Aproveitando que o Telecine tá te patrocinando, vc podia ver com eles pq tantos filmes estão vindo com aquele maldito efeito "soap opera". Eu já sou assinante, mas se insistirem com isso daí, vou pular fora.
Duas curiosidades: 1) No Exterminador do Futuro 2, na cena em que os protagonistas estão fugindo do T-1000 no carro da polícia com ele em cima da viatura quebrando o parabrisa traseiro, a câmera dá uma vacilada e pega parte de fora da tela traseira, dando para ver que se trata de uma tela projetada. 2) Em Prenda-me se for Capaz, na cena do personagem do Leonardo di Caprio vê um piloto andando umas aeromoças e a cena fica em câmera lenta, só o protagonista e o piloto/aeromoças ficam em câmera lenta. Os figurantes não ficam, como se aquele momento só se passasse ao personagem principal. Chega até um dos figurantes desviando do Leo, como se ele não fizesse parte daquilo. Genial o uso da câmera lenta nessa cena.
Os efeitos de Jurassic Park também são responsáveis pelo filme ter se tornado épico. Acho muito massa o uso da câmera lenta em alguns filmes icônicos como Carrie. Adorei o vídeo, Max!
Jurassic park foi o único filme que me fez realmente acreditar que o que estava na tela era genuíno, por esse motivo é um dos meus favoritos de todos os tempos !
Sim, concordo. E mesmo ainda contrariando as novas evidências de que os dinossauros teriam aparências diferentes das expostas no filme, os efeitos realistas da obra impressionam até hoje. E não perdem o respeito diante das sequências atuais feitas totalmente em CGI.
@@mocasale1 Uma curiosidade bacana, os dinossauros de Jurassic Park que é de 1993 são mais acurados cientificamente que os de Jurassic Park, um exemplo é o Estegossauro, em Jurassic Park: O Mundo Perdido, o Estegossauro tem a cauda seguindo o corpo como é na vida real, é levantada, enquanto a de Jurassic World fica quase arrastando no chão, como um lagarto. Ou seja, um filme de 1993 tem dinossauros mais realistas que os de 2015... É por isso que amo os dois primeiros filmes, você percebe que todo o amor da franquia foi realmente dado neles, não que os outros não sejam, mas eu sinto que a franquia Jurassic deixou de ser o que era lá no começo =(
Pensei a mesma coisa. O que achei mais surpreendente é que não é apenas a imitação de um animal, mas de um animal tentando se expressar e se comunicar.
Só pra acrescentar: Hoje em dia o uso das projeções no fundo das cenas, estão voltando ao uso, pois assim facilita o trabalho do pessoal dos efeitos especiais nos detalhes de reflexo! Quando se usa a tela verde, vc perde a possibilidade de ter um reflexo de luz e cenários. Como pode ser visto no próprio exemplo de "O primeiro homem": Eles usaram essa técnica, pois assim é muito mais fácil de ter as reflexões nos capacetes de astronauta dos atores.
Um cara que sabe usar muito bem vfx é o David Fincher. O histórico profissional dele tralhando com empresas do ramo no início de carreira contribuiu bastante.
Já sou assinante do telecine há alguns meses. E foi graças ao seu vídeo sobre filmes de faroeste! Acervo deles me impressionou! Mas decidi mesmo depois do seu vídeo sobre 007! Outra vez fui aí telecine e lá encontrei TODOS! Mto Bom!
Max, tu tá charmoso com essa cabeleira. Por davor,.por favorzinho faz um vídeo sobre a evolução na produção de documentários. Oq a bbc faz é tão incrível quanto os filmes que vai pro Oscar.
Eu tinha 8 anos de idade quando meu pai me levou ao cinema pra assistir o Jurassic Park. Cara, que sensacional! Foi uma experiência incrível em todos os sentidos.
Enigma da Pirâmide é show!!! Adoro!!! Jurassic Park impressionou no cinema, levei um baque na época!!! Max, antes do Terminator 2, houve o filme O Segredo do Abismo, do Cameron, com um efeito visual que trouxe a ideia para o Terminator. Sempre adorando seu canal!!!!
Sempre fui fascinado com os efeitos práticos. Acho melhor que essa overdose de efeitos visuais em filmes de super herói. Sei que vc se ateve ao catálogo do Telecine, mas vale lembrar o dolly zoom no corredor em Poltergeist.
