Eu, adulta, tendo meltdown. O foda é que os pais não vêm acalmar a gente, a gente é obrigada a engolir o choro e seguir! Pq tem as responsabilidades esperando!
Aconteceu comigo no trabalho, foi bem desagradável porque percebi que foi causada por comportamentos bem antiéticos de chefia e outros "colegas" de trabalho e agravado pelos mesmos.
Interessante o vídeo, sempre que levar informação sobre TEA, é importante explanar sobre o criança e o adulto, uma vez que a criança com TEA continuará sempre a ser indivíduo com TEA.
mas as pessoas so consideram e muito mal alias um adulto com tea ou serja oque for, o nome que qujiser dar, eu sou um autista adulto, e foda se @@vallice7231
@@atypicalnateu percebi um início de meltdown no trabalho corri pro hospital do lado. Tive medo de ter a crise lá e ser hostilizada pelas pessoas porque não entendem essas coisas. Cheguei no médico toda confusa não consegui explicar pro médico. Pior que quando dei uma melhorada falei do autismo e o médico parecia não estar preparado. Fiquei mal por isso. Me senti insegura demais.
Eu não suporto ter que interagir com muita gente, or muito tempo. Parece que a minha alma saiu do meu corpo. É insuportável. Só quem tem autismo sabe como é terrível. Acho que o último shutdown que tive foi numa festa junina do meu priminho, que fui. Demorei dias e dias para me recuperar. Estava calor, muita gente estranha, música muito alta e me pediram para tirar as fotos, me chamavam toda hora.....Eu fiquei exausta e exaurida.😢
11 місяців тому+5
Muito interessante! Eu estava confundindo as crises de meltdown do meu filho com TOD! Por isso que ter conhecimento é ter tudo! Ele é nível 1, porém tem tido crises de meltdown muito frequentes. Já tem consulta marcada com o neuropediatra!
Рік тому+11
Ontem minha filha de 14 anos com Asperger teve acumulado de demanda de atenção e memória . Deu crise 😢,pensei que estava perdendo ela,gatilhos exposo :travou toda , ficou sem ar ,caiu , sem fala . Vim buscar ajudar e entender Meltdwon e Shudwon . Preciso me ajustar e conhecer esses fatores para dar suporte necessário . Obrigada!!!
Olá, Elina! Esperamos que esteja tudo bem com ela, recomendamos que siga nossas dicas para minimizar cada vez mais episódios como esse, saiba que estamos com vocês nesta jornada pelo TEA.
Demorei 10 anos na faculdade, pois abandonava diversas vezes, não é um ambiente acolhedor nem um pouco. Fora a depressao que ajuda a ainda mais a desencadear pensamentos destrutivos+ cansaço mental, a cobrança acadêmica e desleal.
Oie, Debora! Compreendo como foi difícil sua trajetória na faculdade, especialmente com a depressão e a pressão acadêmica. O tempo que levou não diminui a força e a perseverança que você teve para concluir essa etapa. Agora que terminou, é importante reconhecer o quão longe chegou, mesmo com todos os desafios. Permita-se cuidar de si e encontrar um equilíbrio emocional, buscando apoio para lidar com esse cansaço mental. Sua saúde e bem-estar são essenciais, e você já mostrou uma incrível capacidade de superação.
Me sinto exatamente igual. Desligo por pelo menos 2 dias. Aliás, nesse exato momento estou assim, não tenho forças nem para falar. A sorte é que não estou com edital aberto, mas mesmo assim a cabeça fica inquieta, com inúmeras preocupações por "não estar dando conta".
@@edersonn9300 já aconteceu de eu entrar em crise e acabe não vija do para prova, não foi nem uma e nem dias vezes, fico com uma sensação horrível de depressao, sem querer falar com ninguém e vontade de ficar quieta sozinha em um lugar. Muitas vezes fico olhando para o nada e o dia passa sem aí menos eu conseguir fazer algo de útil.
É possível um meltdown seguido de um shutown? No trânsito, principalmente quando dirijo me da crises e depois que chego a minha casa, que é meu refúgio do mundo lá fora, dependendo do meu estado psicológico, eu preciso deitar, me calar e me desligar de tudo por uns 30 minutos até me recompor para seguir meu dia (ou final de dia) normalmente.
