Guardiola gosta de fazer-se forte no meio CAMPO,ele não joga com laterais ,e sim com defesas Poliposicionais... O Defensor é ,"lateral" e "Meio campo" ao mesmo tempo. Se você notar, ele joga pressionando com a primeira linha,logo os defesas Poliposicionais (que jogam Versátil) ,se fazem presente na segunda linha, do meio Campo pra frente fazendo trocas de passes, mantendo a possessão (que é a arma principal do GUARDIOLA),forçando a 1° linha e a 2° linha do time adversários ficarem no propio campo .Com isso ele 'apequena' o campo e gira a bola e faz as linhas adversárias "dançarem" até ele ocupar o espaço que ele deseja.POr isso quando ele perde a bola ele cria superioridade encima dos adversários
Cara, o que o Guardiola fez com o futebol do Cancelo e brincadeira, a uns tempos atrás era apenas um lateral ala promissor que tava se tornado até uma decepção até, hoje de lateral invertido e um dos melhores homens de ligação do mundo, e ele como uma espécie de meia potencializou o futebol do Gudogam até, pode pisar na área à vontade pois o time tem um defensor e um meia a mais.
Mais uma análise muito boa! Algo interessante sobre os laterais interiores é que, vendo o Flamengo dos do final dos anos 70 / início dos 80 atuar, havia essa postura! Eu assisti a vídeos antigos e dá pra notar que nem Leandro nem Junior, que foram laterais da seleção brasileira e que tinham enorme qualidade, eram de buscar a linha de fundo. Eles atuavam muitas vezes centralizando as jogadas. Tanto é assim que, em escalações da época, o Leandro foi usado no meio de campo; e, numa parte posterior da carreira, o Junior também atuou no meio. Eram, afinal, dois jogadores de grande criatividade.
Antigamente o lateral só servia pra jogar na parte defensiva e subir pra cruzar bola. O Guardiola é um técnico inteligente, ele sempre ousa com suas ideias. E como o Teo disse, já teve outros técnicos que faziam isso.
Na verdade os laterais só subiam até o meio de campo para dar um passe e só, foi no Brasil que eles viraram quase um pontas que iam até a linha de fundo. O Guardiola fazia os laterais entrarem por dentro para deixar o Ribéry e o Robben abertos livres. Massa hoje em em dia está começando a mudar, o lateral está desaparecido um pouco, eles estão colocando times com 3,4,3 aonde um é ala e o outro ponta.
Ao meu ver a tática passa também pelo que há disponível no elenco. Os técnicos frequentemente precisam explorar características físicas dos atletas do elenco, pois poucos times podem contratar os atletas desejados pelos técnicos. Assim, se o técnico dispõe de um lateral veloz, com boa capacidade de ultrapassagem e cruzamento, é natural posicioná-lo mais aberto para explorar essas características. Mas, por outro lado, se o lateral é inteligente na percepção de espaços e bom passador, mas não tenha rendimento físico em termos de velocidade, é natural posicioná-lo mais por dentro para potencializar essas características. Sendo lento, o apoio mais aberto seria menos eficiente. Por outro lado, fechando mais o meio, passa a compor o balanço defensivo como um volante de proteção e precisaria contar com cuidados de cobertura por parte dos zagueiros em caso de contra-ataques rápidos. Na formação baixa seria um lateral tradicional.
O Junior capacete jogava assim, com a bola ele cortava pra dentro, com muita habilidade e domínio de bola, e ótimos passes, se tornando uma espécie de meia armador. Sou Vasco e vi ele muitas vezes fazendo isso contra o meu time.
Cara, continua com seus videos, eu aprendo bastante com eles. No mais, você poderia fazer um video falando sobre Análise de Desempenho? Explicar como funciona e explicar onde pode fazer o curso
E deu uma boa de uma explicada em partes importantes do livro Guardiola Confidencial, que é sensacional (tirando esse nome Minority Report). Muito boas tuas leituras.
