O que é Cromodinâmica Quântica?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • Na primeira metade do século XX, o decaimento radioativo era um mistério, pois não era racional um próton mudar para um nêutron ou vice-versa. Esse fenômeno parecia ser aleatório, até que em 1964, o físico Murray Gell-Mann propôs em seus cálculos que deveriam existir partículas fermiônicas que compunham os prótons e os nêutrons. Essas partículas eram os quarks, os quais foram descobertos em 1968 no experimento de espalhamento inelástico profundo.
    Foi descoberto de início 3 tipos (sabores) de quarks, o U, o D e o S, posteriormente foram descobertos mais 3 sabores, o T, o B, e C. Logo, no experimento de espalhamento inelástico profundo, ficou provado que os prótons seriam compostos por 2 quarks de sabor U e 1 de sabor D, enquanto os nêutrons seriam compostos por 2 quarks de sabor D e 1 quark de sabor U. Sendo assim, tanto prótons quanto nêutrons são considerados como bárions do tipo delta, ou seja, são formados por trios de quarks U e D. Com isso, foi gerado um gráfico que relaciona essa dependência, sendo ele formado pelos 10 tipos possíveis de bárions, envolvendo os 6 sabores de quarks. Esse gráfico é o decupleto, e nele estão presentes os 4 bárions Δ, os 3 bárions Σ, os 2 bárions Ξ e o bárion Ω. Cada um deles com uma configuração específica de quarks U, D e S.
    Contudo, nessa análise gera-se um problema de inconsistência, que são os bárions que possuem trios de quarks iguais. Por exemplo, o bárion Ω possui 3 quarks do tipo S, o que indica que ele tem um spin de 3 x ½, ou seja, 3/2, indicando que todos os spins dos quarks dessa partícula são iguais, logo, ocupam um mesmo estado quântico. Todavia, por serem férmions, eles não podem ocupar o mesmo estado quântico ao mesmo tempo. Para resolver isso, foi proposto a existência de um novo número quântico, o qual possuiria 3 posições, que ficaram conhecidas como carga de cores, sendo representadas pelo padrão RGB. Contudo, não se relaciona com o espectro visível, mas sim, sendo esse somente uma analogia, que pudesse conceder três classes diferentes a esse número quântico. No caso, essa designação ficou conhecida como coloração e, a troca de cores entre os quarks foi chamada de cromodinâmica quântica. Cada cor possui uma equação correspondente, sendo que, quando um bárion é composto por três quarks de coloração diferente, ele é considerado um bárion incolor, ou seja, uma estrutura sem carga de cor, como ocorre para os prótons e nêutrons. Entretanto, existem também as anticores, as quais compõem a antimatéria, sendo assim, também existe o padrão RGB de anticores.
    Contudo, ainda faltava uma peça para completar essa dinâmica, pois todos os experimentos para encontrar quarks livres na natureza falharam, logo, eles só poderiam existir confinados no interior de outras partículas. Essa peça veio a ser os glúons, que são partículas bosônicas e que podem ocupar um mesmo estado quântico. No caso, os glúons são os mediadores da força nuclear forte, a qual manteria os quarks unidos em trio e, além disso, auxiliariam na dinâmica de mudança de cor. Esse processo, corresponde a mudança constante de números quânticos dos quarks, e isso ocorre pois cada um dos glúons são bicolores. Em outras palavras, quando um glúon de coloração RG interage com um quark de coloração R ou G, ocorre a formação de um quark de coloração B. Essa troca de coloração constante nos bárions, leva à incoloração e, dessa forma, a férmions estáveis.
    Nessa dinâmica, pode ocorrer em um dado momento, na presença de um bóson W ou Z, a absorção de energia ou a perda da mesma, levando a um dos quarks U converter a D a conversão de um próton a nêutron, e assim o chamado decaimento radioativo.
    _______
    Links de Livros de Ciências
    1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
    2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
    3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
    4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
    5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
    6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
    7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
    8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
    9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
    10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
    11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
    12. O Sonho de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
    13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
    14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
    15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
    ________
    Redes sociais do canal:
    Blog: licenciandoemq...
    Agenda do Canal:
    * Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.

