Tabacaria | Poema de Fernando Pessoa com narração de Mundo Dos Poemas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • "Tabacaria" - Análise
    Talvez seja o poema mais conhecido de Álvaro de Campos. Oscilando entre o mundo interior e a realidade cósmica, universal, o poeta trata, ao mesmo tempo, da angústia com o quotidiano e dos sonhos de libertação. Isso pode ser observado a partir dos primeiros versos, cujo sentido vai se constituir na base de todo seu poema.
    Repare que o poeta é absolutamente niilista em relação a si próprio (“não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada”), mas, em compensação, ele sabe que tem “todos os sonhos do mundo”. Fechado em seu quarto, solitário, o eu-poético contempla uma rua, onde percebe um mistério, que é a morte e o destino que ninguém vê. Essa perceção extraordinária das coisas dá-se devido à sua grande capacidade imaginativa, que o faz ver o que os outros não podem ver.
    Vivendo os seus sonhos, ele procura esquecer toda aprendizagem (isto é, aquilo tudo que aprendeu com os homens) e parte em busca da natureza, contudo essa solução não o satisfaz, na medida em que se sente desconfortável em qualquer lugar que esteja (“estrangeiro aqui, como em toda parte”, dirá o poeta em outro poema). Álvaro de Campos é radicalmente diferente de Alberto Caeiro (e mesmo de Ricardo Reis); a sua angústia, a sua lucidez não permitem que seja inocente, natural. Voltar à natureza torna-se uma utopia inútil. Na sequência, o poeta volta a opor a fantástica capacidade de sonhar à limitação do mundo exterior. Mas a sensação de euforia com o sonho não dura muito; mais adiante no poema, ele toma consciência de que os sonhos nada valem, pois, as aspirações altas e nobres e lúcidas talvez nem vejam a luz do sol, nem atinjam ouvidos de gente. Na verdade, “O mundo é para quem nasce para o conquistar / E não para quem sonha que pode conquistá-lo”, ainda que tenha razão. Por isso, apesar de ter conquistado mais do que o grande conquistador Napoleão, de ter amado mais do que Cristo e de ter filosofado mais que Kant, isso de nada vale, na medida em que tudo se processou na imaginação. Para expressar essa sua impotência perante a realidade, Álvaro de Campos serve-se da imagem do homem que espera que lhe abram a porta numa parede sem porta, ou do homem que tenta fazer que sua voz chegue até Deus, cantando dentro de um poço tapado.
    Assim, o poeta vê-se como um “escravo cardíaco de estrelas”, ou seja, uma pessoa que sonha com as estrelas e sofre de uma doença cardíaca, que o impede de ter emoções fortes, ou como quem só conquista tudo em sonhos. O resultado é um distanciamento cada vez maior da realidade, do mundo visível. A consciência disso causa-lhe um cansaço, um sofrimento, de maneira que passa a invejar uma menina, que avista da janela, e que come chocolates inocentemente. Nesse momento, Álvaro de Campos toca num aspeto que é uma constante na obra de Fernando Pessoa: pensar é doloroso, por impedir o homem de ser feliz. Na outra estrofe, ao sentir o vazio dentro se si, o poeta procura alguma coisa que o inspire. Por isso recorre a musas inspiradoras do passado, mas a sensação de vazio continua a mesma, já que seu “coração é um balde despejado”.
    Na realidade, Álvaro de Campos expressa aqui a angústia do homem moderno, que não encontra mais ponto de apoio para as suas inquietações e, por isso mesmo, se entrega ao desespero. Essa consciência da inutilidade de tudo leva Campos a sentir-se um exilado, um ser à parte em relação à humanidade. Ele imagina o mundo como se fosse um teatro, onde todos representam e o “eu” é o único que não sabe nem pode representar. Devido a isso, o seu lugar no teatro é no vestiário e nunca no palco.
    Os versos finais do poema colocam frente a frente o eu-poético e o dono da tabacaria que representa o homem comum, o homem sem inquietações metafísicas. Ao vê-lo, o poeta experimenta uma sensação de desconforto e passa a ter a sensação da absoluta inutilidade de tudo, até da própria poesia. O poema fecha com a absoluta solidão do poeta, que tem consciência de que nada vale a pena, enquanto o dono da tabacaria, sem consciência alguma do que o rodeia, apenas sorri.
    Tantas horas de poesia e um número incalculável de emoções.
    Sorrimos, descobrimos, revelamos, debatemos, rimos, choramos, sempre juntos, sempre consigo.
    Fizemos tudo isto, todos os dias unir pessoas através da poesia, porque o temos a si, sempre com a mesma paixão a fazer-nos companhia.
    Necessitamos do seu apoio, pondere aderir ao canal.
    Ajude-nos!
    Sem o seu apoio nada disto seria possível e sem a sua presença isto não tem graça nenhuma.
    Apoie o canal, faça a sua adesão aqui:
    / @mundodospoemas
    Eterna Gratidão
    Mundo Dos Poemas
    Link Do Vídeo: • Tabacaria | Poema de F... Se desejar adquirir uma obra fundamental de Fernando Pessoa, aqui lhe deixamos o link da Amazon para : "Livro do Desassossego" - Fernando Pessoa : amzn.to/3zqR7FY

КОМЕНТАРІ •

  • @SantoplayBRGAMEPLAY
    @SantoplayBRGAMEPLAY Рік тому +11

    Tabacaria... Perfeita para o meu hoje... Para o dia em que completo 49 anos... Quem me dera houvesse uma "Tabacaria" do outro lado da minha janela... Vou aos tragos.

