eu adoro quando ele fala "não sei se tem alguém ae ainda nessa altura do vídeo" como se a gente fosse ver 5 minutos e ir embora kkkkkkkk acho q ele não tem noção do quanto gostamos dos assuntos que ele propõe e da maneira como ele explica
O medo do abandono dele é nítido!!!! (Tamo junto!!! Rsrsrs) Mal sabe ele o quanto amamos esses vídeos mais teóricos e que ficamos até o fim, mesmo que durassem 2 horas.
Assisti 3x, acompanho o conteúdo faz 2 anos kkkk Para ajudar quem for novo por aqui 👇 Os 7 sofrimentos: 1. Trauma/luto; 2. Repressão dos desejos (Freud); 3. Depressão/melancolia; 4. Identidade/aceitação (Winnicott/ Melanie Klein); 5. Ideais/produção fantasiosa - incapacidades; 6. Solidão; 7. Agressividades; 8. Medos. Os dois últimos tem relação. O medo do abandono (Panksepp) está na base de quase todos. Do minuto 28 (+ ou -) até o final fala sobre a lógica da repetição e as maneiras de lidar com ela.
@@mauracristinapereira7196 "meu roteirista preferido". Está tudo nas cartas... Se pá desde 2018 com aquele papo frugal sobre "quantas calorias tem uma Heineken"
Manu, o melhor vídeo!!!! Obrigada Gostaria que falasse mais sobre medo, pois eu não consigo fazer essa ligação de medo com outros sentimentos. Na verdade não consigo me lembrar de já ter sentido medo ( isso é muito preocupante?) Na minha leiga visão, não consigo encontrar motivo para sentir medo… O que tem no claro tem no escuro… Se alguém quiser me machucar eu vou tentar me defender 🤷🏼♀️…. Se eu morrer vou em paz,todo mundo vai morrer … Acho que não deve ser normal não sentir medo. Por favor vá mais fundo nisso. Obrigada 🙏🏻
Nossa, Manu, acho que foi um dos vídeos mais necessários do canal. Estamos todos tão bitolados na "vida" que chamamos de "rotina" que o exercício de saber o que realmente sentimos fica, várias vezes, deixado totalmente de lado. E quando nos deixamos sentir, acabamos por fazer esse julgamento de que o "ruim" não deveria nem existir. Tentamos sufocá-lo, desaparecer com ele... Muito importante ter esse lembrete de que o que a gente sente que é importante e só decifrando esse sentimentos e sensações vamos conseguir ser um pouquinho melhor do que somos hoje.
Fiquei até o final, não teria como não ficar. Tema super interessante e importante. Boas reflexões. Esse é um dos vídeos que tem que ser visto mais de uma vez. Obrigada pelas palavras, Emanuel!
Que graça! Estou lendo o palhaço e o psicanalista e grifei hoje o trecho "A comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas que faz com ele uma espécie de inversão de sentido." Adorei o vídeo!
AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS 1. Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio... Estou perdido... sem esperança. Não é culpa minha. Leva uma eternidade para encontrar a saída. 2. Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Mas finjo não vê-lo. Caio nele de novo. Não posso acreditar que estou no mesmo lugar. Mas não é culpa minha. Ainda assim leva um tempão para sair. 3. Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Vejo que ele ali está Ainda assim caio... é um hábito. Meus olhos se abrem. Sei onde estou. É minha culpa. Saio imediatamente. 4. Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Dou a volta. 5. Ando por outra rua. (Texto extraído do livro "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer" - Sogyal Rinpoche - Editora Talento / Palas Athena)
“Se tem alguém aqui ainda...” 😂 Se tivesse mais meia hora, eu ainda estaria aqui. Com toda certeza! Vídeo reconfortante, esclarecedor e muito coerente com o que sinto. Obrigada por compartilhar tanto. É bom não se sentir tão sozinha/inadequada. ✨
Acho meio chato quando a gente tem um sofrimento e outro fala que existe outro maior que o nosso, acho que temos que respeitar o de cada um , pode ser maior ou menor , mas é de cada um.
Tem alguém nessa altura. Contudo esse alguém só esta por esperança de ouvir Manu e Flor falar do abandono do Pai. Chega de culpar a mãe chega... Vamos jogar a culpa de todas as dores do mundo na figura paterna. Gente... Me dá esse gosto!!!! PS: Martinico é fofura de mais. Parabéns! ❤️❤️❤️❤️ Blessings.
"Gosto de Café com leite, mas queria ser o cara que toma café preto" Já diria o poeta, as vezes o mais difícil de ver é o óbvio. Um vídeo sobre Ideal por favor!
Caraca, quando o manu falou dessa questão do humor, lembrei daquela cena de Harry Potter, em que as crianças vão aprender a lidar com o bicho papão (que tem o poder de se transformar no maior medo delas) e a forma de lidar com isso é o riso, tornar algo engraçado, como o próprio Neville transforma o snape na vó dele, enfim kkkkkk Excelente vídeo Manu! Foi muito esclarecedor reconhecer esses tipos de dinâmica na nossa mente, em cada tópico que vc passava eu lembrava de alguma partezinha da minha vida kkkkk De qualquer forma quem sabe a gente consiga levar as coisas mais de boas e elaborar novas narrativas daqui pra frente, e super apoiaria um vídeo sobre cada sofrimento específico. Obrigada pelos vídeos e um forte abraço para todos aí
Cai de paraquedas aqui e estou maratonando seus vídeos! É incrível o respeito do seu público, pouquíssimos deslike é incrível a maturidade do seu público!! Que trabalho maravilhoso tu fazes. Parabéns!
