Se nota que para ud es muy difícil o duro relatar toda esa fantástica y a la vez muy triste. Me parece que no solamente fue una historia triste para la aviación de Brasil, sino para todo ese gran país, muy bueno su relato me resultó atrapante, muchas gracias y felicitaciones por todo el relato
Visitei o museu da TAM e lá estava no centro do hangar tal e qual um Rei muito querido e admirado pelos seus súditos, exibindo toda a sua elegância e virilidade um Lockheed Constellatio nas cores da PANAIR, infelizmente não estava aberto para visitação.
O Aeroporto de Barreiraas fica na região oeste da Bahia, localizado no alto de uma serra denominada Bandeira numa altura de mais de 700 metros. Segundo informa a Wilkpedia tinha 4 pistas e já foi utilizado como Base Aérea dos Estados Unidos.
Acabei de asssistir agora. Parabéns pela live maravilhosa, daquelas que nem percebemos quando acaba... Uma aula de história da aviação, capítulo Pan Air.
Panda teu canal é ogimot. Parabéns. A história da g as gagueira do teu pai Grande Joelmir que admirei muito foi vero? O padre Donizeti mandou-o tomar sopa de quiabo. Eu achava teu psi o mais escorreito da tb brasileira. Vc tem bom pedigree. Te admito, Abcs Ribeirão Preto. Em tempo fui amigo do Sr Armando Coltro cuja família foi vizinha, quando teu pai morava em SP VIZUNHO DO JOCKEY P O
Prezado Gianfranco: O meu Pai, veio da Itália pro Brasil, em meados de 1946 com o PCF. Desembarcou no Galeão e de barco foram até o Santos-Dumont fazer Alfandega... Ganhou diploma de cruzar o Equador, assinado pelo comandante norte-americano...
Esperando pela live da Real. E Falando da Real Aerolinhas, eu tinha um lindo cartão postal dela que meu pai me deu e era a foto de um Convair com as listras verdes horizontais na cauda que que dei/ enviei para famoso Designer americano, Ed Benguiat, que conheci pessoalmente qdo estudei no SVA (School of Visual Arts em NY) e ele colecionava postais de aerolinhas...Lá em 1986
Panda, acho que muita gente esquece que a Cruzeiro se beneficiou com o fechamento da Panair porque como eu sempre pensa que a Cruzeiro já era da Varig em 1965.
Panda bem que você poderia futuramente falar um pouco sobre o Comandante Rolim Amaro. Você que viveu este meio é a melhor pessoa. No video da vasp você fez um breve comentario sobre ele na reunião da CONAC fiquei curioso em saber mais da historia dele.
PANAIR DO BRASIL DOUGLAS DC8 - RIO DE JANEIRO COPACABANA PALACE 1963 - ua-cam.com/video/WTmKKyEAVP8/v-deo.html - Copacabana Palace é um filme com a qualidade da trilha sonora, onde estão presentes João Gilberto, Tom Jobim, Luis Bonfá, Os Cariocas e Norma Bengell.
Parabéns Panda! Além disso, óbvio que quando a Panair foi assassinada não iria sobrar nada para a VASP. O DAC não gostava (Detestava? Odiava?) a companhia paulista...
Carlos Lacerda, na época Governador da Guanabara, considerando o valor da Panair para o Estado, quis incorporá-la, mas foi instado pelo Governo Federal. A Justiça criou uma Vara de Falências só para cuidar da massa falida da Panair. Se não me engano, até hoje a família Rocha Miranda não foi indenizada pelos imóveis que ela no Galeão e Guararapes , em Recife.
A Condor (Cruzeiro do Sul) foi a verdadeira pioneira. Teve autorização do governo para operar (e operou DE FATO) as primeiras linhas domésticas do Brasil a partir de 26/01/1927, meses antes da Varig, fundada em 07/05/1927. A Varig avocou seu suposto "pioneirismo" em 1952, alegando que foi "a primeira empresa registrada como "Cia Aérea" no Brasil", supostamente antes da Condor. Acontece que a Condor era registrada como "Sociedade Mercantil". Na época o nome "Cia Aérea" era pouco conhecido. A Condor Syndikate era registrada como uma empresa "holding" em Berlim, e sua principal subsidiária era a Condor do Brasil, que cumpriu todas as formalidades legais exigidas à época para operar vôos domésticos no Brasil (inclusive com matrículas brasileiras nas aeronaves) embora não fosse exigido pelo governo seu registro em junta comercial no Brasil. Em 05/12/1927, a Condor (que já operava rotas regulares desde 26/01/1927) finalmente formalizou seu registro no Brasil, em mero ato burocrático. Mas toda a frota, tripulações, equipamentos e rotas (que já operavam regularmente desde JAN/1927) continuaram operando exatamente COMO JÁ OPERAVAM ANTES. A Condor aliás, era a principal acionista da Varig (inclusive a primeira aeronave da Varig - e única, na época - foi cedida pela Condor. Portanto, a Condor foi pioneira de fato. A Varig posteriormente (1952) se agarrou numa formalização burocrática de registro na junta comercial para se auto-intitular "Pioneira", mas isso não corresponde à realidade dos fatos. Afinal, “pioneira” deve ser considerada a primeira empresa que operou rotas regulares no Brasil com aeronaves de matrícula brasileira, e não a empresa que se registrou antes em uma junta comercial brasileira.
