Aprenda outro idioma ou melhore seu inglês, conheça a PLAY ENGLISH. Acesse o LINK para o período de 1 semana gratuita: playenglish.gg/promo/#Capitulo1 Gostou do curso? Utilize o cupom, VIDEOGAMEDOCUMENTARIOS35, para ganhar 35% de desconto!
To muito feliz quê alguém esteja falando sobre a história desse console! Acho quê nenhum outro UA-camr brasileiro tentou comentar sobre a história do pc engine.
Bem interessante a trajetória do Pc-engine, embora o que mais tenha chamado minha atenção seja a homenagem ao Toshiyuki Takahashi. O jogo dele recebeu o nome de Adventures Island no ocidente, que eu joguei muito sem conhecer a fundo esse detalhe de sua origem. Considero ele inclusive um dos melhores do NES.
Incrível mesmo, Aventure Island é um clássico, interessante está história. Joguei bastante o Adventue Island 3, em um dynasion que tinha, lembra demais o Mário 3
Oi,pelo que viz no vídeo eu tenho que dizer que o console é bem interessante,e acho que ele não fez tanto sucesso nos Estados Unidos acho que a empresa dele tinha medo de trazer o console para os Estados Unidos(além da burocracia que você falou),acho também que eles achava que muito dos games deles não iriam agradar o ocidente pelo fato deles serem muito voltados para japoneses,no caso rpg com arte anime e jogos de nave,e provavelmente demoraria muito para modifica ou criar jogos inclusivos para a versão América. Um cara me disse que ele chegou a vencer o mega no início no Japão,mas em 94 isso mudou e o mega drive começou a ganhar lá,isso é verdade?
bacana historia do pc engine, pena que não lançaram no BR, consegui jogar em um real em evento em casa de amigo a poucos anos atras, biblioteca ´e bacana mas gostei mais dos jogos de CD
Mais um doc. de excelência. PC engine é muito marcante. Em vários jogos superou em qualidade seus rivais. Em especial as cores dos jogos são belíssimas. Padrão NEC de qualidade. Empresa que sempre teve compromisso em entregar uma imagem nítida e vívida.
Na época não tive contato com esse videogame fui saber da existência no começo dos anos 2000 via emulação, e fiquei maravilhado com muitos jogos que não conhecia, jogos originários do sistema e ports de arcades entre outros, degustação total. PC Engine foi um grande console no oriente, pouco conhecido por aqui, talvez pelo sucesso dos Nintendin famiclones ou a chegada do MegaDrive possa ter ofuscado e o pouco investimento da Nec fora do Japão.
Tive a mesma sensação, conhecia pouco, fiquei maravilhado com a qualidade dos jogos, muito bom esse videogame O problema que ele não vingou na América, logo não chegou no Brasil pra gente conhecer, mas na era da emulação, um mundo se abriu
Lançar o Pc engine nos EUA foi um grande erro,pois os americanos tinham uma política chata com jogos de conteúdo adulto que era normal no Japão, castlevania chi no Rondo jamais foi lançado nos EUA na época pelo conteúdo do jogo, uma pena a nec não ter lançado o Pc engine no Brasil 😞
esse video brilha, porque ele tem informações honestas.. PC Engine é um aparelho bom, louco e interessante.. veja no Japão, PC Engine em 2° lugar, e o Mega em 3°.. quando na América Mega em 2° lugar.. o cenário desse mercado.. muitos nem citam isso, o Mega brilhou de fato na américa, unicamente naquele mercado.. mas os fãs por aqui pintam outro cenário.. veja sobre o lançamento do Super Famicom, a expectativa do gigante chegando.. que logo depois ficando em 1° lugar nos DOIS Principais Mercados, japonês e americano.. outro detalhe, é o inegável notar que a estrutura dos jogos da Nintendo são um primor de espetacular, como bem dito no video, level design, game play, trilha sonora etc.. isso é um detalhe inegável perante seus jogos naquele inicio dos anos 90.. hoje brinco com a biblioteca do PC Engine atrávez do Nintendo Wii.. recomendo !
Você percebeu os pontos onde queria entregar a quem assiste, foi exatamente como você mencionou, o problema é tentar mudar a história, a sei gosto pessoal, sem se aprofundar ao contexto da época, esse é um dos objetivos do meu canal, trazer a verdadeira história dos videogames, sem comparações.