Meu guri está sendo avaliado. Durante muito tempo desconfio que ele seja autista, mas devido a orientações erradas ele só foi encaminhado após uma crise (meltdown, pelo visto) na Escola. O problema é que ele só consegue se acalmar comigo. Sempre consegui "prever" as crises e evitá-las. Mas qdo iniciaram as aulas presenciais ficou complicado... 😞
Morava com um autista ele teve uma crise. E terminou comigo. Hj acredito q esteja arrependido devo ter despertado algum gatilho em uma das brigas. Mas decidi seguir minha vida. Não quero mais. Espero q ele seja feliz.
Olá, agradecemos por compartilhar sua experiência conosco, infelizmente essas situações são muito difíceis. Esperamos que ambas as partes esteja bem. 🥰
Quando eu tenho alguma crise muito forte eu vou para um lugar que ninguém esteja vendo e dou um ou mais socos na parede, a mão fica doendo, às vezes machuca ao ponto de ficar dolorido por vários dias, mas a dor da mão ajuda a passar aquele nervoso incial ... é bem triste ... as pessoas ficam com medo de você, mesmo você não tendo coragem de machucar uma formiga ... já entendi que preciso substituir esse escape por algum outro que não me machuque, mas só agora que eu estou me conhecendo melhor e me entendendo.
Oie, tudo bem? Você deu um passo importante ao perceber essa necessidade de buscar um novo jeito de lidar com esses momentos. Encontrar apoio em psicoterapia pode ajudar muito nesse processo de autoconhecimento e também a encontrar outras formas de se acalmar sem que seja preciso sentir dor. Com um terapeuta, você pode explorar o que está por trás dessas crises e aprender estratégias que realmente te ajudem a se sentir melhor. Esse cuidado consigo mesmo pode ser transformador, e você não precisa enfrentar isso sozinho.
Muito dificil eu como autista,mae de 3 autistas e ainda casada com autista,precisa muito conhecimento e nao surtar ,precisa controlar todos em casa e ajudar a todos .
eu tenho crises de ira ou de agonia... estou tomando amitriptilina, mas agora é que não sinto a menor vontade de interagir com os humanos, mas com meus bichos tá tudo ótimo
No caso de crises em alunos com TEA (Pré-escola), o que fazer? Tenho um aluno que não aceita entrar em aula, mas faz atendimento comigo por 1h na semana (o pai fica junto), esse atendimento pedagógico é na escola, em outra sala. Sou professora de AEE.
Oie, Paty! Tudo bem? Temos alguns vídeos aqui em nosso canal, para trabalhar comportamentos disruptivos, alguns links são: ua-cam.com/video/Hp1lqkJJsVg/v-deo.html, esse é outro: ua-cam.com/video/HqL6daM3D0E/v-deo.html.
minha namorada é uma pessoa autista do nível de suporte 1. eu e ela lidamos bem com essas crises por mais que eu entre em desespero as vezes quando isso acontece, no meltdown ela fica muito irritada e se qualquer pessoa falar algo com ela, ela grita com a pessoa Quando ela ta num meltdown e aparecem estímulos como sons, cheiros, luzes, ela começa a ficar pior até um shutdown nesses momentos eu acolho ela porque ela fica muito mal e fica parada
Tenho um aluno de 7 anos, segundo a mãe com autismo. Minha dúvida é: A criança interage muito bem, verbaliza bem, tem um bom aprendizado, não tem estereotipia, tem seletividade alimentar e convulsão e nunca teve crise na escola, mas a mãe diz que ele controla as emoções nos lugares e explode só em casa. Isso é possível?
Esssa crise de muito ruim, eu fico querendo fica quieta e sozinha, sem barulho, numa depressao que me dá até medo de fazer alguma bobagem. Um cansaço, um desânimo, pensamentos destrutivos, nem posso vivenciar minhas crises direito, pois meu filho só fica atrás de mim😅
Oie, Debora! Ficamos felizes por você se sentir confortável em vir compartilhar seu relato. É importante reconhecer o peso dessas crises e buscar apoio profissional para cuidar de você, principalmente nesses momentos tão difíceis. Às vezes, cuidar da própria saúde mental é o passo mais importante para poder estar bem para quem amamos. Se possível, tente falar com um psicólogo, e lembre-se de que é totalmente válido pedir ajuda. Você é importante, e sua saúde emocional também merece atenção e cuidado.
