Um pouco de humor: Aqui em Portugal corria, há umas décadas, um anedota de alentejanos (portugueses da região centro-sul do país). Segundo a anedota, um alentejano chega ao aeroporto, entra no avião e, logo a seguir, sai e vai embora. Ao chegar a casa a esposa fica admirada e pergunta: "homem, porque voltaste? Passou-se algum problema?" E ele: "Ó mulher, tive que obedecer às ordens!" Ela ficou atónita. Ordens? quais ordens? E o marido" Atão, quando cheguei ao avião estava lá escrito panair e então eu não fui!" (Panair, com acento tónico no i, assemelha-se à pronúncia alentejana "PA NA IR - para não ir"). Um abraço desde Lisboa!
Ouvi uma semelhante também, mas de caipiras mineiros... Um deles viajou para a Europa num avião DC-8 e chegando lá contou os passageiros que desciam, e na vez dele ficou parado dentro do avião. A aeromoça perguntou por que não queria ir e ele respondeu que no avião estava escrito só para Descer 8 rsrs
Tem uma piada em que, um americano, um francês e um brasileiro voavam. Em certo ponto, o americano disse: estamos sobrevoando os EUA. Porque? Perguntaram. E ele respondeu: abri a janela (sic) e "toquei" a Estátua da Liberdade. Horas depois, foi o francês que falou que estavam sobre a França, pois havia "tocado" a Torre Eiffel. Então, foi a vez do brasileiro, ao colocar a mão para fora da janela, disse: estamos voando no Brasil. Porque? Você "tocou" o Cristo Redentor? Perguntaram. Não, é por que roubaram meu relógio. Ah, essa é velha...
@@armandoneto627 então era uma democracia só pq teve vários presidentes é? Tu é muito burro,tu quer falar de mim mas fica aí de papagaio dos destros replicando essas conclusões imbecis de UA-camr teen da direita.
É de impressionar a riqueza desse material apresentado. Essas fotos são dignas de se preservar para toda a posteridade. Parabéns pelo EXCELENTE canal Panda!!
Sensacional, Panda!! Meu nome é Renato, sou piloto da Azul, e nos conhecemos em 2011 quando você era um dos gestores da empresa. Meu avô foi o Comandante Morgado da PANAIR, veterano da Itália, e faleceu postumamente no acidente do PDJ em Assunção, Paraguai. Creio que você tenha recordações da nossa conversa, lembro-me perfeitamente da sua generosidade em dividir conhecimento da história da aviação comercial brasileira, particularmente da PANAIR do Brasil. Vida longa!
No dia 1 de maio de 1944 realizei um sonho: com apenas 20 anos: comecei a trabalhar no setor de Operações da Panair do Brasil, no aeroporto de Val de Cans, em Belém do Pará. Em fevereiro de 1965 tive a maior decepção da minha vida - fecharam a companhia aérea em que ainda trabalhava. Hoje, com 96 anos bem vividos, sinto imensas saudades, mas me conforto com tudo de bom que nela aprendi, e que muito me ajudou na aviação comercial brasileira,
Parabéns por mais está aula, sobre a aviação nacinal !!! Nota 10 !!! As imagens de um futuro interrompido, ficaram maravilhosas. Só para lembrar, no museu da TAM (São Carlos - SP), tem um Constellation nas cores da Panair do Brasil. Nem precisa dizer que é lindo. Abraços.
Fiz parte de uma empresa no Brasil, a TASA, em que utilizava os manuais e procedimentos operacionais da saudosa e fantástica PANAIR. Obrigado pela história e que a vivenciei anos depois.
Eu tinha 12 anos quando ela desapareceu. Meu irmão, bem mais velho, trabalhava na Panair e falava com orgulho sobre o que ela fazia nas suas lojas no exterior, divulgando nosso país e servindo de apoio aos brasileiros. Uma verdadeira embaixada que também divulgava nossas riquezas lá fora. Servia nosso cafézinho e quem quisesse tinha sempre à disposição um jornal brasileiro do dia anterior. Grande Panair, exemplo de competência, amor e patriotismo. Parabéns Panda. Como sempre, você arrasou. Aguardo ansioso pelo nº 2 . Forte abraço.
Que bela homenagem, Gianfranco. A Panair e todas as pessoas ligadas a ela merecem. Obrigado pela menção ao "Pouso forçado". É um privilégio ter na orelha do livro texto seu. Abraço forte e bons voos, sempre!
Eu tenho o seu livro, Daniel!! Aproveito a oportunidade aqui para parabenizá-lo pela obra! Trabalho sensacional, repleto de detalhes de um triste episódio da história da aviação brasileira.