Até o final sempreee! Já vi quase todos os vídeos umas 4/5 vezes, de tão bem que fazem e de tão bons que são. Paciência, didática e carinho enormes 👏🙌♥️
O trabalho de acolhimento de si é muito delicado. Requer tempo e muitos movimentos de aproximação e afastamento de si durante o processo. Modificar o olhar que temos sobre nós mesmos, é um processo de lapidação que não é fácil para muitos de nós. Manu, você poderia fazer um vídeo tratando dessa questão do acolhimento e transformação do olhar, se possível. Grato por mais um vídeo. Abraço!
Concordo! É um exercício diário, muitas vezes árduo! Vejo muitos atrás de saídas para o sofrimento e eu mesma já busquei muitas... o que me ajudou é me acolher... não tem mágica, menos ainda um mapa a seguir que serve pra todos, exige de nós, é o maior trabalho da vida, e é transformador, mesmo! ❤️
Me sinto acalentada com os vídeos, e nesse turbilhão de emoções que não sei sentir, neste momento tão caótico, consigo respirar com mais facilidade assistindo aos vídeos de vocês! Gostaria também de agradecer por essa democratização de conhecimentos.
Obrigada Emanuel. Há muito pouco tempo percebi na terapia e aqui com seu conteúdo que: a vida toda eu construí "quem" eu pensava ser, baseada na hipótese de que "atendendo as expectativas de pai e mãe" eu me afastaria do sofrimento da rejeição, do abandono, da inadequação. Hj consigo construir comigo narrativas mais acolhedoras. E estou atenta às minhas repetições e hipóteses. Muito muito muito obrigada por me dar acesso a uma melhor saúde mental.
Esse comentário pode ser vazio mediante a todos os pontos levantados no vídeo, mas esse tema e o destrinchamento do mesmo é tão relevante para lidarmos com o nosso sofrimento. Obrigada, Manu por compartilhar conosco seus estudos, reflexões e pensamentos sobre o tema e nos proporcionar ferramentas tanto para estudo como para autoavaliação e reflexão.
Infelizmente, me vi em todos esses tipos de sofrimento. Por favor ,faz um vídeo mais aprofundado sobre eles, principalmente sobre a solidão e a inadequação ao ideal . Obrigado pelo vídeo!
Eu ficaria horas assistindo seus videos. Nao consigo assistir no mesmo dia que são postados, mas sempre assisto todos até o fim e alguns até mais de uma vez!
Querido Emanuel, estou conhecendo seu canal agora e agradeço imensamente pelos seus vídeos. Não tem sido fácil lidar com muitos machucados... sua assistência tem me ajudado a entender muitas coisas. Cuide-se bem e muito obrigada!
Me reconheci em vários destes tipos de sofrimento. Alguns mais, outros menos. E apesar de eu estar conseguindo rir de alguns deles, sinto que não estou cansado o suficiente... é um processo longo. Muito obrigado por elucidar caminhos que podemos percorrer para o entendimento de nós mesmos.
Conheci o canalrecentemente através do vídeo "Quarentenando com meu pai bolsonarista", fiquei curiosa e comecei a ver mais vídeos. Faço análise há 6 anos, 3x/semana, não sou da área e nunca pesquisei sobre psicanálise, simplesmente estou comprometida no meu processo. Cheguei nesse vídeo e NOSSA! Todos esses conceitos que você trouxe no vídeo fizeram tanto sentido com o que estou vivenciando na prática. Estou vivendo a "descoberta/aceitação" da minha raiva e agressividade, numa eterna repetição e rindo muito de mim, a frase "Olha vc aqui de novo, Bruna" já virou um jargão na minha sessão. Obrigada pelo conteúdo esclarecedor. Fiquei interessada em saber mais sobre os tipos de sofrimento.
Terminei o vídeo em prantos, não é fácil mesmo dar de cara com uma repetição, mas olhar pelo lado de que o que se repete é a gente estar tentando sair do trauma e não repetir mais realmente foi acolhedor, teus vídeos junto da minha terapia tem me ajudado demais, muita luz pra você, Manu.
Essa fantasia da solidão é o diagnóstico mais aplicável a minha pessoa! Isso dói dentro da minha alma! Sou filha única, meus pais faleceram num período muito curto de tempo, estou casada e me sinto muuuuuito sozinha! Isso me machuca profundamente!
Obrigada Emanuel pelo vídeo excelente! Estou em um looping de sofrimento há alguns meses, meu pai faleceu há 8 meses, meu relacionamento de 7 acabou, perdi minha casa (moro de favor por enquanto) e meu financeiro diminuiu muito com a pandemia, dívidas se acumulam, nem sei como estou de pé ainda...seus vídeos me ajudam muito, obrigada 💖💖💖🙏🙏🙏
Você ta ajudando muito! O meu processo com a minha psicanalista. Me faz pensar e procuro fazer o que você indica e vou experimentando. São vários insights e tenho escrito alguma pauta pra terapeuta pra não esquecer no dia da sessão. Isso não tem preço e não sei se consigo expressar proporcional o agradecimento a esse trabalho que você faz. Mas muito obrigado de verdade!
Manu, esse vídeo foi o vídeo mais importante da história do canal hahahaha..Toda quarta-feira sinto uma alegria em especial por motivos de: vídeo no canal haha!!!
Sensacional, do início ao fim. Fazer terapia é super importante, faço há mais de 12 anos. Mas ter ciência dessas estruturas e dinâmicas também faz muito bem. Grata Manu!!
Emanuel, muito obrigada por esse vídeo e tb por todo o canal!!! Suas reflexões tem me ajudado, acho q já senti todos esses sofrimentos, Kkkk, e nessa pandemia algumas coisas se intensificaram, mas já estou.melhor. Abraços
Oi Manu. Acho que seria interessante fazer um vídeo sobre como é esse processo de aproximação e de perceber a repetição, e como a arte se relaciona e pode ajudar nisso. Adoro os videos!!
