Meu pai era o Catalineiro e Douglas C-47, Sgt QAV Antunes, mecânico de vôo da Fab. Serviu na Base Aérea de Belém durante os anos 70 e 80. Faleceu ontem aos 84 anos. Voou com lendas , como os Brigadeiros Camarão e Protásio Lopes. Qdo eu tinha 10 anos, em 1977, fiz uma viagem inesquecível com meu pai para a tribo indígena de Tiriós. Em 1980, foi promovido a Sub Oficial, permanecendo até 1989, qdo foi para a reserva. Meu pai, guerreiro, amado, que Deus o tenha , obrigado por tudo, orgulhoso de ser seu filho !!! Walber Antunes
@@doctorrobert6038 Fiquei triste pelo seu pai. Meus sentimentos. Foi justamente com o Brigadeiro Camarão, e Brigadeiro Protásio que tive oportunidade de voar os lendários C-47 e os Catalinas. Entre outros.....Bons tempos. Voavamos com segurança porque pôr trás tinham pessoas abdicadas como o seu pai.
Boa Tarde Cláudio! Sou a Wanda, trabalho na Força Aérea no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém.. adoro histórias sobre o C-10 pois meu pai 1S LEMOS FILHO era catalineiro e tbm apaixonado pela aviação, inclusive ele estava numa missão em Lábrea onde foram retirar um catalina do fundo do Rio!! Amei sua narração. Obrigada por reviver em minha memória essa saga tão linda!!
Oi, Wanda! E parabéns por amanhã!!!! E obrigado por seu trabalho super importante! Fico muito feliz de fazer este tributo a pessoas, brasileiros, como o seu pai. E como você! E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Nossa, Wanda. Conheço essa história....meu pai era o Sargento e após, Sub oficial mecânico de vôo Antunes. Certeza que nossos pais se conheciam, viajaram juntos e participaram de várias histórias folclóricas dessa Hiléia Amazônica. Meu pai servia no 1o ETA, desde final dos anos 60, anos 70 e 80 completos !!!
Olá eu sou o Anderson e eu cheguei a voar neste avião em 1980 meu pai é militar e fomos para a fronteira com a Colômbia, o lugar é chamado Ipiranga 2 pelotão especial de fronteira, fiquei lá por 9 meses e tendo muitas histórias pra contar. Um abraço e PARABÉNS pelo canal .
Que bacana, Anderson! Vamos conversar sobre as suas histórias? Se puder, faz contato com a gente pelo email: atendimento@edrotacultural.com.br Forte abraço! Cláudio Lucchesi
Ô Marcelo! Estas de volta! Sabe que um dia desses estava olhando uns vídeos mais antigos do Canal, com os seus comentários, e pensei - "cadê o Marcelo?" Legal te ver aqui de volta! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Bom dia, Cláudio Luchesi! Conheci hoje o canal "RACHA". Sou maranhense e resido em São Luís. Parabéns por esse excelente documentário sobre os Catalinas. Revivi meu tempo de FAB em 1981. Prestei, com orgulho, meu serviço militar obrigatório nesse ano na BABE Val-de-Cans (Base Aérea de Belém - PA), na 1a. Cia de Infantaria. Minha turma de 112 colegas inaugurou essa nova Cia em um prédio mais moderno. Pois, até 1980 os alojamentos eram ainda na antiga unidade datada da II Guerra Mundial. Ainda guardo na memória as imagens e os sons dos motores dos imponentes Douglas C-47 e Catalinas, pois os via diariamente. No time 12:10 do vídeo mostra a imagem de um Hangar. Esse é um Hangar do 1o. ETA localizado às margens do Rio Guajará, justamente para a manutenção dos Catalunas. Ótimas lembranças! Obrigado! Raimundo "QUINTANILHA" Itaitinga CE, 15 jul 2023.
Que mensagem bacana, Raimundo! Muito obrigado! E te agradeço por todo o seu muito honrado serviço por nosso país! Muito bacana tem você aqui no nosso Canal! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Meu finado pai foi Catalineiro!!!! Cheguei a presenciar o vôo de um dos últimos Catalinas que estava hangarado no "finado" PAMA Belém (1984/1985), onde o mesmo durante a sua decolagem ("finado aeroporto de Júlio César (desativado em novembro/2021) um dos motores apresentou problemas e o mesmo pousou em EMERGÊNCIA (monomotor)!!! E isso tudo vi de bem perto a grande habilidade dos pilotos!! Meses depois o mesmo foi recuperado e partiu para outro local!!!
Que legal que o nosso video te trouxe essas lembranças bacanas, Hernani. E fez tributo ao seu pai!!! E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Olá. Meu pai era Catalineiro também. Faleceu ontem, domingo, aos 84 anos. Sub Oficial QAV Antunes. Serviu na Base Aérea de Belém, 1o ETA. Qual o nome de guerra do seu pai ?
