Acho que a solução pro transito é usar menos o transito, e não usar de forma automatizada. Já que com o aumento de trabalhos em home office e sistemas híbridos, a tendência é que as pessoas prefiram ficar em casa, para fazer a maioria das coisas. Se esse sistema for mais organizado as pessoas sairiam apenas para o lazer, ou quando realmente for necessário. Isso junto com o uso de transportes públicos eficientes é muito mais interessante do que o uso de carros automatizados.
Sem planejar as cidades, nada pode melhorar. As pessoas têm que poder sair para trabalhar e estudar e socializar. Muitos trabalhos não podem ser feitos em casa. Outros podem, mas não devem. Tem que planejar as vias, transporte coletivo, habitações, comércios, serviços e indústria. Os carros devem ter seu uso compartilhado.
Mas sabemos que a solução não é o transporte individual. A estrutura de transporte coletivo pros principais trajetos, mais emprego perto das casas.... muito mais coisas. Acho que seria interessante abordar o tema também.
Acho que as questões apresentadas destacam bem uma questão da Administração: nem sempre o ótimo local é a melhor maneira de se conseguir o ótimo global. Outro ponto interessante é que veículos autônomos, a até elétricos, não são uma solução para uma mobilidade urbana sustentável. Reduzir a necessidade de deslocamentos longos, como o uso de centralidades, e investir em transporte público de alta e média capacidade, como metrô e BRT, é o que mais impacta positivamente no todo (o ótimo global).
Entretanto, se os carros continuarem rodando, em vez de estacionar, a sua vida útil será consumida mais rapidamente. Isso resultaria em mais custos com a substituição/revisão dos veículos e em maior produção de "lixo automotivo", o que é ainda mais preocupante se esses veículos forem elétricos, já que o descarte de baterias é algo complexo.
Sempre vejo esses estudos de carros autônomos e parece sempre algo muito interessante sobre a parte de diminuir o trânsito. Mas a maioria dos estudos são feitos em lugares aonde a maior parte do transporte é esmagadoramente feita por carros. Fico sempre curioso para saber como esses modelos funcionariam em um lugar como Brasil aonde se tem milhares de motos, como os carros autônomos funcionariam em um cenário desses, com motoqueiros andando pelo corredor.
Caraca, rapaz. Por isso gosto de bicicleta. Bem prático e não faz barulho. Kkkkk... Bem zoados, esses problemas. Gosto de seus vídeos que você dá um lado bom, um lado ruim, um mais ou menos e possíveis soluções. Valeu!
Só eu reparei que, se essa teoria se concretizar, a humanidade nunca vai parar de produzir e consumir. Carros rodando 24h/dia, a tecnologia funcionando sempre 24h/dia. Sempre, a todo segundo, em movimento e se movimentando. Chegou o momento onde parar é mais custoso do que ficar em movimento.
A tendência é evoluir para um sistema político neocapitalista, passando a policiar o poder dos homens com as influencias naturais, tentando diminuir questões agravantes, para se manter mais tempo no planeta Terra. Mas por fim, somos o vírus do planeta, somos a maior praga que existe!
A resposta está no investimento de transporte público autônomo. Diminuindo a quantidade de carros na rua, e aumentando a fluidez, assim o automóvel realmente quase não para e consegue ter vários passageiros aproveitando a viagem
@@EscoladoDiaaDia exatamente como um ônibus normal, só que utilizando carros autônomos. A ideia de investir nisso é justamente para diminuir a quantidade de carros nas ruas e melhorar a utilização de transportes públicos e compartilhados
Carros autônomos não avançarão semáforos, não circularão acima do limite de velocidade das vias, não estacionarão em locais proibidos, não farão ultrapassagens em condições perigosas. E não justificarão o mimimi dos motoristas que fazem isso tudo e depois têm a *_cara de pau_* de reclamar de "indústria de multa".
Parece que quando o ser humano atinge uma certa idade, ele passa a temer os avanços tecnológicos que tornam a nossa vida mais fácil em vez de almejar eles. É triste.
Essa visão ainda é bem norte-americana, com cada pessoa tendo um veículo para se isolar das outras pessoas e a indústria ter mais veículos para vender. O transporte do futuro será impessoal e mais coletivo, com as pessoas podendo interagir por diversos mecanismos, inclusive tendo reuniões de trabalho a caminho de algum lugar.
@@heliosantos8320 Acho que existe um ponto geracional nessa questão de "sanidade", eu acredito que as gerações mais novas não se incomodam tanto quanto nós os mais velhos(tenho 40). Quem já nasceu em um mundo conectado e remoto, não me parece esquentar a muringa em adotar esse tipo de relação de trabalho, interação social ou comércio.
@@noobinaction3910 pode ser, mas ainda acho q esse é um estado adquirido pelos menos maduros dada a facilidade da conexão remota mas q tbm lhes alivia a pressão de se relacionar. Somos criados pra desconfiar uns dos outros e aí procuramos mais bens de consumo pra aliviar a solidão. É bem visível como as pessoas se transformam dentro de uma rede social, pois lá não há amarras. Mas acredito q é assim q o modelo vigente nos quer: alienados e desunidos. Acho triste.