Manu, queria perguntar sobre o tratamento de traumas de infância, como abuso sexual e luto. Procurei terapias alternativas como constelação familiar, mas é tudo charlatanismo, provocam a dor e abandonam, e ainda fazem a vítima se sentir culpada por não poder perdoar o agressor, pois "foi como foi" e "tudo está certo" (jargões dessa "terapia") não é como o acompanhamento de um bom profissional de saúde mental. Preciso de ajuda, seria melhor um psicólogo, mas de que linha? Por que já fui em alguns que tratavam pela linha comportamental (não tenho certeza) e me indicaram psicólogos que trabalham pelas teorias de Freud, para tratar questões de abuso. Me ajude e desculpe a ignorância sobre as linhas de trabalho.
@@andressat. mas você nunca vai esquecer. O que a terapia vai te ajudar é amenizar ou eliminar a sua dor ao lembrar. Estou torcendo para sua recuperação. 🥰
Identificar nossa forma de operar no mundo, requer empenho. Mas alterar o queremos depois de perceber, é a parte mais complexa na minha opinião. Há sempre uma dificuldade de alterar a forma de experiência no mundo. Amei o vídeo, Manu. Explore mais cada tema quando puder. Esse canal tornou-se o meu favorito.
TIPOS DE SOFRIMENTO: 1- TRAUMA: 4:30 2- REPRESSÃO DE DESEJOS: 7:50 3- DEPRESSÃO: 12:18 4- A IDENTIDADE: 15:32 5- IDEALIZAÇÃO: 19:35 6- SOLIDÃO: 20:55 7- AGRESSIVIDADE: 22:35 8- MEDOS: 24:00 REPETIÇÃO: 29:10 Lista para quem quiser ver algum tipo especifico e para mim mesmo rever quando eu quiser.
#eufiqueiatéofinal, rs. Muito bom, falar sobre o sofrimento. Em gerações que temem o contato com a dor. Acredito que olhar antropológico abraça bem este diálogo. E antroposofico também, este processo de se conhecer através da escrita é incrivel quem, melhor do o próprio eu (self) para narrar sobre si e olhar suas respostas e acolhimentos surgirem. Fiz o caderno do Eu que conta a história da vida deste de quando nossos pais se conheceram, com imagens, fotos e escrita na formação antroposofica, foi libertador é como o "livro da vida", obrigada por partilhar seu saber e reflexões. Amo.
Manu bom dia excelente vídeo!!! Cara tente em não se preocupar com o tempo porque quando o vídeo é bom a gente fica até o final, assisti de novo e de novo, até conseguir assimilar o conteúdo e aposto que tem mais gente que faz isso. Se ficar muito grande e o youtub não aceitar, divide em duas partes sei lá, mas não precisa correr com o conteúdo pra tentar deixar o vídeo curto, pq o conteúdo é excelente e nos ajuda muito!!!! Assisto vários vídeos seus , principalmente esses de quarta feira que me ajudam a analisar meu comportamento. Obrigado pela ajuda que e pela diferença que vc vem fazendo. Abraços!!!
Eu tenho 41 anos e perdi o meu pai num acidente, quando eu tinha 9 anos…. Sempre carreguei a falta do meu pai, não tive a figura masculina na minha criação e vivo sempre me perguntando como seria, qual a diferença em ser criada com a presença de um pai , vivi sempre com essa lacuna, buraco e túnel que nunca vou encontrar resposta porque é algo que não tem volta, eu nem lembro mais da fisionomia do meu pai, não tenho lembranças dele, com ele etc , sinto uma saudade do que não vivi e vou sentir pra sempr.
Emanuel, você já pensou em fazer uma análise mais estatística dessas suas observações? Com 2 mil observações vc poderia construir uma distribuição com bastante representatividade!
Que conteúdo incrível! Claro que estamos aqui, seus vídeos são riquíssimos no processo de pesquisa de si. O maior desafio pra mim é identificar o que eu sinto e nossa, como é verdade isso de a gente só sai da situação qndo se cansa dela, e pra cansar precisamos ver a repetição. Obrigada Manu!
Eu se entendi direito ,acredito que, seria também uma forma de fazer essa conexão com a infância do abandono e a falta dos afetos que muitas vezes não foram realizados é também uma das formas de lidar seria fechar um ciclo. Porquê essa repetição e a raiva refletida talvez com o medo do abandono pode ser dirigida para outras formas de encontrar ,amenizar sei lá. Por isso a arte e a terapia nós ajuda a não dar murro em ponta de faça❤️😂
Em suma. 1- Reconhecer os hábitos/ciclos emocionais sob a ótica do ruim/errado, 2- Dar um nome ao sentimento associado a ele, 3- Tentar localizar momentos no passado que internalizei ele e que consolidou o terreno fértil para o sofrimento germinar, 4- Buscar o humor e trata-lo com a "comicidade" depois de passar por todo esse processo.
A gente aprende química, física, gramática, e mais um monte de coisa inútil na escola mas não aprende essas coisas tão fundamentais! Isso tudo me lembrou a terapia mentes do Spinosa, que no fundo é uma proposta de auto percepção com fim de potencializar afetos alegres. Valeu manu!
Essa questão do abandono faz muito sentido. Meus pais foram embora quando eu era criança e passei a adolescência inteira vivenciando uma tristeza constante.
Obrigada, Manu! Sou uma pessoa que tenta analisar o que sinto. Muitas questões abordadas no vídeo eu já refleti e identifico. Mas não consigo sair da parte de me sentir culpada pelas repetições, que eu sei que têm origem na infância. Não aceito sofrer por situações reconhecidas e passadas. Escrever alivia o peso dos sentimentos. Pretendo fazer análise, mas ao mesmo tempo acredito que encontrei os porquês e questiono a função do analista. Enfim, tudo me leva a terapia e análise. A forma que tu aborda os conceitos facilita a compreensão. Parabéns pelo trabalho.