Boa noite uma dúvida meu aluno com autismo nível 3 teve uma crise por querer comer o lanche do colega como agir nessa situação. Tirei o lanche de perto dele mas o aluno ficou bastante nervoso. Não sei se fiz o correto.
Olá, tudo bem? Agradecemos o feedback. Trabalhamos para oferecer sempre o melhor conteúdo ao nosso público. Esperamos continuar lhe ajudando em sua capacitação. Um grande braço!💙
Poderia modificar o titulo e deixar somente com meltdown? Quando vc coloca os dois e só fala de 1 fica difícil para lidar com essa informação dubia.. eu sei q isso deve ser por conta do algoritmo , mas atrapalha quem quer saber como lidar só com 1..
Oii, Clarice! Tudo bem? A linguagem usada nesse vídeo especificamente equivale aos nomes científicos das crises, acreditamos que é um conhecimento que possa abranger todos que possuem interesse na temática, independente de atuação profissional, convidamos a assistir outros conteúdos aqui do nosso canal. ❤️
@@AcademiadoAutismo o conteúdo esta perfeito! Esse seu objetivo é muito importante, já que os termos técnicos são também importantes, mas, para nós autistas e amigos e familiares, pode ser cansativo, ou não trazer conclusões que levem a prática. Talvez, aliar os termos técnicos e em seguida trazer uma explicação com mais didática, pode alcançar mais pessoas leigas. 😁
Eu, adulta, tendo meltdown. O foda é que os pais não vêm acalmar a gente, a gente é obrigada a engolir o choro e seguir! Pq tem as responsabilidades esperando!
Aconteceu comigo no trabalho, foi bem desagradável porque percebi que foi causada por comportamentos bem antiéticos de chefia e outros "colegas" de trabalho e agravado pelos mesmos.
Interessante o vídeo, sempre que levar informação sobre TEA, é importante explanar sobre o criança e o adulto, uma vez que a criança com TEA continuará sempre a ser indivíduo com TEA.
mas as pessoas so consideram e muito mal alias um adulto com tea ou serja oque for, o nome que qujiser dar, eu sou um autista adulto, e foda se
@@vallice7231
@@atypicalnateu percebi um início de meltdown no trabalho corri pro hospital do lado. Tive medo de ter a crise lá e ser hostilizada pelas pessoas porque não entendem essas coisas.
Cheguei no médico toda confusa não consegui explicar pro médico. Pior que quando dei uma melhorada falei do autismo e o médico parecia não estar preparado. Fiquei mal por isso. Me senti insegura demais.
O pior é que sobre o autismo em adultos quase nao se é falado..
1. Acúmulo de demandas
2. Mudanças na rotina
3. .Sobrecarga sensorial
4. Necessidade de usar muito a cognição - memória ou atenção
Oie, Gi! Excelente contribuição!
Up
Vim procurar como sair do desligamento, tenho um monte de coisa pra fazer mas tá durando tempo de mais
Saber lidar com as crises de pessoas com TEA , é de suma importância!
Verdade, concordamos com você! Não esqueça de compartilhar esse conteúdo!
Eu não suporto ter que interagir com muita gente, or muito tempo. Parece que a minha alma saiu do meu corpo. É insuportável. Só quem tem autismo sabe como é terrível. Acho que o último shutdown que tive foi numa festa junina do meu priminho, que fui. Demorei dias e dias para me recuperar. Estava calor, muita gente estranha, música muito alta e me pediram para tirar as fotos, me chamavam toda hora.....Eu fiquei exausta e exaurida.😢
Muito interessante! Eu estava confundindo as crises de meltdown do meu filho com TOD! Por isso que ter conhecimento é ter tudo! Ele é nível 1, porém tem tido crises de meltdown muito frequentes. Já tem consulta marcada com o neuropediatra!