Que video legal de muito bom gosto ! Eu peguei o final da Varig como funcionário da empresa e na época início dos anos 2000 era orgulho trabalhar na VARIG ! Imaginar que essas grandes cias aéreas se foram Transbrasil, Vasp, Varig, Cruzeiro e Panair. Um país que e quase um continente tem 3 empresas aéreas hoje quem so servem água a bordo quando vc pede ! Lamentável
Muito obrigado pela historia da Panair do Brasil. Minha familia voaba de Sao Paulo a Buenos Aires sempre per esa linha aérea. Eu foi sobrecargo x mais de 34 anos da Aerolineas Argentinas e lembro com saudades as historias que minha avoa trazia em cada uno dos voes da gloriosa e inesquecivel Panair do Brasil. Parabens
Nada sabia da Panair salvo por te-la visto ao trazer a Seleção de 1958, quando eu tinha apenas 9 anos. Seu resumo da História da Panair é um belo trabalho. Parabéns e o meu abraço !!
Eu sinceramente não sei o que é melhor nos vídeos do Panda: a oratória e o conhecimento impressionante do panda, as imagens incríveis, a trilha sonora sofisticadíssima ou o conjunto da obra. Tu, Panda, segues sendo um ícone de elegância, bom gosto e sensibilidade para mim. Meus mais sinceros parabéns, sucesso e, pelo amor de Deus, nunca abandone este projeto!!!
Pois é, conheço a feira e é um pouco estranho para quem conhece mas se fosse para saber qual o certo seria o tal "panér" pois a Feira da Panair tem esse nome por funcionar onde pousavam os aviões da Panair.
@@heriveltoandrade4867 Sempre achei que tinha algo a ver com isso. Perguntava das pessoas mais velhas e nunca souberam me dizer ao certo o porque da Feira ter esse nome. Grato Companheiro.
Ouvi muitas histórias da Panair pois meu pai foi chefe mecânico e tinha o apelido de O SABE TUDO pelos mecânicos 😊😊seu nome era Odilon José Pereira que tinha uma enorme mágoa do governo da época e o grupo Rubens Berta que assassinaram essa tão importante companhia 🥺🥺Parabéns pelo excelente vídeo
Panair e a Cruzeiro são muito importantes no Amazonas e fazem parte do imaginário e história locais.Onde os hidroavioes da panair pousavam ( perto to antigo aeroporto da ponta pelada) existe um mercado público chamado de Feira da Panair
Excelente video! Meu pai foi piloto da Panair. Voou DC-3, DC-7, Constellation, Caravelle e DC-8. Além do meu pai, dois tios também foram tripulantes da Panair. Um dos meus tios, já falecido, conversou muito com o Sasaki quando estava pesquisando para escrever o livro dele. Depois do fechamento ele foi para a TAP. Comigo a história foi parecida, trabalhava na Varig quando encerrou as atividades. Finalmente comprei o seu livro e o poster da Varig. Abraço!
A Panair nunca será esquecida por aqueles que conhecem sua história e são apaixonados pela aviação. Recordo que ao final dos comerciais da Panair o locutor com voz impostada e marcante dizia : - "Panair do Brasil, liderança no tempo e no espaço".
Olá amigo. O meu pai trabalhou 12 anos na sede de manaus no aereoporto de ajuricaba (ponta pelada) eu ainda tenho a azinha de ouro que o meu pai ganhou quando completou 10 anos . A paner tratava muito bem seus familhares .por exemplo quando chegava o natal nos filhos de funcionários ganhavamos presente maravilhosos . E o servicos de comissariado era maravilhosos .À paner também instslou sistema de navegação por toda região amazonica que eram transmissor 1kw de potencia .isto foi apaner foi fechada na marra pelos milhitares do Rio Grande do Sul para dar vês a Varig. Meu pai contava cada historia . À o avião que desbravou a região amazonica foi o avião Catalina depois os DC3 ou C47. A base aerea de Manaus elhes falam que foi o bufalo .obriga pela oportunidade .a tinham um grande ditado que o povão falava .esre serviços têm que ter padrão PANER.
Pois é, ontem assisti à "live" com atraso. Queria ter comentado. Concordei com 80% de seu diagnóstico e relato das causas, abracei 100% de seu resumo das nojentas consequências. Era uma época em que algumas poucas "privadas" de qualidade primária estavam sendo afastadas mediante desculpas estapafúrdias, em benefício de outras "simpatizantes", talvez não tão boas assim. Aproveito para tentar clicar 1.000 vezes (se puder) neste video da Panair. Estava assistindo de uma forma um tanto quanto despretensiosa, até que vieram no finalzinho as "fotos" daquelas aeronaves que não foram, mas que teriam sido. Caí - literalmente - da poltrona ao inclinar-me para melhor observar o DC-10 e o MD-11. Parabéns.
