Vdd já apanhei duas vezes de um aluno autista sem tratamento, e a escola não fez nada 😢... Infelizmente não tenho outro emprego, então tenho que aguentar... Muito triste isso 😢
@@leticiagomes4973 não professora, vocês não tem que aguentar, assim como nós, mães de autistas não deveríamos ser obrigadas a manter eles inseridos nas escolas só pra sustentar essa tese inexistente de inclusão, devemos nos unir contra o sistema que está nos esmagando.
Obrigada Dr. Lucelmo por trazer estas informações tão necessárias. Tenho um neto autista nível 2 de suporte, graças a Deus minha filha mora nos Estados Unidos, meu neto tem 6 horas por dia na ABA, hoje ele tem 5 anos e ama ir para a terapia, já está lendo, escrevendo e se comunicando muito bem, é um refrigério para nós ver que ele tem suporte necessário e o plano de saúde lá cobre e as escolas tem preparo para crianças especiais. É triste ver que em nosso país os governantes se preocupam somente com dinheiro e corrupção, não se importam com os cidadãos e nem pensam no sofrimento das pessoas, não tem amor, somente ganância e maldade. Deus abençoe a todos os familiares e aos que sinceramente buscam solução para essa questão tão difícil, Jesus abençoe!
Lucelmo, estamos em uma ditadura. A ditadura fala de coisas importantes para a sociedade, mas, de forma vergonhosamente distorcida para fazer o que quiser. São as "Repúblicas Democráticas". Infelizmente, não vejo solução para esse fato. Estou arrasada... A população que você acha que precisa se manifestar, terá seu tempo de manifestação. Acredite! Mas, apenas, depois de as mentes já estiverem reprogramadas pelas instituições do governo e por sua mídia comprada. Muito se falará do absurdo "do" ABA. É. Porque nem devem saber que é "da" ABA. Muito se incutirá na cabeça dos brasileiros que há a necessidade de "libertar" os pacientes da ABA para "serem como quiserem ser". Nunca se falará que ABA é questão de dignidade humana, de autonomia, mas, sim, falarão de preconceito e desvalorização da natureza individual. E os brasileiros acreditarão e agradecerão ao governo da "República Democrática do Brasil".
Graças a Deus. Desculpe minha intromissão em seu relato, mas lá o funcionamento das leis é fator preponderante. Aqui, para interesse de poucos, a lei é revertida. A operadora que temos liminar questiona o número de sessões que meu filho faz. Pediu ao juiz para que houvesse avaliação pericial, agora eu entendo esse documento controverso. Vamos esperar o desfecho desse absurdo.
Negacionismo sim, pois deixa claro que esse "documento" além do equívoco entre metodologia/ciência ABA, é um interesse comum entre os governos e planos de saúde quanto aos custeio dessas Terapias que é o que realmente habilita um nível III em TEA para tornar-se um indivíduo funcional. Temos caso na família e é inviável mesmo o custeio das Terapias e nem via Defensoria/recorrência tem trazido esses benefícios em nossa família! Parabéns pela divulgação Lucelmo!!! Estamos com você!
Prezado Dr Luceno, sou Psicólogo, autista suporte, assim como minha falecida avó, meu pai, meus tios e meu filho mais velho. Parabéns pela sua apresentação altamente precisa. Acredito que estruturar o Serviço Público para dar acesso a todos. Conte comigo na luta. Hoje me considero um ativista da causa. Abraço a todos.
Não pode tantas horas de atendimento ABA, mas ficar na escola integral das 8 às 18, com profissionais, em que tem pouquíssimos com formação em educação espacial, ou áreas afins. Isso não tem problema? Meu filho fez atendimentos a semana toda, TEA 1, eu levava ele todo dia. E valeu a pena cada atendimento 🙏🙌
Só colocá-lo numa escola regular, caso não acredite que a escola integral não funciona para seu filho. E no contraturno coloca em alguma terapia. Não existe nenhum documento que diz que autistas são obrigados a estudarem em escolas integrais. O ensino inclusivo não impede terapias em outros turnos.
Quero nomes de quem tem esta imensidão de horas, porque os institutos tem no máximo, uma intervenção de 4 horas dias de segunda a sexta feira, mas a maior parte dos autistas tem 1 dia ou dois 1:00 por terapia. Que se manifestem as mães e pais de autistas que fazem mais de 40 horas semanais. Cadê?
2 місяці тому+1
@@duduzaorenascer Puxa amigo, você precisa estourar essa bolha. É o que mais tem. Está cheio de clínica que usa criança como mina de ouro para cobrar intervenção ABA de 6 horas diárias dos planos, do mesmo jeito que tem pais que colocam as crianças nas clínicas achando que lá é escola, que tudo bem a criança ficar lá o dia inteiro
Sinceramente é revoltante. Enquanto mãe de autista e também Analista do comportamento não temos um minuto de paz. Coração apertado..Medo do por vir. Obrigada Professor por esses esclarecimentos.
Graças ao método ABA meus dois filhos com Autismo obtém resultados extraordinários.... A Unimed vetou tratamento...no SUS ainda não sai pq a demanda é grande... então eu e meu marido estudamos nos especializados no programa ABA e adaptamos nossa residência para nós dedicarmos 100% aos nossos filhos.... ABA é fantástica e só temos gratidão! Estamos com vcs e Deus há de prover bençãos e por fim nessas mentiras de gente maldosa...
Esse vídeo precisa ser enviado junto com um abaixo assinado da categoria, junto com um pedido de investigação sobre esse grupo que fez esse documento bizarro.
Quanto tempo não o vejo. Sdd dos tempos de Cursos. Pós graduação DI e TEA. Tenho uma DI e um TDAH. Graças a Deus ABA tem me ajudado muito a regular meus filhos. Obrigada ❣️
Estresse pós traumático é o que acontece quando o autista não consegue terapia adequada, não o contrário, quando é "jogado" no mundo e tem que fazer as coisas por si e sem suporte, principalmente adultos diagnosticados tardiamente como eu.
@@rafaella3592 E o que é terapia adequada? Aquela que o plano paga 40 reais por sessão? E a clinica que oferta Contrata um recem formado super preparado. Pq o profissional que tem condições de ter seu proprio consultorio nao trabalha por esse valor.
Minha menina hoje tem 5 anos , faz terapias 30 minutos por semana desde os 2 anos, ela até melhorou, mas em vista do que deveria, chega a ser desanimador o progresso que foi feito em relação ao que seria se o acompanhamento fosse feito da forma que deveria
Caríssimo Lucelmo, boa noite. Gostaria de sugerir uma reação. Que você se junte a outros profissionais, como a Mayra Gaiato por exemplo, que também possui muitos seguidores no UA-cam, e as outras entidades citadas no vídeo, para organizar um documento com assinatura on-line/abaixo-assinado, contrariando esse documento e reafirmando as reais evidências com citação de análises sistemáticas com meta-análises de alta qualidade em revistas de impacto. Usem a influência e alcance de vocês para angariar o máximo de assinaturas possíveis, como uma contra-medida a esse documento, que obviamente defende o interesse financeiro das operadoras de plano de saúde, em detrimento do desenvolvimento de nós autistas. Vamos agir antes que nosso escasso acesso a terapia seja negado ou restringido excessivamente.
Não podemos permitir isso! Façamos o nosso movimento também com os devidos apoios! Coloco-me a ajudar na leitura de estudos em inglês sobre o assunto para ajudar no embasamento. Confiem no Senhor Jesus Cristo, sem temer o futuro. A Sua bondade e misericórdia estarão contigo todos os dias.🙏🏻
Não tenho filho autista, mas me interesso, sigo e recomendo seus vídeos há anos, Dr Lucelmo! Hoje mesmo, passei uma manhã numa sala de 1a série de escola pública como voluntária num projeto 😢que tristeza! Quanta criança sequer tem diagnóstico, sofrendo e fazendo sofrer professores que nada podem fazer, tendo que alfabetizar uma turma de 22 , sem um professor assistente! É desumano; principalmente porque temos um desGOVERNO PERDULÁRIO,incomPeTente e TIRANO!
Desde quando ir pro psicólogo ou pro psiquiatra é igual a ir pro manicômio! Sou pai de autista verbal e ele tem terapia de ABA semanalmente. Psicologia e psiquiatria para todos, pois todos precisam.
Não é acordo. É lobby. É comum em Bsb, esses lobbystas conseguirem encontros com as autoridades. Pq quem tá por trás tem muito poder. É lobby dos planos de saúde.
Lucelmo, sou psicóloga, especialistas em intervenção precoce em autismo, terapeuta ABA, mestranda em desenvolvimento humano, minha pesquisa é na área de explosões emocionais em autismo, e recentemente abri uma associação, é a associação Amemais. E sinceramente, a luta é grande, todos os dias recebo pedidos de tratamento de crianças que estão esperando há 05 anos. Esse documento é um retrocesso, se é que pode ser chamado de documento. Temos que estar atentos. Vamos nos posicionar e fazer nossa defesa.
PRECISAMOS SABER OS NOMES DESSAS PESSOAS. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA SABER OSNOMES DE QUEM APOIAM ESSES PENSAMENTOS. PRECISAMOS FAZER MILITANCIA POLITICA CONTRA ISSO. Por favor, poste videos falando nomes, você tem informações quanto a isso.
@@sandragodoy9588 Os autistas perderam muito neste governo, esta é a verdade. Mas as pessoas têm medo de dar nomes aos bois. 🤷🏻♀️ O governo não está caindo numa armadilha, ele é a própria.
É assim que estamos acostumados com o Brasil. Nem precisa ser relacionado a ABA. Palavras bonitas, maquiagem de informações, mas nada concreto quanto às pesquisas reais e comprobatórias. Devem ter assistido Laranja Mecânica e acreditam que a relação de ABA seja algo robotizada, como muitos torcem o nariz para as teorias de comportamento. Políticas, planos de saúde e teorias científicas aplicadas ou não, um enredo maravilhoso de oportunismo e de decadência para a população vulnerável.
Obrigado Lucelmo, por ter coragem de botar a cara contra esses bandidos. Tá claro que por trás dessa associação estão os planos de saúde e alguns políticos comprados. Pobres de nós se essa gente prevalecer 😢
Sou mãe de um menino autista e corre pra longe de qualquer tipo de ideologia romântica e negacionista. Antes de ser mãe de autista eu já era profissional de saúde mental, trabalhei em um CAPS. Esse documento não me representa. Estou de saco cheio de blablabla, quem tem o autismo como parte da vida quer cuidado de verdade, acredito cada vez mais na ABA e fico muito triste de pensar que enquanto vive no CAPS não se falava em ABA, era puro empirismo nas práticas e questões politizadas. Meu filho autista me fez acordar, me fez questionar minhas práticas profissionais.
Quantidade não é qualidade. Quantidade é agenda cheia de profissional que nao tera tempo para se atualizar, se apegando ao método comodo aprendido na faculdade.Sou mae e apoio a carta. Mãe de autista que quer o filho durante meio periodo em uma clinica e outro na escola quer apenas se livrar do filho...pq excesso de carga horaria por profissionais descompromissados em promover qualidade de vida em outras palavras é isso. Tanto é que nao vejo ninguem se mobilizando para melhorar a qualidade de ensino para os atipicos.
