A polêmica do novo uniforme da seleção da Bélgica: Tintim e o racismo
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- VEJA a live na íntegra pelo link: www.youtube.co...
Edição: Max Andreone
💬 APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me...
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Twitter: / linck_alexandre
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#tintim #bélgica #racismo #cortes
Isso é o que eu chamo de explicar Tim Tim por Tim Tim
sen
sa
cio
nal
!!!!
quase melhor q o video!
Pqp sgshshsysy muito bom ❤
🫴🏆
Tomar no c#, cara. Kkkkkkkkkkkkkk muito bom
incrivel kkkkkkk
Lembro de ter visto no twitter um comentário sobre anime, oq era que estava sendo debatido, que era assim: Nessa busca da esquerda por obras só no "politicamente correta" entrega todas as outras obras de mão beijada pra direita.
Era algo assim e me lembrou muito esse debate discutido aqui
Pior que não é só anime, a cultura de massa inteira foi entregue sem disputa pra extrema direita se apropriar.
@@taionalmeida5337e o patriotismo também!
Ser otaku e de direita é bom demais ✌🏻
@@powerzoldyck5670virgem também
@@powerzoldyck5670Sendo de esquerda ou direita, sendo Otaku vai morrer é virgem.
Eu conheci o Tintim por causa do desenho animado que passava na TV Cultura nos anos 90.
A musiquinha de abertura está tocando na minha cabeça até agora...
Eu conheci, mas só gosto pelo Spielberg.
Uma coisa que a galera esquece é que teve épocas em que não ser racista era o equivalente a ser anti-vacinas, indo contra ao que era tido como senso comum científico. Era um tema que a pessoa realmente tinha que ter opiniões muito fortes ao ponto de ir contra a ciência da época, ou ela simplesmente vai reproduzir o senso comum.
nada mais racista do que achar que a opinião branca é universal e se sobrepõe a de todos os demais povos, incluindo os oprimidos peles tais. Se em uma época o branco era racista, logo, o racismo era normal e hoje deve ser compreendido rs
Ou, não sei, conhecer uma pessoa negra e ter reconhecido ela como uma pessoa? Tipo, meio bizarro repetir discursos que desumaniza um povo que você nunca nem conheceu. Sim, era algo não muito popular, mas assim como tem gnt defendendo pessoas trans hj em dia ou como sempre teve gnt q discordou da Igreja católica, sempre houve vozes (e não somente negras) que iam contra o racismo.
@@hcxpl1 gente q pensa assim como esse rodrigo só manifesta o proprio racismo. É achar q o pensamento do homem branco é universal e sobrepunha o pensamento de todos os demais povos da Terra. Tipo, se homem branco era racista com negros, indigenas e asiaticos, então devemos perdoar, pq naquela época, todos os demais povos pensavam como os brancos jkkkkkkk nada a ver, sem sentido nenhum isso, até parece q os negros, indigenas e asiaticos não viam a si mesmo como humanos kkkkk
@@hcxpl1 Pq não é assim que funciona. Muita gente hoje em dia mesmo não pensa em questões LGBT+ se não conhece alguém envolvido, e mesmo quando conhece, se não tem laço, não liga pq não o afeta, ou até msm teme algo infundado por ter sido educado daquela maneira. Em 1930s - não é época de escravidão não, é anos 30 - ainda tinha Indígena e Pigmeus em JAULAS EM ZOOLOGICO em Nova York. Pode procurar. Então a ciência reconhecia como pessoas mas "inferiores". E as pessoas educadas em maioria - como vc reconhece - se viam como mais inteligentes por reconhecerem esse fato. Podiam até não destratar, mas se viam como superiores.
Sim,naquele tempo se a pessoa não discriminasse o outro era penalizado de alguma forma.
A minha versao favorita do Tintin e' o do desenho animado que passava na TV Cultura, final de tarde, junto com Doug, Mundo de Benchman , Anos Incriveis , Mundo da Lua (epoca boa!) Mas enfim, reconheco, os personagens em Tintin eram muito esteriotipados
Sim,mas essa parte do tim-tim discriminando foi cortada na produção do desenho.
Tem um filme (que é basado em um quadrinho) chamado "o gato do rabino" que satiriza essa hq do Tim Tim no gongo. Já é algo que é motivo de piada/ironia no cenário Franco-belga há muito tempo.
Gosto demais desse filme
Muito bom esse filme!
De repente um uniforme do Titin vira tema de notícia pra se expor opinião na internet, enquanto isso a República Democrática do Congo é um inferno na terra.
