Tava abastecendo uns 3 mês só gasolina, depois entrou na reserva ai coloquei um tanque de álcool, o carro veio falhando do posto até em casa, de tarde quando fui ligar, ele ligava e apagava. Oque pode ser?
Prezado Prof. Fernando Landulfo, Comprei, em janeiro de 2015, um veículo zero km, VW Fox Highline 2015/2015 1.6 16 V MSI 120 cv (motor da família EA211), e realizei a primeira troca de óleo com 3.452 km e 02 meses de uso (troca/substituição do óleo e filtro de óleo originais). O motivo principal para realização de uma "revisão" relativamente antecipada foi um consumo de cerca de 300 a 350 ml de óleo motor sinalizado pela vareta na metade da marcação de leitura. É imprescindível salientar que o MANUAL DO PROPRIETÁRIO e Certificado de Garantia induz a realizar sempre a "REVISÃO DE TROCA DE ÓLEO - CONDIÇÃO SEVERA DE USO" com 5.000 km ou 6 meses (sendo que prevalece o que ocorrer primeiro). Dessa forma é plausível entender que regime severo de uso é muito comum embora muitos motoristas sempre acreditem que não rodam dentro deste regime. Em leitura ao manual é praxe que as montadoras sempre citam um consumo de óleo motor como normal e no caso da VW eles mencionam 100 ml de óleo consumido por 1.000 km está dentro da normalidade mas a quem não consiga engolir esta. Torna-se necessário evidenciar que atualmente o veículo atingiu 90.000 km sempre fazendo troca de óleo antes dos 5.000 km e preciso saber de é normal baixar óleo em motores modernos com bloco e cabeçote de alumínio ?
Tenho um astra 2008, e o posto é a 600 metros da minha casa, sempre fiz essa troca de gasolina pra etanol e nunca tive esse problema de reconhecimento do combustível
Tenho um Ônix 1.4 2013, sempre usei Etanol desde que comprei o carro a 3 anos, por questões de preço do combustível resolvi abastecer com gasolina. Meu Deus foi uma loucura, o carro não reconhecia o combustível, virou uma pipoqueira para andar, tive de mandar passar o scanner e não resolveu, resultado voltei a colocar etanol e tive de levar o carro novamente para reprogramar o combustível.
Manda passar o scanner no modo contínuo com os parâmetros ao vivo com o carro funcionando e monitorar bem o que está acontecendo, tipo ver o que a central está lendo da sonda lambda 1 (pré-catalisador) e da sonda lambda 2 (pós-catalisador), o scanner sempre mostra se o sensor tá lendo dentro do parâmetro correto ou fora dele... veja o sensor de nível de combustível ( bóia do tanque) pois na hora que o carro está na reserva e você enche o tanque, o sinal da bóia subindo manda a central abrir o ajuste de A/F, pois a mesma entende que você pode ter abastecido algo diferente (tipo tá no etanol e adicionou gasolina ou vice e versa) e ela começa a analisar a queima através das duas sondas lambdas pra poder se adaptar ao novo combustível ou à mistura dos dois (sim, pode misturar os dois pois ele é Flex e foi projetado pra isso também e por isso que quando muda o combustível tem que rodar pra dar tempo da central ajustar). E dá uma olhada na válvula do canister, esse motor SPE/4 costuma dar defeito crônico nessa válvula e o defeito dela é travar aberta e deixar os gases dos vapores que vem direto do tanque serem aspirados o tempo todo, assim enriquecendo a mistura e o carro começa a pipocar e falhar, fazendo o carro perder A/F... essa válvula ela tem que abrir somente na hora certa em regimes que só quando a central vê que é necessário, não pode ficar passando vapores direto. Vejo vídeos de oficinas mecânicas e já vi esses defeitos, eu não tenho um Onix, mas é um carro do qual o seu herdou muita coisa no projeto, um Celta 2010/2011 motor 1.0 VHC-E... Pelo menos o bloco do motor é o mesmo, carrinhos valentes esses da GM
Meu Celta, em vista do seu Onix, é um carro mais antigo e mais simples, mas muitas coisas são similares... eu mudo direto de etanol pra gasolina e vice e versa e não tenho nenhum problema, claro rodando uns 10 a 15 km pra dar tempo da central ajustar o A/F e funciona perfeitamente e redondinho com os dois combustíveis, eu moro na região metropolitana de Curitiba-PR, inverno aqui é bem rigoroso e uso com 100% de etanol, ele pega de primeira e funciona perfeitamente, dizem que etanol é o terror no frio, no meu celta pelo menos não kkkk... Tem coisa errada no teu Onix e tem que fazer um diagnóstico bem preciso e correto pra não sair trocando componentes de forma desnecessária.