  • @leonardoborgesesilva150
    @leonardoborgesesilva150 3 роки тому +335

    O MELHOR TEXTO já escrito na história da humanidade!!! (Em minha humilde opinião).

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +9

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @cilainesalgado4134
      @cilainesalgado4134 3 роки тому +3

      Idem🧡

    • @RodrigoGraco35
      @RodrigoGraco35 3 роки тому +14

      Recomendo as pérolas de Epicteto já que tem um gosto tão bom para textos. Aqui msm no UA-cam vc acha.

    • @leonardoborgesesilva150
      @leonardoborgesesilva150 3 роки тому +5

      @@RodrigoGraco35 obg, vou conferir sua sugestão.

    • @celeste6300
      @celeste6300 3 роки тому +8

      São sonhos Senhor são rosas.
      São o pão, disfarçado e amargurado misturado com lentilhas amargas ou não tivessem que esconder o povo de dia para á noite obrigalo a trabalhar . Sustentar uma sociedade anônima, que nós nunca perguntamos quem é!
      São todos os sonhos do mundo de Fernando Pessoa que hoje, juntamos os nossos para os sonhos dele não morram nunca
      Obrigada. 🌏

  • @solangeagosto7156
    @solangeagosto7156 3 роки тому +113

    Eu leio “ tabacaria “ ao menos uma ou duas vezes ao ano. E ouvir estes versos com sotaque de português de Portugal é uma beleza, um presente.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +3

      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Abraço do canal.

    • @Lisbondreams
      @Lisbondreams 2 роки тому +1

      o definitely share the same sentiment miss Solange

    • @mariaantonieta2715
      @mariaantonieta2715 2 роки тому +1

      Com toda certeza! Até o sotaque e um poema

  • @alexandrenobre2362
    @alexandrenobre2362 Рік тому +6

    Ouço várias vezes na semana.... me traz uma alegria poder ter tido a oportunidade de conhecer essa preciosidade. Obrigado, Fernando Pessoa!! ❤❤❤

  • @josejoacilviopossidoniodef7040
    @josejoacilviopossidoniodef7040 3 роки тому +125

    Eu conheci esse poema num momento complicado da minha vida. Eu tinha ansiedade, dissociação, sentia que a realidade era algo estrangeiro a minha pessoa, como se fosse algo tão distante. Quando conheci esse poema, senti como se fosse escrito para mim, era tão humano, tão real, tão eu, que tudo se transformou em minha vida. A ansiedade foi-se, A dissociação partiu, e parece que o meu eu interior se reconciliou com o exterior, como se o universo tivesse se reconstruído em mim mais uma vez.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +4

      Muito obrigado pela sua mensagem, tenha uma excelente semana . Um abraço do canal.

    • @RoSantana1000
      @RoSantana1000 2 роки тому +6

      Que maravilhosa e a arte, não é? Imagina, FP escreveu esses profundos versos há tanto tempo e, até agora, eles ressoam em nós todos e a vc, mais ainda, modificou para melhor!! ❤

    • @HelenaPedroso
      @HelenaPedroso Рік тому

      😄

    • @deiadeinha5185
      @deiadeinha5185 Рік тому

      O que é dissociação?

    • @flavius401
      @flavius401 Рік тому

      ​@@deiadeinha5185 ela deixou de pagar a mensalidade do clube, logo, ela se dissociou...

  • @rafalmeidass
    @rafalmeidass 3 роки тому +77

    Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
    Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!
    E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!

    • @odairpinhaljunior299
      @odairpinhaljunior299 3 роки тому +6

      Foi por causa dessa parte do poema que descobri e me apaixonei por Fernando Pessoa.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +3

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @cilainesalgado4134
      @cilainesalgado4134 3 роки тому +4

      INEFÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!💜♥️🧡

    • @claudiamendes5904
      @claudiamendes5904 3 роки тому +1

      ❤️❤️❤️🌹🌹🌹👏

    • @olindaleonardo1693
      @olindaleonardo1693 Рік тому +2

      Em frente deste Gigante da poesia temos mesmo que agigantar todos os comentários deste NOSSO GRANDE POETA

  • @Φίλιππος-ι7ρ
    @Φίλιππος-ι7ρ 2 роки тому +8

    Sublime, esplêndido não sei quais palavras posso utilizar para descrever tamanha perfeição escrita, isso eu irei passar para meus filhos. Uma pena o Brasil não dá valor a essa cultura e preferi coisas obsoletas. Obrigado por da voz a esse poema!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  Рік тому

      Obrigado pelo seu comentário.
      Abraço do canal.

  • @suelibolzani5160
    @suelibolzani5160 2 роки тому +9

    Boa noite, no sotaque português, Pessoa é imperdível, sinto que é o próprio em pessoa a declarar os seus versos. 😍😍🇧🇷🇧🇷👍🏿👏🏿😀

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do canal.

  • @ademargonzalez8391
    @ademargonzalez8391 2 роки тому +9

    Este poema ilumina una de las zonas más oscuras del bicho humano.Pessoa ameritó sobradamente el Nobel.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente semana.
      Abraço.

  • @anateressa
    @anateressa 3 роки тому +92

    A mais absoluta realidade, somos, todos, desconhecidos, estrangeiros em nós mesmos.