Tá tendo uma literal guerra lá agora é ninguém tá mostrando.........até porque o importante é a Ucrânia e Israel (nem parece que os países ricos estão financiando os grupos pra provocar o caos kkkk)
Pq é que o Congo é um inferno na terra??
o idiota útil da onde se tirou isso pq existem dois Congos o Quinxasa(que o que é retrado no video desse sujeitinho) e o Brazziville que teve os problemas revelados na copa da África, esse sujeitinho do vídeo só olhou o lado Belga da coisa pq o Lukaku jogou na Belgica e que nem nasceu no Congo-Quinxasa tá tudo resovido por parte dos Congolesses-Quinxassa mas é um Branquitude JR. mesmo, se os Branquitude dizem ta resolvido segundo esse sujeito ta certo, se o Congo-Quinxasa tem problemas a Bélgica é um dos maiores culpados pq o Genocídio ali foi o maior da Humanidade!!
Se para além da treta do ficticional usassem dela para apontar e questionar os problemas reais e. RESOLVER o problema de fato, num é uma lógica bate no nosso mundo.
Me cansa essa galera querer cancelar artista que já morreu já faz 40 anos.
👏👏👏
Cancelar artista que ja morreu ha 40 anos, foi "cancelado" na epoca, reconheceu o problema, se retratou e tomou cuidado pra não reproduzir o erro nas obras seguintes
Se não houver cancelamento, vivo ou morto, independente de época, a obra e o autor continuará influenciando gerações futuras. E o cancelamento é tbm uma forma de abrir debate sobre a obra e vida do artista.
@@JuniorPrudente11 Cancelamento não é debate, o próprio nome e a prática dos aloprados que o fazem já dizem.
Tem que cancelar sim
Não compactuo com obras como tintin e as desse tal Monteiro Lobato, racistas.
Vamos ser honestos: A galera só conheceu Tintim por conta do desenho que passava na TV Cultura (ou na TV Educativa, caso você morasse no Rio de Janeiro), que não adaptava as primeiras obras. Essa discussão só começou a ocorrer quando relançaram as primeiras obras, lá no meio da última década. E sinceramente, acho uma discussão vazia. Autores como Hergé, Monteiro Lobato e até Machado de Assis fizeram obras que possuíam pensamentos "problemáticos". O que deveria ser feito é lançarem as obras, com textos explicando qual era o pensamento deles naquela época e porque esse pensamento é errado. O ato de banir esses autores por um desejo ingênuo de querer uma "literatura limpa" apenas faz com que esses autores sejam surrupiados por elementos que usarão essas obras pra jogar sua ideologia (só lembrar de como figuras de extrema direita pegaram obras como Chainsaw Man, enquanto UA-camrs de esquerda menosprezaram a obra por conta de atitudes do Denji ou do texto do Fujimoto).
Tem uma diferença absurda entre o Hergé e o Moneteiro Lobato, o Tintim no Congo é uma representação da sociedade belga, racista. O debate existiu com o autor vivo e atuante no debate.
O Monteiro Lobato usava da obra como proselitismo racista e saudosista da escravatura, e ele foi além, era presente nos debates e era um defensor da eugenia.
O livro do Hitler tem uma versão com um texto do lado explicando o porque de não ser algo verdadeiro. Poderiam fazer isso para qualquer livro "Problemático"
O que machado de Assis tinha de problemático? Só por curiosidade não sou nenhum especialista do autor
@@dioclecianogranja184Você claramente nunca leu Monteiro Lobato. Leia o livro dele: História do mundo para as crianças. Lá ele defende uma postura contra castas, escravidão e até mesmo machismo. Repetir informações sem nunca ler a obra é muito fácil.
E digo mais... Vai saber o que consumimos atualmente de boas, e que seria condenado no futuro.
Pra mim, quem manda "queimar livros" já começa errado...
Tin tin desde a época da TV Cultura carregou uma boa influência e um bom meio de entretenimento construtivo infantil, um desenho inteligente, instigante, que trazia questionamento políticos e geográficos, com suspense e ação. Por óbvio que Herge foi infeliz demais nessa história do Congo, mas não dá pra descartar o valor da obra como um todo
"obras problemáticas" . Problemático é quem se "nóia" com um trabalho de décadas atrás. Tintim é um trabalho excelente. O mundo tá ficando maluco!!! Sempre convivemos muito bem com essas obras. Acho que está faltando louça pra lavar na casa de quem se incomoda.
Tem uma animação brasileira incrível do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que eu cresci vendo e ela é muito boa
Tem q fazer um vídeo só falando do Monteiro Lobato, pq é foda ver gente tacando ele on shit mas relativizando o Lovecraft
👏👏👏
Minha dissertação de mestrado é sobre Lobato. Há anos eu tenho vontade de fazer vídeo aprofundado sobre a questão. Mas não me sinto à vontade pra mexer no vespeiro. As pessoas simplesmente não querem lidar com questões complexas.
