Puxar saco tbm é cliché, ainda mais de um canal mimizento e politicamente correto, "ui ai preconçeitu cum minurias nu cinema ui au". Isso tbm é cliché nesses youthubiers teens
Sabe um clichê comum? Ir a um país estrangeiro sempre no dia que tem uma comemoração nacional. Ir ao Brasil em dia de Carnaval, ir ao México no dia de los muertos, assim por diante.
Fui assistir lua nova pela primeira vez um dia desses e o cara tentou se matar(se expondo) no dia da expulsão dos vampiros ...isso sim é clichê de responsa
boa... mas isso nao é clichê.. tem um proposito... pra deixar o filme ou a cena com grandiosidade... isso é intencional e não tem nada haver com clichê....
Um clichê que me irrita profundamente é aquele em filmes de terror ou suspense, onde um personagem está fugindo do 'vilão' e de repente cai. Eu rolo meu olhos e penso: 'sério mesmo?' kkkkkkkkkk
Os clichês em Stranger Things me parecem, na verdade, extremamente propositais, e não resultado da preguiça dos roteiristas. A série foi concebida para trabalhar com a nostalgia, e o uso dos clichês dos anos 80 é uma das maneiras com as quais ela alcança esse objetivo. É um caso raro porque, ao assistir à série, chegamos a ansiar por ver novamente algum formato de diálogo, piada ou desenrolar de narrativa do qual temos saudade. Dá uma sensação de satisfação e completude (até de segurança) quando nos deparamos com um clichê - em Stranger Things.
Cara, eu sou um grande fã, desculpa se dei a entender o contrário hahaha. Acho a produção extremamente competente nesse propósito nostálgico, a história é bem construída e a parte técnica é quase impecável. Claro que não é nem um pouco original. Talvez desse pra comparar com o trabalho do Tarantino, nessa ideia de fazer um apanhado do que deu certo em outras obras e colocar tudo isso numa história nova.
até que enfim alguem falou algo na sua cara que vc deveria ouvir.. todos aqui so vem babar o ovo do entreplanos... mas ele erra muito a mão em algumas coisas ..
swarolis Concordo plenamente, o uso de clichês não deveria ser visto como um erro a ser evitado sempre, pois ele tem sim seu lugar em um filme, dependendo da forma como é aplicado.
Percebam que justamente nesse vídeo não vimos um clichê do canal: No final do vídeo o Max não fala "Então é isso...", como fala em praticamente todos os outros vídeos. Foi de propósito Max?
Eu adoro clichês quando é intencional, por exemplo no humor... Ash vs evil dead, tem muito clichê e são muito engraçados, o clichê é um bom elemento quando é bem aproveitado.
"Two clichés make us laugh. A hundred clichés move us." - Umberto Eco Ótimo vídeo, Max! Fizemos um vídeo sobre arquétipos intertextuais, uma espécie de cliché estendido, semana passada, discutindo em Stranger Things! Estamos em sintonia! :D
Agora sei de onde veio a expressão clichê. Me lembro do filme "Heróis fora de órbita", na cena da bomba. Eles desarmam a bomba faltando alguns segundos, mas o relógio da bomba só para no 1s. E os personagens fazem piada e dizem que todos os filmes com bomba são assim.
Max vc ótimo Cara fala de Stephen King não as melhores ou piores adaptação dele para o cinema mas a importância das obras dele nas ótimas décadas para a cultura pop
Amei o video! Você colocou fatos que eu não tinha parado pra pensar
7 років тому+6
Clichês se tornaram clichês por alguma razão, também há muita coisa positiva neles que pode ser explorada. Gostei muito do que você falou sobre os estereótipos, que inevitavelmente acabam refletindo nos filmes muito do contexto social e político dos diretores e roteiristas. É terrível pensar que essas representações de latinos, negros e mulheres são de alguma maneira um reflexo da sociedade. :/
6 років тому+1
Até mesmo uma cena clichê, quando bem encaixada, numa história interessante, dentro de um roteiro inteligente, representada com brilhantismo, pondem funcionar muito bem. Já perdi a conta de quantas vezes fui pego percebendo um cliché, so depois da cena em questão ter me impactado. Um bom diretor, sabe fazer uso dos clichês, sem que soem como insulto a inteligência do público. As animações da Disney/Pixar são um exemplo expressivo dessa capacidade.
Uau, esses dias estávamos gravando um video e um amigo meu falou pra fazer uma coisa "pois somos o pais do futebol", nesse momento percebi o quanto cliches são ruins e chatos e como odeio eles asuidhaisudhhasuid mas é interessante estudar eles para NAO USAR ou MODIFICAR ou fazer o contrario deles e ficar bom. Ótimo vídeo, ótimo conteúdo, parabéns, adorei tudo do canal!!
Ah fala sério, utilizar cenas de "Brüno" como representação preconceituosa de um minoria é muito moralismo! A proposta do filme é claramente anárquica e crítica!
