Esse é o Gleiser que espero. Informando sem o sensasionalismo que tomou conta de parte da "ciência". Parabéns e fico no aguardo de outros vídeos nesse nível.
Sempre eu me pergunto por que as pensadoras são tão poucas se são tanto Homo sapiens quanto os pensadores; respostas são várias, a que melhor escapa aos preceitos é que o "psi" da fêmea do animal humano tem um vínculo de cria e leite inexistente no macho; e não adianta artificialmente produzir HOMEM MATERNAL, pois o vínculo leite e cria remonta aos primeiros animais mamíferos. Assim, provavelmente, o trabalho de parto na mulher ganha valor incomum comparativamente ao parto filosófico; aquele, por que inexpressivo no homem faz elevar nele este último.
Lilith : Realidade sao conceitos e padrões de energias e percepções em que seu consciente racional usa para delimitar uma linha e outra de um momento e outro, o presente fisico matemático é de aproximadamente 2 milionésimo de segundo , pensou , ja se foi , é passado. Nós contempamos uma realidade porque nosso consciente é ciente de nosso inconsciente como diz jung, espaço, tempo, energia , tudo contempla a realidade pois vc mesma começa a questionar tudo onde tudo e observado por vc mesma. O tempo foi inventado por nós humanos para justamente concretizar a nossa realidade onde nascemos e morremos num curto espaço de tempo comparado a imensidão e infinitude do cosmos, por isso temos horas,dias,semanas e anos, em cosmologia o tempo nao existe pois nao há uma realidade unica e singular definindo todo o espetro.logo , o universo está em constante expansão. Espero ter ajudado.
Quanto mais eu assisto o Marcelo eu fico surpreso com o conhecimento dele sendo repassado de maneira clara e objetiva... parabéns pelo seu trabalho Marcelo... sou admirador
Prezado Professor Dr. Marcelo, soube da sua existência por acaso, tipo aquela sorte que serve para salvar o ignorante ou curar o arrogante (05/05/21), aquilo que realmente é "invisível" aos olhos. O seu vídeo, além de maravilhoso e fundamental, é um dos mais honestos intelectualmente que já vi na vida, vindo de um grande cientista que pretendo ainda estudar muito! Gratidão a você!
Professor sou teu fã, não te assisto te ouço antes de dormir. Antes fazia isso com Sagan, mas já não tem mais o que ouvir de Sagan que não seja repitido. Mesmo assim eu o amo como o senhor. Quero te dizer que viajo na tua mente, só assim consigo dormir com o fone nos ouvidos te ouço. Então por favor, faça vídeos longos. Os curtos não dão tempo ...
marcelo gleiser tem a simplicidade de quem sabe que o o universo é tao imenso que mesmo no nosso estágio do cnhecimento cientifico de hoje existem universos a serem desvendados
Marcelo traz a possibilidade de desmistificar os conceitos e pressupostos da fisica numa linguagem acessivel que possa ser entendida por todos. O conhecimento dos fenômenos que fazem parte de uma parte não visível do universo é fundamental para que saibamos quem somos e de onde viemos.
Uma boa aula sobre os limites do ser humano. Não temos ou não admitimos aceitar conceitos extra-humanos para poder avançar.
4 роки тому+3
Sim. O essencial é invisível aos nossos olhos "magnéticos" e aos nossos aparelhos elétricos e magnéticos. Agora como muito coisa é invisível eis aí que essa frase é usada por muitos com segundas intenções nos campos emocionais.
Qdo era criança, eu dizia: Pai, será que os nossos olhos veem mesmo tudo que existe!? Quando eu ouvia dizer que não existia vida nos outros planetas, eu dizia: mas, é se houver vida, e os nossos olhos não são capazes de ver!? Meu pai respondia: Se fosse assim, a Ciência já tinha dito, vc pergunta demais, menina! Afinal eu estava fazendo a pergunta certa, mas as respostas estavam por vir..rsrsrs Adorei, Marcelo! 😃🙏🏻
Muito bom. Pra quem gostar, indico o aprofundamento a partir da filosofia budista, que, pra mim, vai ao cerne dessa questão sobre nossa limitação (parcialidade) de experiência sensorial-cognitiva. Procurem o canal do Lama Padma Samten, um brasileiro que coincidentemente também é físico.
Excelente, parabéns pelas suas exposições. Todos nós precisamos de orientações e de aprendizados sobre certos temas que de alguma forma e em algum momento nos despertaram e nos conduziram. O Sr. sabe fazer isso muito bem, somos gratos!
Mais uma ótima aula! O tema é muito profundo. Parabéns por colocar tais temas em linguagem tão simples, para pobres mortais como eu, rsrsrsrs. Um abraço.
Pois é, professor. Há alguns anos o senhor disse que não poderíamos ter a visita de outras civilizações porque estamos a "x" anos-luz de qualquer planeta que poderia ser habitável. Como se o conhecimento humano não fosse limiitado, como se não houvesse ainda muito a descobrir e a aprender...
Desde o primeiro livro do Marcelo eu criei admiração pela pessoa dela e por seu conhecimento e didática nas explicações, e esta admiração só aumentou com o tempo. FF
A algum tempo atrás assisti um vídeo seu e, apesar de ter ficado interessada em ouvir tanto conhecimento, confesso ter desistido de te acompanhar, quando tu falaste que seria impossível ter quslquer tipo de vida em outros planetas...achei meio egoica aquela afirmação...vejo que agora o Sr mudou a linha de pensamento e fico feliz por isso...gratidão
O Marcelo Gleiser é malandro demais, ele consegue agradar aos crentes falando em energias, espiritualidade, nossas limitações ao tentar entender a realidade. Com isso ele consegue quebrar parte daquele preconceito com a ciência que os religiosos possuem.