  • @laurettapescatore573
    @laurettapescatore573 Рік тому +6

    Adoro Pessoa! Foi um grande homem di cultura, Poeta, escritor literario, critico, era um Artista. Ele nos deixou uma grande herança, os seus MARAVILHOSOS POEMAS. Os seus Poemas marcaram muito a minha vida mi identifico muito com o que ele transmete. Nunca ouvi tanta inteligência, sensibilidade e sabedoria. Especial e Sublime. Um genio e imortal ❤❤❤

    • @laurettapescatore573
      @laurettapescatore573 Рік тому

      Gratidão ao canal! Continuem assim, as Poesias são um balsamo pra nossa alma ❤❤❤

  • @evaguerreiro6931
    @evaguerreiro6931 2 місяці тому +1

    Genial! Um dos melhores poemas de Pessoa.

  • @nereidaabreu1807
    @nereidaabreu1807 Місяць тому +2

    Um gênio! Ele fala de tudo e sempre com referências á metafísica! Não é um poema triste ! Ele faz referências á vários momentos e situações da sua vida e a de outros que ele observava. Ele observa a tabacaria e discorre sobre todos e tudo que observava. Não é triste, é apenas um momento de solidão e, com certeza, de muita inspiração. É maravilhoso e, claramente, um momento de grande reflexão. Os gênios são assim. Maravilhosos e, claro, geniosos. Graças por existirem. Em qualquer época da nossa história. Amei! ❤️❤️❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @rosangelamaria2700
    @rosangelamaria2700 3 місяці тому +2

    Pra mim e uma poesia que continua atual memo aos meus 63 anos,e este narrador e maravilhoso❤

  • @joselivivo6017
    @joselivivo6017 Рік тому +4

    Profundo, fundo, fundo! Há anos ouço, leio e sempre há o que se encaixa com o momento. Nesta voz então é magnífico!

  • @sorianachessa9625
    @sorianachessa9625 2 місяці тому +2

    Absoluto capolavoro, lo leería y leería una y mil veces, Pessoa era un genio.

  • @WandaRibeiro
    @WandaRibeiro 3 роки тому +29

    Magnífico! Meu tão querido Poeta, Fernando Pessoa, lá no infinito onde estejas, tem a certeza de quão me identifico em ti. Teus versos me emocionam e me inebriam de tal forma que penso que enlouqueço. Ternos amigos do "Mundo dos Poemas", obrigada por me proporcionarem momentos tão sublimes.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +2

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @WandaRibeiro
      @WandaRibeiro 3 роки тому +1

      @@mundodospoemas Obrigada, amigos!

    • @sirleycelem3593
      @sirleycelem3593 3 роки тому +2

      Excelente ! Muito bom ouvir os poemas de Fernando Pessoa.

  • @vascogrilo6190
    @vascogrilo6190 2 роки тому +23

    Sublime! Denso! Eterno!
    Cada pedaço é muito mais do que isso: poemas no Poema. Não cansa de tão humano que é.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do canal.

  • @nilsonjair7811
    @nilsonjair7811 3 роки тому +49

    Boa tarde 😃, meu poema preferido ! Uma verdadeira epopeia pela alma humana ! Abraço.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @gabrielamorim289
      @gabrielamorim289 3 роки тому +3

      A respeito de poesias com teores mais niilistas também gosto muito, procure um de Victor Hugo chamado "Je suis rien" (Eu não sou nada). Esse é em francês, mas acredito que exista versões traduzidas no youtube, se não, no Google.

    • @cilainesalgado4134
      @cilainesalgado4134 3 роки тому +2

      @@gabrielamorim289 ♥️

  • @vanderleimoraes3312
    @vanderleimoraes3312 2 роки тому +4

    Fernando Pessoa, um gênio que não dá para mensurar!!!
    Como toda, sua obra, é uma nave que nos faz viajar, o universo e sempre faz o sentir, em silêncio... em silêncio este gênio?

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do Mundo dos Poemas.

  • @sylviachristinasigg
    @sylviachristinasigg 3 роки тому +45

    A eterna luta do "ser ou não ser?" e a certeza de que estamos de passagem nesse mundo, assim como tudo ao nosso redor. Entretanto, mesmo não querendo ser nada, ainda assim podemos sonhar em ser o que quisermos! São versos lindos de Fernando Pessoa, especialmente as duas primeiras estrofes. Tenho uma flâmula com elas na parede do quarto! Gratidão MDP! 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹 🌹

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @ildaotani4930
      @ildaotani4930 3 роки тому +1

      @@mundodospoemas Continuamos procurando dar sentido ao existir.

  • @alma_luz95
    @alma_luz95 2 місяці тому +2

    Versos, prosas e poesias. Tem tudo que contém a magia de acalmar a alma, pondo leveza no coração que contém amor pelas vivências ❤❤❤❤❤❤

  • @nela7594
    @nela7594 2 роки тому +19

    Tabacaria, de Fernando Pessoa. Alguém que escreve assim merece a eternidade. Um dos meus poemas preferidos. Sublime ❤️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do Mundo dos Poemas.

  • @l.g.a3072
    @l.g.a3072 Рік тому +6

    [...] O mundo é para quem nasce para conquistar
    E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda
    que tenha razão[...].

  • @danielasiqueira6230
    @danielasiqueira6230 3 роки тому +22

    Como eu esperei o Mundo dos Poemas nos agraciar com Tabacaria... Gratidão! Gratidão!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pelas sua palavras Daniela. Grande abraço.