Eu também me incomodei com algumas cenas escolhidas na edição… porque às vezes o clichê era desejado ou o estereótipo era mesmo o objetivo, até para uma subversão… mas ficou parecendo pelo texto que acompanha a cena que era algo negativo
Tem tb a questão de gerações, que não tiveram contato com algum filme, e algo que se desconhecia é sempre novidade e inovação o filme "guerra dos mundos" era uma novidade para mim até descobrir que o que assisti era um remake, assim como "o professor aloprado" (entregando minha idade, e uma sugestão para a nova geração que ler este comentário, buscar as versões anteriores dos filmes que conhecem para se divertir em dobro)
Eu adorava aqueles filmes divertidos com atores famosos mas com uma atuação questionavel (Coff Adam Sendler Coff Coff). Parei de gostar ao perceber os cliches. Eu quase morri de desgosto vendo o final de Pai Em Dose Dupla, é tão cliche que eu já sabia o final só de ver o trailer.
Adam Sandler é o rei da repetição. Ele só faz os mesmos tipos de filmes pão com ovo que você só não adivinha as falas dos personagens, mas as situações, o começo, meio e fim já estão na nossa cabeça. Ele pode fazer o filme do Nerd escroto ao Cara mais feliz e bem sucedido que os argumentos SEMPRE serão os mesmos. O que me dá uma baita de uma vergonha alheia (de sentir as orelhas queimarem de vergonha) é quando os filmes brasileiros colocam esses elementos clichês de filmes americanos, dá vontade de desligar a TV.
Max, fala sobre Dark! Queria ver uma análise SUA sobre a série, você sempre me tras um visão diferente sobre uma obra que já vi e.. até achei que tinha entendido kkkk No aguardo ^^
Acho q seria legal um vídeo sobre a diferença entre clichê e arquétipo. Não sei se em português a diferença é tão nítida, mas em inglês temos cliché e trope. Trope seria mais como um mecanismo de narrativa, enquanto cliché me dá a impressão de algo simplesmente batido (como o exemplo do carro que não liga). Um exemplo de trope seria "futuro ruim", em q um personagem de alguma forma pode ver um futuro possível e horroroso e passa a trama tentando impedir que isso aconteça. Apesar de já ter sido feito inúmeras vezes, isso não é um clichê. É uma diferença sutil. Não sei se reeeealmente valeria a pena um vídeo. Mas tem um portal online gigantesco só pra categorizar e debater os milhares de tropes, chamado tvtropes (q analisa tropes não só na tv, mas cinema, jogos, livros e até vida real). Excelente vídeo!
Compartilho destas ideias, clichés não são necessariamente bons nem maus. São mais uma ferramenta a nossa disposição. O resultado é fruto da forma que usamos este utensílio
Esse clichê explicadinho depende também da região ou país. Por exemplo, a Universal fez um final alternativo de "Orgulho e Preconceito" (2005). Joe Wright deixou a ultima cena com Donald Sutherland, sem beijo do atores Keira Knightley e Matthew Macfadyen na versão mundial, mas na versão US para o público de lá acostumado com clichês, tem beijo (que pra mim ficou horrível!)
Erica Bernardo desde quando beijo é clichê? E o que faz você pensar que o público dos EUA ja está acostumado com clichê ao contrário de todo o resto do mundo?
Claro que é! Olha só: vocês assistiram Sleepless in Seattle ( Sintonia de Amor). com Tom Hanks e Meg Ryan? Lembram do final? Então, Nora Ephron quebrou uma ideia que todo o público esperava mas não aconteceu. Aquilo é um exemplo de não seguir a regra, assim como foi com Pride & Prejudice.
Poxa, estou gostando muito do seu canal! Tudo muito bem feito. Encontrei ontem depois do vídeo com a Mikann sobre o vazio. Estou assistindo váriosss rsrs Bjs 😘😘
Avatar, Dança com Lobos e O Último Samurai possuem o mesmo enredo. Isso seria cliché? Agora particularmente eu acredito que dependendo do cliché e do modo como ele é usado ele não é de todo ruim.
O Ultimo Samurai e Dança com Lobos são bons filmes, são melancólicos, bem dirigidos, com atuações comoventes, trilha sonora profundamente conectada a atmosfera. Já Avatar é uma exibição de tecnologia com sem sal e de mal-gosto (com roteiro fraquíssimo e falta de criatividade na criação de mundos)
Avatar criou uma ambientação incrivel em Pandora, com todos as arvores funcionando como neuronios em uma grande consciencia. O principal foi a relação entre os nativos e a natureza, que a veem como parte de si mesmo, diferente dos humanos que só a enxergam como fonte de recursos. Só aí já foi uma grande crítica.
Em Avatar a história principal foi totalmente previsivel, mas a ambientação e a história implicita fizeram sua parte. Sem contar que a arte de Pandora ficou incrivel, sendo CGI ou não.
Quando vi Avatar achei tudo lindo e tinha consciência que estava diante de um clássico, mas sempre com a sensação de ter visto aquela história em algum lugar. Então me lembrei de Pocahontas!
8:28 isso não é tão errado realmente muitos assiaticos têm dificuldade de falar outros idiomas direito Os japoneses por exemplo tem problemas com palavras com a letra L já os chineses e coreanos com o R O que os filmes fazem é leva esse fato ao extremo exagero
Essa história de que stranger things é baseada em pesquisas do algoritmo da Netflix é uma das muitas mentiras que foi inventada na internet e todo mundo saiu reproduzindo. Os irmãos Duffer já tinham o projeto na cabeça faz tempo tanto que o apresentaram para mais de 10 canais onde foram rejeitados só conseguindo aprovação na sua última tentativa com a Netflix.
kkkkkkk a serie com o maior numero de easter eggs que ja vi na vida ... vem me falar que tem originalidade... fala serio... o que seria do easter eggs sem fazer referencias?
