Galera, alguns produtos que mostrei e vocês pediram Link: MALETA 46 PEÇAS s.shopee.com.br/7KdlILcQlN SUPER CHAVE TIGRE s.shopee.com.br/3L7cX2Lza1 ASPIRADOR DE PÓ PORTÁTIL s.shopee.com.br/AKHMrvU8ai REVITALIZADOR DE FARÓIS s.shopee.com.br/5KsgulM6Tj RESTAURADOR DE PINTURA QUEIMADA s.shopee.com.br/2Avf8zJkQJ BACIA COLETORA DE OLEO s.shopee.com.br/607fVapj03 MALETA 110 PEÇAS s.shopee.com.br/1LLpxESdZA JOGO CHAVE TORX s.shopee.com.br/3q3AvtHMnA CAVALETE 2 TONELADAS s.shopee.com.br/3AnU8muk8T CHAVE DE IMPACTO A BATERIA s.shopee.com.br/LTIlg7ELt
Boa noite meu carro e um gol G3 1.0 flex eu posso usar só álcool mas pra isso eu teria que mudar no sistema dele eu estou usando álcool e gasolina misturado
Ainda bem que o meu gol 1.0 flex não viu esse seu video... Recentemente abasteci metade gasolina aditivada e metade etanol... ele quase dobrou o rendimento... fez quase 17 km por litro na estrada.
Neh, kkkk ja tem 35% alcool na gasolina vai misturar o que? Quem se lasca é quem tem a motinha carburada ou carrinho velho q so deveriam rodar na gasolina. Pai dos pobres inovando sempre vai obrigar o pessoal a renovar a frota dos carros logo logo. Pra pagar IPVA.
@@MrFranklinsil ocorre que o álcool adicionado na refinaria e anidro e de forma homogênea mistura a gasolina. Mas o hidratado não mistura. Faça o teste em uma garrafa transparente e confira. Agora observe: quem fabrica sabe disso no entanto fica complicado publicar que é melhor escolher ou um ou outro. Imagina o cara vem abastecendo com álcool e quer mudar pra gasolina. Se for informado pra não misturar vai criar um problema. O cara vai querer esvaziar e enxugar o tanque por que foi informado que não é bom misturar. Então por uma questão de entendimento técnico e melhor deixar assim mesmo. No meu carro sempre usei álcool. Isso desde o lançamento do pró-álcool em 1980 ( decreto autorizado a comercialização do etanol combustível )
E uma questão de comunicação pública. Faça e experiência em uma garrafa transparente e observe que não mistura. Fica aquela separação. Se agitar fica esbranquiçado e depois assenta e separa de novo. O pior é que o álcool hidratado ( 3.8% de água )vai buscar o álcool ( anidro ) que é da gasolina ( refinaria adiciona álcool anidro. “Zero de água “ ) e deixa a gasolina que pela separação fica na parte de cima sem poder de octanagem. ( fraca pra compressão) Já pensou explicar isso no manual?? Vai fazer medo pra todo mundo. Se o cara tiver usando só gasolina e no posto da estrada não tem gasolina mas tem álcool ( suposição) ele vai ficar com medo de misturar. E quem quisesse trocar de combustível ia pensar em secar o tanque,, enxugar,, pra colocar o outro combustível ( suponha que ele queira mudar de combustível ). Então por uma questão de comunicação publica o manual diz: pode misturar. Mas faça o teste e veja que não mistura. Olha deixa dar outro exemplo: diferente dos antigos ( 30 anos atrás) os motores de hoje tem muito conexão elétrica. Então se vc lavar o motor com água como antigamente se fazia pode ter problema de água nos conectores ( oxidação etc..) então como é a comunicação publica “ proibido lavar o motor ou se fizer faça em uma oficina especializada “. E melhor falar assim do que explicar que depois de lavar o motor tire todas conexões e coloque repelente de água, enxugue e encaixe os conectores de volta. Eu tive um caso que tinha no adesivo uma no motor dizendo: proibido lavar o motor. ( eu lavava do meu mas depois soltava os conectores e tratava com WD40 ) mas,, não é todo mundo que faz isso. Ai é melhor ter uma comunicação mais direta. O fabricante sabe que o álcool hidratado não mistura com a gasolina. ( da refinaria e anidro) mas ele prefere dizer que pode misturar senão da uma confusão arretada. Faz assim: testa como eu testei. Outra coisa: flex= opcional. ( escolha )diferente de pode misturar.
Desde que comecei a colocar 25% de gasolina no tanque e 75% etanol o carro fica potente como se fosse só etanol e o consumo fica excelente, sobe bem a autonomia. Antes fazia 9 no etanol e hoje faz 10,5. O carro não fica de tremilique, liga rápido no frio, e funciona redondinho.
isso e o ideal e testar no seu carro, na media 70% mas varia de motor, o meu e 80% a diferença do álcool pra gasolina, essa regra e antiga não vale pros motores novos alguns fazem menos de 70 outro fazem mais, cada um tem que ver como seu motor se sai e pode misturar tranquilo a sonda lambida se tiver funcionando corretamente vai ajudar a injeção eletrônica a reconhecer o combustível que vc esta usando independente da mistura.
O motor flex pode rodar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. A recomendação é que quando se troca o combustível (de gasolina pra etanol ou etanol pra gasolina), precisa rodar uns 10 km antes de desligar o motor pro mesmo reconhecer o combustível.
Pois é kkkkk eu também coloco um pouco de gasolina e completo com etanol, a autonomia do carro aumenta, quando utilizo apenas etanol, o combustível vai embora rápido kkkkk
@@carloslima6922 percebi o carro bem melhor para andar misturando um pouco d gasolina.. o stilo 1.8 8v bebi bem na cidade no álcool n é para qualquer um n
experimenta colocar 10 litros da podium ou outra premium junto do álcool, vale cada centavo, e se for colocar aditivada compra vc mesmo o aditivo e põem, pq não tem lei que regule a quantidade de aditivo, se tiver uma gota pela lei já é aditivado.
eu entendi o que ele quis dizer, na teoria o melhor e separado, mas na pratica do dia a dia, pra mim deu melhor misturar, tipo 30 % GASOLINA e 70% etanol
Conforme você falou no início, ambos os combustíveis tem seus Prós e Contras: perfeito! A gasolina tem maior lubricidade! O Etanol proporciona maior proteção anti-detonação IAD! Se misturar os 2 combustíveis, OK: perde-se um pouco de lubricidade e ganha-se um pouco de IAD. Então, como ambos os combustíveis tem propriedades vantajosas, não seria melhor justamente usar os 2 juntos? Sim, pois as diferenças no poder calorífico e mistura estequimétrica, não tem inconveniente algum na mistura, para formar, por assim dizer, valores médios. Quanto a preferir usar gasolina para trânsito urbano, isso é fato! Usar Etanol para trechos muito curtos, onde o motor nem chega a atingir a temperatura ideal de funcionamento, além de perder em rendimento, tem-se maior oxidação das válvulas de escape, catalizador, turbina (se equipado) e escapamento: basta ver a saída de líquido pelo escape durante esse período.
Motores otimizado para um Combustível,o rendimento é muito maior! Meu Palio weekend 1.3 8V Gasolina 2004, em viagem longa com muitas retas, E poucas paradas, andando de 90/110,sem ar condicionado,duas pessoas e bagagens,faz de 20/27 kms litro. Última viagem BH MUTUM, 405 kms,14,8 litros de gasolina na bomba.
Em resumo, o maior problema continua sendo o combustível adulterado. Ja rodei no sul usando 20% de gasolina e 80% Etanol por alguns meses, em trânsito misto. Foi a combinação que deu o melhor custo x benefício.
Concordo plenamente com essa dica pq ela de fato já se mostrou bem eficaz em qq motor flex, eu mesmo e todos da minha familia que possuem veículo flex além de amigos e colegas abastecemos sempre assim já fazem bem mais de 15 anos e zero problemas até hoje !
Já fiz desse jeito 70 gasolina e 30 etanol, mas meu carro ainda grilava, então resolvi inverter usar etanol com um pouco de gasolina, dessa forma traz um pouco da lubrificação da gasolina e de quebra tenho mais potência, alguns até acham que meu carro é 2.0, mas meu focus é 1.6 zetec rocan, fica perfeito no etanol. Aliás já vi videos e ouvi de vários mecânicos experientes que motor flex é feito para o etanol e recebe tecnologia para aceitar rodar na gasolina.
Eu vou fazer o curso! cansei de gastar dinheiro com meu ford ka e os mecânicos nem souberam me explicar o que tinha consertado. Ser mulher em oficina é muito mais difícil.
Não é um problema de ser mulher e sim falta de conhecimento. Eu tb sofri muito até resolver aprender bem sobre mecânica. Hoje os mecânicos me cobram menos, tenho menos problemas. Tenho um mecânico de confiança, se eu levo qualquer carro meu ele cobra mais barato e faz o serviço melhor do que se meu irmão levar o carro dele ou até mesmo minha namorada. Parece q é automático eles cobrarem mais e fazerem mais serviços em quem não entende nada. Já com meus carros, geralmente eu chego já sabendo oq tem q ser feito, como é e quanto custam as peças e os serviços.