Um exemplo antigo desses laterais, que muitas vezes ficam assimétricos em sua organização ofensiva era a Argentina do Bielsa, no final dos anos 90, início dos anos 2000, com Sorín, muitas vezes jogando por dentro, Kily Gonzalez jogando mais aberto e do outro lado, tinha Zanetti indo mais por fora e o seu companheiro pela direita - Ortega, Cláudio Lopez, Pablo Aimar na maioria das vezes - jogando do lado, para o meio, deixando o corredor mais aberto.
essa movimentação pode ser explicada pegando emprestado um conceito de computação como analogia: a árvore binária. é mais ou menos assim que se movimenta (e gera preocupações no outro time) o lateral que joga por dentro (ou como dito aqui nos comentários, o lateral construtor)
Tava aqui procurando informações pra encontrar um posicionamento melhor lá no rachão dos veterenos e cai neste video. Grande aula. Simples e objetivi.🎉
Boa conversa esse vídeo; assistindo pela segunda vez após 1 ano. Agora, estudando sobre análise de desempenho tático, minha visão foi outra. Entendi perfeitamente e ainda me encheu de ideias. Tmj
5:46 Inclusive o time titular campeão da Euro 2012 tinha 4 defensores e 6 meio-campistas a frente, nenhum atacante de origem Busquets e Xabi Alonso de volantes Xavi por dentro mais a frente David Silva na direita Iniesta na esquerda E Fabregas de falso nove
Não precisa necessariamente ser lateral para fazer essa função, na seleção por exemplo se vc recua o Casemiro para libero, e coloca na frente o Bruno Guimarães pelo lado esquerdo e o Gerson pelo lado direito, ou Douglas Luís e Fred respectivamente com a bola jogariam da mesma forma
uhum, quem joga muito assim é o Liverpool, que por conta de usar os seus laterais muito ofensivamente os seus 3 meios campos são mais físicos de pegada, por isso também a dificuldade do Thiago de se adaptar lá
A assimetria nas posições do Isla Filipe Luís e vem clara, mas ñ me lembro como funcionava com o Rafinha em 2019. Ele se enquadrava mas nessa categoria dos jogavam por dentro ou estava mais para um lateral mais tradicional?
O Rafinha fazia mais ultrapassagens do que o Filipe, principalmente quando saída de bola era pelo lado direito, o Rafinha saia com bola tocava para o Everton que abria espaço com um drible ou com uma tabela, aí quando o Everton chegava na entrada da grande área o Rafinha passava igual a uma bala para receber a bola, as vezes ele recebia e as vezes não, mas ele fazia bastante essa jogada, mas dependendo do jogo o Rafinha também jogava por dentro.
O Flamengo de 2019 tinha uma engrenagem perfeita, o Filipe e o Rafinha centralizavam porém o esquerdo mais que o direito devido as características dos pontas, o FL centralizava, o BH abria o corredor na esquerda e o Arrasca flutuava, ou o Arrasca abria na esquerda e o BH fazia o facão se aproximando do Gabigol, na direita, por característica o Everton Ribeiro centralizava e abria o corredor par ao Rafinha ultrapassar, ambos tendo o apoio do Gerson. A engrenagem desse time era perfeita demais.
Aula! Duas perguntas: Primeiro: Filipe Luis e Rafinha são bons exemplos de laterais que podem jogar por dentro? Segunda: na transição defensiva, se a pressão pós perda não funcionar, quando os laterais abrem correndo pra trás, não pode gerar um buraco no corredor central, pra um volante só cobrir? A solução seria os meias retornarem, recompondo a linha de 3 junto com o volante?
eu entendo q o filipe luis joga por dentro e que muitas vezes o flamengo passa a maior parte do jogo no 2 - 3 - 5, mais até do que no 4 - 2 - 3 - 1 (mas o F.L eventualmente chega a linha de fundo), por isso em mtas rodadas ele é o lateral brasileiro com mais desarmes e frequentemente é um dos melhores laterais em acerto de passe?
