32X e Sega CD são exemplos do desconhecimento do mercado de games e seu publico, que pairava nos anos 90, natural até por ser uma mídia ainda muito jovem, e validos pela ousadia e experimentação. Mas fica ainda mais claro tempos depois que o consumidor médio que compra um console não está muito disposto a investir upgrades, principal diferença pra um PC gamer. Otimizar ao máximo o software e soluções criativas sempre vai ter resultados melhores, enquanto a Sega lhe vendia um 32X pra estender a vida útil frente a inevitável obsolescência, a Nintendo simplesmente lançava um Donkey Kong Country.
Melhor canal ever !! Vgdoc é com ampla vantagem o melhor canal do BR. Com o tempo e volume de docs que forem sendo subidos vai tar entre os melhores do mundo. É muito feliz na narração tecnica sem exprimir opinião. Aprendam aí vcs que querem fazer algo nessa linha é assim q se faz documentário.
Vídeo perfeito parabéns,a Sega poderia ter aproveitado o máximo do potencial do Sega CD entregando belos jogos em 2d assim como a Nintendo estava entregando com o Super Nintendo,no momento certo deveria focar todos os esforços no Saturn descontinuado aos poucos os demais aparelhos,o 32X foi um erro gigantesco infelizmente do 32X em diante a Sega caiu ladeira abaixo.
No jogo Chaotix o 32X fazia apenas o hud e os personagens, que eram bem animados e com efeitos de zoom. O cenário era feito pelo MD. O colorido vinha da utilização das quatro paletas de cores inteiramente no cenário.
Gostei bastante pq vc realmente deu destaque a parte técnica do acessório, explicando o funcionamento, seus altos e baixos. A maioria só grava afim de meter bronca no 32X, e que ele faliu a Sega.😄 Sua analise foi mais honesta.👍 O Ed Topzeiro, disse algo certo em um video dele. "A Sega quis varrer o Mega para debaixo do tapete, como se nunca tivesse existido." Ele tava certo. Nessa época o Mega drive, era o carro chefe da Sega, e ele já estava a um tempo no mercado, então ele já era mais barato de se produzir. O foco devia ter sido nele, até entrar na próxima geração. Foi o que Nintendo fez com o Nes e o Snes. Mas até a Nintendo lançou as suas bombas no mercado. Mas soube se lidar melhor que a Sega.👍
Eles tentaram esticar o tempo do Mega, mas tomaram as piores decisões no momento, o 32x foi um erro, mas o Neptuno seria maior. Situação complicada da Sega
Vídeo incrível como sempre, o que uma falta de planejando pode ocasionar, incrível como a sega foi sua principal responsável por alguns erros de estratégia, pois era muito adorada pelos jogadores 😊
Nesse período, sede e filial já se desentendiam e quando foram perceber o fiasco do 32x era tarde demais, além de sair no mesmo momento do Saturn, é óbvio que o público iria ficar com o pé atrás com tantos produtos no mercado, o desespero já batia à porta. Tenho um amigo que teve o 32x (Tectoy) na época e o dele em específico sempre dava algum problema e de tanto ser levado a assistência técnica, foram ofertados cartuchos pra ele como uma forma de 'desculpa' por tantos defeitos, apesar dele gostar muito do periférico. Eu na época não me interessei à ponto de querer adquirir, mas de modo geral era interessante. Quem sabe a história não seria outra se ele fosse meticulosamente estudado ou mesmo terem lançado o Neptune apenas como uma nova versão do Mega Drive, mas muito antes de saírem as primeiras matérias à respeito do 32x. Ao meu ver, seria muito mais viável, segurava o Saturn mais um pouco pra que se pudesse dar o devido suporte, mas a pressa sempre foi o lema da SEGA, chegar antes ao mercado, pensando em estar à frente e isto nunca mais deu certo depois do Mega Drive (a nível mundial). Já mandei o link desse video pro meu amigo ver, aposto que ele vai adorar o ultra Doc. Abração Ronald!
Acho que de algum modo a Sega deveria ter criado um novo console 1 ano depois do lançamento do SNES, ou similar ao 32x, poderia ter impactado a Nintendo e pego uma fatia do mercado e produtoras.. fez um mega cd que não decolou, depois 32x atropelado numa época que snes estava nadando com as produtoras tirando máximo proveito da plataforma, e ainda me lança o Saturn pouco depois do 32x os consumidores perderam a confiança...
Tenho o 32X até nos dias de hoje, tive-o em 1996 e tenho apenas 2 jogos: Virtua Fighter e Fifa 96. Na época os jogos eram bem caros. Infelizmente um projeto que não teve grande rendimento. 😢
O meu tb, estou com o console desde 1994, veio dos EUA e só tenho os 3 jogos originais que comprei na época: Doom, Virtua Racing e Star Wars Arcade. Há uns 2 anos comprei um everdrive e aí sim conheci os outros jogos. O 32x foi algo que passou muito rápido... nunca achei um videogame ruim, apenas não foi bem aproveitado
Eu comprei o 32X no lançamento paguei a bagatela de 600 reias NA ÉPOCA foi muito muito $$ e junto levei o cartucho cosmic Carnege. Depois de um tempo vi que não ia pra esse add-on apesar de ter jogado bons games como virtua racing e doom. Então fiz negócio em um 3DO da Goldstar aí sim joguei games incríveis como road rash, the need for speed, street e entre muitos outros jogos.
Esse foi meu primeiro console antes do PS1. Sonic e Tails são os nomes dos meu cachorros. Mas o jogo mais legal pra mim é Piu Piu e Frajola. 😂 Parecia um projeto de mundo aberto. Mais um trabalho incrível Ronald.
A sega e suas seguices kkk, muito bom o video o 32x era bem poderoso quem sabe se tivesse chegado junto com Sega cd sendo um unico acessório teria dado certo!
Ótimo vídeo!! Que pena esse acessório não ter sido mais explorado! Já fizeram um teste com um port de Tomb raider e deu pra perceber que era possível fazer muita coisa interessante com o Sh2 dele! O único problema seria o espaço de armazenamento dos cartuchos! Mas hoje em dia com a comunidade fans desenvolvendo ports como o de Tomb Raider e os everdrives tudo é possível ! Se bem que os everdrives capazes de suportar jogos com mais espaço de armazenamento são extremamente caros e isso dificulta bastante! Mas de toda forma é bem legal ver esses aparelhos quebrando os seus limites! Parabéns por mãos esse documentário! Excelente!
Comprei na época um 32x importado por 350 reais e depois o Sega cd pra jogar os jogos do sega cd melhorados (sega cd 32x) ... Hoje ainda tenho o mega tectoy mas jogo 32x e Sega cd no Mister FPGA
Diferente do Sega-CD, eu nunca vi um 32X na adolescência, e olha que a Tectoy trazia bastante coisa, mas esse acessório é raro de se achar, nunca me interessei muito, mas acho que falhou por você ter que comprar praticamente um novo console, e novos jogos que eram mais caros manter os periféricos que o próprio Megadrive, a Nintendo foi esperta em só fazer fitas mais caras mas utilizando o mesmo console.