@@hcsjr2006 Nossa 😱 !!! Certeza que sim. Graças a Internet , foi possível esse contato. Nossos pais eram " Os caras ", voavam no Catalina e Douglas C-47 até os confins da Amazônia. Os aviões eram velharias da 2a guerra, mas nossos pais faziam manutenções impecáveis. Verdadeiros guerreiros👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏💪💪💪
@@hcsjr2006 Lembro do PAMA. Parque de Material Aeronáutico, ficava na AV. DR Freitas, em Belém. Hoje nesse local fica o comando da PM / Pará...... velhos tempos 🍃
Boa noite Claudio! Excelente matéria sobre o Catalina. Sou filho do Gilberto Bitar e com muito orgulho de ver que ele faz parte da história da FAB e da Amazônia. Muito obrigado 🙏
Nossa, que legal!!!! Você tem todos os motivos do mundo pra ter MUITO orgulho do seu pai. E ele também faz parte da História da ASAS - estava na nossa Edição 01! Espero que tenha curtido bastante o vídeo. Abraço forte! Claudio Lucchesi
Meu pai fez parte do 1° ETA e participou do resgate de uma unidade como piloto no meio da floresta amazônica. Assistir ao vídeo, quantas lindas lembranças de meu pai.
Olá, Cláudio. Sensacional a história do CATALINA, meu pai serviu de 1951 à 1983 se não me engano, ele foi uns dos mecânicos dessa maravilhosa máquina o nome de Guerra do meu pai na época era Cb. Pepes. Eu junto com ele participamos de vários eventos ( encontros) dos catalineiros que existiu ou se ainda existe.... Muito obrigado por trazer essas lembranças e que fez eu lembrar do meu pai !!!
Oi, Márcio! Pôxa, eu que fico muito feliz de um vídeo nosso te ter trazido as lembranças de seu pai! Muito bacana isso. Faz parte de nossa missão - preservar a memória da nossa Aviação, e das pessoas que fazem parte dessa História! Se tiver fotos do seu pai, desses encontros, etc, mande pra gente! E-mail: atendimento@edrotacultural.com.br Forte abraço! Claudio Lucchesi
Há 43 anos (+ou -), li uma revista / reportagem, sobre o TRABALHO do C.A.N, na Amazônia e regiões, na capa e páginas seguintes, tinham fotos em preto e branco dos aviões CATALINA e DC 3, ambos cercados pela população indígena e outros, com sorriso aberto, quase idolatrando tais aviões, pois, além dos serviços dos Correios, também, levavam auxílio médico e alimentos... Essa reportagem me deu uma memória afetiva gigante, nostálgica, da minha infância e daquela revista que eu amava ler / ver as fotos dos aviões. Se não me falha a memória, as fotos do final do vídeo, são as que vi na citada revista / reportagem... Parabéns pelo trabalho !!!!!!
Quando cheguei no esquadrão do búfalo em 83 tinha um Catalunha em exposição ao lado do esquadrão passava por ele toda vez que ia ao rancho. Parabéns bela história e bons tempos que jamais voltará mas ficará registado em nossas vidas
Tive o previlegio quando criança em torno de 10 e 11 anos voar no Catalina civil operado pela Panair, de Manaus até Parintins no Amazonas, também tive o previlegio de conhecer um dos pilotos da Panair, o comte ANTONIO ALOSIO RORIZ meu sogro, já falecido.
Claudio parabéns pelo ótimo conteúdo de seus vídeos. Como fã da aviação, você permite ampliar o conhecimento. Divido suas publicações em meu FB. Abraços
Oi, @ntballe2007! Muito obrigado! É muito bacana sentir esse retorno. E muito obrigado por compartilhar o nosso Canal no FB! Convide também os seus amigos a se inscreverem! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Muito bom , tive um professor de motores que foi mecanico de Catalina !
2 роки тому+5
Prezado amigo Claudio Lucchesi, cheguei a este excelente Canal recentemente, Parabéns, muito Bom! Sou Amazônida e presenciei quando garoto, decolagens e pousos dos magníficos PBY- Catalinas da FAB, na terra e na água. Em 1968 houve um acidente com o CA-10, que caiu em plena selva aqui em Rondônia, na época Território Federal. Conhecidos meus, inclusive minha professora sobreviveram, enquanto outros faleceram. Tenho um vídeo que fiz sobre este acidente, neste meu humilde Canal, o título é: Acidente Aéreo na Selva! CA - Catalina da FAB. Quem sabe o amigo gostaria de visualiza-lo. Seria uma honra enorme para mim. Fraternal Abraço!
Seja MUITO bem-vindo, Maurino!!! Vou assistir o teu vídeo, sim - com certeza! E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Assisti! Muito dez!!! E me inscrevi no teu canal! Abração!