Eu prefiro transporte individual.Pra grandes distância aí o transporte público pode ser mais eficiente mas nas cidades esse tipo de transporte só político empresas e sindicatos que gostam ou seja só gosta quem não usa....
Uma consideração que me ocorreu foi que o quanto a quantidade de carros existentes pode diminuir no momento em que todos ou pelo menos a maioria dos carros forem autônomos. Eu imagino que pode diminuir muito, considerando o quanto vemos de carros parados na maioria do dia ou as vezes da semana ou mês de uso.
Eu sonho todo dia com transito autônomo. Só quem já passou por muita merd@ no transito por causa da irresponsabilidade alheia sabe como o ser humano não tem a menor capacidade de dirigir veículos em uma malha de trafego.
e ainda faltou levar em conta a falta de supervisão humana dentro do veículo, o que pode acarretar em situações desagradáveis, como por exemplo um passageiro ter que lidar com o lixo, eventualmente, deixado pelo passageiro anterior, lixo esse que pode ser de várias origens (fica a cargo da imaginação rsrs) e possível depredação do veículo.
Átila, por favor adicione as referências sobre os ASICS e a obsolescência dos computadores de mineração de criptomoedas e os impactos ambientais de todos esses processos! É para meu TCC - na verdade, é LITERALMENTE para minha dissertação de mestrado!
Para uso urbano, carros autónomos - e sobretudo se forem de posse do próprio - continuarão a ser ineficientes e economicamente uma opção não racional - a menos que consiga manter a sua viatura em operação todo o dia a atender clientes.
Átila, sugiro um vídeo sobre autismo. Esse final de semana tem o dia mundial de conscientização do autismo e seria muito importante ter uma voz como a sua divulgando sobre esse transtorno.
É muito bom, eu, como um estudante de Arquitetura e Urbanismo, poder ter acesso e ver esse tipo de conteúdo e discussão sendo disseminado. Parabéns pelo vídeo, muitíssimo interessante!
Que baita análise! Sensacional, só o exercício mental de reflexão já seria excelente, mas temos tbm informação e projeções pro futuro próximo. Obrigado por salvar meu cérebro do ócio Átila! Me sinto até mais inteligente 😁
Você que tem uma moto com escape aberto, o amante da sua esposa agradece, pois da para saber que você está chegando a pelo menos 3 quarteirões de distância.
Eu apostaria no transporte autônomo principalmente pela segurança. Provavelmente iríamos reduzir a quantidade de acidentes e mortes em trânsito, que atualmente são valores similares aos de guerras.
Sabe o que aumentaria a segurança dos transeuntes? Transporte público de qualidade (metrô, street-car, etc.). Carros autônomos são uma solução cara e complicada para um problema que não deveria existir. Os carros precisam ir embora.
Uma coisa a se pensar é que os carros não precisarão ser como são hoje. Estética, performance. Essas coisas são para os donos. Isso pode ajudar a diminuir tudo isso que foi falado no vídeo.
Adorei, meu... muito mais conscientização e reflexão dessas potencialidades e possibilidades, na ampliação tecnológica em nossas vidas... como viveremos, e o que viveremos a depender de NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS! ... Adorei mesmo! ... em tese (macro teórica) .. o fluxo do movimento é o x e o y dessa "meleca" pós-moderna!
Essas motos que são mais barulhentas de propósito provam que o ser humano prefere "marcar território" feito um bicho, então a irracionalidade continuará a imperar nesse mundo do deslocamento. A única medida que amenizaria, seria planejar as cidades, em quase todos os aspectos, habitação principalmente.
Interessante seria a criação de um novo modal, sendo ele menor (do tamanho de uma moto) para reduzir o espaço que ocupa na rua. O modal poderia ser modulado para que se adaptasse com a quantidade de pessoas no grupo que irá ser transportado, parecido com vagões de trem.
Esses malditos mineradores, ajudaram a subir e acabar com estoque de placa de vídeo desde 2019 pra cá. Raça maldita. Aí esguela a placa e joga fora. E a fazenda que os caras montam aqui parece de criança perto de Farm profissional.
Átila, seu vídeo é sensacional. Aponta os nossos desafios para esse futuro próximo. Cheio de consequências que podem ser letais para a nossa qualidade de vida e ao meio ambiente. São questões que, em um país Desigual como o Brasil, pode gerar benefícios para os que podem pagar e prejuízos gigantescos para os mais pobres e a sociedade em geral. Mais uma vez, excelente vídeo!!
E não seria possível criar faixas e ruas exclusivas para o "trânsito lento" dos carros, possibilitando assim que os carros que estiverem circulando vazios não atrapalhem os outros?
É muito mais viável usar esse espaço para transportes mais eficientes, como transporte público e ciclovias. Temos que lembrar que o objetivo não é fazer carros circularem melhor, o objetivo é sempre fazer pessoas circularem melhor.