Este é mais um doc incrível, agora do PC-Engine! Eu ainda acho que o modelo japonês seria perfeito, se recebesse apenas a cor preta e o nome Core Grafx e trazer consigo o Street Fighter 2 no pacote. A aceitação/sucesso talvez teria sido bem melhor. O período de lançamento fora do Japão não ajudou, perante a concorrência! Se viesse na época para o Brasil teríamos mais uma opção! Perfeito como sempre Ronald!
CONCORDO PLENAMENTE 😃😃😃,o Brasil sempre foi um país aberto a cultura japonesa desde os anos 70 e 80 e 90 🙂, se o pc engine tivesse sido lançado por aqui nos anos 90 seria sucesso e vários jogos famosos do console no Japão seriam lançados sem problemas 😃, AO CONTRÁRIO DOS AMERICANOS FRESCOS NA ÉPOCA 😡😡😡
Muito interessante!!!! Este console está em minha lista de desejos!!!! Mais um documentário bacana!!! Quando puder faz um video sobre a trilogia Final Fight!!!!
@@videogamedocumentarios8459 qual era a capacidade dos cartuchos dele ?? Eram maiores em capacidade do que os do mega e do snes ?? E o cd , era de 700mb ???
@@PeterP3rfeito Os Hucards, variavam de 2 Mb a 8 Mb de capacidade de armazenamento, os CDs tinham dispiníveis 650 Mb, por isso nesta mídia, as produtras incluiam dublagem, música com qualidade superior e cinemática nos jogos.
Que achado esse canal, to adorando os videos. Principalmente os relacionados a jogos de luta. Faz do guilty gear tbm, infelizmente não tem mts videos de qualidade falando sobre essa série de jogos no youtube
7:02 esse comercial ultraman me fez lembra a franquias ultraman fighting evolution ps2, podia fazer vídeo documentário a trilogia playstation ultraman fighting evolution assim que nem vídeo trilogia fatal fury
Muito bom o video, muito bem explicado. Parabens!!! Faz um video falando sobre os pokemons de game boy e o stadium. Pkm Stadium quase não tem videos brasileiros falando sobre o desenvolvimento e historia do game.
Muito bom o conteúdo do vídeo, informativo e claro. Em relação ao PC Engine, não muito a acrescentar, pois ele foi um excelente projeto do início até o fim, mas infelizmente a Hudson e a NEC sempre derraparam fora do mercado japonês e nem tinham um esforço de internacionalização dos seus jogos, a grande barreira pra popularização do seu sistema até em emuladores - e também emular ROMs de CDs sempre foi algo obscuro por toda complicação envolvida. Apesar disso tudo, foi um hardware de qualidade primorosa e que apesar de ser o mais velho da 4ª geração, não devia nada ao Mega e muito menos ao SNES, pois graças ao CD-ROM e upgrades constantes, tinha capacidade agregada nitidamente superior.
@@videogamedocumentarios8459 Uma pena, sem dúvida, pois o PC Engine merecia brilhar bem mais. E sem dúvida o faria em mercados emergentes como o nosso, se tivesse o devido suporte.
Já imagino os doc sobre; Amiga, CD-i, Neogeo, 3DO, Jaguar, Linx, Gameboy, Game Gear, WondersWan, Neogeo Poket, FM Towes, X68000, FX, Apple Pippin e por aí vai é só o começo kkk
@@videogamedocumentarios8459 Amigo seu trabalho é sensacional, aulas e aulas de videogames grátis para quem quiser degustar! Agradeço pelo conteúdo muito obrigado.
Gosto muito de tudo relacionado ao pc engine, inclusive tenho o meu aqui, curto bastante curiosidades e a visão da época referente a cada console, só um adendo é que a informação generalizando como geração 16 bits é meio controversa se tendo em conta que o video game caseiro Intelevision da Matel em 1980 ja contava com um processador de 16 bits, para não excluir outros aparelhos de porte ou arquitetura de processamento similar o melhor é tratar como consoles de 2°,3° e 4° geração e assim por diante, pois um outro exemplo são os sucessores de Mega Drive e Super Nintendo, não é correto afirmar geração 32 bits, pois o Nintendo 64 tem em sua arquitetura um processador de 64 bits, e o sega saturn o processador de 32 bits, perdoe se pareci incoveniente, não é a intenção, mesmo assim curto de mais seus documentários, um abraço.
