
    O seu vídeo me ajudou muito

  • @barbarasl6825
    @barbarasl6825 3 роки тому +30

    Geralmente empresa privada faz isso com as pessoas. Quase não se tem qualidade de vida. Tive um chefe q me ligava a qualquer hora. Nos submetemos a isso por necessidade e pavor do desemprego. Meu salário era muito baixo e meu chefe tirava o sangue de toda a equipe. Tem gente q ama esse tipo de sistema de explorar a força de trabalho dos outros.

    • @frank7411
      @frank7411 3 роки тому +6

      E dizem por aí que não deveriam existir leis trabalhistas, que assim os empregados fariam negociações com os chefes.......

    • @darthguilhermegps
      @darthguilhermegps 3 роки тому +2

      Eu trabalhei em empresa privada a vida toda, sou de origem pobre e tinha me virar para fazer as contas fecharem no fim do mês, trabalhava o dia todo e estudava a noite. No começo tinha esse tipo de problema tbm, me profissionalizei e hoje sou um profissional requisitado no mercado, as empresas me oferecem as melhores condições para trabalhar com elas. Então essa choradeira toda sobre o capitalismo malvadão talvez seja pq vc se deixou submeter a essa situação.

    • @darthguilhermegps
      @darthguilhermegps 3 роки тому +2

      @@frank7411 A discussão das leis trabalhistas é complicada, verdade. Mas na minha experiência, já tem uns 2 ou 3 anos q abandonei o sindicato para poder negociar acordo pessoal com a empresa e foi a melhor coisa q fiz. Agora estou abandonando a CLT e me tornando um prestador de serviço. Mas minha realidade pode não ser a mesma para todos, o q eu defendo é a liberdade para escolher e sem burocracia.

    • @userjoao
      @userjoao 3 місяці тому

      sofri isso em cargo publico

  • @lureal-
    @lureal- 3 роки тому +9

    É muito triste esta doença, só quem tem ou teve sabe o quanto é difícil.🥺

  • @osarakaki7404
    @osarakaki7404 3 роки тому +57

    Por transtornos assim que desejo estudar cada vez mais psicologia, querer saber realmente o porquê as pessoas são o que elas são, já tive problemas de não viver, só estar existindo, adorei o vídeo e vou me inscrever no canal, é muito importante conversar sobre transtornos e distúrbios .

  • @SusanaOSantos
    @SusanaOSantos 3 роки тому +6

    Muito obrigada por compartilhar. Saber que vc está ha 3 anos em tratamento me ajuda muito. Estou ha pouco tempo em tratamento, troquei de emprego, estou fazendo menos horas extras, um ambiente bacana com pessoas legais. Comecei agora a voltar a sentir prazer em coisas simples como jogar video game ou assistir série. Mas sempre me vem a cobrança de "agora que vc já saiu do ambiente opressor pq não ta rendendo tanto no trabalho?" e não é de uma hora pra outra, vamos de passinho de formiga que pra frente devagar é melhor que parada tentando ir rápido.

  • @jessicaluiza6770
    @jessicaluiza6770 3 роки тому +3

    Eu tive isso, sou vendedora ambulante e eh muito difícil vc fazer seus bolos com toda responsabilidade de higiene redobrada agora com o essa pandemia, usando os melhores ingredientes, sem falar os gastos com embalagens pra um ser dizer que 5.00 é caro

  • @faalisboa
    @faalisboa Рік тому +2

    Eu estou morando com minha mãe e minha avó, numa casa com mais 4 pessoas. Quando estou no meu quarto pessoas abrem a porta para me pedir favores, quando acordo só sinto vontade de ficar deitada porque as pessoas daqui são desgastantes. Só de saber que ao levantar já tem algum problema nem sinto vontade. Comecei a sair do quarto meio dia, o que fez todos caírem matando em cima de mim, me chamando de folgada. Cara quando acordo nem na cozinha eu vou pra não encontrar ela lotada e todos falando alto que nem loucos. Tudo aqui me estressa, tem picos de estresses que discuto feio com minha avó(não me orgulho disso). Recentemente também fui feita de otaria por um cara que conheci(mais um pra conta), me apeguei 100%, do nada ele faz questão de me trocar por outra sem nenhuma explicação e ainda marcou encontro comigo para eu ver os dois juntos, isso me desgastou de uma forma que nem sei explicar pra vocês. Atualmente estou desempregada, e hoje foi um dia que fiquei fora de si(ainda estou), CANSADA DE TUDO, sem sentimentos, não sai lágrimas dos meus olhos, e meu apetite sexual está completamente zerado. Estou começando a ficar com medo.