Verifique também velas, cabos e bobinas... Os bicos injetores devem estar limpos e equalizados e também corpo de borboleta se estiver sujo, tem que limpar também
@@paulorocha2161 O meu celtinha estava no álcool, troquei pra gasolina começou a ópera: Trocou válvula termoestática, junta superior, cabo de vela, fez programação, troquei sonda lambda com hiagnolice... Nada disso resolveu, terceira vez, terceiro mecânico e volta a dar problema. O que pode ser?
tenho um uno 91 fiasa a junta esta boa mas tem uma pressao na tampa do comando de valvulas vaza oleo se acelero de mais ja troquei a tampa mas continua
Meu hb20 2018 tava falhando pela manhã depois troquei a válvula solenóide e não resolvel depois troquei a sonda lambida e o carro ficou falhando o que devo fazer obrigado agradeço e aguardo
Depende. Se a bomba não for construída para o uso de etanol, pode sim prejudicar. Se for de um veículo flex ou 100% a etanol, obviamente não, pois foi projetada para tal.
Tive um Corsa 1.8 que peguei 0Km, atravessei a rua e completei o tanque com etanol, o carro rodou perfeitamente, em compensação peguei um Focus 1.6 em 2009, fiz o mesmo e o carro praticamente parou no meio da rua, levou uns bons minutos pra ECU se ajustar a troca do combustível.
Sobre esse motor 1.6 MSI da Saveiro Cross, temos aqui no canal uma live com a desmontagem completa dele neste link: ua-cam.com/video/x7xeaY5dLx0/v-deo.html Como você poderá ver na live (a partir do minuto 4:37), o faseamento e a remoção/instalação da correia requerem algumas ferramentas especiais.
Varia de modelo para modelo, mesmo dentro de uma mesma montadora. Existem casos em que que o fluido tem validade para toda a vida útil do veículo. No entanto, o chão de oficina mostra que a troca, mesmo nesses casos, melhora o funcionamento do componente.
O que muda do álcool anidro (ou etanol anidro de referência - EAR) para o álcool combustível (ou etanol hidratado de referência - EHR) é o teor alcoólico devido à adição de água neste último. Etanol anidro (mín.): 99,3% Etanol hidratado (mín.): mínimo 92.5% Fonte: www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56416199/do1-2018-12-21-resolucao-n-764-de-20-de-dezembro-de-2018-56416135
@@OMecaniconline Disso eu ja tinha conhecimento... e justamente por isso é que é o anidro que é adicio adicionada à gasolina ...por ter menos adição de água...
Pois é tenho um classic 2011 so abastesso com álcool ja fiquei na mao 3 vezes por ter abastecido com gasolina em 2019 2 vezes e uma vez em 2021 nao vou mais correr o risco dexa so no álcool economizo bateria o motor de arranque kkkkk um abraço .felicidades..
Tenho um renault logan 1.6 8v toda fez que coloco etanol a luz da injeção acende, porém ele pega e anda normal! O que poderia ser ? E depois que volto pra gasolina a luz apaga!
Boa tarde professor eu tenho um polo tsi com 7300km rodado tenho uma dúvida quanto dou partida de manhã com motor frio ouvi batida no motor rapidamente ai para é normal isto, obrigado.
Motor seminovo... É preciso averiguar se essa batida são tuchos ou mancais. Como este veículo deve estar na garantia, peça uma avaliação da concessionaria (por escrito).
Parabéns pela explicação, essa dupla é top.
Tava abastecendo uns 3 mês só gasolina, depois entrou na reserva ai coloquei um tanque de álcool, o carro veio falhando do posto até em casa, de tarde quando fui ligar, ele ligava e apagava. Oque pode ser?
Prezado Prof. Fernando Landulfo,
Comprei, em janeiro de 2015, um veículo zero km, VW Fox Highline 2015/2015 1.6 16 V MSI 120 cv (motor da família EA211), e realizei a primeira troca de óleo com 3.452 km e 02 meses de uso (troca/substituição do óleo e filtro de óleo originais). O motivo principal para realização de uma "revisão" relativamente antecipada foi um consumo de cerca de 300 a 350 ml de óleo motor sinalizado pela vareta na metade da marcação de leitura.
