Jean Wyllys e a (não) conversa da esquerda com evangélicos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 522

  • @ocanaldoSartre
    @ocanaldoSartre 8 місяців тому +263

    Áurea Carolina se elegeu vereadora em Belo Horizonte pelo PSOL em 2016, com o maior número de votos da cidade naquela eleição, surpreendendo toda a esquerda por ser muito jovem, por ser a primeira eleição dela e por não ter uma tradição política. Era uma mulher negra oriunda do movimento hip-hop e muito ativa nos movimentos sociais. Em 2018 se candidatou à deputada federal. Na época eu trabalhava em um órgão da prefeitura onde convivia com muitos guardas municipais e eles sempre colocavam a Áurea no lugar de um exemplo a ser combatido, pelas pautas progressistas que ela defendia. Eis que a Áurea deu uma entrevista na qual ela defendeu uma maior qualificação dos direitos trabalhistas da Guarda Municipal. Isso repercutiu tão bem entre eles que naquela eleição a Guarda votou em peso no Bozo para presidente e na Áurea, uma figura do PSOL, com diversas pautas progressistas, dentre elas, a descriminalização da maconha, para deputada federal. Não sei se isso foi decisivo para ela se eleger, mas com certeza foi decisivo para ela novamente quebrar recordes de votos na segunda eleição que ela disputava na vida. Não dá pra ter uma esquerda forte se seus representantes dialogarem só com a zona sul e com as universidades.

    • @synadenium
      @synadenium 8 місяців тому +42

      é aquela máxima de construir pontes e não queimá-las, não?!

    • @viertmam
      @viertmam 8 місяців тому +5

      ​@@synadenium certíssimo

    • @RVinicius2107
      @RVinicius2107 8 місяців тому +10

      É sair das bolhas e dialogar com todos, e não replicar a prática da extrema direita de rotular entre quem aceita o Bolsonaro como o messias e os comunistas.

    • @fuleronietzsche3264
      @fuleronietzsche3264 8 місяців тому

      Isso pode acontecer, mas nunca pode ser tomado como exemplo , no geral a policia nunca vai votar na esquerda, tiro exemplo do meu estado, um tal prefeito de uma cidade do meu estado retirou todos os moveis que a prefeitura tinha emprestado para guarnição da PM, por briga politica contra governador, como descobri isso? amigo meu PM me contou, era onde ele trabalhava, anos depois, esse prefeito pegou todo arcabouço do bolsonarismo, inclusive enviando audio pra grupos da PM sobre como ele sempre apoiou a PM, como todo cidadão de bem, conservador cristão, resultado é que a PM apoiou em peso esse cara , apesar de todos saberem o que ele fez.

    • @nicolascardoso8484
      @nicolascardoso8484 8 місяців тому +13

      Sim, esquerda se foca muito no campos acadêmicos e esquecem da realidade !
      Tem que dialogar, estar no meio, ouvir e devolver pras grandes massas... realmente não vai adiantar de nada só escrever isso numa folha de papel !

  • @CanalTemdetudo3435
    @CanalTemdetudo3435 8 місяців тому +105

    Solução para a fanfic: Bom dia, com licença, o senhor poderia diminuir um pouco o volume?

    • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931
      @fabriciaap-fasaulasdeartes7931 8 місяців тому +7

      Uma vez entrei num carro que o cara ouvia coisas a favor do Bolsonaro e eu pedi pra baixar o volume, o cara me ignorou. Não sei se o fato de eu ser mulher ajudou nesse "ignore", mas eu me senti muito desconfortável na viagem

    • @marreco6347
      @marreco6347 8 місяців тому +11

      ​@@fabriciaap-fasaulasdeartes7931sai do carro, cancela viagem e dá avaliação negativa. Não engole sapo porque o cara não pode valorizar o próprio trampo e respeitar o próximo

    • @elderleon1844
      @elderleon1844 7 місяців тому

      tá vendo é esse protecionismo que faz esses politicos pensarem que podem fazer oque querem e cria essa noção de ''clube fechado em que todos os membros serão protegidos não importa oque seja'' que o povo comum tem da esquerda, chamar isso de fic só pq é contra alguem da esquerda? como se claro um branco de classe rico e ex bb não fosse ser escroto desse jeito com alguem do povo comum né? por isso que vcs fracassam com o povo comum

  • @rodrigofigueiroa9184
    @rodrigofigueiroa9184 8 місяців тому +170

    "Religioso não se dá conta de quanto é assediador" se dá sim. Só que acha que tá certo.

    • @johntargaryen9870
      @johntargaryen9870 8 місяців тому +28

      Pior q tem mt gente não se toca

    • @lucas10armond
      @lucas10armond 8 місяців тому +3

      é projeto de poder sobre todos os outros

    • @Marcel_monteir
      @Marcel_monteir 8 місяців тому +14

      Se ele acha que ele tá certo então já tá nítido que ele n tá se tocando, né?!

    • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931
      @fabriciaap-fasaulasdeartes7931 8 місяців тому +5

      Concordo com você, viu..... A maioria acha que "evangélicar" é incomodar até a pessoa cansada aceitar

    • @rodrigofigueiroa9184
      @rodrigofigueiroa9184 8 місяців тому

      @@Marcel_monteir aí vc parte do princípio de que há um bom senso objetivo, aceito por todos os paradigmas, e que se ele "se tocar" ele vai perceber o erro. Mas não existe. O paradigma deles não é o do resto da população. Para eles, a gente que não se toca de perceber que Cristo está acima de tudo, até de nossa liberdade individual - vale tudo para evangelizar e isso é perfeitamente "correto e são" dentro do paradigma de universo deles. Então ele sabe sim que está agindo "errado" conforme nosso modelo de realidade, mas no deles, o nosso está errado e por isso é irrelevante. E por isso eu digo um dia, apesar de liberdade de credo ser fundamental em uma constituição democrática, a democracia vai ter que fazer uma exceção ao lidar com religiões proselitistas e fundamentalistas e encarar que elas são profundamente anti-democráticas. Elas não convivem bem com outros credos e ausência deles, principalmente se não forem abraamicos, e para eles a fé está acima da liberdade alheia. Não entender isso é o maior obstáculo em diálogo com religiosos fundamentalistas, achar que existe algum meio termo de senso comum. Eles rejeitam a democracia à princípio. Por eles isso aqui já seria uma Teocracia absolutista.

  • @eudado100
    @eudado100 8 місяців тому +79

    Se não for FIC, o Jean Wily poderia muito bem ter pedido ao motorista para baixar ou desligar o rádio sem a necessidade de esculachar o cara. Isso prova que tanto faz se é de esquerda ou de direita, quem tem poder, na primeira oportunidade reproduz opressão contra o elo mais fraco da relação.

    • @danilomfable
      @danilomfable 8 місяців тому +2

      No meu caso, dependendo da situação eu piso mesmo, sem dó.

    • @pedrot.9569
      @pedrot.9569 8 місяців тому

      ​@@danilomfableVocê, mas no caso aí foi um político sendo um merda com um trabalhador

    • @GiulianoPiccolo1987
      @GiulianoPiccolo1987 8 місяців тому

      Contra evangélico? Também piso sem dó, eles são errados sempre

    • @Anaximandro_1814
      @Anaximandro_1814 8 місяців тому +7

      ​@@danilomfableSempre terá alguém maior e mais poderoso que você.

  • @animebanger6662
    @animebanger6662 8 місяців тому +121

    a imagem que eu imagino é o taxista olhando pro Jean Willis e dizendo "então cai fora e pede um uber porra!"

    • @lecomont
      @lecomont 8 місяців тому +11

      Quem está prestando um serviço ali ??

    • @MsValdenor
      @MsValdenor 8 місяців тому +4

      Quem usa táxi hoje em dia?

    • @nilm.9639
      @nilm.9639 8 місяців тому +5

      ​@@MsValdenorquem é rico.

    • @arielcardoso4694
      @arielcardoso4694 8 місяців тому

      @@nilm.9639 Acha que rico não tem motorista particular?

    • @Joao-il5ki
      @Joao-il5ki 8 місяців тому +13

      ​@@lecomontsabe que ele não é obrigado a prestar esse serviço, certo?

  • @whatilogpo1931
    @whatilogpo1931 8 місяців тому +41

    Existe uma solução bem OBVIA pra como a esquerda pode convencer mais os evangelicos e principalmente o cidadão médio... Basta a esquerda abrir mais espaço pra pautas desenvolvimentistas nos seus discursos e debates! E parar de dar foco apenas nas sociais ou civilizatorias, é praticamente impossivel ganhar apenas nas sociais em um país aonde o fundamentalismo cresce ano após ano através de coachs e influencers da web.