Oi @PamellaSanc, li seu comentário e me vi um pouco nele. TB passei muito tempo me culpando pelas minhas repetições (e claro que isso não desapareceu totalmente ainda). Sinto que, como vc mesma fala, ter um olhar externo possa te ajudar. Sabe aquilo que o Manu falou sobre a gente reconhecer apenas o conhecido? Então, por mais que vc já reconheça os porquês (e TB me uso da escrita terapêutica pra isso) é bem possível que haja "pontos cegos" que um outro pode te ajudar a conhecer. Além disso, existe TB o lugar do "cuidado" do analista (o Manu falou disso no vídeo da semana passada se não me engano, sobre as práticas terapêuticas) que podem te apontar onde você está sendo muito dura consigo e te fazer vislumbrar outras possibilidades de olhar pra repetição que não seja apenas na base da "punição". Falo isso compartilhando impressões do que tenho encontrado no processo aqui com a minha analista. Boa sorte por aí. Abs
Vi o vídeo ontem à tarde, e à noite tive uma epifania. Percebi quando foi a última vez que senti exatamente como descrevi nos textos da autoescrita. Tô chocada pq agora parece tão óbvio... Agora é procurar na memória quando foram as outras vezes.
Vídeo longo mas necessário! Incrível como consegue sintetizar, de forma clara. Mas confesso que nunca achei que ia ter todos os tipos Hahahahaha anos de terapia para finalmente rir 😂😂
Acho que viver sem sofrimento psicológico pra mim, deve se resumir a uns 8 ou nove meses, o resto desde criança sempre sofrendo. Canal de vcs está cada dia melhor.
Alguns livros estão mal organizados no código de cor da estante 😖 Tirando isso, ótimo vídeo, vou ter sur ver outra vez até virar uma lógica de repetição " do bem" essas ideias
eu adoro quando ele fala "não sei se tem alguém ae ainda nessa altura do vídeo" como se a gente fosse ver 5 minutos e ir embora kkkkkkkk acho q ele não tem noção do quanto gostamos dos assuntos que ele propõe e da maneira como ele explica
Pior que ele deve ter a informação de quantas pessoas assistem os vídeos até o fim, nas métricas do UA-cam. Mas a neurose né...
é que o manu é gente como a gente né, fala de insegurança conosco pq também sente isso kkkk
O medo do abandono dele é nítido!!!! (Tamo junto!!! Rsrsrs)
Mal sabe ele o quanto amamos esses vídeos mais teóricos e que ficamos até o fim, mesmo que durassem 2 horas.
pois , é , tomara que ele leia os comentários, que continue fazendo vídeos tao profundos
eu penso isso sempre
Manu, achei esse vídeo maravilhoso, porque é um manual pra vida! Muito obrigada por você dar uma saída para as repetições! ❤❤❤
Deu pena quando acabou. Eu poderia te ouvir o dia todo. Você não tem noção do quanto me ajudou. Muito obrigada. Ansiosa pelo próximo vídeo.
Assisti 3x, acompanho o conteúdo faz 2 anos kkkk Para ajudar quem for novo por aqui 👇
Os 7 sofrimentos:
1. Trauma/luto;
2. Repressão dos desejos (Freud);
3. Depressão/melancolia;
4. Identidade/aceitação (Winnicott/ Melanie Klein);
5. Ideais/produção fantasiosa - incapacidades;
6. Solidão;
7. Agressividades;
8. Medos.
Os dois últimos tem relação.
O medo do abandono (Panksepp) está na base de quase todos.
Do minuto 28 (+ ou -) até o final fala sobre a lógica da repetição e as maneiras de lidar com ela.
Obrigado!
Obrigado!
Esses conceitos bem que poderiam estar na descrição dos vídeos quando ele citar, ou como comentário fixado. 😁
Ei Juliana, tudo bem? Vc sabe qual é o vídeo que o Emanuel fala dos 7 pilares da neurociência afetiva? O que ele explica o "play"? Obrigado ;)
@@fabianaanselmo5471 eu também estou procurando esse videooo!!
Se você achar, me manda por favor!!!
Manu, pausei o vídeo só para pedir: aborda cada um desses sofrimentos com mais profundidade? Seria bastante enriquecedor.
Acho difícil ele passar isso, hs subjetividade.
Tem vídeo no UA-cam mostrando palestras que o sofrimento está no apego. Vale a pena procurar
" agora sim o video mais importante da história desse canal "
o vídeo mais.... até hoje , semana que vem ele nos surpreende e vem com outro vídeo ainda melhor.
Kkkkkkkkk
HAHAHAH É DE VERDADE ESSE BILHETE ❤️
@@mauracristinapereira7196 "meu roteirista preferido".
Está tudo nas cartas... Se pá desde 2018 com aquele papo frugal sobre "quantas calorias tem uma Heineken"
@Darlin Carvalho Com certeza!! Eu até salvei em uma Pasta Especial pra ver de novo e de novo!...
Manu, o melhor vídeo!!!! Obrigada
Gostaria que falasse mais sobre medo, pois eu não consigo fazer essa ligação de medo com outros sentimentos. Na verdade não consigo me lembrar de já ter sentido medo ( isso é muito preocupante?)
Na minha leiga visão, não consigo encontrar motivo para sentir medo… O que tem no claro tem no escuro… Se alguém quiser me machucar eu vou tentar me defender 🤷🏼♀️…. Se eu morrer vou em paz,todo mundo vai morrer …
Acho que não deve ser normal não sentir medo. Por favor vá mais fundo nisso.