Ontem minha filha de 14 anos com Asperger teve acumulado de demanda de atenção e memória . Deu crise 😢,pensei que estava perdendo ela,gatilhos exposo :travou toda , ficou sem ar ,caiu , sem fala . Vim buscar ajudar e entender Meltdwon e Shudwon . Preciso me ajustar e conhecer esses fatores para dar suporte necessário . Obrigada!!!
Olá, Elina! Esperamos que esteja tudo bem com ela, recomendamos que siga nossas dicas para minimizar cada vez mais episódios como esse, saiba que estamos com vocês nesta jornada pelo TEA.
Demorei 10 anos na faculdade, pois abandonava diversas vezes, não é um ambiente acolhedor nem um pouco. Fora a depressao que ajuda a ainda mais a desencadear pensamentos destrutivos+ cansaço mental, a cobrança acadêmica e desleal.
Oie, Debora! Compreendo como foi difícil sua trajetória na faculdade, especialmente com a depressão e a pressão acadêmica. O tempo que levou não diminui a força e a perseverança que você teve para concluir essa etapa. Agora que terminou, é importante reconhecer o quão longe chegou, mesmo com todos os desafios. Permita-se cuidar de si e encontrar um equilíbrio emocional, buscando apoio para lidar com esse cansaço mental. Sua saúde e bem-estar são essenciais, e você já mostrou uma incrível capacidade de superação.
Toda vez q faco concurso, ou viagem.....eu me sinto tao cansado, inutil, dores.....tod mundo se cansa...mas eu fico mais q o normal....
Me sinto exatamente igual. Desligo por pelo menos 2 dias. Aliás, nesse exato momento estou assim, não tenho forças nem para falar. A sorte é que não estou com edital aberto, mas mesmo assim a cabeça fica inquieta, com inúmeras preocupações por "não estar dando conta".
eu também! vocês têm/já tiveram crise durante a prova?
@@edersonn9300 já aconteceu de eu entrar em crise e acabe não vija do para prova, não foi nem uma e nem dias vezes, fico com uma sensação horrível de depressao, sem querer falar com ninguém e vontade de ficar quieta sozinha em um lugar. Muitas vezes fico olhando para o nada e o dia passa sem aí menos eu conseguir fazer algo de útil.
É possível um meltdown seguido de um shutown? No trânsito, principalmente quando dirijo me da crises e depois que chego a minha casa, que é meu refúgio do mundo lá fora, dependendo do meu estado psicológico, eu preciso deitar, me calar e me desligar de tudo por uns 30 minutos até me recompor para seguir meu dia (ou final de dia) normalmente.
Que tapa na mesa foi esse, professor? 😂
Meu guri está sendo avaliado. Durante muito tempo desconfio que ele seja autista, mas devido a orientações erradas ele só foi encaminhado após uma crise (meltdown, pelo visto) na Escola. O problema é que ele só consegue se acalmar comigo. Sempre consegui "prever" as crises e evitá-las. Mas qdo iniciaram as aulas presenciais ficou complicado... 😞
Morava com um autista ele teve uma crise. E terminou comigo. Hj acredito q esteja arrependido devo ter despertado algum gatilho em uma das brigas. Mas decidi seguir minha vida. Não quero mais. Espero q ele seja feliz.
Olá, agradecemos por compartilhar sua experiência conosco, infelizmente essas situações são muito difíceis. Esperamos que ambas as partes esteja bem. 🥰
Quando eu tenho alguma crise muito forte eu vou para um lugar que ninguém esteja vendo e dou um ou mais socos na parede, a mão fica doendo, às vezes machuca ao ponto de ficar dolorido por vários dias, mas a dor da mão ajuda a passar aquele nervoso incial ... é bem triste ... as pessoas ficam com medo de você, mesmo você não tendo coragem de machucar uma formiga ... já entendi que preciso substituir esse escape por algum outro que não me machuque, mas só agora que eu estou me conhecendo melhor e me entendendo.