Excelente. Para quem ainda acha que a VARIG "matou" a Panair, teimam em esquecer as conquistas da "Pioneira" - uma empresa quase regional até 1946 - competindo com as diversas empresas que existiam que eram maiores e mais fortes e as vencendo até encostar na Panair - que (com as merecidas glórias), tinha por trás a poderosa Pan American fornecendo o apoio e "knowhow" que a levaram a posição que atingiu. Foi o denodo da pequena empresa gaúcha e seus funcionários (assim como os da Panair) que a levou a condição que conquistou com ou sem o episódio (triste) da cassação das linhas da Panair; em 1965 a VARIG apesar de não voar para Europa era de longe uma empresa maior que a Panair (a REAL/AEROVIAS já era muito maior ao ser absorvida pela VARIG em 1961). O glamour das linhas internacionais da Panair para Europa é a razão da implicância com a VARIG. Outro aspecto que é citado no livro "Pouso Forçado" é que a VARIG desde 1955 já almejava adquirir a Panair no processo de nacionalização da mesma, porém suas investidas sempre foram infrutíferas por vetos da PanAm - acionista majoritário - que evidentemente não via com bons olhos o crescimento da VARIG - seu concorrente no mercado Norte-Americano. Efetivamente, teria sido interessante a aviação brasileira com VARIG, CRUZEIRO, VASP, TRANSBRASIL e PANAIR - infelizmente fomos privados desse passado recente.
Há depoimento no CPDOC / FGV que relata o esforço do Sr. Berta, por si ou pela VARIG ( a qual dirigia ), para obter as linhas internacionais da PANAIR. Se não me engano o declarante dá a entender que os 2 sócios majoritários tinham conhecimento dessa iniciativa subterrânea. Isso casa como uma luva com o que nos relata G Betting nesse vídeo. Cada qual faça seu julgamento
@@alvarochaves3985 caro colega, desde que foi "forçada" a adquirir parte do Consórcio Real Aerovias (posteriormente todo o conglomerado) pelo governo federal - embora fosse interessante para a empresa obter as rotas do consórcio que a essa altura era de fato a maior empresa nacional em frota e uma das maiores do mundo (7a. se não me engano). Esses dados estão disponíveis em diversos livros mas em especial no citado "Pouso Forçado" que trata da infeliz interferência do governo militar que levou ao fim da Panair. Isso (absorção da Real Aerovias) se deu em 1961 ou cerca de 3/4 anos do triste episódio envolvendo a Panair.
PANDA eu ia contar o lado da Revolução, não vou, você sabe e eu não vou agredir a sua inteligência O Berta,gaucbo, "dono" dd uma empresa GAUCHA foi chamado para a seguinte conversa: Quanto tempo você precisa para assumir as rotas da Panair? O resto você sempre5 soube
ua-cam.com/video/uOBp6F2v5lQ/v-deo.html - PANAIR DO BRASIL 1964 - DOUGLAS DC8 ( PARIS / LISBOA ) Um filme em preto e branco voando na PANAIR. Um ar de nostalgia. Nossa a gente se sente dentro do filme. O cinema era outro hoje em dia é tudo efeitos especiais.
Porque não foi dividido entre Varig e Cruzeiro, todas as linhas da Panair? O filé mignon ficou com a VARIG, sem a menor dúvida!!!! Não compare uma malha europeia com 4 caravelles pro prata e linhas subsidiadas para a amazônia, com uma malha européia.
