Fiz engenharia aeronáutica para complementar a capacitação para poder atuar como piloto de fabricantes. Deus abençoe que esse dia chegue logo! Parabéns e obrigado pelo vídeo!
Aula de vídeo. Fiquei com a pulga atrás da orelha se vc estava na tripulação do protótipo 001 do KC-390 que quase acidentou na fase de certificação... despencou do céu numa estolada monstra e demorada, recuperou atitude muito próximo do solo evitando uma tragédia braba... Esse fato embora nunca exposto a público por fontes oficiais, mas todo mundo do meio conhece o ocorrido.
Muito bem sintetizado essa matéria mostrando o envolvimento dos pilotos no complexo processo de desenvolvimento e certificação de uma aeronave. Parabéns pelo vídeo.
Comandante. Achei brilhante a sua exposição sobre o tema. A cada vídeo aprendo muito e dimensiona bastante os conhecimentos adquiridos, mais uma vez meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho aqui no UA-cam.
É verdade Arthur! Mas com algumas diferenças. Por exemplo, o programa espacial estava entrando em áreas tecnologicamente desconhecidas, mas o nivel de risco aceitável na condução do programa era decisão do próprio programa. Já no desenvolvimento de aeronaves estamos navegando por áreas razoavelmente conhecidas, mas o grande desafio é cumprir todos os requisitos de certificação exigidos pelas autoridades aeronáuticas.
Parabéns meu amigo !! Extremamente didático !!! Uma descrição perfeita de parte da nossa atividade “ensaios em voo” que sempre desperta curiosidade nas pessoas !!!
Cmte. David Branco, muito obrigado por compartilhar sua experiência e conhecimento na área de ensaios em voo. Desde muito jovem tive muita curiosidade com essa atividade de ensaios em voo em todos os aspéctos, principalmente por ser de SJC e ter visto vários avões da Embraer em campanhas de ensaio pelos céus da cidade. Sempre que puder compartilhe sua experiência conosco. Minha sugestão para um eventual vídeo seu, seria sobre os aviões da série X da NASA e os LLRV. Eu, como um piloto de E197, que rasgo elogios ao avião em todos os aspéctos, gostaria de fazer uma crítica ao overhead desse avião. A Embraer não devia ter posicionado os switches dos wipers praticamente alinhados com os das bombas hidráulicas 1 e 2, com switches no mesmo formato, e com operação de posicionamento idênticas! Forte abraço.
Excepcional Mais uma aula com uma abordagem rica em detalhes. Contém um material organizado dentro de uma lógica de fácil entendimento de todo o processo desde a concepção até a produção de uma aeronave e o papel do piloto de fabricante de aeronaves. Genuinamente único ! David Branco Filho mais uma vez superando as nossas expectativas !
Muito bacana, David. Já tinha visto uma entrevista quando você discorreu brevemente sobre o assunto, mas este vídeo é muito mais esclarecedor e informativo. Em complemento à frase do Brigadeiro Chuck Yeager que você nos trouxe ao final, permita-me complementar com uma frase de Frank Borman, Comandante das missões Gemini 7 e Apolo 8, posteriormente Presidente da Eastern Airlines, que encontrei na contracapa de um manual de procedimentos de uma das aeronaves que voei: "The superior pilot uses his superior judgement to avoid those situations which require the use of his superior skill." Em suma, um piloto que se julgue habilidoso a ponto de testar limites pode levar inadvertidamente a aeronave para fora do envelope de voo, anulando o grande trabalho de projeto e certificação que você brilhantemente nos mostrou. Forte abraço e obrigado mais uma vez por seu tempo no desenvolvimento dos excelentes vídeos deste canal.
Sim, Marco Antonio, essa frase do Borman é famosa e vira e mexe eu a estou usando tbm! Muito obrigado pela sua contribuição e pelo elogio ao video! Um abraço! 😉👍🏻
Estou chegando agora no Canal e estou impressionado com tamanha qualidade. Excelente didática e retórica. Parabéns pelos vídeos maravilhosos, em especial este de Ensaios em Voo. Esse detalhamento de Manuais e Arquiteturas fornece um aprendizado extremamente didática e compreensível. Parabéns mesmo.
