Sobre o discurso do vilão, é impossível ver esse clichê e não lembrar do filme de Os Incríveis: "Então o que ele faz? COMEÇA UM DISCURSO!! O cara tava comigo na mão e não calava a boca" kkkkkkkkkk
Colocou Kill Bill em todos mas esqueceu de colocar nesse. Pra mim o melhor discurso de vilão é o do Bill, o cara até filosofa sobre a identidade do Superman kkk. Fora que faz sentido ele estender a conversa pq ele queria ficar o máximo de tempo possível com ela pq ele sabe que um vai ter que matar o outro mas ainda tem sentimentos fortes por ela, então não é forçado. Aí já entra na questão do vilão ter uma conexão emocional com o protagonista que ele mencionou.
Pqp, como q acontece mais isso agr e eu nem fiquei sabendo? 😡😡😡 Tão tentado conspirar contra nossa história e cultura, apagando nossa identidade nacional
Eu acho que bons diretores sabem trabalhar com os clichês de forma criativa, como o Nolan que volta e meia usa o clichê da bomba-relógio de forma competente.
A bomba-relógio do Nolan me incomoda as vezes, ele qse sempre faz isso e tem vez q n funciona (uma das poucas coisas q eu n gosto em TDK é a cena da bomba relógio)
Dark Knight foi quase inteiro sobre bombas, tanto que quando rolou a parte dela não explodir na última hora ( como normalmente acontece), realmente surpreendeu.
E aquele olhar a foto de parente antes de morrer? No Ace Ventura é engraçada aquela fala: "Se eu não voltar em 5 minutos... espera mais um pouco" (entrando no tanque vazio onde ficava o golfinho).
Rei Harold Sapo (Shrek Terceiro) no seu leito de morte, é um dos discursos mais hilários, do tipo, "morreu, ops tá vivo, ahh agora morreu... não, espera, tá vivo!"
Clichê do policial morrendo. Ele foi segurança do J. F. Kennedy. Baleado e morrendo ele pergunta ao seu parceiro: _ Urgh...Dessa vez eles me pegaram, garoto... Quer saber mesmo quem matou Kennedy? _ Sim, Bob... _ Sabe... urgh...guardar segredo? _ Sei, Bob.. _ Eu também... E morre.
@@caiogelmo se o negócio que explode no mapa podia ser de qualquer cor do universo e ele é vermelho então é clichê básico. Ou quando no meio de um milhão de habilidades o mago tem a bendita bolha de fogo ou raio desintegrador. Mecânicas padrão são controles de grupo pq são coisas que tem que ter e tal mas se vc coloca as Mecânicas no mesmo contexto que outras 500 pessoas colocaram é clichê.
Tem um Clichê que na verdade é uma piada repetida, mas mesmo assim é um clichê, é quando o personagem ta xingando, ofendendo, zuando, zombando um outro personagem porque ele odeia, ai esse mesmo personagem aparece atrás e o personagem de quem esta ofendendo fala "esta atrás de mim não é!?". Sério, eu não sei o porquê, mas eu adoro essa clichê
Essa da montagem de treino me lembra muito do desenho Hércules. Fica parecendo que ele passa por aquilo tudo e vira um herói, mas a gente descobre que ali ele não conseguiu ainda o que o transforma num verdadeiro herói.
Um bastante recorrente, que eu acho uma merda: Um personagem toma um tiro, e outro vem para o segurar. E aí, o ferido faz o seu monólogo, e em seguida, morre. O que eu acho engraçado, é que ele nunca morre antes de terminar tudo o que tem que falar, ou faltando apenas um pequeno detalhe, a "resposta final para o mistério do filme".
Tem uma variação desse aí que também detesto: o cara morrendo no meio do conflito, mas alguém tem que virar alvo fácil pra ouvir o que ele tem a dizer.
Não esqueça tbm quando ele te dá uma carta pra família ou resolve dar um item importante do bolso/chave "vou carregar isso no lugar mais perigoso", ou mesmo instruções do que fazer, já que ele ficou de bico fechado até o presente momento
Oi, Max! Eu curto bastante teus vídeos, mas vou me permitir fazer uma observação. O conceito de "impasse mexicano" não costuma ser apenas dois sujeitos apontado armas um para o outro, mas precisa necessariamente ter pelo menos três participantes e estarem todos contra todos. A ideia é de que, diferente por exemplo de um duelo tradicional de armas de fogo em que o vencedor tende a ser aquele que dispara primeiro, o impasse mexicano leva em conta que aquele que atirar primeiro e abater um dos adversários, ao mesmo tempo, torna-se alvo fácil para o terceiro participante. Então isso faz com que o vencedor de um impasse mexicano tenda a ser o último a atirar, daí a hesitação dos participantes em dar o primeiro tiro.
Em relação as monatens de treino, Max, eu continuo achando um recurso super válido, mas estou começando a achar enjoativo como costumam ter narrativas parecidas e serem filmadas da mesma maneira: série de cortes entre atividades e uma música poderosa que vai aumentando até o climax da cena. Acho que poderiam continuar usando, porém inovar no tipo de corte ou de música, por exemplo. Usar Match Cuts, fazer com que as atividades praticadas tenham algum significado mais pessoal ao personagem, encerrar a cena de maneira brusca ou usar uma música destoante, ou num contexto que ressiguinifique-a. No geral, gostaria que cada cena de treino tivesse mais particularidades e fosse mais inventiva, fazendo com que este recurso seja usado de maneira mais memorável e menos preguiçosa por ser uma alternativa mais simples. Grande abraço, admiro muito seu trabalho! Continue sempre evoluindo.