  • @qiliterario
    @qiliterario 3 роки тому +15

    Um belo poema. Não, não é só isso. Esse é, sem dúvidas, um dos melhores textos que o homem já pode produzir desde quando inventou a escrita. Obrigado, Fernando Pessoa - Álvaro de Campos - por nos presentear.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +2

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente semana. Abraço.

  • @isabeltrigo4494
    @isabeltrigo4494 21 день тому

    Mas TU ÉS E SERÁS SEMPRE UM GÊNIO !!! E Sabia-lo... ISABEL 🇵🇹 PORTUGUESA DE PORTUGAL 🌹

  • @enzoguido2432
    @enzoguido2432 3 роки тому +19

    Cada verso desse poema é de uma genialidade absurda, nele Fernando Pessoa, ao meu ver, executa a maior e mais heroica viajem do ser, revolucionando o cogito cartesiano e escapando das especulações heideggerianas. inegavelmente um verdadeiro marco na historia de nosso planeta, que só poderia ser executado na nossa linda língua portuguesa.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +2

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @enzoguido2432
      @enzoguido2432 3 роки тому +2

      @@mundodospoemas Obrigado, te desejo o mesmo!

  • @renatopereira4845
    @renatopereira4845 3 роки тому +16

    Este texto marcou muito a minha vida. Só o silêncio e a contemplação da alma. Pura, etérea e indefinida alma.
    Grande Fernando Pessoa! Parabéns a todos do Mundo dos Poemas pelo presente!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @l.g.a3072
    @l.g.a3072 Рік тому +7

    Esse poema mostra que devemos nos desligar dos nossos pensamentos fúteis e metafísicas que não dão em nada, para voltar, quantas vezes forem necessárias ao colo da verdade do mundo, nua e crua, tal como essa é.

    • @CoisasDeMaria-j9f
      @CoisasDeMaria-j9f 6 місяців тому

      como assim colo da verdade mundo? seria uma a volta pra uma realidade?

    • @l.g.a3072
      @l.g.a3072 6 місяців тому

      @@CoisasDeMaria-j9f , exatamente.
      Bom dia.

    • @l.g.a3072
      @l.g.a3072 6 місяців тому

      @@CoisasDeMaria-j9f , uma volta para a realidade, de modo humilde e dócil. Muitas pessoas sofrem por não aceitarem a realidade que, na verdade, no íntimo, conhecem bem.
      Bom dia.

  • @vork93180
    @vork93180 7 місяців тому +1

    PELAS PALAVRAS NARRADAS, DA A ENTENDER QUE ELE VIVENCIOU ESSA CENA DA TABACARIA E ESCREVEU O POEMA NO MESMO INSTANTE. IMORTALIZOU O SORRISO DO DONO DA TABACARIA E O ESTEVES "SEM METAFISICA" PARA A ETERNIDADE. GRANDE FERNANDO PESSOA.

  • @iedamariacolonetti645
    @iedamariacolonetti645 3 роки тому +13

    Genteee
    É um retrato da vida do ser ou não ser.
    Confusa vida.
    E se fosse e se não fosse tanto faz.
    Sensacional magnífica me virou
    Pelo avesso...
    Tirou meu retrato. 👏👏👏👏👏👏👏💕💙🧡

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha um excelente sábado em nossa companhia . Abraço do canal. 💙💙💙

  • @luizclaudio583
    @luizclaudio583 3 роки тому +22

    "[...] tenho em mim todos os sonhos do mundo [...]".

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +2

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @claudiamelloperim7989
    @claudiamelloperim7989 Рік тому +3

    Poema mais lindo que mexe tudo dentro da gente

  • @orestemauriziotehisoam3821
    @orestemauriziotehisoam3821 3 роки тому +3

    Tabacaria..junto com outros poemas ...está sim entre os maiores textos literários da slta poética do século XX e de todos os tempos....insuperável e dramaticamente humano...

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Abraço do canal.

  • @marcossfarias
    @marcossfarias 3 роки тому +10

    Esse poema é maravilhoso. Foi um dos que me inspiraram a escrever poemas. Como um texto pode dizer tudo o que sinto. Fernando Pessoa é maravilhoso.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pelo comentário. Pela sua companhia merece a pena estar aqui. Abraço em forma de vida.

  • @elizabethfonseca3048
    @elizabethfonseca3048 3 роки тому +11

    Um dos seus poemas mais lindo, introspectivo, que não me canso de ouvir e lê-lo.

  • @rutesilvaaraujo6295
    @rutesilvaaraujo6295 2 роки тому +13

    Como eu amo as poesias de Fernando Pessoa, sinto- me flutuar no ar como uma nuvem no céu... Simplesmente apaixonante! 😍😍 Impossível de ñ chorar...❤

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому +1

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Tenha um excelente final de semana .
      Abraço

  • @evarosa9180
    @evarosa9180 Рік тому +4

    Sou imensamente grata ao Universo por poder desfrutar da leitura de Fernando Pessoa no original, sem traduções que nem sempre encontram palavras para expressar, ao traduzir, o que realmente vinha na alma do poeta. O primeiro poema escutado por mim, através de minha primeira professora de Literatura Portuguesa (Luísa), anos 70, foi "Cansaço"; amor, paixão à primeira "escutada" por esse gênio. Eternizado. Amo-o infinitamente... ❤

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  Рік тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Tenha uma excelente semana.
      Abraços.❤❤❤

  • @AliceECrisOliveira
    @AliceECrisOliveira Рік тому +1

    Meu poema favorito na vida! Obrigada por isso, Mundo Dos Poemas... ❤

  • @barone7416
    @barone7416 3 роки тому +22

    Um dos melhores poema de Fernando pessoa magnífico

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @iramiragomes1678
    @iramiragomes1678 3 роки тому +9

    Com um poema que se tornou totalmente desconhecido. Grande filósofo de uma grande vivência de mundo. Bom poema.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente semana. Abraço.