Luke Mileto Trope é algo comum porém que não causa desgosto no público ou estraga a cena por eles já saberem o desfecho,ou dá aquela sensação de cansaço de ver de novo. Exemplo de tropo é o Bando de 5,na qual existe: O líder O "Lancer" (que é o oposto do líder) O Coração(que geralmente é mulher) O cara de atitude questionavel E o fortão Outro tropo: Alguém ser feito refém e os heróis terem de invadir uma fortaleza pra resgata-lo por exemplo. Tropo é um conceito GERAL,uma tendência,mas não é um problema,nem incomodo usa-los Já os cliches são BEM expecíficos e enchem o saco. Como a cena do reflexo de assombração no filme de terror O carro não pegar O momento de tensão preparado pra pular só um gatinho Etc
*Entreplanos melhor canal de cinema EVER. Façam um vídeo sobre o recurso do PLOT TWIST, por que às vezes funciona bem e outras estraga o final de um filme? Poderiam também dar exemplos dos melhores e piores plot twists do cinema*
Muito boa esta abordagem sobre clichês!! parabéns.. Apesar de julgar de que acho muito difícil fugir disso, pois o filme ficaria completamente estranho à grande maioria das pessoas.. Querendo ou não, os clichês nos perseguem no nosso dia-a-dia, tipo: quando vc não tem nada para falar com alguém que não conhece e quer quebrar o gelo: "Será que chove hoje?" ou " vamos congelar neste frio né?" , sem contar no cotidiano profissional, somos inundados com situações repetitivas à exaustão.. heheheh.., abraços
Tem muito filme que é um clichê do início ao fim. Depois dos primeiros 5 minutos a gente já sabe tudo que vai acontecer - inclusive os plot twists possíveis.
Mais uma vez ótimo video, enquanto ao seinfeld até hoje pra mim é a melhor série de comédia de todos os tempos, por ser uma série atual mesmo após quase 20 anos depois de seu término... ótimo video manin.. e há se possivél faz um video sobre ... SÉRIES SUPERESTIMADAS, sei que ja falou sobre filmes .. mais tem alguma séries que não vejo questão de tanto alarde e que falam que são as melhores .. exe como vc citou no video de Friends ( que é uma boa série ) mais ao meu ver é superestimada por pegar muito nao só no clichê como também em várias fontes de séries ja existentes .. e noix abraços.
Nas séries modernas, a primeira a procurar subverter todos tipos de clichés é 24 Horas. É uma ótima sugestão para abordar como análise. Se hoje um herói pode assassinar por um bem maior, Jack Bauer fazia isso constantemente. Quem não se lembra de uma morte que tirou o sono de muita gente, a execução de Ryan Chapelle. Ora, nas séries pré-24 isso jamais aconteceria, pois o herói arrumaria uma forma de salvar a vida de um inocente. Aliás, eu percebi que estava diante de um produto diferenciado justamente no final da 1ª temporada, quando Jack corre para rever a esposa que, gra´vida (!!), já se encontrava morta!! Muito corajosa!!!
Gostei muito do vídeo! Mas tenho algo a comentar, num caso pontual. Seria sobre o comentário sobre a fala "English" enquanto outra personagem começa a falar assuntos complicados. Ao meu ver isso não seria um clichê e sim m retrato da realidade, pois até em português por exemplo, falamos "Fala português por favor" quando não entendemos o que o outro quer dizer. Isso é comum no dia a dia, umaforça de expressão que os filmes/series simplesmente utilizam na sua construção.
Eu acho q a gente tem q parar de falar essa palavra " clichê " pois em algum momento tds filmes teram alguma cena ou até a própria história do filme sendo um clichê. Já q sempre tem vários filmes q são criados td ano.
Nessa parte do clichê esteriótipo eu lembrei que esses dias assisti Manequim, o primeiro, e tinha o personagem gay mais ridículo e ofensivo que já vi kk um gay escandaloso, barulhento, que quer fazer piada com qlqr coisa e é sem graça... Terrível. Fiquei imaginando o Diva Depressão vendo ele.
Animes são os maiores clichés que existe, ainda mais se a historia se passa numa escola. O meu anime favorito é Ataque dos Titãs pelo simples fato que é diferente e unico.
Um filme pra mim que é um clichê maravilhoso pq ele se propõe a ser realmente isso, mas de uma forma um pouco diferente é Imagine Eu & Você, ele usa e abusa de todos os clichês de rom coms, o roteiro é totalmente previsível mas mesmo assim traz a descoberta e leveza, por mostrar isso pelo ponto de vista do amor entre duas mulheres. Tudo é uma ferramenta, o problema é saber quando e o quanto usar.