2 роки тому
@@RevistaAsas Grande prazer receber teu comentário e inscrição! Seja muito bem-vindo! Tua presença engrandece este meu Canal, e saber que você gostou do vídeo do CA-10 que a FAB perdeu aqui em Rondônia, me animou ainda mais a prosseguir lutando e produzindo porque gostamos do que fazemos, principalmente divulgar fatos da Aviação. Tamo junto! Um Abraço.
Seria muito bom para o Brasil hoje e ainda por muito tempo adiante um avião anfíbio moderno que pudesse dar apoio logístico e para combate a incêndios na Amazônia e Pantanal. Taí uma ideia para a Embraer pensar a respeito!
Claudio Um dos maiores pilotos de Catalina da FAB, se não for o maior, foi o Cel. Luiz Mauro, que foi Diretor do Clube de Aer., e faleceu recentemente.
Sugestão de matéria: tem um documentário na Netflix: Mercury 13: O espaço delas. Sobre a não participação feminina nos primeiros vôos espaciais. Cenas legais de uma história não muito conhecida. Bem legal.
Em 1970 pousei em um Catalina no aeroporto de Ponta Pelada em Manaus vindo do Ipiranga fronteira com Colômbia com meu pai, mãe mais dois irmãos. Meu pai era do Exército Brasileiro.
2 роки тому+3
Amigo Claudio, para minha surpreza, conforme comentei acima, o acidente ocorreu aqui em Rondônia, na selva, mais ou menos próximo a minha cidade, Guajará Mirim, justamente com o CA 10, que você mostrou em destaque, no seu vídeo!
Meu pai também. Sub Oficial QAV ANTUNES. faleceu ontem , aos 84 anos. Serviu durante os anos 70 e 80 na Base Aérea de Belém, 1o ETA. Qual o nome de guerra do seu pai ?
Oi, André! Me parece que era algo em torno de 1.800kg, quase duas toneladas. E olha, pode nos ajudar o "pontapé final" para os 10 mil inscritos!? Abraço forte! Claudio Lucchesi
Amigo Claudio, conforme vc havia prometido quando pedi num comentário no video do Bufallo, aí está a História do Catalina. Já li que um grande problema na operação dessas incríveis aves nos rios da Amazônia era muitas vezes a presença de troncos semi ou totalmente submersos que ao colidirem c/ o casco abriam buracos, era praxe fazer uma passagem prévia a baixa altura e velocidade no trecho que iriam pousar a fim de tentar visualizar esses obstáculos, mas nem sempre eram bem sucedidos. E como vc já deve ter percebido, sou pidão, então que tal um novo video agora contando a História do surgimento e da sua operação na 2ª GM? Desculpe mas se o prato é saboroso e feito por um cozinheiro de 1ª como Vossa Senhoria, não dá p/ não pedir mais, rs. Abraços.
Oi Luciano, sou o Marcelo Andrade, vai ver somos primos distantes!! Kkk sou do RJ. Na saudosa revista de aviação VOAR, da década de 80, tem uma matéria sobre um Catalina na Fab que ao bater em um tronco, fez um furo no casco, vindo a aeronave a afundar sem perdas de vidas. Depois de 1 semana trabalhando para trazê-lo a tona, conseguiram ligar os motores e o levaram de volta para Belém. Acho que ASAS poderia ressuscitar esta aventura!
@@marcelotadeu5532 Sou seu primo baiano, rs. Não dá precisar onde já li essas histórias, pois comecei a pesquisar sobre Aviação/Defesa/História da 2ªGM quando tinha uns 12/13 anos ( hoje tô c/ quase 55 ), colecionava todas as revistas possíveis, buscava livros em sebo, colecionava Cartões Postais de Aviação, etc. até que a situação financeira sabotou esse meu esforço de guerra ... Meu 1º livro de Aviação foi o ‘Todos os Aviões do Mundo’ de Enzo Angelucci, ed. Melhoramentos, mas antes disso já lia os 3 volumes de ‘A Grande Crônica da 2ªGM’ do Reader's Digest, cada um tinha umas 1000 páginas, há pouco tempo por curiosidade encontrei no Google vendendo essa coleção usada, claro. Um grande abraço, parente.