Esse vídeo foi muito bom. Vc comentou bem e percebo que deu uma boa estudada 😊. Isso é física. E eu já em outros vídeos que assisti já fiz comentários a respeito de poder calorífico/ poder anti-detonante/ só que fica difícil explicar sem um quadro escrito como vc mostrou. Muito bom. O que o pessoal de vídeos devia era estudar mais a física do assunto. Como vc fez. Parabéns cara
Não resolve nada. Pelo que o rapaz do vídeo acabou de explicar. Ambos atrapalha o benefício um do outro. Melhor você colocar apenas álcool e um aditivo específico que até não vejo necessidade por o álcool tem muito menos carbono em sua composição do que a gasolina
Cara, os seus vídeos são excelentes, e muito explicativos....... Mas, eu gostaria de te dar umas dicas, se você me permite...... Ao realizar as gravações dos seus vídeos, por favor utilizar um tripé e ligar o estabilizador do seu celular se for o equipamento que você usa pra fazer a gravação dos seus conteúdos.... Um microfone de lapela também vai ajudar muito..... Isso vai melhorar muito os seus vídeos.... Caso queira, estou à sua disposição para dar umas dicas sobre você melhorar os seu vídeos que são excelentes..... Parabéns..... Um grande abraço....
Na gasolina é álcool anidro, diferente do etanol. O etanol hidratado combustível possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol anidro (também chamado de etanol puro ou etanol absoluto) possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica. Parabéns pela explicação
Etanol e álcool são a mesma coisa, são apenas uma variação de nomenclatura. Anidro é um termo geral utilizado para designar uma substância de qualquer natureza que não contém, ou quase não contém, água na sua composição. Inclusive o que dá a coloração na Gasolina C é o Anidro, pois a Gasolina A é límpida/incolor. Para tentar exemplificar, o Etanol Anidro é como se fosse o açúcar mascavo e o Etanol Hidratado é como se fosse o açúcar refinado.
Uma coisa que ninguém fala é, se usar álcool por algum tempo vocês terão que trocar seu escapamento com maior frequência, pois aumenta a corrosão, avaria geralmente nos filtros e silenciadores.. vídeo muito show 👍
Verdade....estava usando etanol direto , tive que dar um tempo pois esse combústivel corroeu á intermediária e cx de descarga e todo o escapamento , agora só uso etanol quando viajo , aqui na cidade só uso gasolina !
Nos meses de inverno costumo fazer o famoso " rabo de galo ". O motor pega pela manhã sem depender do famoso tanquinho de gasolina. Tenho um prisma 2018 LTZ 1.4 e está com 73 k. Beleza de motor.
Eu uso 4 tanques de gasolina, no quarto tanque, deixo chegar até a reserva e completo o tanque com etanol, quando o tanque com etanol chega a reserva, reinicio o mesmo ciclo de 4 pra 1
Sempre useu só gasolina num gol g4 flex. Um dia fui experimentar o etanol e puff. Falhou. Tive que pagar guincho e um scaner na mecânica. Resolvi voltar pra gasolina e nao tive problema
Eu mermo misturo a cada 10 litros de álcool 2 litros de gasolina ficar ótimo os carro e faz médias na cidade de 8km/L e estrada 12km/L gol g4 1.0 faz anos que faço isso nem injetor eu uso não tem gasolina no reservatório a frio receita de mecânico deu certo to satisfeito da vida
Exato, e na prática o Sandro está correto, desde que seja utilizado combustíveis de qualidade. Tudo explanado, está teoricamente correto, porém ele errou no conceito. O carro flex tem seu ponto ideal no meio, justamente fazendo o famoso rabo de galo. Na prática 7 partes de gasolina e 3 de etanol vão otimizar a performance. Obviamente para estrada, a teoria entra na jogada e usar somente gasolina é o ideal. Abraço a todos!
Tenho um corolla 2020. Fiz um Excel que calculava, baseado no valor do abastecimento de gasolina e etanol: a porcentagem da mistura, o consumo da mostura, o valor por quilômetro e o valor calorífico. O consumo teve relação direta com os kJoules da mistura. Demonstrando que, mesmo com diversas misturas, o mapa de injeção conseguia aproveitar ao máximo independente da porcentagem dos combustíveis. Sendo assim, considerei vantajoso a gasolina por se tratar de injeção direta. Sentia também o carro menos responsivo com etanol. Também desconfiava que a mistura formaria duas fases, o que você confirmou no vídeo. 🤝
Você agora me deixou confuso. Já tive problemas num Ford Ka justamente por fazer isso: só usava gasolina ai quando enchi o tanque com álcool aconteceu uma desconfiguração no sistema e gastei um bom dinheiro. Aí, conversando com o meu mecânico sobre isso ele me orientou justamente a mesclar os combustíveis aos poucos para não desconfigurar o sistema do meu carro atual, Stepway 2017 flex.
caro colega de oficina, só não comentou q em carros com injeção eletrônica, ao ligar a ignição, a bomba já mistura em alta pressão, no mínimo 3,5 bar, 45 libras, o q homigeniza a mistura, ao iniciar o funcionamento do motor, com o retorno, o carro, a bomba homigeniza o q está no tanque, daí fica uma mistura com lubricidade , para onde o combustível passa, é mínimo de aditivo q ambos álcool e gasolina, de qualidade tem, ajuda numa limpeza!👍👊
Quando uso so etanol, o carro só faz entre 6,5 a 7,0 na cidade a depende do trânsito. Fiz a experiência de colocar 10% de gasolina do valor que coloco do etanol e o carro parou o barulho no motor e está fazendo entre 8e9 por litros.
Embora os conceitos passados no vídeo sejam verídicos, no meu entendimento não justifica não poder misturar gasolina e álcool. Inclusive muitos carros Flex funcionam até melhor do que 100% com apenas um combustível, visto que o motor possui uma taxa de compressão intermediária entre o que seria ideal para um veiculo apenas gasolina ou apenas álcool. Em relação aos mapas de injeção e ignição em veículos Flex, são programados para qualquer proporção desde 100% álcool a 100% gasolina (e22). Porém concordo que quando se usa apenas um combustível se obtem o maximo que ele pode oferecer, por exemplo maior potência no alcool, ou maior autonomia na gasolina.
Pelo que eu entendi, no vídeo não foi dito que não pode misturar. Se os motores flex foram desenvolvidos justamente para aceitar os dois combustíveis em qualquer proporção, é claro que pode misturar sem problema nenhum. O que eu entendi da proposta do vídeo é que ele não recomenda misturar, com o objetivo de extrair o máximo de benefícios que cada combustível proporciona. Então, se quer misturar meio a meio, ao invés de fazer essa mistura dentro do tanque, é melhor encher com um combustível, usá-lo até a reserva e depois encher com o outro combustível. No bolso, o resultado desse meio a meio será o mesmo, mas os benefícios para o motor serão maiores.
Se você observar no manual, vai verificar que a maioria recomenda a alternância de combustíveis. Sendo, a tecnologia Flex, você pode misturar, PORÉM, como disse, não será possível obter o MÁXIMO de EFICIÊNCIA de cada combustível.
A partir da publicação da proposta como lei, a nova margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Antes da PL, a proporção fica entre 18% e 27,5%.
Isso é muito mais que uma dica - é conhecimento de alto nível - parece pouco a primeira vista mas..... faz toda a diferença no bolso e na vida útil do motor (justificando a redução significativa de custos - vai doer menos no bolso)
Meu esquema é simples: na cidade uso álcool pq é mais barato que a gasolina. Para viagens próximas ou para locais em que há ampla disponibilidade de postos credenciados, uso álcool. Para viagens longas, para locais que não conheço ou locais de tempo frio, uso gasolina.
Usei um mix de álcool e etanol, cerca de 30/70 A e G,, e o carro melhorou alguma coisa no desempenho, coisa quase nada, mas teve... Etanol puro não compensa, gasta 40% a mais... (Na teoria). E o preço ainda está caro comparado a àlcoolina. Mas muito interessante sua explicação
Eu agora só uso gasolina,depois que colequei 30 litros de álcool adivado.....meu um ploblema tive que trocar as duas soda lambria...ufa RS 815 se prejuízo. Já tem 4 anos só gasolina meu prisma 1.0 a média é 15k na cidade 18k na estrada
Minha experiência com carro flex, eu tinha um Siena 1.3 fire 2005 flex, usei bem pouco no álcool em quase 10 anos que o possui, hoje tenho uma parati g3 fase2 1.8 2003 motor AP somente a gasolina, depois de uma viagem de longa distância em eu gastava 7 tanque de gasolina pra ir e voltar no siena, na parati gastei 6.
O nível do vídeo foi excelente. Embora você tenha dito que realmente existe mais coisa além do que você falou, acho que teria valido a pena falar que a potência e o torque são maiores com Etanol na maioria dos projetos de motores. Devido à maior octanagem do etanol, ele resiste melhor a pressão dentro do cilindro sem auto detonar, então a taxa de compressão do motor é maior quando usando etanol.
Minha experiência rodando com etanol E85 ( 15% de gasolina l): Carro melhor pra pegar, funcionado mais macio e sem tremedeira, menos ruído em altas rotações e média por km muito boa Outra que deu muito certo: 5 litros de etanol aditivado a cada 30 litros de gasolina: Bem menos fuligem no escapamento e o motor para totalmente de grilar
De fato, essa dica de se misturar pelo menos uns 15% de gasolina no etanol funciona mesmo em qq veículo flex e só traz vantagens quando comparado com abastecimentos somente com gasolinas, comprovadamente , ou seja, é sempre o melhor desses 2 mundos !!!
A qui em casa tem um pálio Flex 1.3 estar com 180 mil km e motor caladinho uso os dois e não tem problema,problema ta si usar combustível ruim ai nem ap aguenta.