@@Literarizando faça, seja civilizada e faça. Pq alguém tem mexer nesse vespeiro, assim como fizeram com Lovecraft.
Marx era r4c1stha. Tem que mexer nesse vespeiro também. ;)
@@destinataryus Não tem "vespeiro" nenhum. M4rx era rac1stha e esquerdista nenhum se importa.
Imagina se a CBF decide homenagear obras como Sitio do pica pau amarelo ou o Jeca Tatu ? Isso daria uma baita treta
Eu amo tintin, conheci pela primeira vez vendo o filme do Spielberg, depois a série etc. Fico triste que essa obra maravilhosa tá sendo condenada internet a fora
Pior que eu também conheci por causa do Spielberg 😂😂😂 aquele filme é maravilhoso
Tu cometeu alguns equívocos no vídeo, a esquerda japonesa é sim anti estados unidos, no vídeo vc disse q não é, o Nihon Kyōsan-tō que é partido comunista japonês é anti estados Unidos, por sinal talvez a maior pauta do partido seja acabar com as bases dos EUA no Japão, outro exemplo o partido social democrata japonês, também é contra as bases dos EUA e quer fim, e é contra as alianças EUA e Japão militares, q tenham apenas uma relação de amizade entre os países, mas a grande maioria dos partidos do Japão são liberais, centro e conservadores, daí tem aqueles grupos pequenos ultra radicais de direita q querem o imperador novamente no poder e também são contra os EUA tendo influência no Japão.
Lamentável
O Partido Comunista do Japão é insignificante
Comunista japonês. :D Que l1x0.
Sim,é anti america e anti europa.
Já faz anos que Tintim na África é problematizado. Entendo que há preconceitos, mas são os preconceitos da época, de 1930. Inclusive, essa HQ teve duas versões, e a mais conhecida é a segunda, em que os aspectos racistas foram até amenizados. Hergé tinha os preconceitos do homem europeu branco da época. Porém, sou contra a censura, acho que o leitor deve ter acesso à obra e ter o direito de consumir se quiser. Quem não goste, que não compre. Creio que uma nota explicativa situaria o leitor moderno sobre o contexto da época de publicação da obra. Se for para comprar para uma criança ler, acho que os pais são quem tem de fazer esse julgamento, e não o Estado. Sem contar que a maioria das crianças brasileiras não conhece Tintim hoje em dia. Ao contrário das crianças belgas, francesas e europeias no geral. Criança hoje em dia não lê muito quadrinho. Só Mônica e alguns mangás. Há exceções, claro, mas a molecada tem preferido vídeo games e coisas afins. Acho ridículo o cancelamento retroativo, até mesmo se o autor tiver sido uma pessoa preconceituosa ou racista, caso do próprio Hergé, Lovecraft, Monteiro Lobato, Roald Dahl, este último era antissemita, mas o antissemitismo está sendo inclusive mais socialmente aceito, infelizmente, por causa do conflito na Palestina. Ao meu ver, as qualidades na obra de Hergé superam os problemas. Autor importantíssimo das BDs, praticamente o inventor da ligne clair. E não é toda HQ do Tintim que tem aspectos preconceituosos ou racistas, ou até mesmo estereótipos. Isso vai diminuindo com o passar dos anos. Apesar de que Tintim, como um "salvador branco", será sempre problematizado hoje em dia. Infelizmente, as pessoas se atentam ao pior lado de alguém, e desconsideraram tudo o que esse alguém fez de bom. Na verdade, a própria cultura do cancelamento é ridícula, seja retroativo ou não.
Todo mundo sabe que eles só colocaram esse uniforme por que parece com o do Manchester City, assim o De Bruyne consegue jogar no nível que ele joga pelo clube mais fácil e talvez ganhar a Euro
Li o original do Dr. Dolittle e chamar o livro de racista é pouco pois parece até que o autor fez uma cartela de bingo de racismo e queria ganhar de qualquer jeito, só que aí uma das notas que deixa bem interessante o autor ficou horrorizado quando descobriu que o livro dele podia ser visto como racista e ele foi tentando deixar os livros futuros dele menos racistas.
E pra mim eu acho que quando é pra criança tem sim que rolar uma censura mas que nem a bíblia que tem a bíblia original e tem a versão infantil, usando o Dr. Dolittle novamente a maioria das partes que contém racismo podem ser tiradas e não afetaria nada do livro original, só umas 2 vezes o racismo faz parte da história conseguem ser trocados facilmente.