    • @luisfranca3052
      @luisfranca3052 8 місяців тому

      Antes de 2018 os evangélicos apoiavam a esquerda com força. Religiosos aqui do nordeste sempre votavam no Lula. Os próprios líderes da esquerda deixaram as coisas chegarem na situação atual. São elitistas demais e isso afasta o povão. Quando Mano Brown falou umas verdades vaiaram ele, não quiseram dar ouvidos e o resultado é esse. Agora vão ter que aguentar.

    • @wiru.studio
      @wiru.studio 8 місяців тому

      o socialismo é puro desenvolvimentismo, não é isso que ta impedindo. Falta comecar a atirar de volta em quem atira nos LGBT. Nao se extingue nazismos com papinho conciliador.

  • @rodolforuas
    @rodolforuas 8 місяців тому +139

    Fui criado em igreja evangélica e educado por sindicalistas. Por isso faço a seguinte pergunta: o que a esquerda pode oferecer para o pobre que seja melhor que o pacote das igrejas?
    Enquanto a esquerda oferece revolução, os evangélicos oferecem um novo nascimento reconhecido por CV e PCC.
    A esquerda oferece teologia da libertação, enquanto os evangélicos tem teologia da prosperidade que no final é uma revolução feita no varejo, personalizada.
    Quando tem uma tragédia não são partidos e sindicatos que chegam primeiro nas favelas, são os evangélicos.
    Quando uma mulher pobre precisa ajudar o filho viciado quem ela procura? Evangélicos.
    Evangélicos tem aula de música, artesanato, conselhos amorosos e financeiros. A esquerda brasileira ODEIA educação financeira.
    O Mano Brown já disse que tem que voltar para a base. Só que a base hoje não é a mesma da década de 1980. Ela é evangélica. Os evangélicos ocuparam o vácuo da esquerda que virou woke.
    Pode ser que a esquerda tenha diálogo com os evangélicos ricos e de classe média, mas os pobres tem outras prioridades. A única forma da esquerda conseguir esses votos é através de voto de cabresto.
    Sei de uma fonte segura que uma grande denominação pentecostal quase rachou porque o presidente comentou que iria apoiar o Lula em 2022. Eu vi em janeiro de 2022 no programa de domingo da igreja universal o genro do Macedo explicar para o povo porque a igreja tinha apoiado o Lula no passado.
    Mesmo que alguns pastores queiram apoiar a esquerda os membros não querem. Esse é o nível do distanciamento.
    Então termino com a pergunta que abri meu comentário: o que a esquerda brasileira pode oferecer melhor que os evangélicos?

    • @nicolascardoso8484
      @nicolascardoso8484 8 місяців тому +7

      Realmente, uma ilusão maior, nem tribunal de santo ofício oferece !

    • @paulolescaut5352
      @paulolescaut5352 8 місяців тому +1

      Por isso é uma ARAPUCA ficar focando toda a discussão política em moralidade.

    • @Edematar
      @Edematar 8 місяців тому +4

      O roubo é o mesmo

    • @tiagor.369
      @tiagor.369 8 місяців тому +3

      Você está equivocado na maioria dos seus pontos. A Igreja Católica é que tem uma extensa rede de assistência social: creches, escolas, hospitais, asilo, orfanato. E tudo isso não impediu a Igreja Católica de perder fiéis nas últimas décadas por igrejas de fundo de quintal que só fazem extorquir seus fiéis, você está escondendo que as igrejas pentecostais e neopentecostais são comandadas por charlatões que aprovietam a inocência e otariedade de boa parte da população.

    • @ddiasB
      @ddiasB 8 місяців тому +2

      Sabe pq os membros não querem apoiar a esquerda mesmo com o aval do pastor? É pq a grande massa dos evangélicos bolsonaristas é mantida em uma realidade paralela. Minha tia que tem exatamente esse perfil falado no vídeo (é preta, pobre, trabalha o dia todo, mora na periferia, já teve um filho agredido pela polícia dentro de casa) não vota no Lula pq acha que ele vai fechar as igrejas e proibir a bíblia. Todo dia ela recebe no WhatsApp uma penca de mensagens dizendo que o Lula é o anticristo. Lá na igreja dela o pastor diz que a única fonte de informação confiável é o grupo da igreja e que os fiéis não podem assistir televisão.

  • @AgentUltimate7
    @AgentUltimate7 8 місяців тому +17

    Jean Willys simplesmente lembrou o Pica Torrone com o entregador de ifood, o cara tá trabalhando e tem que ouvir graça de gente babaca

  • @rodrigoat_
    @rodrigoat_ 8 місяців тому +27

    Sobre polícia e esquerda... Eu vivo um conflito... Sou de esquerda e tô aprovado num concurso pra polícia civil, cargo de investigador. Um lado meu acredita que tenho que ir e ocupar esse espaço e outro lado meu pensa que é uma completa guerra perdida hahahahahaha... Mas é complicado porque se as pessoas de esquerda desistirem de ocupar esses espaços minoritariamente de esquerda, as coisas dentro dessas instituições nunca vão melhorar... Mas também é foda ocupar esse espaço e ter que aguentar diariamente abusos e correr até risco de vida...

    • @fabriziomarangoni449
      @fabriziomarangoni449 8 місяців тому +4

      Vai veja a realidade de como criminosos tratam o trabalhador que assim quando esquerdinha for defender criminosos você falar a sua experiência como policial.

    • @rafaelcherem6224
      @rafaelcherem6224 8 місяців тому +8

      Vai lá e ocupa o espaço, além do mais deve precisar pagar as contas.

    • @lcassimiro
      @lcassimiro 8 місяців тому +1

      A esquerda domina o serviço público há decadas. Hoje que a mentalidade e o público está mudando.

    • @gurixd100
      @gurixd100 8 місяців тому +1

      ​@@lcassimiroSim, calvo. PM é tudo esquerdinha. A milícia é um exército revolucionário. Tenta falar isso na frente do espelho. Talvez o riso te ressuscite o intelecto.

    • @Ronald_Marcal
      @Ronald_Marcal 8 місяців тому

      Isso não é um conflito, existem muitos policiais que são de esquerda.
      A grande questão é que possivelmente , com o andar da carruagem, você vai ver que uma coisa é o mundo do discurso e outra é o mundo real, principalmente se você for lotado em uma grande cidade.
      O motivo pelo qual a esquerda não tem vez na corporação é pq a esquerda no Brasil é uma ideologia burguesa, e está distante do trabalhador. A militância de esquerda é coisa de pequeno-burguês que foi pra universidade, depois obtem um cargo público e ingressam nos sindicatos para lutar contra o "patrão" que é o governo. Enquanto isso, o trabalhador da iniciativa privada é desorganizado, seu sindicato é controlado pelo patrão, e não há nenhuma alma que faça trabalho de base.
      E no caso das Polícias Mlitares, não existe sindicato, não exige formação acadêmica, e naturalmente não é um espaço a ser explorado pela esquerda.
      Assim, os policiais militares no Brasil não tem entidades que o representem, que lutem por eles, principalmente diante de uma situação tão dramática quanto a que nós vivemos. Policiais vivem constantemente a violência urbana, todo dia de trabalho eles veem mortos, eles trocam tiro, eles ficam sob a mira de armas de fogo, e isso ferra com psiquê de qualquer um. E aí, num dia quente, se ele matar alguém em uma troca de tiro, em vez de surgirem militantes de esquerda falar sobre saúde mental dos policiais, sobre o estresse da jornada de trabalho, etc, simplesmente caem em cima o condenando, e muitos até comemoram quando policiais são mortos (principalmente na extrema esquerda). Assim, na ausência de representantes de esquerda, o que acontece é a guinada para a direita, que é muito mais aberta a eles.
      O melhor exemplo disso é o Cabo Dacciolo, que embora não seja policial, mas sim bombeiro militar, representa isso. Alguém que teve esperanças com a esquerda, que foi maltratado, ridicularizado por sua fé, e naturalmente enveredou para a direita.

  • @ProfPequeno
    @ProfPequeno 5 місяців тому +3

    Lembrei de duas coisas. Uma dita por Marx e outra por Ho Chi Minh.
    No "salário, preço e lucro", Marx considera justificável diferenças salariais no comunismo. Isso teria a ver com diferenças no grau de responsabilidade do trabalho ou no grau de complexidade da tarefa ou mesmo da quantidade de tempo necessária para a formação do trabalhador (quanto mais tempo utilizado, maior a recompensa/retorno).
    Sobre a questão religiosa, Ho Chi Minh tem um texto bem curtinho intitulado "12 recomendações", destinado a "todas as pessoas no exército, na administração e nas organizações de massa que estão em contato ou que convivem com o povo". A 5ª recomendação é a seguinte: "Não ofender a fé e os costumes das pessoas".
    Tem comunista esquecendo dessas considerações e conselhos.

    • @BielSaggi
      @BielSaggi 4 місяці тому

      Nossa, esse chinês é um gênio, hoje em dia não tão entendendo o básico.