Eu diria que o 32x esse foi um erro da Sega da América e acredito que acabou atrapalhando o Saturn na América, pois os consumidores e softhouse não sabiam pra onde a empresa ia.
Outra coisa,pelo que eu viz da história da sega acho que eles tomava essas decisões arriscadas porque a sega japonesa queria deixa de sempre ser a numero 2 no lugar da ninterdo ou numero 3 no caso do Japão,e eu entendo isso mas ser número 2 ou 3 é melhor do que fica em ultimo. E ainda sobre isso acho que ate os PC no Japão vendia mais que o mega drive,tipo ser tirarem o pc engine e os portáteis da área ainda tinham o mercado de pc que eram muito rentável apenas a baixo da ninterdo,tanto que muitos jogos de pc da decada de 90 foram postados para o super em especial os rpg.
A sega, caso tivesse a mesma visão da Nintendo, teria sido gigantesca ao passar do tempo. Tanto o 32x quanto o Saturn, foram fantasticos. Porém, a sega se preocupou muito com o mercado, e quis sair na frente. Outra empresa sair na frente, nao mudaria o fato de o mega drive ter grandes jogos, que teriam evolução no saturn por exemplo. A nintendo foi a segunda a trazer um 16bits, e por isso ganhou o mercado, mantendo que ja era bom e ainda tendo os parametros do mega para superar. A sega lutou ás "cegas" buscando tirar o mercado do jaguar, que sequer chegou a ser um 32x.
Lembro que no Metal Head dava pra vc dar rolê pelos cenários das ruas, só vim ter essa sensação de liberdade nos games novamente com GTA 3 anos depois, tirando isso o 32x era paia
Eu tenho meu 32x desde 1997, adquirido usado com os jogos MK 2, Virtua Fighter, Virtua Racing, Doom, Cosmic Carnage, Star Wars e o Motocross que apareceu no video. Paguei barato na época porque além dele ter sido um fracasso, a galera queria saber de PlayStation 1 que era a sensação.
Eu sou um amante dos jogos da Sega. Quando era mais novo sempre lamentava e pensava que a Sega foi vitima das circustancias e injustiçada. Anos mais tarde, muito conteudo tanto na midia digital quanto na impressa trouxeram a tona o festival de pataquadas que a Sega fez e a levou ao fundo do poço em 2001. Sabemos que em relação ao Playstation 2 nada poderia ser feito pois ele é simplismente até hoje o videogame mais vendido de todos os tempos, mas é impressionante a quantia de dinheiro jogado fora que a Sega teve com esses periféricos, lançadas sem preços acessiveis e sem contexto algum. A cronologia do fracasso é impressionante: a Sega lança os impressionantes Virtua Fighter e Virtua Racing e sai na frente no uso dos poligonos, logo o natural é assim que você lança esses jogos é descobrir como troná-los lucrativos lancamdo versoes domesticas, mas para a Sega não foi assim. Em 1993 temos a pedra fundamental da falencia da Sega: ela não só deixa de dar o foco principal no desenvolvimento do Saturn em jogos de 3D como também deixa implodir uma guerra civil das divisões japonesas e americana, e por mais que Tom Kalinski tenha sido um genio ao fazer a Sega bater de frente com a Nintendo, ambas as divisões não viram a joia que tinham na mão com os jogos 3d, e quando o furacão Playstation chegou as reações foram tardias, a Sega japonesa fez gambiarras para reforçar o Saturn e a americana foi muito mais estupida com o 32X, algo que eu como uma criança de dez anos já achava desnecessário executivos bancaram e perderam muito dineiro. Se na geração 128 não tinha jeito, na geração 32 bits a Sega poderia ter feito um colchão para sobreviver e voltar com algo melhor, otimo video Ronald, fiquei ainda mais pasmo ao ver esses jogos que exigia montar o megazord inteiro, que desperdicio
conteúdo top !! baixei recentemente uma pack de games 32x pra rodar no emulador. cara que games lindos e elevam o console a uma potência. sera q poderia ter brigado com PS1 ? apesar de a capacidade de áudio do megao perder
@@videogamedocumentarios8459 sim... a sega sempre foi visionária e creio que usaram essa estratégia pra criarem o super sega saturno ( esperando os nintendista reclamarem, ja q nao tiveram um 32 Bits), console difícil de emular ate hj.
Não tinha uma direção centralizada da Sega Japão x Sega da América. Saiu no tempo errado: se tivesse sido desenvolvido o 32X ao invés do caríssimo Mega CD (projeto secreto do Japão que dá Sega da América desconhecia), quem esse MegaDrive turbinado teria sucesso? Fãs da Sega tinham sempre que desembolsar a mais em Hardware além do MegaDrive: controle de seis botões, Sega CD e 32X enquando os fãs da Nintendo... bem... Bastava ter o SNes.
Sempre falei dessa falha do lançamento do segacd custou caro, a sega 1 ano pós lançando do snes deveria ou ter criado um novo console pouco melhor que o snes já poderia ter pego uma fatia boa do mercado até o surgimento do ps1, aí sim lançado o Saturn ou algo semelhante.. Mas um 32x no lugar do mega cd teria mais chance de vingar, teria tido mais tempo com produtoras e uma boa galera teria tido com certeza... Demoraram pra lançar 32x e quando lança é praticamente junto com o Saturn, consumidor ficou confuso
Ola eu so queria tira algumas duvidas sobre o 32x. 1:o que você mostrou sobre o super FX ele teve mais jogos alem de star fox ou foi que nei aquele jogo de corrida da sega foi usando uma vez e depois nunca mais? 2:acha que tempo foi o único personagem/franquia do 32x que ser deu bem?porque ele teve uma senquencia para saturno e outro jogo para o game gear coisas que nei os chaoxtics tiveram e olha que eram Sonic. 3:o mega drive hoje em dia tem muitos jogos feitos por fã atualmente,acha que o CD o 32x tambem tem ou a galera prefere fazer mais para o console base? 4:e por ultimo eu entendo o que a sega América queria fazer mas não eram mais facil diminuir o preço do saturno ou então avisa a sega japonesa que lança o rapido possivel não eram uma ideia muito boa.
1 - saíram mais jogo, de cabeça agora, o Stunt Race FX e o Vetrex 2- Acho o tempo o melhor do 32X 3- acredito que seja pela facilidade de programação 4- essa questao somente com a Sega 😅
O áudio do Mega Drive é excelente, a Capcom que foi incompetente no desenvolvimento do Super Street Fighter 2 e deixou a imagem do console manchada em relação ao áudio.
Não quero desmerecer o trabalho de forma alguma, mas jurava que a narração era por IA, é muito parecida com algumas narrações de uns documentários que tem no UA-cam 😅
@@edu.protazio eu entendo seu questionamento, você não imagina como isso é normal por aqui 😅 Tudo sou eu, pesquisa, roteiro, edução e narração, mas nesta época de IA, a galera imagina que seja. Mas o UA-cam tá apertando para conteúdo de IA, logo logo o pessoal vai reclamar 😅
a idéia era ótima e até meio absurda,porém foi outro projeto que infelizmente não vingou.Teve alguns(poucos)bons jogos,mas acredito que a sega quiz "dar um pulo maior que a perna" e resultou num grande fail.