Mas acho que mais afeta é que muita gente não lê e só quer tretar o que causa o problema que acham que censura vai modificar muito o livro em questão e muitas vezes só mudam uma palavra por outra sinônima e o livro racista/problemático fica normal, um bom exemplo é a Fábrica de Chocolate e as mudanças ainda são sinônimos só que são palavras que não tem um contexto preconceituoso por trás, em outras palavras a essência do livro continua intacta. E também é um pouco engraçado que muitos dos clássicos que vão para as telas são tão mas tão modificados que tem nada a ver com o original e hoje em dia pessoas só ficam chateadas quando alguém fala pra elas de alguma mudança que teve, pois não leem e nem ligam de verdade pras obras que eles tanto falam em proteger a essência original.
Claro que isso não é o fator do Tintim em questão pois não daria para modificar nada sem mudar toda a história por completo, então como muitos livros deixar pra ser lido por crianças mais velhas e com notas seria melhor opção.
11:21 isso também vale o contrário, como eu sempre vejo gente justificando as ações de Israel por algum "trauma histórico" relacionado ao que aconteceu com os judeus no passado. Nenhum genocídio justifica outro, e oprimidos podem sempre virar opressores dependendo das circunstâncias e vice-versa
Linck, esse corte me lembrou outro comentário interessante, da Ana Maria Machado, que escreveu um artigo excelente publicado na Piauí (acho que em outubro/2023) sobre essa questão de se "corrigir" politicamente obras literárias do passado (no caso, ela focalizou a literatura infantil). Vale a pena dar uma olhada, achei muito bom. Sobre suas ponderações: impecáveis!!! Abraços!
Sobre geografia política é interessante como é o mundo: o cristianismo tem influência na Esquerda japonesa, enquanto budismo e o xintoísmo tem influência na Direita japonesa; o cristianismo e o islamismo são duas religiões que mais dão liberdade as mulheres africanas. Os comunistas russos poderiam ser classificados como "direita", enquanto os progressistas russos como "esquerda"; os liberais russos não são pró-Ocidente e não defendem pautas ocidentalistas. eles são bem nacionalistas e defendem até um estado-étnico russo.
Cuidado, você vai acabar fritando o cérebro do pessoal de direita e esquerda na internet e do pessoal que enxerga o mundo de maneira dual e maniqueísta.
Só não fala também que Israel é mais progressista do que todos os países árabes juntos, senão você vai acabar causando um derrame cerebral em massa na esquerda e na direita.
Permita-me discordar: ok, os povos indigenas guerreavam entre si, mas eles nao erigiram um sistema econômico baseada na desumanização e exploração brutal de outros seres humanos. É algo que nao se pode comparar.
Isso sempre aconteceu. Não foi inventado por europeu.
Pq os tupis não conseguiram sair do estágio de tribo. Mas como você acha que os tupis saíram lá da bacia do Amazonas e conquistaram quase todo litoral brasileiro?
Eles escravizavam as outras tribos 😶.
ua-cam.com/video/H2HT8ITmU84/v-deo.htmlsi=a1Cwz69ca1TzZR39
@@alvarodim1991 n existem "eles", são diversos grupos diferentes
A questão do colonialismo no Congo pelos belgas não tem só a ver com o progressimos más foi até mais desumano do que o que Hitler fez com os judeus más a geral não liga porque o Congo é um pais negro e os judeus brancos.
Não só no Congo. O que o colonialismo europeu fez pelo mundo todo deixa H1tl3r parecendo um piquenique. O n@zism0 só chocou tanto o mundo porque atingiu um monte de branco europeu.
Há coisas muito terríveis na história. Essa colonização do Congo pelos belgas, os horrores do Kmer Vermelho, a ocupação japonesa na China e Coreia...
Mas a forma com que o holocausto feito pelos alemães foi planejado e executado em escala industrial ainda são insuperáveis.
O distanciamento histórico está fazendo as pessoas perderem a sensibilidade e tornando o ápice da crueldade humana comparável a outros eventos também terríveis, mas não igualmente.
Olha, a colonização no Congo foi terrível, mas não foi pior que o Holocausto cara. O Holocausto foi literalmente uma linha de produção de morte, nada na história pode ser comparado a isso
Sim,fato,o ocidente ignora esses genocídios.
@@angelico1Os judeus sionistas massacram os palestinos e estão levando o Pacífico mundo a um confliti mundial em pleno 2024 . Você esqueceu de mencionar que os palestinos estão sendo dizimados pelo estado genocida de Israel e seus predecessores Estados Unidos e Reino Unido cujo a história é banhada a sangue indígena e indianos .
Eu não entendo a ideia de acusar algo de anticomunista. Se algo critica o capitalismo, é "acusado" de anticapitalista? Apenas uma dúvida sobre esse termo usado.
Eu sempre acho engraçado esse tom denuncista que usam quando vão falar que coisa tal é anticomunista, como se isso fosse um pecado. Parece a igreja católica falando dos hereges.
Impedir uma revolução comunista deveria ser obrigação de qualquer um que tenha bom senso.