Fenomenal Atila! É muito bom estamos atentos a esses processos. Pensar nas nossas escolhas e na forma como vamos nos relacionar com as novas tecnologias. Me fez pensar, tb, na forma como o whatsapp (e outros apps) de mensagem popularizaram o acesso a internet pra milhões de pessoas e tb favorecera o espalhamento massivo de desinformação.
Esqueceu de que se permitirem carros autônomos, surgem os ônibus autônomos. Micro-ônibus autônomos podem funcionar por aplicativo e te buscar em casa, montando uma rota baseada em numero de passageiros mínimo e tempo máximo de viagem, eliminando assim boa parte do congestionamento.
Faça mais making off! faça eles até mais longos. Isso nos mostra um Átila que erra falas, que é engraçado, e o torna mais palpável para a gente, ou seja, você nos aproxima mais desse jeito. É um quebra-gelo muito bom! Eu gostei bastante!! 😁👍🏻👏🏼👏🏼👏🏼❤️
Essas concequências não obvias sempre me deixam com a puga atrás da orelha. Alguém sabe me dizer se maquina de lavar louça é mais ecologico mesmo? Q eu desconfio bastante que o custo ecologico da produção torna a economia de agua irrelevante, mas não sei de forma alguma caucula he eh
Uma série recente que mostra um futuro com veículos autônomos é "Upload" da Amazon. Dá pra imaginar como funcionaria, bem como os perigos da tecnologia.
Digitando com os pés porque com as mãos tô aplaudindo, mais um vídeo sensacional de um tema que eu nunca vi ninguém abordando e que faz todo sentido biológico, social...
Só acredito no transporte coletivo e no transporte ativo como solução para as cidades. Ou seja: ônibus, metrôs, bondes, e bicicletas. Aliás, assunto "transporte urbano" rende outro vídeos, certo?
O problema pode ser a precarização do trabalho que os aplicativos de motorista ou de entrega gera, com os carros autônomos isso pode piorar por causa da concorrência entre eles e os motoristas
É impressionante como brasileiro é barulhento, e como a cultura de motor insuportavelmente barulhentas tem moldado a cultura e as mídias. O Átila é UM dos vários canais que acompanho que sofrem com o mesmo problema. Parece até que não temos Detran! Ta bizarro a falta de educação e compaixão no Brasil
Eu aceito pagar o preço do tempo ou até de um tráfego pior em prol da segurança de não ter um bêbado acelerado batendo de frente e matando minha família.
E salvam uma economia, no Brasil é muito comum transporte por caminhões, estragam as rodovias por serem muito pesados, por isso muitas rodovias ao redor do país ficam cheio do buracos ao longo do ano, sendo necessário mais impostos para cobrir os gastos, causa muitos engarrafamentos por serem lentos fazendo com que as pessoas passem mais tempo no trânsito e produzindo menos, obrigando estas pessoas a trabalharem mais e terem menos tempo para lazer, um caminhão gasta muito com gasolina e isso faz o custo da gasolina disparar, além de que aumenta o custo de transporte, para compensar estes custos as empresas aumentam os impostos dos seus produtos, fazem a população gastar mais com menos, diminui a produtividade da sociedade. As ferrovias evitam todos estes problemas, portando melhora a economia do país.
Muito interessante a ideia! Mas já que a ideia dos carros autônomos é usar a previsibilidade dos trajetos para evitar imprevistos, como isso funcionaria com pedestres? Afinal, pessoas não são tão previsíveis
Essa questão de continuar rodando ser melhor que estacionar eu já aplico. Quando vou ao centro de Porto Alegre com minha esposa para comprar coisas no Mercado Público, ela vai ao mercado, já com a lista de compras e eu fico rodando até que ela tenha concluído as compras.
Mas e com todo esse trânsito gerado, como fica a situação de pessoas que realmente precisam andar mais rápido pelas ruas? Como um hospital, um aeroporto
sera que isso faria uma mudança no modo como são atribuidas aas multas? sera que agora as multas seriam dadas aos carros que andam devagar demais e com isso atrasam outras pessoas?, é interessante pensar como as leis se adaptariam a essa mudança
Que video bacana! Queria um sistema desses funcionando. E sim, seu cabelo cortado é a primeira coisa que a gente olha - e já fica feliz, com o alívio da pandemia. 😁
Toda análise que diz que os carros autônomos vão ser mais rápidos parece esquecer que existem pedestres; os carros autônomos sempre param quando alguém aparece na frente, os pedestres vão atravessar quando quiserem e o trânsito tem chance de ficar mais parado do que antes.
Mas foi levantado a questão de comunicação entre os veículos autônomos: quem está à frente já comunica para os demais a situação atual, dessa forma os outros que vierem depois pode antecipar um desvio, mantendo a fluidez se dividindo em rotas alternativas. Enquanto no fator humano a gente só sabe a situação da rua ao entrar na mesma. Fora que o tempo que veículo autônomo levaria para tomar uma decisão, é mais rápido que o ser humano.. Entre detectarmos um obstáculo e decidir de reduzimos ou desviamos, já andamos alguns metros, que dependendo a velocidade, a distância percorrida até uma parada total é maior... Já no caso de um veículo autônomo, a decisão seria imediata, ou seja, eles podem trafegar numa velocidade consideravelmente menor de modo que vier atrás nunca precise fazer uma parada total em função de quem esteja à frente. Mas o pedestre também deve respeitar a sinalização, não é difícil ver alguém atravessando a rua 10 metros antes da sinalização, por preguiça de andar mais um pouco.