Cada vez que penso nisto, fico triste...Parece ser impossível compreender, parece que jamais chegaremos a uma solução. Este mistério me fascina, mas ao mesmo tempo me tolhe, me fez desistir de cursar física pura na juventude. Uma pergunta simples e tudo desaba: porque o universo, a natureza, segue leis?! Óbvio, se não seguisse não existiria ordem ou desordem. "Simplesmente", não existiria uma estrutura cósmica, mas porque estas leis?! Quais leis precedem e são as fundamentais para além do big bang?! Porque o Universo ou o que há além, há de existir?!
Professor eu näo sou niguem comparado a o senhor. Mas só consigo dormir com fome de ouvido ouvifo suas palestras. O plobrema é que o senhor grava muito pouco. Preciso de videos com duraçao de ao menos uma hora.
Até que ponto o essencial que nós não enxergamos não deixa de ser também criação nossa? Um essencial que afinal não deixa de ser também humano, e assim, não é essencial? Obrigado pelo vídeo professor, assisto todos.
Professor Gleiser, ainda adolescente li a Dança do Universo que me influenciou muito. Só discordo quando descuidamos da linguagem e falamos quando o universo tinha um trilionésimo de segundo, pois isso implica afirmar que ele teve uma origem há 13,7 bilhão de anos e isso não pode ser feito pelos motivos que você mesmo descreveu.
Pareceu-me que o professor gostaria de dizer algo mais. Algo que as amarras acadêmicas ainda não permitem, sem que haja o ceticismo científico, mas que muitos cientistas já compreenderam o caminho por onde seguiremos.
A ciência ñ é contra a religião, basta a crença conseguir provar alguma coisa q com certeza a ciência "justa", como li num comentário anterior, seguirá esse caminho. Até lá ficamos na história do q "um amigo de um amigo meu, me disse!"
♻ Uma pessoa do comportamento ético e inteligência o Marcelo é sempre cuidadosa ao chegar perto de uma afirmação, pois ele se apoia no Ciência, ou seja, na comprovação por testes e mais testes, repetições e depois resultados, todavia, quando falamos do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, nós, com as limitações dos sentidos nos sentimos presos, e o que nos resta é o estudo, desenvolvimento, procura que sempre nos guiou e parece que para cada resposta aparecem 1.000 novas perguntas ♾ .. FF
Entretanto, a Teoria das Cordas está fazendo progressos importantes para unir a gravidade à mecânica quântica embora não possa ainda ser comprovada experimentalmente devido às nossas limitações tecnológicas. Acredito que seja possível um dia obtermos uma descrição da realidade que seja compreensível aos nossos intelectos e não podemos nos esquecer que o nosso equipamento biológico limitado também poderá ser aperfeiçoado pela ciência!
A natureza da mente a impede de ir além de certo ponto, justamente porque a mente é um fenomeno limitado. A Natureza da realidade é ilimitada, infinita, e é justamente nossa essência mais profunda. É o que somos! Somos o silencio insondavel, de onde todos os fenomenos, formas, tempo, espaço, universos, seres, e realidades, surgem. A sensação de Eu localizado, limitado, é em si, ilusória, e a mente que percebe esse Eu, e tenta explicar o Universo, o sente, e percebe, assim, de forma localizada, e limitada. Em essencia, tudo no universo é Um, uma unidade, interconectada em infinitos niveis de percepção e realidade. Essa percepção surge dessa origem que não é um fenomeno, e que manifesta tudo o que existe. Esse aparente abismo entre a mente e esse infinito, é na verdade uma ponte. Ela aponta para o infinito, e até tem a sensação de que é infinita também. De certa forma, é verdade, pois a mente veio desse infinito, mas sua natureza é tal que só consegue dar noticias de sua origem. Todos nossos pensamentos, conceitos e realizações, são assim. São apontamentos, para o infinito. Esse infinito não está fora nem dentro de nós, pois isso também é ilusório. Esse infinito é o que somos! A ciencia faz um lindo trabalho de colocar uma lente e nos das vislumbres disso. Ela é uma bussula para "voltarmos pra casa". Isso é o que os sabios chamam de iluminação. Nesse instante, todas as ciencias desaparecerão, e outros infinitos universos surgirão a partir desse.
Professor. Por que o Universo deveria ter um início e um fim...tanto em termos de tempo como espaço? Esses são nossos parâmetros. Não era Giordano Bruno que afirmava que o universo é infinito? Tem sentido encaixar a Existência num binário tempo e espaço?
Pergunta interesante, mas acho que não tem muito sentido dizer que o universo é infinito porque se houvesse tempo infinito antes de nós, nosso tempo jamais poderia ter acontecido por definição, assim o universo deve ter um inicio. Logo, deve haver uma quantidade finita de tempo daqui para trás. Já o tempo aqui para frente pode muito bem ser infinito, mas não acho que temos certeza quanto a isso
@@jorgemachado5317 interessante...mas se considere um.tempo finito daqui pra trás não pode ser infinito daqui pra frente. Ou tem início e fim ou a existência é Atemporal...ou seja existe e sempre existiu...dentro dela entidades que se transformam...nascimento e morte são conceitos humanos. Tudo se transforma ... Ou não ?