O que vou dizer agora tem muito achismo e especulação, mas digo assim mesmo: o cinema é uma arte jovem, em torno de 110 anos, muito pouco em relação a literatura que existe desde os antigos sumérios, ou de sua difusão com a imprensa de Gutemberg nos anos de 1430. No entanto aos longo dos anos a quantidade de filmes produzidos é algo gigantesco, que talvez supere em pouco tempo a quantidade de obras literárias. Isso se da devido a uma indústria de cinema que alimenta um mercado cada vez mais voraz em consumir seu conteúdo. Eu estava abrindo a Netflix ontem e não encontrei nenhuma novidade, nada que me chamasse atenção, mesmo com o imenso catálogo, não quis ver nada de filme, mas tem tardes que assisto 2, 3 filmes. Se eu for comparar, levo dias pra ler um livro, mas horas pra assistir vários filmes. Creio que um mercado cada vez mais exigente, quem consome sem parar talvez esteja exaurindo a capacidade de inovar dos cineastas em tão pouco tempo, é necessário fazer filme o tempo todo, como numa indústria, mas o senso artístico talvez não esteja acompanhando essa demanda, ainda mais se levarmos em consideração que os filmes não podem causar estranheza, tem que manter certa identificação com o público. Por isso acho que os clichês tendem só a aumentar a medida que assistimos mais e mais filmes, talvez por isso os estúdios estejam investindo mais em séries que antes, é relativamente mais fácil produzir vários episódios de uma série que vários filmes!! Acho que nosso hábito como consumidores nesse mercado possa ser um fator a exaurir um pouco a criatividade e inovação do cinema.
Passei por isso quando assisti The Haunting (1963). Embora tenha sido um filme que impressionou o público da época, ele me pareceu bastante aborrecido pois todos os elementos ali eu já conhecia em suas formas mais aprimoradas.
A verdade é que algo só se torna clichê quando as pessoas começam a pensar que é clichê, para algumas pessoas, mudar os clichês ou não ter clichês pode ser até um clichê em si.
Outro estereótipo que me incomoda são as generalizações regionais. Gaúcho é sempre frango, nordestino só fala engraçado e Paulista é um ser frio e sem coração...
Tá aí um conteúdo nada clichê, Max: o seu! Sempre inovando nos temas e proporcionando uma incrível experiência para nós, cinéfilos! 👏👏👏
Cá me disse condordo
Puxar saco tbm é cliché, ainda mais de um canal mimizento e politicamente correto, "ui ai preconçeitu cum minurias nu cinema ui au". Isso tbm é cliché nesses youthubiers teens
@@Ubuntu00226 pelo visto você é um dos que não entenderam a ideia.
muito cliche esse negócio do cara ser bom em todos os videos...
max payne e top
"A inovação de hoje é o clichê de amanhã"
kkkkkkkkk boa...kkkkkkkkkk
Mesmo que seja, um roteiro com identidade própria nunca deixa de ser admirado. Histórias densas continuam sendo únicas.
Bem isso.
@@nandoretro8805 Boa :)
Jorgr pabl0 !
o que é chato muitas vezes é quando o público reclamada da falta de criatividade e quando fazem algo diferente o povo reclama também kkk
louise costa pessanha tipo o filme a Bruxa, não tem esse clichês de terror como jumpscares e a maioria detestou, fui um dos poucos que gostei kkk
O clichê de desarmar a bomba no último segundo é chato sempre
Sabe um clichê comum? Ir a um país estrangeiro sempre no dia que tem uma comemoração nacional. Ir ao Brasil em dia de Carnaval, ir ao México no dia de los muertos, assim por diante.
Lorenzo Brasil ou porque eles acham que o país inteiro só se resume a isso
Lorenzo Brasil não literalmente
Fui assistir lua nova pela primeira vez um dia desses e o cara tentou se matar(se expondo) no dia da expulsão dos vampiros ...isso sim é clichê de responsa
boa... mas isso nao é clichê.. tem um proposito... pra deixar o filme ou a cena com grandiosidade... isso é intencional e não tem nada haver com clichê....
Luis França É por que eles acham que só existem esses feriados aqui nesses países. Ignorância pura da parte deles
Um clichê que me irrita profundamente é aquele em filmes de terror ou suspense, onde um personagem está fugindo do 'vilão' e de repente cai. Eu rolo meu olhos e penso: 'sério mesmo?' kkkkkkkkkk
É, talvez fosse melhor se ele batesse a cabeça em um dano ou algo assim.
Os clichês em Stranger Things me parecem, na verdade, extremamente propositais, e não resultado da preguiça dos roteiristas. A série foi concebida para trabalhar com a nostalgia, e o uso dos clichês dos anos 80 é uma das maneiras com as quais ela alcança esse objetivo. É um caso raro porque, ao assistir à série, chegamos a ansiar por ver novamente algum formato de diálogo, piada ou desenrolar de narrativa do qual temos saudade. Dá uma sensação de satisfação e completude (até de segurança) quando nos deparamos com um clichê - em Stranger Things.
swarolis E o pior é que esse tipo de merda faz sucesso. Me dá raiva 😫
Cara, eu sou um grande fã, desculpa se dei a entender o contrário hahaha. Acho a produção extremamente competente nesse propósito nostálgico, a história é bem construída e a parte técnica é quase impecável. Claro que não é nem um pouco original. Talvez desse pra comparar com o trabalho do Tarantino, nessa ideia de fazer um apanhado do que deu certo em outras obras e colocar tudo isso numa história nova.
até que enfim alguem falou algo na sua cara que vc deveria ouvir.. todos aqui so vem babar o ovo do entreplanos... mas ele erra muito a mão em algumas coisas ..
O tarantino é o outro copião... E é venerado por isso... as pessoas adoram nostalgia... as pessoas estão velhas
swarolis Concordo plenamente, o uso de clichês não deveria ser visto como um erro a ser evitado sempre, pois ele tem sim seu lugar em um filme, dependendo da forma como é aplicado.