Comecei a fazer isso no meu Sandero 2013 1.6/8v antes de ver seu vídeo, e percebi nitidamente que o carro ficou muito mais econômico, vou continuar seguindo sua orientação👍
De gente "entendida" e "engenheiro mecânico de teclado formado pelo UA-cam" aqui tá cheio. Só releva e ignora essa gente. O Bostil é intankável l@@carupdicasautomotivas
eu recebi uma dica de um amigo que tem um programa de rádio 🔘 ele disse que seria viável colocar metade de cada combustível ⛽️ ou seja metade de gasolina e metade de álcool no tanque do carro 🚒que o carro ficava mais econômico
Eficiência depende da qualidade do combustível,e isso cai conforme o preço aumenta. Tenho um C4 lounge AT,usava gasolina de dois postos renomados ( SHELL e Petrobras),a autonomia começou a cair em ambos os postos,até chegar a 7/ 7,5km por litro com gasolina na cidade,comecei a usar uma mistura de 10/15% de gasolina no tanque de álcool,no começo o carro fez 7km por litro na cidade,agora fica na média de 6,1 a 6,6km por litro. Na ponta do lápis compensa mais essa mistura que usar somente gasolina,que supostamente era pra render mais no uso diário.
Não se pode colocar a conta do consumo do veículo somente no combustível, é uma variante! Verifique velas ignição, filtro de ar motor, coloquei aditivos de combustível para tentar otimizar a vazão dos injetores e limpe corpo de borboleta para melhorar entrada de ar na admissão fazendo que mistura entre ar e combustível seja estequiometrica(ideal)! Desalinhamento das rodas dianteiras aumenta consumo combustível! Abraços!
@@danilloneiva7280 manutenção totalmente em dia, tudo isso citado por vc está de acordo com as referências de fábrica. Passei a autonomia que sofre variações única e exclusivamente por causa do combustível, pois é usado diariamente no mesmo trajeto e da mesma forma. A mistura feita por mim me possibilita economia e autonomia maior que utilizando gasolina,isso fazendo comparações financeiras na ponta do lápis.
Em motores flex, devido a compressão deles ser um pouco mais elevada , jamais se consegue um melhor rendimento ao se abastecer somente com gasolinas . Por isso que misturas contendo mais etanol do que gasolinas para qq motor flex se obtém sempre um melhor rendimento geral e ainda com um excelente custo-benefício !
Não sabia da diferença tão grande de poder calorifego. Vou usar só gasolina, meus percursos são curtos. Até adotei o costume de deixar o motor funcionando um pouco antes de sair de casa.
sempre misturo álcool com gasolina,mais sempre em quantidade baixa de gasolina,de eu botar 10 litros de álcool eu boto apenas 1 de gasolina só mente para o carro ter mais facilidade na hora da partida,quando uso só álcool o carro da mais trabalho,para pegar e como o motor demora mais a esquentar,ele tbm dente a ficar falhando na hora de subir ladeira ou passar lombadas ruins...mais com a gasolina pouca mistura já não tenho esses problemas,meu carro é um Palio 1.0 2008...
Difícil não misturar, o posto já mistura (por conta msm) Vc compra gasolina e vem: gasolina+etanol anidro+ etanol hidratado do posto + outras porcarias Se comprar etanol vem Etanol hidratado + água da torneira do posto
Misturei gasolina e etanol na proporção 20% de gasolina para 80 de álcool e aconteceu o seguinte; A partida ficou bem mais rapida em dias frios mas ao chegar próximo da reserva o carro começava a falhar parecendo que não tinha mais combustível no tanque. Voltei a abastecer somente com etanol e parou o problema.
Casos e casos... tenho uma SAVEIRO G5 ; se não colocar meio a meio no abastecimento o carro simplesmente falha bastante e em determinado momento perde até força.Já consultei várias alternativas e em uma delas me disseram que os sensores precisam identificar o uso de ambos os combustíveis simultaneamente, não apenas um ou outro ‼️
Eu misturava os dois combustíveis na época do frio (quando tinha frio-SP), mas gosto de usar só o etanol ! *Conclusão vamos gastar mais pela gasolina e rodar menos km por litro , diminuindo assim a autonomia.*
Tenho uma Zafira 2008. Comprei carro flex a 4 anos, tentei no álcool e faz 4,5, 5 no máximo por litro, na gasolina faz 10 chorando a uns 3 anos e meio passei a misturar os 2, 50 litros de álcool para 10 litros de gasolina, e faz 8,5 a 9. Na cidade, na estrada faz 12 e não tive problemas de motor.
O motor flex ja vem preparado p funcionar com dois combustíveis. Eu ja usei só álcool nas velas ficavam todas enferrujadas e o consumo aumentava muito. Então tenho misturado os dois p achar o melhor ponto de uso. Ele quiz o comentário, ganhou, mas discordo do pensamento.
No mínimo voce colocou etanol do posto mais barato, que vem batizado com bastante água, como exemplo só coloco Etanol no Shell ou Ipiranga e meu carro faz 9,5Km/L , uma vez só para testar coloquei etanol em um posto bem barato e o consumo caiu para 8Km/L. E obviamente o etanol consome mais que a gasolina, isso qualquer um sabe.
Não gostava do etanol, sempre usei somente gasolina, ate fazer alguns testes, abrir motor de moto. Usar somente gasolina causa carbonização, usar somente etanol vai causar ferrugem. O carro fica melhor no etanol, por causa da injeção que parece que foi feita pro etanol e aceita gasolina. Entao a solução de 75% gasolina e 25% etanol parece casar bem, pra não ter ferrugem e nem carbonização. Mas já se sabe que a maioria prefere etanol pelo valor menor, então o combustível perfeito seria um etanol aditivado? Sim! Então será por esse motivo que neste vídeo é induzido o uso de somente um combustível, pelo anúncio de venda futura de um aditivo? Estamos vivendo em um mundo cada vez mais sombrio.
Uma medida de 10% até 15% de et na gas já é o suficiente para fazer processo que você falou que "casa bem"! Acima disso é apenas lorota do povo para o setor de cana continuar lucrativo!
Combustível no Brasil só de marca conhecida, Petrobrás, Shell, Ipiranga etc, e aditivado por essas distribuidoras. Álcool aditivado e gasolina aditivada. Fugir disso é querer dar muita chance pro "azar".
@@joaomxlavagnoli Faz muuuuuita diferença!!! As marcas têm nome a zelar, têm processos a serem seguidos e uma série de regramentos a serem cumpridos, assim como os postos que ostentam suas bandeiras. Inclusive, por norma da ANP, a distribuidora é responsável pela aditivação de seus combustíveis. Qualquer problema é muito mais fácil acionar elas judicialmente. Já essas redes sem bandeira, em sua maioria, têm compromisso somente consigo mesmas e a gente nem sabe de onde vêm o combustível que está no tanque. É capaz inclusive de haver combustíveis de distribuidoras diferentes no mesmo tanque.
A stellantis está desenvolvendo um motor 100% alcool, oq seria um sonho. Flex é fria desde que saiu. Por gasolina com 7% de alcool e alcool puro de volta! Isso sim é um sonho.
@@lexgameplay8041 É um novo motor. Com novas tecnologias, então está desenvolvendo. Que já existe motor 100% a álcool é tudo questão de tratamento e compressão. Maaas...eles já disseram que não irão lançar o motor no Brasil. Vamos chupar o dedo.
Um adendo, já se sabe com muitos estudos científico nos teste a mais de 12 anos ,se conclui que carros a gasolina duram 145 mil km a mais , os danos extras podem ser evitados, já os carros a álcool causam desgastes intensos nos carros , escapamentos, sistema internos e pasme oxidação em vários internos do motor, que no final terá um custo alto , alguns dos problemas que estes estudos apontaram lamentavelmente aconteceram no meu carro com 5 anos de uso de etanol, hj vejo que os dois causam danos ,mas o de gasolina muito menos
Estou impressionado com a quantidade de conclusões equivocadas, misturando conceitos (corretos) que não têm nenhuma relação. A única coisa que se salva é a parte em que diz que muita água faz separar a mistura em duas fases, mas isso só é problema com etanol batizado (com mais água do que deveria).
@@henriquemederos1018 qual a vantagem do etanol aditivado? Certamente não são aditivos como os da gasolina, pois detergentes e dispersantes seriam inúteis no etanol.
@@lucianodias73 isso quem tem que responder é o engenheiro do vídeo rs. Eu só dei a sugestão de aí invés fazer um teste com um etonal batizado igual do vídeo, fazer com um superior pra ver se vai ser ruim mesmo.
tenho um uno way 1.0 flex 2014.. esses motores se vc colocar somente gasolina, ele bate um pouco de pino(pre detonaçao).. meu mecanico aconselhou a por 70% gasolina e 30% alcool... e o carro ficou outro... melhorou 200%
Pois bem, segue meu relato, testei a tal da e50 no meu onix 1.4 2013, em 52 litros, botei 35 de gasolina e completei com álcool. O carro ficou mais forte, menos barulho MAS a luz da injeção apareceu, levei no mecânico que passou scanner, acusou catalisador ineficiente. O mecânico falou que pode ser a mistura que fiz.
Seria viável abastecer 1 tanque de gasolina e 3 tanques de etanol (ou outra proporção), fazer o rodízio entre os combustíveis para aproveitar os benefícios de cada um?
Tem um vídeo posterior a este que ele informa que o "correto" seria abastecer 1 tanque de um combustível e 3 do outro, não especificou se é um de etanol para 3 de gasolina ou vice versa, mas o rodízio entre os combustíveis é interessante sim. Vou ver o nome do vídeo e coloco aqui posteriormente. Espero ter ajudado, abraços!