@@darienchiba6682 concordo...basta pensar que o passado muda...não è objetivo...não se refere a fatos mas à nossa interpretação destes ...e com o tempo essa interpretação muda. O que tem valor è o significado que conseguimos extrair.
me tira uma dúvida.. quando falamos que uma criatura vive determinados anos, é pq temos um parâmetro para compararmos. exemplo: uma tartaruga ou um papagaio vive tantos anos é pq já houve casos que uma tartaruga ou um papagaio sobreviveram a tantos anos. o ser humano acompanhou o nascimento e a morte deles. Mas no caso de uma estrela por exemplo, não tem nenhum exemplo que testemunhamos o nascimento e a morte de uma delas, como então podemos dizer quantos anos ela vive?
Na verdade, temos. A morte de uma estrela ocorre quando a reserva de Hidrogênio dela se acaba. Então basta calcular o quanto de Hidrogênio ela possui, o efeito que causa quando Hidrogênio é transformado em Hélio e o tempo que isso leva. Tudo baseando-se na distância da estrela e a luz que ela emite e vários outros detalhes...
ESSE VÍDEO FAZ PENSAR QUE PESSOAS COM COMPLEXO DE GÊNIO (COMUM EM ATEUS, COMO NIETZCHE, FREUD, SARTRE) DEVERIAM ADMITIR QUE NÃO SE SABE SE O UNIVERSO COMEÇOU A EXISTIR SEM CAUSA, SEM DEUS, OU FOI CRIADO POR AGENTE EXTERNO QUE SE CHAMA DE DEUS. MARCELO GLEISER FAZ SENTIR NOSSA PEQUENEZ DIANTE DE QUESTÕES QUE NEM A FILOSOFIA NEM A CIÊNCIA, PELO MENOS ATÉ AGORA, É CAPAZ DE RESOLVER.
Também acho isso, se mesmo a matemática que é a ferramenta usada pela ciência não é completa (limitada) e nem mesmo consegue provar sua própria consistência, como alguém poderia formular uma "teoria de tudo" elaborando um modelo matemático.
Parabéns pela aula. O senhor crê em singularidade ? Há modelos alternáticas à singularidades?
4 роки тому+2
A questão é que somos limitados como seres que temos cinco sentidos. E quem pensa não sabe de onde vêm o seu pensamento. Daí toda uma ciência baseada no pensamento e nos cinco sentidos só funcionar dentro do campo de percepção desses mesmos cinco sentidos materiais. Tudo adequado ao que o corpo humano possa sentir biologicamente. Eis aí a limitação da matéria. Para ir além precisa se desenvolver além do campo elétrico e magnético ou "quântico". E aqui não estou a dizer nada religioso ou filosófico.
A nossa ciência chegou ao seu limite . Desde o advento da Física Quântica , não descobrimos nada de novo . só conseguiremos evoluir após os cientistas descobrirem a outra realidade da vida , ou seja , o espírito , a vida após a morte , as cidades astrais que são feita de protons ,neutrons e eletrons só que quanticamente menos densos . Recomendo o livro "Física Quântica e Espiritualidade , do Físico , Cosmólogo e Espiritualista Laércio Fonseca.
PARABENIZO A VOCÊ MARCELO PELA GRANDE SAPIÊNCIA E PELO PRÊMIO QUE VOCÊ RECEBEU. GOSTARIA DE PERGUNTAR SE VOCÊ NÃO PODERIA AJUDAR NO GOVERNO DE BOLSONARO DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO MEU NOME É SILOÉ BEMJAMIM DOS SANTOS JUNIOR SOU DE VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA 💚🕎✡
"Tudo fez Deus formoso a seu tempo; também colocou no coração do homem a eternidade, sem quê ele possa entender tudo o que Deus fez desde o princípio até o fim". Eclesiastes 3:11
Só a metafísica explicaria. A ciência do futuro admitirá a enormidade do que ainda desconhece e a existência de uma suprema e infinita inteligência que a tudo coordena, ou seja, Deus.
@Fabio Newtempo Ruim mas foi necessária no seu devido tempo passado. Sem ela teria sido pior para a espécie humana. Caso não fosse criada uma espécie de controle social baseado no MEDO DE MORRER (indo para o "inferno") a espécie humana teria se acabado em guerras devido à sua ferocidade. O animal Racional não se doma e nem se amansa e sim acostuma-se! Haja vista as guerras feitas no passado inclusive algumas em nome de um "Deus" inventado. Como se um Deus aprovasse a matança de seres da mesma espécie dita "humana".
Caro professor, gostaria de um esclarecimento para sustentar um debate que foge da minha área de conhecimento. .. Os conspiracionistas das missões Apolo alegam que os computadores da época eram limitadíssimos e tinham uma capacidade de memória equivalente a uma calculadora e seria impossível controlar todos os detalhes necessários para a manutenção da vida ,como controle de temperatura, quantidade de oxigênio necessário, localização geoespacial, enfim, todo o suporte para uma missão desse porte. É evidente para mim, que essas pessoas não conhecem engenharia aeroporto espacial, fisica, química e estão falando apenas de um aspecto da questão, ou seja, o conhecimento minucioso de computadores, só!
Quando cita Bi1gBang aí nada mais tem sentido, porém poucos cientistas terão coragem de dizer a verdade... de que faz mais sentido um Universo sequencial, toroidal... Hawking até que tentou falar sobre isso, porém deixou apenas uma leve impressão para que outros um dia desenvolvam e revelem..
Por favor ... peço a Vc meu querido Marcelo... leia e estude um livro chamado Cartas de Cristo .. e desafie a ciência, talvez vc seja o ÍMPAR... insisto leia até o final... e terá outra visão uma abertura de consciência , poderá descrever com precisão e com sabedoria seus conhecimentos
Professor, seria possível existir outros universos ou Dimensões simultâneos aos nossos?Com outras estruturas de matérias que nós não os percebiamos e nem eles a nós.Varios universos simultâneos
Não vivemos em uma simulaçao,mas como Marcelo Gleiser disse nossos 5 sentidos sao muito limitidos fazendo com que nós enxergamo apena uma pequena fraçao da realidade. Platão ja nos explicava isso quando dizia sobre o mundo das ideias e o mito da caverna.