Esse canal é muito bom. Tipo muito bom mesmo.. Cara, sério é absurdo de tão bom.
tipo assim MUITO BOM mesmo
Tipo muiti muito muito bom
Percebam que justamente nesse vídeo não vimos um clichê do canal: No final do vídeo o Max não fala "Então é isso...", como fala em praticamente todos os outros vídeos.
Foi de propósito Max?
Na vdd não é um clichê em si, e sim um bordão, tbm conhecido como "marca registrada".
Eu adoro clichês quando é intencional, por exemplo no humor... Ash vs evil dead, tem muito clichê e são muito engraçados, o clichê é um bom elemento quando é bem aproveitado.
Aleluia finalmente encontrei alguém falando da série
"Two clichés make us laugh. A hundred clichés move us." - Umberto Eco
Ótimo vídeo, Max! Fizemos um vídeo sobre arquétipos intertextuais, uma espécie de cliché estendido, semana passada, discutindo em Stranger Things! Estamos em sintonia! :D
mimimidias Parabéns, adoro o canal de vocês também.
Senti falta do "então é isso..."
clichê ...
kkkkkkkkk super clichê
Foi pra fugir do clichê do canal
Também fiquei esperando. Ele usou o elemento da quebra de expectativa. hahahahaa
Alvaro Lucas kkkk Verdade. Era usado de propósito, mas mudar também pode ser bom.
Agora sei de onde veio a expressão clichê. Me lembro do filme "Heróis fora de órbita", na cena da bomba. Eles desarmam a bomba faltando alguns segundos, mas o relógio da bomba só para no 1s. E os personagens fazem piada e dizem que todos os filmes com bomba são assim.
Max vc ótimo Cara fala de Stephen King não as melhores ou piores adaptação dele para o cinema mas a importância das obras dele nas ótimas décadas para a cultura pop
Djalma Mota *mas
Boa.
Qualidade inestimável. Parabéns pelo carinho com seus vídeos e roteiros!
Que incrível, querido!
Canal sóbrio! Parabéns pela sua maduridade!! Continue assim! Crítica e análise feito por uma pessoa que entende mesmo!
*Maturidade*
Amei o video!
Você colocou fatos que eu não tinha parado pra pensar
Clichês se tornaram clichês por alguma razão, também há muita coisa positiva neles que pode ser explorada. Gostei muito do que você falou sobre os estereótipos, que inevitavelmente acabam refletindo nos filmes muito do contexto social e político dos diretores e roteiristas. É terrível pensar que essas representações de latinos, negros e mulheres são de alguma maneira um reflexo da sociedade. :/
Até mesmo uma cena clichê, quando bem encaixada, numa história interessante, dentro de um roteiro inteligente, representada com brilhantismo, pondem funcionar muito bem.
Já perdi a conta de quantas vezes fui pego percebendo um cliché, so depois da cena em questão ter me impactado. Um bom diretor, sabe fazer uso dos clichês, sem que soem como insulto a inteligência do público.
As animações da Disney/Pixar são um exemplo expressivo dessa capacidade.
Seinfeld é genial.Melhor série cômica. ♥
claro quem vem primeiro bebe agua limpa... povo idiota..
Despolitizado como assim? Seinfeld foi pioneira em comédia do estilo dele, mas já tinha muitos recursos usados em Sitcoms anteriores.
O ruim desses videos do entreplanos,e que a gente presta mais atenção nas imagens doque na voz do cara🤣
Ei max podia fazer um vídeo sobre a trilha sonora de cowboy bebop :) ia ficar Bem legal, ótimo vídeo!
Seria ótimo! A Yoko Kanno é incrível.
Ou ainda sobre o cruzamento de gêneros cinematográficos em Cowboy Bebop. Fica a dica, EntrePlanos!
mto bom o vídeo, Max! continue sempre com esse trabalho maravilhoso! abraçosss!!
Uau, esses dias estávamos gravando um video e um amigo meu falou pra fazer uma coisa "pois somos o pais do futebol", nesse momento percebi o quanto cliches são ruins e chatos e como odeio eles asuidhaisudhhasuid mas é interessante estudar eles para NAO USAR ou MODIFICAR ou fazer o contrario deles e ficar bom. Ótimo vídeo, ótimo conteúdo, parabéns, adorei tudo do canal!!
Ah fala sério, utilizar cenas de "Brüno" como representação preconceituosa de um minoria é muito moralismo! A proposta do filme é claramente anárquica e crítica!
Né.
Eu também me incomodei com algumas cenas escolhidas na edição… porque às vezes o clichê era desejado ou o estereótipo era mesmo o objetivo, até para uma subversão… mas ficou parecendo pelo texto que acompanha a cena que era algo negativo
Como sempre, um material de boa qualidade e que dá gosto de ver.
PARABÉNS !!
Muito bom ver o Entre Planos crescendo tanto, sempre que possível indico. Show esse vídeo! É um tema que sempre estou discutindo rsrs
Conteúdo altamente relevante! Fiquei especialmente interessado quando vc falou em "subverter clichês". Muito obrigado!