A vontade de chorar de emoção ao ver o braquiossauro pela primeira vez é imensa. Marcou muito a minha infância quando assisti Jirassic Park (1993). Agradeço muito ao Steven por nos presentear com esse fenômeno de efeito visual.
Isso é fascinante. E mais fascinante ainda é ver que por mais que a tecnologia dos efeitos visuais avance, sem o homem, o artista por trás dela, ela não funciona.
De todos os efeitos visuais,o da câmera lenta sempre foi o meu favorito. Dentre vários cineastas que a usaram muito em seus filmes,Sam Packinpah,o ''Poeta da Violência'' a transformou em sua marca registrada na sua obra como Sob o Domínio do Medo (1971),Os Implacáveis (1972),Tragam-Me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974),Cruz de Ferro (1977) e principalmente no Western crepuscular Meu ódio Será Sua Herança (1969).
Os efeitos em O exterminador do futuro sempre me impressionou. Adoraria ver um vídeo falando de animações, algo que sou apaixonada. Esse efeito de captura de performance parece mt aquele efeito usado no anime Aku no hana que filma atores reais e depois transforma em desenho. Edit. Rotoscopia o nome do efeito
O mais impressionante do Exterminador do Futuro 2 que a cor metálica do T1000 foi uma adaptação frente a limitação técnica da época. Não tinha como texturizar e o máximo que se conseguia era o efeito de metal liquido. Ficou perfeito.
Michael Jackson utilizou a captura de movimento um ano antes de titanic no clipe dele chamado "Ghosts"!!! (quem não conhece assista, pois é maravilhoso)
Fiquei surpreso ao saber que a câmera traseira foi utilizada em Exterminador do Futuro 2. James Cameron usou esse recurso de forma muito convincente. Tão convincente quanto a maioria dos efeitos visuais de Jurassic Park, que, realmente, envelheceram muito bem. Além de terem sido um marco, pois, até então, os dinossauros eram reproduzidos por stop motion. Outro que revolucionou o cinema, tanto visualmente, quanto a nossa forma de pensar sobre a realidade foi Matrix. O efeito Bullet Time foi introduzido, inclusive, no jogo Max Paine, de forma bastante orgânica. Ótimo vídeo. Mais uma aula de cinema.
Fui dono de videolocadora por 12 anos por causa da minha paixão por filmes desde a adolescência. Efeitos visuais tornam a experiência de ver um filme algo transcendental!
Deu vontade de assistir esses filmes todos novamente! Que agonia assistir Vertigo, eu passei 06 anos sofrendo com vertigens por causa de labirintite, essas cenas me dão gatilho! 😆
A projeção traseira usada na série The Mandalorian é uma das coisas mais absurdas que eu já vi! Os caras montam o cenário, mexem na iluminação e cores, tudo em tempo real e em um software. É incrível
Lembro quando assisti T2, ficava pensando "Como fizeram isso?!" Uma curiosidade é que muitos efeitos que parecem Computação Gráfica na verdade são práticos, criados pelo estúdio do Stan Winston.
Ótimas escolhas de filmes. Muito legal saber mais detalhes sobre essas técnicas de efeitos visuais. Já sou assinante do telecine que tem um ótimo catálogo de filmes clássicos e lançamentos tb, mas, se eu não assinasse, com certeza iria adorar os 60 dias grátis. Vai valer muito a pena na quarentena rsrs
Como uma artista de vfx é sempre bom ver vídeos sobre a arte dos efeitos visuais. Gostei muito! Porem eu tenho algumas recesalvas: -Não citar pelo menos brevemente o Georges Méliès num video de vfx revolucionários é praticamente uma heresia :P - Eu não classificaria dolly zoom e slow motion por si só como efeitos visuais. É mais uma técnica de filmagem e em alguns casos como no Matrix, onde o slow motion foi puxado ao extremo indo além da capacidade física de captura da camera ai sim é considerado um vfx e nesse caso passa a ser chamado de bullet time. - Quando você fala de animação computadorizada na verdade você tá falando de efeitos digitais, pois os efeitos que você cita envolvem muito mais etapas do que só a animação computadorizada. - Ao falar de motion capture e da performance Andy Serkis no LOTR você não menciona que na época não existia ainda técnicas de capturas de movimentos de mão e rosto. Que isso foi tudo animado na mão mesmo por artistas vfx super talentosos usando claro a performance do Serkis como referência. E mesmo hoje em dia com a disponibilidade da captura de movimentos faciais o motion capture não sai limpinho da filmagem, pronto pra ser aplicado no personagem digital. É sempre um desafio que envolve vários artistas e departamentos especializados principalmente quando você quer "traduzir" o movimento de um ator humano pra um personagem com outras proporções como no planeta dos macacos que você citou. Enfim pode parecer procurar pelo em ovo da minha parte, mas acho importante não invisibilizar o trabalho de vários artistas em uma tecninologia, que certamente foi inovadora, e de forma alguma diminui a importância e talento dos atores de motion capture, mas que não funciona num vaco, sem o trabalho complexo e demorado de vários artistas de vfx por trás. O nosso trabalho já é invisibilizado o suficiente por sua natureza. 😜
Vi recentemente o T-2 depois de longos anos e presenteado com cenas "inéditas". Que filme a frente do seu tempo, no quesito técnico e referência no estilo ação, ficção e suspense também, pq não????😁 .