@@elionailuiz Michel Borges quem? Jornalista ou Pastor? Acho que este canal è de Astronomia...não Religioso. O creacionismo nao abre questões filosóficas e livre pensamento...mas dá respostas pre-confeccionadas. A resposta leva sempre à deus ou à alguma escritura tradicional. O que não è pensamento investigativo nem busca de conhecimentos. Ou não? Afinal Fé não è Pesquisa. È aceitar uma tese a priori.
A ciência não pode explicar as sensações. A idéia de que sensação é uma série de reações quimicas está errada. Reação quimica (transformação da matéria) é um fenômeno, sensação é outro. Existe uma correlação entre eles, mas não são a mesma coisa. Ou seja, qdo ocorre certas reações quimicas, alguém ou algo percebe elas como sensação. Se fossem a mesma coisa, não haveria problema de torturar as pessoas, por exemplo, pois seriam apenas reações quimicas ocorrendo. E não existe instrumento que consiga detectar a sensação, apenas a reação quimica. Se um extraterrestre que não tem sensações chegasse aqui e começasse a fazer experimentos conosco, ele conseguiria detectar as reações quimicas que existem no nosso cérebro, mas não saberia da existência das sensações. Ele acharia que somos que nem robos, que são programados para gritar e afastar o braço qdo tocam no fogo, mas que não sentem nada. Seriamos assim: o tato capta o calor, converte aquilo em ondas elétricas que chegam até o cérebro, que se convertem em reações quimicas que posteriormente seriam convertidas em ondas sonoras (grito), energia cinética (afastaria o braço), etc. Apenas isso, sem nenhuma sensação.
kkkkk,não acredito do que vi e ouvi neste vídeo,o famoso Marcelo Gleiser,dissimulando a respeito da origem do universo,e explica de forma integra,o efeito,mas se abstém,de relacionar o sobrenatural !Mas devo admitir que foi corajoso em admitir que não sabe nada além, do que estudou,ou seja repetiu o que aprendeu na escola !
Essa metaciência desconhecida da ciência, sem dúvida trata-se do Senhor que criou o universo, o céu, a terra, os homens... . A sua compreensão não está escondida, é só estudar a teologia, a ciência de Deus.
Engraçado que a "theo" foi vetada como conhecimento os próprios autores a definiram como MITOS e jamais será scientia ,essas oticas religares é inutil!
Extraordinario. Cientista honesto e que sabe que somos limitados. Ser humano de primeira linha. Abraço
ua-cam.com/video/Ta7bGeMiMw8/v-deo.html
Obrigado por compartilhar o conhecimento! Orgulho do 🇧🇷!
Honestidade científica ao extremo. Este é um grande cientista que não é cientificista. Excelente aula.
Explicação com humildade. Receita de um buscador. Obrigado!
"O essencial é invisível aos olhos", repetiu o principezinho para não esquecer ❤️
Cada dia mais fã do Gleiser. Cada vez mais interesso-me por Astronomia e ele tem contribuído bastante por essa minha mais nova paixão!
Vídeo excelente para ser usado como introdução numa aula sobre Teoria do Conhecimento.
Parabéns pelo didatismo.
Esse é o Gleiser que espero. Informando sem o sensasionalismo que tomou conta de parte da "ciência". Parabéns e fico no aguardo de outros vídeos nesse nível.
É um tema fascinante, o que é a realidade
Rapaz... boletos são reais... esposa chata é real... O resto eu não SEI 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Sempre eu me pergunto por que as pensadoras são tão poucas se são tanto Homo sapiens quanto os pensadores; respostas são várias, a que melhor escapa aos preceitos é que o "psi" da fêmea do animal humano tem um vínculo de cria e leite inexistente no macho; e não adianta artificialmente produzir HOMEM MATERNAL, pois o vínculo leite e cria remonta aos primeiros animais mamíferos. Assim, provavelmente, o trabalho de parto na mulher ganha valor incomum comparativamente ao parto filosófico; aquele, por que inexpressivo no homem faz elevar nele este último.
Lilith : Realidade sao conceitos e padrões de energias e percepções em que seu consciente racional usa para delimitar uma linha e outra de um momento e outro, o presente fisico matemático é de aproximadamente 2 milionésimo de segundo , pensou , ja se foi , é passado. Nós contempamos uma realidade porque nosso consciente é ciente de nosso inconsciente como diz jung, espaço, tempo, energia , tudo contempla a realidade pois vc mesma começa a questionar tudo onde tudo e observado por vc mesma. O tempo foi inventado por nós humanos para justamente concretizar a nossa realidade onde nascemos e morremos num curto espaço de tempo comparado a imensidão e infinitude do cosmos, por isso temos horas,dias,semanas e anos, em cosmologia o tempo nao existe pois nao há uma realidade unica e singular definindo todo o espetro.logo , o universo está em constante expansão. Espero ter ajudado.
Quanto mais eu assisto o Marcelo eu fico surpreso com o conhecimento dele sendo repassado de maneira clara e objetiva... parabéns pelo seu trabalho Marcelo... sou admirador
Prezado Professor Dr. Marcelo, soube da sua existência por acaso, tipo aquela sorte que serve para salvar o ignorante ou curar o arrogante (05/05/21), aquilo que realmente é "invisível" aos olhos. O seu vídeo, além de maravilhoso e fundamental, é um dos mais honestos intelectualmente que já vi na vida, vindo de um grande cientista que pretendo ainda estudar muito! Gratidão a você!