  • @CarlosAlbertoLopesdeFreitas
    @CarlosAlbertoLopesdeFreitas 2 місяці тому +1

    Vai fazer o q? ficar puto?
    kkkk
    Curti o texto, em algo ele continua verídico.
    Luz.

  • @megsavagetchaussard5045
    @megsavagetchaussard5045 2 роки тому +4

    Depois do comentário de Leonardo Borges e Silva ,há ' ano, não resta nada a ser comentado! Gratidão pelo vídeo e pelo comentário de Leonardo!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Tenha um excelente domingo ao lado de quem ama.
      Abraços do Mundo dos Poemas.

  • @tvbeiradalagoa6667
    @tvbeiradalagoa6667 2 роки тому +9

    Decorei esse poema e não sei porquê, talvez por um instinto divino. Rogério Dyaz - Maceió AL

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому +1

      Boa Noite!
      Obrigado pelo seu comentário. Abraço do canal.

    • @tvbeiradalagoa6667
      @tvbeiradalagoa6667 Рік тому

      ​@@mundodospoemas❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @gilmarfmartins
    @gilmarfmartins 2 роки тому +1

    Um texto que altera os sentidos do Mundo.
    Imprescindível.
    A cada verso, um pedaço de carne é retirado. Um soco no estômago dos incautos.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do canal.

  • @patriciarsh9807
    @patriciarsh9807 3 роки тому +8

    👏👏👏👏😍😍🥰 viagem espetacular 🤗💚🌻❣️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @FabianoCosta-gt1lc
    @FabianoCosta-gt1lc 3 місяці тому +1

    Uma das coisas que eu gosto na recitação da poesia portuguesa, é a característica de uma ponderação, meio que lamuriosa,mas pessoalizada na descrição, como se sobrepesasse a consistência, e o valor das coisas e experiências.
    Acho tambem de uma elouquencia o Fado, pelo pouco que conheço,pois parece fazer quem interpreta bravejar o impeto das emoções,na forma verbalizada de uma adjetivação, que lembra os tejeitos dos boêmios,mas, em uma forma que demonstra nisso uma arte educada, sem excessos desnecessários e inconvenientes,de pessoas que nao trazem no comportamento uma compostura,onde muito confundem com arruaceiros(!)...
    Essa obra de Fernando Pessoa,eu tive contato pela primeira vez ,quando comecei a fazer administração de empresas, e sempre tive em paralelo a qualquer coisa que fiz,a musica e a poesia.
    O primeiro livro de poesia que tive foi de Manuel Bandeira, e eu era meito criança...
    Talvez eu tenha gostado da aparência do livro...
    😅😅😅😍📚✒️📃✨️
    ...
    Atualmente sou Muçulmano, e existe uma interpretação pejorativa,que,talvez para alguns, classifiquem os poetas, uns especialistas na articulação das palavras,que,por esses meios sedutores,tentam persuadir a opinião pública,na inteligência desses argumentos versados...
    Eu gostaria de expor uma reflexão sobre o assunto,a seguir,para corrigir algumas interpretações equivocadas, com o objetivo de, atraves de um entendimento elucidativo,desmistifique uma visao de perversão argumentativa que é atribuida a estes artistas, e,elaborar um conceito que, por percebermos o Sagrado manifesto na Religião Islâmica, sabemos distinguir,com ética e etiqueta,na polidez de um comportamento educado e recomendavel,o que pode trazer belas ideias inspiradoras versadas, ou,o que não passa de articulações de arruaceiros provocadores,e,as vezes,ignorantes, tentando transformar o conceito da forma artística, em um meio de manifestação brejeira(!)...
    A Religião Islâmica, pelo que tenho em percepção nas minhas impressões, na interação das informações reflexivas,que tenho à minha disposição, é fundamentada no culto a Allah, e,possui uma dinâmica de compreensão,na adequação de uma fluxo pratico espiritualizado, na qualidade de interpretações por ponderações e sobrepesos consideraveis, principalmente na etica e na essencia dos fatores envolvidos.
    Se nao fosse dessa forma, aqueles que nos precederam em ciencia,na inteligência de aspectos por inúmeras satisfaçoes pelo valor de utilidades,não trariam em suas propostas meios aceitaveis que sejam eficientes nas suas formas descritivas.
    Lamentavelmente,na epoca que foi revelado o Q'ran, os idolatras confundiam perversão e sensorialidade, e, sendo homens simples e humildes, a disciplina de um comportamento que bucasse no valor da Palavra Sagrada Islâmica, evitavam a possivel persuasao formosa da forma cultural,pois,nao raro,desonestos esclarecidos poderiam trazem nisso um encantamento,que poderia induzir pessoas ao pecado e a degeneração.
    No entanto, com o esclarecimento e o valor tecnológico que temos atualmente, associado a uma etica que sabe separar o prazer por sua adequação, e a fraqueza ante a uma sedução circunstancial, inconsistente,e sem um critério de responsabilidade,a poesia é uma forma de manifestação descritiva inteligente, e que traz conhecimento cultural valoroso, desde que seja bem proporcionada,sem uma perversão ofensiva,que ofenda a etica desse pressuposto de valor que possui.
    Dessa forma, nao vejo objeção e contradição entre a manifestação cultural, e os princípios valorosos que O Profeta Muhammad (S.A.W) nos trouxe como ensinamento esclarecedor e fomentador da estrutura religiosa e espiritual, que compreende a Religião Islâmica,e a admiração e a estima,que podemos ter e exercer, nessa forma descritiva de transpor a sensibilidade inteligente,em uma manifestação externada de permuta de pensamentos.
    Contanto que haja critério de discernimento e compostura, a poesia é um valor agregador, como um compositor empresta sua música para descrever os sentimentos de alguém, que se identifica com a forma discursiva, musical e interpretativa deste.
    Portanto,sou Muçulmano, e gosto de poesia, mas não exerço por isso um comportamento perverso ou pervertido atraves dessa forma artistica,e trago esse esclarecimento,a todos,inclusive os irmãos e irmãs da religião, para promover,sem culpa, uma possível manifestação de inteligência, a partir de quem tiver predisposições, na apreciação que possa promover a ideia da cultura,e do desenvolvimento da inteligência, na forma discursiva em seu entendimento,a quem possa se interessar por essa arte em virtude reconhecida.
    Q'ran, Surata Ach Chu'ará, versículos 224-227.
    ☝🏻Meu Testemunho!
    Salam!
    👳‍♂️🧔‍♂️🙂😉👍🏻☝🏻🙏📖👳🧕🕋🕌📿✨️
    ua-cam.com/video/eBIZFcHdpuU/v-deo.htmlsi=1I8LJDH02PNU5PJB