  • @musicasdeteclado5492
    @musicasdeteclado5492 8 місяців тому +9

    sobre a segurança publica tem a questão de que quando um criminoso morre a esquerda dá assistência para a família dele e agente houve poucos casos em que a família da vitima do criminoso teve a mesma assistência.

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому +4

      você tem algum exemplo concreto ou tá imaginando uma situação fantasiosa que vc leu no whatsapp?

  • @Marcel_monteir
    @Marcel_monteir 8 місяців тому +41

    A Srta. Bira sempre fala: o pobre já n tem nada, e ainda tentam antagonizá-lo a partir da única fonte de conforto que muitos Ainda tem

    • @wiru.studio
      @wiru.studio 8 місяців тому +5

      os pobres LGBT ja nao tem nada e ainda apanham por isso, sinceramente o pobre LGBT merece mais solideraiedade que o pobre evangelico.

    • @Marcel_monteir
      @Marcel_monteir 8 місяців тому +15

      @@wiru.studio cada caso é um caso. O LGBT deve ter seus direitos e sua dignidade resguardados, bem como o trabalhador não deve engolir microagressões de quem acha que pode tudo por estar pagando. A defesa de cada um em seu respectivo cenário não é algo antagônico. Ainda não foi instituída uma cota para apoios. No que depender de mim, ambos serão apoiados.

    • @mare_maresia
      @mare_maresia 8 місяців тому

      ​@@Marcel_monteirreligião tem q ser extinta, isso sim

    • @Victor_Macrev
      @Victor_Macrev 7 місяців тому

      @@wiru.studio puta que pariu....
      Ainda bem que pessoas como você são minoria.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 5 місяців тому

      @@wiru.studio A Senhorita Bira é pobre e LGBT, só deixando claro

  • @jeovalneto1
    @jeovalneto1 8 місяців тому +17

    As igrejas ocuparam o espaço que o estado não olha. Morando hj em um povoado no litoral norte da Bahia da para ver claramente isso.

    • @cauamenezes6311
      @cauamenezes6311 7 місяців тому +1

      Pior que é exatamente isso,minha família passou por dificuldades na década de 90 e quem tava lá pra eles era a igreja.
      Hoje meus avós tem uma lealdade quase que cega por quem os ajudou

  • @MsValdenor
    @MsValdenor 8 місяців тому +81

    Sinceramente para mim o Jean Wilys é uma faca de dois gumes, embora ele tenha um ajudado muito a pauta LGBTQI+ ele por ser um cara muito estourado da muita munição para extrema direita e ainda por cima acha que está arrasando com isso

    • @dcrabbe1985
      @dcrabbe1985 8 місяців тому +17

      Essa faca de dois gumes é verdadeira. Se pararmos para pensar, é o jeito do Jean Wyllys de ser, não tem muito o que fazer. Ao mesmo tempo, ele é alvo da extrema- direita por ele ser o que é. É aquele ditado: saber a dor e a delícia de ser o que é.

    • @m_arxesini935
      @m_arxesini935 8 місяців тому +1

      Homossexuais existirem já é toda munição que eles precisam. População brasileira é extremamente preconceituosa

    • @BrunoNunes83
      @BrunoNunes83 8 місяців тому +4

      é a boçalidade inerente de um pessoal intelectual que mora numa cidade que um dia foi importante.... 👀

    • @gabrielvitoria6665
      @gabrielvitoria6665 8 місяців тому

      Essa criatura ridícula é o principal responsável pela popularidade do Bolsonaro.

  • @denersantana5420
    @denersantana5420 8 місяців тому +60

    Sobre a esquerda e segurança pública, eu tenho um problema, as vezes parece que há uma empatia quase doentia por bandidos, de modo que querem que a polícia não use violência armada contra ações de criminosos violentos e armados. Para algumas pessoas de esquerda isso que eu digo soa como ignorância e falta de estudo, mas estou compartilhando um sentimento de que as pessoas não violentas são desamparadas, e os agentes de segurança não podem atirar, mesmo que para se defender...
    Sou contra o abuso e a brutalidade policial, só acho que há uma diferença entre um policial matar ou ferir um bandido em confronto. Não é o mesmo que o abuso de agredir uma passoa desarmada que não oferece nenhum risco.

    • @rodolforuas
      @rodolforuas 8 місяців тому +1

      É engraçado essa coisa que a direita chama de "bandidolatria". A esquerda que me educou não era contra armamento civil. Quero saber quem sequestrou a esquerda brasileira.

    • @haltierys.rangel8519
      @haltierys.rangel8519 8 місяців тому +25

      Esse é um discurso bem distorcido. Tudo que chega para mim sobre esquerda x polícia tem a ver com algum rapaz negro sendo agredido sem motivo nenhum ou por um mal entendido. Nunca alguém defendendo uma grande facção e dizendo que eles podem dominar o país. E sobre os direitos humanos até os bolsonaristas concordam com isso agora, a final vale para eles também.

    • @denersantana5420
      @denersantana5420 8 місяців тому +20

      Houve crítica quando um sniper matou o rapaz que fez pessoas de refém no Rio de Janeiro ( não me lembro o ano), houveram críticas quando ocorreu aquela tragédia no morro do Jacarezinho... não faltam exemplos.
      Talvez eu tenha me expressado mal, talvez não seja toda a esquerda, mas as manifestações que mais aparecem são essas.

    • @tyrael13
      @tyrael13 8 місяців тому +25

      Quanto ao caso do sniper, lembro mto bem que as críticas foram feitas na questão do governador comemorar a morte do cara como se fosse um gol e dar declarações com teor de que tinha que "atirar na cabecinha" ou algo do tipo. Em nenhum momento vi alguém criticar algo além disso, apesar de pessoalmente eu achar q possa haver críticas sim.
      Todas as etapas da negociação para a rendição foram tentadas, ou houve uma pressão do governador pra que o tiro fosse dado e esse circo midiático que agrada tanto bolsonaristas fosse criado? Acho que matar alguém deveria ser a última opção nessas situações, mas o que é recorrente aqui no rio de janeiro é gente morrendo pq tava usando uma furadeira dentro de casa, gente tomando tiro pq usava um guarda chuva e uma família ser fuzilada dentro de um carro pq foi "confundida".
      Criticar o abuso policial, a má conduta, a falta de preparo e etc ao meu ver não tem absolutamente nada com "endeusar bandidos".

    • @ricardo.nobrega
      @ricardo.nobrega 8 місяців тому +9

      ​@thanatosofthebanao witzel chegou dançando de helicóptero kkkkkkk mt bizarro

  • @Nerdpoliticobrasil
    @Nerdpoliticobrasil 5 місяців тому +1

    Cara, vc é um comunicador excepcional. Sempre acertivo, com um quê de sarcasmo que aprecio. Abraço.

  • @fernandoalbuquerquecarmo7324
    @fernandoalbuquerquecarmo7324 8 місяців тому +13

    A relação nao é so de cliente e taxista, mas um ex deputado e um taxista.

    • @Marcel_monteir
      @Marcel_monteir 8 місяців тому +1

      Ainda vou além: de um ex-deputado oriundo de um espectro político o qual esse taxista deve ter recebido muita fake de que abomina a religião dele.
      Na maioria dos casos a esquerda se faz de cabo eleitoral da extrema-direita

    • @HitlerGaymes123
      @HitlerGaymes123 8 місяців тому

      Como se ele tivesse qualquer mérito em ser ex deputado

  • @luisfernandobarbosabarros425
    @luisfernandobarbosabarros425 8 місяців тому +57

    Como disse o mano Brown no último comício do Haddad em 2017: "o PT perdeu a conexão com a favela, tem mais que se fuder". Na época foi muito criticado, mas o que ele tava falando é isso que o link apontou no vídeo. A direita conseguiu disseminar o discurso deles melhor infelizmente.

    • @marc0mart1nez
      @marc0mart1nez 8 місяців тому +14

      Triste é ver que 5 anos depois muita gente ainda nao entendeu o que ele disse....

    • @Redshief1
      @Redshief1 8 місяців тому +19

      "Economia" e "Segurança Pública" são os temas mais importantes para a classe mais pobre, por mais que alguns tenham percepções desses temas de formas mais superficiais (inflação da moeda; histórias pessoais de assaltos...).
      "Religiosidade (Cristã)" é outro tema relevante para grande parcela dos brasileiros.
      O bolsonarismo surfou em tudo isso, mesmo que de forma hipócrita e displicente.

    • @rodolforuas
      @rodolforuas 8 місяців тому +13

      ​@@Redshief1traduzindo: se a esquerda brasileira não ouve o pobre sobre economia e segurança pública quer dizer que ela não trabalha para o pobre Brasileiro. Para quem a esquerda brasileira trabalha?

    • @rafaelcherem6224
      @rafaelcherem6224 8 місяців тому

      A favela que escolheu o fascismo evangélico e o tráfico, quem se fedeu foi ela.