Não acho pois isso coisas q são verdades universais. Mas depende com quem e em q situação, quando o filme mostra isso é muito bom, mas quando o filme coloca um personagem pra fazer um discurso sobre destino fica vergonhoso.
@@junyander94 justificar uma atitude burra dos personagens com, "era o destino dele".. tipo em dark, onde é sempre dito q não da pra alterar o looping temporal, mas toda vez que algum personagem tenta alterar ele faz isso de uma maneira burra
@@hugomota5396 tenho que admitir que nunca consegui passar do 3 episodio da última temporada de Dark talvez eu mesmo seja simplório demais para a série! Kkkkk
Há também o clichê da invasão de casa, em que o invasor espera sempre de costas o dono da residência. Logo em seguida, vem o diálogo clichê "como entrou aqui?"
Faltou talvez o melhor clichê que já existiu: Aquele onde o herói não consegue nem mais ficar de pé e depois de uma "iluminação" ele tira forças lá dos quintos dos infernos e volta pra luta duas vezes mais poderoso. Tipo quando você tá na academia já morto de cansaço e dor no quarto abdominal e o trainer fala "Depois que terminar essa você pode ir embora"
"Não sou um vilão de cinema. Você acha que eu revelaria meus planos se houvesse a mínima chance de que vocês impedissem sua realização? Eu já fiz isso há trinta e cinco minutos." Aquele discurso de respeito kkkkk
Esse é um ótimo vídeo que mostra algo que eu acho muito interessante na mídia audiovisual: todo mundo elogia o realismo quando ele é bem feito, mas as obras que o ignoram em momentos pontuais são ainda mais elogiadas.
Primeiro gostaria de dizer que seu canal é um dos melhores sobre cinema!! Um clichê que não gosto é o do pai de família workaholic que sacrifica o convívio familiar pra dar conforto à família...o cara sempre perde alguma apresentação importante do filho...e é sempre uma família de classe média em que a esposa não trabalha e eles só têm um bom nível de vida pq o cara trabalha muito, mas isso acaba sendo retratado como uma coisa ruim. Por exemplo, tem o filme O Mentiroso e Click
Um dos meus clichês favoritos do cinema é com certeza a última fala do herói antes de derrotar o vilão. Às vezes elas não fazem muito sentido, mas são muito incríveis. Amo aquelas em que o protagonista apenas diz quem ele é, ou cria uma frase icônica, ou apenas repete algo que o vilão disse anteriormente como um argumento contra ele mesmo.
eu adoro aquela cena de kung fu panda 2 que o Po aparece to Chad no telhado e começa um puta discurso mas o vilão nao entendeu porra nenhuma pq tava longe pra caralho
Essa sequência de treino de Rocky IV é lendária. Tudo ali funciona perfeitamente, a trilha sonora, o contraste entre os treinos do Rocky e do Ivan Drago, a tensão crescente pela luta que estaria por vir... Dá até vontade de ir à academia puxar uns ferros depois de assistir. 🤣🤣😍 Eu nem ligo se não faz sentido "A Noiva" lutando sozinha contra os 88 loucos, pago muito pau pra essa cena até hoje. 🤣🤣🤣😍😍 1/2 Off: involuntariamente acabei me lembrando de uma comunidade do Orkut que se chamava "Clichês de filme americano", altos tópicos em que a galera discutia isso. Era bem legal. 😅
Tarantino e uma carreira construída no impasse mexicano. O mais hilário de todos foi no clímax do Era Uma Vez em Hollywood, Cliff Booth VS. Ted, o "Diabo", e o detalhe que o Cliff só aponta o dedo hahahhaa Cena maravilhosa. Eu gosto do clichê do discurso vilanesco também. Tarantino colocou um maravilhoso também no Kill Bill Vol. 2 com o monólogo do Superman.
Às vezes estou com a cabeça muito cheia, esqueço até o dia da semana, então aparece a notificação do vídeo do EntrePlanos e a sensação é tão boa e os problemas que carrego comigo parecem suavizar
Tem um clichê que sempre me faz marejar os olhos é quando o herói é ajudado a atingir seu objetivo ou é salvo pelas pessoas que ele ajudou antes. Que nem tem na cena dos guindastes do homem aranha do Andrew Garfield ou a do trem no do Tobey
m'baku salvando o pantera negra, ou os traficantes poupando o policial em dia de treinamento (esse é tenso ao invés de emocionante, mas ainda passa a ideia).
O que eu mais gosto é da subversão dos clichês, como o "Montage" de Team America, que traz um clipe com a letra explicando exatamente o que é a montagem. Ou do filme "Eu os declaro Marido e Larry" (Adam Sandler), na cena em que, um personagem após o outro diz "Se fulano vai ser preso, também vão ter que me prender". Agora, de clichês clássicos, "Aventureiros do Bairro Proibido" praticamente gabarita os pontos levantados pelo Max :-)
Quando vi o crime que está acontecendo na Cinemateca, lembrei do teu vídeo, cara estou muito triste com o que está acontecendo nas artes e cultura do país
eu tbm gosto do clichê do assassino invencível em filme de terror e que se teleporta, pq realmente dá aquela sensação de que nenhum lugar é seguro e deixa os mocinhos ainda mais vulneráveis. Claro que seria melhor explorado se mais filmes procurassem deixar os personagens inteligentes pra gente ver eles bolando uma baita estratégia pra virar o jogo. Um filme que usou isso muito bem foi a trilogia rua do medo, que inclusive deu uma explicação pros assassinos não morrerem e tbm deu um motivo pra eles só matarem personagens específicos enquanto outros escapavam (o famoso roteirismo kkkk).