Ótimo vídeo Branco. Assisti na íntegra Uma riqueza de informações que não se encontra reunidas em lugar nenhum. Muito obrigado e parabéns por mais esta postagem. Manda mais kkk Grande abraço
Parabéns Cmt David Branco.. Excelentes informações , Como sempre , uma abordagem fantástica.. Uma matéria que me fascina , em especial , com orgulho por ter passado pelo IPEV e presenciado justamente detalhes sobre o que o Sr destacou.. A questão multidisciplinar também , mostrando a necessidade de ser uma equipe no literal.. O foco da segurança visando o produto final fecha seu excelente conteúdo , obrigado
Nossa muito bom! Adorei o vídeo e vou compartilhar com os meus amigos. É uma área que poucos tem uma noção assim tão detalhada. Deixei um like e também mais um inscrito. Meus parabéns pelo vídeo e muito obrigado.
Excelente vídeo! Acredito que o único piloto Civil, sem background militar, formado pelo IPEV, foi o Cmte. Daniel Chun (certamente o primeiro...). Não sei dizer se, depois dele, outros fizeram o curso... 🤔. Obrigado.
Mais um belo vídeo, vc sempre com excelente conteúdo, parabéns David, este é totalmente voltado desde o projeto, até o certificado de aeronavegabilidade, fica mais uma bela lição , obrigado David, até a próxima 👍
Muito bom David! Muito legal! Eu só acrescentaria na parte de formação de pessoal a possibilidade de cursos “in company” como fizemos em 2004. Grande abraço!
Mais um excelente video ! Parabéns ! Gostaria de ver, contudo, algumas associações com alguns incidentes/acidentes reais, como o do avião da TAM que varou a pista de Congonhas e o caso da movimentação da carga interna em um dos voos de ensaio do KC390. Seria interessante ouvir o que pode ter saído de errado durante a certificação ou campanhas que ocasionaram esses incidentes.
Olá Paulo, muito obrigado pela sugestão de temas. Sobre o evento que vc mencionou com o KC, é um assunto que não tenho autorização para divulgar. Fico te devendo esta. Um abraço!😉👍
3 роки тому
@@BrancoAviacao Entendo. Se me permite mais uma sugestão, gostaria de ver alguns desses tópicos na Aviacao Experimental. Semelhanças e diferenças para a Homologada.
No vôo do LEGACY, cujos pilotos americanos tinham acabado de recebêlo da EMBRAER, que por conseguinte tinham pouquíssima experiência com o avião e que colidiu em rota com o avião da GOL, havia a bordo um representante da fabricante, mas não sei se era piloto. Caso fosse, poderia ter auxiliado os pilotos quanto a observância ao aviso de que o TRANSPONDER/TCAS, por descuido, haviam sido desligados!
David, em projeto incial partindo-se do absoluto zero o fabricante investe centenas de milhões de dólares, como você disse um projeto desses nasce baseado em uma necessidade, porém leva-se anos até a conclusão e entrega da aeronave, durante a fase de desenvolvimento, como a empresa arca com esses custos altíssimos?
Olá Mike, desenvolvimento de um avião é um processo longo e caro. Os fabricantes tem a opção de usar recursos próprios, empréstimos governamentais, recursos de investidores e/ou parcerias para o desenvolvimento. Muito obrigado, amigo! 😉👍
Na estrutura existente atualmente, apenas militares são pilotos de testes de aviões militares. A não ser que vc seja piloto de testes do fabricante, aí sim, um piloto civil com qualificação em ensaios tem a possibilidade de participar dos testes de aviões militares. Muito obrigado! 😉👍🏻
Quando falado sobre probabilidade de falhas, a falha provável está com probabilidade de 10**-3. Para mim isso significa uma probabilidade de um evento em 1.000. Entretanto é falado uma em 1000 ou uma em 100.000. Não entendi A utilização do “ou".