Sem dúvida uma rica história com um triste fim. Me lembro se ver na TV anualmente os funcionários comemorando o aniversário da Cia, eles sempre se consideravam funcionários da Pan Air e não ex. Mas será que, fora está atrocidade ocorrida em 65, teria espaço hoje? Parabéns pelo vídeo é pela Live. Abçs.
Panda. Amei o vídeo. Incrível como a Panair mexe com o nosso imaginário. Eu não conheci a Panair, não voei Panair, mas amo a Panair como se ela fizesse parte da minha vida. E adoro ler e ouvir tudo sobre ela. Voar nela como um comissário um dia? Sonho impossível, mas eu amaria se isso se tornasse realirealidade.
Sr. Panda... sabe o que eh mais legal em seus vídeos? O simples fato que não conta uma historia, não marra um acontecimento. Você recita, declara, transforma em poesia algo trivial. O tom eh emoção, não se ouve, se sente. Sabemos quando algo eh importante, quando eh especial, quando algo eh triste, quando algo eh alegre. PARABENS e muito obrigado.
Estou emocionado, aplaudindo de pé, este maravilhoso documentário..... meus sinceros parabéns, minha admiração pela forma detalhada e elegante com que V. narra a saga da Panair.... um caloroso abraço e, quem sabe, um dia tomamos um café juntos??...
Se tivesse mais pessoas como você a aviação brasileira seria muito melhor se eu pudesse um dia te conhecer pessoalmente seria uma honra você é um ícone
Parabéns por contar a verdadeira história da Panair, que ficou na lembrança da minha infância. A memória de um país deve ser preservada por brasileiros como você.
Meu pai foi Comandante da PanAir de 1946 a 1965, posteriormente voando até sua aposentadoria na Swissair. Foram 25.646,08 horas de vôo mais 3042 na FAB. A PanAir jamais será esquecida e jamais....superada. saudades. No seu vídeo eu como criança voei de Constellation, DC3, DC6, DC7, bem DC8. Uma família trabalhando bem prol do Brasil....
Sem dúvida uma rica história com um triste fim. Me lembro se ver na TV anualmente os funcionários comemorando o aniversário da Cia, eles sempre se consideravam funcionários da Pan Air e não ex. Mas será que, fora está atrocidade ocorrida em 65, teria espaço hoje? Parabéns pelo vídeo e pela Live. Abçs.
Vídeo Incrível Panda. Eu amo demais as cores e a história de pioneirismo da PANAIR. Gosto de ver pinturas fictícias de possíveis aviões que ela teria comprado para a frota, sendo assim, fiz uma pintura dela pra o IL-62M para o Flight Simulator, ficou incrível haha. :DD
Parabéns Panda pelo trabalho, gosto dos vídeos que tratam da história. E embora discorde de seus posicionamentos políticos, gosto do seu trabalho, parabéns.
Que aula Panda, e que imagens! Muito obrigado. E fica a sugestão pra você pensar num livro seu sobre a Panair, tenho certeza que seria fantástico como o da Varig.
Panda, como seria a modernização do logo da Panair pelas mãos de Gianfranco Beting? Parabéns pelo conteúdo deste vídeo para que a história não caia no esquecimento e pela trilha sonora dele.
Uma verdadeira aula de história, que só o PandAviation é capaz de proporcionar. A PANAIR deve ser sempre reverenciada e lembrada, para que as novas gerações conheçam a sua trajetória e o seu legado. Valeu, Panda, ansioso pelo parte II. Abraço!
Belíssimo vídeo Panda! Lamentável a forma com que a Panair acabou, chega a ser vergonhoso. Uma companhia aérea tão charmosa que mesmo tanto tempo após o encerramento de suas atividades, ainda é lembrada pelas suas façanhas e serviços prestados. Uma pena não vermos as cores da Panair em nossos céus. Panda, em um futuro sem prazo definido, o senhor poderia escrever um livro sobre a Panair. Creio, com base nos livros de sua autoria que possuo, que seria outra obra digna de ser preservada para a eternidade. Abraço!
Obrigado Panda, por fazer estes excelentes vídeos. É admirável o sua paixão pela aviação. Parabéns pelo canal PandAviation, cada vídeo é uma aula, tudo muito bem explicado. Obrigado por você compartilhar os seus conhecimentos em vídeos. Parabéns.
Meu pai foi funcionário da panair e perdeu o emprego da noite para o dia. Mesmo depois ter ido pra pan am, varig e finalmente lufthansa, morreu com essa tristeza do passado.