Si a sega lançasse o 32x já dentro do próprio MEGA DRIVE e com muitos jogos em 2d super street fighter 2 /mk3 e abandonasse os 16bits e focasse SÓ em 32bits que em 2d tem qualidade gráfica de imagem e som muito melhor que 16bits então,logo logo o Neptune pode confirmar isso que estou dizendo.
A Sega tinha cada gambiarra kkkk! Apesar de ter jogos com cores mais bonitas e tal, eu acho que naquele ponto teria valido a pena focar no Saturn ao invés de lançar um bando de gambiarra. Tava todo mundo cego pela competitividade e ninguém pensava direito em nada. Acho que não seria tanto um problema assim a questão do preço que poderia até abaixar depois de um tempo e a galera compraria mais.
Um dos periféricos para o Mega Drive que mais gerou decepção na época do seu lançamento e após isso. Quem comprou isso deu pulos de ódio pela péssima decisão tomada. Eu comprei um elefante branco desses!!! Ele se encontra em impecável estado de conservação acoplado a um Mega Drive III e um SEGA-CD na minha coleção de consoles. Foi a minha última ficha apostada nessa plataforma antes de ter partido de vez para o universo dos 32 bits "de verdade" com o PlayStation Clássico. O MEGA 32X foi uma fracassada tentativa de dar um upgrade em um console que já estava ultrapassado perante a concorrência do mercado. O mesmo teve tantos problemas de compatibilidade e de funcionamento com alguns jogos como o DOOM 32X que teve que ser capado para caber em um cartucho, que dava até pena. Vejam por exemplo e falando desse jogo, o DOOM 32X, que ninguém consegue encontrar a BFG-9000. Você pode fechar o game em qualquer dificuldade que essa arma jamais dará as caras. Ela somente aparecerá na versão completa do game que é virtualmente igual ao do 3DO que tem todas as fases. Ou se você baixar o emulador Fusion para PC e pegar a ROM completa do jogo do MEGA 32X e experimentar as fases que você nunca jogou no console. O MEGA 32X foi um lixo totalmente decepcionante e dispensável para o Mega Drive, que nem de longe valia o dinheiro investido nele. Apesar de todo o poder naquela época que foi empregado na construção desse periférico ele não tinha o suporte necessário para render e mostrar o seu poder ou para que veio ao mundo. Os jogos para o SEGA-CD que eram para o MEGA-32X tiravam alguma vantagem a mais do que os jogos normais para o console, mas infelizmente eles já estavam sendo sufocado pela concorrência dos consoles de 32 bits. O Super Nintendo já tinha dançado nessa época e era refugo amarelado de porta de brechós de eletrônicos. O tão badalado console do início dos anos 90 era peso para papéis e esses foram os últimos suspiros da quarta geração dos consoles. Comparados ao que estava por vir, em termos de poder de processamento dos consoles, seria como um FIAT Vivace 1.0 encalhado nos trilhos do trem e vindo uma composição de seis locomotivas EMD DDA40X contra ele... Algo vai dar muito errado!!
Bom dia, Por que não deram ouvidos a Tom Kalinske!? o cara foi o 1o a ter acesso as informações e ao chip SFX só que ai a SEGA do japão simplismente não quis saber.... pensa, o processador do Mega em conjunto com o SFX... ai o Orgulho Japones falou + Alto e o resultado foi uma susseção de titulos ruins... e que claramente só estavam ali tapando buraco, ate a chegada do Saturn.
Eu acho o Sega 32X um acessorio impressionante, ele foi um fracasso por conta da falta de parceria entre a sega do japão e da sega da américa. Se esse acessorio tivesse sido lançado em 1992 ou no máximo no inicio de 1993 a historia teria sido diferente. Eles poderiam ter lançado o Saturn no fim de 95 com mais calma, pois teriam um console "mid gen" no mercado e com isso melhorar um pouco aquela arquitetura complexa pra bater de frente com o Playstation, se o Saturn não fosse o fracasso que foi (muito por culpa das decisões envolvidas no lançamento do 32X) ele teria durado mais tempo no mercado podendo fazer com que o Dreamcast não tivesse um lançamento tão precipitado e com muito menos jogos que seu concorrente PS2 lançado no ano seguinte.
Funcionava sim, ele melhorava o processamento, com um chip 32-Bits, aumentava a paleta de cores e sistema sonoro. Ele chegava a 32-Bits no combo Nega Drive + Sega CD + 32X, rodando os jogos no formato Sega CD 32X
O problema do 32X, foi o mesmo do Sega CD, e Dreamcast a Sega faz um hardware e se não é um Record de vendas em 2 meses deixa de fábrica 🏭 e o usuário que comprou que se dane está falta sw ética fez que a Sega saísse do mercado. E o Sega Saturn tinha o mesmo hardware só que no lugar se um sh2 tinha dois sh2 mas que os jogos não usavam são uns cabecao
O erro foi demorar de mais para lançar o 32X. Assim que o SNES foi lançado com mais cores e recursos, e mesmo assim usava Chips especiais, a Sega deveria ter projetado uma melhoria para o Mega Drive que corrigisse essas deficiências. Mas deveria ser algo barato mesmo que o incremento de potência não fosse tanta (nem era necessário). Esse 32X deveria ter sido lançado no lugar do Mega-CD, já trazendo nova saída de vídeo com melhoria de cores e recursos de zoom e rotação de sprits além de mais recursos sonoros. O que realmente matou o Mega-CD foi o preço e o que fez o mesmo com o 32X foi o tempo em que foi lançado.
O problema da sega nem foram os erros de inúmeros lançamentos de hardware sem posicionamento adequado, mas sim a sua arrogância. Não foram capazes de pedir desculpas pelo lançamento maluco do saturn, e pior, eram arrogantes até entre eles mesmos, foi um tiro no pé ignorar o case de sucesso da repartição americana, eles tinham uma mina de ouro nas mãos, não foi bom negócio crucificar Tom Kalinsk.
Até hoje tentam dizer que a Sega da América gastava muito, e por isso os japoneses estavam insatisfeitos. Mas a Sega América fazia vender consoles, e transformou o Mega em um sucesso.
@@videogamedocumentarios8459Vendia mais mais não dava lucro.. O presidente da Sega do Japão dizia que para dar o lucro de um super Nintendo vendido...precisava vender sete mega drive.
A Sega criou seus próprios problemas. O foco da Sega sempre foi o chip Motorola 68000. O Sega CD deveria ser melhor aproveitado. O 32 X é um erro, que forçou o lançamento precoce do Saturn. O Saturn originalmente era pra ser um console de 32 bits para jogos 2D. Aí como ela só focava na concorrência com a Nintendo, esqueceu-se da Sony e seu novato Playstation. Quando a especificação técnica do Playstation foi exibida, a Sega entrou em desespero. Então colocaram mais um processador no Saturn, para reproduzir jogos poligonais. Receita perfeita para o fracasso!