É imprescindível salientar que o MANUAL DO PROPRIETÁRIO e Certificado de Garantia induz a realizar sempre a "REVISÃO DE TROCA DE ÓLEO - CONDIÇÃO SEVERA DE USO" com 5.000 km ou 6 meses (sendo que prevalece o que ocorrer primeiro). Dessa forma é plausível entender que regime severo de uso é muito comum embora muitos motoristas sempre acreditem que não rodam dentro deste regime. Em leitura ao manual é praxe que as montadoras sempre citam um consumo de óleo motor como normal e no caso da VW eles mencionam 100 ml de óleo consumido por 1.000 km está dentro da normalidade mas a quem não consiga engolir esta. Torna-se necessário evidenciar que atualmente o veículo atingiu 90.000 km sempre fazendo troca de óleo antes dos 5.000 km e preciso saber de é normal baixar óleo em motores modernos com bloco e cabeçote de alumínio ?
Gosto das orientações do professor Fernando.
parabéns muito bem explicado quem sabe sabe
Professor Fernando é show!❤
O MELHOR CANAL QUE EU ACHEI . MELHOR EXPLICAÇÃO. 🤜🏼🤛🏼😎😎😎😎👏👏👏👏
Tenho um astra 2008, e o posto é a 600 metros da minha casa, sempre fiz essa troca de gasolina pra etanol e nunca tive esse problema de reconhecimento do combustível
Obrigado por responderem minha dúvida, vocês são feras! Abração
Parabéns, excelente informação!
Grande abraço
Muito obrigado
Boa ,só dicas topi!
Parabéns mais uma vez!
Muito bom
Parabéns
Sempre muito bom
Os videos
Top o conteúdo
Essa dupla é demais 👏👏👏👏
Tenho um Sandero 2017, quando coloco etanol a luz apaga, e quando coloco gasolina acende a luz da injeção
Boa noite tarde o Sr pode me explicar ou se tiver um diagrama para a montagem da correia Poly V da Meriva 1.4.
Tenho um Ônix 1.4 2013, sempre usei Etanol desde que comprei o carro a 3 anos, por questões de preço do combustível resolvi abastecer com gasolina. Meu Deus foi uma loucura, o carro não reconhecia o combustível, virou uma pipoqueira para andar, tive de mandar passar o scanner e não resolveu, resultado voltei a colocar etanol e tive de levar o carro novamente para reprogramar o combustível.
Manda passar o scanner no modo contínuo com os parâmetros ao vivo com o carro funcionando e monitorar bem o que está acontecendo, tipo ver o que a central está lendo da sonda lambda 1 (pré-catalisador) e da sonda lambda 2 (pós-catalisador), o scanner sempre mostra se o sensor tá lendo dentro do parâmetro correto ou fora dele... veja o sensor de nível de combustível ( bóia do tanque) pois na hora que o carro está na reserva e você enche o tanque, o sinal da bóia subindo manda a central abrir o ajuste de A/F, pois a mesma entende que você pode ter abastecido algo diferente (tipo tá no etanol e adicionou gasolina ou vice e versa) e ela começa a analisar a queima através das duas sondas lambdas pra poder se adaptar ao novo combustível ou à mistura dos dois (sim, pode misturar os dois pois ele é Flex e foi projetado pra isso também e por isso que quando muda o combustível tem que rodar pra dar tempo da central ajustar). E dá uma olhada na válvula do canister, esse motor SPE/4 costuma dar defeito crônico nessa válvula e o defeito dela é travar aberta e deixar os gases dos vapores que vem direto do tanque serem aspirados o tempo todo, assim enriquecendo a mistura e o carro começa a pipocar e falhar, fazendo o carro perder A/F... essa válvula ela tem que abrir somente na hora certa em regimes que só quando a central vê que é necessário, não pode ficar passando vapores direto. Vejo vídeos de oficinas mecânicas e já vi esses defeitos, eu não tenho um Onix, mas é um carro do qual o seu herdou muita coisa no projeto, um Celta 2010/2011 motor 1.0 VHC-E... Pelo menos o bloco do motor é o mesmo, carrinhos valentes esses da GM
Meu Celta, em vista do seu Onix, é um carro mais antigo e mais simples, mas muitas coisas são similares... eu mudo direto de etanol pra gasolina e vice e versa e não tenho nenhum problema, claro rodando uns 10 a 15 km pra dar tempo da central ajustar o A/F e funciona perfeitamente e redondinho com os dois combustíveis, eu moro na região metropolitana de Curitiba-PR, inverno aqui é bem rigoroso e uso com 100% de etanol, ele pega de primeira e funciona perfeitamente, dizem que etanol é o terror no frio, no meu celta pelo menos não kkkk... Tem coisa errada no teu Onix e tem que fazer um diagnóstico bem preciso e correto pra não sair trocando componentes de forma desnecessária.