  • @cafecomleide
    @cafecomleide 3 роки тому +9

    O melhor poema da mundo. E me identifico muito com ele.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +2

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha um excelente final de semana.
      Abraço

  • @joaopaulocarolinosilva9657
    @joaopaulocarolinosilva9657 3 роки тому +14

    Confesso que me custa a entender Pessoa, mas estes versos, para mim, fazem-me lembrar a brevidade e a coisa nenhuma que é a vida, Tabacaria é uma excelente metáfora da vida e da morte.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente semana. Abraço.

  • @GabrielSousa-ju1rv
    @GabrielSousa-ju1rv 3 роки тому +27

    Esse é um poema magnífico e emocionante, nunca me canso de ouvi-lo. Em meio a um constante fluxo de pensamendos, a experiência da realidade como ela é vem nos libertar. Obrigado ao canal!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @geraldosaraiva9495
    @geraldosaraiva9495 2 роки тому +2

    Acho que ele estava a procura de Deus quando escreveu essa perfeição....

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Bom dia!
      Tenha uma excelente semana.
      Abraço.

  • @carloscosta8173
    @carloscosta8173 9 місяців тому

    Os teus versos nunca morrerão...💚

  • @mariajaciramalzonifurtado7814
    @mariajaciramalzonifurtado7814 3 роки тому +12

    Parabéns ao canal MDP. Completo , traz até nós o poema a biografia do poeta , o que nos dá a compreensão do poema.,E agora fazendo essa análise de cada verso. Me senti na tabacaria ao lado de Fernando Pessoa a olhar através da vidraça um mundo lá fora, um mundo que está dentro de mim.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Nós é que agradecemos Maria Jacinta. Muito obrigado por estar desse lado a apoiar-nos. Grande Abraço.

  • @l.g.a3072
    @l.g.a3072 Рік тому +3

    [...]Falhei em tudo.
    Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse
    nada[...].

  • @pollianaduarte8725
    @pollianaduarte8725 3 роки тому +12

    Uma perfeita análise do processo de passagem humana pelo trem da vida.
    Bravo! Belíssimo! Perfeito!❤

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Bom dia!
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Tenha um excelente final de semana. Abraço do canal.

  • @francisfree2010
    @francisfree2010 10 місяців тому

    Desconcertante, somente desconcertante... a primeira reação de alguém ao se abeirar do pensamento de Fernando Pessoa, é a incredulidade. Nada é igual ou sequer semelhante ao génio literário de Fernando Pessoa. Ele é Deus porque é Tudo. Tudo floresce nele naturamente. Naturalmente é o mais genial pensador/escritor.

  • @flaviamariaschlee4112
    @flaviamariaschlee4112 2 роки тому +13

    Ouvir em português de Portugal faz toda diferença!!!! É voltar para casa. Obrigada

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do canal.

  • @dipr4169
    @dipr4169 Рік тому +1

    Meu poema favorito de Fernando Pessoa. É como un monólogo teatral.

  • @aparecidadasilvasantos1309
    @aparecidadasilvasantos1309 11 місяців тому +1

    Que maravilhas de texto.

  • @julianoalventino1450
    @julianoalventino1450 3 роки тому +7

    Grande pessoa. Gênio! ♥️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pelo seu comentário e por estar sempre desse lado a fazer-nos companhia. Um abraço em forma de vida.

  • @alma_luz95
    @alma_luz95 Рік тому +3

    O MUNDO É PARA QUEM NASCE PARA CONQUISTAR...❤

  • @silviofagno
    @silviofagno 3 роки тому +5

    Somente o Maior dos Poetas, poderia ter escrito o Maior dos Poemas.
    🥺💛🍀

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha um excelente dia em nossa companhia..
      Grande abraço.
      Aqui lhe deixamos alguns poemas originais do nosso canal.
      ua-cam.com/play/PL25ZLj0unV7eCTmQm1stVtxpM6i6aJH8t.html.