Após alguns anos de trabalho em escola, após vivenciar diversas experiências, muita conversa com as famílias, após a leitura de muitos documentos relacionados à inclusão e PCD, cheguei a conclusão que, apesar da boa intenção de muitos, a inclusão virou uma justificativa, uma validação para "economizar" e tirar direitos. Economizar no sentido da não contratação de profissionais especializados, de não investir em formação adequada e baseada em ciência e não em achismo e pseudociência, economizar na infraestrutura, economizar nos recursos e não é economia no sentido de usar as finanças com bom senso, sem desperdício, é no sentido de excluir, de não oferecer um determinado tipo de serviço. Mais do que nunca percebo que tudo isso não passa de lobby das empresas, através de associações e ongs junto ao Estado que é conivente com essa situação, já que não ouve as diversas opiniões, de outras associações e ONGs, não ouve as famílias, só a panelinha de sempre. Tem muita gente em cargo de gestão no MEC, nas secretarias de educação e tb da saúde que não faz a menor ideia do que é uma escola, do sofrimento das famílias, mas são esses que elaboram documentos e diretrizes que norteiam tudo na "inclusão". Já passou da hora das famílias se unirem a professores e terapeutas que acreditam em outro tipo de inclusão, uma que seja mais baseada na realidade e não em ideologia barata, para fazer pressão junto aos órgãos competentes para mudarmos o rumo da inclusão no Brasil, tornar a vida de crianças autistas melhor e mais fácil através de intervenção baseada nas melhores práticas científicas comprovadas, é um direito que deveria ser garantido a todos independente do status social, pois essas crianças irão crescer e é importante que consigam, na medida do possível, se tornarem independentes e somente com amor e intervenção terapêutica isso será possível. Uma pena que isso parece estar cada vez mais distante da realidade, tanto na saúde como na educação. 😢
Boa tarde senhores, estou no segundo público, pessoas com pouco recurso e ganhou temporariamente na via judicial, acredito que vamos perder na segunda instância, desistir para os pais não é opção, vamos para guerra, vamos desmentir e combater ponto a ponto. Eu e minha esposa já se alistamos nessa guerra. Vamos pra cima!!!
Muito obrigada por todo o conteúdo gratuito que você produz e por mais uma vez esclarecer de forma tão precisa, coerente e respeitosa! Acompanho seus vídeos desde o diagnóstico da minha filha há 3 anos e nos ajudou imensamente!! Muito obrigada por continuar!!!
Parabéns Lucelmo. Admiro sua ação para esclarecer essas coisas, pois a sociedade está afogada em tudo que possa gerar desinformação, negação e condições de reféns aos menos favorecido. É de extrema tristeza que essas coisas aconteçam. Ainda bem que podemos contar com o seu conhecimento e engajamento. Obrigado em nome de um autista.
Amo como tem gente com influência política que em vez de lutar pela evolução científica e melhores condições e direitos , ficam focando em retirar direitos e atrasar em vez de evoluir a luta pelos direitos .
Tem dois meses que o plano de saúde diminuiu a carga horária das terapias da minha filha, estou agora além de pagar o plano de saúde estou pagando por fora uma neuropsicopegagoga para ajudar minha filha evoluír na parte pedagógica, mas estou insatisfeita com o plano que foge das responsabilidades
🎉🎉Mais gratidão pelos esclarecimentos prof Lucelmo! Um crescimento absurdo d casos d autismo sem um vislumbre d atendimento público! Nem p os autistas e nem nos cursos d formação! Estou abismada com tanto descaso 😢
O ruim é que se não ter uma forma de controle, fica nas mãos dos profissionais de saúde, que se agirem de má fé, podem colocar um monte de terapias, sem eficácia, apenas para.receber o pagamento do plano.
Isso é um absurdo!Sou uma RBT, terapeuta ABA no Estados Unidos e tenho clientes que acompanho, juntamente com minha BCBA, desde os seus 4 anos.A maioria começou com 30 horas de ABA e manteve essas horas por anos.Hoje um deles tem 12 anos e outra tem 10.São verbais, vão pra escola, estão indo muito bem e agora só recebem 4 horas de ABA por semana.
No início, muitas crianças precisam ter várias de ABA.Com o passar dos anos e o ritmo de aprendizado, as horas vão sendo diminuídas.Uma pena que isto esteja acontecendo no Brasil.
Devemos nos unir e quebrar o pau, esse país tá virando uma zona. Essa gente precisa ser posta em seus lugares. Não podemos ficar apenas falando, daqui a pouco nem internet teremos mais pra ter voz, aí já era!
Opa! Alto lá! Não misture alhos com bugalhos! As ações nascem em um lugar certo e respondem a interesses certos. Não saia atirando pra todo lado sem saber de onde vem o ataque direto. Há interesses particulares ( planos de saúde) e segmentos de estado ( a administração pública que é exercida em parte por segmentos da política partidária, veja bem! ) Em suma, se queremos atendimento público para nossas demandas de saúde, como parte da população acha que tem que apoiar partido político que quer o liberalismo? Ou seja: acaba com o SUS e passa todo atendimento pra rede privada?? Pra que o Estado fique bem pequenininho!! Ah!! Sei do que estou falando! Tenho neto autista!
@@elianamaia7551Deixa de ser doida mulher! Não tem nenhum partido apoiando o fim do SUS! O que o povo quer é que o SUS funcione de verdade e que os planos de saúde cumpram com suas obrigações! E não, vc não sabe do que está falando! Se tivesse preocupada com seu neto autista não estaria perdendo tempo militando na Internet!
Vale a pena verificar se estas associações não estão obtendo essas informações a partir de canais norte americanos, depois do meu diagnóstico de nível 1 eu comecei a procurar mais informações a respeito de autismo, e de fato vários dos canais de autistas norte americanos recomendados pelo youtube bate bem forte nesse ponto de que a ABA supostamente seria prejudicial, inclusive foi assistindo os seus vídeos que passei a ter uma visão mais positiva a respeito do assunto, dado que até então só tinha ouvido falar mal. Achei que seria interessante compartilhar essa informação dado que não é raro que pautas americanas acabem sendo "importadas" para o Brasil, e não duvido nem um pouco que seja essa a explicação, inclusive talvez seja isso o que querem dizer com "essa demanda vem dos próprios autistas". Via de regra a visão destes canais parece ser algo em torno de "ABA é algo péssimo pois a sociedade deveria aprender a aceitar comportamentos neurodivergentes em vez de tentar adequa-los", o que a princípio é um ponto valido, mas dado que pelo que eu vi no seu canal a ABA promove ganhos em autonomia e capacidades cognitivas (o que pode fazer toda a diferença do mundo para indivíduos com maior grau de suporte), esse argumento não se sustenta. Talvez fosse interessante produzir mais material desmentindo esses criadores de conteúdo dado que existe uma possibilidade bastante real de que essa visão acabe chegando ao Brasil eventualmente. EDIT: - Via de regra a visão destes canais parece ser algo em torno de "ABA é algo péssimo pois a sociedade deveria aprender a aceitar comportamentos neurodivergentes em vez de tentar adequa-los"
Isso é resultado do crescimento dos movimentos progressistas woke. questão de tempo para mais essa pauta ridícula da esquerda regressista vir para o Brasil!
Esse argumento deles nem faz sentido, a pessoa é que deve tentar se adequar aí mundo o máximo possível, isso até faz parte da natureza quem não se adapta perece
@@linda76891 Essa discussão é um pouco complicada, existem situações em que o argumento de que o mundo deveria se adaptar às necessidades das pessoas é sim bastante valido, se fossemos seguir a ideia de que é sempre o indivíduo que deve se adaptar chegariamos na conclusão de que não precisamos instalar rampas para cadeirantes pois seriam eles que deveriam se adaptar a usar escadas, por exemplo. Mas essas questões precisam ser vistas caso a caso, e não com uma regra geral de "é sempre o indivíduo que precisa se adaptar" vs "é sempre a sociedade que precisa se adaptar". Alguns grupos disseminam a informação falsa de que o objetivo principal da ABA é só fazer os individuos com autismo suprimirem seus "comportamentos autistas", mesmo aqueles que não causam nenhum mal direto para ninguém, para não causar uma sensação de estranheza nas outras pessoas, e se isso fosse verdade, eu tenderia a concordar que isso é problemático, mas como o próprio Lucelmo diz nesse vídeo, essa informação é falsa e o objetivo central da ABA é dar mais autonomia e possibilitar o melhor desenvolvimento de capacidades cognitivas nestes indivíduos. Isto é bem diferente, por exemplo, de quando pessoas do meu convívio reclamam do meu comportamento ser "estranho" mas ao mesmo tempo não sabem me apontar nenhum comportamento específico meu que esteja causando algum prejuízo a eles, eu creio que este seria um exemplo no qual seria possível sim fazer um argumento de que isso é só implicância e que a sociedade deveria aprender a tolerar comportamentos atípicos que não causam mal a ninguém em vez de colocar no indivíduo autista a responsabilidade de precisar aprender a fazer uma "imitação perfeita" do comportamento neurotípico, mas isto é BEM diferente de ensinar indivíduos autistas a adequar comportamentos que trazem prejuízo a eles mesmos ou a terceiros, ou ensinar comportamentos que podem trazer um ganho concreto de autonomia e habilidades cognitivas. Mas eu tenho a impressão de que o próprio Lucelmo parece concordar com essa ideia que eu falei acima sobre essa questão ser "caso a caso", já que ele já falou em várias entrevistas que a inclusão do autista deve ser uma "via de mão dupla", e eu concordo plenamente com isso.
Eu não conheço nenhuma família que tenha sua criança fazendo TODAS as terapias (carga horária) que esta pedindo no laudo, pq particular tem que ser muito rico, pelo sus, sabemos que não tem nem a metade, e pelo plano a gente sabe que a operadora faz tudo pra dar o minimo de terapias possíveis. Entao isso de limitar é absurdo, pq se limita ai que ninguem consegue fazer nada.
Eu faço parte da ínfima minoria que conseguiu através de ação judicial. Ainda assim o plano consegue me prejudicar atrasando os reembolsos e inventando documentos e relatórios para eu anexar nos pedidos de reembolso, só para demorar mais. Nisso eu acabo sendo prejudicado financeiramente, pq quase sempre minha conta fica no vermelho e eu pagando juros. É um inferno!
@@LucasGomes-nl6tm então minha operadora queria fazer por reembolso também mais não aceitei, tenho 3 crianças então imagina, aí eles fizeram um acordo com a clinica onde elas estão. É intensivo mais não tudo que tá no laudo...e esses dias atrás a clinica queria que eu assinasse um termo, que uma das clausulas era que se o plano atrasasse o pagamento 1dia eles poderiam suspender as terapias sem prazo pra volta, NAO ASSINEI, porque dias atrás estava tentando incluir uma terapia pras meninas que o plano dizia ter autorizado e a clinica dizia que não, quando fui descobrir que a clinica que não estava autorizando por falta de pagamento ( 3 meses atrasado) liguei lá e eles pagaram, ai vieram com esse termo, eu falei não assino pq não posso ser responsável por algo que não tenho controle, eu nem sei o valor que vcs cobram da operadora pelas terapias das meninas como eu posso me responsabilizar, se não tá legal pra vcs, termina o contrato e o plano vai ter que arrumar uma clinica pras minhas filhas simples assim. Mas até agora não encerraram
De acordo com o que é sabido, todos os pais tendo que entrar na justiça pra conseguir o tratamento de seus filhos, e os planos enrolam de tudo q é jeito... Desgaste emocional é a longa espera para uma conclusão de liminar, de finalmente os pais conseguirem respirar fundo e dormirem tranquilos pq seus filhos conseguiram finalmente o tratamento adequado. Claramente isso é coisa do plano de saúde!! Só Deus, é de doer na alma😢😢 muito triste.