Oie, tudo bem? Você deu um passo importante ao perceber essa necessidade de buscar um novo jeito de lidar com esses momentos. Encontrar apoio em psicoterapia pode ajudar muito nesse processo de autoconhecimento e também a encontrar outras formas de se acalmar sem que seja preciso sentir dor. Com um terapeuta, você pode explorar o que está por trás dessas crises e aprender estratégias que realmente te ajudem a se sentir melhor. Esse cuidado consigo mesmo pode ser transformador, e você não precisa enfrentar isso sozinho.
Muito bom o vídeo, ajudou a dar nome ao que sinto. Recebi meu laudo no ano passado.
Que bom que ajudou, continue contando conosco nesta trajetória!
Que bom que abordaram esse tema!
Ahh Gih !! Ficamos felizes demais em contribuir, conte conosco! 🥰💙
Parabéns pelas orientações 👋👏👏👏
Muito dificil eu como autista,mae de 3 autistas e ainda casada com autista,precisa muito conhecimento e nao surtar ,precisa controlar todos em casa e ajudar a todos .
Também sou mãe de três filhos e quando estou em crise nem paz eu tenho para vivenciar minhas crises😢
Que bom falarem sobre este assunto.
Oiee Janaina!! Gratidão pelo seu feedback! 🥰💙
Meu filho é autista nível 1 estou sempre procurando me capacitar para poder o ajudar...
Excelente 💙
Olá Larisa! Gratidão!! 💙🥰
Obrigada 🤝
Gratidão Edna!! 💙
eu tenho crises de ira ou de agonia... estou tomando amitriptilina, mas agora é que não sinto a menor vontade de interagir com os humanos, mas com meus bichos tá tudo ótimo
A própria família pode desencadear essas crises😢
Exatamente, Sandra! 😕
No meu caso, minha mãe e meu pai em poucos minutos fazem isso. Causam ambas crises sempre. Eu nunca tive apoio. Eles pioram tudo.
Obrigada pelo conhecimento transmitido.
Oi, Ismavete, tudo bem?
Por nada! Esperamos continuar ajudando em sua capacitação no TEA.
Conte sempre conosco!💙
No caso de crises em alunos com TEA (Pré-escola), o que fazer? Tenho um aluno que não aceita entrar em aula, mas faz atendimento comigo por 1h na semana (o pai fica junto), esse atendimento pedagógico é na escola, em outra sala. Sou professora de AEE.
Oie, Paty! Tudo bem? Temos alguns vídeos aqui em nosso canal, para trabalhar comportamentos disruptivos, alguns links são: ua-cam.com/video/Hp1lqkJJsVg/v-deo.html, esse é outro: ua-cam.com/video/HqL6daM3D0E/v-deo.html.
Perfeito!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻😊
Excelente explicação. Obrigada por compartilhar.
Olá Dani!! Gratidão pelo se feedback! Ficamos felizes demais em contribuir, Bons estudos ! 🥰💙
minha namorada é uma pessoa autista do nível de suporte 1.
eu e ela lidamos bem com essas crises por mais que eu entre em desespero as vezes quando isso acontece, no meltdown ela fica muito irritada e se qualquer pessoa falar algo com ela, ela grita com a pessoa
Quando ela ta num meltdown e aparecem estímulos como sons, cheiros, luzes, ela começa a ficar pior até um shutdown
nesses momentos eu acolho ela porque ela fica muito mal e fica parada
Oii, Rian, tudo bem? Agradecemos muitíssimo seu relato! Continue acolhendo, além de seguir as nossas dicas do vídeo, também ajudarão muito.
Obrigada por abordar esse conteúdo.
Gratidão 💙🙏
Tenho um aluno de 7 anos, segundo a mãe com autismo. Minha dúvida é: A criança interage muito bem, verbaliza bem, tem um bom aprendizado, não tem estereotipia, tem seletividade alimentar e convulsão e nunca teve crise na escola, mas a mãe diz que ele controla as emoções nos lugares e explode só em casa. Isso é possível?
Sim, qdo eu era criança, eu era assim.