A elegância é explícita nos seus vídeos Panda! A nostalgia dessas fotos em preto e branco e a sua competência em contar a história, fazem a gente se sentir inserido naquela época. Grande trabalho! Parabéns
Panda, se não assistiu, assista o filme "Um só pecado", uma obra prima do cineasta francês François Truffaut, de 1964. Um destaque do filme é um DC8 da Panair, aparece até a bandeira do Brasil. Um clássico da Nouvelle Vague 'nas asas da Panair' . Abraço
Exelente história gostei muito parabéns , uma pena a companhia ter acabado da maneira que acabou , gostei da história e fico no aguardo de outras historias de companhias aéreas , sessão de fotos em aeportos , live , entre outros vídeos
Me esqueci de dizer que o meu primeiro voo foi de São Paulo até Botucatu num DC3 da Vasp, 1951 eu tinha 6 anos mas tenho lembranças dessa viagem.
Um pouco de humor: Aqui em Portugal corria, há umas décadas, um anedota de alentejanos (portugueses da região centro-sul do país). Segundo a anedota, um alentejano chega ao aeroporto, entra no avião e, logo a seguir, sai e vai embora. Ao chegar a casa a esposa fica admirada e pergunta: "homem, porque voltaste? Passou-se algum problema?" E ele: "Ó mulher, tive que obedecer às ordens!" Ela ficou atónita. Ordens? quais ordens? E o marido" Atão, quando cheguei ao avião estava lá escrito panair e então eu não fui!" (Panair, com acento tónico no i, assemelha-se à pronúncia alentejana "PA NA IR - para não ir"). Um abraço desde Lisboa!
kkkk q massa!
😅😅😅😅
Ouvi uma semelhante também, mas de caipiras mineiros... Um deles viajou para a Europa num avião DC-8 e chegando lá contou os passageiros que desciam, e na vez dele ficou parado dentro do avião. A aeromoça perguntou por que não queria ir e ele respondeu que no avião estava escrito só para Descer 8 rsrs
Tem uma piada em que, um americano, um francês e um brasileiro voavam. Em certo ponto, o americano disse: estamos sobrevoando os EUA. Porque? Perguntaram. E ele respondeu: abri a janela (sic) e "toquei" a Estátua da Liberdade. Horas depois, foi o francês que falou que estavam sobre a França, pois havia "tocado" a Torre Eiffel. Então, foi a vez do brasileiro, ao colocar a mão para fora da janela, disse: estamos voando no Brasil. Porque? Você "tocou" o Cristo Redentor? Perguntaram. Não, é por que roubaram meu relógio. Ah, essa é velha...
Parabéns! Que aula que tivemos. Triste o que a ditadura fez nesse país.
A Ditadura Civil-militar deixou um rastro de destruição e corrupção no país
Qual o nome do ditador?
@@armandoneto627 tenha um, nenhum ou dez é tudo ditadura, só sendo muito burro pra achar que não era uma ditadura pq não tinha um ditador.
@@RVinicius2107 nome?
Ou vai ficar parecendo papagaio canhoto.
@@armandoneto627 então era uma democracia só pq teve vários presidentes é? Tu é muito burro,tu quer falar de mim mas fica aí de papagaio dos destros replicando essas conclusões imbecis de UA-camr teen da direita.
É de impressionar a riqueza desse material apresentado. Essas fotos são dignas de se preservar para toda a posteridade. Parabéns pelo EXCELENTE canal Panda!!
Sensacional, Panda!! Meu nome é Renato, sou piloto da Azul, e nos conhecemos em 2011 quando você era um dos gestores da empresa. Meu avô foi o Comandante Morgado da PANAIR, veterano da Itália, e faleceu postumamente no acidente do PDJ em Assunção, Paraguai. Creio que você tenha recordações da nossa conversa, lembro-me perfeitamente da sua generosidade em dividir conhecimento da história da aviação comercial brasileira, particularmente da PANAIR do Brasil. Vida longa!
No dia 1 de maio de 1944 realizei um sonho: com apenas 20 anos: comecei a trabalhar no setor de Operações da Panair do Brasil, no aeroporto de Val de Cans, em Belém do Pará. Em fevereiro de 1965 tive a maior decepção da minha vida - fecharam a companhia aérea em que ainda trabalhava. Hoje, com 96 anos bem vividos, sinto imensas saudades, mas me conforto com tudo de bom que nela aprendi, e que muito me ajudou na aviação comercial brasileira,
Muito obrigado, meu caro Mário, por dividir conosco um pouco da sua história. Um cordial abraço!
Meu pai foi intérprete dessa C.A no Rio Janeiro,trabalhou 13 anos, era jovem,solteiro,saudades dele assistindo esse vídeo.
