Caso queira assistir a estes mesmos vídeos, mas em um ambiente focado, com exercícios de aprendizagem e certificado com carga horária, acesse o link promocional exclusivo para a comunidade deste canal: bit.ly/cursopedagogiadaautonomia Com isso, você também está oferecendo o seu apoio e agradecimento ao criador deste conteúdo!
Prof. André Azevedo da Fonseca, apesar de ter lido o livro Pedagogia da Autonomia há muito tempo atrás confesso que seus vídeos estão me chamando atenção para muitos aspectos que não tinha percebido. A reflexão sobre a nossa prática deve ser realmente constante. Paulo Freire sempre será atual!
9 років тому+1
Sandra Helena Silva Que bom que os vídeos estão sendo úteis, Sandra! E sim, é uma reflexão permanente porque esses conhecimentos estão sempre em transformação! Compartilhe amplamente com seus colegas! Esse debate é muito importante! :)
Quem é ou já foi aluno de periferia sabe bem o quanto o que se aprende na escola deve estar relacionado com a vida cotidiana. Estudei a vida toda na escola pública e diversas vezes vi colegas tendo que escolher entre estudo ou trabalho, geralmente, largando a escola para trabalhar e complementar a renda, cuidar da casa sendo babá dos irmãos mais novos por não ter creche e nem dinheiro para pagar um (a) profissional que cuide das crianças para os pais poderem ir trabalhar. Consciência de classe ajuda muito a entender o porquê isso acontece e como podemos sair disso tendo novas perspectivas de vida e convívio social. Esse aprendizado vem dentro da sala de aula com professores muito comprometidos com o bem social que fazem.
Sou professora de jovens e adultos na formação em nível médio do curso Normal. Os alunos são sujeitos provenientes do meio fabril, pessoas que não tiveram oportunidades, em sua maioria alunas, estas que se formaram na EJA. Elas constantemente sentem-se desprezadas, sem auto-estima e à margem da sociedade. Suas falas me ajudam a compreender melhor a obra "Pedagogia da Autonomia". Além de contribuir com as auto-reflexões de minha prática, gerando respectivas mudanças cada vez mais humanizadoras. Sei que ainda falta muito, mas já é alguma coisa! Obrigada!
uai odeiam ou porque são vigaristas profissionais como é o caso do mbl e seus asseclas ou porque são burros como os seguidores desses seres abjetos.
5 років тому+5
Quem tiver interesse em fazer o curso "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire" e obter certificado de conclusão, acesse www.udemy.com/pedagogiadaautonomia/?couponCode=CUPOM-UA-cam para aproveitar o desconto exclusivo de 40% oferecido à comunidade deste canal. O curso completo conta com cinco horas-aula, exercícios, simulados e certificado oficial da Udemy, incluindo carga horária.
Ótimo vídeo!!! É comum vermos estudantes reclamando da falta de conexão entre o conteúdo das aulas e o cotidiano. E, estranhamente, vemos pessoas afirmando não se deve misturar os assuntos da realidade com as disciplinas escolares.
3 роки тому+1
Que bom que gostou. É uma alegria essa oportunidade de compartilhar o pensamento de Paulo Freire contextualizado no século XXI. A série completa está disponível gratuitamente nesta playlist ua-cam.com/play/PL0k4OibqI6p5bSxA-fgRBpVoLYb2uKJ8-.html Caso prefira fazer o curso completo com exercícios e simulados para obter certificado, aqui está o link www.udemy.com/course/pedagogiadaautonomia/?referralCode=9B465218F8F7F0372112
Eu acabei o Ensino Médio agora, e por mais que eu tentei ver a educação dessa maneira, a escola nos força a relacionar diretamente tudo o que aprendemos com Vestibulares e ENEM... é uma pena :(
O livro foi publicado em 1996 e hoje, num tempo em que as redes sociais nos conectam ao mundo ainda pensam que o ensino escolar deve ser excludente em relação ao mundo que vivemos. Interessante pra mim seria saber o que pensam aqueles que acham que tudo o que é exposto não apenas em Pedagogia da Autonomia mas também no resto da obra Freireana sobre como a educação deve ser!
9 років тому
Alexsandro Costa É verdade, Alexsandro. Impressiona muito a persistência de um discurso retrógrado que ignora todas as informações que estão fora da escola e que influenciam decisivamente a formação dos alunos.
Prof. André Azevedo da Fonseca Um exemplo disso é o seguinte: "Umas das ruas próxima à escola não tem iluminação, a praça é um matagal, mas pelo menos agora nossos alunos já tem ideia de como ocorrem os processos de transformação das grandes barragens em energia elétrica e sabem também sobre o prejuízo do pasto para criação de gado na região da floresta amazônica".