O maior filme de todos os tempos (pra mim) é: Matrix - efeitos visuais que me impressionou demais e uma história que, na época, nem conseguia entender rs
muito legal, porem adoraria ver mas sobre outros efeitos práticos sabe aqueles efeitos classicos que enxiam as telas nos anos 80 e 90 obrigado pelo otimo conteúdo
Os efeitos de captura de movimentos do Piratas do Caribe também foram perfeitos. Mereceu o Oscar. Só queria saber por que raios as empresas abandonaram os efeitos práticos com os efeitos especiais. Dava muito mais realismo.
Dá trabalho mesclar os dois e é bem mais rápido se preocupar com adicionar a CGI depois do que pensar em como alinhar as duas coisas, só alguns diretores ainda fazem isso. Mas sim, o melhor é sem dúvida quando mesclam os dois, Mad Max Estrada da Fúria tá aí de exemplo.
Acabei de ver a entrevista sobre o remake de Convenção das Bruxas e bem... Aquele efeito na Anne Hathaway não chega aos pés da maquiagem do primeiro filme. Estou torcendo para aquela coisa não ser o visual final dela.
Sobre usar câmera lenta pra fazer os personagens parecerem descolados, Peaky Blinders manda lembranças kkkkkk só q lá o uso é tão repetitivo q chega a ser cômico
Max, como exemplo de dolly zoom tem um plano em bacurau do Michael mirando pra cidade que é feito com essa técnica e o próprio enquadramento fica parecido com o trecho de et usado de exemplo no vídeo. Seria interessante vocês pensarem às vezes em dar exemplos do que tá sendo falado em filmes nacionais ou filmes importantes fora dos estados unidos, pra que o público possa ter contato com outras e novas referências. Sei que a estratégia de usar filmes clássicos mais conhecidos é válida e muito efetiva, já que gera uma identificação com o público e fisga nossa atenção pra entender o que tá sendo dito, mas também acho que diversificar um pouco pode ser saudável pra se pensar e analisar o cinema de forma mais descentralizada, colocando os filmes nacionais, por exemplo, num patamar "digno de ser usado como exemplo". Com isso, não nego a importância dos EUA no desenvolvimento de tecnologias e técnicas de efeitos especiais, mas sim falo que pode ser interessante mostrar o quão difundidas essas técnicas são e como são bem usadas por filmes do mundo todo. É algo muito sutil e pontual, mas acho que pode ser proveitoso (e já noto essa preocupação no canal, com o vídeo de deus e o diabo por exemplo, essa pode ser mais uma forma de colocá-la em prática)... Ótimo vídeo como sempre!!
Ótimo video. Eu sei que você estava preso ao catálogo do Telecine, mas eu senti falta de King Kong de 1933 nessa lista, pois foi absolutamente revolucionário.
video incrível! 💚 agora uma dúvida que eu fiquei é o quanto um efeito especial mal feito pode prejudicar nossa experiência com o filme... lembro que eu tive estranhamento com o filme "a múmia 2" por conta do cgi bizarro do escorpião rei no terceiro ato sendo que eu era criança e nem entendia dessas coisas.
