Caraca, irmão! Esse portátil é o sonho dos fãs de anime dos anos 2000! Não fazia ideia que tinha tanto título importante nesse console! Parabéns pelo trabalho impecável!
eu sempre me perguuuntava por tinha tao poucoo jogo d e digimon pra gameboy, alem do obvio pokemon ser da nintendo, wonderswam era da bandai que criou digimon, basicamente so saiu digimon pro gameboy quando o wonderswam acabou, igual sonic saindo pra nintendo quando a sega parou de fazer consoles
Mais um excelente documentário, parabéns! A concorrência era forte, o Game Boy era limitadíssimo, mesmo assim se sagrou vitorioso, por motivos não tão nobres assim, como o preço e a duração das pilhas.
Sensacional! Eu só descobri esse console quando iniciei no mundo do retrogame... Nos meus anos 90, não sei como, mas me passou batido esse console... Obrigado pelo maravilhoso documentário!
Terminei o vídeo,realmente é um console interesante,e o que eu notei vendo seus documentários é que parece que o público japonês preferia a ninterdo na maioria das vezes,porque mesmo o PC engine fazendo sucesso no Japão e o saturno sendo popular nos seus primeiros anos la o povo ainda preferia os produtos da ninterdo tanto que muitos preferia esperar ate o super famicon outros produtos serem lançados do que comprarem novos. E tem gente que pode dizer mas os portáteis ou consoles de mesa dela eram mais fracos ou menos avançados que os da concorencia,e eu concordo mas a ninterdo tinha em mãos franquias que so pelo nomes dariam milhões so por terem jogos lançados nos consoles,como Pokémon,zelda,Mário e donkie kong coisas que nei todas tinham ou que não eram tão populares no mundo dos games(como Sonic no Japão)
Portatil foda. Teve uma vida curta (infelizmente), mas era bastante promissor. Pena que nunca saiu do Japão. Tive um, com pelo menos 7 jogos, tive que vender quando começou a pandemia, mas assim como o PC-engine, quero reave-lo^^
@@videogamedocumentarios8459 estou fazendo questão de adquirir um SwanCrystal. Como é o último que saiu, ele tem mais recursos que os anteriores, fora que ele é de 24 bits (dizem), diferente do GBA que era de 32. Ainda assim dava para fazer muita coisa boa pra ele. Pena que ele sofreu devido a falta de jogos mais conhecidos ou um mascote forte pro mercado ocidental (similar ao que ocorreu com o Turbo Graphx16 e seu "Johnny Turbo)
Ronald mais um excelente mini documentário, faz o do Game boy Advence na minha opinião o melhor portátil já lançado de todos os tempos! Um autêntico arrasa quarteirões!
gostei desse portátil, o game boy marcou minha adolescência, mas esse com certeza era superior em gráficos, pena não ter saído do Japão, parabéns pelo vídeo 👏
E Não tem o que eu falei que ia fazer uma história,então teria uma cena que o meu protagonista estaria jogando esse console e o amigo dele perguntaria:por que você ta jogando esses videogame sendo que todos os jogos tão em uma língua difícil de entende,e ele responderia:eu não me importo eu sei falar e escrevi japonês fruetimente . Porque o console teria em sua maioria jrpg gênero favorito dele e meu também(uma perna que ainda não sei japonês)
Eu tenho o WonderSwan Color temático do Final Fantasy, e o jogo. Porém, só é possível jogar títulos traduzidos para o Inglês através de emulação. Vídeo sensacional do VG Doc!
Saudações! Eu conheci o Ultraman do Wonder Swan pelo seu vídeo e me amarrei demais. Curti mais que o de Snes, que jogo desde os anos 90. Valeu, um abraço! *
O Console é de 16 bits mas só tem jogo preto e branco! Logíco que o game boy collor iria ganhar. E só depois de um ano ter lançado uma versão colorida isso deu tempo para nintendo focar em um portatil muito mais poderoso.
Faz sentido pra época pelo fato das baterias estarem engatilhado e tudo ainda era movido a pilhas! Qual vc preferiria um console colorido com bom visual fazendo 4h com 4 pilhas ou um que tivesse um visual mais simples fazendo 40h com uma pilha! Lembro a fortuna que paguei pra zerar Pokemon Gold em um gba foram muitas pilhas mesmo usando um fone!