O clichê de vários lutando contra um as vezes faz sentido. Segundo o Pedrinho matador quando pulavam nele de três,quatros até sete eram de gente q não tinha confiança em si tinha confiança no outro e quando ele matava o primeiro tinha uns q já corria e ele não gostava pq tinha q correr atrás do cara depois kkk achava pior quando vinha um só pq aquele era guerreiro.
Uma das melhoras referências a "montagem" é no desenho Apenas um Show... é simplesmente sensacional a forma como o autor aborda esse tema em um episódio
Ótimo tema e vídeo! Gostei muito! Filmes de terror são campeões de clichês, mas acho que esse gênero do cinema existe até hoje justamente por causa deles. Se as pessoas não desobedecessem as 'ordens', não haveria trama! "Não entre naquela floresta"; "Jamais recite esse texto em voz alta"; "Não saia daqui enquanto eu não voltar"; "Não faça barulho"; "Jamais entre nesse quarto"; "Não há registro do passado/Não queira saber o passado dos antigos moradores"; e por aí vai.
Vim ver o seu vídeo, mas não consigo não dizer como estou abatida. Além do caos que o país já está, e que mais parece um dementador sugando as nossas energias, o anunciado segue acontecendo. Mas, aqui cabe a revolta e a tristeza pela Cimateca.
Agora sobre o vídeo \o/ Eu admito que tem um ou outro lugar comum que eu simplesmente adoro, especialmente em livros. Seja um romance de cão e gato, personagem que esconde uma segunda identidade, animais perigosíssimos mas que adotam um humano pra chamar de seu. Não que eu seja boa em argumentar os porquês deles serem tão bons como o Max, mas eu gosto mesmo assim 😂🤷♀️
Um dos motivos que me fazem amar Kill Bill é a maneira como o filme trabalha esses - e outros - clichês. O discurso do vilão, no caso do Bill, que ele não mostra no vídeo, é um dos melhores do cinema. Mas o impasse mexicano de Bastardos Inglórios continua sendo o melhor, depois de Três Homens em Conflito, claro (se bem que o de Kill Bill é bem diferentão e trás uma carga emocional pra narrativa muito importante, enfim estou dividido).
O melhor dos cliches antigos é o peso e a consequencia nas historias, hoje em dia (principalmente em filmes de herois) não há mais peso nas historias, quem morre ressucita (exceto se um ator não quiser mais o papel), os vilões viram bonzinhos de maneira nada natural e o pior de todos: viagem no tempo que acontecem do nada para salvar roteiros ou consertar as coisas de forma nada natural, saudades dos cliches dos filmes antigos que davam peso.
Melhor cena com clichê do discurso do vilão: em "O bom,o mal e o feio", o Tuco na banheira de um hotel, na cidade devastada pela guerra. O inimigo do início do filme reaparece, discursa e toma bala. Arma do Tuco dentro da banheira. O melhor é o comentário do Tuco, didático: "Quando tiver que atirar, atire, não fale!!" Excelente!!😂
Clichê de filme de assalto que quando o plano de assalto dá tudo certo mesmo quando dá errado, tipo quando os personagens fazem movimentos sincronizados e timing perfeitos que na vida real não daria certo EU AMO ESSE
Sobre o clichê da fala megalomaníaca do vilão e variação, eu adoro a fala do Ozymandias em Watchmen, porque depois que ele dá o discurso um personagem fala que vai impedi-lo e ele lança uma parada tipo: Me impedir? Eu não sou um vilão de história em quadrinhos, você acha que eu te contaria o meu plano de mestre se você tivesse a mínima chance de intervir nele? O processo aconteceu 35 minutos atrás.
Eu adoro a cena em que o personagem fala o nome do filme (imaginando, claro, que o nome do filme não seja o nome de algum personagem). Exemplo: quando o dr. Brown fala "Nós vamos te mandar de volta para o futuro!" no primeiro filme.
Ótimo. Amo o clichê de um contra muitos e de senas de treino. Um filme quero uma obra de arte e não, obrigatória mente realismo. Como bom ou ruim é uma óbra de arte.
Gosto do que o Alan Moore fez na HQ, que depois virou filme, de Watchmen, aqui o discurso do vilão não se torna um meio pra impedir o plano, ele apenas revela que o plano já foi executado e que não há nada que heróis possam fazer.
Eu elaborei uma explicação para as cenas do herói lutando contra vários inimigos. A minha teoria é que a maioria dos capangas não quer apanhar ou levar soco então vão deixando uns poucos companheiros irem na frente achando que eles dão conta e assim de pouco em pouco eles só percebem que cometeram um erro quando todos os outros já estão no chão e chegou a vez deles.
Max, amigo, eu sou de Portugal e foi com tristeza que li num jornal há pouco que a vossa Cinemateca ardeu, perdendo-se o acervo de filmes. Já tinha visto o seu outro video sobre este assunto, estou realmente chocado com o sucedido e ainda mais com o comportamento criminoso de Bolsonaro e seu governo que nada fez para proteger os seus filmes e a sua cultura.
No "discurso do vilão", eu me lembrei da época do seriado "Batman". Ele, quando preso pelos vilões, estes sempre faziam um discurso de como eles montaram a engrenagem para a morte do Batman: a bola cai, atinge um carrinho com fogo, que bate na corda, que queima e cai uma enorme pedra que mata o Batman.... Eu pensava na mesma coisa: era só o vilão dar um tiro na cabeça do Batman e fim
Clichês que eu gosto: Quando o bullie apanha do nerd; Quando o atleta humilde ganha do campeão; Clichês que me irritam: Quando o personagem fala "não vou aguentar muito tempo" kkkk Amor impossível/triângulo amoroso Os dos filmes de terror.