E a idéia do Tite de lateralizar o meia rsrs ficava puto na copa América com o Lodi super avançado (um ponta) e o Fred se posicionado como lateral esquerdo na fase ofensiva. Era esquisito pq ele não fazia as funções do lateral clássico, acho q ele fazia q nem o Walker participando da saída com os zagueiros, mas tenho impressão q isso acabava despovoando o meio
Mais um grande vídeo, Téo. Parabéns! As suas observações me fizeram lembrar de dois exemplos: Seria o Flamengo de Coutinho o primeiro a usar isso? Com os grandes Júnior (jogando por dentro) e Leandro (jogando por fora). E o Sheffield United the 2019 com os seus "overlapping centre backs" num 3-5-2 uma variação desse sistema que pegou muita gente de surpresa?
Aula top. Eu vejo esse vídeo com essa estratégia e vejo os técnicos consagrados brasileiros e tenho a impressão de que o Brasil parece defasado na parte técnica.
Desculpas antecipadas. Mas a primeira vez que eu vi laterais avançando por dentro foi no esquema da seleção argentina de 1986. O técnico da seleção argentina, naquela ocasião, chamou de lateral-volante.
Muito bacana mesmo, gosto de fazer testes assim com meus times nós jogos de treinadores, porém acho que a idéia não é perfeita como você passa no vídeo A pressão pós perda tem que ser muito bem feita e o adversário pode armar estratégias de contra ataque nas costas destes laterais, além do sistema defensivo ficar sempre vulnerável a transições rápidas e jogadores dribladores.
Contra times que jogam com 2 atacantes por exemplo, um destes atacantes pode abrir nas costas de um lateral quando sem bola e puxar sempre um zagueiro, abrindo espaço entre a defesa e gerando risco
@@miguelbarbosa4970 E se o treinador botar o primeiro volante do time em cima desse atacante, tipo, prender o volante sem deixar ele subir, entendeu? Assim protegeria melhor as costas do lateral.
Considerando as especificidades da época, podemos dizer que o Maestro Júnior frequentemente atuava como esse lateral por dentro? Trabalhando com o pé invertido, tava sempre chegando pelo meio para armar
Tb não gosto do termo "inverted fullback" justamnt pq remete ao lateral/ponta de pé trocado. Aqui tem se estabelecido o termo "lateral construtor" pra esses laterais q atacam a partir do meio-espaço, como Filipe Luis ou Dani Alves. Eu pessoalmnt gosto desse termo nacional.
Boa noite! Meu rei,no caso quando os dois laterais avançam para o meio do campo,eles viram volantes ou meias de ligação? E os dois meias de ligação se transformam em meia atacantes? Porque eu vejo que são duas formações 4-3-3 e 2-3-2-3.
Teve um treinador do Arsenal na Década de 1920 q usou um esquema de jogo chamado WM de Hebert Chapman. Embora n seja uma ideia tão original. Afinal de contas tem aproximadamente 1 século de criação. A sua explicação sobre ela é mto boa. Porém faltou citar o criador desse sistema
O lateral Zeca do Vasco faz muito isso ele é um Craque!!! Tem muito bom passe, chuta bem de longe e muita visão de jogo, corta muito pra dentro, Até porque é um lateral esquerdo destro
Detalhes : a) quando o time está com a posse da Bola e ambos os "laterais invertidos" vem, simultaneamente, por dentro, os dois zagueiros, ficam no mano a mano com os atacantes. b) Caso, sejam 3 atacantes e um não acompanhe o "lateral invertido", o time sem a bola, fica com um jogador livre no ataque. Nesse caso, só um "lateral invertido" poderá fazer o meio com o volante. Causando igualdade numérica no meio-campo.