    • @CarlosEduardo-yh4ls
      @CarlosEduardo-yh4ls 8 місяців тому

      ​@@rodolforuaspara ela mesma, igual o BLM, só serviu pra enricar os cabeças do movimento

  • @Gabriel-bh6xu
    @Gabriel-bh6xu 8 місяців тому +28

    O Jean é o Burguês ex BBB , ícone reprensentante da famosa "esquerda Caviar" , apenas isso.

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому

      liberal de esquerda com fetiches tropicalistas

    • @justusefullstuff
      @justusefullstuff 7 місяців тому

      eu percebo que voces da esquerda tem uma grande dificuldade de criticar alguem do msm lado ideologico. Interessante isso, pois nos circulos da direita o pessoal se ataca com mais veemencia do que ataca a esquerda kk

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому +1

      @@justusefullstuff acho que você tá confundindo esquerda com esquerda liberal (que são os progressistas pró-capitalistas, os centristas, a galera do amor venceu), esse pessoal aí realmente tem dificuldade de crítica em geral, não conseguem fazer auto-crítica, não conseguem criticar a direita (pq no fundo eles gostam, afinal eles acreditam no capitalismo), mas a esquerda radical volta e meia fica dando tapa na cara uns dos outros por detalhes, por irrelevâncias...se a esquerda radical não perdesse tempo com discussões e outras armadilhas do ego, a gente não teria perdido a classe trabalhadora pro liberalismo (os centristas reais), depois pra direita e depois pra extrema-direita

    • @justusefullstuff
      @justusefullstuff 7 місяців тому

      @@BrunoCaruso-wz7pg eu conheço só conheço dois comunistas que fazem criticas aos colegas comunistas, o jones manuel e um outro canal pequeno q n lembro o nome, mas tvs eu tenha pouca noção por não frequentar tanto esse meio.

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 8 місяців тому +2

    Obrigada pelo trabalho QnS.

  • @alexsidious1
    @alexsidious1 8 місяців тому +1

    A questão da piada, me lembrou uma cena de "Doutor Estranho" (2016) quando Stephen fala ao Wong que as pessoas costumavam rir das suas piadas, ao que ele respondia: -'Essas pessoas trabalhavam para você?'

  • @dairaesther
    @dairaesther 8 місяців тому +51

    Sobre a comunicação do governo do Lule ser ruim, é bem vdd isso.

    • @joaopaulodasilva4899
      @joaopaulodasilva4899 8 місяців тому +14

      Não é só a comunicação, o governo é ruim. É do mesmo nível do governo Bolsonaro.

    • @RafaelAlves-rz7oe
      @RafaelAlves-rz7oe 8 місяців тому +1

      @@joaopaulodasilva4899 Abre o noticiário de um dia qualquer de março de 2020 até final de 2021 e tu vai lembrar que está errado sobre ser do mesmo nível.

    • @kareemhussein2583
      @kareemhussein2583 8 місяців тому +23

      @@joaopaulodasilva4899 Tá muito aquém, mas dizer que tá no mesmo nível do Bozo é sacanagem!

    • @joaopaulodasilva4899
      @joaopaulodasilva4899 8 місяців тому +7

      @@kareemhussein2583 em alguns aspectos está é pior. Por exemplo, a cesta básica está tão cara quanto no auge da crise do covid.

    • @viniciustoresan4780
      @viniciustoresan4780 8 місяців тому

      ​@@kareemhussein2583ele promoveu mais privatização de serviço público em um ano que bozo em quatro. Camarada Alckmin disse que esse governo só privatiza, não estatiza nada e nem reverte nada do B0z0

  • @WagnerBon
    @WagnerBon 8 місяців тому +17

    Alguém da direita não bolsonarista aqui que gosta de ouvir pessoas de esquerda, mas que está cada vez mais difícil achar esquerda moderada. Esse foi o primeiro vídeo que vi e devo concordar com 30% no máximo, mas o tom educado e não revolucionário era o que estava buscando. Vou seguir e acompanhar mais, não pra virar de lado, mas pra considerar o bom discurso da esquerda nas minhas opiniões.

    • @tiagobatistafreitas
      @tiagobatistafreitas 8 місяців тому

      Pois é... nenhum esquerdista é capaz de assumir os erros do Lula e sua trupe, por pior que sejam...

    • @gurixd100
      @gurixd100 8 місяців тому +1

      ​@@tiagobatistafreitasNa sua imaginação, não mesmo.

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому

      mas você quer "bom discurso da esquerda" em tom revolucionário? não entendi muito bem o que diabos você tá buscando então, porque discurso "de esquerda" que não fala sobre revolução é discurso liberal, está bem aí do seu lado, é a esquerda da direita

    • @Luizfelipe270
      @Luizfelipe270 7 місяців тому

      O que tu que tá molhe

  • @ssfsergio
    @ssfsergio 8 місяців тому +6

    9:34 sou gnóstico, não bebo (nem socialmente) e não gosto de futebol (nem em copa do mundo), isso é ser odiado no Brasil! 😂

  • @messierfabio
    @messierfabio 8 місяців тому +13

    O que pensei agora foi, será que o motorista aumentou a pregação por saber quem é o Jean Willys?

    • @MAusterchele
      @MAusterchele 8 місяців тому +2

      TB pensei nisso e me parece que sim kkk

    • @danilomfable
      @danilomfable 8 місяців тому +2

      Obviamente.

    • @messierfabio
      @messierfabio 8 місяців тому +2

      @@MAusterchele Se foi acho válido o Jean ter falado o que falou

    • @MAusterchele
      @MAusterchele 8 місяців тому

      @@messierfabio sim... neste caso pode ser

    • @cassiocruz323
      @cassiocruz323 8 місяців тому

      Esse caso é fake kkk só pode.

  • @marreco6347
    @marreco6347 8 місяців тому +8

    Sinceramente, só achei uma cena ridícula. Não o que rolou ou não rolou no táxi, isso é entre o Jean e o motorista, mas soltar um fic patética dessa no twitter e achar que está arrasando

  • @ednaldodasilvaalves8939
    @ednaldodasilvaalves8939 7 місяців тому +1

    E a discussão tem que passar pelas igrejas!!! Tem que passar em todos os espaços!

  • @madusg
    @madusg 8 місяців тому +2

    Também acho que o caso tem cara de fanfic, mas colocando no cenário que a situação é real, pode até ter sido uma situação afrontosa do motorista por ter reconhecido o passageiro como a pessoa que é, mas ao mesmo tempo é como você também disse, o Jean Willys possivelmente vive em uma constante posição de defesa por conta do que ele passou e passa.

  • @andreluizrsim
    @andreluizrsim 8 місяців тому +3

    Independente da discussão sobre o Brasil ser laico ou não, ou da precarização do trabalho, o app da Uber tem uma funcionalidade de pedir para musica ser desligada, baixo ou neutra e se quer o ar condicionado ligado ou não e o motorista tem que seguir, se não quiser seguir, acho que o usuário tem o direito de reclamar, encerrar a viagem e fazer uma avaliação péssima.

    • @Victor_Macrev
      @Victor_Macrev 7 місяців тому

      Funcionalidade se chama Uber Black e Comfort, se quer luxo e frescuras que pague mais

  • @lucapilares6999
    @lucapilares6999 8 місяців тому +68

    O Wyllys alguma vez na vida se preocupou com trabalhador?

    • @Halldjah
      @Halldjah 8 місяців тому +27

      Talvez no BBB querendo o voto dessa classe.

    • @wiru.studio
      @wiru.studio 8 місяців тому +2

      mais que qualquer evangelico, com ctz

    • @lucapilares6999
      @lucapilares6999 8 місяців тому +8

      @@wiru.studio sério? O que ele fez por algum trabalhador? Porque eu me lembro mais dele preocupado com os sionistas que bombardeiam crianças do que com o trabalhador brasileiro...

  • @ivanLscience
    @ivanLscience 8 місяців тому +1

    Mds, muito brabo Professor

  • @gabriellmendonca
    @gabriellmendonca 8 місяців тому +27

    Eu pego bastante Uber no dia a dia, e eu geralmente sempre vou conversando com o motorista, de qualquer coisa, de futebol, música, política. Bicho, é cada história que eu escuto dos motoristas, de gente que simplesmente acha que por estar pagando, contratou um escravo motorista, que é assustador! Nem tô falando da história do Jean Wills não, claro que tem a relação comercial e tudo, mas a turma se vê no direito de fazer o que quiser, é impressionante!!

    • @kareemhussein2583
      @kareemhussein2583 8 місяців тому +12

      Cara, vc tem de ver como é tratado ajudante de equipe freelancer de produção de eventos! hahahahaha

    • @gabriellmendonca
      @gabriellmendonca 8 місяців тому +4

      @@kareemhussein2583 Ah, eu consigo imaginar! Famosa insalubridade!! Ahhahah! É foda!!

  • @icekilmer
    @icekilmer 8 місяців тому

    Cara os textos do Ronilso Pacheco são excelentes e jogam uma luz muito grande nessa questão dos evangélicos.

