To be or not to be a mom??

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 361

  • @elenicemattos5072
    @elenicemattos5072 5 років тому +329

    Tenho 60 e não tenho filhos. Quero te dizer que esta escolha também é muito plena. O importante é que seja uma opção consciente, eu nunca me imaginei mãe, escolhi minha própria vida e fico bem satisfeita quando olho pra trás 😘

    • @sofiabandarra6461
      @sofiabandarra6461 5 років тому +27

      A decisão é nossa. Que os homens entendam que podem dar opinião..mas a decisao é nossa! Nossa..da mulher..o corpo é nosso.

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 3 роки тому +1

      Obrigada por expor sua experiência

  • @sabrinafernandes9776
    @sabrinafernandes9776 6 років тому +286

    Sou mãe, estou exausta. Filhos são caixinhas mágicas, caixas de surpresas, nós nunca sabemos como será. Pense bem, não tem volta. Faça filmes, escreva livros. Te admiro. Beijo

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +30

      rsrsr... muito obrigada!! estou pensando bem...

    • @gisaalmeida1622
      @gisaalmeida1622 5 років тому +3

      Linda. Adorei sua resposta. kkk

    • @IsaBella-vb6ge
      @IsaBella-vb6ge 5 років тому +8

      Sabrina Fernandes tenho 1 de 16 anos que desejei e fiz 1 aborto . Não teria filho sem querer jamais

    • @andreib2202
      @andreib2202 5 років тому +3

      todos filhos são uma decepção. Não vale a pena ter, especialmente se vc for homem, só irá te prejudicar

    • @JoaoZamae
      @JoaoZamae 5 років тому +6

      Que linda sua resposta, Sabrina. Dá pra palpar a sinceridade nela.
      Espero que você esteja bem.

  • @paulareis278
    @paulareis278 5 років тому +28

    Tive uma filha, linda, planejada, sonhada e amada. Porém, a vida não segue a nossa vontade, ela adoeceu aos 2 meses de vida e faleceu... Minha vida transformou após isso,foi terrível/horrível, tive que ressignificá-la e decidi não ser mãe novamente. Decidi viver assim, posso mudar de ideia, há 7 anos ainda não mudei, mas tô bem nessa escolha, tô em paz. Cada casal tem o direito de escolha, serem pais ou não e isso é normal, não há nada de diferente nisso. Ser feliz é o que importa!

  •  6 років тому +97

    Nunca vai ter como alguém te dizer, seja ou não seja. Escolha, não escolha... Eu fui mãe aos 21 anos, não planejei, mas assumi com unhas e dentes. Passei por essa fase "dona do pacotinho", de certa maneira pausei várias coisas na vida para cuidar da minha Lis. Cheguei a morar com o pai, até ela ter um ano e oito meses, depois nos separamos. Ele sempre foi um super pai também, mas há um ano foi morar fora do Brasil e como vocÊ disse, o papel da mãe não é igual. Eu já cheguei a recusar propostas para ir para fora porque não podia levá-la. Eu com o tempo fui me entendendo como pessoa e não só como mãe, reassumo cada dia mais a minha vida, minhas vontades. Voltei a estudar com ela ainda bebê, terminei duas faculdades, me especializo hoje, já me sufoquei em querer fazer tudo só e hoje conto muito com minha rede de apoio. Moro aqui no Rio longe da família e aprendi a dividir minha carga com a família do pai dela, com os amigos na medida do possível. Tem dias que cansa, tem! Tem dias que só quero olhar pra ela e esquecer do mundo? tem também. Acho que sempre terei fases. De qualquer maneira acho que a pessoa que me tornei graças a toda essa responsa que veio com ela, a força que tive que ter pra enfrentar coisas pra cacete sozinha me forjaram a mulher forte em que me enxergo hoje, não a mãe, mas a mulher mesmo, da qual a mãe é uma das personas. Mas seja qual for sua escolha, só viva. Não sei pergunte como seria se.. Só viva a escolha que fez e seja plena nela.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +11

      caramba! muita obrigada!! respirei fundo lendo seu relato!

    •  6 років тому +1

    • @RosadoCarolina
      @RosadoCarolina 5 років тому +1

      Que lindo, depoimento.

    • @RosadoCarolina
      @RosadoCarolina 5 років тому

      Que lindo depoimento!

    • @xenyabucchioni2962
      @xenyabucchioni2962 5 років тому +7

      Lindo depoimento. Eu tenho uma bebe de 4 meses e meio. Sempre achei que voltaria a trabalhar logo. Mas eu quero ficar com ela mais tempo, até os 6 meses e depois num esquema de revezamento com o pai dele, já que ambos somos home office. É uma escolha! Só depois que nasce que saberemos como será. Não tem como prever nada até que o vinculo aconteça e a gente aprenda a ouvir a intuição. É cansativo, mas é um amor louco, que injeta energia e alegria pra seguir e, aos poucos, a gente se reencontrar. Inveitavelmente, é um mergulho profundo sobre o ser-mãe, que vai levar a rever a relação com as nossas mães. E acho que muito da dificuldade vem daí também. Eu tive minha filha com 34 anos. Vivi essa mesma crise do ter ou não ter - até que senti vontade mesmo de descobrir como seria. E está sendo maravilhoso.

  • @mahesteves19
    @mahesteves19 6 років тому +105

    se todas as mulheres tivessem esses questionamentos...a taxa de natalidade diminuiria muito...não sou mãe faço as mesmas reflexões todos os dias...e acho que toda mulher deveria pensar muito mas muito bem nesse caminho sem volta ...

  • @marquitoxi
    @marquitoxi 6 років тому +144

    Minha mulher quer ter filho e eu não. Mas não quero porque eu não possa cuidar ou sustentar, estar presente etc, mas simplesmente porque eu não quero ter a responsabilidade sobre um ser humano nesse mundo tão louco como o nosso. Tenho absoluta certeza que seria um ótimo pai, mas não quero ter essa responsabilidade gigante nas minhas costas. As vezes penso em ter por ela, as vezes penso em me afastar para que ela possa fazer isso com outra pessoa. Ela ainda tem esperança que eu mude de idéia, e eu ainda tenho de que quem mude de idéia seja ela. Como é difícil a vida.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +22

      Nelsinho muito difícil né? Eu acho que viver é a coisa mais difícil que a gente faz na vida. 😂😂😂

    • @bianca4471
      @bianca4471 6 років тому +2

      Que situação complicada:/

    • @joliestos8527
      @joliestos8527 6 років тому +8

      Quando ela casou contigo tinha consciência disso? Eu, penso como vc, seria super mãe, mas penso e repenso... E uma grande responsabilidade.

    • @saragoncalves1290
      @saragoncalves1290 5 років тому +9

      Larga ela. Ela tem o direito de ser feliz, tem o direito de ter filhos. Voce esta impedindo ela de conhecer essa felicidade.

    • @milenamerces6786
      @milenamerces6786 5 років тому +23

      Te entendo muito, acho que vc tem que deixar claro definitivamente sabe pra ela , “não quero ter” e deixar ela resolver se quer continuar junto ou quer partir pra uma relação com queira um filho,

  • @joanaviana__
    @joanaviana__ 5 років тому +24

    Honestidade é tudo. Li os comentários, já conversei com muita gente. Tenho 41, quase 42, e não tive. Nunca tive certeza que queria, a dúvida sempre pairou nos meus pensamentos a respeito. Sou feliz. E nem acho que seja importante realizar algo que dê tudo sentido quanto um filho. Viver apenas, plenamente. Buscar atividades que te preencham. Ter tempo para pensar, descobrir, conhecer gente. A vida é maravilha, pode ser do jeito que for, mas é tbm muito louca. O cenário político nada favorável. Viver nos tempos de hj tem essa vantagem da escolha. Não pensar no se, apenas viver o seu melhor. Tenho ficado cada vez mais em paz e acho que tem a ver com o fato de não ter tido filhos. Minhas amigas mães têm outro ritmo, outras neuroses. Isso tem a ver com grana tbm. Mas sou uma dissidente, isso tá escrito no meu mapa.