O motor flex mascara a real capacidade de desempenho. Só seria possível uma comparação séria se tivessemos veículos monocombustíveis. Por exemplo, um Gol 100% gasolina vs Gol 100% álcool. É um conteúdo técnico pra quem tem condições de estudar, pro afegão médio dica do vídeo é: se for abastecer com etanol esvazie o tanque pelo menos 90% antes de abastecer e rode uns 10km antes de desligar o motor para que a sonda reconheça o etanol.
Boa tarde Cléber gostei muito da sua explicação, só me tira uma dúvida: Devido as vantagens e desvantagens dos dois combustíveis, não sendo recomendado a sua mistura, posso encher o tanque com gasolina e assim que acabar posso encher com etanol? Fazer sempre isso?
Na internet tem especialista para tudo quanto é coisa, até pra ligar e desligar o carro tem, agora mais essa, vou voltar a andar de carroça é muito mais facil.
Meu mecânico falou pra eu misturar sim gasolina com etanol quando meu carro estava com dificuldade de dar partida no motor quando eu usava só gasolina. Resolveu!
Fala das diferenças entre gasolina comum, gasolina aditivada, gasolina podium e etanol, nos moldes desse vídeo. Comparando os benefícios e malefícios de cada um.
O motor foi projetado para rodar com gasolina, etanol ou os.dois misturados em qualquer proporção. Encher o tanque com etanol e colocar 1/4 de gasolina melhora bem o consumo.
Segundo já se lê na net sobre o E-85, existe essa mistura de 15% de gasolina no etanol deles para ajudar num melhor funcionamento geral dos motores flex deles quando o clima lá nos EUA está mais frio. E que inclusive, nos meses mais frios do inverno norte americano, , o E85 se transforma em E-70, justamente para facilitar um melhor funcionamento geral e até as partidas a frio nos veículos flex deles.
O etanol tem menor poder calorífico por kg, mas o motor injeta, em média, 42% a mais de etanol quando comparado à gasolina, portanto, o calor produzido acaba sendo quase o mesmo.
Vi uma entrevista de dois engenheiros e eles falaram que o motor flex é projetado para os dois combustíveis, inclusive misturado! Etanol da mais potência fala no manual do meu astra! É igual produtos pra manutenção do carro, cada um fala uma coisa kkk
Se você observar no manual, vai verificar que a maioria recomenda a alternância de combustíveis. Sendo, a tecnologia Flex, você pode misturar, PORÉM, como disse, não será possível obter o MÁXIMO de EFICIÊNCIA de cada combustível.
Cleber com fazer a troca de combustivel , tem que ser . usar um tanque de etanol até acabar e depiis encher um tanque so com gasolina . E ficar alternando e assim pra fazer. alternando
Em veículos flex não prejudica em absolutamente nada e vc pode até dobrar essa quantidade de gasolina para 6 lts em cada tanque de etanol que o rendimento obtido será ainda um pouco melhor.
Olha a explicação desse cara, é uma aula de curso superior....Muito show o nivel de detalhamento que vc traz. No entanto, focando na economia máxima (ignorando durabilidade e outros benefícios) sabemos que matematicamente, por exemplo, sendo etanol 10km/l, gasolina 14km/l, misturando 50/50 teremos 12km/l. Pergunto, na prática ou quimicamente falando, isso tb é verdade?
Experimente colocar 15% de gasolina e 85% de etanol e vc terá ainda um pouco mais de autonomia por cada tanque e sem perder nenhuma das vantagens do etanol !
Galera, alguns produtos que mostrei e vocês pediram Link:
MALETA 46 PEÇAS
s.shopee.com.br/7KdlILcQlN
SUPER CHAVE TIGRE
s.shopee.com.br/3L7cX2Lza1
ASPIRADOR DE PÓ PORTÁTIL
s.shopee.com.br/AKHMrvU8ai
REVITALIZADOR DE FARÓIS
s.shopee.com.br/5KsgulM6Tj
RESTAURADOR DE PINTURA QUEIMADA
s.shopee.com.br/2Avf8zJkQJ
BACIA COLETORA DE OLEO
s.shopee.com.br/607fVapj03
MALETA 110 PEÇAS
s.shopee.com.br/1LLpxESdZA
JOGO CHAVE TORX
s.shopee.com.br/3q3AvtHMnA
CAVALETE 2 TONELADAS
s.shopee.com.br/3AnU8muk8T
CHAVE DE IMPACTO A BATERIA
s.shopee.com.br/LTIlg7ELt
Boa noite meu carro e um gol G3 1.0 flex eu posso usar só álcool mas pra isso eu teria que mudar no sistema dele eu estou usando álcool e gasolina misturado
Ainda bem que o meu gol 1.0 flex não viu esse seu video... Recentemente abasteci metade gasolina aditivada e metade etanol... ele quase dobrou o rendimento... fez quase 17 km por litro na estrada.
Mais nao precisa mistura os Combustíveis, o posto ja faz isso para o cliente, sem o mesmo saber!😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂 exatamente!!!
Sem falar que o PT misturou tbm.
O governo mesmo liberou 35% de etanol na gasolina 🤡
Neh, kkkk ja tem 35% alcool na gasolina vai misturar o que? Quem se lasca é quem tem a motinha carburada ou carrinho velho q so deveriam rodar na gasolina. Pai dos pobres inovando sempre vai obrigar o pessoal a renovar a frota dos carros logo logo. Pra pagar IPVA.
Perfeito 😅😅😅😅😅😅
Pessoal, siga o manual. Todo carro flex aceita mistura em qualquer proporção. Se for assim, não justificaria o motor flex.
@@MrFranklinsil ocorre que o álcool adicionado na refinaria e anidro e de forma homogênea mistura a gasolina. Mas o hidratado não mistura. Faça o teste em uma garrafa transparente e confira. Agora observe: quem fabrica sabe disso no entanto fica complicado publicar que é melhor escolher ou um ou outro. Imagina o cara vem abastecendo com álcool e quer mudar pra gasolina. Se for informado pra não misturar vai criar um problema. O cara vai querer esvaziar e enxugar o tanque por que foi informado que não é bom misturar. Então por uma questão de entendimento técnico e melhor deixar assim mesmo. No meu carro sempre usei álcool. Isso desde o lançamento do pró-álcool em 1980 ( decreto autorizado a comercialização do etanol combustível )
Justifica, gerar mais manutenção
E uma questão de comunicação pública. Faça e experiência em uma garrafa transparente e observe que não mistura. Fica aquela separação. Se agitar fica esbranquiçado e depois assenta e separa de novo. O pior é que o álcool hidratado ( 3.8% de água )vai buscar o álcool ( anidro ) que é da gasolina ( refinaria adiciona álcool anidro. “Zero de água “ ) e deixa a gasolina que pela separação fica na parte de cima sem poder de octanagem. ( fraca pra compressão) Já pensou explicar isso no manual?? Vai fazer medo pra todo mundo. Se o cara tiver usando só gasolina e no posto da estrada não tem gasolina mas tem álcool ( suposição) ele vai ficar com medo de misturar. E quem quisesse trocar de combustível ia pensar em secar o tanque,, enxugar,, pra colocar o outro combustível ( suponha que ele queira mudar de combustível ). Então por uma questão de comunicação publica o manual diz: pode misturar. Mas faça o teste e veja que não mistura. Olha deixa dar outro exemplo: diferente dos antigos ( 30 anos atrás) os motores de hoje tem muito conexão elétrica. Então se vc lavar o motor com água como antigamente se fazia pode ter problema de água nos conectores ( oxidação etc..) então como é a comunicação publica “ proibido lavar o motor ou se fizer faça em uma oficina especializada “. E melhor falar assim do que explicar que depois de lavar o motor tire todas conexões e coloque repelente de água, enxugue e encaixe os conectores de volta. Eu tive um caso que tinha no adesivo uma no motor dizendo: proibido lavar o motor. ( eu lavava do meu mas depois soltava os conectores e tratava com WD40 ) mas,, não é todo mundo que faz isso. Ai é melhor ter uma comunicação mais direta. O fabricante sabe que o álcool hidratado não mistura com a gasolina. ( da refinaria e anidro) mas ele prefere dizer que pode misturar senão da uma confusão arretada. Faz assim: testa como eu testei. Outra coisa: flex= opcional. ( escolha )diferente de pode misturar.
Desde que comecei a colocar 25% de gasolina no tanque e 75% etanol o carro fica potente como se fosse só etanol e o consumo fica excelente, sobe bem a autonomia. Antes fazia 9 no etanol e hoje faz 10,5. O carro não fica de tremilique, liga rápido no frio, e funciona redondinho.
Concordo.
Também faço o mesmo no meu carro,
isso e o ideal e testar no seu carro, na media 70% mas varia de motor, o meu e 80% a diferença do álcool pra gasolina, essa regra e antiga não vale pros motores novos alguns fazem menos de 70 outro fazem mais, cada um tem que ver como seu motor se sai e pode misturar tranquilo a sonda lambida se tiver funcionando corretamente vai ajudar a injeção eletrônica a reconhecer o combustível que vc esta usando independente da mistura.
Eu não consigo chegar a uma conclusão,cada pessoa fala uma coisa diferente
Pois é, e atualmente está em 35% de álcool na gasolina mas sabemos que não é só isso é muito mais.