O senhor ainda está vivo? Eu espero que sim. Obrigado por compartilhar conosco essa experiência. Deus abençoe.
Até hoje fico perplecto como uma canetada arrancou a Panair do Brasil, só por causa de ideologia política e ansioso para a segunda parte
Parabéns por mais está aula, sobre a aviação nacinal !!! Nota 10 !!! As imagens de um futuro interrompido, ficaram maravilhosas. Só para lembrar, no museu da TAM (São Carlos - SP), tem um Constellation nas cores da Panair do Brasil. Nem precisa dizer que é lindo. Abraços.
Antigo museu fechado pela LATAM
@@AndreLuis-gh3xm Bom dia André, me desculpe. Errei em não mencionar o fechamento do museu.
Fiz parte de uma empresa no Brasil, a TASA, em que utilizava os manuais e procedimentos operacionais da saudosa e fantástica PANAIR. Obrigado pela história e que a vivenciei anos depois.
Trabalhei na Panair e depois na TASA. Ambas no Galeão.
Eu tinha 12 anos quando ela desapareceu. Meu irmão, bem mais velho, trabalhava na Panair e falava com orgulho sobre o que ela fazia nas suas lojas no exterior, divulgando nosso país e servindo de apoio aos brasileiros. Uma verdadeira embaixada que também divulgava nossas riquezas lá fora. Servia nosso cafézinho e quem quisesse tinha sempre à disposição um jornal brasileiro do dia anterior. Grande Panair, exemplo de competência, amor e patriotismo.
Parabéns Panda. Como sempre, você arrasou. Aguardo ansioso pelo nº 2 . Forte abraço.
Que bela homenagem, Gianfranco. A Panair e todas as pessoas ligadas a ela merecem. Obrigado pela menção ao "Pouso forçado". É um privilégio ter na orelha do livro texto seu. Abraço forte e bons voos, sempre!
Eu tenho o seu livro, Daniel!! Aproveito a oportunidade aqui para parabenizá-lo pela obra! Trabalho sensacional, repleto de detalhes de um triste episódio da história da aviação brasileira.
@@viniciushakme363 Muito obrigado. Abraço!
No Museu Asas de um Sonho, da TAM em São Carlos-SP, tem um Connie pintado mas cores da Panair. Uma bandeira contra o golpismo...
Parabéns Panda! Desde garoto, apaixonado por aviação eu dizia: Se um dia a PANAIR voltar , só viajarei por ela!
Somos dois!
@@diatribicus 👏👏👍👍
Que video legal de muito bom gosto ! Eu peguei o final da Varig como funcionário da empresa e na época início dos anos 2000 era orgulho trabalhar na VARIG ! Imaginar que essas grandes cias aéreas se foram Transbrasil, Vasp, Varig, Cruzeiro e Panair. Um país que e quase um continente tem 3 empresas aéreas hoje quem so servem água a bordo quando vc pede ! Lamentável
Muito obrigado pela historia da Panair do Brasil. Minha familia voaba de Sao Paulo a Buenos Aires sempre per esa linha aérea. Eu foi sobrecargo x mais de 34 anos da Aerolineas Argentinas e lembro com saudades as historias que minha avoa trazia em cada uno dos voes da gloriosa e inesquecivel Panair do Brasil. Parabens
Muchisimas gracias, Norberto, y aún más por escribir en português... Muy sencillo!
Nada sabia da Panair salvo por te-la visto ao trazer a Seleção de 1958, quando eu tinha apenas 9 anos. Seu resumo da História da Panair é um belo trabalho. Parabéns e o meu abraço !!
Eu sinceramente não sei o que é melhor nos vídeos do Panda: a oratória e o conhecimento impressionante do panda, as imagens incríveis, a trilha sonora sofisticadíssima ou o conjunto da obra. Tu, Panda, segues sendo um ícone de elegância, bom gosto e sensibilidade para mim. Meus mais sinceros parabéns, sucesso e, pelo amor de Deus, nunca abandone este projeto!!!
Realmente foi um episódio triste na aviação aqui no Brasil! Uma vergonha o que aconteceu, lamentavelmente! Abraço aqui do Rio de Janeiro!
Sem falar meu amigo que o fechamento dela culminou com a derrocada financeira da Excelsior!🤬🤬😤😤🤦
Cruzeiro é varing . PANAIR é diferente
@@robertogoncalvesjuniorjuni375 Derrocada pior foi Miranda e Simossen e famílias panair .
estranho para quem mora em Manaus ouvir essa pronúncia "panér"... aqui tem a (feira da) PA-NA-IR. 😅
Pois é, conheço a feira e é um pouco estranho para quem conhece mas se fosse para saber qual o certo seria o tal "panér" pois a Feira da Panair tem esse nome por funcionar onde pousavam os aviões da Panair.