Vídeo incrível. Mas é bom lembrar Max, que o efeito "líquido" impressionante que James Cameron barbarizou em T2 só foi possível após seu "primeiro teste", no subestimado "The Abyss/O Segredo do Abrismo" (1989). Abraço.
Quer experimentar o Telecine de graça por 60 DIAS?? Usa o nosso link! teleci.ne/2SDeHe8
60 dias? Oloko telecine
O Telecine é acessível nos Estados Unidos?
@Guilherme A. moro sim em New Jersey. É que ainda estudo inglês e um filme legendado faria parte do meu aprendizado.
Obrigado, Guilherme.
Aproveitando que o Telecine tá te patrocinando, vc podia ver com eles pq tantos filmes estão vindo com aquele maldito efeito "soap opera". Eu já sou assinante, mas se insistirem com isso daí, vou pular fora.
Os efeitos especiais do Jurassic Park são incríveis até hoje.
É impressionante como os efeitos visuais desse filme envelheceram bem, são poucos que conseguem isso
O Spielberg viajou no tempo pra fazer esses efeitos, deixa no chinelo filmes de hj em dia.
A junção entre efeitos digitais e práticos foi perfeito!
@@jon4th4np Liga da Justiça é um
Gostaria muito de ver um video mais detalhado sobre os efeitos de T2 e Jurassic Park
Mano do céu!! A cena de Exterminador do caminhão é uma projeção traseira?????? Chocado
Não dá pra perceber, sempre achei que fossem dubles maquiados
Só descobri isso agora tbm, com esse vídeo. Subestimei o efeito e quebrei a cara bonito!
Simm, eu tbm hahaha
Ia morrer sem saber disso.
Apenas a parte em q ele pega o John Conor. Aquele enquadramento de frente
Só quem viu o T-1000 e Matrix na época sabe o quão impactantes foram. Jurassic Park ainda impacta (o antigo).
Duas curiosidades:
1) No Exterminador do Futuro 2, na cena em que os protagonistas estão fugindo do T-1000 no carro da polícia com ele em cima da viatura quebrando o parabrisa traseiro, a câmera dá uma vacilada e pega parte de fora da tela traseira, dando para ver que se trata de uma tela projetada.
2) Em Prenda-me se for Capaz, na cena do personagem do Leonardo di Caprio vê um piloto andando umas aeromoças e a cena fica em câmera lenta, só o protagonista e o piloto/aeromoças ficam em câmera lenta. Os figurantes não ficam, como se aquele momento só se passasse ao personagem principal. Chega até um dos figurantes desviando do Leo, como se ele não fizesse parte daquilo. Genial o uso da câmera lenta nessa cena.
Nenhum efeito visual é mais icônico que o do bebê CGI do Crepúsculo, era de um realismo surpreendente.
(Este comentário contém ironia)
Ou o jovem Will smith
@@GrandmaMay ou o arnold schwarzenegger jovem do exterminador a salvação
Bebê tosco, entendi rsrs
Não sei oq é pior;
O efeito do bebê.... Ou, vc ter que fazer um disclaimer de ironia hoje em dia HAHAHAHHA"
Seria melhor se tivesse colocado um baby reborn.
Os efeitos de Jurassic Park também são responsáveis pelo filme ter se tornado épico. Acho muito massa o uso da câmera lenta em alguns filmes icônicos como Carrie. Adorei o vídeo, Max!
Max faz um vídeo sobre o que faz um casal ter química em romances, sempre tive dificuldade em entender isso, valeu ✌️
Boa!
UP!
Uai, o que faz o casal ter boa química é eles terem boa química. Kkkk
Acho que depende dos atores
Up
Jurassic park foi o único filme que me fez realmente acreditar que o que estava na tela era genuíno, por esse motivo é um dos meus favoritos de todos os tempos !
Eu amo os efeitos especiais antigos que eram artesanais.
Mas Exterminador do futuro 2 e Jurassic Park até hoje fico fascinado com os efeitos.
Jurassic Park até hoje é incrível
Tbm acho!
Sim, concordo. E mesmo ainda contrariando as novas evidências de que os dinossauros teriam aparências diferentes das expostas no filme, os efeitos realistas da obra impressionam até hoje. E não perdem o respeito diante das sequências atuais feitas totalmente em CGI.