Meu filho, 2 anos. Desde o sexto mês detalho para pediatras e afins as minhas preocupações sobre o desenvolvimento atípico. Meu menino fala com muita dificuldade cerca de 20 palavras, anda na ponta dos pés, tem seletividade alimentar, com frequência não responde pelo próprio nome, entre outras coisas. Tudo que eu consegui pelo sus foram 30 minutos MENSAIS de terapia multidisciplinar com psicóloga, fono e terapeuta ocupacional. Nenhum encaminhamento para neurologista, nenhuma atenção. O pouco de evolução que houve foi por muito estudo e tentativa da nossa família em aplicar minimamente o que um terapeuta faz. Estimulei 23 meses para ouvir meu filho me chamar de mãe pela primeira vez. E a preocupação desse povo nojento é tirar terapias que a gente nem tem acesso?! Francamente, se as famílias das crianças atípicas não fossem compostas por verdadeiros guerreiros, o que seria dos nossos filhos?!
Gratidao..LunaAbba....prof pai amigo...Lucelmo!! minha opiniao como mae de autista n.3...ee..Otimo trazer o assunto que ja ee uma vitoria p o Autismo estar em foco!!...mas acredito que apartir do ponto que ee tds os niveis d autismo ser decido num combo soo ..nao tem como generalizar que a carga horaria de terapia serve p tds os niveis ...ee absurdo!!!..tem o sensorial que dependendo da regiao nao tem cpndicoes alguma de manter um autista enfiado horas em um ambiente e por ai vai as dificuldades ...enquantos tds estiverem num combo soo de decisoes sera muito dificil ..para prfessores medicos juizes .etc...decidirem algo certo....
Sou professora contratada, na rede municipal, estudante TO e eu e meu filho vamos iniciar a investigação de TEA... Um dos meus maiores sonhos é conseguir fazer minha formação ABA para ajudar as crianças da minha região pela rede pública. Ainda não tive condições mas creio que eu vou conseguir!
Esperar o que desse governo? Que já retirou a tabela M-chat das carteiras de vacinação e soltou nota dizendo que intervenção para autistas é somente após 3 anos!!
Obrigada professor pelas informações. Fico perplexa com tamanha desfaçatez desse documento. Parabéns ao CBI pelo curso sobre Intervenção ABA para autismo e deficiênciaIntelectual (ao qual eu tenho o prazer de ser aluna), o melhor curso sobre ABA.
Dr como eu queria que o senhor estivesse mais perto de nós, depois que comecei segui lo, estou mais forte e determinada, tenho 1 filho autista e me sinto perdida , decidi estudar
Olá Lucelmo, não estou qualificado o suficiente pra distinguir o que seria ABA correta em comparação à aplicada erroneamente pelos profissionais, mas pelo menos no meu círculo social, todos os pais de autistas que conheço não tinham a visão de que era algo que podia afetar alguém que estava trabalhando do lado deles, e o diagnóstico do filho não só implicou enormes gastos, que eles julgavam necessário pra criança ter um futuro minimamente funcional. Então, embora eu carregue o trauma de uma vida toda não conseguindo me encaixar e não saber porque, também sinto alívio de não ter passado por horas intensas de terapia. Concordo 100% que a pseudociência deve ser condenada, mas um outro ponto que observo é que os pais não têm discernimento de "faz só se quiser" e, esteja a ABA errada, ou certa mas mal aplicada, o impacto na criança pode ser alto.
Correto, assim como tem alto impacto na vida e formação dessas crianças quando se tornarem adultas o ficar no sistema escolar atual, muitas vezes turno integral e sem qualquer adaptação para a sua entrada, permanência e aprendizado no ambiente escolar. É incompreensível para mim como no discurso essas pessoas defende que a sociedade toda deve mudar para acolher o deficiente, mas no caso do autista, a escola, a pedagogia não precisa se adaptar a quem é neurodivergente, ou neurodiverso, como queiram chamar.
Seja grato galera. Eu fui diagnosticada em 2002 e nunca pôde fazer uma terapia especifica para meu caso. Grau 2 .30 minutos é melhor que ter uma vida inteira sofrendo e sendo maltratada pelos outros nos trabalhos duros como eu tive. Autista de hoje nâo tem idéia do que era ter autismo ou outra doença mental no passado. Era discriminaçâo e sofrimento diário.😢
Meu segundo filho tem autismo, 30 anos, grau 2, verbal, mas pouco falador, com dislexia não formalmente diagnosticada, mas alfabetizado. Na nossa jornada, nos faltaram profissionais qualificados e capacitados, recursos financeiros e emocionais. Gostei muito dessa postagem. Não gostei do termo negacionismo, abstrato e usado em excesso nessa postagem. Esse termo nos induz a pensar em um lado completamente certo e outro completamente errado, mas quem define isso?! Mas tirando isso, parabéns pela postagem! Quanto aos motivos da redução de tempo de terapia, os objetivos são claramente econômicos. Já fiz alguns cursos na AMA-SP, que foram muito importantes, quando praticamente não existia nada em termos de autismo. Nesse momento da história, a AMA-SP, sediava a ABRA, que já existia, a muito tempo, mas com recursos muito escassos. Assisti nessa mesma época, ao início da ABRAÇA, que na minha visão, somaria esforços na luta pelos autistas, mas o que realmente vi foi uma concorrente à ABRA. Não creio que a ABRAÇA irá endossar essa proposta de redução de tempo de terapia ABA, o objetivo dela é o mesmo da ABRA, e de todas as associações de autismo, mas me incomoda muito o viés políltico dentro dela, como por exemplo, esse de ocupar todos os espaços.
É negacionista no sentido de que eles negam práticas baseadas em evidência, negam as evidências científicas, e fazem afirmações com base em vozes da cabeça deles. Não é uma crítica a serviços ruins de terapia, mas à própria ciência.
Cada caso é um tenho filho autista grau 3 ele fica muito nervoso se bate e morde o dia inteiro depois que levo em terapia , na escola é um sofrimento não tem condição nenhuma de estudar eu acho tinha que ter uma lei só levar o pai ou responsável que quer porque quando não levo ele fica super feliz não podia ser obrigado a levar
@@MoRotta sim não tenho nenhuma reclamação dos profissionais somente gratidão são todos muito carinhosas e faz de tudo não é eles meu filho tem muita dificuldade e outra coisa tem várias crianças que eles atendem estuda na escola e consegue no caso meu filho é grau 3 eu acho que podia ter uma lei para crianças nessa situação não precisar ficar na escola ou deixar os pais tomar decisão é muito difícil levar o filho e ver ele passar o dia todo muito nervoso
Isso não teria relação com o que a ABA já foi? E será q os autistas citados aí, não são os já adultos q passaram pela ABA antigo, q dizem q era, sim, traumático? É uma dúvida sincera minha, não estou querendo "criar caso", não. Digo isso pois ouvi autistas adultos falando como a ABA, antigamente, era uma forma de "ensinar a mascarar" sem preocupação com como o autista se sente, apenas querendo que ele/ela seja "como os outros" a qualquer custo. Isso algumas décadas atrás. Repito: é uma dúvida sincera minha.
@@lunaaba Sou autista e Psi, trabalhei por 16 dias em uma clínica integrada aqui na cidade que tratava as crianças como robôs, sem se importar no em como eles se sentem, assim que entrei tive contato com dois aprendestes que estavam com aversão de ir a clínica por que tratavam eles "como na escola" segundo o discurso dos mesmos. Creio que essa realidade não seja só a aqui da cidade, infelizmente esse mercado é muito lucrativo e as pessoas aparecem dizendo "amar criança tea" mas no fundo o amor é só $$$.
Exatamente o que você disse. Existe um documentário muito bom de um inglês autista falando sobre se descobrir autista adulto. Ele foi aos Estados Unidos e mostrou vários lados da questão. Desde as clínicas de A.B.A atuais que se dizem melhores que aquelas que usavam choque e outras técnicas de correção de comportamento que são um abuso nos direitos humanos, e que na verdade são mesmo locais de adestramento. Até adultos que sofreram os prejuízos disso e outros sem diagnóstico. Além disso ele por ser da Inglaterra fala sobre como vários países são contra essa técnica. Só no Brasil esses "profissionais" e pais querem um troço desse porque 1. Odeiam o fato que seu filho/a seja autista. Ao invés de aceitar e trazer amor e inclusão 2. Porque é lucrativo. Eu penso que qualquer terapia que vejo o ser humano sem respeito aos seus direitos deve ser abolida. Infelizmente o Brasil por questões econômicas vão na contramão. Resultado? Um monte de pessoas descapacitadas ensinando e trabalhando com autistas apenas pelo lucro. E pior sujeitos como esse que nem autistas são dando pitaco.
@@Rafacintra1234agradeço seu comentário. Só um autista para entender outro. Infelizmente há pouca compreensão do tema e de práticas humanizadas. Com certeza A.B.A deve ser descartada se queremos avançar no tema de humanização no apoio terapêutico
@@anneeshamaitreya1239 eu que agradeço por ser “escutado” e respondido. Infelizmente tem diversos comentários de pessoas se dizendo querer o bem dos autistas mas ninguém se importa em perguntar pro autista como ele se sente kkkk. É uma puta hipocrisia, a gente vive sendo invalidado em tudo que queremos fazer, nos tratam como bicho, feito lixo fora todos os esteriótipos. Eu só acredito nessa ciência avançando quando incluírem dar voz aos autistas que podem falar por si só, outro ponto que acho hipocrisia demais, querer falar por autistas não verbais. Por mais que eles não se expressem em palavras, são seres humanos que demonstram comportamento de como estão se sentindo, cadê a galera do bem que se importa? Kkkkkkk pura hipocrisia, infelizmente. Tenho fé que um dia seremos incluídos na sociedade e as pessoas vão nos dar voz.
Sou Terapeuta Ocupacional, fiz residência em saúde mental, estudo a Integração Sensorial, a funcionalidade humana em ocupações cotidianas. Este dilema vivi dentro do CAPSi que tem sua estrutura a partir da portaria 336 baseando-se muito na psicanálise, com atendimentos preferencialmente em grupos e infelizmente as pessoas com TEA estao no meio de lutas políticas e ideológicas. Oque é oque tem mais evidência científica... Muito bem colocado, quem tem dinheiro não precisa se preocupar, as pessoas mais vulneráveis são e serão as mais afetadas.
@@LNVACVACABA tem nada a ver com psicologia, eles nem aprendem ABA na faculdade, deveria ser como é nos EUA, uma especialização a parte, mas de fato robusta, nos EUA é um mestrado.