Tem tb a questão de gerações, que não tiveram contato com algum filme, e algo que se desconhecia é sempre novidade e inovação o filme "guerra dos mundos" era uma novidade para mim até descobrir que o que assisti era um remake, assim como "o professor aloprado" (entregando minha idade, e uma sugestão para a nova geração que ler este comentário, buscar as versões anteriores dos filmes que conhecem para se divertir em dobro)
Eu adorava aqueles filmes divertidos com atores famosos mas com uma atuação questionavel (Coff Adam Sendler Coff Coff). Parei de gostar ao perceber os cliches. Eu quase morri de desgosto vendo o final de Pai Em Dose Dupla, é tão cliche que eu já sabia o final só de ver o trailer.
Adam Sandler é o rei da repetição. Ele só faz os mesmos tipos de filmes pão com ovo que você só não adivinha as falas dos personagens, mas as situações, o começo, meio e fim já estão na nossa cabeça. Ele pode fazer o filme do Nerd escroto ao Cara mais feliz e bem sucedido que os argumentos SEMPRE serão os mesmos.
O que me dá uma baita de uma vergonha alheia (de sentir as orelhas queimarem de vergonha) é quando os filmes brasileiros colocam esses elementos clichês de filmes americanos, dá vontade de desligar a TV.
Punch-Drunk Love
Adam Sandler é horrível
Max, fala sobre Dark!
Queria ver uma análise SUA sobre a série, você sempre me tras um visão diferente sobre uma obra que já vi e.. até achei que tinha entendido kkkk
No aguardo ^^
Acho q seria legal um vídeo sobre a diferença entre clichê e arquétipo. Não sei se em português a diferença é tão nítida, mas em inglês temos cliché e trope. Trope seria mais como um mecanismo de narrativa, enquanto cliché me dá a impressão de algo simplesmente batido (como o exemplo do carro que não liga). Um exemplo de trope seria "futuro ruim", em q um personagem de alguma forma pode ver um futuro possível e horroroso e passa a trama tentando impedir que isso aconteça. Apesar de já ter sido feito inúmeras vezes, isso não é um clichê. É uma diferença sutil. Não sei se reeeealmente valeria a pena um vídeo. Mas tem um portal online gigantesco só pra categorizar e debater os milhares de tropes, chamado tvtropes (q analisa tropes não só na tv, mas cinema, jogos, livros e até vida real). Excelente vídeo!
O teu trabalho neste site é muito bom. Parabéns.
EntrePlanos é o canal de cinema que mais tenho assistido no YT :)
Seu canal é muito show. Conteúdo de primeira, instrutivo.
Seu canal é demais! Parabéns pelo trabalho e pelos vídeos maravilhosos!!
Seinfeld é uma série que eu já conhecia faz tempo, mas só fui assistir a série de vez ano passado. Achei a série completamente engraçada e genial.
Muito bom, este vídeo!! Parabéns!
Fascinante 👍👍
Compartilho destas ideias, clichés não são necessariamente bons nem maus. São mais uma ferramenta a nossa disposição. O resultado é fruto da forma que usamos este utensílio
Véi, na boa, esse canal é muito bom! Como não tem 1 milhão de inscritos ainda?
Esse clichê explicadinho depende também da região ou país. Por exemplo, a Universal fez um final alternativo de "Orgulho e Preconceito" (2005). Joe Wright deixou a ultima cena com Donald Sutherland, sem beijo do atores Keira Knightley e Matthew Macfadyen na versão mundial, mas na versão US para o público de lá acostumado com clichês, tem beijo (que pra mim ficou horrível!)
Erica Bernardo desde quando beijo é clichê? E o que faz você pensar que o público dos EUA ja está acostumado com clichê ao contrário de todo o resto do mundo?
Beijo entre casais no final do filme não é clichê?
eu nao acho que beijo no final do filme seja clichê... é cada ideia... agora tal ação em determinado tempo do filme é clichê.... kkkkkkk fala serio
Claro que é! Olha só: vocês assistiram Sleepless in Seattle ( Sintonia de Amor). com Tom Hanks e Meg Ryan? Lembram do final? Então, Nora Ephron quebrou uma ideia que todo o público esperava mas não aconteceu. Aquilo é um exemplo de não seguir a regra, assim como foi com Pride & Prejudice.
Acabei de descobrir esse canal e já estou amando!
Um dos melhores canais sobre filmes!
Nossa, que canal maravilhoso!!! 😦😦😦❤️❤️❤️❤️
Excelente vídeo, Max.
Obrigado!
Max, faz um vídeo mostrando de quais filmes surgiram os maiores clichês do cinema. Seria bem legal.. Sucesso!
Cara, muito obrigada por este vídeo.
Poxa, estou gostando muito do seu canal! Tudo muito bem feito. Encontrei ontem depois do vídeo com a Mikann sobre o vazio. Estou assistindo váriosss rsrs Bjs 😘😘
Maravilhoso. Que análise inteligente. Muito bom.
Como sempre me ensinando muito, velho.
Brigadão!
Surpreendente Max! Teus vídeos são muito bons!
Muito boa sua narração! Parabéns!
Avatar, Dança com Lobos e O Último Samurai possuem o mesmo enredo. Isso seria cliché?
Agora particularmente eu acredito que dependendo do cliché e do modo como ele é usado ele não é de todo ruim.
