O DESAMPARO ORIGINAL E SUAS SAÍDAS | EMANUEL ARAGÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 303

  • @LeoEDutra
    @LeoEDutra 3 роки тому +146

    Estão sendo a minha terapia esses vídeos.

    • @thaisfloreal5994
      @thaisfloreal5994 3 роки тому +25

      Se você tiver um terapeuta pra discutir sobres as coisas que você pensa e sente quando vê esse vídeo, fica muito mais legal.

    • @karolapaiva7062
      @karolapaiva7062 3 роки тому +5

      @@thaisfloreal5994 sim. Faço isso

    • @gravinatv
      @gravinatv 3 роки тому +2

      De muita gente :)

    • @anapaulino5600
      @anapaulino5600 3 роки тому +7

      Dê MTA gente... É uma verdadeira aula 😁

    • @silasfurtado762
      @silasfurtado762 3 роки тому +5

      Eu uso esse canal como espaço terapêutico e ferramenta p auto análise desde que conheci.

  • @mariaeduardaheinze8650
    @mariaeduardaheinze8650 3 роки тому +82

    Fez muito sentido pra mim ❤ é tanto sentido que dou gargalhada durante o vídeo pq tenho vontade de "procurar aa câmeras escondidas" kkkk sou totalmente seeking, busco um ideal perfeito de mim mesma para ser amada. Mas sabe o que eu acho mais triste nessa saida? É quando vc se da conta que faz isso, que passou anos buscando algo não legitimo, que não era sua vontade real.. e isso é um novo abandono. O abandono não foi da sua mãe.. vc se abandonou.

  • @milenamachado1782
    @milenamachado1782 3 роки тому +53

    O orgulho dele falando "O doutorado da minha mãe" 💞

    • @mariacarolina3300
      @mariacarolina3300 3 роки тому

      Achei lindo!

    • @julianaloydilima1968
      @julianaloydilima1968 3 роки тому

      Achei mto fofo!!!

    • @terragraciosa1651
      @terragraciosa1651 Місяць тому

      Delicioso, né? E o assunto era exatamente sobre maternidade/fase oral/ser amamentado. Foi perfeita a sintonia e o fato de ele incluir tanta ternura na analogia, passa a sensação de haver sido muito amado por essa mãe lapidada na academia e no serviço de lhe haver trazido à vida.
      A prova viva de que pé de jaca não dá manga, mesmo! Hehe pra brincar um pouco aqui.

  • @Simone.Lemos.
    @Simone.Lemos. 3 роки тому +119

    Manu: "vou tentar ser bem simples e bem direto". Vídeo: 49 minutos haha
    Sorry, Manu, não foi simples nem direto, mas foi sensacional!
    Vou ter que ver de novo e em velocidade reduzida. Muuuuita coisa pra refletir e digerir.

    • @drielly5715
      @drielly5715 3 роки тому +10

      é aquele tipo de vídeo denso, no sentido de que a temos que ver várias vezes pra decodificar tudo o que foi dito (não de pesado, chato, etc.). ele foi até simples e direto, dentro do possível, a questão é que o assunto em si é complexo.

    • @LeoJusti
      @LeoJusti 3 роки тому +1

      Cara ele tinha q melhorar essa prolixidade pprt 😩

    • @ritadecassiasouza2634
      @ritadecassiasouza2634 2 роки тому +2

      Foi perfeito...obrigada de verdade...está sendo muito importante pra mim tudo o que você diz...e como você diz...está na velocidade certa para prender minha atenção...caso contrário eu não conseguiria assistir ao vídeo todo hihi...gratidão

  • @rafaelborgesmartins3626
    @rafaelborgesmartins3626 3 роки тому +22

    Tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo crescendo me absorvendo e de repente...

  • @anapaulamellopeixoto3556
    @anapaulamellopeixoto3556 3 роки тому +41

    Ótimo vídeo, Manu! Eu "optei" pela depressão. Me fechei nos livros, na imaginação, na fantasia, - e me isolei bastante.
    Acordei no sanatório.... rsrsrsrsrs
    Hoje acho que só o acolhimento dos amigos, do namorado, o meu gatinho Bolívar, e o brincar, especialmente pela arte e pela criação, podem apontar uma saída para mim.
    Eu sou muito fã do play. Os jogos teatrais podem ser muitíssimo terapêuticos.
    Quanto a acolhida, sempre recomendo a todos que, além de fortalecer os laços de amizade, busquem os grupos de Doze Passos, que são gratuitos e muito eficazes.
    Grande abraço, e gratidão por compartilhar conosco suas reflexões.

  • @lu.barbieri
    @lu.barbieri 3 роки тому +31

    Gente do céu! Esse vídeo apareceu pra mim aqui no momento exato... até em suicídio eu já estava pensando, de tanto desespero com relação ao desamparo eu estava sentindo... agora estou mais tranquila e ficou tudo muito mais claro e leve! Gratidão eterna, Manu! ❤

    • @ChrystiedeJesus333
      @ChrystiedeJesus333 9 місяців тому +2

      Quando se sentir assim, conversa com Jesus.. Ele me salvou❤

  • @MarianaRodovalhoG
    @MarianaRodovalhoG 3 роки тому +79

    Manu, queria saber mais sobre a ânsia de ser independente que se apresenta como um caminho. Como uma determinação em não precisar do outro pra ser e pra realizar (mesmo que o outro pareça disposto a ajudar agora)