@@66yukichan claro que tem a ver com psicologia. Intervenções no comportamento e cognição são feitas baseadas em teorias da psicologia, como a análise do comportamento, ou baseado na biologia humana, atividade dos psiquiatras
A terapia ABA já é regulamentada e já é ensinada nas universidades e cursos de psicologia dentro das ciências do comportamento. A ABA (análise aplicada do comportamento) nada mais é do que uma forma de aplicação do behaviorismo radical e da análise funcional. O único ponto é que dentro da faculdade, isso é visto de forma abrangente, enquanto neste contexto estamos falando da aplicação dessa forma de terapia com as crianças atípicas. O grande problema no Brasil e no mundo seria a mercantilização dessa forma de terapia. Profissionais ou ATs que se formam brevemente, sem supervisão, fazem cursos com métodos questionáveis e utilizam de um modelo ultrapassado e não-naturalístico, além de assumirem posturas antiéticas. Clínicas lucram horrores em cima da prática desregrada. Esse sim é o problema.
@@philip281 a análise do comportamento é uma ciência por si só, uma especialidade a parte, funciona muito bem nos EUA sem ter nada a ver com psicologia.
Falou exatamente o que penso! Sou autista nível 2 de suporte, alem de tag e depressão como comorbidades. Devido o grande aumento nos diagnóstico de pessoas com autismo, vejo varias clínicas de intervenção, métodos ABBA sem preparo algum, com valores sao altíssimos. Porém, é um espaço que apoia, acolhe e faz o seu melhor para o desenvolvimento dos autistas. Quero lutar contra essas pessoas malignas, que nao ajudam e ficam com alegações sem nenhuma óbice. Isso deve ser coisa do governo, só pode ser. Fala os nomes para nós, como cidadãos, reivindicar nossos direitos. É revoltante, temos que dazer alguma coisa.
O desserviço que é isso. Eu queria que aquele bando de gente que apontou negacionismo durante a pandemia, tivesse lutando pela ciência de fato porque tá cheio de outros negacionismos no poder público, mas infelizmente nessas horas fica todo mundo quieto. Como autista do nível 1, fico muito triste de ver outros semelhantes endossando discursos anticientíficos e corroborando com a manutenção de sofrimento de outros autistas, especialmente de níveis mais altos e suas famílias.
A metodologia ABA traz benefícios visíveis . A forma de condução da terapia abrange todas as funções do ser inclusive para a inclusão social . Sou psicóloga e o manicômio é o que estamos vivendo com uma notícia pior que a outra em todos os aspectos 💔
Está explícito que isso beneficia os planos de saúde. Deve ser o lobby dos planos de saúde se "criando associações " para garantir os interesses dos planos de saúde
Entendo que temos que combater veementemente essas tentativas de diminuição das horas de terapias aba. Eu sou muito pequena nesse mundo do autismo, mas tenho que lutar pelos tratamentos dos meus filhos e pelas tantas outras crianças que precisam também. O que podemos fazer de imediato, professor? Estamos juntos nessa!
Ontem saiu uma notícia no site do Senado Federal sobre o Projeto de Lei n. 3229/2024. Esse projeto visa mudar a Lei 12.764/12, para incluir a proibição de limitar carga horária prescrita, cancelamento unilateral de plano de saúde, exigência de relatórios adicionais protelatórios, entre outros! Está aberto para consulta pública… Vale a pena conferir! Seria esse documento uma resposta a esse projeto de lei?
O Projeto de Lei (PL) 3229/2024 do Senado Federal altera a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é proibir que os planos privados de assistência à saúde adotem procedimentos administrativos que limitem ou prejudiquem o atendimento multiprofissional.
O que queremos é que ABA tenha ,traga respostas, meu filho sempre teve intervenção de ABA, muito pouco mudou na verdade, autista Asperger nível de suporte 1,totalmente verbal, escola está totalmente despreparada tanto pública quanto particular, todos querem colocar autista como deficiência intelectual, queremos também outras terapias, não coloca vacina com ABA, vacina tem estudo duplo cego randomizado, ABA tem? Esse tempo todo praticamente 11 anos de terapias nunca ❤proporem outro tipo de terapia .É a indignação de estar pagando anos de terapia ABA caro e sem feedback nenhum. Mostra o estudo duplo cego randomizado
E que alternativa você espera? Existe alguma melhor? As pessoas que criticam ABA, defendem terapias ecléticas, psicanálise, ambas não tem qualquer evidência de benefício. Se seu filho é nível 1 realmente, talvez para ele TCC faça mais sentido do que análise de comportamento aplicada apenas. Ele já fez uma boa avaliação neuropsicológica, com um bom laudo, já aplicou protocolos, e mesmo assim não obteve progresso algum? Muito estranho essa "ABA". Será que os profissionais que o estão atendendo são realmente bem formados nessa ciência?
Manicômio sim. A maior tristeza em ver um filho sendo forçado a fazer coisas , que deixaram marcas profundas. Sem eficácia. Nunca mais . Se eu pudesse eu diria não façam !!! Pedem pra levar a criança quase dopada ..
Lamento muito que você tenha tido uma má experiência. Espero que você consiga justiça contra os maus profissionais que encontrou. Mas sua experiência pessoal não é mais válida que todos os estudos que mostram que limitar horas não faz sentido.
tem um episódio do DR. House onde o diretor do hospital fala pro House fazer uma palestra e se ele negar a fazer terra que demitir alguém da sua equipe. essa palestra é para o diretor ganhar dinheiro em cima de um determinado remédio. Ai ta explicado de onde vem tanta força professor. os planos de saúde não querem pagar tratamentos "caros" ai mechem seus pauzinhos via políticos para ganhar certas questões.
Meu filho mais novo a unimed paga 21 mil reais por mes de terapia a mais velha 12 mil reais. Esse documento é uma ataque a nos que conseguimos tratamento de qualidade judicialmente.
Boa tarde Dr. gosto dos seus vídeos, o Sr usa uma linguagem de fácil entendimento, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Mas o meu contato é porque eu gostaria de fazer um curso ABA mas quero uma instituição seria, peço então que o Sr me indique as que de fato oferecem ABA. Desde já agradeço
Muito difícil toda essa situação. Meu filho conseguiu 20 horas e a clínica deixa o profissional 20 minutos e o restate é um "aplicador". Ninguém sabe explicar o motivo, muda profissional toda hora. Nem sei mais no que acreditar, fico só pensando toda hora que tenho medo de não está no caminho certo e meu filho perder esse tempo. Na escola já é díficil também. Falta tudo, até noção desse povo. Obrigada pela explicação.
É preciso saber quem está atrás de tudo isso e quem são os responsáveis e divulgar nomes, pois, com certeza tem gente ganhando dinheiro por trás de tudo isso. Quanto aos governantes, precisamos ir pra cima e cobrar satisfação e justificativas com base na ciência, não em falácias. Quem for contra o que a ciência diz, precisa ser expulso do governo!!!!!
Nossa, isso me lembrou muito um treinamento bem invasivo que fiz em uma clinica aqui da cidade, para trabalhar com ABA, e eu fiquei assustada com aquilo e acabei não aceitando o emprego. Eu imagino quantas pessoas irresponsáveis estão administrando à sua maneira errada e acabou causando isso. Não há uma fiscalização para que possamos denunciar estas pessoas?
Manicômio é a sala de aula do jeito que está, cheia de crianças sem laudo, sem terapia, sem apoio profissional. Isso sim
Vdd já apanhei duas vezes de um aluno autista sem tratamento, e a escola não fez nada 😢... Infelizmente não tenho outro emprego, então tenho que aguentar... Muito triste isso 😢
@@leticiagomes4973 não professora, vocês não tem que aguentar, assim como nós, mães de autistas não deveríamos ser obrigadas a manter eles inseridos nas escolas só pra sustentar essa tese inexistente de inclusão, devemos nos unir contra o sistema que está nos esmagando.
@@jessicarodrigues6417 concordo
concordo
Concordo plenamente
Obrigada Dr. Lucelmo por trazer estas informações tão necessárias.
Tenho um neto autista nível 2 de suporte, graças a Deus minha filha mora nos Estados Unidos, meu neto tem 6 horas por dia na ABA, hoje ele tem 5 anos e ama ir para a terapia, já está lendo, escrevendo e se comunicando muito bem, é um refrigério para nós ver que ele tem suporte necessário e o plano de saúde lá cobre e as escolas tem preparo para crianças especiais.
É triste ver que em nosso país os governantes se preocupam somente com dinheiro e corrupção, não se importam com os cidadãos e nem pensam no sofrimento das pessoas, não tem amor, somente ganância e maldade.
Deus abençoe a todos os familiares e aos que sinceramente buscam solução para essa questão tão difícil, Jesus abençoe!
Lucelmo, estamos em uma ditadura. A ditadura fala de coisas importantes para a sociedade, mas, de forma vergonhosamente distorcida para fazer o que quiser. São as "Repúblicas Democráticas". Infelizmente, não vejo solução para esse fato. Estou arrasada... A população que você acha que precisa se manifestar, terá seu tempo de manifestação. Acredite! Mas, apenas, depois de as mentes já estiverem reprogramadas pelas instituições do governo e por sua mídia comprada. Muito se falará do absurdo "do" ABA. É. Porque nem devem saber que é "da" ABA. Muito se incutirá na cabeça dos brasileiros que há a necessidade de "libertar" os pacientes da ABA para "serem como quiserem ser". Nunca se falará que ABA é questão de dignidade humana, de autonomia, mas, sim, falarão de preconceito e desvalorização da natureza individual. E os brasileiros acreditarão e agradecerão ao governo da "República Democrática do Brasil".
Graças a Deus. Desculpe minha intromissão em seu relato, mas lá o funcionamento das leis é fator preponderante. Aqui, para interesse de poucos, a lei é revertida. A operadora que temos liminar questiona o número de sessões que meu filho faz. Pediu ao juiz para que houvesse avaliação pericial, agora eu entendo esse documento controverso. Vamos esperar o desfecho desse absurdo.
Que testemunho maravilhoso!!❤
Negacionismo sim, pois deixa claro que esse "documento" além do equívoco entre metodologia/ciência ABA, é um interesse comum entre os governos e planos de saúde quanto aos custeio dessas Terapias que é o que realmente habilita um nível III em TEA para tornar-se um indivíduo funcional.
Temos caso na família e é inviável mesmo o custeio das Terapias e nem via Defensoria/recorrência tem trazido esses benefícios em nossa família!
Parabéns pela divulgação Lucelmo!!!
Estamos com você!
Prezado Dr Luceno, sou Psicólogo, autista suporte, assim como minha falecida avó, meu pai, meus tios e meu filho mais velho. Parabéns pela sua apresentação altamente precisa. Acredito que estruturar o Serviço Público para dar acesso a todos. Conte comigo na luta. Hoje me considero um ativista da causa. Abraço a todos.
Não pode tantas horas de atendimento ABA, mas ficar na escola integral das 8 às 18, com profissionais, em que tem pouquíssimos com formação em educação espacial, ou áreas afins. Isso não tem problema? Meu filho fez atendimentos a semana toda, TEA 1, eu levava ele todo dia. E valeu a pena cada atendimento 🙏🙌
parabéns pelo posicionamento e esclarecimento 🙏🙌👏👏
Só colocá-lo numa escola regular, caso não acredite que a escola integral não funciona para seu filho. E no contraturno coloca em alguma terapia. Não existe nenhum documento que diz que autistas são obrigados a estudarem em escolas integrais. O ensino inclusivo não impede terapias em outros turnos.