Professor André gostei muito do seu comentário, eu concordo com o Paulo Freire, o porque o professor não pode pegar as experiências da vida dos educandos e dali desenvolver a aula, não é mesmo?
Prof. André Azevedo da Fonseca e de pensar que os países escandinavos usam a metodologia do nosso querido mestre. E aqui ele é ridicularizado, por suas visão crítica e sensata do conhecimento. Paulo Freire é genial.
Ainda insistem em educar apenas para o mercado de trabalho, e se esquecem de educar para a sociedade. No final, a pessoa termina a escola sem estar apta para nenhum dos dois. O sujeito vai pra escola ter aulas de física sobre elétrica, e pode até ser que com algum esforço ele saia da aula sabendo calcular resistências e amperagens, mas mesmo nestes casos ele volta pra casa sem saber pra que serve um disjuntor.
9 років тому+3
(des)contruindo ideias Boa! É por aí. Não é à toa que alunos rejeitam tanto a escola.
Prof. André, o método pedagógico de Paulo Freire possui alguma limitação no que diz respeito à sua aplicabilidade? Ele funciona para o ensino de qualquer disciplina e em qualquer profundidade, correto? Pergunto isso porque me parece que, para as ciências formais de ensino superior que lidam com um conhecimento muito abstrato e, muitas vezes, contraintuitivo, o método Freiriano seria bastante ineficiente. O que me diz, professor?
9 років тому+1
ThalesBC Freire é muito rigoroso e sua pedagogia, na verdade, aproxima os métodos da pesquisa científica á pedagogia. Comecei hoje mesmo um blog no Brasil Post para veicular os vídeos e o primeiro texto mostra justamente como identificar a influência de Paulo Freire nas faculdades de Educação e institutos de pesquisa em Harvard, Princeton, Stanford, M.I.T., etc. Veja lá www.brasilpost.com.br/andre-azevedo-da-fonseca/serie-de-videos-explica-p_b_7684470.html?
@ThalesBc, eu acho que seria muito difícil aplicar o método de Paulo Freire em disciplinas com conteúdos muito técnicos ou abstratos como numa aula de cálculo B ou física moderna na universidade por exemplo. Não sei se Paulo Freire levou isso em conta porque ele me pareceu um estudioso muito mais da área de "humanas" do que das ditas "exatas". Apesar disso, concordo totalmente com o pensamento dele, o qual acho genial.
MEU QUERIDO PROFESSOR , PRECISO DE UMA AJUDA , QUERO SABER COMO EU POSSO APLICAR ESSA INVASÃO DE CONHECIMENTO QUE EU ESTOU TENDO NA SALA DE AULA . SOU ESTAGIARIA EM UMA ESCOLA COM ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE , OS ALUNOS LEVAM CONSTANTEMENTE PARA A ESCOLA .
Professor, uma observação quanto ao áudio de seus vídeos. Seu microfone de lapela está a uma distância desnecessariamente grande de sua boca, fazendo com que a reverberação de sua voz, na sala, concorra com a sua própria voz em volume quando captadas pelo seu microfone. Este problema pode ser facilmente corrigido ao posicionar o microfone de lapela no intervalo de botões acima do que se encontra agora. Essa reverberação da qual eu falo pode também estar sendo inserida na pós-produção de seus vídeos, se essa for a opção correta, sugiro rever as configurações dela. Caso possa me responder com as configurações de seu sistema de captação e tratamento de áudio, fiquei curioso!
9 років тому
Rodrigo Mickus Ôpa, obrigado pela dica, Rodrigo. Sempre tive problemas com o áudio mesmo! Escrevi para você em um hangout do Google+
Problematizar o conteúdo e tarzer para a realidade desses alunos. Incorporando a experiência para discutir temas nas salas de aula. Paulo Freire argumenta que deve Criar mais pontes entre saberes curriculares e experiências sociais como indivíduos.
Caso queira assistir a estes mesmos vídeos, mas em um ambiente focado, com exercícios de aprendizagem e certificado com carga horária, acesse o link promocional exclusivo para a comunidade deste canal: bit.ly/cursopedagogiadaautonomia
Com isso, você também está oferecendo o seu apoio e agradecimento ao criador deste conteúdo!
Todos os educadores deveriam ver este vídeo, pois ainda há quem não leva em consideração o conhecimento de mundo que o aluno traz de sua sociedade.
Prof. André Azevedo da Fonseca, apesar de ter lido o livro Pedagogia da Autonomia há muito tempo atrás confesso que seus vídeos estão me chamando atenção para muitos aspectos que não tinha percebido. A reflexão sobre a nossa prática deve ser realmente constante. Paulo Freire sempre será atual!