  • @cidasena12
    @cidasena12 3 роки тому +20

    Esse vídeo veio quase como uma resposta a uma questão que me tomou nos últimos anos e só me dei conta (claro, após longas sessões de análise) depois de um encontro com um cara: sempre que eu tinha algum tipo de encontro, fosse com quem fosse, ruim que fosse, eu voltava pra casa e chorava horrores! Por uma sensação latente de desamparo e por uma possibilidade de abandono já registrada lá atrás. E no último "episódio" desses choros, eu me dei ao direito de gritar - no travesseiro, pra ninguém achar que eu estava sendo morta a facadas - como um bebê pedindo ajuda... Foi estranhamente libertador. A estética do desamparo foi a melhor explicação que eu já vi para mapear e tracejar esse rastro simbólico e de alguma forma, redesenhá-lo ressignificando. Obrigada Manu.

    • @robertanayara6441
      @robertanayara6441 2 роки тому +1

      Nossa, me identifiquei... sempre voltava para a pessoa e depois voltava para casa dirigindo e chorando, o encontro não supria o desemparo de abandono, na real só reforçava pq ele não queria permanecer só queria estar enquanto havia sexo...

  • @elaineparana5491
    @elaineparana5491 3 роки тому +31

    To igual ao meme da Nazaré olhando as fórmulas de trigonometria...rsrsrsrs Muita informação pra processar.vídeo maravilhoso Manu!!!! obrigada por compartilhar 🙏🙏🙏🙏

  • @marciaracz1935
    @marciaracz1935 2 роки тому +1

    Eu saio andando rsrs. Eu tinha 2anos e meu pai me abandonou no meio da rua pois eu não queria acompanhar ele. No lugar de ficar parada eu sai andando por fim estava chorando e em Pânico quando minha mãe me achou. Nossa Emmanuel... Nunca pensei sobre essa resposta, sobre essa estética. E é exatamente assim que respondi e ainda respondo as situações de desamparo... Por fim no sair andando descobri que no lugar de chorar e de entrar em Pânico eu TB poderia sim: Brincar e descobrir o Mundo e a mim mesma.. Entre dores e desespero sempre me lembro que posso brincar. Genial!

  • @anafurtado3379
    @anafurtado3379 3 роки тому +47

    Acho engraçado o fato de você sempre falar algo que estou analisando na minha vida haahah. Bom, tenho memórias corporais (pode-se chamar de sintomas de um trauma) mas não imagéticas de situações violentas que posso ter vivido na infância, e tenho me trabalhado a partir disso. Percebo como me coloco no mundo é: busco prazer x sei que nada nem ninguém o vai suprir. Nessa lógica, já cursei graduação e larguei no nono período, justificando que não me divertia o suficiente na prática profissional e mudei para algo que até então me traz isso. Contudo, havia ali um medo de fracasso muito grande, então é melhor eu me retirar do que insistir e fracassar e ficar explicito que não sou capaz.
    No campo das relações amorosas, percebo que nos meus 22 anos iniciei relações que eu já sabia q teriam curta duração desde o inicio, pois nesse período de paixão, eu já não tinha gozo (olha o Play ai). Além disso, reflete tbm meu mecanismo de defesa: eu te abandono e não você a mim.
    Muito bom o vídeo, Manu. Hoje que percebo melhor minhas fantasias, "escolho" onde inseri-las na realidade compartilhada, até onde é possível "viver" a fantasia (o que já se contrapõe por si só). Por ex: profissionalmente, quero trabalhar em outras cidades e países, mas sei que onde eu estiver, minhas neuroses também estarão, logo a mudança geográfica é apenas uma nova forma de experimentar a vida e não a solução pra nada.
    Vivi períodos depressivos (começou quando meu pai faleceu) e percebi que não me permitiria viver desta forma, pois nem me matar eu teria coragem, já que isso pro mundo é o maior ato de desistência de si, e eu não me permito fracassar publicamente.

    • @anacarolineferreira6371
      @anacarolineferreira6371 3 роки тому +1

      Meu Senhorrr, você me descreveu!!! Hahahahah

    • @mariacarolina3300
      @mariacarolina3300 3 роки тому

      identificação total !!!!

    • @argolomari
      @argolomari 2 роки тому +1

      Que incrivel poder ler sua experiencia. É muito positivo que hoje voce consiga fazer todas essas analises, significa que de certa forma se encontrou!

    • @Solangeev2012
      @Solangeev2012 8 місяців тому

      Vivemos fugindo dos fracassos, tentando driblar traumas, etc... Um cansaço viver assim. Insegurança, desconfiança, vazio...

    • @monteirosandy
      @monteirosandy 6 місяців тому

      Seu último parágrafo me pegou tanto que eu decidi guarda-lo no meu diário!
      Obrigada 🙏🏼

  • @agoracursospinformaticaser8931
    @agoracursospinformaticaser8931 4 місяці тому +1

    Ahhhh... isto sim que é uma terapia funcional!! Escutei, escutando de novo... e de novo... e de novo. Valendo muito1

  • @martagrechi9181
    @martagrechi9181 3 роки тому

    Nossa! Vendo os comentários, penso que não existe ser que não se sinta desamparado, uns mais , outros menos, acho que o fato de sair do útero da mãe é o início de tudo, daí pra frente a experiência de cada um e como cada um busca e entende ser o jeito melhor de ser amado, acolhido, enfim...
    Uns encontro afeto de mais outros de menos, o que causa carência ou muito auto centramento, egoísmo!
    O caminho do meio é o ideal! E no fundo tudo é pura ilusão!!!
    Obrigada querido, ao perceber que sou parte da humanidade, já me faz estar incluída num grupo e a dinâmica de cada um, pode acrescentar a minha pra caminhar com mais leveza!!!
    Vc é TOP!!