  • @biazapico
    @biazapico 6 років тому +213

    Meu deus, sou eu, sou toda eu falando, cada palavrinha, tudo. É isso, é exatamente isso. Num dia tenho certeza absoluta que não quero, no outro me encho de dúvidas, medo na verdade, medo do arrependimento. Certeza que quero nunca tive. São esses 35 anos que me trazem as dúvidas, porque há alguns anos eu era toda certeza da minha escolha. Que coisa louca! Minha vida tá massa demais pra correr o risco de estragar, sabe comé? São planos demais pra enfiar um filho no meio. Eu amo gastar meu tempo comigo (e eu amo trabalhar pouco, porque pra sustentar um não é preciso tanto dinheiro). É egoísta pensar assim? A possibilidade da adoção acalenta meu coração, mas é como você disse, o rolê de construir aquilo dentro da gente, depois parir (que coisa maluca que deve ser parir), depois ver a mágica da genética acontecer... é diferente da adoção, que aí também já é outro rolê bem doido e que também deve ser incrível, mas é diferente. Tem também esse lance da desigualdade que pesa, porque num mundo ideal talvez eu quisesse ser mãe, num mundo livre do machismo, saca? Mas decidir ser mãe é decidir ser mãe nesse mundo escroto, nesse mundo em que quando se é mãe só se é mãe (ou quase isso), nesse mundo em que mães são seres solitários. Aí também tem que pensar em grana (que não é pouca) e se a grana dá pra você e pro filho ou se você vai ter que se sacrificar pro resto da vida pro seu filho ter as coisas. Não tô falando de passar fome, tô falando de poder continuar sendo outras coisas além de mãe, tipo turista, estudante, leitora, cinéfila... Isso tudo custa dinheiro. E se espera da mãe sempre que ela abra mão, que ela se sacrifique em nome do filho. Enfim, falei demais. Hahaha... Desculpa! E obrigada pelo vídeo! Reflexões desassossegantes, mas necessárias.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +33

      que incrível sua resposta! não acho nada egoísta... acho que é a gente que escolhe!!

    • @joliestos8527
      @joliestos8527 6 років тому +10

      Super eu nessas palavras nesse vídeo uff...

    • @suelenrovaron8433
      @suelenrovaron8433 5 років тому +6

      Me vi nesse seu comentário

    • @tatiananicacio5434
      @tatiananicacio5434 5 років тому +8

      biazapico eu tbm! Mês q vem completo 32 e ver esse vídeo hoje me fez ver q não to sozinha e tudo o q ela disse passa na minha cabeça tbm. Fico as vezes angustiada por nao querer. Mas e quando eu estiver com 60? Mas hoje estou muitooooo feliz sem filhos ☺️

    • @sereiummilagreeestouaqui
      @sereiummilagreeestouaqui 5 років тому +9

      Estou c / 38, desde menina sempre quis ter, mas chegou a hora , sei lá se é meu corpo pedindo mas na mesma hora que quero , não quero. Às vezes pens: faz sentido eu colocar uma pessoa no mundo pra perder noites e noites de sono, troca do fraldas ,nunca mais dormir como antes, não poder ir a vários lugares....mas pro outro lado sinto falta de um ser pra amar de verdade, minha vida está sem sentido, sei lá, estou tão preocupada a ponto de procurar um terapeuta, a noite minha kbça chega a doer de tanto pensar matutar, 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭, tenho medo de não ter e me arrepender.

  • @JoaoZamae
    @JoaoZamae 5 років тому +16

    Reflexões pesadíssimas sobre a maternidade. Achei MARAVILHOSO.
    Sempre pensei, mesmo sendo homem, sobre grande parte das questões que a Flor menciona.
    Hoje eu não vejo como viável a possibilidade de ser pai. Acho que contribuo mais pro mundo como homem solteiro.

  • @renatakonsso3563
    @renatakonsso3563 5 років тому +11

    Estou com 30 anos. Faz 5 anos que penso se engravido, adoto ou viajo pelo mundo. Essas escolhas que mudam tudo são muito cruéis. O vídeo representa muitas de nós!

    • @vasconceloscumbe4876
      @vasconceloscumbe4876 Рік тому +1

      o facto de voce se questionar sobre essa decisao, ja revela uma resposta embora, eu acredite que te assusta, mas é assim mesmo. de que adianta ser mae e depois se arrepender da maternidade. apesar de eu ser homem, vejo no rosto de muitas mulheres ao meu redor que so nao falam do arrependimento pela ,maternidade por medo de criticas sociais e d familia

  • @carlinhakika
    @carlinhakika 6 років тому +71

    Gostei mto do seu vídeo. Às vezes tenho a impressão que mulheres que param para fazer essa reflexão sobre ter filhos ou não seriam melhores mães do que aquelas que simplesmente têm filhos sem pensar mto sobre isso (isso não significa que vc tenha q ter filho... rsrs) Tenho 34 anos, estou com meu companheiro há quase 15 anos (moramos juntos há 4), e quando passamos a morar juntos, a ordem natural das coisas seria ter filho, né? Todos começaram a cobrar e nós mesmo tb começamos a pensar sobre o assunto. Foi ali que comecei a me questionar de onde vinha a decisão. Tenho mesmo vontade de ter filhos? Quero ser mãe? Foi uma fase de muuuuita conversa, mto pensar, mta análise e foi libertador poder pensar sobre isso tudo e mais libertador ainda de alguma forma decidir que eu não queria. Me sinto liberta de poder dizer q não quero ter filhos. É claro q vez ou outra me encanto com a beleza da gravidez, do amor entre pais e bebês, mas rapidamente sou tomada por uma realidade que vem junto dessa beleza. Não me vejo sacrificando meu tempo, meu corpo, meu emocional, minha subjetividade pra cuidar de um bebê, de educar, de ter um adolescente em casa, por mais q esse sacrifício possa ter sua beleza. Enfim, acho q a decisão mais concreta é sempre a de ter, essa não tem volta, principalmente pra mulher pq o peso é maior (inegável). Quando se decide não ter, a decisão é sempre revista, reavaliada, retomada a cada vez, sabe? As pessoas não falam mto sobre o arrependimento de ter tido filhos, elas não conseguem falar sobre isso, nem mesmo pensar sobre isso pq o ser já está lá, a vida já aconteceu. A decisão de não ter talvez sempre estará presente, em qualquer idade. Mas como qualquer decisão, sempre se abdica de algo. A vida é isso. Escolhemos uma coisa e a partir dessa escolha abrimos mão de outras. Acho q o segredo da vida é saber lidar com o vazio, o impreenchível do existir. Nunca seremos plenos, filhos não trazem plenitude, completude. Pode trazer alegrias, mas plenitude não existe. Plenitude é a morte. Enquanto estivermos vivos, oq nos falta é justamente oq nos mantém desejantes na vida. Com ou sem filhos.

  • @vratata
    @vratata 6 років тому +77

    Flor! Compartilho muito dos seus pontos de vista. Vivo uma situação bem parecida... Sou casada, meu companheiro também já tem um filho. E durante muitos anos eu quis ser mãe, como se fosse um fim de completude maior. Graças a todas estas discussões que nos é permitido hoje, comecei a pensar se eu realmente queria ser mãe ou se eu simplesmente pensei que queria ser porque me disseram que era o roteiro da vida. Hoje tenho quase toda certeza que a melhor escolha para mim foi não ter tido filhos porque o meu tempo , a minha criatividade, o meu sumo quero desfrutar apenas comigo. Fazer minhas viagens, meus projetos, escrever, fazer teatro, dormir... Isso não me torna e nem me tornará incompleta. E afinal, o que é ser incompleta?
    Aff... Ficaria horas escrevendo sobre isso... Um beijo!