Interessante seu apontamento, realmente há outros consoles, mesmo não sendo tão conhecidos como os medalhões da indústria na época, mas nesse caso, a confusão seria mesmo só com o Nintendo 64, e seus 64-Bits, vou lembrar disso na próxima, valeu pela confiança 🫡
Entendo, mas foi decisão “tecnica” rsrsrs Os jogos demandam muito tempo para capturar e analisar, o projeto fica gigante, e o meu PC ficou 25 horas renderizando a parte 2 do Mega. Mano....o note estava fervendo! Fiquei com medo dele queimar de alguma forma, então optei por manter o foco nas informacoes e jogos importantes. Desculpa mas foi a decisão acertada no momento.
Ronaldo por favor poderia fazer vídeo documentário jogo beat em up, aqui sugestão jogo 8 jogo da franquias beat em up Final fight 1 2 e 3 River city girls zero, 1 e 2 Street of rage 1 2 3 e 4 Double dragon todos jogo da Saga As tartarugas ninjas todo jogo da saga Os Simpsons arcade God Hand Pizza Kidd
Exatamente, o problema todo, que a Nintendo não queria dividir os lucros das vendas dos jogos, o que realmente da dinheiro as produtoras, desta forma ela escolheu os disquetes e cartuchos, pata manter seu lucro alto.
Amo o pc engine desde que conheci o bicho num encontro retrogamer tentei comprar mas é muito caro😱😱, E nem o pc engine mini ficou barato ao ser relançado e só jogo no Xbox clássico via emulador,mas quem sabe um dia né? 🙂.
Meu caso, sou doido pra pegar um, mas hoje é inviável, bom que vivemos uma época fantástica para jogar videogame, sò não explora os games quem não quer
Kkkkk jogo até que é legal, jogabilidade é divertida, mas saiba que é um jogo da primeira geração do console. Esses caras tinham um programa no Japão, com aquele “humor” típico japonês 😂
Por que a versão americana do Pc engine foi um Flop vergonhoso ? Simples ,OS AMERICANOS SÃO FRESCOS PRA CACETA 😡😡😡😡,jogos como o RPG tengai makyo ,a saga valis , castlevania chi no Rondo ,e outros tanto em cd ou cartão jamais seriam lançados nos EUA devido a política conservadora dos americanos nos videgames nos anos 80 e 90 ,se o console tivesse sido lançado no Brasil teria sido um sucesso igual o Master system da sega , já que a nec tem uma filial na rodovia presidente Dutra 🙂, escolher os EUA para lançar a versão americana do pc engine foi uma decisão errada na época 😞
Exatamente, o problema principal era a burocracia, como dito no doc, demorava muito para liberar um jogo, após isso entra toda está parte que você mencionou, e não era apenas a NEC, Sega e Nintendo também tinham essa politica, para não ter jogos embriagados. Agora, se a NEC contasse com a linha de jogos japonesa no Ocidente, a história seria outra. Essa da NEC Brasil ser na Presidente Dutra, eu não sabia! Nas pesquisas não achei nada de interesse da NEC trazer pra cá, uma pena.
Aprenda outro idioma ou melhore seu inglês, conheça a PLAY ENGLISH.
Acesse o LINK para o período de 1 semana gratuita:
playenglish.gg/promo/#Capitulo1
Gostou do curso? Utilize o cupom, VIDEOGAMEDOCUMENTARIOS35, para ganhar 35% de desconto!
To muito feliz quê alguém esteja falando sobre a história desse console! Acho quê nenhum outro UA-camr brasileiro tentou comentar sobre a história do pc engine.
Fico feliz em saber 😁
Excelente matéria. Jogo pelo Emulador. Realmente um ótimo sistema. Daqui a pouco vou conferir alguns jogos que você citou. Valeu Ronald.
@@edison-1103 valeu!
Bem interessante a trajetória do Pc-engine, embora o que mais tenha chamado minha atenção seja a homenagem ao Toshiyuki Takahashi. O jogo dele recebeu o nome de Adventures Island no ocidente, que eu joguei muito sem conhecer a fundo esse detalhe de sua origem. Considero ele inclusive um dos melhores do NES.