Oi Marcos! Acho que vc está se referindo ao quadro que mostra os efeitos e suas probabilidades. Na verdade, falei apenas das duas primeiras, 10-⁹ e 10-⁷, e sintetizei as duas últimas, 10-⁵ e 10-³, mas é exatamente o que vc disse, são respectivamente 1 em 100.000 e uma em 1000. Obrigado pelo questionamento! 😉👍
Uma aula absolutamente sensacional sobre como aeronaves são produzidas
Muito obrigado, Rafael! 😉👍
Fiz engenharia aeronáutica para complementar a capacitação para poder atuar como piloto de fabricantes. Deus abençoe que esse dia chegue logo! Parabéns e obrigado pelo vídeo!
Desejo muito sucesso. Muito obrigado, Davi! 😉👍
Aula de vídeo.
Fiquei com a pulga atrás da orelha se vc estava na tripulação do protótipo 001 do KC-390 que quase acidentou na fase de certificação... despencou do céu numa estolada monstra e demorada, recuperou atitude muito próximo do solo evitando uma tragédia braba...
Esse fato embora nunca exposto a público por fontes oficiais, mas todo mundo do meio conhece o ocorrido.
Muito bem sintetizado essa matéria mostrando o envolvimento dos pilotos no complexo processo de desenvolvimento e certificação de uma aeronave. Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado, José! 😉👍
Excelente, principalmente para quem construiu sozinho e vai testar seu proprio aviao.
Parabéns por mais este vídeo cheio de ótimas informações para quem gosta de aviação.
Comandante. Achei brilhante a sua exposição sobre o tema. A cada vídeo aprendo muito e dimensiona bastante os conhecimentos adquiridos, mais uma vez meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho aqui no UA-cam.
Muito obrigado, Djalma! 😉👍
Excelente vídeo! toda vez que vejo algo de tamanha complexidade detalhada dessa forma automaticamente lembro da cumbuca espacial que foi à lua.
É verdade Arthur! Mas com algumas diferenças. Por exemplo, o programa espacial estava entrando em áreas tecnologicamente desconhecidas, mas o nivel de risco aceitável na condução do programa era decisão do próprio programa. Já no desenvolvimento de aeronaves estamos navegando por áreas razoavelmente conhecidas, mas o grande desafio é cumprir todos os requisitos de certificação exigidos pelas autoridades aeronáuticas.
Depois que descobri esse canal,não perco tempo em outros! Fantástico!
Muito obrigado, amigo! 🙏🏻😊👍
Que video sensacional! Obrigada por compartilhar um conteúdo tão rico gratuitamente.
Muito obrigado, Lany! 😉👍
Parabéns meu amigo !! Extremamente didático !!! Uma descrição perfeita de parte da nossa atividade “ensaios em voo” que sempre desperta curiosidade nas pessoas !!!
Valeu, meu amigo! Obrigado pela paciência em assistir! 😊 Viu que vc aparece lá, né! Grande abraço! 😉👍
@@BrancoAviacao eu vi sim!!! Bela foto feita por um grande fotógrafo !!!
🙏🙏🙏🙏🙏🙏Obrigado Comandante.
Muito obrigado, Abraão! 😉👍
Cmte. David Branco, muito obrigado por compartilhar sua experiência e conhecimento na área de ensaios em voo. Desde muito jovem tive muita curiosidade com essa atividade de ensaios em voo em todos os aspéctos, principalmente por ser de SJC e ter visto vários avões da Embraer em campanhas de ensaio pelos céus da cidade. Sempre que puder compartilhe sua experiência conosco. Minha sugestão para um eventual vídeo seu, seria sobre os aviões da série X da NASA e os LLRV. Eu, como um piloto de E197, que rasgo elogios ao avião em todos os aspéctos, gostaria de fazer uma crítica ao overhead desse avião. A Embraer não devia ter posicionado os switches dos wipers praticamente alinhados com os das bombas hidráulicas 1 e 2, com switches no mesmo formato, e com operação de posicionamento idênticas! Forte abraço.