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +8

      VRA TATÁ que loucura né? Às vezes a gente acha que tem que fazer alguma coisa pq é assim que a vida deveria ser, mas as vezes me sinto muito na dúvida. Será que é isso? Mas as vezes me sinto muito egoísta por não querer passar por isso é usar toda a minha energia para mim.

  • @rosangelarocha2881
    @rosangelarocha2881 6 років тому +69

    Eu tenho 35 anos e estou solteira , e não quero filhos , e ouço todo mundo falando: ah mas se encontrar alguém aí vai querer ... quero mandar se f...
    tá, oi! Tudo bem? (Educação e civilidade também vale na internet)!
    Sou tia! Uma menina de 3 anos e Um menino de 16 que eu participo da criação desde que nasceu. Eu participo tipo educo, ensino, compro coisas básicas, passeio... eu não sou mãe , mas sou uma tia muito massa. Presente. E eu não quero filho meu, crescendo na minha barriga, porque não!! Porque não é meu sonho. Eu estudo, quero isso, não parir. E talvez eu mude de ideia amanhã. Enfim, é isso

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому

      arrasou!

    • @vanessadotluis
      @vanessadotluis 5 років тому +1

      Rosangela pode mudar de ideia que você não é uma árvore para ficar sempre no mesmo lugar e se não mudar está tudo bem... continue sendo essa tia massa e seja feliz.

    • @jessicasilvestrenatu
      @jessicasilvestrenatu 4 роки тому +1

      Eu tbm curto a ideia de ter sobrinhos. Pensar em ter uma criança dependendo de mim, ter que ajudar a fazer tarefas da escola, educar, levar ao médico etc... Não consigo imaginar. Acho tudo isso tão chato. Prefiro estudar e fazer as coisas que amo. Sou feliz com minha liberdade. Mas ainda tenho dúvidas...

  • @luisa.nobrega
    @luisa.nobrega 6 років тому +39

    Hoje temos sim a opção de escolha em relação a maternidade, mas mesmo assim acho que a mulher sempre leva a pior, sempre tem que: ser boa mãe, boa profissional, boa esposa, boa dona de casa.... é muita cobrança e responsabilidade. Vídeo ótimo Flor!!!! Beijos 🖤

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +2

      Luisa Nóbrega obrigada!! É muito injusto!!! Pq a gente tem que se sobrecarregar. E se for só mãe tb fica culpada, acha que tem que dar conta do mundo. Tenho amigas mães que não trabalham é que são muito culpadas de terem optado por isso. Mas acho bobagem tb, pq a pessoa não pode ser só mãe. Que gostariam de ter uma profissão mais bem desenvolvida mas pq? Pq a pessoa tb não pode ser mãe é ficar de boa. Pq a gente quer tudo?

  • @carolinadesantiferreira6406
    @carolinadesantiferreira6406 3 роки тому +1

    Obrigada pelas contribuições tão significativas. Me fez pensar bastante!!

  • @adrianavilaca4243
    @adrianavilaca4243 6 років тому +28

    Flor é uma decisão difícil porque de fato vc está indecisa. Tenho amigas que na cabeça delas este era o objetivo mais absoluto. "Quero casar e se mãe" . Fiz um comentário na sua foto que o Emanuel publicou no Instagram com seus questionamentos. É uma decisão sua . É uma decisão de vocês dois. Quando alguém me procura com dúvidas tão importantes costumo dizer para a pessoa ficar em silêncio e tentar escutar a voz do seu coração. Se concentre. Respire e ouça ele bater. Estará conectada com você mesmo. E só vc sabe o que é melhor para você. A sociedade nos cobra . O ego nos cobra. Não se deixe manipular. A mulher é instintiva. Se concentre e procure descobrir seu desejo. Sem pensar em vobrancas. Sem pensar em tempo. Apenas sinta seu coração bater. Se faz meditação o exercício será mais fácil. Não desista de ouvir a si mesmo. Sinto meu coração apertado de ver você assim. A mulher é racional mas extremamente instintiva também. Principalmente neste assunto. Respire minha querida. Trata-se com carinho. Um beijo.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +6

      estou sim respirando e pensando muito... obrigada pela sua resposta...

    • @niedjavasconcelos5965
      @niedjavasconcelos5965 5 років тому +1

      Adriana, com todo respeito. Ate porque eu nao te conheço e nem voce me conhece, por isso peço permissão pra falar, e ja falando. Mais essa coisa de chegar no outro e ja ir falando, apontando... Eu acho um tanto invasivo e impróprio. Em primeiro, quando alguem abre a vida é necessario respeito pra quem for ouvir, afinal o outro esta alí falando algo íntimo e que muitas vezes nao é facil falar de sí mesmo. Entao, é bom usar a técnica, "eu te esculto, eu te respeito, eu te entendo." Por mais que a pessoa ouvinte naquele momento nao concorde, mais respeitar. Porque alí é o ponto de vista do outro. E está tudo bem em o outro pensar assim, o importante é saber o que o outro pensa, é deixar o outro se expressar, abrir esse caminho pra opinião do outro existir.
      Gratidao e nao me leve a mal pelo comentário 🙏

  • @carolinamagalhaes9331
    @carolinamagalhaes9331 5 років тому +3

    Eu creio que nós, mulheres, somos pressionadas constantemente a ideia de que temos que passar por uma gestação pra sermos realizadas na vida. O que nos faz esquecer da adoção, que é um rolê onde a gente vivencia a maternidade tanto quanto e com um nível de conexão muito lindo, pq vc não gerou aquele ser, mas vc quer participar da vida dele de alguma forma. Ainda assim, entendo totalmente o que você disse, foi impossível não me encontrar nisso, pq independente do caminho escolhido pra chegar na maternidade, é inevitável não pensar no investimento gigante de energia que a gente pode usar pra outras coisas. Acho que ter filho ainda tá tão enraizado que a gente ainda se culpa muito por não escolhe-los, principalmente pela pressão social imensa que existe. Foi bonito ver isso, Flor. Obrigada por falar por nós.

  • @mizziaradepaiva7584
    @mizziaradepaiva7584 6 років тому +48

    Minha nossa... eu sou você na vida, com essa carga de questionamentos. É cruel! A palavra é bem essa... cruel. Quanto mais se pensa sobre, pior fica. É uma decisão complicada.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +4

      muito!!!

  • @by_brunabarbalho6448
    @by_brunabarbalho6448 6 років тому +16

    Ei ... Flor o "erro" está em querer dar "tudo" todo o seu esforço, quando na vdd a relação com filhos não é sobre dar "tudo". É estar com eles e não deixar de fazer nada, mas fazer com eles 😊😉 Tenho dois filhos e na vdd cada maternidade sim trouxe sentidos diferentes na minha vida!

  • @lyalins
    @lyalins 6 років тому +50

    Muito bacana vocês "abrirem a casa" de vocês. Sobre ter filhos, particularmente acredito que seja muito positivo a gente não mais achar que isso seja uma obrigação. Maternidade e paternidade nunca foi pra todos! E tudo bem...
    Sobre as perdas e ganhos, tudo na vida é assim: uma escolha me possibilitará viver algumas experiências e deixar de viver outras. Talvez se fosse mais fácil os bônus não seriam tão bacanas.
    Ps: Flor, amei que você falou em adoção. Obrigada! Foi a minha escolha aos 40 e tem sido mt bacana.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +9

      Lya Lins que lindo Lia. Acho a adoção muito importante e uma possibilidade real de maternidade. Sem aquele peso do tempo na cabeça da gente, né? Pq o tempo é muito cruel com a mulher. E a gente tem que correr contra ele se quiser ser mãe. Enfim. Que bom que vc gostou do vídeo

    • @valentinajacome
      @valentinajacome 5 років тому +1

      Gostei muito Flor. Honesto, relevante, necessário. É tão bom ter este espaço aqui x

  • @taibiri
    @taibiri 6 років тому +44

    Teu vídeo tá foda de lindo demais, mas posso fazer um adendo? A maternidade não é construída apenas com gestação, a adoção é uma construção super hiper ultra mega possível e tão rolê quanto. Sou mãe de 3 por adoção tardia com minha ex-companheira e hoje a gente compartilha a guarda há quase 2 anos. Puta desconstrução pessoal e construção coletiva da porra.