Nunca tinha pensando nesses pontos negativos, achei que o video ia ser sobre como os carros autonomos poderam decidir entre a vida do passageiro ou a do pedestre Bicicleta > todos. Nao polui, melhora saude de quem anda e mais acessivel, pena que nao eh respeitada e valorizada o suficiente no Brasil
@@igor123432 mano e que bike é muito muito facil roubar vey , eu sempre fiquei puto que tem estacionamento pra todos veiculos e pra bike mal é 1% ( na minha cidade )
@@eukohari concordo que tem esse problema de segurança e falta daonde colocar a bike. se mais atançao fosse dada como mencionei seria mitigado parcialmente, segurança publica envolve outros fatores. Nao acho que deveria ser desencorajado o uso da bicicleta por esse problema. Sistemas de aluguel de bike sao muito baratos, recomendo caso tenha aonde voce mora e nao quer se preocupar aonde vai deixar e talz
Acho que a solução pro transito é usar menos o transito, e não usar de forma automatizada. Já que com o aumento de trabalhos em home office e sistemas híbridos, a tendência é que as pessoas prefiram ficar em casa, para fazer a maioria das coisas. Se esse sistema for mais organizado as pessoas sairiam apenas para o lazer, ou quando realmente for necessário.
Isso junto com o uso de transportes públicos eficientes é muito mais interessante do que o uso de carros automatizados.
Sem planejar as cidades, nada pode melhorar. As pessoas têm que poder sair para trabalhar e estudar e socializar. Muitos trabalhos não podem ser feitos em casa. Outros podem, mas não devem. Tem que planejar as vias, transporte coletivo, habitações, comércios, serviços e indústria. Os carros devem ter seu uso compartilhado.
Mas sabemos que a solução não é o transporte individual. A estrutura de transporte coletivo pros principais trajetos, mais emprego perto das casas.... muito mais coisas. Acho que seria interessante abordar o tema também.
Átila com cabelinho cortado é um bom sinal!
sim, bom presságio, nem se compara com o Átila de 2020
Esse vai acabar sendo o nosso medidor do quanto estamos com problemas
Concordo, isso me deixa mais tranquilo
É uma luz no fim do túnel.
Siiiiiiiiiim
Acho que as questões apresentadas destacam bem uma questão da Administração: nem sempre o ótimo local é a melhor maneira de se conseguir o ótimo global. Outro ponto interessante é que veículos autônomos, a até elétricos, não são uma solução para uma mobilidade urbana sustentável. Reduzir a necessidade de deslocamentos longos, como o uso de centralidades, e investir em transporte público de alta e média capacidade, como metrô e BRT, é o que mais impacta positivamente no todo (o ótimo global).
Entretanto, se os carros continuarem rodando, em vez de estacionar, a sua vida útil será consumida mais rapidamente. Isso resultaria em mais custos com a substituição/revisão dos veículos e em maior produção de "lixo automotivo", o que é ainda mais preocupante se esses veículos forem elétricos, já que o descarte de baterias é algo complexo.
por isso transporte público urbano é a melhor resposta
e bicicleta!
Toda essa tecnologia para um transporte público de massa e mais integrado às cidades também seria incrível.
Ver o Átila sem aquela carinha de cansado me traz esperança.
Sempre vejo esses estudos de carros autônomos e parece sempre algo muito interessante sobre a parte de diminuir o trânsito.
Mas a maioria dos estudos são feitos em lugares aonde a maior parte do transporte é esmagadoramente feita por carros.
Fico sempre curioso para saber como esses modelos funcionariam em um lugar como Brasil aonde se tem milhares de motos, como os carros autônomos funcionariam em um cenário desses, com motoqueiros andando pelo corredor.
eu vou de bicicleta justamente pra "cortar" o trânsito. aumentar o número de ciclovias é fundamental !!!
É uma boa reflexão de antever os problemas que bem provável irão surgir, ótimo conteúdo!
O planejamento e eficiência é inimigo do lucro.
Valeu! Amo esse tema. Meu sonho. Mas não sou new user de nenhuma tecnologia. Usarei quando estiver consolidada.
Caraca, rapaz. Por isso gosto de bicicleta. Bem prático e não faz barulho. Kkkkk...
Bem zoados, esses problemas. Gosto de seus vídeos que você dá um lado bom, um lado ruim, um mais ou menos e possíveis soluções. Valeu!
As animações desses vídeos dão uma didática TÃO INCRÍVEL! Parabéns a toda a equipe da produção!!!
Só eu reparei que, se essa teoria se concretizar, a humanidade nunca vai parar de produzir e consumir. Carros rodando 24h/dia, a tecnologia funcionando sempre 24h/dia. Sempre, a todo segundo, em movimento e se movimentando. Chegou o momento onde parar é mais custoso do que ficar em movimento.