Mega só teve Gambiarra... a SEGA É UMA PIADA! O melhor videogame da Sega foi o Dreamcast que ela destruiu por falta de gestão... para ver o quanto a empresa foi uma piada!
O 32x foi projetado para ser melhor que o super Nintendo tecnicamente é o problema é que foi lançado em 1994 e a própria Sega já tinha o Saturn sem contar que o preço do 32x era alto e afastou os usuários em alguns meses os jogadores já estariam jogando Saturn e PlayStation complicado.
@@renatogois5966 kkkkk o 32X nem era para existir na realidade com aqueles 3D podres... e o Super Nintendo era completamente divertido pelos jogos principalmente... até o Saturn tem jogos podres... essa Sega nunca teve o principal, o foco na qualidade dos jogos...
@@renatogois5966 Veja o Master System tinha um Hardware melhor que o Nintendo 8 bits... e a Sega nunca soube tirar proveito disso... A Sega nunca tirou proveito de nada... fazia Jogos de Arcade, que muitos, nem chegou nos consoles...
Fico imaginando o que tinha na cabeça das pessoas que aprovaram esse projeto, essa abominação que só veio pra atrapalhar ainda mais a vida da própria sega e dos desenvolvedores, tipo o sega cd tinha um propósito bacana ( apesar de falho ) ele sim trazia uma evolução bacana, jogos em uma mídia com mais espaço e com músicas reais , agora essa estrovenga aí, tem zero função lógica, é só uma gambiarra feita as pressas que não trouxe nada de bom para o Genesis e só ajudou a piorar a situação da sega naquele momento
O 32x foi a resposta técnica para o super Nintendo foi projetado para superar o super Nintendo em tudo só não fez por conta do alto preço do 32x q afastou os usuários.
@@renatogois5966 o que poderia superar o SNES em termos técnicos seria o Sega CD ou um Genesis já com esse acessório embutido , pois aí a Sega teria a vantagem do som de cd, mais espaço para os jogos e depois com o lançamento do Saturno, retrocompatibilidade com os jogos do Genesis. O 32x foi um dos piores erros da Sega
@@renatogois5966concordo Renato, a Sega não queria ficar para trás com o Genesis, acho que o 32X só foi mau planejado, tipo, preço, tempo em fim, já o Sega CD era ótimo por conta da mídia, só não não tinha capacidade de gerar imagens em 3D como o chip da Nintendo ou o próprio 32X, uma pena
Seja membro do clube do canal e assista vídeos exclusivos:
ua-cam.com/channels/i0B.html..
Esse é o canal que mais vale a pena ser membro. Nunca vi um conteúdo de tanta qualidade ser direcionada aos apoiadores! Muito obrigado!
Eu que agradeço pelo apoio parceiro! Logo sai o vídeo exclusivo para vocês 👍🏻
32X e Sega CD são exemplos do desconhecimento do mercado de games e seu publico, que pairava nos anos 90, natural até por ser uma mídia ainda muito jovem, e validos pela ousadia e experimentação. Mas fica ainda mais claro tempos depois que o consumidor médio que compra um console não está muito disposto a investir upgrades, principal diferença pra um PC gamer. Otimizar ao máximo o software e soluções criativas sempre vai ter resultados melhores, enquanto a Sega lhe vendia um 32X pra estender a vida útil frente a inevitável obsolescência, a Nintendo simplesmente lançava um Donkey Kong Country.
Exatamente 👍🏻
Os melhores documentários sobre games são os desse canal.
✌🏻🫡
Ronald obrigado pelo documentário, gostei bastante. Desses títulos eu queria MK II e Virtua Racing
Que nada parceiro, esses jogos ficaram muito bons, vale a pena conferir
Melhor canal ever !! Vgdoc é com ampla vantagem o melhor canal do BR. Com o tempo e volume de docs que forem sendo subidos vai tar entre os melhores do mundo. É muito feliz na narração tecnica sem exprimir opinião. Aprendam aí vcs que querem fazer algo nessa linha é assim q se faz documentário.
Fico muito feliz em saber parceiro ✌🏻
O melhor canal com milagres de pesquisas tudo correto parabéns pelo conteúdo sobre 32x
✌🏻👾🎉
Vídeo perfeito parabéns,a Sega poderia ter aproveitado o máximo do potencial do Sega CD entregando belos jogos em 2d assim como a Nintendo estava entregando com o Super Nintendo,no momento certo deveria focar todos os esforços no Saturn descontinuado aos poucos os demais aparelhos,o 32X foi um erro gigantesco infelizmente do 32X em diante a Sega caiu ladeira abaixo.
Esse era um hardware que deveria ser melhor explorado até o final... Na verdade o 32X nem deveria ter existido
Obrigado pelos documentários. São sempre bem detalhados e bem feitos.
Eu que agradeço pelo apoio, vamos juntos aumentando nosso conhecimento 👍🏻
No jogo Chaotix o 32X fazia apenas o hud e os personagens, que eram bem animados e com efeitos de zoom. O cenário era feito pelo MD. O colorido vinha da utilização das quatro paletas de cores inteiramente no cenário.
Gostei bastante pq vc realmente deu destaque a parte técnica do acessório, explicando o funcionamento, seus altos e baixos.
A maioria só grava afim de meter bronca no 32X, e que ele faliu a Sega.😄 Sua analise foi mais honesta.👍
O Ed Topzeiro, disse algo certo em um video dele. "A Sega quis varrer o Mega para debaixo do tapete, como se nunca tivesse existido."
Ele tava certo. Nessa época o Mega drive, era o carro chefe da Sega, e ele já estava a um tempo no mercado, então ele já era mais barato de se produzir. O foco devia ter sido nele, até entrar na próxima geração. Foi o que Nintendo fez com o Nes e o Snes.
Mas até a Nintendo lançou as suas bombas no mercado. Mas soube se lidar melhor que a Sega.👍
Eles tentaram esticar o tempo do Mega, mas tomaram as piores decisões no momento, o 32x foi um erro, mas o Neptuno seria maior.
Situação complicada da Sega
Ótimo conteúdo mano. Sou seu fã.
Fico feliz em saber 🫡
Caramba eu adoro teus Vídeos, ou melhor documentários, como sempre de ótima qualidade e cheios e de informações.
Agradeço pelo apoio ✌🏻
@@videogamedocumentarios8459 Sempre !!.