Quero nomes de quem tem esta imensidão de horas, porque os institutos tem no máximo, uma intervenção de 4 horas dias de segunda a sexta feira, mas a maior parte dos autistas tem 1 dia ou dois 1:00 por terapia. Que se manifestem as mães e pais de autistas que fazem mais de 40 horas semanais. Cadê?
@@duduzaorenascer Puxa amigo, você precisa estourar essa bolha. É o que mais tem. Está cheio de clínica que usa criança como mina de ouro para cobrar intervenção ABA de 6 horas diárias dos planos, do mesmo jeito que tem pais que colocam as crianças nas clínicas achando que lá é escola, que tudo bem a criança ficar lá o dia inteiro
Sinceramente é revoltante. Enquanto mãe de autista e também Analista do comportamento não temos um minuto de paz. Coração apertado..Medo do por vir. Obrigada Professor por esses esclarecimentos.
Obrigada por defender com tanta garra a comunidade autista, especialmente a maioria que tanto precisa voz!!
Graças ao método ABA meus dois filhos com Autismo obtém resultados extraordinários.... A Unimed vetou tratamento...no SUS ainda não sai pq a demanda é grande... então eu e meu marido estudamos nos especializados no programa ABA e adaptamos nossa residência para nós dedicarmos 100% aos nossos filhos.... ABA é fantástica e só temos gratidão! Estamos com vcs e Deus há de prover bençãos e por fim nessas mentiras de gente maldosa...
Onde vcs estudaram, quais cursos fizeram? Comoartilha conosco por favot pq tá difícil achar clínicas com profissionais de qualidade!
Estou querendo fazer o mesmo! Inclusive na pós onde o Lucélia é professor, online.
Olá, compartilha por favor como se especializar. 🙏
POR ONDE VCS ESTUDARAM???
Como vcs fizeram? Tenho dois me ajude
Esse vídeo precisa ser enviado junto com um abaixo assinado da categoria, junto com um pedido de investigação sobre esse grupo que fez esse documento bizarro.
Por LunaABA❤
Quanto tempo não o vejo. Sdd dos tempos de Cursos. Pós graduação DI e TEA. Tenho uma DI e um TDAH. Graças a Deus ABA tem me ajudado muito a regular meus filhos. Obrigada ❣️
Suspeito que os planos de saúde, estão por trás desse negócio…! Sofremos muito com tudo isso.
Com certeza!
Infelizmente os próprios planos de saúde lutam para não atenderem a população que precisam e tentam de tudo que é jeito barrarem as terapias.
se é que essa denuncia não partiu deles mesmo
@@EloizajPradonão tenha dúvidas q tudo isso é arquitetado por plano de saúde, q cobra uma fortuna e não quer ter gastos com nada, só lucro, e muito!
O plano até por 30 minutos há muito anos. Agora quem defender atender por 50% do tempo, ou seja, 15 minutos por sessão.
O que é que tem escrito nos contratos dos planos de saúde? Eles enganaram quem?
Minha filha é outra criança depois da intervenção precoce ... Descobri o autismo dela com 2 anos e meio, e depois de um ano vemos grandes evoluções
Idem por aqui com meu filho. 🙌
Estresse pós traumático é o que acontece quando o autista não consegue terapia adequada, não o contrário, quando é "jogado" no mundo e tem que fazer as coisas por si e sem suporte, principalmente adultos diagnosticados tardiamente como eu.
@@rafaella3592 E o que é terapia adequada? Aquela que o plano paga 40 reais por sessão? E a clinica que oferta Contrata um recem formado super preparado. Pq o profissional que tem condições de ter seu proprio consultorio nao trabalha por esse valor.
ABA causa TEPT. Existe uma crescente evidência sobre isso.
Manicômio são a escolas regulares, e as filas gigantescas no SUS para 30 minutos de terapias. Governo vergonhoso !!
Sou TO no SUS, aqui em São Carlos mesmo, mesma cidade desse influenciador, e não abro mão de 1 hora de sessão.
Minha menina hoje tem 5 anos , faz terapias 30 minutos por semana desde os 2 anos, ela até melhorou, mas em vista do que deveria, chega a ser desanimador o progresso que foi feito em relação ao que seria se o acompanhamento fosse feito da forma que deveria
Políticos estão pouco se importado com a população, quando estão doentes de tratam nos melhores hospitais as nossas custas, um horror.
Terapia de 30 minutos é pura enganação. Até o CRP é contra.
Qndo a criança passa 15 minutos é muito
Caríssimo Lucelmo, boa noite.
Gostaria de sugerir uma reação. Que você se junte a outros profissionais, como a Mayra Gaiato por exemplo, que também possui muitos seguidores no UA-cam, e as outras entidades citadas no vídeo, para organizar um documento com assinatura on-line/abaixo-assinado, contrariando esse documento e reafirmando as reais evidências com citação de análises sistemáticas com meta-análises de alta qualidade em revistas de impacto. Usem a influência e alcance de vocês para angariar o máximo de assinaturas possíveis, como uma contra-medida a esse documento, que obviamente defende o interesse financeiro das operadoras de plano de saúde, em detrimento do desenvolvimento de nós autistas.
Vamos agir antes que nosso escasso acesso a terapia seja negado ou restringido excessivamente.
Já deixo minha assinatura previamente!
Exato, é preciso criar uma frente com pessoas com muito conhecimento e com alcance midiático tb. Marcos Mion tem que estar junto com essa turma!
Não podemos permitir isso! Façamos o nosso movimento também com os devidos apoios! Coloco-me a ajudar na leitura de estudos em inglês sobre o assunto para ajudar no embasamento. Confiem no Senhor Jesus Cristo, sem temer o futuro. A Sua bondade e misericórdia estarão contigo todos os dias.🙏🏻
Eu tbm assino.
Isto mesmo! Precisamos de profissionais embasados que nos representem.❤
Não tenho filho autista, mas me interesso, sigo e recomendo seus vídeos há anos, Dr Lucelmo! Hoje mesmo, passei uma manhã numa sala de 1a série de escola pública como voluntária num projeto 😢que tristeza! Quanta criança sequer tem diagnóstico, sofrendo e fazendo sofrer professores que nada podem fazer, tendo que alfabetizar uma turma de 22 , sem um professor assistente! É desumano; principalmente porque temos um desGOVERNO PERDULÁRIO,incomPeTente e TIRANO!
Concordo plenamente.
Retrocesso!! Passei 9 anos da minha vida brigando com o convênio para liberação das terapias. É muito difícil esse negacionismo 😔
Olá pessoal! Minha filha precisa urgente essa terapia em ABA. Não estou conseguindo. Pois moro no Japão.
Desde quando ir pro psicólogo ou pro psiquiatra é igual a ir pro manicômio! Sou pai de autista verbal e ele tem terapia de ABA semanalmente. Psicologia e psiquiatria para todos, pois todos precisam.
Isso tá parecendo acordo do estado com os planos de saúde!!! Os planos de saúde devem estar molhando a mão de políticos pra fazer isso passar!!!
Não é acordo. É lobby. É comum em Bsb, esses lobbystas conseguirem encontros com as autoridades. Pq quem tá por trás tem muito poder. É lobby dos planos de saúde.
Concordo plenamente
Exatamente
Interesse escuso .
Esse governo é uma farsa. Diz que é do povo mas obedece quem molha a mão deles.
Lucelmo, sou psicóloga, especialistas em intervenção precoce em autismo, terapeuta ABA, mestranda em desenvolvimento humano, minha pesquisa é na área de explosões emocionais em autismo, e recentemente abri uma associação, é a associação Amemais. E sinceramente, a luta é grande, todos os dias recebo pedidos de tratamento de crianças que estão esperando há 05 anos. Esse documento é um retrocesso, se é que pode ser chamado de documento. Temos que estar atentos. Vamos nos posicionar e fazer nossa defesa.
Esperei tanto por esse vídeo, importante, necessário, indispensável.
Obrigada mais uma vez .
Obrigado Lucelmo por abri nossos olhos ,não desista de lutar por nossas crianças.vamos fazer um abaixo -assinado on-line !!!
Quero assinar
PRECISAMOS SABER OS NOMES DESSAS PESSOAS. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA SABER OSNOMES DE QUEM APOIAM ESSES PENSAMENTOS. PRECISAMOS FAZER MILITANCIA POLITICA CONTRA ISSO. Por favor, poste videos falando nomes, você tem informações quanto a isso.
Tem o risco de processo, não?
MAs temos direito de saber o nome dessas pessoas abomináveis que querem nos prejudicar e investigar seus reais interesses!
São do Ministerio da Educação do governo Lula . Vc não entendeu ?
@@MichelleHindoMinistério da Educação do Goverrno Lula . Só não entende quem não quer.
@@sandragodoy9588 Os autistas perderam muito neste governo, esta é a verdade. Mas as pessoas têm medo de dar nomes aos bois. 🤷🏻♀️ O governo não está caindo numa armadilha, ele é a própria.
É assim que estamos acostumados com o Brasil. Nem precisa ser relacionado a ABA. Palavras bonitas, maquiagem de informações, mas nada concreto quanto às pesquisas reais e comprobatórias. Devem ter assistido Laranja Mecânica e acreditam que a relação de ABA seja algo robotizada, como muitos torcem o nariz para as teorias de comportamento. Políticas, planos de saúde e teorias científicas aplicadas ou não, um enredo maravilhoso de oportunismo e de decadência para a população vulnerável.
A maioria das pessoas neurotipicas só se preocupam se o autista é funcional e nada mais importante. É triste!
Obrigado Lucelmo, por ter coragem de botar a cara contra esses bandidos. Tá claro que por trás dessa associação estão os planos de saúde e alguns políticos comprados. Pobres de nós se essa gente prevalecer 😢
Sou mãe de um menino autista e corre pra longe de qualquer tipo de ideologia romântica e negacionista. Antes de ser mãe de autista eu já era profissional de saúde mental, trabalhei em um CAPS. Esse documento não me representa. Estou de saco cheio de blablabla, quem tem o autismo como parte da vida quer cuidado de verdade, acredito cada vez mais na ABA e fico muito triste de pensar que enquanto vive no CAPS não se falava em ABA, era puro empirismo nas práticas e questões politizadas. Meu filho autista me fez acordar, me fez questionar minhas práticas profissionais.
Melhor comentário! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Quantidade não é qualidade. Quantidade é agenda cheia de profissional que nao tera tempo para se atualizar, se apegando ao método comodo aprendido na faculdade.Sou mae e apoio a carta. Mãe de autista que quer o filho durante meio periodo em uma clinica e outro na escola quer apenas se livrar do filho...pq excesso de carga horaria por profissionais descompromissados em promover qualidade de vida em outras palavras é isso. Tanto é que nao vejo ninguem se mobilizando para melhorar a qualidade de ensino para os atipicos.
Que absurdo!!!
É inacreditável, meu filho é autista de suporte 1 , é um sofrimento terrível, as terapias são fundamentais, melhoram o rendimento.
Sou tao grata pelo trabalho do Lucelmo!