  • @estelapop3289
    @estelapop3289 5 років тому +5

    Fiquei anos me perguntando sobre maternidade, até entender que eu queria ser mãe mas não tinha a menor vontade de parir, então eu adotei duas irmãs. Muito amor, mas muita responsabilidade, ainda mais pq sou mãe solo. Se puder fazer isso dentro de uma cumplicidade é bem melhor... E esse maravilhamento acaba existindo naturalmente... Eu achava cafona, hj em dia eu sou assim. Eu morava sozinha antes de adotar, é realmente abrir mão de tudo.

  • @camarada_pri
    @camarada_pri 3 роки тому +4

    Revendo esse vídeo, mais uma vez, após as recentes notícias. ♥

  • @liviadesiqueirafarah844
    @liviadesiqueirafarah844 3 роки тому +2

    Estou vendo esse vídeo hoje, já sabendo a opção que você escolheu!!!

  • @dai649
    @dai649 6 років тому +13

    compartilho cada palavra que vc disse Maria Flor. sou casada, sofro com periodos de depressao, tenho muita preocupacao de ter depressao pos parto, conversei muito com meu marido, e talvez a adocao seja uma escolha para nos. ainda nao sabemos.
    meu deus.... todas essas questoes que vc levantou passam pela minha cabeca.
    que bom que nao estou sozinha.
    um grande beijo!

  • @julianna8426
    @julianna8426 4 роки тому +2

    Pensem muito bem mesmo, tenho um casal, o menino hj com 21 foi super tranquilo até a adolescência, "fácil" pra criar e hj me vejo perdendo noites de sono, ainda essa semana percorri delegacia, hospital, IML, porq a mais de 20 dias não tinha notícias, é muito difícil! Graças a Deus achei e trouxe mais uma vez pra casa!

    • @irani4276
      @irani4276 3 роки тому

      Meu Deus 😢e achou ele? Juli Anna?

    • @julianna8426
      @julianna8426 3 роки тому

      @@irani4276 sim, está em casa, sigo tentando ajudar ele arrumar a vida dele, não é fácil... obrigada 🤗

  • @beatricecorreademattos8893
    @beatricecorreademattos8893 6 років тому +17

    Flor! Suas questões não são só suas. Tenho as mesmas e já tenho 38 anos. Pra mim ainda tem mais um ponto importante. Quero que o filho venha como consequência do amor que sinto por alguém. É como uma extensão da relação, sabe?! Eu só agora comecei a sentir vontade de ser mãe verdadeiramente. Só agora comecei a me sentir madura e com vontade (aquela vozinha que vem de dentro) de ser mãe. O medo de perder a vida que temos por um tempo (não é pra sempre) é real, mas acho que a maternidade transformará sim o sentido da vida. Sem dú vida vamos ver as mesmas coisas de formas diferentes.
    Eu saí da Gávea e vim pro Québec, no Canadá e aqui o número de mulheres que têm filhos com 45 anos é enorme. Concordo que o relógio biológico se ja cruel com a gente, mas não dá pra negar que a tecnologia melhorou as coisas pro nosso lado também. Você tem ainda mais tempo do que imagina! Deixa vir de dentro a vontade. Tenho certeza que ela vai vir como fruto de um amor legítimo e que vale a pena ser celebrado! Um beijo gde, Bia

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +11

      me deu um alívio ler isso! vou pro quebec também! kkk

    • @joliestos8527
      @joliestos8527 6 років тому +6

      @@mflor31 não só no Quebec eu também tenho todos estes grilos, e como nossa amiga aqui quero muito que seja a extensão de um amor, o resultado de um casal seguro e planejado mas a vida nem sempre planeja o que planejamos... Enfim, agora tenho 38 também, encontrei alguém que gosto, mas ainda ñ e amor para mim, ele sim, diz sentir e faz mil planos comigo incluso o filh@. E eu, grilada total penso, meu GOD, já tenho 38, mas, vejo essa realidade de até os 45 e mais... Depende também de casa mulher e quando chegar a danada menopausa. Ainda que tenha a possibilidade de congelar, nem todo mundo tem essa possibilidade financeiramente falando. Cara, estou em meio a um furacão, turbilhão de dúvidas, ter ou não ter... Tudooo absolutamente tudo que falou @marumia flor Leite eu vivo. Sempre tive segurança de que não iria ser mãe que não queria embora, amoooo crianças. Há alguns anos peguei um vôo Italy - Brasil, conheci um garoto de 3 anos "Rafael" me apaixonei por ele, saiu do lugar com os pais e se sentou comigo, pediu licença, posso... Etc super educado adulto total... Conversamos tanto e eu, totalmente impressionada. Me fez chorar, uma dor no peito e uma enorme vontade de ser mãe nasceu... Passou, desencanei, até porque nem tinha o homem que desejo ter para ser pai... Enfim, há poucos meses me voltou a acontecer, cuidei por 10 dias de um garoto "Matteo" mudou! Totalmente, não sei explicar. Sério! Nunca senti a vontade avassaladora de ser mãe, na minha vida. Ele se apaixonou por mim e eu por ele, gente passadaaa parece um DEJAVÚ. ENFIM, quero ser mãe aos 38 anos, a dúvida atual é, será que quero esta pessoa que diz querer tudo comigo?! Insegurança total. Ele é italiano eu estou na Espanha não sei se corro para seus braços ou sigo o rumo da vida aqui... Queria tanto dormir e sonhar com a estrada certa para escolha segura. Desculpem o desabafo. Beijos

    • @julianal.4500
      @julianal.4500 5 років тому +2

      Béatrice, entendo seu comentário, mas a contrario sensu, um casal sem filhos tem então uma relação infeliz ou não verdadeira? Porque veja, vc vê o filho como uma extensão da relação e fruto de um amor verdadeiro. Desculpe, Mas por essa linha de pensamento qq casal sem filhos não está verdadeiramente feliz, e não é bem por aí...

  • @renataladeiadasilva9442
    @renataladeiadasilva9442 6 років тому +19

    Sinto que as pessoas me acham egoísta por não ter filhos ainda, ninguém me cobra mais, acho até que eles já estão mais decididos do que eu mesma na questão de ter ou não ter um filho. Tenho 36 anos, em agosto 37, meu tempo de decisão é agora. Sempre acreditei que ter filhos não é uma escolha, é um sentimento, *sentir* que quer ter filho é maior do que *escolher* em tê-lo. Queria sentir a maternidade, mas é muito louco, não sinto. As vezes me bate um vazio, mas não sei ao certo se está ligado a maternidade. Minha mãe um dia me disse, que se ela tivesse minha idade hoje, não teria os 4 filhos que teve, diz ser muito feliz com os filhos que tem, mas não teria se fosse nos dias de hoje. Um dia minha mãe disse, também, que se eu tiver filho, vai ficar muitooo feliz, mas que se não tiver tá tudo bem também... Status: em decisão... grande beijo e uma boa decisão pra nós ;)

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +1

      te entendo totalmente!
      que dia de agosto? o aniversário

    • @ELYSILVVA
      @ELYSILVVA 5 років тому

      caracas igualzinha eu!!!