@@lucianoandrade5007 Cara, tenho 54 anos, coleciono Flap, Asas, Aero Magazine, Tecnologia e Defesa, Revista Força Aérea, Segurança e Defesa. Claro que não dá para comprar tidas. Meu primeiro livro? TODOS AVIÕES DO MUNDO, Enzo Angelucci! Kkkkkk, tenho até hoje!!! E as coleções Aviões de Guerra da Nova Cultural, Guia de Armas de Guerra, Guerra nos Céus, da RGE, Tudo Sobre Aviões de Combate, Aviões de Guerra e muitos livros, como Loucos e Heróis , do nosso amigo Cláudio Lucchese, que um dia conhecerei pessoalmente! Que coincidência. Meu contato 21-99587-6633
Cláudio, parabéns pelo vídeo lembrando que maior aviador da FAB da 2 guerra em nr de missões Alberto Martins Torres também voou neste avião e anos 80 a FAB cogitou a compra do Dornier Seastar avião anfíbio mas como sempre só um projeto sem ser concretizado
Claudio otimo video uma historia otima poderia fazer um video sobre outro historico o C 47. Uma duvida nao peguei os seus videos desde o comeco a duvida e qual e do kavaslki e do filme Madasgasgar nao e? Mais porque vc usa como.mascote?
Oi, Carlos Augusto - obrigado por estar conosco aqui no Canal! Sobre o Kowalsky, sim, ele é um dos pinguins do filme "Madagascar". Mas a brincadeira comigo é porque botaram um nome no pinguim que me remeteu à um seriado da minha infância, o "Viagem ao Fundo do Mar", com o submarino Seaview - e um dos tripulantes era o Kowalsky :) E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Sensacional. Não sei se você conheceu a Ada Rogatto que trabalhava no museu da aeronáutica na oca do Ibirapuera no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Mulher pioneira da Aviação brasileira, paraquedista, 1a a sobrevoar a Amazônia. Seria show uma vídeo sobre ela!!! Parabéns pelos 10k inscritos a serem completados nas próximas horas. Abração
Always 1989, melhor cena de abertura de filme da vida com um Catalina. Quem tiver curiosidade de procurar, acho que vai gostar. E ainda tem "Al, o tal"...Kkkkkkkkkkk.
Estados Unidos voltará a fabricar o novo catalina , com motores turboélices GE e novas hélices, porém idêntico ao antigo CA-10 Catalina da FAB em fuselagem , e tamanho das asas com suas canoas dobráveis.
Meu pai era o Catalineiro e Douglas C-47, Sgt QAV Antunes, mecânico de vôo da Fab. Serviu na Base Aérea de Belém durante os anos 70 e 80. Faleceu ontem aos 84 anos. Voou com lendas , como os Brigadeiros Camarão e Protásio Lopes. Qdo eu tinha 10 anos, em 1977, fiz uma viagem inesquecível com meu pai para a tribo indígena de Tiriós. Em 1980, foi promovido a Sub Oficial, permanecendo até 1989, qdo foi para a reserva. Meu pai, guerreiro, amado, que Deus o tenha , obrigado por tudo, orgulhoso de ser seu filho !!!
Walber Antunes
Tem todos os motivos para ter MUITO orgulho, mesmo! Muitíssimo obrigado por compartilhar essa história! Muito legal. Abraço forte! Claudio Lucchesi
Meu pai Capital Lima serviu com o Brigadeiro Camarão.
@@MatheuseRoger Opa !!! Certeza que nossos pais se conheciam !!! Seu pai ainda está vivo ? Caso sim, pergunte do meu pai pata ele.
@@doctorrobert6038 Fiquei triste pelo seu pai. Meus sentimentos. Foi justamente com o Brigadeiro Camarão, e Brigadeiro Protásio que tive oportunidade de voar os lendários C-47 e os Catalinas. Entre outros.....Bons tempos. Voavamos com segurança porque pôr trás tinham pessoas abdicadas como o seu pai.
Excelente programa que retrata.nosso passado aéreo com seriedade e sabedoria .e atual também. Este rapaz é muito bom e conhece o que fala.
Agradeço por esse excelente registro histórico.
A geração atual nem imagina...
Muito legal me atualizou.
Eu tenho a ASAS 01, assinada por você, João Paulo e Operti.
Grande história! Obrigado!!
Buenas, grande Cláudio!
Excelente registro
Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho.
Boa Tarde Cláudio! Sou a Wanda, trabalho na Força Aérea no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém.. adoro histórias sobre o C-10 pois meu pai 1S LEMOS FILHO era catalineiro e tbm apaixonado pela aviação, inclusive ele estava numa missão em Lábrea onde foram retirar um catalina do fundo do Rio!! Amei sua narração. Obrigada por reviver em minha memória essa saga tão linda!!
Oi, Wanda! E parabéns por amanhã!!!! E obrigado por seu trabalho super importante! Fico muito feliz de fazer este tributo a pessoas, brasileiros, como o seu pai. E como você! E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Meu pai era Miguel Ferreira Rodrigues de Lima. Creio ter sido colega de seu pai nessa missão.
Nossa, Wanda. Conheço essa história....meu pai era o Sargento e após, Sub oficial mecânico de vôo Antunes. Certeza que nossos pais se conheciam, viajaram juntos e participaram de várias histórias folclóricas dessa Hiléia Amazônica. Meu pai servia no 1o ETA, desde final dos anos 60, anos 70 e 80 completos !!!