  • @guiortzz
    @guiortzz 3 роки тому +25

    Eu te amo cara kkkkk, como é bom ouvir a tua visão sobre as coisas

  • @TheAnacc85
    @TheAnacc85 3 роки тому +20

    Vídeos esclarecedores! Eu me encontro muito em descobrir prazer em coisas pra mim e cuidar dos outros, isso me levou a, na maioria das vezes, me deparar com pares românticos com diversos problemas na família, aí já me desperta a sensação de querer cuidar dele e mostrar que ele pode se sentir bem comigo, que eu vou cuidar e não vou fazer mal, etc. Mas a consequência clara é eu acabar me doando muito nesse aspecto e ele me deixar. Aí eu volto pros prazeres comigo mesma pra me ajudar a superar essa separação. De uns 4 anos pra cá com a terapia que tô aprendendo a moderar esses cuidados excessivos com o outro e me desgastando menos com isso. Descobrir esse canal foi uma das MELHORES coisas tb, obrigada por conteúdos ótimos e essenciais!!!

    • @alexsandrogabriel865
      @alexsandrogabriel865 3 роки тому +2

      Ana eu sou exatamente assim, pior que me doei em um casamento de 12 anos e em outro de 5 anos. Acabando abandonado. Casei com 19 anos hoje tenho 38, não desenvolvi o play e não sei que rumo tomar na vida!

  • @irismfonseca
    @irismfonseca 3 роки тому +32

    Você, a Flor e sua mãe bem podiam reunir esforços pra se juntarem com a editora e um tradutor pra trazerem a tradução dessas obras pro Brasil.
    Junto com o curso de Psicanálise que você faz, Manu, poderia abrir uma espécie de clube do livro/de leitura pra discutirmos as obras traduzidas.
    *Sonho*
    Só acho que essa é uma das missões de vocês, hein hehe

    • @mariaclaraharo9097
      @mariaclaraharo9097 3 роки тому +2

      nossa eu ia amar participar disso!!! Aaaaaaaaaaaaa

    • @lealtafin
      @lealtafin 3 роки тому

      Não me chamem! Já estou ficando louca só com os vídeos! kkkkkk

  • @lucasricardo235
    @lucasricardo235 3 роки тому +12

    É o vídeo mais importante do canal kkk. Caramba o que foi isso!. Gratidão 🙏

  • @vanessadepaulam1
    @vanessadepaulam1 3 роки тому +12

    Por ter tido depressão tão nova e não ter me sentido cuidada nessa época, eu tomei como missão pessoal não deixar ngm se sentir sozinho qd se sente triste. Acredito que vou para o mundo através do care. E eu de fato sinto muita frustração quando não recebo o cuidado de volta. Queria que você falasse mais sobre isso.

  • @anacarolinelopes250
    @anacarolinelopes250 2 роки тому +1

    Cara! Que vídeo!!
    Estou impressionada com tanta conteúdo explicado nesse vídeo mas na forma clara que foi colocado.
    Uma aula!!
    Parabéns!

  • @eusouquemsou9719
    @eusouquemsou9719 Рік тому +1

    Muito bom 👏👏👏👏 obrigado pelas explicações. Às vezes é tanta angústia, confusão na vida que chega a sufocar. Bom ouvir alguém que já refletiu e estudou a fundo sobre isso. Reflexões valiosas.

  • @Xuliiana
    @Xuliiana 3 роки тому +7

    Isso é utilidade pública!!! Incrível. Eu estou feliz que o UA-cam tenha me recomendado este canal.

  • @JanineSOli
    @JanineSOli 3 роки тому +10

    Imagino que a gente pode dar respostas diferentes em épocas diferentes de nossas vidas, certo? Em algum momento "prazer na idealização", em outra fase da vida "prazer em si", por exemplo. Ou ainda é possível dividir essa necessidade de acolhimento nessas 3 diferentes dinâmicas ao mesmo tempo? À medida que campos de desamparo vão existir sempre me parece que estamos sempre tentando e testando respostas, saídas para esse desamparo...

  • @marcia11956
    @marcia11956 3 роки тому +4

    Sensacional embora um pouco embaralhado! kkk Eu com 60 anos me encaixo exatamente nessa pessoa que nasceu depois de 4 irmãs e ganhou outros três, um atrás do outro. Sendo assim, totalmente desamparada, esquecida pelos pais...tornei-me uma buscadora compulsiva por amor e ao mesmo tempo uma pessoa cheia de medo. Hoje apenas tento refletir o que me tornei...abandonei as culpas e inseri filmes,livros e desenhos...penso ainda em complementar com dança, meditação etc...etc...