  • @Ma28__pds
    @Ma28__pds 3 роки тому +11

    Uma análise profundo da alma e da vida só um grande mestre como Fernando poderia conceber, sua narração e a do Abujamra são as MELHORES !!!!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @leonildofranco9909
      @leonildofranco9909 3 роки тому +1

      Fernando Pessoa é completo na essência deste poêma. Faz o ser humano entender o que ele realmente é...

  • @sarazen6481
    @sarazen6481 3 роки тому +5

    Que delícia ouvir poema tão espetacular na sua interpretação e voz fàbulosa...parabéns.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente semana. Abraço.

  • @AnaMaria-ny3hj
    @AnaMaria-ny3hj Рік тому +1

    Amo Fernando Pessoa. Nunca oportunidade de ler os poemas .agora estou deliciando obrigada.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  Рік тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Forte abraço.

  • @lourdesfredini4903
    @lourdesfredini4903 3 роки тому +8

    Transporto-me a cena e vejo Fernando Pessoa.
    Esse poema dá poder a isso!
    Maravilhoso entrar num texto tão real.🎁❤️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pela mensagem. Eterna gratidão neste abraço que enviamos.

  • @silviajapan1370
    @silviajapan1370 3 роки тому +7

    belo texto ! from Japan

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Bom dia ,e um excelente domingo em companhia dos que mais ama. Abraço do canal. 💓💓💓

  • @weizeli
    @weizeli Рік тому

    Maravilhoso! Amo...estou a compartilhar...

  • @constanciamariamarquescorr6423
    @constanciamariamarquescorr6423 3 роки тому +2

    Ele procurando se encontrar e com tantas perguntas os outros viviam sem pensar. Eu entendo que ele já queria encontrar Deus dentro de si, por isso se perguntava tanto e fazias as comparações. O homem quando começa se indagar já está aproximando da divindade mesmo sem o saber. Maravilhoso poema .

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pelo tempo que nos dedica. Tenha um excelente domingo.. Um abraço do canal.

  • @mariaimaculadaapolonio1221
    @mariaimaculadaapolonio1221 3 роки тому +2

    Grande Fernando Pessoa e grande poema Tabacaria onde o poeta fala de modo objetivo e subjetivo na observação através de uma janela, ótimo poema típico do grande gênio !

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente semana. Abraço.

  • @eduardo-yw2uo
    @eduardo-yw2uo 2 роки тому +3

    Quando descobri esse poema narrado dessa maneira fiquei chocado, declamado por este ator,Mário Viégas

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do Mundo do Poemas.

  • @raph5471
    @raph5471 Рік тому

    Os quatro primeiros versos desse poema resumem toda a existência humana.

  • @thiagoborges9158
    @thiagoborges9158 Рік тому +2

    Minha nossa cher como fui descobrir dele só agora

  • @mateusbatista7434
    @mateusbatista7434 2 роки тому +2

    Uma das melhores coisas que o homem já escreveu!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому +1

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do canal.

  • @marcelogazaroli2015
    @marcelogazaroli2015 2 роки тому +1

    Mil likes são poucos prá essa obra maravilhosa, poema lindo com uma narração expendida. Mil vezes parabéns 👏👏👏👏

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Bom dia!
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Grande abraço.

  • @MauroBatistadaSilvaSumare
    @MauroBatistadaSilvaSumare 3 роки тому +2

    Incrível!!!!! Para poucos!!!!!👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pela sua mensagem, tenha uma excelente semana . Um abraço do canal.

  • @sabrinarodrigues3910
    @sabrinarodrigues3910 3 роки тому +6

    Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos.
    Tão bem interpretado que até arrepia. 👏👏👏

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Obrigado pelo seu comentário.
      Tenha um exelente dia.
      Abraços

  • @lendoantoniovieira
    @lendoantoniovieira 2 роки тому +7

    Uma bênção este canal!!! Palavras não são só palavras. Bons poemas são pequenos antidepressivos a salvar-nos de nós mesmos.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому +1

      Bom dia!
      Tenha uma excelente semana.
      Abraço.

  • @teresaoberholzer2792
    @teresaoberholzer2792 3 роки тому +10

    Mundo é para quem o queira conquistar e os versos não morrem .🌞🌞🌞 Obrigado MDP

    • @elisavieira737
      @elisavieira737 3 роки тому +2

      Querer so nao chega 😉

    • @teresaoberholzer2792
      @teresaoberholzer2792 3 роки тому +1

      @@elisavieira737 Querer só não chega Querer com muita força .

    • @teresaoberholzer2792
      @teresaoberholzer2792 3 роки тому +1

      Querer mas com muita força.🥰👍

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

    • @taniareginasouteirodias1980
      @taniareginasouteirodias1980 3 роки тому

      E pensar q era só descer sair a rua viver a vida ele a pensava era perfeccionista 4 personalidades com prof diferentes Álvaro Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro menos conhecidoAlvaro Campos acho era só descer mas que saudade dele mesmo nem pensar perder tempo tinha neutastenia SP transt ansiedade perfeccionista Centro tem 1 livrar Real G P Leitura bem complexo se exigia a perfeição Poema em linha reta auto sabotagem pura e comete suicídio L desassossego 1 2 era o próprio desespero encapuzado. Estou farto de semi deuses semi vencer a inércia gênio puro perfeccionismo mas como já escrevi. Lacan Freud baixa imunidade emocional. Não era desse mundo

