4 estados brasileiros têm menos desemprego que os países ricos. Você sabe por quê?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 лис 2023
  • Os estados brasileiros onde o agronegócio tem um papel mais relevante vêm tendo um desempenho consistentemente melhor do que os demais estados. Isso se reflete em uma taxa de desemprego mais baixa, às vezes, bem mais baixa, a ponto de que 4 deles tenham menos desemprego do que os países ricos, onde a taxa de desemprego está na mínima histórica. #desemprego #agronegocio #economia #ricardoamorim

КОМЕНТАРІ • 17

  • @lubiamoura1613
    @lubiamoura1613 7 місяців тому +1

    Meu estado faz parte do bolsão do agronegócio. Têm chegado muitos nordestinos para trabalhar, reclamam muito do alto custo de vida, simples de entender no nordeste menos trabalho menor custo de vida. Aqui o icms é muito alto.

  • @Fra-u5p
    @Fra-u5p 7 місяців тому

    Parabéns.. .
    Excelente suas análises sobre economia..

  • @rafaelscher9293
    @rafaelscher9293 7 місяців тому +3

    Esses estados tb tem em comum que nenhum é governado pelo PT...

  • @robertalima3291
    @robertalima3291 7 місяців тому

    Além disso aquela população tem que querer trabalhar, o que não acontece no Estado onde resido

  • @dilermandodemelo4213
    @dilermandodemelo4213 7 місяців тому

    Ótima explicação, porém, o governo federal brasileiro atual não concorda com isso, e é contra.
    Para o governo, atividades econômicas boas são aquelas controladas pelo Estado.
    Ver o desempenho das empresas Estatais brasileiras, no momento?

  • @luizantonio8154
    @luizantonio8154 7 місяців тому

    - Gosto muito de seus comentários Ricardo, sei que não és ingênuo, mas estes números são do IBGE? Será que podemos agora acreditar nas "informações" neste instituto?

    • @jdallas2305
      @jdallas2305 7 місяців тому

      vai saber né, pelo menos aqui na regiao onde eu morro em SC tem vaga sobrando nas areas ligadas a producao de proteina animal, seja na industria, comercio ou no campo, se tem gente aqui que conta como desempegrado é por que nao quer trabalhar mesmo, sao pelo menos 600 vagas que anunciam no Cine e nunca cai, vai saber se é uma expectativa criada pela empresa pra baixar o salário ou se é por demanda, mas no comercio e no campo falta gente sim.

  • @dimasmoret3547
    @dimasmoret3547 7 місяців тому +1

    Todos são estados com o povo predominantemente de direita também, os estados que são predominantemente de esquerda são os que tem os piores índices.

  • @Dimitri2025
    @Dimitri2025 7 місяців тому

    O agro se financia com juros bem abaixo do juros de mercado, subsidiado pelo governo, não paga impostos concedido pelo governo, e tem a EMBRAPA empresa que desenvolve tecnologia agropecuária bancada pelo governo, aí fica fácil.

    • @cgribl6847
      @cgribl6847 7 місяців тому

      A grande maioria dos produtores do Agronegócio é originária do sul, sobretudo gaúchos. Gente originaria de pequenas propriedades, cujos filhos diante da insuficiência de terras da família, os obrigavam a sair. E saíram quando surgiu a oportunidade de irem para Goiás e depois Mato Grosso. Na época, o governo militar, criou o Plano de Aproveitamento do Cerrado, trazendo cientistas de várias partes do mundo, porque aquele solo do Centro-Oeste era sáfaro, de pouca fecundidade. Tinha, porém, uma qualidade a seu favor: a topografia. Terrenos planos a perder de vista. Lá , porém, nada se produzia, a não ser um gado pé duro, escassas lavouras de subsistência e que tais. Esse plano, com a Embrapa criada na ocasião, e mais a competência do melhor ministro de agricultura de todos os tempos, ALISSON PAULINELLI, foi a redenção e conquista de milhôes de hectares inaproveitáveis no coração do Brasil, cujos reflexos já se estende a todo interior do país. Basta ver a região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O oeste baiano, com a chegada dos gaúchos, parece aquelas terras do CORNBELT americano. Tal o progresso, cuja fisonomia destaca-se do restante do estado baisno Não sou do agronegócio nem tenho qualquer relação com a atividade. Mas trabalhei em Goiás. Vi , de perto, como essa gente começou desbravando aquelas terras. Chegavam famílias, compravam terras por preço barato ( ja que nada produziam) e iam morar em barracas granes de lona ou em casa simples construída de tábuas. O marido, mulher e filhos todos enfretavam o trabalho com disposição. Quantas vezes, oito hora da noite, ao passar pelas estrada, vi a mulher num trator, o marido noutro, arando terra. Aí fica fácil! Com trabalho tudo fica fácil. A industria automobilística sempre foi subsidiada também, desde os tempos de Juscelino, se não não teriam vindo ( a Ford quando acabou o subsídio, foi embora para Argentina). Não fosse o agronegócio o país estaria muito pior. O agro não exclui a indústria. Ao contrário, é um grande consumidor de caminhões, tratores, veículos, pneus do setor industrial. Ambos podem e devem coexistir.

    • @cgribl6847
      @cgribl6847 7 місяців тому

      j.

    • @lubiamoura1613
      @lubiamoura1613 7 місяців тому +2

      Que volta tudo em dolar para o governo.
      O agro é o único setor que dá superavit ao país.
      E o governo distribui a maior parte desses recursos aos estados com menor arrecadação.

    • @jdallas2305
      @jdallas2305 7 місяців тому +1

      entao so trabalhar no campo, facil falar e dificil fazer.
      Juros baratos é piada de mal gosto, se voce precisar financiar toda lavoura os juros vão tirar quase todo lucro, voce fica no empate, ai voce financia na cultura de mais risco e coloco do seu proprio bolso pra fazer uma safra normal, isso se o cara for organizado.
      Que tipo de subsídio tem, a unica que existe é o Pronaf e tinha outro pra financiar equipamentos.
      A maior parte dos produtores paga caro pra comprar os produtos, consome muito diesel, e se o cara for dono da propria area ele tem lucro, mas alugando terras ele so se ferra aqui em SC. Pense que o custo de plantio de 1 hectare de milho pode chegar a 100 sacas de milho, e com esse excesso de chuvas ou secas muita gente vai falir, foram 3 anos de seca e agora ta levando tudo embora.
      E a Embrapa desenvolver tecnologia é piada, eu fiz superior em agronomia e vi que a embrapa so tem força mesmo em fruticultura, arroz e trigo ainda, nas culturas de milho e soja a tecnologia da EMBRAPA é quase nada, nos compramos 1 saco de semente de milho da embrapa, da variedade Colorado e simplesmente essa tecnologia ta atrasada em uns 8 a 10 anos, voce precisa alem de comprar a semente ter que fazer tratamento contra pragas e doencas a mais, todo mundo que produz milho e soja precisa comprar muito produto seja da Bayer ou Monsanto, entao pare de falar coisa que nao sabe.

    • @Dimitri2025
      @Dimitri2025 7 місяців тому

      @@jdallas2305 Pois é, uma vida tão difícil, tá todo mundo falido e endividado, coitadinhos.