КОМЕНТАРІ • 39

  • @meubelomundo
    @meubelomundo 2 місяці тому +1

    Sempre me atrai os conhecimentos desenvolver pela observações e teotias das ciências como física, química, filosofia, psicologia..

  • @eduardomelo9327
    @eduardomelo9327 Рік тому +5

    Tema, assunto, embaralhamento longe de ser familiar e claro. Valendo demais, sigamos nesse mundo maravilhoso e incógnito, buscamos juntos esse entendimento "básico" do Criador. Viva!!!

  • @antoniocarlossantosoliveir2619

    Bastante "profundo", para um "simples engenheiro", mas dá para entender, pois a explicação, é bem "rasteira", e bastante legal. Vá em frente companheiro, que nós estamos na "cola".

  • @Eduaroization
    @Eduaroization Рік тому +4

    Sensacional esses videos sobre esse assuntos que vc ta soltando ultimamente, subiu muito o meu nível de compreensão das coisas, estou no primeiro ano da graduação de quimica industrial e eu acho o máximo, continua fazendo por gentileza, é muito bom mesmo

    •  Рік тому

      Vou continuar. Obrigado pelo apoio.

  • @cenarios-fy9ib2mg2y
    @cenarios-fy9ib2mg2y Рік тому +4

    Obrigado pelo vídeo ótima vídeo aula

    •  Рік тому +1

      Fico muito feliz por vc ter gostado. 😉

  • @marsiellp
    @marsiellp Рік тому +3

    conteúdo de qualidade e acessível. Parabéns, Professor Israel

    •  Рік тому

      Agradeço as palavras professor Marsiel 😉

  • @marcello_._
    @marcello_._ Рік тому +4

    Perfeito! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @kombikaramujaninja5426
    @kombikaramujaninja5426 11 місяців тому +2

    Melhor aula de física. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. 👏👏👏👏

    •  11 місяців тому +1

      Fico feliz por vc ter gostado

  • @ytm.marvini
    @ytm.marvini 11 місяців тому +1

    Canal foda 🫶🏻

  • @crispedro13
    @crispedro13 10 місяців тому +1

    Sou leiga no assunto. Porém, fascinada pelo mesmo! Obrigada

  • @adimensaozero
    @adimensaozero Рік тому +1

    Meu caro colega desenvolvi uma teoria que demonstra que os quarks estão feitos de cordas.
    Busque Theory 5.

  • @brunob.7792
    @brunob.7792 4 місяці тому +1

    Qual a possibilidade de utilizarmos nêutrons em conjunto com a infodinâmica e a entropia, para alcançarmos a desestabilização total de átomos de metais?

    •  4 місяці тому

      Desestabilização? Para isso basta apenas remover um nêutron.

    • @brunob.7792
      @brunob.7792 4 місяці тому

      @ como colocar isso numa arma para fazer com que atmamrntos belicos sejam desativados? Tipo o metal das armas falhar e a arma não conseguir disparar?

    •  4 місяці тому

      @@brunob.7792 acredito que não dá certo. Qualquer coisa que remova nêutrons de um núcleo afeta os arredores. Sem contar que precisa estar próximo. Então, seria algo impossível.

  • @meubelomundo
    @meubelomundo 2 місяці тому

    como a dedução e indução são a base das teorias e ciências, promotora da constante mudanças e desenvolvimento.. Como algo que ninguém vê, pode se ter certeza que existem? assim como Deus ninguém vê, mas acredita...

  • @ludmilaclemente4294
    @ludmilaclemente4294 5 місяців тому

    Os quarks tendo carga elétrica poderia a se unir a gravidade quântica com a eletro e cromo dinâmica quântica?

    •  5 місяців тому

      Creio que não, pois os elétrons e os quarks não coexistem em mesmos estados quânticos.