@@mocasale1 Uma curiosidade bacana, os dinossauros de Jurassic Park que é de 1993 são mais acurados cientificamente que os de Jurassic Park, um exemplo é o Estegossauro, em Jurassic Park: O Mundo Perdido, o Estegossauro tem a cauda seguindo o corpo como é na vida real, é levantada, enquanto a de Jurassic World fica quase arrastando no chão, como um lagarto.
Ou seja, um filme de 1993 tem dinossauros mais realistas que os de 2015... É por isso que amo os dois primeiros filmes, você percebe que todo o amor da franquia foi realmente dado neles, não que os outros não sejam, mas eu sinto que a franquia Jurassic deixou de ser o que era lá no começo =(
Mano a atuação dos macacos do planeta dos macacos é absurda, e é um absurdo não ter sido mais reconhecida nas grandes premiações
Os jurados tem uma resistência enorme com esse lance de captura de movimentos, por isso.
Pensei a mesma coisa. O que achei mais surpreendente é que não é apenas a imitação de um animal, mas de um animal tentando se expressar e se comunicar.
@Vylion VesperCast Esse filme de 2001 é podre (tirando a maquiagem é claro).
Um dos melhores canais sobre cinema do UA-cam. Todas as vezes que o assisto termino ainda mais fascinado com a Sétima Arte.
Só pra acrescentar: Hoje em dia o uso das projeções no fundo das cenas, estão voltando ao uso, pois assim facilita o trabalho do pessoal dos efeitos especiais nos detalhes de reflexo!
Quando se usa a tela verde, vc perde a possibilidade de ter um reflexo de luz e cenários. Como pode ser visto no próprio exemplo de "O primeiro homem": Eles usaram essa técnica, pois assim é muito mais fácil de ter as reflexões nos capacetes de astronauta dos atores.
Jurassic Park é incrível...
Adorei seu Cosplay de Fátima Bernardes dos anos 90...
Um cara que sabe usar muito bem vfx é o David Fincher. O histórico profissional dele tralhando com empresas do ramo no início de carreira contribuiu bastante.
Vfx?
Já sou assinante do telecine há alguns meses. E foi graças ao seu vídeo sobre filmes de faroeste! Acervo deles me impressionou!
Mas decidi mesmo depois do seu vídeo sobre 007! Outra vez fui aí telecine e lá encontrei TODOS! Mto
Bom!
Excelente vídeo, muito bem explicado... T2 ainda é inacreditável, Jurassic Park tbm
Max, tu tá charmoso com essa cabeleira. Por davor,.por favorzinho faz um vídeo sobre a evolução na produção de documentários. Oq a bbc faz é tão incrível quanto os filmes que vai pro Oscar.
Eu tinha 8 anos de idade quando meu pai me levou ao cinema pra assistir o Jurassic Park. Cara, que sensacional! Foi uma experiência incrível em todos os sentidos.
Enigma da Pirâmide é show!!! Adoro!!!
Jurassic Park impressionou no cinema, levei um baque na época!!!
Max, antes do Terminator 2, houve o filme O Segredo do Abismo, do Cameron, com um efeito visual que trouxe a ideia para o Terminator.
Sempre adorando seu canal!!!!
a projeção traseira também foi usada em Star Wars nas cenas de batalha no espaço e em Superman de 1978 para representar o Clark voando
Sempre fui fascinado com os efeitos práticos. Acho melhor que essa overdose de efeitos visuais em filmes de super herói. Sei que vc se ateve ao catálogo do Telecine, mas vale lembrar o dolly zoom no corredor em Poltergeist.
Nunca uma mãe correu tanto e tão pouco espaço rsrs!!!
9:00 nooossa! Assisti o Enigma da Pirâmide quando era pequeno e realmente me lembro de ter ficado encantado com os efeitos!
Querido Max, fico feliz de ver as propagandas/patrocínios nos vídeos, sucesso!
A vontade de chorar de emoção ao ver o braquiossauro pela primeira vez é imensa. Marcou muito a minha infância quando assisti Jirassic Park (1993). Agradeço muito ao Steven por nos presentear com esse fenômeno de efeito visual.
Extraordinário episodio
Max Valarezo, vc é muito diferenciado!! Tô apoiando e na torcida pra q mais pessoas conhecerem o seu trabalho!!!
Cada vídeo é um salto de conhecimento para mim. Muito obrigado, Max!