@@tsuss2205 Ser anti comunista é o mínimo que uma pessoa decente deve ser. :)
Sou a favor de publicar as obras na itegra e fazer uma explicacao do espírito do tempo. Explicar sobre conceito historico.
Essa coisa de ficar cancelando obra, derrubando estátua e reeditando texto avcaba com a historia.
Temos sim que enteder que toda civilizacao tem as mãos enxarcadas de sangue. Ate os indigenas bonzinhos se acabam em massacres mutuos com outros indios.
É aproveitar o que é bom e aprender a discutir com o que não é tão bom assim. Essa geração de hoje não sabe discutir. É de uma babaquice, alienação emburrecedora. 🫣
Depois do criador do Tintin,o único belga famoso que eu conheço é o Jean Claude Van Damme.😂😅
E o De Bruyne
Stromae
Courtois, muralha da seleção deles e do Real Madrid
Max Vestappen nasceu na Bélgica (apesar dele se considerar mais holandes)
O escritor simenon e o compositor da música de abertura de presenca de anita
O primeiro álbum é anti comunismo puro (e é maravilhoso), o segundo é pró-colonialista, e o quinto (O Lótus Azul) denuncia o Japão Imperial, o Cetro de Ottokar é uma crítica ao f45c15m0.
O fato é que na época todas as obras eram racistas...
Boa análise. Bem lembrado do Monteiro Lobato para fazer esse paralelo. Abraço.
Eu concordo que não existe obras limpas e usar nossa moral dos tempos de hoje para julgar obras so século passado não faz sentido.
O problema para mim é o revisionismo. E pegar obras antigas e idolatra-las por não terem influência da " Cultura wolke".
Vejo certo grupos políticos, baseados no debate moral, pegar obras especialmente racistas e sexistas e usar como idealismo cultural moderno
E por fim, não podemos esquecer, a Europa pouco vez na pratica para compensar o continente africano devido a séculos de sua exploração.
Alias, ainda hoje eles exploram a África ( entre eles a própria Bélgica) .
Pra falar e lacrar sobre o uniforme da seleção belga a homenagem a Tintim todo mundo fala nas redes socias, quero ver essas mesmas pessoas ajudar o povo congolês que há anos passa fome e tem um governo corrupto.
A JBraga acabou de lançar o Terry e os Piratas, que também tem muito preconceito apesar da arte sensacional. Na minha opinião, foi eles terem respeitado a obra e mantido a tradução bem próxima do original, especialmente a fala dos chineses e mongóis. Mas senti falta de um texto explicando as diferenças entre o pensamento da época e o atual. As tiras do Mickey da década de 30, quando foram publicadas pela Abril, tinham uma expllicação nesse sentido e ela me pareceu bem importante.
Eu, torcedor da Bélgica, que ama muito Tintim, e ser humano racional, fico pasmo com a burrice de pessoas na internet, princalmente do Twitter.
Qm torce pra Bélgica jskkkkkjkkkkkkkllkkkkksjkkkk
@@tribufubiel7712Eu pô, nn sabe ler? Kkkkkkk
@@JackDoneux o cara torce pra Bélgica kkkkskkskskskkkkkkkkkxmmxklmmjjkkkkkkjkkk
@@tribufubiel7712 obv porra, tu acha que sou da onde? Kkkkkkkkkkkkkk
@@JackDoneux o cara é da Bélgica, fala português e vê o twitter brasileiro kkkkkkkkkkkksjsjkkkkkkkkkkkkkjjkkkk
Voce traz pontos que eu plenamente concordo. Eu sempre falo com colegas que esquerda e direita europeia se comportam diferentes ou querem coisas diferente que as do brasil. outra coisa e trazer ao debate que na historia nao existe inocentes , bonzinhos. Em alguns países africano0s se voce retira o homem branco o racismo continua presente, mas entre tribos. O mesmo na America indigene .
Meados de 08:49 eu também sou contra a lavagem da parcela de manifestação da era intrínseca as obras de artes .
O maior exemplo moderno deste problema foi a destruição dos símbolos históricos racistas , exemplo as estátuas de racistas do passado .
Sem dúvida a sensibilidade social atual não permite isto , entretanto destruindo estes monumentos racistas , paradoxalmente é uma lavagem da história , assim é muito mais fácil esconder as atrocidades cometidas por alguns grupos intrínsecas a história da humanidade .
Portanto conscientizar respectivo ao problema enquanto mantém o monumento problemático , eu até o momento atual considero mais humanamente vantajoso , entretanto se alguém me provar haver mais danos comparado vantagens estou disposto a mudar de opinião .
✌🏾
sim, se não em engano quando o George Floyd morreu muitas estatuas de donos de escravos ao longo de história foram sendo derrubadas e destruídas como forma de protesto.