Vídeo incrível como sempre, o que uma falta de planejando pode ocasionar, incrível como a sega foi sua principal responsável por alguns erros de estratégia, pois era muito adorada pelos jogadores 😊
Como eu gosto de dizer, a Sega sempre foi sua maior inimiga 😅
Nesse período, sede e filial já se desentendiam e quando foram perceber o fiasco do 32x era tarde demais, além de sair no mesmo momento do Saturn, é óbvio que o público iria ficar com o pé atrás com tantos produtos no mercado, o desespero já batia à porta. Tenho um amigo que teve o 32x (Tectoy) na época e o dele em específico sempre dava algum problema e de tanto ser levado a assistência técnica, foram ofertados cartuchos pra ele como uma forma de 'desculpa' por tantos defeitos, apesar dele gostar muito do periférico. Eu na época não me interessei à ponto de querer adquirir, mas de modo geral era interessante. Quem sabe a história não seria outra se ele fosse meticulosamente estudado ou mesmo terem lançado o Neptune apenas como uma nova versão do Mega Drive, mas muito antes de saírem as primeiras matérias à respeito do 32x. Ao meu ver, seria muito mais viável, segurava o Saturn mais um pouco pra que se pudesse dar o devido suporte, mas a pressa sempre foi o lema da SEGA, chegar antes ao mercado, pensando em estar à frente e isto nunca mais deu certo depois do Mega Drive (a nível mundial). Já mandei o link desse video pro meu amigo ver, aposto que ele vai adorar o ultra Doc. Abração Ronald!
O problema sempre foi a doideira para superar a Nintendo, se aí menos ficasse no chip SVP, acredito que o impacto seria outro.
Acho que de algum modo a Sega deveria ter criado um novo console 1 ano depois do lançamento do SNES, ou similar ao 32x, poderia ter impactado a Nintendo e pego uma fatia do mercado e produtoras.. fez um mega cd que não decolou, depois 32x atropelado numa época que snes estava nadando com as produtoras tirando máximo proveito da plataforma, e ainda me lança o Saturn pouco depois do 32x os consumidores perderam a confiança...
SEGA UM DOS MELHORES VIDEO-GAMES JÁ CRIADO BOM DE MAIS 🕹️🎮🕹️🎮
👾😁
o 32X foi um dos piores.
Nos anos 90, sega 32x era sinônimo de alta tecnologia
Vídeo muito bem feito; Parabéns! 👏👏👏
Muito obrigado 😁
Excelente conteúdo! Parabéns pela dedicação 🎉
Gratidão ✌🏻
Mais um trabalho bem feito. like
Muito obrigado 👍
Tenho o 32X até nos dias de hoje, tive-o em 1996 e tenho apenas 2 jogos: Virtua Fighter e Fifa 96. Na época os jogos eram bem caros.
Infelizmente um projeto que não teve grande rendimento. 😢
Guarde bem, hoje vale uma nota, acessório peculiar da Sega
O meu tb, estou com o console desde 1994, veio dos EUA e só tenho os 3 jogos originais que comprei na época: Doom, Virtua Racing e Star Wars Arcade. Há uns 2 anos comprei um everdrive e aí sim conheci os outros jogos. O 32x foi algo que passou muito rápido... nunca achei um videogame ruim, apenas não foi bem aproveitado
Esse canal é muito legal. Parabéns a todos os envolvidos por nos dispinibilizar conteúdo de ótima qualidade! NOTA 10
Valeu pelo apoio 👍🏻
Eu adoro esse canal, e sempre com a notificação ativa, assim que chegar um vídeo, eu corre pra assistir
Tmj ✌🏻
Eu gostei muito do Sega Cd tinha jogos incríveis e que muitos desconheciam jogos com filmes e multimidia interativa incríveis.
Eu comprei o 32X no lançamento paguei a bagatela de 600 reias NA ÉPOCA foi muito muito $$ e junto levei o cartucho cosmic Carnege.
Depois de um tempo vi que não ia pra esse add-on apesar de ter jogado bons games como virtua racing e doom.
Então fiz negócio em um 3DO da Goldstar aí sim joguei games incríveis como road rash, the need for speed, street e entre muitos outros jogos.
Quase 5 salários mínimos na época 😅
E você pegou a fase boa do 3DO, imagino como foi incrível
Tive um mega driver quando criança, mas esse 3do nunca tinha ouvido falar.
Esse foi meu primeiro console antes do PS1. Sonic e Tails são os nomes dos meu cachorros. Mas o jogo mais legal pra mim é Piu Piu e Frajola. 😂 Parecia um projeto de mundo aberto.
Mais um trabalho incrível Ronald.
Parabéns!
Obrigado
A sega e suas seguices kkk, muito bom o video o 32x era bem poderoso quem sabe se tivesse chegado junto com Sega cd sendo um unico acessório teria dado certo!
Mas uma daquelas da Sega dos anos 90 😅
Ótimo vídeo!!
Que pena esse acessório não ter sido mais explorado!
Já fizeram um teste com um port de Tomb raider e deu pra perceber que era possível fazer muita coisa interessante com o Sh2 dele!
O único problema seria o espaço de armazenamento dos cartuchos!
Mas hoje em dia com a comunidade fans desenvolvendo ports como o de Tomb Raider e os everdrives tudo é possível !
Se bem que os everdrives capazes de suportar jogos com mais espaço de armazenamento são extremamente caros e isso dificulta bastante!
Mas de toda forma é bem legal ver esses aparelhos quebrando os seus limites!
Parabéns por mãos esse documentário!
Excelente!
Essa do Tomb Raider não sabia, vou verificar
@@videogamedocumentarios8459ua-cam.com/video/wAaZeFkp9jw/v-deo.htmlsi=CEKx_0p2dADPzi-s
@@videogamedocumentarios8459ua-cam.com/video/wAaZeFkp9jw/v-deo.htmlsi=F9kXth67W1yyPMzG
@@videogamedocumentarios8459 sim dá uma pesquisada!
É uma demonstração doque seria possível fazer!
Pesquisa Tomb Raider no 32x.
@@videogamedocumentarios8459ua-cam.com/video/wAaZeFkp9jw/v-deo.htmlsi=PSi7CiG-Yy2rbGNm
Joguei o 32X de um amigo em 1994. Mas agora posso jogar no emulador Kega Fusion e que fica bem bacana. Além do Sega CD.
Nesse emulador roda liso 😁
Comprei na época um 32x importado por 350 reais e depois o Sega cd pra jogar os jogos do sega cd melhorados (sega cd 32x) ... Hoje ainda tenho o mega tectoy mas jogo 32x e Sega cd no Mister FPGA
Você conseguiu um combo caro e raro nessa época, eu nunca soube de ninguém próximo a mim que tivesse esse trio.
Diferente do Sega-CD, eu nunca vi um 32X na adolescência, e olha que a Tectoy trazia bastante coisa, mas esse acessório é raro de se achar, nunca me interessei muito, mas acho que falhou por você ter que comprar praticamente um novo console, e novos jogos que eram mais caros manter os periféricos que o próprio Megadrive, a Nintendo foi esperta em só fazer fitas mais caras mas utilizando o mesmo console.
Saiu em poucas unidades, por isso a raridade, realmente apostar em um hardware novo foi péssimo
Eu não sabia do 32x pra mim era a mesma coisa os dois naquela época.