Isso é fascinante. E mais fascinante ainda é ver que por mais que a tecnologia dos efeitos visuais avance, sem o homem, o artista por trás dela, ela não funciona.
Jurassic Park I me impressiona até hoje.
Eu tenho pesadelos até hj com os velociraptores abrindo portas
De todos os efeitos visuais,o da câmera lenta sempre foi o meu favorito. Dentre vários cineastas que a usaram muito em seus filmes,Sam Packinpah,o ''Poeta da Violência'' a transformou em sua marca registrada na sua obra como Sob o Domínio do Medo (1971),Os Implacáveis (1972),Tragam-Me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974),Cruz de Ferro (1977) e principalmente no Western crepuscular Meu ódio Será Sua Herança (1969).
6:00 eu confesso, já fiz isso e continuo fazendo hurheuheuehe
Ai, não sei, tô emotivo. Eu chorei nesse vídeo, sei lá pq. Gosto mto do seu trabalho. Dá orgulho de ver :')
Os efeitos em O exterminador do futuro sempre me impressionou. Adoraria ver um vídeo falando de animações, algo que sou apaixonada. Esse efeito de captura de performance parece mt aquele efeito usado no anime Aku no hana que filma atores reais e depois transforma em desenho. Edit. Rotoscopia o nome do efeito
Max, poderia fazer um vídeo explicando o que é fotografia no cinema?
Caraca maluco, incrível, extraordinário e maravilhoso. Eu q agradeço por esse EXCELENTE vídeo. Nunca tinha visto algo assim. Muito obrigado.
Meu Deus, melhor vídeo patrocinado que eu já vi!
Max que trabalha bem feito.
Alô Telecine? Patrocina mais o canal!
CGI, MoCap, Chroma key isso td é incrível! Manipular a realidade numa tela é algo inacreditável além de ser impressionante!!!
O trabalho das equipes de efeitos especiais são espetaculares! Excelente vídeo!
Adooooorei o vídeo!!!!! A gente aprende demais com vcs. Parabéns pelo trabalho incrível!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O mais impressionante do Exterminador do Futuro 2 que a cor metálica do T1000 foi uma adaptação frente a limitação técnica da época. Não tinha como texturizar e o máximo que se conseguia era o efeito de metal liquido. Ficou perfeito.
Michael Jackson utilizou a captura de movimento um ano antes de titanic no clipe dele chamado "Ghosts"!!! (quem não conhece assista, pois é maravilhoso)
Também inovou na técnica de morphing, no vídeo de Black or White
O melhor vídeo que eu já vi sobre o tema! Max sempre espetacular!
Veja sobre a tecnologia usada em mandalorian. É a evolução da projeção, pois utiliza simulação do terreno em tempo real. É muito legal 👍
Fiquei surpreso ao saber que a câmera traseira foi utilizada em Exterminador do Futuro 2. James Cameron usou esse recurso de forma muito convincente.
Tão convincente quanto a maioria dos efeitos visuais de Jurassic Park, que, realmente, envelheceram muito bem. Além de terem sido um marco, pois, até então, os dinossauros eram reproduzidos por stop motion.
Outro que revolucionou o cinema, tanto visualmente, quanto a nossa forma de pensar sobre a realidade foi Matrix. O efeito Bullet Time foi introduzido, inclusive, no jogo Max Paine, de forma bastante orgânica.
Ótimo vídeo. Mais uma aula de cinema.
UAU !! Uma das edições mais incríveis do Canal EntrePlanos. Parabéns aos envolvidos !!
Video perfeito. Parabéns pelo trabalho irmão
Fui dono de videolocadora por 12 anos por causa da minha paixão por filmes desde a adolescência.
Efeitos visuais tornam a experiência de ver um filme algo transcendental!
caramba AMEI esse vídeo e me arrepiei com a menção a jurassic park que sempre me deixa incrédulo quão perfeito é
Deu vontade de assistir esses filmes todos novamente! Que agonia assistir Vertigo, eu passei 06 anos sofrendo com vertigens por causa de labirintite, essas cenas me dão gatilho! 😆
A projeção traseira usada na série The Mandalorian é uma das coisas mais absurdas que eu já vi! Os caras montam o cenário, mexem na iluminação e cores, tudo em tempo real e em um software. É incrível
Lembro quando assisti T2, ficava pensando "Como fizeram isso?!"