O Ultimo Samurai e Dança com Lobos são bons filmes, são melancólicos, bem dirigidos, com atuações comoventes, trilha sonora profundamente conectada a atmosfera. Já Avatar é uma exibição de tecnologia com sem sal e de mal-gosto (com roteiro fraquíssimo e falta de criatividade na criação de mundos)
Avatar criou uma ambientação incrivel em Pandora, com todos as arvores funcionando como neuronios em uma grande consciencia. O principal foi a relação entre os nativos e a natureza, que a veem como parte de si mesmo, diferente dos humanos que só a enxergam como fonte de recursos. Só aí já foi uma grande crítica.
Em Avatar a história principal foi totalmente previsivel, mas a ambientação e a história implicita fizeram sua parte. Sem contar que a arte de Pandora ficou incrivel, sendo CGI ou não.
Existem modelos, né. Como a jornada do herói
Quando vi Avatar achei tudo lindo e tinha consciência que estava diante de um clássico, mas sempre com a sensação de ter visto aquela história em algum lugar. Então me lembrei de Pocahontas!
Cara...seu canal é sensacional
Adorei! Valeu!
8:28 isso não é tão errado realmente muitos assiaticos têm dificuldade de falar outros idiomas direito
Os japoneses por exemplo tem problemas com palavras com a letra L já os chineses e coreanos com o R
O que os filmes fazem é leva esse fato ao extremo exagero
Video incrivel! Principalmente na parte de estereótipos
Max, seus vídeos são sensacionais!
Primeiro video assistido, achei legal, MF recomendou seu canal ...
Atualmente os clichês que mais me incomodam são o do mexicano traficante e do russo traficante de armas
Mas que baita vídeo, parabéns!
Tomei susto com o gato kkkkk. Tava completamente distraído, num bom sentido... seus vídeos tem uma vibe tão boa que eu fico viajando neles
Que canal maravilhoso socorro
Fala sobre database e como Stranger things é basicamente um compilado das pesquisas do Netflix.
Essa história de que stranger things é baseada em pesquisas do algoritmo da Netflix é uma das muitas mentiras que foi inventada na internet e todo mundo saiu reproduzindo. Os irmãos Duffer já tinham o projeto na cabeça faz tempo tanto que o apresentaram para mais de 10 canais onde foram rejeitados só conseguindo aprovação na sua última tentativa com a Netflix.
acho válido
É cada gente sem informação... ta foda essa internet
kkkkkkk a serie com o maior numero de easter eggs que ja vi na vida ... vem me falar que tem originalidade... fala serio... o que seria do easter eggs sem fazer referencias?
Dário Senna pode não ser verdade, como não é. Mas... As pesquisas indicam justamente tudo
o que tem em stranger things e faz sucesso.
Aaaaaa eu amo esse canal dms sz
pergunta: existe alguma diferença entre clichê e trope?
Luke Mileto Trope é algo comum porém que não causa desgosto no público ou estraga a cena por eles já saberem o desfecho,ou dá aquela sensação de cansaço de ver de novo.
Exemplo de tropo é o Bando de 5,na qual existe:
O líder
O "Lancer" (que é o oposto do líder)
O Coração(que geralmente é mulher)
O cara de atitude questionavel
E o fortão
Outro tropo:
Alguém ser feito refém e os heróis terem de invadir uma fortaleza pra resgata-lo por exemplo.
Tropo é um conceito GERAL,uma tendência,mas não é um problema,nem incomodo usa-los
Já os cliches são BEM expecíficos e enchem o saco.
Como a cena do reflexo de assombração no filme de terror
O carro não pegar
O momento de tensão preparado pra pular só um gatinho
Etc
Um clichê é basicamente o que uma trope se torna quando usada repetidamente mais de um trilhão de vezes.
AAAA MELHOR CANAL!!!
*Entreplanos melhor canal de cinema EVER. Façam um vídeo sobre o recurso do PLOT TWIST, por que às vezes funciona bem e outras estraga o final de um filme? Poderiam também dar exemplos dos melhores e piores plot twists do cinema*
Muito boa esta abordagem sobre clichês!! parabéns..
Apesar de julgar de que acho muito difícil fugir disso, pois o filme ficaria completamente estranho à grande maioria das pessoas.. Querendo ou não, os clichês nos perseguem no nosso dia-a-dia, tipo: quando vc não tem nada para falar com alguém que não conhece e quer quebrar o gelo: "Será que chove hoje?" ou " vamos congelar neste frio né?" , sem contar no cotidiano profissional, somos inundados com situações repetitivas à exaustão.. heheheh.., abraços
Os bons companheiros!!!♥️
Bravooo! Adoro seus vídeos.
Um ótimo canal sobre cinema! Parabéns!
Outro clichê é o clickbait dos youtubers. Colocam na capa do vídeo uma imagem de que nem vão falar, só para atrair gente.
Triste kk
Ele cita Stranger Things
Tem muito filme que é um clichê do início ao fim. Depois dos primeiros 5 minutos a gente já sabe tudo que vai acontecer - inclusive os plot twists possíveis.
Maravilha de texto!
Muito bom!
Mais uma vez ótimo video, enquanto ao seinfeld até hoje pra mim é a melhor série de comédia de todos os tempos, por ser uma série atual mesmo após quase 20 anos depois de seu término... ótimo video manin.. e há se possivél faz um video sobre ... SÉRIES SUPERESTIMADAS, sei que ja falou sobre filmes .. mais tem alguma séries que não vejo questão de tanto alarde e que falam que são as melhores .. exe como vc citou no video de Friends ( que é uma boa série ) mais ao meu ver é superestimada por pegar muito nao só no clichê como também em várias fontes de séries ja existentes .. e noix abraços.