Incrível mesmo, Aventure Island é um clássico, interessante está história. Joguei bastante o Adventue Island 3, em um dynasion que tinha, lembra demais o Mário 3
Oi,pelo que viz no vídeo eu tenho que dizer que o console é bem interessante,e acho que ele não fez tanto sucesso nos Estados Unidos acho que a empresa dele tinha medo de trazer o console para os Estados Unidos(além da burocracia que você falou),acho também que eles achava que muito dos games deles não iriam agradar o ocidente pelo fato deles serem muito voltados para japoneses,no caso rpg com arte anime e jogos de nave,e provavelmente demoraria muito para modifica ou criar jogos inclusivos para a versão América.
Um cara me disse que ele chegou a vencer o mega no início no Japão,mas em 94 isso mudou e o mega drive começou a ganhar lá,isso é verdade?
Isso aí mesmo, e o PC Engine venceu o Mega Drive no Japão, quase o dobro das vendas
To ansioso como vai ser vídeo playstation documentário do console geração 32 bits
Serão os próximos, aguarde 😁
Nem em inglês eu acharia um documentário tão bem produzido. Parabéns e muito sucesso!
Obrigado pela confiança e elogio
bacana historia do pc engine, pena que não lançaram no BR, consegui jogar em um real em evento em casa de amigo a poucos anos atras, biblioteca ´e bacana mas gostei mais dos jogos de CD
Vale muito a pena conhecer esse videogame, curioso que nenhuma empresa se interessou em trazer para o Brasil
Mais um doc. de excelência. PC engine é muito marcante. Em vários jogos superou em qualidade seus rivais. Em especial as cores dos jogos são belíssimas. Padrão NEC de qualidade. Empresa que sempre teve compromisso em entregar uma imagem nítida e vívida.
Teve uma tecnologia a frente de sua época, tanto que conseguiu resistir na dura batalha contra o SNES e Mega.
Realmente é um console impressionante.
Tenho o duo e é dos meus favoritos
Bah, que documentário ótimo!
Muito completo, parabéns!
Obrigado pelo elogio ✌🏻👍🏻
Gosto de assistir qlqr conteúdo sobre o melhor (não o mais popular) videogame de 8 bits: PC Engine.
Esse videogame tem jogos ótimos, da para explorar de boa por anos
Ele também fez um grande sucesso na França 👍🏻
Mas nesse caso, por importação, a NEC nunca lançou o console na Europa
Na época não tive contato com esse videogame fui saber da existência no começo dos anos 2000 via emulação, e fiquei maravilhado com muitos jogos que não conhecia, jogos originários do sistema e ports de arcades entre outros, degustação total. PC Engine foi um grande console no oriente, pouco conhecido por aqui, talvez pelo sucesso dos Nintendin famiclones ou a chegada do MegaDrive possa ter ofuscado e o pouco investimento da Nec fora do Japão.
Tive a mesma sensação, conhecia pouco, fiquei maravilhado com a qualidade dos jogos, muito bom esse videogame
O problema que ele não vingou na América, logo não chegou no Brasil pra gente conhecer, mas na era da emulação, um mundo se abriu
Lançar o Pc engine nos EUA foi um grande erro,pois os americanos tinham uma política chata com jogos de conteúdo adulto que era normal no Japão, castlevania chi no Rondo jamais foi lançado nos EUA na época pelo conteúdo do jogo, uma pena a nec não ter lançado o Pc engine no Brasil 😞
mais um conteúdo phoda. Parabéns, mano. Não perco nada do teu canal.
Valeu pelo apoio e confiança!
Trabalho maravilhoso o seu, levar conhecimento ao público de forma minuciosa não é tarefa fácil.
Parabéns e tudo de bom sempre.👏🙏🏼
Sempre um prazer, que bom que vocês estão gostando 😀✌🏻
Nunca joguei e nem vi na minha frente, mas certeza que iria amar se tivesse tido na infância 🥰
Só fui conhecer anos depois, e por emulação, essa época raramente alguém colocava as mãos no PC Engine
Foi o melhor conteúdo sobre esse console que ja vi, muito bom!