  • @SamuelWMariano
    @SamuelWMariano 7 місяців тому +1

    A provocação foi óbvia, tanto no caso do porteiro quanto no caso do Uber. Eles são orientados a agir dessa forma e por isso são ousados na abordagem.

  • @Scp--lo5kp
    @Scp--lo5kp 8 місяців тому +4

    Concordei em tudo Sarjeta, eu sou Politeísta Grego e mano? Achei tudo o que você falou sobre a religião e as pessoas, o taxista poderia mostrar mais respeito como o Jesus q ele crê tanto. Qos Deuses iluminem ae 🙏🏻

    • @Anaximandro_1814
      @Anaximandro_1814 8 місяців тому +3

      Kkkkkkk
      Olhas ideia
      Todo mundo querendo ser diferentão na era digital 😂

    • @Ronald_Marcal
      @Ronald_Marcal 8 місяців тому

      Mano Jesus literalmente pegou uma vara e saiu batendo em todo mundo que pensava diferente dele... é esse o respeito que você desejaria do motorista? ahushauhsuahus

    • @lucianocampos1951
      @lucianocampos1951 7 місяців тому

      @@Ronald_Marcal hã? Onde que você leu isso? Kkkkk é cada besteira. Que Bíblia é essa que você leu?

    • @lucianocampos1951
      @lucianocampos1951 7 місяців тому

      Politeísta grego é foda kkkkkk

    • @Ronald_Marcal
      @Ronald_Marcal 7 місяців тому

      @@lucianocampos1951 No Evangelho de João 2.23-15:
      "E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um AÇOITE com cordeis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas".
      A Páscoa é umas das festas de Peregrinação, quando os judeus de toda a terra de Israel e de toda a Diáspora iam para Jerusalém realizar as cerimônias no Templo que existia até então. Ela inicia na passagem do dia 14 de Nissan, o mês de Aviv (primavera) para o dia 15. Na noite do dia 14 é preciso que cada família ofereça um cordeiro, para depois comer em uma refeição comunitária, e no dia 15 existe a oferenda das Primícias, dos primeiros frutos da produção agrícola do ano.
      Se você fosse um judeu que morasse em Jerusalém, ou nas proximidades, realizar tudo isso era fácil, mas e se morasse longe. Naquela época haviam comunidades judaicas espalhadas em lugares tão distantes da Judéia como a Hispania. E, apesar de que a Lei, para esses casos, permite que no lugar de oferecer no Templo, que o judeu venda o cordeiro e as primicias e com o dinheiro compre bebida e comida para fazer uma refeição e uma festa comunitária, muito faziam o esforço de peregrinarem, pelo menos uma vez na vida, pra ter contato com a terra ancestral.
      Porém, como é seria um migração desse tipo naquela época? Como é que alguém levaria fardos e mais fardos de cevada de uma região remota sem que ela estragasse sob o sol, sem que se perdesse na viagem, como é que levaria um cordeiro sem que ele se machucasse, ou mesmo que morresse? Não dava! Assim, a forma encontrada pela comunidade judaica de possibilitar isso foi esse sistema: o judeu da diáspora vendia o que iria oferecer onde vivia, com o dinheiro ele viajava até a terra de Israel, e ao chegar lá comprava o que era necessário desses mercadores.
      Jesus podia até não concordar com isso, assim como haviam muitos fariseus e outros judeus que não concordavam, porém nenhum outro precisou agir com violência, como Jesus fez. Enquanto os restantes dos judeus discordavam de forma respeitosa e pacífica (basta ver o Talmude para entender), Jesus preferiu fazer um açoite e sair agredindo todo mundo.

  • @jonnyboyforkids
    @jonnyboyforkids 4 місяці тому

    Uma das últimas pessoas da internet que disserta a opinião de forma completa complexa e explorando o conteúdo a fundo,hj em dia esse povo da internet só fala o óbvio,parabéns 😊

  • @danielmendes4443
    @danielmendes4443 8 місяців тому +6

    Essa do Jean Wyllis....que coisa ridícula e classe média

  • @dam5388
    @dam5388 8 місяців тому +1

    Mano eu tava na eletiva de Geografia Econômica e o professor tava "explicando" oque era comunismo de uma forma totalmente errada, e na minha cabeça eu tava "meudeus🤨". E eu não quis refutar ele nenhuma vez pq eu ia me sentir mto desconfortável com isso, mas eu ainda falei uma vez e tipo KKKKKKKKKKKK. Agr to refletindo pq eu poderia ter sido uma figura de esclarecimento de alguma forma pq eu ia contar oq era realmente o comunismo e não deixaria mais de 30 pessoas nesse devaneio de direita

  • @victorbenetti4636
    @victorbenetti4636 8 місяців тому

    muito importante essa visão de posições de poder, tem muito a ver com empatia também

  • @danielgomes2007
    @danielgomes2007 8 місяців тому +28

    Olha eu como evangélico se tivesse no carro dirigindo irei desligar, a pessoa tem o direto de sua expressar sua incomodacao. Para ele fazer esse texto deve ter ocorrido uma discusao braba no taxi.

    • @RobertoJasonRomulo
      @RobertoJasonRomulo 8 місяців тому +4

      Sinceramente acho que o que mais importa aí é a forma como a pessoa pede pra desligar ou abaixar, tem gente muito arrogante que já chega dando ordens aí não dá pra aceitar

    • @lucas10armond
      @lucas10armond 8 місяців тому

      Obrigado

  • @ximenes85
    @ximenes85 8 місяців тому +12

    Pensamento sensato que compartilho, muito bem! Ser tolerante e pensar nos outros, mesmo que não tenha tempo de elaborar a desculpa pra ser compassivo com o outro, a gentileza desarma as atitudes beligerantes.

    • @synadenium
      @synadenium 8 місяців тому +2

      mas não confundir ser compassivo com se acostumar a curvar-se

    • @fuleronietzsche3264
      @fuleronietzsche3264 8 місяців тому +2

      " a gentileza desarma as atitudes beligerantes" não para todas as pessoas
      "Ser tolerante e pensar nos outros, mesmo que não tenha tempo de elaborar a desculpa pra ser compassivo com o outro"
      Coisa mais comum é a pessoa tolerar o parente amigo ou vizinho evangélico juiz e pregador, até se tornar insuportável, o cara não ajuda a familia de um parente por causa de algum problema que ele tenha com outro que bebe muito, mas se dá no direito de pedir ajuda,

  • @furllan
    @furllan 8 місяців тому +12

    Estou relendo Duna e em dado momento um governante decide que vai investir forte em propaganda, e aí ele diz: como as pessoas vão saber que nós somos um bom governo se nós não dissermos a elas?

  • @luisfranca3052
    @luisfranca3052 8 місяців тому +3

    Dois pontos: 1 - A comunicação do governo é uma merda, se não conseguem nem mesmo mostrar pro povo o básico do que estão fazendo é melhor demitir o Paulo Pimenta e fechar a SECOM de vez, pq só tá sendo desperdício de dinheiro. 2 - O Jean (se a história for verdade) tá errado. Ele é um político e não pode sair por aí falando com um trabalhador de qualquer maneira e depois mendigar o voto dele em ano de eleição.

  • @osz.winkelmann
    @osz.winkelmann 8 місяців тому +6

    "Lugar de poder" e "lugar de fala" são formas de aprisionar as pessoas em gaiolas identitárias, é uma "censura do bem", "não fale do que você não conhece, do que você não tem experiência na primeira pessoa".
    Mas a sociedade é composta de seres humanos com a capacidade de empatia, de amor ao outro e à Justiça.
    Identitarismo é a forma da direita de calar, individualizando e enfraquecendo os movimentos sociais.
    Identitarismo é a forma que os donos do poder tem de escolher representantes únicos para cada minoria dentro da sociedade, o representante escolhido por eles para falar em nome dos negros, o representante, escolhido por eles, para falar em nome das mulheres, o representante na gaiola, escolhido por eles, dos indígenas, o representante na gaiola dos L, G, B, T, Q, + que não tem o direito de falar em nome de outros grupos a que também pertençam.
    "Negro gay", escolhido para falar de assuntos de negros gays, não pode falar de assuntos de negras ou de temas de negras lésbicas, etc.
    Identitário, escolhido pelos donos do poder, limite-se a tratar do que foi contratado socialmente.

  • @FalaTropinhaTheusBlack
    @FalaTropinhaTheusBlack 7 місяців тому +1

    Eu sigo pessoas de relação internacional e outros que costumam falar oque piorou ou oque melhorou com uma linguagem popular. Só assim pra saber oque a Esquerda tá fazendo, pq eles são realmente ruins em comunicar.