O discurso do vilão é provavelmente o maior clichê do cinema, mas aos que reclamam dos clichês só por serem clichês, desafio vcs a assistirem a que possivelmente é a maia clichê e manjada de todas, que é a cena do laser em 007 contra Goldfinger e não começar a ficar pelo menos tenso conforme o laser vai se aproximando do Bond, eu pensei que não ficaria mas fiquei de verdade kkkkkkkkk
Eu particularmente nunca achei clichês algo totalmente negativo ou que todos deveriam ser banidos, penso que é muito mais sobre como se sabe usar o clichê, de maneira criativa ou que realmente faça sentido na trama, do que só usá-lo como muleta pra construir cenas
Sobre o discurso do vilão, é impossível ver esse clichê e não lembrar do filme de Os Incríveis: "Então o que ele faz? COMEÇA UM DISCURSO!! O cara tava comigo na mão e não calava a boca" kkkkkkkkkk
SEU MALANDRO, Eu Tô fazendo discurso, não acredito kkkkkkkkkkk
Os Incríveis é maravilhoso.
Colocou Kill Bill em todos mas esqueceu de colocar nesse. Pra mim o melhor discurso de vilão é o do Bill, o cara até filosofa sobre a identidade do Superman kkk. Fora que faz sentido ele estender a conversa pq ele queria ficar o máximo de tempo possível com ela pq ele sabe que um vai ter que matar o outro mas ainda tem sentimentos fortes por ela, então não é forçado. Aí já entra na questão do vilão ter uma conexão emocional com o protagonista que ele mencionou.
Eu adoro a explosão com o personagem não olhando pra trás 🤟
Faltou uma das melhores montagens de treino: Hook
Nossa, eu perdi a paciência com isso em X-Men Origens. Só aceito em Power Rangers agora.
Cool guys don't look at explosions.
E com um solo de guitarra no fundo
Gosto ainda mais quando quebram o clichê e a pessoa morre.
Off:
29/07/21: Incêndio na cinemateca.😢😢
Max, seu vídeo sobre a Cinemateca foi muito oportuno.
sim viu
Pqp, como q acontece mais isso agr e eu nem fiquei sabendo? 😡😡😡 Tão tentado conspirar contra nossa história e cultura, apagando nossa identidade nacional
Eu acho que bons diretores sabem trabalhar com os clichês de forma criativa, como o Nolan que volta e meia usa o clichê da bomba-relógio de forma competente.
Missão Impossível usa todos os clichês de espionagem e não fica ruim. É incrível.
A bomba-relógio do Nolan me incomoda as vezes, ele qse sempre faz isso e tem vez q n funciona (uma das poucas coisas q eu n gosto em TDK é a cena da bomba relógio)
Dark Knight foi quase inteiro sobre bombas, tanto que quando rolou a parte dela não explodir na última hora ( como normalmente acontece), realmente surpreendeu.
@@joaolucaslopes1961 pois é, disso que eu tô falando, todos os filmes dele usam desse clichê de forma espetacular.
Bomba relógio é mais uma técnica do que um clichê.
Clichê do policial do FBI morrendo: _ Diga à tia Magie... que não vou comer sua torta de maçã este Natal...
E aquele olhar a foto de parente antes de morrer?
No Ace Ventura é engraçada aquela fala: "Se eu não voltar em 5 minutos... espera mais um pouco" (entrando no tanque vazio onde ficava o golfinho).
@@FrankCastiglione esse filme envelheceu mal, hein?
O mascara do jim carrey
Rei Harold Sapo (Shrek Terceiro) no seu leito de morte, é um dos discursos mais hilários, do tipo, "morreu, ops tá vivo, ahh agora morreu... não, espera, tá vivo!"
Clichê do policial morrendo. Ele foi segurança do J. F. Kennedy. Baleado e morrendo ele pergunta ao seu parceiro:
_ Urgh...Dessa vez eles me pegaram, garoto...
Quer saber mesmo quem matou Kennedy?
_ Sim, Bob...
_ Sabe... urgh...guardar segredo?
_ Sei, Bob..
_ Eu também...
E morre.
Adoro o clichê do vilão secundário fracote que subestima o herói e toma uma surra.
Esse bomba muito nos mangás e animes.
Clichês bem usados são uma maravilha. Até porque se algo se tornou clichê é porque funcionou em várias ocasiões.
clichês do tarantino são uma homenagem aos elementos classicos do cinema e seus clichês, acho que quase todos os filmes tem uma dessas homenagem
Simmm! Pensar que Kill Bill apareceu em todos os clichês citados, foi bingo! Kk
Nos jogos também tem clichês bastante úteis, como o barril vermelho que explode, ou o ponto fraco chamativo nos inimigos.
Cliche é diferente de mecanicas mano
Mas esses exemplos não se encaixam como clichês ?
@@caiogelmo Mecânicas podem ser clichê.
@@caiogelmo se o negócio que explode no mapa podia ser de qualquer cor do universo e ele é vermelho então é clichê básico.
Ou quando no meio de um milhão de habilidades o mago tem a bendita bolha de fogo ou raio desintegrador.
Mecânicas padrão são controles de grupo pq são coisas que tem que ter e tal mas se vc coloca as Mecânicas no mesmo contexto que outras 500 pessoas colocaram é clichê.