    • @NathalyAzeredo
      @NathalyAzeredo 4 роки тому

      Tô nessa também. Fiz 37 agora, dia 29 e não me decidi. Sou casada e aí é pior ainda.

  • @delcaimoveisr9207
    @delcaimoveisr9207 6 років тому +8

    Muito verdadeiro e sinceiro essa tua fala, Flor. Penso que a mulher, mesmo parindo, mesmo saindo de dentro de si um outro ser, ela precisa adotar essa criança que nasce. Assim como o homem, que precisa adotar essa criança pra se tornar pai. Sou mãe.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +1

      totalmente! é sempre uma adoção...

  • @alexsandramartins8762
    @alexsandramartins8762 3 роки тому

    Penso exatamente como vc. Fui mãe ao 38 anos e meio, não é fácil até hj, mas não me arrependo é uma viagem cansativa e encantadora. Tudo depende de sua rede de apoio, para quem tem tudo fica mais fácil. Eu não tive! Fecha os olhos e vai,de pensar muito, não tem.

  • @lidianemedeirosdagraca3728
    @lidianemedeirosdagraca3728 5 років тому +1

    Eu tenho 34 anos e te digo o seguinte: Educar uma criança é estar presente, você é uma mulher extremamente inteligente, com todos os seus posicionamentos muito bem colocados, siga seu coração diante de todas as suas possibilidades.

  • @fabidani30
    @fabidani30 6 років тому +17

    3.7 batendo e 20 anos juntos...ele quer eu não sei se quero mudar a minha vida....Deus que difícil...
    Amo minha vida a dois....

  • @meperdiaos3089
    @meperdiaos3089 5 років тому +13

    Que vídeo foda! Tenho 33 e conversei sobre isso hoje com o meu marido. Também não sabemos se queremos toda essa responsabilidade. Como é difícil decidir!!!!

    • @lorenaxavier995
      @lorenaxavier995 2 роки тому

      Não tenha filhos. Você não precisa ter toda essa responsabilidade.

  • @tatitma
    @tatitma 4 роки тому +2

    Escolhi não ter filhos após reflexões iguais a da Flor... tenho 43 anos, talvez seja cedo para avaliar, mas é possível viver plenamente sendo mulher sem exercer o papel de mãe. Neste mundo que vivemos hoje (com pandemia e sociedade doentes) fico feliz em não ter gerado mais uma criança nele. Só queria deixar registrado que acho linda a possibilidade de adoção, embora não tenha optado por ela até agora.

  • @lucianog.oliveira2589
    @lucianog.oliveira2589 5 років тому

    São questionamentos pertinentes esses apresentados. Realmente são muitos SERÁS... e um questionamento que me faço muito tem haver com o que o Cortella diz muito: O problema não é que mundo vamos deixar para nossos filhos e sim que filhos vamos deixar para o mundo...

  • @debbietrekesq.
    @debbietrekesq. 6 років тому +34

    Uma outra grande questão é pensar na pessoa que vai nascer e se ela iria querer viver nesse mundo tão caótico

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +3

      poxa, mas pra essa pergunta não tem resposta!

    • @claudiahalley2697
      @claudiahalley2697 5 років тому +2

      pra mim nem faz sentido pensar nisso. ninguem escolhe nascer

  • @kenyalima4561
    @kenyalima4561 4 роки тому +2

    Me identifico totalmente com os seus questionamentos.

  • @raphaelademoraes849
    @raphaelademoraes849 Рік тому +1

    E voce escolheu ter.. 4 anos depois ❤ea vida muda muito ne? É uma decisão mt seria, mas eu nao me arrependo por um minuto!

  • @BiaMeloOficial
    @BiaMeloOficial 5 років тому +1

    Ótimo video! Ótima reflexão! Bem completa, parabéns! Como tudo na vida, pros e contras. Tudo depende, né? Quem tem filhos e conseguiu fazer tudo certamente teve ou tem rede de apoio. Pra quem não tem é mais difícil. Tudo depende do seu querer e coragem. As duas decisões implicam em coragem. Eu não tenho filhos. Mesma idade sua. Fico me perguntando: se eu tiver um filho e ele me perguntar: mãe, por que você me teve? Eu vou saber responder com honestidade? E se eu não tiver essa resposta honesta eu vou conseguir viver com isso? Coerência é muito importante pra mim! Boa sorte pra nós!❤️😘 Bjs!

  • @pamelafavaretto4147
    @pamelafavaretto4147 5 років тому +10

    Estou na mesma situação que vc, vendo o tempo passar e com medo de estar perdendo algo.

  • @sandraguzzon3337
    @sandraguzzon3337 5 років тому +2

    Não estou sabendo lidar com esse vídeo tão sensacional!! Tão tranquilizador saber que não estamos sós. Obrigada, guria! Um beijo.

  • @lidianesantos9076
    @lidianesantos9076 5 років тому

    Ser mãe é maior entrega e renúncia de si mesma, maior aprendizado pra vida e pra deixarmos de sermos egoístas. E o amor de mãe é o que mais se aproxima do amor de Deus...

  • @aguiarmoreno
    @aguiarmoreno 4 роки тому

    Essa mulher é linda, desde pequeno acho ela linda , lembro que era apaixonado por ela ❤️

  • @joycavalcantti
    @joycavalcantti 5 років тому +4

    É a missão mais linda e mais difícil da vida. É como se fosse o maior sentido da vida tbm! Mas não ter filhos deve ser maravilhoso tbm pelo tempo que vc tem pra você de sobra (: 🙏🏿 é um mistério de dores e curas. Várias respirações profundas haha Mas a gente supera! Tomar decisões é difícil! Mas só sinta suas vontades, você continuará sendo uma mulher incrível igual e evoluir igual sendo mãe ou não!

  • @goulartflora123
    @goulartflora123 5 років тому +1

    O filho trás um sentido diferente para a vida, sim. Tu tem que ter já tua personalidade, tua vida, tua felicidade, não pode jogar a responsabilidade na criança. Mas aquela pessoinha, ah, ela é uma sensação que só tendo para saber. As coisas pequenas, os sorrisos, os carinhos, são o sentido.

  • @janainacecilia7155
    @janainacecilia7155 5 років тому +1

    Lindo ver que não penso assim sozinha...Já me senti muito triste por pensar em todos esses pontos e achar que só eu sentia assim...Obrigada!

  • @junogueiraa
    @junogueiraa 5 років тому +4

    Você me explicou até o que eu não sabia explicar pra mim mesma. É assim que penso também, obrigada pela clareza que me trouxe.

  • @jaquelinemoreira7820
    @jaquelinemoreira7820 5 років тому +2

    Gratidão! Meu coração ,minha alma .. tomou um lugarzinho de paz. Me sentia uma extraterrestre porque não sinto a vontade de ser mãe! E não vejo como egoísmo, sei que é uma escolha como qualquer outra coisa! Mais dói porque tem pessoas envolvidas, mãe , marido , irmã. Mas tenho que lembrar no final de tudo , será sempre só eu no jogo todo afinal e minha vida e minha história!

  • @Marinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    @Marinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 4 роки тому

    A gente valoriza muito essa coisa da carreira sólida, de fazer e realizar mil coisas. E isso realmente é difícil com filhos, a não ser que você tenha uma ótima rede de apoio (o que muitas vezes envolve ter dinheiro ou o tempo de alguém que vá te ajudar). Mães sem rede de apoio muitas vezes acabam por conseguir se dedicar somente ao filho, e isso deveria ser tão importante ou mais que ter uma carreira.

  • @crislainesantos622
    @crislainesantos622 5 років тому +8

    Ė uma decisão muito difícil mesmo. Mas penso que quando a decisão não é só sua se torna ainda mais difícil. Tipo se o companheiro já tem filhos é mais fácil, você não se sente tão culpada por não ter filhos.