  • @dougjordy
    @dougjordy 3 роки тому +6

    obrigado por esse vídeo.
    Tive burnout e é uma experiência péssima, o apoio da família é a melhor coisa além da terapia.

  • @JZLINHARES
    @JZLINHARES 3 роки тому +5

    Passei por isso e foi muito difícil no momento. Vc não se dá conta do problema. Depois de começar o tratamento é q vc consegue ver os "pontos de virada" que te deixam cada vez mais pra baixo. Mas tem tratamento e muita gente passa por isso sem saber. Nos vemos como workaholics como se isso fosse algo bom, mas isso pode destruir com a sua autoestima profissional.

  • @ninamandelli9337
    @ninamandelli9337 3 роки тому +3

    Eu conheço ela, é minha amiga e uma pessoa incrível, que vídeo lindo fada ❤️

  • @Gabi-so7wt
    @Gabi-so7wt 3 роки тому +1

    Jenifer meus sinceros votos de melhora, todos merecemos viver de forma digna.

  • @piqenolpbr
    @piqenolpbr 3 роки тому +7

    Isso realmente é bem interessante mas infelizmente nem todo mundo pode tirar um tempo pra cuidar da sua saude seja ela fisica ou mental.
    A sociedade em si não se importa e não ajuda, a maioria das pessoas não pode fazer o mesmo porque se não vão acabar morrendo de fome ou serão despejados ou coisas do tipo e isso é bem triste e pessoas que passam pelo mesmo que você normalmente são as primeiras a lhe julgar e 'tirar' sua razão em razão da empresa, elas vão pisar e usar você pra se promover dentro dessa sociedade deturpada.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому +1

      Um dos motivos que me fez demorar mais pra procurar ajuda era justamente esse medo de ficar sem trabalhar, por ter contas, etc. Eu fiquei afastada por quase 6 meses recebendo benefício do inss. Quando saí, estava com 8 anos de empresa, e como fui desligada, recebi rescisão e seguro desemprego. Por isso consegui. Mas eu concordo totalmente. A falta de dinheiro faz a gente se submeter a coisas horriveis por medo. Mesmo que você nao consiga sair agora, procure terapia, mesmo que pelo sus. Estude as alternativas para sair de seu emprego. No que mais você pode trabalhar? É muito difícil se reinventar, mas somos muito fortes

  •  3 роки тому +4

    O ponto mais alto que cheguei nisto, foi ter caido duro na rua e ter perdido os movimentos do corpo, a policia acabou me levando para o hospital, estava em 2 empregos ao mesmo tempo nesta epoca.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому

      Meu deus! Que perigo. É uma sensação horrível né?

    •  3 роки тому +2

      @@jeniguimaraes30 é sim, cobram mais quantidade q qualidade o certo mesmo era nossa carga horária ser de 4 horas de trabalho e escola idem 4 horas tbm.

  • @josueloiola5726
    @josueloiola5726 3 роки тому +20

    Que vídeo necessário!!!

  • @isabellasousa8402
    @isabellasousa8402 3 роки тому +10

    foi bom ver esse vídeo para entender melhor o que o taehyung do bts passou quando teve bornout, obrigada por expor sua vivência com essa doença do esgotamento profissional.

    • @IlzaTS
      @IlzaTS 3 роки тому +6

      Talvez esse era um dos motivos pelo qual os armys viviam dizendo que ele tava diferente, que ele não sorria como antigamente, não fazia brincadeiras e ficava quieto nas entrevistas. Muitos falavam tbm que era pq ele estava amadurecendo, pq ele tbm tinha perdido a avó... enfim pode ter sido a mistura de tudo. O bom é que vemos ele mais leve e sorridente, o mesmo Taehyung brincalhão de sempre.

    • @isabellasousa8402
      @isabellasousa8402 3 роки тому +1

      @@IlzaTS sim, mas o que muitos não entendem que o idol é ser humano como todos nós, impossível depois de 3, 4, 5 anos para cima se manter o mesmo desde o debut, ainda mais o BTS que debutaram novos, que construiu uma imagem de grupo e que passaram por tanta coisa. eu concordo com você, eu sempre senti q era algo a mais acontecendo pelas feições, o comportamento (que a gnt acha conhecer na vdd), mas sempre concordei com a questão da maturidade, afinal o que faz a gente amadurecer é passar por momentos difíceis. e anos seguidos vivendo para a carreira, se tem uma coisa que eles passaram foi momentos difíceis, é realmente uma mistura de várias e várias coisas, na verdade o que a gente sabe sobre eles é muito bem selecionado e vida pessoal de cada um só eles sabem, só podemos estar aqui para dar todo amor do mundo para eles, pq merecem e muito...