  • @danielemarcal5539
    @danielemarcal5539 2 роки тому +2

    😳 Em diferentes fases da minha vida eu experimentei as respostas que vc descreveu no vídeo: idealizei certas pessoas que eu imaginava que resolveriam o meu desamparo, busquei por coisas materiais e por objetivos, que, no fim, nunca eram suficientes, até chegar à depressão, sessar a busca, não vale a pena😔. Raras vezes encontrei prazer no play, em mim mesma ... sempre gostei muito de ler e acho que era minha fuga. Tentei resolver também com o Care/cuidar através da maternidade🤦🏾‍♀️

  • @julianamunizdecastro88
    @julianamunizdecastro88 3 роки тому +5

    O vídeo mais importante da história do canal de número 1672. Rsrs Assistindo pelo terceira vez para tentar lidar comigo mesma, pq tem dias o desamparo bate pesado por aqui.

  • @pauloeduardobarbosadossant4424
    @pauloeduardobarbosadossant4424 3 роки тому +3

    Cara, o trabalho que vc faz é de utilidade pública. Sempre mostro seu canal para quem está na necessidade de refletir para sair de um sofrimento. Obrigado pela reflexão e pelo acolhimento ☺️

  • @alice.galvao
    @alice.galvao 3 роки тому +8

    Não importa se é muita coisa o que você fala. É didático e claro, então vale assistir e faz refletir.

  • @darlincarvalho2651
    @darlincarvalho2651 3 роки тому +10

    É ufa atrás de ufa! Tô na terceira audição e ainda parece inédito embora absurdamente familiar. Sensacional, Manu.

  • @mariliavieira2322
    @mariliavieira2322 2 роки тому

    Este sim é um canal que mostra a realidade.. Importantíssimo.

  • @Jonatan394
    @Jonatan394 3 роки тому +10

    Manu, você podia falar um pouco mais sobre esse processo de brincar consigo e cair naquilo de se isolar? Gosto muito de estar só e tenho tentando aprender o equilíbrio entre estar no mundo e estar comigo. Faço terapia e descobri muitas coisas importantes sobre a importância que tem pra mim estar só, o quanto esses momentos “‘me recarregam” e me alinham comigo, porque estar com o outro (talvez especificamente com algumas pessoas risos kk) é difícil pra mim. Me sinto invadido. Enfim, queria poder ser mais específico, mas não dá. Mas queria que falasse um pouco mais sobre esse isolamento e até onde ele é prejudicial. Obrigado pelos conteúdos. Abraço 🤗

  • @jessicavitoria7486
    @jessicavitoria7486 3 роки тому +4

    Eu sempre termino os vídeos pensando "esse é o melhor vídeo do canal". Obrigada Manu por salvar das crises kkk ♥️

  • @elianagoncalvesdesouza1969
    @elianagoncalvesdesouza1969 2 роки тому

    Você resumiu meus 53 anos de vida. Muito bom. Ajuda muito.

  • @lucadacruz3479
    @lucadacruz3479 3 роки тому +6

    SEEKING: "essa especie de: otimismo, apetite, vontade, "vai dar certo", "vai rolar no mundo". jajajajjaaj
    Maravilloso Emanuel!

  • @JaniceDossantosSouza-o8k
    @JaniceDossantosSouza-o8k 7 місяців тому

    Jesus toma conta... Super denso e maravilhoso, assistindo pela primeira vez

  • @vyvianbarbosaevangelista2288
    @vyvianbarbosaevangelista2288 3 роки тому +14

    Vou precisar ver novamente. nossa.... Que aula.

  • @lucianapaiva2836
    @lucianapaiva2836 3 роки тому +2

    Você é o próprio Rodrigo Hilbert do emocional Manu. Rs

  • @endrildias1794
    @endrildias1794 3 роки тому +3

    E incrível esse tema porque me lembrou uma fase complicada em um momento que me fechei totalmente para os relacionamentos em geral e o mundo passou a ser meu quarto. mesmo tendo que trabalhar e tudo mais eu só me sentia seguro lá. Foi uma fase assustadora e de muito aprendizado tbm porque comecei a querer entender tudo que tava se passando comigo, meus traumas e tudo mais (não que eu já tenha entendido todos eles) mas percebi que com o passar do tempo já tava virando uma situação preocupante porque meio que comecei a ter um tipo de fobia social por tá sempre idealizando situações sem vivê-las e a cada dia ia me fechando e criando essa capa protetora que parece tão boa e deixa a gente tão confortável que quando fui ver só de pensar em sair já me dava uma certa agonia e logo percebi o perigo disso tudo. A melhor forma que encontrei de sair disso foi fazendo o que mais gostava que andar de skate, aos poucos fui recuperando aquela vontade de sair mais e logo percebi a grande importância que as relações com o próximo tem. cheguei a conclusão de que é sim muito importante termos esse tempo pra nos compreender porque assim compreendemos também o outro, mas sair e compartilhar momentos alimenta a nossa alma e são processos de muito aprendizado e ganho de sabedoria. Os momentos de se distanciar e recuar sempre vão estar presentes mas hoje encaro como uma forma de pegar impulso pra continuar dia após dia e desfrutar da grande doideira que é viver. Gratidão pelo contudo meu mano!! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽

    • @crisfolgar8482
      @crisfolgar8482 3 роки тому +2

      Me identifiquei com a sua história. Estou passando por uma fase assim de fobia social... Legal saber que você e outras pessoas passaram por este processo e superaram... 👏🏻👏🏻

  • @isadoralima4094
    @isadoralima4094 3 роки тому +8

    Eu sinto uma agonia, reflito sobre ela e percebo que estou me sentindo desamparada num momento de transição muito intenso de minha vida. Aí lembro que tinha vídeo novo. Abro o yt e a primeira sugestão é o vídeo sobre Desamparo. Emanuel, vc não decepciona hahahahahah

    • @isadoralima4094
      @isadoralima4094 3 роки тому +2

      Meu desamparo é bem atrelado ao mecanismo de seeking. Me senti totalmente contemplada pelo processo de busca infinita por algum lugar, alguém, algum eu que vai me satisfazer. E pela frustração concomitante. Ando pensando muito sobre isso, e cada vez mais percebo que em vez de me levar adiante tem sido cada vez mais frequente a resposta depressiva a essa questão inalcançável

  •  3 роки тому +2

    esse tive q reassistir anotando kkk mas muito bom!