Olá eu sou o Anderson e eu cheguei a voar neste avião em 1980 meu pai é militar e fomos para a fronteira com a Colômbia, o lugar é chamado Ipiranga
2 pelotão especial de fronteira, fiquei lá por 9 meses e tendo muitas histórias pra contar.
Um abraço e PARABÉNS pelo canal .
Que bacana, Anderson! Vamos conversar sobre as suas histórias? Se puder, faz contato com a gente pelo email: atendimento@edrotacultural.com.br
Forte abraço! Cláudio Lucchesi
Excelente vídeo!
Sou fã deste grande avião.
Ô Marcelo! Estas de volta! Sabe que um dia desses estava olhando uns vídeos mais antigos do Canal, com os seus comentários, e pensei - "cadê o Marcelo?" Legal te ver aqui de volta! Abraço forte, Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas Grande Cláudio!
Bacana é ver o seu canal decolando, full power na manete rumo ao sucesso.
Aquele abraço.
História muito interessante e importante! Parabéns pela pesquisa e divulgação do vídeo!
Parabéns
Sem querer cheguei neste canal . Gostei da frase no final: "Pensar faz bem".
Parabéns!
Bom dia, Cláudio Luchesi!
Conheci hoje o canal "RACHA".
Sou maranhense e resido em São Luís.
Parabéns por esse excelente documentário sobre os Catalinas. Revivi meu tempo de FAB em 1981.
Prestei, com orgulho, meu serviço militar obrigatório nesse ano na BABE Val-de-Cans (Base Aérea de Belém - PA), na 1a. Cia de Infantaria.
Minha turma de 112 colegas inaugurou essa nova Cia em um prédio mais moderno. Pois, até 1980 os alojamentos eram ainda na antiga unidade datada da II Guerra Mundial.
Ainda guardo na memória as imagens e os sons dos motores dos imponentes Douglas C-47 e Catalinas, pois os via diariamente.
No time 12:10 do vídeo mostra a imagem de um Hangar.
Esse é um Hangar do 1o. ETA localizado às margens do Rio Guajará, justamente para a manutenção dos Catalunas.
Ótimas lembranças!
Obrigado!
Raimundo "QUINTANILHA"
Itaitinga CE, 15 jul 2023.
Digo: ... Baia de Guajará ...
... manutenção dos Catalinas.
Que mensagem bacana, Raimundo!
Muito obrigado!
E te agradeço por todo o seu muito honrado serviço por nosso país!
Muito bacana tem você aqui no nosso Canal!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Ótimo vídeo, parabéns!!
Excelente video parabéns!
Muito bom. Saudações
Parabéns. Excelente...Sou se Manaus e ainda existe um lugar chamado Panair, onde os Catalinas pousavam.
Oi, Marcelo!
Nossa, que interessante!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Boa noite a todos.
Sou de Eirunepé-Am e vim para Manaus em 78, com 10 anos, mas o som dos motores desse avião e do C47 nunca saiu da minha lembrança.
O som deste motor acelerando na decolagem no rio é algo espetacular.
Salve, Cláudio. Tenham uma Vida Feliz, Longa e Próspera
Você também, amigo!
Obrigado por estar aqui no Canal conosco!
Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Excelente...adoro esse aviao. Pela imensidao da Amazonia deveriamos ter um hidroaviao
👏😲👏
Fantástico.
Oi @luidyjosedasilva2961
Que bom que gostou! Muito legal, mesmo!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Meu finado pai foi Catalineiro!!!!
Cheguei a presenciar o vôo de um dos últimos Catalinas que estava hangarado no "finado" PAMA Belém (1984/1985), onde o mesmo durante a sua decolagem ("finado aeroporto de Júlio César (desativado em novembro/2021) um dos motores apresentou problemas e o mesmo pousou em EMERGÊNCIA (monomotor)!!! E isso tudo vi de bem perto a grande habilidade dos pilotos!! Meses depois o mesmo foi recuperado e partiu para outro local!!!
Que legal que o nosso video te trouxe essas lembranças bacanas, Hernani. E fez tributo ao seu pai!!! E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Olá. Meu pai era Catalineiro também. Faleceu ontem, domingo, aos 84 anos. Sub Oficial QAV Antunes. Serviu na Base Aérea de Belém, 1o ETA. Qual o nome de guerra do seu pai ?
@@doctorrobert6038 Sub Oficial QAV Hernani!!! Com certeza se conheceram!!!!
@@hcsjr2006 Nossa 😱 !!! Certeza que sim. Graças a Internet , foi possível esse contato. Nossos pais eram " Os caras ", voavam no Catalina e Douglas C-47 até os confins da Amazônia. Os aviões eram velharias da 2a guerra, mas nossos pais faziam manutenções impecáveis. Verdadeiros guerreiros👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏💪💪💪
@@hcsjr2006 Lembro do PAMA. Parque de Material Aeronáutico, ficava na AV. DR Freitas, em Belém. Hoje nesse local fica o comando da PM / Pará...... velhos tempos 🍃
Voei várias vezes na Pata choca. Pby Catalina do 1° ETA (Devagar,mas chego lá). Saudades!