    • @PrimaYuurinTM
      @PrimaYuurinTM 3 роки тому

      @@IlzaTS os caras trabalham sem descanso, incasavelmente, produzindo 365 dias por ano e ainda tem o estresse de midia, fans etc. Nada mais obvio q ele ter burnout, qualquer idol ou artista de sucesso acaba tendo isso, especialmente no kpop, onde a industria é muito inumana

    • @IlzaTS
      @IlzaTS 3 роки тому

      @@PrimaYuurinTM Sim eu sei disso. Eu acompanho a industria de kpop já tem alguns anos. Infelizmente degaste físico e principalmente mental é o que mais tem na realidade dos idols.

  • @dantebotelho5333
    @dantebotelho5333 3 роки тому +6

    Não é só pessoas com problemas na profissão que sofrem burnout. Pessoas que passam por estresse físico e/ou psicológico por um longo tempo também chegam a esse esgotamento. Depressão crônica, ansiedade e variantes e etc podem levar ao burnout. Abuso de drogas é bem comum nessas condições e só piora a situação. Precisa de psiquiatra e psicólogo. Bom investigar causas neurológicas e nutricionais tb.

  • @cytavares
    @cytavares 3 роки тому +10

    Utilidade pública! Temos que acabar com essa cultura. Às vezes até o chefe sofre de burnout e tá burning os outros out. O ambiente de trabalho pode ser doentio e nessa época pandêmica as coisas podem piorar já que a impressão que alguns tem é a de que quem está trabalhando em casa não está de fato trabalhando, quando na realidade trabalha-se muito mais, além de perder a paz do próprio lar, local que muitos usavam justamente para esquecer do trabalho.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 2 роки тому

      Exatamente isso, Cynara! Tenho certeza que uma das minhas gerentes chegou a adoecer por um tempo mas não percebeu e como mudou de loja, "sarou"

  • @paulocooe
    @paulocooe 3 роки тому +38

    Obrigado! Estou em tratamento desde novembro de 2019, quando tive meu primeiro apagão. Já mandei esse vídeo pros meus colegas entenderem de fato o que eu tenho. Obrigado Mescla!💜

  • @saulogammer9209
    @saulogammer9209 3 роки тому +4

    Cara, ela é uma joia essa menina! Saúde mental é uma coisa serissima, e ainda tem uma galera que acha que é frescura! Enfim, sucesso na recuperação dela e curti o canal! Caí de para-quedas 😉😎😙

  • @rsl4448
    @rsl4448 3 роки тому +5

    É só conversar com qualquer veterinário a maioria deles sofre com esse problema, aliás há estudos mostrando que é a área em que tem o maior aumento de casos nos últimos anos, é muito triste!

  • @CanaldoTarquino
    @CanaldoTarquino 3 роки тому +1

    Eu já havia lido sobre esse e outros transtornos em livros de psicologia. É muito bom ter o apoio da família pra cuidar da gente :)

  • @jennyfferscherer3735
    @jennyfferscherer3735 3 роки тому +1

    Assunto importantíssimo, obrigada pelo relato!

  • @grazialdir
    @grazialdir 3 роки тому +3

    Em 2018 eu tive uma pane no meu sistema, eu sabia que já não estava aguentando meu trabalho mas eu me forçava a ir pq eu não queria ser uma peso para a minha mãe e então eu comecei a passar mal, tudo que eu comia eu vomitava e sentia muita dor na barriga fiz vários exames e nada, e eu cheguei a um ponto onde nem água para no meu estômago e todo dia eu tinha que ir pro hospital tomar soro, eu fiquei desse jeito por 3 meses e fazendo vários exames e neles minha saúde estava perfeita até que um médico me pediu para ir no neurologista e em um psiquiatra e foi no psiquiatra que eu descobri que tenho ansiedade e depressão e eu estava em um crise muito forte, e então ele pediu meu afastamento do trabalho e meu chefe não aceitava isso, tanto que 2 meses depois ele me mandou embora kkk. Até hoje eu faço tratamento e ainda não voltei a trabalhar, quero muito fazer isso mas não sei se tenho psicológico para isso ou se terei outra crise e com esse vídeo foi bom ver que isso não acontece só comigo que não é preguiça minha ou qualquer outra coisa que já falaram para mim

  • @mauriciogoncalves8503
    @mauriciogoncalves8503 3 роки тому +1

    Precisava tanto desse vídeo agora. Obrigado pelo conteúdo. o/

  • @dimasbad
    @dimasbad 3 роки тому +10

    As vezes eu não consigo desligar minha mente...

  • @Veronika-lr1ew
    @Veronika-lr1ew 3 роки тому +1

    Que relato importante, obrigada por compartilhar ♥️♥️♥️

  • @anaflavia6691
    @anaflavia6691 3 роки тому +3

    Obrigada por compartilhar sua história conosco.