Mas não precisa nem de muito esforço pra entender que nunca iremos parar de consumir. Ninguém quer perder qualidade de vida.
A tendência é evoluir para um sistema político neocapitalista, passando a policiar o poder dos homens com as influencias naturais, tentando diminuir questões agravantes, para se manter mais tempo no planeta Terra. Mas por fim, somos o vírus do planeta, somos a maior praga que existe!
Boa análise
Meio q já é assim, só iria se intensificar
Pense que muitos de nós já passamos uma boa parte do dia no transito.. vai piorar 😢
Vídeo foda! Sempre imaginei carros autonomos sendo a solução de tudo, nunca tinha pensado nos pontos negativos que isso poderia trazer
A resposta está no investimento de transporte público autônomo. Diminuindo a quantidade de carros na rua, e aumentando a fluidez, assim o automóvel realmente quase não para e consegue ter vários passageiros aproveitando a viagem
Como seria esse tipo de transporte na prática?
@@EscoladoDiaaDia exatamente como um ônibus normal, só que utilizando carros autônomos. A ideia de investir nisso é justamente para diminuir a quantidade de carros nas ruas e melhorar a utilização de transportes públicos e compartilhados
Carros autônomos não avançarão semáforos, não circularão acima do limite de velocidade das vias, não estacionarão em locais proibidos, não farão ultrapassagens em condições perigosas. E não justificarão o mimimi dos motoristas que fazem isso tudo e depois têm a *_cara de pau_* de reclamar de "indústria de multa".
Ve o vídeo
@@guilhermeguarnieri Já vi, Sherlock.
Parece que quando o ser humano atinge uma certa idade, ele passa a temer os avanços tecnológicos que tornam a nossa vida mais fácil em vez de almejar eles. É triste.
O que resolve o problema do trânsito é o investimentos em planejamento urbano e em transportes de massa.
Essa visão ainda é bem norte-americana, com cada pessoa tendo um veículo para se isolar das outras pessoas e a indústria ter mais veículos para vender. O transporte do futuro será impessoal e mais coletivo, com as pessoas podendo interagir por diversos mecanismos, inclusive tendo reuniões de trabalho a caminho de algum lugar.
Eu apostaria mais nos encontros remotos, pq eu sairia da minha casa se eu posso trabalhar de qualquer lugar?
@@dantas3353 Eu penso muito na sanidade das pessoas q necessitam de periodicamente estarem umas com as outras.
@@heliosantos8320 Acho que existe um ponto geracional nessa questão de "sanidade", eu acredito que as gerações mais novas não se incomodam tanto quanto nós os mais velhos(tenho 40).
Quem já nasceu em um mundo conectado e remoto, não me parece esquentar a muringa em adotar esse tipo de relação de trabalho, interação social ou comércio.
@@noobinaction3910 pode ser, mas ainda acho q esse é um estado adquirido pelos menos maduros dada a facilidade da conexão remota mas q tbm lhes alivia a pressão de se relacionar. Somos criados pra desconfiar uns dos outros e aí procuramos mais bens de consumo pra aliviar a solidão. É bem visível como as pessoas se transformam dentro de uma rede social, pois lá não há amarras.
Mas acredito q é assim q o modelo vigente nos quer: alienados e desunidos. Acho triste.
Eu prefiro transporte individual.Pra grandes distância aí o transporte público pode ser mais eficiente mas nas cidades esse tipo de transporte só político empresas e sindicatos que gostam ou seja só gosta quem não usa....
Valeu!
Uma consideração que me ocorreu foi que o quanto a quantidade de carros existentes pode diminuir no momento em que todos ou pelo menos a maioria dos carros forem autônomos. Eu imagino que pode diminuir muito, considerando o quanto vemos de carros parados na maioria do dia ou as vezes da semana ou mês de uso.
Eu sonho todo dia com transito autônomo. Só quem já passou por muita merd@ no transito por causa da irresponsabilidade alheia sabe como o ser humano não tem a menor capacidade de dirigir veículos em uma malha de trafego.
e ainda faltou levar em conta a falta de supervisão humana dentro do veículo, o que pode acarretar em situações desagradáveis, como por exemplo um passageiro ter que lidar com o lixo, eventualmente, deixado pelo passageiro anterior, lixo esse que pode ser de várias origens (fica a cargo da imaginação rsrs) e possível depredação do veículo.
Ou seja: ESQUEÇAM carros. Vamos exigir transporte coletivo seguro e de qualidade, de preferência sobre trilhos. Isso sim é o futuro.
Exatoooooo!!!!
A melhor saída sempre vai ser o transporte coletivo de qualidade. Mas isso não tem vantagens para o fabricante como a obsolescência programada.
Bicicleta analógica também rs
Átila, por favor adicione as referências sobre os ASICS e a obsolescência dos computadores de mineração de criptomoedas e os impactos ambientais de todos esses processos! É para meu TCC - na verdade, é LITERALMENTE para minha dissertação de mestrado!