  • @tatitma
    @tatitma 4 роки тому +1

    Penso também que a maternidade/paternidade deva ser deixada pra quem tem aptidão e talento para esta função... acho que estas pessoas têm certeza da escolha e disposição para abdicar de outras escolhas em prol deste cuidado, e o fazem com alegria. Neste caso, abrir mão da maternidade não passa por um "egoísmo", mas por tentar construir uma sociedade mais verdadeira em relação à participação e função que teremos nela.

  • @raulbarrosdasilva4664
    @raulbarrosdasilva4664 6 років тому +4

    Que depoimento forte! Tua fala sobre a maternidade me remeteu àquele lance da mãe suficientemente boa (winnicott), do ser mãe como uma experiência de eliminação da mulher livre, da relação mãe-bebê a partir de um olhar figura e fundo no qual a díade é a figura e tudo que sobra será sempre fundo, do processo de metamorfose mulher>mãe (que na vdd é inverso, retira ao invés de dar asas)... tem muita coisa boa aí pra levar pra terapia/análise. As tuas dúvidas, o teu medo, a tua liberdade, a tua paixão pela vida e muita pulsão de viver/morrer, parace que tudo isso fecundou e virou semente aí - estás gestando a maria de amanhã. Parabéns pela coragem e luz pras tuas escolhas.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому

      tô levando pra análise todo dia! kkk

  • @alineornellas3609
    @alineornellas3609 4 роки тому

    Flor, que vídeo maravilhoso!!!! Descreveu todas as dúvidas presentes e possíveis preocupações futuras incrivelmente bem, pensando por todas as óticas!!! Ser mulher é mto difícil.

  • @jdf871
    @jdf871 3 роки тому +1

    Ahhhh que depoimento lindo Flor!!!Vi o vídeo somente hoje, tenho 34 e estou passando por esses questionamentos .. Bom pelo visto, tomaste a decisão rsrsrs...Então guria, curta muito esse momento da tua gravidez e da tua transformação como , mulher,pessoa, , ser humano e mãe..

  • @mellocorretoradeseguros6362
    @mellocorretoradeseguros6362 5 років тому

    Flor é tudo mais simples...você complicou muito...agora o que faz uma maternidade ser bem vivida é uma rede de apoio...isso sim é a grande diferença na criação de um ser humano!

  • @crisgottes
    @crisgottes 5 років тому +7

    Tenho 41. Tô no limite. Vim assistir esse video e outros porque, hoje, esse é o meu maior questionamento, minha maior dúvida: ter filho ou não ter? Estou enlouquecendo.

    • @camillesoler3839
      @camillesoler3839 5 років тому +3

      eu tb com 41 anos e tenhos duvidas embora queira mas as vezes nao kk sim estamos no limite .

    • @rib6248
      @rib6248 4 роки тому +3

      Tb 41 anos e muitos questionamentos!😭 Mas na "balança" pesa mais a possibilidade de NAO TER, pq basta vc olhar ao seu redor e ver a vida dos casais com filhos. Acho totalmente "uma maluquice": sempre estressados, quebrados financeiramente, infelizes.... E minha vida hoje é tão boa! Tenho medo + do arrependimento de TER do que o de NAO TER!

    • @irani4276
      @irani4276 3 роки тому

      Deixa rolar as vezes não é pra ser...

  • @luisavono3389
    @luisavono3389 5 років тому +2

    Caraca me identifiquei MTOO com tudo que vc disse Flor! Tb me pego com todos estes questionamentos e aos 36 anos tb ainda não sei se quero ser mãe. O que pega mais é ter "prazo de validade" para isto, diferentemente dos homens. Enfim, de uma coisa estou certa, se for pra ser mãe, quero que seja com um Pai que se faça presente na vida desta criança, tanto qto eu. Bjos!

  • @danielledasilvaborges3700
    @danielledasilvaborges3700 6 років тому +2

    De uma sensibilidade e honestidade sem igual. Descreveu perfeitamente mesmo sem ser mãe toda a responsabilidade e a carga de uma mãe. Se decidir pela maternidade de uma coisa tenho certeza, entrará nessa aventura muito consciente do que a espera e será louco mas maravilhoso ao mesmo tempo. Desejo sabedoria pra vocês...

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +2

      Danielle da silva borges super obrigada! Eu acho que estou consciente mas ao mesmo tempo acho que o susto é muito grande

  • @Biarevoluarte
    @Biarevoluarte 5 років тому +1

    Nossa, esse vídeo traduz muitas das minhas dúvidas, angústias... Tenho 36 anos, sou solteira, tinha a ideia de ter filhos até os 30 anos, depois decidi e tinha claro que a maternidade não era para mim... Até que cheguei aos 35 e veio a cobrança, as dúvidas, os medos. Penso em de fato não ter pq não teria hoje estrutura física, psicológica e financeira para arcar com uma criança, mas é isso, meu medo é o futuro, é me arrepender e ser tarde demais... Enfim, sigo com muitas dúvidas, mas adorei o vídeo pois elucidou as minhas questões. Gratidão, Flor!

  • @etienefia4185
    @etienefia4185 6 років тому +2

    Pensei tudo isso antes de ser mãe. Mas sabe Flôr, de todas as possibilidades que perdi na vida, perderia outra vez só pra compartilhar os meus dias com minha filha.

  • @gabialma4468
    @gabialma4468 4 роки тому +1

    Adoro sua honestidade. Tenho a mesma idade e penso em tudo isso tbm!

  • @iviprotasio
    @iviprotasio 5 років тому +2

    Maravilhoso! Me representa!! Estou aqui com 30 e solteira e não quero ter não... confusa e perdida, vou te falar! Quero concluir o mestrado e trabalhar loucamente, na saúde e na ciência. Tbm quero escrever, muito. Mas esse pensamento que vc está tendo ta aqui, muito bom ouvir vc falar disso. Realmente muito injusto o que passamos internamente, físicamente emocionalmente com geramos um ser. Temos que pensar muito.

  • @vasconceloscumbe4876
    @vasconceloscumbe4876 Рік тому

    voce esta certissima, tudo é uma questao de escolha e neste contexto é muito valida a opcao de nao ter filhos, pois é algo muito determinante e impactante na vida de qualquer pessoa. o investimento emocional, financeiro e atencao é muito alto e na real, infelizmente se calha nao valha a pena.
    a liberdade acaba na hora, o desgaste que um filho causa é enorme, mas pouquissimas mulheres assumem isso, fingem ser uma maravilha mas na realidade é bem trabalhoso. apesar de ser homem entendo as mulheres que nao desejam ter filhos, é uma decisao altamente racional

  • @lorranabraga5534
    @lorranabraga5534 6 років тому +1

    Flor! que vídeo maravilhoso, apesar de ainda ser jovem eu também tenho todos esses questionamentos, nunca tive vontade de ser mãe, mas de uns tempos pra cá esse pensamento vem mudando, conheço uma pessoa que nunca teve filhos e nunca se casou, hoje em dia está super doente, ela teve a sorte de ter criado minha prima, que é como se fosse a filha dela, fico pensando se ela fosse depender dos parentes não sei o que seria dela, mas também sei que tem muitos filhos que abandonam seus pais, então não é uma garantia que os filhos vão te amparar, enfim é muita coisa pra se levar em consideração.