  • @mpisc1
    @mpisc1 3 роки тому +2

    Adorei o vídeo, muito útil. Te desejo força e saúde. Obrigada

  • @afonsoazevedo1193
    @afonsoazevedo1193 3 роки тому +1

    Estou sofrendo disso, busquei tratamento. É muito difícil. Não consigo sair da cama, não consigo sequer me alimentar em alguns dias... Sei que eu vou vencer e encontrar a saída desse mal

  • @Hinata3396t
    @Hinata3396t 3 роки тому +6

    Eu já tinha ouvido falar sobre burnout, e achei essa vídeo bem feito e fácil de entender.

  • @o_almaia
    @o_almaia 3 роки тому +1

    Que ótimo vídeo! Já tinha ouvido falar várias vezes desse problema mas é sempre bom ver mais coisas, testemunhos, dicas, e em todo lugar... Essa é a arma contra a psicofobia: informação!

  • @user-wq8ev1uj6v
    @user-wq8ev1uj6v 3 роки тому +1

    Eu precisava desse video!! Obrigada!!!

  • @devocionaledificar
    @devocionaledificar 2 роки тому +1

    Descobri a pouco tempo que tenho isso, e é libertador saber que é um problema, pois eu me sentia a pior pessoa do mundo por não conseguir fazer o que as outras pessoas conseguem. O conhecimento tem que chegar a mais pessoas.

  • @ayumi_dri
    @ayumi_dri 3 роки тому +2

    Importantíssimo! Eu tenho só 18 anos... mas nunca me senti tão representada ouvindo isso :(((

  • @karen5612
    @karen5612 3 роки тому +1

    Tenho que fazer uma redação sobre" a organização social do trabalho visando à atenuação das dificuldades enfrentadas pelas pessoas em relação ao desempenho de suas atividades profissionais" e imediatamente lembrei desse vídeo sobre a síndrome do esgotamento profissional, acho q vai me ajudar bastante!

  • @laralarinha113
    @laralarinha113 2 роки тому +2

    Minha dissertação de mestrado foi sobre a Síndrome de Burnout, lamentavelmente pouco se faz a respeito e é bom que seja divulgado! Burnout tem muitos sintomas e em estados graves pode levar ao suicídio

  • @daniel.freire7420
    @daniel.freire7420 3 роки тому +1

    Obrigado por compartilhar sua história Jenifer. Não conhecia a realidade do problema e a sua experiência serve para alertar das nossas limitações muitas vezes ignoradas por uma idealização nociva. Agradeço também ao canal Mescla pela escolha em abordar a referida questão.

  • @rodolfobergamaschine2138
    @rodolfobergamaschine2138 3 роки тому

    Que vídeo necessário!
    Mais um, inclusive

  • @almeidajonathan42
    @almeidajonathan42 3 роки тому +1

    Obrigado por esse vídeo.

  • @gideaoduartedeabreu7091
    @gideaoduartedeabreu7091 3 роки тому +10

    Eu já trabalhei em vários lugares sempre tudo certo. Inclusive também trabalhei em vários postos de gasolina na pista e também nas lojas de convivência. Mas infelizmente fui trabalhar em um posto de gasolina ( o nome dele e Deville fica em porto alegre RS farrapos ) então eu trabalhava por no mínimo 5 pessoas eu recebia toda a mercadoria da loja colocava tudo no estoque e depois tudo na loja e da forma já pré estabelecida cuidava assava atendia a padaria da loja cuidava de dois caixas ao mesmo tempo mais o caixa da pista e da limpeza e também fazia a contagem de todos os produtos da loja todos os dias!!!! A dona não tinha menor educação gritava com gente quando não atirava alguma coisa na frente de todo mundo na loja. Não tinha horário um dia era de manhã outro a tarde outro a noite. Deu ir trabalhar voltar comer alguma coisa e já voltar não tinha veriado sábado ou domingo ganhava bem menos que nada outras lojas dei o meu SANGUE pela empresa fiquei doente e depois de dois anos e meio tive que pedir demissão. Perguntei se eles não poderiam me mandar em bora e eles não daí que aumentou o trabalho para eu ter que pedir demissão ( detalhe sem nenhum pré conceito o público do local era praticamente de drogas prostitutas e travestis que sempre os tratei com total edução) mas um dia de manhã outro a tarde e outro a noite a madrugada toda imagina o stress. Pois é agora me encontro desempregado desanimado cansado sem ânimo para nada e deprimido até com síndrome do Pânico. Oq fazer?