Isso daí também nem é mais clichê, é uma mecânica necessária pra jogo de tiro, só que infelizmente não dá pra tirar.
meu "um contra todos" favorito com certeza é o de oldboy, tenho uma satisfação imensa naquela sequência
Inspirou uma de Demolidor.
@@samuelaurelio3127 Sim, as incríveis cenas do corredor.
Esses clichês são muito divertidos.
Um clichê que eu curto é quando conseguem desativar a bomba faltando 1 segundo pra explosão.
NAMORAL
Isso é mt paia, pq nunca tem tensão nessas cenas
@@thamiresl.541
Você gosta?
@@ferreira8800
Alguns desses você não curte?
Curto
Tem um Clichê que na verdade é uma piada repetida, mas mesmo assim é um clichê, é quando o personagem ta xingando, ofendendo, zuando, zombando um outro personagem porque ele odeia, ai esse mesmo personagem aparece atrás e o personagem de quem esta ofendendo fala "esta atrás de mim não é!?".
Sério, eu não sei o porquê, mas eu adoro essa clichê
Chandler Bing ("Eu estou aqui)
Ross Geller (exatamente isso)
Essa da montagem de treino me lembra muito do desenho Hércules. Fica parecendo que ele passa por aquilo tudo e vira um herói, mas a gente descobre que ali ele não conseguiu ainda o que o transforma num verdadeiro herói.
A série animada deve acontecer no meio dessa montagem porque ele ainda não tinha músculos kkk.
@@mjfilho33 Eu lembro. Achava bem estranho isso. Assistia no Disney CRUJ
Os clichês nunca foram i problema mas sim a forma como são trabalhados
Um bastante recorrente, que eu acho uma merda: Um personagem toma um tiro, e outro vem para o segurar. E aí, o ferido faz o seu monólogo, e em seguida, morre. O que eu acho engraçado, é que ele nunca morre antes de terminar tudo o que tem que falar, ou faltando apenas um pequeno detalhe, a "resposta final para o mistério do filme".
Tem uma variação desse aí que também detesto: o cara morrendo no meio do conflito, mas alguém tem que virar alvo fácil pra ouvir o que ele tem a dizer.
Mas monólogo "pré-morte" tem o Roy Batty de "Blade Runner"
Genial
Um clichê pequeno é quando um capanga leva um tiro e morre atirando pro alto.
Não esqueça tbm quando ele te dá uma carta pra família ou resolve dar um item importante do bolso/chave "vou carregar isso no lugar mais perigoso", ou mesmo instruções do que fazer, já que ele ficou de bico fechado até o presente momento
Renato Aragão satirizou está, uma vez, num dos episódios de Os Trapalhões! Foi bem engraçado!
Oi, Max! Eu curto bastante teus vídeos, mas vou me permitir fazer uma observação. O conceito de "impasse mexicano" não costuma ser apenas dois sujeitos apontado armas um para o outro, mas precisa necessariamente ter pelo menos três participantes e estarem todos contra todos. A ideia é de que, diferente por exemplo de um duelo tradicional de armas de fogo em que o vencedor tende a ser aquele que dispara primeiro, o impasse mexicano leva em conta que aquele que atirar primeiro e abater um dos adversários, ao mesmo tempo, torna-se alvo fácil para o terceiro participante. Então isso faz com que o vencedor de um impasse mexicano tenda a ser o último a atirar, daí a hesitação dos participantes em dar o primeiro tiro.
Até que faz sentido, mas o que o Feio tem contra o Bom e o Mau pra estar naquele impasse?
Não acredito que esse vídeo tem um fim, podia durar por horas
Em relação as monatens de treino, Max, eu continuo achando um recurso super válido, mas estou começando a achar enjoativo como costumam ter narrativas parecidas e serem filmadas da mesma maneira: série de cortes entre atividades e uma música poderosa que vai aumentando até o climax da cena. Acho que poderiam continuar usando, porém inovar no tipo de corte ou de música, por exemplo. Usar Match Cuts, fazer com que as atividades praticadas tenham algum significado mais pessoal ao personagem, encerrar a cena de maneira brusca ou usar uma música destoante, ou num contexto que ressiguinifique-a. No geral, gostaria que cada cena de treino tivesse mais particularidades e fosse mais inventiva, fazendo com que este recurso seja usado de maneira mais memorável e menos preguiçosa por ser uma alternativa mais simples.
Grande abraço, admiro muito seu trabalho! Continue sempre evoluindo.
Clichês que NÃO valem mais a pena:
* Destino ou "tudo acontece por uma razão"
É coisa de roteiro preguiçoso
Não acho pois isso coisas q são verdades universais. Mas depende com quem e em q situação, quando o filme mostra isso é muito bom, mas quando o filme coloca um personagem pra fazer um discurso sobre destino fica vergonhoso.
É uma jornada do herói preguiçosa mesmo
Vc pode dar um exemplo?
@@junyander94 justificar uma atitude burra dos personagens com, "era o destino dele".. tipo em dark, onde é sempre dito q não da pra alterar o looping temporal, mas toda vez que algum personagem tenta alterar ele faz isso de uma maneira burra
@@hugomota5396 tenho que admitir que nunca consegui passar do 3 episodio da última temporada de Dark talvez eu mesmo seja simplório demais para a série! Kkkkk
Há também o clichê da invasão de casa, em que o invasor espera sempre de costas o dono da residência. Logo em seguida, vem o diálogo clichê "como entrou aqui?"
cliche da vida real FE NAS MALUCA
Faltou talvez o melhor clichê que já existiu: Aquele onde o herói não consegue nem mais ficar de pé e depois de uma "iluminação" ele tira forças lá dos quintos dos infernos e volta pra luta duas vezes mais poderoso.