  • @crisbarbosa817
    @crisbarbosa817 5 років тому

    Amei o texto, você falou tudo, se existe algo que muda alguém, é a maternidade. Depois que fui Mãe, demorei a me reencontrar. E hoje após 12 anos de viver essa maravilha, tenho vontade de ter outro, mas tenho medo de mudar novamente. Precisa pensar nessa escolha com sabedoria.😘

  • @Cat-j5s
    @Cat-j5s 5 років тому +2

    Que vídeo poderoso, Maria. Todo mundo precisa ver esse vídeo.
    💭👍🏽

  • @1306bia
    @1306bia 5 років тому

    Que lindo tudo que vc falou, Flor. Você é muito sensível e até já parece mãe. Acho que vc já é, rs. Você disse tantas coisas que eu só fui sentir, pensar sendo mãe, vivendo a maternidade. Acho difícil ter essa consciência sem virar mãe de um serzinho. Se vc quiser ser mãe, vai fundo. Vc tem sim condição, mais que muita gente nesse mundão! Vc não vai ter uma vida melhor ou pior como ser humano se não for mãe. Não ser mãe, irá fazer com que você não viva a experiência da maternidade, mas você vive e ainda viverá muitas outras experiências que muitas mães não vivem, pela vida que você tem, pela sua profissão. Mas, ó, você é ótima e seria/será uma mãe bem legal, se quiser ❤️!! E parece que tem um parceirão o que conta demais tb! Boa sorte 😘

  • @michelisouza902
    @michelisouza902 5 років тому +1

    Tenso! É bom ver esse vídeo de alguém q pensa parecido e poder refletir sobre meus questionamentos tb!

  • @vanessabiriba5685
    @vanessabiriba5685 4 роки тому

    Minha vida fez muito mais sentido depois dos meus filhos!!! Mesmo c o trabalho da criação o amor por eles te faz lembrar q não somos nada, q td passa mas eles nunca. Padecer no paraíso mesmo!!! Ver seu bebe carequinha te olhando c tanta pureza putz é mágico!!!

  • @MrGiulianaap
    @MrGiulianaap 5 років тому +2

    Eu não sei, como eu vim parar no seu canal, mas estou "maratonando". Parabéns pela verdade que passam.

  • @VanLuz392
    @VanLuz392 4 роки тому +1

    Flor flor ... Caracas tudo que eu penso a anos, sou casada a 14 anos e todos literalmente todos nos dizem e perguntam kd os filhos , no início eu ficava sem jeito de dizer q qndo namoravamos eu ja dizia não quero ser mãe,mais com o tempo , fui pegando as mãnhas do que dizer e hj Ta tudo certo ... bjs.. super me.identifiquei

  • @aliciavasconcellos6606
    @aliciavasconcellos6606 5 років тому +5

    Sempre tem a adoção. Se você achar que quer passar por essa experiência um dia, se não der para ser biológico, pode ser por adoção. Relógio biológico não pode virar um pesadelo.

  • @biketerapia-joaodavid1000
    @biketerapia-joaodavid1000 6 років тому +5

    Todos os casais poderiam refletir e ter esse cuidado antes de gerar uma nova vida, com certeza seria muito saudável até para o futuro filho, pois sendo bem sincero, ter filho somente por ter não e uma pensamento realista e nem justo com a criança que virá, Acho muito legal vc ter essas reflexões, com certeza se vc vier a ter filhos será uma ótima mãe!

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому

      é isso aí... refletir sempre!

  • @ocione3068
    @ocione3068 6 років тому +14

    Muito bom o vídeo! Compartilho de todos os sentimentos/pensamentos. Acredito q seja da nossa geração. Tenho 35 anos. Creio q essa culpa q se sente (em qlq caminho q seguir) é dessa geração de até meados dos anos 80, no max 88. Ouso dizer q as jovens e adolescentes de hj não se sentem tão necessitadas de afirmar sua feminilidade ou trazer como decorrência lógica do relacionamento (sei lá...) a maternidade
    Essa carga (física e psicológica) que é naturalmente da mulher faz a gnt ficar nesse "conflito" de pensamentos. A mim acredito q seja isso q pese mais. Saber q serei eu! A partir da hora q sai de mim (causando uma tsunami! Tudo fora do lugar. Rsrs) serei eu que terei de conduzir a vida desse ser da melhor forma, em detrimento da minha. De onde q isso é uma escolha possível?
    Para terminar: a pior parte é q eu só conheço (com experiências) o que me faz não querer engravidar: minha casa limpa, minha vida privada, dormir tarde, ter uma vida. A parte "mágica" da gestação somente sabe quem já passou (e geralmente não é tão mágica).

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +2

      EXATAMENTE!!! 100% isso... rs

  • @nataliabento1
    @nataliabento1 4 роки тому

    Eu sinto exatamente tudinho que você disse, mas você falou de forma mais bonita heheh

  • @rosemeireribeiro8319
    @rosemeireribeiro8319 3 роки тому +2

    tenho 54 anos e não sou mãe, em contrapartida cuide de várias crianças posso dizer que era maravilhoso ser responsável por elas me sinto com meu dever cumprido,só tranquila com relação a ñ ter tido filho.

    • @sofiabandarra6461
      @sofiabandarra6461 2 роки тому

      Muito linda a sua dedicação e amor ao Outro 👏👏👏👏🙌

  • @danielelandgraf
    @danielelandgraf 5 років тому +2

    Toda escolha tem uma renúncia. Que bom que pode ser um escolha!

  • @intimidadeliterarialumanza1873
    @intimidadeliterarialumanza1873 5 років тому +1

    Parabéns, linda reflexāo.. Que alívio ouvir isso... Nāo é uma obrigação, e sim uma escolha!

  • @joananaranjo5770
    @joananaranjo5770 6 років тому +1

    Maravilhosa a abertura pra uma discussão tão importante. Que bom que hj em dia isso pode ser discutido. As questões foram muito bem colocadas e são bem justas. Eu acredito que se a vontade de ter um filho ainda não falou mais alto do que a realização pessoal/profissional se deve viver mais, aprender mais, experienciar mais e decidir mais pra frente. Ainda tem mais tempo. E se for preciso guardar óvolo para se sentir mais segura de que caso precise ele esteja ali tudo bem. Só acredito que está vontade tem que ser natural. E não forçada pela sociedade. Porque é, as crenças são enraizadas no nosso inconsciente de uma maneira que podemos nem perceber. Elas nos perturbam, são muitos requisitos para cumprir. Ser mãe (que ocupa um tempo/energia), bem sucedida (que tb ocupa tempo/energia) profissionalmente e ser esposa, amiga, ser vc mesma, ser tanta coisa... Por isso acho que essa decisão tem que vir do coração. Sabe aquela vontade que vc tem q não consegue abrir mão? Acredito ser esta a vontade do coração. E parece que no momento sua vontade é seguir carreira, se realizar nesses sons de interação com o mundo. Claro, só vc mesma sabe dos seus desejos e anseios. Mas gostaria de expressar minha opinião de que se além dessa busca do externo, vc TB buscar seu eu maior, conseguindo se desintentidicar com a sociedade, regras, coisas inventadas pelo ego human. E iniciar em uma busca por vc mesma, ir lá dentro e achar sua essência, vc vai saber oq fazer. Sem pressão da sociedade e de crenças limitantes. Desejo que vc encontre a paz e tranquilidade nessa busca pelo seu caminho. Desejo muito amor, pois ele abre caminhos. Adoro o formato de vídeo de vcs, espontaneidade, simplicidade e autenticidade. Parabéns. Espero que o canal cresça e que vcs se aprimorem.

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +2

      muito obrigada pela sua resposta! e muito amor pra todas nós!

  • @elenshiraishi7932
    @elenshiraishi7932 6 років тому +1

    Excelentes palavras... me fez refletir também... Obrigada! Acabei de me inscrever no canal :)

  • @RosadoCarolina
    @RosadoCarolina 5 років тому +1

    Flor, estou exatamente com a mesma idade e com as mesmas dúvidas. A diferença é o companheiro, o meu teria agora por mim, mas prefere esperar. Qualquer evolução nas suas dúvidas, se chegar a alguma conclusão (ainda que não final), compartilhe com a gente. Faça um novo vídeo. Recomende livros, filmes, documentários sobre o tema também ;) no mais, obrigada por compartilhar sua experiência! Um abração, e abrace sua escolha.