    • @rebecaanastacia3020
      @rebecaanastacia3020 3 роки тому +3

      Gideão, assim, eu sei que provavelmente vai ser uma resposta bem simplória, pq a sua situação é muito complicada pra se resolver por comentário de youtube. Não dá pra indicar procurar um psicólogo pq certamente nem dinheiro pra pagar conta vc tem, qnto mais terapia. Mas é complicado passa por um comentário como o seu e não dizer ao menos uma palavra de força.
      Eu só consigo imaginar o que vc passou. As vzs muitas pessoas estão passando por isso e a gnt não sabe. As vzs passamos por vcs na rua, numa barroada, ficamos com raiva e nem imaginamos que vcs estão vivendo um inferno.
      Pelo menos vc tem certa consciência de que a culpa não é e nem foi sua. Vc não foi um incompetente. Muito pelo contrário, foi um competente no lugar errado.
      Mas para não deixar em branco, não sei, tenta ver alguma coisa que vc poderia começar um negócio. Várias pessoas passaram por situações parecidas e com um empreendimento próprio conseguiu se sair melhor. Veja alguma coisa que vc gosta de fazer, ou não, mas algo que dê algum retorno, como comida, por exemplo, clássico e geralmente tem demanda.
      Ou mesmo, refaça um currículo e vá mandando aos poucos. Coloque nele tudo o que você fazia nessa padaria e o que aprendeu lá.
      Desejo muita melhora pra vc. E nunca se sinta um incompetente e fracassado, vc não é. A culpa não é sua. A infeliz empresa que vc estava é que sugou suas energias.

    • @rebecaanastacia3020
      @rebecaanastacia3020 3 роки тому +2

      E MAIS UMA COISA. Tava pensando aqui. Claro que seria muito dispêndio, tlvz desse mais dor de cabeça, mais trelele. MAS, eu acho que no seu caso caberia um bem bonzinho processo, viu. Eu não sou advogada, nem nada, mas eu realmente penso que caberia um bom de um processo trabalhista, de assédio moral, outras coisas por ter te levado a ter depressão e pânico. Mas tudo isso certamente teria que ter exame médico que comprovasse, aquelas burocracias todas. Mas preciso aproveitar a chance e te dizer isso. Eu realmente acredito que daria um processo isso aí.

    • @soumaisumnamultidao1929
      @soumaisumnamultidao1929 3 роки тому +4

      Procure um advogado, vc acumulava funções e ainda sofria assédio. É causa ganha.

    • @mardybum74
      @mardybum74 3 роки тому

      procure um advogado trabalhista e o caps da sua região para receber apoio psicológico

  • @juliofelix4603
    @juliofelix4603 3 роки тому +3

    Creio que pode ter sido ou não porém aconteceu comigo, pois trabalhava em um restaurante, tinha faculdade e tinha muita conta pra pagar, eu tinha um cansaço fazia muito mal, fiquei 2 anos longe de trabalhar em local pesado, na época sofri muito e hoje estou me recuperando aos poucos.

  • @marcosmullerlima2091
    @marcosmullerlima2091 2 роки тому +1

    Fui diagnósticado recentemente trabalho na concessionária de energia do estado do Pará e lá a 3 anos nesse setor depois de tanto empenho e dedicação fui esquecido pois outras pessoas eram promovidas sem o conhecimento que eu tinha e isso me abalou, aconteciam coisas comigo que eu mesmo não me reconhecia, fiquei mais agressivo, as vezes sentia desconectado do corpo como uma sensação de viver um espaço irreal , esquecimentos muito cansaço, mental e desânimo meu único desejo é de ficar deitado sem fazer nada e desejo de comer de forma compulsiva, já vou iniciar o acompanhamento medico e espero que vá dar tudo certo.

  • @ElizaNemerNeves
    @ElizaNemerNeves 3 роки тому +29

    Eu acho muito triste as coisas que o sistema capitalista nos submete. Fico completamente esgotada, como arrumar um tempo pra mim mesma em meio a tantos afazeres? Muito difícil. Fico na faculdade o dia inteiro, trabalho a noite e nos fins de semana tenho que revisar o conteúdo estudado. A que custo?

    • @miguelfonseca2341
      @miguelfonseca2341 3 роки тому +3

      Jkkjjkkk Capitalismo não submete ninguém a nada. A moça do vídeo poderia ter pedido demissão quando quisesse, mas não fez por N motivos que para ela na época fazia sentindo, ou seja foi uma escolha individual dela, logo cabe a ela pagar as consequências. Logo sem tirar o mérito dela pela a sua história.

    • @victormagalhaes4002
      @victormagalhaes4002 3 роки тому +5

      O Miguel vive em um mundo de contos de fadas onde as pessoas nao precisam do emprego para sobreviver, estudar e ter o mínimo de condições de vida.