Promoção ALURA: www.alura.com.br/promocao/atila?
Deixem fixado
Ótimo conteúdo! Infelizmente o transporte público deixa a desejar principalmente aqui em BH. Valeu Átila! Abraços na família 👪
Para uso urbano, carros autónomos - e sobretudo se forem de posse do próprio - continuarão a ser ineficientes e economicamente uma opção não racional - a menos que consiga manter a sua viatura em operação todo o dia a atender clientes.
Alguém percebeu que o vídeo usa as cores da bandeira da Ucrânia na transição entre os cortes? Iniciativa bem bacana! Parabéns!
Nossa Atila, obrigado. Vejo bastante coisa sobre isso mas nunca tinha ouvido nada desse jeito.
Átila, sugiro um vídeo sobre autismo. Esse final de semana tem o dia mundial de conscientização do autismo e seria muito importante ter uma voz como a sua divulgando sobre esse transtorno.
Não estou nada preparada para encontrar esse mundo que está se desenhando a nossa frente... 😮
É muito bom, eu, como um estudante de Arquitetura e Urbanismo, poder ter acesso e ver esse tipo de conteúdo e discussão sendo disseminado. Parabéns pelo vídeo, muitíssimo interessante!
Átila com cabelinho na régua. O pai Tá brabo 💥💥💥💥
Precisamos criar um Atila Iamarino digital que traga esse tipo de conteúdo com essa qualidade para sempre.
De todo modo o transporte público coletivo de qualidade ainda será a melhor opção
Que baita análise! Sensacional, só o exercício mental de reflexão já seria excelente, mas temos tbm informação e projeções pro futuro próximo.
Obrigado por salvar meu cérebro do ócio Átila! Me sinto até mais inteligente 😁
Você que tem uma moto com escape aberto, o amante da sua esposa agradece, pois da para saber que você está chegando a pelo menos 3 quarteirões de distância.
Agradeço sempre a eles
Eu apostaria no transporte autônomo principalmente pela segurança. Provavelmente iríamos reduzir a quantidade de acidentes e mortes em trânsito, que atualmente são valores similares aos de guerras.
Sabe o que aumentaria a segurança dos transeuntes? Transporte público de qualidade (metrô, street-car, etc.). Carros autônomos são uma solução cara e complicada para um problema que não deveria existir. Os carros precisam ir embora.
Na Holanda a quantidade de acidentes é baixíssma e nem precisaram de carros autônomos.
Conteúdo de altíssima qualidade, muito obrigado.
Tema muito interessante, obrigado Átila!
Uma coisa a se pensar é que os carros não precisarão ser como são hoje. Estética, performance. Essas coisas são para os donos. Isso pode ajudar a diminuir tudo isso que foi falado no vídeo.
Melhor investir em transporte público como trem e metrô.
Adorei, meu... muito mais conscientização e reflexão dessas potencialidades e possibilidades, na ampliação tecnológica em nossas vidas... como viveremos, e o que viveremos a depender de NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS! ... Adorei mesmo! ... em tese (macro teórica) .. o fluxo do movimento é o x e o y dessa "meleca" pós-moderna!
Essas motos que são mais barulhentas de propósito provam que o ser humano prefere "marcar território" feito um bicho, então a irracionalidade continuará a imperar nesse mundo do deslocamento. A única medida que amenizaria, seria planejar as cidades, em quase todos os aspectos, habitação principalmente.
Escapamento barulhento de moto, é um item de segurança. Andar de moto sem fazer barulho é pedir pra tomar fechadas, é pedir pra ser atropelado.
Carros para uso individual é uma gigantesca mazela nesse planeta, com alguém dirigindo ou não. Simples assim.
Sim! Uma desgraça na vida urbana!
Interessante seria a criação de um novo modal, sendo ele menor (do tamanho de uma moto) para reduzir o espaço que ocupa na rua. O modal poderia ser modulado para que se adaptasse com a quantidade de pessoas no grupo que irá ser transportado, parecido com vagões de trem.
Muito bom esse vídeo! Parabéns, Átila!
Esses malditos mineradores, ajudaram a subir e acabar com estoque de placa de vídeo desde 2019 pra cá. Raça maldita. Aí esguela a placa e joga fora. E a fazenda que os caras montam aqui parece de criança perto de Farm profissional.
Sem falar que revendem essas gpus, ssds ruins com baixa vida útil sem a gente ter como saber se era de minerafor ou não.
Átila, seu vídeo é sensacional. Aponta os nossos desafios para esse futuro próximo. Cheio de consequências que podem ser letais para a nossa qualidade de vida e ao meio ambiente. São questões que, em um país Desigual como o Brasil, pode gerar benefícios para os que podem pagar e prejuízos gigantescos para os mais pobres e a sociedade em geral.
Mais uma vez, excelente vídeo!!
E não seria possível criar faixas e ruas exclusivas para o "trânsito lento" dos carros, possibilitando assim que os carros que estiverem circulando vazios não atrapalhem os outros?
vc é o einstein 2
Acho que deve ser algo muito inviável de se implementar
É muito mais viável usar esse espaço para transportes mais eficientes, como transporte público e ciclovias.