Eu diria que o 32x esse foi um erro da Sega da América e acredito que acabou atrapalhando o Saturn na América, pois os consumidores e softhouse não sabiam pra onde a empresa ia.
Foi um hardware sem necessidade naquele período, ajudou a prejudicar ainda mais a saúde financeira da Sega
Muito raro quem usava esse app sendo um tipo megazord pro Mega Drive, mas vi apenas na casa de um amigo na época e junto ele tinha Sega CD.
Eu tive um, e quase não jogava....
Como disse, não tinha muitos motivos para comprar um 32X, saíram poucos jogos
Outra coisa,pelo que eu viz da história da sega acho que eles tomava essas decisões arriscadas porque a sega japonesa queria deixa de sempre ser a numero 2 no lugar da ninterdo ou numero 3 no caso do Japão,e eu entendo isso mas ser número 2 ou 3 é melhor do que fica em ultimo.
E ainda sobre isso acho que ate os PC no Japão vendia mais que o mega drive,tipo ser tirarem o pc engine e os portáteis da área ainda tinham o mercado de pc que eram muito rentável apenas a baixo da ninterdo,tanto que muitos jogos de pc da decada de 90 foram postados para o super em especial os rpg.
Exato, para tentar derrotar a Nintendo, a Sega investia em todos os lados, isso foi a derrocada dela no mercado
Espetáculo de vídeo!
Fico feliz que tenha gostado 👍🏻
Top mano , nunca utilizei esses adaptadores antes
Dava maior poder de fogo ao Mega Drive
A sega, caso tivesse a mesma visão da Nintendo, teria sido gigantesca ao passar do tempo. Tanto o 32x quanto o Saturn, foram fantasticos. Porém, a sega se preocupou muito com o mercado, e quis sair na frente. Outra empresa sair na frente, nao mudaria o fato de o mega drive ter grandes jogos, que teriam evolução no saturn por exemplo. A nintendo foi a segunda a trazer um 16bits, e por isso ganhou o mercado, mantendo que ja era bom e ainda tendo os parametros do mega para superar. A sega lutou ás "cegas" buscando tirar o mercado do jaguar, que sequer chegou a ser um 32x.
Pronto, agora posso almoçar em paz ❤
Kkkk boa
Bom almoço
Lembro que no Metal Head dava pra vc dar rolê pelos cenários das ruas, só vim ter essa sensação de liberdade nos games novamente com GTA 3 anos depois, tirando isso o 32x era paia
Excelente
Obrigado
Eu tenho meu 32x desde 1997, adquirido usado com os jogos MK 2, Virtua Fighter, Virtua Racing, Doom, Cosmic Carnage, Star Wars e o Motocross que apareceu no video.
Paguei barato na época porque além dele ter sido um fracasso, a galera queria saber de PlayStation 1 que era a sensação.
Pegou bem! Pacotão essencial do 32X kk
Eu sou um amante dos jogos da Sega. Quando era mais novo sempre lamentava e pensava que a Sega foi vitima das circustancias e injustiçada. Anos mais tarde, muito conteudo tanto na midia digital quanto na impressa trouxeram a tona o festival de pataquadas que a Sega fez e a levou ao fundo do poço em 2001. Sabemos que em relação ao Playstation 2 nada poderia ser feito pois ele é simplismente até hoje o videogame mais vendido de todos os tempos, mas é impressionante a quantia de dinheiro jogado fora que a Sega teve com esses periféricos, lançadas sem preços acessiveis e sem contexto algum. A cronologia do fracasso é impressionante: a Sega lança os impressionantes Virtua Fighter e Virtua Racing e sai na frente no uso dos poligonos, logo o natural é assim que você lança esses jogos é descobrir como troná-los lucrativos lancamdo versoes domesticas, mas para a Sega não foi assim. Em 1993 temos a pedra fundamental da falencia da Sega: ela não só deixa de dar o foco principal no desenvolvimento do Saturn em jogos de 3D como também deixa implodir uma guerra civil das divisões japonesas e americana, e por mais que Tom Kalinski tenha sido um genio ao fazer a Sega bater de frente com a Nintendo, ambas as divisões não viram a joia que tinham na mão com os jogos 3d, e quando o furacão Playstation chegou as reações foram tardias, a Sega japonesa fez gambiarras para reforçar o Saturn e a americana foi muito mais estupida com o 32X, algo que eu como uma criança de dez anos já achava desnecessário executivos bancaram e perderam muito dineiro. Se na geração 128 não tinha jeito, na geração 32 bits a Sega poderia ter feito um colchão para sobreviver e voltar com algo melhor, otimo video Ronald, fiquei ainda mais pasmo ao ver esses jogos que exigia montar o megazord inteiro, que desperdicio
conteúdo top !!
baixei recentemente uma pack de games 32x pra rodar no emulador.
cara que games lindos e elevam o console a uma potência.
sera q poderia ter brigado com PS1 ?
apesar de a capacidade de áudio do megao perder
Os jogos são bonitos, mas competir com o PS1 não tinha como, nem era o objetivo da Sega com o aparelho
@@videogamedocumentarios8459 sim... a sega sempre foi visionária e creio que usaram essa estratégia pra criarem o super sega saturno ( esperando os nintendista reclamarem, ja q nao tiveram um 32 Bits), console difícil de emular ate hj.
@@williamadosanjos9949 na verdade tiveram, o fracassado Virtual boy de 95 😅
@@videogamedocumentarios8459 pode cre 😂.. hj ele esta sendo revivido pelo Nintendo switch.
Esperando ansiosamente por um vídeo sobre Alundra do PS1 😢
Vai chegar 👍🏻😁
@@videogamedocumentarios8459 fico muito feliz ☺️👏
O mega driver virou um Megazord
Não tinha uma direção centralizada da Sega Japão x Sega da América. Saiu no tempo errado: se tivesse sido desenvolvido o 32X ao invés do caríssimo Mega CD (projeto secreto do Japão que dá Sega da América desconhecia), quem esse MegaDrive turbinado teria sucesso? Fãs da Sega tinham sempre que desembolsar a mais em Hardware além do MegaDrive: controle de seis botões, Sega CD e 32X enquando os fãs da Nintendo... bem... Bastava ter o SNes.
Exatamente, era uma richa que ficou conhecida apenas em 96, impressionante como a Sega se alto sabotava
Sempre falei dessa falha do lançamento do segacd custou caro, a sega 1 ano pós lançando do snes deveria ou ter criado um novo console pouco melhor que o snes já poderia ter pego uma fatia boa do mercado até o surgimento do ps1, aí sim lançado o Saturn ou algo semelhante..
Mas um 32x no lugar do mega cd teria mais chance de vingar, teria tido mais tempo com produtoras e uma boa galera teria tido com certeza... Demoraram pra lançar 32x e quando lança é praticamente junto com o Saturn, consumidor ficou confuso
Ola eu so queria tira algumas duvidas sobre o 32x.
1:o que você mostrou sobre o super FX ele teve mais jogos alem de star fox ou foi que nei aquele jogo de corrida da sega foi usando uma vez e depois nunca mais?