    • @miguelfonseca2341
      @miguelfonseca2341 3 роки тому +2

      @@victormagalhaes4002 Kkkkmm q ? Aonde eu disse que as pessoas não precisam de um emprego ?

    • @JulietteNichols
      @JulietteNichols 2 роки тому

      @@miguelfonseca2341 você está certíssimo! a galera quer viver no socialismo, "socializando" tudo.

  • @ivisaaraujo1574
    @ivisaaraujo1574 3 роки тому +1

    Super me identifiquei com muitas coisas que vc sente. A falha na minha memória é constante, sou muito perfeccionista e exigente comigo mesma, sou extremamente dedicada em tudo que realizo. As vezes sair da cama é desafiador demais. Não cheguei a tal nível como seu caso, mas me identifiquei com muita coisa. É muito ruim o cansaço psicológico e físico, gente é muito desesperador.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому

      O ideal é procurar tratamento o quanto antes pra não chegar as apagões! Se cuida

  • @anittabarros9294
    @anittabarros9294 3 роки тому +2

    Estou me sentindo assim... Trabalho em televendas e quando da a hora de começar me bate um desespero e uma vontade de chorar muito grande. Hoje duas clientes me xingaram e eu não aguentei, eu já não suporto mais ter que vender eu estou no meu fim. E agora estou trabalhando em casa e é isso 24 horas, porque a empresa é multinacional mais a gente tem que usar nosso WhatsApp pessoal nas vendas e isso eu não tenho paz.

    • @victorialieberknecht
      @victorialieberknecht 3 роки тому

      Anitta, sugiro que você invista em um número exclusivo para o trabalho. Mesmo que seja em um celular muito simples e usado só para fins de Whatsapp e ligações. Eu tive que fazer isso para poder ter paz e controlar a minha vida. Eu sentia muuuita ansiedade porque não tinha controle sobre os meus horários e vontades porque viviam me ligando e mandando mensagens nos horários mais inoportunos. E te digo uma coisa... eu também trabalho em uma empresa multinacional e nada é tão urgente que não possa esperar até o seu horário comercial. E se for realmente urgente, o telefone que deve tocar primeiro é o do seu chefe e não o seu. Tive que perder o medo de colocar limites nos chefes e nos clientes para que me respeitassem. É bem difícil, mas é necessário. Tem gente que faz a gente mover céus e montanhas com urgência no fim de semana e só dão o retorno sobre aquilo na quarta ou quinta-feira. Nunca é urgente, acredite. E se for, a empresa que pague pelo plantão kkkk enfim, espero que vc melhor

  • @raphrr4197
    @raphrr4197 3 роки тому +6

    Quem é Telemarketing entende muito bem isso 😪

  • @ALINEMAC
    @ALINEMAC 3 роки тому +2

    Jenifer muito obrigada pela coragem para falar de um assunto que ainda é muito desconhecido no nosso país! Eu senti muita paz enquanto você falava e aprendi bastante sobre o burnout, até mesmo como respeitar mais o meu tempo e espaço. Te desejo tudo de incrível nas próximas temporadas, não sei porque mas acredito que vc seja super criativa, e está tudo bem pegar o tempo que precisar pra essa criatividade florescer novamente! Ela não foi embora só está criando raizes mais fortes :) vou estar orando por vc, Jesus te ama muito!

  • @basuri3293
    @basuri3293 3 роки тому +4

    Quando cheguei ao auge do esgotamento pelo trabalho desenvolvi uma mania de me morder, a minha boca sangrava todo dia e depois que decidi sair desse emprego nunca mais ocorreu nada do tipo

  • @lucassantosdeolivei
    @lucassantosdeolivei 3 роки тому +8

    Fico feliz dela ter feito o tratamento e que está tudo bem agora ♥️♥️

  • @Nukshark
    @Nukshark 3 роки тому +1

    Já ouvi falar, mas não sabia que era uma síndrome. Vídeo extremamente interessante, parabéns!