@Tigrão Tigrado o maior problema do Diniz sempre foi a posse de bola sem eficiência e a questão dele só querer pressionar o adversário empurrando as linhas dele para trás, também a saída de bola dele foi um grande problema dele, principalmente no SP q foi um dos precursores para a perda do brasileiro de 2020, ele tem q aprender a atrair as linhas dos adversários para baixo e fazer uma boa pressão pós perda
Mais tem vez q o passe do lateral pro ponta não é passe falso não por q o lateral pode dar o passe no ponta e o próprio lateral fazer a ultrapassagem mais por dentro i não no corredor q o ponta tá o lateral pode criar uma opção de passe
O futebol nunca foi, não é e nunca será com predominância de passes curtos de 5-10m. Ainda bem né ? Pois, a beleza do jogo está na variedade da distância dos passes, sem estatística alguma, induzindo a prática do Futebol Amador e Profissional. Sai pra lá Guardiola !!! Os craques também se diferenciam nessa variedade. Imagine um jogo com predominância de passa curtos. Sacal, feio e previsível. Alias, na mesma medida que, teoricamente, os passes curtos são mais fáceis de chegar ao seu destino, são também mais fáceis de marcar, pois se tornam previsíveis e o marcador sempre estará a centímetros de tomar a bola do "passador curto" programado com chip mapeado milimetricamente por GPS. Qualquer centímetro a mais na distáncia do passe, papai Guardiola briga e coloca de castigo. Dá um tempo Guardiola !!! Como ficariam as viradas de jogo maravilhosas de um lateral ao outro ? Os lançamentos de Gérson, canhotinha de ouro, de Zico, Maradona... ? Os gringos, querem de qualquer jeito descaracterizar o Futebol Brasileiro. Primeiro, tentaram acabar com os pontas... não conseguiram... querem acabar, com o que eles chamam de "lateral brasileiro", que vai no fundo e mete na cabeça do atacante e volta no pique para a defesa (pois os nossos preparadores físicos são feras)... e agora vem o Guardiola e diz que prefere os passes curtos devido a menor probabilidade de erro.. Pode parando Guardiola !!! Daqui a pouco estão todos os times brasileiros (escolinhas, várzea e profissional) querendo imitar tudo que o Guardiola faz, virando caricaturas patéticas do City.
Por mais que não seja o criador de muitas ideias, é impressionante como o Guardiola revoluciona o futebol.
Fala xaráaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Guardiola gosta de fazer-se forte no meio CAMPO,ele não joga com laterais ,e sim com defesas Poliposicionais...
O Defensor é ,"lateral" e "Meio campo" ao mesmo tempo.
Se você notar, ele joga pressionando com a primeira linha,logo os defesas Poliposicionais (que jogam Versátil) ,se fazem presente na segunda linha, do meio Campo pra frente fazendo trocas de passes, mantendo a possessão (que é a arma principal do GUARDIOLA),forçando a 1° linha e a 2° linha do time adversários ficarem no propio campo .Com isso ele 'apequena' o campo e gira a bola e faz as linhas adversárias "dançarem" até ele ocupar o espaço que ele deseja.POr isso quando ele perde a bola ele cria superioridade encima dos adversários
perfeito@@andetom8980
Cara, o que o Guardiola fez com o futebol do Cancelo e brincadeira, a uns tempos atrás era apenas um lateral ala promissor que tava se tornado até uma decepção até, hoje de lateral invertido e um dos melhores homens de ligação do mundo, e ele como uma espécie de meia potencializou o futebol do Gudogam até, pode pisar na área à vontade pois o time tem um defensor e um meia a mais.
Vdd ele no valência era outro jogador.
@@dg9885 valência?
@@Alan-mn6oi sim, quando saiu do Benfica foi pro Valência e se depois pro Inter.
@@selmirafernandes237 não sabia
Do inter ele foi pra juve e da juve ele foi pro city, tficaado pelo danilo que foi pra juventus.@@selmirafernandes237
Mais uma análise muito boa! Algo interessante sobre os laterais interiores é que, vendo o Flamengo dos do final dos anos 70 / início dos 80 atuar, havia essa postura! Eu assisti a vídeos antigos e dá pra notar que nem Leandro nem Junior, que foram laterais da seleção brasileira e que tinham enorme qualidade, eram de buscar a linha de fundo. Eles atuavam muitas vezes centralizando as jogadas. Tanto é assim que, em escalações da época, o Leandro foi usado no meio de campo; e, numa parte posterior da carreira, o Junior também atuou no meio. Eram, afinal, dois jogadores de grande criatividade.