Feito com cuidado, valeu!
esse video brilha, porque ele tem informações honestas.. PC Engine é um aparelho bom, louco e interessante.. veja no Japão, PC Engine em 2° lugar, e o Mega em 3°.. quando na América Mega em 2° lugar.. o cenário desse mercado.. muitos nem citam isso, o Mega brilhou de fato na américa, unicamente naquele mercado.. mas os fãs por aqui pintam outro cenário..
veja sobre o lançamento do Super Famicom, a expectativa do gigante chegando.. que logo depois ficando em 1° lugar nos DOIS Principais Mercados, japonês e americano.. outro detalhe, é o inegável notar que a estrutura dos jogos da Nintendo são um primor de espetacular, como bem dito no video, level design, game play, trilha sonora etc.. isso é um detalhe inegável perante seus jogos naquele inicio dos anos 90.. hoje brinco com a biblioteca do PC Engine atrávez do Nintendo Wii.. recomendo !
Você percebeu os pontos onde queria entregar a quem assiste, foi exatamente como você mencionou, o problema é tentar mudar a história, a sei gosto pessoal, sem se aprofundar ao contexto da época, esse é um dos objetivos do meu canal, trazer a verdadeira história dos videogames, sem comparações.
Este é mais um doc incrível, agora do PC-Engine! Eu ainda acho que o modelo japonês seria perfeito, se recebesse apenas a cor preta e o nome Core Grafx e trazer consigo o Street Fighter 2 no pacote. A aceitação/sucesso talvez teria sido bem melhor. O período de lançamento fora do Japão não ajudou, perante a concorrência! Se viesse na época para o Brasil teríamos mais uma opção! Perfeito como sempre Ronald!
Valeu parceiro! Que bom que curtiu, gostaria muito de jogar PC Engine na época, pena que não chegou ao Brasil
CONCORDO PLENAMENTE 😃😃😃,o Brasil sempre foi um país aberto a cultura japonesa desde os anos 70 e 80 e 90 🙂, se o pc engine tivesse sido lançado por aqui nos anos 90 seria sucesso e vários jogos famosos do console no Japão seriam lançados sem problemas 😃, AO CONTRÁRIO DOS AMERICANOS FRESCOS NA ÉPOCA 😡😡😡
@@videogamedocumentarios8459eu também 😭😭😭😭😭😭
Um ótimo trabalho!! Já assisti os documentários do SNES e Mega Drive, vou assistir outros sempre que tiver um tempo livre.
Top ✌🏻👍🏻
bora pra mais um video top, Deus abençoe seu trampo irmao
Amén!
Valeu parceiro!
Depois diz o que achou deste formato✌🏻
Muito interessante!!!! Este console está em minha lista de desejos!!!! Mais um documentário bacana!!!
Quando puder faz um video sobre a trilogia Final Fight!!!!
Fiquei surpreso com a qualidade dos jogos, valeu pelo apoio✌🏻
Doido para pegar um desses, acho muito bonito
Obrigado pelo video
Eu que agradeço pelo apoio, console fantástico, agora o Duo-R é belíssimo, esse eu tinha vontade ter, unido a um glorioso everdrive rsrs
Nao fazia ideia da história desse maravilhoso console.
Otimo video 👍
Muito legal o Pc Engine, vale a pena conferir seus jogos
@@videogamedocumentarios8459 qual era a capacidade dos cartuchos dele ?? Eram maiores em capacidade do que os do mega e do snes ?? E o cd , era de 700mb ???
@@PeterP3rfeito Os Hucards, variavam de 2 Mb a 8 Mb de capacidade de armazenamento, os CDs tinham dispiníveis 650 Mb, por isso nesta mídia, as produtras incluiam dublagem, música com qualidade superior e cinemática nos jogos.
Top! Quando conseguir traz a história desde a criação de Animal Crossing.
Já anotei 👍🏻
Que achado esse canal, to adorando os videos. Principalmente os relacionados a jogos de luta.
Faz do guilty gear tbm, infelizmente não tem mts videos de qualidade falando sobre essa série de jogos no youtube
Tô juntando material de pesquisa, pode apostar que vai aparecer no canal.
Fico feliz que gostou do canal, valeu pela força
7:02 esse comercial ultraman me fez lembra a franquias ultraman fighting evolution ps2, podia fazer vídeo documentário a trilogia playstation ultraman fighting evolution assim que nem vídeo trilogia fatal fury
Boa ✌🏻
Muito bom o video, muito bem explicado. Parabens!!!
Faz um video falando sobre os pokemons de game boy e o stadium.
Pkm Stadium quase não tem videos brasileiros falando sobre o desenvolvimento e historia do game.
Boa sugestão! Tenho um vídeo sobre a febre Pokémon no Brasil, tem todos esses jogos, confere lá 👍🏻
Isso é conteúdo top de ver .parabéns .