O motor vai andar conforme o combustível.. se tiver "MISTO" PODE SER QUE ELE FIQUE XOXO... AMARRADO!! EU ENTENDI ISSO
O motor flex pode rodar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. A recomendação é que quando se troca o combustível (de gasolina pra etanol ou etanol pra gasolina), precisa rodar uns 10 km antes de desligar o motor pro mesmo reconhecer o combustível.
@@brunoperez2635
Eu só comprarei carro flex,
Quando a taxa de compressão for variável.
Verdade!
Quando coloca 25 %de gasolina com o etanol o carro melhora muito , com certeza show na cidade e na estrada
A gasolina já tinha 27,5% de álcool. Agora está em 35%.
Estou fazendo isso tenho um stilo 1.8 8v ando só no álcool misturo um pouco d gasolina pq no frio n pega senti o carro melhor
Pois é kkkkk eu também coloco um pouco de gasolina e completo com etanol, a autonomia do carro aumenta, quando utilizo apenas etanol, o combustível vai embora rápido kkkkk
@@carloslima6922 percebi o carro bem melhor para andar misturando um pouco d gasolina.. o stilo 1.8 8v bebi bem na cidade no álcool n é para qualquer um n
Ando com etanol no Tucson e coloco um pouco de gasolina em vez do aditivo, sai mais em conta e o consumo com etanol fica menor
Sempre uso no meu astra 10 litros de gasolina e 30 de álcool, carro vai pra 280 mil km e motor sereno
A minha receita sempre foi essa também.
Uso de 10 a 20% de gasolina, carro com 240 mil km na minha mão e zero problemas
Uso essa mesma % e meu Astra 2009 chegou as 300mil tranquilo e o motor top
experimenta colocar 10 litros da podium ou outra premium junto do álcool, vale cada centavo, e se for colocar aditivada compra vc mesmo o aditivo e põem, pq não tem lei que regule a quantidade de aditivo, se tiver uma gota pela lei já é aditivado.
eu entendi o que ele quis dizer, na teoria o melhor e separado, mas na pratica do dia a dia, pra mim deu melhor misturar, tipo 30 % GASOLINA e 70% etanol
Só uso gasolina e não uso aditivada.
Uso gasolina por um tempo,deixo chegar ja reserva,e mudo para etanol. Acho que é isso que ele quis dizer. Temos que dar ima revezada nos combustíveis
Tenho um Honda city 2013, motor 1.5. Gosto de usar álcool pra pegar estrada. Impressionante o aumento no desempenho!
Conforme você falou no início, ambos os combustíveis tem seus Prós e Contras: perfeito!
A gasolina tem maior lubricidade!
O Etanol proporciona maior proteção anti-detonação IAD!
Se misturar os 2 combustíveis, OK: perde-se um pouco de lubricidade e ganha-se um pouco de IAD.
Então, como ambos os combustíveis tem propriedades vantajosas, não seria melhor justamente usar os 2 juntos?
Sim, pois as diferenças no poder calorífico e mistura estequimétrica, não tem inconveniente algum na mistura, para formar, por assim dizer, valores médios.
Quanto a preferir usar gasolina para trânsito urbano, isso é fato!
Usar Etanol para trechos muito curtos, onde o motor nem chega a atingir a temperatura ideal de funcionamento, além de perder em rendimento, tem-se maior oxidação das válvulas de escape, catalizador, turbina (se equipado) e escapamento: basta ver a saída de líquido pelo escape durante esse período.
Motores otimizado para um
Combustível,o rendimento é muito maior!
Meu Palio weekend 1.3 8V
Gasolina 2004, em viagem longa com muitas retas,
E poucas paradas, andando de 90/110,sem ar condicionado,duas pessoas e bagagens,faz de 20/27 kms litro.
Última viagem BH MUTUM,
405 kms,14,8 litros de gasolina na bomba.
Em resumo, o maior problema continua sendo o combustível adulterado. Ja rodei no sul usando 20% de gasolina e 80% Etanol por alguns meses, em trânsito misto. Foi a combinação que deu o melhor custo x benefício.
Eu uso misturado também, 12 litros de gasolina para 30 de etanol, bom custo benefício, tenho força no motor e zero batidas de pino.
Teoricamente vc fez E85...
Concordo plenamente com essa dica pq ela de fato já se mostrou bem eficaz em qq motor flex, eu mesmo e todos da minha familia que possuem veículo flex além de amigos e colegas abastecemos sempre assim já fazem bem mais de 15 anos e zero problemas até hoje !
Eu comecei mistura 70 % gasolina e 30 % etanol tá ótimo até agora
Já fiz desse jeito 70 gasolina e 30 etanol, mas meu carro ainda grilava, então resolvi inverter usar etanol com um pouco de gasolina, dessa forma traz um pouco da lubrificação da gasolina e de quebra tenho mais potência, alguns até acham que meu carro é 2.0, mas meu focus é 1.6 zetec rocan, fica perfeito no etanol. Aliás já vi videos e ouvi de vários mecânicos experientes que motor flex é feito para o etanol e recebe tecnologia para aceitar rodar na gasolina.
Uso exclusivamente misturado há 8 anos num carro com 18 anos de idade. Sempre 20% de gasolina. Absolutamente zero problemas.
qual o carro? ele e originalmente so a gasolina?
@@mychelmoura2068 Um Siena 1.8 motor GM Flex
@@DaRoca6768 oxe😢 Siena GM?
@@DaRoca6768porque essa proporção?
@@kalsantosksb143 sim ,idea, stilo,siena ... que são 1.8 usam motor da gm diferente da 1.4 fire
Eu vou fazer o curso! cansei de gastar dinheiro com meu ford ka e os mecânicos nem souberam me explicar o que tinha consertado. Ser mulher em oficina é muito mais difícil.
Não é um problema de ser mulher e sim falta de conhecimento. Eu tb sofri muito até resolver aprender bem sobre mecânica. Hoje os mecânicos me cobram menos, tenho menos problemas. Tenho um mecânico de confiança, se eu levo qualquer carro meu ele cobra mais barato e faz o serviço melhor do que se meu irmão levar o carro dele ou até mesmo minha namorada. Parece q é automático eles cobrarem mais e fazerem mais serviços em quem não entende nada. Já com meus carros, geralmente eu chego já sabendo oq tem q ser feito, como é e quanto custam as peças e os serviços.
Tem mecânicos despreparados ,isso faz que ele né sabe explicar tecnicamente .
Esse vídeo foi muito bom. Vc comentou bem e percebo que deu uma boa estudada 😊. Isso é física. E eu já em outros vídeos que assisti já fiz comentários a respeito de poder calorífico/ poder anti-detonante/ só que fica difícil explicar sem um quadro escrito como vc mostrou. Muito bom. O que o pessoal de vídeos devia era estudar mais a física do assunto. Como vc fez. Parabéns cara
Amigo utilizo sempre 10% de gasolina aditivada no etanol sempre mesmo posto a 3anos ford ka 2015 com 380.000 km motor perfeito estado
Também uso assim amigo é o melhor. Cenário de 0erformance pro motor
Não resolve nada. Pelo que o rapaz do vídeo acabou de explicar. Ambos atrapalha o benefício um do outro. Melhor você colocar apenas álcool e um aditivo específico que até não vejo necessidade por o álcool tem muito menos carbono em sua composição do que a gasolina
30% de gás 70% etanol, motor perfeito !
Pois é, e ele fala que não pode misturar vai entender isso
Cara, os seus vídeos são excelentes, e muito explicativos.......
Mas, eu gostaria de te dar umas dicas, se você me permite......
Ao realizar as gravações dos seus vídeos, por favor utilizar um tripé e ligar o estabilizador do seu celular se for o equipamento que você usa pra fazer a gravação dos seus conteúdos.... Um microfone de lapela também vai ajudar muito.....
Isso vai melhorar muito os seus vídeos....
Caso queira, estou à sua disposição para dar umas dicas sobre você melhorar os seu vídeos que são excelentes.....
Parabéns.....
Um grande abraço....
Sempre uso 10 por cento de gasolina no alcool e da certo, experiencia propria .
Na gasolina é álcool anidro, diferente do etanol. O etanol hidratado combustível possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol anidro (também chamado de etanol puro ou etanol absoluto) possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica. Parabéns pela explicação
Valeu amigo!
Tamo junto 👊
Etanol e álcool são a mesma coisa, são apenas uma variação de nomenclatura. Anidro é um termo geral utilizado para designar uma substância de qualquer natureza que não contém, ou quase não contém, água na sua composição. Inclusive o que dá a coloração na Gasolina C é o Anidro, pois a Gasolina A é límpida/incolor. Para tentar exemplificar, o Etanol Anidro é como se fosse o açúcar mascavo e o Etanol Hidratado é como se fosse o açúcar refinado.
Uma coisa que ninguém fala é, se usar álcool por algum tempo vocês terão que trocar seu escapamento com maior frequência, pois aumenta a corrosão, avaria geralmente nos filtros e silenciadores.. vídeo muito show 👍
ai é so rodar so o cano
@@jeffersonmoreira7950 mais ou menos assim kkkkkkkk
Aditivo proal da stp evita esses problemas nos carros que utilizam etanol
Verdade....estava usando etanol direto , tive que dar um tempo pois esse combústivel corroeu á intermediária e cx de descarga e todo o escapamento , agora só uso etanol quando viajo , aqui na cidade só uso gasolina !
Nos meses de inverno costumo fazer o famoso " rabo de galo ". O motor pega pela manhã sem depender do famoso tanquinho de gasolina. Tenho um prisma 2018 LTZ 1.4 e está com 73 k. Beleza de motor.