Após alguns anos de trabalho em escola, após vivenciar diversas experiências, muita conversa com as famílias, após a leitura de muitos documentos relacionados à inclusão e PCD, cheguei a conclusão que, apesar da boa intenção de muitos, a inclusão virou uma justificativa, uma validação para "economizar" e tirar direitos.
Economizar no sentido da não contratação de profissionais especializados, de não investir em formação adequada e baseada em ciência e não em achismo e pseudociência, economizar na infraestrutura, economizar nos recursos e não é economia no sentido de usar as finanças com bom senso, sem desperdício, é no sentido de excluir, de não oferecer um determinado tipo de serviço.
Mais do que nunca percebo que tudo isso não passa de lobby das empresas, através de associações e ongs junto ao Estado que é conivente com essa situação, já que não ouve as diversas opiniões, de outras associações e ONGs, não ouve as famílias, só a panelinha de sempre.
Tem muita gente em cargo de gestão no MEC, nas secretarias de educação e tb da saúde que não faz a menor ideia do que é uma escola, do sofrimento das famílias, mas são esses que elaboram documentos e diretrizes que norteiam tudo na "inclusão".
Já passou da hora das famílias se unirem a professores e terapeutas que acreditam em outro tipo de inclusão, uma que seja mais baseada na realidade e não em ideologia barata, para fazer pressão junto aos órgãos competentes para mudarmos o rumo da inclusão no Brasil, tornar a vida de crianças autistas melhor e mais fácil através de intervenção baseada nas melhores práticas científicas comprovadas, é um direito que deveria ser garantido a todos independente do status social, pois essas crianças irão crescer e é importante que consigam, na medida do possível, se tornarem independentes e somente com amor e intervenção terapêutica isso será possível. Uma pena que isso parece estar cada vez mais distante da realidade, tanto na saúde como na educação. 😢
Boa tarde senhores, estou no segundo público, pessoas com pouco recurso e ganhou temporariamente na via judicial, acredito que vamos perder na segunda instância, desistir para os pais não é opção, vamos para guerra, vamos desmentir e combater ponto a ponto. Eu e minha esposa já se alistamos nessa guerra. Vamos pra cima!!!
Muito obrigada por todo o conteúdo gratuito que você produz e por mais uma vez esclarecer de forma tão precisa, coerente e respeitosa! Acompanho seus vídeos desde o diagnóstico da minha filha há 3 anos e nos ajudou imensamente!! Muito obrigada por continuar!!!
Parabéns Lucelmo.
Admiro sua ação para esclarecer essas coisas, pois a sociedade está afogada em tudo que possa gerar desinformação, negação e condições de reféns aos menos favorecido.
É de extrema tristeza que essas coisas aconteçam.
Ainda bem que podemos contar com o seu conhecimento e engajamento. Obrigado em nome de um autista.
Os planos de saúde devem estar por trás disso.
Amo como tem gente com influência política que em vez de lutar pela evolução científica e melhores condições e direitos , ficam focando em retirar direitos e atrasar em vez de evoluir a luta pelos direitos .
Exato.
direitos das crianças né, porque para adultos barulhento 🗣️ a conversa é outra
Parabéns pelo posicionamento, Lucelmo! 👏👏👏
Valeu!
Tem dois meses que o plano de saúde diminuiu a carga horária das terapias da minha filha, estou agora além de pagar o plano de saúde estou pagando por fora uma neuropsicopegagoga para ajudar minha filha evoluír na parte pedagógica, mas estou insatisfeita com o plano que foge das responsabilidades
🎉🎉Mais gratidão pelos esclarecimentos prof Lucelmo! Um crescimento absurdo d casos d autismo sem um vislumbre d atendimento público! Nem p os autistas e nem nos cursos d formação! Estou abismada com tanto descaso 😢
O ruim é que se não ter uma forma de controle, fica nas mãos dos profissionais de saúde, que se agirem de má fé, podem colocar um monte de terapias, sem eficácia, apenas para.receber o pagamento do plano.
É tão triste 😞 professor Lucelmo que ainda, existem pessoas que pensam assim !
Isso é um absurdo!Sou uma RBT, terapeuta ABA no Estados Unidos e tenho clientes que acompanho, juntamente com minha BCBA, desde os seus 4 anos.A maioria começou com 30 horas de ABA e manteve essas horas por anos.Hoje um deles tem 12 anos e outra tem 10.São verbais, vão pra escola, estão indo muito bem e agora só recebem 4 horas de ABA por semana.
No início, muitas crianças precisam ter várias de ABA.Com o passar dos anos e o ritmo de aprendizado, as horas vão sendo diminuídas.Uma pena que isto esteja acontecendo no Brasil.
Devemos nos unir e quebrar o pau, esse país tá virando uma zona. Essa gente precisa ser posta em seus lugares. Não podemos ficar apenas falando, daqui a pouco nem internet teremos mais pra ter voz, aí já era!
Estou do lado de todos e todas nessa luta.
Concordo com vc
Opa! Alto lá! Não misture alhos com bugalhos!
As ações nascem em um lugar certo e respondem a interesses certos. Não saia atirando pra todo lado sem saber de onde vem o ataque direto.
Há interesses particulares ( planos de saúde) e segmentos de estado ( a administração pública que é exercida em parte por segmentos da política partidária, veja bem! )
Em suma, se queremos atendimento público para nossas demandas de saúde, como parte da população acha que tem que apoiar partido político que quer o liberalismo? Ou seja: acaba com o SUS e passa todo atendimento pra rede privada?? Pra que o Estado fique bem pequenininho!!
Ah!! Sei do que estou falando! Tenho neto autista!
@@elianamaia7551Deixa de ser doida mulher! Não tem nenhum partido apoiando o fim do SUS! O que o povo quer é que o SUS funcione de verdade e que os planos de saúde cumpram com suas obrigações! E não, vc não sabe do que está falando! Se tivesse preocupada com seu neto autista não estaria perdendo tempo militando na Internet!
Agradece o lule por toda essa patifaria que não engana mais ninguém !@@elianamaia7551
Parabéns Lucelmo e obgda pelo trabalho representativo em seu canal 🙏
Vale a pena verificar se estas associações não estão obtendo essas informações a partir de canais norte americanos, depois do meu diagnóstico de nível 1 eu comecei a procurar mais informações a respeito de autismo, e de fato vários dos canais de autistas norte americanos recomendados pelo youtube bate bem forte nesse ponto de que a ABA supostamente seria prejudicial, inclusive foi assistindo os seus vídeos que passei a ter uma visão mais positiva a respeito do assunto, dado que até então só tinha ouvido falar mal. Achei que seria interessante compartilhar essa informação dado que não é raro que pautas americanas acabem sendo "importadas" para o Brasil, e não duvido nem um pouco que seja essa a explicação, inclusive talvez seja isso o que querem dizer com "essa demanda vem dos próprios autistas". Via de regra a visão destes canais parece ser algo em torno de "ABA é algo péssimo pois a sociedade deveria aprender a aceitar comportamentos neurodivergentes em vez de tentar adequa-los", o que a princípio é um ponto valido, mas dado que pelo que eu vi no seu canal a ABA promove ganhos em autonomia e capacidades cognitivas (o que pode fazer toda a diferença do mundo para indivíduos com maior grau de suporte), esse argumento não se sustenta. Talvez fosse interessante produzir mais material desmentindo esses criadores de conteúdo dado que existe uma possibilidade bastante real de que essa visão acabe chegando ao Brasil eventualmente.
EDIT:
- Via de regra a visão destes canais parece ser algo em torno de "ABA é algo péssimo pois a sociedade deveria aprender a aceitar comportamentos neurodivergentes em vez de tentar adequa-los"
Isso é resultado do crescimento dos movimentos progressistas woke. questão de tempo para mais essa pauta ridícula da esquerda regressista vir para o Brasil!
Esse argumento deles nem faz sentido, a pessoa é que deve tentar se adequar aí mundo o máximo possível, isso até faz parte da natureza quem não se adapta perece
@@linda76891 Essa discussão é um pouco complicada, existem situações em que o argumento de que o mundo deveria se adaptar às necessidades das pessoas é sim bastante valido, se fossemos seguir a ideia de que é sempre o indivíduo que deve se adaptar chegariamos na conclusão de que não precisamos instalar rampas para cadeirantes pois seriam eles que deveriam se adaptar a usar escadas, por exemplo. Mas essas questões precisam ser vistas caso a caso, e não com uma regra geral de "é sempre o indivíduo que precisa se adaptar" vs "é sempre a sociedade que precisa se adaptar". Alguns grupos disseminam a informação falsa de que o objetivo principal da ABA é só fazer os individuos com autismo suprimirem seus "comportamentos autistas", mesmo aqueles que não causam nenhum mal direto para ninguém, para não causar uma sensação de estranheza nas outras pessoas, e se isso fosse verdade, eu tenderia a concordar que isso é problemático, mas como o próprio Lucelmo diz nesse vídeo, essa informação é falsa e o objetivo central da ABA é dar mais autonomia e possibilitar o melhor desenvolvimento de capacidades cognitivas nestes indivíduos. Isto é bem diferente, por exemplo, de quando pessoas do meu convívio reclamam do meu comportamento ser "estranho" mas ao mesmo tempo não sabem me apontar nenhum comportamento específico meu que esteja causando algum prejuízo a eles, eu creio que este seria um exemplo no qual seria possível sim fazer um argumento de que isso é só implicância e que a sociedade deveria aprender a tolerar comportamentos atípicos que não causam mal a ninguém em vez de colocar no indivíduo autista a responsabilidade de precisar aprender a fazer uma "imitação perfeita" do comportamento neurotípico, mas isto é BEM diferente de ensinar indivíduos autistas a adequar comportamentos que trazem prejuízo a eles mesmos ou a terceiros, ou ensinar comportamentos que podem trazer um ganho concreto de autonomia e habilidades cognitivas. Mas eu tenho a impressão de que o próprio Lucelmo parece concordar com essa ideia que eu falei acima sobre essa questão ser "caso a caso", já que ele já falou em várias entrevistas que a inclusão do autista deve ser uma "via de mão dupla", e eu concordo plenamente com isso.
Eu não conheço nenhuma família que tenha sua criança fazendo TODAS as terapias (carga horária) que esta pedindo no laudo, pq particular tem que ser muito rico, pelo sus, sabemos que não tem nem a metade, e pelo plano a gente sabe que a operadora faz tudo pra dar o minimo de terapias possíveis. Entao isso de limitar é absurdo, pq se limita ai que ninguem consegue fazer nada.
Eu faço parte da ínfima minoria que conseguiu através de ação judicial. Ainda assim o plano consegue me prejudicar atrasando os reembolsos e inventando documentos e relatórios para eu anexar nos pedidos de reembolso, só para demorar mais. Nisso eu acabo sendo prejudicado financeiramente, pq quase sempre minha conta fica no vermelho e eu pagando juros. É um inferno!