Kkkkkk
Opa
Pois é vi isso no video que indico no meu comemtario esse nome da feira vem da panair mesmo 🙂🙂
@@heriveltoandrade4867 Sempre achei que tinha algo a ver com isso. Perguntava das pessoas mais velhas e nunca souberam me dizer ao certo o porque da Feira ter esse nome. Grato Companheiro.
Como filho de piloto da Panair que fez parte dessa história é muito bom ouvir e ver um trabalho desse. Até hoje guardos relação de todos pilotos e
Ouvi muitas histórias da Panair pois meu pai foi chefe mecânico e tinha o apelido de O SABE TUDO pelos mecânicos 😊😊seu nome era Odilon José Pereira que tinha uma enorme mágoa do governo da época e o grupo Rubens Berta que assassinaram essa tão importante companhia 🥺🥺Parabéns pelo excelente vídeo
Panair e a Cruzeiro são muito importantes no Amazonas e fazem parte do imaginário e história locais.Onde os hidroavioes da panair pousavam ( perto to antigo aeroporto da ponta pelada) existe um mercado público chamado de Feira da Panair
Emocionante, límpido e corajoso. Obrigado Panda por materializar em vídeo a bela história desta grande empresa. O livro 'Pouso Forçado' é fantástico!
Parabéns. Gostei muito Meu pai trabalhou na Panair do Brasil por 25 anos até o golpe.
Sou do Amazonas gostei muito matado a saudades brasileiro
Meu pai trabalhou para Panair quando Eu era crianca brincava no aeronaves da panair
Eu fiz Roma-Dakar-Campinas nessa companhia....
Excelente bom gosto e esmero musical tempos bons e nostálgico bem diferente dos dias de hoje. Parabéns Panda.
Excelente video! Meu pai foi piloto da Panair. Voou DC-3, DC-7, Constellation, Caravelle e DC-8. Além do meu pai, dois tios também foram tripulantes da Panair. Um dos meus tios, já falecido, conversou muito com o Sasaki quando estava pesquisando para escrever o livro dele. Depois do fechamento ele foi para a TAP. Comigo a história foi parecida, trabalhava na Varig quando encerrou as atividades. Finalmente comprei o seu livro e o poster da Varig. Abraço!
O meu pai também. E também fomos para Portugal pela TAP
Parabéns Panda!!!! As imagens dos "futuros" aviões ficaram ma-ra-vi-lho-sas!!! Em especial o Concorde e o 747!!!! Parabéns pelo trabalho!!!👏👏👏👏👏
👏👏👏👏👏👏 Como de costume show de bola!!! A música de fundo ficou perfeita, dando um sabor ainda mais especial ao vídeo.
Histórias e desfechos paralelos à da TV Excelsior (que também era do Mário Simmonsen)...
Minha mãe trabalhou na PANAIR do Brasil, e me recordo dos jantares anuais de ex funcionários, no Rio de Janeiro.
Excelente video. Dos melhores, até à data. Um abraço de Portugal.
Parabéns Panda, Obrigado por nos presentear com esse material incrível.
A Panair nunca será esquecida por aqueles que conhecem sua história e são apaixonados pela aviação. Recordo que ao final dos comerciais da Panair o locutor com voz impostada e marcante dizia : - "Panair do Brasil, liderança no tempo e no espaço".
Mais um ótimo vídeo. Obrigado por compartilhar.👍👏
Vídeo não, documentário. A foto noturna do DC-8 @14:50 é fantástica. Parabéns, Panda!
Panair, Gold Times!
Lindo documentário. Continue produzindo.
Olá amigo. O meu pai trabalhou 12 anos na sede de manaus no aereoporto de ajuricaba (ponta pelada) eu ainda tenho a azinha de ouro que o meu pai ganhou quando completou 10 anos . A paner tratava muito bem seus familhares .por exemplo quando chegava o natal nos filhos de funcionários ganhavamos presente maravilhosos . E o servicos de comissariado era maravilhosos .À paner também instslou sistema de navegação por toda região amazonica que eram transmissor 1kw de potencia .isto foi apaner foi fechada na marra pelos milhitares do Rio Grande do Sul para dar vês a Varig. Meu pai contava cada historia . À o avião que desbravou a região amazonica foi o avião Catalina depois os DC3 ou C47. A base aerea de Manaus elhes falam que foi o bufalo .obriga pela oportunidade .a tinham um grande ditado que o povão falava .esre serviços têm que ter padrão PANER.
Linda foto do DC8 à noite!!! Que sonho devia ser voar nessa época...
Eu só posso lamentar profundamente, essa página não só dá aviação do nosso país mas dá nossa história.