Isso não é "lavar a historia", pelo contrário, é a própria história operando. Estátuas são símbolos de valorização de personas.
Na realidade deixar essas estátuas para o público sem contexto é mais lavar a história do que as derrubar, pois você deixa ladrões e estupradores como heróis e o público não sabe a realidade de quem foram essas pessoas, esses tipos de estátuas tem que estar em museus e serem dados o seu devido contexto
@@CoolMagmar exatamente. É perpetuar colonistas como heróis.
@@EduardoMusasa
Muito obrigado se vc não me dissesse eu jamais saberia , e eu aqui achando que estátuas eram métodos de gente medíocre participar de discussões cujas elas não tem argumentos . Muito obrigado .
🤣✌🏾
Tintin na infância era incrível ate ver seu lado ruim
Concordo em Gráu e genero com o Linck, até pq esses materiais são para vc entender como se pensava naquela época.
A questão é que o próprio Hergé já se desculpou e "compensou" no Lótus Azul. Além disso, é fato que o povo belga é cheio de r4c1st4z e que Tintim no Congo é(eu tenho e já li). Todavia, se o Hergé morreu sendo r4c1zt4 eu não sei, mas o personagem definitivamente não é.
Cancelar gente morta me quebra
Gente morta que causa problema aos vivos 😅😂.
Concordo Link, o racismo já foi superado, po, o Tintim é antigo pra caramba, já deu né? Ficar falando de racismo toda hora na obra do cara já deu, agora é aproveitar e ser feliz!
Imaginem se a seleção dos estados unidos faz algo parecido e usa um uniforme com camisa preta e calção vermelho em homenagem ao walt disney.
Ia ser um chororo no X. Huahua
Seu canal, odeio essa palavra, mas é muito NECESSÁRIO.
Fui a Bruxelas e de fato tem Tim Tim em TUDO quanto é canto.
Acho curiosa essa mentalidade colonialista de que os povos colonizados são preguiçosos, uma vez que via de regra esses povos são escravizados para realizar os trabalhos que os colonizadores NÃO querem fazer.
Muito bom o video, me ajudou a organizar meu discurso sobre violencia. Ja tinha essa visao por conta do Bataille. Vou buscar o texto do Walter.
"podemos consumir o peixe apesar dos pecados do pescador?"
A compreensão de geografia política é bem limitada, mas fica claro o que o autor quer dizer. Melhor seria ter falado em não homogenizar as pautas das esquerdas, pois em cada lugar existem suas especificidades e semelhanças.
Eu estava ansiando por esse corte
Assisti o vídeo por causa do Tintim! Assisti muito na TVE.
É aproveitar o que é bom e aprender com a discutir com o que não é tão bom assim. Essa geração de hoje não sabe discutir. É de uma alienação estúpida 🫣.
Penso nisso há muito tempo. Concordo plenamente com vc....
Mn, sua voz é idêntica ao dublador do Ed Murphy.
Excelente reflexão ... inclusive porque descobri Heidegger...
Eu até gosto desse careca. Mas ele sempre resvala pra Direita, relativiza muito.
Vc é meio alienado né?
Bom, a esquerda no Brasil tem bons problemas com o Lula e o PT (que governam muito mais a direita do que gostaríamos), mas pondera as críticas pra não se somar à extrema direita.
A esquerda no Brasil aponta o genocídio feito por Israel, mas precisa tomar cuidado pra não cair no conspiracionismo ou antissemitismo.
Existem particularidades de cada lugar nas posições políticas, porém a tendência da esquerda e da direita é a mesma independente do lugar.
Gosto dos comentários do seus vídeos, não tem tanto caps lock
Fala no mic 👍
Essa HQ é muito boa.
Peoprio Herge reconheceu muitos dos provlemas apontados pelas críticas.
00:06 muito isso comigo também, teu twitter é muito poluído pra seguir
*Eu assisti o desenho Tim Tim em DVD 📀 pirata*
Eu te vejo em vários comentarios
@@sazori6388 A tá bom domingo 🎉 ❤ 😘 pra você também tchau
8:41 eu lembro de outro vídeo do link onde ele fala essa frase, alguém sabe me responde qual é?