@@jesusemestrejedi2170 eu não sabia que ele fazia 40 horas com uma pilha. ainda assim preto e branco éra obsoleto. a diferença é muito grande de imagens.
Caramba, saber desse console vai ser muito massa, principalmente com o tanto de informações que esse canal se próprio a trazer em todos os vídeos, dando play agora 🎉🎉
Rapaz, até cheguei a zerar o Klonoa Moonlight Museum no emulador, e conhecia o Dicing Knight e os jogos do Final Fantasy no WonderSwan (que inclusive acabaram servindo como base pras versões de GBA e PSP, que até hoje são as melhores versões desses jogos), mas não imaginava que tinha tanta coisa assim nesse portátil além disso, ou q ele só usava 1 pilha comparado com 4 do Gameboy e 6 do Game Gear agora eu quero um rsrsrs mesma coisa pro Saturn com todos os jogos 2D e o PC-Engine (CD) com os RPGs, principalmente os da Falcom, consoles f*das e relativamente desconhecidos
Interessante é um console bem nichado, acho que com apenas 8% do mercado japa eles fizeram certo em não lançar globalmente ia fracassar e o prejuizo iria ser maior!
A Nintendo demitiu o criador do Game Boy por uma falha, algo comum nessa empresa que só se destaca pelos jogos. Não é a primeira vez que ela demonstra arrogância.
Dizem que ele foi muito humilhado, depois do fracasso do Virtual Boy, mesmo sendo responsável por grandes trabalhos prestados á empresa. A forma que ele morreu foi horrível. Uma pena! Com relação ao console, eu acho ele ótimo.
Complicado isso, essa situação saiu em um jornal japonês na época, mas o próprio Yokoi disse que a Nintendo não o culpou sobre o Virtua Boy. Mas eu divido disso, essas empresas são assim, quando você não os agrada, te descarta.
SEGA, SNK, Bandai, Atari, as maiores tentaram adentrar o mercado dos portáteis afim de bater a Nintendo e foram completamente derrotadas, mas no fim acho que valeu a tentativa de cada uma, destaco o Neo Geo Pocket e o Game Gear das empreitadas mais ousadas com relativo sucesso. Daqui a um tempo vai ter um Doc do novo projeto da Tectoy, quem sabe desta vez ela consegue entrar pra história sozinha né (mas se quiser fazer do Zeebo, estarei aqui com meu textão). Este portátil Wonderswan deveria ter sido lançado fora do mercado japonês, afim de tentar conquistar um novo público e com games que atraíssem o consumidor americano. Estratégia super falha ao meu ver. No aguardo também do doc do Gizmondo, onde há uma grande polêmica por trás. Abração Ronald!
Acabou que o próprio Gunpei criou o Gameboy e nem ele conseguiu fazer algo mais pra bater de frente com essa criação, mas valeram as tentativas das rivais.
Tinha que ter muita coragem, o pior que todos os concorrentes da linha GB, eram superiores tecnicamente, mas só poder não garante o sucesso de uma plataforma.
Assine o clube do canal e assista documentários exclusivos:
ua-cam.com/channels/i0B60S8A1iDf647rFwx-jw.htmljoin
Nunca ouvi falar desse portátil, achei muito da hora. Ótimo vídeo como sempre! ❤
Obrigado, vale a pena conferir os jogos, muito bonitos
Caraca, irmão! Esse portátil é o sonho dos fãs de anime dos anos 2000! Não fazia ideia que tinha tanto título importante nesse console! Parabéns pelo trabalho impecável!
Hoje tem vários jogos traduzidos em inglês por fãs, vale a pena conferir, gostei muito do Ynuiasha, que jogo bonito!
eu sempre me perguuuntava por tinha tao poucoo jogo d e digimon pra gameboy, alem do obvio pokemon ser da nintendo, wonderswam era da bandai que criou digimon, basicamente so saiu digimon pro gameboy quando o wonderswam acabou, igual sonic saindo pra nintendo quando a sega parou de fazer consoles
Joguei alguns digimon's do wonderswan via emulador, ter usufruído desse portátil na época deve ter sido muito fantástico
Penso o mesmo, o bom que hoje em dia, tem vários jogos do WonderSwan traduzidos para o inglês, da para curtir os melhores jogos.
Mais um excelente documentário, parabéns! A concorrência era forte, o Game Boy era limitadíssimo, mesmo assim se sagrou vitorioso, por motivos não tão nobres assim, como o preço e a duração das pilhas.