Obrigada 🙏🏻
Manu, toda vez que assisto seus vídeos sinto vontade de chorar...é tão bonito ver a sua grandeza e bondade.
Eu choro sempre.
Nossa, Manu, acho que foi um dos vídeos mais necessários do canal.
Estamos todos tão bitolados na "vida" que chamamos de "rotina" que o exercício de saber o que realmente sentimos fica, várias vezes, deixado totalmente de lado. E quando nos deixamos sentir, acabamos por fazer esse julgamento de que o "ruim" não deveria nem existir. Tentamos sufocá-lo, desaparecer com ele...
Muito importante ter esse lembrete de que o que a gente sente que é importante e só decifrando esse sentimentos e sensações vamos conseguir ser um pouquinho melhor do que somos hoje.
Fiquei até o final, não teria como não ficar. Tema super interessante e importante. Boas reflexões. Esse é um dos vídeos que tem que ser visto mais de uma vez. Obrigada pelas palavras, Emanuel!
Que graça! Estou lendo o palhaço e o psicanalista e grifei hoje o trecho "A comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas que faz com ele uma espécie de inversão de sentido." Adorei o vídeo!
Boa tarde, me passa o nome do livro e o autor se puder, a leitura sempre me ajudou a lidar melhor com meus medos
AUTOBIOGRAFIA EM CINCO CAPÍTULOS
1. Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio...
Estou perdido... sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.
2. Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.
3. Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Vejo que ele ali está Ainda assim caio... é um hábito.
Meus olhos se abrem.
Sei onde estou.
É minha culpa.
Saio imediatamente.
4. Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Dou a volta.
5. Ando por outra rua.
(Texto extraído do livro "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer" - Sogyal Rinpoche - Editora Talento / Palas Athena)
Não conhecia... obrigado 🤗
Ai, que surpresa boa Martinico aparecer com um "oi". Me vez sorrir aqui no meio dos sofrimentos...
“Se tem alguém aqui ainda...” 😂
Se tivesse mais meia hora, eu ainda estaria aqui. Com toda certeza! Vídeo reconfortante, esclarecedor e muito coerente com o que sinto. Obrigada por compartilhar tanto. É bom não se sentir tão sozinha/inadequada. ✨
Acho meio chato quando a gente tem um sofrimento e outro fala que existe outro maior que o nosso, acho que temos que respeitar o de cada um , pode ser maior ou menor , mas é de cada um.
há sempre uma disputa, até pelo sofrimento, poucos sabem ouvir.
Exato... Eu não suporto quando "argumentam" isso.
Tem alguém nessa altura. Contudo esse alguém só esta por esperança de ouvir Manu e Flor falar do abandono do Pai. Chega de culpar a mãe chega... Vamos jogar a culpa de todas as dores do mundo na figura paterna. Gente... Me dá esse gosto!!!! PS: Martinico é fofura de mais. Parabéns! ❤️❤️❤️❤️ Blessings.
"Gosto de Café com leite, mas queria ser o cara que toma café preto" Já diria o poeta, as vezes o mais difícil de ver é o óbvio. Um vídeo sobre Ideal por favor!
Caraca, quando o manu falou dessa questão do humor, lembrei daquela cena de Harry Potter, em que as crianças vão aprender a lidar com o bicho papão (que tem o poder de se transformar no maior medo delas) e a forma de lidar com isso é o riso, tornar algo engraçado, como o próprio Neville transforma o snape na vó dele, enfim kkkkkk
Excelente vídeo Manu! Foi muito esclarecedor reconhecer esses tipos de dinâmica na nossa mente, em cada tópico que vc passava eu lembrava de alguma partezinha da minha vida kkkkk De qualquer forma quem sabe a gente consiga levar as coisas mais de boas e elaborar novas narrativas daqui pra frente, e super apoiaria um vídeo sobre cada sofrimento específico. Obrigada pelos vídeos e um forte abraço para todos aí
Cai de paraquedas aqui e estou maratonando seus vídeos!
É incrível o respeito do seu público, pouquíssimos deslike é incrível a maturidade do seu público!!
Que trabalho maravilhoso tu fazes. Parabéns!
Até o final sempreee! Já vi quase todos os vídeos umas 4/5 vezes, de tão bem que fazem e de tão bons que são. Paciência, didática e carinho enormes 👏🙌♥️
O trabalho de acolhimento de si é muito delicado. Requer tempo e muitos movimentos de aproximação e afastamento de si durante o processo. Modificar o olhar que temos sobre nós mesmos, é um processo de lapidação que não é fácil para muitos de nós.
Manu, você poderia fazer um vídeo tratando dessa questão do acolhimento e transformação do olhar, se possível.
Grato por mais um vídeo. Abraço!
Concordo! É um exercício diário, muitas vezes árduo! Vejo muitos atrás de saídas para o sofrimento e eu mesma já busquei muitas... o que me ajudou é me acolher... não tem mágica, menos ainda um mapa a seguir que serve pra todos, exige de nós, é o maior trabalho da vida, e é transformador, mesmo! ❤️
Me sinto acalentada com os vídeos, e nesse turbilhão de emoções que não sei sentir, neste momento tão caótico, consigo respirar com mais facilidade assistindo aos vídeos de vocês! Gostaria também de agradecer por essa democratização de conhecimentos.
Obrigada Emanuel. Há muito pouco tempo percebi na terapia e aqui com seu conteúdo que: a vida toda eu construí "quem" eu pensava ser, baseada na hipótese de que "atendendo as expectativas de pai e mãe" eu me afastaria do sofrimento da rejeição, do abandono, da inadequação. Hj consigo construir comigo narrativas mais acolhedoras. E estou atenta às minhas repetições e hipóteses. Muito muito muito obrigada por me dar acesso a uma melhor saúde mental.