  • @joaocandidomartins
    @joaocandidomartins 8 місяців тому +3

    Em 2020, em plena pandemia, fui diagnosticado com uma pedra na vesícula. Antes do diagnóstico, fiz algumas visitas a unidades de saúde sem saber o que eu tinha. Só sentia dores extremas no peito. Numa dessas crises, chamei um uber pra me levar ao pronto-socorro e, assim que entrei no carro, reparei que o motorista estava ouvindo algum tipo de pregação evangélica. Eu não conseguia nem pensar de tanta dor e, depois de ouvir aquela gritaria por uns 5 minutos eu disse a ele: "amigo, não leve a mal, tô indo pro hospital, não sei o que eu tenho, acho que posso até morrer. Mas se eu morrer, não quero que a última coisa que eu escute na vida seja um dinheirista berrando aleluia". O motorista hesitou uns segundos até que desligou o rádio e nós seguimos o resto da viagem em silêncio.

  • @pedrovitiello8472
    @pedrovitiello8472 8 місяців тому

    Tem uma trinha do Angeli com o personagem Meia-Oito, na qual oferecem para ele uma porção de batata-fritas e ele responde "Eu não posso comer isso! Estou preocupado é com a FOME!", e ai pergunta "Hum, ficou forçado? e respondem "Sim, um pouquinho".
    Essa fala do Jean Willys me lembrou um bocado isso.

  • @DanielSilvaFav
    @DanielSilvaFav 8 місяців тому +2

    Tá certo, Linck! Esse senso de superioridade do progressista é um perigo.

  • @Nerdpoliticobrasil
    @Nerdpoliticobrasil 5 місяців тому

    Cara, beira a genialidade suas colocações sobre comunismo e relações de poder. Perfeitos argumentos. Abraço.

    • @Nerdpoliticobrasil
      @Nerdpoliticobrasil 5 місяців тому

      Coloquei dois comentários quase iguais no mesmo vídeo. 🤣🤣🤣😂

  • @justusefullstuff
    @justusefullstuff 7 місяців тому

    14:00 meu antigo chefe fazia muitas piadas. E muitas eram constrangedoras. Porém era engraçado de toda forma. Eu n ria das piadas e n fazia piada de volta, pq eu n sou de fazer piada.
    A parte mais constrangedora era aquela piada da esposa esquentando a janta kk, ele fazia ela sempre, e msm na presença de mulheres e uma colega trans. Na primeira vez foi engraçado , mas dps ficou meio repetitivo.

  • @jzargowinterhold1942
    @jzargowinterhold1942 4 місяці тому

    Basicamente, quem concordou não é identitario, quem ficou puto é identitario.

  • @SamaraPapoDeBruxa
    @SamaraPapoDeBruxa 8 місяців тому +7

    Verdade: a postura do Jean foi um pouco agressiva demais para meu gosto. MAS que ouvir louvor no ônibus, no trem, na rua, na chuva, na fazenda e na casinha de sapé é uma tortura... é .

  • @klarakrok
    @klarakrok 3 місяці тому

    Otima Observa
    Agir sabio

  • @saujac7473
    @saujac7473 8 місяців тому +2

    Acho que essa posição reativa contra a crítica da comunicação no governo um processo de negação.
    Sempre lancam mão de insinuar que os críticos querem que se rebaixem ao método da extrema-direita. Não precisa copiar, mas é exatamente esse o ponto: atualmente a esquerda não é capaz de imaginar algo novo.

  • @cafegay24
    @cafegay24 8 місяців тому +6

    Não sou bolsonarista, porém vejo que essa mesma intolerância infelizmente não existe quando a música é funk, rap e vem da vizinhança drogada, traficante e abusiva. Aí a gente tem que se lembrar que esse tipo de baderna é uma cultura e blablabla.... É hipocrisia que chama, né? Duvido que se o motorista fosse mano e tivesse tocando algum emecida, que a reação dele teria sido essa. Du-vi-do. Falam de intolerância, mas são os primeiros a agredirem. E ser imparcial é justamente ter liberdade pra não aliviar nem pra direita nem pra direita.z

    • @eu33702
      @eu33702 7 місяців тому +1

      Acho que eles incomodam igual e são tão mal educados quanto. Não quero vizinhos nem funkeiros nem evangélicos. Quero paz e silêncio.

  • @alcidsg2
    @alcidsg2 8 місяців тому +8

    As casas no socialismo soviético saíram do jeito que saíram principalmente por economia, recursos escassos. O governo tinha o dever de garantir o máximo possível de imóveis para a população,por isso seguiu o padrão que seguiu,com o objetivo de agilizar a construção e menor custo para o máximo de pessoas

  • @giuullianaa
    @giuullianaa 8 місяців тому

    Parabéns pelo vídeo!

  • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931
    @fabriciaap-fasaulasdeartes7931 8 місяців тому +1

    Eu sou evangélica e assumo que acho um saco essa necessidade do crente de estar louvando 24,h por dia ( acho que nem Deus aguenta).
    E ainda mais que, pensando, muitos ouvem culto no rádio 24h mas comentem comportamento péssimo.

    • @eu33702
      @eu33702 7 місяців тому +2

      Eu tenho um vizinho alcoolatra que fica ouvindo hino no volume máximo todo dia inclusive de madrugada. Realmente eles não tem noção do quanto incomodam. E parece que é uma blasfêmia se a gente reclamar. A falta de respeito é gigantesca. É uma questão de educação mesmo. Eles simplesmente não têm.

  • @nicolascardoso8484
    @nicolascardoso8484 8 місяців тому +17

    Realmente a comunicação da esquerda está péssima e piorando... mas por outro lado, é complicado manter um dialogo saudável com pessoas que acreditam piamente que *"IsRaELL ta MatAnDo poRQuE elEs sAo o PovU de deUs"*
    É osso kkkkkkk

  • @elderleon1844
    @elderleon1844 7 місяців тому +2

    se uma palavra te ofende então vc não é forte simples assim

  • @tiagobatistafreitas
    @tiagobatistafreitas 8 місяців тому +3

    O maior fetiche do JW é humilhar as pessoas que ele julga "inferiores" (evangélicos, principalmente, militares e pessoas da direita, inclusive homossexuais, como o governador do RS). Mas é engraçado como, apesar de qualquer estupidez que ele faça, o apresentador sempre passa um pano (citando o histórico dele)... Esquerda sendo esquerda...

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому

      o Jean Wyllis só existe dentro desse discurso ultraliberal mesmo, é uma figura caricata falando as mesmas coisas, do mesmo jeito, desde 2014, e ainda não se tocou que tudo que ele faz e fala só fortalece o fascismo, é vergonhoso (apesar que é provável que ele, sendo um exímio "liberal de esquerda", deve fazer isso de propósito pra criar uma aura de mártir político, uma coisa meio Caetano Veloso, afinal essa galera "liberal de esquerda" ainda idolatra os Tropicalistas como se eles tivessem relevância política e intelectual nesse país, muito patético...)

    • @Grissha
      @Grissha 7 місяців тому

      E o Linck mentiu? É um fato que JW foi um dos primeiros alvos concentrados de fakes escabrosas e criminosas do bolsonarismo e aguentou por muito tempo, ele também ter um comportamento babaca não muda isso.

  • @giselebatista586
    @giselebatista586 8 місяців тому +1

    Carteirada que só existe aqui no Brasil

  • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931
    @fabriciaap-fasaulasdeartes7931 8 місяців тому +1

    Olha, pensando que a maioria dos motoristas dos app são bolsonaristas e se acham "empresários" é legal o cara passar por essa situação. Muito bom! Porque eles precisam cair na real referente a sua realidade.

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому +1

      mas eles não precisam ser tratados como vermes por uma figura pública, principalmente por uma figura pública política que se considera de esquerda...nós (a esquerda) perdemos toda vez que gente como Jean Wyllis dá chilique ao invés de se portar como figura pública, a Erika Hilton faz isso muito melhor que ele, por exemplo

    • @Grissha
      @Grissha 7 місяців тому

      Presumindo que o motorista da história do Jean Wyllis seja um bolsonarista, eu diria que é mínima, talvez inexistente, a probabilidade de após o episódio ele parar e pensar: "putz, eu realmente não sou empreendedor porcaria nenhuma, levo esculacho de passageiro, não tenho margem de negociação e ainda recebo uma merreca, sou mesmo um proletário". A conclusão mais provável dele é: "bem que o pastor falou sobre o crescimento da cristofobia, inclusive Jesus previu que quem falasse em seu nome seria perseguido, daqui a pouco vai ser proibido pregar com essa esquerda no poder".

  • @manfriniaguiar6766
    @manfriniaguiar6766 8 місяців тому

    Jean desperdiçou uma oportunidade

  • @dan_iel_efs
    @dan_iel_efs Місяць тому

    18:30 Sobre essas questões de desigualdade no comunismo é complicado falar. Primeiro porque é uma especulação. Se mal temos um "ecossistema" socialista, o que dizer de um comunista. Segundo que essas projeções estão sendo feitas com valores culturais atuais, totalmente baseadas no modo de valor capitalista, da competição, vencer não importa como, da beleza baseada em padrão imposto.