Uma curiosidade é que muitos efeitos que parecem Computação Gráfica na verdade são práticos, criados pelo estúdio do Stan Winston.
Um video sobre a quantidade de frames e os diferentes efeitos que isso causa seria muito legal.
SHOW DE BOLA......APLAUSOS BOM TRABALHO.
Ótimas escolhas de filmes. Muito legal saber mais detalhes sobre essas técnicas de efeitos visuais. Já sou assinante do telecine que tem um ótimo catálogo de filmes clássicos e lançamentos tb, mas, se eu não assinasse, com certeza iria adorar os 60 dias grátis. Vai valer muito a pena na quarentena rsrs
Como uma artista de vfx é sempre bom ver vídeos sobre a arte dos efeitos visuais. Gostei muito!
Porem eu tenho algumas recesalvas:
-Não citar pelo menos brevemente o Georges Méliès num video de vfx revolucionários é praticamente uma heresia :P
- Eu não classificaria dolly zoom e slow motion por si só como efeitos visuais. É mais uma técnica de filmagem e em alguns casos como no Matrix, onde o slow motion foi puxado ao extremo indo além da capacidade física de captura da camera ai sim é considerado um vfx e nesse caso passa a ser chamado de bullet time.
- Quando você fala de animação computadorizada na verdade você tá falando de efeitos digitais, pois os efeitos que você cita envolvem muito mais etapas do que só a animação computadorizada.
- Ao falar de motion capture e da performance Andy Serkis no LOTR você não menciona que na época não existia ainda técnicas de capturas de movimentos de mão e rosto. Que isso foi tudo animado na mão mesmo por artistas vfx super talentosos usando claro a performance do Serkis como referência. E mesmo hoje em dia com a disponibilidade da captura de movimentos faciais o motion capture não sai limpinho da filmagem, pronto pra ser aplicado no personagem digital. É sempre um desafio que envolve vários artistas e departamentos especializados principalmente quando você quer "traduzir" o movimento de um ator humano pra um personagem com outras proporções como no planeta dos macacos que você citou.
Enfim pode parecer procurar pelo em ovo da minha parte, mas acho importante não invisibilizar o trabalho de vários artistas em uma tecninologia, que certamente foi inovadora, e de forma alguma diminui a importância e talento dos atores de motion capture, mas que não funciona num vaco, sem o trabalho complexo e demorado de vários artistas de vfx por trás. O nosso trabalho já é invisibilizado o suficiente por sua natureza. 😜
Sou apaixonado por efeitos visuais. Adorei o vídeo.
Mais uma aula magna sobre cinema do Max! Valeu menino!
Vi recentemente o T-2 depois de longos anos e presenteado com cenas "inéditas". Que filme a frente do seu tempo, no quesito técnico e referência no estilo ação, ficção e suspense também, pq não????😁 .
O maior filme de todos os tempos (pra mim) é: Matrix - efeitos visuais que me impressionou demais e uma história que, na época, nem conseguia entender rs
Muuuuiitoo bom! Excelente abordagem. Parabéns Max!
muito legal, porem adoraria ver mas sobre outros efeitos práticos
sabe aqueles efeitos classicos que enxiam as telas nos anos 80 e 90
obrigado pelo otimo conteúdo
Que vídeo foda! Sem comentários! 👏👏👏
Faltou falar de 2001, que na época foi muito surpreendente.
Sensacional! Que filmes incríveis! Gosto especialmente do trabalho em Jurassic park e Planeta dos Macacos!
cara seus conteúdos são muito ricos, muitas das suas dicas são muito, preciosas. Parabéns por todo seu trabalho, suas análises são muito.bem feitas.
Mais um vídeo impecável Max, parabéns ❤
Os efeitos de captura de movimentos do Piratas do Caribe também foram perfeitos. Mereceu o Oscar. Só queria saber por que raios as empresas abandonaram os efeitos práticos com os efeitos especiais. Dava muito mais realismo.
Dá trabalho mesclar os dois e é bem mais rápido se preocupar com adicionar a CGI depois do que pensar em como alinhar as duas coisas, só alguns diretores ainda fazem isso. Mas sim, o melhor é sem dúvida quando mesclam os dois, Mad Max Estrada da Fúria tá aí de exemplo.
Muito bom o vídeo. Eu gosto das temáticas que envolvem técnicas.