Sou professor e posso dizer com tranquilidade, sua didática é excelente,a maneira que vc ensina é simples e muito clara.
Antigamente o lateral só servia pra jogar na parte defensiva e subir pra cruzar bola. O Guardiola é um técnico inteligente, ele sempre ousa com suas ideias. E como o Teo disse, já teve outros técnicos que faziam isso.
Na verdade os laterais só subiam até o meio de campo para dar um passe e só, foi no Brasil que eles viraram quase um pontas que iam até a linha de fundo. O Guardiola fazia os laterais entrarem por dentro para deixar o Ribéry e o Robben abertos livres. Massa hoje em em dia está começando a mudar, o lateral está desaparecido um pouco, eles estão colocando times com 3,4,3 aonde um é ala e o outro ponta.
@@vivianvivi8965 sim, o Ala sobe mais pra armar os jogos pelas laterais, pq preenche o meio campo.
6:00 na final contra a Itália em 2012, ele escalou 6 Meio-Campistas juntos.
Iniesta
Busquets
Xavi
Alonso
Fàbregas
Silva
Davi Silva não era atacante ?
@@endriquecampanine2319 esse é o villa
Silva era mediocentro@@endriquecampanine2319
Fiquei sabendo que esta indo trabalhar no flamengo. Parabéns.
Fiquei entusiasmado com a noticia . Excelente contratação
Gosto de assistir as suas aulas.
Ao meu ver a tática passa também pelo que há disponível no elenco. Os técnicos frequentemente precisam explorar características físicas dos atletas do elenco, pois poucos times podem contratar os atletas desejados pelos técnicos. Assim, se o técnico dispõe de um lateral veloz, com boa capacidade de ultrapassagem e cruzamento, é natural posicioná-lo mais aberto para explorar essas características. Mas, por outro lado, se o lateral é inteligente na percepção de espaços e bom passador, mas não tenha rendimento físico em termos de velocidade, é natural posicioná-lo mais por dentro para potencializar essas características. Sendo lento, o apoio mais aberto seria menos eficiente. Por outro lado, fechando mais o meio, passa a compor o balanço defensivo como um volante de proteção e precisaria contar com cuidados de cobertura por parte dos zagueiros em caso de contra-ataques rápidos. Na formação baixa seria um lateral tradicional.
Você trás luz ao futebol brasileiro com seus conhecimentos, parabéns.
O Junior capacete jogava assim, com a bola ele cortava pra dentro, com muita habilidade e domínio de bola, e ótimos passes, se tornando uma espécie de meia armador. Sou Vasco e vi ele muitas vezes fazendo isso contra o meu time.
Téo, que aula. QUE AULA!!!
Belíssimo trabalho.
Cara, continua com seus videos, eu aprendo bastante com eles. No mais, você poderia fazer um video falando sobre Análise de Desempenho? Explicar como funciona e explicar onde pode fazer o curso
E deu uma boa de uma explicada em partes importantes do livro Guardiola Confidencial, que é sensacional (tirando esse nome Minority Report). Muito boas tuas leituras.
Um exemplo antigo desses laterais, que muitas vezes ficam assimétricos em sua organização ofensiva era a Argentina do Bielsa, no final dos anos 90, início dos anos 2000, com Sorín, muitas vezes jogando por dentro, Kily Gonzalez jogando mais aberto e do outro lado, tinha Zanetti indo mais por fora e o seu companheiro pela direita - Ortega, Cláudio Lopez, Pablo Aimar na maioria das vezes - jogando do lado, para o meio, deixando o corredor mais aberto.
Esse ó lateral Construtor, o trabalhador por dentro com colher de pedreiro kkk Felipe Luis do Fla é um clássico.
João Cancelo, Arnold e Robertson são bons exemplos no futebol atual.
essa movimentação pode ser explicada pegando emprestado um conceito de computação como analogia: a árvore binária. é mais ou menos assim que se movimenta (e gera preocupações no outro time) o lateral que joga por dentro (ou como dito aqui nos comentários, o lateral construtor)
Conteúdo ESPETACULAR! Muita gente acha que lateral é só aquele de ultrapassagem.