  • @leticiasoares3889
    @leticiasoares3889 3 роки тому +2

    Tive burnout em 2016, mas como a Jenifer falou é uma doença que desencadeia outras... As minhas crises começaram em 2016 na época eu tinha 21 anos e estava no segundo ano de faculdade e o que causou foi a faculdade em si, o burnout desencadeou depressão e junto veio as crises de ansiedade e no início de 2017 depois de um apagão durante uma prova recorri ao tratamento psiquiátrico, então comecei a tomar antidepressivo (tomo até hoje por causa da depressão e ansiedade) mas por pressão da família não pude trancar a faculdade e como não consegui me afastar do que me fazia mal, as crises iam e voltavam... de 2016 até 2019 tive sucessivas crises que ocorriam durante o semestre e “passavam” nas férias.
    Para mim o mais difícil foi a falta de apoio, já que mudei de cidade para estudar e moro sozinha desde então, meus amigos e família estão na minha antiga cidade... talvez a falta de apoio da minha família em trancar o curso (faço engenharia em uma faculdade pública) vem dessa falta de contato diário e ver como eu estava. Hoje estou bem melhor apesar da depressão e ansiedade, mas isso controlo com medicação, o que para mim tem funcionado muito bem ☺️☺️

    • @laranicolinha
      @laranicolinha Рік тому

      Oi letícia, me vi em muito do que vc comentou. Não tenho um diagnóstico de burnout, mas tenho transtorno de ansiedade desde criança. Assim como você, as coisas começaram a ficar piores devido a faculdade..estou me formando em direito (falta 1 semestre) e há uns 2 semestres atrás após ter covid, a conta dos ultimos anos de faculdade chegou. No meu caso, não posso trancar a faculdade pq perderia meu estágio e consequentemente não poderia ajudar nas despesas de casa(precisamos disso). Acabei meu penúltimo semestre e a sensação que tenho é de alivio, mas ao mesmo tempo de um cansaço tão grande que parece que quanto mais eu descanso, mais cansada fico. Espero que vc possa melhorar disso... acredite, dias melhores virão.

  • @ninguem6726
    @ninguem6726 2 роки тому +1

    Eu basicamente não tenho um diagnóstico ou algo do tipo, mas passei um tempo pra passar no Enem e fiquei 3 anos lutando com várias preocupações e medo das frustrações. Quando fiz a prova minha cabeça parecia explodir e fiquei com aquilo, entrei na faculdade e basicamente desenvolvi depressão e ansiedade, hoje não consigo dormir direito, tenho irritabilidade, esgotamento mental, sensação de alienação, fico no celular direto como forma de fuga, não tenho amigos e basicamente me sinto cansada sempre mesmo quando fico "descansada"

  • @canalaleator
    @canalaleator 3 роки тому +1

    Depoimento valioso !!

  • @marciadossantos2039
    @marciadossantos2039 3 роки тому +5

    É melhor tratar o mais cedo possível e se precisar até sair do emprego. Por necessidade trabalhei anos a fio. Hoje estou aposentada e a vida não tem muito sentido para mim. Estou estudando e buscando perspectiva, mas por ter forçado a barra por muito tempo, a bateria interna (psique e espiritual) não segura energia.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 2 роки тому

      Oi Marcia! Espero que tenha conseguido recarregar a bateria ;) peça sempre o apoio daqueles mais próximos a você e não guarde nada por muito tempo!

  • @CrisCash
    @CrisCash 3 роки тому +1

    Ótimo depoimento

  • @mimizildz7776
    @mimizildz7776 3 роки тому +1

    Muito bom o vídeo ...me vejo real e preciso sim de ajuda!!! Mesmo sabendo q vão rir de mim se eu contar p alguém

  • @luizfelipemarques1542
    @luizfelipemarques1542 3 роки тому +1

    Tive Burnout ano passado por conta de estresse causado por longos anos de vestibulando. Passei quase um mês como se estivesse demente, dor de cabeça todos os dias, tonturas, cognição acabada (não conseguia articular as ideias, ler, escrever, me expressar com clareza), o tempo inteiro de cama, é como se sua mente tivesse fugido de seu corpo ou se ela se recusasse ser produtiva, você não consegue pensar/raciocinar! Enfim uma das piores experiências da minha vida mas que felizmente estou conseguindo superar com acompanhamento psiquiátrico.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому

      Nossa é muuuuuuito ruim esse negócio de não conseguir articular as ideias. Eu lembro que eu tentava conversar e no meio da fala eu ficava confusa e não conseguia mais me concentrar

  • @camilly4430
    @camilly4430 3 роки тому +3

    Tem um cantor que eu gosto que está com Burnout,eu não sabia no começo oq era mais dps eu fui pesquisar sobre isso e fiquei muito triste de saber que ele passa por coisas assim,espero que ele consiga se recuperar,queria poder ajudar de alguma forma mas ele não está perto então o máximo que eu posso fazer é orar por ele😭

  • @Kessia.X1ters
    @Kessia.X1ters 3 роки тому

    Eu tava precisando tanto desse vídeo e nem sabia

  • @TaysSparklyDresses
    @TaysSparklyDresses 3 роки тому +1

    Querida ♥️ melhoras pra você!