@@LucasGomes-nl6tm então minha operadora queria fazer por reembolso também mais não aceitei, tenho 3 crianças então imagina, aí eles fizeram um acordo com a clinica onde elas estão. É intensivo mais não tudo que tá no laudo...e esses dias atrás a clinica queria que eu assinasse um termo, que uma das clausulas era que se o plano atrasasse o pagamento 1dia eles poderiam suspender as terapias sem prazo pra volta, NAO ASSINEI, porque dias atrás estava tentando incluir uma terapia pras meninas que o plano dizia ter autorizado e a clinica dizia que não, quando fui descobrir que a clinica que não estava autorizando por falta de pagamento ( 3 meses atrasado) liguei lá e eles pagaram, ai vieram com esse termo, eu falei não assino pq não posso ser responsável por algo que não tenho controle, eu nem sei o valor que vcs cobram da operadora pelas terapias das meninas como eu posso me responsabilizar, se não tá legal pra vcs, termina o contrato e o plano vai ter que arrumar uma clinica pras minhas filhas simples assim. Mas até agora não encerraram
Tem que acionar o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Federal de Medicina
O conselho de psicologia alguns regionais estao intervindo, porem na tentativa de regulamentar
Este conselho de Psicologia e` uma vergonha para a categoria
Conselho Federal de psicologia está mais ocupada com pautas identitárias do que pautas como essa. Uma completa vergonha o CFP.
O CFM tá cheio de negacionista! O "pessoal da evidência científica" têm que se infiltrar nesses meios, na política, nas associações etc.
De acordo com o que é sabido, todos os pais tendo que entrar na justiça pra conseguir o tratamento de seus filhos, e os planos enrolam de tudo q é jeito... Desgaste emocional é a longa espera para uma conclusão de liminar, de finalmente os pais conseguirem respirar fundo e dormirem tranquilos pq seus filhos conseguiram finalmente o tratamento adequado. Claramente isso é coisa do plano de saúde!! Só Deus, é de doer na alma😢😢 muito triste.
Meu filho, 2 anos. Desde o sexto mês detalho para pediatras e afins as minhas preocupações sobre o desenvolvimento atípico. Meu menino fala com muita dificuldade cerca de 20 palavras, anda na ponta dos pés, tem seletividade alimentar, com frequência não responde pelo próprio nome, entre outras coisas. Tudo que eu consegui pelo sus foram 30 minutos MENSAIS de terapia multidisciplinar com psicóloga, fono e terapeuta ocupacional. Nenhum encaminhamento para neurologista, nenhuma atenção. O pouco de evolução que houve foi por muito estudo e tentativa da nossa família em aplicar minimamente o que um terapeuta faz. Estimulei 23 meses para ouvir meu filho me chamar de mãe pela primeira vez. E a preocupação desse povo nojento é tirar terapias que a gente nem tem acesso?! Francamente, se as famílias das crianças atípicas não fossem compostas por verdadeiros guerreiros, o que seria dos nossos filhos?!
Lucelmo, prepara um manifesto para as associações ou instituições sérias possam assinar! Procurar a imprensa também
Gratidao..LunaAbba....prof pai amigo...Lucelmo!! minha opiniao como mae de autista n.3...ee..Otimo trazer o assunto que ja ee uma vitoria p o Autismo estar em foco!!...mas acredito que apartir do ponto que ee tds os niveis d autismo ser decido num combo soo ..nao tem como generalizar que a carga horaria de terapia serve p tds os niveis ...ee absurdo!!!..tem o sensorial que dependendo da regiao nao tem cpndicoes alguma de manter um autista enfiado horas em um ambiente e por ai vai as dificuldades ...enquantos tds estiverem num combo soo de decisoes sera muito dificil ..para prfessores medicos juizes .etc...decidirem algo certo....
É bem possível que as próprias empresas de plano de saúde tenham criado falsas ONGs para entrar com esses pedidos.
Sou professora contratada, na rede municipal, estudante TO e eu e meu filho vamos iniciar a investigação de TEA... Um dos meus maiores sonhos é conseguir fazer minha formação ABA para ajudar as crianças da minha região pela rede pública. Ainda não tive condições mas creio que eu vou conseguir!
Meu filho em 4 meses teve melhora de 90% e só venho colhendo frutos
❤ o meu está fazendo há 6 meses e TB teve uma grande melhora
❤
Esperar o que desse governo?
Que já retirou a tabela M-chat das carteiras de vacinação e soltou nota dizendo que intervenção para autistas é somente após 3 anos!!
O meu também. Está falando bem mais palavras e quase não bate mais com a cabeça no chão.
Obrigada professor pelas informações. Fico perplexa com tamanha desfaçatez desse documento. Parabéns ao CBI pelo curso sobre Intervenção ABA para autismo e deficiênciaIntelectual (ao qual eu tenho o prazer de ser aluna), o melhor curso sobre ABA.
Chega a ser cruel uma coisa dessas. Lamentável! 😢
Dr como eu queria que o senhor estivesse mais perto de nós, depois que comecei segui lo, estou mais forte e determinada, tenho 1 filho autista e me sinto perdida , decidi estudar
Olá Lucelmo, não estou qualificado o suficiente pra distinguir o que seria ABA correta em comparação à aplicada erroneamente pelos profissionais, mas pelo menos no meu círculo social, todos os pais de autistas que conheço não tinham a visão de que era algo que podia afetar alguém que estava trabalhando do lado deles, e o diagnóstico do filho não só implicou enormes gastos, que eles julgavam necessário pra criança ter um futuro minimamente funcional.
Então, embora eu carregue o trauma de uma vida toda não conseguindo me encaixar e não saber porque, também sinto alívio de não ter passado por horas intensas de terapia.
Concordo 100% que a pseudociência deve ser condenada, mas um outro ponto que observo é que os pais não têm discernimento de "faz só se quiser" e, esteja a ABA errada, ou certa mas mal aplicada, o impacto na criança pode ser alto.
Correto, assim como tem alto impacto na vida e formação dessas crianças quando se tornarem adultas o ficar no sistema escolar atual, muitas vezes turno integral e sem qualquer adaptação para a sua entrada, permanência e aprendizado no ambiente escolar. É incompreensível para mim como no discurso essas pessoas defende que a sociedade toda deve mudar para acolher o deficiente, mas no caso do autista, a escola, a pedagogia não precisa se adaptar a quem é neurodivergente, ou neurodiverso, como queiram chamar.
Tens razão
Explicação perfeita, como de praxe, Amado Mestre! ❤❤❤❤
Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
A decadência está evidente. Agradeço pelo seu trabalho e esforço pessoal de enfrentamento. Um forte abraço 🤗
Precisamos urgentemente nos mobilizar.
Obrigado Lucelmo! Tem que desmascarar esses picaretas
Divulgado e compartilhado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
Bom dia Lucelmo
Que absurdo!!! , Essas pessoas não tem noção do que é o ABA, muito triste isso.
Você me ajuda muito no entendimento do meu filho, muito obrigado.
"Metodo como a ABA". Total ignorância sobre a Ciência ABA. Leva pra justiça que vcs irão ganhar tranquilos.
Seja grato galera. Eu fui diagnosticada em 2002 e nunca pôde fazer uma terapia especifica para meu caso. Grau 2 .30 minutos é melhor que ter uma vida inteira sofrendo e sendo maltratada pelos outros nos trabalhos duros como eu tive. Autista de hoje nâo tem idéia do que era ter autismo ou outra doença mental no passado. Era discriminaçâo e sofrimento diário.😢
Nossa... que coisa horrível... essa gente não tem ética, não tem vergonha na cara mesmo... 😢
Meu segundo filho tem autismo, 30 anos, grau 2, verbal, mas pouco falador, com dislexia não formalmente diagnosticada, mas alfabetizado. Na nossa jornada, nos faltaram profissionais qualificados e capacitados, recursos financeiros e emocionais.
Gostei muito dessa postagem.
Não gostei do termo negacionismo, abstrato e usado em excesso nessa postagem. Esse termo nos induz a pensar em um lado completamente certo e outro completamente errado, mas quem define isso?! Mas tirando isso, parabéns pela postagem!
Quanto aos motivos da redução de tempo de terapia, os objetivos são claramente econômicos.
Já fiz alguns cursos na AMA-SP, que foram muito importantes, quando praticamente não existia nada em termos de autismo. Nesse momento da história, a AMA-SP, sediava a ABRA, que já existia, a muito tempo, mas com recursos muito escassos.
Assisti nessa mesma época, ao início da ABRAÇA, que na minha visão, somaria esforços na luta pelos autistas, mas o que realmente vi foi uma concorrente à ABRA.
Não creio que a ABRAÇA irá endossar essa proposta de redução de tempo de terapia ABA, o objetivo dela é o mesmo da ABRA, e de todas as associações de autismo, mas me incomoda muito o viés políltico dentro dela, como por exemplo, esse de ocupar todos os espaços.
É negacionista no sentido de que eles negam práticas baseadas em evidência, negam as evidências científicas, e fazem afirmações com base em vozes da cabeça deles. Não é uma crítica a serviços ruins de terapia, mas à própria ciência.
Cada caso é um tenho filho autista grau 3 ele fica muito nervoso se bate e morde o dia inteiro depois que levo em terapia , na escola é um sofrimento não tem condição nenhuma de estudar eu acho tinha que ter uma lei só levar o pai ou responsável que quer porque quando não levo ele fica super feliz não podia ser obrigado a levar
Terapia mal aplicada gera esse estresse. Não a ABA !
Você já tentou outros profissionais? Pode ser o profissional!
@@MoRotta sim não tenho nenhuma reclamação dos profissionais somente gratidão são todos muito carinhosas e faz de tudo não é eles meu filho tem muita dificuldade e outra coisa tem várias crianças que eles atendem estuda na escola e consegue no caso meu filho é grau 3 eu acho que podia ter uma lei para crianças nessa situação não precisar ficar na escola ou deixar os pais tomar decisão é muito difícil levar o filho e ver ele passar o dia todo muito nervoso
Se vocês têm condições de ficar com ele em casa, talvez seja melhor mesmo... na cidade em que vocês estão não tem alguma escola especial?
Parabéns ao Dr. Lucelmo pelo posicionamento!
Isso não teria relação com o que a ABA já foi? E será q os autistas citados aí, não são os já adultos q passaram pela ABA antigo, q dizem q era, sim, traumático? É uma dúvida sincera minha, não estou querendo "criar caso", não. Digo isso pois ouvi autistas adultos falando como a ABA, antigamente, era uma forma de "ensinar a mascarar" sem preocupação com como o autista se sente, apenas querendo que ele/ela seja "como os outros" a qualquer custo. Isso algumas décadas atrás. Repito: é uma dúvida sincera minha.
Até pouco tempo não havia ABA no Brasil, se fosse nos EUA talvez houvesse esse histórico.
@@lunaaba Sou autista e Psi, trabalhei por 16 dias em uma clínica integrada aqui na cidade que tratava as crianças como robôs, sem se importar no em como eles se sentem, assim que entrei tive contato com dois aprendestes que estavam com aversão de ir a clínica por que tratavam eles "como na escola" segundo o discurso dos mesmos. Creio que essa realidade não seja só a aqui da cidade, infelizmente esse mercado é muito lucrativo e as pessoas aparecem dizendo "amar criança tea" mas no fundo o amor é só $$$.