Tipo quando você tá na academia já morto de cansaço e dor no quarto abdominal e o trainer fala "Depois que terminar essa você pode ir embora"
Real
"Não sou um vilão de cinema. Você acha que eu revelaria meus planos se houvesse a mínima chance de que vocês impedissem sua realização? Eu já fiz isso há trinta e cinco minutos."
Aquele discurso de respeito kkkkk
Esse é um ótimo vídeo que mostra algo que eu acho muito interessante na mídia audiovisual: todo mundo elogia o realismo quando ele é bem feito, mas as obras que o ignoram em momentos pontuais são ainda mais elogiadas.
Primeiro gostaria de dizer que seu canal é um dos melhores sobre cinema!!
Um clichê que não gosto é o do pai de família workaholic que sacrifica o convívio familiar pra dar conforto à família...o cara sempre perde alguma apresentação importante do filho...e é sempre uma família de classe média em que a esposa não trabalha e eles só têm um bom nível de vida pq o cara trabalha muito, mas isso acaba sendo retratado como uma coisa ruim. Por exemplo, tem o filme O Mentiroso e Click
Um dos meus clichês favoritos do cinema é com certeza a última fala do herói antes de derrotar o vilão. Às vezes elas não fazem muito sentido, mas são muito incríveis. Amo aquelas em que o protagonista apenas diz quem ele é, ou cria uma frase icônica, ou apenas repete algo que o vilão disse anteriormente como um argumento contra ele mesmo.
eu adoro aquela cena de kung fu panda 2 que o Po aparece to Chad no telhado e começa um puta discurso mas o vilão nao entendeu porra nenhuma pq tava longe pra caralho
Essa sequência de treino de Rocky IV é lendária. Tudo ali funciona perfeitamente, a trilha sonora, o contraste entre os treinos do Rocky e do Ivan Drago, a tensão crescente pela luta que estaria por vir... Dá até vontade de ir à academia puxar uns ferros depois de assistir. 🤣🤣😍
Eu nem ligo se não faz sentido "A Noiva" lutando sozinha contra os 88 loucos, pago muito pau pra essa cena até hoje. 🤣🤣🤣😍😍
1/2 Off: involuntariamente acabei me lembrando de uma comunidade do Orkut que se chamava "Clichês de filme americano", altos tópicos em que a galera discutia isso. Era bem legal. 😅
Os dos personagens lutando com várias pessoas é massa demais, e muitos outros também
Tarantino e uma carreira construída no impasse mexicano.
O mais hilário de todos foi no clímax do Era Uma Vez em Hollywood,
Cliff Booth VS. Ted, o "Diabo", e o detalhe que o Cliff só aponta o dedo hahahhaa
Cena maravilhosa. Eu gosto do clichê do discurso vilanesco também.
Tarantino colocou um maravilhoso também no Kill Bill Vol. 2 com o monólogo do Superman.
Kill Bill é o melhor filme que usa tudo isso aí, Kil Bill rainha, outros filmes nadinha.
Pás
Em Watchmen o Ozymandias faz seu discurso de vilão e mesmo assim consegue realizar o plano.
"Eu não sou um vilão de quadrinhos". Kkkk
Às vezes estou com a cabeça muito cheia, esqueço até o dia da semana, então aparece a notificação do vídeo do EntrePlanos e a sensação é tão boa e os problemas que carrego comigo parecem suavizar
Tem um clichê que sempre me faz marejar os olhos é quando o herói é ajudado a atingir seu objetivo ou é salvo pelas pessoas que ele ajudou antes. Que nem tem na cena dos guindastes do homem aranha do Andrew Garfield ou a do trem no do Tobey
Miranha 2 reina.
m'baku salvando o pantera negra, ou os traficantes poupando o policial em dia de treinamento (esse é tenso ao invés de emocionante, mas ainda passa a ideia).
Essa do treino eu chamo de "hora da musiquinha"
todo filme que tem uma preparação para um desafio tem dela kkkk
Cinemateca pegou fogo, e o Max postou um vídeo alertando para o descaso.
Um bom cliche bem feito dá um quentinho no nosso coração ❤❤❤
Sei da necessidade do "monólogo do vilão" porém acho um porree, eu fico "mata logo" ou "faça logo o que ia fazer" kk
O que eu mais gosto é da subversão dos clichês, como o "Montage" de Team America, que traz um clipe com a letra explicando exatamente o que é a montagem. Ou do filme "Eu os declaro Marido e Larry" (Adam Sandler), na cena em que, um personagem após o outro diz "Se fulano vai ser preso, também vão ter que me prender". Agora, de clichês clássicos, "Aventureiros do Bairro Proibido" praticamente gabarita os pontos levantados pelo Max :-)
Quando vi o crime que está acontecendo na Cinemateca, lembrei do teu vídeo, cara estou muito triste com o que está acontecendo nas artes e cultura do país
eu tbm gosto do clichê do assassino invencível em filme de terror e que se teleporta, pq realmente dá aquela sensação de que nenhum lugar é seguro e deixa os mocinhos ainda mais vulneráveis. Claro que seria melhor explorado se mais filmes procurassem deixar os personagens inteligentes pra gente ver eles bolando uma baita estratégia pra virar o jogo. Um filme que usou isso muito bem foi a trilogia rua do medo, que inclusive deu uma explicação pros assassinos não morrerem e tbm deu um motivo pra eles só matarem personagens específicos enquanto outros escapavam (o famoso roteirismo kkkk).