Rapaz que papo profundo... Chegar ao ponto de reinventar toda a ciência numa "ciência superior"
Qto mais ouço as explicações de Marcelo Gleiser, mais o admiro. Um ser humano extraordinário. Grata por compartilhar seu conhecimento.
Professor sou teu fã, não te assisto te ouço antes de dormir.
Antes fazia isso com Sagan, mas já não tem mais o que ouvir de Sagan que não seja repitido.
Mesmo assim eu o amo como o senhor.
Quero te dizer que viajo na tua mente, só assim consigo dormir com o fone nos ouvidos te ouço.
Então por favor, faça vídeos longos.
Os curtos não dão tempo ...
marcelo gleiser tem a simplicidade de quem sabe que o o universo é tao imenso que mesmo no nosso estágio do cnhecimento cientifico de hoje existem universos a serem desvendados
Por favor tragam mais vídeos como esse. A qualidade do vídeo é plausível, parabéns aos criadores e ao Marcelo Gleiser
Estudei Matemática e adoro Física tanto quanto Matemática!!!! Ficaria o dia inteiro assistindo suas aulas!! Muito obrigada!!!
Marcelo traz a possibilidade de desmistificar os conceitos e pressupostos da fisica numa linguagem acessivel que possa ser entendida por todos. O conhecimento dos fenômenos que fazem parte de uma parte não visível do universo é fundamental para que saibamos quem somos e de onde viemos.
Uma boa aula sobre os limites do ser humano. Não temos ou não admitimos aceitar conceitos extra-humanos para poder avançar.
Sim. O essencial é invisível aos nossos olhos "magnéticos" e aos nossos aparelhos elétricos e magnéticos. Agora como muito coisa é invisível eis aí que essa frase é usada por muitos com segundas intenções nos campos emocionais.
Adorei, parabéns pela clareza e pela temática.
Qdo era criança, eu dizia: Pai, será que os nossos olhos veem mesmo tudo que existe!? Quando eu ouvia dizer que não existia vida nos outros planetas, eu dizia: mas, é se houver vida, e os nossos olhos não são capazes de ver!? Meu pai respondia: Se fosse assim, a Ciência já tinha dito, vc pergunta demais, menina! Afinal eu estava fazendo a pergunta certa, mas as respostas estavam por vir..rsrsrs Adorei, Marcelo! 😃🙏🏻
As respostas continuaaaaaammmm por vir. Navegar é preciso.
Muito bom. Pra quem gostar, indico o aprofundamento a partir da filosofia budista, que, pra mim, vai ao cerne dessa questão sobre nossa limitação (parcialidade) de experiência sensorial-cognitiva. Procurem o canal do Lama Padma Samten, um brasileiro que coincidentemente também é físico.
Grande Mestre, para mim a GRAVIDADE é a "vontade" infinita de voltar ao ponto de origem... Nelson Costa
Muito bom ver questões tão complexas colocadas de forma tão simples.
parabéns, que orgulho. linguagem acessível!
Marcelo admiro sua inteligência
Eita gostei 👍🏼👏🏻👏🏻👏🏻 só aumentou mais ainda a certeza que pra que tudo viesse a existência foi preciso ter alguém pra criar um ser inteligente.
Excelente, parabéns pelas suas exposições. Todos nós precisamos de orientações e de aprendizados sobre certos temas que de alguma forma e em algum momento nos despertaram e nos conduziram. O Sr. sabe fazer isso muito bem, somos gratos!
Vim pela aula online do dimensão objetivo avare
Gratidão por ampliar um pouco nossa micro visão!
Espetacular. Como gosto de te ouvir! 🙏🙏
Que maravilha...como amo esse assunto!! 🙏🏼💜
O caçador de ateu. Bravo! Orgulho do Brasil.
Ele é ateu/agnóstico
Mais uma ótima aula! O tema é muito profundo. Parabéns por colocar tais temas em linguagem tão simples, para pobres mortais como eu, rsrsrsrs. Um abraço.
Pois é, professor. Há alguns anos o senhor disse que não poderíamos ter a visita de outras civilizações porque estamos a "x" anos-luz de qualquer planeta que poderia ser habitável. Como se o conhecimento humano não fosse limiitado, como se não houvesse ainda muito a descobrir e a aprender...
Desde o primeiro livro do Marcelo eu criei admiração pela pessoa dela e por seu conhecimento e didática nas explicações, e esta admiração só aumentou com o tempo.
FF
A algum tempo atrás assisti um vídeo seu e, apesar de ter ficado interessada em ouvir tanto conhecimento, confesso ter desistido de te acompanhar, quando tu falaste que seria impossível ter quslquer tipo de vida em outros planetas...achei meio egoica aquela afirmação...vejo que agora o Sr mudou a linha de pensamento e fico feliz por isso...gratidão
O Marcelo Gleiser é malandro demais, ele consegue agradar aos crentes falando em energias, espiritualidade, nossas limitações ao tentar entender a realidade. Com isso ele consegue quebrar parte daquele preconceito com a ciência que os religiosos possuem.
Show professor
Cada vez que penso nisto, fico triste...Parece ser impossível compreender, parece que jamais chegaremos a uma solução. Este mistério me fascina, mas ao mesmo tempo me tolhe, me fez desistir de cursar física pura na juventude. Uma pergunta simples e tudo desaba: porque o universo, a natureza, segue leis?! Óbvio, se não seguisse não existiria ordem ou desordem. "Simplesmente", não existiria uma estrutura cósmica, mas porque estas leis?! Quais leis precedem e são as fundamentais para além do big bang?! Porque o Universo ou o que há além, há de existir?!