Temos que lembrar que o objetivo não é fazer carros circularem melhor, o objetivo é sempre fazer pessoas circularem melhor.
@@caiofernando mas o objetivo "real" nao é esse, e sim empresas lucrar e clientes satisfeitos, logo esqueça qualquer transporte público
@@RoyMatzem esse é o objetivo do capitalismo: lucrar. Capitalismo ignora a lógica.
*Para todos que folheiam comentários, saúde para você e seus entes queridos.💖💖💖💖💖💖*
Fenomenal Atila!
É muito bom estamos atentos a esses processos.
Pensar nas nossas escolhas e na forma como vamos nos relacionar com as novas tecnologias.
Me fez pensar, tb, na forma como o whatsapp (e outros apps) de mensagem popularizaram o acesso a internet pra milhões de pessoas e tb favorecera o espalhamento massivo de desinformação.
Esqueceu de que se permitirem carros autônomos, surgem os ônibus autônomos.
Micro-ônibus autônomos podem funcionar por aplicativo e te buscar em casa, montando uma rota baseada em numero de passageiros mínimo e tempo máximo de viagem, eliminando assim boa parte do congestionamento.
o que está resolvendo o trânsito aí não é a função autônoma, que adiciona pouquíssima capacidade aos sistemas, é a tecnologia "transporte coletivo"
@@luciandepaula Tecnologia inovadora que tem uns 200 anos já kkkk
Explicação excelente! Parabéns
Excelente vídeo, que leva a muitas reflexões.
Vdd em Tokyo compensa mais andar de metrô mesmo , mto difícil achar lugar pra estacionar e quando tem é muito caro.
A cada vídeo, uma aula!
Faça mais making off! faça eles até mais longos. Isso nos mostra um Átila que erra falas, que é engraçado, e o torna mais palpável para a gente, ou seja, você nos aproxima mais desse jeito. É um quebra-gelo muito bom! Eu gostei bastante!! 😁👍🏻👏🏼👏🏼👏🏼❤️
Essas concequências não obvias sempre me deixam com a puga atrás da orelha. Alguém sabe me dizer se maquina de lavar louça é mais ecologico mesmo? Q eu desconfio bastante que o custo ecologico da produção torna a economia de agua irrelevante, mas não sei de forma alguma caucula he eh
Carros inteligentes, semáforos inteligentes, estradas inteligentes e um monte de motoristas que se acham muito "espertos"
Uma série recente que mostra um futuro com veículos autônomos é "Upload" da Amazon. Dá pra imaginar como funcionaria, bem como os perigos da tecnologia.
Show de bola o vídeo Átila!
Atila! Acho que faltou falar sobre o dilema ético da programação desses sistemas pra evitar ou minimizar acidentes!
Ótimo vídeo! o/
Eu vim pensando que ele iria falar justamente disso...
@@Carlosollyver eu tb haha
Fantástica análise!
Digitando com os pés porque com as mãos tô aplaudindo, mais um vídeo sensacional de um tema que eu nunca vi ninguém abordando e que faz todo sentido biológico, social...
Ótimo vídeo como sempre Atila! Obrigada!
Ótimo vídeo Atila! Professor ♥️
Só acredito no transporte coletivo e no transporte ativo como solução para as cidades. Ou seja: ônibus, metrôs, bondes, e bicicletas. Aliás, assunto "transporte urbano" rende outro vídeos, certo?
O problema pode ser a precarização do trabalho que os aplicativos de motorista ou de entrega gera, com os carros autônomos isso pode piorar por causa da concorrência entre eles e os motoristas
tecnologias vem e vão e nisso algumas linhas de emprego saem, é como querer defender a existência de locadoras quando o streaming veio
@@brunoyudi9555 O problema é mais os direitos do trabalhador em si, já que na maioria desses aplicativos as pessoas que trabalham neles não possuem
@@Silver-ky9ru mas dai isso fica a cargo do governo de regulamentarizar e regular esses serviços
É impressionante como brasileiro é barulhento, e como a cultura de motor insuportavelmente barulhentas tem moldado a cultura e as mídias. O Átila é UM dos vários canais que acompanho que sofrem com o mesmo problema. Parece até que não temos Detran! Ta bizarro a falta de educação e compaixão no Brasil
Eu aceito pagar o preço do tempo ou até de um tráfego pior em prol da segurança de não ter um bêbado acelerado batendo de frente e matando minha família.
Excelente video, como sempre!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo vídeo! Parabéns!
É inevitável. Planejadores centrais sempre gerarão dificuldades para ofertar facilidades. E empresas também.
trens acabam com o transito
E salvam uma economia, no Brasil é muito comum transporte por caminhões, estragam as rodovias por serem muito pesados, por isso muitas rodovias ao redor do país ficam cheio do buracos ao longo do ano, sendo necessário mais impostos para cobrir os gastos, causa muitos engarrafamentos por serem lentos fazendo com que as pessoas passem mais tempo no trânsito e produzindo menos, obrigando estas pessoas a trabalharem mais e terem menos tempo para lazer, um caminhão gasta muito com gasolina e isso faz o custo da gasolina disparar, além de que aumenta o custo de transporte, para compensar estes custos as empresas aumentam os impostos dos seus produtos, fazem a população gastar mais com menos, diminui a produtividade da sociedade.