  • @dubemstore6442
    @dubemstore6442 2 роки тому

    O diferencial é justamente que vc consegue dar um panorama mais geral, colocando os porquês... as vezes falar num tema de umamaneira muito restrita, faz com que o outro nao saiba como ou onde encaixar as outras peças/partes.

  • @mariafernandinabatista6667
    @mariafernandinabatista6667 3 роки тому +8

    Já assisti a este vídeo três vezes h-o-j-e. Indo para a quarta... Conteúdo mais importante do canal foi esse!!!🌟🌟🌟

  • @solangealmeida735
    @solangealmeida735 2 роки тому +1

    Emanuel!!!será que tudo isso é necessário??Eu não sei como mudar tudo isso a esta altura,desde a infância seguindo a adolescência e a vida adulta...eu queria tanto que verdadeira mente estas três respostas fosse a cura. Uffa!

  • @terragraciosa1651
    @terragraciosa1651 Місяць тому

    Bendito útero que te pariu, Manu!! A gente agradece muito mesmo… “campo dopaminérgico”, vc fala umas palavras que só tendo o pai antropólogo. Salve demais vc, nossa amada Flor e tudo que te abençoa, sustenta e nutre. Grata por tanta miscelânea psicoanalítica!! Me buga e eu adoro… quero ser membro!! Ainda é possível?
    Hiii, anybody here??

    • @Ve4241
      @Ve4241 27 днів тому

      Conhece o canal Emanuel Aragão não? Vai lá, é ótimo tbm. E realmente, o pai dele é antropólogo 😂😂

  • @simoneburtet9563
    @simoneburtet9563 2 роки тому

    A minha encaminhei para a busca do amor. Quando encontrei meu marido vejo agora que vi nele uma espécie de salvação, a pessoa que supriria tudo isso...mas tiveram episódios onde ele me decepcionou e vi que ele não era meu salvador e sim eu que o endeusava...Agora , depois de muito sofrimento, tenho com ele uma relação mais real, sem idealiza-lo amando quem ele é de verdade.

  • @flaviaozaki5795
    @flaviaozaki5795 3 роки тому +3

    Ultimamente a maneira com que lido com as minhas faltas é... assistindo aos seus vídeos. Mergulho em um após o outro até encontrar algo que me faça refletir e ressignificar. E assim sigo... kkkk

  • @evelyseherminio2694
    @evelyseherminio2694 2 роки тому

    Sempre aparecia seu canal..mas não tinha visto até hoje. Muito impressionante seu trabalho, assisti somente alguns vídeos mas as questões que você coloca me fazem refletir muito. Não tinha encontrado esse viés em nenhum médico ou psicólogo até agora.
    Vou continuar te acompanhando.. o vídeo da mãe nas relações.. era esse que sempre aparecia na minha timeline, me casou muito impacto. Pois essa relação é bastante conflituosa na minha vida e afeta outros aspectos quando algo dá errado principalmente na área dos estudos e trabalho, como se lá eu estivesse procurando o amparo e amor que não tive nem tenho dela. Foi algo que simplesmente canalizei nessa área, pois não queria depender dos outros - é muito contraditório, já que trabalho em áreas ligadas às pessoas e suas necessidades.
    Enfim, como você pediu pra gente dar um feedback.. o meu é esse.. esses viés da neurociencia é muito legal. Eu desconhecia esse lado da área.. parabéns pelos conteúdos.

  • @karolinajustino
    @karolinajustino 3 роки тому +8

    Me sinto como se tivesse na terapia com vc. Obrigada!!! 😌

  • @PetianaBorges
    @PetianaBorges Рік тому

    Muito top o vídeo. Eu achava que estas buscas ou compulsões, se manifestavam como forma de satisfazer meu ego,hoje percebo que tem uma origem mais profunda. Obrigada por compartilhar estas preciosas informações.

  • @barbylimao
    @barbylimao 3 роки тому +7

    Pqp, que aula, fantástico, ajudou muito, vou voltar aqui zilhões de vezes😘

  • @nayanafonseca8686
    @nayanafonseca8686 3 роки тому +8

    Muito bom, me esclareceu mtas coisas e me identifiquei com a saída da pessoa que cuida e do que busca sempre algo mto difícil de alcançar a ponto de não comemorar as conquistas, é sempre só mais um passo. Mas, também consigo sentir prazer no play, em trabalhar no que eu gosto, em namorar, em cuidar na medida do que eu acredito ser possível. Só que muitas vezes a idealização me atrapalha, assim como já me paralisou. Então, cada vez mais acho importante o play, o prazer nos processos, junto com uma tentativa de lidar com essa idealização, pensando em várias possibilidades de futuro, imaginado mesmo e tentando não idealizar. Assim, espero lidar com a vida com saídas menos doloridas e não paralisantes.