  • @renebmoreira
    @renebmoreira 3 роки тому +8

    importantíssimo 🤍

  • @fernandodebacker7692
    @fernandodebacker7692 2 роки тому +2

    O problema é quando você não tem a rede de segurança pra se jogar, porque você é a rede de segurança das pessoas a sua volta.

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 Рік тому

      Eu me sentia assim também e quando eu pedi ajuda se tornaram essa rede. Tenho certeza que alguma pessoa vai ser isso pra você

  • @tetecarvalho6323
    @tetecarvalho6323 Рік тому +1

    Fiquei tão esgotada que só queria dormir até 18 horas por dia e mau fazia a comida, também pensei em muita merda . Hoje estou melhor

  • @renatadepaula7875
    @renatadepaula7875 3 роки тому +1

    Tive bornout no ano passado, foi uma das piores fases da minha vida. Eu era estagiária e atuava em muitas áreas dentro da empresa e além disso tinha q fazer freela pq o salário não era o suficiente. Um dia eu fui na casa da minha mãe resolver alguns problemas pra ela, tive uma crise de ansiedade e a minha pressão subiu muito, fui pro hospital e fiquei 3 dias na uti tomando calmante atrás de calmante e nada abaixava minha pressão, nem diminuía a sensação de desespero, nem diminuía os batimentos cardíacos. Foram 3 dias onde eu chorei sem parar, 3 dias com os batimentos cardíacos a cima de 100, tomando remédio atrás de remédio, um mais forte q o outro. Quando eu recebi alta do hospital eu fui pra casa trabalhar, segui a minha rotina como se nada tivesse acontecido. Em uma semana a minha via virou de ponta cabeça, chegou ao ponto de eu não conseguir descer do ônibus,. Uma vez fazendo o caminho q eu sempre fazia, minha mente deu apagão, eu comecei a sentir uma sensação horrível de que estava morrendo, muito pior do que qualquer crise de pânico q eu já tinha tido antes, eu não conseguia reconhecer onde eu tava. Depois dessas situação eu optei por me desligar da empresa e dar um tempo, foi uma decisão difícil pq fiquei dura e tô até agora tentando me recuperar financeiramente e psicologicamente. Hj eu estou melhor, mas longe de estar 100% espero q não seja algo q vá se estender por toda a minha vida, pq só Deus sabe a dor q eu carrego comigo desde aquela internação e não há nada no mundo que eu queira mais do que recuperar a minha vida. O esgotamento psicológico é real e perigoso e eu espero que esse vídeo sirva de alerta para que outras pessoas não precisem passar pelo que eu passei e estou passando

  • @esdrasferreira2760
    @esdrasferreira2760 3 роки тому

    É bom os brasileiros conhecerem essa síndrome.

  • @arthusantiago
    @arthusantiago 3 роки тому +1

    Ótimo vídeo

  • @leticiaamorim3137
    @leticiaamorim3137 3 роки тому +1

    Eu precisava desse vídeo

  • @anapaulasouza7976
    @anapaulasouza7976 3 роки тому +4

    Nossa mano essa parada de doer na hora de sorrir eu já senti

  • @pauloclaudino5894
    @pauloclaudino5894 3 роки тому +2

    Faz um vídeo desse com pessoas que sofrem de embotamento afetivo

  • @elly_1478
    @elly_1478 3 роки тому +2

    E pensar que devido ao trabalho junto com a família num comércio familiar estamos todos extremamente esgotados, estresse excessivo dia após dia, nos sete dias da semana... A quem pedir ajuda se estamos todos no mesmo bote furado? Um acaba meio que puxando o outro para o fundo do oceano.
    Já senti vontade de 'fugir' dessa situação e parar pra pelo menos respirar... tá tenso aqui.😞

    • @jeniguimaraes30
      @jeniguimaraes30 3 роки тому

      Sinto muito! O ideal é procurar uma terapia. Pra dar força uns aos outros

  • @medarts1154
    @medarts1154 3 роки тому +4

    Ala faz um tempo que eu sinto q to cansado e quero/preciso descansar ou dormir bem por varios dias seguidos,apenas um dia na semana não dá,me sinto cansado e extressado demais,só queria paz,cansaço mental é pior q fisico!

  • @argusfernandes1492
    @argusfernandes1492 3 роки тому +1

    Faculdade integral, trabalho a noite e namoro e cerca de 2 a 3 horas de sono, num período de 8 meses. Eu tentei segurar mas acabei perdendo tudo de certa maneira. Desenvolvi depressão em 2018 mas só comecei a tratar há 3 meses, to sem trabalho e minha faculdade trancada e to com muita pendência nela. O que ta me salvando é o tratamento, pq antes dele eu tava num abismo sem fim de tristeza.