Não é somente o seu melhor e mais importante vídeo, é o melhor da internet. Irei assistir outras vezes para melhor refletir. Obrigada por tudo isso.
Esse comentário pode ser vazio mediante a todos os pontos levantados no vídeo, mas esse tema e o destrinchamento do mesmo é tão relevante para lidarmos com o nosso sofrimento. Obrigada, Manu por compartilhar conosco seus estudos, reflexões e pensamentos sobre o tema e nos proporcionar ferramentas tanto para estudo como para autoavaliação e reflexão.
Não só estou, como assisto muito dos teus vídeos, mais de uma vez. Grata por tua existência. 🍀
Infelizmente, me vi em todos esses tipos de sofrimento. Por favor ,faz um vídeo mais aprofundado sobre eles, principalmente sobre a solidão e a inadequação ao ideal .
Obrigado pelo vídeo!
Só não assisti até o fim, como assisti 2x. Acho que as reflexões em cima deste vídeo não esgotam. Muiiiito obrigada por tanto :)
Eu ficaria horas assistindo seus videos. Nao consigo assistir no mesmo dia que são postados, mas sempre assisto todos até o fim e alguns até mais de uma vez!
Muito bom o vídeo me ajudou!!
Querido Emanuel, estou conhecendo seu canal agora e agradeço imensamente pelos seus vídeos. Não tem sido fácil lidar com muitos machucados... sua assistência tem me ajudado a entender muitas coisas. Cuide-se bem e muito obrigada!
A cada vídeo seu, eu fico mais impressionada de como você consegue ir fundo em descrever nossos processos psicológicos. Parabéns pelo trabalho
Acho maravilhoso a disposição de vcs ajudarem as pessoas a lidar com seus problemas e sentimentos.
Muitos, muito obrigada pela sua intenção de nos ensinar a lidar com a vida! 👏👏👏👏✨🌟🌈🌟✨
Acho que preciso assistir umas 10 vezes a esse vídeo pra conseguir absorver isso tudo. Muito bom! Ah... e o Martin é lindo 😍
"Para ser aceito, você fez tantas modulações no campo social, que você não sabe mais o que você sente". Adorei!
Acho fofo quando o Manu fica em dúvida se ainda tem alguém assistindo haha eu poderia te ouvir por horas Manu ❤️
Esse video foi sensacionallll🥰Preciso rir mais das minhas repetiçoes🤣
Manu, você é incrível tanto no conteúdo como na maneira que coloca as questões. Obrigado por esse trabalho tão especial que você faz.
Me reconheci em vários destes tipos de sofrimento. Alguns mais, outros menos. E apesar de eu estar conseguindo rir de alguns deles, sinto que não estou cansado o suficiente... é um processo longo. Muito obrigado por elucidar caminhos que podemos percorrer para o entendimento de nós mesmos.
Vc é muito bom homi, eu vou ficar sempre, pra aplaudir as vezes; de pé!
Conheci o canalrecentemente através do vídeo "Quarentenando com meu pai bolsonarista", fiquei curiosa e comecei a ver mais vídeos. Faço análise há 6 anos, 3x/semana, não sou da área e nunca pesquisei sobre psicanálise, simplesmente estou comprometida no meu processo. Cheguei nesse vídeo e NOSSA! Todos esses conceitos que você trouxe no vídeo fizeram tanto sentido com o que estou vivenciando na prática. Estou vivendo a "descoberta/aceitação" da minha raiva e agressividade, numa eterna repetição e rindo muito de mim, a frase "Olha vc aqui de novo, Bruna" já virou um jargão na minha sessão.
Obrigada pelo conteúdo esclarecedor. Fiquei interessada em saber mais sobre os tipos de sofrimento.
Terminei o vídeo em prantos, não é fácil mesmo dar de cara com uma repetição, mas olhar pelo lado de que o que se repete é a gente estar tentando sair do trauma e não repetir mais realmente foi acolhedor, teus vídeos junto da minha terapia tem me ajudado demais, muita luz pra você, Manu.
Essa fantasia da solidão é o diagnóstico mais aplicável a minha pessoa! Isso dói dentro da minha alma! Sou filha única, meus pais faleceram num período muito curto de tempo, estou casada e me sinto muuuuuito sozinha! Isso me machuca profundamente!
Você ajuda vidas angustiadas, obrigada pelo vídeo mais importante do canal
Obrigada Emanuel pelo vídeo excelente! Estou em um looping de sofrimento há alguns meses, meu pai faleceu há 8 meses, meu relacionamento de 7 acabou, perdi minha casa (moro de favor por enquanto) e meu financeiro diminuiu muito com a pandemia, dívidas se acumulam, nem sei como estou de pé ainda...seus vídeos me ajudam muito, obrigada 💖💖💖🙏🙏🙏
Que vídeo bem vindo!
Material pra reflexão e autoanálise por muito tempo.
Você ta ajudando muito! O meu processo com a minha psicanalista. Me faz pensar e procuro fazer o que você indica e vou experimentando. São vários insights e tenho escrito alguma pauta pra terapeuta pra não esquecer no dia da sessão. Isso não tem preço e não sei se consigo expressar proporcional o agradecimento a esse trabalho que você faz. Mas muito obrigado de verdade!
queria que o manu fizesse bookshelf tour
Manu, não consegui parar de ver o vídeo e estou profundamente grata. Vc me inspira e me ajuda.
Você devia ser condecorado, Manu! ❤️
tb acho. Sir Manu de Aragão. 😊
Muito bom ....melhor quando palestra só , porque quando está acompanhado a pessoa não deixa ele concluir nem um raciocínio !!
Parabéns te descobri hj, não largo mais.
obrigada 😊
Sensacional esse vídeo, Manu. Muitíssimo obrigado pela ajuda na eterna busca pelo auto entendimento das nossas emoções.