Acabei de ver a entrevista sobre o remake de Convenção das Bruxas e bem... Aquele efeito na Anne Hathaway não chega aos pés da maquiagem do primeiro filme. Estou torcendo para aquela coisa não ser o visual final dela.
Ainda bem que existem os efeitos visuais, meu mundo do entretenimento é bem melhor com eles.
A captura de performance na trilogia do _Planeta dos Macacos_ ficou sensacional.
É um filme melhor que o outro.
Trilogia magnífica.
Os vídeos deste canal são fantásticos!
Seus vídeos são sensacionais!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo vídeo sucesso 👏👏👏
Adoro vc Max, seus conteúdos são muito bons.
EXCELENTE TRABALHO DESTE CANAL!!!!
Sobre usar câmera lenta pra fazer os personagens parecerem descolados, Peaky Blinders manda lembranças kkkkkk só q lá o uso é tão repetitivo q chega a ser cômico
Muito bom. Parabens pelo trabalho
Devia ter citado a cena clássica de La Haine falando sobre o dolly zoom... acredito que foi de certa forma mais bem usada e icônica que a do Scorcese
Muito bom gostei demais parabéns pelo trabalho.
Max, como exemplo de dolly zoom tem um plano em bacurau do Michael mirando pra cidade que é feito com essa técnica e o próprio enquadramento fica parecido com o trecho de et usado de exemplo no vídeo. Seria interessante vocês pensarem às vezes em dar exemplos do que tá sendo falado em filmes nacionais ou filmes importantes fora dos estados unidos, pra que o público possa ter contato com outras e novas referências. Sei que a estratégia de usar filmes clássicos mais conhecidos é válida e muito efetiva, já que gera uma identificação com o público e fisga nossa atenção pra entender o que tá sendo dito, mas também acho que diversificar um pouco pode ser saudável pra se pensar e analisar o cinema de forma mais descentralizada, colocando os filmes nacionais, por exemplo, num patamar "digno de ser usado como exemplo". Com isso, não nego a importância dos EUA no desenvolvimento de tecnologias e técnicas de efeitos especiais, mas sim falo que pode ser interessante mostrar o quão difundidas essas técnicas são e como são bem usadas por filmes do mundo todo. É algo muito sutil e pontual, mas acho que pode ser proveitoso (e já noto essa preocupação no canal, com o vídeo de deus e o diabo por exemplo, essa pode ser mais uma forma de colocá-la em prática)... Ótimo vídeo como sempre!!
Um vídeo emocionante, obrigado!
Assistir Matrix no cinema ano passado foi a melhor experiência visual que tive dentro de uma sala de cinema, incrível os efeitos até hoje
Curti demais a lista!! Só filmaço!!
Parabéns, publicidade incrível e inteligente!
Excelente vídeo!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
como sempre mais um video sensacional!!! p.s: max seu cabelo ta enorme hahaha
Ótimo video. Eu sei que você estava preso ao catálogo do Telecine, mas eu senti falta de King Kong de 1933 nessa lista, pois foi absolutamente revolucionário.
video incrível! 💚
agora uma dúvida que eu fiquei é o quanto um efeito especial mal feito pode prejudicar nossa experiência com o filme... lembro que eu tive estranhamento com o filme "a múmia 2" por conta do cgi bizarro do escorpião rei no terceiro ato sendo que eu era criança e nem entendia dessas coisas.
Tava vendo MIB 1 hoje. Esse filme é de 97. Envelheceu muitíssimo bem.
Vídeo incrível.
Mas é bom lembrar Max, que o efeito "líquido" impressionante que James Cameron barbarizou em T2 só foi possível após seu "primeiro teste", no subestimado "The Abyss/O Segredo do Abrismo" (1989). Abraço.
Esse canal era pra ter milhões de inscritos.
É incrível o uso de câmera Lenta e captura de imagem nos Filmes do Homem-Aranha (2002-2007) pois o diretor desses filmes é ótimo
Parabéns Max, esse canal e o canal! Abraço
Isso me fez ficar imaginando o que pode ser criado no futuro 😍
Muito bom o vídeo. Parabéns.
Os efeitos visuais de O Senhor dos Anéis é incrível
São incríveis.
Qual área cuida desses efeitos computadorizados? Programadores? Designers? Ou algum específico? Sou apaixonado por esses efeitos e sua evolução.