Verifique também velas, cabos e bobinas... Os bicos injetores devem estar limpos e equalizados e também corpo de borboleta se estiver sujo, tem que limpar também
@@paulorocha2161 O meu celtinha estava no álcool, troquei pra gasolina começou a ópera: Trocou válvula termoestática, junta superior, cabo de vela, fez programação, troquei sonda lambda com hiagnolice... Nada disso resolveu, terceira vez, terceiro mecânico e volta a dar problema. O que pode ser?
🔥🔥🔥🔥Para verificar se o filtro da Bomba de combustível da Duster está na hora de trocar qual valor da mão de obra???
tenho um uno 91 fiasa a junta esta boa mas tem uma pressao na tampa do comando de valvulas vaza oleo se acelero de mais ja troquei a tampa mas continua
Meu hb20 2018 tava falhando pela manhã depois troquei a válvula solenóide e não resolvel depois troquei a sonda lambida e o carro ficou falhando o que devo fazer obrigado agradeço e aguardo
Etanol prejudica a bomba de combustível?
Depende. Se a bomba não for construída para o uso de etanol, pode sim prejudicar. Se for de um veículo flex ou 100% a etanol, obviamente não, pois foi projetada para tal.
Tive um Corsa 1.8 que peguei 0Km, atravessei a rua e completei o tanque com etanol, o carro rodou perfeitamente, em compensação peguei um Focus 1.6 em 2009, fiz o mesmo e o carro praticamente parou no meio da rua, levou uns bons minutos pra ECU se ajustar a troca do combustível.
Boa noite tenho muita dificuldade pra trocar a correia dentada da saveiro Cross se possível um videos da traca passo a passo. Grato
Sobre esse motor 1.6 MSI da Saveiro Cross, temos aqui no canal uma live com a desmontagem completa dele neste link: ua-cam.com/video/x7xeaY5dLx0/v-deo.html
Como você poderá ver na live (a partir do minuto 4:37), o faseamento e a remoção/instalação da correia requerem algumas ferramentas especiais.
Fiquei sem gasolina e logo fui abastecer quando o fiz o carro liga faz que dá partida mais não engata?
O que pode ser
Quero que você tire uma dúvida carro 🚗 com câmbio manual tem que fazer troca de óleo ou só carros com câmbio automático essa é minha dúvida
Varia de modelo para modelo, mesmo dentro de uma mesma montadora. Existem casos em que que o fluido tem validade para toda a vida útil do veículo. No entanto, o chão de oficina mostra que a troca, mesmo nesses casos, melhora o funcionamento do componente.
Que eu tenha conhecimento, referente a adição de pelo menos 22% de alcool na gasolina (desde os anos 90) trata-se do alcool anidro e não etanol....
O que muda do álcool anidro (ou etanol anidro de referência - EAR) para o álcool combustível (ou etanol hidratado de referência - EHR) é o teor alcoólico devido à adição de água neste último.
Etanol anidro (mín.): 99,3%
Etanol hidratado (mín.): mínimo 92.5%
Fonte: www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56416199/do1-2018-12-21-resolucao-n-764-de-20-de-dezembro-de-2018-56416135
@@OMecaniconline Disso eu ja tinha conhecimento... e justamente por isso é que é o anidro que é adicio adicionada à gasolina ...por ter menos adição de água...
Pois é tenho um classic 2011 so abastesso com álcool ja fiquei na mao 3 vezes por ter abastecido com gasolina em 2019 2 vezes e uma vez em 2021 nao vou mais correr o risco dexa so no álcool economizo bateria o motor de arranque kkkkk um abraço .felicidades..
Tenho um renault logan 1.6 8v toda fez que coloco etanol a luz da injeção acende, porém ele pega e anda normal! O que poderia ser ? E depois que volto pra gasolina a luz apaga!
Se a luz de advertência acende, existe um código de falha gravado na unidade de comendo. Esse veículo precisa ser escaneado.
Boa tarde professor eu tenho um polo tsi com 7300km rodado tenho uma dúvida quanto dou partida de manhã com motor frio ouvi batida no motor rapidamente ai para é normal isto, obrigado.
Motor seminovo... É preciso averiguar se essa batida são tuchos ou mancais. Como este veículo deve estar na garantia, peça uma avaliação da concessionaria (por escrito).
Brigado amanhã eu ligo
Posso misturar álcool com gasolina em carro flex?
Sim.
Si o carro está com gasolina ⛽ depois você abastece com álcool você tem que rodar 20 minutos com ele porque Si não ele não vai pegar no outro dia.
Prolongador de sonda resolve isso facilmente.
👉🚗👈
😁👍
Parabéns, sempre muita informação séria e eficaz.