Obrigado 👍
Muito bom o conteúdo do vídeo, informativo e claro. Em relação ao PC Engine, não muito a acrescentar, pois ele foi um excelente projeto do início até o fim, mas infelizmente a Hudson e a NEC sempre derraparam fora do mercado japonês e nem tinham um esforço de internacionalização dos seus jogos, a grande barreira pra popularização do seu sistema até em emuladores - e também emular ROMs de CDs sempre foi algo obscuro por toda complicação envolvida. Apesar disso tudo, foi um hardware de qualidade primorosa e que apesar de ser o mais velho da 4ª geração, não devia nada ao Mega e muito menos ao SNES, pois graças ao CD-ROM e upgrades constantes, tinha capacidade agregada nitidamente superior.
Isso mesmo, a NEC deixou sua filial sem uma boa linha de jogos ocidentais, priorizou o mercado japonês, aí foi definhando aos poucos.
@@videogamedocumentarios8459 Uma pena, sem dúvida, pois o PC Engine merecia brilhar bem mais. E sem dúvida o faria em mercados emergentes como o nosso, se tivesse o devido suporte.
como sempre um bom texto e bem pesquisado, parabéns
Obrigado pelo elogio
Já imagino os doc sobre; Amiga, CD-i, Neogeo, 3DO, Jaguar, Linx, Gameboy, Game Gear, WondersWan, Neogeo Poket, FM Towes, X68000, FX, Apple Pippin e por aí vai é só o começo kkk
Vou fazer todos, o Neo Geo sai esse ano ainda, não sei o mês rstsrs
@@videogamedocumentarios8459 Amigo seu trabalho é sensacional, aulas e aulas de videogames grátis para quem quiser degustar! Agradeço pelo conteúdo muito obrigado.
Está ancioso por esse vídeo, excelente!!!
Valeu 👍🏻😁
Muito bom vídeo 😀👍
Obrigado 👍
Gosto muito de tudo relacionado ao pc engine, inclusive tenho o meu aqui, curto bastante curiosidades e a visão da época referente a cada console, só um adendo é que a informação generalizando como geração 16 bits é meio controversa se tendo em conta que o video game caseiro Intelevision da Matel em 1980 ja contava com um processador de 16 bits, para não excluir outros aparelhos de porte ou arquitetura de processamento similar o melhor é tratar como consoles de 2°,3° e 4° geração e assim por diante, pois um outro exemplo são os sucessores de Mega Drive e Super Nintendo, não é correto afirmar geração 32 bits, pois o Nintendo 64 tem em sua arquitetura um processador de 64 bits, e o sega saturn o processador de 32 bits, perdoe se pareci incoveniente, não é a intenção, mesmo assim curto de mais seus documentários, um abraço.
Interessante seu apontamento, realmente há outros consoles, mesmo não sendo tão conhecidos como os medalhões da indústria na época, mas nesse caso, a confusão seria mesmo só com o Nintendo 64, e seus 64-Bits, vou lembrar disso na próxima, valeu pela confiança 🫡
Parabéns, espero muitos documentários sobre consoles nesse canal que já é referência no assunto!
Essa é a intenção ✌🏻 Vamos seguindo no trabalho em melhoria constante
maravilha nobre perdi a estreia mais tou vendo aqui agora
Valeu!
@@videogamedocumentarios8459 TMJ
@@videogamedocumentarios8459
Excelente, obrigado!
Eu agradeço
Parabéns 👏
Top.parabéns. faz do neo geo tb
Vai ser o próximo, já comecei as pesquisas 🤝
Gostei muito do conteúdo, obrigado!
Eu que agradeço
Mano vc é fenomenal ótima dicsao ótimo vídeos parabéns vc é muito especial e talen😮
Obrigado pelo elogio, vamos melhorando cada vez mais ✌🏻
Seus videos sao os melhores quando se trata da história doa games. Tmj❤
Valeu 👍🏻😁
Excelente!!
Obrigado 😃
Video top bem explicado.
Obrigado 👍
Ficou incrível vídeo na moral você faz vídeo documentário muito bom.
Tmj parceiro!
Só video top!
Obrigado 🤙
Achei o vídeo muito massa, só senti falta de dar uma passada nos jogos ano a ano como foi no do Megadrive
Entendo, mas foi decisão “tecnica” rsrsrs Os jogos demandam muito tempo para capturar e analisar, o projeto fica gigante, e o meu PC ficou 25 horas renderizando a parte 2 do Mega.