Saudade Dos Aviões Da Panair (Conversando No Bar) / Paula E Bebeto - ua-cam.com/video/T2H-GKMf02w/v-deo.html - Saudade Dos Aviões Da Panair (Conversando No Bar) / Paula E Bebeto · Milton Nascimento
Boa noite meu amigo, esse episódio da queda de um avião por um raio, é verdade? www.meionorte.com/blogs/memoria/boeing-e-atingido-por-raio-em-pleno-ar-e-81-pessoas-morrem-349916
Elis Regina Milton Nascimento Saudade dos Aviões da Panair - ua-cam.com/video/Uc0Ye6EeymA/v-deo.html
4 роки тому+5
Acho muita ingenuidade Panda que a Varig não usou sua influência para tirar a Panair do circuito. É de conhecimento de todos a influência da Varig dentro do governo naquela época. E outra coisa, qual o motivo do nada o governo dizer: vamos escolher uma empresa pra destruir hoje, pronto a Panair, e vamos dar a Varig! Ingenuidade não?
PANAIR DO BRASIL...A SOBERANA DO ATLÂNTICO SUL!!
Se nota que para ud es muy difícil o duro relatar toda esa fantástica y a la vez muy triste. Me parece que no solamente fue una historia triste para la aviación de Brasil, sino para todo ese gran país, muy bueno su relato me resultó atrapante, muchas gracias y felicitaciones por todo el relato
Si... todo eso és una verguenza y una tristeza que no tiene ninguna explicación plausible...
Boa noite. Aviação é cultura. Muito obrigado.
Visitei o museu da TAM e lá estava no centro do hangar tal e qual um Rei muito querido e admirado pelos seus súditos, exibindo toda a sua elegância e virilidade um Lockheed Constellatio nas cores da PANAIR, infelizmente não estava aberto para visitação.
Pena o museu da Tam não estar aberto para a visitação
Brasil dois passinhos pra frente, três para trás.
Parabéns panda pela história do início da viação ..
O Aeroporto de Barreiraas fica na região oeste da Bahia, localizado no alto de uma serra denominada Bandeira numa altura de mais de 700 metros. Segundo informa a Wilkpedia tinha 4 pistas e já foi utilizado como Base Aérea dos Estados Unidos.
Acabei de te achar Panda
Te vi no aviões e músicas
Ja me inscrevi.
☺️🙏
Acabei de asssistir agora. Parabéns pela live maravilhosa, daquelas que nem percebemos quando acaba... Uma aula de história da aviação, capítulo Pan Air.
Essa foi uma das grandes cias aéreas que não tive a oportunidade de voar mas os que voaram na Panair ,só me falaram que éra a melhor de todas elas
Muito Legal o seu canal Panda 🐼
Parabéns pela Live, colocando cada coisa no seu devido lugar. O governo, o judiciário, a Varig ...
Nem vi o tempo passar .. por mais lives enriquecedoras como estas. Obrigado, Panda!
Excelente videos!!! Obrigado por nos presentear com a seu conhecimento ! 👏🏻👏🏻👏🏻
Panda vc é um fenômeno da aviação brasileira
Panda teu canal é ogimot. Parabéns. A história da g as gagueira do teu pai Grande Joelmir que admirei muito foi vero? O padre Donizeti mandou-o tomar sopa de quiabo. Eu achava teu psi o mais escorreito da tb brasileira. Vc tem bom pedigree. Te admito, Abcs Ribeirão Preto. Em tempo fui amigo do Sr Armando Coltro cuja família foi vizinha, quando teu pai morava em SP VIZUNHO DO JOCKEY
P
O
Parabens. Finalmente uma boa explicação
Prezado Gianfranco: O meu Pai, veio da Itália pro Brasil, em meados de 1946 com o PCF. Desembarcou no Galeão e de barco foram até o Santos-Dumont fazer Alfandega... Ganhou diploma de cruzar o Equador, assinado pelo comandante norte-americano...
Panda, seu sarcasmo não existe 🤣 as melhores lives está aqui no Pandaviation parabéns!!!
uma senhora de uma live!! Panda, sua colaboração para o mundo é imensurável
!!
Panda, que tal um vídeo com pinturas que você sugeriria para os aviões presidenciais de alguns países? Parabéns pelo trabalho!
Canal para quem fuma, cheira e injeta avião rsrs. Muito bom
panda voc^e fantastico
Belíssimo vídeo , verdadeira aula .
Como sempre, uma aula
Esperando pela live da Real.
E Falando da Real Aerolinhas, eu tinha um lindo cartão postal dela que meu pai me deu e era a foto de um Convair com as listras verdes horizontais na cauda que que dei/ enviei para famoso Designer americano, Ed Benguiat, que conheci pessoalmente qdo estudei no SVA (School of Visual Arts em NY) e ele colecionava postais de aerolinhas...Lá em 1986
Real - Aerovias (Brasil)
Bueno papo Panda!!
Panda, acho que muita gente esquece que a Cruzeiro se beneficiou com o fechamento da Panair porque como eu sempre pensa que a Cruzeiro já era da Varig em 1965.