Eu uso 4 tanques de gasolina, no quarto tanque, deixo chegar até a reserva e completo o tanque com etanol, quando o tanque com etanol chega a reserva, reinicio o mesmo ciclo de 4 pra 1
EU costumo colocar 50 reais de gasolina ( em sp abastece 10 litros ) e o resto de alcool. Consigo fazer 400km com 40 litros. Palio fire 1.0 2010
Sempre useu só gasolina num gol g4 flex. Um dia fui experimentar o etanol e puff. Falhou. Tive que pagar guincho e um scaner na mecânica.
Resolvi voltar pra gasolina e nao tive problema
Eu mermo misturo a cada 10 litros de álcool 2 litros de gasolina ficar ótimo os carro e faz médias na cidade de 8km/L e estrada 12km/L gol g4 1.0 faz anos que faço isso nem injetor eu uso não tem gasolina no reservatório a frio receita de mecânico deu certo to satisfeito da vida
Então você está fazendo o contrário que o Kléber diz
Exato, e na prática o Sandro está correto, desde que seja utilizado combustíveis de qualidade.
Tudo explanado, está teoricamente correto, porém ele errou no conceito.
O carro flex tem seu ponto ideal no meio, justamente fazendo o famoso rabo de galo. Na prática 7 partes de gasolina e 3 de etanol vão otimizar a performance.
Obviamente para estrada, a teoria entra na jogada e usar somente gasolina é o ideal.
Abraço a todos!
Tenho um corolla 2020. Fiz um Excel que calculava, baseado no valor do abastecimento de gasolina e etanol: a porcentagem da mistura, o consumo da mostura, o valor por quilômetro e o valor calorífico. O consumo teve relação direta com os kJoules da mistura. Demonstrando que, mesmo com diversas misturas, o mapa de injeção conseguia aproveitar ao máximo independente da porcentagem dos combustíveis. Sendo assim, considerei vantajoso a gasolina por se tratar de injeção direta. Sentia também o carro menos responsivo com etanol. Também desconfiava que a mistura formaria duas fases, o que você confirmou no vídeo. 🤝
Mistura sim que fica melhor e se obtem os benefícios de ambos. 85% de etanol com 15% de gasolina costuma ser a mistura perfeita.
Contra os manuais de todas as concessionárias.
Boa noite.
Estou colocando o etanol aditivado da Shell e o caro ficou mais econômico.
O bom mesmo é você colocar o aditivo, porque não a norma em combustível aditivado.
Ficou top, mas acho difícil achar um lugar que tenha
Estou usando bastante o etanol aditivado da Shell. Muito bom mesmo.
Realmente tive a mesma percepção
Faço o mesmo amigo, e é notável a melhora no consumo, o motor parece que trabalha mais leve deve ser pela lubrificação do aditivo.
Você agora me deixou confuso. Já tive problemas num Ford Ka justamente por fazer isso: só usava gasolina ai quando enchi o tanque com álcool aconteceu uma desconfiguração no sistema e gastei um bom dinheiro. Aí, conversando com o meu mecânico sobre isso ele me orientou justamente a mesclar os combustíveis aos poucos para não desconfigurar o sistema do meu carro atual, Stepway 2017 flex.
caro colega de oficina, só não comentou q em carros com injeção eletrônica, ao ligar a ignição, a bomba já mistura em alta pressão, no mínimo 3,5 bar, 45 libras, o q homigeniza a mistura, ao iniciar o funcionamento do motor, com o retorno, o carro, a bomba homigeniza o q está no tanque, daí fica uma mistura com lubricidade , para onde o combustível passa, é mínimo de aditivo q ambos álcool e gasolina, de qualidade tem, ajuda numa limpeza!👍👊
Se for assim é melhor colocar o querosene de vez em quando kkk
Quando uso so etanol, o carro só faz entre 6,5 a 7,0 na cidade a depende do trânsito. Fiz a experiência de colocar 10% de gasolina do valor que coloco do etanol e o carro parou o barulho no motor e está fazendo entre 8e9 por litros.
Embora os conceitos passados no vídeo sejam verídicos, no meu entendimento não justifica não poder misturar gasolina e álcool. Inclusive muitos carros Flex funcionam até melhor do que 100% com apenas um combustível, visto que o motor possui uma taxa de compressão intermediária entre o que seria ideal para um veiculo apenas gasolina ou apenas álcool. Em relação aos mapas de injeção e ignição em veículos Flex, são programados para qualquer proporção desde 100% álcool a 100% gasolina (e22). Porém concordo que quando se usa apenas um combustível se obtem o maximo que ele pode oferecer, por exemplo maior potência no alcool, ou maior autonomia na gasolina.
Pelo que eu entendi, no vídeo não foi dito que não pode misturar. Se os motores flex foram desenvolvidos justamente para aceitar os dois combustíveis em qualquer proporção, é claro que pode misturar sem problema nenhum. O que eu entendi da proposta do vídeo é que ele não recomenda misturar, com o objetivo de extrair o máximo de benefícios que cada combustível proporciona. Então, se quer misturar meio a meio, ao invés de fazer essa mistura dentro do tanque, é melhor encher com um combustível, usá-lo até a reserva e depois encher com o outro combustível. No bolso, o resultado desse meio a meio será o mesmo, mas os benefícios para o motor serão maiores.
Se você observar no manual, vai verificar que a maioria recomenda a alternância de combustíveis. Sendo, a tecnologia Flex, você pode misturar, PORÉM, como disse, não será possível obter o MÁXIMO de EFICIÊNCIA de cada combustível.
Perfeito, ele só diz para não colocar mais etanol na gasolina, mas não justifica a hipótese de não se colocar um pouco de gasolina no etanol.
A partir da publicação da proposta como lei, a nova margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Antes da PL, a proporção fica entre 18% e 27,5%.
Isso é muito mais que uma dica - é conhecimento de alto nível - parece pouco a primeira vista mas..... faz toda a diferença no bolso e na vida útil do motor (justificando a redução significativa de custos - vai doer menos no bolso)
Nossa gasolina já vem misturada, eu misturo mais álcool e funciona muito bem.
Vou continuar misturando
Ótimo conteúdo, estava com receio de estragar meu carro, pois só estou usando o etanol no meu carro.
Muito obrigado!
Fico feliz em poder ajudar ✌️😃
Meu esquema é simples: na cidade uso álcool pq é mais barato que a gasolina. Para viagens próximas ou para locais em que há ampla disponibilidade de postos credenciados, uso álcool. Para viagens longas, para locais que não conheço ou locais de tempo frio, uso gasolina.
Usei um mix de álcool e etanol, cerca de 30/70 A e G,, e o carro melhorou alguma coisa no desempenho, coisa quase nada, mas teve... Etanol puro não compensa, gasta 40% a mais... (Na teoria). E o preço ainda está caro comparado a àlcoolina. Mas muito interessante sua explicação
Eu agora só uso gasolina,depois que colequei 30 litros de álcool adivado.....meu um ploblema tive que trocar as duas soda lambria...ufa RS 815 se prejuízo. Já tem 4 anos só gasolina meu prisma 1.0 a média é 15k na cidade 18k na estrada
Minha experiência com carro flex, eu tinha um Siena 1.3 fire 2005 flex, usei bem pouco no álcool em quase 10 anos que o possui, hoje tenho uma parati g3 fase2 1.8 2003 motor AP somente a gasolina, depois de uma viagem de longa distância em eu gastava 7 tanque de gasolina pra ir e voltar no siena, na parati gastei 6.
O nível do vídeo foi excelente. Embora você tenha dito que realmente existe mais coisa além do que você falou, acho que teria valido a pena falar que a potência e o torque são maiores com Etanol na maioria dos projetos de motores. Devido à maior octanagem do etanol, ele resiste melhor a pressão dentro do cilindro sem auto detonar, então a taxa de compressão do motor é maior quando usando etanol.
O carro flex é projetado pra rodar com máxima eficiência em ambos o combustíveis ou com os dois em conjunto.
Os parâmetros separados tem comportamentos diferentes quando integrados
Gosto do etanol, Aqui em aracaju a diferença do etanol para gasolina ta 1,30. Não da pra usar nesse valor tão próximo.
Minha experiência rodando com etanol E85 ( 15% de gasolina l):
Carro melhor pra pegar, funcionado mais macio e sem tremedeira, menos ruído em altas rotações e média por km muito boa
Outra que deu muito certo: 5 litros de etanol aditivado a cada 30 litros de gasolina: Bem menos fuligem no escapamento e o motor para totalmente de grilar
Tem mais de um tipo de Etanol nos postos?
Meu carro é flex e só funciona perfeitamente quando encho o tanque de etanol e boto 5 litros de gasolina fica show
De fato, essa dica de se misturar pelo menos uns 15% de gasolina no etanol funciona mesmo em qq veículo flex e só traz vantagens quando comparado com abastecimentos somente com gasolinas, comprovadamente , ou seja, é sempre o melhor desses 2 mundos !!!
Toop 👊😃
Faço mesma coisa cm Sandero, ele tava rateando cm etanol puro coloquei 5L de gasolina carro ficou liso hehehe.
@@mateus54mat se usar só gasolina fica preso só etanol o motor ficar trepidando quando encho de etanol mais 5 litros de gasolina comum fica sereninho.
A qui em casa tem um pálio Flex 1.3 estar com 180 mil km e motor caladinho uso os dois e não tem problema,problema ta si usar combustível ruim ai nem ap aguenta.