2:acha que tempo foi o único personagem/franquia do 32x que ser deu bem?porque ele teve uma senquencia para saturno e outro jogo para o game gear coisas que nei os chaoxtics tiveram e olha que eram Sonic.
3:o mega drive hoje em dia tem muitos jogos feitos por fã atualmente,acha que o CD o 32x tambem tem ou a galera prefere fazer mais para o console base?
4:e por ultimo eu entendo o que a sega América queria fazer mas não eram mais facil diminuir o preço do saturno ou então avisa a sega japonesa que lança o rapido possivel não eram uma ideia muito boa.
1 - saíram mais jogo, de cabeça agora, o Stunt Race FX e o Vetrex
2- Acho o tempo o melhor do 32X
3- acredito que seja pela facilidade de programação
4- essa questao somente com a Sega 😅
Like 121
Bora!
👍🏻😁
O áudio do Mega Drive é excelente, a Capcom que foi incompetente no desenvolvimento do Super Street Fighter 2 e deixou a imagem do console manchada em relação ao áudio.
Essa diferença era vista principalmente nos jogos multi, mas nos jogos da Sega, realmente eu não percebia inferioridade, Streets of Rage que o diga 😁
E eu que cheguei a pensar que era um console. Sei que havia cartuchos pra ele.
A IA está revolucionando na criação de conteúdo, os documentários do canal são muito bons 👏🏽
Eu não uso IA para nada no meu canal 👍🏻
Não temos IA, o que tem é : dedicação, tempo de pesquisa e diversão, pois ele faz o que ama.
E faz com qualidade 😊
Não quero desmerecer o trabalho de forma alguma, mas jurava que a narração era por IA, é muito parecida com algumas narrações de uns documentários que tem no UA-cam 😅
@@edu.protazio eu entendo seu questionamento, você não imagina como isso é normal por aqui 😅
Tudo sou eu, pesquisa, roteiro, edução e narração, mas nesta época de IA, a galera imagina que seja.
Mas o UA-cam tá apertando para conteúdo de IA, logo logo o pessoal vai reclamar 😅
Console NF neptune brasileiro chegando!!
Mega drive com 32x em um só e aceitara cartuchos.
Eu vi isso, projeto bacana
a idéia era ótima e até meio absurda,porém foi outro projeto que infelizmente não vingou.Teve alguns(poucos)bons jogos,mas acredito que a sega quiz "dar um pulo maior que a perna" e resultou num grande fail.
Foi isso aí, nem a Sega confiava no aparelho...
Up
Tive um Sega CD e quase comprei um... era melhor a Sega ter lançado só o Virtua Fighter pro Genesis doq essa tranqueira do 32X!
Até saiu o Virtua Fighter 2, mas sem o mesmo brilho claro
Si a sega lançasse o 32x já dentro do próprio MEGA DRIVE e com muitos jogos em 2d super street fighter 2 /mk3 e abandonasse os 16bits e focasse SÓ em 32bits que em 2d tem qualidade gráfica de imagem e som muito melhor que 16bits então,logo logo o Neptune pode confirmar isso que estou dizendo.
🐾❤🐾❤ 🐾 👍🏻 🐾❤🐾❤🐾
✌🏻👾
😎🤙
A Sega tinha cada gambiarra kkkk! Apesar de ter jogos com cores mais bonitas e tal, eu acho que naquele ponto teria valido a pena focar no Saturn ao invés de lançar um bando de gambiarra. Tava todo mundo cego pela competitividade e ninguém pensava direito em nada. Acho que não seria tanto um problema assim a questão do preço que poderia até abaixar depois de um tempo e a galera compraria mais.
Gastaram muita grana no projeto, que não teve nenhum retorno
@@videogamedocumentarios8459 Sega e suas decisões erradas
Um dos periféricos para o Mega Drive que mais gerou decepção na época do seu lançamento e após isso. Quem comprou isso deu pulos de ódio pela péssima decisão tomada. Eu comprei um elefante branco desses!!! Ele se encontra em impecável estado de conservação acoplado a um Mega Drive III e um SEGA-CD na minha coleção de consoles. Foi a minha última ficha apostada nessa plataforma antes de ter partido de vez para o universo dos 32 bits "de verdade" com o PlayStation Clássico. O MEGA 32X foi uma fracassada tentativa de dar um upgrade em um console que já estava ultrapassado perante a concorrência do mercado. O mesmo teve tantos problemas de compatibilidade e de funcionamento com alguns jogos como o DOOM 32X que teve que ser capado para caber em um cartucho, que dava até pena. Vejam por exemplo e falando desse jogo, o DOOM 32X, que ninguém consegue encontrar a BFG-9000. Você pode fechar o game em qualquer dificuldade que essa arma jamais dará as caras. Ela somente aparecerá na versão completa do game que é virtualmente igual ao do 3DO que tem todas as fases. Ou se você baixar o emulador Fusion para PC e pegar a ROM completa do jogo do MEGA 32X e experimentar as fases que você nunca jogou no console.
O MEGA 32X foi um lixo totalmente decepcionante e dispensável para o Mega Drive, que nem de longe valia o dinheiro investido nele. Apesar de todo o poder naquela época que foi empregado na construção desse periférico ele não tinha o suporte necessário para render e mostrar o seu poder ou para que veio ao mundo. Os jogos para o SEGA-CD que eram para o MEGA-32X tiravam alguma vantagem a mais do que os jogos normais para o console, mas infelizmente eles já estavam sendo sufocado pela concorrência dos consoles de 32 bits. O Super Nintendo já tinha dançado nessa época e era refugo amarelado de porta de brechós de eletrônicos. O tão badalado console do início dos anos 90 era peso para papéis e esses foram os últimos suspiros da quarta geração dos consoles. Comparados ao que estava por vir, em termos de poder de processamento dos consoles, seria como um FIAT Vivace 1.0 encalhado nos trilhos do trem e vindo uma composição de seis locomotivas EMD DDA40X contra ele... Algo vai dar muito errado!!
😮
👍🏻
O mega consegue sim apresentar polígonos de forma nativa
Nativo, sem a necessidade de componentes e ajuda externa?
Sim . Tem o projeto do star fox pro mega rodando de forma nativa sem extra nenhum
ua-cam.com/video/MY0N2BVN_X4/v-deo.htmlsi=ctJV51k03oHPQEp5
@@helderestrela6958 Esse projeto desconheço, vou verificar
@@videogamedocumentarios8459 LHX Attack Chopper lembrei desse aí pense num negócio lento fazia o Star Fox parecer rápido kk
Bom dia, Por que não deram ouvidos a Tom Kalinske!? o cara foi o 1o a ter acesso as informações e ao chip SFX só que ai a SEGA do japão simplismente não quis saber.... pensa, o processador do Mega em conjunto com o SFX... ai o Orgulho Japones falou + Alto e o resultado foi uma susseção de titulos ruins... e que claramente só estavam ali tapando buraco, ate a chegada do Saturn.
Aquelas decisões da Sega que não dava para entender...