  • @andersonfrancelino2637
    @andersonfrancelino2637 3 роки тому

    A saída para o meu desamparo depois de ver esse vídeo está no afeto do outro.

  • @sandramagalhaes9166
    @sandramagalhaes9166 3 роки тому +1

    _Qual é a Estética ou a Forma com que o Desamparo/Acolhimento Original se estabelece?_
    *Saídas Possíveis:*
    - Brincar - _Play_ (Jogos, Arte, Livros) Prazer em si mesmo, Prazer no Objetivo = SEEKING + Idealização
    - Buscar ser Perfeito, Ter Sucesso, etc (Imagem Ideal de si mesmo)
    - Cuidar (Prazer em cuidar)

  • @marisafonseca4428
    @marisafonseca4428 Рік тому +1

    Muito legal, entendi, mas no caso do superdotado isso tudo é muito mais intenso e o sentimento de inadequação é avassalador, e o isolamento é muitas vezes necessário.

  • @FlaviaKrahe
    @FlaviaKrahe 22 дні тому

    Genial. Ótimas descrições das saídas!🎉

  • @GislaineSilva-t4q
    @GislaineSilva-t4q 7 місяців тому

    Ola! Acabei de assistir esse complexo e interessantíssimo video. Primeiro agradeco por tanta informação, que de certeza veio de muito estudo e pesquisa. E pra nao falar muito, pegando ja as falas finais, eu me senti bem ao perceber que me vi com uma demanda ate bem pratica que é conseguir aprender a viver melhor o dia a dia, com menos depressão e ansiedade, e encontar alegria, contentamento, senso de realização , nas coisas basicas e simples da vida. Isso porque na maior parte da vida fui prisioneira desse desamparo ( a história é longa e com muito sofrimento) e hoje nao quero me manter vitima, quero apena um dia a dia suportavel, com momentos de satisfação /realizacao. Deixar de fugir das obrigações, ser maia responsável. Me relacionar melhor com aqueles que tenho estima, e outros que tenho de relacionar socialmente. Enfim, agradeço por tornar compreensivel mesmo que momentaneamente, toda complexidade de esistir.

  • @franciscoalbuq
    @franciscoalbuq 2 роки тому

    Manu, seus vídeos são necessários. Estou aprendendo muito sobre mim. Grande trabalho o seu!

  • @simonearandrade2018
    @simonearandrade2018 3 роки тому +6

    Na terapia...E o desamparo está aumentando..Mas um processo...Tentando ver minhas sombras e parar de sempre ..sempre voltar a mesma falta....Pai..Mãe..Infancia...A busca do "salvador"ou ser a "salvadora"Em cuidar por não ter sido cuidada no meu narciso idealizado...Enfim...a estética do.meu desamparo foi ter utilizado o Teatro numa forma de "fulga"de mim mesma...Agora o grande desamparo é me enxergar como sujeito...Uma grande cagada..Mas no acolhimento de que seja azul e mais bonito.Obrigada video incrível
    Bjo!

  • @deusalima5532
    @deusalima5532 2 роки тому

    Assistindo hoje, dia 4 de janeiro de 2022. Muito complexo e rico de informações mas muito esclarecedor. Tenho que assistir várias vezes.

  • @priscilaprado1464
    @priscilaprado1464 4 місяці тому

    Eu me vi um pouco em todas essas situações, saí da raiva narcisica para a ansiedade da idealização da perfeição, cai no cuidar pra se sentir "cuidado " e percebi que sou uma ferrada da cabeça... 😂😂😂😂socorro Deus

  • @anamariamenezesborges7151
    @anamariamenezesborges7151 2 роки тому

    Descobri vc esses dias aqui e desde então tenho maratonado seus vídeos, que são excelentes..
    Parabéns..!!!

  • @luanabonfante7241
    @luanabonfante7241 3 роки тому

    Acho que já dei e dou um pouco delas... Mas sim o prazer que eu encontro de verdade é com certeza nas conexões com outras pessoas, conexões verdadeiras, em escutar e compartilhar ideias vida e ideais... E isso supre muito o fato de que eu talves tenha a tendência de procurar um relacionamento... E sinto prazer em aprender ... Um verdadeiro conforto em conectar com outros e aprender coisas qui obviamente tenham a ver com a linha de vida que eu quero viver... Muito complexo de explicar mas muito esclarecedor de sentir ....

  • @anapaula-educacaodesurdos7865
    @anapaula-educacaodesurdos7865 3 роки тому

    Estou assistindo pela terceira vez.... Cada vez aprendo mais

  • @viviancastro2792
    @viviancastro2792 3 роки тому +1

    Vendo esse vídeo já me identifiquei com várias formas sobre como eu respondo a essa questão. O ser humano é tão complexo que talvez, sem terapia, seja muito difícil chegar sozinho a essa auto compreensão. Eu tô sempre em busca desse entendimento pra melhorar minha forma de lidar com as coisas.

  • @karolapaiva7062
    @karolapaiva7062 3 роки тому +10

    Amo esses vídeos de quarta. Levo muitos insights para minha análise.

  • @MarianaCosta-we8qc
    @MarianaCosta-we8qc 3 роки тому +1

    Vc me descreveu demais! Vivo com medo e desamparada em razão do q vivo em casa. Não é culpa de ninguém. É o que é 🤷‍♀️

  • @brunagava2921
    @brunagava2921 3 роки тому +17

    Eu cuido muito e tenho muito medo de ser abandonada. Mas acabo sempre sendo abandonada e estou ficando cansada e acho que começando a me isolar. Não é só no amor, amigos também. Estou começando a voltar a me isolar, como eu fazia antes. Talvez dessa forma eu não tenha tantas decepções assim :/

    • @Ve4241
      @Ve4241 9 місяців тому

      Como está ?