Comecei a fazer isso no meu Sandero 2013 1.6/8v antes de ver seu vídeo, e percebi nitidamente que o carro ficou muito mais econômico, vou continuar seguindo sua orientação👍
mas usando qual combustivel em particular?
@@Andrewuzlk45 Blz, completo só no álcool ou só na gasolina. Não misturo mais como eu fazia antes 👍
Isso quer dizer que , cada vez que vc trocar de combustivel vai ter que esgotar o tanque 😅
Isso que é vídeo. Dados técnicos para comprovar o que está sendo dito, não mero achismo
Valeu pelo apoio amigo!
E mesmo assim ainda tem gente falando besteira nos comentários.
Acredita nisto? ✌️😅
De gente "entendida" e "engenheiro mecânico de teclado formado pelo UA-cam" aqui tá cheio. Só releva e ignora essa gente. O Bostil é intankável l@@carupdicasautomotivas
eu recebi uma dica de um amigo que tem um programa de rádio 🔘 ele disse que seria viável colocar metade de cada combustível ⛽️ ou seja metade de gasolina e metade de álcool no tanque do carro 🚒que o carro ficava mais econômico
Eficiência depende da qualidade do combustível,e isso cai conforme o preço aumenta. Tenho um C4 lounge AT,usava gasolina de dois postos renomados ( SHELL e Petrobras),a autonomia começou a cair em ambos os postos,até chegar a 7/ 7,5km por litro com gasolina na cidade,comecei a usar uma mistura de 10/15% de gasolina no tanque de álcool,no começo o carro fez 7km por litro na cidade,agora fica na média de 6,1 a 6,6km por litro. Na ponta do lápis compensa mais essa mistura que usar somente gasolina,que supostamente era pra render mais no uso diário.
Não se pode colocar a conta do consumo do veículo somente no combustível, é uma variante!
Verifique velas ignição, filtro de ar motor, coloquei aditivos de combustível para tentar otimizar a vazão dos injetores e limpe corpo de borboleta para melhorar entrada de ar na admissão fazendo que mistura entre ar e combustível seja estequiometrica(ideal)!
Desalinhamento das rodas dianteiras aumenta consumo combustível!
Abraços!
@@danilloneiva7280 manutenção totalmente em dia, tudo isso citado por vc está de acordo com as referências de fábrica. Passei a autonomia que sofre variações única e exclusivamente por causa do combustível, pois é usado diariamente no mesmo trajeto e da mesma forma. A mistura feita por mim me possibilita economia e autonomia maior que utilizando gasolina,isso fazendo comparações financeiras na ponta do lápis.
Em motores flex, devido a compressão deles ser um pouco mais elevada , jamais se consegue um melhor rendimento ao se abastecer somente com gasolinas .
Por isso que misturas contendo mais etanol do que gasolinas para qq motor flex se obtém sempre um melhor rendimento geral e ainda com um excelente custo-benefício !
Conteúdo muito bom. Segue minha sugestão... Diminua a movimentação da câmera na filmagem. Use um tripé.
O meu só fica bom se tiver um pouco de gasolina 40 de gasolina e completa o tanque no etanol
Não sabia da diferença tão grande de poder calorifego. Vou usar só gasolina, meus percursos são curtos. Até adotei o costume de deixar o motor funcionando um pouco antes de sair de casa.
Eu só uso etanol 85 e foi a melhor coisa que fiz no meu carro flex
O que é etanol 85 ??
E85 é uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina@@marcaomonteiro689
Valeu !!
Eu também, foi incrível a mudança do carro
Também uso essa opção
sempre misturo álcool com gasolina,mais sempre em quantidade baixa de gasolina,de eu botar 10 litros de álcool eu boto apenas 1 de gasolina só mente para o carro ter mais facilidade na hora da partida,quando uso só álcool o carro da mais trabalho,para pegar e como o motor demora mais a esquentar,ele tbm dente a ficar falhando na hora de subir ladeira ou passar lombadas ruins...mais com a gasolina pouca mistura já não tenho esses problemas,meu carro é um Palio 1.0 2008...
Difícil não misturar, o posto já mistura (por conta msm)
Vc compra gasolina e vem: gasolina+etanol anidro+ etanol hidratado do posto + outras porcarias
Se comprar etanol vem
Etanol hidratado + água da torneira do posto
Misturei gasolina e etanol na proporção 20% de gasolina para 80 de álcool e aconteceu o seguinte;
A partida ficou bem mais rapida em dias frios mas ao chegar próximo da reserva o carro começava a falhar parecendo que não tinha mais combustível no tanque.
Voltei a abastecer somente com etanol e parou o problema.
Kleber , fala sobre a Sonda lambda, e os defeitos que ela dá no carro quando estraga .
Falarei no vídeo de Quinta-feira ✌️😃
Tem muitos vídeos no UA-cam falando,
Casos e casos... tenho uma SAVEIRO G5 ; se não colocar meio a meio no abastecimento o carro simplesmente falha bastante e em determinado momento perde até força.Já consultei várias alternativas e em uma delas me disseram que os sensores precisam identificar o uso de ambos os combustíveis simultaneamente, não apenas um ou outro ‼️
Eu misturava os dois combustíveis na época do frio (quando tinha frio-SP), mas gosto de usar só o etanol ! *Conclusão vamos gastar mais pela gasolina e rodar menos km por litro , diminuindo assim a autonomia.*
Uso metade álcool metade gasolina e o rendimento surpeendeu, faço o dobro de kilometragem e fiocu mais esperto.
Eu faço a mistura E85 o carro fica muito bom. Faço o cálculo em uma planilha para saber exatamente quanto de cada combustível usar.
Boa!👍
Considere que nos seus 15% de gasolina já existem 27,5% de álcool anidro.
Olá, o cálculo já considera essa porcentagem de álcool na gasolina.👍🏻
Uso etanol e coloco aditivo. Pra mim é a melhor solução no momento.
Kleber sou seu fã. Seus vídeos são verdadeiras enciclopédias mecânicas!!! PARABÉNS 👏👏👏
Obrigado pelo elogio amigo!!! ✌️😃
eu faço 40/60 meu uno tem média de gasolina e anda excelente sem nenhum tipo de grilagem ou qualquer novidade ! 😊
Uno é top, tbm tenho 1 e o bichinho sai que não deixa a desejar pra nenhum carro zero.
Parabéns pela explicação, as pessoas acham que álcool são iguais no combustível.
Sim exatamente, existe muito este equívoco!
as pessoas nao, as proprias montadoras que atestam que tanto faz, pode usar um ou outro ou os 2.
Tenho uma Zafira 2008. Comprei carro flex a 4 anos, tentei no álcool e faz 4,5, 5 no máximo por litro, na gasolina faz 10 chorando a uns 3 anos e meio passei a misturar os 2, 50 litros de álcool para 10 litros de gasolina, e faz 8,5 a 9. Na cidade, na estrada faz 12 e não tive problemas de motor.
A cada 3 litros de gasolina aditivada eu coloco 1 de álcool, mantém os pistão e válvulas limpo pelo álcool e lubrificado pela gasolina fica top
Se viu o vídeo, não entendeu nada.
A gasolina já vem quase a metade etanol
Estudei Mecânica dos Fluidos com o professor Franco Brunetti, autor desse livro seu. Foi um grande professor!
O motor flex ja vem preparado p funcionar com dois combustíveis. Eu ja usei só álcool nas velas ficavam todas enferrujadas e o consumo aumentava muito. Então tenho misturado os dois p achar o melhor ponto de uso. Ele quiz o comentário, ganhou, mas discordo do pensamento.
No mínimo voce colocou etanol do posto mais barato, que vem batizado com bastante água, como exemplo só coloco Etanol no Shell ou Ipiranga e meu carro faz 9,5Km/L , uma vez só para testar coloquei etanol em um posto bem barato e o consumo caiu para 8Km/L. E obviamente o etanol consome mais que a gasolina, isso qualquer um sabe.
Não gostava do etanol, sempre usei somente gasolina, ate fazer alguns testes, abrir motor de moto. Usar somente gasolina causa carbonização, usar somente etanol vai causar ferrugem. O carro fica melhor no etanol, por causa da injeção que parece que foi feita pro etanol e aceita gasolina. Entao a solução de 75% gasolina e 25% etanol parece casar bem, pra não ter ferrugem e nem carbonização. Mas já se sabe que a maioria prefere etanol pelo valor menor, então o combustível perfeito seria um etanol aditivado? Sim! Então será por esse motivo que neste vídeo é induzido o uso de somente um combustível, pelo anúncio de venda futura de um aditivo? Estamos vivendo em um mundo cada vez mais sombrio.
Exatamente. 🎯
Uma medida de 10% até 15% de et na gas já é o suficiente para fazer processo que você falou que "casa bem"! Acima disso é apenas lorota do povo para o setor de cana continuar lucrativo!
Combustível no Brasil só de marca conhecida, Petrobrás, Shell, Ipiranga etc, e aditivado por essas distribuidoras. Álcool aditivado e gasolina aditivada. Fugir disso é querer dar muita chance pro "azar".
@@andreluis777 cara, não faz diferença, só muda o caminhão de transporte, vem tudo dos mesmos tonéis nas refinarias!
@@joaomxlavagnoli Faz muuuuuita diferença!!! As marcas têm nome a zelar, têm processos a serem seguidos e uma série de regramentos a serem cumpridos, assim como os postos que ostentam suas bandeiras. Inclusive, por norma da ANP, a distribuidora é responsável pela aditivação de seus combustíveis. Qualquer problema é muito mais fácil acionar elas judicialmente.