Eu acho o Sega 32X um acessorio impressionante, ele foi um fracasso por conta da falta de parceria entre a sega do japão e da sega da américa. Se esse acessorio tivesse sido lançado em 1992 ou no máximo no inicio de 1993 a historia teria sido diferente. Eles poderiam ter lançado o Saturn no fim de 95 com mais calma, pois teriam um console "mid gen" no mercado e com isso melhorar um pouco aquela arquitetura complexa pra bater de frente com o Playstation, se o Saturn não fosse o fracasso que foi (muito por culpa das decisões envolvidas no lançamento do 32X) ele teria durado mais tempo no mercado podendo fazer com que o Dreamcast não tivesse um lançamento tão precipitado e com muito menos jogos que seu concorrente PS2 lançado no ano seguinte.
Boa teoria, gostei 👍🏻
O 32X realmente funcionava? Ele realmente alimentava a Capacidade para 32bits?
Funcionava sim, ele melhorava o processamento, com um chip 32-Bits, aumentava a paleta de cores e sistema sonoro.
Ele chegava a 32-Bits no combo Nega Drive + Sega CD + 32X, rodando os jogos no formato Sega CD 32X
O problema do 32X, foi o mesmo do Sega CD, e Dreamcast a Sega faz um hardware e se não é um Record de vendas em 2 meses deixa de fábrica 🏭 e o usuário que comprou que se dane está falta sw ética fez que a Sega saísse do mercado. E o Sega Saturn tinha o mesmo hardware só que no lugar se um sh2 tinha dois sh2 mas que os jogos não usavam são uns cabecao
O erro foi demorar de mais para lançar o 32X. Assim que o SNES foi lançado com mais cores e recursos, e mesmo assim usava Chips especiais, a Sega deveria ter projetado uma melhoria para o Mega Drive que corrigisse essas deficiências. Mas deveria ser algo barato mesmo que o incremento de potência não fosse tanta (nem era necessário). Esse 32X deveria ter sido lançado no lugar do Mega-CD, já trazendo nova saída de vídeo com melhoria de cores e recursos de zoom e rotação de sprits além de mais recursos sonoros.
O que realmente matou o Mega-CD foi o preço e o que fez o mesmo com o 32X foi o tempo em que foi lançado.
O problema da sega nem foram os erros de inúmeros lançamentos de hardware sem posicionamento adequado, mas sim a sua arrogância. Não foram capazes de pedir desculpas pelo lançamento maluco do saturn, e pior, eram arrogantes até entre eles mesmos, foi um tiro no pé ignorar o case de sucesso da repartição americana, eles tinham uma mina de ouro nas mãos, não foi bom negócio crucificar Tom Kalinsk.
Até hoje tentam dizer que a Sega da América gastava muito, e por isso os japoneses estavam insatisfeitos.
Mas a Sega América fazia vender consoles, e transformou o Mega em um sucesso.
@@videogamedocumentarios8459Vendia mais mais não dava lucro..
O presidente da Sega do Japão dizia que para dar o lucro de um super Nintendo vendido...precisava vender sete mega drive.
canal automatizando, mais um dentro 1000.. apenas traduz.
Você está errado no que diz.
Não uso nada de IA no meu canal, pesquisa, roteiro, edição e narração toda minha, tudo manual 👍🏻
A Sega criou seus próprios problemas. O foco da Sega sempre foi o chip Motorola 68000. O Sega CD deveria ser melhor aproveitado. O 32 X é um erro, que forçou o lançamento precoce do Saturn. O Saturn originalmente era pra ser um console de 32 bits para jogos 2D. Aí como ela só focava na concorrência com a Nintendo, esqueceu-se da Sony e seu novato Playstation. Quando a especificação técnica do Playstation foi exibida, a Sega entrou em desespero. Então colocaram mais um processador no Saturn, para reproduzir jogos poligonais. Receita perfeita para o fracasso!
acho q na sega só trabalhva brasileiro pq nunca vi uma empresa fazer tanta merda...
Kkkkkk
😅
Mega só teve Gambiarra... a SEGA É UMA PIADA! O melhor videogame da Sega foi o Dreamcast que ela destruiu por falta de gestão... para ver o quanto a empresa foi uma piada!
O 32x foi projetado para ser melhor que o super Nintendo
tecnicamente é o problema é que foi lançado em 1994 e a própria Sega já tinha o Saturn sem contar que o preço do 32x era alto e afastou os usuários em alguns meses os jogadores já estariam jogando Saturn e PlayStation complicado.
@@renatogois5966 kkkkk o 32X nem era para existir na realidade com aqueles 3D podres... e o Super Nintendo era completamente divertido pelos jogos principalmente... até o Saturn tem jogos podres... essa Sega nunca teve o principal, o foco na qualidade dos jogos...
@@renatogois5966 Veja o Master System tinha um Hardware melhor que o Nintendo 8 bits... e a Sega nunca soube tirar proveito disso... A Sega nunca tirou proveito de nada... fazia Jogos de Arcade, que muitos, nem chegou nos consoles...
@@renatogois5966 Eu não acho que o 32x seja superior ao Super Nintendo com os Mode 7 e efeitos Hdma... sem dizer depois os cartuchos especiais...
A Sega sempre fez a coisa errada... as pessoas buscavam títulos de jogos bons e nao besteiras...
Nem sempre, o problema era investir caro em produtos que não traziam retorno
168
✌🏻
@@videogamedocumentarios8459 🫡
Fico imaginando o que tinha na cabeça das pessoas que aprovaram esse projeto, essa abominação que só veio pra atrapalhar ainda mais a vida da própria sega e dos desenvolvedores, tipo o sega cd tinha um propósito bacana ( apesar de falho ) ele sim trazia uma evolução bacana, jogos em uma mídia com mais espaço e com músicas reais , agora essa estrovenga aí, tem zero função lógica, é só uma gambiarra feita as pressas que não trouxe nada de bom para o Genesis e só ajudou a piorar a situação da sega naquele momento
Você tem toda razão, péssima decisão em lançar o 32X
O 32x foi a resposta técnica para o super Nintendo foi projetado para superar o super Nintendo em tudo só não fez por conta do alto preço do 32x q afastou os usuários.
@@renatogois5966 o que poderia superar o SNES em termos técnicos seria o Sega CD ou um Genesis já com esse acessório embutido , pois aí a Sega teria a vantagem do som de cd, mais espaço para os jogos e depois com o lançamento do Saturno, retrocompatibilidade com os jogos do Genesis.
O 32x foi um dos piores erros da Sega
@@renatogois5966concordo Renato, a Sega não queria ficar para trás com o Genesis, acho que o 32X só foi mau planejado, tipo, preço, tempo em fim, já o Sega CD era ótimo por conta da mídia, só não não tinha capacidade de gerar imagens em 3D como o chip da Nintendo ou o próprio 32X, uma pena
32x que piada Neptune que perda de tempo. CONSOLE X PRO sola
A Sega gostava de gastar dinheiro 😅
32x foi um erro, não deveria ter existido.