  • @pauloguilhermegregorini6693
    @pauloguilhermegregorini6693 7 місяців тому

    Se é real isso do Jean Willys, pode internar.

  • @Cesar_Augusto2099
    @Cesar_Augusto2099 8 місяців тому +3

    Eu vou ser sincero, achei a atitude do Jean Wyllys muito babaca, primeiro que ele fala que temos que respeitar as múltiplas religiões do país mas destrata a religião do cara, mesmo que ele tenha o direito de pedir que o motorista abaixe o som para atender as sensibilidades do passageiro temos que também tratar o motorista com o devido respeito, incluindo seus gostos e suas crenças pessoais, por exemplo eu não gosto muito de Funk mas diversos motoristas que pego ouvem Funk, já pedi para alguns diminuir o volume porque já estava me incomodando mas não pedia pra trocar a música por uma que eu gostava por respeito pelo próprio motorista. Além disso, esses programas religiosos geralmente tem horário específico de cada pregação, então o taxista poderia estar ouvindo um trecho importante pra ele naquele horário e acabou tendo dificuldade de ouvir a sua pregação por conta da discussão com o passageiro. Eu não tenho nada contra o Jean Wyllys, mas do jeito que ele contou essa história me soa como uma atitude bem escrota.

  • @pedrohdalla
    @pedrohdalla 8 місяців тому

    Ainda bem que a esquerda já largou de mão de figuras como o Jean Wyllys, pqp que cara insuportavel

  • @Ronald_Marcal
    @Ronald_Marcal 8 місяців тому +1

    Comida e alugueis, quando sobem, derruba qualquer popularidade.
    Mas toda essa questão da esquerda com os evangélicos é antes de tudo a questão da academia com os evangélicos.
    O mundo protestante é muito amplo e plural, um crente da AD (a maior Igreja evangélica do Brasil) não pensa igual a um crente da Universal, ou um Presbiteriano, etc, de forma que não se pode reduzir todos à mesma qualidade de pessoas.
    Além do mais, o protestantismo brasileiro tem uma característica única em sua manifestação. Aqui é o único país onde os arminianos são maioria, e existe muito de "espiritualismo" na sua compreensão (por meio dos pentecostais). Mas quem é o crítico dos evangélicos que poderia me explicar o que é o pentecostalismo e o arminianismo, e como isso impacta as questões políticas no país?

    • @eu33702
      @eu33702 7 місяців тому +1

      O que são "arminianos"?

    • @Ronald_Marcal
      @Ronald_Marcal 7 місяців тому

      @@eu33702 Arminianos são os adeptos da teologia de Jacó Armínio, que foi um contemporâneo de João Calvino.
      Armínio criticou alguns pontos da doutrina calvinista e acabou se tornando influente nos movimentos Metodistas e Pentecostais.
      Na Europa e EUA os protestantes são majoritariamente calvinistas, neo-calvinistas ou "novo-calvinista" (nesse último cabe gente como Trump). Aqui no Brasil a Igreja protestante mais popular é a Assembleia de Deus, que faz parte do movimento pentecostal e é adepta de Armínio.
      Essa posição teológica é chamada também de "Sinergismo" em oposição à teoria calvinista que é chamada "Monergismo".

  • @arthurh.c.3941
    @arthurh.c.3941 5 місяців тому

    Entendi superficialmente o apontamento sobre as relações de poder e sobre ver o outro lado como um trabalhador precarizado, mas tnb lembro que são essas pessoas que fortalecem MUITO os pastores e a direita no geral, então, como respeitar pessoas que claramente não nos respeitam? Em outras palavras, como conversar com um evangélico sem mandar ele ir a merda quando quiser força a religião dele goela abaixo de nós? E nem precisa ser uma pregação, eu já tô de saco cheio deles falando de Deus PRA TODO E QUALQUER ARGUMENTO EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, vc não consegue troca uma ideia com um evangélico sem que ele deixe CLARO que acredita em um velho barbado que mora nas nuvens e realiza desejos.

    • @BielSaggi
      @BielSaggi 4 місяці тому +1

      Nada a ver cara, minha mãe é evangélica e não troca papo desse jeito, Você tá muito acreditando no estereótipo, se vê muito você acha simplesmente que qualquer evangélico é assim.

  • @draonsp
    @draonsp 8 місяців тому +12

    Sua percepção sobre o comunismo deve te tornar uma persona super não grata nesse meio, pois eu vejo direto as "referências" comunistas contemporâneas explicando como o cidadão não pode ter uma mansão (mesmo que ele foque em construir uma mansão com o mesmos salário do vizinho que preferiu viajar) em um sociedade comunista. Piscina? Outro dia o cidadão disse que ao invés de ter piscinas particulares, essas apenas seriam publicas para que todos possam desfrutar.

    • @CalculoMental-jn6nt
      @CalculoMental-jn6nt 8 місяців тому +6

      Sendo que é uma situação simples de se resolver: se for você quem vai fazer a mansão e a piscina, que mal tem?

    • @CarlosEduardo-yh4ls
      @CarlosEduardo-yh4ls 8 місяців тому

      @@CalculoMental-jn6nt explica isso pros comunistas kkkkkk. Alguém ter sucesso na vida é ofensivo pra eles, independente se foi por mérito ou sorte. Acham justo roubar tudo que essa pessoa construiu e dar pros políticos "distribuir", se é que vc me entende

    • @hoxha-cat
      @hoxha-cat 8 місяців тому

      @@CalculoMental-jn6nt essa é uma situação que simplesmente não faz o menor sentido.
      1. você precisaria de um terreno
      2. você precisaria dos recursos (e você teria que ir atrás disso tudo sozinho, pois os comunistas acabariam com o trabalho assalariado, você não poderia simplesmente juntar dinheiro pra comprar os materiais - que não seriam poucos)
      3. ia precisar de mão de obra porque ninguém ergue uma mansão sozinho, precisaria de arquiteto, pedreiro, eletricista, etc. etc.
      por que alguém, já tendo onde morar, perderia tempo fazendo isso? você não ia poder passar pros seus descendentes porque a herança, assim como a propriedade de moradia e da terra, teria sido abolida.
      no fim é um esforço inútil porque ninguém quer realmente uma mansão, muito menos uma piscina particular, as pessoas tem necessidades mais urgentes do que essas.

    • @Victor_Macrev
      @Victor_Macrev 7 місяців тому

      ​@@hoxha-cat
      Então deixa eu ver se eu entendi, supondo que eu já tenha onde morar e tenha uma vida estável, se em um momento eu quiser priorizar meu conforto, e quiser ter uma piscina particular seria inviável?
      Então eu não conseguiria atender meus desejos pessoais? É isso?

    • @hoxha-cat
      @hoxha-cat 7 місяців тому

      @@Victor_Macrev eu falava mais da qestão da mansão, mas uma piscina mesmo sendo mais fácil de construir continuaria sendo uma situação improvável, principalmente porque haveriam espaços como esses onde as pessoas poderiam se reunir. e "priorizar meu conforto" é algo que só faz sentido dentro do capitalismo, onde você trabalha e junta dinheiro pra usurfruir no futuro. em uma sociedade comunista onde a escassez não existe mais não faz sentido "priorizar meu conforto", acredito que com o tempo esse tipo de pensamento simplesmente sumiria com as novas formas de relações sociais que surgiriam.
      enfim, no comunismo todo mundo pode ter até privadas de ouro, a questão é que as pessoas tem necessidades mais urgentes do que essas e ninguém quer realmente uma privada de ouro.

  • @Naogostoumorra
    @Naogostoumorra 7 місяців тому

    Deem like para ajudar o algoritmo

  • @sdkdoom
    @sdkdoom 3 місяці тому +1

    17:18
    "Não tem como fazer comunismo do pau"
    Acabou o sonho

    • @Eu-eu7lk
      @Eu-eu7lk Місяць тому

      Meu tmb... 13 fino.

  • @netonascimento7494
    @netonascimento7494 8 місяців тому

    O que é assédio religioso? O Linck explicou , mas se alguém pudesse falar mais , agradeço 🙂

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому +2

      a pessoa insistir em te converter, em pregar palavras, em julgar o seu valor moral a partir das visões religiosas dela, etc...

  • @marcela9075
    @marcela9075 8 місяців тому +1

    radio ligado em pregação = 1 estrela a menos.

  • @Cenourafnord
    @Cenourafnord 8 місяців тому

    Eu admiro muito Jean, ele é um ótimo intelectual e cara, como você falou, ele só está bem porque é muito forte. Eu achei certíssimo no caso do uber, também estou cansado da violência dessa gente evangélica. Uma gente ruim e preconceituosa. E na boa, simpatia zero com o babaca que fica com proselitismo violento em cima dos outros, acho que passou da hora de dar um freio. Enfim, meu caro, admiro seu trabalho, queria ter ao menos metade da sua inteligência.