As vezes largar primeiro é uma vantagem e tanto
@@surgerous Sim, ele já tinha uma base gigantesca instalada, no final dos anos 90, mas, até o Game Gear em 1990, foi superado com facilidade.
Nem sempre poder garantia sucesso, tinha outros fatores, como preço, custo de fabricação, apoio das desenvolvedoras entre outros.
@@videogamedocumentarios8459 Exato!
Voz de locutor de desenho animado da poxa!!! Eu já tô afim de pegar um desses Wonder
Kkk valeu!
Sensacional! Eu só descobri esse console quando iniciei no mundo do retrogame... Nos meus anos 90, não sei como, mas me passou batido esse console... Obrigado pelo maravilhoso documentário!
Então foi igual 99,9% dos jogadores kk
Conheci pelas revistas Gamers, e depois apenas por emulação, e gostei muito
Só tem no JP né ? Só teve pelo menos.
@@Caioyeahh sim, ficou somente por lá
Acho muito legal o canal explorar a história desses consoles menos conhecidos.
O único portátil que conseguiu competir com a Nintendo foi o PSP.
Terminei o vídeo,realmente é um console interesante,e o que eu notei vendo seus documentários é que parece que o público japonês preferia a ninterdo na maioria das vezes,porque mesmo o PC engine fazendo sucesso no Japão e o saturno sendo popular nos seus primeiros anos la o povo ainda preferia os produtos da ninterdo tanto que muitos preferia esperar ate o super famicon outros produtos serem lançados do que comprarem novos.
E tem gente que pode dizer mas os portáteis ou consoles de mesa dela eram mais fracos ou menos avançados que os da concorencia,e eu concordo mas a ninterdo tinha em mãos franquias que so pelo nomes dariam milhões so por terem jogos lançados nos consoles,como Pokémon,zelda,Mário e donkie kong coisas que nei todas tinham ou que não eram tão populares no mundo dos games(como Sonic no Japão)
Nintendo é patrimônio cultural no Japão, a empresa tem mais de 100 anos, consolidada e com seu público fiel, desafiar essa tradição não era fácil.
Bora conhecer mais um monstrinho rsrs
Eu teria sido muito feliz se tivesse tido um portátil nos anos 90. Passaria horas, escondido, jogando 😅
Somos dois kkk
Como sonhava em ter um Game Boy para jogar Pokémon😁
Primeira vez que ouço falar desse console. Parecia ser interessante. Mas o gameboy era hegemônico demais
Ele era muito forte para sua época, pena não ter força para competir com a Nintendo
Eu vi uma menina oriental jogando em um desses no aeroporto 1999 era preto e branco e pouco tempo depois li uma game Power que falava do aparelho.
Excelente vídeo, muito boa a resolução das imagens da época, parabéns!!! Ganhou um inscrito com esse vídeo 😊
Seja bem vindo! 👍🏻🫡
Interessante notar que o Wonderswan sendo 16bit tinha gráficos melhores que o GBA em vários casos
Exato, ou equiparado, e perceba que o hardware é de 1996... Ótimo trabalho da Bandai e Koto laboratory
Bacana demais ! Parabéns a Bandai. Hoje aproveito muito o aparelho emulando no Nintendo Wii !
Muito top✌🏻
Portatil foda. Teve uma vida curta (infelizmente), mas era bastante promissor.
Pena que nunca saiu do Japão.
Tive um, com pelo menos 7 jogos, tive que vender quando começou a pandemia, mas assim como o PC-engine, quero reave-lo^^
Tenho muita vontade de ter esses portateis antigos, mas com tela Ips e everdrive, enquanto não consigo, emulo pelo PSP perfeitamente.
@@videogamedocumentarios8459 estou fazendo questão de adquirir um SwanCrystal. Como é o último que saiu, ele tem mais recursos que os anteriores, fora que ele é de 24 bits (dizem), diferente do GBA que era de 32. Ainda assim dava para fazer muita coisa boa pra ele. Pena que ele sofreu devido a falta de jogos mais conhecidos ou um mascote forte pro mercado ocidental (similar ao que ocorreu com o Turbo Graphx16 e seu "Johnny Turbo)
Ronald mais um excelente mini documentário, faz o do Game boy Advence na minha opinião o melhor portátil já lançado de todos os tempos! Um autêntico arrasa quarteirões!