O vídeo onde ele fala essa frase pela primeira vez é: "ESTAMOS FAZENDO PAPEL DE TROUXA!!! A censura do bem das grandes marcas" - ua-cam.com/video/G68ocaCHbCA/v-deo.html
Existe uma diferença entre a guerra ritualistica e a guerra aberta. Em Africa por exemplo o Rei Shaka Zulu foi responsável por uma quebra de tradições políticas do pré-guerra, antes das nações as tribos disputavam arremessos de lanças que funcionava como uma baliza para definir o resultado das disputas, o grupo mais numeroso, mais intimidador ou com os melhores arremessos ganhava a guerra que normalmente não chegava as vias de fato. Shaka não se interessava por essas longas disputas e foi um conquistador mais parecido com o estereótipo que foi estimulado pelo europeu. Não é difícil imaginar que nas Américas raramente uma disputa se tornaria absoluta também. Ja o europeu não. Todos os países praticaram o mesmo tipo de imperialismo racial o que leva a crer as pessoas de ideologia eurocentrica que na realidade qualquer ser humano chegaria a mesmíssima conclusão. Muita gente argumenta que o capitalismo é portanto um sistema natural, de acordo com dogmas do criacionismo inclusive. Mas o que falta para que se perceba a artificialidade e fragilidade dessa linha de pensamento é justamente as consequências de se viver em natureza. Primeiro que desde o princípio da humanidade nos juntamos e diviidimos funções em sociedade justamente para sair da natureza. Para vence=la. Portanto o capitalismo nesse caso é o animal em nós que resiste a escolha racional que fez e justifica atrocidade continuada por fina força. Segundo que tudo que ta vivo morre, logo a natureza do nosso sistema vigente remete seu presumível colapso. Logo o sistema de acúmulos primitivos vai tensionar as relações produtivas ao ponto de cisão, a desigualdade social cresce cada vez mais rápido e as proximas gerações vão experimentear a sensação de divisão entre tipos de humanos que não serão mais por meras questões de cor de pele ou indioma. E terceiro, a unica explicação que percebo para a "maldade" do branco é a escassez historica que os povos da diaspora africana sofreram ao ter de se afastar do grande continente.. uma selva mais viva, vizinhos mais fortes forçaram migração para terras geladas e mais uma vez escassez veio.. então eles se mataram por fome e tudo mais e no fim se especializaram em roubar de culturas e outros povos e sobreviver os tornaram vaidosos e assim chegamos até aqui. De repente o indigena brasileiro jamais teria feito sua propria grande navegação, eles não conheciam essa profunda necessidade, Brasil é tão abundante para todos que até hoje ainda é rico apesar de ter toda uma classe que nada produz e toma maior parte para si.
"Em África"
Você é africano?
"só me interessa o que não é meu"
bons argumentos, Linck!
mas nao tinha uma historia ele nao tinha sido obrigado pelo chefe de criação pro livro ser pro racista e depois reconheceu que era errado?
Como sempre nos esconder eu axitir alguns não sabia o personagem e belga e que tinha episódios que era racistas
Copa além da Copa é ótimo.
Faz um vídeo sobre o cancelamento da saga do tio patinhas. Nunca mais será publicado kkk tá valendo 1500 reais por aí. Pq o tio patinhas zomba da religião vodu. Vai vendo 👀...ab
Eu gosto do desenho do Tintim
Pelo amor de deus, deixem o TinTin em paz
Eu discordo, tem comparações ai muito ruins, mas segue o jogo
Os belgas sabem exatamente o que fazem. Eles não são só racistas, eles se orgulham disso.
Sei.......
Mas sim porque ser racistas se você pode anexar o melhor da cultura do outro pra você?
E lotado de afro descendentes da Bélgica
Não dá para generalizar. Tenho um amigo belga que é um grande sujeito e antirracista.
@@3389-ØØ pq a supremacia não se trata de anexar cultura e sim de proteger e segregar e o fato de ter negro na Bélgica não muda nada. Tem negro nos EUA e tem KKK também.
@@olavocarvalho4356 sim, da pra generalizar. Justamente pq a regra precisa de uma exceção, seu amigo confirma o que eu disse.
@@fernandoairan5297 você tá se passando, nunca deve ter tido um contato real com a cultura dos caras pra estar dizendo um negócio desses. Os belgas são que nem o Leopoldo II e os brasileiros que nem os bandeirantes. Dá um tempo com esse papo de maluco.
Afirmo categoriamente: o único ser humano sem defeitos é vc!
Eu tenho até uma ideia cuja não é original cuja funcionaria perfeitamente em qualquer obras de artes do passado sendo reproduzidad hoje , o pessoal da música já percebeu isto cujo é o selo E , cujo é o selo Explícito , as obras sem o selo E são polidas lavadas e daí com o selo E são completamente originais .
E aí o que vocês acham ?
✌🏾
Aproveita o contexto e faz um video do quadrinho o gato do rabino
Via timtim na tv 📺 e não imaginava o desprezo dele pelos africanos,triste Bélgica.😢😮
Além do que pelo menos nacionalizaram os nativos,mas isso não diminui o crime.
@@diegopanzariello4433Irmão foi uma história criada na dec de 30 na belgica colonial, tu queria o que? Wakanda Forever?
E é o unico album do tintin com teor tão racista
Quando e com negro fica por isso mesmo
As primeiras aventuras do Tintim são incrivelmente escrotas e racistas mesmo, e nem teria como ser diferente - o Hergé trabalhava pra um jornal católico conservador.