Caro Rafael, muito obrigado pelo elogio e pela sugestão de tema! Bons voos!! 😉👍
Canal sensacional! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Branco, parabéns pelo trabalho excepcional!
Muito obrigado, Ayres! 😉👍
Top das Galaxias. Seu trabalho é muito importante !
Muito obrigado, Cesar! 😉👍
Sensacional seu canal, Gosto muito dos seus conteúdos. grato Cmte
Muito obrigado, Francisco! 😉👍
Excelente conteúdo, comandante! Obrigado por compartilhar conosco!
Muito obrigado, Breno! 😉👍
Excelente como sempre! Parabéns!
Muito obrigado, Bruno! 😉👍
Show! Muito interessante e proveitoso! Gostei! Parabéns e muito obrigado por compartilhar Mestre!
Caro Mandese, um prazer vê-lo sempre presente por aqui. Muitíssimo obrigado! 😉👍
Parabéns por sempre trazer excelentes vídeos! Seu trabalho é TOP!
Seu conteúdo é sempre de muita qualidade
Muito obrigado, Daniel! 😉👍
Excepcional Mais uma aula com uma abordagem rica em detalhes. Contém um material organizado dentro de uma lógica de fácil entendimento de todo o processo desde a concepção até a produção de uma aeronave e o papel do piloto de fabricante de aeronaves. Genuinamente único ! David Branco Filho mais uma vez superando as nossas expectativas !
Caro Ronaldo, muito obrigado pelo seu gentil elogio! 😉👍
Muito bacana, David. Já tinha visto uma entrevista quando você discorreu brevemente sobre o assunto, mas este vídeo é muito mais esclarecedor e informativo. Em complemento à frase do Brigadeiro Chuck Yeager que você nos trouxe ao final, permita-me complementar com uma frase de Frank Borman, Comandante das missões Gemini 7 e Apolo 8, posteriormente Presidente da Eastern Airlines, que encontrei na contracapa de um manual de procedimentos de uma das aeronaves que voei: "The superior pilot uses his superior judgement to avoid those situations which require the use of his superior skill."
Em suma, um piloto que se julgue habilidoso a ponto de testar limites pode levar inadvertidamente a aeronave para fora do envelope de voo, anulando o grande trabalho de projeto e certificação que você brilhantemente nos mostrou. Forte abraço e obrigado mais uma vez por seu tempo no desenvolvimento dos excelentes vídeos deste canal.
Sim, Marco Antonio, essa frase do Borman é famosa e vira e mexe eu a estou usando tbm! Muito obrigado pela sua contribuição e pelo elogio ao video! Um abraço! 😉👍🏻
Mais um EXCELENTE documentário. Parabéns, Sr. Branco! ESPETACULAR.
Muito obrigado, Ricardo! 😉👍
Acompanhando seu canal desde Barcelona, Ótimo trabalho !!
Que legal! Meu sobrinho mora aí também. Muito obrigado, Lucas! 😉👍
Sempre uma excelente explanação
Muito obrigado uma vez mais, amigo! 😉👍
Estou chegando agora no Canal e estou impressionado com tamanha qualidade. Excelente didática e retórica. Parabéns pelos vídeos maravilhosos, em especial este de Ensaios em Voo. Esse detalhamento de Manuais e Arquiteturas fornece um aprendizado extremamente didática e compreensível. Parabéns mesmo.
Fernando, seja muito bem vindo e muito obrigado pelo seu gentil elogio! 😉👍
Boa noite, muito interessante esse assunto também... abraço!
Muito obrigado, Luciano! 😉👍
Um assunto que eu não imaginei que seria tão rico de conteúdo, parabéns pela aula.
Que bom que você gostou. Muito obrigado, Matheus! 😉👍
Vídeo gostoso de assistir. Parabéns
Muito obrigado, Freddy! 😉👍
Valeu por postar, David. Como sempre, vídeo muito bem feito.