O Advanced vai chegar sim, valeu
Bem que a Bandai poderia lançar uma coletânea para as plataformas atuais com os principais jogos lançados
Seria ótimo! E traduzidos para inglês
Sim, seria excelente ☺️
gostei desse portátil, o game boy marcou minha adolescência, mas esse com certeza era superior em gráficos, pena não ter saído do Japão, parabéns pelo vídeo 👏
Valeu pelo apoio 👍🏻
E Não tem o que eu falei que ia fazer uma história,então teria uma cena que o meu protagonista estaria jogando esse console e o amigo dele perguntaria:por que você ta jogando esses videogame sendo que todos os jogos tão em uma língua difícil de entende,e ele responderia:eu não me importo eu sei falar e escrevi japonês fruetimente .
Porque o console teria em sua maioria jrpg gênero favorito dele e meu também(uma perna que ainda não sei japonês)
Mas tem alguns jogos traduzidos por fãs, e a lista está aumentando.
Fora de série como sempre, um tema legal dessa época tmb seria o Ngage e os jogis Symbian da Nokia que vieram depois, ten muita coisa boa
💪🏻
Eu tenho o WonderSwan Color temático do Final Fantasy, e o jogo. Porém, só é possível jogar títulos traduzidos para o Inglês através de emulação. Vídeo sensacional do VG Doc!
Obrigado, e que maneiro que você tem um portátil, excluindo os de luta, que não precisa de tradução, tem vários jogos em inglês, vale a pena conferir.
Saudações! Eu conheci o Ultraman do Wonder Swan pelo seu vídeo e me amarrei demais. Curti mais que o de Snes, que jogo desde os anos 90. Valeu, um abraço! *
Aí sim kk
Tem outros jogos de luta top, como Digimon Battle spirits, One piece grand coleseum, Pocket Fighter e Guilty Gear
Conhecia so por nome, mas graças ao seu trabalho podemos conhecer como ele aparentemente era bom. Parabens pelo video Ronald
Muito obrigado
Incrível o poder e a quantidade de acessórios. Pena mesmo não ter saído do Japão.
Incrível mesmo, vale a pena conferir os jogos 👍🏻
caramba, nao imaginava que ele usava apenas uma pilha
O Console é de 16 bits mas só tem jogo preto e branco! Logíco que o game boy collor iria ganhar. E só depois de um ano ter lançado uma versão colorida isso deu tempo para nintendo focar em um portatil muito mais poderoso.
Tinha a versão em cores mas como ele chegou tarde não tinha como concorrer contra o game boy por está anos no mercado e muito bem consolidado
Foi o mesmo erro da SNK, depois não deu pra correr atrás do prejuízo.
Faz sentido pra época pelo fato das baterias estarem engatilhado e tudo ainda era movido a pilhas!
Qual vc preferiria um console colorido com bom visual fazendo 4h com 4 pilhas ou um que tivesse um visual mais simples fazendo 40h com uma pilha!
Lembro a fortuna que paguei pra zerar Pokemon Gold em um gba foram muitas pilhas mesmo usando um fone!
@@jesusemestrejedi2170 eu não sabia que ele fazia 40 horas com uma pilha. ainda assim preto e branco éra obsoleto. a diferença é muito grande de imagens.
Caramba, saber desse console vai ser muito massa, principalmente com o tanto de informações que esse canal se próprio a trazer em todos os vídeos, dando play agora 🎉🎉
Está muito irado, esse console tem.uma história incrível
@@videogamedocumentarios8459 Sim já assistir , ficou irado mesmo.
Nossa se tiver rom traduzidas para o inglês quero testar um emulador de Wonderswan. Ótimo vídeo, como sempre.
Tem várias, busca no Google que encontra os melhores
Mais um likezasso.
Obrigado pelo like
Uma duvida,ele teve jogos traduzidos por fãs ser sim quantos estão traduzidos?