Exelente Live, para a gente viajar no tempo, descontrair parabens
Excelente resgate, Panda querido! Muito obrigado por mostrar a história do nosso país com suas devidas idiossincrasias, como ela é.
merece um filme
Muito top!👏👏👏
Desde Argentina te hago llegar mis mas sinceras felicitaciones. Claro y completo el documental.
Essa sim foi pioneira!!
Pois é, ontem assisti à "live" com atraso. Queria ter comentado. Concordei com 80% de seu diagnóstico e relato das causas, abracei 100% de seu resumo das nojentas consequências. Era uma época em que algumas poucas "privadas" de qualidade primária estavam sendo afastadas mediante desculpas estapafúrdias, em benefício de outras "simpatizantes", talvez não tão boas assim. Aproveito para tentar clicar 1.000 vezes (se puder) neste video da Panair. Estava assistindo de uma forma um tanto quanto despretensiosa, até que vieram no finalzinho as "fotos" daquelas aeronaves que não foram, mas que teriam sido. Caí - literalmente - da poltrona ao inclinar-me para melhor observar o DC-10 e o MD-11. Parabéns.
Sem dúvida uma rica história com um triste fim. Me lembro se ver na TV anualmente os funcionários comemorando o aniversário da Cia, eles sempre se consideravam funcionários da Pan Air e não ex. Mas será que, fora está atrocidade ocorrida em 65, teria espaço hoje? Parabéns pelo vídeo é pela Live. Abçs.
A Rainha com as cores da Panair ficou lindo
Panda. Amei o vídeo. Incrível como a Panair mexe com o nosso imaginário. Eu não conheci a Panair, não voei Panair, mas amo a Panair como se ela fizesse parte da minha vida. E adoro ler e ouvir tudo sobre ela. Voar nela como um comissário um dia? Sonho impossível, mas eu amaria se isso se tornasse realirealidade.
Excelente como Sempre !!
Parabéns
Panda Boa tarde. Parabéns pela reportagem. Quando alguém prende um pássaro em uma gaiola ele deixa de voar. Más a Vida Continua.
Até hoje aqui em Belém tem a rampa dos catalina da panair
Muito bom esse vídeo!
56° Like! Lembro das aeronaves da Panair nas revistas da Flap. Abraços Panda.
Sr. Panda... sabe o que eh mais legal em seus vídeos?
O simples fato que não conta uma historia, não marra um acontecimento.
Você recita, declara, transforma em poesia algo trivial.
O tom eh emoção, não se ouve, se sente.
Sabemos quando algo eh importante, quando eh especial, quando algo eh triste, quando algo eh alegre.
PARABENS e muito obrigado.
Gostei muito , parabéns Pandina
Obrigado Panda mais muito triste a historia eu q amo Brasil a patria da minha mae q faiz tempo e a minha propia siendo argentino
Estou emocionado, aplaudindo de pé, este maravilhoso documentário..... meus sinceros parabéns, minha admiração pela forma detalhada e elegante com que V. narra a saga da Panair.... um caloroso abraço e, quem sabe, um dia tomamos um café juntos??...
Se tivesse mais pessoas como você a aviação brasileira seria muito melhor se eu pudesse um dia te conhecer pessoalmente seria uma honra você é um ícone
Panda, a abertura do seu canal tem um "q" de Bossa Nova. Show!
Parabéns por contar a verdadeira história da Panair, que ficou na lembrança da minha infância. A memória de um país deve ser preservada por brasileiros como você.
Meu pai foi Comandante da PanAir de 1946 a 1965, posteriormente voando até sua aposentadoria na Swissair. Foram 25.646,08 horas de vôo mais 3042 na FAB. A PanAir jamais será esquecida e jamais....superada. saudades.
No seu vídeo eu como criança voei de Constellation, DC3, DC6, DC7, bem DC8. Uma família trabalhando bem prol do Brasil....
Calainho?
Não Calainho, ele ficou pouco tempo na Swissair e dói depois para a RG. Meu pai era SYLVIO LEITE.
Muito bom !!!!
Música de fundo, maravilhosa
Pandinha!!! Excelente vídeo. Imagens muito boas!!! Continue assim.
Sem dúvida uma rica história com um triste fim. Me lembro se ver na TV anualmente os funcionários comemorando o aniversário da Cia, eles sempre se consideravam funcionários da Pan Air e não ex. Mas será que, fora está atrocidade ocorrida em 65, teria espaço hoje? Parabéns pelo vídeo e pela Live. Abçs.
LINDO VIDEO ! A PANAIR DEIXOU MUITAS SAUDADES !!!
Esse canal é extremamente viciante...