  • @jessicaangelis6455
    @jessicaangelis6455 6 років тому +20

    Flor, acabei de parir meu terceiro filho(7 dias hoje). Terceiro filho não planejado e eu concordo com quase tudo o que você fala. Menos o fato dos homens estarem discutindo isso(a gtande mairia esmagadora caga pra isso) e sobre a maternidade,acho que seria super válido vocês gravarem um vídeo sobre a desconstrução dessa romantização da maternidade. Porque ser mãe cansa pra caralho e talvez (na maioria das vezes) só o amor não é suficiente. Tirando que o amor vem com o tempo e,mesmo que você tenha um amor imenso por um filho,você é um indivíduo. Enfim...

    • @jessicaangelis6455
      @jessicaangelis6455 6 років тому +12

      Maternidade é uma coisa muito pesada. Sim,pesada. Amo meus filhos mas eu odeio ser mãe(!!!).
      É uma coisa descomunal e solitário. Tiram sua humanidade e sua individualidade...

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому

      caramba... mas você tá nessa sozinha?

  • @dannyellenfreitas5140
    @dannyellenfreitas5140 5 років тому +1

    Sem palavras para esse vídeo, um vídeo extremamente necessário, adorei, a reflexão sempre é valida.

  • @saaam1616
    @saaam1616 5 років тому

    Tenho quase 30 anos, estou com meu marido há quase 11 anos. É foda chegar na beira dos 30 e precisar ter a certeza do que eu quero ou não quero. Estou mais tendenciosa a não querer, justamente por tudo que vc falou nesse vídeo. Maternidade não é aquela coisa linda que tentam nos passar. E decidir ser ou não ser mãe é bem complicado! Concordo 100% com oq vc falou.

  • @pamelakaroline8
    @pamelakaroline8 6 років тому +4

    Me definiu mt o que vc tá falando, tb vivo o mesmo dilema, os mesmos questionamentos, mas sempre chego à conclusão que n nasci p isso, não nasci com essa vontade de ter filhos, na vdd n consigo nem me imaginar com essa responsabilidade, mas ao mesmo tempo a gente é tão pressionado a ter filhos , mesmo com a sociedade atual, que me ponho a questionar se n vou me arrepender futuramente...

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +1

      Pâmela Lins é o que penso também. Será que a mulher de 60 vai olhar para a de 34 e pensar que ela foi muito idiota por não ter sido mãe ou por ter sido egoísta em relação a
      Própria vida...

  • @larissadossantosvaz8638
    @larissadossantosvaz8638 6 років тому +18

    Essa questão de ser mãe é mto louca, antes não queria, acabei ficando, passo raiva várias vezes, estou exausta mto tempo, me pergunto se tomei a decisão certa, ainda não sei...

    • @mflor31
      @mflor31 6 років тому +1

      Larissa dos Santos Vaz quanto tempo faz que vc teve seu filho?

    • @tatianamatiassaes5995
      @tatianamatiassaes5995 3 роки тому +2

      Tenho uma com 12 anos e penso será que foi certo ter ela,por mais que eu amo eu sofro até hoje tive depressão pós parto e sofri muito

  • @Marinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    @Marinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 4 роки тому +1

    Eu nunca tive vontade de ter filhos. Então nunca fiquei pensando sobre os prós e contras. Realmente tinha certeza de que seguiria a vida sem ter filhos e nenhum problema nisso (o problema tá na sociedade que não aceita que uma mulher não queira ou não tenha essa vontade). Não acho que ter filhos necessariamente traga mais sentido nem nada disso. Podemos ser felizes com e sem filhos, obviamente. Mas um dia fiquei grávida, e aí diante disso eu escolhi ter. E continuo pensando tudo isso que falei. E nem por isso amo mais ou menos minha filha.
    Cada mulher deveria poder escolher o que quer e ninguém tem nada com isso. Mas ainda estamos caminhando lentamente pra chegar nisso um dia, quem sabe. Em um mundo não capitalista, tudo isso seria muito diferente. Teríamos mais tempo, mais escolha, outros valores.
    ✊❤

  • @vitoriabeckerd
    @vitoriabeckerd 5 років тому +1

    Estou grávida.. nunca quis ser mãe. Sempre achei injusto o papel da mulher nessa situação toda. Poderia desistir dessa gestação mas eu estou decidida a continuar. Só tenho 23 anos, meu noivo 28 e moramos juntos há 9 meses... acho que vou sentir falta dos nossos momentos sozinhos. Estou triste e animada ao mesmo tempo. Sei que o ideal de maternidade que construímos dificilmente vai bater com a realidade e tenho desconstruído muitas coisas para não sofrer com a decepção. Sei que vai ser difícil mas estou vivendo um dia de cada vez.. aprendendo comigo mesma e com esse cenário novo. No fundo nao sei se estou sendo louca ou corajosa...

  • @deboragodperez
    @deboragodperez 5 років тому

    É tão bom não se sentir sozinha nessa dúvida louca e cruel... rs é uma dúvida visceral com toda razão de ser acredito cada vez mais. gratidão pela transparencia tão bonita

  • @danyy8307
    @danyy8307 5 років тому

    Muito bacana esse vídeo, passei por muitas dúvidas quando resolvi ser mãe aos 33, pq meu marido queria muito e me incentivava muito, abracei essa ideia e quando vi o positivo fiquei alguns minutos sabendo que a partir daquele momento minha vida nunca mais seria a mesma, gostei tanto que agora com 35 tive o segundo filho, e durante todo esse processo me redescobrir mulher foi muito difícil, pois me vi apenas mãe. Agora trabalho a culpa em mim e entendo que antes de tudo existe uma mulher na frente, que as vezes pensa que a vida seria muito mais fácil se não tivesse passado por todo esse processo mas que ama a vida que tem hoje, somos feitos de escolhas e devemos seguir com essas escolhas tentar fazer sempre melhor com o resultado que temos.

  • @anelysasilva285
    @anelysasilva285 6 років тому +3

    Que vídeo é esse, minha gente? Putz! Amei!

  • @Jakelynerabelo2391
    @Jakelynerabelo2391 6 років тому +1

    Maravilhosa Flor!!!

  • @izabella2256
    @izabella2256 3 роки тому +1

    Sou mãe e no dia a dia resumo a maternidade em muita responsabilidade, exaustão, me deixar em segundo plano. Se vc não se importa de abrir mão da própria vida por alguém tenha filhos, caso contrário não.

  • @glabeniafreitas8857
    @glabeniafreitas8857 5 років тому +12

    Nunca tive sonho de ser mãe. Amo crianças e a sociedade ainda é muito preconceituosa com esse pensamento.

  • @gabriellaalmeidarancan973
    @gabriellaalmeidarancan973 4 роки тому

    Que postura mulher!!

  • @silvanamarquesrabelo4487
    @silvanamarquesrabelo4487 5 років тому

    Adorei o vídeo Flor, representou as minhas dúvidas acerca de ser mãe ou não!

  • @sofiabandarra6461
    @sofiabandarra6461 5 років тому +1

    As mulheres refletem cada vez mais sobre a maternidade... enquanto os homens "querem porque querem" ser pais e esquecem-se que eles JÁ NÃO MANDAM EM NÓS nem nos nossos corpos!

  • @alinetrindade3377
    @alinetrindade3377 5 років тому

    Emocionante esse vídeo, Flor! Poxa..

  • @HickTv
    @HickTv 6 років тому +1

    Adoro esses vídeos. São conversas bem sinceras e com pessoas que para nós estão tão longe. Adoro

  • @jessicass353
    @jessicass353 4 роки тому

    Que acolhimento ver esse vídeo ☺️ todas minhas questões atuais representadas haha