Tem vários, alguns dos melhores 👍🏻
O WonderSwan têm varios jogos de Digimon que nunca foram lançados em outro lugar. Tenho interesse nesses jogos
Alguns estão traduzidos para inglês, são muito bons, queria ter jogado quando era fanático pela série no inicio dos anos ,2000 kk
@@videogamedocumentarios8459 eu sou muito fã de Digimon até hoje. Não sabia das versões em inglês, vou dar uma olhada
Rapaz, até cheguei a zerar o Klonoa Moonlight Museum no emulador, e conhecia o Dicing Knight e os jogos do Final Fantasy no WonderSwan (que inclusive acabaram servindo como base pras versões de GBA e PSP, que até hoje são as melhores versões desses jogos), mas não imaginava que tinha tanta coisa assim nesse portátil além disso, ou q ele só usava 1 pilha comparado com 4 do Gameboy e 6 do Game Gear
agora eu quero um rsrsrs
mesma coisa pro Saturn com todos os jogos 2D e o PC-Engine (CD) com os RPGs, principalmente os da Falcom, consoles f*das e relativamente desconhecidos
Kkk top mano!
maravilha ronald
👍🏻
Valeu!
Valeu parceirão! 👍🏻
Excelente vídeo!
Obrigado 😃
Ótimo vídeo!
Gratidão 🙏🏻
Muito bom o vídeo
Tmj ✌🏻
Muito bom
Obrigado 😄
Interessante é um console bem nichado, acho que com apenas 8% do mercado japa eles fizeram certo em não lançar globalmente ia fracassar e o prejuizo iria ser maior!
Quem sabe, o Mega Drive foi um fiasco no Japão, e um sucesso no Ocidente, deveria ao menos tentar
Wonderful
Valeu ✌🏻
A Nintendo demitiu o criador do Game Boy por uma falha, algo comum nessa empresa que só se destaca pelos jogos. Não é a primeira vez que ela demonstra arrogância.
Quando vai ter o documentario definitivo sobre a historia dos jogos do mario?
Não tinha pensado ainda, mas boa sugestão, seria GIGANTESCO o vídeo kk
Dizem que ele foi muito humilhado, depois do fracasso do Virtual Boy, mesmo sendo responsável por grandes trabalhos prestados á empresa. A forma que ele morreu foi horrível. Uma pena! Com relação ao console, eu acho ele ótimo.
Complicado isso, essa situação saiu em um jornal japonês na época, mas o próprio Yokoi disse que a Nintendo não o culpou sobre o Virtua Boy.
Mas eu divido disso, essas empresas são assim, quando você não os agrada, te descarta.
@@videogamedocumentarios8459 exatamente.
SEGA, SNK, Bandai, Atari, as maiores tentaram adentrar o mercado dos portáteis afim de bater a Nintendo e foram completamente derrotadas, mas no fim acho que valeu a tentativa de cada uma, destaco o Neo Geo Pocket e o Game Gear das empreitadas mais ousadas com relativo sucesso. Daqui a um tempo vai ter um Doc do novo projeto da Tectoy, quem sabe desta vez ela consegue entrar pra história sozinha né (mas se quiser fazer do Zeebo, estarei aqui com meu textão). Este portátil Wonderswan deveria ter sido lançado fora do mercado japonês, afim de tentar conquistar um novo público e com games que atraíssem o consumidor americano. Estratégia super falha ao meu ver. No aguardo também do doc do Gizmondo, onde há uma grande polêmica por trás. Abração Ronald!
São potenciais que nunca foram explorados, uma pena, mas deixaram jogos ótimos, e tecnologias acima do que era encontrado na época.
Pra mim, todos estes citados eram melhores que o Game Boy.
@@Jogadireito79 Concordo, porém não atingiram a meta e as empresas se viram obrigadas a abandonar seus projetos no sentido de dar o devido suporte!
Acabou que o próprio Gunpei criou o Gameboy e nem ele conseguiu fazer algo mais pra bater de frente com essa criação, mas valeram as tentativas das rivais.
O Yokoi veio de dois fenômenos seguidos, o Game e Wach e o Gameboy, uma hora algo não sairia como planejado
que pena que não fez sucesso na época, isso ai era impressionante perto do gameboy
Jogos com gráficos lindíssimos
👏👏👏🎮♥️
👍🏻🫡
😎🤙
O novo tomb raider ainda tem/terá algo da square?
Acredito que não...
" 🐾 >>> 🔥 ❤ 😍 ❤ 🔥
✌🏻
Querendo ou não, foi uma tentativa ousada. Desafiar o monopólio da Nintendo no mundo dos portáteis nunca foi fácil pra ninguém...
Tinha que ter muita coragem, o pior que todos os concorrentes da linha GB, eram superiores tecnicamente, mas só poder não garante o sucesso de uma plataforma.
Anderson One
✌🏻
Bom dia! Tem como dar vários likes? Hehe
Sempre tem 😁✌🏻