Já essas redes sem bandeira, em sua maioria, têm compromisso somente consigo mesmas e a gente nem sabe de onde vêm o combustível que está no tanque. É capaz inclusive de haver combustíveis de distribuidoras diferentes no mesmo tanque.
Tive aula na faculdade com o autor do livro que ele mostrou. Franco Brunetti é um dos inventores do motor a álcool.
A stellantis está desenvolvendo um motor 100% alcool, oq seria um sonho. Flex é fria desde que saiu. Por gasolina com 7% de alcool e alcool puro de volta! Isso sim é um sonho.
Não estão desenvolvendo nada novo, só voltando as origens. Nos anos 80/90 já existiam motores 100% etanol!
Também concordo, mistura é sempre furada, o carro deveria ter especificação única e exclusiva
@@lexgameplay8041 É um novo motor. Com novas tecnologias, então está desenvolvendo. Que já existe motor 100% a álcool é tudo questão de tratamento e compressão. Maaas...eles já disseram que não irão lançar o motor no Brasil. Vamos chupar o dedo.
Um adendo, já se sabe com muitos estudos científico nos teste a mais de 12 anos ,se conclui que carros a gasolina duram 145 mil km a mais , os danos extras podem ser evitados, já os carros a álcool causam desgastes intensos nos carros , escapamentos, sistema internos e pasme oxidação em vários internos do motor, que no final terá um custo alto , alguns dos problemas que estes estudos apontaram lamentavelmente aconteceram no meu carro com 5 anos de uso de etanol, hj vejo que os dois causam danos ,mas o de gasolina muito menos
Estou impressionado com a quantidade de conclusões equivocadas, misturando conceitos (corretos) que não têm nenhuma relação.
A única coisa que se salva é a parte em que diz que muita água faz separar a mistura em duas fases, mas isso só é problema com etanol batizado (com mais água do que deveria).
Ia falar isso agora, no video ele usa um etanol batizado pra fazer o teste.
Minua sugestão seria fazer com o etanol aditivado que é o melhor.
@@henriquemederos1018 qual a vantagem do etanol aditivado? Certamente não são aditivos como os da gasolina, pois detergentes e dispersantes seriam inúteis no etanol.
@@lucianodias73 isso quem tem que responder é o engenheiro do vídeo rs. Eu só dei a sugestão de aí invés fazer um teste com um etonal batizado igual do vídeo, fazer com um superior pra ver se vai ser ruim mesmo.
tenho um uno way 1.0 flex 2014.. esses motores se vc colocar somente gasolina, ele bate um pouco de pino(pre detonaçao).. meu mecanico aconselhou a por 70% gasolina e 30% alcool... e o carro ficou outro... melhorou 200%
Pois bem, segue meu relato, testei a tal da e50 no meu onix 1.4 2013, em 52 litros, botei 35 de gasolina e completei com álcool. O carro ficou mais forte, menos barulho MAS a luz da injeção apareceu, levei no mecânico que passou scanner, acusou catalisador ineficiente. O mecânico falou que pode ser a mistura que fiz.
Chevrolet acende a luz da injeção porqualquer coisinha. Pode continuar rodando normalmente.
Eu estou misturando agora no frio, por causa da partida, ficou melhor para pegar de manhã, depois que voltar fazer calor, volto para álcool
Seria viável abastecer 1 tanque de gasolina e 3 tanques de etanol (ou outra proporção), fazer o rodízio entre os combustíveis para aproveitar os benefícios de cada um?
Espero a resposta da sua pergunta do mestre
Esperando a resposta também😊😅
Esperando a resposta
Tem um vídeo posterior a este que ele informa que o "correto" seria abastecer 1 tanque de um combustível e 3 do outro, não especificou se é um de etanol para 3 de gasolina ou vice versa, mas o rodízio entre os combustíveis é interessante sim. Vou ver o nome do vídeo e coloco aqui posteriormente. Espero ter ajudado, abraços!
Melhor explicação que eu vi até agora sobre o assunto.
O motor flex mascara a real capacidade de desempenho. Só seria possível uma comparação séria se tivessemos veículos monocombustíveis. Por exemplo, um Gol 100% gasolina vs Gol 100% álcool. É um conteúdo técnico pra quem tem condições de estudar, pro afegão médio dica do vídeo é: se for abastecer com etanol esvazie o tanque pelo menos 90% antes de abastecer e rode uns 10km antes de desligar o motor para que a sonda reconheça o etanol.
Sim, um motor monocombustivel é muito mais eficiente que um Flex que tem que se virar nos 30 pra dar conta dos dois que são completamente diferentes!
Álcool ganha. Quem se lembra da era ( anos 90) do Gol GTI (gasolina) vs Gol GTS( álcool) o GTi perdia em tudo exceto no consumo.
Boa tarde Cléber gostei muito da sua explicação, só me tira uma dúvida: Devido as vantagens e desvantagens dos dois combustíveis, não sendo recomendado a sua mistura, posso encher o tanque com gasolina e assim que acabar posso encher com etanol? Fazer sempre isso?
Na internet tem especialista para tudo quanto é coisa, até pra ligar e desligar o carro tem, agora mais essa, vou voltar a andar de carroça é muito mais facil.
Parabéns pelo seu trabalho, muito esclarecedor.
Muito obrigado 😉
Meu mecânico falou pra eu misturar sim gasolina com etanol quando meu carro estava com dificuldade de dar partida no motor quando eu usava só gasolina. Resolveu!
Fala das diferenças entre gasolina comum, gasolina aditivada, gasolina podium e etanol, nos moldes desse vídeo. Comparando os benefícios e malefícios de cada um.
Boa!!
Pode deixar ✌️😉
O motor foi projetado para rodar com gasolina, etanol ou os.dois misturados em qualquer proporção. Encher o tanque com etanol e colocar 1/4 de gasolina melhora bem o consumo.
Top! Kleber, fale do E85.
Pode deixar amigo!
USO MAIS ETANOL ACHO QUE NA CIDADE FICA MELHOR PARA A ECONOMIA, E A CADA UNS 2 MESES ABASTEÇO COM GAZOLINA, DESEMPENHO É BOM NOS DOIS COMBUSTÍVEIS
E sobre e85 que usado nos estados unidos como fica esse explicação sua? Pq e 15% de gasolina e 85% de etanol essa mistura também e ruim?
Pelo que sei, essa é a proporção ideal, os 15% de gasolina inclusive é pra lubrificar, igual a água que é adicionado no nosso.
Segundo já se lê na net sobre o E-85, existe essa mistura de 15% de gasolina no etanol deles para ajudar num melhor funcionamento geral dos motores flex deles quando o clima lá nos EUA está mais frio.
E que inclusive, nos meses mais frios do inverno norte americano, , o E85 se transforma em E-70, justamente para facilitar um melhor funcionamento geral e até as partidas a frio nos veículos flex deles.
Sempre uso nessa proporção.
O etanol tem menor poder calorífico por kg, mas o motor injeta, em média, 42% a mais de etanol quando comparado à gasolina, portanto, o calor produzido acaba sendo quase o mesmo.
Vi uma entrevista de dois engenheiros e eles falaram que o motor flex é projetado para os dois combustíveis, inclusive misturado! Etanol da mais potência fala no manual do meu astra! É igual produtos pra manutenção do carro, cada um fala uma coisa kkk
Se você observar no manual, vai verificar que a maioria recomenda a alternância de combustíveis. Sendo, a tecnologia Flex, você pode misturar, PORÉM, como disse, não será possível obter o MÁXIMO de EFICIÊNCIA de cada combustível.
Cleber com fazer a troca de combustivel , tem que ser . usar um tanque de etanol até acabar e depiis encher um tanque so com gasolina . E ficar alternando e assim pra fazer. alternando
O meu carro ficou com problema no computador de bordo com esse aumento de álcool na gasolina aumentou o consumo de combustível.
Galera eu andava so na gasolina hj moro no interior de SP so abastecimento em posto de usina etanol bom faz 15 e 17 na gaso corsa classic 2009
Oi boa noite, em um tanque de etanol eu coloco 3 litros de gasolina, está mistura é prejudica o motor?. APARECIDA DE GOIÂNIA-GOIÁS.
Em veículos flex não prejudica em absolutamente nada e vc pode até dobrar essa quantidade de gasolina para 6 lts em cada tanque de etanol que o rendimento obtido será ainda um pouco melhor.
Olha a explicação desse cara, é uma aula de curso superior....Muito show o nivel de detalhamento que vc traz. No entanto, focando na economia máxima (ignorando durabilidade e outros benefícios) sabemos que matematicamente, por exemplo, sendo etanol 10km/l, gasolina 14km/l, misturando 50/50 teremos 12km/l. Pergunto, na prática ou quimicamente falando, isso tb é verdade?
Eu sempre coloco 10% de gasolina e completo com álcool.
Também faço isso e tem dado certo. O carro fica mais "liso", melhora a partida à frio, aceleração e não bate pino.
Experimente colocar 15% de gasolina e 85% de etanol e vc terá ainda um pouco mais de autonomia por cada tanque e sem perder nenhuma das vantagens do etanol !
@@rodrigocafeh5855eu fazia isto tbm pelos mesmos motivos.. aí troquei velas e cabo de velas.. zerou.. não preciso mais da gasolina 👍🏻
@@PanayotisJeanSkiadas vou experimentar
@@PanayotisJeanSkiadascomo consigo calcular essas porcentagem de combustível? quero começa a abastecer assim.
Tenho um Civic 2024, só abasteço com gasolina premium, sem problemas.