Muito obrigado, Felipe! 😉👍
Parabéns por mais "este" magnífico episódio sobre o quase sobrenatural e fantástico mundo das fantásticas máquinas voadoras!! Cumps
Ótimo vídeo Branco.
Assisti na íntegra
Uma riqueza de informações que não se encontra reunidas em lugar nenhum.
Muito obrigado e parabéns por mais esta postagem.
Manda mais kkk
Grande abraço
Fico feliz que tenha gostado. Aos pouquinhos vou colocando novos vídeos. Muito obrigado pelo elogio e pelo incentivo, José Carlos! 😉👍
Parabéns show muito boa a explicação, que Deus o abençoe sempre.
Muito obrigado, Ronaldo! 😉👍
Excelente conteúdo, como ocorre sempre em todos os seus vídeos cmte. Branco. Parabéns!!
Muito obrigado pelo elogio, Almir! 😉👍
Mais um show de informações, parabéns
Parabéns Cmt David Branco.. Excelentes informações , Como sempre , uma abordagem fantástica.. Uma matéria que me fascina , em especial , com orgulho por ter passado pelo IPEV e presenciado justamente detalhes sobre o que o Sr destacou.. A questão multidisciplinar também , mostrando a necessidade de ser uma equipe no literal.. O foco da segurança visando o produto final fecha seu excelente conteúdo , obrigado
Muito obrigado pelo seu apoio e incentivo constante, Arcanjo! 😉👍
Sensacional! 👏👏👏
Super interessante! Obrigado por compartilhar este conteúdo aqui no yt.
Que bom que gostou, Gustavo! Muito obrigado! 😉👍
To viciado nesse canal..
Excelente!
Muito obrigado, Bruno! 😉👍
Fascinante... 💓✈️
Muito obrigado, Sabrina! 😉👍
Nossa muito bom! Adorei o vídeo e vou compartilhar com os meus amigos. É uma área que poucos tem uma noção assim tão detalhada. Deixei um like e também mais um inscrito. Meus parabéns pelo vídeo e muito obrigado.
Muito obrigado pelo elogio e por se inscrever, Fabiano! 😉👍
Excelente vídeo! Acredito que o único piloto Civil, sem background militar, formado pelo IPEV, foi o Cmte. Daniel Chun (certamente o primeiro...). Não sei dizer se, depois dele, outros fizeram o curso... 🤔. Obrigado.
Sim, é verdade, o Daniel e alguns outros da Embraer fizeram curso no IPEV. Muito obrigado, Lemev! 😉👍
@@BrancoAviacao Eu que agradeço! Obrigado, novamente, pelos vídeos postados. Impecável o esmero, no conteúdo, e na produção!
Sempre abordando assuntos interessantíssimos Branco, muito bom !!! 🛩
Muito obrigado, Daniel! 😉👍
Muito bom David, suas aulas sempre contribuindo com a formação dos pilotos e amantes da aviação. Parabéns pelo excelente trabalho 👍
Muito obrigado, meu amigo Klebão! 😉👍
Muito bom, mais uma aula Branco
Muito obrigado, Vanilton! 😉👍
FMEA na veia 👏👏
😉👍
É sempre uma aula. Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Muito obrigado uma vez mais, amigo! 😉👍
Mais um belo vídeo, vc sempre com excelente conteúdo, parabéns David, este é totalmente voltado desde o projeto, até o certificado de aeronavegabilidade, fica mais uma bela lição , obrigado David, até a próxima 👍
Muito obrigado uma vez mais, Alexandre! 😉👍
Show de Bola David! Parabéns pela excelente video aula!
Grande Travassos, sempre fico muito feliz em ver você por aqui. Muitíssimo obrigado, meu amigo!!😉👍
Que aula excepcional!
Muito obrigado, Marcio! 😉👍🏻
Muito responsabilidade, valeu!
Muito bom! Obrigado
Muito obrigado, Eric! 😉👍
Esclarecedor. Parabéns!
perfeito!