Sandra Helena Silva Que bom que os vídeos estão sendo úteis, Sandra! E sim, é uma reflexão permanente porque esses conhecimentos estão sempre em transformação! Compartilhe amplamente com seus colegas! Esse debate é muito importante! :)
Quem é ou já foi aluno de periferia sabe bem o quanto o que se aprende na escola deve estar relacionado com a vida cotidiana. Estudei a vida toda na escola pública e diversas vezes vi colegas tendo que escolher entre estudo ou trabalho, geralmente, largando a escola para trabalhar e complementar a renda, cuidar da casa sendo babá dos irmãos mais novos por não ter creche e nem dinheiro para pagar um (a) profissional que cuide das crianças para os pais poderem ir trabalhar.
Consciência de classe ajuda muito a entender o porquê isso acontece e como podemos sair disso tendo novas perspectivas de vida e convívio social. Esse aprendizado vem dentro da sala de aula com professores muito comprometidos com o bem social que fazem.
Sou professora de jovens e adultos na formação em nível médio do curso Normal. Os alunos são sujeitos provenientes do meio fabril, pessoas que não tiveram oportunidades, em sua maioria alunas, estas que se formaram na EJA. Elas constantemente sentem-se desprezadas, sem auto-estima e à margem da sociedade.
Suas falas me ajudam a compreender melhor a obra "Pedagogia da Autonomia". Além de contribuir com as auto-reflexões de minha prática, gerando respectivas mudanças cada vez mais humanizadoras.
Sei que ainda falta muito, mas já é alguma coisa!
Obrigada!
Eu queria entender porque tem tanta gente que critica/odeia Paulo Freire
uai odeiam ou porque são vigaristas profissionais como é o caso do mbl e seus asseclas ou porque são burros como os seguidores desses seres abjetos.
Quem tiver interesse em fazer o curso "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire" e obter certificado de conclusão, acesse www.udemy.com/pedagogiadaautonomia/?couponCode=CUPOM-UA-cam para aproveitar o desconto exclusivo de 40% oferecido à comunidade deste canal. O curso completo conta com cinco horas-aula, exercícios, simulados e certificado oficial da Udemy, incluindo carga horária.
Muito bom, André! Como sempre...
Ótimo vídeo!!!
É comum vermos estudantes reclamando da falta de conexão entre o conteúdo das aulas e o cotidiano. E, estranhamente, vemos pessoas afirmando não se deve misturar os assuntos da realidade com as disciplinas escolares.
Que bom que gostou. É uma alegria essa oportunidade de compartilhar o pensamento de Paulo Freire contextualizado no século XXI.
A série completa está disponível gratuitamente nesta playlist
ua-cam.com/play/PL0k4OibqI6p5bSxA-fgRBpVoLYb2uKJ8-.html
Caso prefira fazer o curso completo com exercícios e simulados para obter certificado, aqui está o link www.udemy.com/course/pedagogiadaautonomia/?referralCode=9B465218F8F7F0372112
@, muito obrigado!
Estou mesmo assistindo a todos os vídeos da série! Parabéns pelo valiosíssimo e importantíssimo trabalho!
Maravilhoso trabalho. Desafiador e perfeitamente aplicável quando se tem compromisso com a educação.
Excelente vídeo. Muito obrigada
Parabéns Professor!!! Seus vídeos foram maravilhosos.
Profesor le escribo desde Argentina, me parecen muy buenos los vídeos, un abrazo pedagógico! espero poder perfeccionarme como docente en su país!
Que ótimo! Será muito bem-vindo!
Estou amando a série! muito obrigada.
Curti e descurti só pra ter o prazer de curtir de novo!
Eu acabei o Ensino Médio agora, e por mais que eu tentei ver a educação dessa maneira, a escola nos força a relacionar diretamente tudo o que aprendemos com Vestibulares e ENEM... é uma pena :(
Estou amando os vídeos!!! obrigada profº André
Muito bom!
Amei todos os vídeos!
adorei o video 😍👏👏👏
Espetacular
O livro foi publicado em 1996 e hoje, num tempo em que as redes sociais nos conectam ao mundo ainda pensam que o ensino escolar deve ser excludente em relação ao mundo que vivemos. Interessante pra mim seria saber o que pensam aqueles que acham que tudo o que é exposto não apenas em Pedagogia da Autonomia mas também no resto da obra Freireana sobre como a educação deve ser!
Alexsandro Costa É verdade, Alexsandro. Impressiona muito a persistência de um discurso retrógrado que ignora todas as informações que estão fora da escola e que influenciam decisivamente a formação dos alunos.