  • @cayocomy5296
    @cayocomy5296 4 місяці тому +1

    Olá
    Você poderia me explicar o que significa o I3 no decupleto barionico? pelo o que eu entendi o quark up tem um valor 1/2, o down tem um valor -1/2 e o strange um valor 0; mas não consegui associar esses valores com nenhum outro numero quântico

    •  4 місяці тому +1

      Você pode ver que além de I, também tem S e Q. Especificamente, o I é vinculado ao isospin, já o S ao spin e o Q à carga elétrica. Então, o decupleto possui esses 3 eixos de distribuição. Atualmente, estou começando a entrar mais aprofundado na quântica aqui nos vídeos, logo logo vamos falar de decupleto novamente.

  • @canutojrcanuto
    @canutojrcanuto Рік тому +1

    No 1:37 não seria barionicas...??? 🤔🤔🤔😉😉😉

    •  Рік тому +1

      O prótons e nêutrons são considerados férmions compostos também. Principalmente naquela época, pois ainda não haviam descoberto os quarks.

    • @canutojrcanuto
      @canutojrcanuto 11 місяців тому

      @ muito obrigado pelo esclarecimento. Eu acompanho o seu canal não tem um ano, mas venho aprendendo bastante. Gosto da maneira como você explica as coisas, se eu tivesse um professor assim na época da escola acho que hoje além de gostar de física eu também entenderia... 😂😂😂
      Vou tentar prestar mais atenção nas suas aulas para não passar vergonha de novo... Obrigado pelo seu tempo e atenção! 😉😉😉

  • @davinte3754
    @davinte3754 9 місяців тому +1

    *colaração*

  • @thiagodecastromendonca
    @thiagodecastromendonca Рік тому

    O vídeo começa bem, mas ainda não prende a atenção como deveria. Chega a um ponto que lembra uma aula de física/química do ensino médio onde, sabemos, não atrai o interesse da maioria dos alunos (informação sendo despejada em linha reta). O potencial do canal é óbvio, mas precisa trabalhar melhor o roteiro. Perceba que seu público, imagino, seja como eu: curiosos acerca de como as coisas são. Até o próximo vídeo. 👍

    • @douglasantoniodatti3892
      @douglasantoniodatti3892 11 місяців тому +1

      Creio que não dá para aprender apenas assistindo o vídeo. Proponho que vc o assista, pause nos esquemas, copie-os ou os imprima. Depois assista novamente acompanhando suas anotações, creio que isso fará que haverá aumento do conteúdo absorvido.
      Faça ou procure na net esquemas que contemplem os novos termos e definições.
      Boa sorte pra nós.
      Abc

  • @douglasantoniodatti3892
    @douglasantoniodatti3892 11 місяців тому +1

    Olá, boa noite.
    Quero saber se a 0 Kelvin ocorrem alguma troca ou mudança dos gluons?

    •  11 місяців тому +1

      Em teoria, no 0 K a matéria para de ter energia, ela para de vibrar. Consequentemente haveria a aniquilação das partículas. O problema é que não é tão simples chegar no 0 K de forma natural.

    • @douglasantoniodatti3892
      @douglasantoniodatti3892 11 місяців тому

      @ Olá, boa noite. Vc usa o terno "aniquilação das partículas". Como posso interpretar isso?
      Desde já agradeço.

    •  11 місяців тому +1

      @@douglasantoniodatti3892 a partícula se converte em energia e se dispersa no meio.

    • @douglasantoniodatti3892
      @douglasantoniodatti3892 11 місяців тому

      @ então, mesmo sabendo-se que o 0 K é uma temperatura "teorica", ela tem a capacidade de vencer a força forte e converter massa em energia aos moldes da Teoria da Relatividade?
      Desculpe se estou sendo reticente, mas a aula está muito boa. Hehehe. Ah, não sei se estou perguntando uma asneira, mas é melhor perguntar que ter a dúvida.
      Abc