Esssa crise de muito ruim, eu fico querendo fica quieta e sozinha, sem barulho, numa depressao que me dá até medo de fazer alguma bobagem. Um cansaço, um desânimo, pensamentos destrutivos, nem posso vivenciar minhas crises direito, pois meu filho só fica atrás de mim😅
Oie, Debora! Ficamos felizes por você se sentir confortável em vir compartilhar seu relato. É importante reconhecer o peso dessas crises e buscar apoio profissional para cuidar de você, principalmente nesses momentos tão difíceis. Às vezes, cuidar da própria saúde mental é o passo mais importante para poder estar bem para quem amamos. Se possível, tente falar com um psicólogo, e lembre-se de que é totalmente válido pedir ajuda. Você é importante, e sua saúde emocional também merece atenção e cuidado.
Admiro sua didática! Explica de modo claro! Obrigada!
Olá Vitória!! Ficamos felizes demais em contribuir, conte conosco! 🥰
Dicas preciosas. Obrigada!
Olá Flavinha!! Por nada !! 😊🙏
Muito bom!!!
Gratidão Odette!! 🥰🙏
Perfeito 👏👏👏 gratidão pelas informações tão significativas 😉
Olá Mara! Ficamos felizes demais em contribuir, conte conosco! 🥰💙
Gratidão pelo esclarecimento
Imagine, Maria! ❤️
Boa noite uma dúvida meu aluno com autismo nível 3 teve uma crise por querer comer o lanche do colega como agir nessa situação.
Tirei o lanche de perto dele mas o aluno ficou bastante nervoso.
Não sei se fiz o correto.
Excelente vídeo muito instrutivo! Vou mandar para a escola do meu filho. ❤
Que ótimo! Esperamos que o nosso conteúdo acrescente bastante na rotina de vocês. 😊😊
Sensacional o vídeo, muito esclarecedor, fantástica a explicação e a abordagem de um forma simples e compreensível.
Olá, tudo bem?
Agradecemos o feedback. Trabalhamos para oferecer sempre o melhor conteúdo ao nosso público. Esperamos continuar lhe ajudando em sua capacitação.
Um grande braço!💙
Olá, qual literatura vocês indicam sobre o tema?
Excelente temática!!❤
Gratidão, Emilia! Ficamos felizes em contribuir!
Perfeito esse vídeo❤
💙
Ótimo conteúdo.
Olá, Dilma, tudo bem?
Ficamos agradecidos com as palavras de carinho. Conte sempre conosco!💙
Tenho autismo e bipolaridade, e irritabilidade extrema e agressividade. Como saber se é do autismo ou bipolaridade?
Muito bom! Tem um aluno que não quer entrar em sala.
Oii, Maria, esperamos que nossas dicas possam te ajudar! 🥰
Eu abraço uma coberta e gosto de comer um chocolate. Me acalma bem, me sinto aconchegada
Uma ótima solução, Roberta! 💖
O shutdown pode vir acompanhado c dor no corpo, cabeça, vomito ?
Meu filho tem dor no corpo e dor de cabeça durante o shutdown!
Sim , é uma crise de ansiedade
Olha Eu aqui assistindo prof❤
Muito importante a lidar com as pessoas com autismo
Oie, Kessia! Que bom tê-la conosco!
Olá, Socorro! Muito importante lidar da forma adequada, atendendo todas as especificidades de cada indivíduo.
❤
💙💙
Poderia modificar o titulo e deixar somente com meltdown? Quando vc coloca os dois e só fala de 1 fica difícil para lidar com essa informação dubia.. eu sei q isso deve ser por conta do algoritmo , mas atrapalha quem quer saber como lidar só com 1..
Porque você fala com uma linguagem médica?
Seu público são médicos?
Oii, Clarice! Tudo bem? A linguagem usada nesse vídeo especificamente equivale aos nomes científicos das crises, acreditamos que é um conhecimento que possa abranger todos que possuem interesse na temática, independente de atuação profissional, convidamos a assistir outros conteúdos aqui do nosso canal. ❤️
@@AcademiadoAutismo o conteúdo esta perfeito! Esse seu objetivo é muito importante, já que os termos técnicos são também importantes, mas, para nós autistas e amigos e familiares, pode ser cansativo, ou não trazer conclusões que levem a prática. Talvez, aliar os termos técnicos e em seguida trazer uma explicação com mais didática, pode alcançar mais pessoas leigas. 😁
Não é birra!!!!
❤️❤️