Manu obrigada pelos seus vídeos. ❤️❤️❤️ você é demais.
Manu, esse vídeo foi o vídeo mais importante da história do canal hahahaha..Toda quarta-feira sinto uma alegria em especial por motivos de: vídeo no canal haha!!!
Se você fizesse um vídeo do 5h eu ficaria até o fim... muita reflexão importante 🙂
Genial! Vou aguardar mais vídeos sobre esses pontos aprofundados
Sensacional, do início ao fim. Fazer terapia é super importante, faço há mais de 12 anos. Mas ter ciência dessas estruturas e dinâmicas também faz muito bem. Grata Manu!!
Canal de utilidade pública..👏
Emanuel, muito obrigada por esse vídeo e tb por todo o canal!!! Suas reflexões tem me ajudado, acho q já senti todos esses sofrimentos, Kkkk, e nessa pandemia algumas coisas se intensificaram, mas já estou.melhor. Abraços
Genial esse vídeo Manu . EXECELENTE . Parabéns !
Incrível. Obrigada por trazer esse conteúdo com tanto empenho e dedicação.
Emanuel, você sempre aparece no momento perfeito.
Você contou a minha sessão de terapia de ontem. Vou assistir de novo e já fiz várias anotações para discutir com a minha psicóloga.
Oi Manu. Acho que seria interessante fazer um vídeo sobre como é esse processo de aproximação e de perceber a repetição, e como a arte se relaciona e pode ajudar nisso. Adoro os videos!!
"Você só sai daquilo quando vc estiver cansado disso" nesse momento que minha mente girou a chavinha e tudo fez sentido. Obrigada Manu.
Esse vídeo fez todo sentido! Vou assistir de novo! Tem muita coisa pra entender... uau!
Caramba! Que vídeo incrível! Que canal maravilhoso! Obrigada, por somar na minha vida.
Fantástico! Estava procurando justamente um método para lidar com os sofrimentos! Vídeo importantíssimo! 💛
Manu, queria perguntar sobre o tratamento de traumas de infância, como abuso sexual e luto. Procurei terapias alternativas como constelação familiar, mas é tudo charlatanismo, provocam a dor e abandonam, e ainda fazem a vítima se sentir culpada por não poder perdoar o agressor, pois "foi como foi" e "tudo está certo" (jargões dessa "terapia") não é como o acompanhamento de um bom profissional de saúde mental. Preciso de ajuda, seria melhor um psicólogo, mas de que linha? Por que já fui em alguns que tratavam pela linha comportamental (não tenho certeza) e me indicaram psicólogos que trabalham pelas teorias de Freud, para tratar questões de abuso. Me ajude e desculpe a ignorância sobre as linhas de trabalho.
Me escreve um e-mail, se quiser. Um abraço
Querida, sinto muito, espero que vc encontre um profissional em quem confie e que possa te ajudar ❤️
Existe uma técnica chamada EMDR que trabalha traumas e outras coisas assim. Pode te ajudar procurar psicólogos que atuem com ela. 😉
Oi! Preciso disso tbm! Já fiz de tudo mas não consigo esquecer. Igualzinho a vc. Flor e Manu posso mandar email tbm?
@@andressat. mas você nunca vai esquecer. O que a terapia vai te ajudar é amenizar ou eliminar a sua dor ao lembrar.
Estou torcendo para sua recuperação. 🥰
Esses livros organizados por cor deve ser obra da Flor , virginiana maravilhosa ! ♥️
Urra! Que vídeo top, Manu! Caralho... Parabéns. Obrigado!
Comecei a assistir ontem e terminei hoje. Perdi meu pai terça passada e esse vídeo me ajudou muito. Obrigada.
Identificar nossa forma de operar no mundo, requer empenho. Mas alterar o queremos depois de perceber, é a parte mais complexa na minha opinião. Há sempre uma dificuldade de alterar a forma de experiência no mundo. Amei o vídeo, Manu. Explore mais cada tema quando puder. Esse canal tornou-se o meu favorito.
TIPOS DE SOFRIMENTO:
1- TRAUMA: 4:30
2- REPRESSÃO DE DESEJOS: 7:50
3- DEPRESSÃO: 12:18
4- A IDENTIDADE: 15:32
5- IDEALIZAÇÃO: 19:35
6- SOLIDÃO: 20:55
7- AGRESSIVIDADE: 22:35
8- MEDOS: 24:00
REPETIÇÃO: 29:10
Lista para quem quiser ver algum tipo especifico e para mim mesmo rever quando eu quiser.
Obrigada ♥
Obrigada! 😇
Maneiro!!
hahaha dei oi pro Martin , esqueci que não era o vivo... 😂😂😂😂
Eu sempre vejo tudo. Pra mim isso é uma aula 🌻
#eufiqueiatéofinal, rs. Muito bom, falar sobre o sofrimento. Em gerações que temem o contato com a dor. Acredito que olhar antropológico abraça bem este diálogo. E antroposofico também, este processo de se conhecer através da escrita é incrivel quem, melhor do o próprio eu (self) para narrar sobre si e olhar suas respostas e acolhimentos surgirem. Fiz o caderno do Eu que conta a história da vida deste de quando nossos pais se conheceram, com imagens, fotos e escrita na formação antroposofica, foi libertador é como o "livro da vida", obrigada por partilhar seu saber e reflexões. Amo.
Manu bom dia excelente vídeo!!! Cara tente em não se preocupar com o tempo porque quando o vídeo é bom a gente fica até o final, assisti de novo e de novo, até conseguir assimilar o conteúdo e aposto que tem mais gente que faz isso. Se ficar muito grande e o youtub não aceitar, divide em duas partes sei lá, mas não precisa correr com o conteúdo pra tentar deixar o vídeo curto, pq o conteúdo é excelente e nos ajuda muito!!!! Assisto vários vídeos seus , principalmente esses de quarta feira que me ajudam a analisar meu comportamento. Obrigado pela ajuda que e pela diferença que vc vem fazendo. Abraços!!!