Tarantino sempre brincando com nossas expectativas e nos dando algo melhor que o óbvio.
O clichê que mais me irrita é a chuva em enterros. Alguém mais se incomoda com isso?
Sim, é tão recorrente que uma vez eu fui à um sepultamento real e quando começou uma chuva eu me senti em um filme ( de um jeito estranho, é claro ).
Eu também
O clichê de vários lutando contra um as vezes faz sentido. Segundo o Pedrinho matador quando pulavam nele de três,quatros até sete eram de gente q não tinha confiança em si tinha confiança no outro e quando ele matava o primeiro tinha uns q já corria e ele não gostava pq tinha q correr atrás do cara depois kkk achava pior quando vinha um só pq aquele era guerreiro.
Uma das melhoras referências a "montagem" é no desenho Apenas um Show... é simplesmente sensacional a forma como o autor aborda esse tema em um episódio
Ótimo tema e vídeo! Gostei muito! Filmes de terror são campeões de clichês, mas acho que esse gênero do cinema existe até hoje justamente por causa deles. Se as pessoas não desobedecessem as 'ordens', não haveria trama! "Não entre naquela floresta"; "Jamais recite esse texto em voz alta"; "Não saia daqui enquanto eu não voltar"; "Não faça barulho"; "Jamais entre nesse quarto"; "Não há registro do passado/Não queira saber o passado dos antigos moradores"; e por aí vai.
Em alguma realidade alternativa, existe uma variação desse canal chamada Entre Panos e ela faz análise de todos os tipos de panos
Um canal que passa pano pra filmes ruins enquanto os analisa? 🤔
É o que pensei com esse nome da realidade alternativa kkkk
Kkkkk
Pensei em artesanatos
Nunca tinha pensado o discurso do Coringa com o Batman como um discurso de vilão. Abriu minha mente agora
eu AMO o clichê da luta "todos contra um", são minhas cenas favoritas dos filmes de ação, deu até vontade de reassistir os filmes que você mostrou!
Nada mais épico que o impasse mexicano e o treinamento do heroi. Junto com as explosões e golpes em câmera lenta. É igual sexo: nunca perde a graça
Max.. seus vídeos só tem um problema... eles acabam!!! Parabéns pelo trabalho!
Cara seus vídeos sao cheios de conteúdo sem ficarem longos, parabéns demais
Vim ver o seu vídeo, mas não consigo não dizer como estou abatida. Além do caos que o país já está, e que mais parece um dementador sugando as nossas energias, o anunciado segue acontecendo. Mas, aqui cabe a revolta e a tristeza pela Cimateca.
Agora sobre o vídeo \o/ Eu admito que tem um ou outro lugar comum que eu simplesmente adoro, especialmente em livros. Seja um romance de cão e gato, personagem que esconde uma segunda identidade, animais perigosíssimos mas que adotam um humano pra chamar de seu. Não que eu seja boa em argumentar os porquês deles serem tão bons como o Max, mas eu gosto mesmo assim 😂🤷♀️
Um dos motivos que me fazem amar Kill Bill é a maneira como o filme trabalha esses - e outros - clichês. O discurso do vilão, no caso do Bill, que ele não mostra no vídeo, é um dos melhores do cinema. Mas o impasse mexicano de Bastardos Inglórios continua sendo o melhor, depois de Três Homens em Conflito, claro (se bem que o de Kill Bill é bem diferentão e trás uma carga emocional pra narrativa muito importante, enfim estou dividido).
Grande seleção. Adoro esse tipo de vídeo. Parabéns.
O melhor dos cliches antigos é o peso e a consequencia nas historias, hoje em dia (principalmente em filmes de herois) não há mais peso nas historias, quem morre ressucita (exceto se um ator não quiser mais o papel), os vilões viram bonzinhos de maneira nada natural e o pior de todos: viagem no tempo que acontecem do nada para salvar roteiros ou consertar as coisas de forma nada natural, saudades dos cliches dos filmes antigos que davam peso.
Só falta a sua curadoria telecine, Max!! Adoro seus vídeos em parceria com o telecine!!
Excepcional, muito bom Max, continue esses vídeos
ótimos pontos. parabéns pelo vídeo, ficou bem legal e ensina bastante sobre elementos de roteiro
Adoro todos esses clichês, Max! Tarantino é um gênio 🎥👊
Melhor cena com clichê do discurso do vilão: em "O bom,o mal e o feio", o Tuco na banheira de um hotel, na cidade devastada pela guerra. O inimigo do início do filme reaparece, discursa e toma bala. Arma do Tuco dentro da banheira. O melhor é o comentário do Tuco, didático: "Quando tiver que atirar, atire, não fale!!" Excelente!!😂
Boa! Esse vídeo trouxe mais clichês de filmes de ação. Faz para cada gênero de clichês em comédias românicas, dramas, ficção científica, etc.
Excelente ideia
Clichê de filme de assalto que quando o plano de assalto dá tudo certo mesmo quando dá errado, tipo quando os personagens fazem movimentos sincronizados e timing perfeitos que na vida real não daria certo
EU AMO ESSE
Clichês tão maravilhosos que dá vontade de ir assistir agora mesmo algum deles! (A montagem de treino é o meu favorito demais hahaha)
Resumindo... Clichês BEM FEITOS são legais.
Que vídeo maravilhosoo! Nem vi o tempo passar, já quero parte 2
Quando vc começa a reclamar de cliches é um grande sinal de que vc esta ficando velho, para alguem esses "cliches" serão sempre novidade.