Exatamente o que você disse. Existe um documentário muito bom de um inglês autista falando sobre se descobrir autista adulto. Ele foi aos Estados Unidos e mostrou vários lados da questão. Desde as clínicas de A.B.A atuais que se dizem melhores que aquelas que usavam choque e outras técnicas de correção de comportamento que são um abuso nos direitos humanos, e que na verdade são mesmo locais de adestramento. Até adultos que sofreram os prejuízos disso e outros sem diagnóstico. Além disso ele por ser da Inglaterra fala sobre como vários países são contra essa técnica. Só no Brasil esses "profissionais" e pais querem um troço desse porque 1. Odeiam o fato que seu filho/a seja autista. Ao invés de aceitar e trazer amor e inclusão 2. Porque é lucrativo. Eu penso que qualquer terapia que vejo o ser humano sem respeito aos seus direitos deve ser abolida. Infelizmente o Brasil por questões econômicas vão na contramão. Resultado? Um monte de pessoas descapacitadas ensinando e trabalhando com autistas apenas pelo lucro. E pior sujeitos como esse que nem autistas são dando pitaco.
@@Rafacintra1234agradeço seu comentário. Só um autista para entender outro. Infelizmente há pouca compreensão do tema e de práticas humanizadas. Com certeza A.B.A deve ser descartada se queremos avançar no tema de humanização no apoio terapêutico
@@anneeshamaitreya1239 eu que agradeço por ser “escutado” e respondido. Infelizmente tem diversos comentários de pessoas se dizendo querer o bem dos autistas mas ninguém se importa em perguntar pro autista como ele se sente kkkk. É uma puta hipocrisia, a gente vive sendo invalidado em tudo que queremos fazer, nos tratam como bicho, feito lixo fora todos os esteriótipos. Eu só acredito nessa ciência avançando quando incluírem dar voz aos autistas que podem falar por si só, outro ponto que acho hipocrisia demais, querer falar por autistas não verbais. Por mais que eles não se expressem em palavras, são seres humanos que demonstram comportamento de como estão se sentindo, cadê a galera do bem que se importa? Kkkkkkk pura hipocrisia, infelizmente. Tenho fé que um dia seremos incluídos na sociedade e as pessoas vão nos dar voz.
Sou Terapeuta Ocupacional, fiz residência em saúde mental, estudo a Integração Sensorial, a funcionalidade humana em ocupações cotidianas. Este dilema vivi dentro do CAPSi que tem sua estrutura a partir da portaria 336 baseando-se muito na psicanálise, com atendimentos preferencialmente em grupos e infelizmente as pessoas com TEA estao no meio de lutas políticas e ideológicas. Oque é oque tem mais evidência científica...
Muito bem colocado, quem tem dinheiro não precisa se preocupar, as pessoas mais vulneráveis são e serão as mais afetadas.
Tá mais do que na hora de regulamentar ABA e começar a abrir propostas pra incluir o ensino nas universidades públicas.
Regulamentado já está. Deveria ser ato privativo de psicologo.
@@LNVACVACABA tem nada a ver com psicologia, eles nem aprendem ABA na faculdade, deveria ser como é nos EUA, uma especialização a parte, mas de fato robusta, nos EUA é um mestrado.
@@66yukichan claro que tem a ver com psicologia. Intervenções no comportamento e cognição são feitas baseadas em teorias da psicologia, como a análise do comportamento, ou baseado na biologia humana, atividade dos psiquiatras
A terapia ABA já é regulamentada e já é ensinada nas universidades e cursos de psicologia dentro das ciências do comportamento. A ABA (análise aplicada do comportamento) nada mais é do que uma forma de aplicação do behaviorismo radical e da análise funcional. O único ponto é que dentro da faculdade, isso é visto de forma abrangente, enquanto neste contexto estamos falando da aplicação dessa forma de terapia com as crianças atípicas.
O grande problema no Brasil e no mundo seria a mercantilização dessa forma de terapia. Profissionais ou ATs que se formam brevemente, sem supervisão, fazem cursos com métodos questionáveis e utilizam de um modelo ultrapassado e não-naturalístico, além de assumirem posturas antiéticas. Clínicas lucram horrores em cima da prática desregrada. Esse sim é o problema.
@@philip281 a análise do comportamento é uma ciência por si só, uma especialidade a parte, funciona muito bem nos EUA sem ter nada a ver com psicologia.
Falou exatamente o que penso! Sou autista nível 2 de suporte, alem de tag e depressão como comorbidades. Devido o grande aumento nos diagnóstico de pessoas com autismo, vejo varias clínicas de intervenção, métodos ABBA sem preparo algum, com valores sao altíssimos. Porém, é um espaço que apoia, acolhe e faz o seu melhor para o desenvolvimento dos autistas. Quero lutar contra essas pessoas malignas, que nao ajudam e ficam com alegações sem nenhuma óbice. Isso deve ser coisa do governo, só pode ser. Fala os nomes para nós, como cidadãos, reivindicar nossos direitos. É revoltante, temos que dazer alguma coisa.
O desserviço que é isso. Eu queria que aquele bando de gente que apontou negacionismo durante a pandemia, tivesse lutando pela ciência de fato porque tá cheio de outros negacionismos no poder público, mas infelizmente nessas horas fica todo mundo quieto.
Como autista do nível 1, fico muito triste de ver outros semelhantes endossando discursos anticientíficos e corroborando com a manutenção de sofrimento de outros autistas, especialmente de níveis mais altos e suas famílias.
A metodologia ABA traz benefícios visíveis . A forma de condução da terapia abrange todas as funções do ser inclusive para a inclusão social . Sou psicóloga e o manicômio é o que estamos vivendo com uma notícia pior que a outra em todos os aspectos 💔
Sem dúvidas tem algum grandão por traz....
Temos que gritar mais alto que eles e refutar essas teses obscurantistas com claro viés econômico.
Essa análise aqui é importantíssima! Certamente os planos de saúde estão "movendo os seus pausinhos" para diminuir a oferta de terapias. Absurdo! 😳
Está explícito que isso beneficia os planos de saúde. Deve ser o lobby dos planos de saúde se "criando associações " para garantir os interesses dos planos de saúde
Entendo que temos que combater veementemente essas tentativas de diminuição das horas de terapias aba. Eu sou muito pequena nesse mundo do autismo, mas tenho que lutar pelos tratamentos dos meus filhos e pelas tantas outras crianças que precisam também. O que podemos fazer de imediato, professor? Estamos juntos nessa!
Acho que nesse momento o mais importante é a mobilização on-line!
É lobby dos planos de saúde.
Parabéns professor pelo seu posicionamento. 👏 👏
Ontem saiu uma notícia no site do Senado Federal sobre o Projeto de Lei n. 3229/2024. Esse projeto visa mudar a Lei 12.764/12, para incluir a proibição de limitar carga horária prescrita, cancelamento unilateral de plano de saúde, exigência de relatórios adicionais protelatórios, entre outros! Está aberto para consulta pública… Vale a pena conferir! Seria esse documento uma resposta a esse projeto de lei?
Talvez, não tenho certeza!
Meu Deus, que absurdo!
O Projeto de Lei (PL) 3229/2024 do Senado Federal altera a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é proibir que os planos privados de assistência à saúde adotem procedimentos administrativos que limitem ou prejudiquem o atendimento multiprofissional.
😢
Perfeito ! Obg Lucelmo pelas informações .
O que queremos é que ABA tenha ,traga respostas, meu filho sempre teve intervenção de ABA, muito pouco mudou na verdade, autista Asperger nível de suporte 1,totalmente verbal, escola está totalmente despreparada tanto pública quanto particular, todos querem colocar autista como deficiência intelectual, queremos também outras terapias, não coloca vacina com ABA, vacina tem estudo duplo cego randomizado, ABA tem? Esse tempo todo praticamente 11 anos de terapias nunca ❤proporem outro tipo de terapia .É a indignação de estar pagando anos de terapia ABA caro e sem feedback nenhum. Mostra o estudo duplo cego randomizado
E que alternativa você espera? Existe alguma melhor? As pessoas que criticam ABA, defendem terapias ecléticas, psicanálise, ambas não tem qualquer evidência de benefício. Se seu filho é nível 1 realmente, talvez para ele TCC faça mais sentido do que análise de comportamento aplicada apenas. Ele já fez uma boa avaliação neuropsicológica, com um bom laudo, já aplicou protocolos, e mesmo assim não obteve progresso algum? Muito estranho essa "ABA". Será que os profissionais que o estão atendendo são realmente bem formados nessa ciência?
Que fala maravilhosa..
Que aula. Obgda
Manicômio sim. A maior tristeza em ver um filho sendo forçado a fazer coisas , que deixaram marcas profundas. Sem eficácia. Nunca mais . Se eu pudesse eu diria não façam !!! Pedem pra levar a criança quase dopada ..
Lamento muito que você tenha tido uma má experiência. Espero que você consiga justiça contra os maus profissionais que encontrou. Mas sua experiência pessoal não é mais válida que todos os estudos que mostram que limitar horas não faz sentido.
Caramba, que situação... Deus cuide das crianças e famílias...
tem um episódio do DR. House onde o diretor do hospital fala pro House fazer uma palestra e se ele negar a fazer terra que demitir alguém da sua equipe. essa palestra é para o diretor ganhar dinheiro em cima de um determinado remédio. Ai ta explicado de onde vem tanta força professor. os planos de saúde não querem pagar tratamentos "caros" ai mechem seus pauzinhos via políticos para ganhar certas questões.
Obrigada pelos esclarecimentos
Meu filho mais novo a unimed paga 21 mil reais por mes de terapia a mais velha 12 mil reais. Esse documento é uma ataque a nos que conseguimos tratamento de qualidade judicialmente.
Boa tarde, tudo bem?
Vc entrou na justiça pra Unimed pagar o tratamento para seu filho
E para bancar isso, em poucos anos os planos de saúde se tornarão tao caros que serão inacessíveis para os próprios autistas
Boa tarde Dr. gosto dos seus vídeos, o Sr usa uma linguagem de fácil entendimento, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Mas o meu contato é porque eu gostaria de fazer um curso ABA mas quero uma instituição seria, peço então que o Sr me indique as que de fato oferecem ABA. Desde já agradeço
O q esse povo tem na cabeça? Com certeza estão ganhando dinheiro de plano
Parabéns pelo seu trabalho!
Essa "denúncia", está mais próximo dos terraplanista.
Muito difícil toda essa situação. Meu filho conseguiu 20 horas e a clínica deixa o profissional 20 minutos e o restate é um "aplicador". Ninguém sabe explicar o motivo, muda profissional toda hora. Nem sei mais no que acreditar, fico só pensando toda hora que tenho medo de não está no caminho certo e meu filho perder esse tempo. Na escola já é díficil também. Falta tudo, até noção desse povo. Obrigada pela explicação.
É preciso saber quem está atrás de tudo isso e quem são os responsáveis e divulgar nomes, pois, com certeza tem gente ganhando dinheiro por trás de tudo isso. Quanto aos governantes, precisamos ir pra cima e cobrar satisfação e justificativas com base na ciência, não em falácias. Quem for contra o que a ciência diz, precisa ser expulso do governo!!!!!
Nossa, isso me lembrou muito um treinamento bem invasivo que fiz em uma clinica aqui da cidade, para trabalhar com ABA, e eu fiquei assustada com aquilo e acabei não aceitando o emprego. Eu imagino quantas pessoas irresponsáveis estão administrando à sua maneira errada e acabou causando isso. Não há uma fiscalização para que possamos denunciar estas pessoas?