Oi, @arijunior7708!
Uau!!! Que legal!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Um ícone na Amazônia..
Boa noite Claudio! Excelente matéria sobre o Catalina. Sou filho do Gilberto Bitar e com muito orgulho de ver que ele faz parte da história da FAB e da Amazônia.
Muito obrigado 🙏
Nossa, que legal!!!! Você tem todos os motivos do mundo pra ter MUITO orgulho do seu pai. E ele também faz parte da História da ASAS - estava na nossa Edição 01! Espero que tenha curtido bastante o vídeo. Abraço forte! Claudio Lucchesi
Cláudio quando você puder faça mai matéria sob este incrível aeronave principalmente na área de querra
Meu pai fez parte do 1° ETA e participou do resgate de uma unidade como piloto no meio da floresta amazônica. Assistir ao vídeo, quantas lindas lembranças de meu pai.
Que legal essa sua mensagem, Matheus!
Forte abraço e Boas Festas! Claudio Lucchesi
Bom dia! Meu pai voava Catalina quando morávamos em Belém.
Que legal!
Se puder, compartilhe o vídeo com seus amigos e grupos, para podermos crescer cada vez mais!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas, Também, ele estava numa das turmas que trouxe os T-37 dos EUA. Eu era pequeno e fomos para a pista recebê-los pousando.
SC Jgua do Sul - 👏🏼👏🏼👏🏼SHOW!!!.. 🤜🏼R•ASAS🤛🏼
Olá, Cláudio.
Sensacional a história do CATALINA, meu pai serviu de 1951 à 1983 se não me engano, ele foi uns dos mecânicos dessa maravilhosa máquina o nome de Guerra do meu pai na época era Cb. Pepes.
Eu junto com ele participamos de vários eventos ( encontros) dos catalineiros que existiu ou se ainda existe.... Muito obrigado por trazer essas lembranças e que fez eu lembrar do meu pai !!!
Oi, Márcio! Pôxa, eu que fico muito feliz de um vídeo nosso te ter trazido as lembranças de seu pai! Muito bacana isso. Faz parte de nossa missão - preservar a memória da nossa Aviação, e das pessoas que fazem parte dessa História! Se tiver fotos do seu pai, desses encontros, etc, mande pra gente!
E-mail: atendimento@edrotacultural.com.br
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Os verdadeiros herois nacionais.
Com certeza! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Vídeo top
Há 43 anos (+ou -), li uma revista / reportagem, sobre o TRABALHO do C.A.N, na Amazônia e regiões, na capa e páginas seguintes, tinham fotos em preto e branco dos aviões CATALINA e DC 3, ambos cercados pela população indígena e outros, com sorriso aberto, quase idolatrando tais aviões, pois, além dos serviços dos Correios, também, levavam auxílio médico e alimentos... Essa reportagem me deu uma memória afetiva gigante, nostálgica, da minha infância e daquela revista que eu amava ler / ver as fotos dos aviões.
Se não me falha a memória, as fotos do final do vídeo, são as que vi na citada revista / reportagem...
Parabéns pelo trabalho !!!!!!
Essa foi muito boa, não sabia nada sobre estes Catalinas.
Quando cheguei no esquadrão do búfalo em 83 tinha um Catalunha em exposição ao lado do esquadrão passava por ele toda vez que ia ao rancho. Parabéns bela história e bons tempos que jamais voltará mas ficará registado em nossas vidas
Tive o previlegio quando criança em torno de 10 e 11 anos voar no Catalina civil operado pela Panair, de Manaus até Parintins no Amazonas, também tive o previlegio de conhecer um dos pilotos da Panair, o comte ANTONIO ALOSIO RORIZ meu sogro, já falecido.
Oi, @kleidermelo5411!
Nossa, que história bacana essa sua! Obrigado mesmo por compartilhar conosco aqui no Canal!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Claudio parabéns pelo ótimo conteúdo de seus vídeos. Como fã da aviação, você permite ampliar o conhecimento.
Divido suas publicações em meu FB.
Abraços
Oi, @ntballe2007!
Muito obrigado!
É muito bacana sentir esse retorno.
E muito obrigado por compartilhar o nosso Canal no FB! Convide também os seus amigos a se inscreverem!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Lembro do amaral neto na patachoca
Muito bom , tive um professor de motores que foi mecanico de Catalina !