Panda bem que você poderia futuramente falar um pouco sobre o Comandante Rolim Amaro. Você que viveu este meio é a melhor pessoa. No video da vasp você fez um breve comentario sobre ele na reunião da CONAC fiquei curioso em saber mais da historia dele.
PANAIR DO BRASIL DOUGLAS DC8 - RIO DE JANEIRO COPACABANA PALACE 1963 - ua-cam.com/video/WTmKKyEAVP8/v-deo.html - Copacabana Palace é um filme com a qualidade da trilha sonora, onde estão presentes João Gilberto, Tom Jobim, Luis Bonfá, Os Cariocas e Norma Bengell.
FatoCerto.
Parabéns Panda! Além disso, óbvio que quando a Panair foi assassinada não iria sobrar nada para a VASP. O DAC não gostava (Detestava? Odiava?) a companhia paulista...
Panda, se tivesse uma lei que permitisse ressuscitar todas as empresas do passado... já pensou? kkkkkk seria um espetáculo 😄
O espírito Panair não morreu porque ela ainda é uma família!
Show de live Panda!!!!
Melhores lives é do panda 👏👏
Panda, o que o Omar Fontana pensava sobre a Varig ter herdado a Panair. Obrigado pelo vídeo e um Abraço!
Carlos Lacerda, na época Governador da Guanabara, considerando o valor da Panair para o Estado, quis incorporá-la, mas foi instado pelo Governo Federal. A Justiça criou uma Vara de Falências só para cuidar da massa falida da Panair. Se não me engano, até hoje a família Rocha Miranda não foi indenizada pelos imóveis que ela no Galeão e Guararapes , em Recife.
A Condor (Cruzeiro do Sul) foi a verdadeira pioneira. Teve autorização do governo para operar (e operou DE FATO) as primeiras linhas domésticas do Brasil a partir de 26/01/1927, meses antes da Varig, fundada em 07/05/1927. A Varig avocou seu suposto "pioneirismo" em 1952, alegando que foi "a primeira empresa registrada como "Cia Aérea" no Brasil", supostamente antes da Condor. Acontece que a Condor era registrada como "Sociedade Mercantil". Na época o nome "Cia Aérea" era pouco conhecido. A Condor Syndikate era registrada como uma empresa "holding" em Berlim, e sua principal subsidiária era a Condor do Brasil, que cumpriu todas as formalidades legais exigidas à época para operar vôos domésticos no Brasil (inclusive com matrículas brasileiras nas aeronaves) embora não fosse exigido pelo governo seu registro em junta comercial no Brasil. Em 05/12/1927, a Condor (que já operava rotas regulares desde 26/01/1927) finalmente formalizou seu registro no Brasil, em mero ato burocrático. Mas toda a frota, tripulações, equipamentos e rotas (que já operavam regularmente desde JAN/1927) continuaram operando exatamente COMO JÁ OPERAVAM ANTES. A Condor aliás, era a principal acionista da Varig (inclusive a primeira aeronave da Varig - e única, na época - foi cedida pela Condor. Portanto, a Condor foi pioneira de fato. A Varig posteriormente (1952) se agarrou numa formalização burocrática de registro na junta comercial para se auto-intitular "Pioneira", mas isso não corresponde à realidade dos fatos. Afinal, “pioneira” deve ser considerada a primeira empresa que operou rotas regulares no Brasil com aeronaves de matrícula brasileira, e não a empresa que se registrou antes em uma junta comercial brasileira.
Entre outras coisas.
@Johnny Medes - Irretocável. É um daqueles casos que a Publicidade consagrou o equívoco! 👏
Barreiras é oeste da Bahia :)
Excelente. Para quem ainda acha que a VARIG "matou" a Panair, teimam em esquecer as conquistas da "Pioneira" - uma empresa quase regional até 1946 - competindo com as diversas empresas que existiam que eram maiores e mais fortes e as vencendo até encostar na Panair - que (com as merecidas glórias), tinha por trás a poderosa Pan American fornecendo o apoio e "knowhow" que a levaram a posição que atingiu. Foi o denodo da pequena empresa gaúcha e seus funcionários (assim como os da Panair) que a levou a condição que conquistou com ou sem o episódio (triste) da cassação das linhas da Panair; em 1965 a VARIG apesar de não voar para Europa era de longe uma empresa maior que a Panair (a REAL/AEROVIAS já era muito maior ao ser absorvida pela VARIG em 1961). O glamour das linhas internacionais da Panair para Europa é a razão da implicância com a VARIG. Outro aspecto que é citado no livro "Pouso Forçado" é que a VARIG desde 1955 já almejava adquirir a Panair no processo de nacionalização da mesma, porém suas investidas sempre foram infrutíferas por vetos da PanAm - acionista majoritário - que evidentemente não via com bons olhos o crescimento da VARIG - seu concorrente no mercado Norte-Americano. Efetivamente, teria sido interessante a aviação brasileira com VARIG, CRUZEIRO, VASP, TRANSBRASIL e PANAIR - infelizmente fomos privados desse passado recente.