Prof. André Azevedo da Fonseca Um exemplo disso é o seguinte: "Umas das ruas próxima à escola não tem iluminação, a praça é um matagal, mas pelo menos agora nossos alunos já tem ideia de como ocorrem os processos de transformação das grandes barragens em energia elétrica e sabem também sobre o prejuízo do pasto para criação de gado na região da floresta amazônica".
Professor André gostei muito do seu comentário, eu concordo com o Paulo Freire, o porque o professor não pode pegar as experiências da vida dos educandos e dali desenvolver a aula, não é mesmo?
Adorei
Prof. André Azevedo da Fonseca e de pensar que os países escandinavos usam a metodologia do nosso querido mestre. E aqui ele é ridicularizado, por suas visão crítica e sensata do conhecimento. Paulo Freire é genial.
muito bom
Professor André vocês tem um fórum no face, não achei o link.. estou amando os videos....
Stephane Ribeiro dos Santos Que bom que está gostando! Coloqui o link na descrição do vídeo, mas veja aqui também: facebook.com/pedagogiaautonomia
muito doido estudar tudo isso (principalmente esse vídeo) em 2017, com nossa atual situação política =(
Ainda insistem em educar apenas para o mercado de trabalho, e se esquecem de educar para a sociedade. No final, a pessoa termina a escola sem estar apta para nenhum dos dois.
O sujeito vai pra escola ter aulas de física sobre elétrica, e pode até ser que com algum esforço ele saia da aula sabendo calcular resistências e amperagens, mas mesmo nestes casos ele volta pra casa sem saber pra que serve um disjuntor.
(des)contruindo ideias Boa! É por aí. Não é à toa que alunos rejeitam tanto a escola.
salvando minha N1
Prof. André, o método pedagógico de Paulo Freire possui alguma limitação no que diz respeito à sua aplicabilidade? Ele funciona para o ensino de qualquer disciplina e em qualquer profundidade, correto?
Pergunto isso porque me parece que, para as ciências formais de ensino superior que lidam com um conhecimento muito abstrato e, muitas vezes, contraintuitivo, o método Freiriano seria bastante ineficiente. O que me diz, professor?
ThalesBC Freire é muito rigoroso e sua pedagogia, na verdade, aproxima os métodos da pesquisa científica á pedagogia. Comecei hoje mesmo um blog no Brasil Post para veicular os vídeos e o primeiro texto mostra justamente como identificar a influência de Paulo Freire nas faculdades de Educação e institutos de pesquisa em Harvard, Princeton, Stanford, M.I.T., etc. Veja lá www.brasilpost.com.br/andre-azevedo-da-fonseca/serie-de-videos-explica-p_b_7684470.html?
@ThalesBc, eu acho que seria muito difícil aplicar o método de Paulo Freire em disciplinas com conteúdos muito técnicos ou abstratos como numa aula de cálculo B ou física moderna na universidade por exemplo. Não sei se Paulo Freire levou isso em conta porque ele me pareceu um estudioso muito mais da área de "humanas" do que das ditas "exatas". Apesar disso, concordo totalmente com o pensamento dele, o qual acho genial.
MEU QUERIDO PROFESSOR , PRECISO DE UMA AJUDA , QUERO SABER COMO EU POSSO APLICAR ESSA INVASÃO DE CONHECIMENTO QUE EU ESTOU TENDO NA SALA DE AULA . SOU ESTAGIARIA EM UMA ESCOLA COM ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE , OS ALUNOS LEVAM CONSTANTEMENTE PARA A ESCOLA .
Parabéns e obrigada, seus vídeos estão me ajudando muito, irei apresentar um seminário sobre o perfil do pedagogo cientista nas séries iniciais.
Professor, uma observação quanto ao áudio de seus vídeos. Seu microfone de lapela está a uma distância desnecessariamente grande de sua boca, fazendo com que a reverberação de sua voz, na sala, concorra com a sua própria voz em volume quando captadas pelo seu microfone. Este problema pode ser facilmente corrigido ao posicionar o microfone de lapela no intervalo de botões acima do que se encontra agora.
Essa reverberação da qual eu falo pode também estar sendo inserida na pós-produção de seus vídeos, se essa for a opção correta, sugiro rever as configurações dela.
Caso possa me responder com as configurações de seu sistema de captação e tratamento de áudio, fiquei curioso!
Rodrigo Mickus Ôpa, obrigado pela dica, Rodrigo. Sempre tive problemas com o áudio mesmo! Escrevi para você em um hangout do Google+
Problematizar o conteúdo e tarzer para a realidade desses alunos.
Incorporando a experiência para discutir temas nas salas de aula.
Paulo Freire argumenta que deve Criar mais pontes entre saberes curriculares e experiências sociais como indivíduos.