    • @ChrystiedeJesus333
      @ChrystiedeJesus333 9 місяців тому

      Apenas Jesus não nos abandona... Todos os outros humanos são egoístas e só pensam em seus interesses próprios.. mas é preciso que tenha um relacionamento com Jesus, Deus te ama muito e quer muito conversar com você.

    • @Sebastianeto2023
      @Sebastianeto2023 7 місяців тому

      Vou começar a fazer terapia TRG

    • @sissacarvalhal9549
      @sissacarvalhal9549 7 місяців тому +1

      Aos 80 anos fica mais forte a sensação de deamparo. Mas tb ficam mais amplas as possibilidades do fazer coisas que deem prazer de estar no mundo, mesmo com a visão tb mais ampliada da busca de toda a humanidade por amparo e acolhimento (no momento, formas desastradas de busca: eliminação do outro, sucesso pessoal, consumo desenfreado). Enfim... é a vida...

  • @Joy-mt5rt
    @Joy-mt5rt 3 роки тому +2

    Eu estava no campo do cuidar e não deu certo e agora eu saí pra brincar... Brincar sozinha... Fugir da dependência do outro. Muito obrigada Manu.

  • @diolisant
    @diolisant 3 роки тому +2

    Demais!!!! Manu! Tu és minha terapia mais profunda hehehe Tô aqui com o caderninho do lado, salvando nos favoritos porque vou ter que assistir muitas e muitas muitas vezes! Rumo ao entendimento do meu desamparo! Agradeço. Parabéns pelo seu trabalho lindo!

  • @joaoheinn
    @joaoheinn 3 роки тому +2

    Ao invés de "estética", creio que o termo "formato" sirva melhor... ótimo vídeo!😉

  • @mariaventreschi7954
    @mariaventreschi7954 2 роки тому

    Gratidão por me ajudar, salve Emanoel Aragão

  • @marilda2403
    @marilda2403 Місяць тому

    Encontrei muitas respostas neste vídeos. Obrigada.

  • @anapaula-educacaodesurdos7865
    @anapaula-educacaodesurdos7865 3 роки тому +2

    Você falou pra caramba, kkkk
    Mas foi útil! Vou assistir novamente em outro momento... Digerindo aos poucos, rs
    Mas de cara posso dizer que me enquadro em TODAS as respostas, um pouquinho de cada, mais de umas, menos de outras.
    Como disse antes, foi muita informação, precisa ser digerida com calma, mas fez muito sentido.

  • @mariaclaraharo9097
    @mariaclaraharo9097 3 роки тому

    eu usei tanto o play que fiz ele ficar ruim.. kkk sou atriz e isso virou um espetáculo de personagens e uma confusão com o duplo. tenho dificuldade de distinguir o real do irreal e a idealização me paralisa e me distancia.. percebo que hj a raiva é grande, muito grande (perdi minha mãe aos 10, há 11 anos atrás e estou elaborando o luto agora) porém a raiva está descompensada por eu ter a jogado debaixo do tapete. acho que preciso distribuir melhor kkkk uma coisa a se pensar: usar mais de uma tática e perceber em quais situações cada uma é mais bem favorecida. enfim, os vídeos são ótimos e fica tranquilo que estamos acompanhando. bjss

  • @alanabalzak1906
    @alanabalzak1906 3 роки тому +2

    de natal eu quero uma listinha dos livros dessa biblioteca do manu kkkk vídeo maravilhoso

  • @nildagoulart5640
    @nildagoulart5640 13 днів тому

    Dou viciada nos vídeos Parabéns temas interessantes e complexos

  • @JulianaSouza-mj4ig
    @JulianaSouza-mj4ig 3 роки тому +1

    Emanuel, você dá algum curso com estes temas? Me refiro ao tema mais amplo, pra além do Desamparo. Sou profissional da saúde e sinto que esses entendimentos que vc trás aqui, faltam muito nas estrutura das minhas graduações. Sou formada em Educação física e estou concluindo Enfermagem Obstétrica. Atendo partos, e faço o acompanhamento da gestação e puerpério. Estes temas vem muito a tona, e vejo que ferramentas as vezes faltam pra saber lidar. Sem querer ocupar o lugar das psis claro, mas na clínica essas sacadas são essenciais. O processo do gestar-parir-maternar traz muita reflexão às pessoas.

  • @marcosantoniodealmeidasilv7622
    @marcosantoniodealmeidasilv7622 27 днів тому

    Sim. Os gaps são constitutivos, constituídos, constituintes.

  • @KarineCC21
    @KarineCC21 Рік тому

    Já assisti esse vídeo umas 5 vezes e ele sempre faz um sentido diferente.. hahaha.. obrigada vc é ótimo nas suas colocações

  • @mateusreis1011
    @mateusreis1011 2 роки тому

    excelente a abordagem! consegue ser preciso num tema tão abstrato! parabéns mesmo. Seus vídeos são muito bons!

  • @daianebenetti1685
    @daianebenetti1685 3 роки тому +1

    Só eu acho que esse é, definitivamente, o melhor vídeo da história desse canal?