Descobri agora este canal fantástico da história da ciência, com este mestre da física.
Eu gostei muito.Acho que, Todos os pastores, deveriam assistir esse vídeo.
Aula maravilhosa
É incrível pensarmos em termos de probabilidades! Muito Bacana Marcelo!!!
muito obrigado por este e por vários outros videos!!
Professor eu näo sou niguem comparado a o senhor.
Mas só consigo dormir com fome de ouvido ouvifo suas palestras.
O plobrema é que o senhor grava muito pouco.
Preciso de videos com duraçao de ao menos uma hora.
Marcelo Gleiser sempre inspirador!
Até que ponto o essencial que nós não enxergamos não deixa de ser também criação nossa? Um essencial que afinal não deixa de ser também humano, e assim, não é essencial? Obrigado pelo vídeo professor, assisto todos.
Professor Gleiser, ainda adolescente li a Dança do Universo que me influenciou muito. Só discordo quando descuidamos da linguagem e falamos quando o universo tinha um trilionésimo de segundo, pois isso implica afirmar que ele teve uma origem há 13,7 bilhão de anos e isso não pode ser feito pelos motivos que você mesmo descreveu.
#somos70porcento
💕AMOR e LUZ💕
Pareceu-me que o professor gostaria de dizer algo mais. Algo que as amarras acadêmicas ainda não permitem, sem que haja o ceticismo científico, mas que muitos cientistas já compreenderam o caminho por onde seguiremos.
Tbm achei
Certeza, eu estudo e trabalho com Mediunidade. Estamos quase lá. Qdo comprovarem o quê existe, só faltará amar uns aos outros. Rss
Exato. A resposta a tudo isso está no compreensão do ensinamento: "Amai uns aos outros, assim como Eu os amei"
A ciência ñ é contra a religião, basta a crença conseguir provar alguma coisa q com certeza a ciência "justa", como li num comentário anterior, seguirá esse caminho. Até lá ficamos na história do q "um amigo de um amigo meu, me disse!"
♻ Uma pessoa do comportamento ético e inteligência o Marcelo é sempre cuidadosa ao chegar perto de uma afirmação, pois ele se apoia no Ciência, ou seja, na comprovação por testes e mais testes, repetições e depois resultados, todavia, quando falamos do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, nós, com as limitações dos sentidos nos sentimos presos, e o que nos resta é o estudo, desenvolvimento, procura que sempre nos guiou e parece que para cada resposta aparecem 1.000 novas perguntas ♾ ..
FF
MUITO BOM
Isso chama mistério que legal que existe porque não somos donos da razão
Sensacional! Tem que haver um criador.
Finalmente! Parabéns pela honestidade!
Obrigada por dividir o conhecimento
Entretanto, a Teoria das Cordas está fazendo progressos importantes para unir a gravidade à mecânica quântica embora não possa ainda ser comprovada experimentalmente devido às nossas limitações tecnológicas. Acredito que seja possível um dia obtermos uma descrição da realidade que seja compreensível aos nossos intelectos e não podemos nos esquecer que o nosso equipamento biológico limitado também poderá ser aperfeiçoado pela ciência!
Gratidão pela lucidez!
Maravilhoso.
Bravo !
A natureza da mente a impede de ir além de certo ponto, justamente porque a mente é um fenomeno limitado. A Natureza da realidade é ilimitada, infinita, e é justamente nossa essência mais profunda. É o que somos! Somos o silencio insondavel, de onde todos os fenomenos, formas, tempo, espaço, universos, seres, e realidades, surgem. A sensação de Eu localizado, limitado, é em si, ilusória, e a mente que percebe esse Eu, e tenta explicar o Universo, o sente, e percebe, assim, de forma localizada, e limitada. Em essencia, tudo no universo é Um, uma unidade, interconectada em infinitos niveis de percepção e realidade. Essa percepção surge dessa origem que não é um fenomeno, e que manifesta tudo o que existe. Esse aparente abismo entre a mente e esse infinito, é na verdade uma ponte. Ela aponta para o infinito, e até tem a sensação de que é infinita também. De certa forma, é verdade, pois a mente veio desse infinito, mas sua natureza é tal que só consegue dar noticias de sua origem. Todos nossos pensamentos, conceitos e realizações, são assim. São apontamentos, para o infinito. Esse infinito não está fora nem dentro de nós, pois isso também é ilusório. Esse infinito é o que somos! A ciencia faz um lindo trabalho de colocar uma lente e nos das vislumbres disso. Ela é uma bussula para "voltarmos pra casa". Isso é o que os sabios chamam de iluminação. Nesse instante, todas as ciencias desaparecerão, e outros infinitos universos surgirão a partir desse.
parabéns !!! vídeo espetacular !!!
Professor. Por que o Universo deveria ter um início e um fim...tanto em termos de tempo como espaço? Esses são nossos parâmetros. Não era Giordano Bruno que afirmava que o universo é infinito? Tem sentido encaixar a Existência num binário tempo e espaço?
Pergunta interesante, mas acho que não tem muito sentido dizer que o universo é infinito porque se houvesse tempo infinito antes de nós, nosso tempo jamais poderia ter acontecido por definição, assim o universo deve ter um inicio. Logo, deve haver uma quantidade finita de tempo daqui para trás. Já o tempo aqui para frente pode muito bem ser infinito, mas não acho que temos certeza quanto a isso
@@jorgemachado5317 interessante...mas se considere um.tempo finito daqui pra trás não pode ser infinito daqui pra frente. Ou tem início e fim ou a existência é Atemporal...ou seja existe e sempre existiu...dentro dela entidades que se transformam...nascimento e morte são conceitos humanos. Tudo se transforma ... Ou não ?