PANDAMERICAN, PANDAIR DO BRASIL, memória memorável da aviação comercial brasileira e, de certa forma, da história do Brasil. Abraço!
imagens de um futuro interrompido..... Isso é fantástico !!! Isso é o carimbo do Panda !!!!
Obrigado Panda pela linda história e a musica de fundo uau fantástica.
Que bacana ver um vídeo tão rico em informação assim. Esse canal realmente é fantástico! Parabéns Panda e Jet Site 4ever!
Panda, por favor, apenas persista nesse trabalho bem feito e lindo.... Você e sua história tem muito valor....
Vídeo Incrível Panda. Eu amo demais as cores e a história de pioneirismo da PANAIR. Gosto de ver pinturas fictícias de possíveis aviões que ela teria comprado para a frota, sendo assim, fiz uma pintura dela pra o IL-62M para o Flight Simulator, ficou incrível haha. :DD
Uma baita aula na Live da Panair!
Obrigado Panda!
A Panair não pode ser esquecida! Parabéns pelo vídeo, Panda!
Parabéns Panda pelo trabalho, gosto dos vídeos que tratam da história. E embora discorde de seus posicionamentos políticos, gosto do seu trabalho, parabéns.
“Toda unanimidade é burra” - Millor Fernandes. Discordar faz parte é não nos faz adversários. Um abraço!
Essas fotos de um futuro interrompido me fizeram chorar. Pegaste pesado, Panda!
Que aula Panda, e que imagens! Muito obrigado. E fica a sugestão pra você pensar num livro seu sobre a Panair, tenho certeza que seria fantástico como o da Varig.
Belíssimo vídeo contando esse crueldade que foi feita, agora...... que SENSACIONAAAAAAAAAAL um concorde nas cores da Panair.
Parabéns nosso ilustre contador de histórias ❤️
Panda, como seria a modernização do logo da Panair pelas mãos de Gianfranco Beting? Parabéns pelo conteúdo deste vídeo para que a história não caia no esquecimento e pela trilha sonora dele.
Uma verdadeira aula de história, que só o PandAviation é capaz de proporcionar. A PANAIR deve ser sempre reverenciada e lembrada, para que as novas gerações conheçam a sua trajetória e o seu legado. Valeu, Panda, ansioso pelo parte II. Abraço!
Amada Panair
Sensacional!!!👍👏👏👏
Belíssimo vídeo Panda! Lamentável a forma com que a Panair acabou, chega a ser vergonhoso. Uma companhia aérea tão charmosa que mesmo tanto tempo após o encerramento de suas atividades, ainda é lembrada pelas suas façanhas e serviços prestados. Uma pena não vermos as cores da Panair em nossos céus.
Panda, em um futuro sem prazo definido, o senhor poderia escrever um livro sobre a Panair. Creio, com base nos livros de sua autoria que possuo, que seria outra obra digna de ser preservada para a eternidade.
Abraço!
Obrigado Panda, por fazer estes excelentes vídeos. É admirável o sua paixão pela aviação. Parabéns pelo canal PandAviation, cada vídeo é uma aula, tudo muito bem explicado.
Obrigado por você compartilhar os seus conhecimentos em vídeos. Parabéns.
Meu pai foi funcionário da panair e perdeu o emprego da noite para o dia.
Mesmo depois ter ido pra pan am, varig e finalmente lufthansa, morreu com essa tristeza do passado.
Mais uma bela história que merecia um final feliz!!
A elegância é explícita nos seus vídeos Panda! A nostalgia dessas fotos em preto e branco e a sua competência em contar a história, fazem a gente se sentir inserido naquela época. Grande trabalho! Parabéns
Obrigado, meu amigo!
adoro
Panda, se não assistiu, assista o filme "Um só pecado", uma obra prima do cineasta francês François Truffaut, de 1964. Um destaque do filme é um DC8 da Panair, aparece até a bandeira do Brasil. Um clássico da Nouvelle Vague 'nas asas da Panair' . Abraço
A marca "PANAIR" ainda pode ser utilizada ?se algum empresario resolver criar uma empresa, ele poderia usar essa marca ?
Panda, você deve saber, que ainda existem alguns DC-3 voando no Canadá, né? Um deles tem 78 anos!
Se DC 3 voa que é da 2 guerra, se bem conservado voa o Lockheed Electra sossegado
@@alessandrobergamin3490 sim pela Buffalo Airways
Rapaz..cada foto incrível! Muitas ali são bem inéditas para mim. Obrigado!
Exelente história gostei muito parabéns , uma pena a companhia ter acabado da maneira que acabou , gostei da história e fico no aguardo de outras historias de companhias aéreas , sessão de fotos em aeportos , live , entre outros vídeos