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому +1

      chamar Jean Wyllis de intelectual já é um exemplo terrível da ausência de referências políticas relevantes nesse país...ele é tão intelectual que foi lá e tratou um trabalhador como verme, sendo que ele é uma figura política, ele deve ter uma postura responsável, não agir como se estivesse falando com algum conhecido

  • @EloyPinheiro
    @EloyPinheiro 8 місяців тому +4

    Em uma sociedade onde todos têm acesso ao necessário para sobreviver, será difícil para o que tem 55 casas manter limpas todas as casas, quando todos estarão ocupados limpando suas próprias casas.
    Nisso 55 casas, passarão a ser um fardo.

  • @VolpeJosesk
    @VolpeJosesk 8 місяців тому +6

    3:50 Mas esquerda não tem que ir pra ala de costume mesmo, ainda mais fundamentalista, se ir ela se perdeu. Esquerda tem ir pra ala da economia, tem que trazer essas mulheres pela economia.

    • @drgumballmordecai3638
      @drgumballmordecai3638 8 місяців тому +1

      Não ser com o atual governo do PT e com os youtubers comunistas que vocês trarão mulheres negras e pobres pro lado de vocês, mesmo.

  • @ricarmarques
    @ricarmarques 8 місяців тому +1

    Show

  • @eurandicorvelloantunesdeol5392
    @eurandicorvelloantunesdeol5392 8 місяців тому

    A esquerda tinha nas entidades eclesiais de base como contato com a base. Quando as entidades se foram não se fez o religioso, então os pentecostais ocuparam o espaço.

  • @Naogostoumorra
    @Naogostoumorra 7 місяців тому

    Não se esqueçam de comentar

  • @enzodesouza3672
    @enzodesouza3672 8 місяців тому +1

    Tá complicado acompanhar o Link, tenho concordado cada vez mais nas questões relacionadas a galera progressista/esquerda.

  • @alissoncari243
    @alissoncari243 8 місяців тому +3

    😮

  • @izabelasalles7374
    @izabelasalles7374 8 місяців тому +1

    Fãfic? O link não deve andar de Uber né, só pode ser, até na Europa os uberes evangelicos não dão paz 🤢 já tive que discutir c um sobre as pessoas Trans, só porque ELE queria falar naquele assunto, eu so queria fazer minha viagem em silêncio, mas ele insistia!

  • @VitoOProprio
    @VitoOProprio 8 місяців тому

    isso que o lincke falou é muito importante... é exatamente oq eu pensava esse tempo todo. A direita parece machista e contra os direitos LGBT porq eles simplesmente nao poem isso em palta, acham economia, e nao sei maiis oque, mt mais importante. O mesmo ocorre com a esquerda em questão a religiao e questões policiais. os dos lados vilanizam partes muito importantes da sociedade por puro fanatismo e ignorancia.

  • @marsellumarkosdipaula6331
    @marsellumarkosdipaula6331 7 місяців тому

    A questão das mulheres evangélicas negras, é o seguinte...vivemos em um país machista, e infelizmente o que predomina é a do pastor com viés fundamentalista...então meu amigo vai prevalecer a visão que tudo está ruim por conta da esquerda

  • @FilipeYamanu
    @FilipeYamanu 8 місяців тому

    Dica para evitar incômodos com motoristas ouvindo rádio crente: fones de ouvido.

  • @benm.7416
    @benm.7416 4 місяці тому

    Cara, a esquerda tem tanto exemplo bom pra representar ela, o Jean Wyllis não é uma delas, figura completamente arrogante, auto-centrado, fechado a qualquer debate de ideia oposta, faz parecer como se fôssemos como ele, traz uma má imagem ao nosso lado do espectro na política brasileira.

  • @Alehzinhah
    @Alehzinhah 8 місяців тому

    6:20 Linck, pode ser fanfic, mas pode ser real. Digo pq eu passei por uma situação parecida com um bolsominion motorista de Uber. Estava em Porto Alegre a trabalho em dezembro de 2022 (sim, na época em que estavam pedindo intervenção alienígena), chegando na cidade pedi um Uber para o centro de eventos da Fiergs. No meio do caminho, eis que o indivíduo me questiona: "senhora, me desculpa a pergunta, mas qual sua opinião sobre as pessoas que estão na frente dos quartéis?". Eu refleti um segundo sobre como responder, visto que havia prometido a meu esposo que não ia me colocar em risco com bolsonaristas, mas a pergunta havia sido neutra o suficiente para eu imaginar que poderia ser um camarada pedindo alento... Respondi: "olha, eu preferia não entrar nesse tipo de polêmica, mas ja que o senhor me perguntou, pra mim esse povo é tudo um bando de imbecil". Aí ele: "mas eles são patriotas que estão lutando pela sua liberdade, eu sou policial militar reformado".
    Pois é... Eu avisei meu esposo da situação, enviei um alerta no Uber e pedi para ele parar o assunto, ou me deixar numa esquina no caminho. Ele parou, pediu desculpas e mudou de assunto...
    Parece fanfic, mas eu juro que é verdade.

    • @BrunoCaruso-wz7pg
      @BrunoCaruso-wz7pg 7 місяців тому +2

      mas a situação do Jean é muito MUITO mais caricata que isso, o cara tá tentando dizer que fez um discurso político pro motorista como se estivesse na câmara dos deputados, se isso realmente aconteceu é pq o Jean é um completo alucinado e não consegue enxergar um trabalhador mesmo quando está na frente dele dirigindo um carro...

  • @PedroSilva-vm7zu
    @PedroSilva-vm7zu 8 місяців тому +1

    E o cara ainda publica essa "mitada"

  • @alissoncari243
    @alissoncari243 8 місяців тому +1

  • @hitchcoca
    @hitchcoca 8 місяців тому +3

    Me dá um ranço esse post, comentários e RT do Jean Willys que é não saber a hora de militar. E sim, militar (militarização) é uma relação de poder. Que milita está fazendo por uma causa, o crente querendo converter é um militante! Aí o Jean tem que criar essa fic, pq prefiro pensar que é uma fic, e divulgar! Comunicação horrível! Tenebrosa! Vc coloca um motorista fodido que talvez escute essas paradas religiosas como apego e motivação, nunca saberemos, numa situação de submissão. Bizarro! Ruim! Enquanto isso, a comunicação mega efetiva da direita era o Bolsonaro falando bosta todo dia num cercadinho! A esquerda se comunicar mal, milita mal e depois vai reclamar!

    • @GiulianoPiccolo1987
      @GiulianoPiccolo1987 8 місяців тому

      O erro é o crente escutar as nojeiras deles. Foda-se o q ele ta errado e ponto. Religião maldita

  • @marcosoliveira-xm2jn
    @marcosoliveira-xm2jn 8 місяців тому +4

    Fiquei imaginando se o taxista sabe o significado da palavra “proselitismo”. Como ele disse o cara dava umas paradas silenciosas que acho que eram reflexivas 😂😂😂

  • @Otacar3
    @Otacar3 8 місяців тому +8

    Vou tentar minha sorte aqui. Teria como repassar o nome do livro que citou de análise da bíblia? Foi em um vídeo que não acho mais é não anotei o nome na hora.

  • @carlaoavila286
    @carlaoavila286 8 місяців тому

    Esse cara é louco 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @wesleyvecchiato7644
    @wesleyvecchiato7644 8 місяців тому +2

    Obrigado pelo insert, Linck. Atuo na área da saúde em clínica particular e honestamente nunca tinha me dado conta dessa relação de poder do meu lado sendo o profissional na relação. Uma palavra que às vezes eu pensei ser inofensivo, ou uma conduta errada pode gerar algum gatilho desnecessário. Vou refletir melhor sobre. Obrigado.

  • @diegodreossi1458
    @diegodreossi1458 8 місяців тому

    Bons pontos

  • @alissoncari243
    @alissoncari243 8 місяців тому +1

    🎉

  • @edufelix6965
    @edufelix6965 Місяць тому

    Taxou em 92% e 45%

  • @PITU-f7f
    @PITU-f7f 8 місяців тому

    Eu acho que o motorista de Uber, taxi tem o dever de ser neutro com seu passageiro. Ele esta prestando um serviço que tudo e avaliado. Se quer ouvir musica evangélica ou qualquer que seja seu gosto musical que fique em casa. nao tenho nada contra uma radio comum que de noticia ou musica mas acho que o gosto do cliente deve estar acima.

    • @Victor_Macrev
      @Victor_Macrev 7 місяців тому +2

      Ele não tem o dever, ele não é obrigado.
      Ambas as partes podem cessar o serviço a qualquer momento, se uma parte se sente incomodada, e percebeu que sua incômodo não vai ser considerado pela outra parte, que ela cesse o serviço, e pronto. É assim que funciona entre pessoas civilizadas.
      Taxista, Uber, Motoboy do Ifood e etc são prestadores de serviço, não seus funcionários.