  • @gabrielreis9687
    @gabrielreis9687 3 роки тому

    Hoje a missa tava mto boa!

  • @anacamara8108
    @anacamara8108 3 роки тому +1

    Até agora não sei como você deu conta de
    explicar tudo isso ... 🤯 Gratidão!! ❤️

  • @barbarafadul7298
    @barbarafadul7298 3 роки тому +1

    Pode disponibilizar o título ou o link da tese da sua mãe? Fiquei curiosa. Excelente vídeo. Canal com conteúdo maravilhoso. Um afeto em tempos tão difíceis! Parabéns para vcs! ❤️

  • @cristianecarlotto864
    @cristianecarlotto864 2 роки тому

    Foi muita coisa! Mas foi maravilhoso! Esclarecedor! Acho na entendi onde estava procurando resposta, no na idealização 🤦‍♀️ onde ñ encontro prazer, várias coisas das q foram ditas. Vou começar a auto escrita amanhã mesmo. Vc é muito bom nisso, obrigada!

  • @juliamelo2606
    @juliamelo2606 3 роки тому +5

    Adoro esses vídeos sobre as nossas “saídas”, ajuda demais. A autoajuda não da conta de tratar do comportamento sem passar pela questão afetiva.

  • @syaradenoronha3185
    @syaradenoronha3185 3 роки тому +1

    Manu, fico estupefata com sua generosidade...! Gratidão! _/\_ ((( ♡ ))) À Flor também, mas me refiro mais ao pontos viscerais aos quais você nos faz chegar com suas reflexões.

  • @lucianac.4331
    @lucianac.4331 2 роки тому

    Magnífico!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼❤️❤️❤️❤️

  • @thaisps9321
    @thaisps9321 3 роки тому +2

    Vou rever! Foi denso e eu me encaixo em muitas saídas.
    As mais marcantes são a do abandono, retração ao outro , idealização do eu e a busca da filha perfeita, enfim, quase tudo 😀
    Obrigada pelo vídeo!

  • @biancaxavier9335
    @biancaxavier9335 3 роки тому +1

    me identifico muiiiito com o sentimento de abadono que gera a ansiedade que precede a sensação de ser abandonada, com uma mistura de depressão pós abandono (ou as vezes nem fui abandonada de verdade mas minha percepção da situação é de abandono, tenho trabalhado nisso ultimamente, maior autosabotagem hahah) mas disso eu notei um padrão, vejo que só me interesso por pessoas que parecem precisar de ajuda no campo emocional, vejo que sempre tento ser a pessoa que cuida do coração o outro. Como sempre me sinto sozinha em relação aos meus sentimentos, sempre quero ser a pessoa que ampara o outro, mas isso só se manifesta no campo romantico.

  • @ritamendesful
    @ritamendesful 3 роки тому +1

    Tomara que vc leia mesmo depois de meses do vídeo: que trabalho incrível, valioso, embasado e fundamental este; vários vídeos acabam me endossando ou trazendo novas perspectivas de uma "auto-escrita" minha ja iniciada há anos na terapia; parabéns pelo gosto, pelo prazer, pela dedicação, pelo brilho no olho possíveus de serem vistos em sua fala, nos conteúdos trazidos e na forma que são disponibilizados. Só sucesso e agradecimento. Apenas siga!

  • @monicatoledo7669
    @monicatoledo7669 2 роки тому

    Estou amando seus vídeos. Obrigada de verdade. Estou aqui imaginando como foi meu desamparo original, já passiei por todos esses sistemas ao longo da minha vida.

  • @jessicavolpato5020
    @jessicavolpato5020 3 роки тому

    Queria esses vídeos em podcasts!!

  • @mariacarlasilva2307
    @mariacarlasilva2307 2 роки тому

    D fato bastante informação e um pouco cansativo ate pra vc..Mas fui ate o fim e consegui absorver nuito tua espertize no assunto e unica d fato ...nunca ouvi nada se quer semelhante e tap sagaz e inteligente ...Parabems
    Ja a tempo estou numa maratona d cideos aulas e cursos nessas areas q me ajudaram muito mas essa foi a q mas me libertou e vou aplicar nas minhas assistidas atuo como terapeuta ...minha amiga q ne apresentou vc...Gratidao

  • @fernirah
    @fernirah 2 роки тому

    'Eu nao fui cuidado, então vou cuidar' me representa mt. Care quer ou não quer?

  • @luizabertolini
    @luizabertolini 3 роки тому +1

    Só posso agradecer pelo incrível trabalho que você faz aqui. Consigo achar felicidade na vida depois de tantos insights que seus vídeos me proporcionam.

  • @MoabeVettore
    @MoabeVettore 3 роки тому +2

    Eu já passei por diferentes estéticas em vários momentos da minha vida

  • @raphaelmandu3960
    @raphaelmandu3960 3 роки тому +3

    Nossa busquei Amparo de várias formas... Esse vídeo fez muita nas diferença nas minhas escolhas daqui pra frente... Se conhecer pra escolher caminhos melhores

  • @sulyemantoansilva3959
    @sulyemantoansilva3959 3 роки тому +2

    Gratidão pelo conteúdo, com certeza vai ser usado pra desfazer alguns nozinhos da minha cabeça, de um emaranhado que eu estava procurando caminho pra entender. Você é demais

  • @kelvinaraujo3655
    @kelvinaraujo3655 3 роки тому +1

    EU TE AMO, CARA! Sem mais... obrigado por existir ;)