Há depoimento no CPDOC / FGV que relata o esforço do Sr. Berta, por si ou pela VARIG ( a qual dirigia ), para obter as linhas internacionais da PANAIR.
Se não me engano o declarante dá a entender que os 2 sócios majoritários tinham conhecimento dessa iniciativa subterrânea. Isso casa como uma luva com o que nos relata G Betting nesse vídeo.
Cada qual faça seu julgamento
Excelente comentário 👍👏👏👏👏👏👏👏
E desde quando a Varig era maior que a Panair ?
VARIG, ETERNA PIONEIRA!
@@alvarochaves3985 caro colega, desde que foi "forçada" a adquirir parte do Consórcio Real Aerovias (posteriormente todo o conglomerado) pelo governo federal - embora fosse interessante para a empresa obter as rotas do consórcio que a essa altura era de fato a maior empresa nacional em frota e uma das maiores do mundo (7a. se não me engano). Esses dados estão disponíveis em diversos livros mas em especial no citado "Pouso Forçado" que trata da infeliz interferência do governo militar que levou ao fim da Panair. Isso (absorção da Real Aerovias) se deu em 1961 ou cerca de 3/4 anos do triste episódio envolvendo a Panair.
PANDA eu ia contar o lado da Revolução, não vou, você sabe e eu não vou agredir a sua inteligência
O Berta,gaucbo, "dono" dd uma empresa GAUCHA foi chamado para a seguinte conversa: Quanto tempo você precisa para assumir as rotas da Panair? O resto você sempre5 soube
Conheço bem a gauchada. Eles só pensam neles.
🎓
😁
ua-cam.com/video/uOBp6F2v5lQ/v-deo.html - PANAIR DO BRASIL 1964 - DOUGLAS DC8 ( PARIS / LISBOA ) Um filme em preto e branco voando na PANAIR. Um ar de nostalgia. Nossa a gente se sente dentro do filme. O cinema era outro hoje em dia é tudo efeitos especiais.
Panda, não tem outro nome, é GOLPE.
Porque não foi dividido entre Varig e Cruzeiro, todas as linhas da Panair? O filé mignon ficou com a VARIG, sem a menor dúvida!!!! Não compare uma malha europeia com 4 caravelles pro prata e linhas subsidiadas para a amazônia, com uma malha européia.
Saudade Dos Aviões Da Panair (Conversando No Bar) / Paula E Bebeto - ua-cam.com/video/T2H-GKMf02w/v-deo.html - Saudade Dos Aviões Da Panair (Conversando No Bar) / Paula E Bebeto · Milton Nascimento
O que eram linhas amazonicas de catalina perante rotas europeias rs...
Boa noite meu amigo, esse episódio da queda de um avião por um raio, é verdade?
www.meionorte.com/blogs/memoria/boeing-e-atingido-por-raio-em-pleno-ar-e-81-pessoas-morrem-349916
Não foi a Varig e sim o Rubem Berta que estava envolvido.
O que dá no mesmo já que o referido era o "dono" da VARIG.
Se o regime militar lhe tivesse pedido,ordenado
Panda, o Dr. OMAR faria o voo, assumia as slots da Pan Air?
Não
Governo militar é isso aí!
Elis Regina Milton Nascimento Saudade dos Aviões da Panair - ua-cam.com/video/Uc0Ye6EeymA/v-deo.html
Acho muita ingenuidade Panda que a Varig não usou sua influência para tirar a Panair do circuito. É de conhecimento de todos a influência da Varig dentro do governo naquela época. E outra coisa, qual o motivo do nada o governo dizer: vamos escolher uma empresa pra destruir hoje, pronto a Panair, e vamos dar a Varig! Ingenuidade não?
A Panair tinha donos considerados inimigo da ditadura
O condenado foi o PP-PDU; O PDV voou atá 75.
PDV voou até pegar fogo em Manaus, antes disso.
Que headphones é esse panda?
Corsair
56° Like! Abraços Panda.
Putzzzz cheguei atrasado
1:25:32 outro cretino EDUARDO GOMES! E a Cruzeiro herdou coisas que são bem mínimas em relação ao presentão que a VARIG ganhou.