Sobre o clichê da fala megalomaníaca do vilão e variação, eu adoro a fala do Ozymandias em Watchmen, porque depois que ele dá o discurso um personagem fala que vai impedi-lo e ele lança uma parada tipo:
Me impedir? Eu não sou um vilão de história em quadrinhos, você acha que eu te contaria o meu plano de mestre se você tivesse a mínima chance de intervir nele? O processo aconteceu 35 minutos atrás.
Esse canal tem uns vídeos bons e outros, como esse, espetaculares....
Eu adoro a cena em que o personagem fala o nome do filme (imaginando, claro, que o nome do filme não seja o nome de algum personagem).
Exemplo: quando o dr. Brown fala "Nós vamos te mandar de volta para o futuro!" no primeiro filme.
Cara eu sempre adorei montagens de treino, principalmente em filmes de esportes
Muito maneiro mesmo 😍
Muito divertido esse vídeo! Vale uma parte dois!
Achei maravilhoso que o Max falou o famoso "intão" no fim do vídeo, de certa forma é um clichê que eu amo no EmtrePlanos
E a cinemateca tá pegando fogo
Ótimo. Amo o clichê de um contra muitos e de senas de treino. Um filme quero uma obra de arte e não, obrigatória mente realismo. Como bom ou ruim é uma óbra de arte.
Cinemateca em chamas
A tragédia anunciada
😭
Gosto do que o Alan Moore fez na HQ, que depois virou filme, de Watchmen, aqui o discurso do vilão não se torna um meio pra impedir o plano, ele apenas revela que o plano já foi executado e que não há nada que heróis possam fazer.
Clichê bom, existe um gênero cinematográfico pra eles, a maioria tem o Iko Uwais.
Mano, eu amo esse canal!
Eu elaborei uma explicação para as cenas do herói lutando contra vários inimigos. A minha teoria é que a maioria dos capangas não quer apanhar ou levar soco então vão deixando uns poucos companheiros irem na frente achando que eles dão conta e assim de pouco em pouco eles só percebem que cometeram um erro quando todos os outros já estão no chão e chegou a vez deles.
Neste exato momento a Cinemateca está em chamas! 😭😭😭
Um dos melhores videos dos ótimos que vc faz😍😍
Amo seus conteúdos! Abraço!
Max, amigo, eu sou de Portugal e foi com tristeza que li num jornal há pouco que a vossa Cinemateca ardeu, perdendo-se o acervo de filmes. Já tinha visto o seu outro video sobre este assunto, estou realmente chocado com o sucedido e ainda mais com o comportamento criminoso de Bolsonaro e seu governo que nada fez para proteger os seus filmes e a sua cultura.
Bolsonaro não tem nada a ver com isso , mds. Eu sou um critico do governo e não acho um governo bom mas vcs exageram de mais.
No "discurso do vilão", eu me lembrei da época do seriado "Batman". Ele, quando preso pelos vilões, estes sempre faziam um discurso de como eles montaram a engrenagem para a morte do Batman: a bola cai, atinge um carrinho com fogo, que bate na corda, que queima e cai uma enorme pedra que mata o Batman.... Eu pensava na mesma coisa: era só o vilão dar um tiro na cabeça do Batman e fim
Watchmen tem uma cena do "vilão" contando o seu plano para os heróis que, na minha opinião, é uma das melhores já construídas.
Adoro seu trabalho! Abs
Os vídeos do max me tranquilizam de alguna forma....
Poderia ter falado de Watchman que foi brilhante quando trabalhou com o monólogo do vilão
8:16 o surto com a aparição de Homem-Aranha! Acho esse filme incrível!
Ótimo vídeo, como de costume, Max
Não é um clichê, mas é uma história que já foi reproduzida em várias versões, mas eu ainda amo assistir, a velha e clássica história do King Kong.
Nossa, não consigo imaginar o Silva de 007 sem o discurso dele.
E ele nem se assusta com os "avanços" do Silva (mas pra quem ficou estéril da pior forma, isso aí não é nada kkk).
Um dos maiores clichês de todos: "Você e eu não somos tão diferentes" "Eu não sou nada como você".
Harry Potter e Voldemort (você-sabe-quem
Faltou uma montagem de treino de dança ;-)
Sol da Meia Noite! Vou até rever a cena!!
Tão bom ver q o Max gosta de quebrando regras
Clichês que eu gosto:
Quando o bullie apanha do nerd;
Quando o atleta humilde ganha do campeão;
Clichês que me irritam:
Quando o personagem fala "não vou aguentar muito tempo" kkkk
Amor impossível/triângulo amoroso
Os dos filmes de terror.
Melhor cena do protagonista lutando e vencendo várias pessoas é a cena do corredor do Oldboy.
O discurso do vilão é provavelmente o maior clichê do cinema, mas aos que reclamam dos clichês só por serem clichês, desafio vcs a assistirem a que possivelmente é a maia clichê e manjada de todas, que é a cena do laser em 007 contra Goldfinger e não começar a ficar pelo menos tenso conforme o laser vai se aproximando do Bond, eu pensei que não ficaria mas fiquei de verdade kkkkkkkkk
Eu particularmente nunca achei clichês algo totalmente negativo ou que todos deveriam ser banidos, penso que é muito mais sobre como se sabe usar o clichê, de maneira criativa ou que realmente faça sentido na trama, do que só usá-lo como muleta pra construir cenas
Porra, Max, tá bonitão hein. E o conteúdo excelente como sempre!