Prezado amigo Claudio Lucchesi, cheguei a este excelente Canal recentemente, Parabéns, muito Bom! Sou Amazônida e presenciei quando garoto, decolagens e pousos dos magníficos PBY- Catalinas da FAB, na terra e na água. Em 1968 houve um acidente com o CA-10, que caiu em plena selva aqui em Rondônia, na época Território Federal. Conhecidos meus, inclusive minha professora sobreviveram, enquanto outros faleceram. Tenho um vídeo que fiz sobre este acidente, neste meu humilde Canal, o título é: Acidente Aéreo na Selva! CA - Catalina da FAB. Quem sabe o amigo gostaria de visualiza-lo. Seria uma honra enorme para mim. Fraternal Abraço!
Seja MUITO bem-vindo, Maurino!!! Vou assistir o teu vídeo, sim - com certeza! E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Assisti! Muito dez!!! E me inscrevi no teu canal! Abração!
@@RevistaAsas Grande prazer receber teu comentário e inscrição! Seja muito bem-vindo! Tua presença engrandece este meu Canal, e saber que você gostou do vídeo do CA-10 que a FAB perdeu aqui em Rondônia, me animou ainda mais a prosseguir lutando e produzindo porque gostamos do que fazemos, principalmente divulgar fatos da Aviação. Tamo junto! Um Abraço.
Sou de Manaus-Am e escuto muitas histórias da hidro-aviação do meu Sogro!
Oi, Mauro - assiste esse vídeo com o sogrão!!! E olha, pode nos ajudar o "pontapé final" para os 10 mil inscritos!? Abraço forte! Claudio Lucchesi
Seria muito bom para o Brasil hoje e ainda por muito tempo adiante um avião anfíbio moderno que pudesse dar apoio logístico e para combate a incêndios na Amazônia e Pantanal.
Taí uma ideia para a Embraer pensar a respeito!
Montei esse kit da Revell do Brasil. Arno Kikoler. Valeu, Asas!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Claudio
Um dos maiores pilotos de Catalina da FAB, se não for o maior, foi o Cel. Luiz Mauro, que foi Diretor do Clube de Aer., e faleceu recentemente.
lembrei-me dos episódios do "Amaral Neto - O Repórter"
Sugestão de matéria: tem um documentário na Netflix: Mercury 13: O espaço delas. Sobre a não participação feminina nos primeiros vôos espaciais. Cenas legais de uma história não muito conhecida. Bem legal.
Muito boa dica, José Bueno! Vamos ver, sim! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Em 1970 pousei em um Catalina no aeroporto de Ponta Pelada em Manaus vindo do Ipiranga fronteira com Colômbia com meu pai, mãe mais dois irmãos. Meu pai era do Exército Brasileiro.
Amigo Claudio, para minha surpreza, conforme comentei acima, o acidente ocorreu aqui em Rondônia, na selva, mais ou menos próximo a minha cidade, Guajará Mirim, justamente com o CA 10, que você mostrou em destaque, no seu vídeo!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
rop!!
Meu pai foi mecanico de voo de catalina no amazonas se nao me engano o que esta no museo do rio
Meu pai também. Sub Oficial QAV ANTUNES. faleceu ontem , aos 84 anos. Serviu durante os anos 70 e 80 na Base Aérea de Belém, 1o ETA. Qual o nome de guerra do seu pai ?
Gostaria de ver uma matéria do sa-16 Albatros quando serviram na Faz.
Os Catalinas e os Buffalos foram aeronaves extremamente importantes para o sucesso das missões executadas na Amazônia!
Primeiro comentário
Consegui voar uma vez nessa icônica aeronave, voltando de Salvador à BH e depois por C47 à Guaratingueta
Essas aeronaves também voavam a Fernando de Noronha, principalmente em missões de misericórdia
uau! manilhas! qual era carga útil do catalina?
Oi, André! Me parece que era algo em torno de 1.800kg, quase duas toneladas. E olha, pode nos ajudar o "pontapé final" para os 10 mil inscritos!? Abraço forte! Claudio Lucchesi
Lembrei que nos anos 1970 tinha um livro de Portugues, em que uma das licoes tinha um texto sobre "Catalina de borracha".
Amigo Claudio, conforme vc havia prometido quando pedi num comentário no video do Bufallo, aí está a História do Catalina. Já li que um grande problema na operação dessas incríveis aves nos rios da Amazônia era muitas vezes a presença de troncos semi ou totalmente submersos que ao colidirem c/ o casco abriam buracos, era praxe fazer uma passagem prévia a baixa altura e velocidade no trecho que iriam pousar a fim de tentar visualizar esses obstáculos, mas nem sempre eram bem sucedidos. E como vc já deve ter percebido, sou pidão, então que tal um novo video agora contando a História do surgimento e da sua operação na 2ª GM? Desculpe mas se o prato é saboroso e feito por um cozinheiro de 1ª como Vossa Senhoria, não dá p/ não pedir mais, rs. Abraços.