Tava aqui procurando informações pra encontrar um posicionamento melhor lá no rachão dos veterenos e cai neste video. Grande aula. Simples e objetivi.🎉
MAIS VÍDEOS! FAÇA MAIS VÍDEOS!
Boa conversa esse vídeo; assistindo pela segunda vez após 1 ano. Agora, estudando sobre análise de desempenho tático, minha visão foi outra. Entendi perfeitamente e ainda me encheu de ideias. Tmj
Está estudando aonde? Quero também.
Que video excelente meu caro. muito bom !!
Muito bom... parabéns pelo trabalho muito didático . parabéns
Sempre uma grande aula… parabéns pelo
Vídeo… Teo
Que vídeo fantástico !!!
Fantastico Prof.
Legal teu conteúdo, Téo! Parabéns!
Esse cara é muito bom. Tava com saudade dos vídeos dele
Excelente conteúdo e trabalho Téo, continue assim. Abraços!
5:46
Inclusive o time titular campeão da Euro 2012 tinha 4 defensores e 6 meio-campistas a frente, nenhum atacante de origem
Busquets e Xabi Alonso de volantes
Xavi por dentro mais a frente
David Silva na direita
Iniesta na esquerda
E Fabregas de falso nove
Não precisa necessariamente ser lateral para fazer essa função, na seleção por exemplo se vc recua o Casemiro para libero, e coloca na frente o Bruno Guimarães pelo lado esquerdo e o Gerson pelo lado direito, ou Douglas Luís e Fred respectivamente com a bola jogariam da mesma forma
uhum, quem joga muito assim é o Liverpool, que por conta de usar os seus laterais muito ofensivamente os seus 3 meios campos são mais físicos de pegada, por isso também a dificuldade do Thiago de se adaptar lá
A assimetria nas posições do Isla Filipe Luís e vem clara, mas ñ me lembro como funcionava com o Rafinha em 2019. Ele se enquadrava mas nessa categoria dos jogavam por dentro ou estava mais para um lateral mais tradicional?
O Rafinha fazia mais ultrapassagens do que o Filipe, principalmente quando saída de bola era pelo lado direito, o Rafinha saia com bola tocava para o Everton que abria espaço com um drible ou com uma tabela, aí quando o Everton chegava na entrada da grande área o Rafinha passava igual a uma bala para receber a bola, as vezes ele recebia e as vezes não, mas ele fazia bastante essa jogada, mas dependendo do jogo o Rafinha também jogava por dentro.
O Flamengo de 2019 tinha uma engrenagem perfeita, o Filipe e o Rafinha centralizavam porém o esquerdo mais que o direito devido as características dos pontas, o FL centralizava, o BH abria o corredor na esquerda e o Arrasca flutuava, ou o Arrasca abria na esquerda e o BH fazia o facão se aproximando do Gabigol, na direita, por característica o Everton Ribeiro centralizava e abria o corredor par ao Rafinha ultrapassar, ambos tendo o apoio do Gerson. A engrenagem desse time era perfeita demais.
Aula! Duas perguntas:
Primeiro: Filipe Luis e Rafinha são bons exemplos de laterais que podem jogar por dentro?
Segunda: na transição defensiva, se a pressão pós perda não funcionar, quando os laterais abrem correndo pra trás, não pode gerar um buraco no corredor central, pra um volante só cobrir? A solução seria os meias retornarem, recompondo a linha de 3 junto com o volante?
eu entendo q o filipe luis joga por dentro e que muitas vezes o flamengo passa a maior parte do jogo no 2 - 3 - 5, mais até do que no 4 - 2 - 3 - 1 (mas o F.L eventualmente chega a linha de fundo), por isso em mtas rodadas ele é o lateral brasileiro com mais desarmes e frequentemente é um dos melhores laterais em acerto de passe?
video necessario, parabéns pelas considerações
Parabéns pelo conteúdo de qualidade.
Obrigado por mais um aula, Téo.
Analise naravilhosa, parabens!
Sobre a nomenclatura, o Sampaoli chamava de "interno" esse jogador
Muito técnico o comentário. Muito melhor que os comentários da Tv aberta.