Muito obrigado, João! 😉👍
Espetacular vídeo!!
Muito bom David! Muito legal! Eu só acrescentaria na parte de formação de pessoal a possibilidade de cursos “in company” como fizemos em 2004. Grande abraço!
Verdade, Carvalho, ficou faltando essa informação. Grande abraço, meu amigo! 😉👍
inscrito !sem palavras que aula
Muito obrigado, Rene! 😉👍
Mais um excelente video ! Parabéns ! Gostaria de ver, contudo, algumas associações com alguns incidentes/acidentes reais, como o do avião da TAM que varou a pista de Congonhas e o caso da movimentação da carga interna em um dos voos de ensaio do KC390. Seria interessante ouvir o que pode ter saído de errado durante a certificação ou campanhas que ocasionaram esses incidentes.
Olá Paulo, muito obrigado pela sugestão de temas. Sobre o evento que vc mencionou com o KC, é um assunto que não tenho autorização para divulgar. Fico te devendo esta. Um abraço!😉👍
@@BrancoAviacao Entendo. Se me permite mais uma sugestão, gostaria de ver alguns desses tópicos na Aviacao Experimental. Semelhanças e diferenças para a Homologada.
No vôo do LEGACY, cujos pilotos americanos tinham acabado de recebêlo da EMBRAER, que por conseguinte tinham pouquíssima experiência com o avião e que colidiu em rota com o avião da GOL, havia a bordo um representante da fabricante, mas não sei se era piloto. Caso fosse, poderia ter auxiliado os pilotos quanto a observância ao aviso de que o TRANSPONDER/TCAS, por descuido, haviam sido desligados!
David, em projeto incial partindo-se do absoluto zero o fabricante investe centenas de milhões de dólares, como você disse um projeto desses nasce baseado em uma necessidade, porém leva-se anos até a conclusão e entrega da aeronave, durante a fase de desenvolvimento, como a empresa arca com esses custos altíssimos?
Olá Mike, desenvolvimento de um avião é um processo longo e caro. Os fabricantes tem a opção de usar recursos próprios, empréstimos governamentais, recursos de investidores e/ou parcerias para o desenvolvimento.
Muito obrigado, amigo! 😉👍
O David Branco deu uma aula de Engenharia de Métodos neste vídeo.
Muito obrigado, José! 🙏🏻😉👍🏻
É possível um civil ser piloto de testes de aviões militares?
Na estrutura existente atualmente, apenas militares são pilotos de testes de aviões militares. A não ser que vc seja piloto de testes do fabricante, aí sim, um piloto civil com qualificação em ensaios tem a possibilidade de participar dos testes de aviões militares. Muito obrigado! 😉👍🏻
Muito bom , mas fiquei com uma curiosidade, já houve incidentes ou acidentes durante essas fases de teste?
Sim, já aconteceram alguns acidentes em voos de testes nos diversos fabricantes pelo mundo. Obrigado por perguntar. 👍😉
Quando falado sobre probabilidade de falhas, a falha provável está com probabilidade de 10**-3. Para mim isso significa uma probabilidade de um evento em 1.000. Entretanto é falado uma em 1000 ou uma em 100.000. Não entendi A utilização do “ou".
Oi Marcos!
Acho que vc está se referindo ao quadro que mostra os efeitos e suas probabilidades.
Na verdade, falei apenas das duas primeiras, 10-⁹ e 10-⁷, e sintetizei as duas últimas, 10-⁵ e 10-³, mas é exatamente o que vc disse, são respectivamente 1 em 100.000 e uma em 1000.
Obrigado pelo questionamento! 😉👍
@@BrancoAviacao agradeço sua resposta esclarecedora. Parabéns pelo seus vídeos. Profissionalismo puro!
👍👍👍👍👍👍
👏🏻👏🏻👏🏻↗️
Muito obrigado, Jansey! 😉👍
0k
1° Like!
Valeu, Marcelo!
0k0k