  • @SilvioNobre
    @SilvioNobre 3 роки тому +13

    O melhor entre todos os poemas de Fernando Pessoa! ❤️❤️❤️❤️❤️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @lenirabrum9381
    @lenirabrum9381 3 роки тому +6

    Inacreditável maravilhoso adoro obrigada 💓

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Tenha um bom dia e uma excelente semana. Obrigado pelo tempo que nos dedica. Abraço do canal

  • @analidiarua
    @analidiarua 3 роки тому +9

    Fabuloso!! Obrigada pela partilha.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @paulocarlosbertinineto323
    @paulocarlosbertinineto323 3 роки тому +10

    Simplesmente fantástico, emocionante.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @milenecapuzzo417
    @milenecapuzzo417 3 роки тому +1

    Acredito que não existe acaso.
    Descobri esse canal e me apaixonei.
    Estamos todos precisando de levezas e delicadezas.
    É uma benção perceber que, ainda existem pessoas sensíveis que são capapazes de distribuírem sutilezas por meio de poemas!
    Fernando Pessoa sempre transcendendo.
    Estou vivendo literalmente todas as
    palavras desse poema.
    Grande abraço!
    Maktub!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigado pela mensagem. Eterna gratidão neste abraço que enviamos.

    • @milenecapuzzo417
      @milenecapuzzo417 3 роки тому

      @@mundodospoemas receba meu abraço afetuoso de muita Luz!

  • @joaosilvap.p.r.f3370
    @joaosilvap.p.r.f3370 3 роки тому +6

    São esses poemas e um canal como esse que nos faz esquecer um pouco do mundo obscuro que infelizmente esta a nos rodear..👏👏❤️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenha uma excelente quarta feira . Abraço do canal.😍😍

  • @fatimamartinsmartins5728
    @fatimamartinsmartins5728 3 роки тому +2

    Que lindo! Me perdi no poema, embriagada na saudades de ti.
    Quando me vem esse vazio, eu recorro a te ouvir.
    Simplesmente maravilhoso ❤️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Abraço do canal.

  • @lorenamagnani2049
    @lorenamagnani2049 3 роки тому +11

    Simplesmente emocionante.Quem somos,as vezes caminhamos tão rápido mas para chegar onde?

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Bom dia ,e um excelente domingo em companhia dos que mais ama. Abraço do canal. 💓💓💓

  • @SolangeCristinadeOliveir-hj4qi
    @SolangeCristinadeOliveir-hj4qi 9 місяців тому

    Lindo demais faz parte da minha rotina.
    Eu que não tenho nenhuma certeza.obrg

  • @shayvajasjeet6804
    @shayvajasjeet6804 4 місяці тому

    Não será jamais esquecido caro Fenando...para sempre tu serás muito maior que teu pequeno Portugal. Nenhum rei lusitano terá maior fama e coroa que tu ! Tua triste depressão está agora cravejada dos eternos diamantes !!!! A Eternidade é toda tua ! Para ti aí, na Eternidade, um recado amigo : nada poderia ter sido diferente . Por fim, aceita teu fado !

  • @paulocesardeoliveira4295
    @paulocesardeoliveira4295 3 роки тому +20

    O meu poema preferido também. O melhor dos melhores.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @elvirareina8927
    @elvirareina8927 3 роки тому +2

    Todos os sonhos do mundo.
    Perdeu muito.
    Um só. E o perdi.
    A poesia sangra, dilacera.

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenho um exelente final de semana.
      Abraços

    • @elvirareina8927
      @elvirareina8927 3 роки тому

      @@mundodospoemas 🙏🏽

  • @cidaliarosa8601
    @cidaliarosa8601 8 місяців тому

    Lindo demais ❤️ que poema tão verdadeiro 👍👏 e ao mesmo 🥺 tempo tão verdadeiro 👍👏 maravilhoso magnífico adorei 🌹❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • @grafirleitejunior3945
    @grafirleitejunior3945 3 роки тому +3

    Deveria ter a possibilidade de curtir de novo, de novo e de novo... Porque a cada vez que volto cá e assisto o Poeta, tenho nova vontade de curtir. É uma injustiça que se possa curtir uma vez só!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Muito obrigado pela sua mensagem, tenha uma excelente semana . Um abraço do canal.

  • @leonardoostermannmoreira671
    @leonardoostermannmoreira671 3 роки тому +8

    Fantástico!

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Obrigado pelo comentário. Que o seu dia seja pelo de felicidade. Abraço 😚😚

  • @poesiascastroalveseeu4636
    @poesiascastroalveseeu4636 3 роки тому +5

    A estrada do nada
    Onde nos levaria se seguida,
    E quando o tudo for nada
    Nada se tem ,
    Boa noite🙌

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому +1

      Obrigada pelo seu comentário.
      Abraços da equipe do Mundo dos Poemas

  • @lenirabrum9381
    @lenirabrum9381 2 роки тому +1

    Bom diaaaaaa 💓😘🌻

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  2 роки тому

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços do canal.

  • @Fernando-em7tl
    @Fernando-em7tl Рік тому

    Bravo!

  • @mariliareis7075
    @mariliareis7075 4 місяці тому

    Poema genial

  • @flaviarodrigues9438
    @flaviarodrigues9438 3 роки тому +5

    Gênio! Parabéns!!!👏👏👏👏🤩❤️❤️❤️❤️❤️

    • @mundodospoemas
      @mundodospoemas  3 роки тому

      Gratidão pelo tempo que nos dedica. Tenha uma excelente sexta feira. Um abraço do canal. 💖💖💖