E a idéia do Tite de lateralizar o meia rsrs ficava puto na copa América com o Lodi super avançado (um ponta) e o Fred se posicionado como lateral esquerdo na fase ofensiva. Era esquisito pq ele não fazia as funções do lateral clássico, acho q ele fazia q nem o Walker participando da saída com os zagueiros, mas tenho impressão q isso acabava despovoando o meio
excelente explicação
Grande aula.
Mais um grande vídeo, Téo. Parabéns! As suas observações me fizeram lembrar de dois exemplos: Seria o Flamengo de Coutinho o primeiro a usar isso? Com os grandes Júnior (jogando por dentro) e Leandro (jogando por fora). E o Sheffield United the 2019 com os seus "overlapping centre backs" num 3-5-2 uma variação desse sistema que pegou muita gente de surpresa?
Aula top. Eu vejo esse vídeo com essa estratégia e vejo os técnicos consagrados brasileiros e tenho a impressão de que o Brasil parece defasado na parte técnica.
Parece?
Desculpas antecipadas. Mas a primeira vez que eu vi laterais avançando por dentro foi no esquema da seleção argentina de 1986. O técnico da seleção argentina, naquela ocasião, chamou de lateral-volante.
Acho que da pra contar nos dedos os comentaristas da grande mídia que tenham tal conhecimento. Obrigado pela "senhora" aula!
Muito bacana mesmo, gosto de fazer testes assim com meus times nós jogos de treinadores, porém acho que a idéia não é perfeita como você passa no vídeo
A pressão pós perda tem que ser muito bem feita e o adversário pode armar estratégias de contra ataque nas costas destes laterais, além do sistema defensivo ficar sempre vulnerável a transições rápidas e jogadores dribladores.
Contra times que jogam com 2 atacantes por exemplo, um destes atacantes pode abrir nas costas de um lateral quando sem bola e puxar sempre um zagueiro, abrindo espaço entre a defesa e gerando risco
@@miguelbarbosa4970 E se o treinador botar o primeiro volante do time em cima desse atacante, tipo, prender o volante sem deixar ele subir, entendeu? Assim protegeria melhor as costas do lateral.
O Melhor!
Considerando as especificidades da época, podemos dizer que o Maestro Júnior frequentemente atuava como esse lateral por dentro? Trabalhando com o pé invertido, tava sempre chegando pelo meio para armar
Cara, faz uma live com William Godoy, acho que vai ser ótima.
Massa, será q centro lateral soaria melhor ?
Tb não gosto do termo "inverted fullback" justamnt pq remete ao lateral/ponta de pé trocado. Aqui tem se estabelecido o termo "lateral construtor" pra esses laterais q atacam a partir do meio-espaço, como Filipe Luis ou Dani Alves. Eu pessoalmnt gosto desse termo nacional.
Gostei da conversa
Boa noite! Meu rei,no caso quando os dois laterais avançam para o meio do campo,eles viram volantes ou meias de ligação? E os dois meias de ligação se transformam em meia atacantes? Porque eu vejo que são duas formações 4-3-3 e 2-3-2-3.
Teve um treinador do Arsenal na Década de 1920 q usou um esquema de jogo chamado WM de Hebert Chapman. Embora n seja uma ideia tão original. Afinal de contas tem aproximadamente 1 século de criação. A sua explicação sobre ela é mto boa. Porém faltou citar o criador desse sistema
esse 2-3-2-3 me parece mais parecido com o esquema da Itália de 34 e 38 no WW.
Téo, como tu faz a saida de bola com os laterais jogando por dentro? Quais as opçoes?
No sexto gol da Alemanha no 7x1 contra o brasil, o Lahm estava invertido dando passe pro schurlle.
O lateral Zeca do Vasco faz muito isso ele é um Craque!!! Tem muito bom passe, chuta bem de longe e muita visão de jogo, corta muito pra dentro, Até porque é um lateral esquerdo destro
Joga o fino
O Téo foi contratado pelo Flamengo
Esse é vídeobque deveria ter a possibilidade de dar 10 curtidas
alguem manda esse video pro renato gaucho por favor!!