Acho que o tempo é uma ilusão criada pela memória. Na verdade, tudo ocorre ao mesmo tempo num agora eterno.
@@darienchiba6682 concordo...basta pensar que o passado muda...não è objetivo...não se refere a fatos mas à nossa interpretação destes ...e com o tempo essa interpretação muda. O que tem valor è o significado que conseguimos extrair.
me tira uma dúvida..
quando falamos que uma criatura vive determinados anos, é pq temos um parâmetro para compararmos.
exemplo: uma tartaruga ou um papagaio vive tantos anos é pq já houve casos que uma tartaruga ou um papagaio sobreviveram
a tantos anos.
o ser humano acompanhou o nascimento e a morte deles.
Mas no caso de uma estrela por exemplo, não tem nenhum exemplo que testemunhamos o nascimento e a morte de uma delas,
como então podemos dizer quantos anos ela vive?
Na verdade, temos. A morte de uma estrela ocorre quando a reserva de Hidrogênio dela se acaba. Então basta calcular o quanto de Hidrogênio ela possui, o efeito que causa quando Hidrogênio é transformado em Hélio e o tempo que isso leva. Tudo baseando-se na distância da estrela e a luz que ela emite e vários outros detalhes...
ESSE VÍDEO FAZ PENSAR QUE PESSOAS COM COMPLEXO DE GÊNIO (COMUM EM ATEUS, COMO NIETZCHE, FREUD, SARTRE) DEVERIAM ADMITIR QUE NÃO SE SABE SE O UNIVERSO COMEÇOU A EXISTIR SEM CAUSA, SEM DEUS, OU FOI CRIADO POR AGENTE EXTERNO QUE SE CHAMA DE DEUS. MARCELO GLEISER FAZ SENTIR NOSSA PEQUENEZ DIANTE DE QUESTÕES QUE NEM A FILOSOFIA NEM A CIÊNCIA, PELO MENOS ATÉ AGORA, É CAPAZ DE RESOLVER.
vim pela aula online
2020
E ainda tem um detalhe:o Teorema de Gödel derruba qualquer esperança de que alguma dia a ciencia vá explicar tudo. Quem não conhece precisa conhecer.
Também acho isso, se mesmo a matemática que é a ferramenta usada pela ciência não é completa (limitada) e nem mesmo consegue provar sua própria consistência, como alguém poderia formular uma "teoria de tudo" elaborando um modelo matemático.
Kurt Godel?
Se o teorema estiver certo, certo?!
@@lucasdiniz2745 Teoria de tudo é puro marketing.
Podemos usar imagens obtidas por um sensor de satélite que opera na região do infravermelho e do infravermelho de ondas curtas
Sensacional! ✨
Sr. Marcelo, gostaria de saber qual a vossa opinião sobre Stephen Hawking e a teoria do big-bang. Grato.
Parabéns pela aula. O senhor crê em singularidade ? Há modelos alternáticas à singularidades?
A questão é que somos limitados como seres que temos cinco sentidos. E quem pensa não sabe de onde vêm o seu pensamento. Daí toda uma ciência baseada no pensamento e nos cinco sentidos só funcionar dentro do campo de percepção desses mesmos cinco sentidos materiais. Tudo adequado ao que o corpo humano possa sentir biologicamente. Eis aí a limitação da matéria. Para ir além precisa se desenvolver além do campo elétrico e magnético ou "quântico". E aqui não estou a dizer nada religioso ou filosófico.
Oi Caro Professor Marcelo Gleiser, há outra explicação sobre a origem do Universo que não tenha essa singularidade inicial?
Muito bom!
Honestidade científica.
A lógica nos diz que antes da condição humana existe outra condição q não é humana, se não, não seria condição humana, daí o limite dessa proposição.
A nossa ciência chegou ao seu limite . Desde o advento da Física Quântica , não descobrimos nada de novo . só conseguiremos evoluir após os cientistas descobrirem a outra realidade da vida , ou seja , o espírito , a vida após a morte , as cidades astrais que são feita de protons ,neutrons e eletrons só que quanticamente menos densos . Recomendo o livro "Física Quântica e Espiritualidade , do Físico , Cosmólogo e Espiritualista Laércio Fonseca.
PARABENIZO A VOCÊ MARCELO PELA GRANDE SAPIÊNCIA E PELO PRÊMIO QUE VOCÊ RECEBEU. GOSTARIA DE PERGUNTAR SE VOCÊ NÃO PODERIA AJUDAR NO GOVERNO DE BOLSONARO DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO
MEU NOME É SILOÉ BEMJAMIM DOS SANTOS JUNIOR SOU DE VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA 💚🕎✡
"Tudo fez Deus formoso a seu tempo; também colocou no coração do homem a eternidade, sem quê ele possa entender tudo o que Deus fez desde o princípio até o fim". Eclesiastes 3:11
@Fabio Newtempo 👏👏👏👏👏👏
Só a metafísica explicaria. A ciência do futuro admitirá a enormidade do que ainda desconhece e a existência de uma suprema e infinita inteligência que a tudo coordena, ou seja, Deus.
A religião, também é uma criação humana!!
Que tentou explicar pior que a ciência: de forma infantilizada e através do medo.
A Religião é.A religiosidade não.