As ferrovias evitam todos estes problemas, portando melhora a economia do país.
Muito interessante a ideia! Mas já que a ideia dos carros autônomos é usar a previsibilidade dos trajetos para evitar imprevistos, como isso funcionaria com pedestres? Afinal, pessoas não são tão previsíveis
Muito fantástico os vídeos do Atila!
Essa questão de continuar rodando ser melhor que estacionar eu já aplico. Quando vou ao centro de Porto Alegre com minha esposa para comprar coisas no Mercado Público, ela vai ao mercado, já com a lista de compras e eu fico rodando até que ela tenha concluído as compras.
Mas e com todo esse trânsito gerado, como fica a situação de pessoas que realmente precisam andar mais rápido pelas ruas? Como um hospital, um aeroporto
Com carros autônomos haveria uma conexão entre um sistema e outro, o algoritmo faria todo o processo para que todos hajam com sincronia.
ATILA EU TE AMO
Esse é um daqueles vídeos que eu tenho que assistir umas 3 ou 4 vezes pra entender rsrs
Parabéns pelas informações esclarecedoras!!!
Gostaria muito de ver vídeos sobre o Hermetismo
Excelentes ponderamentos!
Seriam capazes de identificar dois meliantes numa moto? Ou seja, identificar eventuais perigos?
O que eu mais curto nesses videos são os insights
Ameiiii esse vídeo! Obgda
Que assunto interessante.
Sempre a questão está nos detalhes.
sera que isso faria uma mudança no modo como são atribuidas aas multas? sera que agora as multas seriam dadas aos carros que andam devagar demais e com isso atrasam outras pessoas?, é interessante pensar como as leis se adaptariam a essa mudança
Estou pesquisando isso na pós graduação. Bom vídeo.
Excelente vídeo, Átila 👏👏👏
Isso irá mudar até a forma de como as seguradoras irão trabalhar, pois teoricamente não precisaremos fazer seguros.
Que video bacana! Queria um sistema desses funcionando.
E sim, seu cabelo cortado é a primeira coisa que a gente olha - e já fica feliz, com o alívio da pandemia. 😁
Toda análise que diz que os carros autônomos vão ser mais rápidos parece esquecer que existem pedestres; os carros autônomos sempre param quando alguém aparece na frente, os pedestres vão atravessar quando quiserem e o trânsito tem chance de ficar mais parado do que antes.
Tá aí um ponto que nunca tinha pensado, e que faz muito sentido
Não vai ter pedestre no futuro, pois as calçadas vão ser substituídas por rodovias.
Mas foi levantado a questão de comunicação entre os veículos autônomos: quem está à frente já comunica para os demais a situação atual, dessa forma os outros que vierem depois pode antecipar um desvio, mantendo a fluidez se dividindo em rotas alternativas.
Enquanto no fator humano a gente só sabe a situação da rua ao entrar na mesma.
Fora que o tempo que veículo autônomo levaria para tomar uma decisão, é mais rápido que o ser humano..
Entre detectarmos um obstáculo e decidir de reduzimos ou desviamos, já andamos alguns metros, que dependendo a velocidade, a distância percorrida até uma parada total é maior... Já no caso de um veículo autônomo, a decisão seria imediata, ou seja, eles podem trafegar numa velocidade consideravelmente menor de modo que vier atrás nunca precise fazer uma parada total em função de quem esteja à frente.
Mas o pedestre também deve respeitar a sinalização, não é difícil ver alguém atravessando a rua 10 metros antes da sinalização, por preguiça de andar mais um pouco.
Nunca tinha pensando nesses pontos negativos, achei que o video ia ser sobre como os carros autonomos poderam decidir entre a vida do passageiro ou a do pedestre
Bicicleta > todos. Nao polui, melhora saude de quem anda e mais acessivel, pena que nao eh respeitada e valorizada o suficiente no Brasil
so n tem onde estacionar pq aqui deu mole perdeu
@@eukohari so n dar mole ue, mete a tranca braba
@@igor123432 mano e que bike é muito muito facil roubar vey , eu sempre fiquei puto que tem estacionamento pra todos veiculos e pra bike mal é 1% ( na minha cidade )
@@igor123432 mesmo com tranca algo da bike roda , algum acessorio ou algum pneu ou a bike toda e nem e exagero .
@@eukohari concordo que tem esse problema de segurança e falta daonde colocar a bike. se mais atançao fosse dada como mencionei seria mitigado parcialmente, segurança publica envolve outros fatores. Nao acho que deveria ser desencorajado o uso da bicicleta por esse problema. Sistemas de aluguel de bike sao muito baratos, recomendo caso tenha aonde voce mora e nao quer se preocupar aonde vai deixar e talz
Que vídeo! 👏🏾👏🏾👏🏾