Detalhes : a) quando o time está com a posse da Bola e ambos os "laterais invertidos" vem, simultaneamente, por dentro, os dois zagueiros, ficam no mano a mano com os atacantes.
b) Caso, sejam 3 atacantes e um não acompanhe o "lateral invertido", o time sem a bola, fica com um jogador livre no ataque. Nesse caso, só um "lateral invertido" poderá fazer o meio com o volante. Causando igualdade numérica no meio-campo.
10:52 Diniz, Diniz, vem aqui rápido!
@Tigrão Tigrado o maior problema do Diniz sempre foi a posse de bola sem eficiência e a questão dele só querer pressionar o adversário empurrando as linhas dele para trás, também a saída de bola dele foi um grande problema dele, principalmente no SP q foi um dos precursores para a perda do brasileiro de 2020, ele tem q aprender a atrair as linhas dos adversários para baixo e fazer uma boa pressão pós perda
Lateral-meia, construtor, lateral interior...
Com os laterais jogando por dentro, a formação 4-3-3, acredito que ela pode virar uma espécie de 2-5-3 durante o jogo!
Faz sentido
Se vc fozer isto no pes 2018 contra a máquina ela fica confusa, eu fiz isto no nivel lenda .
ala invertido q chamam em portugal
Primeiroooo salveeee
nao sao mais laterais,mas sim um falso defesa ,ou um defesa direito ou um defesa esquerdo
Então, no fim da história, o moderníssimo 2-3-2-3 é nada além do que uma releitura do antiquíssimo WW?
Mais tem vez q o passe do lateral pro ponta não é passe falso não por q o lateral pode dar o passe no ponta e o próprio lateral fazer a ultrapassagem mais por dentro i não no corredor q o ponta tá o lateral pode criar uma opção de passe
Nao seria um ponta?
Lateral Interno pra nomenclatura
O futebol nunca foi, não é e nunca será com predominância de passes curtos de 5-10m. Ainda bem né ? Pois, a beleza do jogo está na variedade da distância dos passes, sem estatística alguma, induzindo a prática do Futebol Amador e Profissional. Sai pra lá Guardiola !!! Os craques também se diferenciam nessa variedade. Imagine um jogo com predominância de passa curtos. Sacal, feio e previsível. Alias, na mesma medida que, teoricamente, os passes curtos são mais fáceis de chegar ao seu destino, são também mais fáceis de marcar, pois se tornam previsíveis e o marcador sempre estará a centímetros de tomar a bola do "passador curto" programado com chip mapeado milimetricamente por GPS. Qualquer centímetro a mais na distáncia do passe, papai Guardiola briga e coloca de castigo. Dá um tempo Guardiola !!! Como ficariam as viradas de jogo maravilhosas de um lateral ao outro ? Os lançamentos de Gérson, canhotinha de ouro, de Zico, Maradona... ? Os gringos, querem de qualquer jeito descaracterizar o Futebol Brasileiro. Primeiro, tentaram acabar com os pontas... não conseguiram... querem acabar, com o que eles chamam de "lateral brasileiro", que vai no fundo e mete na cabeça do atacante e volta no pique para a defesa (pois os nossos preparadores físicos são feras)... e agora vem o Guardiola e diz que prefere os passes curtos devido a menor probabilidade de erro.. Pode parando Guardiola !!! Daqui a pouco estão todos os times brasileiros (escolinhas, várzea e profissional) querendo imitar tudo que o Guardiola faz, virando caricaturas patéticas do City.
Rogério Ceni tentou fazer isso com Rodinei e Renê, mas deu merda
Lateral Construtor
Eu sou novo canal
Meio-campistas são os mais legais.
lateral construtor
lateral construtor não seria um bom termo? eu uso sempre kkkkkk
Época chata do Tik Taka?????
"Laterior" é soda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por isso q estamos nessa merda é muita gente querendo inventar no futebol
Ué? O guardiola inventou um monte de coisa e ganhou champions
🤌🫡