@Fabio Newtempo Ruim mas foi necessária no seu devido tempo passado. Sem ela teria sido pior para a espécie humana. Caso não fosse criada uma espécie de controle social baseado no MEDO DE MORRER (indo para o "inferno") a espécie humana teria se acabado em guerras devido à sua ferocidade. O animal Racional não se doma e nem se amansa e sim acostuma-se! Haja vista as guerras feitas no passado inclusive algumas em nome de um "Deus" inventado. Como se um Deus aprovasse a matança de seres da mesma espécie dita "humana".
A religião foi a pior invenção da humanidade.
Caro professor, gostaria de um esclarecimento para sustentar um debate que foge da minha área de conhecimento. ..
Os conspiracionistas das missões Apolo alegam que os computadores da época eram limitadíssimos e tinham uma capacidade de memória equivalente a uma calculadora e seria impossível controlar todos os detalhes necessários para a manutenção da vida ,como controle de temperatura, quantidade de oxigênio necessário, localização geoespacial, enfim, todo o suporte para uma missão desse porte.
É evidente para mim, que essas pessoas não conhecem engenharia aeroporto espacial, fisica, química e estão falando apenas de um aspecto da questão, ou seja, o conhecimento minucioso de computadores, só!
Quando cita Bi1gBang aí nada mais tem sentido, porém poucos cientistas terão coragem de dizer a verdade... de que faz mais sentido um Universo sequencial, toroidal... Hawking até que tentou falar sobre isso, porém deixou apenas uma leve impressão para que outros um dia desenvolvam e revelem..
Por favor ... peço a Vc meu querido Marcelo... leia e estude um livro chamado Cartas de Cristo .. e desafie a ciência, talvez vc seja o ÍMPAR... insisto leia até o final... e terá outra visão
uma abertura de consciência , poderá descrever com precisão e com sabedoria seus conhecimentos
Professor, seria possível existir outros universos ou Dimensões simultâneos aos nossos?Com outras estruturas de matérias que nós não os percebiamos e nem eles a nós.Varios universos simultâneos
O título "para além da física" é inspirado no "além do homem" de Nietzche?
O título foi dado pelo nosso editor do canal History of Science. A tua lembrança de Nietzche é oportuna, mas, de nossa parte, não foi intencional.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Recomendação de leitura: BILHÕES E BILHÕES, de Carl Sagan
Recomendo tbm
Marcelo, o big bang não teria se originado do colapso de um buraco negro?
Marcelo,
A pergunta " vivemos em uma simulação?" é cognoscível? Qual a sua percepção sobre essa possibilidade?
Simulação nada... O BAGULHO É real meu jovem... MAS O BIG BANG é furada...
Não vivemos em uma simulaçao,mas como Marcelo Gleiser disse nossos 5 sentidos sao muito limitidos fazendo com que nós enxergamo apena uma pequena fraçao da realidade.
Platão ja nos explicava isso quando dizia sobre o mundo das ideias e o mito da caverna.
Professor. Sempre achei que BigBang fosse uma teoria..uma interpretação possível e não uma certeza. Estou errado?
Na física, as teorias não são irrefutáveis.
ua-cam.com/video/wpe2WWjDAwA/v-deo.html Uma outra opção pra você.
@@elionailuiz Michel Borges quem? Jornalista ou Pastor? Acho que este canal è de Astronomia...não Religioso. O creacionismo nao abre questões filosóficas e livre pensamento...mas dá respostas pre-confeccionadas. A resposta leva sempre à deus ou à alguma escritura tradicional. O que não è pensamento investigativo nem busca de conhecimentos. Ou não? Afinal Fé não è Pesquisa. È aceitar uma tese a priori.
@@privacymia64 Os dois
A ciência não pode explicar as sensações. A idéia de que sensação é uma série de reações quimicas está errada. Reação quimica (transformação da matéria) é um fenômeno, sensação é outro. Existe uma correlação entre eles, mas não são a mesma coisa. Ou seja, qdo ocorre certas reações quimicas, alguém ou algo percebe elas como sensação. Se fossem a mesma coisa, não haveria problema de torturar as pessoas, por exemplo, pois seriam apenas reações quimicas ocorrendo. E não existe instrumento que consiga detectar a sensação, apenas a reação quimica. Se um extraterrestre que não tem sensações chegasse aqui e começasse a fazer experimentos conosco, ele conseguiria detectar as reações quimicas que existem no nosso cérebro, mas não saberia da existência das sensações. Ele acharia que somos que nem robos, que são programados para gritar e afastar o braço qdo tocam no fogo, mas que não sentem nada. Seriamos assim: o tato capta o calor, converte aquilo em ondas elétricas que chegam até o cérebro, que se convertem em reações quimicas que posteriormente seriam convertidas em ondas sonoras (grito), energia cinética (afastaria o braço), etc. Apenas isso, sem nenhuma sensação.
kkkkk,não acredito do que vi e ouvi neste vídeo,o famoso Marcelo Gleiser,dissimulando a respeito da origem do universo,e explica de forma integra,o efeito,mas se abstém,de relacionar o sobrenatural !Mas devo admitir que foi corajoso em admitir que não sabe nada além, do que
estudou,ou seja repetiu o que aprendeu na escola !
Like 109 abraço
Matéria é energia condensada, então no big bang o universo era uma PEDRA! A teoria deveria se chama PEDRA BANG!
Estuda Kabbalah Marcelo, as equações irão fechar ! Shalom ADONAI
Essa metaciência desconhecida da ciência, sem dúvida trata-se do Senhor que criou o universo, o céu, a terra, os homens... . A sua compreensão não está escondida, é só estudar a teologia, a ciência de Deus.
Engraçado que a "theo" foi vetada como conhecimento os próprios autores a definiram como MITOS e jamais será scientia ,essas oticas religares é inutil!
💖 LIKE
Boa noite sua linda