Aguenta aí, Luciano! Vamos te atender, kkkkk E olha, pode nos ajudar o "pontapé final" para os 10 mil inscritos!? Abraço forte! Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas Valeu amigo, quando posso sempre recomendo seu Canal. Abs.
Oi Luciano, sou o Marcelo Andrade, vai ver somos primos distantes!! Kkk sou do RJ. Na saudosa revista de aviação VOAR, da década de 80, tem uma matéria sobre um Catalina na Fab que ao bater em um tronco, fez um furo no casco, vindo a aeronave a afundar sem perdas de vidas. Depois de 1 semana trabalhando para trazê-lo a tona, conseguiram ligar os motores e o levaram de volta para Belém. Acho que ASAS poderia ressuscitar esta aventura!
@@marcelotadeu5532 Sou seu primo baiano, rs. Não dá precisar onde já li essas histórias, pois comecei a pesquisar sobre Aviação/Defesa/História da 2ªGM quando tinha uns 12/13 anos ( hoje tô c/ quase 55 ), colecionava todas as revistas possíveis, buscava livros em sebo, colecionava Cartões Postais de Aviação, etc. até que a situação financeira sabotou esse meu esforço de guerra ... Meu 1º livro de Aviação foi o ‘Todos os Aviões do Mundo’ de Enzo Angelucci, ed. Melhoramentos, mas antes disso já lia os 3 volumes de ‘A Grande Crônica da 2ªGM’ do Reader's Digest, cada um tinha umas 1000 páginas, há pouco tempo por curiosidade encontrei no Google vendendo essa coleção usada, claro. Um grande abraço, parente.
@@lucianoandrade5007 Cara, tenho 54 anos, coleciono Flap, Asas, Aero Magazine, Tecnologia e Defesa, Revista Força Aérea, Segurança e Defesa. Claro que não dá para comprar tidas. Meu primeiro livro? TODOS AVIÕES DO MUNDO, Enzo Angelucci! Kkkkkk, tenho até hoje!!! E as coleções Aviões de Guerra da Nova Cultural, Guia de Armas de Guerra, Guerra nos Céus, da RGE, Tudo Sobre Aviões de Combate, Aviões de Guerra e muitos livros, como Loucos e Heróis , do nosso amigo Cláudio Lucchese, que um dia conhecerei pessoalmente! Que coincidência. Meu contato 21-99587-6633
Até hoje hidroaviões deveriam ser usados na Amazônia com eram.
Cláudio, parabéns pelo vídeo lembrando que maior aviador da FAB da 2 guerra em nr de missões Alberto Martins Torres também voou neste avião e anos 80 a FAB cogitou a compra do Dornier Seastar avião anfíbio mas como sempre só um projeto sem ser concretizado
Claudio otimo video uma historia otima poderia fazer um video sobre outro historico o C 47. Uma duvida nao peguei os seus videos desde o comeco a duvida e qual e do kavaslki e do filme Madasgasgar nao e? Mais porque vc usa como.mascote?
Oi, Carlos Augusto - obrigado por estar conosco aqui no Canal! Sobre o Kowalsky, sim, ele é um dos pinguins do filme "Madagascar". Mas a brincadeira comigo é porque botaram um nome no pinguim que me remeteu à um seriado da minha infância, o "Viagem ao Fundo do Mar", com o submarino Seaview - e um dos tripulantes era o Kowalsky :) E posso te pedir um favor? Se puder, nos ajude a crescer em inscritos! Divulgue a gente. Te agradecemos de coração. Forte abraço, Claudio Lucchesi.
Sensacional. Não sei se você conheceu a Ada Rogatto que trabalhava no museu da aeronáutica na oca do Ibirapuera no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Mulher pioneira da Aviação brasileira, paraquedista, 1a a sobrevoar a Amazônia. Seria show uma vídeo sobre ela!!! Parabéns pelos 10k inscritos a serem completados nas próximas horas. Abração
Sugestão anotada, Fê. E você viu que realmente observamos as sugestões! :) Abraço forte! Claudio Lucchesi
Amaral neto reporter voou de catalina o fundador da Embraer Ozires Silva também.
Always 1989, melhor cena de abertura de filme da vida com um Catalina. Quem tiver curiosidade de procurar, acho que vai gostar. E ainda tem "Al, o tal"...Kkkkkkkkkkk.
Estados Unidos voltará a fabricar o novo catalina , com motores turboélices GE e novas hélices, porém idêntico ao antigo CA-10 Catalina da FAB em fuselagem , e tamanho das asas com suas canoas dobráveis.
Deve ter muito filho desses PBY Catalina no interior do Amazonas kkkkkkkkk
Com certeza, kkkkkk
Abraço forte! Claudio Lucchesi
Duas cagadas brasileiras: abandonar as ferrovias e abandonar a aviação anfíbia.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