Q vídeo fantástico!
Nas séries modernas, a primeira a procurar subverter todos tipos de clichés é 24 Horas. É uma ótima sugestão para abordar como análise. Se hoje um herói pode assassinar por um bem maior, Jack Bauer fazia isso constantemente. Quem não se lembra de uma morte que tirou o sono de muita gente, a execução de Ryan Chapelle. Ora, nas séries pré-24 isso jamais aconteceria, pois o herói arrumaria uma forma de salvar a vida de um inocente. Aliás, eu percebi que estava diante de um produto diferenciado justamente no final da 1ª temporada, quando Jack corre para rever a esposa que, gra´vida (!!), já se encontrava morta!! Muito corajosa!!!
Vídeo excelente!
Vídeo excelente.
MEU DEUS VC EXPLICOU CLICHÊ TÃO BONITINHO pareceu meu professor de moderna do curso da UnB. Por uns 2 minutos.
Gostei muito do vídeo! Mas tenho algo a comentar, num caso pontual. Seria sobre o comentário sobre a fala "English" enquanto outra personagem começa a falar assuntos complicados. Ao meu ver isso não seria um clichê e sim m retrato da realidade, pois até em português por exemplo, falamos "Fala português por favor" quando não entendemos o que o outro quer dizer. Isso é comum no dia a dia, umaforça de expressão que os filmes/series simplesmente utilizam na sua construção.
Novos clichês substituirão os antigos.
Mas clichês jamais deixarão de existir.
Eu acho q a gente tem q parar de falar essa palavra " clichê " pois em algum momento tds filmes teram alguma cena ou até a própria história do filme sendo um clichê.
Já q sempre tem vários filmes q são criados td ano.
Que canal incrível
Mais um excelente video :)
Nessa parte do clichê esteriótipo eu lembrei que esses dias assisti Manequim, o primeiro, e tinha o personagem gay mais ridículo e ofensivo que já vi kk um gay escandaloso, barulhento, que quer fazer piada com qlqr coisa e é sem graça... Terrível. Fiquei imaginando o Diva Depressão vendo ele.
Animes são os maiores clichés que existe, ainda mais se a historia se passa numa escola. O meu anime favorito é Ataque dos Titãs pelo simples fato que é diferente e unico.
Um filme pra mim que é um clichê maravilhoso pq ele se propõe a ser realmente isso, mas de uma forma um pouco diferente é Imagine Eu & Você, ele usa e abusa de todos os clichês de rom coms, o roteiro é totalmente previsível mas mesmo assim traz a descoberta e leveza, por mostrar isso pelo ponto de vista do amor entre duas mulheres. Tudo é uma ferramenta, o problema é saber quando e o quanto usar.
O que vou dizer agora tem muito achismo e especulação, mas digo assim mesmo: o cinema é uma arte jovem, em torno de 110 anos, muito pouco em relação a literatura que existe desde os antigos sumérios, ou de sua difusão com a imprensa de Gutemberg nos anos de 1430. No entanto aos longo dos anos a quantidade de filmes produzidos é algo gigantesco, que talvez supere em pouco tempo a quantidade de obras literárias. Isso se da devido a uma indústria de cinema que alimenta um mercado cada vez mais voraz em consumir seu conteúdo. Eu estava abrindo a Netflix ontem e não encontrei nenhuma novidade, nada que me chamasse atenção, mesmo com o imenso catálogo, não quis ver nada de filme, mas tem tardes que assisto 2, 3 filmes. Se eu for comparar, levo dias pra ler um livro, mas horas pra assistir vários filmes. Creio que um mercado cada vez mais exigente, quem consome sem parar talvez esteja exaurindo a capacidade de inovar dos cineastas em tão pouco tempo, é necessário fazer filme o tempo todo, como numa indústria, mas o senso artístico talvez não esteja acompanhando essa demanda, ainda mais se levarmos em consideração que os filmes não podem causar estranheza, tem que manter certa identificação com o público. Por isso acho que os clichês tendem só a aumentar a medida que assistimos mais e mais filmes, talvez por isso os estúdios estejam investindo mais em séries que antes, é relativamente mais fácil produzir vários episódios de uma série que vários filmes!! Acho que nosso hábito como consumidores nesse mercado possa ser um fator a exaurir um pouco a criatividade e inovação do cinema.
Você que é de Brasília, já viu o curta 5 filmes estrangeiros, do Belmonte, acho, que usa o clichê num nível espetacular?
Passei por isso quando assisti The Haunting (1963). Embora tenha sido um filme que impressionou o público da época, ele me pareceu bastante aborrecido pois todos os elementos ali eu já conhecia em suas formas mais aprimoradas.
A verdade é que algo só se torna clichê quando as pessoas começam a pensar que é clichê, para algumas pessoas, mudar os clichês ou não ter clichês pode ser até um clichê em si.
Sepultamento na chuva...
Outro estereótipo que me incomoda são as generalizações regionais.
Gaúcho é sempre frango, nordestino só fala engraçado e Paulista é um ser frio e sem coração...
Ah vai eu até que gosto de clichês quando eles são bem usados
senti falta da menção à franquia scream, que é um ótimo exemplo de subversão brilhante dos clichês