Ualllllll esse vídeo me mostrou muitos caminhos par lidar com minhas dores,! Gratidão Manu
Eu ainda não assisti a sequer um vídeo sem conseguir chorar.
Eu tenho 41 anos e perdi o meu pai num acidente, quando eu tinha 9 anos…. Sempre carreguei a falta do meu pai, não tive a figura masculina na minha criação e vivo sempre me perguntando como seria, qual a diferença em ser criada com a presença de um pai , vivi sempre com essa lacuna, buraco e túnel que nunca vou encontrar resposta porque é algo que não tem volta, eu nem lembro mais da fisionomia do meu pai, não tenho lembranças dele, com ele etc , sinto uma saudade do que não vivi e vou sentir pra sempr.
Emanuel, você já pensou em fazer uma análise mais estatística dessas suas observações? Com 2 mil observações vc poderia construir uma distribuição com bastante representatividade!
Cada vídeo seu é um aprendizado.
Obrigada por nos proporcionar essas reflexões. 💖
Que conteúdo incrível! Claro que estamos aqui, seus vídeos são riquíssimos no processo de pesquisa de si. O maior desafio pra mim é identificar o que eu sinto e nossa, como é verdade isso de a gente só sai da situação qndo se cansa dela, e pra cansar precisamos ver a repetição. Obrigada Manu!
Eu se entendi direito ,acredito que, seria também uma forma de fazer essa conexão com a infância do abandono e a falta dos afetos que muitas vezes não foram realizados é também uma das formas de lidar seria fechar um ciclo. Porquê essa repetição e a raiva refletida talvez com o medo do abandono pode ser dirigida para outras formas de encontrar ,amenizar sei lá. Por isso a arte e a terapia nós ajuda a não dar murro em ponta de faça❤️😂
Em suma. 1- Reconhecer os hábitos/ciclos emocionais sob a ótica do ruim/errado, 2- Dar um nome ao sentimento associado a ele, 3- Tentar localizar momentos no passado que internalizei ele e que consolidou o terreno fértil para o sofrimento germinar, 4- Buscar o humor e trata-lo com a "comicidade" depois de passar por todo esse processo.
A gente aprende química, física, gramática, e mais um monte de coisa inútil na escola mas não aprende essas coisas tão fundamentais! Isso tudo me lembrou a terapia mentes do Spinosa, que no fundo é uma proposta de auto percepção com fim de potencializar afetos alegres. Valeu manu!
Caramba, eu que agradeço por vc ter ido tão longe! Feliz por receber essa ferramenta, valeu Manu, vc faz uma diferença na minha vida!🤜🤛
Essa questão do abandono faz muito sentido. Meus pais foram embora quando eu era criança e passei a adolescência inteira vivenciando uma tristeza constante.
Eu prestei atenção no que o Manu falou, mas olha só essa quantidade de livro azul🤌
Com sua narrativa, repenso e reconstruo a minha. Obrigada pelas palavras sempre cuidadosas e cheias de impusos para mudanças internas e externas!
Muito obrigada por esse vídeo, cai nele sem ter noção do que ouviria, e fez tanto sentido pra mim.
Obrigada, Manu! Sou uma pessoa que tenta analisar o que sinto. Muitas questões abordadas no vídeo eu já refleti e identifico. Mas não consigo sair da parte de me sentir culpada pelas repetições, que eu sei que têm origem na infância. Não aceito sofrer por situações reconhecidas e passadas. Escrever alivia o peso dos sentimentos. Pretendo fazer análise, mas ao mesmo tempo acredito que encontrei os porquês e questiono a função do analista. Enfim, tudo me leva a terapia e análise. A forma que tu aborda os conceitos facilita a compreensão. Parabéns pelo trabalho.
Oi @PamellaSanc, li seu comentário e me vi um pouco nele. TB passei muito tempo me culpando pelas minhas repetições (e claro que isso não desapareceu totalmente ainda).
Sinto que, como vc mesma fala, ter um olhar externo possa te ajudar. Sabe aquilo que o Manu falou sobre a gente reconhecer apenas o conhecido? Então, por mais que vc já reconheça os porquês (e TB me uso da escrita terapêutica pra isso) é bem possível que haja "pontos cegos" que um outro pode te ajudar a conhecer. Além disso, existe TB o lugar do "cuidado" do analista (o Manu falou disso no vídeo da semana passada se não me engano, sobre as práticas terapêuticas) que podem te apontar onde você está sendo muito dura consigo e te fazer vislumbrar outras possibilidades de olhar pra repetição que não seja apenas na base da "punição".
Falo isso compartilhando impressões do que tenho encontrado no processo aqui com a minha analista.
Boa sorte por aí.
Abs
Vi o vídeo ontem à tarde, e à noite tive uma epifania. Percebi quando foi a última vez que senti exatamente como descrevi nos textos da autoescrita. Tô chocada pq agora parece tão óbvio... Agora é procurar na memória quando foram as outras vezes.
Vídeo longo mas necessário! Incrível como consegue sintetizar, de forma clara. Mas confesso que nunca achei que ia ter todos os tipos Hahahahaha anos de terapia para finalmente rir 😂😂
Acho que viver sem sofrimento psicológico pra mim, deve se resumir a uns 8 ou nove meses, o resto desde criança sempre sofrendo. Canal de vcs está cada dia melhor.
Alguns livros estão mal organizados no código de cor da estante 😖
Tirando isso, ótimo vídeo, vou ter sur ver outra vez até virar uma lógica de repetição " do bem" essas ideias
O oi do Martinico.