Mas especialmente a partir de "O Lótus Azul" ele passou a pesquisar melhor os temas que ia abordar nas histórias sem repetir as mentiras que recebia dos empregadores, e ele gradualmente começou a mudar suas visões - isso vai ficando mais óbvio nas obras posteriores.
No final da carreira, a veia progressista já estava muito mais forte - essa galera escrota atual certamente chamaria os últimos álbuns de de "woke" ou outra idiotice qualquer que o cérebro de amendoim deles não consegue processar.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Natural, as pessoas mudam com o passar do tempo. Isso é bom.
Cadê vídeo de Pobres Criaturas
Que vídeo bom!
otimo video
Errado sobre a esquerda japonesa
Ah vá kkkk, primeiro não tem nenhum torcedor da Bélgica aqui, o cara preocupado com uma coisa dessas, no país dos outros, tudo tem que militar poxa vida, tá difícil hoje em dia viu PQP!
Tchintchin 😂😂😅😅
🔥🔥🔥
👏👏👏👏👏👏👏
15:09! Sim 15:13 não!
Nao devemos jogar fora não. Faz um prólogo falando como era o pensamento da época.
Se tu for jogar fora toda obra que o autor cometeu algum tipo de preconceito você vai se decepcionar e vai ficar sem entretenimento 😅
@@powerzoldyck5670 tenho birra com o monteiro lobato em especifico, e o sítio do pica pau amarelo não é lá essas coisas..
@@ypupiaradasilva O sírio do pica pau amarelo é o desenho brasileiro provavelmente mais popular e mais assistido entre as crianças 😂😂
@@ypupiaradasilva Monteiro Lobato é bom pra ser estudado e ser usado de exemplo de como era o racismo na época dele, o foda é botar criança pra ler aquilo sem nenhuma contextualização kkkkkk
O Tintin nunca que vai ser engolindo pela extrema direta, no album "Tintin e os Picaros" ele ajuda guerrilheiros kkkkk
E sem falar que o personagem tem um fandom LGBT muito grande, muitos gays, bis, homens trans (e não binarios) pessoas arromanticas e assexuais se veem nele
Não seja ingênuo. Uma boa equipe de propaganda é capaz de manipular qualquer coisa para se adaptar a qualquer ponto de vista. Veja a figura do Big Brother, de 1984, que saiu de um livro crítico ao estado totalitário e virou um programa televisivo símbolo de um dos auges do capitalismo.
Disney é uma empresa fundada por um anticomunista e respaldada sob valores americanos e capitalistas e hoje em dia é extremamente progressista por causa do CEO e cheio de fãs LGBTs
Por que isso ? O jeitinho dele ?
@fabiolopes5700
Tem alguns motivos
1- O Tintin em alguns momentos tem trejeitos mais delicados ele nunca foi extremamente masculo
2- O Tintin nunca demontrou interresse romântico e sexual por mulheres (em nenhum tipo de adaptação)
3- O Tintin do nada passa a morar com o capitão no castelo de Molissart
Uma grande parte do fandom fala que o Tintin é gay e que namora o capitão as escondidas....
(Eu odeio esse ship)
Ponto para o capitalismo! Um canal de quadrinhos engajou um uniforme de futebol.
Um canal sobre quadrinhos, que tem um canal de cortes de uma Live onde o dono do canal comenta sobre vários assuntos em geral postou um vídeo sobre uma polêmica envolvendo um personagem da cultura pop*
Fueda- se? 😃 🫰
@@yanlopes5432Exato. Meu ponto é sobre o uniforme da Bélgica. Acertado fazer um uniforme homenageando o Tintin e conseguir engajamento gratuito pela polarização e toda a discussão que gera, ao ponto de pessoas que normalmente não ligam para o futebol passarem a falar sobre o produto.
Viva Bukowski
Show
👽🧀☕👍🏾👍🏾
A eu não consigo resgatar Sítio do Pica-Pau Amarelo
Tin Tin só em brindes 🥂.
Tim Tim é bom demais
O que Tintin mostra do Congo é leve comparado ao que o Congo realmente é
O Congo ou os colonizadores belgas? O que o Congo se tornou a partir da colonização belga faz do Congo o que ele é? Então, a miséria do Congo é a miséria humana dos belgas.
@@EduardoLuedy Claro, o Congo era o paraíso humano antes da chegada dos belgas por lá, os congoleses não são seres humanos, são anjos imaculados rs Se você realmente acredita nisso, pq não passa uma temporada por lá?
Mas a colonização fudeu o congo,eram pobres no passado hoje mais.
O fazendo nerdice fez video sbre o criador de timtim pra quem quer saber mais sobre