Mano....o note estava fervendo! Fiquei com medo dele queimar de alguma forma, então optei por manter o foco nas informacoes e jogos importantes.
Desculpa mas foi a decisão acertada no momento.
Muito bom vídeo
Valeu! Muito legal produzir esse trabalho
Mais um ótimo documentário🎉
Muito obrigado 😊
Agora fiquei curioso sobre o pcfx
Isso aí, vai conferir este curioso console rsrsrs
Devidamente LIKEADO
Tmj ✌🏻
Próximo a história do videogame PlayStation 1
Vai chegar!
👏👏👏👏
👍🏻
Ronaldo por favor poderia fazer vídeo documentário jogo beat em up, aqui sugestão jogo 8 jogo da franquias beat em up
Final fight 1 2 e 3
River city girls zero, 1 e 2
Street of rage 1 2 3 e 4
Double dragon todos jogo da Saga
As tartarugas ninjas todo jogo da saga
Os Simpsons arcade
God Hand
Pizza Kidd
Anotadas! ✌🏻
❤❤❤❤❤
✌🏻👍🏻
Qual jogo na imagem 0:24 ?
Last Armaggedon
É um RPG pós apocaliptico
A Nintendo é engraçada não queria pagar royalties pelo Hudcards mas os cobra pelos seus cartuchos até hoje.
Exatamente, o problema todo, que a Nintendo não queria dividir os lucros das vendas dos jogos, o que realmente da dinheiro as produtoras, desta forma ela escolheu os disquetes e cartuchos, pata manter seu lucro alto.
plataforma de inglêiz
Na verdade de japonês 😁
tô zuando 😁
Capas do PC engine da versão yankee meio bosta.
Eram horríveis....
Uma coisa legal foi descobrir que o Pc engine entrou oara o livro dos recordes em 2008 ,COMO O MENOR MAIS POTENTE CONSOLE DE MESA DO MUNDO NA ÉPOCA 😎😎
Essa é boa rsrsrs Condizente
Que canal incrível!
Obrigado ✌🏻🤝
Amo o pc engine desde que conheci o bicho num encontro retrogamer tentei comprar mas é muito caro😱😱, E nem o pc engine mini ficou barato ao ser relançado e só jogo no Xbox clássico via emulador,mas quem sabe um dia né? 🙂.
Meu caso, sou doido pra pegar um, mas hoje é inviável, bom que vivemos uma época fantástica para jogar videogame, sò não explora os games quem não quer
Vou baixar o jogo de aventura plataforma dos comediantes japas sacanas do pc engine e rachar de rir ao jogar 😂😂😂
Kkkkk jogo até que é legal, jogabilidade é divertida, mas saiba que é um jogo da primeira geração do console.
Esses caras tinham um programa no Japão, com aquele “humor” típico japonês 😂
@@videogamedocumentarios8459 o comercial do jogo é muito engraçado 🤣🤣🤣
Por que a versão americana do Pc engine foi um Flop vergonhoso ? Simples ,OS AMERICANOS SÃO FRESCOS PRA CACETA 😡😡😡😡,jogos como o RPG tengai makyo ,a saga valis , castlevania chi no Rondo ,e outros tanto em cd ou cartão jamais seriam lançados nos EUA devido a política conservadora dos americanos nos videgames nos anos 80 e 90 ,se o console tivesse sido lançado no Brasil teria sido um sucesso igual o Master system da sega , já que a nec tem uma filial na rodovia presidente Dutra 🙂, escolher os EUA para lançar a versão americana do pc engine foi uma decisão errada na época 😞
Exatamente, o problema principal era a burocracia, como dito no doc, demorava muito para liberar um jogo, após isso entra toda está parte que você mencionou, e não era apenas a NEC, Sega e Nintendo também tinham essa politica, para não ter jogos embriagados.
Agora, se a NEC contasse com a linha de jogos japonesa no Ocidente, a história seria outra.
Essa da NEC Brasil ser na Presidente Dutra, eu não sabia! Nas pesquisas não achei nada de interesse da NEC trazer pra cá, uma pena.
@@videogamedocumentarios8459 verdade,mas os americanos perderam o melhor castlevania lançado para o console, defeito que foi sanado na versão Mini.